MODELAGEM MATEMÁTICA DA PRODUÇÃO DE ETANOL UTILIZANDO AJUSTE DE CURVAS E O MODELO DE CRESCIMENTO LOGÍSTICO DE VERHULST.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MODELAGEM MATEMÁTICA DA PRODUÇÃO DE ETANOL UTILIZANDO AJUSTE DE CURVAS E O MODELO DE CRESCIMENTO LOGÍSTICO DE VERHULST."

Transcrição

1 a de junho de 9, Ijuí/RS MODELAGEM MATEMÁTICA DA PRODUÇÃO DE ETANOL UTILIZANDO AJUSTE DE CURVAS E O MODELO DE CRESCIMENTO LOGÍSTICO DE VERHULST. GT Modelagem Matemática Lucilaine Goin Abitante FAHOR lucilaine@fahor.com.br Resumo: A modelagem matemática consiste em transformar problemas reais em problemas matemáticos, oportunizando interpretar suas soluções, de modo a compreender o processo em estudo a cerca de meios para agir sobre ele. Por isso, o presente trabalho apresenta o uso da programação em MATLAB, como ferramenta suporte para análise de reais relacionados a crescimentos populacionais, como é o caso do cultivo da levedura Saccharomyces cerevisiae, que em contato com o caldo de cana de açúcar, faz a metabolização dos açúcares para seu desenvolvimento, excretando o etanol (álcool etílico hidratado), processo conhecido como fermentação alcoólica. Com o intuito de estudar o comportamento deste processo, foram obtidos na literatura [] experimentais de um processo de fermentação alcoólica em batelada para que pudessem ser aplicados os ajustes de curvas e o modelo de crescimento logístico de Verhulst. Logo, foram desenvolvidos dois programas em MATLAB, o primeiro para testar oito funções, dentre elas, modelos geométricos, exponenciais, hiperbólicos, além do linear, onde o melhor modelo é escolhido através dos mínimos quadrados, ou seja, pela menor diferença entre o valor real do problema e o valor estimado pela função. O segundo trabalha o modelo de crescimento populacional de Verhulst, que a partir da determinação da capacidade suporte, define os parâmetros do modelo que melhor se ajustam aos em estudo, de modo a possibilitar previsões de crescimento populacional por períodos mais longos, onde a população estudada nunca ultrapassará a capacidade suporte determinada. Palavras-chave: tempo, bactérias, substrato, produto, ajuste de curvas, modelo de Verhulst. Introdução A cada ano a temperatura do planeta vem aumentando e mudanças climáticas desordenadas têm provocado fenômenos naturais que até então eram inéditos. Por isso, toda atenção se volta para questões ambientais inerentes à sobrevivência dos seres vivos em um ambiente adequado a sua existência. Logo, todas as nações buscam medidas efetivas que agreguem energias limpas em detrimento as energias fósseis prejudiciais ao aquecimento global, sendo que uma destas medidas está na adesão por combustíveis oriundos de energias renováveis, como o etanol. Porém, vale ressaltar que o etanol por si só, não é a solução para o aquecimento global, mas sim parte integrante deste processo de desaquecimento do planeta. Por isso, um processo de desenvolvimento consciente dos biocombustíveis pode colaborar no ensejo desta redução almejada pelas nações.

2 a de junho de 9, Ijuí/RS Sendo assim, a modelagem está associada a processos reais sujeitos a experimentações, como é o caso da fermentação alcoólica, onde as informações obtidas experimentalmente podem ser transportadas para modelos matemáticos. Por isso, a modelagem faz a ligação entre os reais e o modelo, determinando seus parâmetros e condições de fronteira. Logo, o propósito da modelagem matemática utilizando a regressão linear ou ajuste de curva é obter uma relação funcional que comporte em seus parâmetros, qualidades ou significados inerentes ao fenômeno estudado []. Por isso, o ajuste do modelo aos é feito pelo cálculo do melhor conjunto de parâmetros, que tornam mínima a diferença entre os previstos pelo modelo e os experimentais de forma a prever um comportamento funcional para estes. Já o modelo de Verhulst propõe modelar a dinâmica das populações. Supondo que uma população que vive em um determinado meio deverá crescer até um limite máximo sustentável e depois vai tender a se estabilizar, não ultrapassando a capacidade suporte do sistema. Por isso, no presente trabalho será apresentado inicialmente um sucinto esclarecimento sobre o processo de fermentação alcoólica, onde em seguida trata-se do estudo sobre a regressão linear e o modelo de crescimento de Verhulst, com suas respectivas simulações. Processo Fermentativo em Batelada Num processo fermentativo estão envolvidos dois sistemas que interagem continuamente: a fase biológica composta pela população microbiana, ou cultura de células, e pela fase ambiental, ou meio de cultura que contém substrato e produtos do processo. As células por sua vez, consomem nutrientes e convertem substratos do ambiente em produtos. Por isso, o estudo do processo fermentativo consiste em analisar a evolução dos valores de concentração dos componentes do sistema de cultivo em função do tempo de fermentação. Estes componentes podem ser entendidos como o microrganismo (Saccharomyces cerevisae), o produto do metabolismo (etanol) e o substrato (caldo de canade-açúcar), e seus valores experimentais de concentração são X, P e S respectivamente, os quais permitem que sejam traçadas curvas de ajuste que descrevam o melhor modelo para os experimentais estu.

3 a de junho de 9, Ijuí/RS Regressão Linear Uma regressão ou ajuste de curvas é um recurso formal para expressar alguma tendência da variável dependente quando relacionada com a variável independente (BASSANEZI,, p.). Além da tendência citada por BASSANEZI, a regressão linear permite fazer previsões futuras e estimativas além do intervalo pesquisado. Porém, se o modelo pesquisado for dinâmico, deve-se levar em consideração o comportamento fenomenológico das variáveis, pois muitas vezes um simples ajuste de curvas escolhido pode expressar bem a relação entre as variáveis, mas pode não ter as condições mínimas exigidas para previsões do relacionamento futuro destas variáveis. Então, neste caso, o ajuste de curva é simplesmente uma curva que descreve uma tendência do intervalo pesquisado []. [] O ajuste é linear na forma : ;, (equação de uma reta) () Neste caso, encontram-se os parâmetros e que tornam mínimos os valores da soma dos quadrados dos desvios: () Satisfazendo necessariamente as seguintes condições: () () Desenvolvendo o sistema de equações, tem-se: () () Na impossibilidade de fazer o ajuste linear diretamente para modelos por outras funções, o método do ajuste linear é aplicável se for possível reescrever a função mediante mudança de variável na forma linear: (7)

4 a de junho de 9, Ijuí/RS Porém a regressão linear pode ser definida como um método para encontrar a melhor solução aproximada para um sistema linear da forma: (8) onde, com, logo não é quadrada, por isso não possui determinante e não é possível a inversa;, e, onde a melhor solução minimiza o funcional: (9) onde é a melhor solução aproximada do sistema, pois são vetores que minimizam a discrepância. Reescrevendo (8) agora como uma igualdade, o sistema possui uma única e melhor solução que pode ser encontrada por: () Multiplicando à esquerda de (), tem-se: () Sendo uma matriz quadrada, pode-se obter a melhor solução aproximada do sistema por: () Sendo a pseudo-inversa da matriz. Ajuste de Curvas do Processo de Fermentação Alcoólica em Batelada Utilizando o cálculo da pseudo-inversa para determinar os parâmetros e necessários ao ajuste linear, como também a mudança de variável para as funções não lineares, foi desenvolvido um programa no aplicativo MATLAB para testar oito funções a seguir descritas, dentre elas, modelos geométricos, exponenciais, hiperbólicos, além do linear, onde o melhor ajuste é dado pelo somatório do quadrado dos erros entre o valor real do problema e o valor estimado pela função.

