RISCO. Gripes Pandêmicas e a Continuidade dos Negócios. Prevenção e Controle. Risk Engineering Understanding risk across your business

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RISCO. Gripes Pandêmicas e a Continuidade dos Negócios. Prevenção e Controle. Risk Engineering Understanding risk across your business"

Transcrição

1 RISCO Prevenção e Controle Informativo nº17 - Edição Especial Gripes Pandêmicas e a Continuidade dos Negócios Understanding risk across your business

2 A) Pandemia informações gerais O que é uma pandemia? Pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha em toda a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo no planeta. Gripe Suína Mapa em Maio 2009 Historicamente, as pandemias ocorrem de forma regular a cada 20 ou 30 anos. Desde que a última pandemia ocorreu, há 39 anos, muitos peritos da área da saúde acreditam que uma pandemia, nos dias de hoje, está de certa forma atrasada.

3 Pandemias de Gripe Pandemias de gripe ocorreram dez vezes nos últimos 300 anos. Apesar desta taxa fazer parecer que pandemias sejam um risco com baixa freqüência, as mesmas possuem um potencial devastador, com muitas facetas desconhecidas. À luz da recente propagação global da gripe H5N1 aviária, e agora da gripe suína, muitos peritos da saúde acreditam que, embora a freqüência e a gravidade de uma pandemia de gripe possam ser desconhecidas, uma pandemia é inevitável e possivelmente iminente. O grande impacto de uma pandemia Muitos destes peritos de saúde temem o grande impacto de tal pandemia. Resignados ao fato de que uma pandemia global não possa ser impedida, eles estão agora aplicando esforços consideráveis para desenvolver planos para minimizar seu impacto. Com isto em mente, é hora para que as empresas e os indivíduos façam planos prudentes para ressaltar e identificar a vulnerabilidade de seus negócios e minimizar os impactos adversos que uma pandemia de gripe teriam em seu ramo de atividade. Gripe sazonal x gripe pandêmica A gripe humana sazonal possui curta-duração e limitada infecção com sintomas típicos de febre e dores musculares - embora a doença possa ser mais grave, dependendo das propriedades do vírus, nos níveis de imunidade e das condições médicas pré-existentes cada indivíduo, bem como da idade dos pacientes. A maioria dos seres humanos, que tenham sido acometidos de uma gripe sazonal desenvolvem uma certa imunidade a uma gripe similar que venha a ocorrer em anos seguintes. Entretanto, os seres humanos podem não ter nenhuma imunidade natural para um vírus mutante, e a propagação do mesmo pode resultar em uma pandemia.

4 Ameaça pandêmica Para que uma pandemia ocorra, o vírus deve submeter-se diversas etapas de mutação. Os peritos da saúde vêem muitas similaridades entre a manifestação da recente gripe aviária e a pandemia global de (gripe espanhola), que resultou na morte de aproximadamente 40 milhões de pessoas. Houve outras duas mini-pandemias no século passado: a gripe asiática ( ) e a gripe de Hong Kong ( ). Embora estas epidemias tenham sido muito menos graves do que a gripe espanhola, ambas resultaram na morte de 1 Milhão e 4 milhões de pessoas, respectivamente. Um plano global de prontidão faz-se necessário A experiência faz com que a OMS chame a atenção para necessidade de um plano de prontidão global a fim de enfrentar esta ameaça potencial. Sem um planejamento e uma estratégia adequada de proteção, viagens internacionais e a economia globalizada, podem acelerar o processo de propagação da gripe suína, criando um potencial de pandemia global. A OMS define seis fases de um desenvolvimento pandêmico. De acordo com o esquema de classificação, estamos atualmente na fase 5 risco considerável de pandemia. Durante as fases quatro, cinco, e seis, o vírus tornar-se cada vez mais propício à transmissão de pessoa para pessoa, propagandose para população além dos grupos infectados.

5 Menor taxa de mortalidade e maior probabilidade maior de impacto financeiro Embora os dados históricos disponíveis não sejam exatos, a pandemia 1918 resultou em uma taxa de mortalidade muito alta, particularmente entre a população mais jovem. Uma teoria sugere que pessoas mais idosas possam ter tido alguma imunidade residual às pandemias. O longo período de circunstâncias fatigantes resultante da Primeira Guerra Mundial, a condições de saúde em geral, a falta de condições de higiene, a falta de cuidados médicos e a fiscalização podem ter contribuído a esta taxa de mortalidade elevada. A higiene e as circunstâncias sanitárias de hoje são muita melhores do que em Isto, em conjunto com avanços nos cuidados médicos, na disponibilidade de medicamentos antivirais e antibióticos, e da tecnologia atual das vacinas, devem reduzir drasticamente a taxa de mortalidade. A fiscalização global por parte da OMS e o sistema de alerta prematuro também devem ajudar no direcionamento de uma resposta direta para limitar a propagação de um vírus. Pelo lado negativo, o crescimento de viagens e a concentração das populações em grandes centros urbanos, aumentam a velocidade de propagação do vírus o que poderia levar à sobrecarga todos hospitais locais. O comércio global e as cadeias extensas de dependências entre fornecedores e clientes poderiam ser afetadas, com um grande impacto financeiro nos negócios e no comércio global.

6 Patogenicidade e mutação Para compreender o risco de uma pandemia global, nós devemos primeiramente compreender dois aspectos importantes desta ameaça de infecção. O primeiro é como o vírus pode se espalhar e se tornar letal aos seres humanos; o segundo é como uma vacina eficaz será desenvolvida e distribuída. Isto nos ajudará a compreender a importância do planejamento de estratégias e preparativos coordenados a níveis globais, nacionais, organizacionais e também ajudar na separação de fatos originados pelo medo e pelo frenesi, facilitando assim o desenvolvimento de um plano adequado de resposta. Classificando um vírus Um vírus da gripe é descrito pelo tipo do vírus, subtipo e descendência usados na convenção de nomeação de vírus. Um vírus é classificado em três tipos principais (A, B, e C) e diversos subtipos baseados na habilidade do vírus para contaminar seres humanos, porcos, cavalos, pássaros, ou mais de um tipo de animal. Patogenicidade A patogenicidade refere-se a habilidade de um organismo causar uma doença em outro organismo. Um organismo que produz uma doença infecciosa é chamado de agente patogênico. Todos os vírus da gripe sofrem mutação ao longo do tempo por dois processos diferentes. Um é a mutação genética normal onde partes pequenas da informação estão mudando em um ritmo constante e estão gerando continuamente mudanças pouco significativas entre os vírus. Este processo é chamado antigenic drift (tendência ou direção antigênica). Neste processo a resposta imunológica humana se adapta de forma completa e facilmente à estas mudanças menores e nenhuma manifestação principal da gripe ocorre em resposta à tendência antigênica. Mutação O segundo processo é chamado antigenic shift (deslocamento antigênico) e resulta na troca do gene. Quando duas espécies diferentes de um vírus contaminam um indivíduo simultaneamente, o hospedeiro pode servir como um recipiente de mistura e criar uma espécie completamente nova da gripe com a associação dos componentes das duas espécies originais. Esta mudança normal em espécies de gripe ocorre rotineiramente em poucos anos, mas conduz a sintomas mais graves da doença.

