Informativo Nota Técnica e Sistema PW. NF-e

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informativo Nota Técnica e Sistema PW. NF-e"

Transcrição

1 Informativo Nota Técnica e Sistema PW. NF-e

2 Índice Pré-requisitos Novos CFOPs Atributo Id da tag infnfe Inscrição SUFRAMA Nova tabela BACEN Alteração Manual 3.0 Descrição da Tag de Medicamentos Alteração Manual 3.0 Dados de NF-e Alteração Manual 3.0 Código de Barras Adicional

3 Pré-requisitos Interface SAP Configurada - versão 1.7.xx Pw.NF-e implantado versão XSD versão PL_005d

4 Esta Nota Técnica divulga o Pacote de Liberação de Schemas XML PL_005d da NF-e que contempla os novos CFOPs criados pelo Ajuste SINIEF 05/2009 e a nova tabela de código de País do BACEN. A regra de validação da Inscrição SUFRAMA foi aperfeiçoada para aceitar números com 8 ou 9 dígitos. A validação do conteúdo do atributo Id da tag infnfe foi acrescentada como validação de Schema XML para complementar a regra de validação G04, com esta alteração a informação de caracteres inválidos neste atributo irá gerar uma falha de Schema XML. As alterações de Schema realizadas neste PL deve afetar apenas os emissores que informam indevidamente a literal NFE ao invés da literal NFe no atributo Id da tag infnfe nas UF que aplicavam a regra de validação G04 de forma incompleta. As Secretarias de Fazenda devem adotar o novo Pacote de Liberação em seus ambientes de produção até o dia 17/08/2009. Novos CFOPs Inclusão dos novos CFOP criados pelo Ajuste SINIEF 05/2009 na tabela de CFOP: Venda de combustível ou lubrificante a consumidor ou usuário final estabelecido em outra unidade da Federação; Venda de combustível ou lubrificante a consumidor ou usuário final estabelecido em outra unidade da Federação diferente da que ocorrer o consumo; Venda de combustível ou lubrificante a consumidor ou usuário final. Inclusão dos novos CFOP citados acima na tabela de LF_CFOP_LEGAL.

5 Atributo Id da tag infnfe Aperfeiçoamento da validação do atributo Id da tag infnfe para aceitar conteúdo com o seguinte padrão: NFe Não Aplicável. Os nossos geradores de XML já estão de acordo com este formato. Inscrição SUFRAMA Aperfeiçoamento da validação da Inscrição SUFRAMA para aceitar inscrições com 8 ou 9 dígitos. Não Aplicável. Os nossos geradores de XML já estão de acordo com este formato. Nova tabela BACEN Atualização da tabela de países do BCB, disponível para download em Exclusão de código: LEBUAN, ILHAS Inclusão de novos códigos: SAO TOME E PRINCIPE, ILHAS ZONA DO CANAL DO PANAMA PROVISAO DE NAVIOS E AERONAVES A DESIGNAR BANCOS CENTRAIS ORGANIZACOES INTERNACIONAIS Inclusão dos novos países citados acima nas tabela de LF_PAIS e cadastrar na transação de Parâmetros na aba de País.

6 Esta Nota Técnica tem o objetivo de padronizar o uso do grupo específico de medicamento e a geração do código de barras adicional nas operações com exterior e a sua impressão no DANFE. Alteração Manual 3.0 Descrição da Tag de Medicamentos O leiaute da Nota Fiscal eletrônica NF-e oferece um grupo de informação que dispõe dos campos utilizados no monitoramento e controle dos produtos pela ANVISA e que poderia ser utilizado por outros produtos como é caso das matérias-primas farmacêuticas. Ocorre que este grupo de informação não é utilizado pela maioria do segmento farmacêutico por entenderem que campos são de uso exclusivo de medicamentos e com isto as informações de interesse da sociedade estão sendo informadas na descrição do produto ou no campo de informações complementares, prejudicando o seu uso. Assim, a SEFAZ acrescentou a expressão matérias-primas farmacêuticas no grupo de informações específicas de medicamentos. Não Aplicável. A modificação apenas é na descrição da tag do manual de contribuinte. Alteração Manual 3.0 Dados de NF-e A versão 3.0 do Manual de integração do Contribuinte aprovada pelo Ato COTEPE 03/2009 de 19/03/2009 criou um Código de Barras Adicional para facilitar a captura das principais informações da NF-e emitida em contingência pela fiscalização de trânsito. O Código de Barras é formado com a UF e CNPJ do destinatário, que podem não existir nos casos de operação de comércio exterior. Para este caso adotaremos o código 99 para o cuf e para o CNPJ do destinatário / remetente. Caso o destinatário seja pessoa física, o campo CNPJ deverá ser informado com o CPF. Todos os campos que formam o código de barras devem ser preenchidos com alinhamento à direita, sem formatação e com os zeros não significativos necessários para alcançar o tamanho do campo.

