SISTEMA DE TESTES DE SEGURANÇA PARA EQUIPAMENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA DE TESTES DE SEGURANÇA PARA EQUIPAMENTOS"

Transcrição

1 SISTEMA DE TESTES DE SEGURANÇA PARA EQUIPAMENTOS Manual do Usuário

2 SISTEMA DE TESTES DE SEGURANÇA PARA EQUIPAMENTOS Manual do Usuário

3 Versão 1.0 julho de 2013 Garantia Todos os produtos da LHF Instrumentação possuem garantia contra defeitos de fabricação, respeitando o prazo de garantia informado na proposta comercial emitida pela LHF para concretização da compra do produto. A LHF isenta da responsabilidade por eventuais problemas que possam ocorrer em equipamentos submetidos a ensaio na bancada. Abaixo informações do contato para solicitar atendimento de assistência técnica ou serviço em garantia. LHF INSTRUMENTAÇÃO Rua Guilherme Hass 134, Jaraguá Esquerdo, Jaraguá do Sul SC Fone: / contato@lhf.ind.br Cuidados e manuseio Ao fazer o transporte e ou a fixação do painel levar em consideração o seu peso de aproximadamente 400 Kg, portanto deve-se ter cuidado para evitar quedas, batidas fortes e sempre manter o painel na horizontal, evitando assim possíveis danos aos componentes. Para fazer a limpeza do painel pode ser utilizado um pano umedecido com álcool o qual deve ser passado suavemente sobre a superfície, apenas nas partes em acrílico como (Plaquetas de designação, proteções dos transformadores e dos barramentos, e monitor) não devem ser utilizados produtos de limpeza, apenas um pano seco. A troca do filtro de ar da bancada deve ser realizado periodicamente (intervalo máximo de 4 meses) para evitar a má ventilação e a entrada e poeira para o interior da bancada. Aviso O equipamento deve ser operado por pessoal treinado e munido de EPI (sapato de proteção). É essencial que o operador do sistema tenha conhecimento na norma de segurança elétrica NR10. A bancada nunca deve ser operada com suas portas abertas. Caso seja necessário acesso aos componentes, desligue todo o equipamento desligando a chave geral e apertando a botoeira de emergência e posteriormente desligue o disjuntor de entrada D1. Em caso de emergência aperte a botoeira de emergência localizada na mesa de comando.

4 Os componentes de proteção (Disjuntores) jamais devem ser forçados ou substituídos por outros de maior capacidade de corrente. Toda e qualquer alteração pode por em risco os operadores e também o equipamento. A LHF não se responsabiliza por acidentes ocorridos por problemas de operação da bancada.

5 Sumário LHF INSTRUMENTAÇÃO 1.Introdução Instalação elétrica e mecânica Alimentação da bancada Ligação do inversor ao motor Mesa de comando Sistema de medição Software Cadastro do ensaio Configurações gerais Seleção de ensaio Ensaio para determinação de potência e/ou elevação de temperatura Ensaio de rotor bloqueado Relatório Calibração Lista de materiais... 17

6 1.Introdução LHF INSTRUMENTAÇÃO O Sistema de Teste de Equipamento é um sistema desenvolvido para ensaio de componentes (exemplo: motores elétricos) aplicados a equipamentos de uso domésticos, exemplo equipamentos da indústria alimentícia. O sistema permite o ensaio para atender os itens da norma de segurança IEC que envolve o motor elétrico e sistema de proteção térmica utilizada no equipamento. Ensaios/testes realizados: - Determinação da potência máxima de operação (Item 10) O objetivo desse ensaio é determinar a potência máxima de operação do equipamento. Inicialmente o equipamento é ligado sem carga, após estabilização térmica é aplicada uma carga estável na ponta do eixo do equipamento até a potência de entrada atingir 10% do valor anterior. Este procedimento é feito sempre que a temperatura do equipamento é estabilizada ou atue a proteção térmica. O ultimo valor de potência medido deve ser adotado como potência máxima do equipamento. O valor da potência obtida deve ser declarado na placa de dados do equipamento. - Ensaio de Elevação de Temperatura (Item 11) Neste ensaio o objetivo é determinar a máxima temperatura de trabalho do equipamento e se a mesma atende os requisitos da norma. Neste item é avaliado praticamente a temperatura de todos os componentes do equipamento, botões, carcaça, puxadores, enrolamentos, placa eletrônica, capacitor etc.. O procedimento de ensaio é similar ao item 10, porém nesse caso o equipamento é alimentado em condição desfavorável de tensão. - Ensaio de Rotor Bloqueado (Item 19) Este ensaio é realizado para determinar a temperatura máxima do enrolamento em condição de trabalho anormal, ou seja, rotor bloqueado. O rotor do motor é travado durante um período estabilizado pela norma, e a temperatura máxima não pode ultrapassar o limites especificados na norma.

7 2. Instalação elétrica e mecânica 2.1.Alimentação da bancada A bancada deve ser alimentado com tensão trifásica de 380V/60Hz. Os condutores de alimentação devem ter capacidade de corrente mínima de 80A. É importante observar o comprimento dos cabos entre saída do ramal de alimentação até a bancada, a queda de tensão nos condutores não deve ultrapassar 2%. 2.2.Ligação do inversor ao motor A bancada possui um inversor de freqüência para controle de rotação e torque dos motores que impõem carga ao equipamento em teste. O inversor foi parametrizado pela LHF, bastando à conexão entre inversor e motor que será utilizado. A ligação deve ser feita com o painel desligado, deve-se conectar os terminais de saída do inversor (U,V,W) e cabo de aterramento ao motor escolhido para ensaio. Os cabos para ligação de ambos os motores foram fornecidos pela LHF com sua identificação. O cabo do encoder instalado no inversor deve ser conectado ao motor que será utilizado.

8 3.Mesa de comando LHF INSTRUMENTAÇÃO Na tabela 1 a seguir são descritas as funções de todos os componentes da mesa de comando. Tabela 1 Descrição dos componentes Componentes Botão de emergência Chave geral Botão Duplo 1 Botão duplo 2 Botão duplo 3 Seletor 1 Seletor 2 Seletor 3 Chave de seleção de usuário 1 e 2 Potenciômetro Variador IHM Voltímetro 1 Voltímetro 2 Voltímetro 3 Lâmpada 1 Lâmpada 2 Lâmpada 3 Lâmpada 4 Lâmpada 5 Lâmpada 6 Função Interromper imediatamente o funcionamento da bancada Energizar a bancada Verde: Liga saída do variador de tensão; Vermelho: Desliga saída do variador de tensão; Verde: Liga saída monofásica para teste de rotor bloqueado; Vermelho: Desliga saída monofásica para teste de rotor bloqueado; Verde: Liga saída trifásica para teste de rotor bloqueado; Vermelho: Desliga saída trifásica para teste de rotor bloqueado; Seleção do tipo de alimentação do variador, monofásica ou trifásica. Seleção de tensão monofásica para rotor bloqueado, 127/220V. Seleção de tensão trifásica para rotor bloqueado, 220/380V. Selecionar qual motor será controlado pelo inversor de freqüência. Os parâmetros são carregados automaticamente com o uso da chave (usuário 1 motor de 5cv / usuário 2 motor de 3cv) Controlar a carga imposta ao equipamento em ensaio. Esta ligado em uma entrada analógica do inversor para controlar o torque imposto pelo motor de 3cv ou 5cv. Ajustar a tensão de saída para alimentação do equipamento em teste Interface de comando e ajuste do inversor de frequência (Parâmetros pré definidos fl.12 do projeto elétrico). Tensão de saída do variador trifásico Tensão monofásica de saída para teste de rotor bloqueado Tensão trifásica de saída para teste de rotor bloqueado Indicação de ligação monofásica do variador de tensão Indicação de ligação trifásica do variador de tensão Indicação de saída monofásica 220V para rotor bloqueado selecionada Indicação de saída monofásica 127V para rotor bloqueado selecionada Indicação de saída trifásica 380V para rotor bloqueado selecionada Indicação de saída trifásica 220V para rotor bloqueado selecionada

