Grupos Terapêuticos: uma abordagem interdisciplinar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grupos Terapêuticos: uma abordagem interdisciplinar"

Transcrição

1 Grupos Terapêuticos: uma abordagem interdisciplinar Apresentadoras: Ana Paula Corrêa Ana Julia Rizatto Profa Dra. Dagma V. M. Abramides Orientadora: Profa Dra. Dagma V. M. Abramides Data: 17/10/2013 Local: Anfiteatro da Biblioteca Horário: 13h

2 Grupo origem alemã: cacho, molho, pilha, saco sugere um conjunto de coisas ou de pessoas (Adair, 1988)!!?? Nascemos, Crescemos, Trabalhamos, Nos divertimos, Construimos, Destruimos EM GRUPO PSICOLOGIA SOCIAL Estudo dos grupos humanos: Dinâmica de Grupo (sec. XX)

3 Dinâmica de Grupo - Técnicas para desenvolver habilidades; - Instrumento de aperfeiçoamento do funcionamento dos indivíduos, dos grupos e da sociedade; - Campo de pesquisa: funcionamento (década de 30). Kurt Lewin (1951/1988): um grupo não se define pela simples proximidade ou soma dos seus membros, mas como um conjunto de pessoas interdependentes. É neste sentido que o grupo constitui um organismo e não um agregado ou uma coleção de indivíduos. Bowditch e Buono, 2002: consiste em duas ou mais pessoas que são psicologicamente conscientes umas das outras e que interagem para atingir uma meta comum.

4 Grupo Terapêutico Intercambio de experiências que levem a reflexões, sentidas, e não meramente intelectualizadas Con + vivência (Re)Conhecimento através do Outro Papéis Identidade Zimerman, 1980

5 Grupos Terapêuticos: Histórico Brasil- década de 80: iniciativas isoladas que tinham como palco os serviços públicos de saúde. Grande demanda de usuários, Necessidade de agilizar o atendimento, Diminuir as listas de espera! (CORREA,1997)

6 Histórico Os atendimentos fonoaudiológicos grupais naquela época: Não tinham apoio de referenciais teóricos específicos Eram estruturados a partir: Quantidade de sujeitos Tipo de patologias apresentadas Santos, 1993

7 Atualmente Fonoaudiologia e os Grupos Terapêuticos Terapia Grupal -> Grande desafio! Concepção de patologia da comunicação humana -> vinculada a uma visão médica, -> prioriza o atendimento individual voltado para a cura da doença Panhoca, 2007

8 Grupo Terapêutico Critérios : sem levar em conta a patologia, mas sim faixa etária, sexo e contexto profissional dos pacientes. Entender o grupo como uma possibilidade de ação terapêutica diferente da individual Estimular construção de relações entre seus membros Possibilidade de uma escuta significativa entre os membros

9 Grupo Terapêutico A construção de uma proposta comum, efetivada a partir de ações coletivas! GT deve viabilizar situações que flexibilizem papéis e posicionamentos entre os membros, permitindo novas possibilidades de estar nas relações.

10 Grupos Terapêuticos na Fonoaudiologia Local para reflexões, Respeitar as diferenças e apoiar-se nas experiências de outros Fazer (re) significações acerca da sua problemática.

11 Penteado, 2009 Grupos Terapêuticos na Fonoaudiologia A efetividade do grupo pode ocorrer não só na reabilitação, mas também na atuação preventiva Proposta Recente! Inovação! Visa a melhoria do acesso e qualidade no acolhimento e atendimento em saúde.

12 O que é específico no grupo fonoaudiológico? A especificidade do GT fonoaudiológico se dá pela vivência de experiências significativas e pela dinâmica que garante aos integrantes do grupo a autoria na realização dos projetos coletivos. O que diferencia é o que o sujeito busca nesse grupo, a queixa que o traz ao grupo.

13 Aspectos positivos da grupalidade no trabalho fonoaudiológico: Desenvolvimento de aspectos psíquicos fundamentais processos de identificação e diferenciação importantes para a construção da personalidade do sujeito Favorece também a ampliação do limiar de frustração e da aceitação das perdas A partir das discordâncias e da necessidade de busca de soluções

14 Aspectos positivos da grupalidade no trabalho fonoaudiológico: Altruísmo e solidariedade Inerentes ao funcionamento do grupo a construção coletiva e a importância de atitudes o mais harmônicas e solidárias possíveis. Desenvolvimento da socialização e da convivência social Estabelecimento de regras fundamentais ao bom andamento do grupo contribui efetivamente para a construção da cidadania. PANHOCA, 2005.

15 Aspectos positivos da grupalidade no trabalho fonoaudiológico: Possibilidades de trocas afetivas, sociais, linguísticas e cognitivas Conhecimentos, vivências e experiências partilhadas Exercício da observação, percepção, atenção, memória e linguagem acionadas nas atividades do grupo Construções conjuntas (materiais, linguísticas ou sociais)

16 Quem pode participar de Grupos Terapêuticos? Pacientes nas áreas da fonoaudiologia: linguagem, voz, motricidade orofacial, saúde coletiva, audiologia, disfagia, fonoaudiologia escolar Famílias : aconselhamento familiar -> um dos pontos principais de evolução terapêutica Leite, 2003

17 Papel do Fonoaudiólogo como Terapeuta no GT O terapeuta deve atuar como um interlocutor e um mediador, assumindo simultaneamente o papel de terapeuta e de membro do grupo, ou seja, atuar participando e coordenando.