7 Resposta imunológica e capacidade de sobrevivência Os seres humanos podem ter respostas imunológicas naturais ou vacino-induzidas para lidar com duas espécies originais (paternas). Entretanto, se uma espécie é de gripe humana e a outra de gripe animal (por exemplo, pássaro ou suínos), uma situação diferente pode ser desenvolvida. Uma mistura particularmente adversa poderia conduzir a uma espécie nova, com a mortalidade de uma gripe (aviária ou suína) altamente patogênica e com a habilidade de transmissão entre seres humanos. Neste caso, a nova espécie tem o potencial de causar uma pandemia porque os seres humanos nunca foram expostos aos antígenos desta nova espécie de origem animal. Desde que não há nenhuma imunidade natural para esta nova espécie de vírus e que o desenvolvimento de uma vacina levaria algum tempo, tal doença poderia ser propagada pela transmissão de pessoa para pessoa.

8 Sem um planejamento adequado e uma estratégia de proteção, viagens internacionais e a economia globalizada podem acelerar a propagação de gripes como a aviária e a suína. Se a sua empresa é global ou mesmo uma empresa de varejo, uma pandemia de gripe poderia afetar suas operações e todo o seu negócio.

9 B) Gripe Suína Principais Dúvidas 1- O que é a gripe suína? É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2. O atual surto, que teve início no México, é provocado por uma versão mutante do vírus H1N1 capaz de infectar humanos e se propagar de pessoa para pessoa. 2- Quão perigosa é a gripe suína? Os sintomas da gripe suína em humanos parecem ser semelhantes aos produzidos por gripes comuns, sazonais. Esses sintomas incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores pelo corpo, sensação de frio e fadiga. A maioria dos casos registrados até agora no mundo parecem ser brandos, mas já foram registradas algumas mortes. 3- A gripe suína pode matar? Na verdade, qualquer tipo de gripe pode matar, em especial pessoas com sistema imunológico (de defesa do organismo) enfraquecido. A gripe suína também parece ser capaz de afetar gravemente pessoas com sistema imunológico mais forte, e seu mecanismo de ação ainda precisa ser estudado em detalhes. No entanto, o principal risco associado à doença é uma inflamação severa dos pulmões, que pode levar à insuficiência respiratória, ou seja, incapacidade de respirar direito. Outras complicações sérias têm a ver com lesões severas nos músculos, que podem levar a problemas nos rins e no coração, e mesmo, mais raramente, meningites e outros problemas no sistema nervoso central. Em todos esses casos, pode ocorrer a morte.

10 B) Gripe Suína Principais Dúvidas 4- Esta doença no México é um novo tipo de gripe suína? A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1do vírus Influenza A. 5- A gripe suína pode ser tratada? As autoridades americanas dizem que duas drogas geralmente usadas para tratar casos de gripe, Tamiflu e Relenza, se mostraram úteis no tratamento de casos que aconteceram até agora. Porém esses remédios devem ser ministrados nos estágios iniciais da doença para terem efeito. O uso desses medicamentos também torna mais difícil que pessoas infectadas passem o vírus para outros. Ainda não está claro qual efeito as atuais vacinas podem ter para oferecer proteção contra o novo tipo do vírus, já que ele é geneticamente diferente de outros tipos. Uma vacina foi desenvolvida em 1976 para proteger os seres humanos de um tipo de gripe suína. Porém a vacina provocou efeitos colaterais graves. 6- Quantos vírus de gripe suína existem? Como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana. Quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer. No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1. 7-Qual é o vírus que está causando a crise atual? É uma versão nova do H1N1.

11 B) Gripe Suína Principais Dúvidas 8- Como os seres humanos adquirem a gripe suína? Normalmente, esses vírus não infectam humanos. Entretanto, vez por outra, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Na maioria das vezes, os contágios acontecem quando há contato direto de humanos com porcos. Mas também já houve casos em que, após a transmissão inicial do porco para o homem, a partir dali o vírus passou a circular de pessoa para pessoa. Foi o caso de uma série de casos ocorridas em Wisconsin, EUA, em Nesses casos, a transmissão ocorre como a gripe tradicional, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas. A rota prevista da exposição nos seres humanos é inalação das gotas transportadas por via aérea contendo o vírus. Essas gotas podem ser espalhadas espirrando e tossindo. 9- Qual a relação da doença com suínos? Especialistas dizem que o atual surto pode ter sido provocado por uma mutação do vírus em porcos mexicanos. Acredita-se que vírus de gripe com material genético de suínos, aves e humanos se combinaram no organismo de um porco, dando origem à variante. O vírus passou então dos porcos para humanos, e agora se propaga de pessoa para pessoa. 10- Consumir carne de porco pode causar gripe suína? Não há evidências de que a gripe suína possa ser transmitida ao se comer carne de animais infectados. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação. 11- O vírus pode ser contido? O vírus parece já ter começado a se espalhar pelo mundo, e muitos especialistas acreditam que a sua contenção, numa era de viagens aéreas fáceis, deverá ser muito difícil.

12 B) Gripe Suína Principais Dúvidas 12- O quanto devemos nos preocupar? Quando um novo tipo de vírus da gripe aparece e adquire a capacidade de ser transmitido de pessoa para pessoa, é monitorado de perto para verificar seu potencial de gerar uma epidemia global, ou pandemia. A Organização Mundial da Saúde advertiu que, considerados em conjunto, os casos no México e nos Estados Unidos podem gerar uma pandemia e afirma que a situação é séria. Porém os especialistas dizem que ainda é muito cedo para avaliar completamente a situação. Ninguém conhece todo o impacto potencial de uma pandemia, mas especialistas advertem que poderia custar muitas vidas em todo o mundo. A pandemia de gripe espanhola, iniciada em 1918 e também causada por um tipo de vírus H1N1, matou 40 milhões e infectou 40% da população mundial. Mas o fato de que em todos os casos até agora registrados nos Estados Unidos os sintomas eram leves, pode ser encorajador. Isso sugere que a gravidade do foco no México pode ser resultante de algum fator específico, ligado à localização - possivelmente um segundo vírus não relacionado que circula na comunidade. Outra hipótese é de que as pessoas infectadas no México podem ter buscado tratamento num estágio posterior da doença. Também pode ser o caso de que a forma do vírus circulando no México seja ligeiramente diferente da registrada em outros lugares, mas isso só poderá ser confirmado por detalhadas análises de laboratório. Também há a esperança de que, como os seres humanos são normalmente expostos a formas do H1N1 por meio de gripes sazonais, nossos sistemas imunológicos estejam preparados para combater a infecção. Porém o fato de que muitas das vítimas serem jovens aponta para algo incomum. As gripes sazonais normais tendem a afetar mais os idosos ou os bebês. Engenheiro Andressa Meireles Engenheiro Milton Santana