7 No caso de importação e exportação é necessário alterar o processo de geração de XML para gerar o campo NFE_NF_CAPA.DADOS_NFE. Além disso, caso o destinatário não possua CNPJ deveremos informar o CPF completando com zeros à esquerda para completar o tamanho do campo. Alteração Manual 3.0 Código de Barras Adicional O leiaute de impressão DANFE foi alterado com a criação de dois novos campos nas proximidades do local onde é impresso atualmente o código de barras da chave de acesso da NF-e. Os dois novos campos terão conteúdo variável em função da forma de emissão da NF-e, são elas: Normal e SCAN FS e FS DA

8 DPEC Iremos alterar o processo de impressão para identificar o tipo de emissão e decidir qual label utilizar, e conteúdo do campo. Normal e SCAN Caso o valor do campo NFE_NF_CAPA.TIPO_EMISSAO = N ou 3, o campo abaixo da segunda chave de acesso deverá receber o seguinte valor: Consulta de autenticidade no portal nacional da NF-e ou no site da Sefaz Autorizadora. O campo logo abaixo deverá possuir o label: PROTOCOLO DE AUTORIZAÇÃO DE USO, e o conteúdo será: NFE_NF_CAPA.NRO_PROTOCOLO + NFE_NF_CAPA.DT_PROTOCOLO. A Interface de retorno deverá ser alterada para retornar a Data de autorização da NF-e. O processo de retorno deverá retornar os campos NFE_NF_RET_ORIGEM.NRO_PROTOCOLO e NFE_NF_RET_ORIGEM.DT_PROTOCOLO. Além disso, deverão ser criados os campos nas interfaces EDI e SAP, que deverão receber o retorno dos valores já citados. Serão eles: SAP NFE_NF_RET_ORIGEM.NRO_PROTOCOLO >> /PWS/ZNFETB000- NRO_PROTOCOLO; NFE_NF_RET_ORIGEM.DT_PROTOCOLO >> /PWS/ZNFETB000- DT_PROTOCOLO.

9 EDI NFE_NF_RET_ORIGEM.NRO_PROTOCOLO >> NFE_NF_RET_ORIGEM_EDI.NRO_PROTOCOLO; NFE_NF_RET_ORIGEM.DT_PROTOCOLO >> NFE_NF_RET_ORIGEM_EDI.DT_PROTOCOLO. IMPORTANTE: Os seguintes Campos serão ser criados: NFE_NF_CAPA.DT_PROTOCOLO; /PWS/ZNFETB000-DT_PROTOCOLO; NFE_NF_RET_ORIGEM_EDI.NRO_PROTOCOLO; NFE_NF_RET_ORIGEM_EDI.DT_PROTOCOLO. FS e FS-DA Caso o valor do campo NFE_NF_CAPA.TIPO_EMISSAO = C ou 5, o campo abaixo da segunda chave de acesso deverá receber o código de barras adicional representando o campo NFE_NF_CAPA.DADOS_NFE. O campo logo abaixo deverá possuir o label: DADOS DA NF-E, e o conteúdo será: NFE_NF_CAPA.DADOS_NFE. O programa extrator deverá ser alterado para gerar o valor do campo /PWS/ZNFET001-DADOS_NFE e a Interface de entrada para receber o valor desse campo do SAP ou da Interface EDI. A Interface de retorno deverá ser alterada para retornar os DADOS DA NF-e para os sistemas de origem O processo de retorno deverá retornar os campos NFE_NF_RET_ORIGEM.DADOS_NFE com o mesmo conteúdo do campo NFE_NF_CAPA.DADOS_NFE.

10 Dados de NF-e: O Código de Barras Adicional dos Dados da NF-e será formado pelo seguinte conteúdo, em um total de 36 caracteres: Tag cuf tpemis CNPJ vnf ICMSp ICMSs DD DV Quantidade de Caracteres cuf = Código da UF do destinatário ou remetente do Documento Fiscal, informar 99 quando a operação for de comércio exterior; tpemis = Forma de Emissão da NF-e, informar 2-Contingência FS ou 5- Contingência FS-DA; CNPJ = CNPJ do destinatário ou do remetente, informar zeros no caso de operação com o exterior ou o CPF caso o destinatário ou remetente seja pessoa física; vnf = Valor Total da NF-e (sem ponto decimal, informar sempre os centavos); ICMSp = Destaque de ICMS próprio na NF-e no seguinte formato: 1 = há destaque de ICMS próprio; 2 = não há destaque de ICMS próprio. ICMSs = Destaque de ICMS por substituição tributária na NF-e, no seguinte formato: 1 = há destaque de ICMS por substituição tributária; 2 = não há destaque de ICMS por substituição tributária. DD = Dia da emissão da NF-e; DV = Dígito Verificador, calculado de forma semelhante ao DV da Chave de Acesso. Obs. Todos os campos que formam o código de barras devem ser preenchidos com alinhamento à direita, sem formatação e com os zeros não significativos necessários para alcançar o tamanho do campo. A lógica para geração do campo é a seguinte e deverá ser adicionada no SAP: COD_UF da filial (código de IBGE exemplo SP = 35) + /PWS/ZNFET001- TIPO_EMISSAO (vazio = 1, C = 2, 3 = 3, 4=4 e 5=5) + /PWS/ZNFET001-CNPJ (com 14 posições, respeitando a lógica desse campo já descrito nesse manual) + /PWS/ZNFET001-TOTAL_DA_NOTA + ICMSp (Descrito em seguida) + ICMSs (Descrito em seguida) + /PWS/ZNFET001-DT_EMISSAO (Somente o Dia).