18 Papel do Fonoaudiólogo como Terapeuta no GT A escuta terapêutica do fonoaudiólogo deve ser orientada por duas direções: Uma direção que objetiva a escuta para o sintoma E uma que objetiva uma escuta analítica, que permite ao terapeuta significar juntamente com o paciente suas experiências e seus conflitos. Passos (1995)

19 David, 2000 Papel do Fonoaudiólogo como Terapeuta no GT Possibilitar no grupo um espaço onde o sujeito possa se colocar enquanto autor de seu discurso Com ausência de julgamentos e de censuras -> acolhimento dos conflitos geradores dos sintomas apresentados pelo sujeito Para potencializar o fenômeno terapêutico -> necessário um espaço no qual o paciente possa falar, mas também um espaço no qual ele é constantemente solicitado a ouvir.

20 A Fonoaudiologia e o GT Existe um número reduzido de artigos publicados em periódicos sobre o assunto A fonoaudiologia vem inovando, propondo também grupos que visam a prevenção e promoção A terapêutica fonoaudiológica grupal vem sendo voltada para o sujeito, intercalando sessões de aconselhamento familiar no decorrer do processo

21 A Fonoaudiologia e o GT Dentre as áreas da Fonoaudiologia, verificouse que a de Linguagem tem o maior número de publicações em terapêutico grupal, seguida pelas áreas de Voz e Audiologia.

22 A Fonoaudiologia e o GT O grupo possibilita uma nova visão sobre o próprio sujeito e sobre o outro, devido à diversidade de experiência e conhecimentos compartilhados nas sessões, diminuindo o isolamento, o peso e ansiedade criada pela patologia em torno do sujeito e de sua família.

23 Relatos de Experiência de GT

24 Relato de Experiências de GT Fonoaudiologia - FOB/USP GT crianças com disfonia: Fono-Psico, 8 encontros (vivências, conscientização corporal, da voz, exercícios vocais lúdicos). Resultados: redução na frequência de problemas de comportamento, melhor autoimagem/autoestima, mas manutenção do padrão vocal. GT crianças com DA: Psico, 10 encontros (arteterapia). Resultados: diminuição de PC, maior expressividade corporal e autoestima. GT de pais de crianças com DLI: Serviço Social-Psico-Fono: Aconselhamento informativo e de ajuste pessoal. Resultados: incremento dos recursos de enfrentamento. GT Estimulação (CLI). GT Saúde Coletiva (Saúde Mental).

25 Referências Bibliográficas CORREA, M. B. Considerações sobre terapia de grupo na clínica fonoaudiológica. In: LIER DE VITTO, M. F. (org). Fonoaudiologia: no sentido da linguagem. 2 ªedição. São Paulo: Ed. Cortez, 1997, p SANTOS, V. R. Fonoaudiologia e grupo: construção de um processo terapêutico f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Penteado RZ, Stenico E, Ferrador FA, Anselmo NC, Silva PC, Peirera PFA et al. Vivência de voz com profissionais de um hospital: relato de experiência. Rev. CEFAC [online]. 2009; 11(3): Leite APD, Panhoca I. A constituição de sujeitos no grupo terapêutico fonoaudiológico: identidade e subjetividade no universo da clínica fonoaudiológica. PANHOCA, I.; CAMARGO, E. A. A.; FREITAS, A. P.; MONTEIRO, M. I. B. O grupo terapêuticofonoaudiológico e o processo de construção da identidade e da subjetividade. Fono Atual, v.31, n.8, p , ZIMERMAN,D.E. Fundamentos Teóricos. In: OSÓRIO, L.; ZIMERMAN, D.E. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p DAVID, R. H. F. A fusão das cores: o sentido terapêutico na clínica fonoaudiológica de grupo f. Dissertação ( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Panhoca I, Bagarollo MF. Sujeitos autistas em terapêutica fonoaudiológica grupal. In: Santana AP, Berberian AP, Massi G, Guarinello AC. Abordagens grupais em fonoaudiologia: contextos e aplicações. São Paulo: Plexus; p BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F. Elementos de comportamento organizacional. Tradução de José Henrique Lamendorf. São Paulo: Pioneira Thomson,2002.

26

27 PET

EDUCVOX - EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOCAL: QUEIXAS E IMPRESSÕES VOCAIS DE PACIENTES PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO EM GRUPO

EDUCVOX - EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOCAL: QUEIXAS E IMPRESSÕES VOCAIS DE PACIENTES PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO EM GRUPO EDUCVOX - EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOCAL: QUEIXAS E IMPRESSÕES VOCAIS DE PACIENTES PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO EM GRUPO ALMEIDA, Anna Alice Figueirêdo de; Wégina Jordana Nascimento da; COSTA, Bianca Oliveira Ismael

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM POR MEIO DA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO DE SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM POR MEIO DA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO DE SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM POR MEIO DA ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO DE SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN Fernanda Gonçalves Barbosa 1 ; Ana Paula Vila Labigalini 2 RESUMO: Os sujeitos com Síndrome de

Leia mais

Revista CEFAC ISSN: Instituto Cefac Brasil

Revista CEFAC ISSN: Instituto Cefac Brasil Revista CEFAC ISSN: 1516-1846 revistacefac@cefac.br Instituto Cefac Brasil Veis Ribeiro, Vanessa; Panhoca, Ivone; Dassie-Leite, Ana Paula; Bagarollo, Maria Fernanda Grupo terapêutico em fonoaudiologia:

