A UTILIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO COMO BASE INDEXADORA DO CÁLCULO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE UMA ANÁLISE EM FACE DA EDIÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE N

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A UTILIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO COMO BASE INDEXADORA DO CÁLCULO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE UMA ANÁLISE EM FACE DA EDIÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE N"

Transcrição

1 A UTILIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO COMO BASE INDEXADORA DO CÁLCULO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE UMA ANÁLISE EM FACE DA EDIÇÃO DA SÚMULA VINCULANTE N.º 4 PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Luna Schmitz 1 INTRODUÇÃO Inicialmente, impende referir que a matéria em estudo visa tutelar as relações de trabalho subordinado existentes na sociedade, de modo a garantir melhores condições laborativas. Assim, definindo o trabalhador como sujeito de direito, necessária a sua proteção em face de sua hipossuficiência. A insalubridade, em termos gerais, se caracteriza como o prejuízo diário da saúde do trabalhador que permanece exposto a agentes físicos, químicos e biológicos, os quais podem desencadear doenças e moléstias incapacitantes. Sucede que o Brasil escolheu por adotar o sistema da monetarização do risco, determinando o seu pagamento de acordo com o grau de insalubridade, calculado sobre o salário mínimo, conforme preceitua o artigo 192, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em vista disso, a problematização do assunto em apreço é necessária e de fundamental importância, uma vez que a base de cálculo para o adicional de insalubridade já foi objeto de análise do Supremo Tribunal Federal, dispondo que o salário mínimo não pode ser utilizado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou empregado. Deste modo, verifica-se uma situação desfavorável para o trabalhador que vê-se compelido a exercer sua atividade laborativa em condições nocivas a sua saúde, em troca de um sobresalário de valor ínfimo. Observa-se, ainda, que a partir do momento da monetização da vida e saúde do trabalhador a primazia pela dignidade do ser humano é deixada de lado. Outrossim, é objetivo do presente trabalho analisar o tema, bem como o enfrentamento da questão pela Corte Suprema do país, além, é claro, de contextualizar o assunto em face da lógica econômica e mercadológica. 1 Acadêmica do 7º semestre do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. lunaschmitz@bol.com.br.

2 Nesse sentido, entende o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região Sérgio Pinto Martins que o baixo valor do adicional de insalubridade incentiva o empregador a continuar exigindo o trabalho em condições insalubres, em prejuízo da saúde do trabalhador. O citado doutrinador elenca, também, como uma das propostas de alteração da legislação que o adicional em comento seja calculado sobre o salário real do empregado. 2 A advogada Cristiane Ramos Costa, por sua vez, em sua dissertação de mestrado intitulada O Direito Ambiental do Trabalho e a Insalubridade: Aspectos da Proteção Jurídica à Saúde do Trabalhador sob o Enforque dos Direitos Fundamentais, enfrenta a constitucionalidade da base de cálculo do adicional de insalubridade à luz da súmula n.º 228 do Tribunal Superior do Trabalho e o determinado na súmula vinculante n.º 4 do STF. 3 METODOLOGIA O trabalho desenvolvimento seguiu a revisão de literatura especializada e hermenêutica fenomenológica. Ademais, foi igualmente analisadas as previsões normativas do ordenamento jurídico que recebe o tema ora exposto, seja na Constituição Federal, na Consolidação das Leis do Trabalho, nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, nas súmulas editadas pelo STF e Tribunal Superior do Trabalho, ou no que dispõe a jurisprudência pátria acerca do assunto. RESULTADOS E DISCUSSÃO Conforme preleciona a doutrinadora acima citada, dentre as condições adversas do ambiente de trabalho, a que se revela mais nociva à saúde não somente do empregado, como pessoa individual, bem como de toda a comunidade que o cerca, indo inclusive muito além dessas fronteiras, está o trabalho em condições insalubres. 4 Diante dos diversos meios de neutralização desses agentes danosos, os quais podemos citar eliminação do risco, eliminação da exposição do trabalhador ao risco, isolamento do risco, nota-se que foi adotado o sistema de proteção ao trabalhador, no qual são fornecidos 2 MARTINS, Sérgio P. Direito do Trabalho. 30. Ed. São Paulo: Atlas, p COSTA, Cristiane R. O Direito Ambiental do Trabalho e a Insalubridade: Aspectos da Proteção Jurídica à Saúde do Trabalhador sob o Enforque dos Direitos Fundamentais. São Paulo: LTr, p Ibidem, p. 62.