5 a de junho de 9, Ijuí/RS (). (). (). () (7). (8) (9) () A seguir são apresentados os experimentais [] do cultivo do microorganismo Saccharomyces cerevisiae em calco de cana-de-açúcar, pelo processo de batelada, que fornecem a concentração de células, de substrato e produto a cada hora do processo por um período de 8 h. Tempo (h) X (g/l) S (g/l) P(g/L),89,9,89,9,89,9,9,,,97,,8,7,,9,9,,7 7,,,7 8, 98,,8 9,7 9, 7,,9 9,9 9,8, 87,7,9, 8,9,,7 77,,7, 7,9 9,,,7,8, 9,, 7,89, 7 8,8,7 9, 9, 8,9,,7,,,9,9,,7, 8,,,8,,9,,7,7 7,,7,7 7,,8 7,7 7,,8 8,7 7,,8 Tabela : Dados experimentais do cultivo de Saccharomyces cerevisiae em caldo de cana [].

6 a de junho de 9, Ijuí/RS Simulação do Ajuste para os Dados Experimentais da Tabela Cada uma das variáveis envolvidas no processo de fermentação alcoólica foi simulada a fim de encontrar a melhor função de ajuste, ou seja, a função que torna-se mínime a diferença entre a função escolhida e os experimentais. Inicialmente apresenta-se um resumo gráfico da aplicação dos em cada função, onde pode-se observar o comportamento de cada curva de ajuste em relação aos estu. Na sequencia a tabela com os respectivos erros do funcional quadrático, onde o menor valor de minimiza a discrepância entre a função de ajuste e os experimentais, sendo esta a função que melhor descreve o comportamento dos simulados, apresentado-se em seguida, o gráfico do melhor ajuste..simulação para a Celular A Figura apresenta o resumo da simulação da concentração celular. 7 Função (.) 8 Função (.) Função (.) Função (.) - tempo (h) Função (.7) Função (.8) Função (.9) Função (.) tempo (h) - Figura : Resumo da Simulação das oito Funções para a Celular modelo Tabela : Relação dos erros (J) das Respectivas Funções Simuladas para Células J(.) J(.) J(.) J(.) Erro J(.7) J(.8) J7(.9) J8(.) Erro.9.77e

7 a de junho de 9, Ijuí/RS 7 ajuste de curva Celular (g/l) modelo tempo (h) Figura : Ajuste de Curvas para o Crescimento de Células O modelo que minimizou o erro entre a curva de ajuste e os experimentais do crescimento de bactérias foi o modelo linear, com os parâmetros a seguir:,89,7 ().Simulação para a de Substrato A Figura apresenta o resumo da simulação da concentração de substrato. Função (.) Função (.) Função (.) Função (.) modelo Função (.7) Função (.8) Função (.9) Função (.) Figura : Resumo da Simulação das oito Funções para a de Substrato

8 a de junho de 9, Ijuí/RS Tabela : Relação dos erros (J) das Respectivas Funções Simuladas para o Substrato J(.) J(.) J(.) J(.) Erro e+ J(.7) J(.8) J7(.9) J8(.) Erro.8e+.e+.99e+.7e+ O modelo que minimizou o erro entre a curva de ajuste e os experimentais do consumo de substrato foi o modelo linear, com os parâmetros a seguir:,7,88 () ajuste de curva modelo de Substrato (g/l) 8 tempo (h) Figura : Ajuste de Curvas para a de Substrato.Simulação para a de Produto A Tabela apresenta os respectivos erros do funcional quadrático para cada função testada, e na sequencia é apresenta-se o resumo das simulações da formação de produto no fermentador pela Figura. Tabela : Relação dos erros (J) das Respectivas Funções Simuladas para o Substrato J(.) J(.) J(.) J(.) Erro.879.8e J(.7) J(.8) J7(.9) J8(.) Erro

9 a de junho de 9, Ijuí/RS Função (.) Função (.) Função (.) Função (.) - - modelo Função (.7) Função (.8) - Função (.9) Função (.) Figura : Resumo da Simulação das oito Funções para a de Produto O modelo que minimizou o erro entre a curva de ajuste e os experimentais do consumo de substrato foi o modelo linear, com os parâmetros a seguir:,899,7 () ajuste de curva modelo de Produto (g/l) - tempo (h) Figura : Ajuste de Curvas para a Formação de Produto

10 a de junho de 9, Ijuí/RS Modelo de Verhulst Aplicado ao Crescimento da População de Células O primeiro modelo que atende a variação da taxa de crescimento foi formulado pelo matemático belga Pierre F. Verhurst em 87. O modelo de Verhurst supõe que uma população vivendo num determinado meio, deverá crescer até um limite máximo sustentável, isto é, ela tende a se estabilizar []. Esta curva logística que foi proposta inicialmente para modelar a dinâmica das populações tem características fundamentais como a tendência da variável independente a estabilidade na medida em que cresce, onde o valor máximo sustentável é denominado capacidade suporte. [] Seja a equação de Verhurst: () Onde, que é a capacidade suporte do crescimento. Resolvendo () por integração, tem-se: ln () Denotando diferencial () na forma linearizada:,, ln, chega-se a solução da equação () A partir dos reais obtém-se os parâmetros do modelo através dos mínimos quadrados. (7) Onde, logo tem-se a seguinte equação: (8)