Leia mais

NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos

NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos Laboratório de pesquisa em desenvolvimento e promoção da linguagem infantil - DEPROLIN

Leia mais

Manual de Orientações aos alunos. Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Unisepe. Curso de Psicologia

Manual de Orientações aos alunos. Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Unisepe. Curso de Psicologia Faculdades Integradas do Vale do Ribeira Unisepe Curso de Psicologia Manual de Orientações aos alunos Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA Coordenação de Psicologia 2018 1 INFORMAÇÕES AO ALUNO INGRESSANTE

Leia mais

Fonoaudiologia Educacional: Entendendo essa Especialidade

Fonoaudiologia Educacional: Entendendo essa Especialidade Fonoaudiologia Educacional: Entendendo essa Especialidade APRESENTADORAS: BRENDA CATALANI (2º ANO) CAROLINE PASCON (3º ANO) ORIENTADORA: DRª. THAÍS GONÇALVES LOCAL: ANF 3 DA ODONTO DIA 29/10/2015 13 HORAS

Leia mais

Atualizado em 19/08/2017 Núcleo Acadêmico da Faculdade de Odontologia da UFRGS

Atualizado em 19/08/2017 Núcleo Acadêmico da Faculdade de Odontologia da UFRGS MODELOS DE HORÁRIO POR SEMESTRE LETIVO - FONOAUDIOLOGIA Atualizada em 19/07/2017 1º ETAPA CBS05057 BIOLOGIA DOS TECIDOS PARA FONOAUDIOLOGIA LET03371 CONCEITOS BÁSICOS DE LINGÜÍSTICA LET01435 FONOLOGIA

Leia mais

Psicologia da saúde: Novas demandas, novos caminhos DE ONDE PARTIMOS E HORIZONTE FUTURO SÍLVIA MARIA CURY ISMAEL

Psicologia da saúde: Novas demandas, novos caminhos DE ONDE PARTIMOS E HORIZONTE FUTURO SÍLVIA MARIA CURY ISMAEL Psicologia da saúde: Novas demandas, novos caminhos DE ONDE PARTIMOS E HORIZONTE FUTURO SÍLVIA MARIA CURY ISMAEL Serviço de Psicologia do Hospital do Coração 11º Congresso da SBPH GRAMADO - RS De onde

Leia mais

Identificação e reprodução dos diversos tipos de tecidos e órgãos humanos, por meio de estruturas microscópicas.

Identificação e reprodução dos diversos tipos de tecidos e órgãos humanos, por meio de estruturas microscópicas. Disciplina Ementas Anatomia I Introdução a Anatomia Humana. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. Sistema Circulatório. Sistema Respiratório. Sistema Urinário. Sistema Genital Masculino

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 23/2015/CONEPE Aprova alterações na Departamentalização e no Ementário

Leia mais

GRUPOS EM TERAPIA OCUPACIONAL

GRUPOS EM TERAPIA OCUPACIONAL GRUPOS EM TERAPIA OCUPACIONAL TO E GRUPOS Uso de atividades terapêuticas em ambiente grupal Grupo não era reconhecido como recurso terapêutico Programas coletivos- aquisição de habilidades/organização

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PSICOSSOMÁTICA SAÚDE DOENÇA.

PALAVRAS CHAVE: EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PSICOSSOMÁTICA SAÚDE DOENÇA. 1 O LUGAR DO FISIOTERAPEUTA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Ana Paula Amaral de A.D. Alves Antonio Preste de Carvalho Junior Daniele Menezes dos Santos Izabel Holanda Marins Leonardo Ferreira Berute Mariana

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNIRN) EDITAL Nº 04/2017 PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE EXTENSÃO CURSO DE PSICOLOGIA DISPÕE SOBRE O EDITAL DO PROGRAMA

Leia mais

e no Supervisionado 2018

e no Supervisionado 2018 e no Supervisionado 2018 1 ANO LETIVO 1º Semestre: 05/03/2018 2º Semestre: 06/08/2018 2 Composição e normas das práticas clínicas No 5º e 6º semestres do Curso serão realizados: Práticas Clínicas em Linguagem

Leia mais

GRUPO DE ATIVIDADES EM TERAPIA OCUPACIONAL

GRUPO DE ATIVIDADES EM TERAPIA OCUPACIONAL GRUPO DE ATIVIDADES EM TERAPIA OCUPACIONAL TO E GRUPOS Uso de atividades terapêuticas em ambiente grupal Grupo não era reconhecido como recurso terapêutico Programas coletivos- aquisição de habilidades/organização

Leia mais

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Dia: 04/05 Local: Anf. da Biblioteca Horário: 13 às 14h Apresentadoras: Caroline Pascon 4º ano Chrishinau Silva 2º ano Orientadora: Drª Fgaª Ariadnes Nobrega de

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Introdução à Fonoaudiologia. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Introdução à Fonoaudiologia. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Introdução à Fonoaudiologia Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da comunicação humana em seus aspectos

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Autora Estefânia de Araújo Almeida Freitas (1); Orientadora Josefa Lilian Vieira (4) (1) Terapeuta Ocupacional.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS CÓDIGO DISCIPLINAS DO CURRÍCULO VIGENTE CHS (T-P) CÓDIGO DISCIPLINAS EQUIVALENTES - NOVO

Leia mais

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2 HP363 A Clínica da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP364 A Ética da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP365 A Observação em Pesquisa 90 0 0 60 30 0 0 6 Não há NC HP366 Abordagem Sistêmica das