13 B) Gripe Suína Principais Dúvidas 13- Qual a letalidade do vírus? Análises preliminares do vírus causador da gripe suína, o H1N1, sugerem que se trata de uma linhagem menos agressiva, segundo cientistas. Especialistas acreditam que seria necessária uma nova mutação para que o H1N1 cause a alta taxa de mortalidade que alguns previam. No entanto, até agora é impossível prever, com precisão, como a doença vai evoluir e qual será sua taxa de mortalidade. Como muitos casos suspeitos ainda precisam ser confirmados por exames laboratoriais, ainda não se sabe ao certo o número exato de vítimas da gripe suína. Segundo especialistas, serão necessárias semanas ou até meses de análises biológicas até que se possa conhecer o potencial de letalidade do vírus. 14- O que eu devo fazer para me proteger? Qualquer pessoa com sintomas de gripe e que pode ter tido contato com o vírus da gripe suína, como aqueles que moram em áreas afetadas do México ou viajaram para o país, devem procurar ajuda médica. Mas os pacientes não devem ir a clínicas médicas, para evitar transmitir a doença para outras pessoas. Em vez disso, elas devem ficar em casa e contatar seus serviços de saúde para receber recomendações. Muitos países recomendam aos seus cidadãos que evitem viajar às áreas afetadas pela doença. Engenheiro Andressa Meireles Engenheiro Milton Santana

14 B) Gripe Suína Principais Dúvidas 15- Que medidas posso tomar para evitar a contaminação? Evite contato com pessoas que pareçam não estar bem e que tenham febre e tosse. Medidas comuns para se evitar infecções e a higiene da mãos podem ajudar a reduzir a transmissão de viroses, incluindo a gripe suína em humanos. Estas medidas podem ser simples como cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, usar um lenço de papel quando possível e jogando-o fora logo após o uso. É importante também lavar as mãos freqüentemente com água e sabão para evitar que o vírus se propague de suas mãos para a face ou para outra pessoa. Outra providência é limpar a maçaneta de portas com freqüência, usando produtos normais de limpeza. Ao cuidar de uma pessoa gripada, o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca diminui o risco de transmissão. 16- E a gripe aviária? O tipo de vírus da gripe aviária responsável pela morte de algumas centenas de pessoas no sul da Ásia nos últimos anos é diferente do da gripe suína. O vírus da atual gripe suína é o H1N1 enquanto que o da gripe aviária é oh5n1. Especialistas temem que o H5N1 tenha o potencial de gerar uma pandemia por causa de sua capacidade de mutação rápida. Mas até agora, ela permanece de forma geral uma doença de pássaros. Os humanos infectados, sem exceção, trabalhavam em contato próximo com pássaros e casos de transmissão entre humanos são extremamente raros. Não há indícios de que o H5N1 tem a habilidade de ser transmitido facilmente de uma pessoa à outra. Engenheiro Andressa Meireles Engenheiro Milton Santana

15 C) Preparando-se para uma possível pandemia Plano de Continuidade dos Negócios para uma Pandemia Embora não se tenha precedentes de uma pandemia de gripe aviária ou suína, o senso comum e as lições aprendidas da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) ocorrida em podem fornecer alguns indícios para o desenvolvimento do Plano de Continuidade dos Negócios. A manifestação de doenças infecciosas requerendo a quarentena estendida e a isolação de grande porcentagem da população pode afetar significativamente o mercado global. Se a sua empresa é global ou um negócio de varejo, uma pandemia de gripe poderia afetar todas as partes do seu negócio. As conseqüências e o impacto podem ser os mais diversos, devido ao rompimentos da cadeia de suprimentos, ao absenteísmo prolongado do trabalhador, até mesmo mortes. Todos os Negócios Necessitam de um Plano Todas as empresas deveriam ter uma estratégia para reduzir um eventual impacto de uma pandemia em seus empregados, clientes, fornecedores e acionistas, bem como para preparar-se para uma interrupção do negócio sem precedentes. O impacto resultante depende do tipo do negócio, exigindo diferentes prioridades e respostas. Engenheiro Andressa Meireles Engenheiro Milton Santana

16 C) Preparando-se para uma possível pandemia Informação e diretrizes disponíveis. A OMS e as autoridades da saúde pública estão fornecendo informações valiosas, incluindo mapas dos países indicando a propagação da gripe suína, e recomendações necessárias para viajantes. Estes mapas podem ser recursos valiosos para compreender a ameaça pandêmica e avaliar a ameaça ao seu negócio. As autoridades da Saúde em muitos países têm liberado diretrizes que provavelmente se constituirão na primeira linha defesa. Por exemplo, os Estados Unidos emitiram diretrizes de segurança do trabalhador para trabalhadores rurais, principalmente os que lidam com animais, médicos e trabalhadores em laboratórios, bem como trabalhadores que lidam com alimentos e tripulação de aeronaves. A Nova Zelândia tem publicado diretrizes para auxiliar o desenvolvimento de planos de continuidade de negócios. Embora proibições de viagens não existem de fato, recomendações têm sido fornecidas aos viajantes para evitarem áreas rurais e mercados com animais vivos. Os Planos Devem Ser Flexíveis Para sobreviver a uma pandemia, os negócios necessitam plano de continuidade do negócio (PCN) flexível e consistente. Um PCN ajuda a estabelecer a resposta às conseqüências adversas ocorridas imediatamente após um desastre e as ações de curto e longo prazo, necessárias desde a interrupção do negócio até seu restabelecimento normal. As empresas sem um plano de contingência sofrem maiores perdas do que aquelas com um PCN estabelecido e atualizado. A maioria dos PCN é baseada em um súbito e limitado evento, tais como incêndios, bombas ou de ataques de terroristas. Uma vez que os efeitos de uma pandemia são duradouros - com absentismo em grande escala e interrupções internas e externas a organização os planos devem ser adaptados a tais características. Os peritos em continuidade do negócio acreditam que poucos negócios estão preparados para este tipo de risco. Mesmo um plano básico para lidar com uma pandemia é melhor do que nenhum. Embora os planos variem nos detalhes, cada plano deveria ser adaptável às rápidas mudanças das situações. Eles devem contemplar prevenção e supervisão, prontidão, resposta e execução. O nível de detalhe para concretizar cada etapa, os papéis e as responsabilidades envolvidas devem acompanhar as informações e as diretivas providas pelo OMS e pelas autoridades de saúde públicas locais, com relação ao desenvolvimento pandêmico Engenheiro Andressa Meireles Engenheiro Milton Santana

17 C) Preparando-se para uma possível pandemia Para sobreviver a uma pandemia, os negócios precisam um plano de continuidade do negócio flexível e consistente. Questões específicas relativas às Pandemias. Ao adaptar um PCN existente para uma pandemia da gripe, existem questões específicas que devem ser levadas em consideração. Uma delas é minimizar a propagação da doença de uma pessoa para outra. Alguns métodos gerais para abordar esta questão incluem ensinar os empregados a empregar boa higiene pessoal e um comportamento adequado ao tossir. Por exemplo, incentive o uso das mãos, lenços ou de outros meios para impedir a propagação de gotas do aerossol quando tossir e espirrar, particularmente aqueles suspeitos de estarem doentes. Ensine também os empregados a descartar apropriadamente os lenços. Tanto quanto possível, estabeleça uma distância social para a interação de funcionários de forma a mantê-las afastadas de um a dois metros. Separar os trabalhadores por distancias, minimiza a possibilidade de propagar a doença. Estes métodos simples podem ajudar a prevenir a propagação de uma pessoa a outra no trabalho. Junto com as considerações básicas de controle de doenças, a empresa também deve formar um comitê pandêmico da gripe para revisar vulnerabilidades específicas do negócio, planos de desenvolvimento e implementação de mudanças necessárias. Este comitê também monitoraria a situação pandêmica da gripe e proveria recomendações para a alta gerência da empresa sobre a implementação das etapas do plano de continuidade, durante a crise pandêmica.

