VERBOS. Prof. Cleo Kuhn

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VERBOS. Prof. Cleo Kuhn"

Transcrição

1 VERBOS Prof. Cleo Kuhn

2 Conceito Verbo é uma palavra com origem no termo em Latim "verbum", que significa "palavra". Na Grática da Língua Portuguesa, designa a classe de palavras que indic ação, uma situação ou mudança de estado. Exemplo: fazer, ser, andar, ir, impor, etc.

3 Flexão verbal Os verbos podem ser flexionados em: Pessoa (primeira, segunda e terceira); Número (singular ou plural); Modo (indicativo, subjuntivo e imperativo); Tempo (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito) e Voz (ativa, passiva ou reflexiva).

4 Classificação Os verbos são classificados quanto à: Conjugação (primeira, terminados em ar; segunda, em er; terceira, em ir); Semântica (transitivos, intransitivos, impessoais e verbos de ligação); Morfologia (regulares e irregulares, nos quais incluem os verbos anômalos, defectivos e abundantes).

5 Número Quanto ao número podem ser: Singular e Plural. Quanto à pessoa podem ser: 1ª pessoa a que fala 2ª pessoa com quem se fala 3ª pessoa de quem se fala

6 Conjugação Quanto à estrutura, os verbos são compostos pelo radical (a e invariável e que normalmente se repete), terminação (a e que é flexionada) e a vogal temática (que caracteriza a conjugação). ESTUD- AR ESCREV- ER PART- IR São três as conjugações em língua portuguesa: 1ª Conjugação: verbos terminados em AR 2ª Conjugação: verbos terminados em ER 3ª Conjugação: verbos terminados em IR

7 Conjugação Observação: o verbo pôr, assim como seus derivados (compor, repor, depor, etc.), pertencem à 2ª conjugação, pois a forma arcaica do verbo pôr era poer. A vogal "e", apesar de haver desaparecido do infinitivo, revela-se em algumas formas do verbo: põe, pões, põem, etc.

8 Verbos transitivos e intransitivos Um verbo transitivo é aquele que admite o complemento direto, complemento indireto ou complemento direto e indireto. Neste caso, o conteúdo semântico do verbo transita para o complemento em questão. Intransitivo é a designação de um verbo que é construído sem complemento direto ou indireto. (por exemplo: nascer, morrer). Neste caso, o conteúdo semântico do verbo não transita para o complemento.

9 Morfologia Regulares: quando flexion-se de acordo com o paradigma da conjugação. ESTUDAR eu estudo, tu estudas, ele estuda, nós estudos... Irregulares: quando não seguem o paradigma da conjugação. CABER eu caibo... MEDIR eu meço... Anômalos: quando sofrem modificação tbém no radical. IR eu vou... SER eu sou...

10 Morfologia Defectivos: quando não são conjugados em todas formas. FALIR não possui 1ª, 2ª e 3ª pessoa do pres. do indicativo e pres. do subjuntivo. Abundantes: quando possuem mais de uma forma de conjugação. ACENDIDO ACESO, INCLUÍDO - INCLUSO

11 Tempos Flexion-se em tempo para indicar o momento em que oem os fatos: O presente é usado para fatos que oem no momento em que se fala, para fatos que oem no dia-a-dia, para fatos que costum oer com certa frequência. Ele escreve para um jornal local. Eu estudo português quase todos os dias.

12 Tempos Usa-se o pretérito perfeito para indicar fatos passados, observados depois de concluídos. Ele escreveu para um jornal local sobre Aquecimento Global. Eu estudei francês o ano passado. Usa-se o pretérito imperfeito para indicar fatos não concluídos no momento em que se fala como tbém para falar de fatos que oi com frequência no passado. Ele estudava todos os dias e ainda escrevia para um jornal local.

13 Tempos Usa-se o pretérito mais-que-perfeito para indicar fatos passados oidos anteriormente a outros fatos passados. Já escrevera muitos artigos polêmicos, quando ingressou no jornal local.

14 Tempos Usa-se o futuro do presente para falar de fatos ainda não oidos, mas que oerão depois que se fala. Ela estudará muito e será bem sucedida na profissão. Usa-se o futuro do pretérito para indicar fatos futuros que dependem de outros fatos. Ela trabalharia menos, se tivesse estudado mais. Eu estudaria francês, se tivesse mais tempo.

15 Modos O modo verbal indica de que forma o fato pode se realizar: Modo Indicativo para fato certo: Eu estudo, Nós escreveremos. Modo Subjuntivo para fato hipotético, desejo, dúvida: Se eles trabalhassem... Modo Imperativo para ordem, pedido: Trabalhem com afinco...sej estudiosos...

16 Modos ALGUNS TEÓRICOS, incluem como modos verbais: INFINITIVO: tem características de um substantivo, podendo assumir a função de sujeito ou de complemento de um outro verbo, e até mesmo ser precedido por um artigo. GERÚNDIO: assemelha-se mais a um advérbio, já que exprime condições de tempo, modo, condição e lugar. PARTICÍPIO: possui valor e forma de adjetivo, pois além de modificar o substantivo, apresenta ainda concordância em gênero e número.

17 Modos As vozes verbais indic se o sujeito pratica ou recebe a ação: Voz ativa: quando o sujeito pratica a ação: O professor elogiou o aluno. Voz passiva: quando o sujeito recebe a ação: O aluno foi elogiado pelo professor... Voz reflexiva: quando o sujeito pratica e recebe a ação: Dedicou-se aos estudos.