9 4.Sistema de medição LHF INSTRUMENTAÇÃO Abaixo estão descritas as características técnicas dos equipamentos e/ou conjuntos de medições utilizados na bancada de teste. Medição de corrente Quantidade de canais: 03 Faixa de medição: 0.1 a 50A Exatidão: 1% leit. Medição de tensão Quantidade de canais: 02 Faixa de medição: 50 a 600V Exatidão: 1% leit. Medição de potência Medição de potência trifásica método dos dois wattímetros e monofásica Exatidão: 2% leit. Medição de temperatura Quantidade de canais: 10 Tipo de sensores: J, T. Exatidão: 1% leit.

10 5.Software LHF INSTRUMENTAÇÃO O software foi desenvolvido pela LHF na linguagem de programação LabView. O software possui as seguintes telas de ensaio: 5.1.Cadastro do ensaio Nesta tela deve ser feito o cadastro do ensaio a ser realizado. Os campos para identificação do equipamento e do motor usado no equipamento devem ser preenchidos. Na tela de Cadastro de ensaio existem três tabelas para configuração de cada ensaio que será realizado. Exemplo: Ensaio de determinação da potência: para este ensaio são preenchidos os dados nominais do equipamento, tensão, corrente e potência. Para medição de temperatura dos sensores instalados no equipamento, é necessário selecioná-los na caixa de seleção. A caixa de seleção traz automaticamente alguns nomes padrão (exemplo: tampa superior) que foram inseridos na tela de configuração geral. O tipo de sensor esta previamente selecionado como tipo J, para alterar esta seleção é necessário alterar na tela de configuração geral. Ensaio de elevação de temperatura: para este ensaio a tensão informada deve ser a mesma que o ensaio será realizado. Os valores de tensão e corrente são apenas informativos, e podem ser os valores nominais. Para medição de temperatura dos sensores instalados no equipamento, é necessário selecioná-los na caixa de seleção. A caixa de seleção traz automaticamente alguns nomes padrão (exemplo: tampa superior) que foram inseridos na tela de configuração geral. O tipo de sensor esta previamente selecionado como tipo J, para alterar esta seleção é necessário alterar na tela de configuração geral. Ensaio de rotor bloqueado: neste ensaio a tensão informada deve ser a mesma que o ensaio será realizado. No campo tipo é possível selecionar qual a condição de ensaio para, exemplo: com capacitor em curto-circuito, com capacitores abertos ou ambos as opções. Para medição de temperatura dos sensores instalados no equipamento, é necessário selecioná-los na caixa de seleção. A caixa de seleção traz automaticamente alguns nomes padrão (exemplo: tampa superior) que foram inseridos na tela de configuração geral. O tipo de sensor esta previamente selecionado como tipo J, para alterar esta seleção é necessário alterar na tela de configuração geral.

11 Figura 1 Tela de cadastro de ensaio e equipamento 5.2.Configurações gerais Na tela de configurações gerais basicamente são inseridas as informações dos limites de aprovação do ensaio e permite o cadastro de novos sensores para medição de temperatura. A seguir a descrição de cada campo: Classe B1h, classe B2h...: são informados o valor limite de temperatura que o enrolamento do motor pode atingir no ensaio de rotor bloqueado. Todos os valores foram preenchidos de acordo com a norma IEC Exemplo: ClasseB1h = limite máximo de temperatura para o enrolamento classe B durante a 1 hora de rotor bloqueado; ClasseB2h = limite máximo de temperatura para o enrolamento classe B durante a 2 hora de rotor bloqueado; ClasseB2m = limite máximo de temperatura média para o enrolamento classe B durante a 2 hora de rotor bloqueado; ClasseF2m = limite máximo de temperatura para o enrolamento classe F durante a 2 hora de rotor bloqueado. Var. potência: é informado o valor percentual máximo que a potência pode exceder o valor declarado como potência máxima de funcionamento do equipamento. O valor de potência máxima de funcionamento é declarado individualmente para cada equipamento na tela de cadastro de ensaio. Intervalo de aquisição de temperatura: indica em segundos o tempo de uma amostra para temperatura. Variação máxima de temperatura para temperatura estabilizada: indica em graus Celsius a variação máxima de temperatura durante o ensaio de elevação que o equipamento pode ser considerado com a temperatura estabilizada.

12 Tempo de estabilização: é o tempo em minutos entre duas leituras de temperatura para verificar se a temperatura do equipamento esta estabilizada. Intervalo de aquisição de rotor bloqueado: é o tempo em segundos para aquisição de temperatura durante o ensaio de rotor bloqueado. Limites de temperatura: é uma tabela que indica o limite máximo de temperatura para cada sensor. A tabela permite adicionar e remover os sensores. Figura 2 Tela de configuração 5.3.Seleção de ensaio Na tela seleção de ensaio permite selecionar um equipamento previamente cadastrado na tela de cadastro de ensaio e posteriormente escolher o ensaio que deseja ser realizado: ensaio de determinação da potência, ensaio de elevação de temperatura e ensaio de rotor bloqueado.

13 Figura 3 Seleção de ensaio 5.4.Ensaio para determinação de potência e/ou elevação de temperatura O ensaio de determinação de potência é realizado para verificar a máxima potência permitida de operação do equipamento. O ensaio de elevação de temperatura deve ser realizado na condição mais desfavorável para o equipamento, em subtensão ou sobretensão. O objetivo do ensaio é conhecer a máxima temperatura de trabalho que o equipamento pode operar, cada componente que constitui o equipamento possui uma temperatura máxima de operação que não pode ser ultrapassada. A tela para ensaio de determinação de potência é a mesma do ensaio de elevação de temperatura. A seguir descrição da tela de ensaio: Gráfico de temperatura: exibe o gráfico de temperatura dos sensores previamente cadastrados no ensaio. Tabela de leituras realizadas: mostram os valores medidos de tensão, corrente, potência e temperatura com intervalo de medição cadastrado na tela configuração. Dados nominais: mostra os nominais cadastrados para o equipamento em ensaio. Leituras: exibe os valores medidos instantaneamente de corrente, tensão e potência. O valor percentual da carga é estimado em função do cálculo da potência absorvida com a potência cadastrada para o equipamento. Informações adicionais: permite definir um ciclo de operação para o equipamento em teste, determinando tempo de equipamento energizado e desenergizado. Botão aquisitar: permite adquirir os valores das grandezas medidas naquele instante e inserir na tabela de leituras realizadas. Botão remover: permite remover uma linha com valores medidos da tabela de leituras realizadas.