18 C) Preparando-se para uma possível pandemia O comitê da gripe Um comitê deveria ser desenvolvido com o único propósito de rever, planejar e averiguar a resposta da companhia à gripe pandêmica. Este comitê deveria incluir representantes de todas as áreas da empresa. O líder da equipe deveria ser uma pessoa conhecedora da operação e com nível hierárquico suficiente elevado dentro a organização, para conseguir gerenciar as tarefas. Outro importante membro é um conselheiro médico que compreenda a empresa e a gripe pandêmica, e que possa fornecer recomendações a respeito desta questão, tais como o tratamento proativo dos colaboradores. Um representante do departamento de recursos humanos, para poder discutir os impactos potenciais às políticas e aos procedimentos, colaboradores dos departamentos de engenharia, produção e manutenção são importantes para fornecer recomendações e tomar decisões no processo e programação de mudanças que possam ser necessárias se um evento destes ocorrer. Autoridades da saúde, segurança do trabalho e os agentes da segurança pública podem prover perspectivas sobre fechamento de áreas, evacuação, equipamentos de proteção individual, controles de engenharia e outras medidas. Representantes das áreas de limpeza e conservação são importantes para executar práticas preventivas de saneamento e conduzir discussões sobre os procedimentos da limpeza e saneamento caso os colaboradores da empresa visitantes fiquem doentes.

19 C) Preparando-se para uma possível pandemia Funções do comitê Uma vez que o comitê está estabelecido é hora de rever as seguintes áreas vulneráveis. Identifique Processos e Funções críticas. Inicialmente, identifique e reveja as funções e processos críticos para a continuidade dos negócios, e que não podem ser interrompidos. Determine quais processos podem funcionar automaticamente, qual seria a necessidade mínima para suportar os trabalhadores e o que teria que funcionar normalmente com suporte pleno do trabalhador. Considere se alguns processos podem ser controlados remotamente, então determine se sua estrutura de informática TI ( Tecnologia de Informação) suportará isto. Para os processos que devem funcionar normalmente com o número usual de empregados, considere maneiras de ajustar as programações de trabalho a fim minimizar o contato entre empregados. Isto pode envolver ajustes no processo ou nos turnos de trabalho. Considere as maneiras em que a intervenção governamental poderia suspender ou reduzir seu negócio, tais como os efeitos que as restrições de viagens (impostas pelas autoridades) poderiam impactar o seu negócio. O efeito provavelmente será maior na indústria do turismo do que em uma fábrica instalada em um único local.

20 C) Preparando-se para uma possível pandemia Avalie fornecedores e clientes críticos Com o advento das práticas globais de negócio just-in-time, é importante identificar os fornecedores que suprem matérias-primas críticas, partes de componentes ou serviços que você precisa para manter o funcionamento dos processos relevantes. Estas preocupações com relação à cadeia de fornecimento não são específicas às pandemias. Estas etapas aplicar-se-iam para descrever quaisquer riscos da cadeia de fornecimento. Pode ser apropriado avaliar o PCN dos fornecedores de matérias-primas críticas, cujas instalações se localizam em áreas de gripe pandêmicas. Reveja o inventário dos materiais e determine quanto tempo os processos críticos podem continuar em operação se as cadeias de fornecimento forem interrompidas. Reveja a disponibilidade de fornecedores alternativos, caso seu fornecedor regular seja incapaz de atender as suas necessidades. Pode ser apropriado armazenar uma pequena quantidade das mercadorias mais críticas, a fim de minimizar os impactos no processo ou mesmo sua total interrupção. Do mesmo modo, é essencial determinar quais de seus clientes consideram-no como um fornecedor crítico, de modo que você possa destinar recursos para suportá-los. Quais processos devem funcionar para atender as necessidades de seus clientes? Estes processos coincidem com aqueles identificados como críticos no início deste processo? Uma comunicação e coordenação prévias com ambos, fornecedores e clientes, são a chave para assegurar uma cadeia estável de suprimento durante uma pandemia.

21 C) Preparando-se para uma possível pandemia Identifique Colaboradores Essenciais ou Especialistas Identificar os empregados críticos ou especialistas que devem ser protegidos e mantidos é crucial para a continuidade dos negócios. Determine maneiras de proteger os empregados críticos através de isolação, trabalho remoto ou intervenção médica, tais como a vacinação, para mantê-los disponíveis. Reveja as habilidades pessoais existentes e as alternativas, tais como o treinamento cruzado para difundir o conhecimento. Considere a disponibilidade dos trabalhadores temporários, como aposentados, contratados ou o emprego de agências especiais de emprego para suportar as atividades necessárias. Estabeleça e teste os trabalhos de forma remota para assegurar que determinados empregados ou funções dentro do negócio operarão eficazmente quando necessários. Caso os trabalhos remotos se destaquem de forma evidente em seus planos, reveja as necessidades do departamento de informática (TI) e dos sistemas de telecomunicações, para assegurar o aumento da capacidade de trabalhos remotos.

22 C) Preparando-se para uma possível pandemia Reveja Políticas de Recursos Humanos Você pode precisar reajustar as políticas dos recursos humanos antecipadamente a uma pandemia. Reveja as suas políticas internas atuais e as políticas mandatórias do governo com relação à licenças. Quando uma pandemia ocorre, quatro tipos de colaboradores existirão: aqueles que são saudáveis e querem trabalhar; aqueles que estão saudáveis mas receosos de vir trabalhar por medo de adquirir a doença; aqueles que estão doentes e precisam permanecer em casa para se recuperar; e aqueles que estão doentes mas que querem trabalhar em razão de seu senso de dever, de necessidade monetária ou de outra razão. Ajuste suas políticas de recursos humanos e de boas práticas para incentivar empregados saudáveis a virem para o trabalho e empregados doentes para permanecerem em casa. Você pode precisar adotar uma abordagem Incentivo e Recompensa, tal como a continuação de salário para manter trabalhadores doentes em casa e ações disciplinares quando empregados doentes forem trabalhar. Busque oportunidades para permitir que empregados saudáveis trabalhem remotamente caso tenham membros da família doentes ou se estão verdadeiramente preocupados em ficarem doentes. Considere as maneiras de monitorar o tempo de retorno do funcionário ao trabalho após a doença, para impedir a infecção de trabalhadores saudáveis. Considere aplicar melhores práticas na cultura do seu negócio de forma a incentivar conferências por telefone ou por vídeo do que reuniões presenciais. Examine os planos de viagem em face dos alertas governamentais ou da Organização Mundial da Saúde e ajusteos apropriadamente. Isto pode levar à restrição de a viagens a determinadas áreas ou eliminar completamente as viagens em intervalos curtos durante ondas pandêmicas. Se sua companhia tem empregados expatriados, considere a viabilidade e os métodos de suportá-los durante uma manifestação pandêmica.