18 Locução verbal Quando dois ou mais verbos têm valor de um, eles form uma locução verbal, expressão que é sempre composta por verbo auxiliar + verbo principal. Está cantando = canta Ia andando = andava Nas locuções verbais, conjuga-se apenas o verbo auxiliar, pois o verbo principal vem sempre em uma das formas nominais: infinitivo, gerúndio ou icípio. Os verbos auxiliares de uso mais frequente são ter, haver, ser, estar e ir.

19 Locução verbal Quando a locução verbal é constituída de formas dos verbos auxiliares ter e haver mais o icípio do verbo principal, temos um tempo composto. Ele já tinha saído para o trabalho quando você me telefonou. Ele já saíra para o trabalho quando você me telefonou. Como podemos distinguir as locuções verbais e os tempos compostos?

20 Tempos compostos São formados por locuções verbais que têm como auxiliares os verbos ter e haver e como principal, qualquer verbo no icípio. São eles: 01) Pretérito Perfeito Composto do Indicativo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Presente do Indicativo e o principal no icípio, indicando fato que tem oido com frequência ultimente. Por exemplo: Eu tenho estudado demais ultimente.

21 Tempos compostos 02) Pretérito Perfeito Composto do Subjuntivo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Presente do Subjuntivo e o principal no icípio, indicando desejo de que algo já tenha oido. Por exemplo: Espero que você tenha estudado o suficiente, para conseguir a aprovação.

22 Tempos compostos 03) Pretérito Mais-que-perfeito Composto do Indicativo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Pretérito Imperfeito do Indicativo e o principal no icípio, tendo o mesmo valor que o Pretérito Maisque-perfeito do Indicativo simples. Por exemplo: Eu já tinha estudado no Maxi, quando conheci Magali.

23 Tempos compostos 04) Pretérito Mais-que-perfeito Composto do Subjuntivo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo e o principal no icípio, tendo o mesmo valor que o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo simples. Por exemplo: Eu teria estudado no Maxi, se não me tivesse mudado de cidade. Obs.: perceba que todas as frases remetem a ação obrigatoriente para o passado. A frase Se eu estudasse, aprenderia é completente diferente de Se eu tivesse estudado, teria aprendido.

24 Tempos compostos 05) Futuro do Presente Composto do Indicativo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do Presente simples do Indicativo e o principal no icípio, tendo o mesmo valor que o Futuro do Presente simples do Indicativo. Por exemplo: Amanhã, quando o dia anhecer, eu já terei ido.

25 Tempos compostos 06) Futuro do Pretérito Composto do Indicativo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do Pretérito simples do Indicativo e o principal no icípio, tendo o mesmo valor que o Futuro do Pretérito simples do Indicativo. Por exemplo: Eu teria estudado no Maxi, se não me tivesse mudado de cidade.

26 Tempos compostos 07) Futuro Composto do Subjuntivo: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do Subjuntivo simples e o principal no icípio, tendo o mesmo valor que o Futuro do Subjuntivo simples. Por exemplo: Quando você tiver terminado sua série de exercícios, eu cinharei 6 Km.

27 Tempos compostos Veja os exemplos: Quando você chegar à minha casa, telefonarei a Manuel. Quando você chegar à minha casa, já terei telefonado a Manuel. Perceba que o significado é totalmente diferente em bas as frases apresentadas. No primeiro caso, esperarei "você" praticar a sua ação para, depois, praticar a minha; no segundo, primeiro praticarei a minha. Por isso o uso do advérbio "já". Assim, observe que o mesmo oe nas frases a seguir:: Quando você tiver terminado o trabalho, telefonarei a Manuel. Quando você tiver terminado o trabalho, já terei telefonado a Manuel.

28 Tempos compostos 08) Infinitivo Pessoal Composto: É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Infinitivo Pessoal simples e o principal no icípio, indicando ação passada em relação ao momento da fala. Por exemplo: Para você ter comprado esse carro, necessitou de muito dinheiro.

29 Terminações verbos regulares Modo indicativo Presente do Indicativo Verbo ar Verbo er Verbo ir 1ª CONJUGAÇÃO 2ª CONJUGAÇÃO 3ª CONJUGAÇÃO Radical Terminações Radical Terminações Radical Terminações o as a os ais o es e emos eis em o es e imos is em

30 Terminações verbos regulares Modo indicativo Pretérito perfeito 1ª CONJUGAÇÃO 2ª CONJUGAÇÃO 3ª CONJUGAÇÃO Radical Terminações Radical Terminações Radical Terminações ei aste ou ámos astes ar i este eu emos estes er i iste iu imos istes ir

31 Terminações verbos regulares Modo indicativo Pretérito Imperfeito 1ª CONJUGAÇÃO 2ª CONJUGAÇÃO 3ª CONJUGAÇÃO Radical Terminações Radical Terminações Radical Terminações ava avas ava ávos áveis av ia ias ia íos íeis i ia ias ia íos íeis i

32 Terminações verbos regulares Modo indicativo Pretérito mais-que-perfeito 1ª CONJUGAÇÃO 2ª CONJUGAÇÃO 3ª CONJUGAÇÃO Radical Terminações Radical Terminações Radical Terminações ara aras ara áros áreis ar era eras era êros êreis er ira iras ira íros íreis ir

33 Terminações verbos regulares Modo indicativo Futuro este verbo forma-se a ir do infinitivo. 1ª CONJUGAÇÃO 2ª CONJUGAÇÃO 3ª CONJUGAÇÃO Infinitivo Terminações Infinitivo Terminações Infinitivo Terminações ar ar ar ar ar ar ei ás á emos eis ão er er er er er er ei ás á emos eis ão ir ir ir ir ir ir ei ás á emos eis ão

34 Terminações verbos regulares Modo subjuntivo. Presente 1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Des. Temp. 1ª conj. Des. Temp. 2ª e 3ª conj. Desinência pessoal Eu Fale Eu coma Eu cumpra E A Ø Tu Fales Tu comas Tu cumpras E A S Ele Fale Ele coma Ele cumpra E A Ø Nós falemos Nós comos Nós cumpros E A MOS Vós Faleis Vós comais Vós Cumprais E A IS Eles Falem Eles com Eles Cumpr E A M

35 Terminações verbos regulares Modo subjuntivo Pretérito perfeito 1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Desinência Temporal Desinência Pessoal Eu falasse Eu comesse Eu cumprisse SSE Ø Tu falasses Tu comesses Tu cumprisses SSE s Ele Falasse Ele comesse Ele cumprisse SSE Ø Nós falássemos Nós comêssemos Nós cumpríssemos SSE mos Vós Falásseis Vós comêsseis Vós Cumprísseis SSE is Eles Falassem Eles comessem Eles Cumprissem SSE m

36 Terminações verbos regulares Modo subjuntivo Pretérito imperfeito 1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Desinência Temporal Desinência Pessoal Eu falasse Eu comesse Eu cumprisse SSE Ø Tu falasses Tu comesses Tu cumprisses SSE s Ele Falasse Ele comesse Ele cumprisse SSE Ø Nós falássemos Nós comêssemos Nós cumpríssemos SSE mos Vós Falásseis Vós comêsseis Vós Cumprísseis SSE is Eles Falassem Eles comessem Eles Cumprissem SSE m

37 Terminações verbos regulares Modo subjuntivo Futuro 1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir Desinência Temporal Desinência Pessoal Eu falar Eu comer Eu cumprir R Ø Tu falares Tu comeres Tu cumprires R es Ele Falar Ele comer Ele cumprir R Ø Nós falarmos Nós comermos Nós cumprirmos R mos Vós Falardes Vós comerdes Vós Cumprirdes R des Eles Falarem Eles comerem Eles Cumprirem R em

38 Terminações verbos regulares Modo imperativo Imperativo afirmativo 1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir fala tu come tu cumpre tu fale ele/ela coma ele/ela cumpra ele/ela falemos nós comos nós cumpros nós falai vós comei vós cumpri vós falem eles/elas comeles/elas cumpreles/elas

39 Terminações verbos regulares Modo imperativo Imperativo negativo 1ª Conjugação: Falar 2ª Conjugação: Comer 3ª Conjugação: Cumprir não fales tu não comas tu não cumpras tu não fale ele/ela não coma ele/ela não cumpra ele/ela não falemos nós não comos nós não cumpros nós não faleis vós não comais vós não cumprais vós não falem eles/elas não com eles/elas não cumpr eles/elas

40 Obrigada.

Verbos. Língua Portuguesa Professora Raysa Ferreira

Verbos. Língua Portuguesa Professora Raysa Ferreira Verbos Língua Portuguesa Professora Raysa Ferreira Os verbos expressam: - Ação; -Estado; - Fenômenos Naturais. São três conjugações: 1ª Conjugação: verbos terminados em AR 2ª Conjugação: verbos terminados

Leia mais

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSIFICAÇÃO A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo Adjetivo Numeral

Leia mais

VERBOS 1ª PARTE. Ele entregou seus cúmplices. Anoitecera já de todo. A mulher entregará a carta amanhã. Como estavam velhos!

VERBOS 1ª PARTE. Ele entregou seus cúmplices. Anoitecera já de todo. A mulher entregará a carta amanhã. Como estavam velhos! VERBOS 1ª PARTE Ele entregou seus cúmplices. A mulher entregará a carta amanhã. Como estavam velhos! Anoitecera já de todo. Verbo é uma palavra de forma variável que exprime um acontecimento representado

Leia mais

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa.

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa. AULA 04 GRAMÁTICA VERBO O verbo indica: Ação: Beijaram-se ininterruptamente. Estado (verbo de ligação): Estou livre Fenômenos naturais: Nevou durante três dias Ocorrências: Aconteceram acidentes no sábado.

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Verbo. Professora: Caliana Medeiros.

Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Verbo. Professora: Caliana Medeiros. Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre Verbo Professora: Caliana Medeiros. Verbo é a palavra que indica ação (física ou mental praticada ou sofrida pelo sujeito), fato (de que o

Leia mais

Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano)

Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano) Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano) Observe as palavras nas frases: 1. Dois terços dos eleitores votaram nos partidos de oposição. votaram

Leia mais

ESTUDO DO VERBO TEMPOS DO MODO INDICATIVO. Profª Fernanda Machado

ESTUDO DO VERBO TEMPOS DO MODO INDICATIVO. Profª Fernanda Machado ESTUDO DO VERBO TEMPOS DO MODO INDICATIVO Profª Fernanda Machado O que é o VERBO? Verbo é uma categoria que expressa um fato, um acontecimento.(rocha Lima) É uma classe gramatical complexa e abrangente,

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves VERBO É a palavra que indica ação, fato ou fenômeno da natureza, situados no tempo. Exemplo: Nosso time jogou bem. Ação A sobremesa ficou deliciosa. Estado Está chovendo bastante em Recife. Fenômeno CONJUGAÇÃO

Leia mais

VERBOS. Profª Giovana Uggioni Silveira

VERBOS. Profª Giovana Uggioni Silveira VERBOS Profª Giovana Uggioni Silveira AÇÃO ESTADO FENÔMENOS DA NATUREZA FORMAS NOMINAIS DO VERBO Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) terminados em AR - 1ª conjugação terminados em

Leia mais

Conjugações verbais. Terceira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ir (V.T. -i): fugir, cair, dormir, etc.

