Efeitos Biológicos da radiação Ionizante. Proteção e higiene das Radiações Profª: Marina de Carvalho CETEA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Efeitos Biológicos da radiação Ionizante. Proteção e higiene das Radiações Profª: Marina de Carvalho CETEA"

Transcrição

1 Efeitos Biológicos da radiação Ionizante Proteção e higiene das Radiações Profª: Marina de Carvalho CETEA

2 Efeitos Biológicos da Radiação Ionizante Há muitos anos verificou-se que as radiações ionizantes produziam danos biológicos nos seres vivos: - Dermatites; - Perda de cabelo; - Anemia, etc.

3 Mecanismo de ação das radiações ionizantes Os efeitos biológicos produzidos pela ação das radiações ionizantes no organismo humano são resultantes da interação dessas radiações com os átomos e as moléculas do corpo. - Fenômeno Físico; - Fenômeno Físico-Químico; - Fenômeno Químico; - Fenômeno Biológico.

4 Mecanismo Direto: quando a radiação age diretamente nas moléculas importantes, como DNA. Mecanismo Indireto: quando a radiação interage com as moléculas de água do organismo humano, essas moléculas se quebram formando uma série de produtos danosos ao organismo, como os radicais livres e a água oxigenada.

5 Características gerais dos efeitos biológicos das radiações ionizantes Especificidade: podem ser provocados por outras causas que não as radiações, isto é, não são característicos ou específicos das radiações ionizante. Tempo de latência: é o tempo que decorre entre o momento da irradiação e o aparecimento de um dano biológico visível. Reversibilidade: os efeitos biológicos causados pelas radiações ionizantes podem ser reversíveis.

6 Transmissibilidade: quando a radiação afeta células que podem sofrer alterações, as quais podem ser transmitidos há outras células ou hereditariamente. Dose Limiar: certos efeitos biológicos necessitam, para se manifestar, que a dose de radiação seja superior a um valor mínimo, chamada de dose limiar. Radiossensibilidade: em todas as células, os tecidos, os órgãos e os organismos respondem diferente à mesma dose de radiação.

7 Classificação dos efeitos biológicos das radiações ionizantes Estocásticos: são aqueles que causam alterações nas células normais. Não apresentando dose limiar. Determinísticos: Causam danos que resultam em morte celular. São aqueles cuja gravidade aumenta com o aumento da dose e para os quais existe um limiar de dose.

8 Outras classificações Efeitos somáticos: são alterações que ocorrem nas células somáticas e se manifestam no indivíduo irradiado, não sendo transmissíveis aos descendentes. 1. Efeitos Tardios: apresentam um período de latência muito longo, manifestando-se muitos anos após a exposição à radiação. 2. Efeitos Imediatos: apresentam um tempo de latência muito curto e são consequência de uma exposição aguda à radiação (dose alta recebida num curto espaço de tempo).

9 Efeitos hereditários: podem ser transmitidos aos descendentes e são consequência de alterações nos cromossomos (DNA) dos gametas do indivíduo irradiado.

10 Grandezas de Radiometria Atividade (A): Utilizada para medir processos de decaimento de uma amostra radioativa. Unidade Bequerel (Bq): uma desintegração por segundo. Obs: Era usado o Curie (Ci): 3,7 x desintegrações por segundo.

11 Fluência (Φ): Utilizada para a medição de partículas em reatores nucleares. Unidade: partículas/m 2. Exposição (X): é uma grandeza que permite avaliar a radiação emitida por uma fonte específica a partir de sua capacidade de ionizar uma certa quantidade de matéria. Unidade: Roentgen (R)

12 Kerma: Energia cinética depositada por unidade de massa Unidade: não tem unidade específica. Dose Absorvida (D): quantidade de energia depositada em uma determinada massa de um meio absorvente. Unidade: Gray (Gy) Obs: utilizava o rad, 1 Gy = 100 rad

13 Dose equivalente (H): considera a capacidade de uma radiação de provocar dados biológicos (medida para cada órgão). Unidade: Sievert (Sv). Obs: utilizava o ren, 1 Sv=100ren. Dose equivalente Efetiva (H E ): calcula dado biológico em rodo o corpo humano através dos dados parciais causado em cada órgão Unidade: Sv.

14 Detecção e medidas de Radiações A detecção e medida das radiações são fundamentais para a Proteção Radiológica, tanto para obtenção de medidas precisas quanto para a avaliação do grau de risco envolvido em atividades com exposições à radiação. Um sistema de detecção de radiação é constituído de duas partes: um mecanismo detector e outro de medida.

15 Dispositivos que medem radiação Detectores por ionização 1. Câmara de ionização: detector de partículas ionizadas, detecta a passagem de uma partícula medindo a carga total dos íons.

16 2. Contador proporcional: consegue uma sensibilidade maior do que as câmaras de ionização. 3. Contador Geiger-muller: Obtém sinal único de radiação.

17 Detectores por cintilação: Materiais cintiladores podem absorver a energia cedida pelas radiações ionizantes e convertê-las em luz.

18 Dosímetros - Resposta independente da energia da radiação; - Deve cobrir um grande intervalo de dose; - Deve medir todos os tipos de radiação ionizante - Deve ser pequeno, leve, de fácil manuseio, confortável para o uso e econômico quanto à fabricação

19 Tipos de dosímetros: 1. Dosímetro fotográfico. 2. Dosímetro termoluminescente (TLD). 3. Câmara de ionização de bolso (caneta dosimétrica).