3 equipamentos a fim de viabilizar o convívio com os agentes agressivos, valorando, igualmente, uma quantia pecuniária a título de indenização pela exposição a tais situações e elementos. No entanto, para que a atividade exercida pelo trabalhador seja enquadrada como atividade insalubre é imprescindível, consoante entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho 5, a classificação na relação oficial elencada pelo Ministério do Trabalho. Nesse ponto, vislumbra-se que a Norma Reguladora 15 da Portaria n.º 3.214/78 define quais são as atividades e operações de insalubridade em seus vários anexos. O pagamento do adicional de insalubridade dependerá de seu grau, podendo ser calculado à razão de 40% (grau máximo), 20% (grau médio) ou 10% (grau mínimo), sobre o salário mínimo. Ora, suponhamos que um determinado trabalhador realize carregamento, descarregamento ou remoção de enxofre ou sulfitos em geral, em sacos ou a granel (atividade insalubre de grau mínimo conforme NR 15 - atividades e operações insalubres, anexo n.º 13, agentes químicos 6 ). Nessa situação, receberá pelo serviço prestado, tão somente, o montante pecuniário de R$ 78,80 7, a título de adicional de insalubridade. Em que pese o adicional de insalubridade ter previsão no artigo 192 da CLT e definir seus graus e base de cálculo, o adicional de periculosidade, por sua vez, tem sua disciplina contemplada no artigo 193, dispondo no 1º que o trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. Dessa forma, vê que em situações semelhantes é aplicado tratamento distinto, uma vez que o cálculo sobre o adicional de periculosidade incide diretamente sobre o salário do 5 Súmula nº 448 do TST - ATIVIDADE INSALUBRE. CARACTERIZAÇÃO. PREVISÃO NA NORMA REGULAMENTADORA Nº 15 DA PORTARIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO Nº 3.214/78. INSTALAÇÕES SANITÁRIAS. (Conversão da Orientação Jurisprudencial nº 4 da SBDI-1 com nova redação do item II) Res. 194/2014, DEJT divulgado em 21, 22 e I - Não basta a constatação da insalubridade por meio de laudo pericial para que o empregado tenha direito ao respectivo adicional, sendo necessária a classificação da atividade insalubre na relação oficial elaborada pelo Ministério do Trabalho. II A higienização de instalações sanitárias de uso público ou coletivo de grande circulação, e a respectiva coleta de lixo, por não se equiparar à limpeza em residências e escritórios, enseja o pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo, incidindo o disposto no Anexo 14 da NR-15 da Portaria do MTE nº 3.214/78 quanto à coleta e industrialização de lixo urbano. (grifei) 6 BRASIL. Norma Reguladora 15: Atividades e Operações Insalubres. Anexo 13. Agentes Químicos. Ministério do Trabalho e Emprego. Disponível em: < Acesso em 29 mar Considerando o salário mínimo nacional vigente no ano de 2015.

4 empregado, enquanto no adicional de insalubridade a base de cálculo é feita sobre o salário mínimo. Com a publicação da súmula vinculante n.º 4 em 2008, o STF enfrentou questão controvertida na área trabalhista, vedando, assim, a vinculação do salário mínimo sobre a base de cálculo para o adicional de insalubridade: Súmula Vinculante 4 Salvo nos casos previstos na Constituição, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado, nem ser substituído por decisão judicial. Com via de consequência, no mesmo ano, o Tribunal Superior do Trabalho editou a súmula n.º 228, definindo o salário básico como fator do cálculo para o adicional de insalubridade. Ocorre que, a mudança trazida pelos ditames causou descontentamento por parte daqueles a quem cabe pagar o preço pela insalubridade existente em seus estabelecimento 8. Destarte, a objeção à súmula foi no sentido que a mesma contrariava a própria súmula vinculante n.º 4 do STF, tendo em vista que estaria substituindo regra prevista em lei por decisão judicial. Com efeito, foi proposta reclamação pela Confederação Nacional da Indústria, tendo o STF deferido a liminar para suspender a aplicação da súmula editada pelo TST. Desta forma, concluiu-se que ainda que reconhecida a inconstitucionalidade do artigo 192 da CLT e, por conseguinte, da própria Súmula n.º 228 do TST, tem-se que a parte final da Súmula Vinculante n.º 4 do STF não permite criar critério novo por decisão judicial. 9 CONCLUSÕES Diante do exposto, verifica-se que apesar de declarada a inconstitucionalidade da utilização do salário mínimo como base de cálculo do adicional de insalubridade, resta suspensa a aplicação da súmula 228 do TST, tendo em vista que para a observação desta é necessário que ocorra alteração na própria lei. Desta feita, o trabalhador, em face da sua hipossuficiência, continua compelido a trabalhar em contato com agentes nocivos, vendendo, para isto, sua saúde em troca de uma indenização ínfima. Salienta-se, ainda, a improbabilidade de alteração na legislação, isto porque, o trabalhador fica à mercê dos parlamentares que visam e, muitas vezes, defendem os 8 COSTA, Cristiane R. O Direito Ambiental do Trabalho e a Insalubridade: Aspectos da Proteção Jurídica à Saúde do Trabalhador sob o Enforque dos Direitos Fundamentais. São Paulo: LTr, p.87 9 Processo: AIRR 1121/ Data de julgamento: , Relator Ministro: Ives Gandra Martins Filho, 7ª Turma, Data de Publicação: DJ