23 C) Preparando-se para uma possível pandemia Revisão da Segurança Física Layout das instalações, processo físico e arranjos das estação de trabalho podem afetar a propagação da doença. Reveja a disposição física promovendo o distanciamento social de forma a minimizar as infecções potenciais. Considere desconcertar tempos do almoço ou turnos de trabalho para reduzir a densidade de trabalhadores nos restaurantes, vestiários e nas áreas gerais de trabalho. A administração da segurança ocupacional e da saúde dos Estados Unidos (OSHA) sugere que as áreas de trabalho sejam classificadas como de exposição elevada, média e baixa, dependendo da possibilidade de infecção e da interação com outros. Por exemplo: Áreas de elevada exposição do trabalho seriam aquelas que trabalham diretamente com materiais contaminados pelo vírus ou com os indivíduos potencialmente contaminados e estão localizados em lugares tais como laboratórios de pesquisa e instalações de cuidados médicos. Áreas de média exposição do trabalho expõem os trabalhadores a uma alta freqüência de contato com clientes ou com colegas de trabalho e ocorrem em empresas tais como bancos, hotelaria e empresas que lidam com mercadorias de varejo. Áreas de baixa exposição do trabalho requerem que os trabalhadores tenham um mínimo nível de contato com cliente ou com colegas de trabalho incluem lugares tais como um típico escritório ou um processo de fabricação.

24 C) Preparando-se para uma possível pandemia Você pode aplicar a análise do nível de exposição em seu processo de tomada de decisão a respeito do uso apropriado de controles de engenharia ou equipamento de proteção pessoal. O web site da OSHA contém informações sobre medidas de controle sugeridas para cada nível de exposição. Instale placas nas entradas do edifício mostrando as políticas da companhia sobre a presença de empregados doentes e visitantes. Ao contrário do processo relativamente fácil de averiguação das vítimas do SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa), realizar triagem dos indivíduos que entram no edifício não irá identificar os potenciais indivíduos portadores da gripe. Consultar a manutenção e a equipe de funcionários da recepção e desenvolver planos para limpar e higienizar áreas de trabalho a fim de minimizar a propagação da doença (por exemplo, se um empregado ficar doente). Manter um estoque de material essencial para desinfecção e lenços de papel descartáveis, para a higiene pessoal dos empregados.

25 C) Preparando-se para uma possível pandemia Desenvolva programas de comunicação e educação A comunicação consistente e a educação dos colaboradores irão auxiliá-lo no controle da ameaça pandêmica da gripe, na sua empresa. O programa de comunicação deve incluir: Uma discussão sobre a ameaça de uma gripe pandêmica e as medidas que a empresa está adotando para proteger a saúde dos colaboradores e as operações da empresa; Licença especial para o doente ou políticas de afastamento e perspectivas; Informações gerais sobre a gripe pandêmica, tal como os sinais e os sintomas, opções de tratamento, e mecanismos de suporte para obter cuidados médicos apropriados; Dicas de limpeza e desinfecção e outras maneiras para assegurar a limpeza de todas as áreas; e uma descrição dos métodos que serão usados para comunicar aos colaboradores as informações operacionais importantes. Comece uma comunicação, imediatamente, reconhecendo a questão pandêmica e esboçando o plano que a companhia está seguindo para avaliar e endereçar a possível ameaça.

26 C) Preparando-se para uma possível pandemia Etapas do BCP conforme o estágio da manifestação Classificação dos Estágios Pandêmicos segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) Fase Pandêmica Estágio Plano de Ação Nenhum novo subtipo do vírus influenza foi detectado em seres humanos. Um subtipo do vírus influenza que causou infecção humana pode estar presente em animais. Considera-se baixo o risco de infecção humana. Nenhum novo subtipo do da influenza foi detectado em seres humanos. Contudo, um subtipo circulante do vírus influenza animal apresenta um risco considerável de causar infecção humana. Casos de infecção humana por um novo subtipo são notificados. Não há casos de transmissão entre humanos ou, no máximo, há casos raros de transmissão a um indivíduo que teve contato próximo com um caso humano. Transmissão entre seres humanos existe de forma limitada, com a ocorrência de pequenos grupos de casos humanos. A propagação do vírus entre humanos ainda é bem localizada, sugerindo que o vírus não está bem adaptado aos seres humanos. Maior transmissão entre seres humanos, com o surgimento de grandes grupos de casos humanos. Embora a transmissão entre seres humanos permaneça ainda localizada, o vírus parece estar cada vez mais bem adaptado aos seres humanos. Embora ainda não completamente transmissível entre humanos, há um risco considerável de pandemia. A transmissão viral entre humanos aumenta significativamente e há transmissibilidade sustentada na população geral. Desenvolva um plano de contingência e comunique-o aos empregados e às partes interessadas. Reveja plano de contingência existente considerando a vulnerabilidade para o risco de causar infecção humana e pandemia. Revisão do plano atual e as políticas, ajustá-lo como necessário para adaptar-se à ameaça pandêmica, incluindo questões referente adequação da infra-estrutura e operação remota. Monitore as fontes de informação públicas de saúde do governo para atualização da informação sobre a ameaça pandêmica. Planeie a instrução dos empregados sobre o plano. Conduza testes ou simulados e ajuste-o como necessário baseado nos resultados. Monitore as fontes de informação do governo para novas informações. Comece a instrução dos empregados e execute itens do plano de contingência, tais como a higiene, vacinação, e operações remotas. Execute o plano de contingência nas áreas geográficas afetadas. Coloque outras áreas em alerta. Execute inteiramente o plano de contingência em todas as áreas. Monitore as fontes governamentais sobre informações e restrições de viagens, comércio, e as outras áreas e implemente ou ajuste os itens do plano de contingência apropriadamente.

27 C) Preparando-se para uma possível pandemia Uma vez que todos os aspectos de ameaça da gripe pandêmica aos negócios foram revistos e os planos estabelecidos, esteja pronto para executar as características específicas do plano em tempo apropriado. A tabela anterior, identifica os estágios de uma pandemia, com algumas considerações sobre o plano de ações relativos à pandemia. Isto deve fornecer-lhe uma diretriz para o planejamento da respostas relativas aos estágios da pandemia. De acordo com a classificação da OMS, nós estamos atualmente na fase cinco Nesta fase, os negócios deveriam ter seus PCN s existentes totalmente revisados à luz do potencial de ameaça pandêmica. A falha do plano é não planejar a falha Desenvolver um plano de continuidade de negócios sólido é uma medida prudente para qualquer negócio, mesmo que a pandemia não venha ocorrer. Se você já possui um plano de continuidade de negócios implementado, este é o momento para atualizar os cenários aplicáveis para essa ameaça potencial. Uma vez que a pandemia já alcançou a Fase Cinco, com o vírus da gripe suína tornando-se adaptado a propagação de pessoa para pessoa, o tempo disponível para planejar e atuar pode ser muito pequeno. O momento de planejar é agora. Você está pronto?

28 Associação Médica Brasileira Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização Pan-Americana de Saúde Organização Mundial de Saúde: Organização Mundial de Saúde Animal Fontes adicionais para informação Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação World Health Organization, Epidemic and Pandemic Alert and Response (EPR), U.S. Government Official Web site for information on pandemic flu, U.S. Department of Health and Human Services,Centers for Disease Control, Avian Influenza (Bird Flu), U.S. Department of Labor, Occupational Safety and Health Administration, Pandemic Influenza

29 Nota/ disclaimer : As informações deste artigo foram compilada a partir de dados de fontes consideradas confiáveis. O grupo Zurich Financial Services (Zurich) não faz nenhuma garantia dos resultados nem assume a responsabilidade em relação a informações, métodos ou sugestões de segurança contidas neste artigo. Além disso, não se pode supor que todos os procedimentos aceitáveis de segurança e de conformidade legal (compliance) estejam contidos aqui ou que procedimentos adicionais possam ser necessários. Este informativo foi publicado em Maio de A Zurich não é obrigada a realizar nenhuma atualização ou revisão desta publicação A maioria das informações correlatas à epidemiologia e saúde ocupacional foram extraídas do Artigo Pandemic Influenza and Continuity Plan escritos pelos Srs. A. V. Riswadkar e Clayton S. Shoup, colaboradores da Zurich Norte America. A.V. Riswadkar é diretor da Engenharia de Riscos da Zurich America do Norte na área de produto de responsabilidade civil. Ele é B.S. em engenharia mecânica e M.S. em engenharia industrial. Tem extensiva experiência em consultoria na prevenção de segurança e de responsabilidade civil do produto. Suas áreas de expertise incluem a identificação e a avaliação de riscos emergentes para o produto e de segurança do processo, assim como a composição de informativos e manuais de instrução do produto. Riswadkar tem numerosos artigos publicados em matérias relacionadas à segurança e à responsabilidade de produto em publicações tais como a Best Reviews, Professional Safety, Food Quality, Machine Design and The John Liner Review. Riswadkar é engenheiro de qualidade certificado (CQE) e auditor de qualidade certificado (CQA). É também profissional de segurança certificado (CSP) e membro da Associação em Gerenciamento de Controle de Perdas (ALCM). Clayton S. Shoup é diretor do departamento de engenharia de riscos da Zurich América do Norte, na área de acidentes do trabalho. Ele é graduado B.A em química e MBA. Shoup tem uma larga experiência nas áreas de higiene industrial, segurança, auditoria, saúde corporativa e programas de segurança. Ele também ministra treinamentos em higiene industrial e tópicos de segurança. Shoup é higienista industrial certificado (CIH), profissional de segurança certificado (CSP) e membro da Associação em Gerenciamento de Controle de Perdas (ALCM).

30 Risco Prevenção e Controle Publicação do Departamento de Engenharia de Riscos da Zurich Brasil Seguros S.A. Edição Extraordinária nº 17 - Maio/2009. Para receber outros informativo ou obter maiores informações, contatar o Departamento de Engenharia de Riscos da Zurich. engenharia.riscos@br.zurich.com Zurich Brasil Seguros S.A. Sede: São Paulo SP Fone (11) Fax (11) Filial: Rio de Janeiro RJ Fone (21) Fax (21) Filial: Belo Horizonte MG Fone: (31) Fax: (31) Filial: Curitiba PR Fone (41) Fax (41) Filial: Porto Alegre RS Fone (51) / 1726 Fax (51) O Sistema de Gerenciamento da Qualidade da Engenharia de Riscos da Zurich do Brasil é certificado pela ISO 9001 : Engenheiro Andressa Meireles Engenheiro Milton Santana

Gripes pandêmicas e a continuidade dos negócios

Gripes pandêmicas e a continuidade dos negócios Gripes pandêmicas e a continuidade dos negócios Gripes pandêmicas e a continuidade dos negócios INTRODUÇÃO A) PANDEMIA INFORMAÇÕES GERAIS O QUE É UMA PANDEMIA? Pandemia é uma epidemia de doença infecciosa

Leia mais

GRIPE A H1N1 Plano de Contingência Empresarial contra Influenza e para outras Emergências Médicas.

GRIPE A H1N1 Plano de Contingência Empresarial contra Influenza e para outras Emergências Médicas. GRIPE A H1N1 Plano de Contingência Empresarial contra Influenza e para outras Emergências Médicas. Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro Serviço Social da Indústria - SESI Diretoria de Saúde

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão. Não, porque contêm químicos e está clorada.

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão. Não, porque contêm químicos e está clorada. Influenza A H1N1 /GRIPE SUÍNA PERGUNTAS E RESPOSTAS: PERGUNTA 1. Quanto tempo o vírus da gripe suína permanece vivo numa maçaneta ou superfície lisa? 2. O álcool em gel é útil para limpar as mãos? 3. Qual

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Para a obtenção de informações complementares, poderá ainda consultar os seguintes links da Direcção Geral de Saúde: A AICOPA LINHA DE SAÚDE AÇORES

Para a obtenção de informações complementares, poderá ainda consultar os seguintes links da Direcção Geral de Saúde: A AICOPA LINHA DE SAÚDE AÇORES Diversos Circular n.º 72/2009 15 de Julho de 2009 Assunto: Gripe A (H1N1) Algumas considerações importantes. Caro Associado: Considerando a nova estirpe de vírus da Gripe A (H1N1), e perante o seu risco

Leia mais

Influenza A (H1N1): Perguntas e Respostas

Influenza A (H1N1): Perguntas e Respostas Influenza A (H1N1): Perguntas e Respostas Para entender a influenza: perguntas e respostas A comunicação tem espaço fundamental na luta contra qualquer doença. Um exemplo é o caso do enfrentamento da influenza

Leia mais

Informe sobre a gripe causada pelo novo vírus Influenza A/H1N1

Informe sobre a gripe causada pelo novo vírus Influenza A/H1N1 Informe sobre a gripe causada pelo novo vírus Influenza A/H1N1 DOCUMENTO PARA O PÚBLICO EM GERAL Coordenação: Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Associação Médica Brasileira (AMB) Apoio e participação:

Leia mais

Gripe pandémica. Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica

Gripe pandémica. Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica Gripe pandémica Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica De que trata esta brochura? Esta brochura apresenta informações acerca da gripe pandémica. Dá resposta a 10 perguntas importantes acerca

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Perguntas e Respostas sobre o vírus A(H7N9)* Questions and answers about the vírus A(H7N9)

Perguntas e Respostas sobre o vírus A(H7N9)* Questions and answers about the vírus A(H7N9) Republicação de Artigo * Questions and answers about the vírus A(H7N9) Centers for Disease Control and Prevention Uma nova cepa do vírus da influenza aviária foi descoberta em aves e pessoas na China.

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [GRIPE (INFLUENZA A) SUÍNA]

www.drapriscilaalves.com.br [GRIPE (INFLUENZA A) SUÍNA] [GRIPE (INFLUENZA A) SUÍNA] 2 Gripe (Influenza A) Suína Situação epidemiológica da nova influenza A (H1N1) no Brasil I ÓBITOS, CASOS GRAVES E FATORES DE RISCO Entre 25 de abril e 8 de agosto, foram informados

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR

HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA CLÍNICA - ADULTO E PEDIÁTRICA SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

Leia mais

Ministério da Saúde esclarece as principais dúvidas sobre a doença e apresenta recomendações para viajantes internacionais.

Ministério da Saúde esclarece as principais dúvidas sobre a doença e apresenta recomendações para viajantes internacionais. Ministério da Saúde esclarece as principais dúvidas sobre a doença e apresenta recomendações para viajantes internacionais. Fonte: Agência Fiocruz 1. Há casos de influenza A (H1N1) no Brasil? Não. Até

Leia mais

Gripe A. Plano de Contingência da ThyssenKrupp Elevadores. ThyssenKrupp Elevadores. GRIPE A Plano de Contingência

Gripe A. Plano de Contingência da ThyssenKrupp Elevadores. ThyssenKrupp Elevadores. GRIPE A Plano de Contingência GRIPE A - 1 Gripe A Plano de Contingência da Adaptado de: Pandemic contingency planning at ThyssenKrupp Elevator Dr. Jörg Arnold, Saúde & Segurança Dortmund, 30 de Junho de 2009 GRIPE A - 2 Contextualização

Leia mais

PANDEMIA DE GRIPE. Informação importante para si e para a sua família

PANDEMIA DE GRIPE. Informação importante para si e para a sua família PANDEMIA DE GRIPE Informação importante para si e para a sua família Os peritos da Organização Mundial de Saúde estão actualmente a prever uma pandemia de gripe. O presente folheto descreve uma pandemia

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

GRIPE DAS AVES. Informação e Recomendações. Elaborado por: Castro Correia Director Clínico. 14 de Setembro de 2005

GRIPE DAS AVES. Informação e Recomendações. Elaborado por: Castro Correia Director Clínico. 14 de Setembro de 2005 GRIPE DAS AVES Informação e Recomendações Elaborado por: Castro Correia Director Clínico 14 de Setembro de 2005 Escritórios: Rua da Garagem, 1, 4º Piso / 2790-078 CARNAXIDE Sede Social: Avenida do Forte,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional ESPII. Ocorrências de casos humanos na América do Norte Informe do dia 27.04.

Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional ESPII. Ocorrências de casos humanos na América do Norte Informe do dia 27.04. I. Informações gerais Ministério da Saúde Gabinete Permanente de Emergências de Saúde Pública Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional ESPII Ocorrências de casos humanos na América do Norte

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010

BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010 BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010 CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS E PLANOS DE CONTINGÊNCIA Professor: Hêlbert A Continuidade de Negócios tem como base a Segurança Organizacional e tem por objeto promover a proteção

Leia mais

Desenvolvimento de uma emergência de incêndio

Desenvolvimento de uma emergência de incêndio Desenvolvimento de uma emergência de incêndio Desenvolvimento de uma emergência de incêndio INTRODUÇÃO Ambos a experiência e o bom senso nos dizem que as ações tomadas durante uma emergência são mais eficazes

Leia mais

GRIPE sempre deve ser combatida

GRIPE sempre deve ser combatida GRIPE sempre deve ser combatida Aviária Estacional H1N1 SAZONAL suína GRIPE = INFLUENZA Que é a INFLUENZA SAZONAL? É uma doença própria do ser humano e se apresenta principalmente durante os meses de inverno

Leia mais

Estrutura da Gestão de Risco Operacional

Estrutura da Gestão de Risco Operacional Conceito No Brasil a Resolução n.º 3380, emitida pelo BACEN em 29 de junho de 2006, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, definiu como: A possibilidade de ocorrência de

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

Curso Plano de Continuidade de Negócios

Curso Plano de Continuidade de Negócios Curso Plano de Continuidade de Negócios Em um cenário mundial de alto risco e volatilidade, com uma interconexão e interdependência de todas as cadeias de suprimento, a segurança e continuidade dos negócios

Leia mais

Ocorrências de casos humanos de influenza suína no México e EUA Informe do dia 26.04.09, às 13h

Ocorrências de casos humanos de influenza suína no México e EUA Informe do dia 26.04.09, às 13h Ministério da Saúde Gabinete Permanente de Emergências em Saúde Pública ALERTA DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL Ocorrências de casos humanos de influenza suína no México e EUA

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

NOTA TÉCNICA N o 014/2012

NOTA TÉCNICA N o 014/2012 NOTA TÉCNICA N o 014/2012 Brasília, 28 de agosto de 2012. ÁREA: Área Técnica em Saúde TÍTULO: Alerta sobre o vírus H1N1 REFERÊNCIA(S): Protocolo de Vigilância Epidemiológica da Influenza Pandêmica (H1N1)

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

CIRCULAR. ASSUNTO: Prevenção da Gripe A Orientações para a concepção de um plano de contingência

CIRCULAR. ASSUNTO: Prevenção da Gripe A Orientações para a concepção de um plano de contingência CIRCULAR N/ REFª: 68/2009 DATA: 27/07/09 ASSUNTO: Prevenção da Gripe A Orientações para a concepção de um plano de contingência Exmos. Senhores, Junto se remete documento sobre o assunto em epígrafe distribuído,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Introdução. O objectivo desta apresentação:

Introdução. O objectivo desta apresentação: Prevenção da Gripe A Introdução O objectivo desta apresentação: Consiste num conjunto de medidas e acções que deverão ser aplicadas oportunamente, de modo, articulado, em cada fase da evolução da pandemia.

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

Código de prática para a gestão da segurança da informação

Código de prática para a gestão da segurança da informação Código de prática para a gestão da segurança da informação Edição e Produção: Fabiano Rabaneda Advogado, professor da Universidade Federal do Mato Grosso. Especializando em Direito Eletrônico e Tecnologia

Leia mais

VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO

VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO Perguntas frequentes sobre a gripe sazonal O que é a gripe? É uma doença infecciosa aguda das vias respiratórias, causada pelo vírus da gripe. Em

Leia mais

GRIPE SUÍNA PERGUNTAS E RESPOSTAS: Até 10 horas.