20 Procedimentos de proteção radiológica Procedimentos podem e devem ser adotados nos serviços com uso de radiação ionizante buscando otimizar as doses recebidas pelos IOEs reduzindo as exposições ao menor valor possível nas práticas realizadas.

21 Sinalização

22 Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

23 Equipamento de proteção coletivo (EPC) - As salas devem ter dimensões compatíveis aos usos; - Biombo; - Visores Plumbífero; - Paredes/Portas baritada; - Portas com espessura de chumbo;

24 Proteção dos IOE Efetuar rodízio na equipe durante os procedimentos de radiografia em leito e UTI; Utilizar sempre as técnicas adequadas para cada tipo de exame, evitando a necessidade de repetição, reduzindo o efeito sobre ele da radiação espalhada; Informar corretamente ao paciente os procedimentos do exame, evitando a necessidade de repetição; Sempre utilizar acessórios plumbíferos e o dosímetro por fora do avental nos exames em que seja necessário permanecer próximo ao paciente; Utilizar o dosímetro pessoal durante a jornada de trabalho; Posicionar-se atrás do biombo ou na cabine de comando durante a realização do exame; Usando aparelhos móveis de raios X deve-se aplicar, da melhor maneira os conceitos de radioproteção (tempo, blindagem e distância); As portas de acesso de instalações fixas devem ser mantidas fechadas durante as exposições.

25 Proteção dos pacientes Sempre fazer uso de protetor de gônadas e saiote plumbífero em pacientes; Sempre buscar a repetição mínima de radiografias; Efetuar uma colimação rigorosa à área de interesse do exame; Otimizar seus fatores de técnica (tempo, ma e kv) para uma redução de dose, mantendo a qualidade radiográfica.

26 Prevenção de acidentes Deve-se desenvolver os meios e implementar as ações necessárias para minimizar a contribuição de erros humanos que levem à ocorrência de exposições acidentais. Manter as instalações e seus equipamentos de raios-x nas condições exigidas pela Portaria 453, devendo prover serviço adequado de manutenção periódica; Evitar a realização de exposições médicas desnecessárias; Compensações ou privilégios especiais para indivíduos ocupacionalmente expostos não devem, em hipótese alguma, substituir a observação das medidas de proteção e segurança.

27 Princípios de Proteção Radiológica Todas as ações de proteção radiológica são apoiadas em três princípios fundamentais: Justificação da prática: Nenhuma prática ou fonte adstrita a uma prática deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade, de modo a compensar o detrimento que possa ser causado. Deve-se considerar a eficácia, os benefícios e riscos de técnicas alternativas disponíveis com o mesmo objetivo, mas que envolvam menos ou nenhuma exposição a radiações ionizantes.;

28 Otimização da proteção radiológica (ALARA)): Estabelece que as instalações e as práticas devem ser planejadas, implantadas e executadas de modo que a magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais sejam tão baixos quanto razoavelmente exequíveis (Princípio ALARA), levando-se em conta fatores sociais e econômicos, além das restrições de dose aplicáveis;

29 Limitação da dose individual: Os limites de doses individuais são valores de dose efetiva ou de dose equivalente nos órgãos ou tecidos de interesse, estabelecidos para exposição ocupacional e exposição do público decorrentes de práticas autorizadas, cujas magnitudes não devem ser excedidas.

Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos - IOE

Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos - IOE Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos - IOE Por: Luciano Santa Rita Oliveira Mestre em Radioproteção e Dosimetria Tecnólogo em Radiologia Sumário Definição de IOE Proteção Radiológica Áreas

Leia mais

Proteção e higiene das Radiações II. Profª: Marina de Carvalho CETEA

Proteção e higiene das Radiações II. Profª: Marina de Carvalho CETEA Proteção e higiene das Radiações II Profª: Marina de Carvalho CETEA Processamento do Filme O processamento apropriado do filme é necessário para um ótimo contraste do receptor de imagem, porque o processamento

Leia mais

Produção de raios-x, Interação com a Matéria, Proteção Radiológica, Instrumental Prof. Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques

Produção de raios-x, Interação com a Matéria, Proteção Radiológica, Instrumental Prof. Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques Produção de raios-x, Interação com a Matéria, Proteção Radiológica, Instrumental Prof. Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques Centro de Ciências das Imagens e Física Médica Departamento de Clínica Médica

Leia mais

GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS

GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS (7 ª aula) Existem várias unidades que medem diversas características das radiações ionizantes e, também, das substâncias radioativas. 1)ATIVIDADE 2)EXPOSIÇÃO 3)DOSE ABSORVIDA

Leia mais

Fundamentos Básicos de Proteção Radiológica

Fundamentos Básicos de Proteção Radiológica IV Curso de Radioproteção - HUAP Fundamentos Básicos de Proteção Radiológica Thaiana Cordeiro Física Médica FM 0312 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Proteção dos indivíduos,

Leia mais

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES A radiação perde energia para o meio provocando ionizações Os átomos ionizados podem gerar: Alterações moleculares Danos em órgãos ou tecidos Manifestação de efeitos biológicos 1 MECANISMOS DE AÇÃO Possibilidades

Leia mais

E responsabilidade do operador assegurar o uso de proteção máxima para si e para o paciente.