5 interesses patronais. Ademais, notório que para a classe empregadora é muito mais vantajoso pagar um valor quase que insignificante do que eliminar o agente nocivo ou indenizar o trabalhador utilizando como base o salário que este recebe. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho: Decreto-Lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943, atualizado até a alteração realizada em Disponível em: < Acesso em 29 mar BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Emenda Constitucional n. 86, de Disponível em: < Acesso em 29 mar BRASIL: Superior Tribunal do Trabalho. Processo: AIRR 1121/ Data de julgamento: , Relator Ministro: Ives Gandra Martins Filho, 7ª Turma, Data de Publicação: DJ Brasília, DF: TST, BRASIL: Superior Tribunal do Trabalho. Súmula n In: Brasília, DF: TST, BRASIL: Superior Tribunal do Trabalho. Súmula n In: Brasília, DF: TST, BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula Vinculante n. 4. In: Brasília, DF: STF, COSTA, Cristiane R. O Direito Ambiental do Trabalho e a Insalubridade: Aspectos da Proteção Jurídica à Saúde do Trabalhador sob o Enfoque dos Direitos Fundamentais. São Paulo: LTr, MARTINS, Sérgio P. Direito do Trabalho. 30. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

DIREITO DO TRABALHO. Insalubridade e periculosidade. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Insalubridade e periculosidade. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Insalubridade e periculosidade Prof. Hermes Cramacon Atividades insalubres art. 189 CLT São consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Adicionais Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Adicionais Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e salário Adicionais Parte I Prof. Cláudio Freitas ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE (v. art.7º, XXXIII da CRFB/88) 1- INSALUBRIDADE CLT. Art. 189 - Serão consideradas

Leia mais

ATIVIDADES PERIGOSAS OU INSALUBRES PROFESSOR LEANDRO ANTUNES ATIVIDADES OU OPERAÇÕES INSALUBRES Art. 189 Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte I. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte I. Prof. DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Prof. Cláudio Freitas - Base legal: artigo 7º, XXXIV, CRFB/88 e artigos 189 a 197 da CLT. - Adicional de Insalubridade: Observações:

Leia mais

SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO

SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO Súmula nº 39 do TST PERICULOSIDADE (mantida) - Res. Os empregados que operam em bomba de gasolina têm direito ao adicional

Leia mais

Assunto: Cirurgião-Dentista/ Adicional de Insalubridade/ Adicional de Periculosidade. PARECER

Assunto: Cirurgião-Dentista/ Adicional de Insalubridade/ Adicional de Periculosidade. PARECER CRO-RJ ASJUR / 2017 Assunto: Cirurgião-Dentista/ Adicional de Insalubridade/ Adicional de Periculosidade. Pareceristas: ALEXANDRE PESSOA e RAUL BARRETO PARECER No intuito de dirimir dúvidas suscitadas

Leia mais

RUBENS CENCI MOTTA - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina

RUBENS CENCI MOTTA - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina RUBENS CENCI MOTTA gumiermotta@gumiermotta.com - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina Legal e Perícia Médica; Certificado pela Associação Médica

Leia mais

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. Aspectos Técnicos e Práticos

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE. Aspectos Técnicos e Práticos INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE Aspectos Técnicos e Práticos 1ª edição 1994 2ª edição 1995 3ª edição 1997 4ª edição 1998 5ª edição 2000 6ª edição 2002 7ª edição 2004 8ª edição 2007 9ª edição 2009 10ª edição

Leia mais

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta.

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. a) O adiantamento da gratificação natalina deve ser pago no mesmo mês para todos os empregados da empresa,

Leia mais

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Aula 12 Segurança e medicina do trabalho.

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Aula 12 Segurança e medicina do trabalho. Aula 12 Segurança e medicina do trabalho. Conteúdo Programático desta aula Segurança e medicina do trabalho: evolução e objetivos da segurança e medicina do trabalho, insalubridade e periculosidade, prevenção

Leia mais

PROCESSO: RTOrd

PROCESSO: RTOrd ACÓRDÃO 9ª Turma PROCESSO: 0022300-36.2009.5.01.0341 - RTOrd ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CÁLCULO. O STF há muito, repudia a adoção do salário mínimo como base de cálculo para qualquer outra relação

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

INSALUBRIDADE & PERICULOSIDADE

INSALUBRIDADE & PERICULOSIDADE INSALUBRIDADE & PERICULOSIDADE AS NOVAS INTERPRETAÇÕES DO TST ODEMIRO J B FARIAS INTRODUÇÃO As equivocadas interpretações da legislação e da jurisprudência, cometidas por alguns peritos nas suas conclusões

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Embargos no TST Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Embargos no TST Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde EMBARGOS NO TST embargos infringentes embargos de divergência 1) Embargos infringentes (CLT, art. 894, I, a c/c art. 2 º,

Leia mais

* FRANCISCO ANTONIO DE OLIVEIRA

* FRANCISCO ANTONIO DE OLIVEIRA 1 Da súmula 228 do TST. Da Súmula Vinculante nº 4 do STF. Da autorização residual prevista no RE 565.714/SP. Do princípio repristinatório Nota: Publicado no Suplemento Trabalhista LTr. 119/2008 e na Revista

Leia mais

Eis um breve relatório.