11 a de junho de 9, Ijuí/RS A tabela a seguir mostra os valores da norma do vetor erro para diferentes valores da capacidade suporte k, sendo que o valor que minimiza o funcional 7 é a capacidade suporte, Tabela : Erros referentes ao teste da Capacidade Suporte A partir da determinação do, se faz o ajuste dos do crescimento celular ao modelo de Verhulst com., determinando os parâmetros que se ajustam ao modelo, e tem-se a equação logística (8) de Verhurst:.. (9).. 7 Modelo de Verhulst 7 Estimativa com o Modelo de Verhulst Celular(g/l) modelo capacidade Tempo (h) Figura 7: Modelo de Verhulst para o Crescimento de Células Celular(g/l) estimativa capacidade Tempo (h) Figura 8: Estimativa do Modelo de Verhulst para o Crescimento de Células A Figura 7 representa o ajuste do Modelo de Verhulst aos referentes ao crescimento celular no mosto de fermentação alcoólica. Observa-se que o modelo de crescimento populacional proposto por Verhulst representa muito bem este tipo de crescimento populacional e pode ser utilizado prever uma estimativa maior de tempo. A Figura 8 apresenta uma estimativa de horas de fermentação, onde observa-se que a população celular entra em sua saturação, ou seja, não se reproduzem mais devido a alta concentração de álcool que se encontra no mosto neste período,como também a ausência de substrato para o seu consumo e desenvolvimento. Salienta-se que, se for simulado um tempo

12 a de junho de 9, Ijuí/RS muito grande para este processo, ele pode não representar realmente o fenômeno do crescimento celular, pois se as células ficarem por muito tempo em contato com altas concentrações de etanol, elas tendem a morrer. Considerações... A teoria de regressão linear trabalhada neste artigo, é uma ampla ferramenta para modelagem matemática dos mais variados sistemas, sejam eles populacionais ou não, que permite encontrar o modelo que melhor descreve os estu. Este ajuste encontrado permite muitas vezes que se use apenas a função de ajuste como ferramenta de trabalho ao invés de utilizar os experimentais. Quanto ao modelo de Verhulst, ele permite estimar a capacidade suporte do sistema em estudo a fim de determinar o limite suportado pelo sistema. Contudo, neste trabalho, não foram levados em conta os fatores inibitórios do processo de fermentação, que fazem com que as leveduras depois da sua fase estacionária comecem a decrescer, pois o etanol quando mais concentrado, causa a morte gradativa destes microorganismos. Logo, o modelo de Verhulst é bastante razoável para reproduzir populações como também projetar populações futuras, desde que não haja nenhuma conjectura que venha atrapalhar o processo. Por isso, a utilização da programação em MATLAB permite trabalhar qualquer contexto da modelagem matemática, como por exemplo, o ajuste de curvas e o modelo logístico de Verhulst, minimizando esforços de cálculo que por muitas vezes são excessivamente trabalhosos, proporcionando agilidade nos resultados, com a necessidade de apenas alguns conhecimentos básicos das ferramentas do Matlab para formulação do programa []. Referências [] HANSELMAN, Duane; LITTLEFIELD, Bruce. Matlab Versão Estudante Guia do Usuário..ed.São Paulo: Editora Makron Books do Brasil, 999. [] HISS, H. Cinética dos Processos Fermentativos. In: Schmidell, W.; Lima, U. A.; Aquarone, E.; Borzani, W. Biotecnologia Industrial,v.,.ed.-São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda,. [] RODNEY, Carlos Bassanezi. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia..ed.-são Paulo: Contexto,. [] NOBLE, B.; DANIEL, J.W. Álgebra linear aplicada. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 99.

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TAXA DE CRESCIMENTO DE CÉLULAS NO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA EM BATELADA

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TAXA DE CRESCIMENTO DE CÉLULAS NO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA EM BATELADA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TAXA DE CRESCIMENTO DE CÉLULAS NO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA EM BATELADA ACADÊMICA: ALESSANDRA

Leia mais

AJUSTE DE CURVAS NA PRODUÇÃO DE ETANOL NUM PROCESSO EM BATELADA

AJUSTE DE CURVAS NA PRODUÇÃO DE ETANOL NUM PROCESSO EM BATELADA AJUSTE DE CURVAS NA PRODUÇÃO DE ETANOL NUM PROCESSO EM BATELADA GT 04 Modelagem Matemática Andréia Simone Gretschmann UNIJUÍ andreia-simone@hotmail.com Resumo: Neste trabalho é realizado a determinação

Leia mais

MODELO LOGÍSTICO: CRESCIMENTO POPULACIONAL DO HAITI

MODELO LOGÍSTICO: CRESCIMENTO POPULACIONAL DO HAITI MODELO LOGÍSTICO: CRESCIMENTO POPULACIONAL DO HAITI BOSI, D. 1 ; GABRIEL, K. 1 ; PILATTI, C. 1 ; ROMIO, T. M. 1 ; BAVARESCO, D. 2 ; STROSCHEIN, S.D. 3 RESUMO Este trabalho apresenta resultados e discussões

Leia mais

CURSO: Bioquímica INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA

CURSO: Bioquímica INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA Turno: Integral Currículo 2010 Período 6 Tipo Obrigatória CURSO: Bioquímica INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Processos Bioquímicos e Microbiológicos Industriais Teórica 36 horas/aulas Carga Horária

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade curricular Processos Bioquímicos e Microbiológicos Industriais. Prática 36 horas/aulas EMENTA

INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade curricular Processos Bioquímicos e Microbiológicos Industriais. Prática 36 horas/aulas EMENTA Ano: 2019 CURSO: Bioquímica Turno: Integral Semestre: Primeiro Docente Responsável: Daniel Bonoto Gonçalves INFORMAÇÕES BÁSICAS Currículo 2010 Unidade curricular Processos Bioquímicos e Microbiológicos

Leia mais

PROVAS Ciência da Computação. 2 a Prova: 13/02/2014 (Quinta) Reavaliação: 20/02/2014 (Quinta)

PROVAS Ciência da Computação. 2 a Prova: 13/02/2014 (Quinta) Reavaliação: 20/02/2014 (Quinta) PROVAS Ciência da Computação 2 a Prova: 13/02/2014 (Quinta) Reavaliação: 20/02/2014 (Quinta) Ajuste de Curvas Objetivo Ajustar curvas pelo método dos mínimos quadrados 1 - INTRODUÇÃO Em geral, experimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE QUÍMICA CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ENGENHARIA BIOQUÍMICA CÓDIGO: GQB054 UNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA

Leia mais

Fatores Físicos e Químicos que Influenciam a Fermentação Alcoólica

Fatores Físicos e Químicos que Influenciam a Fermentação Alcoólica Fatores Físicos e Químicos que Influenciam a Fermentação Alcoólica CLÓVIS PARAZZI. Universidade Federal de São Carlos. Centro Ciências Agrárias -Araras SP. FERMENTAÇÃO ÁLCOÓLICA PRINCIPAIS FATORES QUE

Leia mais

X=Microrganismo. X= Microrganismo S= Substrato P= Produto. P= Produto. X=X(t) S= S(t) Limitante P= P(t) Econômico. S= Substrato

X=Microrganismo. X= Microrganismo S= Substrato P= Produto. P= Produto. X=X(t) S= S(t) Limitante P= P(t) Econômico. S= Substrato Cinética de Processos Fermentativos Cinética de Processos Fermentativos Microrganismo Microrganismo ubstrato P Produto (t) (t) Limitante P P(t) Econômico ubstrato P Produto Cinética de Processos Fermentativos