E responsabilidade do operador assegurar o uso de proteção máxima para si e para o paciente. AULA 1 Proteção Radiológica INTRODUÇÃO A Radiologia e uma especialidade difícil e perigosa que exclui toda improvisação. E imperativo que somente a pessoas com relevantes conhecimentos técnicos em radiologia

Leia mais

AS PRECAUÇÔES DA RADIOLOGIA EM PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NAS SALAS DE EXAMES E COM OS ACOMPANHANTES

AS PRECAUÇÔES DA RADIOLOGIA EM PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NAS SALAS DE EXAMES E COM OS ACOMPANHANTES AS PRECAUÇÔES DA RADIOLOGIA EM PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NAS SALAS DE EXAMES E COM OS ACOMPANHANTES Danieli Pereira Pruença Graduanda em Tecnologia em Radiologia, Faculdade Integrada de Três Lagoas FITL/AEMS

Leia mais

Curso anual de revisão em hemodinâmica e cardiologia intervencionista - SBHCI Riscos da exposição aos raios X em

Curso anual de revisão em hemodinâmica e cardiologia intervencionista - SBHCI Riscos da exposição aos raios X em Curso anual de revisão em hemodinâmica e cardiologia intervencionista - SBHCI 2012 São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2012 Riscos da exposição aos raios X em intervenções cardiovasculares Lucía Canevaro,

Leia mais

Como reduzir as doses de radiação em nossa prática diária?

Como reduzir as doses de radiação em nossa prática diária? Como reduzir as doses de radiação em nossa prática diária? Esmeralci Ferreira Prof. Adjunto Disciplina de Cardiologia UERJ & UNIGRANRIO Coordenador Setor de Hemodinâmica do HC Mario Leoni Coordenador Setor

Leia mais

Luciano Santa Rita. Mestre em Radioproteção e Dosimetria. 1

Luciano Santa Rita. Mestre em Radioproteção e Dosimetria.  1 Proteção Radiológica no Radiodiagnóstico Luciano Santa Rita Mestre em Radioproteção e Dosimetria www.lucianosantarita.pro.br tecnologo@lucianosantarita.pro.br 1 Apresentação do conteúdo da aula Histórico

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Proteção dos indivíduos, de seus descendentes, da humanidade como um todo e do meio ambiente

Leia mais

UFSC Universidade Federal de Santa Catarina

UFSC Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Física (2013.2) Disciplina: Laboratório de Física moderna Professor: Lucio Sartori Farenzena Acadêmico: Jaime, Paulo e Wanderson. PRÉ-RELATÓRIO DIOATIVIDADE

Leia mais

Introdução à Proteção Radiológica

Introdução à Proteção Radiológica Proteção Radiológica Introdução à Proteção Radiológica PROF. LUIZ CONTI Programa Nacional de Formação em Radioterapia FONTES DE RADIAÇÃO Naturais: Radiação cósmica Urânio, Tório e Potássio Radônio Artificiais:

Leia mais

Proteção Radiológica no Diagnóstico por Imagem

Proteção Radiológica no Diagnóstico por Imagem NÚCLEO DE PROTEÇÃO RADIOLÓGI CA DA UNIFESP Proteção Radiológica no Diagnóstico por Imagem Profª.. Dra. Regina Bitelli Medeiros http://protecaoradiologica protecaoradiologica.unifesp.br email: : rbitelli.ddi@epm.br

Leia mais

A importância da proteção radiológica para a saúde dos indivíduos ocupacionalmente expostos

A importância da proteção radiológica para a saúde dos indivíduos ocupacionalmente expostos A importância da proteção radiológica para a saúde dos indivíduos ocupacionalmente expostos Aguinaldo Silva Tecnólogo em Radiologia Especialista em Proteção Radiológica Setembro - 2010 EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Proteção dos indivíduos, de seus descendentes, da humanidade como um todo e do meio ambiente contra os possíveis danos provocados pelo uso da radiação ionizante. 1 FILOSOFIA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO

PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO Professor(es): Marcio Alves de Oliveira Paulo Márcio Campos de Oliveira 1. EMENTA Bases físicas que fundamentam a proteção radiológica. Fundamentos de proteção

Leia mais

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA O ser humano não dispõe de sistemas próprios para a detecção da presença de radiação ionizante. O uso desenfreado das radiações mostrou que: A radiação ionizante é capaz de produzir

Leia mais

FÍSICA MÉDICA. Aula 03 - Proteção Radiológica

FÍSICA MÉDICA. Aula 03 - Proteção Radiológica FÍSICA MÉDICA Aula 03 - Proteção Radiológica Introdução Tendo em vista os danos biológicos causados nos seres vivos pela exposição à radiação, tornou-se necessário estabelecer meios de proteção aos que

Leia mais

GRANDEZAS DE RADIOPROTEÇÃO

GRANDEZAS DE RADIOPROTEÇÃO GRANDEZAS DE RADIOPROTEÇÃO Prof. André L. C. Conceição DAFIS GRANDEZAS DE RADIOPROTEÇÃO Os raios X foram descobertos por Roentgen em 1895 e a radioatividade por Becquerel em 1896. Iniciou-se, assim, o

Leia mais

Simp.TCC/ Sem.IC.2017(12);

