Padrões de Workflow. Flávio Horita

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Padrões de Workflow. Flávio Horita"

Transcrição

1 Padrões de Workflow Flávio Horita

2 Problema Várias linguagens de workflow com semânticas diferentes; Finalização implicita x Finalização explicita Um entrada e uma saída no loop X sem restrição Várias instâncias X apenas uma Crescente utilização e maturidade da tecnologia de workflow.

3 Padrões de Workflow O Workflow Patterns Initiative foi estabelecido com o objetivo de delinear sobre os requisitos fundamentais para surgem durante a modelagem de processos de negócio.

4 Padrões de Workflow Um padrão estabelece um nome e define o problema, a solução, quando aplicar esta solução e suas consequências. Os padrões visam facilitar a reutilização de soluções de desenho Tornar comum, reutilizável, normalizado

5 Padrões de Workflow A Workflow Patterns initiative indica os pré-requisitos para o idioma de workflow. Workflow Patterns também como padrão de notação, simbolos,??? Existem vários padrões, BPMN Business Process Diagram from BPMI, and the UML 2.0 Activity Diagram from the OMG, exemplos.

6 História dos Padrões de Workflow Wil van der Aalst Holanda Arthur ter Hofstede Australia Servir como base para desenv de ferramenta; Comparar sistemas de workflow; Comparar abordagens e linguagens para um determinado processo. The Workflow Patterns initiative 1999 Ling. De Work e BPM devem suportar os padrões

7 Tipos de Padrões de Workflow Existem ~144 padrões agrupados em quatro perspectivas: Control-Flow Patterns Resources Patterns Data Patterns Exception Handling Patterns

8 Breve Resumo dos Tipos A perspectiva de Control-flow trata dos aspectos relacionados ao controle de fluxo entre as atividades; A perspectiva de Data trata do gerenciamento de dados e informações; A perspectiva de Resource trata do gerenciamento de recursos para alocação de itens de trabalho; A perspectiva de Exception Handling trata das várias causas de erros/exceções e suas ações corretivas. Em sistemas de processo de reconhecimento de informações diversas perspectivas podem ser distinguidos

9 Control-flow Pattern Captura aspectos relacionados ao fluxo de controle entre várias tarefas

10 Control-Flow Pattern Os primeiros projetos de pesquisas definiram vinte padrões para descrever o Controlflow Patterns nos sistemas de worflow. Novas pesquisas identificaram outros vinte e três novos padrões relevantes para o Control-flow Patterns. O Control-flow Patterns é separado em oito classes: Basic Control Flow Patterns Advanced Branching and Synchronization Patterns Multiple Instance Patterns State-based Patterns Cancellation and Force Completion Patterns Iteration Patterns Termination Patterns Trigger Patterns

11 Basic Control Flow Patterns Esta classe de padrão trata de simples iterações entre as atividades do Workflow. Composto por cinco tipos de padrões: Sequence Parallel Split Syrichronization Exclusive Choice Simple Merge

12 Overview AND AND

13 Overview XOR XOR

14 Branching and Synchronization Avançado Branching e Merging mais complexos; Inicialmente composto por quatro padrões. Durante várias pesquisas outros dez foram identificados e criados, formando os 14 padrões conhecidos atualmente.

15 Branching and Synchronization Avançado Pattern Tipo Instâncias Simple Merge Synchron. 1 Exclusive Choice Branch. 1 Multi-Choice Branch. 1-n Multi-Merge Synchron. 1-n

16 Branching and Synchronization Avançado Structured Synchronizing Merge Permite unir os ramos. No entanto, a execução da ativ. seguinte é condicionada a ativ. que terminar primeiro. Se no multi-choice a opção escolhida foi a divisão paralela de B e C, então o multimerge habilita a atividade D após o término da thread de controle na divisão paralela que terminar primeiro. Permite unir os ramos separados anteriormente por um Multi-Choice. No entanto, é necessário que todas as instâncias alcancem o Sync Merge para finalizar. Structured Discriminator*

17 Branching and Synchronization Avançado Ao invés de iniciar a próxima thred, ela é cancelada. Cancelling Discriminator Entra duas threads Sai duas threads

18 Padrões de Multiplas Instâncias Independente Define na modelagem quantas instâncias serão.

19 Padrões de Multiplas Instâncias Define em tempo de execução quantas instâncias serão. Define em tempo de execução quantas instâncias serão. Mas permite, também em tempo de exec, acrescentar mais instâncias.

20 Padrões baseado no Estado Nestes padrão os estados determinam o curso de ações. o qual provê a habilidade de evitar a execução concorrente de partes específicas de um processo

21 Padrões baseado no Estado Nestes padrão os estados determinam o curso de ações.

22 Padrões baseado no Estado Nestes padrão os estados determinam o curso de ações. Tarefa somente pode ser ativada quando o token estiver em um estado específico

23 Padrões de Cancelamento e Finalização

24 Padrões de Cancelamento e Finalização

25 Padrões de Cancelamento e Finalização

26 Padrões de Termino

27 Padrões de Disparo

28 Data Patterns Lida com a passagem de informações, escopo de variavéis e etc.

29 Data Pattern Esta classe trata da forma com que os dados serão gerenciados pelo sistema de workflow. Como são utilizados? Como são representados?

30 Caracterização dos Dados Composta por 4 tipos de padrões: Visibilidade dos Dados - relacionado a maneira como os dados são visualizados pelos outros componentes; Iteração entre os Dados - focado em como os dados são comunicados entre os elementos; Transferência de Dados descreve como os dados são transferidos entre os componentes do workflow; Roteamento baseado em Dados - maneira com que os dados podem influenciar outros aspectos do workflow.