11 Lógica de geração do campo ICMSp: Para ICMSp = 1 (há destaque de ICMS próprio), são necessária as seguintes condições: NFE_NF_IMPOSTO.COD_IMPOSTO = 01 e NFE_NF_IMPOSTO.COD_TP_LANC_IMP = 1 ; Ou NFE_NF_IMPOSTO.COD_IMPOSTO = 01 e NFE_NF_IMPOSTO.TIPO_NOTA = 0 e NFE_NF_IMPOSTO.COD_TP_LANC_IMP = 3 e NFE_NF_ITEM.COD_SIT_ICMS ENTRE ("00", "10", "20", "70", "90"); Ou NFE_NF_IMPOSTO.COD_IMPOSTO = 01 e NFE_NF_IMPOSTO.TIPO_NOTA = 1 e NFE_NF_IMPOSTO.COD_TP_LANC_IMP = 3 e NFE_NF_ITEM.COD_SIT_ICMS = "90". Caso contrário será gerado ICMSp = 2. Lógica de geração do campo ICMSs: Para ICMSs = 1 (há destaque de ICMS Substituição Tributária), são necessária as seguintes condições: NFE_NF_IMPOSTO.COD_IMPOSTO = 03 e NFE_NF_IMPOSTO.COD_TP_LANC_IMP = 1 ; Ou NFE_NF_IMPOSTO.COD_IMPOSTO = 03 e NFE_NF_IMPOSTO.TIPO_NOTA = 0 e NFE_NF_IMPOSTO.COD_TP_LANC_IMP = 3 e NFE_NF_ITEM.COD_SIT_ICMS ENTRE ("10", "30", "60", "70", "90"); Ou NFE_NF_IMPOSTO.COD_IMPOSTO = 03 e NFE_NF_IMPOSTO.TIPO_NOTA = 1 e NFE_NF_IMPOSTO.COD_TP_LANC_IMP = 3 e NFE_NF_ITEM.COD_SIT_ICMS = "90". Caso contrário será gerado ICMSs = 2.

12 DPEC Caso o valor do campo NFE_NF_CAPA.TIPO_EMISSAO = 4, o campo abaixo da segunda chave de acesso deverá receber o seguinte valor: Consulta de autenticidade no portal nacional da NF-e ou no site da Sefaz Autorizadora. O campo logo abaixo deverá possuir o label: NÚMERO DE REGISTRO DPEC, e o conteúdo será: NFE_NF_CAPA.NUM_PROTOCOLO_DPEC + NFE_NF_CAPA.DT_PROTOCOLO_DPEC. A Interface de retorno deverá ser alterada para retornar o número do protocolo do DPEC e a Data de autorização da DPEC. O processo de retorno deverá retornar os campos NFE_NF_RET_ORIGEM.NUM_PROTOCOLO_DPEC e NFE_NF_RET_ORIGEM. DT_PROTOCOLO_DPEC de acordo com os campos NFE_NF_CAPA.NUM_PROTOCOLO_DPEC e NFE_NF_CAPA.DT_PROTOCOLO_DPEC respectivamente. Além disso, deverão ser criados os campos nas interfaces EDI e SAP, que deverão receber o retorno dos valores já citados. Serão eles: SAP NFE_NF_RET_ORIGEM. NUM_PROTOCOLO_DPEC >> /PWS/ZNFETB000- NUM_PROTOCOLO_DPEC; NFE_NF_RET_ORIGEM.DT_PROTOCOLO_DPEC >> /PWS/ZNFETB000- DT_PROTOCOLO_DPEC. EDI NFE_NF_RET_ORIGEM. NUM_PROTOCOLO_DPEC >> NFE_NF_RET_ORIGEM_EDI. NUM_PROTOCOLO_DPEC; NFE_NF_RET_ORIGEM.DT_PROTOCOLO_DPEC >> NFE_NF_RET_ORIGEM_EDI.DT_PROTOCOLO_DPEC. IMPORTANTE: Os seguintes Campos serão ser criados: NFE_NF_CAPA.DT_PROTOCOLO_DPEC; NFE_NF_RET_ORIGEM. NUM_PROTOCOLO_DPEC; NFE_NF_RET_ORIGEM.DT_PROTOCOLO_DPEC; NFE_NF_RET_ORIGEM_EDI. NUM_PROTOCOLO_DPEC; NFE_NF_RET_ORIGEM_EDI.DT_PROTOCOLO_DPEC; /PWS/ZNFETB000-NUM_PROTOCOLO_DPEC; /PWS/ZNFETB000-DT_PROTOCOLO_DPEC.

Projeto Nota Fiscal Eletrônica

Projeto Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2009/003 Projeto Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2009/003 Padroniza o uso de campos do grupo de medicamentos da NF-e e a geração e impressão do código de barras

Leia mais

TÍTULO 04 NOTA FISCAL ELETRÔNICA PRÓPRIA E NOTA FISCAL DE TERCEIROS

TÍTULO 04 NOTA FISCAL ELETRÔNICA PRÓPRIA E NOTA FISCAL DE TERCEIROS 1) FINALIDADE: orientar os fornecedores de bens e serviços e os produtores rurais que transacionam com a Conab sobre os procedimentos que serão adotados na recepção de notas fiscais de bens e serviços

Leia mais

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DF-E VERSÃO

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DF-E VERSÃO VERSÃO 3.13.2 ÍNDICE Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal Eletrônica NF-e... 1 Nota Técnica 005/2012... 1 Novo WebService de consulta Status da Nota... 1 Melhoria de Arquivo de

Leia mais

Principais Alterações da NF-e na versão 2.00

Principais Alterações da NF-e na versão 2.00 Principais Alterações da NF-e na versão 2.00 A partir de 01/04/2011, a Nota Fiscal Eletrônica modelo 55 deve seguir obrigatoriamente as orientaçõs contidas no Manual de Integração da NF-e 4.01, que define

Leia mais

Nota Técnica 2016/001

Nota Técnica 2016/001 Projeto Conhecimento de Transporte Eletrônico Nota Técnica 2016/001 Divulga alterações em regras de validação da versão 3.00 e aplicação algumas de regras de validação da versão 3.00 na autorização da

Leia mais

Projeto Nota Fiscal Eletrônica

Projeto Nota Fiscal Eletrônica Projeto Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2018/001 Emitente Pessoa Física (CPF) Com Inscrição Estadual Versão 1.00 Abril 2018 01. Resumo Foi alterada a legislação nacional (Ajuste SINIEF 09/2017), permitindo

Leia mais

Número 02 Mês/Ano: 04/2009. Informativo pw.nf-e. Versão

Número 02 Mês/Ano: 04/2009. Informativo pw.nf-e. Versão Versão 3.01.0 Versão 3.01.00 Apresentamos abaixo as alterações que estão sendo disponibilizadas na versão 3.01.00 do Produto pw-nf-e. Esta versão é composta pelos desenvolvimentos, alterações, correções

Leia mais

Número 01 Mês/Ano: 01/2009. Informativo pw.nf-e. Versão 3.0.0

Número 01 Mês/Ano: 01/2009. Informativo pw.nf-e. Versão 3.0.0 Versão 3.0.0 Versão 3.0.00 Apresentamos abaixo as alterações que estão sendo disponibilizadas na versão 3.0.0 do Produto pw-nf-e. Esta versão é composta pelos desenvolvimentos, alterações, correções e

Leia mais

Nota Técnica 2017/002

Nota Técnica 2017/002 Projeto Conhecimento de Transporte Eletrônico Nota Técnica 2017/002 Alterações de Regras de Validação, Alterações de Schema (Aquaviário e CT-e OS) e instruções sobre o protocolo de comunicação TLS Agosto

Leia mais

Informativo de Alteração Legal Ajuste SINIEF Ato Cotepe Nota Técnica

Informativo de Alteração Legal Ajuste SINIEF Ato Cotepe Nota Técnica Informativo de Alteração Legal Ajuste SINIEF 2009.12 Ato Cotepe 2009.49 Nota Técnica 2009.005 Índice Objetivo... 3 Ajuste SINIEF 2009.12... 4 01/01/2010... 4 Obrigatoriedade do NCM... 4 Protocolo de Autorização

Leia mais

INFORMATIVO VERSÃO

INFORMATIVO VERSÃO VERSÃO 3.56.2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 4 PONTOS DE ATENÇÃO TÉCNICOS... 5 ATUALIZAÇÕES REALIZADAS... 6 ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA... 6 USUÁRIOS... 6 EMPRESAS... 7 CT-e CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO...

Leia mais

Projeto Manifesto Eletrônico de Documentos

Projeto Manifesto Eletrônico de Documentos Manifesto Eletrônico de Documentos Nota Técnica 2018.002 Alteração em regras e schemas da versão 3.00 Versão 1.01 - Agosto de 2018 Sumário Alterações da Nota Técnica...3 Controle de Versões...4 1. MDF-e

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.18.2 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.18.2:... 1 Cadastrar dois certificado

Leia mais

INFORMATIVO VERSÃO

INFORMATIVO VERSÃO VERSÃO 3.37.0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...1 NOTAS IMPORTANTES...2 NOVAS FUNCIONALIDADES / MELHORIAS... 3 EMISSOR DE NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA NFS-E... 3 MUNICÍPIOS LIBERADOS NESTA VERSÃO... 3 MUNICÍPIO

Leia mais

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.16.2 ÍNDICE Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Download do Lote... 1 Município de Olinda (PE)... 1 Ícone de Ordenação...

Leia mais

Copyright 2004/ VLC

Copyright 2004/ VLC Escrituração Fiscal Layout de Importação de Nota Fiscal Manual do Usuário Versão 7.2 Copyright 2004/2013 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda.,

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO VERSÃO 3.17.0 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.17.0:... 1 Município de Londrina (PR)... 1 Município

Leia mais

Mini Guia. Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e

Mini Guia. Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Mini Guia Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Miniguia SAGE: Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Muitos empreendedores podem se beneficiar da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NF-e). Neste

Leia mais

Projeto Nota Fiscal Eletrônica

Projeto Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2018.004 Evento de cancelamento por substituição da NFC-e Versão 1.00 - Dezembro 2018 Controle de Versões Versão Publicação Descrição 1.00 Dezembro/ 2018 Publicação da NT. Histórico de Alterações

Leia mais

Sistema PúblicoP. de Escrituraçã. Fabiano Moreira Ramos 26/11/2009

Sistema PúblicoP. de Escrituraçã. Fabiano Moreira Ramos 26/11/2009 Sistema PúblicoP de Escrituraçã ção Digital Sped NF-e e / CT-e Fabiano Moreira Ramos 26/11/2009 SPED - Subsistemas Escrituração Contábil Digital Nota Fiscal Eletrônica ECD EFD CTe NFe Escrituração Fiscal

Leia mais

Patch Correção NT2015_003 EConnector

Patch Correção NT2015_003 EConnector Patch Correção NT2015_003 EConnector Sumário Introdução... 3 Implementações... 4 Ajustes... 11 Ambientes Testados e Homolagos... 12 Observações... 13 Módulos Afetados... 14 Patch Correção NT2015-003 EConnector

Leia mais

Informativo Versão 3.05

Informativo Versão 3.05 Informativo Versão 3.05 Índice Objetivo... 4 Versão 3.05... 5 Melhorias e Novas Funcionalidades... 6 Atualizações de Aparência... 6 Painel de Controle Componente Framework... 8 Client Inbound... 8.NET

Leia mais

INFORMATIVO VERSÃO

INFORMATIVO VERSÃO VERSÃO 3.38.2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...1 NOTAS IMPORTANTES...2 ESCLARECIMENTOS NT...2 ESCLARECIMENTOS NT X DFE V3...2 ATUALIZAÇÕES REALIZADAS...4 EMISSOR DE NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA NFS-E...4 MUNICÍPIO

Leia mais

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DF-E 2.18

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DF-E 2.18 INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DF-E 2.18 RIO DE JANEIRO Av.Presidente Vargas, nº 309 11ºandar Tel: (0xx21) 3094-9300 / Fax: (0xx21) 3094-9350 CEP: 20040-010 SÃO PAULO Rua Dr. Cardoso de Melo, nº 1855

Leia mais

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 5 - Documentos eletrônicos 14/mai/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 5 - Documentos eletrônicos 14/mai/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL Aula 5 - Documentos eletrônicos 14/mai/2012 Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro Agenda Anterior: Guia operacional de emissão de uma NF-e Programa

Leia mais

Projeto Nota Fiscal Eletrônica. Nota Técnica Alteração de leiaute da NF-e/NFC-e

Projeto Nota Fiscal Eletrônica. Nota Técnica Alteração de leiaute da NF-e/NFC-e Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2018.005 Alteração de leiaute da NF-e/NFC-e Versão 1.00 Dezembro de 2018 Sumário Controle de Versões... 3 Histórico de Alterações / Cronograma... 4 1 Resumo... 5 1.1

Leia mais

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA Sumario 1- O que é NfCe? 2- Acesso ao sistema 3- Configurações de Padronização. 4- Cadastros Série/Número Cálculo Fiscal Certificado Cliente

Leia mais

5. Web Services Informações Adicionais

5. Web Services Informações Adicionais 5. Web Services Informações Adicionais 5.1 Regras de validação As regras de validação aplicadas nos Web Service estão agrupadas da seguinte forma: Grupo Aplicação A Validação do Certificado Digital utilizada

Leia mais

Fundamentos da Escrituração Fiscal Digital EFD e Revisão do Caso Prático do Livro de Apuração e NF-e. Luiz Campos

Fundamentos da Escrituração Fiscal Digital EFD e Revisão do Caso Prático do Livro de Apuração e NF-e. Luiz Campos Fundamentos da Escrituração Fiscal Digital EFD e Revisão do Caso Prático do Livro de Apuração e NF-e Luiz Campos 1 Exemplo Prático Montagem do Livro de Apuração do IPI 1.101 Compra para industrialização

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.21.0 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.21.0:... 1 Município de Campina Grande

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.20.1 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.20.1:... 1 Emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Leia mais

A Receita Federal a Serviço do Contribuinte. Reunião. Reunião Players de Tecnologia

A Receita Federal a Serviço do Contribuinte. Reunião. Reunião Players de Tecnologia NF-e Reunião Players de Tecnologia 29/10/2009 Objetivo da Reunião Abertura de um canal de comunicação entre a equipe técnica do Projeto NF-e e as empresas provedoras de soluções voltadas para o processo

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

CADA0222 Parametrização NF-e

CADA0222 Parametrização NF-e CADA0222 Parametrização NF-e O programa tem por objetivo a parametrização utilizada para a NF-e e NFS-e. A nota fiscal de serviço continua sendo impressa em formulário, portanto, o parâmetro Form.N.F.

Leia mais

O Projeto SPED NF-e na USIMINAS

O Projeto SPED NF-e na USIMINAS O Projeto SPED NF-e na USIMINAS Emanuel da Silva Franco Jr Coordenador do Projeto SPED AGENDA O Sistema USIMINAS O Projeto SPED Situação atual na USIMINAS O Projeto NF-e Situação atual na USIMINAS Pontos

Leia mais

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DF-E

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DF-E INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DF-E 3.13.0 RIO DE JANEIRO Av.Presidente Vargas, nº 309 11ºandar Tel: (0xx21) 3094-9300 / Fax: (0xx21) 3094-9350 CEP: 20040-010 SÃO PAULO Rua Dr. Cardoso de Melo, nº 1855

Leia mais

Boletim de Atualização BC Alteração do Layout da NF-e para a Versão 3.10

Boletim de Atualização BC Alteração do Layout da NF-e para a Versão 3.10 BC12136 Alteração do Layout da NF-e para a Versão 3.10 Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Implementações Existentes no Boletim... 5 2 Apresentação Nós da Support Informática disponibilizamos

Leia mais

Principais mudanças no leiaute da NF-e 4.00 x Impacto nas Soluções Fiscais Sonda:

Principais mudanças no leiaute da NF-e 4.00 x Impacto nas Soluções Fiscais Sonda: Principais mudanças no leiaute da NF-e 4.00 x Impacto nas Soluções Fiscais Sonda: Retirado o campo indicador da Forma de Pagamento do Grupo B (id:b05). Essa informação atualmente é solicitada no Registro

Leia mais

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF NF-E VERSÃO 2.18_6

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF NF-E VERSÃO 2.18_6 MASTERSAF NF-E VERSÃO 2.18_6 ÍNDICE Introdução... 1 Novas Funcionalidades / Melhorias... 1 Processo de geração do XML NFEB2B... 1 Processo de recebimento de notas de terceiros para validar XML sem protocolo...

Leia mais

NFe Nota Fiscal Eletrônica. Helder da Silva Andrade

NFe Nota Fiscal Eletrônica. Helder da Silva Andrade Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade 23/08/2010 SPED SUBSISTEMAS Escrituração Contábil Digital EFD ECD Escrituração Fiscal Digital Nota Fiscal Eletrônica CTe Conhecimento Transporte Eletrônico

Leia mais

Últimas Implementações / Ajustes Notwin

Últimas Implementações / Ajustes Notwin (Versão 2010 r2y) Últimas Implementações / Ajustes Notwin Relatórios/ Notas Fiscais com numerações Inutilizadas Criado novo relatório contendo as Notas Fiscais que não foram utilizadas, mostrando o número

Leia mais

Roteiro apuração Diferencial de alíquota nas vendas a consumidor final de outra UF.