14 Figura 4 Tela de ensaio de bloqueado e elevação de temperatura 5.5.Ensaio de rotor bloqueado O ensaio de rotor bloqueado é realizado para simular uma condição anormal de funcionamento do equipamento, ou seja, capacitor aberto, capacitor em curto-circuito, ou uma falta de fase. Normalmente, o eixo do equipamento é bloqueado por duas horas e as temperaturas do enrolamento do motor são monitoradas. A seguir características da tela de rotor bloqueado. Gráfico de temperatura: exibe o gráfico de temperatura dos sensores previamente cadastrados no ensaio. Botão iniciar: inicia a aquisição de temperatura. Botão cancelar: finaliza a medição de temperatura.

15 Figura 5 Tela de ensaio de rotor bloqueado 5.6.Relatório O software permite gerar relatório de ensaio para os equipamentos ensaiados O arquivo é gerado em documento do Word. O equipamento desejado deve ser selecionado e pressionado o botão imprimir. Figura 6 Tela de impressão de relatório 5.7.Calibração A tela de calibração permite ajustar as grandezas medidas de corrente, potência e tensão. Para cada grandeza o erro de medição é corrigido inserindo uma equação de segunda ordem em cada campo.

16 Figura 7 Tela de calibração

17 6.Lista de materiais LHF INSTRUMENTAÇÃO Tabela 2 Lista de componentes TAG COMPONENTE FABRICANTE MODELO QTD. OBSERVAÇÃO KF Contator WEG CWM A, com dois contatos aux. NF K1 Contator WEG CWM A, com dois contatos aux.nf K2 Contator WEG CWM A, com dois contatos aux. NF K3 Contator WEG CWM A, com dois contatos aux. NF K4 Contator WEG CWM A, com dois contatos aux. NF K5 Contator WEG CWM A, com dois contatos aux. NF K6 Contator WEG CWM A, com dois contatos aux. NF K7 Contator WEG CWM A, com dois contatos aux. NF K8 Contator WEG CWM32 1 D1 Disjuntor WEG MDW-C A D2 Disjuntor WEG MDW-C A D3 Disjuntor WEG MDW-C A D4 Disjuntor WEG MDW-C A D5 Disjuntor WEG MDW-C A D6 Disjuntor WEG MDW-C A D7 Disjuntor WEG MDW-C A D8 Disjuntor WEG MDW-C4 1 4A D9 Disjuntor WEG MDW-C4 1 4A D10 Disjuntor WEG MDW-C A KA1,2,3 Contator WEG CAW NA+2NF KA4 Contator WEG CAW04 40E 1 L1...L6 Sinalisador WEG CSW-BIDL-1-D66 6 lampada vermelha 220V B1,B2,B3 Botão duplo WEG BD 3 Com indicador luminoso BE Emergência WEG 1 p/be Plaqueta WEG APE 1 Plaqueta de emergência Ch1,Ch2,ch3 chave WEG CSW-CK3F45(5) 3 três posições p/ch1,ch2 bloco contato WEG BC10CSW 6 contato NA P1 potênciometro de carga V1,2,3 Voltímetro Samrello 3 VAR1 Variador de tensão EZA 380/430V 1 T1 Transformador Pólux 380/127V 1 T2 Transformador Wise 380/220V 1 FT1 Fonte CC MW 220/24Vcc 1 FT2 Fonte CC MW 220/12Vcc 1 TM1,2 Tomada monofásica 2 EX1 Exaustor 1 TP0...TP11 Termopar Tipo J 12 M1 Motor WEG 5CV 1

18 M2 Motor WEG 3CV 1 ENC1 Encoder 1 X1,X2,X3,X4 Borne WEG 100 RF Banco de resistência ELETELE 1 Inversor de frequência WEG CFW700 1 Monitor LG 1 Computador 1 Industrial Mouse 1 Placa de medição LHF 1 Registrador ADVANTECH 1 Placa analógica NI NI USB

1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão

1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão 1 1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão OBJETIVO: 1. Conhecer os componentes físicos do sistema de supervisão da bancada de bombas do laboratório de Eficiência Energética. DATA: /

Leia mais

Eletrotécnica básica Atividade prática

Eletrotécnica básica Atividade prática Eletrotécnica básica Atividade prática 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Identificação dos terminais de motor trifásico... 5 Chave de Partida direta automática (com contator)... 7 Comando com acionamento de

Leia mais

GRUPO TEX TECNOLOGIA EM RETIFICADORES CONVERSOR AC / AC TRIFÁSICO

GRUPO TEX TECNOLOGIA EM RETIFICADORES CONVERSOR AC / AC TRIFÁSICO 1 - Características gerais: O conversor ac/ac é um sistema eletrônico em estado sólido, projetado especialmente para controlar a potência em uma carga através de um sinal de controle em baixa potência.

Leia mais

Acionamentos Elétricos. Partida eletrônica com Soft-Starter

Acionamentos Elétricos. Partida eletrônica com Soft-Starter Acionamentos Elétricos Partida eletrônica com Soft-Starter Soft-Starter É um equipamento eletrônico, dedicado à partida de motores elétricos de indução. A ideia é a mesma das chaves estrelatriangulo e

Leia mais

LGI2000 Manual rápido

LGI2000 Manual rápido ENTRAN Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA. Rua Mandaguari, 1787 - Pinhais - Paraná Brasil - CEP: 83325-015 Telefone: +55 (41) 3123-8191 Web: http://equipamentos.entran.com.br E-mail:

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA THEOBOARD 03 CONFORME NORMAS DA NR-12

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA THEOBOARD 03 CONFORME NORMAS DA NR-12 MANUAL DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA THEOBOARD 03 CONFORME NORMAS DA NR-12 SINAIS DE ATENÇÃO! Atenção! Alta Voltagem 230/240V Atenção! Superfície quente! Vapor quente ou líquido. Atenção!

Leia mais

CARREGADOR DE BATERIAS DIGITAL INTELIGENTE 50 AMPÉRES MODELO: KA-074

CARREGADOR DE BATERIAS DIGITAL INTELIGENTE 50 AMPÉRES MODELO: KA-074 MANUAL DE INSTRUÇÕES CARREGADOR DE BATERIAS DIGITAL INTELIGENTE 50 AMPÉRES MODELO: KA-074 INTRODUÇÃO: O equipamento KA-074, foi desenvolvido com a finalidade de recarregar baterias automotivas de até

Leia mais

Superintendência Comercial de Distribuição

Superintendência Comercial de Distribuição Superintendência Comercial de Distribuição MEDIÇÃO DE ENERGIA ETC 3.15 DISPOSITIVO DE GERENCIAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA maio/2012 CÓPIA NÃO CONTROLADA Verificar versão atualizada na Internet SUMÁRIO 1-

Leia mais

CONTROLADOR DE FATOR DE POTÊNCIA COISARADA CFPC-12

CONTROLADOR DE FATOR DE POTÊNCIA COISARADA CFPC-12 CONTROLADOR DE FATOR DE POTÊNCIA COISARADA CFPC-12 1. Funções e Características - Interface totalmente em português. - Possui um eficaz sistema de medição de fator de potência da onda fundamental, o que

Leia mais

ITD-101 Instrumento de Teste Dielétrico

ITD-101 Instrumento de Teste Dielétrico ITD-101 Instrumento de Teste Dielétrico Manual de Operação Descrição do Painel Frontal 1 17 2 3 4 5 16 15 14 13 6 7 8 9 10 11 12 Item Descrição 1 Ajuste da tensão de saída. Alta Tensão 2 Indicador digital

Leia mais

Fonte Bivolt 24 Vdc / 5 A

Fonte Bivolt 24 Vdc / 5 A Descrição do Produto A fonte de alimentação é uma solução para aplicações de uso geral no que se refere a alimentação de controladores programáveis, sensores e comando de quadro elétricos. Tem uma saída

Leia mais

KIT DIDÁTICO DE ELETROTÉCNICA

KIT DIDÁTICO DE ELETROTÉCNICA KIT DIDÁTICO DE ELETROTÉCNICA MODELO: EE0204.EE0003 DESCRIÇÃO O Kit de Eletrotécnica (EE0003) é composto de módulos de placas individuais e removíveis para montagem na Bancada Principal (EE0204), contendo

Leia mais

Indústria e Comércio de Atuadores RVC Eireli EPP.

Indústria e Comércio de Atuadores RVC Eireli EPP. MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DO CONTROLADOR/POSICIONADOR ELETRÔNICO MODELO RVC_2017/05-R0 PARA OS ATUADORES ELÉTRICOS DA RVC 1. INTRODUÇÃO O controlador/posicionador desenvolvidos para os atuadores

Leia mais

APRESENTAÇÃO A Empresa 3

APRESENTAÇÃO A Empresa 3 Janeiro/207 Índice APRESENTAÇÃO A Empresa 3 KITS DIDÁTICOS Visão Geral 4 Maletas Didáticas de Automação Industrial 6 Maleta Didática de Eletropneumática 9 Maleta Didática de Comandos Elétricos Maleta Didática

Leia mais

Sistema de Alimentação para lâmpadas UV.

Sistema de Alimentação para lâmpadas UV. Página de 7 Sistema de Alimentação para lâmpadas UV. LINHAS: UV-SEL UV-SEL+ Manual de instalação Versão Página 2 de 7 Características gerais O sistema Rasatronic da série UV-SEL, é um sistema eletromagnético

Leia mais

ELETRICIDADE INDUSTRIAL. Introdução aos Acionamentos Elétricos

ELETRICIDADE INDUSTRIAL. Introdução aos Acionamentos Elétricos ELETRICIDADE INDUSTRIAL Introdução aos Acionamentos Elétricos Introdução 2 Acionamentos elétricos 3 Acionamento elétricos importância da proteção... Do operador Contra acidentes; Das instalações Contra

Leia mais

Instalações Elétricas e de Instrumentação em Atmosferas Explosivas

Instalações Elétricas e de Instrumentação em Atmosferas Explosivas Especificação Técnica de Caixa de Junção (Junction-Box) com tipo de proteção Ex eb Descrição básica de Caixas de Junção (JB - Junction Box) com tipo de proteção Ex eb (Segurança aumentada): Caixa de junção

Leia mais

Manual de instruções. Retificador de corrente Microprocessado

Manual de instruções. Retificador de corrente Microprocessado Página 1 de 7 Manual de instruções Retificador de corrente Microprocessado Monofásicos e trifásicos Versão: 4 Índice 1 Display LCD...2 2 Controles...2 3 Ajuste...4 4 Proteção...4 5 Manual/Automático...5

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA N ODMN-VIT-ET SOFT-START PARA CONTROLE DE PARTIDA E PARADA DE MOTORES DE INDUÇÃO DE BAIXA TENSÃO ABRIL DE 2015

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA N ODMN-VIT-ET SOFT-START PARA CONTROLE DE PARTIDA E PARADA DE MOTORES DE INDUÇÃO DE BAIXA TENSÃO ABRIL DE 2015 SOFT-START PARA CONTROLE DE PARTIDA E PARADA DE MOTORES DE INDUÇÃO DE BAIXA TENSÃO ABRIL DE 2015 1/6 1 Descrição Soft-starter de baixa tensão trifásico para controle de partida e parada suaves de motor

Leia mais

Na tabela a seguir vemos a porcentagem do valor da corrente em relação ao valor nominal e que deverá ser usada nos dispositivos de proteção.

Na tabela a seguir vemos a porcentagem do valor da corrente em relação ao valor nominal e que deverá ser usada nos dispositivos de proteção. Na tabela a seguir vemos a porcentagem do valor da corrente em relação ao valor nominal e que deverá ser usada nos dispositivos de proteção. Porcentagem da corrente a considerar na proteção dos ramais.

Leia mais

Os 27 símbolos que Você encontrará em Qualquer diagrama Elétrico VERSÃO1.1

Os 27 símbolos que Você encontrará em Qualquer diagrama Elétrico VERSÃO1.1 Guia Os 27 símbolos que Você encontrará em Qualquer diagrama Elétrico VERSÃO1.1 Introdução Estamos vivendo uma fase complicada na economia do país, e consequentemente no mercado de trabalho. Conhecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE RELATÓRIO DE ENSAIO Nº 78099

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE RELATÓRIO DE ENSAIO Nº 78099 INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 Cidade Universitária Butantã CEP 05508-010 São Paulo SP BRASIL www.iee.usp.br CNPJ: 63.025.530/0042-82 Inscrição Estadual: isento 1 de

Leia mais

Sumá rio Livro Comándos Ele tricos

Sumá rio Livro Comándos Ele tricos Sumá rio Livro Comándos Ele tricos Elaborador por Ensinando Elétrica Capítulo 1 Motores Elétricos 1.1. Introdução 1.2. Motores 1.3. Motor Monofásico com Capacitor de Partida 1.4. Motor de Indução Trifásico

Leia mais

ZK 4500 ZK Guia do Usuário. Guia do Usuário

ZK 4500 ZK Guia do Usuário. Guia do Usuário ZK 4500 ZK 4500 Guia do Usuário Guia do Usuário Introdução Cadastre impressões digitais a qualquer momento em todos os lugares. O ZK 4500 é um registrador de impressões digitais que faz conexão USB com

Leia mais

3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 3.2 CARACTERÍSTICAS DE SOFTWARE 1. CARACTERÍSTICAS O CLG535R é um controlador programável que integra os principais recursos empregados em uma automação industrial. Dispõe integrado

Leia mais

Programa de Automação do Mini Sistema

Programa de Automação do Mini Sistema Programa de Automação do Mini Sistema O programa desenvolvido possibilita o aluno monitorar e atuar na montagem experimental, analisar a forma de onda dos sinais de tensão e corrente, visualizar o gráfico

Leia mais

Multimedidor MKM-G. [1] Introdução. [2] Princípio de funcionamento. [6] Características Elétricas. [3] Aplicações. [4] Grandezas medidas.

Multimedidor MKM-G. [1] Introdução. [2] Princípio de funcionamento. [6] Características Elétricas. [3] Aplicações. [4] Grandezas medidas. [1] Introdução O Multimedidor MKM-G é um instrumento digital microprocessado, para instalação em porta de painel, que permite a monitoração dos parâmetros básicos de um GMG (grupo moto gerador). Pode ser

Leia mais

Data Book Cliente: Andritz Brasil Ltda Cliente final: Klabin S.A TAG: P-4212 Nº Patrimônio Klabin: MTE-00305

Data Book Cliente: Andritz Brasil Ltda Cliente final: Klabin S.A TAG: P-4212 Nº Patrimônio Klabin: MTE-00305 Motores Automação Energia Transmição & Distribuição Tintas Data Book Cliente: Andritz Brasil Ltda Cliente final: Klabin S.A TAG: 32310-P-4212 Nº Patrimônio Klabin: MTE-00305 Motor elétrico de indução trifásico

Leia mais

1. FINALIDADE 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO. Aplica-se ao Departamento de Gestão Técnica Comercial, fabricantes e fornecedores da empresa. 3.

1. FINALIDADE 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO. Aplica-se ao Departamento de Gestão Técnica Comercial, fabricantes e fornecedores da empresa. 3. MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-321.0016 MEDIDOR ELETRÔNICO MULTIFUNÇÃO PARA MEDIÇÃO INDIRETA PARA CLIENTES DO GRUPO B 1/9 1. FINALIDADE Estabelecer

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS COPEL DISTRIBUIÇÃO SED - SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA DE DISTRIBUIÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS PASTA: TÍTULO : OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO Manutenção de Redes de Distribuição

Leia mais

INDICADOR DE RESISTÊNCIA OHMICA IRO-103 MANUAL DE INSTRUÇÕES

INDICADOR DE RESISTÊNCIA OHMICA IRO-103 MANUAL DE INSTRUÇÕES INDICADOR DE RESISTÊNCIA OHMICA IRO-103 MANUAL DE INSTRUÇÕES Recomendações de Segurança As seguintes recomendações adicionais de segurança devem ser observadas durante todas as fases de operação ou manutenção

Leia mais

Calibradores DC80T, DC80R e DC80L

Calibradores DC80T, DC80R e DC80L CALIBRADORES PORTÁTEIS - MANUAL DE INSTRUÇÕES V1.0x B 1 INTRODUÇÃO Os calibradores série DC80 da NOVUS são equipamentos portáteis para medições e simulações de sinais como tensão, corrente, resistência,

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO Placa de controlo ME270 com Variador de velocidade Fevereiro 2018 (ver. 1.3) Características técnicas Na tabela abaixo encontra as características técnicas do operador de porta rápida.

Leia mais

WEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS S.A. CENTRO DE TREINAMENTO DE CLIENTES - CTC MANUAL DA BANCADA PRINCIPAL

WEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS S.A. CENTRO DE TREINAMENTO DE CLIENTES - CTC MANUAL DA BANCADA PRINCIPAL WEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS S.A. CENTRO DE TREINAMENTO DE CLIENTES - CTC MANUAL DA BANCADA PRINCIPAL CENTRO DE TREINAMENTO DE CLIENTES - CTC MANUAL DA BANC ADA PRINCIPAL JARAGUÁ DO SUL SC 11339470.01/122009

Leia mais

Comandos Elétricos Parte 1 Prof. Mauricio Martins Taques CAMPUS JOINVILLE

Comandos Elétricos Parte 1 Prof. Mauricio Martins Taques CAMPUS JOINVILLE Comandos Elétricos Parte 1 Prof. Mauricio Martins Taques CAMPUS JOINVILLE Fevereiro/2016 1 SUMÁRIO Simbologia...4 Lista de Tarefas...8 Tarefas....10 Simbologia Fases Fusível Interruptor Simples de 1 tecla

Leia mais

Multimedidor MKM-X [1] Introdução Para novas aplicações, considerar a utilização do Multimedidor Mult-K.

Multimedidor MKM-X [1] Introdução Para novas aplicações, considerar a utilização do Multimedidor Mult-K. [1] Introdução O Multimedidor MKM-X é um instrumento digital microprocessado, para instalação em porta de painel, que permite a medição de até 21 parâmetros elétricos em sistema de corrente alternada (CA).

Leia mais

Temperatura Umidade Analisadores de Gases Pressão Elétrica MANUAL DE OPERAÇÃO FONTE DE ALTA TENSÃO HIPOT. MODELO : HY 120 KV 5 ma CC

Temperatura Umidade Analisadores de Gases Pressão Elétrica MANUAL DE OPERAÇÃO FONTE DE ALTA TENSÃO HIPOT. MODELO : HY 120 KV 5 ma CC MANUAL DE OPERAÇÃO FONTE DE ALTA TENSÃO HIPOT MODELO : HY 120 KV 5 ma CC INSTRUTEMP Instrumentos de Medição Ltda. Rua Fernandes Vieira, 156 São Paulo - SP CEP.: 03059-023 Fone : 11 3488-0200 CUIDADO :

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 54:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 54: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 54: CIRCUITOS DE MOTORES Introdução As prescrições da NBR 5410 sobre circuitos de motores são apresentadas em 6.5.1 e tratam especificamente

Leia mais

MÓDULO DE EMBREAGEM. MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 01/2015

MÓDULO DE EMBREAGEM. MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 01/2015 MÓDULO DE EMBREAGEM MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 01/2015 Tiptronic Produtos e Serviços Ltda. Rua Marechal Floriano, 1444. Caxias do Sul RS Brasil CNPJ: 03.449.799/0001-96 - Fone: +55(54)3223.7316 1. geral

Leia mais

Motores de indução trifásicos e dispositivos de acionamento. Motores de indução trifásicos e dispositivos de acionamento

Motores de indução trifásicos e dispositivos de acionamento. Motores de indução trifásicos e dispositivos de acionamento Motores de indução trifásicos e dispositivos de acionamento Motores de indução trifásicos e dispositivos de acionamento - Tipos e características de motores trifásicos; -. Introdução com rotor gaiola de

Leia mais

1. FINALIDADE. Estabelecer os requisitos a serem atendidos para o fornecimento de medidor eletrônico de energia elétrica 30(200)A.

1. FINALIDADE. Estabelecer os requisitos a serem atendidos para o fornecimento de medidor eletrônico de energia elétrica 30(200)A. MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-321.0006 MEDIDOR ELETRÔNICO DE ENERGIA ELÉTRICA 30(200)A 1/8 1. FINALIDADE Estabelecer os requisitos a serem

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO FOLHA MEDIDOR ELETRÔNICO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA REDE MONOFÁSICA 3 FIOS PADRONIZAÇÃO APROVAÇÃO ELABORAÇÃO VISTO

CÓDIGO TÍTULO FOLHA MEDIDOR ELETRÔNICO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA REDE MONOFÁSICA 3 FIOS PADRONIZAÇÃO APROVAÇÃO ELABORAÇÃO VISTO MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-321.0013 MEDIDOR ELETRÔNICO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA REDE MONOFÁSICA 3 FIOS 1/8 1. FINALIDADE Estabelecer os

Leia mais

XC612 - BANCO DE ENSAIOS MODULAR PARA INVERSOR DE FREQUÊNCIA COM REDE

XC612 - BANCO DE ENSAIOS MODULAR PARA INVERSOR DE FREQUÊNCIA COM REDE XC612 - BANCO DE ENSAIOS MODULAR PARA INVERSOR DE FREQUÊNCIA COM REDE AUTOMAÇÃO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DESCRIÇÃO CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS ESTRUTURA - Em perfil de alumínio anodizado com acabamento em

Leia mais

Os avanços da tecnologia e redução dos custos tornam cada vez mais comum a utilização de sistemas de controle eletrônico de motores.

Os avanços da tecnologia e redução dos custos tornam cada vez mais comum a utilização de sistemas de controle eletrônico de motores. Os avanços da tecnologia e redução dos custos tornam cada vez mais comum a utilização de sistemas de controle eletrônico de motores. Há grande demanda dessas soluções pois segundo pesquisas, o Brasil ainda

Leia mais

Monitor LCD 15. Modelo: MD LCD 15 DIEBOLD

Monitor LCD 15. Modelo: MD LCD 15 DIEBOLD Monitor LCD 15 Modelo: MD LCD 15 DIEBOLD Informações de Segurança Não abra o monitor: - Nenhuma peça pode ser manuseada pelo usuário. - Há voltagens perigosas, até mesmo quando estiver desligado. - Se

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TEMA: INVERSOR DE FREQUÊNCIA MODELO: WEG CFW 08 OBJETIVO 1. EFETUAR A PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE COMANDOS DE PARAMETRIZAÇÃO PARA OBTER A CURVA TORQUE X VELOCIDADE DE UM MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO 2. COLOCAR

Leia mais

Consensum Indústria e Comércio Ltda

Consensum Indústria e Comércio Ltda Consensum Indústria e Comércio Ltda Caixa Postal 28 Fone: (12) 3152 4439 Av. Oswaldo Aranha, 1890 Fax: (12) 3152 6413 12606-001 Lorena SP CNPJ: 67 097 329 / 0001-93 e-mail: sensum@sensum.com.br IE: 420

Leia mais

Minidisjuntores - MDW e MDWH

Minidisjuntores - MDW e MDWH A linha de minidisjuntores MDW e MDWH oferece proteção contra sobrecarga e curto-circuito em condutores elétricos, atendendo as curvas características de disparo B e C, conforme a norma NBR NM 60898 e

Leia mais

Módulo PEXT Millenium

Módulo PEXT Millenium Características & Interligação Módulo PEXT Millenium Módulo Potência Externa Revisão 00 de 08/03/11 Direitos Reservados à Todas as informações contidas neste manual são de uso exclusivo da Equipamentos

Leia mais

3B SCIENTIFIC FÍSICA. Instruções de operação

3B SCIENTIFIC FÍSICA. Instruções de operação 3B SCIENTIFIC FÍSICA Fonte de alimentação de alta tensão kv (23 V, 5/6 Hz) 9234 Fonte de alimentação de alta tensão kv (5 V, 5/6 Hz) 238 Instruções de operação 3/6 SD O aparelho fonte de alimentação de

Leia mais

ENTRAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA. HP Manual do Usuário

ENTRAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA. HP Manual do Usuário ENTRAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA. HP5200 - Manual do Usuário Ler o manual antes de usar o aparelho. ATENÇÃO Durante o teste de rigidez dielétrica é necessário isolar o equipamento

Leia mais

Acionamento de máquinas elétricas

Acionamento de máquinas elétricas Acionamento de máquinas elétricas Botoeiras Fim de curso e pressostato Relés Temporizadores Contatores Fusíveis Disjuntores Relé térmico ou de sobrecarga Partida direta de motores trifásicos Chave

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE RELATÓRIO DE ENSAIO Nº 78100

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE RELATÓRIO DE ENSAIO Nº 78100 INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 Cidade Universitária Butantã CEP 05508-010 São Paulo SP BRASIL www.iee.usp.br CNPJ: 63.025.530/0042-82 Inscrição Estadual: isento 1 de

Leia mais

1. FINALIDADE. Estabelecer os requisitos a serem atendidos para o fornecimento de medidor eletrônico de energia elétrica. 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO

1. FINALIDADE. Estabelecer os requisitos a serem atendidos para o fornecimento de medidor eletrônico de energia elétrica. 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-321.0015 MEDIDOR ELETRÔNICO DE ENERGIA ELÉTRICA COM SAÍDA RS485 1/8 1. FINALIDADE Estabelecer os requisitos a

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE A reprodução deste documento não pode ser parcial e depende da aprovação por escrito do laboratório; O conteúdo e as conclusões aqui apresentadas são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO FOLHA MULTIMEDIDOR COM QUALIDADE DE ENERGIA PARA SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA FATURAMENTO DE FRONTEIRA

CÓDIGO TÍTULO FOLHA MULTIMEDIDOR COM QUALIDADE DE ENERGIA PARA SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA FATURAMENTO DE FRONTEIRA MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-321.0018 MULTIMEDIDOR COM QUALIDADE DE ENERGIA PARA SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA FATURAMENTO DE FRONTEIRA 1/8 1. FINALIDADE

Leia mais

A foto ilustra os modelos das fontes disponíveis.

A foto ilustra os modelos das fontes disponíveis. Descrição do Produto A Série Energy da Altus traz uma solução confiável para um dos pontos mais críticos em uma aplicação industrial: o fornecimento de alimentação para todos os dispositivos do sistema

Leia mais

Galtrans MANUAL DE INSTRUÇÕES PAINEL MOD.: CROMATEC EQUIPAMENTOS PARA GALVANOPLASTIA.

Galtrans MANUAL DE INSTRUÇÕES PAINEL MOD.: CROMATEC EQUIPAMENTOS PARA GALVANOPLASTIA. MANUAL DE INSTRUÇÕES PAINEL MOD.: CROMATEC A GALTRANS agradece pela compra deste equipamento.para assegurar o total entendimento do seu funcionamento e obter o melhor desempenho possível, leia atentamente

Leia mais

PAINEL DE PARTIDA E OPERAÇĂO SISTEMA DE DESEMPOEIRAMENTO DO FORNO PANELA CLIENTE: GRUPO AR AMBIENTAL - SP CLIENTE FINAL: FERROESTE

PAINEL DE PARTIDA E OPERAÇĂO SISTEMA DE DESEMPOEIRAMENTO DO FORNO PANELA CLIENTE: GRUPO AR AMBIENTAL - SP CLIENTE FINAL: FERROESTE 0 PAINEL DE PARTIDA E OPERAÇĂO SISTEMA DE DESEMPOEIRAMENTO DO FORNO PANELA CLIENTE: GRUPO AR AMBIENTAL - SP CLIENTE FINAL: FERROESTE FORNECEDOR: AUTOMAÇĂO INDUSTRIAL LTDA RESPONSÁVEL: Eng. Marco Antonio

Leia mais

Manual de operação. Fonte de alimentação MT 0 300V 0 1A

Manual de operação. Fonte de alimentação MT 0 300V 0 1A Manual de operação Fonte de alimentação MT 0 300V 0 1A 1 Fonte de alimentação de tensão C.C. MT CUIDADO! ESTA FONTE DE ALIMENTAÇÃO PODE CAUSAR A MORTE MESMO ESTANDO DESLIGADA! LEIA ESTAS INSTRUÇÕES ATÉ

Leia mais

Projeto 00 - Instruções examine se fechado e aberto, Saída

Projeto 00 - Instruções examine se fechado e aberto, Saída Guia de estudos 02 (Individual) Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica Período: Introdução à programação para automação Objetivos: Aplicar o conteúdo estudado nas variáveis do projeto; desenvolver circuito

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DOS ESTABILIZADORES ESTEN LINHA STANDARD

MANUAL DE INSTRUÇÕES DOS ESTABILIZADORES ESTEN LINHA STANDARD 1 1/6 MANUAL DE INSTRUÇÕES DOS ESTABILIZADORES LINHA STANDARD ÍNDICE 1.Termo de garantia 02 1.Instalação 03 1.Armazenamento 05 1.Descrição de funcionamento 05 1.Assistência Técnica 06 1.Perguntas freqüentes

Leia mais

MDS Comparador Digital

MDS Comparador Digital Metrolog Controles de Medição Ltda MDS - 1000 Comparador Digital Led verde: dentro da tolerância Painel Dianteiro Display Potenciômetro de ajuste de zero Led amarelo: limite inferior tolerância Chave seletora

Leia mais

PRÁTICA 5 - PARTIDA ELETRÔNICA: INVERSOR DE FREQUÊNCIA ESCALAR

PRÁTICA 5 - PARTIDA ELETRÔNICA: INVERSOR DE FREQUÊNCIA ESCALAR 1 Introdução Comandos Industriais Professor: Marcio Luiz Magri Kimpara PRÁTICA 5 - PARTIDA ELETRÔNICA: INVERSOR DE FREQUÊNCIA ESCALAR O funcionamento dos inversores de frequência com controle escalar está

Leia mais

RVC MANUAL POSICIONADOR DE VÁLVULAS MOD. RVC420 R1. Indústria e Comércio de Atuadores RVC Eireli EPP. Dê Preferência aos produtos Fabricados no Brasil

RVC MANUAL POSICIONADOR DE VÁLVULAS MOD. RVC420 R1. Indústria e Comércio de Atuadores RVC Eireli EPP. Dê Preferência aos produtos Fabricados no Brasil MANUAL POSICIONADOR DE VÁLVULAS MOD. RVC420 R1 (PLACAS FABRICADAS APÓS 07/05/2017) Site: www.rvc.com.br E-mail: ricardo@rvc.com.br 1. Introdução O Posicionador de válvulas mod. RVC420 consiste em um equipamento

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO FOLHA MEDIDOR ELETRÔNICO DE ENERGIA ELÉTRICA COM SAÍDA RS485 PADRONIZAÇÃO APROVAÇÃO ELABORAÇÃO VISTO

CÓDIGO TÍTULO FOLHA MEDIDOR ELETRÔNICO DE ENERGIA ELÉTRICA COM SAÍDA RS485 PADRONIZAÇÃO APROVAÇÃO ELABORAÇÃO VISTO MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-321.0015 MEDIDOR ELETRÔNICO DE ENERGIA ELÉTRICA COM SAÍDA RS485 1/10 1. FINALIDADE Estabelecer os requisitos

Leia mais

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS SEL0423 - LABORATÓRIO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS Conexão da máquina de indução como gerador João Victor Barbosa Fernandes NºUSP: 8659329 Josias Blos NºUSP: 8006477 Rafael Taranto Polizel NºUSP: 8551393 Rodolfo

Leia mais

Fonte Full Range Vac/Vdc 24 Vdc/ 3A

Fonte Full Range Vac/Vdc 24 Vdc/ 3A Descrição do Produto A fonte de alimentação é uma solução para aplicações de uso geral no que se refere a alimentação de controladores programáveis, sensores e comando de quadro elétricos. Tem duas saídas

Leia mais

INVERSOR MONOFÁSICO CC/CA GUARDIAN

INVERSOR MONOFÁSICO CC/CA GUARDIAN INVERSOR MONOFÁSICO CC/CA GUARDIAN MICROPROCESSADO SAÍDA SENOIDAL ISOLADA OPÇÃO EM RACK 19 Modelos de gabinetes auto-sustentados, tipo torre e rack 19. Disponíveis também em gabinete para fixação em parede.

Leia mais

ACIONAMENTOS ELÉTRICOS H1

ACIONAMENTOS ELÉTRICOS H1 ACIONAMENTOS ELÉTRICOS H1 - Conhecer os métodos de partidas de motores elétricos; especificar tipo de acionamento. H2 - Conhecer os equipamentos e dispositivos utilizados em acionamento Técnico em Eletromecânica

Leia mais

ACIONAMENTOS ELÉTRICOS H1

ACIONAMENTOS ELÉTRICOS H1 ACIONAMENTOS ELÉTRICOS H1 - Conhecer os métodos de partidas de motores elétricos; especificar tipo de acionamento. H2 - Conhecer os equipamentos e dispositivos utilizados em acionamento Técnico em Eletromecânica

Leia mais

Nome do Aluno Assinatura Nome do Aluno Assinatura. Parte Experimental

Nome do Aluno Assinatura Nome do Aluno Assinatura. Parte Experimental Nome do Aluno Assinatura Nome do Aluno Assinatura 1- A Bancada Experimental Parte Experimental Observe a montagem da figura 1. Note que o esquema possui um grau de diversidade de equipamentos bastante

Leia mais

3.4 ALIMENTAÇÃO A alimentação do controlador é feita nos terminais 13 e 14.

3.4 ALIMENTAÇÃO A alimentação do controlador é feita nos terminais 13 e 14. 9 Led indicador de visualização de tensão fase-fase. 10 Led indicador da saída 4. 11 Led indicador de visualização da temperatura. 12 Led indicador da saída 3. 13 Led indicador de visualização de tensão

Leia mais

ÍNDICE. 3.0 Instalação do receptor de sinal Ligação no receptor Ligação no painel Alimentação do painel I-Pool...

ÍNDICE. 3.0 Instalação do receptor de sinal Ligação no receptor Ligação no painel Alimentação do painel I-Pool... ÍNDICE 1.0 Introdução...2 1.1 Itens do Produto...2 2.0 Características do Produto...4 2.1 Contatora 1...4 2.2 Contatora 2...4 2.3 Contatora 3...5 2.4 Relê liga/desliga...5 3.0 Instalação do receptor de

Leia mais

Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS

Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS Índice Tela principal 2 Configuração do software 3 Cadastro e alteração de clientes 4 Importação de testes 7 Busca de relatórios 12 Tabela

Leia mais

ENTRAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA. GBT Manual do Usuário

ENTRAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA. GBT Manual do Usuário ENTRAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA. GBT2500 - Manual do Usuário ATENÇÃO Ler o manual antes de usar o aparelho. Este manual não substitui a norma vigente para o ensaio. Antes de

Leia mais

Calibradores DC80T, DC80R e DC80L

Calibradores DC80T, DC80R e DC80L CALIBRADORES PORTÁTEIS - MANUAL DE INSTRUÇÕES V1.0x A 1 INTRODUÇÃO Os calibradores série DC80 da Novus são equipamentos portáteis para medições e simulações de sinais como tensão, corrente, resistência,

Leia mais

Relés de Proteção Térmica Simotemp

Relés de Proteção Térmica Simotemp Relés de Proteção Térmica Simotemp Confiabilidade e precisão para controle e proteção de transformadores Answers for energy. A temperatura é o principal fator de envelhecimento do transformador Os relés

Leia mais

1. FINALIDADE. Estabelecer os requisitos a serem atendidos para o fornecimento de medidor eletrônico de energia elétrica para tarifa branca.

1. FINALIDADE. Estabelecer os requisitos a serem atendidos para o fornecimento de medidor eletrônico de energia elétrica para tarifa branca. MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-321.0019 MEDIDOR ELETRÔNICO PARA TARIFA BRANCA 1/9 1. FINALIDADE Estabelecer os requisitos a serem atendidos

Leia mais

Inversor Trifásico 1CV e 2CV

Inversor Trifásico 1CV e 2CV Inversor Trifásico 1CV e 2CV Página 1 de 10 Esta linha de inversores de frequência da Neotec tende a unir a versatilidade do seu firmware com o desempenho a um baixo custo. Com isso pode ser inserido em

Leia mais

TxBlock-USB INTRODUÇÃO INSTALAÇÃO MECÂNICA INSTALAÇÃO ELÉTRICA. TRANSMISSOR DE TEMPERATURA - MANUAL DE OPERAÇÃO V1.0x I

TxBlock-USB INTRODUÇÃO INSTALAÇÃO MECÂNICA INSTALAÇÃO ELÉTRICA. TRANSMISSOR DE TEMPERATURA - MANUAL DE OPERAÇÃO V1.0x I TRANSMISSOR DE TEMPERATURA - MANUAL DE OPERAÇÃO V1.0x I INTRODUÇÃO O é um transmissor de temperatura tipo 4-20 ma a dois fios para montagem em cabeçote, alimentado pelo loop de corrente. A corrente de

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Comandos Elétricos

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Comandos Elétricos Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Comandos Elétricos Heitor Medeiros Florencio Comandos Elétricos na Automação Industrial Conhecimentos de

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO CAIXA DE CALIBRAÇÃO E AFERIÇÃO DE RELÉS CCR-100

MANUAL DE OPERAÇÃO CAIXA DE CALIBRAÇÃO E AFERIÇÃO DE RELÉS CCR-100 MANUAL DE OPERAÇÃO CAIXA DE CALIBRAÇÃO E AFERIÇÃO DE RELÉS INSTRUTEMP Instrumentos de Medição Ltda Rua Fernandes Vieira, 156 Belenzinho - São Paulo - SP CEP.: 03059-023 Fone : 11 3488-0200 ESPECIFICAÇÃO

Leia mais

Notas de Aplicação. Recomendações Técnicas para instalação de CLP s. HI Tecnologia. Documento de acesso público

Notas de Aplicação. Recomendações Técnicas para instalação de CLP s. HI Tecnologia. Documento de acesso público Notas de Aplicação Recomendações Técnicas para instalação de CLP s HI Tecnologia Documento de acesso público ENA.0021 Versão 1.01 novembro-2013 HI Tecnologia Recomendações Técnicas para instalação de CLP

Leia mais

Módulo de Expansão de Entrada de Encoder EEN1 SCA06

Módulo de Expansão de Entrada de Encoder EEN1 SCA06 Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Módulo de Expansão de Entrada de Encoder EEN1 SCA06 Guia de Instalação, Configuração e Operação Índice ÍNDICE 1 INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA...

Leia mais

Objetivo: Verificar as relações de transformação monofasicamente para comprovar os dados de placa

Objetivo: Verificar as relações de transformação monofasicamente para comprovar os dados de placa Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Transformador Trifásico Marca: GHR Modelo: C130017 Testes: Relação de transformação monofásica Ferramenta Utilizada: CE-7012 ou CE- 7024 Objetivo: Verificar as relações

Leia mais

Sistema de alimentação para lâmpadas UV UV - CON

Sistema de alimentação para lâmpadas UV UV - CON Sistema de alimentação para lâmpadas UV UV - CON Manual de instalação Versão: 7 Página 1 Índice 1 Apresentação 2 Instruções de Instalação 2.1 Ligações 2.2 Ajustes 2.3 Resfriamento 2.4 Reator 3 Informações

Leia mais

PRÁTICA XVIII INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

PRÁTICA XVIII INSTALAÇÕES ELÉTRICAS CENTRO DE ESTUDOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES LTDA PRÁTICA XVIII INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SUMÁRIO PRÁTICA XVIII INSTALAÇÕES ELÉTRICAS... 2 ACIONAMENTO DO MOTOR PELO INVERSOR DE FREQUÊNCIA... 2 1.0 AJUSTE

Leia mais

Medidor Trifásico SDM630D

Medidor Trifásico SDM630D Medidor Trifásico SDM630D MANUAL DO USUÁRIO Conteúdo 1 INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA... 3 1.1 PESSOAL QUALIFICADO... 3 1.2 FINALIDADE... 4 1.3 MANUSEIO... 4 2 INTRODUÇÃO... 5 2.1 ESPEFICICAÇÕES... 5 3 DIMENSÕES...

Leia mais

Manual do Software TM 507-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS

Manual do Software TM 507-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS Manual do Software TM 507-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS Índice Tela principal 2 Configuração do software 3 Cadastro e alteração de clientes 4 Importação de testes 5 Busca de relatórios 11 Tabela padrão

Leia mais

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS DISPOSITIVO CAPAZ DE Permitir fácil diagnóstico de funcionamento ainda na fase de projeto do sistema e/ou reparos em falhas que venham a ocorrer durante

Leia mais

Minicontator Tripolar BMC Minirelé Térmico BRT-M ( Comando em ca. BMC-K e comando em cc. BMC-P )

Minicontator Tripolar BMC Minirelé Térmico BRT-M ( Comando em ca. BMC-K e comando em cc. BMC-P ) FICHA TÉCNICA BMC + BRT-M Minicontator Tripolar BMC Minirelé Térmico BRT-M ( Comando em ca. BMC-K e comando em cc. BMC-P ) Página 1 Contator de Potência Tripolares BMC Generalidade O contator é um dispositivo

Leia mais

FASÍMETRO MFA-840 MANUAL DE INSTRUÇÕES

FASÍMETRO MFA-840 MANUAL DE INSTRUÇÕES FASÍMETRO MFA-840 MANUAL DE INSTRUÇÕES ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 02 2. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA... 02 3. ESPECIFICAÇÕES... 04 3.1 Especificações Gerais... 04 4. DESCRIÇÃO DO PAINEL FRONTAL... 05 5. OPERAÇÃO...

Leia mais

UV - SEL & UV - SEL+

UV - SEL & UV - SEL+ Sistema de alimentação para lâmpadas UV UV - SEL & UV - SEL+ Manual de instalação Versão: 4 1 Apresentação 2 Instruções de Instalação 2.1 Ligações 2.2 Ajustes 2.3 Resfriamento 2.4 Diagramas esquemáticos

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA FONTE DIGITAL MODELO PS-6100

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA FONTE DIGITAL MODELO PS-6100 MANUAL DE INSTRUÇÕES DA FONTE DIGITAL MODELO PS-6100 abril 2008 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso da fonte ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. ESPECIFICAÇÕES... 2 2.1.

Leia mais

SOFT STARTER DE BAIXA TENSÃO TRACCON

SOFT STARTER DE BAIXA TENSÃO TRACCON SOFT STARTER DE BAIXA TENSÃO TRACCON 144 Varixx Soluções Inovadoras em Eletrônica varixx.com.br APLICAÇÕES Partida suave de motores elétricos de indução trifásicos BENEFÍCIOS Fácil e rápida instalação

Leia mais

Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente.

Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente. Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente. 4.4. Chave de Partida Série-Paralelo As chaves de partida série-paralelo são utilizadas

Leia mais