Simp.TCC/ Sem.IC.2017(12); RADIOLOGIA PRINCÍPIOS BÁSICOS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO RADIODIAGNÓSTICO: PROTEÇÃO PARA PACIENTES E IOE S BASIC PRINCIPLES OF RADIOLOGICAL PROTECTION IN RADIODIAGNOSIS: PROTECTION FOR PATIENTS AND IOE'S

Leia mais

Serviço de Monitoração Individual Externa SMIE METROBRAS

Serviço de Monitoração Individual Externa SMIE METROBRAS Serviço de Monitoração Individual Externa SMIE METROBRAS Dosimetria Pessoal n O SMIE METROBRAS é um dos 11 laboratórios do Brasil credenciados junto ao IRD/CNEN para executar o serviço de dosimetria pessoal;

Leia mais

Concurso Público Medicina Nuclear Caderno de Questões Prova Objetiva 2015

Concurso Público Medicina Nuclear Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 Medicina Nuclear Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 01 Na realização de estudos de cintilografia renal dinâmica com Tc-99m DTPA em pacientes com malformações renais ou rins transplantados, as aquisições

Leia mais

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇOES IONIZANTES

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇOES IONIZANTES EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇOES IONIZANTES 11 a aula SUMÁRIO I Introdução O que é radiação Um pouco de história II O dano biológico e dose letal III O mecanismo de dano IV Efeitos da radiação Ionizante

Leia mais

Interacções da radiação

Interacções da radiação Interacções da radiação Maria Filomena Botelho Radiações ionizantes envolvimento de material radioactivo Emissão de vários tipos de radiação partículas α partículas β radiação electromagnética Capacidade

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SETOR DE CONTROLE DE RADIAÇÕES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SETOR DE CONTROLE DE RADIAÇÕES ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SETOR DE CONTROLE DE RADIAÇÕES FORMULÁRIO PARA ALVARÁ DE SAÚDE DA DVS PARA RAIOS-X

Leia mais

Radiólise da água DANO AO DNA CELULAR EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE 16/05/2013

Radiólise da água DANO AO DNA CELULAR EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE 16/05/2013 Radiólise da água rad rad + * H2O H2O + e ou H2O H2O e + ( H O) 2 n eaq + + H2O + H2O OH + H3O H2O* H + OH OH + OH H2O2 H + H H2 Radicais Livres EFEIOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO IONIZANE DNA é o principal

Leia mais

Irradiação e Contaminação

Irradiação e Contaminação Radioquímica Irradiação e Contaminação Irradiação é a exposição de um objecto ou um corpo à radiação, o que pode ocorrer à distância, sem necessidade de contacto. Irradiar contaminar. Irradiação e Contaminação

Leia mais

23/10/2014. DIRETRIZES BÁSICAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - CNEN-NN-3.01 jan/05 COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR

23/10/2014. DIRETRIZES BÁSICAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - CNEN-NN-3.01 jan/05 COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR Tabela 13.1 Recomendações sobre os limites de dose de radiação para IOE Ss (ou trabalhadores com radiação na nomenclatura das recomendações mais antigas). Na 1ª coluna está o ano, na 2ª coluna o país (comissão

Leia mais

CCEX. Universidade de São Paulo Residência em Área Profissional da Saúde: Física Médica JANEIRO/2016

CCEX. Universidade de São Paulo Residência em Área Profissional da Saúde: Física Médica JANEIRO/2016 Universidade de São Paulo Residência em Área Profissional da Saúde: Física Médica CCEX JANEIRO/2016 Nome do Candidato Inscrição INSTRUÇÕES Verifique se este caderno de prova contém um total de 50 questões,

Leia mais

GRANDEZAS E UNIDADES PARTE 2 PAULO R. COSTA

GRANDEZAS E UNIDADES PARTE 2 PAULO R. COSTA GRANDEZAS E UNIDADES PARTE 2 PAULO R. COSTA GRANDEZAS FÍSICAS: FLUÊNCIA, DOSE ABSORVIDA E KERMA Dose absorvida i Energia depositada em uma única interação in out Q Definida no ponto de transferência Energia

Leia mais

GRANDEZAS E UNIDADES USADAS EM RADIOPROTEÇÃO

GRANDEZAS E UNIDADES USADAS EM RADIOPROTEÇÃO GRANDEZAS E UNIDADES USADAS EM RADIOPROTEÇÃO RADIOPROTEÇÃO - HISTÓRICO 1895 Wilhelm Conrad Röentgen descobre os Raios X - revolução na medicina 1896 Marie e Pierre Curie e Henry Becquerel descobrem as

Leia mais

DETECTORES DE RADIAÇÃO

DETECTORES DE RADIAÇÃO DETECTORES DE RADIAÇÃO Prof. André L. C. Conceição DAFIS Grandezas Dosimétricas Quantidades que descrevem a interação da radiação com a matéria em termos da valor esperado em um ponto de interesse. Kerma

Leia mais

Técnicas Experimentais

Técnicas Experimentais Técnicas Experimentais Grandezas Radiológicas e Unidades Prof. Altem Nascimento Pontes Período: 18 a 24 de Janeiro de 2010 Evolução Conceitual das Grandezas A quantificação da radiação ionizante Campo

Leia mais

OS RISCOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE ASSUMIDOS NA JORNADA DUPLA DE TRABALHO

OS RISCOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE ASSUMIDOS NA JORNADA DUPLA DE TRABALHO OS RISCOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE ASSUMIDOS NA JORNADA DUPLA DE TRABALHO Wesley Martinez Yong 1, Leandro Bolognesi 2, Raquel Colenci 3 1 Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Botucatu, Brasil.