Conjugações verbais. Terceira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ir (V.T. -i): fugir, cair, dormir, etc. Conjugações verbais Os verbos estão agrupados, de acordo com a vogal temática, em três conjugações: Primeira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ar (V.T. -a): desviar,

Leia mais

Aula 13 Verbo. Professor Guga Valente

Aula 13 Verbo. Professor Guga Valente Aula 13 Verbo Professor Guga Valente Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo. Verbo Quando se pratica uma ação, a palavra que representa essa ação indicando

Leia mais

Estudos de morfologia verbal: aspectos verbais, paradigmas de conjugação e tempos verbais

Estudos de morfologia verbal: aspectos verbais, paradigmas de conjugação e tempos verbais COLÉGIO DELOS APARECIDA DE GOIÂNIA ENSINO MÉDIO GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA TEMA: Estudos de morfologia verbal: aspectos verbais, paradigmas de conjugação e tempos verbais Professor Eliel de Queiroz

Leia mais

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS OLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO 7º ano CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS 1) Quem é o sujeito de uma oração? Nas orações, o sujeito é um substantivo ou pronome com

Leia mais

Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos VERBO

Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos VERBO Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos VERBO VERBOS REGULARES Acompanhe o exemplo do verbo FALAR: Presente Pretérito Perfeito Radical Terminação Radical Terminação Fal o fal ei fal

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II. Modo Verbal. Prof: Caliana Medeiros

Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II. Modo Verbal. Prof: Caliana Medeiros Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II Modo Verbal Prof: Caliana Medeiros O que é o VERBO? São palavras que exprimem ação física ou mental, estado, fenômenos

Leia mais

Centro Your logo Educacional Adventista do Gama. Verbos. Professora Eliene Lacerda

Centro Your logo Educacional Adventista do Gama. Verbos. Professora Eliene Lacerda Centro Your logo Educacional Adventista do Gama Verbos Professora Eliene Lacerda Significação Quanto ao significado, o verbo é uma palavra que comunica: 1. Uma ação: Cláudio plantou uma árvore. 2. Um estado:

Leia mais

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016 Verbos - Primeira Parte Professora Tamires Maio de 2016 No Dicionário Houaiss verbo (ver.bo) substantivo masculino 1 palavra, discurso 2 gram classe de palavras que designam ação, processo ou estado Os

Leia mais

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz.

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz. Verbo Definição é a palavra que indica ação, fenômeno, estado ou mudança de estado, fato. ação: Chamei meus amigos. fenômeno: Garoava naquela noite. estado ou mudança de estado: Estava resfriada. Fiquei

Leia mais

PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO. Girassóis, pontapés, mandachuvas.

PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO. Girassóis, pontapés, mandachuvas. PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO NÃO LIGADOS POR HÍFEN. Girassóis, pontapés, mandachuvas. II) FLEXIONAM-SE OS DOIS ELEMENTOS NO CASO DE: substantivo + substantivo

Leia mais

Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos

Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos Verbos Regulares Acompanhe o exemplo do verbo FALAR: Presente Pretérito Perfeito Radical Terminação Radical Terminação Fal o fal ei fal as fal

Leia mais

Aula 04 Verbos 00/00/2017 Professora: Glaucie Lima

Aula 04 Verbos 00/00/2017 Professora: Glaucie Lima Modos Verbais Dá-se o nome de modo às várias formas assumidas pelo verbo na expressão de um fato. Em Português, existem três modos: Indicativo - indica uma certeza, uma realidade. Eu sempre estudo. Subjuntivo

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS FLEXÕES VERBAIS Verbo palavra que exprime um processo. Pode indicar ação, estado ou mudança de estado e fenômeno da natureza. Os verbos possuem cinco flexões:

Leia mais

O VERBO É A CLASSE QUE MAIS É FLEXIONADA A todo o momento estamos praticando uma ação, como ler, pular, brincar, passear.

O VERBO É A CLASSE QUE MAIS É FLEXIONADA A todo o momento estamos praticando uma ação, como ler, pular, brincar, passear. O VERBO É A CLASSE QUE MAIS É FLEXIONADA A todo o momento estamos praticando uma ação, como ler, pular, brincar, passear. E durante esses momentos em que fazemos algo, manifestamos nossos sentimentos,

Leia mais

Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra.

Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra. Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra. Ações pedalar correr jogar Estado Fenômenos da Natureza VERBO É a palavra variável que: futuro. pode ser conjugada no passado (pretérito), presente e indica

Leia mais

Prof. Aramis de Cássio Internet: twitter:

Prof. Aramis de Cássio Internet:    twitter: Prof. Aramis de Cássio Internet: www.blogdoaramis.wordpress.com e-mail: aramisdecassio@rocketmail.com twitter: www.twitter.com/aramisdecassio São palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e

Leia mais

VERBO Verbo ação fato estado qualidade fenômeno da natureza

VERBO Verbo ação fato estado qualidade fenômeno da natureza VERBO Verbo é a palavra que indica ação, praticada ou sofrida pelo sujeito, fato, de que o sujeito participa ativamente, estado ou qualidade do sujeito, ou fenômeno da natureza. ESTRUTURA E FLEXÃO É importante

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO

VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO Verbo é a palavra que indica AÇÃO, praticada ou sofrida pelo sujeito; FATO de que o sujeito

Leia mais

Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado

Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado Definição São palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Flexionam-se em número, pessoa,

Leia mais

Regulares e irregulares, irregulares abundantes, abundantes defectivos e anômalos

Regulares e irregulares, irregulares abundantes, abundantes defectivos e anômalos Ensino Fundamental II e Médio Médi Regulares e irregulares, irregulares abundantes, abundantes defectivos e anômalos Verbos Regulares g Acompanhe o exemplo do verbo FALAR: Presente Pretérito Perfeito Radical

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DO VERBO Para que possamos iniciar a segunda parte do tutorial Emprego do verbo, vamos relembrar alguns aspectos do tutorial passado: MODO INDICATIVO É o modo verbal que expressa um fato real,

Leia mais

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira VERBO I Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira Que dó dos passarinhos! Quanto vento! Que frio! Chove tanto As roseiras

Leia mais

Verbos PROFESSORA CAMILLA

Verbos PROFESSORA CAMILLA Verbos PROFESSORA CAMILLA Conceituando Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: ação; estado; fenômeno; ocorrência; desejo.

Leia mais

O que é o VERBO? Exemplos: O professor ensina. Eu gosto de Língua Portuguesa. Há muito silêncio na sala.

O que é o VERBO? Exemplos: O professor ensina. Eu gosto de Língua Portuguesa. Há muito silêncio na sala. ESTUDO DO VERBO O que é o VERBO? O verbo é uma palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado, manifestação de fenômenos da natureza.

Leia mais

Verbo é a palavra variável que:

Verbo é a palavra variável que: 1ª. PARTE pode vir precedida pelos pronomes pessoais retos: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas, que representam as pessoas gramaticais ou pessoas verbais. Verbo é a palavra variável que: muda as terminações

Leia mais

Verbos. Professora Fátima.

Verbos. Professora Fátima. Verbos Professora Fátima. VERBO É uma palavra que indica uma ação, estado ou fenômeno, situando-os no tempo. Podemos flexioná-lo em número, pessoa, tempo, modo e forma nominal. NÚMERO Há duas flexões:

Leia mais

Prof. José Antônio Sansevero Martins

Prof. José Antônio Sansevero Martins Prof. José Antônio Sansevero Martins Pretérito perfeito do indicativo 1ª Conjugação (Estudar) 2ª Conjugação (Vender) 3ª Conjugação (Partir) Eu Tu Ele Nós Vós Eles estudei estudaste estudou estudamos estudastes

Leia mais

Disciplina: LLV 9005 Morfologia do Português FLEXÃO NOMINAL E FLEXÃO VERBAL

Disciplina: LLV 9005 Morfologia do Português FLEXÃO NOMINAL E FLEXÃO VERBAL Disciplina: LLV 9005 Morfologia do Português FLEXÃO NOMINAL E FLEXÃO VERBAL Prof. Felício Wessling Margotti Profa. Rita de Cássia Mello Ferreira Margotti Os vocábulos que se submetem aos processos de flexão

Leia mais

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela?

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela? VERBO CONSTRUINDO O CONCEITO Leia esta história em quadrinhos: 1. Nos três primeiros quadrinhos, o Menino Maluquinho dá uma série de ordens ao cãozinho. a) Que palavras traduzem essas ordens? b) Qual foi

Leia mais

Verbo. Verbo. - é o elemento fundamental da oração não há orações sem verbo (explícito ou subentendido) - exprime um processo ou uma situação

Verbo. Verbo. - é o elemento fundamental da oração não há orações sem verbo (explícito ou subentendido) - exprime um processo ou uma situação Verbo Verbo - é o elemento fundamental da oração não há orações sem verbo (explícito ou subentendido) - exprime um processo ou uma situação 1 Orações sem predicado (verbo) Há muitas frases que não têm

Leia mais

VERBO. Flávia Andrade

VERBO. Flávia Andrade VERBO Flávia Andrade DEFINIÇÃO Verbo é a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno natural e outros processos, flexionando-se em pessoa, número, modo, tempo e voz. a. Ação: andar, causou,

Leia mais

Futuro do presente a) expressar fato posterior ao momento em que se fala: No final do trabalho, acertaremos o pagamento.

Futuro do presente a) expressar fato posterior ao momento em que se fala: No final do trabalho, acertaremos o pagamento. Futuro do presente a) expressar fato posterior ao momento em que se fala: No final do trabalho, acertaremos o pagamento. b) indicar correlação com o futuro do subjuntivo: Se ele fizer isso, ficarei feliz.

Leia mais

PORTUGUÊS - 10.º Ano de escolaridade FICHA Nº 4 O VERBO

PORTUGUÊS - 10.º Ano de escolaridade FICHA Nº 4 O VERBO DEPARTAMENTO CURRICULAR DE LÍNGUAS PORTUGUÊS - 10.º Ano de escolaridade FICHA Nº 4 O VERBO Os verbos são palavras que exprimem um acontecimento, uma qualidade ou um estado, situando-os no tempo. (O aluno

Leia mais

VERB VER O É A É A PAL PA AVR VR A VAR VA I R ÁVEL EM PESSOA, TEMPO, N Ú N MER MER E MODO D, Q UE EXPRI EXPR ME U ME M PRO PR CESSO UA U L A QUER

VERB VER O É A É A PAL PA AVR VR A VAR VA I R ÁVEL EM PESSOA, TEMPO, N Ú N MER MER E MODO D, Q UE EXPRI EXPR ME U ME M PRO PR CESSO UA U L A QUER VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO Verbo é a palavra que indica AÇÃO, praticada ou sofrida pelo sujeito; FATO de que o sujeito

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios Resoluções de Exercícios 01 Compreensão da Ideia Central do Texto; o Estudo do Verbo: Conceito, Conjugação e Estrutura 01 1 a conjugação preciso, ficar, aguarde, treinar etc. 2 a conjugação deve, ser,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO VERBAL

INTRODUÇÃO AO ESTUDO VERBAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO VERBAL Prof. Dr. Antônio Jackson de Souza Brandão Verbo é a classe de palavra que possui a maior quantidade de flexões: tempo, modo, pessoa e número. Isso nos ajuda a identificá lo,

Leia mais

Conjugaça o de verbos

Conjugaça o de verbos Conjugaça o de verbos NÚMERO Singular e Plural PESSOA Eu, tu, ele/ela, nós vós, eles/elas TEMPOS VERBAIS Os tempos verbais indicam fatos que ocorrem no momento da fala, fatos conclusos, fatos não concluídos

Leia mais

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos:

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos: 2 Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos: Modos Verbais; O conceito de Flexão Verbal. 3 Habilidades: Observar os usos dos modos verbais; Compreender o conceito de flexão

Leia mais

O modo Imperativo. Ex. Caminhe todos os dias, para a saúde melhorar. Estude no Colégio Aprovação. Confie em mim.

O modo Imperativo. Ex. Caminhe todos os dias, para a saúde melhorar. Estude no Colégio Aprovação. Confie em mim. O modo Imperativo O modo imperativo expressa ordem, pedido ou conselho. Ex. Caminhe todos os dias, para a saúde melhorar. Estude no Colégio Aprovação. Confie em mim. Imperativo Afirmativo O Imperativo

Leia mais

Português. Flexão Verbal de Tempo (Presente, Pretérito, Futuro) Professor Arthur Scandelari.

Português. Flexão Verbal de Tempo (Presente, Pretérito, Futuro) Professor Arthur Scandelari. Português Flexão Verbal de Tempo (Presente, Pretérito, Futuro) Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português FLEXÃO VERBAL DE TEMPO (PRESENTE, PRETÉRITO, FUTURO) Tempos verbais 1.

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

4.2 Emprego de tempos e modos. verbais. O que é verbo? Os verbos flexionam-se em: número; pessoa; modo; tempo; voz.

4.2 Emprego de tempos e modos. verbais. O que é verbo? Os verbos flexionam-se em: número; pessoa; modo; tempo; voz. 4.2 Emprego de tempos e modos O que é verbo? Os verbos flexionam-se em: número; pessoa; modo; tempo; voz. verbais. As três conjugações: 1ª conjugação - ar: cantar, estudar, trabalhar 2ª conjugação - er:

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios Resoluções de Exercícios COMPREENSÃO TEXTUAL E GRAMÁTICA II 01 Compreensão da Ideia Central do Texto; o Estudo do Verbo: Conceito, Conjugação e Estrutura C) Sorrísseis Sorr- (radical); -i- (vogal temática);

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Categorias morfossintáticas do verbo

Categorias morfossintáticas do verbo Categorias morfossintáticas do verbo A- Tempo O tempo identifica o momento em que se realiza a ação. Presente: situa a ação no momento da enunciação. Pretérito: situa a ação num momento anterior ao da

Leia mais

Verbo. Classes de palavras

Verbo. Classes de palavras Verbo Classes de palavras O verbo Os verbos são as palavras que servem para indicar ações ou estados. A Joana comprou um lápis e fez um desenho com ele. O lápis ainda está novo. Parece de cera, mas é de

Leia mais

A ESTRUTURA INTERNA DAS FORMAS VERBAIS RADICAL VOGAL TEMÁTICA DESINÊNCIA :- MODO-TEMPORAL - NÚMERO E PESSOA

A ESTRUTURA INTERNA DAS FORMAS VERBAIS RADICAL VOGAL TEMÁTICA DESINÊNCIA :- MODO-TEMPORAL - NÚMERO E PESSOA VERBO É a palavra que pode variar em número pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos da natureza. A ESTRUTURA INTERNA DAS FORMAS VERBAIS

Leia mais

Língua Portuguesa. (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente

Língua Portuguesa. (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente Língua Portuguesa (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente Estrutura das palavras Observe que na tirinha, Calvin diz que gosta de verbar palavras. Aliás, ele faz isso com o próprio substantivo

Leia mais

AULA 8 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS IV MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 8 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS IV MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 8 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS IV MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso VERBOS Classificação dos verbos Verbos Regulares: são aqueles que não sofrem alterações no radical. Ex: cantar,

Leia mais

18. Conjugação verbo vender (Aulas sobre verbos) Conjugação de todos os tempos e modos do verbo vender: Indicativo do verbo vender Presente do Indicativo eu vendo tu vendes ele vende nós vendemos vós vendeis

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

aula Verbo I PORTUGUÊS

aula Verbo I PORTUGUÊS aula Verbo I PORTUGUÊS Verbo Introdução VERBO É A PALAVRA QUE INDICA AÇÃO, SOFRIDA OU PRATICADA PELO SUJEITO, ESTADO OU QUALIDADE DO SUJEITO OU FENÔMENO DA NATUREZA. ELE FUGIU RAPIDAMENTE PELA JANELA DO

Leia mais

TEMPOS VERBAIS Os tempos verbais indicam fatos que acontecem no momento da fala, fatos conclusos, fatos não concluídos no momento em que estavam sendo observados e fatos que acontecem depois do momento

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo. Verbo II e advérbio. Caderno 5» Capítulo 2

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo. Verbo II e advérbio. Caderno 5» Capítulo 2 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Verbo II e advérbio Caderno 5» Capítulo 2 Formação dos tempos verbais Tempos primitivos Tempos derivados Presente do indicativo Presente do subjuntivo / Imperativo

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 33 Modos verbais: Subjuntivo

Bárbara da Silva. Português. Aula 33 Modos verbais: Subjuntivo Bárbara da Silva Português Aula 33 Modos verbais: Subjuntivo Modo subjuntivo Quando o verbo expressa uma possibilidade, suposição, condição, etc, o chamamos de subjuntivo. O modo subjuntivo apresenta os

Leia mais

O verbo O verbo. www.scipione.com.br/radix. Prof. Erik Anderson. Gramática

O verbo O verbo. www.scipione.com.br/radix. Prof. Erik Anderson. Gramática O verbo O verbo O que é? Palavra variável em pessoa, número, tempo, modo e voz que exprime um processo, isto é, aquilo que se passa no tempo. Pode exprimir: Ação Estado Mudança de estado Fenômeno natural

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira EMPREGO DOS TEMPOS E MODOS VERBAIS Prof. Everson Pereira MODOS VERBAIS Há três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. O indicativo é usado quando se toma como real ouverdadeiroaquiloquesefalaouseescreve.

Leia mais

b) Tema: é o radical seguido da vogal temática que indica a conjugação a que pertence o verbo. Por exemplo:

b) Tema: é o radical seguido da vogal temática que indica a conjugação a que pertence o verbo. Por exemplo: Verbos Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: ação (correr); estado (ficar); fenômeno (chover); ocorrência (nascer); desejo

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 55 Classificação do sujeito

Bárbara da Silva. Português. Aula 55 Classificação do sujeito Bárbara da Silva Português Aula 55 Classificação do sujeito Classificação do Sujeito O sujeito das orações da língua portuguesa pode ser determinado ou indeterminado. Existem ainda as orações sem sujeito.

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA CENTENÁRIO

COLÉGIO ADVENTISTA CENTENÁRIO COLÉGIO ADVENTISTA CENTENÁRIO NOME DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Tiago Moreira BIMESTRE 3 DATA Agosto / 18 TURMA 1ª série EM ESTRUTURA DE PALAVRAS RADICAL É o termo que contém o sentido básico

Leia mais

Os verbos amar e construir não têm sentido completo. A ação que eles expressam transita para um complemento. São verbos transitivos.

Os verbos amar e construir não têm sentido completo. A ação que eles expressam transita para um complemento. São verbos transitivos. ORELHAS E QUARTA CAPA: RESENHA (MÓDULO 13) pág. 6 a 16 LEITURA E INTERPRETÇÃO PREDICADO VERBAL (MÓDULO 14) pág. 17 a 26 SUJEITO E PREDICADO Sujeito é o elemento da oração sobre o qual se dá uma informação.

Leia mais

VERBO CONJUGAÇÕES FLEXÕES PESSOA REFERE-SE ÀS PESSOAS DO DISCURSO (CONVERSA)

VERBO CONJUGAÇÕES FLEXÕES PESSOA REFERE-SE ÀS PESSOAS DO DISCURSO (CONVERSA) VERBO Classe gramatical que indica ação, estado ou fenômenos da natureza, situando-os no tempo. Podemos flexionar os verbos em número, pessoal, tempo, modo e voz. CONJUGAÇÕES 1ª CONJUGAÇÃO Verbos terminados

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS 1. Com base no texto, analise as sentenças abaixo. Em "...nada ocorreu..." o verbo A) transmite a ideia de uma ação contínua. B) expressa uma ação que está ocorrendo

Leia mais

1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique quanto a conjugação verbal, forma nominal, tempo e modo verbal.

1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique quanto a conjugação verbal, forma nominal, tempo e modo verbal. Sistema de Ensino São Benedito Cuiabá, de de 2011 Atividades de Língua Portuguesa Série: 7º Ano Assuntos: Conjugação Verbal/Imperativo e Formas nominais. 1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique

Leia mais

3. O comportamento de realizar ações mecanicamente, sem raciocinar, ou seja, de maneira repetida e impensada.

3. O comportamento de realizar ações mecanicamente, sem raciocinar, ou seja, de maneira repetida e impensada. GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO LIVRO LINGUAGENS 7 ANO GRAMÁTICA PROF.ª LORNA Página 27-28 4. a) 1ª conjugação: articular, inspirar. 2ª conjugação: saber, querer, compreender, ser. 3ª conjugação: vir b) Regulares:

Leia mais

Verbos Parte I. Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354)

Verbos Parte I. Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354) Verbos Parte I Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354) Professora Simone 2 Verbo É uma palavra de forma variável, que exprime ação, estado ou fenômeno, indicando ainda, de acordo com

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

Derivação 93 Composição 96

Derivação 93 Composição 96 ÍNDICE APRESENTAÇÃO 2 CAPÍTULO 1 Ortografia, acentuação e pontuação 4 1.1. Regras de ortografia 4 1.2. Regras de acentuação 7 1.3. Sinais de pontuação 12 CAPÍTULO 2 Classes de palavras 17 2.1. Nome 17

Leia mais

11.º ano. Maria Serafina Roque

11.º ano. Maria Serafina Roque 11.º ano Maria Serafina Roque O aspeto é uma categoria gramatical que nos dá informação acerca do início, do curso e do fim da ação expressa pelo verbo. A categoria aspeto, apesar de se relacionar com

Leia mais

GRAMÁTICA VERBO AULA 1. Definição APRESENTAÇÃO. Prof. Ernani Filgueiras. Observe as palavras em negrito:

GRAMÁTICA VERBO AULA 1. Definição APRESENTAÇÃO. Prof. Ernani Filgueiras. Observe as palavras em negrito: GRAMÁTICA VERBO APRESENTAÇÃO Prof. Ernani Filgueiras AULA 1 Definição Observe as palavras em negrito: Nós confiamos no presente. Ele chegou à fazenda de madrugada. Elas estão felizes. Choverá muito à noite.

Leia mais

Português Prof.ª Paula Barreto. Aula 6: Emprego de tempos e modos verbais

Português Prof.ª Paula Barreto. Aula 6: Emprego de tempos e modos verbais Português Prof.ª Paula Barreto Aula 6: Emprego de tempos e modos verbais EMENTA PORTUGUÊS 1. Acentuação gráfica. 2. Pontuação. 3. Estrutura e Formação de Palavras. 4. Classes de Palavras. 5. Frase, Oração

Leia mais

Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português

Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação -o: Ex. Fal-, poss- Adicionar

Leia mais

PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO MODO INDICATIVO

PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO MODO INDICATIVO PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO MODO INDICATIVO Pretérito perfeito composto formas Forma-se o Pretérito perfeito composto Do indicativo com o verbo auxiliar TER no Presente do indicativo e o particípio passado

Leia mais

índice geral Prefácio, X/77

índice geral Prefácio, X/77 índice geral Prefácio, X/77 Capítulo I CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo / Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar,

Leia mais

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83 Prefácio, XIII i CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo i Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar, 4 A noção de correcto,

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

FORMAS NOMINAIS. GERÚNDIO - indica uma ação verbal incompleta ou prolongada e possui a terminação -NDO.

FORMAS NOMINAIS. GERÚNDIO - indica uma ação verbal incompleta ou prolongada e possui a terminação -NDO. 3º ANO FORMAS NOMINAIS Para falarmos sobre as formas nominais do verbo, é importante sabermos o porquê desta denominação, ou seja, em certas circunstâncias, este verbo pode assumir o papel de um nome :

Leia mais

Aula: 42 Tema: Ciências: o homem na construção do conhecimento

Aula: 42 Tema: Ciências: o homem na construção do conhecimento CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I APRENDER 1 Aula: 42 Tema: Ciências: o homem na construção do conhecimento CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL

Leia mais

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO - 2018 Prezados pais e/ou responsáveis pelos alunos do 6º ano A, Com o objetivo de obter um melhor desempenho na Recuperação Final, encaminhamos o calendário de

Leia mais

Imprima quebra-cabeça com faces para trabalhar emoções

Imprima quebra-cabeça com faces para trabalhar emoções Imprima quebra-cabeça com faces para trabalhar emoções Imprima quebra-cabeça com faces para trabalhar emoções Um material bem legal que você pode imprimir para trabalhar o reconhecimento de emoções. São

Leia mais

Advérbio Ele bebeu muito. (Adv. Intensidade)

Advérbio Ele bebeu muito. (Adv. Intensidade) Estudante: Educador: Angela Régia 7º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Advérbio Ele bebeu muito. (Adv. Intensidade) Na frase acima o advérbio muito está intensificando o sentido do verbo BEBER.

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

Conjugação Verbal. LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Adriano & Rubão (11) Tempos derivados do Perfeito. Imperfeito Subjuntivo

Conjugação Verbal. LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Adriano & Rubão (11) Tempos derivados do Perfeito. Imperfeito Subjuntivo Primitivos Presente Conjugação Verbal Derivados Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Presente Perfeito Indicativo Imperfeito Futuro Mais-queperfeito Tema 1 Perfeito Indicativo Imperfeito Futuro Tema

Leia mais

ebook de Mapas Mentais para concursos públicos Autora: Terezinha N. Rêgo

ebook de Mapas Mentais para concursos públicos  Autora: Terezinha N. Rêgo ebook de Mapas Mentais para concursos públicos www.mapasequestoes.com.br Autora: Terezinha N. Rêgo Conteúdo Ortografia S, SS, Ç e Z... 3 Ortografia G/J e X/CH... 4 Emprego de palavras... 5 Hífen 01 Usa

Leia mais

VERBOS. Profa Giovana Uggioni Silveira

VERBOS. Profa Giovana Uggioni Silveira VERBOS Profa Giovana Uggioni Silveira É o termo da língua que exprime e situa temporalmente ações, estados ou mudanças de estados dos seres e fenômenos da natureza. Tempo, modo, pessoa, número e voz são

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves CLASSIFICAÇÃO DO VERBO Os verbos quando são conjugados apresentam variações de formas: 1. Alterações no radical; 2. Não possui todos os modos; 3. Apresentam mais de um radical; 4. Apresentam duas formas

Leia mais