Leia mais

(a) Metropolitana Garanhuns TOTAIS QUANTITATIVO DE VAGAS FUNÇÃO. Metropolitana Garanhuns TOTAIS

(a) Metropolitana Garanhuns TOTAIS QUANTITATIVO DE VAGAS FUNÇÃO. Metropolitana Garanhuns TOTAIS ANEXO I QUADRO DE VAGAS, REQUISITOS, REMUNERAÇÃO MENSAL, JORNADA DE TRABALHO E ATRIBUIÇÕES. I VAGAS POR LOTAÇÃO, COM RESERVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 1.1 Nível Superior Advogado Região 02 01 03 (a)

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

Leia mais

Voz. Saúde Coletiva. Linguagem Disfagia. Educação

Voz. Saúde Coletiva. Linguagem Disfagia. Educação Voz MO Audiologia Saúde Coletiva Linguagem Disfagia Educação Reconhecidas pelo CFFa, na Resolução CFFa nº 320, de 17 de fevereiro de 2006. Adolescente e Jovem Saúde da Criança São realizadas avaliações

Leia mais

Fonoaudiologia: especialidades, áreas de atuação e o PET Fonoaudiologia

Fonoaudiologia: especialidades, áreas de atuação e o PET Fonoaudiologia Fonoaudiologia: especialidades, áreas de atuação e o PET Fonoaudiologia Apresentadoras: Isabela A. de Quadros (3º ano) Caroline Antonelli Mendes (4º ano) Orientadora: Fga. Thais Freire Dia: 14/03/2013

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOCAL: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOCAL: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOCAL: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO Autores: [ALMEIDA, Anna Alice Figueirêdo de; LIMA, André; EVANGELISTA, Karoline; FAHNING, Ana Karina Alves; LOPES, Leonardo]

Leia mais

Estratégias em Telesserviços. Josimar Gulin Martins 1

Estratégias em Telesserviços. Josimar Gulin Martins 1 Estratégias em Telesserviços Estratégias de atuação em telemarketing Josimar Gulin Martins 1 O operador de telesserviços é um dos profissionais da voz que vem sendo muito valorizado nas empresas, devido

Leia mais

Fonoaudiologia: especialidades, áreas de atuação e o PET Fonoaudiologia

Fonoaudiologia: especialidades, áreas de atuação e o PET Fonoaudiologia Fonoaudiologia: especialidades, áreas de atuação e o PET Fonoaudiologia Apresentadoras: Rudmila Carvalho (3º ano) Priscila Bastos (2º ano) Orientadora: Caroline Antonelli Mendes (Fonoaudióloga- Residente

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR Unidade Dias

Leia mais

Complexidade da especialidade. Proposta Especialidade NEUROFUNCIONAL segundo os critérios da CBO e outros. Complexidade da especialidade

Complexidade da especialidade. Proposta Especialidade NEUROFUNCIONAL segundo os critérios da CBO e outros. Complexidade da especialidade Proposta Especialidade NEUROFUNCIONAL segundo os critérios da CBO e outros CATECE Comissão de Análise de Títulos de Especialistas e Cursos de Especialização É o domínio dos conhecimentos específicos que

Leia mais

REFERENCIAL PARA A GESTÃO DO CUIDAR. Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa - FAMEMA -

REFERENCIAL PARA A GESTÃO DO CUIDAR. Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa - FAMEMA - REFERENCIAL PARA A GESTÃO DO CUIDAR Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa - FAMEMA - O trabalho em equipe Pode ser entendido como uma estratégia, concebida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFRN MATRIZ VIGENTE EM

ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFRN MATRIZ VIGENTE EM ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFRN MATRIZ VIGENTE EM 2015.2 DBG0011 DCS0345 BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR SOCIOLOGIA DA SAUDE 1º PERÍODO T DBG0003; DBG0008; DBG0002; DBG0005; DBG0013

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

INTERDISCIPLINARIDADE NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - CENPRE INTERDISCIPLINARIDADE NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA Dagmar Pardo-Psicóloga

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA 2ª REGIÃO. Assessoria Escolar Patricia Prado Calheta Junho/2008

CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA 2ª REGIÃO. Assessoria Escolar Patricia Prado Calheta Junho/2008 ASSESSORIA ESCOLAR Patrícia Prado Calheta Letramentus Consultoria em Linguagem e Educação OBJETIVO: apresentar uma proposta de assessoria fonoaudiológica escolar, sustentada por elementos de natureza TEÓRICA

Leia mais

Seminário Interdisciplinar. Traumas Faciais: Atuação Fonoaudiológica e Odontológica

Seminário Interdisciplinar. Traumas Faciais: Atuação Fonoaudiológica e Odontológica Seminário Interdisciplinar Traumas Faciais: Atuação Fonoaudiológica e Odontológica Apresentadores: Dr. Paulo Zupelari Gonçalves (Cirurgião e Traumatologista Bucomaxilofacial) Franciele Fumagali (4º ano

Leia mais

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde BG068 Disciplinas Optativas Código Disciplina Temas Especiais de Genética Aplicada a Psicologia 60 60 0 0 0 0 0 4 BG067 saúde HP363 A Clínica da Psicanálise HP364 A Ética da Psicanálise HP365 A Observação

Leia mais

PONTOS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE LINGUAGEM/SAÚDE COLETIVA/SAÚDE DO TRABALHADOR: 17/11 e 18/11