Leia mais

Concurso Público Físico Radiologia Caderno de Questões Prova Objetiva 2015

Concurso Público Físico Radiologia Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 Físico Radiologia Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 01 O xenônio é um elemento químico pertencente ao grupo dos gases nobres. O isótopo 133 Xe é radioisótopo com meia vida física de, aproximadamente,

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DIVISÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL SEÇÃO TÉCNICA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PROGRAMAÇÃO

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DAS GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS NO BRASIL. Yvone M. Mascarenhas

IMPLEMENTAÇÃO DAS GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS NO BRASIL. Yvone M. Mascarenhas IMPLEMENTAÇÃO DAS GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS NO BRASIL Yvone M. Mascarenhas SUMÁRIO Proteção Radiológica - princípios O que avaliar - Grandezas Dosimetria Individual Externa Como atribuir uma dose com dosímetros

Leia mais

Proteção e higiene das Radiações II. Profª: Marina de Carvalho CETEA

Proteção e higiene das Radiações II. Profª: Marina de Carvalho CETEA Proteção e higiene das Radiações II Profª: Marina de Carvalho CETEA Fatores que afetam a absorção dos raios-x Alguns fatores influenciam a absorção da radiação X, como: espessura do corpo densidade do

Leia mais

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: ALGUNS ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: ALGUNS ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: ALGUNS ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS Ábio V. A. Pinto Departamento de Física UFSC Núcleo de Proteção Radiológica Florianópolis SC UFSC Introdução O recente acidente com o reator nuclear

Leia mais

çã ó Rafael Carvalho Silva Msc Engenharia Nuclear Física Aplicada Radiodiagnóstico Tecnólogo em Radiologia

çã ó Rafael Carvalho Silva Msc Engenharia Nuclear Física Aplicada Radiodiagnóstico Tecnólogo em Radiologia çã ó Rafael Carvalho Silva Msc Engenharia Nuclear Física Aplicada Radiodiagnóstico Conceitos em Radioproteção Ionização É o processo pelo qual átomos estáveis perdem ou ganham elétrons, tornam-se eletricamente

Leia mais

TREINAMENTO EM PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. MEDIDORES NUCLEARES Parte II

TREINAMENTO EM PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. MEDIDORES NUCLEARES Parte II TREINAMENTO EM PROTEÇÃO RADIOLÓGICA MEDIDORES NUCLEARES Parte II AULA 7 EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO EFEITOS BIOLÓGICOS A radiação ionizante atua nas células humanas através da interação física com os

Leia mais

APLICAÇÕES DO ELETROMAG ETISMO, ÓPTICA, O DAS, DA FÍSICA MODER A E CO TEMPORÂ EA A MEDICI A. Mestranda: Mara Fernanda Parisoto

APLICAÇÕES DO ELETROMAG ETISMO, ÓPTICA, O DAS, DA FÍSICA MODER A E CO TEMPORÂ EA A MEDICI A. Mestranda: Mara Fernanda Parisoto APLICAÇÕES DO ELETROMAG ETISMO, ÓPTICA, O DAS, DA FÍSICA MODER A E CO TEMPORÂ EA A MEDICI A Mestranda: Mara Fernanda Parisoto Orientador: Marco Antonio Moreira Consultor: José Tullio Moro Mapa conceitual

Leia mais

Afinal, o que é Radioatividade? Place your screenshot here

Afinal, o que é Radioatividade? Place your screenshot here Afinal, o que é Radioatividade? Place your screenshot here Descoberta da Radioatividade Henri Becquerel Casal Curie RADIOATIVIDADE É a capacidade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas

Leia mais

VISA/MJM/2611/2009 RELATÓRIO DE LEVANTAMENTO RADIOMÉTRICO

VISA/MJM/2611/2009 RELATÓRIO DE LEVANTAMENTO RADIOMÉTRICO VISA/MJM/2611/2009 Somente profissionais cadastrados pela Vigilância Sanitária possuem a capacidade técnica reconhecida para executar e analisar as medidas relativas à proteção radiológica em radiodiagnóstico

Leia mais

Radiação electromagnética

Radiação electromagnética 1 Radiação electromagnética A radiação eletromagnética são ondas que se auto-propagam pelo espaço, algumas das quais são percebidas pelo olho humano como luz. A radiação eletromagnética compõe-se de um

Leia mais

Capítulo 11 Fundamentos de Dosimetria

Capítulo 11 Fundamentos de Dosimetria Física das Radiações e osimetria Capítulo 11 Fundamentos de osimetria ra. Luciana Tourinho Campos Programa Nacional de Formação em Radioterapia Introdução O que é dosimetria? O que é um dosímetro? Modelo

Leia mais

Análise Dosimétrica dos Profissionais de Radiologia Atuantes em um Hospital Privado Carioca.

Análise Dosimétrica dos Profissionais de Radiologia Atuantes em um Hospital Privado Carioca. Análise Dosimétrica dos Profissionais de Radiologia Atuantes em um Hospital Privado Carioca. BEATRIZ RODRIGUES FERNANDES PEDERSANE¹; JAQUELINE DE OLIVEIRA SIMPLICIO¹; LUAN BERNARDO DA SILVA CONCEIÇÃO¹;

Leia mais

Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos de Radiologia de São Paulo Coordenação Regional de Radioproteção e Dosimetria

Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos de Radiologia de São Paulo Coordenação Regional de Radioproteção e Dosimetria Conselho Regional de Técnicos e Tecnólogos de Radiologia de São Paulo Coordenação Regional de Radioproteção e Dosimetria Quem somos? Qual finalidade? Principais atividades Uma unidade do CRTR-SP, de natureza

Leia mais

Instrumentação para a Física da Radiação I.F.R. - Dosimetria

Instrumentação para a Física da Radiação I.F.R. - Dosimetria Dosimetria Trabalho apresentado pelo aluno Rui R B Mendes, no âmbito da disciplina de Instrumentação para a Física da Radiação 2008-2009 (Docente: Prof. Rui Marques) Índice I. A importância da dosimetria

Leia mais

Detectores de Radiação e Controle de Qualidade. MSc. José Luiz Bruçó MRA- Indústria. METROBRAS

Detectores de Radiação e Controle de Qualidade. MSc. José Luiz Bruçó MRA- Indústria. METROBRAS Detectores de Radiação e Controle de Qualidade MSc. José Luiz Bruçó MRA- Indústria. METROBRAS Introdução Grandezas Detectores de Radiação Controle de Qualidade Unidades de Radiação Radioatividade Exposição

Leia mais

RADIOBIOLOGIA, EMERGÊNCIA, TRANSPORTE E REJEITO. Prof. Luciano Santa Rita Site:

RADIOBIOLOGIA, EMERGÊNCIA, TRANSPORTE E REJEITO. Prof. Luciano Santa Rita   Site: RADIOBIOLOGIA, EMERGÊNCIA, TRANSPORTE E REJEITO Prof. Luciano Santa Rita E-mail: tecnólogo@lucianosantarita.pro.br Site: www.lucianosantarita.pro.br Sumário Radiações direta e indiretamente ionizantes

Leia mais

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. Objetivo Primário

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. Objetivo Primário PROTEÇÃO RADIOLÓGICA 1 Objetivo Primário Objetivo Primário da Proteção Radiológica (ICRP1991, P.3) O objetivo primeiro da radioproteção é prover um padrão apropriado de proteção para o homem, sem limitar

Leia mais

A importância do uso do dosímetro nos profissionais médicos no serviço de hemodinâmica

A importância do uso do dosímetro nos profissionais médicos no serviço de hemodinâmica BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-07 A importância do uso do dosímetro nos profissionais médicos no serviço de hemodinâmica Francisca A. de Melo¹, ², Carla V. da Silva³, Décio

Leia mais

O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear

O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear Renato Di Prinzio, D. Sc. Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear CNEN rprinzio@cnen.gov.br

Leia mais

Fórum Trabalhista de São José

Fórum Trabalhista de São José Relatório do Levantamento Radiométrico Aparelho de Raios X p/ Inspeção de Bagagens de Mão Fórum Trabalhista de São José Marca: VMI - Modelo: SPECTRUM 5030/5333 - Serial: 0009000001 Realização: Fórum Trabalhista

Leia mais

Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares

Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares CURSO PARA TÉCNICOS OPERADORES NA INDÚSTRIA: Protecção e Segurança Radiológica na operação de Gamadensímetros Cumprindo o disposto no DL nº 227/2008 de 25

Leia mais

DOSÍMETROS 1. FILMES FOTOGRÁFICOS

DOSÍMETROS 1. FILMES FOTOGRÁFICOS DOSÍMETROS Os dosímetros integradores são instrumentos que indicam a exposição ou a dose absorvido a que um indivíduo foi submetido. Características ideais para um bom desempenho de um dosímetro integrador

Leia mais

ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES NR 15

ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES NR 15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES NR 15 RADIAÇÕES IONIZANTES Anexo N 5 É um agente físico, sob a forma de energia, que se transmite pelo espaço, através de ondas eletromagnéticas, ou que apresenta comportamento

Leia mais

Matriz de Risco nas Aplicações das Radiações Ionizantes em Centros Cirúrgicos

Matriz de Risco nas Aplicações das Radiações Ionizantes em Centros Cirúrgicos Matriz de Risco nas Aplicações das Radiações Ionizantes em Centros Cirúrgicos Fís. Rochelle Lykawka Esp. Física do Radiodiagnóstico ABFM 356/940 Sup. Proteção Radiológica em Radiologia Intervencionista

Leia mais

Monitoração em Centros Cirúrgicos, Quando Deve Ser Feita?

Monitoração em Centros Cirúrgicos, Quando Deve Ser Feita? Monitoração em Centros Cirúrgicos, Quando Deve Ser Feita? Física Laura Christófoli Especialista em Gestão de Risco e Segurança Hospitalar Fisicamed- Responsável Radioproteção Sistema de Saúde Mae de Deus

Leia mais

IMPACTO DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA REDUÇÃO DA RADIAÇÃO IONIZANTE. Carlos A.M. Gottschall, MD, PhD, FSCAI

IMPACTO DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA REDUÇÃO DA RADIAÇÃO IONIZANTE. Carlos A.M. Gottschall, MD, PhD, FSCAI IMPACTO DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA Carlos A.M. Gottschall, MD, PhD, FSCAI Radiação não é depurada do organismo (As Low As Reasonably Achievable) Pacientes somente devem ser expostos à radiação quando inevitável

Leia mais

Oficinas sobre Física das Radiações e Radiologia Industrial

Oficinas sobre Física das Radiações e Radiologia Industrial Oficinas sobre Física das Radiações e Radiologia Industrial Prof. Luciano Santa Rita www.lucianosantarita.pro.br tecnologo@lucianosantarita.pro.br Sumário - Física das Radiações Oficinas tópicos 1a 2a

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS Walter Siqueira Paes DIVISÃO DE HIGIENE, SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO SETOR DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PROGRAMAÇÃO

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: BIOFÍSICA 3 período BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES Prof.a: Érica Muniz

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: BIOFÍSICA 3 período BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES Prof.a: Érica Muniz CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: BIOFÍSICA 3 período BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES Prof.a: Érica Muniz RADIAÇÃO Radiação é a propagação de energia de um meio para outro através de ondas eletromagnéticas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA TAXA DE KERMA NO AR EM UMA SALA DE CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA

AVALIAÇÃO DA TAXA DE KERMA NO AR EM UMA SALA DE CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA International Joint Conference RADIO 2014 Gramado, RS, Brazil, Augustl 26-29, 2014 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR AVALIAÇÃO DA TAXA DE KERMA NO AR EM UMA SALA DE CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Leia mais

Prof. Luciano Santa Rita - MSc.

Prof. Luciano Santa Rita - MSc. Dosimetria e Cálculo de Blindagem Prof. Luciano Santa Rita - MSc www.lucianosantarita.pro.br tecnologo@lucianosantarita.pro.br 1 Conteudo programático Notação de uma grandeza, grandezas de base, unidade

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano 4045-1 Ciências Biológicas

Leia mais

POR QUE SÃO IMPORTANTES AS MEDIÇÕES DE CONTROLE DE QUALIDADE EM EQUIPAMENTOS DE RAIOS X?

POR QUE SÃO IMPORTANTES AS MEDIÇÕES DE CONTROLE DE QUALIDADE EM EQUIPAMENTOS DE RAIOS X? IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR POR QUE SÃO IMPORTANTES

Leia mais

Cap. 42 Física Nuclear

Cap. 42 Física Nuclear Radiação Fukushima (2011) Cap. 42 Física Nuclear A descoberta do núcleo. Propriedades do núcleo: Núcleons; Carta de nuclídeos; Raio; Massa; Energia de ligação; Força forte. Decaimento radioativo: Decaimento

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS: PROTEÇÃO RADIOLÓGICA APLICADA A INDÚSTRIA

TÓPICOS ESPECIAIS: PROTEÇÃO RADIOLÓGICA APLICADA A INDÚSTRIA TÓPICOS ESPECIAIS: PROTEÇÃO RADIOLÓGICA APLICADA A INDÚSTRIA Prof. Luciano Santa Rita E-mail: tecnólogo@lucianosantarita.pro.br Site: www.lucianosantarita.pro.br Sumário Radioatividade Radiações diretamente

Leia mais

Verificação do uso de dosímetros individuais em serviço de medicina nuclear de Pernambuco nos anos de 2002 a 2010

Verificação do uso de dosímetros individuais em serviço de medicina nuclear de Pernambuco nos anos de 2002 a 2010 BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-14 Verificação do uso de dosímetros individuais em serviço de medicina nuclear de Pernambuco nos anos de 2002 a 2010 Renata Farias de Lira a,

Leia mais

Atividades na Área de Física Médica e Supervisão de Radioproteção em Ambiente Hospitalar

Atividades na Área de Física Médica e Supervisão de Radioproteção em Ambiente Hospitalar Atividades na Área de Física Médica e Supervisão de Radioproteção em Ambiente Hospitalar Rômulo Verdolin de Sousa, D.Sc. Especialista em Física Médica ABFM RT-281/1200 Supervisor de Radioproteção CNEN

Leia mais

DIRETRIZES BÁSICAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. CNEN NN 3.01 janeiro/2005

DIRETRIZES BÁSICAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. CNEN NN 3.01 janeiro/2005 DIRETRIZES BÁSICAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA CNEN NN 3.01 janeiro/2005 Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica Resolução CNEN/ CD 27 de 17/12/2004 Publicação D.O.U de 06/01/2005 Resolução CNEN/ CD 27

Leia mais

Apostila de Química 03 Radioatividade

Apostila de Química 03 Radioatividade Apostila de Química 03 Radioatividade 1.0 Histórico Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio e uranila: K2(UO2)(SO4)2 conseguia

Leia mais

Capítulo 2 Grandezas para a Descrição da Interação da Radiação Ionizante com a Matéria

Capítulo 2 Grandezas para a Descrição da Interação da Radiação Ionizante com a Matéria Física das Radiações e Dosimetria Capítulo 2 Grandezas para a Descrição da Interação da Radiação Ionizante com a Matéria Dra. Luciana Tourinho Campos Programa Nacional de Formação em Radioterapia Grandezas

Leia mais

Detecção e Medida de Radiações Ionizantes

Detecção e Medida de Radiações Ionizantes Detecção e Medida de Radiações Ionizantes Luis Portugal portugal@ctn.ist.utl.pt 1 Resumo Dosimetros individuais Monitores de radiação Espectrometria gama Cintilação líquida Espectrometria alfa RPM s Técnicas

Leia mais

Propriedades corpusculares das ondas (2. Parte)

Propriedades corpusculares das ondas (2. Parte) Propriedades corpusculares das a ondas (2. Parte) Revisão da aula passada A hipótese dos quanta de Planck Max Planck (1900): a energia dos osciladores de cavidade de corpo negro somente pode ter valores

Leia mais

Radiações. As radiações constituem uma forma de energia que, de acordo com a sua capacidade de interagir coma matéria, se podem subdividir em:

Radiações. As radiações constituem uma forma de energia que, de acordo com a sua capacidade de interagir coma matéria, se podem subdividir em: Pág 1 Radiações As radiações constituem uma forma de energia que, de acordo com a sua capacidade de interagir coma matéria, se podem subdividir em: Radiações Ionizante São as que possuem energia suficiente

Leia mais

EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO

EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO Reconhecimento MEC Portaria 189 30/04/2008 Rua Paraíba 75, Funcionários Belo Horizonte MG CEP 30130-140 Fone: (0XX31) 3226-2858 faculdade@novorumo.com.br EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO Profª: Edna Carla

Leia mais

a expansão do uso das radiações ionizantes na Medicina e Odontologia no país;

a expansão do uso das radiações ionizantes na Medicina e Odontologia no país; TERÇA-FEIRA, 02 DE JUNHO DE 1998 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PORTARIA Nº 453, DE 1 DE JUNHO DE 1998 Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção

Leia mais

Portaria 453/98 e Proteção Radiológica

Portaria 453/98 e Proteção Radiológica Portaria 453/98 e Proteção Radiológica Prof. Alwin Elbern, Ph.D. Escola de Engenharia da UFRGS - DENUC Portaria 453/98 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde "Diretrizes de Proteçã

Leia mais

Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico

Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância Sanitária Portaria 453-01 de junho de 1998 Aprova o Regulamento Técnico que estabelece

Leia mais

Proteção Radiológica Competências da Direção-Geral da Saúde 16.º Encontro de Verificadores Ambientais EMAS 12 de dezembro de 2017

Proteção Radiológica Competências da Direção-Geral da Saúde 16.º Encontro de Verificadores Ambientais EMAS 12 de dezembro de 2017 Proteção Radiológica Competências da Direção-Geral da Saúde 16.º Encontro de Verificadores Ambientais EMAS 12 de dezembro de 2017 Unidade de Riscos Associados a Radiações Conteúdos A DGS como entidade

Leia mais

que as exposições radiológicas para fins de saúde constituem a principal fonte de exposição da população a fontes artificiais de radiação ionizante;

que as exposições radiológicas para fins de saúde constituem a principal fonte de exposição da população a fontes artificiais de radiação ionizante; Legislação Portaria/MS/SVS nº 453, de 01 de junho de 1998 D.O.U. 02./06/98 Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico,

Leia mais

Avaliação Escrita. CTN, 7 de Novembro de 2014, 11h00, Sala do Aquário

Avaliação Escrita. CTN, 7 de Novembro de 2014, 11h00, Sala do Aquário Avaliação Escrita CTN, 7 de Novembro de 2014, 11h00, Sala do Aquário Curso em PSR no âmbito do WP4 Education and Training in Radioprotection do projecto da FCT Aplicações da Radiação Ionizante para um

Leia mais

Legislação em Vigilância Sanitária PORTARIA FEDERAL N 453, DE 1 DE JUNHO DE 1998

Legislação em Vigilância Sanitária PORTARIA FEDERAL N 453, DE 1 DE JUNHO DE 1998 Legislação em Vigilância Sanitária PORTARIA FEDERAL N 453, DE 1 DE JUNHO DE 1998 Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico,

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA. UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Física PRÉ-REQUISITOS: CÓ-REQUISITOS: OBJETIVOS

FICHA DE DISCIPLINA. UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Física PRÉ-REQUISITOS: CÓ-REQUISITOS: OBJETIVOS 173 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DISCIPLINA: Física das Radiações FICHA DE DISCIPLINA CÓDIGO: GFC101 PERÍODO/SÉRIE: UNIDADE ACADÊMICA: Instituto

Leia mais

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. Prof. Alan Law Aula - 02

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. Prof. Alan Law Aula - 02 PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Prof. Alan Law Aula - 02 Proteção Radiológica do Ecossistema Proteção Radiológica: sempre teve como foco as pessoas que nele e dele vivem. Quando se faz uma avaliação dos níveis de

Leia mais

PLANO DE CONTROLE DE QUALIDADE (PCQ) RADIOPROTEÇÃO

PLANO DE CONTROLE DE QUALIDADE (PCQ) RADIOPROTEÇÃO Padrões de Controle Níveis Administrativos e Limites de Dose Controle da Contaminação Sinalização Níveis de Controle Administrativo Limite de Dose para Trabalhador Limite de Dose para Visita PG-IPN-1302

Leia mais

Radioatividade: efeitos e aplicações. [Imagem:

Radioatividade: efeitos e aplicações. [Imagem: [Imagem: www.vanderbilthealth.com] Fontes de radioatividade Naturais Artificiais Nuclídeos primários existem desde a formação da Terra (tório-232, urânio-235, urânio-238 ); Nuclídeos secundários formados

Leia mais