GRIPE SUÍNA PERGUNTAS E RESPOSTAS: Até 10 horas. GRIPE SUÍNA PERGUNTAS E RESPOSTAS: PERGUNTA 1.- Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa? 2. - Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos? 3.- Qual é a forma de contágio

Leia mais

SEGURANÇA GLOBAL, GERENCIAMENTO E MITIGAÇÃO DE RISCOS

SEGURANÇA GLOBAL, GERENCIAMENTO E MITIGAÇÃO DE RISCOS VISÃO GERAL DE CAPACIDADES SEGURANÇA GLOBAL, GERENCIAMENTO E MITIGAÇÃO DE RISCOS AT-RISK International oferece Análise de Riscos, Proteção, Consultoria, Investigações e Treinamento em Segurança, nas Américas,

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE CLIPPING

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE CLIPPING PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE CLIPPING Recife 04/08/2014 1 Nos últimos anos, com a integração dos países devido à globalização, houve um aumento da

Leia mais

Plano de Contingência para Serviços e Empresas

Plano de Contingência para Serviços e Empresas Plano de Contingência para Este documento contém: Lista de Verificação de Medidas e Procedimentos para O Plano de Contingência consiste num conjunto de medidas e acções que deverão ser aplicadas oportunamente,

Leia mais

Mulheres grávidas ou a amamentar*

Mulheres grávidas ou a amamentar* Doença pelo novo vírus da gripe A(H1N1) Fase Pandémica 6 OMS Mulheres grávidas ou a amamentar* Destaques: A análise dos casos ocorridos, a nível global, confirma que as grávidas constituem um grupo de

Leia mais

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Preparando a força de trabalho para o futuro Planejamento de recursos humanos

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1)

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1) PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE A (H1N1) 1. INTRODUÇÃO Por três vezes no século XX (1918-1919; 1957-1958; 1968-1969) a gripe manifestou-se como uma pandemia, quando um novo subtipo de vírus

Leia mais

Gripe A (H1N1) de origem suína

Gripe A (H1N1) de origem suína Gripe A (H1N1) de origem suína A gripe é caracterizada como uma doença infecciosa com alto potencial de contagio causado pelo vírus Influenza. Este vírus apresenta três tipos, sendo eles o A, B e C. Observam-se

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Planejar as Aquisições Desenvolver o Plano de Recursos Humanos Planejar as Aquisições É o

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA GERENCIAMENTO DE REDES Segurança Lógica e Física de Redes 2 Semestre de 2012 NORMAS ABNT ISSO/IEC 27001 E 27002 (Antiga ISSO/IEC 17799) A norma ISO/IEC 27001. A norma ISO/IEC

Leia mais

Secretaria Regional da Saúde. Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s

Secretaria Regional da Saúde. Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s Secretaria Regional da Saúde Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s Na sequência dos comunicados emitidos pela Direcção Regional da Saúde e atendendo à informação oficial disponível,

Leia mais

Lista de verificação de medidas e procedimentos para serviços e empresas*

Lista de verificação de medidas e procedimentos para serviços e empresas* Doença pelo novo vírus da gripe A(H1N1) Fase Pandémica 6 - OMS Lista de verificação de medidas e procedimentos para serviços e empresas* A propósito da nova estirpe de vírus da gripe A(H1N1) recentemente

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

Aula 6 2º bim. - Gestão de Empresas Baseada na Demanda

Aula 6 2º bim. - Gestão de Empresas Baseada na Demanda Aula 6 2º bim. - Gestão de Empresas Baseada na Demanda Perfil de Risco da Cadeia Continuidade dos Negócios Grande preocupação das empresas. Atualmente, foca-se muito a TI e a gestão de processos internos,

Leia mais

Prevenção da Gripe A(H1N1)v

Prevenção da Gripe A(H1N1)v Prevenção da Gripe A(H1N1)v Recomendações DSD Departamento da Qualidade na Saúde Quais os Sintomas? Os sintomas são semelhantes aos da gripe sazonal: Febre de início súbito (superior a 38ºC) Tosse Dores

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

PANDEMIA GRIPE A/H1N1 PLANO DE CONTINGÊNCIA INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FREIXO DE ESPADA À CINTA

PANDEMIA GRIPE A/H1N1 PLANO DE CONTINGÊNCIA INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FREIXO DE ESPADA À CINTA PANDEMIA GRIPE A/H1N1 PLANO DE CONTINGÊNCIA INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FREIXO DE ESPADA À CINTA Setembro 2009 ÍNDICE 1. Introdução ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

É uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A (H1N1).

É uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A (H1N1). INFLUENZA (GRIPE) SUÍNA INFLUENZA SUÍNA É uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A (H1N1). Assim como a gripe comum, a influenza suína é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Plano de Contingência Gripe A (H1N1) SANTARÉM, JULHO, 2009 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Gripe A (H1N1) Informações Gerais SANTARÉM, JULHO, 2009 Primeira pandemia

Leia mais

Modelo de Plano de Ação

Modelo de Plano de Ação Modelo de Plano de Ação Para a implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos Introdução O Modelo de Plano de Ação é proposto para ajudar os representantes de estabelecimentos

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

Informação e Recomendações para Escolas. Segundo a Direcção-Geral de Saúde Ano lectivo 2009/2010

Informação e Recomendações para Escolas. Segundo a Direcção-Geral de Saúde Ano lectivo 2009/2010 Informação e Recomendações para Escolas Segundo a Direcção-Geral de Saúde Ano lectivo 2009/2010 O vírus da Gripe A(H1N1) é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo, contém

Leia mais

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco Gestão Ambiental Aula 5 Prof. Pablo Bosco Proposito da aula ISO 14001 2 ISO 14001 O que é a ISO 14001? A ISO 14001 é uma Norma pertencente a família das ISO 14000 que trata de Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 2 INTRODUÇÃO A cada dia que passa, cresce a pressão pela liberação para uso de novas tecnologias disponibilizadas pela área de TI, sob o argumento

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

ATCHIM!! Gripe Suína. Influenza A. Conheça essa doença que está assustando todo mundo...

ATCHIM!! Gripe Suína. Influenza A. Conheça essa doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!! Gripe Suína Influenza A Conheça essa doença que está assustando todo mundo... Coordenadoria de Assistência Social da Universidade de São Paulo Divisão de Promoção Social Educação em Saúde São

Leia mais

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO OBJETIVOS Para definir as razões para a investigação de acidentes e incidentes. Para explicar o processo de forma eficaz a investigação de acidentes e incidentes. Para

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA. CONCEITOS EPIDÊMICOS Professor Esp. André Luís Souza Stella

EPIDEMIOLOGIA. CONCEITOS EPIDÊMICOS Professor Esp. André Luís Souza Stella EPIDEMIOLOGIA CONCEITOS EPIDÊMICOS Professor Esp. André Luís Souza Stella CONCEITOS EPIDÊMICOS - ENDEMIA ENDEMIA: É uma doença localizada em um espaço limitado denominado faixa endêmica. Isso quer dizer

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE A GRIPE SUÍNA

INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE A GRIPE SUÍNA INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE A GRIPE SUÍNA Este folheto contém informação importante para o ajudar a si e à sua família Guarde-o Bem Contactos Úteis Para se manter informado acerca da gripe suína telefone

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Tópico 30 e 31 Plano de Continuidade dos Negócios (PCN) Continuidade do Negócio

Tópico 30 e 31 Plano de Continuidade dos Negócios (PCN) Continuidade do Negócio Tópico 30 e 31 Plano de Continuidade dos Negócios (PCN) Plano de Continuidade de Negócios (PCN). Metodologia de levantamento de requisitos para o plano. Métodos de construção do documento. 2 Continuidade

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child

Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child Proteger o seu filho da gripe Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child Proteger o seu filho

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais