Este guia tem por objetivo auxiliar suas respostas ao questionário CDP Cities O prazo final para as respostas é 30 de abril de 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Este guia tem por objetivo auxiliar suas respostas ao questionário CDP Cities 2015. O prazo final para as respostas é 30 de abril de 2015"

Transcrição

1 Introdução Este guia tem por objetivo auxiliar suas respostas ao questionário CDP Cities O prazo final para as respostas é 30 de abril de 2015 Esse documento contém todas as questões que deverão ser respondidas. Porém, esse documento não deverá ser usado para o envio final do questionário respondido. A sua resposta deverá ser submetida através do sistema ORS (em inglês: On Line Responding System) do CDP. Caso encontre algum problema com o sistema ORS, por favor reporte para cities@cdp.net ou andreia.banhe@cdp.net Abaixo encontram se algumas dicas que facilitarão na construção das respostas: O CDP disponibiliza do guia de orientação para as cidades respondentes CDP Cities 2015: Portuguese.pdf Esse documento fornece uma síntese sobre cada módulo do questionário e fornece orientação de como responder a cada pergunta, assim como exemplos de boas respostas. Guia do Sistema de Respostas Online (ORS): Esse guia auxiliará você como ativar a sua conta e o questionário no portal do CDP, assim como utilizar o ORS para responder ao questionário. Em caso de dúvidas em alguma questão, que não foi esclarecida e/ou está com alguma dificuldade em acessar o sistema ORS, entre em contato conosco, através do cities@cdp.net ou andreia.banhe@cdp.net As perguntas deverão ser respondidas de modo abrangente e ao mesmo tempo avaliando a relevância das informações fornecidas. O guia de orientação para as cidades respondentes fornece em detalhes como cada questão deverá ser respondida.onde você não tem todas as informações solicitadas, por favor, responda com o que você tem, isso é mais valioso do que deixar a resposta em branco.

2 Introdução Introdução 0.1 Por favor, faça uma apresentação e descrição geral da sua cidade, incluindo os limites que esta possui. [Caixa de texto] Escolha de Contabilização de Emissões Ao escolher as alternativas da caixa de texto abaixo você está indicando que possui dados sobre consumo de combustível e emissões de GEE. Selecione a opção governo para reportar as emissões das operações do governo local (por vezes referido como 'corporate' ou 'municipal'): relativas às emissões decorrentes das operações do governo local. Selecione a opção comunidade para reportar as emissões de toda a cidade (algumas vezes referido como "geográficos") emissões abrangentes que estão dentro de uma determinada região geopolítica, sobre a qual o governo da cidade podem exercer um certo grau de influência através das políticas e regulamentações que foram implementadas. Selecione ambas opções para reportar dados de consumo de combustível e / ou emissões de GEE para os dois inventários. NÃO SELECIONE A OPÇÃO CASO NÃO POSSUA ESSES DADOS. 0.2 Por favor, indique quais inventários de medição de gases de efeito estufa (GEE) você está divulgando: Governo Local e/ou Comunidade.

3 Solicitação de Informação para o CDP Cities 2015 Governança Detalhes da cidade 0.3 Por favor, forneça informações sobre o prefeito da sua cidade na tabela abaixo: Título do governante Nome do governante Data de início do governo ; Outras] Data de término do governo ; Outras] 0.4 Por favor, forneça detalhes do orçamento operacional anual da sua cidade. Orçamento anual Orçamento anual inicial Orçamento anual final operacional $ [Calendário Suspenso: De] [Calendário Suspenso: Para] 0.5 Por favor, forneça detalhes da população atual e projetada da sua cidade. População atual População atual anual População projetada População projetada anual ] [LOV: 2020; 2025; 2030; 2035; 2040; 2045; 2050] 0.6 Por favor, informe detalhes sobre o PIB da sua cidade. PIB ($USD) PIB anual Fonte ] 0.7 Por favor, forneça maiores detalhes sobre a geografia da sua cidade. Temperatura média anual (em graus Celsius) Área total (km) [Campo numérico] Altitude média (m) [Campo numérico] Longitude (e.g ) [Campo numérico] Latitude (e.g )

4 Solicitação de Informação para o CDP Cities 2015 Governança Governança 1.0 Descreva o processo pelo qual a cidade analisa o seu progresso e gerencia a responsabilidade geral pelas mudanças climáticas. Redução de emissão Adaptação 1.1 A prefeitura é comprometida com a adaptação às alterações climáticas em toda a área geográfica da cidade? Sim; Não; Em andamento] 1.1a Se sim: Por favor, selecione o tipo de comprometimento e anexe evidencias. Tipo de comprometimento Anexo Comentários Durban Adaptation Charter; Mayors Adapt (EU); Mexico City Pact; UNISDR, Making Cities Resilient Campaign; Individual City Commitment; Other] [Anexo] 1.2 O seu governo local tem um plano que aborda adaptação para mudança climática? [Lista de Valores: Sim; Não; Em andamento] 1.2a Se sim: Por favor, indique o nome do plano, o ano em que foi publicado e anexe o documento no local indicado. Título da publicação Ano da publicação Anexo do documento [Anexo] 1.2b Se a resposta for negativa ou Em andamento: Por favor, explique o por quê não e qualquer acordo futuro para criar um plano. 1.3 Por favor, descreva o impacto nacional e/ou regional das atividades da mudança climática sobre as atividades das mudanças climáticas na sua cidade. 1.4 A sua cidade incorpora metas e objetivos da sustentabilidade desejada (por exemplo, reduções de GEE) no planejamento mestre para a cidade? Sim; Não] 1.4a Se sim: Por favor, descreva as formas que o plano mestre é projetado para atender aos objetivos e metas de sustentabilidade (incluindo reduções de GEE). 1.5 A sua cidade possui um plano de ação de mudanças climáticas para a redução de emissão de GEE? Sim; Não]

5 Solicitação de Informação para o CDP Cities 2015 Governança 1.5a Se sim: Por favor, anexe abaixo o plano de ação de mudanças climáticas da sua cidade. Título da publicação Ano da publicação Anexo [Anexo] 1.5b No caso da resposta ser negativa: Por favor descreva qualquer plano futuro de criar um plano de ação contra as mudanças climáticas para a cidade.

6 Riscos & Adaptações Riscos Físicos 2.0 Os efeitos atuais e/ou previstos das mudanças climáticas apresentam riscos físicos à sua cidade? Sim; Não; Não Sei]. 2.0a Se sim ou não sei: Por favor, liste e descreva os efeitos das mudanças climáticas que você espera vivenciar em sua cidade, juntamente com os prazos previstos. Efeitos da mudança climática Nível de risco Prazo de execução Dias mais quentes; verões mais quentes; Ondas de calor mais frequentes; Ondas de calor mais intensas; temperaturas mais quentes da água; Aumento do fenômeno ilha de calor urbano; chuvas mais frequentes; chuvas mais intensas; média de Aumento da média anual de chuvas Redução da ; média anual de chuvas; Precipitação média de neve anual; secas mais frequentes; secas mais intensas; mudança na periodicidade de chuvas; risco aumentado de ondas gigantes de rebentação; Maior frequência de grandes tempestades; Aumento na velocidade dos ventos; elevação no nível do mar; outro] Extremamente Grave; Grave; Menos Grave; Outro] previsto em anos Atual; Curto prazo; Médio prazo; Longo prazo; outro] Descrição dos impactos [Caixa de texto] Adicionar linha 2.0b Em caso negativo: Por favor, explique a razão pela qual os efeitos previstos das mudanças climáticas não apresentam riscos significativos para sua cidade 2.1 Por favor, descreva outros fatores componentes que podem agravar os efeitos físicos das mudanças climáticas em sua cidade. 2.2 Você considera que os impactos físicos das mudanças climáticas podem ameaçar a capacidade das empresas de operarem com sucesso em sua cidade? Sim; Não, Não Sei] 2.2a Por favor, explique o raciocínio por trás de sua resposta.

7 Riscos & Adaptações 2.3 Uma avaliação dos riscos ou vulnerabilidade das alterações climáticas, foi realizado na cidades? Sim, não Em progresso] 2.3a Se sim: Favor anexar a avaliação dos riscos ou vulnerabilidade das alterações climáticas. [Anexo] 2.3b Se sim: Por favor, selecione o processo primário ou metodologia utilizada para realizar a avaliação de risco ou vulnerabilidade de sua cidade. Principal Metodologia Lista de Valores: IPCC climate change impact assessment guidance; OECD Strategic Environmental Assessment and Adaptation to Climate Change; UNDP climate risk management methodologies; ICLEI climate adaptation methodology (ADAPT); UK Climate Impacts Partnership Framework (UKCIP); World Bank Urban Risk Assessment(URA); Shaping climate resilient development: A framework for decision making (ECA); State or region vulnerability and risk assessment methodology; Agency specific vulnerability and risk assessment methodology; Other: Proprietary Methodology; desconhecido; evaluação não realizada; outros] Descrição Perigo Climático 2.4 Se a resposta 2.0 foi positiva: Por favor, liste os riscos climáticos da cidade que você está experimentando atualmente dentro da área de seu governo local. Efeitos da mudança climática (Preenchida na 2.0a) Dias mais quentes; Verões mais quentes; Maior variabilidade da temperatura; Ondas de calor mais frequentes; Ondas de calor mais intensas; Temperaturas mais quentes de água; Mudanças na umidade; Chuvas mais frequentes; Mais chuvas intensas; O aumento da precipitação média anual; Redução de precipitação média anual; Redução de queda de neve média anual; Secas mais frequentes; Secas mais intensas; Mudança na sazonalidade das chuvas; O aumento da frequência de grandes tempestades; Alta velocidade do vento; Elevação do nível do mar; outro] Perigo climático na cidade Tempestade de chuva; Neve pesada; Vento grave; Tornado; Ciclone (furacão / Tufões); A tempestade tropical; Tempestade elétrica; nevoeiro; Condições de inverno extremas; Onda de frio; Frio extremo; Onda de calor; Calor extremo; seca; Incêndio florestal; Fogo Terra; Flash / inundação de superfície; Inundação do rio; Inundação costeira; As águas subterrâneas de inundação; Surge da tempestade; A intrusão salina; A acidificação dos oceanos; Deslizamento de terra; avalanche; avalanche; subsidência; Doenças transmitidas pela água; Doenças transmitidas por vetores; Doenças transmitidas pelo ar; Infestação de insetos]

8 Riscos & Adaptações 2.5 Favor listar os perigos climáticos futuros esperados na sua cidade. Marque todas as opções válidas. [Caixa de opções: Tempestade de chuva; Neve pesada; Vento grave; Tornado; Ciclone (furacão / Tufões); A tempestade tropical; Tempestade elétrica; nevoeiro; Condições de inverno extremas; Onda de frio; Frio extremo; Onda de calor; Calor extremo; seca; Incêndio florestal; Fogo Terra; Flash / inundação de superfície; Inundação do rio; Inundação costeira; As águas subterrâneas de inundação; Surge da tempestade; A intrusão salina; A acidificação dos oceanos; Deslizamento de terra; avalanche; avalanche; subsidência; Doenças transmitidas pela água; Doenças transmitidas por vetores; Doença transmitidas pelo ar; Infestação de insetos] Adaptação 3.0 Se a resposta 2.0 foi positiva: Por favor, descreva as ações que você tem tomado para reduzir o risco ou a vulnerabilidade: na infra-estrutura, nos cidadãos e nas empresas da sua cidade, devido às mudanças clima como identificado na página anterior. Efeitos da mudança climática Perigo Ações Descrição das ações [Preenchida na questão 2.0a] precipitação; vento; relâmpago; nevoeiro; Temperatura Extreme - frio; Temperatura extrema - calor; A escassez de água; Fogo; Enchentes; A ação das ondas; Alteração química; Movimento de massas; Insetos e microorganismos] Apêndice A]

9 Riscos & Adaptações Riscos Sociais 4.0 Sua cidade enfrenta algum risco social resultante das mudanças climáticas? [Lista da valores: Sim; Não; Não sei]. 4.0a Se sim ou não sabe por favor completar a caixa de texto abaixo. Riscos Sociais Flutuação nas condições socioeconômicas; Aumento da incidência e prevalência de doenças; Aumento da demanda por serviços públicos; (incluindo saúde) Aumento do risco para populações já vulneráveis; Aumento de conflitos e/ou crime; Aumento da demanda por recursos; Perda de empregos tradicionais; Migração de áreas rurais para as cidades; Deslocamentos populacionais; Outro]. Prazo de execução previsto em anos [Lista de valores: Atual; Curto prazo; Médio prazo; Longo prazo] Descrição do risco 4.0 b Caso a sua resposta for negativa, por favor explicar a razão.

10 Riscos & Adaptações Oportunidades 5.0 As mudanças climáticas apresentam alguma oportunidade econômica para a sua cidade?[lista de Valores: Sim; Não; Não sei] 5.0a Caso a resposta tenha sido e Sim ou Não sei: Indique as oportunidades e descreva como a cidade está se posicionando para tirar proveito dessas oportunidades. Oportunidade econômica Descreva como a cidade está tirando o máximo proveito desta oportunidade Desenvolvimento de indústrias de novos negócios (ex: tecnologia limpa; Outras oportunidades de financiamento; Melhoria na eficiência de operações; Aumento da segurança energética; Maior atenção a outras questões ambientais; Aumento no investimento em infraestrutura; Outros.] Adicionar linha 5.0b Em caso negativo: Por que não?

11 Emissões Governo Local/Comunidade As perguntas desta seção referem-se a emissões associadas com as operações do governo local (por vezes referido como "corporativo" ou "municipal"). Metodologia LGO 1.0 Por favor, indique as datas do ano de contabilização ou o período de 12 meses para o qual você está reportando o inventário de emissões de GEE para as operações de seu governo local. [Calendário Suspenso: De] [Calendário Suspenso: Para] LGO 1.1 Por favor, indique a categoria que melhor descreve o limite de seu inventário de emissões de GEE. departamento, entidades ou companhias sobre os quais o controle operacional é exercido; departamento, entidades ou companhias sobre os quais o controle financeiro é exercido; outros LGO 1.2 Por favor, indique quais das principais fontes de emissões estão incluídas no seu inventário de emissões de GEE. Fonte das emissões [Lista Fixa de Valores: Aeroporto(s); Edifício(s); Ônibus; Geração de eletricidade; Transmissão e distribuição de eletricidade; Trajetos de funcionários; Incineração de lixo; Aterros sanitários; Trens locais; Porto marítimo; Frota de veículos municipal; Trens regionais; Estradas/rodovias; Iluminação das ruas e sinais de trânsito; Metrô/Trem subterrâneo; Energia térmica; Coleta de lixo; Tratamento de água residuais; Abastecimento de água; Outro] Situação Incluído; Não incluído; Não aplicável] LGO 1.3 Por favor, informe o(s) nome(s) do (s) principal(s) protocolo, norma ou metodologia que você utilizou para calcular as emissões de GEE. Principal Protocolo Greenhouse Gas Protocol: Public Sector Standard; International Emissions Analysis Protocol (ICLEI); ISO 14064; Local Government Operations Protocol (ICLEI/The Climate Registry/California Climate Action Registry/ California Air Resources Board); Australian National Greenhouse and Energy Reporting (Measurement) Determination; Outro] Comentários

12 Emissões Governo Local/Comunidade LGO 1.4 Quais gases estão presentes no seu inventário de missões? Marque todos que se aplicam. CO2 CH4 N2O HFCs PFCs SF6 NF3 Dados de Energia LGO 1.5 Por favor, informe a quantidade total de combustível (referentes ao Escopo 1 de emissões) que seu governo local consumiu esse ano.. Fonte Combustível Quantidade Unidade [Lista de Valores : Aeroporto (s); Edifícios; Ônibus; A geração de eletricidade; Transmissão e distribuição de eletricidade; Transporte de empregados; Incineração de resíduos; aterros sanitários; Os trens locais; Porto marítimo; Frota de veículos Municipal; Os trens regionais; Estradas / Rodovias; Iluminação e sinais de trânsito de rua; Metrô; Energia térmica; Coleta de resíduos; Tratamento de águas residuais; Abastecimento de água; Origem Apêndice B] [Campo numérico] [Lista de Valores: GWh; MWh; kwh; TJ; GJ; MJ; Therms; Btu m3;l; Toneladas métricas; toneladas curtas] desconhecida; total; outro] Adicionar linha LGO 1.6 Qual a quantidade de eletricidade, calor, vapor e refrigeração (referentes ao Escopo 2 de emissões) que seu governo adquiriu para seu próprio uso durante o ano de referência? [em unidades de energia] Fonte Tipo Quantidade Unidade [Lista de Valores : Aeroporto (s); Edifícios; Ônibus; A geração de eletricidade; Transmissão e distribuição de eletricidade; Transporte de empregados; Incineração de resíduos; aterros sanitários; Os trens locais; Porto marítimo; Frota de veículos Municipal; Os trens regionais; Estradas / Rodovias; Iluminação e sinais de trânsito de rua; Metrô; Energia térmica; Coleta de resíduos; Tratamento de águas residuais; Abastecimento de água; Origem desconhecida; total; outro] eletricidade; calor; vapor; resfriamento; outro] [Campo numérico] [Lista de Valores: GWh; MWh; kwh; TJ; GJ; MJ; Therms; Btu; m3;l; Toneladas metricas; toneladas curtas]

13 Emissões Governo Local/Comunidade Adicionar linha Dados de Emissões de GEE LGO 1.7 Por favor, informe o total das emissões de GEE ( Escopo 1 + Escopo 2) das operações de seu governo local, em toneladas métricas de CO2e. LGO 1.8 Se aplicável, por favor, forneça as seguintes emissões de GEE. Escopos são um método de categorização comum. Escopo 1: Todas as emissões diretas de GEE Escopo 2: Emissões indiretas de GEE associadas ao consumo de comprados ou adquiridos eletricidade, vapor, aquecimento ou resfriamento. Atividade Total do Escopo 1 em toneladas métricas de CO2e emitido Atividade Total do Escopo 2 em toneladas métricas de CO2e emitido LGO 1.9 Você mede as emissões do Escopo 3? [Lista de valores: Sim, Não] LGO 1.9a Se sim, por favor, forneça mais detalhes sobre como você mede as emissões do Escopo 3 na tabela fornecida. Fontes de emissão (Escopo 3) Emissões (toneladas métricas de CO2e) Transporte de [Campo empregados; Empregado Viagem de numérico] Negócios; Das emissões dos serviços contratados; Produção Upstream de Materiais e Combustíveis; Transporte montante e a jusante de Materiais e Combustíveis; Resíduos Escopo 3 Emissões fontes relacionadas; outro] Comentários LGO 1.9b Se não, por favor, explique a razão e detalhe seus planos de fazê-lo no futuro, se houver. LGO 1.11 Como isso facilitará uma maior compreensão das emissões do seu governo, por favor discrimine (breakdown) essas emissões por departamento, instalação, gás de efeito estufa (CO2, CH4, N2O, etc.) ou por qualquer outro sistema de classificação usado na sua cidade. Departamento/Instalação/GEE/Outro Tipo Emissões (Toneladas Métricas de CO2e) Escopo 1; Escopo 2;

14 Emissões Governo Local/Comunidade Escopo 3; Número total; Outro] LGO 1.12 Por favor, explique por que suas emissões aumentaram, diminuíram ou permaneceram as mesmas em comparação ao ano anterior, e por favor, descreva o por quê. Mudanças na emissão Aumentou; Diminuiu; Ficou a mesma; Este é o primeiro ano de cálculo; Outros] Razões da mudança Verificação Externa LGO1.13 Os dados de emissões de GEE que você está reportando atualmente foram verificados externamente ou auditados parcial ou integralmente? Sim; Não] - LGO 1.13a Se sim: Por favor, forneça quaisquer informações relevantes sobre o processo de verificação de emissões. Nome do verificador Ano da verificação [Lista de Valores: ] Anexar o certificado da verificação [Anexo] Comentários LGO 1.13b No caso de uma resposta negativa: Favor descrever os planos para verificação de suas emissões no futuro.

15 Emissões Governo Local/Comunidade As perguntas desta seção referem-se as emissões da Comunidade (por vezes referido como o "geográfico" ou "em toda a cidade"). Este inventário abrange as emissões que estão dentro de uma determinada região geopolítica, sobre a qual os governos locais podem exercer certo grau de influência através das políticas e regulamentos implementados. Dados e limites do inventário C1.0 Por favor, indique o ano base ou o período de 12 meses para o qual você está reportando o inventário de emissões de GEE da sua comunidade. [Calendário Suspenso: De] [Calendário Suspenso: Para] C1.1 Por favor, indique a categoria que melhor descreve o limite do inventário de emissões de GEE de sua cidade. Limite Geopolítico áreas físicas sobre as quais o governo local tenha controle jurisdicional; Outro] Emissões e Dados de Energia C1.2 Informe o nome do protocolo principal, norma ou metodologia que você usou para calcular emissões de GEE. Protocolo primário Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emissions Inventories (GPC), (WRI, C40 and ICLEI); International Emissions Analysis Protocol (ICLEI); International Standard for Determining Greenhouse Gas Emissions for Cities (UNEP and World Bank); 2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories; U.S. Community Protocol for Accounting and Reporting of Greenhouse Gas Emissions (ICLEI); Greenhouse gas Inventory & Research Center of Korea (GRI);Other] Comentário C1.3 Quais gases estao inclusos no seu inventário de emissões? marque todos que se aplicam. CO2 CH4 N2O HFCs PFCs SF6 NF3 C1.4 Por favor, detalhe o total de emissões ( Escopo 1+ Escopo 2) para sua comunidade, em toneladas métrica CO2e.

16 Emissões Governo Local/Comunidade C1.5 Se aplicável, por favor discrimine (breakdown) as suas emissões de GEE por escopo. Escopo Emissões de Escopo 1 excluindo as emissões da geração de energia fornecida à rede Emissões de Escopo 1 de geração de energia fornecida à rede dentro do limite da cidade Total de emissões de Escopo 1 (Linha 1 + Linha 2) Total de emissões Escopo 2 Toneladas métricas CO2e C1.6 Se o protocolo não for o Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emissions (GPC), (WRI, C40 e ICLEI): Quando facilitar uma maior compreensão das emissões da sua comunidade, por favor discrimine (breakdown) as emissões por usuário final (edifícios, água, resíduos, transporte), setor econômico (residencial, comercial, industrial, institucional), setor IPCC (Combustão estacionária; combustão móvel, processos industriais, resíduos), ou qualquer outro sistema de classificação usado na sua cidade. Usuário final / Setor / setor IPCC / Outro Escopo Emissões (toneladas métricas CO2e) Escopo 1, Escopo 2, Total] Adicionar linha C1.7 Se o protocolo não for o Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emissions (GPC) (WRI, C40 e ICLEI):Por favor detalhe a quantidade total de combustível (referidos ao Escopo 1 de emissões) consumida em sua cidade durante o ano reportado Combustível Quantidade Unidade Fonte Apêndice B] [Campo numérico] GWh; MWh; kwh; TJ; GJ; MJ; m3;l; Toneladas métricas; Toneladas curtas; Therms; Btus] Adicionar linha

17 Emissões Governo Local/Comunidade C 1.8 Se o protocolo não for o Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emissions (GPC), (WRI, C40 and ICLEI): Qual a quantidade de eletricidade, calor, vapor ou resfriamento (referentes ao Escopo 2) que foi consumida por sua cidade durante o ano reportado? Tipo Quantidade Unidade Fonte Eletricidade; Calor; Vapor; Resfriamento; Outros] [Campo numérico] GWh; MWh; kwh; TJ; GJ; MJ; m3;l; Toneladas métricas; Tonelas curtas; Therms; Btus] Adicionar linha C1.9 Se o protocolo for o Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emissions (GPC), (WRI, C40 and ICLEI): Por favor, forneça um resumo das emissões por setor e escopo, tal como definido no Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emissions (GPC), (WRI, C40 and ICLEI). Por favor, preencha as emissões correspondentes para cada linha na tabela abaixo. Setor e Escopo (referência numérica do GPC) [Lista de Valores fixos: Energia estacionária: o uso de energia - Escopo 1 (IX1); Energia estacionária: o uso de energia - Âmbito 2 (IX2); Energia estacionária: o uso de energia - Escopo 3 (IX3);Energia estacionária: Geração de energia fornecida à rede - Escopo 1 (I.4.4);Transporte - Escopo 1 (II.X.1);Transporte - Âmbito 2 (II.X.2); Transporte - Escopo 3 (II.X.3); Resíduos: resíduos gerados dentro do limite da cidade - Escopo 1 (III.X.1);Resíduos: resíduos gerados dentro do limite da cidade - Escopo 3 (III.X.2); Resíduos: os resíduos produzidos fora do limite da cidade - Escopo 1 (III.X.3); Processos Industriais e Uso do Produto - Escopo 1 (IV); Agricultura, Ambiente e Ordenamento do Território - Escopo 1 (V); Âmbito TOTAL 1 Emissões (territoriais); Emissões básico total; TOTAL básico e básico + emissões] Emissões (Toneladas métricas CO2e) C1.9b Se Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emissions Inventories (GPC), (WRI, C40 and ICLEI): Por favor, forneça uma repartição da utilização de combustível e emissões por subsector e alcance, tal como definido no Protocolo Global para de dimensão comunitária inventários de emissão de gases com efeito de estufa (GPC), (WRI, C40 e ICLEI) e anexar relatar as emissões de GEE. [Anexo] C1.11 Se além do Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emissions Inventories (GPC), (WRI, C40 and ICLEI): Você mede emissões de Escopo 3? Sim; No]

18 Emissões Governo Local/Comunidade C1.11a If yes: Please complete the table. Fonte do escopo 3 Bens e serviços; Emissões a montante do uso de energia; água; Águas Residuais; road; Aviação; resíduos; As perdas de transmissão e distribuição; Estradas de ferro; Navegação à base de água; alimentos; outro] Emissões ( metricas de CO2 Comentários C1.11 b Se não: Por favor explique por que não e se possui planos para o futuro. C1.12 Explique a razão se suas emissões aumentou, diminuiu ou manteve-se a mesma desde seu ultimo inventário, e por favor, descreva o por quê. Mudanças nas emissões [Lista de valores: aumentou; diminuiu; manteve o mesmo; esse é o primeiro ano de calculo; Outro] Razão da mudança Verificação Externa C1.13 Os dados de GEE que você reportou foram verificados externamente ou auditados parcialmente ou integralmente? Sim; Não] C1.13a Se sim: Por favor forneça as seguintes informações pertinentes sobre o processo de verificação de emissões. Nome do verificador Ano da verificação [Lista de Valores: ] Anexar o certificado da verificação [Anexo] Comentários C1.13b No caso de uma resposta negativa: Por favor, descreva os planos de verificação das suas emissões no futuro.

19 Estratégia As questões desta seção referem-se a metas de redução de emissões e ações associadas as emissões operações do governo local. Metas relacionadas com o inventário da comunidade deve ser relatado na próxima página em questões 7.0 e 7.1. Redução de Emissões de GEE Operações do Governo Local 6.0 Você tem uma meta de redução de emissões de GEE em vigor para as operações do governo local de sua cidade? Sim; Não] 6.0a Se sim: Por favor, forneça detalhes das operações de metas de redução de emissões do seu governo local. Ano Base Ano Base emissões(ton eladas métricas de CO2e) [Lista de Valores: ; Outro] [Campo numérico] Percentual da meta de redução [Campo numérico] Fonte de GEE para a qual a meta aplica-se Ano da meta [Lista de Valores: ; 2025; 2030; 2035; 2040; 2045; 2050; outro] Comentários 6.0b Se não: Favor explicar por que você não tem uma meta de redução de emissão. 6.1 A que atividades você está se comprometendo para reduzir as emissões nas operações de seu governo local? Setor de redução de emissão Edifícios; Desenvolvimento de dimensão comunitária; Fornecimento de Energia; Finanças e Desenvolvimento Econômico; Alimentação e Agricultura; Iluminação ao ar livre; Transporte Privado; Transporte público; resíduos; água] Atividades de redução de emissão Apêndice C] Redução de emissões previsto - cumulativa durante a vida ativa da atividade (Toneladas métricas CO2e) Descrição da ação

20 Estratégia As questões desta seção referem-se a metas de redução de emissões e ações associadas as emissões da comunidade. Metas relacionadas com o inventário do governo local devem ser relatados nas questões anteriores 6.0 e 6.1. Redução de Emissões de GEE - Comunidade 7.0 Você tem uma meta de redução de emissões de GEE em vigor para sua comunidade? [Lista de Valores: Sim; Não] 7.0a Se sim: Por favor, forneça detalhes da sua meta de redução. Ano Base Ano Base emissões(toneladas métricas de CO2e) [Lista de Valores: ; Outro] Percentual da Meta de redução [Campo numérico] Fonte de GEE para a qual a meta aplica-se Data da meta [Lista de Valores: ; Outro] Comentários 7.0b Se não: por favor, explique por que você não tem uma meta de redução de emissões. 7.1 A quais atividades você está se comprometendo para reduzir as emissões em toda a cidade? Setor de redução de emissão Edifícios; Desenvolvimento de dimensão comunitária; Fornecimento de Energia; Finanças e Desenvolvimento Econômico; Alimentação e Agricultura; Iluminação ao ar livre; Transporte Privado; Transporte público; resíduos; água] Atividades de redução de emissão Apêndice C] Redução de emissões previsto - cumulativa durante a vida útil da atividade (Toneladas métricas CO2e) Descrição da ação Adicionar linha

21 Estratégia Energia Renovável 8.0 Indique o mix de energia da sua eletricidade a escala da cidade. Fonte de energia Carvão Gás Óleo Nuclear Hídrica Biomassa Vento Geotermal Solar Porcentagem 8.1 A sua cidade tem uma meta de energia ou eletricidade renovável? Sim - minha cidade tem uma meta de energia renovável; Sim - a minha cidade tem uma meta de energia renovável; Sim - a minha cidade tem metas eletricidade e energias renováveis; Não - minha cidade não possui metas de energias renováveis ou de eletricidade] 8.1b Se Sim - minha cidade tem uma meta de energia renovável ou Sim - a minha cidade tem metas de eletricidade e energias renováveis: Por favor, forneça detalhes de suas metas de eletricidade renovável assim como os planos da cidade para cumprir esses objetivos. Escala [Lista de Valores: Cidade toda; Municipal] A capacidade total instalada de eletricidade renovável(emmw) Proporção do total de eletricidadea partir defontes de energia renováveis Data da meta % [Lista de Valores: 2015; 2020; 2025; 2030; 2035; 2040; 2045; 2050 outro] Planos para atender a meta (incluir detalhes sobre os tipos de energia) 8.1c Se Não - minha cidade não tem qualquer alvo energia ou eletricidade renovável: Por favor, explique por que você não tem uma meta de energia renovável ou uma meta de energia renovável e quaisquer planos para introduzir uma no futuro.

22 Estratégia Riscos no fornecimento de Água 9.0 Você prevê riscos substanciais para o abastecimento de água de sua cidade no curto ou longo prazo? Sim; Não] 9.0a Em caso afirmativo: Identifique os riscos em relação ao abastecimento de água da sua cidade bem como a escala temporal. Riscos; Escala de tempo Nível do Risco Descrição do risco [Lista de valores: Aumento do estresse hídrico ou escassez; O declínio da qualidade da água; Inadequada ou envelhecimento da infraestrutura; inundações; Aumento no preço da água; Regulamentação; outro] Atual; Curto prazo; Médio prazo; Longo prazo; outro] Extremamente sério, sério, menos sério e outro] Adicionar linha 9.0b Se a resposta for negativa para a questão 9: Por favor, explique por que você não considera que a cidade não está exposta à qualquer risco relacionado com a água.

23 Estratégia Adaptação no fornecimento de Água 9.1. Se sim questão 9.0: Por Favor selecione as ações que sua cidade está tomando para reduzir riscos no abastecimento de água: Riscos Ação de adaptação Descrição da Ação [Lista de valores: Aumento do estresse hídrico ou escassez; declínio da qualidade da água, infraestrutura inadequada ou envelhecida; Inundações, valores mais elevados para uso da água; regulamentação;outros] [Lista de valores: Consciencia para a educação econservação; Incentivospara conservação; Restrições ao uso de água; Regulamentos ou padrões de eficiência; Medição da água; Modernização da Eficiência hídrica municipal; Diversificaro abastecimento de água(incluindonovas fontes); Investimento eminfra-estrutura deabastecimento de água já existentes; Utilizaçãode água não potável fora Uso da água não potável(dentro de edifício); Preservação de Bacias Hidrográficas; Gestão de águas pluviais(infraestruturas naturais ou feitas pelo homem); outro

24 Solicitação de Informações para o CDP cities 2015 Informações Importantes O Carbon Disclosure Project (CDP) tem feito pedidos de informação relacionados com as alterações climáticas e de carbono em nome de investidores desde Para saber mais sobre o CDP e as respostas anteriores de outras organizações, por favor consulte o nosso site em Quais são as implicações financeiras de responder? O CDP é uma organização sem fins lucrativos e procura usar seus fundos limitados com eficiência. Consequentemente, as respostas devem ser elaborada e apresentada às expensas das cidades que responderam. CDP também se reserva o direito, sempre que o julgar conveniente, tendo em conta os seus objetivos de caridade, de cobrar pelo acesso ou uso de dados e/ou relatórios que publica ou comissões. Qual é a base de participação e o que acontecerá aos dados recebidos? Ao responder ao CDP, será dada a você uma opção se sua resposta será pública ou não. Nós encorajamos que as cidades tornem suas respostas públicas, o que significa que a resposta será disponibilizada publicamente no website do CDP e também poderá ser usadas na elaboração do relatório anual global. Respostas não-públicas não serão disponibilizadas publicamente e serão usadas apenas no agregado e/ou anonimamente. Pontuação das respostas As respostas enviadas ao CDP Cities 2015 não serão pontuados publicamente pelo CDP ou por seus parceiros. O CDP e as outras organizações escrevem e publicam relatórios que contém um resumo das respostas do CDP. Desde de 2014 o CDP está testando uma metodologia de pontuação para os comentários internos, mas nenhum resultado será divulgado publicamente. O CDP poderá considerar a pontuação pública de respostas (por exemplo: para a abrangência de divulgação da organização e sobre os fatores de desempenho) no futuro. O que aconteceria se uma cidade desejasse alterar ou atualizar uma resposta? Depois que você envia a sua resposta através do Sistema de Respostas Online (ORS), ela se tornará uma resposta de leitura apenas e então pode ser corrigida apenas pela equipe do CDP. O CDP pode aceitar revisões a respostas por escrito a qualquer momento e terá o objetivo de disponibilizá-las em dentro de cinco dias do recebimento. Porém, para que respostas e quaisquer revisões sejam incluídas nos relatórios anuais que o CDP publica todos os anos, elas devem ser recebidas até 30 de Abril de Como uma cidade pode confirmar a sua participação? Se a sua cidade faz parte da amostra de 2015, CDP enviará um para o funcionário responsável contendo um link exclusivo que permite registrar sua cidade em nosso portal. Se a sua cidade não está na amostra de 2015, envie um para cities@cdp.net para receber com o link desativação. Se a sua cidade for um membro ou uma afiliada do C40, um funcionário da prefeitura receberá um com mais instruções sobre como confirmar a sua participação. Qual é o estatuto jurídico do CDP? O Carbon Disclosure Project (CDP) é uma ONG do Reino Unido Registrada sob o nº e uma sociedade limitada registrada na Inglaterra sob o nº Nos Estados Unidos, o

25 Solicitação de Informações para o CDP cities 2015 Informações Importantes Carbon Disclosure Project é um projeto especial da Rockefeller PhilanthropyAdvisors com estatuto de entidade de caridade nos Estados Unidos IRS 501(c)(3). O Carbon Disclosure Project é uma organização independente sem fins lucrativos que exerce a maior base de dados de informações primárias mudança do clima empresarial no mundo. Milhares de organizações com as maiores economias do mundo medem e divulgam suas emissões de gases de efeito estufa e estratégias de mudança climática através do CDP. O CDP coloca essa informação no centro da tomada de decisão financeira e política e seu objetivo é coletar e distribuir informações de alta qualidade que motiva investidores, empresas e governos a tomar medidas para evitar mudanças climáticas.

26 CDP Solicitação de Informações para o CDP Cities 2015 Apêndice A Apêndice A: Ações para diminuir a vulnerabilidade Mapeamento de enchente Mapeamento de calor e de imagem térmica Mapeamento de risco a escorregamentos Modelagem do aumento do nível do mar Monitoramento da biodiversidade Monitoramento de riscos em tempo real A gestão de crises, incluindo os sistemas de alerta e evacuação A preparação do público (incluindo exercícios práticos / brocas) A participação da comunidade / educação Projetos e políticas orientadas para os mais vulneráveis Programas de teste/vacinação para doenças transmitidas por vetores Medidas de prevenção de doenças Iniciativas de qualidade do ar Incorporando as alterações climáticas nos documentos de planejamento de longo prazo Restringir o desenvolvimento nas áreas de risco Medidas resilientes e resistentes para edifícios Projeto de infra-estrutura e construção resistente ao perigo Diversificar o fornecimento de potência/energia Medidas de diversificação econômica Defesas contra inundações - desenvolvimento e operação e armazenamento Sistemas de captação de águas pluviais Reservatórios e poços adicionais para armazenamento de água Estratégias de retenção do solo Plantio de árvores e/ou criação de espaços verdes Telhados/paredes verdes Telhados brancos Sombreamento de espaços públicos, mercados Os sistemas de refrigeração para infra-estrutura crítica Reajuste de edifícios existentes Resfriamento de centros, piscinas, parques aquáticos / praças Pavimento resfriado Proteção de extração de água A promoção das tecnologias de baixo fluxo Pontas de água / capture a água da chuva Xeriscapes - projeto de paisagismo água baixa Manutenção / reparação - infra-estrutura de vazamento Otimizando o mix de combustíveis entrega de abastecimento de água Melhorar o método de distribuição de abastecimento de água Promover e incentivar a eficiência da água Restrições de uso da água e normas Água equipamentos e aparelhos eficientes Água medição inteligente O uso da água auditorias Campanha de sensibilização/educação para reduzir o uso de água A diversificação do abastecimento de água outro

27 Apêndice B Apêndice B: Tipo de combustível Gás natural Gás natural comprimido (GNC) Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) Gás Natural Liquefeito (GNL) Metano Gás butano Propano Gás de cidade ou gás de cidade Carvão (carvão betuminoso ou preto) Carvão de coque Petróleo bruto Óleo Diesel / Gás Motor a gasolina (a gasolina) Gasolina de aviação Jet gasolina Jet querosene Querosene Combustível residual Combustível destilado No 1 Combustível destilado No 2 Combustível destilado No 3 Combustível destilado No 4 Combustível destilado No 5 Combustível destilado No 6 Gás de petróleo liquefeito (GPL) Naptha Betume O coque de petróleo Madeira ou de resíduos de madeira Biodiesel Biogasolina Etanol E85 Outro biocombustível líquido O gás de aterro Outro(s) biogás Resíduos (municipal) Outro(s)

28 Apêndice C Apêndice C: Atividades para redução de emissões Com base em suas emissões selecionados do Setor de Redução, você só vai ver as emissões relevantes de redução Atividades no Apêndice abaixo. Demanda de Energia em Edifícios > Códigos e regulamentos de construção Demanda de Energia em Edifícios > Classificação e relatório de desempenho de construção Demanda de Energia em Edifícios > Eficiência energética/medidas de retro ajustes Demanda de Energia em Edifícios > Financiamento de mecanismos para retro ajustes Demanda de Energia em Edifícios > Geração de energia renovável no local Demanda de Energia em Edifícios > Mudança para combustíveis de baixa emissão de carbono Prédios> mudança para combustíveis de baixo carbono Desenvolvimento de dimensão comunitária> programas de áreas industriais degradadas Desenvolvimento de dimensão comunitária> normas de construção Desenvolvimento de dimensão comunitária> cidades compactas Desenvolvimento de dimensão comunitária> estratégia de desenvolvimento Eco-bairro Desenvolvimento de dimensão comunitária> espaços verdes e/ou a preservação da biodiversidade e expansão Desenvolvimento de dimensão comunitária> zonas industriais de baixo carbono Desenvolvimento de dimensão comunitária> desenvolvimento de transito orientado Desenvolvimento de dimensão comunitária> A agricultura urbana Energy Supply> Baixo ou geração de fornecimento de energia sem emissões de carbono Suprimento de Energia> Otimizar produção de potência/energia tradicional Suprimento de Energia> redes inteligentes Suprimento de Energia> redução de perdas de transmissão e distribuição Finanças e Desenvolvimento Econômico> O desenvolvimento da economia verde Finanças e Desenvolvimento Econômico> Instrumentos para financiar projetos de baixo carbono Finanças e Desenvolvimento Econômico> zonas industriais de baixo carbono Alimentação e Agricultura> Incentivar a produção de alimentos e consumo sustentáveis Transporte Público> Melhorar a infra-estrutura de ônibus, serviços e operações Transporte Público > melhorar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2 dos ônibus e /ou metro Transporte Público > melhorar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2 de balsas Transporte Público > melhorar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2 dos caminhões Transporte Público > Melhorar o transporte ferroviário, metro, eléctrico e infra-estrutura, serviços e operações Transporte Público > transporte público inteligente Iluminação> LED / CFL / outras tecnologias de luminárias externas Iluminação de exterior> iluminação inteligente Transporte Privado> sensibilização e educação para o transporte não motorizado Transporte Privado> melhorar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2 dos aviões Transporte Privado> melhorar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2 dos veículos motorizados Transporte Privado> melhorar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2 dos veículos (privado) Transporte Privado> Melhorar a eficiência dos sistemas de transporte de mercadorias Transporte Privado> Melhorar as operações dos portos de embarque Transporte Privado> Infra-estrutura para o transporte não motorizado Transporte Privado> gestão da procura de Transportes Resíduos> Melhorar a eficiência do transporte de longo percurso Resíduos> Melhorar a eficiência da recolha de resíduos

29 Apêndice C Resíduos> Gestão de aterro Resíduos> recicláveis e orgânicos separação dos outros resíduos Resíduos> reciclagem ou compostagem coletas e/ou instalações Resíduos> políticas e programas de prevenção de resíduos Água> Águas Residuais para iniciativas de energia Água> medição de água e faturamento Água> reciclagem da água e recuperação

M0.1 Registrar a intenção do cumprimento ao Pacto dos Prefeitos, por favor anexe a carta de compromisso [Anexo]

M0.1 Registrar a intenção do cumprimento ao Pacto dos Prefeitos, por favor anexe a carta de compromisso [Anexo] O (Compact of Mayors) é o maior esforço internacional de cooperação entre prefeitos e funcionários municipais para demonstrar seu compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa assim

Leia mais

CDP C40 Cities 2015 Solicitação de Informações para o C40. Introdução

CDP C40 Cities 2015 Solicitação de Informações para o C40. Introdução Introdução Convidamos à uma resposta às seguintes perguntas. O prazo para o envio das respostas é 30 de Abril de 2015. Por favor, responda ao pedido de informação utilizando Sistema de Resposta Online

Leia mais

Solicitação de Informações para o CDP Cities

Solicitação de Informações para o CDP Cities Solicitação de Informações para o CDP Cities Nós solicitamos uma resposta para as perguntas a seguir. O prazo final para as respostas é 1 de março de 2011. Favor responder à solicitação de informações

Leia mais

Dimensão Mudanças Climáticas

Dimensão Mudanças Climáticas Dimensão Mudanças Climáticas Dimensão Mudanças Climáticas 2 Sumário CRITÉRIO I POLÍTICA... 3 INDICADOR 1. COMPROMISSO, ABRANGÊNCIA E DIVULGAÇÃO... 3 CRITÉRIO II GESTÃO... 5 INDICADOR 2. RESPONSABILIDADE...

Leia mais

Agenda. O que é o CDP O que é o CDP Supply Chain CDP Supply Chain 2014

Agenda. O que é o CDP O que é o CDP Supply Chain CDP Supply Chain 2014 www.cdp.net @CDP Agenda O que é o CDP O que é o CDP Supply Chain CDP Supply Chain 2014 O que é Organização internacional que trabalha com as principais forças do mercado para motivar as empresas e cidades

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade, paisagens e ecossistemas visualmente atraentes e que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade e de paisagens e ecossistemas visualmente atraentes que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

Linha Economia Verde

Linha Economia Verde Linha Economia Verde QUEM SOMOS Instituição Financeira do Estado de São Paulo, regulada pelo Banco Central, com inicio de atividades em Março/2009 Instrumento institucional de apoio àexecução de políticas

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

Inventário Corporativo de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) Ano referência: Emissões de 2010

Inventário Corporativo de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) Ano referência: Emissões de 2010 Inventário Corporativo de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) Ano referência: Emissões de 2010 Resumo Este documento apresenta o Inventário corporativo de Emissões Diretas e Indiretas

Leia mais

Dimensão Mudanças Climáticas

Dimensão Mudanças Climáticas Dimensão Mudanças Climáticas Dimensão Mudanças Climáticas 2 Sumário CRITÉRIO I POLÍTICA... 3 INDICADOR 1. COMPROMISSO, ABRANGÊNCIA E DIVULGAÇÃO... 3 CRITÉRIO II GESTÃO... 5 INDICADOR 2. RESPONSABILIDADE...

Leia mais

DIMENSÃO MUDANÇAS CLIMÁTICAS

DIMENSÃO MUDANÇAS CLIMÁTICAS DIMENSÃO MUDANÇAS CLIMÁTICAS CONTEÚDO CRITÉRIO I - POLÍTICA... 2 INDICADOR 1: COMPROMISSO, ABRANGÊNCIA E DIVULGAÇÃO... 2 CRITÉRIO II GESTÃO... 3 INDICADOR 2: RESPONSABILIDADES... 3 INDICADOR 3: PLANEJAMENTO/GESTÃO

Leia mais

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa. Ano de referência do inventário: 2014. Inventário Parcial

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa. Ano de referência do inventário: 2014. Inventário Parcial Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Ano de referência do inventário: 2014 1. Dados do inventário Banco Santander S.A. (Brasil) Tipo de preenchimento: 1.1 Responsável pela elaboração do inventário

Leia mais

CDP Cities 2016. Atividade prática

CDP Cities 2016. Atividade prática CDP Cities 2016 Atividade prática A) Contexto da cidade e Governança. A cidade fictícia está localizada no litoral brasileiro, no estado de Santa Catarina. Possui 1,5 milhões de habitantes e atividade

Leia mais

A Importância da Elaboração dos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa nas Capitais Brasileiras

A Importância da Elaboração dos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa nas Capitais Brasileiras A Importância da Elaboração dos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa nas Capitais Brasileiras Emilio Lèbre La Rovere Coordenador, CentroClima/LIMA/PPE/COPPE/UFRJ 2º Encontro dos Secretários

Leia mais

ANDREIA BANHE CDP SUPPLY CHAIN

ANDREIA BANHE CDP SUPPLY CHAIN ANDREIA BANHE CDP SUPPLY CHAIN Workshop com os fornecedores do Banco Bradesco: CDP Supply Chain 2013 19 de Junho de 2013 respond@cdp.net Agenda O que é o CDP? Sobre o programa CDP Supply Chain; Como responder

Leia mais

JULIETA ALCIATI DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES COM O MERCADO

JULIETA ALCIATI DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES COM O MERCADO JULIETA ALCIATI DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES COM O MERCADO Agenda Introdução Definição dos limites de um inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa Limites Operacionais Identificando e Calculando emissões

Leia mais

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa. Ano de referência do inventário: 2012

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa. Ano de referência do inventário: 2012 Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Ano de referência do inventário: 2012 Plural Editora e Gráfica Ltda. Nome fantasia: Plural - CNPJ: 01.306.088/0001-37 Tipo da empresa: Holding Setor econômico:

Leia mais

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Ano de referência do inventário: 2013 Ford Nome fantasia: Ford - CNPJ: 03.470.727/0001-20 Tipo da empresa: Matriz Setor econômico: C. Indústrias de transformação

Leia mais

Estudo de Caso da Iniciativa Metano Global: o Estado do Kentucky

Estudo de Caso da Iniciativa Metano Global: o Estado do Kentucky Estudo de Caso da Iniciativa Metano Global: o Estado do Kentucky JOHN A. ROGNESS III PH.D. DIRETOR, DIVISÃO DE ANÁLISE FINANCEIRA COMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DO KENTUCKY 1 A Comissão de Serviço

Leia mais

Seminário sobre Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Cidades

Seminário sobre Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Cidades Seminário sobre Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Cidades 23 de Maio 2013 Igor Reis de Albuquerque Gerente de Mudanças Climáticas ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade Secretariado

Leia mais

A experiência de Belo Horizonte:

A experiência de Belo Horizonte: A experiência de Belo Horizonte: a construção de uma capital sustentável Vasco de Oliveira Araujo Secretário Municipal de Meio Ambiente Prefeitura de Belo Horizonte Junho 2012 Belo Horizonte e RMBH (34

Leia mais

Inventário de Gases de Efeito Estufa do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu 2015

Inventário de Gases de Efeito Estufa do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu 2015 Inventário de Gases de Efeito Estufa do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu 2015 Nome da instituição: De Angeli Feiras & Eventos Tipo de instituição: Evento Setor econômico: Turismo Endereço: Edifício

Leia mais

Inventário Municipal de Emissões de GEE Belo Horizonte. João Marcelo Mendes jmendes@waycarbon.com

Inventário Municipal de Emissões de GEE Belo Horizonte. João Marcelo Mendes jmendes@waycarbon.com Inventário Municipal de Emissões de GEE Belo Horizonte João Marcelo Mendes jmendes@waycarbon.com Sobre a WayCarbon 7 anos no mercado sul-americano de consultoria em mudanças climáticas Portifólio de projetos

Leia mais

Metodologias para medir pegada carbônica. Stephen Russell World Resources Institute

Metodologias para medir pegada carbônica. Stephen Russell World Resources Institute Metodologias para medir pegada carbônica Stephen Russell World Resources Institute O que é uma pegada carbônica? Empresa Fonte Instalação GHG Protocol Inventário Nacional Ferramentas de cálculo GHG Protocol

Leia mais

Empresas brasileiras emitiram 85,2 milhões de toneladas de gases de efeito estufa no ano passado

Empresas brasileiras emitiram 85,2 milhões de toneladas de gases de efeito estufa no ano passado Empresas brasileiras emitiram 85,2 milhões de toneladas de gases de efeito estufa no ano passado (Dados divulgados hoje no lançamento do programa Empresas pelo Clima, do GVCes, estão disponíveis em www.fgv.br/ces/epc

Leia mais

CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 2015

CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 2015 ATENÇÃO: ANTES DE ASSINAR ESTA CARTA, LEIA O CONTEÚDO ATÉ O FINAL E CLIQUE NO LINK. FÓRUM DE AÇÃO EMPRESARIAL PELO CLIMA CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 2015 O desafio da mudança do clima

Leia mais

Mudanças Climáticas na Vale

Mudanças Climáticas na Vale 30/09/2011 Mudanças Climáticas na Vale Gerência de Nova Economia e Mudanças Climáticas Departamento de Desenvolvimento Sustentável Política de Sustentabilidade Operador Sustentável Legado Econômico, Social

Leia mais

Capítulo 21 Meio Ambiente Global. Geografia - 1ª Série. O Tratado de Kyoto

Capítulo 21 Meio Ambiente Global. Geografia - 1ª Série. O Tratado de Kyoto Capítulo 21 Meio Ambiente Global Geografia - 1ª Série O Tratado de Kyoto Acordo na Cidade de Kyoto - Japão (Dezembro 1997): Redução global de emissões de 6 Gases do Efeito Estufa em 5,2% no período de

Leia mais

Empresas e as mudanças climáticas

Empresas e as mudanças climáticas Empresas e as mudanças climáticas O setor empresarial brasileiro, por meio de empresas inovadoras, vem se movimentando rumo à economia de baixo carbono, avaliando seus riscos e oportunidades e discutindo

Leia mais

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017)

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017) Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017) PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA JANEIRO/2009 Paulo César Ribeiro Lima 2 Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017)

Leia mais

O projeto de Neutralização das Emissões de Carbono do Camarote Expresso 2222 envolve as seguintes etapas:

O projeto de Neutralização das Emissões de Carbono do Camarote Expresso 2222 envolve as seguintes etapas: Relatório de Emissões de Carbono Camarote Expresso 2222 Carnaval Salvador 2010 Introdução As atividades da humanidade têm aumentado como nunca visto a concentração de gases poluidores na atmosfera. Alguns

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Relatório de Atividades em Evento de Sustentabilidade FIESC 2012

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Relatório de Atividades em Evento de Sustentabilidade FIESC 2012 Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa Relatório de Atividades em Evento de Sustentabilidade FIESC 2012 Julho de 2012 A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro

Leia mais

Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa [Quimicryl S/A] [2013]

Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa [Quimicryl S/A] [2013] Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa [Quimicryl S/A] [2013] INVENTÁRIO: X Completo INVENTÁRIO VERIFICADO POR: X Terceira parte Data: 10/03/2014 Preparador de Relatório: EGGEE/Quimicryl Simone

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Inventário de Emissões e Estratégias de Neutralização. Desafios dos Projetos de Crédito de Carbono

Inventário de Emissões e Estratégias de Neutralização. Desafios dos Projetos de Crédito de Carbono Inventário de Emissões e Estratégias de Neutralização Desafios dos Projetos de Crédito de Carbono Julho 2009 Sobre a GSS Empresa com atuação focada no desenvolvimento de projetos e prestação de consultorias

Leia mais

Formulário de Candidatura para admissão como membro do Cluster 2Bparks

Formulário de Candidatura para admissão como membro do Cluster 2Bparks Formulário de Candidatura para admissão como membro do Cluster 2Bparks Eu, abaixo-assinado/a, declaro que a organização que represento solicita a sua admissão como Membro do Cluster Ambiental 2Bparks e

Leia mais

FAQ - PROGRAMA REDUZA E COMPENSE CO2

FAQ - PROGRAMA REDUZA E COMPENSE CO2 FAQ - PROGRAMA REDUZA E COMPENSE CO2 1. O que é compensação? 2. O que é CO2? O que são gases de efeito estufa? 3. O que é crédito de carbono? 4. Eu sou obrigado a compensar as minhas emissões? 5. O que

Leia mais

CGD. Relatório de Compensação de Emissões de GEE

CGD. Relatório de Compensação de Emissões de GEE CGD 1 RELATÓRIO DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE GEE CGD S.A. 2014 2 CGD Relatório de Compensação de Emissões de GEE - CGD S.A. 2014 1.1 Introdução O Programa de Baixo Carbono, pioneiro no setor da banca

Leia mais

A ESTRUTURA DE SUSTENTABILIDADE International Finance Corporation (IFC) Gladis Ribeiro

A ESTRUTURA DE SUSTENTABILIDADE International Finance Corporation (IFC) Gladis Ribeiro A ESTRUTURA DE SUSTENTABILIDADE International Finance Corporation (IFC) Gladis Ribeiro INTERNATIONAL FINANCE CORPORATION (IFC), QUEM SOMOS? A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, é uma instituição de desenvolvimento

Leia mais

PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA PNMC

PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA PNMC PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA PNMC 19 de Maio de 2009 National Climate Change Policy National Plan on Climate Change Climate Fund Amazon Fund Política Nacional sobre Mudança Climática 2 objetivos

Leia mais

Questionário de Levantamento de Informações

Questionário de Levantamento de Informações Questionário de Levantamento de Informações Critérios para Inclusão de Empresas no Fundo Ethical 1 INTRODUÇÃO Nos últimos anos se observou um aumento significativo da preocupação das empresas com questões

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

Reduza os riscos. Reduza os custos. Aumente o desempenho.

Reduza os riscos. Reduza os custos. Aumente o desempenho. Reduza os riscos. Reduza os custos. Aumente o desempenho. Serviços para uma gestão de compras profissional. Tenha melhores informações, tome decisões melhores. Serviço de Gestão de Fornecedores (CSMS)

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando! Plataforma Temática sobre Risco Urbano nas Américas Chamada sobre boas práticas e inovação no uso de Sistemas de Informação

Leia mais

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa. Ano de referência do inventário: 2014

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa. Ano de referência do inventário: 2014 Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Ano de referência do inventário: 2014 Lojas Americanas SA Nome fantasia: Lojas Americanas - CNPJ: 33.014.556/0001-96 Tipo da empresa: Matriz Setor econômico:

Leia mais

Inventário de emissões de gases de efeito estufa. Elaboração e uso como ferramenta de gestão

Inventário de emissões de gases de efeito estufa. Elaboração e uso como ferramenta de gestão Inventário de emissões de gases de efeito estufa Elaboração e uso como ferramenta de gestão 25 de agosto de 2011 Programa Brasileiro GHG Protocol Origens Metodologia mais utilizada mundialmente para a

Leia mais

Dimensão Ambiental GRUPO IF

Dimensão Ambiental GRUPO IF Dimensão Ambiental GRUPO IF Serviços Financeiros Instituições Financeiras, Seguradoras Dimensão Ambiental 119 GRUPO IF... 118 CRITÉRIO I - POLÍTICA... 120 INDICADOR 1. COMPROMISSO, ABRANGÊNCIA E DIVULGAÇÃO

Leia mais

Sustentabilidade no Setor Varejista Brasileiro. Fernando de Castro Presidente

Sustentabilidade no Setor Varejista Brasileiro. Fernando de Castro Presidente Sustentabilidade no Setor Varejista Brasileiro Fernando de Castro Presidente Quem Somos Grupo de empresários preocupados em: o Contribuir com políticas de desenvolvimento para o Brasil o Participação do

Leia mais

Reflexões sobre o Quinto relatório de avaliação do IPCC constatações e complexidades Natal outubro 2015. CAROLINA DUBEUX carolina@ppe.ufrj.

Reflexões sobre o Quinto relatório de avaliação do IPCC constatações e complexidades Natal outubro 2015. CAROLINA DUBEUX carolina@ppe.ufrj. Reflexões sobre o Quinto relatório de avaliação do IPCC constatações e complexidades Natal outubro 2015 CAROLINA DUBEUX carolina@ppe.ufrj.br A mudança do clima e a economia Fonte: Adaptado de Margulis

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais

ÍNDICE 1. QUEM SOMOS 2. A ENERGIA EM PORTUGAL 3. CONTRIBUIÇÃO DAS RENOVÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL

ÍNDICE 1. QUEM SOMOS 2. A ENERGIA EM PORTUGAL 3. CONTRIBUIÇÃO DAS RENOVÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL ÍNDICE 1. QUEM SOMOS 2. A ENERGIA EM PORTUGAL 3. CONTRIBUIÇÃO DAS RENOVÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL 4. O PAPEL DE PORTUGAL NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS 2 1. QUEM SOMOS 3 A APREN A APREN - Associação

Leia mais

Estratégias Empresariais de Adaptação

Estratégias Empresariais de Adaptação Estratégias Empresariais de Adaptação Seminário: Cenários Corporativos de Riscos Climáticos no Brasil e a Inovação Regulatória da Administração Barack Obama 29 de setembro, 2015 MISSÃO Expandir continuamente

Leia mais

EMISSÕES DO SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EFLUENTES LÍQUIDOS (2009-2010)

EMISSÕES DO SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EFLUENTES LÍQUIDOS (2009-2010) EMISSÕES DO SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EFLUENTES LÍQUIDOS (2009-2010) Sumário Executivo De acordo com a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), adotada em 1992, as mudanças

Leia mais

MÓDULO I: Mudança do Clima e Acordos Internacionais. Efeito Estufa. Fontes de Emissões. Impactos. Acordos Internacionais

MÓDULO I: Mudança do Clima e Acordos Internacionais. Efeito Estufa. Fontes de Emissões. Impactos. Acordos Internacionais MÓDULO I: Mudança do Clima e Acordos Internacionais Efeito Estufa Fontes de Emissões Impactos Acordos Internacionais Fontes de Emissões Antropogênicas Fonte: Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, 2007.

Leia mais

ANEXO II. (Relacione a(s) Parte(s) e entidades privadas e/ou públicas envolvidas na atividade de projeto e informe os dados para contato no Anexo 1.

ANEXO II. (Relacione a(s) Parte(s) e entidades privadas e/ou públicas envolvidas na atividade de projeto e informe os dados para contato no Anexo 1. ANEXO II A. Descrição geral da atividade de projeto A.1 Título da atividade de projeto: A.2. Descrição da atividade de projeto: (Inclua na descrição - o propósito da atividade de projeto - a opinião dos

Leia mais

Regulamento do projeto "50 Telhados"

Regulamento do projeto 50 Telhados Regulamento do projeto "50 Telhados" Iniciativa Fevereiro de 2014 Sumário 1. Contextualização... 3 2. Missão do projeto 50 Telhados... 3 3. Objetivo... 3 3.1. Pequenas cidades... 3 4. Benefícios para empresas/clientes/cidades

Leia mais

CDP Supply Chain 2012 - Pedido de Informações

CDP Supply Chain 2012 - Pedido de Informações CDP Supply Chain 2012 - Pedido de Informações O conjunto de perguntas a seguir compõe o Pedido de Informação do CDP Supply Chain 2012. Solicita-se as companhias que respostas às perguntas através do Online

Leia mais

PRIMAVERA RISK ANALYSIS

PRIMAVERA RISK ANALYSIS PRIMAVERA RISK ANALYSIS PRINCIPAIS RECURSOS Guia de análise de risco Verificação de programação Risco rápido em modelo Assistente de registro de riscos Registro de riscos Análise de riscos PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Leia mais

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA. Metodologia, resultados e ações

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA. Metodologia, resultados e ações INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA Metodologia, resultados e ações CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS CARTA ABERTA AO BRASIL Compromissos Assumidos A. Publicar anualmente o

Leia mais

Brasil, Mudanças Climáticas e COP21

Brasil, Mudanças Climáticas e COP21 Brasil, Mudanças Climáticas e COP21 Carlos Rittl Secretário Executivo São Paulo, 10 de agosto de 2015 SBDIMA Sociedade Brasileira de Direito Internacional do Meio Ambiente Eventos climáticos extremos Desastres

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Uso de Energia de combustíveis fósseis como principal culpado do Aquecimento Global

Uso de Energia de combustíveis fósseis como principal culpado do Aquecimento Global Alterações Climáticas e Energia Três pontos de vista: Uso de Energia de combustíveis fósseis como principal culpado do Aquecimento Global Impactos ambientais dos sistemas de produção de Energia de origem

Leia mais

Código de Fornecimento Responsável

Código de Fornecimento Responsável Código de Fornecimento Responsável Breve descrição A ArcelorMittal requer de seus fornecedores o cumprimento de padrões mínimos relacionados a saúde e segurança, direitos humanos, ética e meio ambiente.

Leia mais

é o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em

é o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em Módulo: Responsabilidade Socioambiental Educador: Flavio Furtado. O que é compostagem? é o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal

Leia mais

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental A Nestlé, na qualidade de Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, assume o seu objectivo

Leia mais

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa

Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Inventário das Emissões de gases de efeito estufa Ano de referência do inventário: 2014 B2W - Companhia Digital Nome fantasia: B2W - CNPJ: 00.776.574/0001-56 Tipo da empresa: Controlada Setor econômico:

Leia mais

Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo

Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo Fabíola Ortiz - 28/02/13 Potencial de produção de energia vinda dos aterros pode dobrar em 20 anos, se a lei de resíduos sólidos for cumprida.

Leia mais

estufa para setores agropecuários

estufa para setores agropecuários Simpósio de Mercado de Carbono pós COP15 e Código Florestal para o Sistema Cooperativista Inventário de gases de efeito fi estufa para setores agropecuários Inventário de gases de efeito estufa para setores

Leia mais

Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos

Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos pois, com as palavras do Aurélio, lixo são coisas inservíveis, o que indica a sua inexistência, uma

Leia mais

A Sustentabilidade no Processo de Decisão Financeira. Indicadores e práticas nos setores de Crédito, Investimentos e Seguros

A Sustentabilidade no Processo de Decisão Financeira. Indicadores e práticas nos setores de Crédito, Investimentos e Seguros A Sustentabilidade no Processo de Decisão Financeira Indicadores e práticas nos setores de Crédito, Investimentos e Seguros 15 de Agosto 2013 Agenda Conceitos e Evolução Atuação do Setor Financeiro O Mercado

Leia mais

PROGRAMA PRODUTOR SOLAR

PROGRAMA PRODUTOR SOLAR PROGRAMA PRODUTOR SOLAR COOPERATIVA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS A TESLA ENERGIA é uma cooperativa uma empresa social de energias renováveis, que alia à sua natureza social o apoio a projetos de solidariedade,

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo:

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: no Alojamento, para banhos, cozinha e limpezas nos Serviços, para limpezas, lavagem de

Leia mais

Eduardo Giesen Coordenação Latino-americana GAIA www.no-burn.org

Eduardo Giesen Coordenação Latino-americana GAIA www.no-burn.org Taller do Sociedade Civil sobre MDL & Florestas e o mercado de carbono Incineração e mercados de carbono: Falsas soluções para um grande e REAL problema Eduardo Giesen Coordenação Latino-americana GAIA

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA Versão resumida BANCO BRADESCO S.A.

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA Versão resumida BANCO BRADESCO S.A. INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA Versão resumida BANCO BRADESCO S.A. 2008 1 Inventário de GEE O Inventário de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) permite que uma

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO Medidas estão sendo tomadas... Serão suficientes? Estaremos, nós, seres pensantes, usando nossa casa, com consciência? O Protocolo de Kioto é um acordo internacional, proposto

Leia mais

Problemas Ambientais

Problemas Ambientais Problemas Ambientais Deflorestação e perda da Biodiversidade Aquecimento Global Buraco na camada de ozono Aquecimento Global - Efeito de Estufa Certos gases ficam na atmosfera (Troposfera) e aumentam

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO FORMAÇÃO DE ESPECIALISTA EM TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO FORMAÇÃO DE ESPECIALISTA EM TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL METODOLOGIA O curso é dividido em 14 Módulos, sendo 01 módulo de introdução ao curso, 06 módulos com foco em Gestão Ambiental, 06 módulos com foco em Tecnologia Ambiental e 01 módulo correspondente ao

Leia mais

Regulamento do projeto "50 Telhados"

Regulamento do projeto 50 Telhados Regulamento do projeto "50 Telhados" Iniciativa Novembro de 2013 Sumário 1. Contextualização... 3 2. Missão do projeto 50 Telhados... 3 3. Objetivo... 3 4. Benefícios para empresas/clientes/cidades participantes...

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DO EQUADOR

OS PRINCÍPIOS DO EQUADOR OS PRINCÍPIOS DO EQUADOR UMA ABORDAGEM DO SETOR PARA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS SOBRE DETERMINAÇÃO, AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCO AMBIENTAL E SOCIAL EM FINANCIAMENTO DE PROJETOS Florianópolis Junho/2004

Leia mais

VULNERABILIDADE, RESILIÊNCIA E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

VULNERABILIDADE, RESILIÊNCIA E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS VULNERABILIDADE, RESILIÊNCIA E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS O que significa a adaptação para as cidades? Katerina Elias-Trostmann WRI Brasil Image: Wikimedia; Source: IPCC A MUDANÇA CLIMÁTICA CHEGOU

Leia mais

Desafios na Gestão de Fornecedores emissões de âmbito 3 e outros

Desafios na Gestão de Fornecedores emissões de âmbito 3 e outros www.pwc.pt Desafios na Gestão de Fornecedores emissões de âmbito 3 e outros Cláudia Coelho, Senior Manager, Sustainable Business Solutions 3 de abril 2014 Os desafios na gestão da cadeia de fornecedores

Leia mais

Título. Mudanças Climáticas. Programa Corporativo de Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa

Título. Mudanças Climáticas. Programa Corporativo de Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa Mudanças Climáticas Título Programa Corporativo de Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa Wanderley da Silva Paganini Superintendente de Gestão Ambiental - Sabesp São Paulo, 13 de junho de 2013.

Leia mais

The Carbon Disclosure Project

The Carbon Disclosure Project The Carbon Disclosure Project Agosto 2012 Ciclo do Carbono O ciclo do carbono é uma sucessão de transformações que sofre ao longo do tempo. Umas das principais fontes de carbono: CO2 atmosférico CO2 atm

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. Penna) Dispõe sobre a criação do Plano de Desenvolvimento Energético Integrado e do Fundo de Energia Alternativa. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Ficam instituídos

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

ANEXO I QUADRO 1: CÓDIGOS DA DIMENSÃO «DOMÍNIO DE INTERVENÇÃO» Investimento produtivo genérico em pequenas e médias empresas («PME»)

ANEXO I QUADRO 1: CÓDIGOS DA DIMENSÃO «DOMÍNIO DE INTERVENÇÃO» Investimento produtivo genérico em pequenas e médias empresas («PME») PT 8.3.2014 Jornal Oficial da União Europeia L 69/71 ANEXO I Dimensões e códigos para as categorias de intervenção dos Fundos (1) no âmbito do objetivo de Investimento no Crescimento e no Emprego e da

Leia mais

METODOLOGIA PARA ANÁLISE DA REVISÃO ORDINÁRIA DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA FIRMADA ENTRE O MUNICÍPIO DE RIO CLARO E A FOZ DE RIO CLARO S/A.

METODOLOGIA PARA ANÁLISE DA REVISÃO ORDINÁRIA DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA FIRMADA ENTRE O MUNICÍPIO DE RIO CLARO E A FOZ DE RIO CLARO S/A. METODOLOGIA PARA ANÁLISE DA REVISÃO ORDINÁRIA DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA FIRMADA ENTRE O MUNICÍPIO DE RIO CLARO E A FOZ DE RIO CLARO S/A. A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos

Leia mais

Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC)

Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC) TIPO III - OUTRAS ATIVIDADES DE PROJETO Os participantes do projeto devem levar em conta a orientação geral relativa às metodologias, as informações sobre adicionalidade, as abreviaturas e a orientação

Leia mais

Certificação e Monitorização de Edifícios Públicos Municipais em Cascais

Certificação e Monitorização de Edifícios Públicos Municipais em Cascais Certificação e Monitorização de Edifícios Públicos Municipais em Cascais TECNOFIL Workshop Municípios e Certificação Energética de Edifícios Lisboa, 18 Junho 2009 Objectivos A Agência Cascais Energia é

Leia mais

Fração. Página 2 de 6

Fração. Página 2 de 6 1. (Fgv 2014) De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo são de origem fóssil. Essas substâncias são encontradas em diversas

Leia mais

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Disciplina: Fontes Alternativas de Parte 1 Fontes Renováveis de 1 Cronograma 1. Fontes renováveis 2. Fontes limpas 3. Fontes alternativas de energia 4. Exemplos de fontes renováveis 1. hidrelétrica 2.

Leia mais