Leia mais

Código da Disciplina: Enzimologia e Tecnologia das Fermentações II

Código da Disciplina: Enzimologia e Tecnologia das Fermentações II Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: FARMÁCIA Disciplina: Código da Disciplina: Enzimologia e Tecnologia das Fermentações II 061.1713.9 DRT: Etapa: Professor(es): JOSÉ

Leia mais

MINICURSO. Uso da Calculadora Científica Casio Fx. Prof. Ms. Renato Francisco Merli

MINICURSO. Uso da Calculadora Científica Casio Fx. Prof. Ms. Renato Francisco Merli MINICURSO Uso da Calculadora Científica Casio Fx Prof. Ms. Renato Francisco Merli Sumário Antes de Começar Algumas Configurações Cálculos Básicos Cálculos com Memória Cálculos com Funções Cálculos Estatísticos

Leia mais

AJUSTE DE CURVAS PELO MÉTODO DOS QUADRADOS MÍNIMOS

AJUSTE DE CURVAS PELO MÉTODO DOS QUADRADOS MÍNIMOS AJUSTE DE CURVAS PELO MÉTODO DOS QUADRADOS MÍNIMOS Bruna Larissa Cecco 1 Angelo Fernando Fiori 2 Grazielli Vassoler 3 Resumo: Em muitos ramos da ciência, dados experimentais são utilizados para deduzir

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Medidas de grandezas físicas Valor numérico e sua incerteza, unidades apropriadas Exemplos: - Velocidade (10,02 0,04) m/s - Tempo (2,003 0,001) µs - Temperatura (273,3

Leia mais

FERMENTAÇÃO DO SUCO DO COLMO DO SORGO SACARINO PARA OBTENÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO

FERMENTAÇÃO DO SUCO DO COLMO DO SORGO SACARINO PARA OBTENÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO FERMENTAÇÃO DO SUCO DO COLMO DO SORGO SACARINO PARA OBTENÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO J. G. F. da SILVA 1, M. J. V. da SILVA 2, C. S. S. LIMA 1 e L. S. CONRADO 1 1 Universidade Federal de Campina Grande, Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Farmácia Disciplina: Enzimologia e Tecnologia das Fermentações II Professor(es): José Alves Rocha Filho Carga horária:4h/a 68 semestral

Leia mais

ANÁLISE DE REGRESSÃO É O ESTUDO E OBTENÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE VARIÁVEIS. PRETENDE-SE SABER QUAL A MELHOR ESTIMATIVA DOS PARÂMETROS DA REGRESSÃO

ANÁLISE DE REGRESSÃO É O ESTUDO E OBTENÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE VARIÁVEIS. PRETENDE-SE SABER QUAL A MELHOR ESTIMATIVA DOS PARÂMETROS DA REGRESSÃO ANÁLISE DE REGRESSÃO É O ESTUDO E OBTENÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE VARIÁVEIS. PRETENDE-SE SABER QUAL A MELHOR ESTIMATIVA DOS PARÂMETROS DA REGRESSÃO SIMPLES - QUANDO UMA VARIÁVEL Y (DEPENDENTE), É FUNÇÃO APENAS

Leia mais

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano CÁLCULO NUMÉRICO Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 4 Ajuste de Curvas AJUSTE DE CURVAS Cálculo Numérico 3/55 Introdução Em geral, experimentos geram uma gama de dados que devem

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS FERMENTATIVOS. Professora: Erika Liz

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS FERMENTATIVOS. Professora: Erika Liz INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS FERMENTATIVOS Professora: Erika Liz Características necessárias de microrganismos para aplicação industrial Apresentar elevada eficiência na conversão de nutrientes, de forma a

Leia mais

OBJETIVOS DOS CAPÍTULOS

OBJETIVOS DOS CAPÍTULOS OBJETIVOS DOS CAPÍTULOS Capítulo 1 Nesse capítulo, você notará como muitas situações práticas nas áreas de administração, economia e ciências contábeis podem ser representadas por funções matemáticas.

Leia mais

Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Respiração Microbiana

Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Respiração Microbiana Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Respiração Microbiana RESPIRAÇÃO MICROBIANA Abordagem envolvendo o consumo (ou demanda) de oxigênio Inicialmente define-se a velocidade

Leia mais

Cinética dos Processos Fermentativos

Cinética dos Processos Fermentativos Cinética dos Processos Fermentativos Cinética dos Processos Fermentativos O estudo de um processo fermentativo consiste inicialmente na análise da evolução dos valores de concentração de um ou mais componentes

Leia mais

Prof. Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira UFJF CURSO INTRODUTÓRIO DE 12 HORAS OFERECIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFABC EM NOVEMBRO DE 2017

Prof. Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira UFJF CURSO INTRODUTÓRIO DE 12 HORAS OFERECIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFABC EM NOVEMBRO DE 2017 Prof. Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira UFJF CURSO INTRODUTÓRIO DE 2 HORAS OFERECIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFABC EM NOVEMBRO DE 207 SUMÁRIO - BREVE DESCRIÇÃO, FUNDAMENTOS, CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS,

Leia mais

Anexo I - Estudo Populacional ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL

Anexo I - Estudo Populacional ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 6 2. ESTUDO POPULACIONAL... 7 3. PROJEÇÕES POPULACIONAIS... 8 Folha 2 FIGURAS Figura 1 - Distribuição da população por sexo e idade conforme censos

Leia mais

Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental

Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental Prof. Zwinglio Guimarães o semestre de 06 Tópico 7 - Ajuste de parâmetros de funções (Máxima Verossimilhança e Mínimos Quadrados) Método da máxima

Leia mais

Módulo 4 Ajuste de Curvas

Módulo 4 Ajuste de Curvas Módulo 4 Ajuste de Curvas 4.1 Intr odução Em matemática e estatística aplicada existem muitas situações onde conhecemos uma tabela de pontos (x; y), com y obtido experimentalmente e deseja se obter uma

Leia mais

FABRICAÇÃO DO ÁLCOOL INTRODUÇÃO BIORREATORES

FABRICAÇÃO DO ÁLCOOL INTRODUÇÃO BIORREATORES BIORREATORES Os processos de fermentação utilizados hoje em dia são combinações de tecnologias que melhoram o rendimento do processo. Descontínuo -com um inóculo simples por tanque {-com ou sem a Descontínuo

Leia mais

MÉTODO DE FORD-WALFORD APLICADO AO MODELO GENERALIZADO DE VON BERTALANFFY

MÉTODO DE FORD-WALFORD APLICADO AO MODELO GENERALIZADO DE VON BERTALANFFY MÉTODO DE FORD-WALFORD APLICADO AO MODELO GENERALIZADO DE VON BERTALANFFY CARLA DE AZEVEDO PAES NUNES MARIA HERMÍNIA DE PAULA LEITE MELLO 2 Resumo O método de Ford-Walford é aplicado a modelos de dinâmica

Leia mais

Universidade Federal do Paraná (UFPR) Bacharelado em Informática Biomédica. Regressão. David Menotti.