Eis um breve relatório. Brasília, 18 de Setembro de 2008. À Federação Nacional dos Médicos- FENAM. A/C EMENTA: Salário mínimo, vedação, base de cálculo, pagamento, adicional de insalubridade. Trata-se de parecer requerido pela

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Parte 2 Prof.ª Eliane Conde A Justiça do Trabalho não tem competência para processar e julgar Ação de Cobrança ajuizada por profissional

Leia mais

Manifesto 03. Atividades insalubres e perigosas DAS ATIVIDADES INSALUBRES OU PERIGOSAS

Manifesto 03. Atividades insalubres e perigosas DAS ATIVIDADES INSALUBRES OU PERIGOSAS Manifesto 03 Segurança e Saúde no Trabalho Atividades insalubres e perigosas DAS ATIVIDADES INSALUBRES OU PERIGOSAS Art. 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua

Leia mais

DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES

DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PREVISÃO LEGAL O pagamento de adicional de insalubridade, encontra-se determinado pela Constituição Federal,

Leia mais

LAUDO DE PERICULOSIDADE

LAUDO DE PERICULOSIDADE LAUDO DE PERICULOSIDADE Empresa: LOIO SORVETES LTDA - FILIAL. Equipe Técnica Executora: Ana Priscilla de Oliveira Gomes Engª de Segurança no Trabalho CREA 18952 INTRODUÇÃO A elaboração do Laudo Técnico

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE VIGÊNCIA: MAIO DE 2017 à MAIO DE 2018. Empresa: ABREU LOIO SORVETES LTDA EPP (MATRIZ) Responsável Técnico: REGINALDO BESERRA ALVES Engº Segurança no Trabalho CREA 5907-D/ PB INTRODUÇÃO A elaboração do

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DA DECLARAÇÃO DE CONSTITUCIONALIDADE DO ART. 71, 1º, DA LEI Nº 8.666/93,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Prof. Alexandre Demidoff AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO E SÍNDROME DA INEFETIVIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS Previsão constitucional

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 JURISDIÇÃO 1- Generalidades 2- Imunidade de execução 2.1- Estados Estrangeiros RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. ESTADO ESTRANGEIRO. REPÚBLICA

Leia mais

Despacho de admissibilidade às fls. 449/449-v.

Despacho de admissibilidade às fls. 449/449-v. 1 de 8 25/1/2012 15:39 A C Ó R D Ã O NULIDADE DO ACÓRDÃO POR NEGATIVA DE PRESTAÇÃO JURISDICIONAL. Para que configure demonstrada a negativa de prestação jurisdicional ensejadora do conhecimento do recurso

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE VIGÊNCIA: MAIO DE 2017 à MAIO DE 2018. Empresa: GLACIAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SORVETES LTDA Responsável Técnico: REGINALDO BESERRA ALVES Engº Segurança no Trabalho CREA 5907-D/ PB INTRODUÇÃO A elaboração

Leia mais

Insalubridade Os Riscos Biológicos em Estabelecimentos de Serviços de Saúde. Histórico e Legislação

Insalubridade Os Riscos Biológicos em Estabelecimentos de Serviços de Saúde. Histórico e Legislação Insalubridade Os Riscos Biológicos em Estabelecimentos de Serviços de Saúde Histórico e Legislação Interpretação de normas jurídicas para: - Advogados - Assistentes Técnicos (Médicos e Engenheiros do Trabalho)

Leia mais

TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO PROFª KILMA GALINDO (ESP. DIR. CONSTITUCIONAL)

TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO PROFª KILMA GALINDO (ESP. DIR. CONSTITUCIONAL) TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO PROFª KILMA GALINDO (ESP. DIR. CONSTITUCIONAL) kilmagalindoprof@yahoo.com.br PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUÍDO Soberano Primário Permanente Inicial / inaugural Ilimitado

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 1- COMPETÊNCIA 1.1- COMPETÊNCIA MATERIAL Constituição Federal Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I- as ações oriundas

Leia mais

TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos

TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos Por Gustavo Filipe Barbosa Garcia Há intenso debate a respeito da integração dos direitos previstos em instrumentos normativos coletivos

Leia mais

CURSO DE ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL AGOSTO 2011

CURSO DE ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL AGOSTO 2011 CURSO DE ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL AGOSTO 2011 Prof. Homero Batista Mateus da Silva Tema: Segurança e medicina do trabalho Plano de trabalho: 1. Súmulas:17,39,47,70,80,132 I e II, 137, 139, 162, 191,

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições Profissionais. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições Profissionais. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições Profissionais Real Direto Fiscal Proporcional Periódico Legislação Básica Constituição Federal, art. 149 CLT, Art. 580. Lei 12.514/11 Contribuições Profissionais

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 20: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 20: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE EI: 0.04.2005 ANUAL DE PESSOAL ÓD: 20 CAP: ÓDULO 20: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE CAPÍTULO : APRESENTAÇÃO FINALIDADE Estabelecer as normas de concessão de adicional de insalubridade e de

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº 2702/2014 - PGGB

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº 2702/2014 - PGGB MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº 2702/2014 - PGGB RECLAMAÇÃO nº 18.501/SP RECLTE.(S) : UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS PROC.(A/S)(ES): ROSA MARIA RAIMUNDO RECLDO.(A/S) :

Leia mais

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 1 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. Segundo a Portaria Ministerial número 3214 de 08 de junho de 1978, na sua Norma Regulamentadora de número

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE KRAFOAM DA AMAZÔNIA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS LTDA SASMET SERVIÇO DE ASSESSORIA EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ELABORADO POR APROVADO POR EMPRESA: DATA Paloma de Paula

Leia mais

A RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL 6275 DE SÃO PAULO: CONSTITUCIONAL, PORÉM JUSTA AO TRABALHADOR FACE AOS POSSÍVEIS DANOS À SUA SAÚDE?

A RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL 6275 DE SÃO PAULO: CONSTITUCIONAL, PORÉM JUSTA AO TRABALHADOR FACE AOS POSSÍVEIS DANOS À SUA SAÚDE? A RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL 6275 DE SÃO PAULO: CONSTITUCIONAL, PORÉM JUSTA AO TRABALHADOR FACE AOS POSSÍVEIS DANOS À SUA SAÚDE? DIAS, Rodrigo dos Santos 1 ZAGARINO JR, Sérgio 2 ADORNO, Paulo Alves 3 BRUM,

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE.

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. VIGÊNCIA: JANEIRO DE 2016 à JANEIRO DE 2017 Empresa: PANIFICADORA CONDE LTDA FILIAL 03 Responsável Técnico: Reginaldo Beserra Alves Engº Segurança do Trabalho CREA 5907

Leia mais

A REMUNERAÇÃO DO TRABALHADOR COMO BASE DE CÁLCULO DO

A REMUNERAÇÃO DO TRABALHADOR COMO BASE DE CÁLCULO DO A REMUNERAÇÃO DO TRABALHADOR COMO BASE DE CÁLCULO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE Cesar Henrique Kluge 1 I - Introdução O presente artigo visa refletir sobre a base de cálculo do adicional a que faz juz

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE PANIFICADORA CONDE LTDA CONDE DO PÃO FILIAL 3 SASMET SERVIÇO DE ASSESSORIA EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ELABORADO POR APROVADO POR EMPRESA: DATA Ana Priscilla de

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO INTRODUÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO ACIDENTES DO TRABALHO DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO AÇÕES TRABALHISTAS RESPONDABILIDADE

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE VIGÊNCIA: JANEIRO DE 2018 à JANEIRO DE 2019 Empresa: PANIFICADORA CONDE LTDA FILIAL II Responsável Técnico: Reginaldo Beserra Alves Engº Segurança do Trabalho CREA 5.907

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE PANIFICADORA CONDE LTDA SASMET SERVIÇO DE ASSESSORIA EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ELABORADO POR APROVADO POR EMPRESA: DATA Ana Priscilla de Oliveira Gomes Engenheira

Leia mais

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Jornada de Trabalho TEMPO A DISPOSIÇÃO: - É o período em que o empregado esteja a disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. - Não será considerado tempo

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2012 (Do Sr. Major Fábio)

PROJETO DE LEI N o, DE 2012 (Do Sr. Major Fábio) PROJETO DE LEI N o, DE 2012 (Do Sr. Major Fábio) Acrescenta o Art. 59-A à Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943, para dispor sobre o regime de

Leia mais

Súmula Vinculante 33: breves considerações

Súmula Vinculante 33: breves considerações Súmula Vinculante 33: breves considerações Pequeno estudo da nova Súmula Vinculante publicada pelo Supremo Tribunal Federal em abril desse ano. Publicado por Mariana Hemprich Em abril de 2014 foi publicada

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 Nas relações de emprego por prazo indeterminado, quando

Leia mais

INVESTIR EM SEGURANCA DO TRABALHO? Cels: (54) // (51)

INVESTIR EM SEGURANCA DO TRABALHO? Cels: (54) // (51) INVESTIR EM SEGURANCA DO TRABALHO? Email: gilberto.fontes@yahoo.com.br 1 Despesas: -impostos; $ venda do produto -folha de pagamento; -material em geral; -etc. -PPRA -PCMSO -TREINAMENTOS -SEG. TRAB. $

Leia mais

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO CONCEITO: É O ESPAÇO DO EXERCÍCIO DO PODER JURISDICIONAL. NOSSO ESTUDO SERÁ DIRECIONADO EM DUAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS, E SÃO ELAS: Competência em Razão da Matéria art.

Leia mais

LAUDO 016/2014 ATIVIDADE DE LIMPEZA ÁREA PÚBLICA - PMPA

LAUDO 016/2014 ATIVIDADE DE LIMPEZA ÁREA PÚBLICA - PMPA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SMS GERÊNCIA DE SAÚDE DO SERVIDOR MUNICIPAL EQUIPE DE PERÍCIA TÉCNICA EPT LAUDO 016/2014 ATIVIDADE DE LIMPEZA ÁREA PÚBLICA - PMPA LAUDO

Leia mais

EMENDA Nº CCJ (SUBSTITUTIVO) (ao PLS nº 230, de 2018) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2018

EMENDA Nº CCJ (SUBSTITUTIVO) (ao PLS nº 230, de 2018) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2018 SENADO FEDERAL Gabinete da Senadora SIMONE TEBET EMENDA Nº CCJ (SUBSTITUTIVO) (ao PLS nº 230, de 2018) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2018 Modifica a redação do art. 394-A da Consolidação das Leis do

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE.