PONTOS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE LINGUAGEM/SAÚDE COLETIVA/SAÚDE DO TRABALHADOR: 17/11 e 18/11 PONTOS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE LINGUAGEM/SAÚDE COLETIVA/SAÚDE DO TRABALHADOR: 17/11 e 18/11 1. Atenção Primária à Saúde: inserção do Fonoaudiólogo e ênfase no apoio

Leia mais

Acompanhamento Fonoaudiológico Para Crianças Com Dificuldades. de Aprendizagem

Acompanhamento Fonoaudiológico Para Crianças Com Dificuldades. de Aprendizagem Acompanhamento Fonoaudiológico Para Crianças Com Dificuldades de Aprendizagem CORDEIRO, Ingrydh FIGUEIREDO, Luciana Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Fonoaudiologia PROBEX Resumo Levando em

Leia mais

Diagnóstico Diferencial

Diagnóstico Diferencial Diagnóstico Diferencial M.Sc. Profª Fgª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar da UVA Docente do Mestrado

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

Título: Construção de Um Novo Modelo de Atenção em Saúde Mental na. UBS Vila Pirituba. Tema: Saúde Mental: Álcool e outras drogas COSEMS 2015

Título: Construção de Um Novo Modelo de Atenção em Saúde Mental na. UBS Vila Pirituba. Tema: Saúde Mental: Álcool e outras drogas COSEMS 2015 Título: Construção de Um Novo Modelo de Atenção em Saúde Mental na UBS Vila Pirituba Tema: Saúde Mental: Álcool e outras drogas COSEMS 2015 Autores: Andréa Salvoni Carneiro de Campos, Elizabeth Chinche

Leia mais

Carga Horária (Componentes Curriculares, Estágio e TCC): horas

Carga Horária (Componentes Curriculares, Estágio e TCC): horas , CIÊNCIA E SOCIEDADE MATRIZ CURRICULAR DO BACHARELADO EM Tempo Mínimo: 4,5 anos (9 semestres) Tempo Máximo: 6,5 anos (13 semestres) Carga Horária (Componentes Curriculares, Estágio e TCC): 4.050 horas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS CÓDIGO DISCIPLINAS DO CURRÍCULO VIGENTE CHS (T-P) CÓDIGO DISCIPLINAS EQUIVALENTES - NOVO CHS (T-P) LTC1033 Estudos Linguísticos I LTC1034 Estudos Lingüísticos II LTC1052 Introdução

Leia mais

Disciplina: Atuação Fonoaudiológica nas Alterações de Linguagem Oral:

Disciplina: Atuação Fonoaudiológica nas Alterações de Linguagem Oral: 4º Período Disciplina: Atuação Fonoaudiológica nas Alterações de Linguagem Oral: CH 40 HA 2 Mecanismos de aquisição da Linguagem. A linguagem na criança em desenvolvimento. Estudos sobre aquisição da linguagem.

Leia mais

Terapia Corporal para pais, mães e cuidadores de pessoas com necessidades especiais

Terapia Corporal para pais, mães e cuidadores de pessoas com necessidades especiais I Fórum Internacional Sobre Prática Docente Universitária Terapia Corporal para pais, mães e cuidadores de pessoas com necessidades especiais Sônia Bertoni bertoni@ras.ufu.br Faculdade de Educação Física

Leia mais

FUNÇÃO PSICOSSOCIAL DO TRABALHO. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Deptº de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

FUNÇÃO PSICOSSOCIAL DO TRABALHO. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Deptº de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP FUNÇÃO PSICOSSOCIAL DO TRABALHO Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Deptº de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Trabalho: fonte de satisfação e desenvolvimento ou fonte de sofrimento?

Leia mais

NÚCLEO DE FORMAÇÃO INICIAL Ciências Biológicas e da Saúde CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA N/E* SEM TIPO (T-P) CHS

NÚCLEO DE FORMAÇÃO INICIAL Ciências Biológicas e da Saúde CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA N/E* SEM TIPO (T-P) CHS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA CONTEÚDOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES E DISCIPLINAS DA UFSM NÚCLEO DE FORMAÇÃO INICIAL

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 2ª aula Diferenciação

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE ESTRUTURA CURRICULAR - 2017 CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA C. H. TEORICA C.H. PRÁTICA Nº DE 1 SEMESTRE 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 1 ANATOMIA HUMANA 60 60 ---- 3 1/2 1 PSICOLOGIA GERAL 90 90 ----

Leia mais

ACOMPANHAMENTO FONOAUDIOLÓGICO E INTERDISCIPLINAR DE SUJEITOS COM LESÃO ENCEFÁLICA: ATENDIMENTO INDIVIDUAL E GRUPO DE CONVIVÊNCIA

ACOMPANHAMENTO FONOAUDIOLÓGICO E INTERDISCIPLINAR DE SUJEITOS COM LESÃO ENCEFÁLICA: ATENDIMENTO INDIVIDUAL E GRUPO DE CONVIVÊNCIA ACOMPANHAMENTO FONOAUDIOLÓGICO E INTERDISCIPLINAR DE SUJEITOS COM LESÃO ENCEFÁLICA: ATENDIMENTO INDIVIDUAL E GRUPO DE CONVIVÊNCIA Área Temática: Saúde Elenir Fedosse 1 Bruna Schio 2 Palavras-chave: Fonoaudiologia;

Leia mais

PSICOLOGIA. Conheça mais sobre o curso

PSICOLOGIA. Conheça mais sobre o curso PSICOLOGIA Conheça mais sobre o curso MITOS VERDADES 1 Profissional que bate papo. 1 Elabora e planeja com uma finalidade. 2 Adivinha e descobre tudo. 2 Estuda e faz ciência. 3 Analisa e dá conselhos.