Roteiro apuração Diferencial de alíquota nas vendas a consumidor final de outra UF. Roteiro apuração Diferencial de alíquota nas vendas a consumidor final de outra UF. Versão 1.0.0 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. CONFIGURAÇÕES... 4 2.1 Pacote 3623 Rotinas especiais... 4 2.2 Novos códigos

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.26.2 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.26.2:... 1 Emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA 4.0

NOTA FISCAL ELETRÔNICA 4.0 NOTA FISCAL ELETRÔNICA 4.0 As necessidades de alteração de leiaute da NF-e são agrupadas durante um tempo e acabam compondo uma versão nacional anual, ou a cada dois anos. O objetivo é evitar alterações

Leia mais

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003 Desenvolvimento - Venda para consumidor final não contribuinte do imposto BM-1396 / 1428 / 1447 / 1452 / BMMANU-8957-9152-9121 Versão 5_31 2009_81 2006_93_121 2006_90A_32 Release Autor Jaciara Silva Processo:

Leia mais

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Sumario 1- O que é nfe? 2- Acesso ao sistema. 3- Cadastros Série / Número Cálculo Fiscal Certificado Cliente Produto Informações Adicionais 4- Configurações

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.22.1 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Município de Salvador (BA)... 1 Emissor de Nota Fiscal Eletrônica NF-e...

Leia mais

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF NF-E VERSÃO 2.18_5

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF NF-E VERSÃO 2.18_5 VERSÃO 2.18_5 ÍNDICE Introdução... 1 Novas Funcionalidades / Melhorias... 1 Nota Técnica 005/2012... 1 Geração de retorno para o Integrador Recebimento quando ocorrer uma Manifestação do Destinatário...

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF NF-E VERSÃO 2.18_31

INFORMATIVO MASTERSAF NF-E VERSÃO 2.18_31 VERSÃO 2.18_31 SUMÁRIO Introdução... 1 Melhorias... 1 Nota Técnica NT007.2013... 1 Atendimento a NT 007/2013... 2 SVC... 2 SVC Forçada... 2 SVC / FS... 3 SVC / DPEC... 3 Atualização...4 Pré-requisitos...

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.19.1 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.19.1:... 1 Município de Curitiba (PR)...

Leia mais

1) Tabelas > Contabilidade > Movimentação Contábil > Novo > Indicador de Presença

1) Tabelas > Contabilidade > Movimentação Contábil > Novo > Indicador de Presença Florianópolis, 19 de março de 2015. Prezado Cliente. Nesse documento mostraremos as principais alterações da versão 3.10 da NF-e conforme apresentação da 'Nota Técnica 2013-005v1.03 - Alteração Leiaute

Leia mais

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitNota Eletrônica 2. Requisitos Mínimos para o funcionamento do programa 3. Como Funciona

Leia mais

Este arquivo contém um resumo das principais rejeições atribuídas a Nota Fiscal eletrônica pela Secretaria da Fazenda.

Este arquivo contém um resumo das principais rejeições atribuídas a Nota Fiscal eletrônica pela Secretaria da Fazenda. Este arquivo contém um resumo das principais rejeições atribuídas a Nota Fiscal eletrônica pela Secretaria da Fazenda. Para saber como preveni-las, acesse: https://www.onbusca.com.br/artigos/rejeicoes-nf-e/

Leia mais

PORTAL DO FORNECEDOR PASSO A PASSO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS PARA PAGAMENTO

PORTAL DO FORNECEDOR PASSO A PASSO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS PARA PAGAMENTO PORTAL DO FORNECEDOR PASSO A PASSO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS PARA PAGAMENTO 01 Portal dos Fornecedores 1 Acesse www.braskem.com.br e clique na aba Fornecedores 2 Acesse o Portal utilizando seu

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Desoneração ICMS Devolução - SP

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Desoneração ICMS Devolução - SP Desoneração ICMS Devolução - SP 07/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 4. Conclusão... 6 5. Referências... 7 6. Histórico

Leia mais

INFORMATIVO VERSÃO

INFORMATIVO VERSÃO VERSÃO 3.39.1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...2 NOTAS IMPORTANTES... 3 ATUALIZAÇÕES REALIZADAS...4 EMISSOR DE NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA NFS-E...4 MUNICÍPIOS LIBERADOS NESTA VERSÃO...4 MUNICÍPIO DE ARARAS

Leia mais

Após informar a nota, clique duas vezes para ela ser selecionada na tela.

Após informar a nota, clique duas vezes para ela ser selecionada na tela. COMO CANCELAR, INUTILIZAR e FAZER UMA CARTA DE CORREÇÃO DE UMA NOTA FISCAL PELO LINCE 1. 1. Efetuando CANCELAMENTO de uma NF-e já autorizada. Acesse menu Fiscal >Nota fiscal > Nota fiscal Somente poderá

Leia mais

INFORMATIVO VERSÃO

INFORMATIVO VERSÃO VERSÃO 3.49.0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 NOTAS IMPORTANTES... 3 ATUALIZAÇÕES REALIZADAS... 4 ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA... 4 USUÁRIOS... 4 PERMISSÕES DO USUÁRIO... 4 CT-E CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO...