31 Visibilidade dos Dados Task Data Visivel apenas dentro do elemento.

32 Visibilidade dos Dados Block Data Visivel dentro do elemento e no sub-processo.

33 Visibilidade dos Dados Scope Data Visivel apenas em atividades definidas.

34 Visibilidade dos Dados Multiple Instance Data Tarefas que podem ser executadas várias vezes e que resultam em um dado específico, individual.

35 Visibilidade dos Dados Case Data Elementos que podem ser executados por todos os elementos do processo no caso/instancia.

36 Visibilidade dos Dados Folder Data Elementos visiveis em todo processo. No entato, dentro do mesmo caso.

37 Visibilidade dos Dados Workflow Data Elementos visiveis em todo processo e casos.

38 Visibilidade dos Dados Environment Data Elementos disponíveis em um ambiente externo mas que podem ser acessados dentro do processo.

39 Iteração Interna dos Dados Task to Task Habilidadade para comunicar dados entre dois elementos no mesmo caso.

40 Iteração Interna dos Dados Block Task to Sub- Workflow Decomposition Habilidadade para passar dados da tarefa para um sub-processo.

41 Iteração Interna dos Dados Sub-Workflow Decomposition to Block Task Habilidade de passar dados do sub-processo de volta para a atividade correspondente.

42 Iteração Interna dos Dados To Multiple Instance Task Habilidade de passar um dado para uma atividade que pode executar várias instancias.

43 Iteração Interna dos Dados From Multiple Instance Task Habilidade de passar um dado para uma atividade que pode executar várias instancias. A passagem do dado final ocorre na conclusão de uma instancia. Quando uma tarefa é concluida acontece a passagem de parametro das outras também.

44 Iteração Interna dos Dados Case to Case Passagem de um dado de um caso para outro. Neste caso, utiliza-se uma váriavel externa de dados (Environment Data).

45 Iteração Externa dos Dados Task to Environment - Push Habilidade de uma tarefa iniciar a passagem de um dado para um recurso ou serviço.

46 Iteração Externa dos Dados Environment to Task - Pull Habilidade de uma tarefa requisitar e receber um dado de um serviço ou recurso.

47 Iteração Externa dos Dados Environment to Task - Push Habilidade de uma tarefa receber e armazenar um dado de um serviço ou recurso.

48 Iteração Externa dos Dados Task to Environment - Pull Habilidade de uma tarefa receber e responder a requisição de dados de um recursos ou serviço.

49 Iteração Externa dos Dados Case to Environment - Push Habilidade de um caso iniciar a passagem de um dado para um recurso ou serviço.

50 Iteração Externa dos Dados Environment to Case - Pull Habilidade de um caso requisitar e armazenar um dado de um recurso ou serviço.

51 Iteração Externa dos Dados Environment to Case - Push Habilidade de um caso requisitar e utilizar um dado de um recurso ou serviço.

52 Iteração Externa dos Dados Case to Environment - Pull Habilidade de um caso responder um requição de um dado de um recurso ou serviço.

53 Iteração Externa dos Dados Workflow to Environment - Push Habilidade de um ambiente de processo (workflow) iniciar a passagem de um dado para um recurso ou serviço.

54 Iteração Externa dos Dados Environment to Workflow - Pull Habilidade de um ambiente de processo (workflow) requisitar e armazenar um dado de um recurso ou serviço.

55 Iteração Externa dos Dados Environment to Workflow - Push Habilidade de um ambiente de processo (workflow) requisitar e utilizar um dado de um recurso ou serviço.

56 Iteração Externa dos Dados Workflow to Environment - Pull Habilidade de um ambiente de processo (workflow) lidar com solicitações de dados externos.

57 Transferência dos Dados Data Transfer by Value - Incoming Habilidade de um componente em receber dados por valor, sem precisar de nomes ou endereçamento.

58 Transferência dos Dados Data Transfer by Value - Incoming Habilidade de um componente em receber dados por valor, sem precisar de nomes ou endereçamento.

59 Transferência dos Dados Data Transfer by Value - Outgoing Habilidade de um componente em passar dados por valor, sem precisar de nomes ou endereçamento.

60 Transferência dos Dados Data Transfer - Copy In/Copy Out Habilidade de um componente em copiar dados de uma fonte externa em um endereço e no seu final copiar os dados de volta.

61 Transferência dos Dados Data Transfer by Reference - Unlocked A capacidade de um componente em comunicar dados entre elementos utilizando algum lugar mutuamente acessíveis. Sem Restrição

62 Transferência dos Dados Data Transfer by Reference - With Lock A capacidade de um componente em comunicar dados entre elementos utilizando algum lugar mutuamente acessíveis. No entanto, com restriçoes de concorrência. Com Restrição

63 Transferência dos Dados Data Transformation - Input A capacidade de um elemento aplicar uma função de transformação antes de ser passado para um componente.

64 Transferência dos Dados Data Transformation - Output A capacidade de um elemento aplicar uma função de transformação antes de ser passado para fora de um componente.

65 Roteamento baseado em Dados Task Precondition - Data Existence Pré-condição para iniciar a execução de um tarefa. Neste padrão, a existencia de um dado é o pré-requisito.

66 Roteamento baseado em Dados Task Precondition - Data Value Neste caso, a pré-condição é no valor.

67 Roteamento baseado em Dados Task Postcondition - Data Existence Pré-condição para finalizar a execução de um tarefa. Neste padrão, a existencia de um dado é o pré-requisito.

68 Roteamento baseado em Dados Task Postcondition - Data Value Neste padrão, a condição para finalização da tarefa está atrelada ao seu valor de saída.

69 Roteamento baseado em Dados Event-Based Task Trigger Habilidade de um evento externo iniciar e passar dados para uma tarefa.

70 Roteamento baseado em Dados Data-Based Task Trigger Habilidade de disparar uma tarefa especifica somente quando uma expressão baseada em dados for verdadeira.

71 Roteamento baseado em Dados Data-Based Routing Habilidade de alterar o fluxo de controle com base em uma expressão. Se assemelha muito com um OR-Split ou XOR-Split.

72 Resources Pattern Lida com recursos para alocação de atividades, delegação e etc

73 Resources Pattern Esta classe trata da forma com que os recursos serão gerenciados pelo sistema de workflow. Como são utilizados? Como são representados?

74 Resources Pattern Padrões de Criação correspondem a limitação na execução do item de trabalho

75 Resources Pattern Padrões de Criação correspondem a limitação na execução do item de trabalho Direct Distribution Dizer durante o desenvolvimento qual caso irá executar a tarefa;

76 Resources Pattern Padrões de Criação correspondem a limitação na execução do item de trabalho Role-Based Distribution Dizer durante o desenvolvimento qual grupo de tipos/papeis irá executar a tarefa;

77 Resources Pattern Padrões de Criação correspondem a limitação na execução do item de trabalho Deferred Distribution Durante a execução e antes da tarefa, escolher qual recursos irá executar a tarefa;

78 Resources Pattern Padrões de Criação correspondem a limitação na execução do item de trabalho Authorization Privilegios que os recursos dispoe frente aos processos. choose concurrent reorder view offers skip suspend delegate

79 Resources Pattern Padrões de Criação correspondem a limitação na execução do item de trabalho Authorization Privilegios que os recursos dispoe frente aos processos. choose concurrent reorder view offers skip suspend delegate

80 Resources Pattern Padrões de Criação correspondem a limitação na execução do item de trabalho Separation of Duties Tarefas devem ser executadas por diferentes recursos. Case Handling Habilidade de alocar os itens de trabalho para o mesmo mesmo recursos quando iniciado.

81 Resources Pattern Padrões de Criação correspondem a limitação na execução do item de trabalho Separation of Duties Tarefas devem ser executadas por diferentes recursos. Case Handling Habilidade de alocar os itens de trabalho para o mesmo mesmo recursos quando iniciado.

82 Resources Pattern Padrões de Criação correspondem a limitação na execução do item de trabalho Retain Familiar Alocar um item de trabalho para o mesmo recursos que recebeu o item anterior Capability-Based Distribution Alocar um item de trabalho baseado na capacidade do recurso

83 Resources Pattern Padrões de Criação correspondem a limitação na execução do item de trabalho History-Based Distribution Alocar um item de trabalho baseado no histórico de execução do recurso (Richard realizou 59 tarefas de dispacho de cheques) Organisational Distribution Alocar item de trabalho baseado na posição organizacional do recursos

84 Resources Pattern Padrões de Criação correspondem a limitação na execução do item de trabalho Automatic Execution Habilidade um tarefa executar sem a necessidade de utilizar um serviço do recurso Tarefa marcada como automatic executa imediatamente quando acionada

85 Resources Pattern Padrões de Alocação ou Oferta de um Item de Trabalho para recursos

86 Resources Pattern Padrões de Alocação ou Oferta de um Item de Trabalho para recursos Distribution by Offer - Single Resource Habilidade de distribuir um item de trabalho para um recurso individual; Distribution by Offer - Multiple Resources Habilidade de distribuir um item de trabalho para mais de um recurso. No entato, a alocação é individual.

87 Resources Pattern Padrões de Alocação ou Oferta de um Item de Trabalho para recursos Distribution by Allocation - Single Resource Habilidade de distribuir um item de trabalho para um recurso específico para sua execução (similar a apontar o dono) Random Allocation Distribuição randômica de quem irá executar a partir de um grupo de recursos;

88 Resources Pattern Padrões de Alocação ou Oferta de um Item de Trabalho para recursos Round Robin Allocation Distribuição ciclica de quem irá executar a partir de um grupo de recursos;

89 Resources Pattern Padrões de Alocação ou Oferta de um Item de Trabalho para recursos Round Robin Allocation Distribuição ciclica de quem irá executar a partir de um grupo de recursos;

90 Resources Pattern Padrões de Alocação ou Oferta de um Item de Trabalho para recursos Shortest Queue Distribuição do item de trabalho para o recurso que, teóricamente, irá executar mais rápido, menos item.

91 Resources Pattern Padrões de Alocação ou Oferta de um Item de Trabalho para recursos Shortest Queue Distribuição do item de trabalho para o recurso que, teóricamente, irá executar mais rápido, menos item.

92 Resources Pattern Padrões de Alocação ou Oferta de um Item de Trabalho para recursos Early Distribution Indicar antes do inicio da tarefa, qual recurso irá executar o item de trabalho.

93 Resources Pattern Padrões de Alocação ou Oferta de um Item de Trabalho para recursos Distribution on Enablement Habilidade de distribuir o item de trabalho no momento em que sua tarefa é ativada para execução

94 Resources Pattern Pull Patterns acontece quando os recursos conhecem os item de trabalhos a serem executados e realizam ações para executá-los

95 Resources Pattern Pull Patterns acontece quando os recursos conhecem os item de trabalhos a serem executados e realizam ações para executá-los Resource-Initiated Allocation Habilidade de um recursos se comprometer a executar o item de trabalho antes de seu inicio. No entato, ele não pode comecar antes da alocação Resource-Initiated Execution - Allocated Work Item Habilidade de um recurso começar a trabalhar em um item de trabalho atribuído a ele

96 Resources Pattern Pull Patterns acontece quando os recursos conhecem os item de trabalhos a serem executados e realizam ações para executá-los Resource-Initiated Execution - Offered Work Item Habilidade de um recursos selecionar um item de trabalho oferecido a ele e iniciar sua execução imediata

97 Resources Pattern Pull Patterns acontece quando os recursos conhecem os item de trabalhos a serem executados e realizam ações para executá-los System-Determined Work Queue Content Capacidade do sistema em determinar como os item de trabalho são apresentados para execução Resource-Determined Work Queue Content Capacidade do recursos determinar como os itens de trabalho são apresentados para execução; podendo assim, está apresentação variar entre os recursos

98 Resources Pattern Pull Patterns acontece quando os recursos conhecem os item de trabalhos a serem executados e realizam ações para executá-los Selection Autonomy Passa a responsabilidade da execução dos itens de trabalho para o recurso

99 Resources Pattern Padrões de Desvio acontece quando a distribuição de um item de trabalho é interrompida pelo sistema ou pelo recurso

100 Resources Pattern Padrões de Desvio acontece quando a distribuição de um item de trabalho é interrompida pelo sistema ou pelo recurso Delegation Habilidade de um recursos alocar um item de trabalho não iniciado, pré-alocado para sua execução, a um outro recurso Escalation Capacidade do sistema alocar ou oferecer um item de trabalho para um grupo de recursos, que não os tenha sido distribuído, como o objetivo de aumentar sua conclusão.

101 Resources Pattern Padrões de Desvio acontece quando a distribuição de um item de trabalho é interrompida pelo sistema ou pelo recurso Deallocation Habilidade de um recurso abandonar a execução de um item de trabalho e oferecer a outros recursos Stateful Reallocation Habilidade de realocação de um item de trabalho em execução, com retenção de seu estado

102 Resources Pattern Padrões de Desvio acontece quando a distribuição de um item de trabalho é interrompida pelo sistema ou pelo recurso Stateless Reallocation Habilidade de realocação de um item de trabalho em execução, sem retenção de seu estado Suspension/Resumption Habilidade de um recursos suspender ou reiniciar a execução de um item de trabalho

103 Resources Pattern Padrões de Desvio acontece quando a distribuição de um item de trabalho é interrompida pelo sistema ou pelo recurso Skip Habilidade de um recursos pular a execução de um item de trabalho e mesmo assim marcá-lo como concluído Redo Habilidade de um recursos refazer um item de trabalho concluído em um caso anterior. Devido a isso os itens de trabalho subsquentes devem ser refeitos também

104 Resources Pattern Padrões de Desvio acontece quando a distribuição de um item de trabalho é interrompida pelo sistema ou pelo recurso Pre-Do Habilidade de um recursos iniciar a execução antes do tempo em que foi oferecido ou alocado. Somente itens independentes podem sofrer Pre-Do

105 Resources Pattern Padrões de Desvio acontece quando a distribuição de um item de trabalho é interrompida pelo sistema ou pelo recurso

106 Resources Pattern Padrão de Inicio Automático

107 Resources Pattern Padrão de Inicio Automático Commencement on Creation Habilidade de um recurso começar a executar um item de trabalho logo que é criado Commencement on Allocation Habilidade de um recurso iniciar a execução do item de trabalho logo que é alocado

108 Resources Pattern Padrão de Inicio Automático Piled Execution A capacidade de executar várias instâncias de uma mesma tarefa em formato de pilha; Apenas um recurso pode estar em modo de execução empilhado.

109 Resources Pattern Padrão de Inicio Automático Chained Execution Habilidade de iniciar a execução de um item de trabalho logo depois que anterior é concluído

110 Resources Pattern Padrão de visibilidade de recursos Configurable Unallocated Work Item Visibility Habilidade de configurar a visibilidade dos item de trabalho não alocados. Quem pode ver o que?

111 Resources Pattern Padrão de visibilidade de recursos Configurable Allocated Work Item Visibility Habilidade de configurar a visibilidade dos item de trabalho alocados para os recursos; Para quem esta alocado o item de trabalho?

112 Resources Pattern Padrão de multiplos recursos Additional Resources Solicitação e uso de recursos adicionais O recurso Josh solicita alguma ação ou dado do sistema para continuar sua execução

113 Resources Pattern Padrão de multiplos recursos Simultaneous Execution Um recursos executar mais de um item de trabalho

114 Exception Handling Perspective Lidar com as diversas causas de exceções e as várias ações que precisam ser tomadas como resultado de exceções.

115 Exception Um evento; Distinto mas identificável; Diz respeito a um item de trabalho único; Possui um tipo atrelado, e que diz como ela deverá ser tratada.

116 Exception Esta classe trata da forma com que as exceções serão gerenciados pelo sistema de workflow. Para isso, três considerações principais são necessárias: Como o item será tratado? Como os outros itens serão tratados? Quais serão as ações corretivas?

117 Tipos de Exception Item de trabalho falha; Tempo de execução expira; Recurso indisponível Violação de restrição.

118 Tratamento das Exceptions em um Item de Trabalho

119 Tratamento das Exceptions em um Item de Trabalho continue-offer (OCO) - o item de trabalho é oferecido para um ou mais recurso e seu estado não é alterado como feedback da exception; reoffer (ORO) - o item de trabalho é oferecido para um ou mais recursos e como resultado da exception eles são removidos, depois são novamente oferecidos; force-fail-o (OFF) - o item de trabalho é oferecido para um ou mais recursos, essas ofertas são removidas e o item passa para fail, depois nada é efetuado; force-complete-o (OFC) - o item de trabalho é oferecido para um ou mais recursos, o item de trabalho é retirado, passa para complete e os processos seguintes são executados;

120 Tratamento das Exceptions em um Item de Trabalho continue-allocation (ACA) - o item de trabalho é alocado para um recurso específico, aguardando para ser executado futuramente e não acontecem mudançãs em seu estado por causa da exception; reallocate (ARA) - o item de trabalho é alocado para um recursos, esta alocação é returada e o item é alocado para um outro recurso; reoffer-a (ARO) - o item de trabalho é alocado para um recursos, esta alocação é retirada e o item de trabalho é oferecido para um ou mais recursos; force-fail-a (AFF) - o item de trabalho é alocado para um recursos, esta alocação é returada e o estado do item passa para failed, nada é executado;

121 Tratamento das Exceptions em um Item de Trabalho force-complete-a (AFC) - o item de trabalho é alocado para um recursos, esta alocação é retirada e o estado para para completo, todos os items a seguir são disparados; continue-execution (SCE) - o item de trabalho é iniciado e nada é alterado por causa da exception; restart (SRS) - o item de trabalho é iniciado, a execução atual é interrompida e o item de trabalho é reiniciado; reallocate-s (SRA) - o item de trabalho é iniciado, sua execução é interrompida e o item de trabalho é realocado para um outro recurso;

122 Tratamento das Exceptions em um Item de Trabalho reoffer-s (SRO) - o item de trabalho é iniciado, sua execução é interrompida e ele é oferecido para um ou mais recursos; force-fail (SFF) - o item de trabalho é executado, todo seu processamento é interrompido e seu estado passa para failed, nada é executado; force-complete (SFC) - o item de trabalho é executado, todo seu processamento é interrompido e seu estado passa para complete, todos os item a seguir são disparados.

123 Tratamento das Exceptions em um Caso Continue with case (CWC) - o caso continua a ser executado; Remove current case (RCC) - remove os itens de trabalho do caso que causou a exception; Remove all cases (RAC) - remove todos os itens e casos que estão executando.

124 Ações Corretivas No action (NIL) - não faz nada; Rollback (RBK) - reverte o que foi feito; Compensate (COM) - compensar os efeitos da exception.

125 Avaliação de Produtos Produtos Comerciais Produtos Open Source Avaliação de Padrões nas Linguagens de Workflow

126 Simples Exemplo Tabela 1. Apresenta um simples exemplo de avaliação das ferramentas comerciais para o Control-flow Pattern

127 Simples Exemplo Tabela 2. Apresenta um simples exemplo de avaliação da aderência das linguagens ao Control-flow Pattern

128 Referências ations.htm

129 Obrigado! Flávio Horita

BPMN. Business Process Modeling Notation

BPMN. Business Process Modeling Notation BPMN Business Process Modeling Notation Montar viagem UML (diagrama de atividades) Montar viagem BPMN Tipos de diagrama 1) Private Business Process ou Diagramas de processos privados: usado quando não

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

BPMN. Business Process Modeling Notation. Leandro C. López Agosto - 2015

BPMN. Business Process Modeling Notation. Leandro C. López Agosto - 2015 BPMN Business Process Modeling Notation Leandro C. López Agosto - 2015 Objetivos Conceitos Boas práticas de modelagem Elementos do BPMN Tipos de processos Apresentar os conceitos e elementos da notação

Leia mais

Módulo de Ampliação de Expressividade para a Ferramenta jbpm. Aluno: Diorbert Corrêa Pereira Orientador: João Paulo A. Almeida

Módulo de Ampliação de Expressividade para a Ferramenta jbpm. Aluno: Diorbert Corrêa Pereira Orientador: João Paulo A. Almeida Módulo de Ampliação de Expressividade para a Ferramenta jbpm Aluno: Diorbert Corrêa Pereira Orientador: João Paulo A. Almeida o o o o o o Processos de Negócio Visão geral: Workflow Resource Patterns A

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2007 Slide 1 Engenharia de Requisitos Exemplo 1 Reserva de Hotel 1. INTRODUÇÃO Este

Leia mais

O processo de melhoria de processo

O processo de melhoria de processo O processo de melhoria de processo Prof.ª Dra. Aida Araújo Ferreira aidaferreira@recife.ifpe.edu.br Modelos de Melhoria de Processo de Software Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas IFPE

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

Feature-Driven Development

Feature-Driven Development FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por

Leia mais

BPMN (Business Process. George Valença gavs@cin.ufpe.br

BPMN (Business Process. George Valença gavs@cin.ufpe.br BPMN (Business Process Modeling Notation) George Valença gavs@cin.ufpe.br 31/10/2012 Introdução Modelagem de processos No ciclo de vida BPM, a etapa de modelagem de processos consiste em um conjunto de

Leia mais

REQUISITOS DE SISTEMAS

REQUISITOS DE SISTEMAS REQUISITOS DE SISTEMAS MÓDULO 2 PROCESSOS DE NEGÓCIOS CONTEÚDO 1. PROCESSOS DE NEGÓCIO IDENTIFICAÇÃO CONCEITOS MODELAGEM (BPM e UML) PROCESSOS X REQUISITOS 1. PROCESSOS DE NEGÓCIO IDENTIFICAÇÃO CONCEITOS

Leia mais

Recebimento, Armazenagem, Movimentação e Expediçao de Produtos à Granel

Recebimento, Armazenagem, Movimentação e Expediçao de Produtos à Granel Recebimento, Armazenagem, Movimentação e Expediçao de Produtos à Granel Produto : Logix, WMS, 12 Chamado : PCREQ-1926 Data da criação : 03/07/2015 Data da revisão : 24/07/15 País(es) : Todos Banco(s) de

Leia mais

1.6. Tratamento de Exceções

1.6. Tratamento de Exceções Paradigmas de Linguagens I 1 1.6. Tratamento de Exceções Uma exceção denota um comportamento anormal, indesejado, que ocorre raramente e requer alguma ação imediata em uma parte do programa [GHE 97, DER

Leia mais

Crash recovery é similar ao instance recovery, onde o primeiro referencia ambientes de instância exclusiva e o segundo ambientes parallel server.

Crash recovery é similar ao instance recovery, onde o primeiro referencia ambientes de instância exclusiva e o segundo ambientes parallel server. Recover no Oracle O backup e recuperação de dados em um SGBD é de grande importância para a manutenção dos dados. Dando continuidade a nossos artigos, apresentamos abaixo formas diferentes de se fazer

Leia mais

Adm. Vinicius Braga admviniciusbraga@gmail.com. Prof. Msc. Wilane Carlos da Silva Massarani wilane@cercomp.ufg.br

Adm. Vinicius Braga admviniciusbraga@gmail.com. Prof. Msc. Wilane Carlos da Silva Massarani wilane@cercomp.ufg.br Adm. Vinicius Braga admviniciusbraga@gmail.com Prof. Msc. Wilane Carlos da Silva Massarani wilane@cercomp.ufg.br Objetivos Contextualização Conceitos Boas práticas de modelagem Elementos do BPMN Tipos

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Tabela de Símbolos. Análise Semântica A Tabela de Símbolos. Principais Operações. Estrutura da Tabela de Símbolos. Declarações 11/6/2008

Tabela de Símbolos. Análise Semântica A Tabela de Símbolos. Principais Operações. Estrutura da Tabela de Símbolos. Declarações 11/6/2008 Tabela de Símbolos Análise Semântica A Tabela de Símbolos Fabiano Baldo Após a árvore de derivação, a tabela de símbolos é o principal atributo herdado em um compilador. É possível, mas não necessário,

Leia mais

DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO FERRAMENTA BIZAGI

DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO FERRAMENTA BIZAGI DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO FERRAMENTA BIZAGI Harley Caixeta Seixas Márcia Lúcia Borges de Melo Gomes Roberta A. de Mello Bezerra Silvana Dias Soares FERRAMENTA BIZAGI BPMN Business Process Modeling Notation

Leia mais

Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br BPMN

Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br BPMN Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br BPMN Benefícios da modelagem Em uma organização orientada a processos, modelos de processos são o principal meio para medir o desempenho

Leia mais

BPMN - Business Process Modeling and Notation

BPMN - Business Process Modeling and Notation BPMN - Business Process Modeling and Notation AGENDA Notação Conceito Visão Geral da Notação BPMN Notação BPMN no Escritório de Processos NOTAÇÃO - CONCEITO Segundo o dicionário: Ação de indicar, de representar

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR

CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR 1. Captação de Pedidos - pela Central (Back office) 1 2. Como consultar Pedido 16 3. Como visualizar Detalhes de um Pedido 19 4. Como consultar Vendas/Cortes em Pedidos

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Processos e Threads (partes I e II)

Processos e Threads (partes I e II) Processos e Threads (partes I e II) 1) O que é um processo? É qualquer aplicação executada no processador. Exe: Bloco de notas, ler um dado de um disco, mostrar um texto na tela. Um processo é um programa

Leia mais

Princípios de Design TRADUÇÃO DE TATIANE CRISTINE ARNOLD, DO ARTIGO IBM DESIGN: DESIGN PRINCIPLES CHECKLIST.

Princípios de Design TRADUÇÃO DE TATIANE CRISTINE ARNOLD, DO ARTIGO IBM DESIGN: DESIGN PRINCIPLES CHECKLIST. Princípios de Design TRADUÇÃO DE TATIANE CRISTINE ARNOLD, DO ARTIGO IBM DESIGN: DESIGN PRINCIPLES CHECKLIST. Um software deve ser projetado para simplificar tarefas e criar experiências positivas para

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

Computação Orientada aos Serviços. WF (parte 1) Semestre de Inverno 12/13

Computação Orientada aos Serviços. WF (parte 1) Semestre de Inverno 12/13 Computação Orientada aos Serviços WF (parte 1) Semestre de Inverno 12/13 Workflow No desenvolvimento de software, o principal objectivo é resolver problemas reais de negócio. Normalmente parte-se a resolução

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Curso de BPMN - II. Desenho de processo

Curso de BPMN - II. Desenho de processo Curso de BPMN - II Glauco Reis (gsrt@terra.com.br) é Consultor em Java e metodologias OO, e especializado em plataforma IBM. Têm o título de SCJP 1.1 e 1.4, SCJWCD 1.4, e IBM CSE e IBM Websphere Application

Leia mais

Processo de Abertura de Projetosescritorio. Bizagi Process Modeler

Processo de Abertura de Projetosescritorio. Bizagi Process Modeler Processo de Abertura de Projetosescritorio Bizagi Process Modeler Índice PROCESSO DE ABERTURA DE PROJETOS-ESCRITORIO...1 BIZAGI PROCESS MODELER...1 1 PROCESSO DE ABERTURA DE PROJETOS...5 1.1 PROCESSO

Leia mais

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart.

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Versão 1.6 15/08/2013 Visão Resumida Data Criação 15/08/2013 Versão Documento 1.6 Projeto Responsáveis

Leia mais

INF 2125 PROJETO DE SISTEMAS DE SOFTWARE Prof. Carlos J. P. de Lucena

INF 2125 PROJETO DE SISTEMAS DE SOFTWARE Prof. Carlos J. P. de Lucena INF 2125 PROJETO DE SISTEMAS DE SOFTWARE Prof. Carlos J. P. de Lucena Trabalho Experimental Sistema de Gestão Hoteleira 1. Objetivo Este trabalho tem o objetivo de consolidar o conhecimento sobre UML e

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Controle de Almoxarifado

Controle de Almoxarifado Controle de Almoxarifado Introdução O módulo de Controle de Almoxarifado traz as opções para que a empresa efetue os cadastros necessários referentes a ferramentas de almoxarifado, além do controle de

Leia mais

Apesar de existirem diversas implementações de MVC, em linhas gerais, o fluxo funciona geralmente da seguinte forma:

Apesar de existirem diversas implementações de MVC, em linhas gerais, o fluxo funciona geralmente da seguinte forma: 1 Introdução A utilização de frameworks como base para a construção de aplicativos tem sido adotada pelos desenvolvedores com três objetivos básicos. Primeiramente para adotar um padrão de projeto que

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR

Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR Agosto 2009 Sumário de Informações do Documento Documento: guiaespecificacaocasouso.odt Número de páginas: 10 Versão Data Mudanças Autor 1.0 09/10/2007

Leia mais

Sistema de Qualificação do Fornecedor (SQS)

Sistema de Qualificação do Fornecedor (SQS) Sistema de Qualificação do Fornecedor (SQS) Visibilidade global dos fornecedores Shell www.shell.com/supplier/qualification Nossa abordagem à pré-qualificação dos fornecedores O setor de contratos e aquisições

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Modelo cliente e servidor Slide 2 Nielsen C. Damasceno Modelos Cliente - Servidor A principal diferença entre um sistema centralizado e um sistema distribuído está na comunicação

Leia mais

GUIA DE USUÁRIO - GU-

GUIA DE USUÁRIO - GU- 1/22 Revisão 00 de 20//12 1. OBJETIVO Orientar o usuário para a pesquisa e visualização detalhada de todas as ordens de compra emitidas, emitir confirmações de aceite, submeter solicitação de alteração,

Leia mais

Como utilizar o Cross-Docking Logix WMS

Como utilizar o Cross-Docking Logix WMS Como utilizar o Cross-Docking Logix WMS fevereiro/2011 Como utilizar o cross-docking WMS Logix Objetivo: Permitir o recebimento, a armazenagem e a expedição de produtos controlados sob o conceito de cross-docking.

Leia mais

Capítulo 6. Criando um Diagrama de Caso de Uso Inicial

Capítulo 6. Criando um Diagrama de Caso de Uso Inicial Capítulo 6 Criando um Diagrama de Caso de Uso Inicial Mapa do Processo Por que Necessitamos de Um Diagrama de Casos de Uso? Eis algumas razões da necessidade de um Diagrama de Casos de Uso: O SRS é preenchido

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J Versão 4.8.J Sumário PORT - Módulo de Apoio Portaria 3 1 Manual... de Processos - Portaria 4 Fluxo - Portaria... 5 2 Configurações... 6 Unidades... de Internação 6 Setores Administrativos... 9 Configuração...

Leia mais

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce Novo Módulo disponível no TOTVS S1 Varejo: permissão de utilização através de licença específica. Mesmo não adquirindo a licença de uso do módulo ele continuará presente na tela do usuário. 1 Na opção

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA Apresentação A rotina 2075 Frente de Caixa foi desenvolvida com a finalidade de atender as empresas do segmento varejo, sendo utilizada para a venda de produtos em pequenas quantidades. Este tutorial descreve

Leia mais

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Utilizado para vendas no balcão por ser uma venda rápida, mais simples, onde não é necessário

Leia mais

Manual de criação de envios no BTG360

Manual de criação de envios no BTG360 Manual de criação de envios no BTG360 Série manuais da ferramenta ALL in Mail Introdução O BTG 360 utiliza a tecnologia do behavioral targert para que você alcance resultados ainda mais assertivos com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Boletim Técnico. Empresa. Vagas. Central de Estágio. Desenvolvimento/Procedimento. Acesse Atividades Acadêmicas Estágio Empresa

Boletim Técnico. Empresa. Vagas. Central de Estágio. Desenvolvimento/Procedimento. Acesse Atividades Acadêmicas Estágio Empresa Boletim Técnico Central de Estágio Produto : TOTVS Educacional 11.83.52 Processo : Central de Estágio Subprocesso : Não se aplica Data da publicação : 12/11/2013 A funcionalidade de Central de Estágio

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Gerência de processos Controle e descrição de processos Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Sumário Representação e controle de processos pelo SO Estrutura

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Governança de TI 2011 Gestão de Mudanças

Governança de TI 2011 Gestão de Mudanças Governança de TI 2011 Gestão de Mudanças Porto Alegre, 20 de junho de 2011 PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS Indicadores de mudanças RBS PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS Gestão de Mudanças e ITIL Nosso processo

Leia mais

Guia para envio de SMS e e-mail

Guia para envio de SMS e e-mail Guia para envio de SMS e e-mail Sumário 3 Fluxo para envio... de SMS 4 Fluxo para envio de e-mail... 15 2 3 Fluxo para envio de SMS O usuário deve seguir o seguinte fluxo para realizar o envio de SMS como

Leia mais

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Introdução O computador como ferramenta indispensável: Faz parte das nossas vidas; Por si só não faz nada de útil; Grande capacidade de resolução

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Processos de Gerenciamento de Projetos Para que um projeto seja bem-sucedido,

Leia mais

NOTAS DE AULA Prof. Antonio Carlos Schneider Beck Filho (UFSM) Prof. Júlio Carlos Balzano de Mattos (UFPel) Arquitetura de Von Neumann

NOTAS DE AULA Prof. Antonio Carlos Schneider Beck Filho (UFSM) Prof. Júlio Carlos Balzano de Mattos (UFPel) Arquitetura de Von Neumann Universidade Federal de Santa Maria NOTAS DE AULA Prof. Antonio Carlos Schneider Beck Filho (UFSM) Prof. Júlio Carlos Balzano de Mattos (UFPel) Arquitetura de Von Neumann O modelo (ou arquitetura) de von

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Aula Anterior. Capítulo 2

Aula Anterior. Capítulo 2 Capítulo 2 Clique Ciclo para de Vida editar e o estilo do Organização título do mestre Projeto O Ciclo de vida do projeto Características do ciclo de vida do projeto Relações entre o ciclo de vida do projeto

Leia mais

Introdução a UML. Hélder Antero Amaral Nunes haanunes@gmail.com

Introdução a UML. Hélder Antero Amaral Nunes haanunes@gmail.com Introdução a UML Hélder Antero Amaral Nunes haanunes@gmail.com Introdução a UML UML (Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada) é uma linguagem-padrão para a elaboração da estrutura de

Leia mais

Módulo 4 Estratégia de Serviço

Módulo 4 Estratégia de Serviço Conteúdo Programático Neste módulo conheceremos os conceitos referentes à estratégia de serviço: Conceitos genéricos e definições; Gerenciamento do Portfolio de Serviços; Gerenciamento Financeiro; Gerenciamento

Leia mais

1. Objetivos do curso 2. 2 Comunicação Interna (CI) 13 3 Ofício 18 4 DEFINIÇÕES GERAIS 23 5 CONCLUSÃO 27

1. Objetivos do curso 2. 2 Comunicação Interna (CI) 13 3 Ofício 18 4 DEFINIÇÕES GERAIS 23 5 CONCLUSÃO 27 1. Objetivos do curso 2 Introdução 2 Funções do Sistema: 2 Da Comunicação Interna: 3 o Enviadas: 3 o Recebidas: 3 o Com Cópia Pessoal: 3 Ofícios 4 o Enviados: 4 o Recebidas com Cópia: 5 Contatos Externos:

Leia mais

Tutorial de BPMN. Visão Geral. Escopo. Elementos

Tutorial de BPMN. Visão Geral. Escopo. Elementos Tutorial de BPMN Visão Geral É um padrão para modelagem de processos de negócio que fornece uma notação gráfica para especificação de processos de negócio em um DPN (Diagrama de Processo de Negócios).

Leia mais

Guia de Modelagem de Casos de Uso

Guia de Modelagem de Casos de Uso Guia de Modelagem de Casos de Uso Sistema de e-commerce de Ações Versão 1.1 1 Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor 13 de Setembro de 2008 1.0 Criação do documento Antonio Marques 28 de Setembro

Leia mais

Felipe Denis M. de Oliveira. Fonte: Alice e Carlos Rodrigo (Internet)

Felipe Denis M. de Oliveira. Fonte: Alice e Carlos Rodrigo (Internet) UML Felipe Denis M. de Oliveira Fonte: Alice e Carlos Rodrigo (Internet) 1 Programação O que é UML? Por quê UML? Benefícios Diagramas Use Case Class State Interaction Sequence Collaboration Activity Physical

Leia mais

PHC Workflow CS. O controlo e a automatização de processos internos

PHC Workflow CS. O controlo e a automatização de processos internos PHC Workflow CS O controlo e a automatização de processos internos A solução que permite que um conjunto de ações a executar siga uma ordem pré-definida, de acordo com as normas da empresa, aumentando

Leia mais

INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN 1 FÁBIO RODRIGUES CRUZ 2 2.1 CONCEITO DE MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN

INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN 1 FÁBIO RODRIGUES CRUZ 2 2.1 CONCEITO DE MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN 1 FÁBIO RODRIGUES CRUZ 2 1 INTRODUÇÃO A Business Process Modeling Notation (BPMN), ou Notação de Modelagem de Processos de Negócio, é um conjunto de

Leia mais

Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE. Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010.

Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE. Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010. Visão Geral do Sistema Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2010 Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010. A fase de concepção do UP consiste

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML

Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML 2ª edição Eduardo Bezerra Editora Campus/Elsevier Capítulo 9 Modelagem de estados Todos os adultos um dia foram crianças, mas poucos se lembram disso.

Leia mais

2ª avaliação - SIMULADO INSTRUÇÕES

2ª avaliação - SIMULADO INSTRUÇÕES Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Gerenciamento de Projetos 2ª avaliação - SIMULADO INSTRUÇÕES 1. Identifique todas as folhas da avaliação, inclusive a capa, com seu nome em letra

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

Metodologia e Gerenciamento do Projeto na Fábrica de Software v.2

Metodologia e Gerenciamento do Projeto na Fábrica de Software v.2 .:: Universidade Estadual de Maringá Bacharelado em Informática Eng. de Software III :. Sistema de Gerenciamento de Eventos - Equipe 09 EPSI Event Programming System Interface Metodologia e Gerenciamento

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 05 Gerenciamento de planejamento de projetos. Prof.: Franklin M. Correia

Princípios da Engenharia de Software aula 05 Gerenciamento de planejamento de projetos. Prof.: Franklin M. Correia 1 Princípios da Engenharia de Software aula 05 Gerenciamento de planejamento de projetos Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Metodologias ágeis Princípios do Manifesto ágil 12 itens do manifesto

Leia mais

Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS)

Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS) Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS) Definição Geral: Disciplina de Compiladores Prof. Jorge Bidarra (UNIOESTE) A especificação de requisitos tem como objetivo

Leia mais

Modelagem de Banco de Dados através do ERwin

Modelagem de Banco de Dados através do ERwin Modelagem de Banco de Dados através do ERwin Introdução O Erwin é uma ferramenta CASE para a modelagem de banco de dados através do modelo ER (Entidade-Relacionamento). Possibilita uma maior concentração

Leia mais

Documento de Análise e Projeto VideoSystem

Documento de Análise e Projeto VideoSystem Documento de Análise e Projeto VideoSystem Versão Data Versão Descrição Autor 20/10/2009 1.0 21/10/2009 1.0 05/11/2009 1.1 Definição inicial do documento de análise e projeto Revisão do documento

Leia mais