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. VIGÊNCIA: FEVEREIRO DE 2015 à FEVEREIRO DE 2016 Empresa: PANIFICADORA CONDE LTDA MATRIZ Equipe Técnica Executora: Reginaldo Beserra Alves Engº Segurança do Trabalho CREA

Leia mais

Nesse contexto dispõe o artigo 40, 4, inciso III, da Constituição Federal:

Nesse contexto dispõe o artigo 40, 4, inciso III, da Constituição Federal: ABONO DE PERMANÊNCIA SERVIDOR PÚBLICO COM DEFICIÊNCIA - NECESSIDADE DE DECISÃO JUDICIAL PARA APLICAÇÃO ANALÓGICA DA LC 142/2013 REGULAMENTANDO O ART 40, 4,I DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Diego Wellington Leonel

Leia mais

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização:

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização: As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral Temas : 1 Horas Extras; 2 Intervalos Interjornadas; 3 Intervalos de Refeição e ou Repouso; 4 Substituição e Acúmulo de

Leia mais

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE: BASE DE CÁLCULO APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE: BASE DE CÁLCULO APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE: BASE DE CÁLCULO APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Marlete Maria da Cruz Corrêa da Silva 1 Resumo A base de cálculo do adicional de no Direito do trabalho brasileiro é sobre

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4ª Turma) GMCB/cml

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4ª Turma) GMCB/cml A C Ó R D Ã O (4ª Turma) GMCB/cml RECURSO DE REVISTA. CRÉDITOS TRABALHISTAS. CORREÇÃO MONETÁRIA. ATUALIZAÇÃO PELO IPCA-E. TAXA REFERENCIAL. APLICAÇÃO DO ARTIGO 39 DA LEI Nº 8.177/91. PARCIAL PROVIMENTO.

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 As Férias é um direito do empregado e indisponível; As férias

Leia mais

A Efetividade das Convenções da Organização Internacional do Trabalho

A Efetividade das Convenções da Organização Internacional do Trabalho A Efetividade das Convenções da Organização Internacional do Trabalho Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira; Alder Thiago Basto; Edson Henrique de Carvalho Universidade Santa Cecilia - Unisanta, Santos-SP

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO

CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO 44ª edição Homenagem a Armando Casimiro Costa 1918-2014 1ª Edição 1979 2ª Edição 1980 3ª Edição 1981 4ª Edição 1982 5ª Edição 1983 6ª Edição 1984 7ª Edição 1984 8ª Edição

Leia mais

PERICULOSIDADE MARÍTIMO

PERICULOSIDADE MARÍTIMO Página 1 de 7 Empresa: Transglobal Serviços Ltda CNPJ: 01.362.266.0001-47 Elaborado: SASMET: Kelp-Serviços Médicos Ltda Vigência: Setembro de 2018 à Setembro de 2019. Responsável Técnico: Thiago de Araújo

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO FONTE DE NOTÍCIAS

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO FONTE DE NOTÍCIAS Prezados (as) Senhores (as), Para conhecimento, reproduzimos informações de diversas fontes, referentes à área de Segurança, Saúde e Medicina no Trabalho. INFORMATIVO 001-15 DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO PORTARIA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS ALTA FLORESTA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS ALTA FLORESTA Processo nº: 23747.038155.2015-85 Interessado: Campus Alta Floresta Objeto: Contratação de serviços de limpeza, asseio e conservação, sem o fornecimento de materiais, para o IFMT Campus Alta Floresta,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO DR. THIAGO TRINDADE ABREU DA SILVA MENEGALDO Advogado Trabalhista, Sócio no escritório Geromes e Menegaldo Sociedade de Advogados, Professor em diversos cursos de

Leia mais

PAINEL: FORMAS DE CONTRATAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DEBATEDOR: JOSÉ CARLOS GAMA - PRESIDENTE CONSELHO JURÍDICO CBIC EMPRESÁRIO E ADVOGADO

PAINEL: FORMAS DE CONTRATAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DEBATEDOR: JOSÉ CARLOS GAMA - PRESIDENTE CONSELHO JURÍDICO CBIC EMPRESÁRIO E ADVOGADO PAINEL: FORMAS DE CONTRATAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DEBATEDOR: JOSÉ CARLOS GAMA - PRESIDENTE CONSELHO JURÍDICO CBIC EMPRESÁRIO E ADVOGADO REFORMA TRABALHISTA: Lei 13.429/2017 trabalho temporário e terceirização;

Leia mais

Súmulas, OJs e Precedentes Normativos do TST, por assunto

Súmulas, OJs e Precedentes Normativos do TST, por assunto Súmulas, OJs e Precedentes Normativos do TST, por assunto 1 a Edição Abril, 2011 2 a Edição Julho, 2011 3 a Edição Março, 2012 3 a Edição 2 a Tiragem Março, 2012 3 a Edição 3 a Tiragem Maio, 2012 4 a Edição

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 3.734, DE 2008 Altera a Lei nº 3.999, de 15 de dezembro de 1961, que altera o salário-mínimo dos médicos e cirurgiões-dentistas.

Leia mais

MÓDULO 3: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO - II TEMA 3 - SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

MÓDULO 3: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO - II TEMA 3 - SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO MÓDULO 3: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO - II TEMA 3 - SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Aula III Suspensões Por Motivo Ilícito Que Se Atribui ao Empregado. Suspensão Disciplinar. Suspensão

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

DIREITO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES DIREITO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES Princípios Específicos do Direito do Trabalho 1- Princípio da Proteção, Protetor, da favorabilidade, da tutela, tuitivo ou corretor de desigualdades

Leia mais

Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Tema: Remuneração, salário e benefícios.

Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Tema: Remuneração, salário e benefícios. Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Início: 1º de agosto de 2012. Término: 12 de dezembro de 2012. Total: 20 aulas de 1h45 Tema: Remuneração, salário e benefícios.

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 339175 Levando-se em consideração os princípios do Direito material do Trabalho, considere: I. O princípio da boa-fé subjetiva, amplamente aplicado no direito individual do trabalho, pressupõe

Leia mais

PROCESSO Nº TST-AIRR A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Dr/Vb/gr/mm

PROCESSO Nº TST-AIRR A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Dr/Vb/gr/mm A C Ó R D Ã O (8ª Turma) GMDMC/Dr/Vb/gr/mm AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. RITO SUMARÍSSIMO. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. CALOR EXCESSIVO. MOTORISTA DE ÔNIBUS. A indicação de mácula a norma

Leia mais

AULA 5 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 5 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 5 COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO DA COMPETÊNCIA MATERIAL NA JUSTIÇA DO TRABALHO Objetivos da disciplina conteúdo programático

Leia mais

SISTEMÁTICA RECURSAL. Lei Federal /2014 Alterações Recursais e Uniformização Jurisprudencial

SISTEMÁTICA RECURSAL. Lei Federal /2014 Alterações Recursais e Uniformização Jurisprudencial SISTEMÁTICA RECURSAL Lei Federal 13.015/2014 Alterações Recursais e Uniformização Jurisprudencial 1. Na origem o art. 893 da CLT previa: a. RECURSO DE EMBARGOS: a.1. Originariamente, o cabimento dos Embargos

Leia mais

Direito do Trabalho A Professora Simone Batista

Direito do Trabalho A Professora Simone Batista AULA: FONTES DO DIREITO DO TRABALHO FONTE = ( FONS) LATIM, NASCENTE, MANANCIAL. SENTIDO COMUM= Significa origem, procedência, nascente, mina manancial. SENTIDO JURÍDICO = FONTE sugere o meio de criação

Leia mais

ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados

ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados A INCIDÊNCIA DE IMPOSTO NA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS Roque Calixto Choairy Pinto Advogado de Almeida Guilherme Advogados e Natalia Barbieri Bortolin Advogada de Almeida Guilherme Advogados Os

Leia mais

São Paulo, 03 de abril de Ao Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui. Prezados Senhores,

São Paulo, 03 de abril de Ao Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui. Prezados Senhores, São Paulo, 03 de abril de 2013. Ao Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui Prezados Senhores, Em resposta à consulta de V.Sas., no tocante à constitucionalidade do art. 2º, da Lei nº

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica A NATUREZA REMUNERATÓRIA DA VERBA PAGA AO EMPREGADO NOS QUINZE PRIMEIROS DIAS DE FRUIÇÃO DO DIREITO A AUXÍLIO-DOENÇA INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS AO SESC E AO

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Competência na Justiça do Trabalho Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 07 PROCEDIMENTOS APLICADOS

Leia mais

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE PALESTRA INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE P A L E S T R A N T E : E N G. º S É R G I O B A P T I S T A T A B O S A E N G E N H E I R O D E S E G U R A N Ç A D O T R A B A L H O P E R I T O J U D I C I A

Leia mais

A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA

A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA Gustavo Filipe Barbosa Garcia É livre-docente e doutor pela Faculdade de Direito da USP pós-doutor e especialista em Direito

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Do grupo, Da sucessão e Da responsabilidade dos empregadores. Parte II. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Do grupo, Da sucessão e Da responsabilidade dos empregadores. Parte II. Prof. DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Do grupo, Da sucessão e Da responsabilidade dos empregadores. Parte II Prof. Cláudio Freitas - A SOLIDARIEDADE: (i) ativa, (ii) passiva. Implicações SUM-129, TST.

Leia mais

PROCESSO Nº TST-AgR-E-AIRR A C Ó R D Ã O (SDI-1) GMHCS/gam

PROCESSO Nº TST-AgR-E-AIRR A C Ó R D Ã O (SDI-1) GMHCS/gam A C Ó R D Ã O (SDI-1) GMHCS/gam AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO DE EMBARGOS EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. DECISÃO DENEGATÓRIA DO PRESIDENTE DE TURMA POR ÓBICE DA SÚMULA 353 DO TST. AUSÊNCIA

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. Rodoviário

LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE. Rodoviário LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE Rodoviário VIGÊNCIA: SETEMBRO DE 2016 à SETEMBRO DE 2017. Empresa: TRANSGLOBAL SERVIÇOS LTDA RODOVIÁRIO. Elaborado por: Reginaldo Beserra Alves Eng. Segurança no Trabalho

Leia mais

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Tecnólogo Mecatrônica

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Tecnólogo Mecatrônica SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Curso: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Tecnólogo Mecatrônica - Aula 02 NR 15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES Datas das avaliações Objetivos da

Leia mais

1ª VARA CÍVEL DE PASSOS-MG S E N T E N Ç A

1ª VARA CÍVEL DE PASSOS-MG S E N T E N Ç A S E N T E N Ç A Vistos etc. Cuida-se de pedido de reconhecimento ao direito de perceber adicional de insalubridade, no percentual de 20% sobre o salário base, bem como a sua incidência sobre férias, 1/3

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Salário de Contribuição Parcelas Integrantes e não integrantes Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - Lei nº 8.212/91 Art. 28, 8º e 9º - Decreto nº 3.048/99 Art. 214, 4º a 16 - Salário-de-contribuição

Leia mais

A reclamação não merece prosperar.

A reclamação não merece prosperar. RECLAMAÇÃO 19.275 MINAS GERAIS RELATOR : MIN. GILMAR MENDES RECLTE.(S) :EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUARIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG ADV.(A/S) :VALDIR MENDES RODRIGUES FILHO E OUTRO(A/S) RECLDO.(A/S) :JUIZ

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno COMUNICADO UCCI Nº 002/2010 ÓRGÃO: Gabinete do Prefeito ASSUNTO: Base

Leia mais

Aposentadoria especial nos RPPS

Aposentadoria especial nos RPPS Aposentadoria especial nos RPPS Quem deve emitir o PPP e os Laudos Periciais? Conversão de períodos especiais em comum para servidores públicos; Regime Jurídico único????? Mandado de Injunção e Aposentadoria

Leia mais

DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES

DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES DIREITO TRABALHO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PROFESSORA EVELIN POYARES ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PREVISÃO LEGAL O pagamento de adicional de periculosidade, encontra-se determinado pela Constituição Federal,

Leia mais

) Conforme entendimento doutrinário, jurisprudencial e legislativ o cabe ação direta de inconstitucionalidade de: Exceto.

) Conforme entendimento doutrinário, jurisprudencial e legislativ o cabe ação direta de inconstitucionalidade de: Exceto. ) Conforme entendimento doutrinário, jurisprudencial e legislativ o cabe ação direta de inconstitucionalidade de: Exceto. ADI de normas constitucionais originárias; lei ou ato normativo anterior à Constituição;

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista Prof ª. Eliane Conde RECURSO DE REVISTA Previsto no Artigo 896 da CLT, o qual sofreu alterações com a Lei 13.467 de 2017,

Leia mais

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS PARECER 10-2015 CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS Consulta-nos o Senhor João R. Sehnem, em nome da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO 1) CESGRANRIO BACEN Analista - Área 1-2009 Determinado município aprovou uma lei estabelecendo horário de funcionamento do comércio

Leia mais

EQUIPARAÇÃO SALARIAL: TERCEIRIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EQUIPARAÇÃO SALARIAL: TERCEIRIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 MAC MORAMAN EQUIPARAÇÃO SALARIAL: TERCEIRIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Projeto de monografia apresentado no Curso de Especialização em Direito Individual da FDV. VITÓRIA ES 2013 2 1. TEMA DELIMITADO

Leia mais

Boletim Jurídico da CBIC

Boletim Jurídico da CBIC Boletim Jurídico da CBIC Foi publicada na última sexta-feira (dia 01/03/2019), a medida provisória nº 873, que alterou os dispositivos da CLT que tratam sobre a contribuição sindical. Vamos entender o

Leia mais

Visão do segurado e do empregador

Visão do segurado e do empregador Visão do segurado e do empregador Limbo Jurídico Previdenciário, é a nomenclatura dada à situação do segurado que não está recebendo benefício por incapacidade do INSS, e não recebe salário da empresa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prazos Processuais Prof ª. Eliane Conde Prazo processual é o período de tempo

Leia mais

COMO MINIMIZAR OS RISCOS TRABALHISTAS EM CONDOMÍNIOS

COMO MINIMIZAR OS RISCOS TRABALHISTAS EM CONDOMÍNIOS COMO MINIMIZAR OS RISCOS TRABALHISTAS EM CONDOMÍNIOS Dr. Carlos Fagundes de Mello Nesralla OAB 58645/RS PRINCIPAIS FUNÇÕES DE TRABALHADORES EM CONDOMÍNIOS ZELADOR Responsável por manter: conservação do

Leia mais