Universidade Federal do Paraná (UFPR) Bacharelado em Informática Biomédica. Regressão. David Menotti. Universidade Federal do Paraná (UFPR) Bacharelado em Informática Biomédica Regressão David Menotti www.inf.ufpr.br/menotti/ci171-182 Hoje Regressão Linear ( e Múltipla ) Não-Linear ( Exponencial / Logística

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA RESISTÊNCIA AO ETANOL DA LEVEDURA Saccharomyces cerevisae Y904

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA RESISTÊNCIA AO ETANOL DA LEVEDURA Saccharomyces cerevisae Y904 INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA RESISTÊNCIA AO ETANOL DA LEVEDURA Saccharomyces cerevisae Y94 A. L. M. CASTRO 1 ; I. R. ZATTI 1 ; M. L. CRUZ 1 ; F. M. COSTA 1 ; M. M. de RESENDE 1 e E. J. RIBEIRO 1 ; 1 Universidade

Leia mais

ESTUDO DO CRESCIMENTO POPULACIONAL DE BENTO GONÇALVES ATRAVÉS DOS MODELOS DE MALTHUS E VERHULST

ESTUDO DO CRESCIMENTO POPULACIONAL DE BENTO GONÇALVES ATRAVÉS DOS MODELOS DE MALTHUS E VERHULST ESTUDO DO CRESCIMENTO POPULACIONAL DE BENTO GONÇALVES ATRAVÉS DOS MODELOS DE MALTHUS E VERHULST D. BUSSOLOTTO 1 ; M. A. CARRARO 1 ; S. D. STROSCHEIN 2 RESUMO: Este trabalho apresenta o estudo do crescimento

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ Em muitas situações duas ou mais variáveis estão relacionadas e surge então a necessidade de determinar a natureza deste relacionamento.

Leia mais

Introdução. São duas técnicas estreitamente relacionadas, que visa estimar uma relação que possa existir entre duas variáveis na população.

Introdução. São duas técnicas estreitamente relacionadas, que visa estimar uma relação que possa existir entre duas variáveis na população. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Correlação e Regressão Luiz Medeiros de Araujo Lima Filho Departamento de Estatística Introdução São duas técnicas estreitamente relacionadas, que visa estimar uma relação

Leia mais

O USO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS NO CRESCIMENTO DE BACTÉRIAS

O USO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS NO CRESCIMENTO DE BACTÉRIAS O USO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS NO CRESCIMENTO DE BACTÉRIAS E. CIMADON 1 ;L. TRES ;M. P. PERGHER ;P. P. RUSEZYT 4 ; S. D. STROSCHEIN 5 Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar um problema com o intuito

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Organização de dados experimentais Em engenharia, ciências exatas em geral, os resultados de testes, análises ou experimentos fornecem conjuntos de resultados numéricos

Leia mais

CINÉTICA DOS PROCESSOS FERMENTATIVOS

CINÉTICA DOS PROCESSOS FERMENTATIVOS CINÉTICA DOS PROCESSOS FERMENTATIVOS INTRODUÇÃO Formação de produto metabólito pode ser relacionada a consumo de nutriente; Além do mais, formação de produto não pode ocorrer sem a presença de células;

Leia mais

Ajuste de Curvas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão. Disciplina: Cálculo Numérico Professor: Jonas Joacir Radtke

Ajuste de Curvas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão. Disciplina: Cálculo Numérico Professor: Jonas Joacir Radtke Ajuste de Curvas Campus Francisco Beltrão Disciplina: Professor: Jonas Joacir Radtke Uma forma de se trabalhar com uma função definida por uma tabela de valores é a interpolação. Contudo, a interpolação

Leia mais

Resolução de Sistemas Lineares Prof. Isaias Lima 04/03/2015

Resolução de Sistemas Lineares Prof. Isaias Lima 04/03/2015 Resolução de Sistemas Lineares Prof. Isaias Lima 04/03/2015 A situação mais comum envolve uma matriz quadrada de coeficientes A e um vetor coluna b no segundo membro da equação. 1) Matriz A não singular

Leia mais

Tecnologia de Bebidas Fermentadas. Thiago Rocha dos Santos Mathias

Tecnologia de Bebidas Fermentadas. Thiago Rocha dos Santos Mathias Tecnologia de Bebidas Fermentadas Thiago Rocha dos Santos Mathias thiago.mathias@ifrj.edu.br Tópicos Introdução aos Bioprocessos Tecnologia da cerveja Tecnologia do vinho Tecnologia da cachaça Introdução

Leia mais

Avaliação e Comparação da Hidrodinâmica e de Transferência de Oxigênio em Biorreator Convencional Agitado e Aerado e Biorreatores Pneumáticos.

Avaliação e Comparação da Hidrodinâmica e de Transferência de Oxigênio em Biorreator Convencional Agitado e Aerado e Biorreatores Pneumáticos. Avaliação e Comparação da Hidrodinâmica e de Transferência de Oxigênio em Biorreator Convencional Agitado e Aerado e Biorreatores Pneumáticos. R.G. de Oliveira 2, M.O. Cerri 1, 1 Universidade Estadual

Leia mais

NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS

NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS 3 NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS Planejamento de Experimentos Design of Experiments - DOE Em primeiro lugar devemos definir o que é um experimento: Um experimento é um procedimento no qual alterações

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Química 2

Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Química 2 DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE COMPUTADOR MMQ DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA NA CALCULADORA HP PRIME E SUA APLICAÇÃO NA DISCIPLINA DE CINÉTICA HETEROGÊNEA M. F. PINHEIRO 1, F. Á. RODRIGUES 2 1 Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DISCIPLINA: Tecnologia de biocombustíveis: etanol e biodiesel CÓDIGO: ÁREA: Domínio Específico

Leia mais

Ajuste de dados por mínimos quadrados

Ajuste de dados por mínimos quadrados Cálculo Numérico por mínimos quadrados Prof. Daniel G. Alfaro Vigo dgalfaro@dcc.ufrj.br Departamento de Ciência da Computação IM UFRJ Motivação: População do Brasil Ano População (milhões) 1960 70, 992343

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA RESISTÊNCIA AO ETANOL DA LEVEDURA Saccharomyces cerevisae Y904

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA RESISTÊNCIA AO ETANOL DA LEVEDURA Saccharomyces cerevisae Y904 ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA RESISTÊNCIA AO ETANOL DA LEVEDURA Saccharomyces cerevisae Y904 M. L. CRUZ 1 ; M. L. F. RAMINHO 1 ; A. L. M. CASTRO 1 ; C. Z. GUIDINI 1 ; M. M. de RESENDE 1 ; E. J.

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS CINÉTICOS DO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO DO SUCO DO COLMO DO SORGO SACARINO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL

DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS CINÉTICOS DO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO DO SUCO DO COLMO DO SORGO SACARINO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS CINÉTICOS DO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO DO SUCO DO COLMO DO SORGO SACARINO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL Jullie Guimarães Ferreira da Silva 1 ; Márcio José Vasconcelos da Silva 2 ; Líbia

Leia mais

SISTEMAS P-FUZZY APLICADOS À DINÂMICA POPULACIONAL

SISTEMAS P-FUZZY APLICADOS À DINÂMICA POPULACIONAL SISTEMAS P-FUZZY APLICADOS À DINÂMICA POPULACIONAL Miriam Eulalina Martins *, Rodney Carlos Bassanezi, Cid Marcos G. Andrade Uningá Centro Universitário Ingá PR, prof.miriammartins@uninga.edu.br Universidade

Leia mais

Tecnologia da Fabricação de Etanol

Tecnologia da Fabricação de Etanol Tecnologia da Fabricação de Etanol 2 3 Fermentação alcoólica fermento (leveduras) Açúcares do etanol + CO 2 caldo de cana T=32º C, ph=4,5 (Mosto) Calor Biomassa Energia (ATP) Etanol Açúcares Glicose Frutose

Leia mais

Análise de Regressão

Análise de Regressão Análise de Regressão Tópicos em Avaliação de Desempenho de Sistemas Aline Oliveira Camila Araujo Iure Fé Janailda aso2@cin.ufpe.br cga2@cin.ufpe.br isf2@cin.ufpe.br jbs4@cin.ufpe.br Agenda Parte I: Contextualização

Leia mais

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA: IMPORTANTES ESTRUTURAS PARA O ESTUDO DE CRESCINEBTO E DECRESCIMENTO DE POPULAÇÕES

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA: IMPORTANTES ESTRUTURAS PARA O ESTUDO DE CRESCINEBTO E DECRESCIMENTO DE POPULAÇÕES EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA: IMPORTANTES ESTRUTURAS PARA O ESTUDO DE CRESCINEBTO E DECRESCIMENTO DE POPULAÇÕES Hélio Oliveira Rodrigues 1 1 Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

DESENVOLVIMENTO Segundo Sadosky (1965), dado um conjunto de m equações lineares a seguir: a a x b 11 1n. x b mn n m

DESENVOLVIMENTO Segundo Sadosky (1965), dado um conjunto de m equações lineares a seguir: a a x b 11 1n. x b mn n m MSc Alexandre Estácio Féo Associação Educacional Dom Bosco - Faculdade de Engenharia de Resende Caixa Postal: 81.698/81711 - CEP: 7511-971 - Resende - RJ Brasil Professor e Doutorando de Engenharia aefeo@unifei.edu.br

Leia mais

Avaliação da produção de cana-de-açúcar no Brasil através do estudo de séries temporais

Avaliação da produção de cana-de-açúcar no Brasil através do estudo de séries temporais Avaliação da produção de cana-de-açúcar no Brasil através do estudo de séries temporais 1 Introdução Micherlania da Silva Nascimento 1 Leila Maria Ferreira 2 Tatiane Carvalho Alvarenga 3 4 O Brasil é o

Leia mais

ANEXO IV: ESTUDO POPULACIONAL

ANEXO IV: ESTUDO POPULACIONAL ANEXO IV: ESTUDO POPULACIONAL ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESTUDO POPULACIONAL... 4 2.1 PROJEÇÕES POPULACIONAIS DO MUNICÍPIO... 5 Folha 2 1 INTRODUÇÃO Este Anexo visa apresentar o estudo populacional elaborado

Leia mais

Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq. LAN 1458 Açúcar e Álcool

Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq. LAN 1458 Açúcar e Álcool Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - LAN LAN 1458 Açúcar e Álcool Agentes da fermentação alcoólica, bioquímica

Leia mais

Pesquisador. Planejamento de Experimentos Design of Experiments - DOE NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS. 1 - Fixar T e variar P até > Pureza

Pesquisador. Planejamento de Experimentos Design of Experiments - DOE NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS. 1 - Fixar T e variar P até > Pureza 3 NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS Planeamento de Experimentos Design of Experiments - DOE Em primeiro lugar devemos definir o que é um experimento: Um experimento é um procedimento no qual alterações

Leia mais

ESTUDO DA SOLUBILIDADE DO PARACETAMOL EM ALGUNS SOLVENTES UTILIZANDO O MODELO NRTL

ESTUDO DA SOLUBILIDADE DO PARACETAMOL EM ALGUNS SOLVENTES UTILIZANDO O MODELO NRTL ESTUDO DA SOLUBILIDADE DO PARACETAMOL EM ALGUNS SOLVENTES UTILIZANDO O MODELO NRTL H. A. R. GOMES 1, A. B. N. BRITO 1 1 Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo,

Leia mais

16/04/2015. Cinética dos Processos Fermentativos. Sumário. Estudo Cinético 6. Processo Fermentativo. Processo Fermentativo Esquema Geral

16/04/2015. Cinética dos Processos Fermentativos. Sumário. Estudo Cinético 6. Processo Fermentativo. Processo Fermentativo Esquema Geral 164215 umário Importância do tema Cinética dos rocessos Fermentativos rincipais arâmetros do rocesso (Definição e Cálculo) Velocidades instantâneas ou velocidades volumétricas de transformação; Velocidades

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de 01.11.12, DOU de 06.11.12 Componente Curricular: ENZIMOLOGIA E TECNOLOGIA DAS FERMENTAÇÕES Código: FAR - 118 Pré-requisito: ----- Período Letivo:

Leia mais

Estudo Computacional-Experimental do Comportamento Oscilatório em Fermentações Contínuas com Zymomonas mobilis.

Estudo Computacional-Experimental do Comportamento Oscilatório em Fermentações Contínuas com Zymomonas mobilis. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estudo Computacional-Experimental do Comportamento

Leia mais

Introdução às medidas físicas ( ) Aulas 6 e 7 Queda livre

Introdução às medidas físicas ( ) Aulas 6 e 7 Queda livre Introdução às medidas físicas (43005) Aulas 6 e 7 Queda livre Grupo: Nome: Nome: Nome: Introdução: Qual é o objetivo do experimento? Qual é o método que usará para atingir seu objetivo? Medidas Experimentais:

Leia mais

Prof. MSc. David Roza José 1/27

Prof. MSc. David Roza José 1/27 1/27 Splines e Interpolação por Partes - A Objetivos: Compreender que splines minimizam oscilações ao ajustar polinômios de menor ordem a partições do domínio; Aprender a desenvolver um código para procurar

Leia mais

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012 1 AULA 09 Regressão Ernesto F. L. Amaral 17 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à

Leia mais

Fontes de Microrganismos

Fontes de Microrganismos Fontes de Microrganismos Os microrganismos de Interesse Industrial pode ser obtidos: Isolamento de recursos naturais: (solo, água, plantas, etc); Compra em coleções de cultura: (Agricultural Research Service

Leia mais

FERMENTAÇÃO CONTÍNUA

FERMENTAÇÃO CONTÍNUA FERMENTAÇÃO CONTÍNUA 1.1 -Descontínuo Simples inóculo mosto Na maioria das vezes este processo é o mais utilizado 1.2- Descontínuo Alimentado inóculo mosto F Neste processo um ou mais nutrientes, inclusive

Leia mais

Anexo I - Estudo Populacional ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL

Anexo I - Estudo Populacional ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESTUDO POPULACIONAL... 4 3. PROJEÇÕES POPULACIONAIS... 5 Folha 2 1. INTRODUÇÃO Este Estudo visa apresentar ao município de São José do Vale do

Leia mais

Aula 2 Regressão e Correlação Linear

Aula 2 Regressão e Correlação Linear 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE Aula Regressão e Correlação Linear Professor Luciano Nóbrega Regressão e Correlação Quando consideramos a observação de duas ou mais variáveis, surge um novo problema: -as

Leia mais

Ajuste de Curvas. Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia.

Ajuste de Curvas. Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia. Ajuste de Curvas Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia de Computação e Automação http://wwwdcaufrnbr/ 1 Introdução

Leia mais

Intervalos de Confiança

Intervalos de Confiança Intervalos de Confiança INTERVALOS DE CONFIANÇA.1 Conceitos básicos.1.1 Parâmetro e estatística Parâmetro é a descrição numérica de uma característica da população. Estatística é a descrição numérica de

Leia mais

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Estatística (parte 1)

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Estatística (parte 1) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 Estatística (parte 1) Prof. Julio C. J. Silva Juiz

Leia mais

Análise do ponto de equilíbrio no modelo Lotka- Volterra

Análise do ponto de equilíbrio no modelo Lotka- Volterra Trabalho apresentado no CMAC-Sul, Curitiba-PR, 2014. Análise do ponto de equilíbrio no modelo Lotka- Volterra Angelo Fernando Fiori, Antonio Carlos Valdiero, Luana Fransozi, Luiz Antonio Rasia Departamento

Leia mais

ANEXO III: ESTUDO POPULACIONAL ANEXO III: ESTUDO POPULACIONAL

ANEXO III: ESTUDO POPULACIONAL ANEXO III: ESTUDO POPULACIONAL ANEXO III: ESTUDO POPULACIONAL Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESTUDO POPULACIONAL... 4 2.1 PROJEÇÕES POPULACIONAIS DO MUNICÍPIO... 5 Folha 2 1 INTRODUÇÃO Este Anexo visa apresentar o estudo populacional elaborado

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EAF432 Tecnologia de Bebidas, Açúcar e Álcool

Programa Analítico de Disciplina EAF432 Tecnologia de Bebidas, Açúcar e Álcool 0 Programa Analítico de Disciplina Campus de Florestal - Campus de Florestal Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 Períodos - oferecimento: II Carga

Leia mais

SIMULAÇAO DA ETAPA FERMENTATIVA DO PROCESSO CERVEJEIRO

SIMULAÇAO DA ETAPA FERMENTATIVA DO PROCESSO CERVEJEIRO SIMULAÇAO DA ETAPA FERMENTATIVA DO PROCESSO CERVEJEIRO T. N. S. LAURINTINO 1, T. SOUSA 2,3, M. JUNA 3 e T. K. S. LAURINTINO 3 1 Universidade Federal de Santa Catarina 2 Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

2. Dados de Identificação Período letivo: 2009 Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica - ALGA Professor: Milton Procópio de Borba

2. Dados de Identificação Período letivo: 2009 Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica - ALGA Professor: Milton Procópio de Borba UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA Missão do Curso: Propiciar, ao Engenheiro de Produção Mecânica, o conhecimento

Leia mais

Métodos Numéricos. Professor Tenani - 9 de Agosto de 2015

Métodos Numéricos. Professor Tenani -  9 de Agosto de 2015 Métodos Numéricos Professor Tenani - www.professortenani.com.br 9 de Agosto de 2015 Métodos Numéricos Professor Tenani - www.professortenani.com.br 1 / 51 Índice Métodos Numéricos Professor Tenani - www.professortenani.com.br

Leia mais

TÉCNICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS EM CIÊNCIA DO SOLO

TÉCNICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS EM CIÊNCIA DO SOLO TÉCNICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS EM CIÊNCIA DO SOLO Mario de Andrade Lira Junior lira.pro.br\wordpress REGRESSÃO X CORRELAÇÃO Diferença Regressão - equação ligando duas ou mais variáveis Correlação medida

Leia mais

Medidas em Laboratório

Medidas em Laboratório Medidas em Laboratório Prof. Luis E. Gomez Armas Lab. de Física Unipampa, Alegrete 1 o Semestre 2014 Sumário O que é fazer um experimento? Medidas diretas e indiretas Erros e sua classificação Algaritmos

Leia mais

ELABORAÇÃO DE VINAGRE UTILIZANDO MEL DE ABELHA (APIS MELLIFERA) EXCEDENTE DE PRODUÇÃO

ELABORAÇÃO DE VINAGRE UTILIZANDO MEL DE ABELHA (APIS MELLIFERA) EXCEDENTE DE PRODUÇÃO ELABORAÇÃO DE VINAGRE UTILIZANDO MEL DE ABELHA (APIS MELLIFERA) EXCEDENTE DE PRODUÇÃO Anaeli ZAPPAROLI 1, Fabiana Bortolini FORALOSSO 2, Álvaro Vargas JUNIOR 3, Nei FRONZA 3, Ingrid GUIMARÃES 3, Josiane

Leia mais

Introdução à Neurociência Computacional (Graduação) Prof. Antônio Roque Aula 6

Introdução à Neurociência Computacional (Graduação) Prof. Antônio Roque Aula 6 Variações do modelo integra-e-dispara Nesta aula vamos apresentar algumas variações do modelo LIF visto na aula passada. Modelo integra-e-dispara com adaptação Estudos in vitro mostram que muitos tipos

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UM REATOR BIOLÓGICO OPERANDO EM BATELADA: EFEITOS DA VARIAÇÃO DE PARÂMETROS CINÉTICOS NOS PERFIS DE CONCENTRAÇÃO

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UM REATOR BIOLÓGICO OPERANDO EM BATELADA: EFEITOS DA VARIAÇÃO DE PARÂMETROS CINÉTICOS NOS PERFIS DE CONCENTRAÇÃO MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UM REATOR BIOLÓGICO OPERANDO EM BATELADA: EFEITOS DA VARIAÇÃO DE PARÂMETROS CINÉTICOS NOS PERFIS DE CONCENTRAÇÃO Thiago Santos de Almeida Lopes¹; Camila Bonfim Miranda²; Isabella

Leia mais

APROXIMAÇÃO DE FUNÇÕES MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS

APROXIMAÇÃO DE FUNÇÕES MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS INTRODUÇÃO Frequentemente é possível estabelecer uma relação linear entre duas grandezas medidas experimentalmente. O método dos mínimos quadrados é uma maneira de se obter

Leia mais

REGRESSÃO LINEAR SIMPLES E MÚLTIPLA

REGRESSÃO LINEAR SIMPLES E MÚLTIPLA REGRESSÃO LINEAR SIMPLES E MÚLTIPLA Curso: Agronomia Matéria: Metodologia e Estatística Experimental Docente: José Cláudio Faria Discente: Michelle Alcântara e João Nascimento UNIVERSIDADE ESTADUAL DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA VETORIAL CÓDIGO: 2DB.004 VALIDADE: Início: 01/2013 Término: Eixo: Matemática Carga Horária: Total: 75 horas/ 90 horas-aula Semanal: 06 aulas Créditos: 6 Modalidade:

Leia mais

O CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE ERECHIM REPRESENTADO ATRAVÉS DE MODELAGEM MATEMÁTICA

O CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE ERECHIM REPRESENTADO ATRAVÉS DE MODELAGEM MATEMÁTICA O CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE ERECHIM REPRESENTADO ATRAVÉS DE MODELAGEM MATEMÁTICA Nelize Fracaro 1, Dionatan Breskovit de Matos 2, Eduardo Post 3, Manuel Martín Pérez Reimbold 4 1 UNIJUÍ/DECEEng/Mestrado

Leia mais

Regressões: Simples e MúltiplaM. Prof. Dr. Luiz Paulo Fávero 1

Regressões: Simples e MúltiplaM. Prof. Dr. Luiz Paulo Fávero 1 Regressões: Simples e MúltiplaM Prof. Dr. Luiz Paulo FáveroF Prof. Dr. Luiz Paulo Fávero 1 1 Técnicas de Dependência Análise de Objetivos 1. Investigação de dependências entre variáveis. 2. Avaliação da

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ETANOL VIA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DA GLICOSE

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ETANOL VIA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DA GLICOSE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ETANOL VIA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DA GLICOSE Michel Brasil Silva 1 Danielle Spohr de Oliveira 2 RESUMO Com a crescente demanda energética e com os problemas ambientais

Leia mais

Escrita correta de resultados em notação

Escrita correta de resultados em notação Notas de Aula Laboratório de Física 1 e A Escrita correta de resultados em notação científica e confecção de gráficos 1 Prof. Alexandre A. C Cotta 1 Departamento de Física, Universidade Federal de Lavras,

Leia mais

CINÉTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO. Prof. João Batista de Almeida e Silva Escola de Engenharia de Lorena-USP

CINÉTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO. Prof. João Batista de Almeida e Silva Escola de Engenharia de Lorena-USP CINÉTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO Prof. João Batista de Almeida e Silva Escola de Engenharia de Lorena-USP Hidrólise Glicose 8 ATP Piruvato 6 ATP Produtos de Fermentação ( lactato, álcoois, ácidos, etc.)

Leia mais

Prof. MSc. David Roza José 1/26

Prof. MSc. David Roza José 1/26 1/26 Mínimos Quadrados Geral e Regressão Não Linear Objetivos: Implementar a regressão polinomial; Implementar regressão múltipla linear; Entender a formulação do modelo linear geral de mínimos quadrados;

Leia mais

Cinética de Processos Fermentativos

Cinética de Processos Fermentativos Disciplina Biotecnologia Farmacêutica FFM 426 Departamento de Biotecnologia Farmacêutica Faculdade de Farmácia/ CCS-UFRJ Cinética de Processos Fermentativos Profa Dra. Evelin Andrade Manoel 2017/1 https://sites.google.com/site/biotecfarma02/

Leia mais

Método dos Mínimos Quadrados

Método dos Mínimos Quadrados Método dos Mínimos Quadrados Laura Goulart UESB 4 de Abril de 2019 Laura Goulart (UESB) Método dos Mínimos Quadrados 4 de Abril de 2019 1 / 22 Objetivos O Método dos Mínimos Quadrados (MMQ) é uma técnica

Leia mais

A análise de séries temporais é uma área da estatística dedicada ao estudo de dados orientados no tempo (MONTGOMERY, 2004).

A análise de séries temporais é uma área da estatística dedicada ao estudo de dados orientados no tempo (MONTGOMERY, 2004). 3 Séries temporais A análise de séries temporais é uma área da estatística dedicada ao estudo de dados orientados no tempo (MONTGOMERY, 2004). 3.1. Princípios fundamentais Conforme Box et al. (1994), uma

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples parte I

Modelos de Regressão Linear Simples parte I Modelos de Regressão Linear Simples parte I Erica Castilho Rodrigues 27 de Setembro de 2017 1 2 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir modelos

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Erica Castilho Rodrigues 19 de Agosto de 2014 Introdução 3 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir

Leia mais

2. Dados de Identificação Período letivo: 2009 Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica - ALGA Professor: Milton Procópio de Borba

2. Dados de Identificação Período letivo: 2009 Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica - ALGA Professor: Milton Procópio de Borba UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: ENGENHARIA MECÂNICA Missão do Curso: Formar engenheiros mecânicos com sólida formação técnica-científica, capazes

Leia mais

Princípios em Planejamento e Análise de Dados Ecológicos. Regressão linear. Camila de Toledo Castanho

Princípios em Planejamento e Análise de Dados Ecológicos. Regressão linear. Camila de Toledo Castanho Princípios em Planejamento e Análise de Dados Ecológicos Regressão linear Camila de Toledo Castanho 217 Conteúdo da aula 1. Regressão linear simples: quando usar 2. A reta de regressão linear 3. Teste

Leia mais

O MÉTODO DOS QUADRADOS MÍNIMOS E O MOVIMENTO RETILÍNIO UNIFORME: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM NAS AULAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA

O MÉTODO DOS QUADRADOS MÍNIMOS E O MOVIMENTO RETILÍNIO UNIFORME: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM NAS AULAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA O MÉTODO DOS QUADRADOS MÍNIMOS E O MOVIMENTO RETILÍNIO UNIFORME: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM NAS AULAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA Yuri Zanerippe Miguel 1 Liliane Nicola 2 Valdinere da Rosa Rocho 3 Eixo Temático:

Leia mais

Redação selecionada e publicada pela Olimpíada de Química SP-2018

Redação selecionada e publicada pela Olimpíada de Química SP-2018 Redação selecionada e publicada pela Olimpíada de Química SP-2018 Autor: Geovani Rodrigues Yamaba Co-autores: Ana Laura J. Kunigk, Ana Carolina B. Markovnik, Eduardo Morales, Felipe G. E. Gomes Série:

Leia mais