DESAFIOS DA MEMÓRIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESAFIOS DA MEMÓRIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES"

Transcrição

1 DESAFIOS DA MEMÓRIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES

2 CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA GOL (CEDOC)

3 Equipe CEDOC 18 Colaboradores: 1 Coordenador 6 Analistas Administrativos 5 Assistentes Administrativos 5 Aprendizes 1 Estagiário

4 Expedição

5 Expedição Qual o objetivo? Garantir que as informações contidas nos documentos que circulam diariamente pela Companhia sejam entregues em tempo hábil ao destinatário.

6 Expedição O que faz? Recebe, cadastra e disponibiliza documentos para a retirada dos destinatários, através do Protocolo Eletrônico.

7 Expedição

8 Expedição O que recebe? Documentos de setores; Malotes das Bases Nacionais e Internacionais; Correspondência via Correios; Documentos externos de motoboy.

9 Expedição O que envia? Correspondências da GOL através dos serviços de Correios; Documentos para as Bases Nacionais e Internacionais; Documentos para serviço de motofrete e cartório.

10 Expedição Gestão de contratos e serviços: - Correios; - Cartório - Motofrete; - Transporte de documentos, equipamentos e materiais.

11 Expedição O que pode Documentos GOL Documentos de empresa terceira Brindes (Até USD 100) Envio de documentos para Correios e Cartório O que não pode X Recebimentos e envio de documentos pessoais X Produtos perecíveis X Valores X Receber documentos fora do horário X Retirar documentos sem crachá

12 Documentação

13 Documentação Qual o objetivo? Gerenciamento, armazenamento, preservação e disponibilização das informações e documentos relacionados com as principais necessidades da Companhia.

14 Documentação O que faz? Monitoramento contínuo dos serviços de guarda de documentos em âmbito nacional e internacional.

15 Documentação O que faz? Workflow de Correspondências Ferramenta que propicia aos usuários agilidade na distribuição de informações estratégicas, disponibilizando correspondências (ofícios ou cartas) em uma única plataforma.

16 Documentação Para quê? - Controlar prazos de respostas, evitando prejuízos financeiros à Companhia; - Agilidade na tomada de decisão; - Prover o arquivo permanente de suas vias originais ou autenticadas, devidamente conservadas e acondicionadas.

17 Documentação O que faz? Gestão de contrato de guarda de arquivos; Gestão de documentos (centralizado) nacional; Gestão de documentos (descentralizado) internacional.

18 Documentação O que pode Tirar dúvidas sobre guarda de documentos Atendimento por telefone, e pessoalmente Pedir auxílio para arquivar documentos Agendar reuniões para definição de tipologia documental O que não pode X Descartar documentos sem o conhecimento da área X Encaminhar documentos fora do prazo de envio X Misturar tipos de documentos e períodos diferentes (anos) X Enviar caixas muito cheias ou muito vazias X Enviar documentos com grampos e/ou clipes

19 Memória

20 Memória Qual o objetivo? Atender as solicitações de colaboradores, estudantes, pesquisadores e público em geral sobre informações da Companhia bem como a preservação de sua história e da memória.

21 Memória O que faz? Atendimento público interno; Atendimento público externo; Conservação preventiva.

22 Centro de Documentação e Memória GOL - CEDOC Contexto GOL 15 de janeiro de Início das atividades da GOL no mercado aéreo brasileiro; Rápido crescimento da Companhia e assim como a produção e recebimento de seus documentos (físico e eletrônico); 2003 Implantação do Centro de Documentação e Memória CEDOC.

23 Centro de Documentação e Memória GOL - CEDOC Acervo Composição: textuais, iconográficos, tridimensionais e audiovisuais, físicos e eletrônicos; Adquirido através de doação dos diversos setores da Companhia;

24 Centro de Documentação e Memória GOL - CEDOC

25 Centro de Documentação e Memória GOL - CEDOC

26 Centro de Documentação e Memória GOL - CEDOC Núcleo de informações Mantém atualizados diversos dados da Companhia: inauguração de bases, lojas, quiosques de vendas, recebimento de aeronaves, realização de acordos com outras companhias aéreas, recebimento de prêmios, homenagens, dados estatísticos referentes à frota e número de colaboradores, entre outros.

27 Centro de Documentação e Memória GOL - CEDOC

28 Centro de Documentação e Memória GOL - CEDOC Produtos e Serviços Público Interno organização de exposições temporárias com materiais do acervo, site específico para colaboradores, atendimento a colaboradores que desejam pesquisar sobre a Companhia.

29 Centro de Documentação e Memória GOL - CEDOC

30 Centro de Documentação e Memória GOL - CEDOC Produtos e Serviços Público Externo site específico para público externo, benchmarking, programa de visitas guiadas a GOL para diversos perfis de públicos, atendimento a estudantes e pesquisadores que solicitam informações para trabalhos acadêmicos e pesquisas em geral.

31 Centro de Documentação e Memória GOL - CEDOC

32 Centro de Documentação e Memória GOL - CEDOC Produtos e Serviços - Cronologia com fatos sobre a empresa; - Captação de informações provenientes de: - Portal Corporativo; - Redes sociais; - Assessoria de imprensa.

33 Considerações Centros de Memória ainda buscam o reconhecimento dentro das instituições. GOL desenvolvimento de uma cultura de memória empresarial. Atuação da Memória GOL como núcleo de informações, ganhando destaque como ferramenta de gestão. Algumas dificuldades quanto à aquisição de materiais para o acervo.

34 Considerações Qual o papel do centro de memória na empresa? Ser um lugar de referência dos valores e da cultura organizacional, além de constituir um espaço de informação sobre os passos dados por uma empresa durante sua trajetória. Qual seu valor para o negócio e para seus públicos? A memória, ao atuar como instrumento de apoio a gestão administrativa, gera ganhos de produtividade e competitividade à medida que o conhecimento acumulado pela organização está disponível, as informações existentes podem ser utilizadas, as experiências podem ser analisadas e algumas soluções reutilizadas, colaborando para maior agilidade e produtividade e para evitar a repetição de erros.

35 Considerações Como o centro de memória é visto por seus público? O centro de memória costuma ser visto somente como um espaço responsável pela preservação do passado, de festejos de aniversários e de marcos empresariais, desempenhando atividades sistemáticas de coleta, organização e preservação documental para expressar a trajetória de uma empresa. Por que seus públicos têm essa percepção? A visão de um centro de memória ainda é restrita e/ou pouco conhecida por seus públicos potenciais. Predomina ainda uma percepção de um setor desvinculado das práticas administrativas organizacionais, limitado a um repositório da história da empresa, que não dispõe de informação estratégica.

36 Considerações Qual o desafio da Memória de uma empresa? Pense na sua empresa... No caso da GOL é ser um centro de memória referência na área de aviação, cuja principal ferramenta de trabalho é a informação disponibilizada de acordo com as necessidades de seu público (interno e externo) e em tempo hábil. Como a Memória pode contribuir para o negócio? A área deve estar, fundamentalmente, articulada às áreas de Comunicação e Marketing, instrumentando ações institucionais, estratégicas e mercadológicas que atendam as necessidades da organização sejam elas produtos, serviços ou credenciais para a imagem corporativa.

37 Contatos Sara Barbosa de Sousa Expedição Documentação Memória

38

DESAFIOS DA MEMÓRIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES

DESAFIOS DA MEMÓRIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES DESAFIOS DA MEMÓRIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA GOL (CEDOC) Equipe CEDOC 17 Colaboradores: 1 Coordenador 6 Analistas Administrativos 5 Assistentes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI Dispõe sobre a criação do Sistema de Gestão Documental da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. O Presidente do Conselho Universitário CONSUNI da Fundação

Leia mais

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO 0 1 EQUIPE DE ELABORAÇÃO EMPRESA JÚNIOR INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ENGENHARIA DE PROCESSOS Caroline Lucca Belladona Diretora de Projetos Telefone: (55) 99632-5457 E-mail: projetos@itepjr.com Laura Degrandi

Leia mais

Política de Divulgação. de Informações

Política de Divulgação. de Informações Política de Divulgação de Informações Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/6 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...3 CAPÍTULO II - DA RESPONSABILIDADE...3

Leia mais

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA 1- (UFRGS:2008) Os arquivos setoriais: A) São mantidos longe dos produtores; B) Possuem documentos que após 5 anos podem ser eliminados ou recolhidos. C) Possuem documentos correntes. D) São passivos de

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Resoluções do CONARQ Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 1, DE 18 DE OUTUBRO DE 1995 Dispõe sobre a necessidade da adoção

Leia mais

Itens seguem discriminados em listagem anexa a presente IT. c) Exemplo de requisição de materiais Via almoxarifado:

Itens seguem discriminados em listagem anexa a presente IT. c) Exemplo de requisição de materiais Via almoxarifado: 1. OBJETIVO Conceito: Receber para guarda e proteção os materiais adquiridos pela empresa; entregar os materiais mediante requisições autorizadas aos usuários da empresa; manter atualizados os registros

Leia mais

ECOS EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 006/2018

ECOS EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 006/2018 ECOS EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 006/208 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE COORDENADORES, AGENTES COMUNITÁRIOS E TÉCNICOS PARA O PROJETO REDES URBANAS

Leia mais

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS DE ARQUIVOLOGIA REVISÃO DE VÉSPERA (FEPESE/CELESC/2016) Em arquivologia, qual termo é utilizado como referência para designar onde a informação é

Leia mais

CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DO ARQUIVO DE DOCUMENTOS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DO ARQUIVO DE DOCUMENTOS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DO ARQUIVO DE DOCUMENTOS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA Rafael de Paula Araujo (MEDCRED) - rparaujo.rafael@gmail.com Robson de Paula

Leia mais

Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico

Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Secretaria de Estado da Administração - SEA Gestão de Pessoas Sistemas administrativos Gestão de Materiais e Serviços Gestão Patrimonial Ouvidoria Gestão de Tecnologia

Leia mais

Manual de usuário: Biblioteca Centro Cultural do Alumínio

Manual de usuário: Biblioteca Centro Cultural do Alumínio Manual de usuário: Biblioteca Centro Cultural do Alumínio Manual de usuário: Biblioteca - Centro Cultural do Alumínio ABAL- Associação Brasileira do Alumínio São Paulo, 2016. 5 f. ; 30 cm.. 1. Manual.

Leia mais

Plataforma POSICIONE O SEU ESCRITÓRIO EM UM NOVO PATAMAR DE ATENDIMENTO COM A PLATAFORMA SAGE

Plataforma POSICIONE O SEU ESCRITÓRIO EM UM NOVO PATAMAR DE ATENDIMENTO COM A PLATAFORMA SAGE Plataforma POSICIONE O SEU ESCRITÓRIO EM UM NOVO PATAMAR DE ATENDIMENTO COM A PLATAFORMA SAGE Ganhe tempo, reduza custos e melhore a comunicação com seus clientes: tudo em um só lugar! 1 POR QUE OPTAR

Leia mais

Política Institucional de Gestão

Política Institucional de Gestão Política Institucional de Gestão Documental Última Atualização em: 12.07.2011 Data de Impressão: 08-11-2011 Página: 1/6 Introdução De acordo com a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, a gestão de documentos

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA 28 de setembro de 2017 014/2017-DO O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA Ref.: Acesso à Plataforma Eletrônica de Voto a Distância Novos Procedimentos de Inclusão

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA MOVIMENTAÇÃO CADASTRAL. Fevereiro/2011

ORIENTAÇÕES PARA MOVIMENTAÇÃO CADASTRAL. Fevereiro/2011 ORIENTAÇÕES PARA MOVIMENTAÇÃO CADASTRAL Fevereiro/2011 1. DOCUMENTOS EXIGIDOS POR TIPO DE MOVIMENTAÇÃO 1.1 INCLUSÃO DE TITULAR Ficha de movimentação preenchida, assinada, carimbada pela empresa e assinada

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 1º PERÍODO ECI240 - Introdução à Arquivologia História dos arquivos e da arquivologia e a evolução do pensamento arquivístico na cultura

Leia mais

4ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Recebimento Fiscal

4ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Recebimento Fiscal 4ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Recebimento Fiscal 18/11/2014 Agenda 1. Alocação de pessoas e volumetria 2. Grau de terceirização 3. Sistemas utilizados 4. Principais desafios 5. Outros 1. Alocação

Leia mais

GERÊNCIA DE PROCESSOS 22/03/2010 ORDEM DE VENDA. (Sistema Dynamics) Versão 1.0. Página 1 de 16 Departamento de Processos CSC SEB

GERÊNCIA DE PROCESSOS 22/03/2010 ORDEM DE VENDA. (Sistema Dynamics) Versão 1.0. Página 1 de 16 Departamento de Processos CSC SEB 2012 GERÊNCIA DE PROCESSOS 22/03/2010 ORDEM DE VENDA (Sistema Dynamics) Versão 1.0 Data 10/01/2012 Página 1 de 16 Departamento de Processos CSC SEB 1. OBJETIVO A criação da ordem de venda no sistema Dynamics

Leia mais

Auto Arquivo no Repositório Aberto

Auto Arquivo no Repositório Aberto Auto Arquivo no Repositório Aberto O Repositório Aberto é o repositório institucional da Universidade Aberta e tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da UAb

Leia mais

VOCÊ CONHECE A SAA? Sebastião David Marinho. Chefe do Serviço de Apoio Administrativo

VOCÊ CONHECE A SAA? Sebastião David Marinho. Chefe do Serviço de Apoio Administrativo VOCÊ CONHECE A SAA? Sebastião David Marinho Chefe do Serviço de Apoio Administrativo 2010 ORGANOGRAMA SDO Diretoria FOUSP Comissão de Biblioteca Serviço de Documentação Odontológica Serviço de Apoio Administrativo

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Arquivo, transferência e eliminação de documentação

PROCEDIMENTO OPERATIVO Arquivo, transferência e eliminação de documentação eliminação de Página 1 de 6 I ÂMBITO Aplicável na identificação e controlo dos documentos enviados ao para fins de arquivo, na atividade de transferência de documentos, na solicitação de acesso para consulta

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Regulamento de Estágio FaBCI São Paulo Outubro de 2016 CAPÍTULO I DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Art.

Leia mais

MGS. Gestão de Documentos

MGS. Gestão de Documentos MGS CATÁLOGO DE SERVIÇOS Gestão de Documentos SUMÁRIO 1- Apresentação...4 2- Gestão de Documentos...5 3- Missão...6 4- Objetivos...6 5- Conceitos gerais...7 6- Legislação arquivística...8 7- Serviços

Leia mais

Digitalização: uma ferramenta fundamental para otimizar seu fluxo de trabalho.

Digitalização: uma ferramenta fundamental para otimizar seu fluxo de trabalho. Digitalização: uma ferramenta fundamental para otimizar seu fluxo de trabalho. ÍNDICE 3 Apresentação 4 Produtividade X custo benefício 6 Digitalização 10 GED 12 Equipamentos 13 Armazenamento em nuvem 14

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 025, DE 8 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das Inspetorias.

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das Inspetorias. CONTROLE ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL DAS INSPETORIAS IT. 25 12 1/7 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IT. 01 Processo administrativo

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Relatório de Atividades Relatório de atividades do período de março de 2014 a dezembro de 2017 apresentado à Direção da Regional Catalão, em atendimento ao Estatuto e Regimento da Universidade Federal

Leia mais

HISTÓRICO DAS REVISÕES

HISTÓRICO DAS REVISÕES Página 1 de 7 HISTÓRICO DAS REVISÕES REVISÃO DATA DESCRIÇÃO 00 06/02/2015 Emissão inicial 1. OBJETIVO Criar uma sistemática de produção e disseminação de notícias institucionais para os diversos públicos

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS ABRIL 2010 1 INTRODUÇÃO O Serviço Técnico de Informática STI é responsável pela prestação de serviços relacionados com a informática para as áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão

Leia mais

Disponibilizar material didático aos alunos de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a distância.

Disponibilizar material didático aos alunos de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a distância. Unidade Processo Universidade Federal da Bahia Superintendência de Educação a Distância didático impresso. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Nº de folhas 1 de 5 Glossário

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES Passo a passo CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES 1. Apresentação Os Correios, alinhados às tendências de mercado, vêm se modernizando e atualizando procedimentos, de forma a trazer facilidades

Leia mais

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS Prof. Antonio Victor Botão GESTÃO DE INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO E DOCUMENTO termos polissêmicos = vários significados de acordo com a área que os utiliza.

Leia mais

Central de Serviços- HSF Versão Junho/2014

Central de Serviços- HSF Versão Junho/2014 Central de Serviços- HSF Versão Junho/2014 São Francisco Centro de Serviços Compartilhados 1 OBJETIVO: A Central de Serviços HSF tem por objetivo a coleta e entrega de correspondências entre os setores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 Revogada pela Resolução nº. 33/2008 do Conselho Universitário O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Página 1 de 9 Como entender o Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Em 08 de julho de 2016

Leia mais

O PAPEL ESTRATÉGICO DO INPI. DART Diretoria de Articulação

O PAPEL ESTRATÉGICO DO INPI. DART Diretoria de Articulação O PAPEL ESTRATÉGICO DO INPI DART Diretoria de Articulação CEDIN Centro de Divulgação, Documentação e Informação Tecnológica O PAPEL ESTRATÉGICO DO INPI CONCESSÃO DE PATENTES E REGISTROS consolida meio

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA

GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA Sonali Paula Molin Bedin Departamento de Ciência da Informação Centro de Ciências da Educação O CURSO NA UFSC Implantação em 2010-1. Alteração curricular em 2016-1. Ingresso semestral

Leia mais

DFranquias SISTEMAS PARA FRANCHISING

DFranquias SISTEMAS PARA FRANCHISING O QUE É? É um CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) online, onde é possível integrar todos os processos do mundo do franchising, desde o primeiro

Leia mais

Como reduzir custos e ganhar eficiência através da transformação dos processos por meio da Gestão Documental.

Como reduzir custos e ganhar eficiência através da transformação dos processos por meio da Gestão Documental. Como reduzir custos e ganhar eficiência através da transformação dos processos por meio da Gestão Documental. Fonte: http://www.abpmp-br.org! Contextualização Contextualização Transformação por Processos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO ALMOXARIFADO QUÍMICO DO CAMPUS URUGUAIANA TÍTULO I DOS FINS

REGIMENTO INTERNO DO ALMOXARIFADO QUÍMICO DO CAMPUS URUGUAIANA TÍTULO I DOS FINS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS URUGUAIANA REGIMENTO INTERNO DO ALMOXARIFADO QUÍMICO DO CAMPUS URUGUAIANA Normatiza o estoque, recebimento, entrega, utilização e atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO DIRETORIA TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO INSTITUTO DE ARTES CAPÍTULO I - Da Biblioteca e seus fins Artigo 1º - A Biblioteca do Instituto de Artes da UNESP (BIA) denominada Biblioteca

Leia mais

Edital Verticalizado

Edital Verticalizado Edital Verticalizado Concurso: Junta Comercial do Paraná - JUCEPAR (edital) Cargo: Agente de Execução - Função Técnico Administrativo Organização: Thais Nunes - blog Concurseiros Matéria Noções de Direito

Leia mais

PRORH - esocial

PRORH - esocial 1 A atual exigência e competitividade do mercado, condiciona as empresas a buscarem soluções estratégicas que agreguem valor ao seu negócio, valorizando e aprimorando a gestão do capital humano. A Projeto

Leia mais

Definição Atualização de dados cadastrais do servidor, com a finalidade de manter atualizado o cadastro de pessoal.

Definição Atualização de dados cadastrais do servidor, com a finalidade de manter atualizado o cadastro de pessoal. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL DO SERVIDOR Página 1 de 6 Versão: 1.0 Data: 31/01/2017 ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS Definição Atualização de dados cadastrais

Leia mais

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O I N T E R N O Porto Alegre, 2008 TITULO I DA NATUREZA E SEUS FINS Art. 1 A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo, criada em 1962, registrada sob o nº.

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA CANOAS, 2018 p. 1 1 Apresentação A Biblioteca La Salle da Universidade La Salle está estruturada para atender todos os níveis de ensino e modalidades de ensino. A infraestrutura

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI Estabelece a Política de Gestão de Documentos Arquivísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade

Leia mais

FACILITIES. FACILITIES Manual Integração INSERIR VÍDEO

FACILITIES. FACILITIES Manual Integração INSERIR VÍDEO FACILITIES Manual Integração FACILITIES Objetivos e Responsabilidades Gerenciar os serviços que suportam o core business (atividade fim) da empresa. Agregar valor ao negócio propondo soluções inovadoras.

Leia mais

Vagas para Estágio ou Emprego Curso Gestão Empresarial (Presencial ou EaD)

Vagas para Estágio ou Emprego Curso Gestão Empresarial (Presencial ou EaD) Vagas para Estágio ou Emprego Curso Gestão Empresarial (Presencial ou EaD) Consulte também as vagas em: CIEE: www.ciee.org.br - telefone (18) 3222-9733 - Rua Joaquim Nabuco, 849. Instituto Talentos: faça

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Projeto apoio a biblioteca FESP-SP : preservação e integração entre equipes, acervo e disciplina Fernanda Kelly Silva de Brito Rosa Maria Beretta Eixo Temático: Preservação da Memória Institucional. Palavras-chave:

Leia mais

EDITAL 01/ DOCUMENTOS PARA REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO (enviar as cópias para o ).

EDITAL 01/ DOCUMENTOS PARA REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO (enviar as cópias para o  ). EDITAL 01/2017 EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR E ENSINO MÉDIO/TÉCNICO PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. O Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Dipes Diretoria Gestão de Pessoas UniBB - Universidade Corporativa Banco do Brasil. Guia do Usuário

Dipes Diretoria Gestão de Pessoas UniBB - Universidade Corporativa Banco do Brasil. Guia do Usuário Guia do Usuário 1. Cadastramento de senha 1.1. Funcionários da ativa, aprendizes, estagiários e contratados: a) Acesse o Sisbb, aplicativo Pessoal 01-03 (Login Portais Externos); b) Aprendizes (chave A),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM IMAGEM E SOM REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR São Carlos, dezembro de 2014. 1 Regulamento de estágio obrigatório do curso de Bacharelado em Imagem

Leia mais

setor de salvaguarda e pesquisa Relatório de atividades

setor de salvaguarda e pesquisa Relatório de atividades 2015 setor de salvaguarda e pesquisa Relatório de atividades preservar pesquisar comunicar O Setor de Salvaguarda e Pesquisa do Museu Hering, realiza: Recebimento de doações de acervos físicos + coleta

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DE ANÁLISE PRELIMINAR DE INVESTIMENTOS (GAP) DA ELETRA FUNDAÇÃO CELG DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA

REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DE ANÁLISE PRELIMINAR DE INVESTIMENTOS (GAP) DA ELETRA FUNDAÇÃO CELG DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DE ANÁLISE PRELIMINAR DE INVESTIMENTOS (GAP) DA ELETRA FUNDAÇÃO CELG DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA SUMÁRIO 1 Objetivos...3 2 Composição...3 3 Competências...3 4 Mandato...4 5 Funcionamento...5

Leia mais

A Importância da Tecnologia para a Gestão Corporativa. Por: Roberto Meister Diretor Comercial Interact Rio Grande do Sul

A Importância da Tecnologia para a Gestão Corporativa. Por: Roberto Meister Diretor Comercial Interact Rio Grande do Sul A Importância da Tecnologia para a Gestão Corporativa Por: Roberto Meister Diretor Comercial Interact Rio Grande do Sul Interact Group Fundação: agosto / 1999 80 Colaboradores diretos 85 Colaboradores

Leia mais

Serviço de atendimento ao cidadão: uma ferramenta para comunicação e transferência de tecnologia

Serviço de atendimento ao cidadão: uma ferramenta para comunicação e transferência de tecnologia Serviço de atendimento ao cidadão: uma ferramenta para comunicação e transferência de tecnologia TARGA-LIMA, P.V. 1 ; PRADO, S.R.F. 2 1 Universidade Estadual de Londrina - UEL, targa@ cnpso.embrapa.br;

Leia mais

Manual - New Space. Título da apresentação

Manual - New Space. Título da apresentação Manual - New Space Título da apresentação Solicitação de acessos Solicitação de acessos A planilha deve ser completamente preenchida e enviada por e-mail para a Mesa de Atendimento e Gerente responsável

Leia mais

PRO/COC V.9 - Cópia Não Controlada

PRO/COC V.9 - Cópia Não Controlada Página 1 de 6 Tipo de Documento PROCEDIMENTO Título do Documento Procedimento para Atendimento ao Cliente, Cooperado, Colaborador e Consumidor Número e Versão do Documento Fase Elaborado por PRO/COC-0002

Leia mais

ÍNDICE OBJETIVO BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES. Código de Integridade para. Grupo Sirama 1 OBJETIVO... 1

ÍNDICE OBJETIVO BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES. Código de Integridade para. Grupo Sirama 1 OBJETIVO... 1 ÍNDICE Código de Integridade para BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES Grupo Sirama 1 OBJETIVO... 1 3 4 5 8 9 A QUEM SE APLICA... A PRÁTICA NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS... O QUE DEVE SER FEITO... O QUE NUNCA

Leia mais

TIPO DE PROCESSO: CONSULTA EXTERNA ESPECIAL

TIPO DE PROCESSO: CONSULTA EXTERNA ESPECIAL Padrão Operacional Base TIPO DE PROCESSO: CONSULTA EXTERNA ESPECIAL Modalidades: (A) Órgãos ligados ao Judiciário (Federal e ) (B) Órgãos ligados aos Ministérios Públicos (Federal e ) (C) Órgãos ligados

Leia mais

Um pouco sobre nossos serviços

Um pouco sobre nossos serviços Um pouco sobre nossos serviços Nossa Missão Implantar, alimentar, melhorar e monitorar processos nas áreas fundamentais de micro e pequenas empresas, a fim de que se tornem organizações de médio e grande

Leia mais

INTRODUÇÃO INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS I REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS

INTRODUÇÃO INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS I REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS FUNDAMENTOS DE ARQUIVOLOGIA HISTÓRIA E MEMÓRIA A FILOSOFIA RACIOCÍNIO LÓGICO À ADMINISTRAÇÃO GESTÃO ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Soluções inovadoras para sua empresa e para você.

Soluções inovadoras para sua empresa e para você. Soluções inovadoras para sua empresa e para você. Pagga estará presente como patrocinador Ouro no www.pagga.com.br Programa Fidelidade Pagga Programa Fidelidade Pagga Pagga Benefícios é uma plataforma

Leia mais

PROFESSORES-ORIENTADORES

PROFESSORES-ORIENTADORES ICI 222 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE (Arquivologia) Aida Varela Varela Redes e Educação a distância Teorias cognitivas e sua aplicabilidade na CI, em Biblioteconomia e Arquivologia Teorias de aprendizagem

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO PRINCIPAIS SERVIÇOS Consulta ao acervo, reserva e renovação via internet. http://www.utfpr.edu.br/medianeira/biblioteca-e-producao-academica

Leia mais

RELATÓRIO. Raimundo Gadelha Fontes Filho (Assessor de Suporte e Informática) Josinécia de Cássia Oliveira ( Web designer) João Pessoa

RELATÓRIO. Raimundo Gadelha Fontes Filho (Assessor de Suporte e Informática) Josinécia de Cássia Oliveira ( Web designer) João Pessoa RELATÓRIO Relatório das atividades do 2º semestre/2017 do Setor de Suporte e Informática/UFPB. EQUIPE: Raimundo Gadelha Fontes Filho (Assessor de Suporte e Informática) Josinécia de Cássia Oliveira ( Web

Leia mais

Recife, 07 de janeiro de 2016.

Recife, 07 de janeiro de 2016. www.superconvencao.com.br www.twitter.com/superconvencao www.instagram.com/superconvencao www.youtube.com/superconvencao Recife, 07 de janeiro de 2016. O Super-Con, através deste regulamento, declara que

Leia mais

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA Prof. Élvis C Miranda 51. Os documentos iconográficos são formados por documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado

Leia mais

NÓS TEMOS SOLUÇÕES INTEGRADAS QUE REINVENTAM E SIMPLIFICAM A ROTINA DOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS

NÓS TEMOS SOLUÇÕES INTEGRADAS QUE REINVENTAM E SIMPLIFICAM A ROTINA DOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS NÓS TEMOS SOLUÇÕES INTEGRADAS QUE REINVENTAM E SIMPLIFICAM A ROTINA DOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS Gestão Contábil A evolução dos sistemas contábeis, perfeito e completo para seu escritório Esta solução cobre

Leia mais

Regulamento 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz 21 a 23 de fevereiro de 2018

Regulamento 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz 21 a 23 de fevereiro de 2018 Regulamento 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz 21 a 23 de fevereiro de 2018 Local: Estação Experimental do Arroz - IRGA Av. Bonifácio Carvalho Bernardes, 1494 Cachoeirinha / RS www.colheitadoarroz.com.br

Leia mais

Modalidade: Elaboração Inscrição

Modalidade: Elaboração Inscrição APÊNDICE 05 TIPO DE PROCESSO: Chamamento Público Modalidade: Elaboração Inscrição Versão Fevereiro/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: Chamamento Público Modalidade: Elaboração

Leia mais

ENVIO DE DOCUMENTOS AO ARQUIVO - ADM CENTRAL

ENVIO DE DOCUMENTOS AO ARQUIVO - ADM CENTRAL Ref.: OPE-POP-001_00 Emissão: 28/10/2014 P. 1/17 ENVIO DE DOCUMENTOS AO ARQUIVO - Ref.: OPE-POP-001_00 Emissão: 28/10/2014 P. 2/17 SUMARIO RESPONSABILIDADES... 3 TAREFA CHAVE Nº 1 IDENTIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS...

Leia mais

Circular Nº de Fevereiro de 2017

Circular Nº de Fevereiro de 2017 Circular Nº 05 16 de Fevereiro de 2017 Lúcia Regina Mendes Espagolla Dirigente Regional de Ensino SUMÁRIO DESTAQUES DA SEMANA...01 NIT - NÚCLEO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E TECNOLOGIA...01 NFI - NÚCLEO

Leia mais

LIVING CULTURE MEMÓRIA EMPRESARIAL MEMÓRIA EMPRESARIAL

LIVING CULTURE MEMÓRIA EMPRESARIAL MEMÓRIA EMPRESARIAL PRESERVAR OS VALORES ESTRATÉGICOS DA SUA EMPRESA COM VISTA À SALVAGUARDA E DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA, POSICIONAMENTO E ESFORÇO NA CONSOLIDAÇÃO DA SUA IMAGEM INSTITUCIONAL. É o desafio que temos para si O

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Comunicação Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº 12.659/06 e Nº 15.052 I - Secretaria Executiva: - assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas atribuições;

Leia mais

Luis Miguel Valadas Diretor Fone: (11) Canal Credenciado

Luis Miguel Valadas Diretor Fone: (11) Canal Credenciado SOFTWARE GED PARA GESTÃO DOCUMENTAL Luis Miguel Valadas Diretor Fone: (11) 4194-5493 E-mail: laser@lasersystems.com.br Canal Credenciado Taugor GED Software de Gestão Documental O Taugor GED é uma solução

Leia mais

PRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica...

PRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego do sinal indicativo de

Leia mais

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO 0 1 EQUIPE DE ELABORAÇÃO EMPRESA JÚNIOR INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ENGENHARIA DE PROCESSOS Caroline Lucca Belladona Diretora de Projetos Telefone: (55) 99632-5457 E-mail: projetos@itepjr.com Laura Degrandi

Leia mais

A Contabilidade já está entrando na era digital!

A Contabilidade já está entrando na era digital! CANAL CONTABILIDADE A Contabilidade já está entrando na era digital! ORGANIZAR, GERENCIAR, GUARDAR DOCUMENTOS. Você que é Contador, sabe o quanto essas atividades tomam tempo, ocupam pessoas e consomem

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AOS SERVIÇOS CAFÉ Versão 3.0

MANUAL DE ACESSO AOS SERVIÇOS CAFÉ Versão 3.0 Diretoria Adjunta de Administração Versão 3.0 Adelcival de Sousa Cunha Endy de Almeida Costa João Marcelo Rondina Rildo Delpino São José do Rio Preto 2016 Cunha, Adelcival de Sousa Manual de acesso aos

Leia mais

PROCEDIMENTO DO TRATAMENTO DA CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA E EXPEDIDA

PROCEDIMENTO DO TRATAMENTO DA CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA E EXPEDIDA PROCEDIMENTO DO TRATAMENTO DA CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA E EXPEDIDA Código: PRO.PROGE 001/05 Folhas: 07 Revisão: 06 Data: 13.06.2018 Elaborado por: Horione Cândido Mani Verificado por: Berilo Gonçalves de

Leia mais

Conheça o regulamento do Fundo Social. Juntos pelo desenvolvimento da região.

Conheça o regulamento do Fundo Social. Juntos pelo desenvolvimento da região. Sicredi União RS Conheça o regulamento do Fundo Social. Juntos pelo desenvolvimento da região. REGULAMENTO DO FUNDO SOCIAL DA SICREDI UNIÃO RS A Assembleia Geral Ordinária, de 17 de abril de 2019, amparada

Leia mais

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 12.1 Usuário Externo Versão 01, Fev/2018. I. Apresentação O objetivo deste manual é orientar o usuário externo do SEI da UFPel a se cadastrar, acessar, recuperar

Leia mais

O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço

O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço socioinstitucional, objetivando oportunizar a experiência do supervisão direta e sistemática. exercício

Leia mais

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Política de Seleção e Atualização do Acervo A Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília adota os procedimentos descritos a seguir

Leia mais

CCR APRIMORA O PROCESSO DE FECHAMENTO TRIMESTRAL E PUBLICAÇÃO DE INFORMAÇÕES AO MERCADO COM NOVA FERRAMENTA DE GESTÃO

CCR APRIMORA O PROCESSO DE FECHAMENTO TRIMESTRAL E PUBLICAÇÃO DE INFORMAÇÕES AO MERCADO COM NOVA FERRAMENTA DE GESTÃO Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. CCR APRIMORA O PROCESSO DE FECHAMENTO TRIMESTRAL E PUBLICAÇÃO DE INFORMAÇÕES AO MERCADO COM NOVA FERRAMENTA DE GESTÃO Perfil O Grupo CCR é uma das

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016 1. INTRODUÇÃO A imagem da Unimed Campo Grande é uma responsabilidade de todos. A forma como nos comunicamos

Leia mais

memória COMO anda a memória da sua organização? INSTITUCIONAL selo memorial

memória COMO anda a memória da sua organização? INSTITUCIONAL selo   memorial memória INSTITUCIONAL CONHECENDO O PASSADO CONSTRUINDO O FUTURO COMO anda a memória da sua organização? O interesse pela memória institucional cresce a cada dia, sobretudo das organizações e empresas que

Leia mais

Contribuição da Ouvidoria para a Gestão do Estado do Ceará. Rossana Maria Guerra Ludueña Paulo César de Sousa Batista Universidade Estadual do Ceará

Contribuição da Ouvidoria para a Gestão do Estado do Ceará. Rossana Maria Guerra Ludueña Paulo César de Sousa Batista Universidade Estadual do Ceará Contribuição da Ouvidoria para a Gestão do Estado do Ceará Rossana Maria Guerra Ludueña Paulo César de Sousa Batista Universidade Estadual do Ceará 1. Objetivo Contribuir para a melhoria da gestão e políticas

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB COMPATRIM/GEFIM

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB COMPATRIM/GEFIM Histórico do Controle Como era: Patrimonial Até 1996, todo controle patrimonial era feito através do SISPA, um sistema precário que oferecia poucos recursos para

Leia mais

O MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DOS CORREIOS. KM Brasil 2016

O MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DOS CORREIOS. KM Brasil 2016 O MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DOS CORREIOS KM Brasil 2016 O Modelo de Gestão do Conhecimento dos Correios e suas práticas Os Correios... 33 Milhões Objetos entregues/dia 9 Bilhões (ano) 1 milhão km/rodados/dia

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS COPA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. DEZEMBRO DE 2015

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS COPA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. DEZEMBRO DE 2015 PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS DA COPA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. DEZEMBRO DE 2015 1. INTRODUÇÃO 1.1. Objetivo As atividades desenvolvidas pela Copa Gestão de Investimentos Ltda. ( Copa Investimentos

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA Analista de Informática de Sistemas Codificar e manter aplicações e classes Executar análise, diagnóstico

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Manual de Normas e Procedimentos Capítulo Referência Página ALMOXARIFADO ALMOXARIFADO 1 Título PROCEDIMENTO ALMOXARIFADO Data de emissão JUNHO/2013 Revisão MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS ALMOXARIFADO

Leia mais