Leia mais

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003 Desenvolvimento - Venda para consumidor final não contribuinte do imposto BM-1844 Versão 5.47 BM-1396 / 1428 / 1447 / 1452 BMMANU-8957-9152-9121 Versão 5_31 2009_81 2006_93_121 2006_90A_32 Release Autor

Leia mais

INFORMATIVO VERSÃO

INFORMATIVO VERSÃO VERSÃO 3.57.2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 PONTOS DE ATENÇÃO TÉCNICOS... 4 ATUALIZAÇÕES REALIZADAS... 5 ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA... 5 PARÂMETROS DE SENHA SEGURA... 5 CADASTRO DE GRUPO DE EMPRESAS... 6 NFC-e

Leia mais

Projeto Nota Fiscal Eletrônica

Projeto Nota Fiscal Eletrônica Projeto Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2013/003 Lei da Transparência dos Tributos Federais, Estaduais e Municipais Versão 1.00a Abril 2013 01. Resumo O Ajuste SINIEF 07/2013, publicado em 05/04/2013,

Leia mais

transmitir a NF-e ou obter resposta à solicitação de Autorização de Uso da NF-e, o

transmitir a NF-e ou obter resposta à solicitação de Autorização de Uso da NF-e, o contribuinte poderá operar em contingência, gerando arquivos com indicação deste tipo de emissão, conforme definições constantes do Manual de Integração-Contribuinte, mediante a adoção de uma das seguintes

Leia mais

Emenda Constitucional 87/2015

Emenda Constitucional 87/2015 Impresso em: 2017/08/25 19:13 1/8 Emenda Constitucional 87/2015 Emenda Constitucional 87/2015 Definições: A Emenda Constitucional (EC) 87/2015, apresentou uma significativa alteração no conceito e no cálculo

Leia mais

Emenda Constitucional 87/2015 e NT LOGIX

Emenda Constitucional 87/2015 e NT LOGIX Emenda Constitucional 87/2015 e NT 2015-003 LOGIX 15/12/2015 Sumário Título do documento 1. Objetivo... 3 2. Pré-requisitos... 3 3. Conversores... 3 4. Atualização fiscal... 3 5. Parametrização e cadastros...

Leia mais

Parâmetros por Empresa FS312

Parâmetros por Empresa FS312 Parâmetros por Empresa FS312 Sistema: Futura Server Caminho: Configurações>Parâmetros por Empresa Referência: FS312 Versão: 2016.7.04 Como Funciona: Este menu é utilizado para parametrizar e restringir

Leia mais

Informativo Versão 3.03

Informativo Versão 3.03 Informativo Versão 3.03 Índice Objetivo... 4 Versão 3.03... 5 Alterações Legais... 6 Ato Cotepe 2009.49... 6 Nota Técnica 2009.006... 6 Padrão de Comunicação WebService... 6 Validação - Novos Eventos...

Leia mais

Para emitir nota fiscal, o CERTIFICADO DIGITAL precisa estar instalado e configurado no computador.

Para emitir nota fiscal, o CERTIFICADO DIGITAL precisa estar instalado e configurado no computador. ABA: ADMINISTRAÇÃO BOTÃO: CTRL. NFs OPÇÃO: NF-e BOTÃO: CONFIGURAÇÕES O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Alterar a numeração da NF-e Criar e/ou alterar cabeçalho Configurar NF-e e NFC-e Configurar

Leia mais

NFePACK GUIA DO USUÁRIO WEB MONITOR

NFePACK GUIA DO USUÁRIO WEB MONITOR NFePACK GUIA DO USUÁRIO WEB MONITOR Conteúdo 1 Apresentação... 3 2 Login... 3 3 Tela principal... 4 4 Gerenciamento do envio de NFe... 5 4.1 Status NFe... 6 4.2 Filtros e Ordenação... 7 4.3 Eventos...

Leia mais

Projeto Nota Fiscal Eletrônica. Nota Técnica Validação GTIN

Projeto Nota Fiscal Eletrônica. Nota Técnica Validação GTIN Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2017.001 Validação GTIN Versão 1.40 - Agosto 2018 Sumário Controle de Versões... 3 Histórico de Alterações / Cronograma... 4 1 Resumo... 6 2 Cadastro Centralizado de

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Modelo da NFA-e - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para escrituração na EFD - ICMS-IPI

Orientações Consultoria de Segmentos Modelo da NFA-e - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para escrituração na EFD - ICMS-IPI Modelo da NFA-e - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para escrituração na EFD - ICMS-IPI 24/10/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.31.0 SUMÁRIO Observações importantes... 1 Novas funcionalidades / Melhorias...2 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 2 Municípios liberados nesta versão:... 2 Município

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.25.0 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Município de Candeias (BA)... 1 Município de Cubatão (SP)... 1 Município

Leia mais

O que é uma Nota Fiscal Complementar?

O que é uma Nota Fiscal Complementar? O que é uma Nota Fiscal Complementar? A NFe Complementar será emitida nos casos de: Reajustamento de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento no valor

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.24.0 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.24.0:... 1 Emissor de Manifesto do Destinatário

Leia mais

Manual de configuração do DFeMonitor

Manual de configuração do DFeMonitor Manual de configuração do DFeMonitor Anderson Silva 18/01/2016 Este manual tem por intuito auxiliar a configurar e utilizar o DFeMonitor. Manual implementado na versão 5.0.61 (21). Realizar o download

Leia mais

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003 Desenvolvimento BM-1396 / 1447 / 1452 - Venda para consumidor final não contribuinte do imposto Versão 5 2009 2006_98 2006_93 Basic Release 30_2 80_2 62_2 120_2 70_2 Autor Jaciara Silva Processo: Fiscal

Leia mais

Parâmetros por Empresa FS312

Parâmetros por Empresa FS312 Parâmetros por Empresa FS312 Sistema: Futura Server Caminho: Configurações>Parâmetros por Empresa Referência: FS312 Versão: 2018.07.16 Como Funciona: Este menu é utilizado para parametrizar e restringir

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF NEXUS VERSÃO 2.06_8

INFORMATIVO MASTERSAF NEXUS VERSÃO 2.06_8 MASTERSAF NEXUS VERSÃO 2.06_8 SUMÁRIO Introdução... 1 Novas funcionalidades/melhorias...2 Alteração para tratar NT 2013.003... 2 Alteração do XML de CC-e na Interface... 3 Atualização...4 Scripts... 4

Leia mais

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.15.1 ÍNDICE Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.15.1:... 1 Excluir Cadastro de Serviço...

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem 25/05/2016 Sumário Título do documento Sumário... 1 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 2.2 RICMS-RS... 3 3. Análise da Legislação...

Leia mais

Programa Emissor Gratuito Versão 3.10

Programa Emissor Gratuito Versão 3.10 Programa Emissor Gratuito Versão 3.10 A partir do dia 1º de Abril de 2015, não serão mais aceitos o envio de NF-e com Schema na versão 2.00, ou seja, todos os contribuintes devem utilizar a versão do Schema

Leia mais

Boletim de Implementação BC Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2015/002

Boletim de Implementação BC Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2015/002 BC12155 Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2015/002 Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Implementações Existentes no Boletim... 5 2 Apresentação A Support Informática está disponibilizando o

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

INFORMATIVO VERSÃO

INFORMATIVO VERSÃO VERSÃO 3.55.0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 4 NOTAS IMPORTANTES... 5 PONTOS DE ATENÇÃO TÉCNICOS... 5 ATUALIZAÇÕES REALIZADAS... 6 ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA... 6 EDIÇÃO DE EMPRESA COM INTERNET EXPLORER 8... 6 NOVO

Leia mais

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial:

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial: Conteúdo AFFINCO NF... 2 Tela de login do sistema:... 2 Tela Inicial:... 2 Cadastro da empresa:... 3 Alterando logo tipo da empresa:... 4 Cadastro de clientes:... 5 Cadastro de pessoa física:... 5 Cadastro

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

1. O que é NFC-e? O acrônimo NFC-e é significa Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica,

1. O que é NFC-e? O acrônimo NFC-e é significa Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, SUMÁRIO 1. O que é NFC-e?... 3 2. Benefícios de uso NFC-e... 4 3. Aquisição do NFC-e... 5 4. Gerenciando NFC-e... 7 Acessando NFC-e... 7 5. Menus NFC-e... 10 Menu Cadastros Emitente... 10 Menu Cadastros

Leia mais

Easy Linx - Partilha ICMS

Easy Linx - Partilha ICMS Easy Linx - Partilha ICMS Entrou em vigor no dia 01/01/2016 a Emenda Constitucional 87/2015 que altera a tributação para vendas Interestaduais com consumidor final. Será realizado a partilha da diferença

Leia mais

INFORMATIVO VERSÃO

INFORMATIVO VERSÃO VERSÃO 3.40.1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...2 NOTAS IMPORTANTES... 3 ATUALIZAÇÕES REALIZADAS...4 EMISSOR DE NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA NFS-E...4 MUNICÍPIO DE BACABAL (MA)...4 MUNICÍPIO DE CARATINGA (MG)...4

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.20.2 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.20.1:... 1 Município de Pirassununga

Leia mais

Manual De Entrada de Mercadoria Sem Ordem de Compra.

Manual De Entrada de Mercadoria Sem Ordem de Compra. Manual De Entrada de Mercadoria Sem Ordem de Compra. Acessar o menu inicial do Sistema Zenthi, conforme imagem abaixo e acessar o programa 832 Entrada de Mercadoria Sem Ordem de Compra. O procedimento

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.19.0 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.19.0:... 1 Município de Sete Lagoas (MG)...

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.17.1 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.17.1:... 1 WebService Osasco... 1 Emissor

Leia mais

Emenda Constitucional 87/2015 NT 2015/003. Sistema JAD

Emenda Constitucional 87/2015 NT 2015/003. Sistema JAD WORKSHOP APRESETAÇÃO: Emenda Constitucional 87/2015 NT 2015/003 Sistema JAD CONSUMIDOR FINAL EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Para o Direito Tributário, o consumidor final é o adquirente da mercadoria ou

Leia mais

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DF-E 1.57_8

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DF-E 1.57_8 INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DF-E 1.57_8 RIO DE JANEIRO Av.Presidente Vargas, nº 309 11ºandar Tel: (0xx21) 3094-9300 / Fax: (0xx21) 3094-9350 CEP: 20040-010 SÃO PAULO Rua Dr. Cardoso de Melo, nº 1855

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Ajuste Sinief 13 de 2013 Venda para Orgão Público 02/10/14

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Ajuste Sinief 13 de 2013 Venda para Orgão Público 02/10/14 02/10/14 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 2.1 Ajuste Sinief 13, De 26 De Julho De 2013... 3 3. Análise da Consultoria... 4 4 Conclusão... 5 5 Informações

Leia mais

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO DE RELEASE MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.16.0 ÍNDICE Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.16.0:... 1 Emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Leia mais

Manual de atualização para uso do xml versão 3.10

Manual de atualização para uso do xml versão 3.10 Manual de atualização para uso do xml versão 3.10 2 Manual do usuário C-Plus 4 0 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 Atualização... C-Plus 3 1.2 Atualização... C-Plus NF-e 6 2 CONFIGURAÇÃO 10 2.1 CPlusNFe... 11 2.2 CPlus...

Leia mais