Leia mais

Ementário das disciplinas

Ementário das disciplinas Ementário das disciplinas 100 h/a - Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos Ementa: Estudo das problemáticas de alfabetização de adultos na realidade brasileira. Da alfabetização de jovens e adultos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º AN224- ANATOMIA GERAL PARA FONOAUDIOLOGIA OBRIG 30 45 75 3.0 Fórmula: AN001 AN001- ANATOMIA 1 ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO DOS ASPECTOS DO CORPO HUMANO, ABRANGENDO AS ESTRUTURAS DOS SISTEMAS LOCOMOTOR,

Leia mais

Perceção dos Médicos em relação ao papel de intervenção dos Terapeutas da Fala.

Perceção dos Médicos em relação ao papel de intervenção dos Terapeutas da Fala. Perceção dos Médicos em relação ao papel de intervenção dos Terapeutas da Fala. Este questionário faz parte de um projeto elaborado na disciplina Projeto de Graduação, do curso de Terapêutica da Fala,

Leia mais

BION A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE A PSICOTERAPIA DE GRUPO

BION A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE A PSICOTERAPIA DE GRUPO BION A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE A PSICOTERAPIA DE GRUPO BIOGRAFIA Nasceu em 1897 na Índia, filho de ingleses Com 8 anos foi p\ Inglaterra Oficial na I e na II Guerra Mundial iniciou primeiras experiências

Leia mais

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Profa. Ms. Joanna Heim PSICOLOGIA Contribuições Histórica Filosóficas Fisiológicas FILOSÓFICA(psyché = alma e logos=razão)

Leia mais

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO O programa de apoio pedagógico e psicológico é coordenado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicológico NAPP, cuja proposta de funcionamento do núcleo e

Leia mais

Relatório sobre as Especialidades em Fonoaudiologia. Conselho Federal de Fonoaudiologia

Relatório sobre as Especialidades em Fonoaudiologia. Conselho Federal de Fonoaudiologia Relatório sobre as Especialidades em Fonoaudiologia Conselho Federal de Fonoaudiologia Abril /2017 Introdução: Todos os títulos de especialistas para fonoaudiólogos são concedidos mediante análise de títulos

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM: ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO.

A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM: ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO. A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM: ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO. Área Temática: Ciências da Saúde/ Área: Fonoaudiologia Autor(es): Juliana Ferreira Marcolino Galli 1 (UNICENTRO);

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 2011 MÊS DE MAIO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 2011 MÊS DE MAIO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 21 MÊS DE MAIO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS Técnicos Responsáveis: Diretora administrativa: Marinalva de Souza Farias da Costa Secretaria: Terezinha

Leia mais

SAÚDE VOCAL E O PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO

SAÚDE VOCAL E O PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO SAÚDE VOCAL E O PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO Autora: Conceição de Maria Aguiar Costa Melo Mestre Fonoaudióloga Docente na Faculdade Pitágoras de Imperatriz conceicaoaguiar@oi.com.br

Leia mais

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP sugere a apresentação das teses em forma de estudos. Sendo assim, esta tese é

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP sugere a apresentação das teses em forma de estudos. Sendo assim, esta tese é 1 O Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP sugere a apresentação das teses em forma de estudos. Sendo assim, esta tese é composta de dois estudos integrados sobre o seguinte tema:

Leia mais

Para os cargos com exigência de curso de ensino fundamental, exceto Auxiliar de Serviços Gerais.

Para os cargos com exigência de curso de ensino fundamental, exceto Auxiliar de Serviços Gerais. PREFEITURA MUNICIPAL DE TIJUCAS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO EDITAL 007/2011 TERMO ADITIVO N 1 A COMISSÃO ORGANIZADORA do Processo Seletivo da Secretaria Municipal da Saúde, destinado ao provimento de vagas

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE ASSESSORIA EM VOZ PARA PROFESSORES

CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE ASSESSORIA EM VOZ PARA PROFESSORES CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE ASSESSORIA EM VOZ PARA PROFESSORES PAIVA 3, Laise CARVALHO 1, João NASCIMENTO 1, Emanuelle SILVA 1, Gislayne LIMA-SILVA², Maria Fabiana Bonfim de Centro de Ciências da Saúde

Leia mais

FONOAUDIOLOGIA E EQUOTERAPIA: O QUE OS PAIS SABEM SOBRE ESSA INTERFACE?

FONOAUDIOLOGIA E EQUOTERAPIA: O QUE OS PAIS SABEM SOBRE ESSA INTERFACE? FONOAUDIOLOGIA E EQUOTERAPIA: O QUE OS PAIS SABEM SOBRE ESSA INTERFACE? Maria Heloisa Rita de Souza Guedes¹, Ethiele Alves de Oliveira², Ana Paula Vila Labigalini³ ¹Acadêmica do curso de Fonoaudiologia,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/2 LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO DATA ENTREVISTA

Leia mais

ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL

ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL Eliane de Fátima Trevisan Nogueira APAE de Campinas Ana Paula Damasceno Binoto APAE de Campinas Marise

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

CURSO DE PSICOLOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE PSICOLOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Psicologia. Grau Conferido: Bacharel em Psicologia. Modalidade: Presencial. Duração: 5 (cinco) anos ou 10 (dez) períodos. Área de Conhecimento:

Leia mais

Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC): Um estudo de consensos para definição das intervenções de âmbito psicoterapêutico em Portugal

Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC): Um estudo de consensos para definição das intervenções de âmbito psicoterapêutico em Portugal Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC): Um estudo de consensos para definição das intervenções de âmbito psicoterapêutico em Portugal Francisco Sampaio Porto, 22 de dezembro de 2015 Objetivos

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFCSPA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFCSPA REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFCSPA Aprovado em 1º de julho de 2016, pelo CONSEPE, através da Resolução nº 37/2016. CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1. Os

Leia mais

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS: UMA PORTA PARA O CONHECER

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS: UMA PORTA PARA O CONHECER ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS: UMA PORTA PARA O CONHECER Elisa Maria Pitombo Faculdade Sumaré E-mail: elisa.pitombo@sumare.edu.br 2 RESUMO: O atendimento psicopedagógico para universitários

Leia mais

AVALIAÇÃO VOCAL EM CRIANÇAS DISFÔNICAS ANTES E APÓS INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO

AVALIAÇÃO VOCAL EM CRIANÇAS DISFÔNICAS ANTES E APÓS INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO ESTUDO DE CASO AVALIAÇÃO VOCAL EM CRIANÇAS DISFÔNICAS ANTES E APÓS INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO Vocal evaluation in the children with voice disorders before and after of this speech voice therapy

Leia mais

Grupoterapia Fonoaudiológica Atuação Junto a Senescência e Senilidade

Grupoterapia Fonoaudiológica Atuação Junto a Senescência e Senilidade Grupoterapia Fonoaudiológica Atuação Junto a Senescência e Senilidade Autores Caroline Pal cio de Almeida Orientador Ivone Panhoca Ana Paula de Freitas Apoio Financeiro Fapic 1. Introdução De acordo com

Leia mais

Fluência: Gagueira e Outros Distúrbios. CURSOS NA CLÍNICA IGNÊS MAIA RIBEIRO. Para pequenos grupos, a partir de 3 participantes.

Fluência: Gagueira e Outros Distúrbios. CURSOS NA CLÍNICA IGNÊS MAIA RIBEIRO. Para pequenos grupos, a partir de 3 participantes. CURSOS NA CLÍNICA IGNÊS MAIA RIBEIRO Para pequenos grupos, a partir de 3 participantes. Público alvo: fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia. Informações: 3853-6667 Fluência: Gagueira e Outros Distúrbios.

Leia mais

PERFIL E COMPETÊNCIAS DO TERAPEUTA EXPRESSIVO

PERFIL E COMPETÊNCIAS DO TERAPEUTA EXPRESSIVO APRESENTAÇÃO As terapias expressivas, consideradas práticas psicoterapêuticas de mediação corporal, têm vindo a crescer em termos de campos de acção desde a saúde mental, passando pelas dificuldades de

Leia mais

DIALOGANDO SOBRE O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO

DIALOGANDO SOBRE O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO DIALOGANDO SOBRE O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO Niamey Granhen Brandão da Costa (IFCH/UFPA-CCBS/UNAMA) INTRODUÇÃO A escola é uma das instituições

Leia mais

Palestrantes: Amábile Beatriz Leal (2º ano) Jéssica Emídio (4º ano) Orientação: Fga. Ms. Angélica E. S. Antonetti

Palestrantes: Amábile Beatriz Leal (2º ano) Jéssica Emídio (4º ano) Orientação: Fga. Ms. Angélica E. S. Antonetti Palestrantes: Amábile Beatriz Leal (2º ano) Jéssica Emídio (4º ano) Orientação: Fga. Ms. Angélica E. S. Antonetti Disfonia é um transtorno vocal em que a produção vocal é realizada com esforço, sem harmonia

Leia mais

ADAPTAÇÃO CURRICULAR: CONTRIBUIÇÕES DA FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL

ADAPTAÇÃO CURRICULAR: CONTRIBUIÇÕES DA FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL ADAPTAÇÃO CURRICULAR: CONTRIBUIÇÕES DA FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL Marta Gertel RESUMO: Nos últimos anos, a proposta de inclusão escolar tem gerado uma modalidade de atividades cujo objetivo principal é

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Busque contínua formação e reciclagem que atenda às constantes transformações e desafios profissionais;

CURRÍCULO DO CURSO. Busque contínua formação e reciclagem que atenda às constantes transformações e desafios profissionais; Documentação: Objetivo: Renovação do Reconhecimento Portaria nº 133 de 01/03/2018 e Publicado no D.O.U em 02/03/2018. Resolução n. 004/CEG/2009, de 25/03/2009 Curso reconhecido pela Portaria nº 730 Publicada

Leia mais

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos 1. Inter nação hospitalar - UNIDADE DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA A Unidade de Dependência Química é uma enfermaria para pacientes com problemas relacionados ao uso

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO Data

Leia mais

LINGUAGEM E AFASIA: DO ISOLAMENTO À REINSERÇÃO SOCIAL 1. Francielly Neves Nascimento 2 Nirvana Ferraz Santos Sampaio 3 Brena Batista Caires 4

LINGUAGEM E AFASIA: DO ISOLAMENTO À REINSERÇÃO SOCIAL 1. Francielly Neves Nascimento 2 Nirvana Ferraz Santos Sampaio 3 Brena Batista Caires 4 LINGUAGEM E AFASIA: DO ISOLAMENTO À REINSERÇÃO SOCIAL 1 Francielly Neves Nascimento 2 Nirvana Ferraz Santos Sampaio 3 Brena Batista Caires 4 INTRODUÇÃO Com base nos estudos sobre afasia e reintegração

Leia mais

Relatório Mensal do mês de Maio.

Relatório Mensal do mês de Maio. Relatório Mensal do mês de Maio. Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/1 QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

Leia mais

processos normais relacionados à aquisição e desenvolvimento da audição, voz e fala das crianças.

processos normais relacionados à aquisição e desenvolvimento da audição, voz e fala das crianças. Saúde coletiva para a infância Ciclos da Vida Profa. Me. Adriana de Medeiros Melo Membro do Departamento de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Quais são as principais ações da área

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL OBJETIVOS: O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem. Capacitar profissionais, através de instrumentos científicos, atualizados e inovadores, a observar, diagnosticar, planejar e intervir

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO CNE/CES 5, DE 19 DE FEVEREIRO DE (*)

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO CNE/CES 5, DE 19 DE FEVEREIRO DE (*) CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO CNE/CES 5, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia. O Presidente

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE APOIO ÁS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA

EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE APOIO ÁS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE APOIO ÁS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA AZEVEDO, Ana Carolina Ferreira de 1 ; FAVARO, Ludmila Camilo 2 ; SALGE, Ana Karina Marques³, SIQUEIRA,

Leia mais

LABORATÓRIO DE OTONEUROLOGIA SETOR DE EQUILÍBRIO (LOE) Coordenação: Profa Dra. Valdete Alves Valentins dos Santos Filha

LABORATÓRIO DE OTONEUROLOGIA SETOR DE EQUILÍBRIO (LOE) Coordenação: Profa Dra. Valdete Alves Valentins dos Santos Filha LABORATÓRIO DE OTONEUROLOGIA SETOR DE EQUILÍBRIO (LOE) Coordenação: Profa Dra. Valdete Alves Valentins dos Santos Filha https://www.facebook.com/otoneuroequilibrio/ O LOE é um Laboratório de pesquisa o

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DA ARTE E EXPRESSIVIDADE Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DA ARTE E EXPRESSIVIDADE Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DA ARTE E EXPRESSIVIDADE Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

PSICOLOGIA DA SAÚDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CASA MARIA

PSICOLOGIA DA SAÚDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CASA MARIA PSICOLOGIA DA SAÚDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CASA MARIA ESTEVAM INÁCIO PRESTES 1 ELIZABETH SOARES COELHO 2 RESUMO Este artigo aborda a temática Psicologia da Saúde, através da experiência vivenciada,por

Leia mais

RESSIGNIFICAR: PSICOLOGIA E ONCOLOGIA 1. Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Flávia Flach 3.

RESSIGNIFICAR: PSICOLOGIA E ONCOLOGIA 1. Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Flávia Flach 3. RESSIGNIFICAR: PSICOLOGIA E ONCOLOGIA 1 Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Flávia Flach 3. 1 Trabalho de Extensão Departamento de Humanidades e Educação, Curso de Graduação em Psicologia 2 Acadêmico do 8ºsemestre

Leia mais

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis Lidio Moreira 1. Estrutura Organizacional SBIBAE SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA ALBERT EINSTEIN Dept. de Voluntários I I R S INSTITUTO ISRAELITA

Leia mais

A interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e educação musical: novas possibilidades para a atuação do professor de música.

A interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e educação musical: novas possibilidades para a atuação do professor de música. A interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e educação musical: novas possibilidades para a atuação do professor de música Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

RECOMENDACÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO INSTITUCIONAL DE HUMANIZAÇÃO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA. Elaboração: Cláudia Márcia Lima da Costa

RECOMENDACÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO INSTITUCIONAL DE HUMANIZAÇÃO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA. Elaboração: Cláudia Márcia Lima da Costa RECOMENDACÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO INSTITUCIONAL DE HUMANIZAÇÃO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA Elaboração: Cláudia Márcia Lima da Costa Belém Pará 2017 Cláudia Márcia Lima da Costa RECOMENDACÕES PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD***

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** AC*** ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS 44H RECURSOS

Leia mais

Novas formas de pensar a aprendizagem. Cristina Monteiro

Novas formas de pensar a aprendizagem. Cristina Monteiro Novas formas de pensar a aprendizagem Cristina Monteiro Este e-book nasceu de um artigo científico MONTEIRO, C. Estabelecendo conexões entre modelos de aprendizagem: psicopedagogia e coaching em resiliência.

Leia mais

25 Regras Para o Sucesso no Atendimento à Criança Com Dificuldade Alimentar

25 Regras Para o Sucesso no Atendimento à Criança Com Dificuldade Alimentar 25 Regras Para o Sucesso no Atendimento à Criança Com Dificuldade Alimentar Fonoaudióloga Dra. Patrícia Junqueira Aproveitando que esse ano completo meu 25º aniversário como fonoaudióloga, decidi contar

Leia mais

Meeting Fonoaudiológico: Nível de satisfação alcançado.

Meeting Fonoaudiológico: Nível de satisfação alcançado. Meeting Fonoaudiológico: Nível de satisfação alcançado. Mendes, C.A. (1); Quadros, I.A. (1); Bertozzo, M.C. (1); Cavalheiro, Maria.G. (1);; Correa, A.P.C. (1); Ramos, F.S. (1); Favoretto, N.C. (1); Mendes,

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2019 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais