Influência do Tempo de Hidrodestilação na Extração do Óleo Essencial de Capim Citronela, Capim Limão, Cipó Mil Momens e Eucalipto.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Influência do Tempo de Hidrodestilação na Extração do Óleo Essencial de Capim Citronela, Capim Limão, Cipó Mil Momens e Eucalipto."

Transcrição

1 Influência do Tempo de Hidrodestilação na Extração do Óleo Essencial de Capim Citronela, Capim Limão, Cipó Mil Momens e Eucalipto. José Welton A. de Paula 1 ; Polyana A. D. Ehlert 1 ; Arie F. Blank 1 ; José L. S. de Carvalho 1 ; Maria de F. Arrigoni-Blank 2. 1 UFS - Depto. de Engenharia Agronômica, Av. Marechal Rondon s/n, São Cristóvão-SE. 2 UFAL- Doutoranda, Maceió/AL. afblank@ufs.br (Apoio: CNPq). RESUMO O presente trabalho teve como objetivo avaliar o tempo de hidrodestilação necessário, para se estabelecer à obtenção de óleo essencial e otimizar o processo para quatro espécies aromáticas. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com três repetições. Para capim citronela, capim limão e cipó mil homens o tempo de extração foi de três horas, porém para eucalipto, a extração durou quatro horas. O C. winterianus e o Aristolochia sp. atingiram sua máxima extração de óleo essencial aos 150 minutos de condensação; já o C. citratus aos 130 minutos, enquanto que o Eucalyptus globulus aos 230 minutos. Observa-se que há necessidade de se estabelecer o tempo necessário de extração de óleo essencial para cada espécie em particular, com o intuito de se produzir mais utilizando menor tempo de extração. Palavras-chaves: Cymbopogon winterianus, Cymbopogon citratus, Aristolochia sp, Eucalyptus globulus, planta medicinal. ABSTRACT Influence of hydrodistillation time for essential oil extraction of citronella grass, lemon grass, Aristolochia sp. and Eucalyptus globulus. This work have as aim to evaluate the time necessary for hydrodistillation to establish the essential oil extraction and optimize the process for four aromatic species. The experimental design used was completely randomized with four replications. For citronella grass, lemon grass and Aristolochia sp. the extraction time was three hours, but for E. globulus the extraction was done in four hours. Maximum essential oil extraction was reached at 150 minutes by C. winterianus and Aristolochia sp., at 130 minutes by C. citratus and at 230 minutes by E. globulus. It is necessary to establish the essential oil extraction time for each specie aiming to produce more using less extraction time.

2 Palavras-chaves: Cymbopogon winterianus, Cymbopogon citratus, Aristolochia sp, Eucalyptus globulus, planta medicinal. 2

3 3 O capim citronela (Cymbopogon winterianus Jowitt) e o capim limão (Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf) pertencem à família Poaceae. O primeiro é conhecido por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos, sendo um ótimo repelente rico em geraniol (36%) e citronelal (42,7%) (Guenther, 1949). O segundo é uma erva cespitosa com folhas longas, estreitas e aromáticas; raramente apresenta flores em nossas condições; é muito utilizada para fins industriais e em hortas. Seu óleo essencial é muito empregado como aromatizante e material de partida para síntese de vitamina A (Lorenzi e Matos, 2002). O cipó mil-homens (Aristolochia sp) é uma trepadeira herbácea vigorosa pertencente à família Aristolochiaceae, de ramos finos e flexuosos, porém com a base engrossada. É utilizada na medicina tradicional de vários países da América do Sul, sendo considerada diurética, sedativa, anti-séptica, sudorífica e emenagoga (Lorenzi e Matos, 2002). O eucalipto (Eucalyptus globulus Labill.) pertence à família Myrtaceae, é uma árvore que apresenta folhas coriáceas, opostas, flores e botões florais na axila das folhas e os frutos são operculados. É originário da Tasmânia e foi introduzido no Brasil no século XX, sendo cultivado em região de clima tropical e subtropical. Sua utilização é diversificada servindo como combustível fabrição de papel e extração de óleo essencial para fins medicinais. Seu componente majoritário é o eucaliptol que atua como expectorante, apresentando ainda atividade antibacteriana e antiinflamatória, além de ser usado como aromatizante de ambientes, e em loções e preparações farmacêuticas para uso local e interno (Lorenzi e Matos, 2002). Nos últimos anos a extração de óleo essencial tem merecido destaque na pesquisa científica, com o intuito de se descobrir novas substâncias, assim como na indústria para se obter substâncias de interesse já consagradas, porém não foram encontrados na literatura disponíveis dados a respeito da influência do tempo na extração de óleo essencial. Stefanini (2002), estudando o rendimento de óleo essencial em capim citronela, utilizou 3:00 h de extração, usando a hidrodestilação, assim como Chaves (2002), visando à produção de óleo essencial de Ocimum gratissimum e Figueiredo (2000), que estudou o teor de óleo essencial em sementes de funcho. Parece que há uma amplitude muito grande no que se refere ao tempo de extração para as diferentes espécies, uma vez que se utiliza para materiais distintos o mesmo tempo de extração. O objetivo deste trabalho foi determinar para as quatro espécies mencionadas, a curva do tempo de extração necessário para se extrair o óleo essencial via hidrodestilação, visando otimizar o processo.

4 4 MATERIAL E MÉTODOS O material vegetal de capim citronela, capim limão e eucalipto foram obtidos a partir de plantas provenientes do Horto de Plantas Medicinais instalado na Fazenda Experimental "Campus Rural da UFS", Município de São Cristóvão-SE, Brasil. O cipó mil homens foi adquirido no mercado municipal de Aracaju. As extrações foram feitas no Laboratório de Fitotecnia da UFS. Para os capins e o eucalipto utilizou-se (200 g) folha fresca e para o cipó mil homens (75 g) de caule seco (a secagem dos caules foi feita em estufa a 40 o C até peso constante); e o método de extração do óleo essencial foi por meio da hidrodestilação em aparelho tipo Clevenger com balão de três litros. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três repetições cada. A destilação era dada por encerrada quando o incremento de tempo não alterava mais o volume de óleo essencial extraído. As variáveis analisadas foram: teor de óleo essencial (ml 100 g -1 ) e tempo de extração (min.) RESULTADOS E DISCUSSÃO Observa-se na Figura 1 que o C. winterianus (A) e o Aristolochia sp (C) atingiram sua máxima extração de óleo essencial aos 150 minutos de condensação; já o C. citratus (B) aos 130 minutos, enquanto que para o Eucalyptus globulus (D) foi aos 230 minutos. Verificou-se que nenhuma das espécies estudada seguiu o tempo de extração padrão citado por Figueiredo et al. (2000), Chaves (2002) e Stefanini et al. (2002) e que há a necessidade de se determinar o tempo necessário de extração para as diversas espécies existentes, de forma a se ter um máximo rendimento e qualidade do óleo essencial, ao mesmo tempo em que se leva em conta a economia de energia dispensada ao processo.

5 5 4 A 3 B C 15 D Figura 1 - Teor de óleo essencial extraído de C. winterianus (A), C. citratus (B), Aristolochia sp (C) e E. globulus (D) em diferentes tempos de extração. São Cristovão/SE, UFS, LITERATURA CITADA BLANK, A.F.; CARVALHO FILHO, J.L.S. de; ALVES, P.B.; RODRIGUES, M.O.; ARRIGONI-BLANK, M. de F.; SILVA-MANN, R.; MENDONÇA, M. da C. Teor de óleo essencial e linalol na geração S 1 de três populações de manjericão (Ocimum basilicum L.). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ÓLEOS ESSENCIAIS, 2. Documentos IAC, n.74, p (Resumo, 133). CHAVES, F. C. M. Produção de biomassa, rendimento e composição de óleo essencial de alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.) em função da adubação orgânica e épocas de corte p. Tese (Doutorado em Horticultura) Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, FIGUEIREDO, R. O. de; MING, L. C.; STEFANINI, M. B. Teor de óleo essencial em sementes de funcho em dois estádios de maturação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE

6 6 OLERICULTURA, 40; CONGRESSO IBERO-AMERICANO SOBRE UTILIZAÇÃO DE PLÁSTICO NA AGRICULTURA, 2; SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE PRODUÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E CONDIMENTARES, 1, 2000, São Pedro, SP. Trabalhos Apresentados e Palestras. Horticultura Brasileira, Brasília, SOB/FCAV-UNESP, v. 18, Suplemento. GUENTHER, E. The essential oils. New York: D. Van Nortrand, Individual essential oils of the plant family Graminea. v.3, p. LORENZI, H., MATOS, F. J. de A. Plantas Medicinais no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002, 544 p. STEFANINI, M.B.; FIGUEIREDO, R.O. de; MING, L.C. Rendimento do óleo essencial de diferentes posições de folhas de duas espécies de citronela. Horticultura Brasileira, v. 20, n. 2, Suplemento 2.

Influência da época, do horário de colheita e da secagem de folhas no teor e rendimento de óleo essencial de capim citronela.

Influência da época, do horário de colheita e da secagem de folhas no teor e rendimento de óleo essencial de capim citronela. Influência da época, do horário de colheita e da secagem de folhas no teor e rendimento de óleo essencial de capim citronela. Andressa G. Costa; José L. S. de Carvalho Filho; Luiz G. M. Santana Filho;

Leia mais

Avaliação da Geração S 2 do Acesso NSL 6421 de Manjericão.

Avaliação da Geração S 2 do Acesso NSL 6421 de Manjericão. Avaliação da Geração S 2 do Acesso NSL 6421 de Manjericão. José L. S. de Carvalho Filho 1 ; Polyana A. D. Ehlert 1 ; José Welton A. de Paula; Arie F. Blank 1 ; Péricles B. Alves; Maria de F. Arrigoni-Blank

Leia mais

Efeito do horário de colheita sobre a carvona e o limoneno do óleo essencial de erva-cidreira brasileira

Efeito do horário de colheita sobre a carvona e o limoneno do óleo essencial de erva-cidreira brasileira Efeito do horário de colheita sobre a carvona e o limoneno do óleo essencial de erva-cidreira brasileira Polyana A. D. Ehlert 1 ; Lin C. Ming 1 ; Márcia O. M. Marques 2 ; Dirceu M. Fernandes, Adalberto

Leia mais

TEORES DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE FOLHAS FRESCAS E SECAS EM DIFERENTES ESTADOS DE DIVISÃO DE CIDRÃO (Aloysia triphylla (L Hérit) Britton).

TEORES DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE FOLHAS FRESCAS E SECAS EM DIFERENTES ESTADOS DE DIVISÃO DE CIDRÃO (Aloysia triphylla (L Hérit) Britton). TEORES DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE FOLHAS FRESCAS E SECAS EM DIFERENTES ESTADOS DE DIVISÃO DE CIDRÃO (Aloysia triphylla (L Hérit) Britton). RENATA DA SILVA 1 ; JOSÉ EDUARDO BRASIL P. PINTO 2 ; SUZAN K. V. BERTOLUCCI

Leia mais

Capim citronela submetido a diferentes períodos de secagem natural

Capim citronela submetido a diferentes períodos de secagem natural Capim citronela submetido a diferentes períodos de secagem natural Josyelem Tiburtino Leite Chaves 1 ; Geane Lourenço Bispo 1 ; Ana Karoline Bento Maia 1 ; Jullyanna Pereira da Silva 1 Claúdia Araújo Marco

Leia mais

Óleos Essenciais de Capim Citronela e de Alecrim Pimenta na Germinação de Sementes de Emilia sonchifolia, (L.) D.C.

Óleos Essenciais de Capim Citronela e de Alecrim Pimenta na Germinação de Sementes de Emilia sonchifolia, (L.) D.C. Óleos Essenciais de Capim Citronela e de Alecrim Pimenta na Germinação de Sementes de Emilia sonchifolia, (L.) D.C. NEILIANE SANTIAGO SOMBRA BORGES 1 ; MARIA LITA PADINHA CORREA 1 ; CLAUDIA ARAÚJO MARCO

Leia mais

Óleos essenciais de Alecrim pimenta e Capim citronela na germinação de sementes de beterraba (Early Wonder)

Óleos essenciais de Alecrim pimenta e Capim citronela na germinação de sementes de beterraba (Early Wonder) Óleos essenciais de Alecrim pimenta e Capim citronela na germinação de sementes de beterraba (Early Wonder) Iarajane Bezerra do Nascimento¹; Renato Innecco; Cláudia Araújo Marco; Neyla Diógenes Mendonça

Leia mais

INFLUÊNCIA DO HORÁRIO DE CORTE NO RENDIMENTO DE ÓLEO ESSENCIAL DE ALFAVAQUINHA E ALECRIM

INFLUÊNCIA DO HORÁRIO DE CORTE NO RENDIMENTO DE ÓLEO ESSENCIAL DE ALFAVAQUINHA E ALECRIM GONÇALVES, GG; MANCINELLI, Influência do RC; horário MORAIS, de corte LAS. no 2009. rendimento Influência de do óleo horário essencial de corte de no alfavaquinha rendimento de e alecrim óleo essencial

Leia mais

Teor de óleo essencial de Ocimum selloi Benth. sob diferentes doses de compostos orgânicos

Teor de óleo essencial de Ocimum selloi Benth. sob diferentes doses de compostos orgânicos Teor de óleo essencial de Ocimum selloi Benth. sob diferentes doses de compostos orgânicos Essential oil content of Ocimum selloi Benth. under different doses of organic composts BORSATO, Aurélio Vinicius.

Leia mais

Efeito da época de colheita na produção de fitomassa e rendimento de óleo essencial de alecrim-pimenta (Lippia sidoides Cham.)

Efeito da época de colheita na produção de fitomassa e rendimento de óleo essencial de alecrim-pimenta (Lippia sidoides Cham.) 154 Efeito da época de colheita na produção de fitomassa e rendimento de óleo essencial de alecrim-pimenta (Lippia sidoides Cham.) FIGUEIREDO, L.S. 2 ; BONFIM, F.P.G. 1 ; SIQUEIRA, C.S. 1 ; FONSECA, M.M.

Leia mais

William Gleidson Alves Torres¹; Nody Civil 2 ; Daniel Souza Dias 3 ; Deivison Pereira dos Santos 4 ; Ernane Ronie Martins 5 RESUMO

William Gleidson Alves Torres¹; Nody Civil 2 ; Daniel Souza Dias 3 ; Deivison Pereira dos Santos 4 ; Ernane Ronie Martins 5 RESUMO Avaliação do teor de óleo essencial e produção do capim-santo (Cymbopogon citratus D.C. Stapf) submetido a diferentes doses de biofertilizante de suínos William Gleidson Alves Torres¹; Nody Civil 2 ; Daniel

Leia mais

Óleos essenciais de capim citronela e de alecrim pimenta na germinação de sementes de Chloris barbata, Sw.

Óleos essenciais de capim citronela e de alecrim pimenta na germinação de sementes de Chloris barbata, Sw. Óleos essenciais de capim citronela e de alecrim pimenta na germinação de sementes de Chloris barbata, Sw. CLAUDIA ARAÚJO MARCO 1 ; NEILIANE SANTIAGO SOMBRA BORGES 1 ; MARIA LITA PADINHA CORREA 1 ; RENATO

Leia mais

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES COMPRIMENTOS DE ONDA DE LUZ NO CRESCIMENTO E ANÁLISE DO ÓLEO ESSENCIAL DE TRÊS POACEAE RESUMO

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES COMPRIMENTOS DE ONDA DE LUZ NO CRESCIMENTO E ANÁLISE DO ÓLEO ESSENCIAL DE TRÊS POACEAE RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES COMPRIMENTOS DE ONDA DE LUZ NO CRESCIMENTO E ANÁLISE

Leia mais

Efeito do Estresse Hídrico na Produção de Massa Foliar e Teor de Óleo Essencial em Sambacaitá (Hyptis pectinata L.).

Efeito do Estresse Hídrico na Produção de Massa Foliar e Teor de Óleo Essencial em Sambacaitá (Hyptis pectinata L.). Efeito do Estresse Hídrico na Produção de Massa Foliar e Teor de Óleo Essencial em Sambacaitá (Hyptis pectinata L.). Thiago Tavares Santos 1 ; Michelle da Fonseca Santos* 1 ; Marcelo da Costa Mendonça

Leia mais

Avaliação do efeito fungicida e larvicida do óleo essencial do capim citronela

Avaliação do efeito fungicida e larvicida do óleo essencial do capim citronela Avaliação do efeito fungicida e larvicida do óleo essencial do capim citronela Kamilla Pires da Silva 1 ; Henrique Guilhon de Castro 2 ; Dione Pereira Cardoso 3 1 Aluno do Curso de agronomia PIBIC/CNPq;

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS TEORES DE ÓLEOS ESSENCIAIS PRESENTES EM PLANTAS AROMÁTICAS FRESCAS E DESIDRATADAS

AVALIAÇÃO DOS TEORES DE ÓLEOS ESSENCIAIS PRESENTES EM PLANTAS AROMÁTICAS FRESCAS E DESIDRATADAS AVALIAÇÃO DOS TEORES DE ÓLEOS ESSENCIAIS PRESENTES EM PLANTAS AROMÁTICAS FRESCAS E DESIDRATADAS Valéria Cristina Ramalho 1 Denise Andreo 2 Priscila Milene Angelo 3 Neuza Jorge 4 RESUMO Óleos essenciais

Leia mais

ANATOMIA COMPARATIVA DE TRÊS ESPÉCIES DO GÊNERO Cymbopogon

ANATOMIA COMPARATIVA DE TRÊS ESPÉCIES DO GÊNERO Cymbopogon VI Fórum Regional de Agroecologia Às terras inocentes que nos libertam as mãos, ao povo que entende os segredos deste chão. 22 a 24 de agosto de 2013 ANATOMIA COMPARATIVA DE TRÊS ESPÉCIES DO GÊNERO Cymbopogon

Leia mais

Teste de repelência de óleos essenciais de arruda, capim-limão e cânfora para o gorgulho do milho.

Teste de repelência de óleos essenciais de arruda, capim-limão e cânfora para o gorgulho do milho. Teste de repelência de óleos essenciais de arruda, capim-limão e cânfora para o gorgulho do milho. Elisângela Manieri 1 ; Ana Paula Machado Baptista 1 ; Silvio Favero 1 1/ UNIDERP CCBAS. Grupo de Pesquisa

Leia mais

INFLUÊNCIA DO HORÁRIO DE COLHEITA REALIZADA EM DUAS ESTAÇÕES NO TEOR DE ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHAS E INFLORESCÊNCIAS DE ALFAZEMA-DO- BRASIL

INFLUÊNCIA DO HORÁRIO DE COLHEITA REALIZADA EM DUAS ESTAÇÕES NO TEOR DE ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHAS E INFLORESCÊNCIAS DE ALFAZEMA-DO- BRASIL OLIVEIRA Influência LP; do SANTOS horário de FM; colheita PINTO realizada JEBP; em BERTOLUCCI duas estações SKV; no CHAGAS teor de óleo JH. essencial 2008. Influência de folhas do e inflorescências horário

Leia mais

TEOR DE ÓLEO ESSENCIAL EM MANJERONA COLETADOS EM DIFERENTES HORÁRIOS.

TEOR DE ÓLEO ESSENCIAL EM MANJERONA COLETADOS EM DIFERENTES HORÁRIOS. TEOR DE ÓLEO ESSENCIAL EM MANJERONA COLETADOS EM DIFERENTES HORÁRIOS. Flávia Dionísio Pereira 1 ; Suzan Kelly Vilela Bertolucci 1 ; José Eduardo Brasil P. Pinto 1 ; Fabiano Guimarães Silva 2 ; Helen Cristina

Leia mais

Adubação de priprioca em diferentes espaçamentos.

Adubação de priprioca em diferentes espaçamentos. Adubação de priprioca em diferentes espaçamentos. Antonia Benedita da Silva 1 ; Milton Guilherme da Costa Mota 1 ; Maria das Graças Bichara Zoghbi 2, Carmen Célia Costa da Conceição 1. 1 UFRA - Depto.

Leia mais

Hortic. bras., v. 31, n. 2, (Suplemento-CD Rom), julho 2014

Hortic. bras., v. 31, n. 2, (Suplemento-CD Rom), julho 2014 Desempenho de cultivares e híbridos de manjericão na época de verão Aléa Dayane Dantas de Santana 1 ; Carlyson José Ribeiro Dória 1 ; José Carlos de Souza 1 ; Thiago Matos Andrade 1 ; Vanderson dos Santos

Leia mais

ANATOMIA COMPARATIVA DE TRÊS ESPÉCIES DO GÊNERO Cymbopogon

ANATOMIA COMPARATIVA DE TRÊS ESPÉCIES DO GÊNERO Cymbopogon VI Fórum Regional de Agroecologia Às terras inocentes que nos libertam as mãos, ao povo que entende os segredos deste chão. 22 a 24 de agosto de 2013 ANATOMIA COMPARATIVA DE TRÊS ESPÉCIES DO GÊNERO Cymbopogon

Leia mais

INFLUÊNCIA DO HORÁRIO DE CORTE NA PRODUÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE CAPIM-SANTO (ANDROPOGUM SP)

INFLUÊNCIA DO HORÁRIO DE CORTE NA PRODUÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE CAPIM-SANTO (ANDROPOGUM SP) INFLUÊNCIA DO HORÁRIO DE CORTE NA PRODUÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE CAPIM-SANTO (ANDROPOGUM SP) 123 Iarajane Bezerra do Nascimento Doutoranda em Agronomia/Fitotecnia UFC. iarajane@hotmail.com Renato Innecco

Leia mais

Causas de GL IVE TMG PGER IVE TMG PGER

Causas de GL IVE TMG PGER IVE TMG PGER Efeito Alelopático do Óleo Essencial de Citronela (Cymbopogon winterianus) Sobre a Germinação de Sementes de Picão-Preto e de Milho em Diferentes Épocas de Aplicação. MARIA LITA PADINHA CORREA 1, ANA PAULA

Leia mais

Toxidade tópica de óleos essenciais de plantas aromáticas sobre o gorgulho-do-milho (Coleoptera: Curculionidae).

Toxidade tópica de óleos essenciais de plantas aromáticas sobre o gorgulho-do-milho (Coleoptera: Curculionidae). Toxidade tópica de óleos essenciais de plantas aromáticas sobre o gorgulho-do-milho (Coleoptera: Curculionidae). Elisângela Manieri 1 ; Ana Paula Machado Baptista 1 ; Silvio Favero 1 1/ UNIDERP CCBAS.

Leia mais

ESPAÇAMENTOS DE PLANTIO NO RENDIMENTO DE ÓLEO ESSENCIAL E CRESCIMENTO DE MANJERICÃO

ESPAÇAMENTOS DE PLANTIO NO RENDIMENTO DE ÓLEO ESSENCIAL E CRESCIMENTO DE MANJERICÃO ESPAÇAMENTOS DE PLANTIO NO RENDIMENTO DE ÓLEO ESSENCIAL E CRESCIMENTO DE MANJERICÃO Luiz Henrique Tutida Yokota 1, Jose Roberto Pinto de Souza 2 1 Doutorando em Agronomia na Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

Rendimento do óleo essencial de cidreira brava (Lippia alba (Mill.) N.E. Brown. em diferentes horários de corte

Rendimento do óleo essencial de cidreira brava (Lippia alba (Mill.) N.E. Brown. em diferentes horários de corte Rendimento do óleo essencial de cidreira brava (Lippia alba (Mill.) N.E. Brown. em diferentes horários de corte Yield of essential oil of lemongrass angry (Lippia alba (Mill.) NE Brown. at different times

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE ABSTRACT

PALAVRAS-CHAVE ABSTRACT Cultivo do alecrim do mato no Vale do São Francisco em função da adubação organo-mineral Ana Valéria V Souza 1 ; Danilo D Souza 1 ; Fabiana P Silva 1 ; Uiliane S Santos 1 ; Micaele Costa Santos 1 ; Flávio

Leia mais

Densidades de plantio e doses de biofertilizante na produção de capimlimão

Densidades de plantio e doses de biofertilizante na produção de capimlimão BLANK AF; ARRIGONI-BLANK MF; AMANCIO VF; MENDONÇA MC; SANTANA FILHO LGM. 2007. Densidades de plantio e doses de biofertilizante na produção de capim-limão. Horticultura Brasileira 25: 343-349. Densidades

Leia mais

Keywords: INTRODUÇÃO

Keywords: INTRODUÇÃO Influência do horário de corte no teor do óleo essencial de Cymbopogon citratus no sul do Tocantins Otávio dos Santos L Luz 1 ; Valdilene C Miranda 1 ; Tarcísio Castro A de Barros Leal 1 ; Ildon R do Nascimento

Leia mais

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 5967

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 5967 Produção de alecrim de tabuleiro utilizando diferentes doses de adubação orgânica em condição de estresse hídrico Ana Valéria V Souza 1 ; Nerimar G B Silva 1 ; Fabiana P Silva 1 ; Uiliane S Santos 1 ;

Leia mais

INFLUÊNCIA DO PERÍODO DE SECAGEM E HORÁRIO DE COLHEITA NO TEOR DE ÓLEO ESSENCIAL DE Lippia alba (MILL.) Resumo

INFLUÊNCIA DO PERÍODO DE SECAGEM E HORÁRIO DE COLHEITA NO TEOR DE ÓLEO ESSENCIAL DE Lippia alba (MILL.) Resumo Universidade Regional do Cariri URCA Caderno de Cultura e Ciência, Ano XI, v.15, n.1, Out, 2016 ISSN 1980-5861 INFLUÊNCIA DO PERÍODO DE SECAGEM E HORÁRIO DE COLHEITA NO TEOR DE ÓLEO ESSENCIAL DE Lippia

Leia mais

BIOATIVOS ORGÂNICOS P O R R O S A KO R E N P & D

BIOATIVOS ORGÂNICOS P O R R O S A KO R E N P & D BIOATIVOS ORGÂNICOS P O R R O S A KO R E N P & D São compostos orgânicos que tem um efeito sinérgico sobre a pele. Fornecedores biológicos que vão promover reações vitais como: a manutenção do teor de

Leia mais

Faculdade de Imperatriz FACIMP

Faculdade de Imperatriz FACIMP Faculdade de Imperatriz FACIMP Disciplina: Farmacognosia Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro 3 o Período de Farmácia Prof. Dr. Paulo Roberto 1 Drogas aromáticas = drogas que possuem, entre seus compostos,

Leia mais

Doses de potássio na produção de sementes de alface.

Doses de potássio na produção de sementes de alface. 1 Doses de potássio na produção de sementes de alface. Cristiaini Kano 1 ; Andréa Reiko Oliveira Higuti 1 ; Antonio Ismael Inácio Cardoso 1 ; Roberto Lyra Villas Bôas 2 1 UNESP FCA Depto Produção Vegetal,

Leia mais

Acúmulo e exportação de nutrientes em cenoura

Acúmulo e exportação de nutrientes em cenoura Acúmulo e exportação de nutrientes em cenoura Rafael Araújo de Oliveira 1 ; Saulo de Tarcio Pereira Marrocos 1 ; Rafaella Rayane Macedo de Lucena 1 ; Jorge Amado da Silva Ramos 2 ; Leilson Costa Grangeiro

Leia mais

Efeitos da adubação orgânica e mineral na produção de biomassa e óleo essencial do capim-limão [Cymbopogon. citratus (D.C.) Stapf]

Efeitos da adubação orgânica e mineral na produção de biomassa e óleo essencial do capim-limão [Cymbopogon. citratus (D.C.) Stapf] Efeitos da adubação orgânica e mineral na produção de biomassa e óleo essencial do capim-limão [Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf] Effects of the organic and mineral fertilization in lemongrass [Cymbopogon

Leia mais

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 6164

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 6164 Rendimento de óleo essencial de manjericão em função de diferentes sistemas de plantio Ana Valéria Vieira de Souza 1 ; Flávio José Vieira de Oliveira 2 ; Danilo Gomes Batista 3 ; Uiliane Soares dos Santos

Leia mais

Escola Eduardo Cirilo - Método DeROSE Tel.: lista dos 10+ alimentos e especiarias ANTIOXIDANTES

Escola Eduardo Cirilo - Método DeROSE  Tel.: lista dos 10+ alimentos e especiarias ANTIOXIDANTES Escola Eduardo Cirilo - Método DeROSE www.escolaeduardocirilo.com Tel.: 225 022 888 lista dos 10+ alimentos e especiarias 1 ANTIOXIDANTES O cravo, ou cravo-da-índia é uma árvore nativa das ilhas Molucas,

Leia mais

Rendimento de óleo essencial de folhas de Cordia verbenaceae DC. sob diferentes temperaturas de secagem

Rendimento de óleo essencial de folhas de Cordia verbenaceae DC. sob diferentes temperaturas de secagem Rendimento de óleo essencial de folhas de Cordia verbenaceae DC. sob diferentes temperaturas de secagem Essential oil yield of Cordia verbenacea DC. leaves under different drying temperatures SILVA, Elizabeth

Leia mais

EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS POR MEIO DE HIDRODESTILAÇÃO PARA CONTROLE DE FITOPATÓGENOS

EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS POR MEIO DE HIDRODESTILAÇÃO PARA CONTROLE DE FITOPATÓGENOS EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS POR MEIO DE HIDRODESTILAÇÃO PARA CONTROLE DE FITOPATÓGENOS Denise Koch 1 ; Marta Leitzke 2 ; Rodrigo Martins Monzani 3 RESUMO - Pesquisas recentes evidenciam que métodos alternativos

Leia mais

DENSIDADE DE PLANTAS E ALTURA DE CORTE INFLUENCIANDO A PRODUÇÃO DE MANJERICÃO EM VASOS

DENSIDADE DE PLANTAS E ALTURA DE CORTE INFLUENCIANDO A PRODUÇÃO DE MANJERICÃO EM VASOS REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE AGRONOMIA ISSN: 1677-0293 Número 31 Junho de 2017 Periódico Semestral DENSIDADE DE PLANTAS E ALTURA DE CORTE INFLUENCIANDO A PRODUÇÃO DE MANJERICÃO EM VASOS Luiz Henrique

Leia mais

ATIVIDADE FUNGITÓXICA DO ÓLEO ESSENCIAL DO FRUTO DA PTERODON EMARGINATUS VOGEL, FABACEAE SOBRE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS DO FEIJOEIRO.

ATIVIDADE FUNGITÓXICA DO ÓLEO ESSENCIAL DO FRUTO DA PTERODON EMARGINATUS VOGEL, FABACEAE SOBRE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS DO FEIJOEIRO. ATIVIDADE FUNGITÓXICA DO ÓLEO ESSENCIAL DO FRUTO DA PTERODON EMARGINATUS VOGEL, FABACEAE SOBRE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS DO FEIJOEIRO. Ryhára Dias Batista 1 ; Luiz Gustavo de Lima Guimarães 2 1 Aluna do Curso

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PROTOCOLOS DE EXTRAÇÃO DE DNA GENÔMICO TOTAL EM Cymbopogon winterianus

AVALIAÇÃO DE PROTOCOLOS DE EXTRAÇÃO DE DNA GENÔMICO TOTAL EM Cymbopogon winterianus AVALIAÇÃO DE PROTOCOLOS DE EXTRAÇÃO DE DNA GENÔMICO TOTAL EM Cymbopogon winterianus Resumo: Realizou-se extrações de DNA em Cymbopogon winterianus, onde avaliou-se os protocolos descritos por Doyle e Doyle

Leia mais

Comparação de rendimentos e composição química de óleos essenciais de Thymus vulgaris

Comparação de rendimentos e composição química de óleos essenciais de Thymus vulgaris Comparação de rendimentos e composição química de óleos essenciais de Thymus vulgaris obtidos pelos métodos de extração por arraste a vapor e hidrodestilação de bancada Aline Cristina Rabonato 1 ; Thalita

Leia mais

Influence of spacing, cut height and harvest time on biomass yield and essential oil content of citronella grass

Influence of spacing, cut height and harvest time on biomass yield and essential oil content of citronella grass Revista Ciência Agronômica, v.37, n.1, p.32-36, 2006 Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE www.ccarevista.ufc.br ISSN 0045-6888 Influência de espaçamento, altura e

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E TEMPO DE SECAGEM NA OBTENÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE CITRONELA (Cymbopogon winteranius)

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E TEMPO DE SECAGEM NA OBTENÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE CITRONELA (Cymbopogon winteranius) INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E TEMPO DE SECAGEM NA OBTENÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE CITRONELA (Cymbopogon winteranius) T. J. B MESQUITA 1 ; B. A. D. RIBAS 1, P. M. ALBUQUERQUE 1 ; S. DUVOISIN JR 1 1 Laboratório

Leia mais

Rendimento do Óleo essencial de Folhas de Vitex agnus castus L. em Diferentes Períodos de Coleta

Rendimento do Óleo essencial de Folhas de Vitex agnus castus L. em Diferentes Períodos de Coleta Rendimento do Óleo essencial de Folhas de Vitex agnus castus L. em Diferentes Períodos de Coleta Yield of essential oil of Vitex agnus castus L. leaves in different sampling times SANTOS, Karine Aparecida

Leia mais

Crescimento do manjericão sob efeitos de diferentes doses de cama de aviário

Crescimento do manjericão sob efeitos de diferentes doses de cama de aviário 15187 - Crescimento do manjericão sob efeitos de diferentes doses de cama de aviário Sweet basil growth under effect of different doses of chicken manure AUGUSTO, José 1 ; PÔRTO, Diego Resende de Queirós

Leia mais

SELEÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE GENÓTIPOS DE EUCALIPTO CITRIODORA (Corymbia citriodora) QUANTO À PRODUÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL NA REGIÃO SUL DO TOCANTINS

SELEÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE GENÓTIPOS DE EUCALIPTO CITRIODORA (Corymbia citriodora) QUANTO À PRODUÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL NA REGIÃO SUL DO TOCANTINS SELEÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE GENÓTIPOS DE EUCALIPTO CITRIODORA (Corymbia citriodora) QUANTO À PRODUÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL NA REGIÃO SUL DO TOCANTINS Ana Beatriz Marques Honório 1 ; Tarcísio Alves Castro Barros

Leia mais

Rendimento do óleo essencial da Alfavaca (Ocimum gratíssimum L.) em diferentes partes da planta

Rendimento do óleo essencial da Alfavaca (Ocimum gratíssimum L.) em diferentes partes da planta Rendimento do óleo essencial da Alfavaca (Ocimum gratíssimum L.) em diferentes partes da planta Maria do Carmo de Amorim 1, Fernando Julião de Medeiros Junior 1, Maria de Fatima Emanuelle Alexandre Pessoa

Leia mais

Hortic. bras., v.29, n. 2 (Suplemento - CD ROM), julho

Hortic. bras., v.29, n. 2 (Suplemento - CD ROM), julho Teor de óleo essencial de dois cortes de capim citronela cultivado em consórcio com algodoeiro colorido Heliselle Cristine Ramires da Rocha 1 ; Maria das Dores da Cruz Souza 1, Clarice Diniz Alvarenga

Leia mais

EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E DA CONSORCIAÇÃO NO RENDIMENTO DE BIOMASSA E ÓLEO ESSENCIAL DE Rosmarinus officinalis

EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E DA CONSORCIAÇÃO NO RENDIMENTO DE BIOMASSA E ÓLEO ESSENCIAL DE Rosmarinus officinalis 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E DA CONSORCIAÇÃO NO RENDIMENTO DE BIOMASSA E ÓLEO ESSENCIAL DE Rosmarinus officinalis Munique Polito Arashiro 1 ; Marta Sakashita

Leia mais

TEORES DE AMIDO EM GENÓTIPOS DE BATATA-DOCE EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA

TEORES DE AMIDO EM GENÓTIPOS DE BATATA-DOCE EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA TEORES DE AMIDO EM GENÓTIPOS DE BATATA-DOCE EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA Flávio Coelho Mendes 1 ; Priscila Fonseca Costa 1 ; Tânia Irres Lima de Sousa 1 ; Rodrigo de Castro Tavares 2 1 Aluno (a) do

Leia mais

ABSTRACT Leaf processing and drying type in content and chemical composition of the Ocimum Basilicum L. essential oil RESUMO

ABSTRACT Leaf processing and drying type in content and chemical composition of the Ocimum Basilicum L. essential oil RESUMO ROSADO Processamento LDS; PINTO JEBP; da folha SALGADO e tipo de AHR; secagem SOUZA no RR; teor LEITÃO e composição JVC; ALVES química PB; NICOLAU do óleo essencial ES; BALNK de Ocimum AF. 2008. basilicum

Leia mais

Efeito larvicida do óleo essencial do manjericão (Ocimum basilicum L.) e do capim citronela (Cymbopogon nardus L.)

Efeito larvicida do óleo essencial do manjericão (Ocimum basilicum L.) e do capim citronela (Cymbopogon nardus L.) Efeito larvicida do óleo essencial do manjericão (Ocimum basilicum L.) e do capim citronela (Cymbopogon nardus L.) Henrique Guilhon de Castro 1, Ronice Alves Veloso 1 ; Dione Pereira Cardoso 1, Antônio

Leia mais

Caracterização de Acessos de Manjericão e Cana-do-brejo, em Sergipe

Caracterização de Acessos de Manjericão e Cana-do-brejo, em Sergipe 105 Caracterização de Acessos de Manjericão e Cana-do-brejo, em Sergipe Igor Azevedo Souza 1, Luciana Marques de Carvalho 2 Resumo No Brasil, o interesse pelas plantas medicinais e aromáticas vem crescendo

Leia mais

RESPOSTA FISIOLÓGICA DE Cymbopogon citratus (DC) stapf SUBMETIDO AO DÉFICIT HÍDRICO. Apresentação: Pôster

RESPOSTA FISIOLÓGICA DE Cymbopogon citratus (DC) stapf SUBMETIDO AO DÉFICIT HÍDRICO. Apresentação: Pôster RESPOSTA FISIOLÓGICA DE Cymbopogon citratus (DC) stapf SUBMETIDO AO DÉFICIT HÍDRICO Apresentação: Pôster Rita de Cássia Monteiro Batista 1 ; Maurício Godoy da Silva 2 ; Josabete Salgueiro Bezerra de Carvalho

Leia mais

CULTIVO CONSORCIADO DE Achillea millefolium

CULTIVO CONSORCIADO DE Achillea millefolium 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 CULTIVO CONSORCIADO DE Achillea millefolium Marta Sakashita 1 ; Munique Polito Arashiro 1 ; Pérsio Sandir D Oliveira 2 ; Lúcia Elaine Ranieri Cortez 3

Leia mais

Reguladores vegetais na produção de biomassa e teor de óleos essenciais em Cymbopogon citratus (DC.) Stapf, em diferentes épocas do ano

Reguladores vegetais na produção de biomassa e teor de óleos essenciais em Cymbopogon citratus (DC.) Stapf, em diferentes épocas do ano 31 Reguladores vegetais na produção de biomassa e teor de óleos essenciais em Cymbopogon citratus (DC.) Stapf, em diferentes épocas do ano FIGUEIREDO, R.O. 1* ; DELACHIAVE, M.E.A. 2 ; MING, L.C. 1 1 Departamento

Leia mais

Influência da temperatura e das posições na secagem de plantas medicinais em um secador a base de energia solar

Influência da temperatura e das posições na secagem de plantas medicinais em um secador a base de energia solar Influência da temperatura e das posições na secagem de plantas medicinais em um secador a base de energia solar Influence of temperature and drying position of medicinal plants in a dryer based on solar

Leia mais

INFLUÊNCIA DA SECAGEM SOBRE O RENDIMENTO DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE Mentha pulegium.

INFLUÊNCIA DA SECAGEM SOBRE O RENDIMENTO DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE Mentha pulegium. INFLUÊNCIA DA SECAGEM SOBRE O RENDIMENTO DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE Mentha pulegium. Raiana Batista da Luz 1 ; Luiz Gustavo de Lima Guimarães 2 1 Aluna do Curso de Engenharia Biotecnológica e Bioprocessos;

Leia mais

MOSAICO DA CITRONELA

MOSAICO DA CITRONELA MOSAICO DA CITRONELA A. S. COSTA, engenheiro agrônomo, Secção de Genética, A. R. LIMA e A. JACOB, engenheiros agrônomos, Secção de Fumo, Plantas Inseticidas e Medicinais, Instituto Agronômico de Campinas

Leia mais

Produção de biomassa, rendimento de óleo essencial e teor de eugenol em alfavaca-cravo, em função da adubação orgânica e sazonalidade.

Produção de biomassa, rendimento de óleo essencial e teor de eugenol em alfavaca-cravo, em função da adubação orgânica e sazonalidade. CHAVES, F.C.M.; MING, L.C.; CARVALHO, E.A.V.; FERNANDES, D.M., MARQUES, M.O.M.; MEIRELES, M.A.M. Produção de biomassa, rendimento de óleo essencial e teor de eugenol em alfavaca-cravo, em função da adubação

Leia mais

6º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC a 15 de agosto de 2012 Jaguariúna, SP

6º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC a 15 de agosto de 2012 Jaguariúna, SP EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS AROMÁTICAS DO BANCO DE GERMOPLASMA DO IAC PAULA M.S. FIGUEIREDO 1 ; ELIANE G. FABRI 2 ; ANA LAURA L. do AMARAL 3 Nº 12113 RESUMO O uso de extratos e óleos essenciais

Leia mais

Eucalyptus globulus Labill. subsp. globulus. 124 Exemplares no Parque

Eucalyptus globulus Labill. subsp. globulus. 124 Exemplares no Parque Eucalyptus globulus Labill. subsp. globulus 124 Exemplares no Parque Família Myrtaceae Nome Comum Eucalipto, eucalipto-comum, calipse, calipes, calipto, eucalipto, gomeiro-azul Origem Oceânia (Região litoral

Leia mais

(Recebido para publicação em 31 de outubro de 2005; aceito em 18 de abril de 2007)

(Recebido para publicação em 31 de outubro de 2005; aceito em 18 de abril de 2007) COSTA LCB; PINTO JEBP; BERTOLUCCI SKV; CARDOSO MG. 2007. Produção de biomassa e óleo essencial de elixir-paregórico em função do corte das inflorescências e épocas de colheita. Horticultura Brasileira

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS NA SECAGEM DO CYMBOPOGAN CITRATUS (CAPIM-LIMÃO): PARTE I

DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS NA SECAGEM DO CYMBOPOGAN CITRATUS (CAPIM-LIMÃO): PARTE I VI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica 1/6 DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS NA SECAGEM DO CYMBOPOGAN CITRATUS (CAPIM-LIMÃO): PARTE I Peisino, A. L. 1, Alberto, D. L. 1, Bahia,

Leia mais

RENDIMENTO E COMPOSIÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE TOMILHO, Thymus vulgaris L., CULTIVADO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA COM DIFERENTES NIVEIS DE FÓSFORO.

RENDIMENTO E COMPOSIÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE TOMILHO, Thymus vulgaris L., CULTIVADO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA COM DIFERENTES NIVEIS DE FÓSFORO. RENDIMENTO E COMPOSIÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE TOMILHO, Thymus vulgaris L., CULTIVADO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA COM DIFERENTES NIVEIS DE FÓSFORO. Marco Aurélio Severo Bueno 1 Sergio Paulo Severo de Souza Diniz

Leia mais

Influence of different temperatures, drying times in lemongrass on the oil content

Influence of different temperatures, drying times in lemongrass on the oil content Influência de diferentes temperaturas, tempos de secagem em capimlimão sobre o teor do óleo essencial Valdilene Coutinho Miranda 1 ; Luís Fernando Abarello Gellen; 1 ;Edilson Nonato da Silva 1 ;Luziano

Leia mais

Palavras-chave: Fitotecnia, fruticultura, qualidade de frutos.

Palavras-chave: Fitotecnia, fruticultura, qualidade de frutos. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL AGRONÔMICO DA ESPÉCIE DE Rubus rosifolius SMITH (AMORA-DO-MATO) Bruna Schmitz 1 ; Daniela Dapont 2 ; Dionatan Gerber 3 ; Mariana Bilck 4 ; Cláudio Keske 5 ; Geovana Garcia Terra

Leia mais

EFEITO DO PROCESSAMENTO E DO TEMPO DE EXTRAÇÃO NO TEOR DE ÓLEO ESSENCIAL EM FOLHAS DE HORTELÃ-DO-CAMPO

EFEITO DO PROCESSAMENTO E DO TEMPO DE EXTRAÇÃO NO TEOR DE ÓLEO ESSENCIAL EM FOLHAS DE HORTELÃ-DO-CAMPO BOTREL PP; PINTO Efeito do JEB; processamento FIGUEIREDO e FC; do ARAÚJO tempo de ACC. extração 2008. no Efeito teor do de processamento óleo essencial e em do tempo folhas de de extração hortelã-do-campo

Leia mais

Composição do meio de cultura na redução da hiperidricidade in vitro de manjericão.

Composição do meio de cultura na redução da hiperidricidade in vitro de manjericão. Composição do meio de cultura na redução da hiperidricidade in vitro de manjericão. Andréa Santos da Costa 1 ; Jefferson Henrique S. Silva 1 ; Maria Fernanda Oliveira Torres 1 ; Maria de Fátima Arrigoni-Blank

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Farmácia Laboratório de Farmacognosia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Farmácia Laboratório de Farmacognosia MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ Departamento de Farmácia Laboratório de Farmacognosia DRGAS ARMÁTICAS Denominam-se drogas aromáticas aquelas que possuem óleos essenciais em sua composição.

Leia mais

Lippia alba N. E. Br. Lípia

Lippia alba N. E. Br. Lípia Lippia alba N. E. Br. Lípia Família = Verbenaceae. Profª Drª Ana Maria Soares Pereira Nomes regionais erva-cidreira erva-cidreira-de-rama, alecrim-selvagem, cidreira-brava, falsa-melissa, erva-cidreira-brasileira,

Leia mais

Produção de pomada a partir das folhas de mentrasto (Ageratum conyzoides)

Produção de pomada a partir das folhas de mentrasto (Ageratum conyzoides) Produção de pomada a partir das folhas de mentrasto (Ageratum conyzoides) Reginágela Oliveira Santiago; Maria Alana Lima de Sousa; Gelson Leonardo Vieira de Queiroga; Yan Teles Bastos; Samile Melo Oliveira;

Leia mais

PRODUÇÃO DE ÓLEO DE PAU-ROSA (Aniba rosaeodora Ducke) A PARTIR DE MUDAS PLANTADAS.

PRODUÇÃO DE ÓLEO DE PAU-ROSA (Aniba rosaeodora Ducke) A PARTIR DE MUDAS PLANTADAS. PRODUÇÃO DE ÓLEO DE PAU-ROSA (Aniba rosaeodora Ducke) A PARTIR DE MUDAS PLANTADAS. Marcia Santos de Freitas 1 Ana Telma Cordeiro dos Santos 2 Antenor Pereira Barbosa 3 Jamal da Silva Chaar 4 RESUMO Este

Leia mais

APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO FATORIAL PARA A OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE Eucalyptus viminalis

APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO FATORIAL PARA A OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE Eucalyptus viminalis APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO FATORIAL PARA A OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE Eucalyptus viminalis Priscila Morgana Cogo [PIBIC/Voluntário] 1, Sirlei Dias Teixeira [orientador] 1,2, Francyne Ferrari

Leia mais

Desenvolvimento de bulbos de Hippeastrum X hybridum Hort cv Ferrari com o uso de diferentes doses de Stimulate Mo.

Desenvolvimento de bulbos de Hippeastrum X hybridum Hort cv Ferrari com o uso de diferentes doses de Stimulate Mo. Desenvolvimento de bulbos de Hippeastrum X hybridum Hort cv Ferrari com o uso de diferentes doses de Stimulate Mo. Guerrero, Amaralina Celoto 1 ; Castilho, Regina Maria Monteiro 2. 1 Mestranda do Programa

Leia mais

Produção de fitomassa e teor de óleo essencial de folhas de alecrim-pimenta (Lippia sidoides Cham.) em diferentes espaçamentos de plantio

Produção de fitomassa e teor de óleo essencial de folhas de alecrim-pimenta (Lippia sidoides Cham.) em diferentes espaçamentos de plantio 230 Produção de fitomassa e teor de óleo essencial de folhas de alecrim-pimenta (Lippia sidoides Cham.) em diferentes espaçamentos de plantio MELO, M.T.P.*; CARVALHO JÚNIOR, W.G.O.; SOUZA, M.F.; FIGUEIREDO,

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 FENOLOGIA DE Solidago microglossa DC. (ASTERACEAE) Yngrid

Leia mais

Esterco bovino e biofertilizante no cultivo de erva-cidreira-verdadeira (Melissa officinalis L.)

Esterco bovino e biofertilizante no cultivo de erva-cidreira-verdadeira (Melissa officinalis L.) Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento de Ciências Florestais - ESALQ/LCF Artigos e Materiais de Revistas Científicas - ESALQ/LCF 29 Esterco bovino e biofertilizante

Leia mais

Teor, rendimento e composição química do óleo essencial de manjericão sob doses de cama de frango

Teor, rendimento e composição química do óleo essencial de manjericão sob doses de cama de frango LUZ JMQ; MORAIS TPS; BLANK AF; SODRÉ ACB; OLIVEIRA GS. 2009. Teor, rendimento e composição química do óleo essencial de manjericão sob doses de cama de frango. Horticultura Brasileira 27: 349-353. Teor,

Leia mais

SILVA, Toni Halan 1 ; SILVA, Josimar Nogueora 1 ; FIGUEREDO, Janailson Pereira 1 ; ANDRADE, Francisco Hélio Alves 1 ; ANDRADE, Raimundo 2

SILVA, Toni Halan 1 ; SILVA, Josimar Nogueora 1 ; FIGUEREDO, Janailson Pereira 1 ; ANDRADE, Francisco Hélio Alves 1 ; ANDRADE, Raimundo 2 13826 - Produção sustentável de mudas de cajueiro (Anacardim occidentale L.) Orgânico em função de diferentes doses de biofertilizante, volumes e quebras de dormência em ambiente protegido. Sustainable

Leia mais

Caracterização morfológica e agronômica de acessos de ervacidreira-brasileira

Caracterização morfológica e agronômica de acessos de ervacidreira-brasileira SCIENTIA PLENA VOL. 7, NUM. 5 2011 www.scientiaplena.org.br Caracterização morfológica e agronômica de acessos de ervacidreira-brasileira [Lippia alba (Mill.) N. E. Br.] L. C. A. Camêlo 1, A. F. Blank

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS FENOLÓGICOS DA ESPECÍE Croton sacaquinha

Leia mais

Influência do horário de colheita no óleo essencial de diferentes partes da planta de dois genótipos de palmarosa (Cymbopogon martinii)

Influência do horário de colheita no óleo essencial de diferentes partes da planta de dois genótipos de palmarosa (Cymbopogon martinii) SCIENTIA PLENA VOL. 6, NUM. 10 2010 www.scientiaplena.org.br Influência do horário de colheita no óleo essencial de diferentes partes da planta de dois genótipos de palmarosa (Cymbopogon martinii) Yvesmar

Leia mais

Matheus Silva Sanches Neyla Ferreira Kempes Caroline Faresin Weslley de Oliveira Alves

Matheus Silva Sanches Neyla Ferreira Kempes Caroline Faresin Weslley de Oliveira Alves Matheus Silva Sanches Neyla Ferreira Kempes Caroline Faresin Weslley de Oliveira Alves Profª. Edelma Alencar Lima Jacob - Profª. Daniele de Oliveira Moura Silva Introdução : O uso de plantas medicinais

Leia mais

AVALIAÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS NA GERMINAÇÃO E SANIDADE DE SEMENTES ALFACE

AVALIAÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS NA GERMINAÇÃO E SANIDADE DE SEMENTES ALFACE AVALIAÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS NA GERMINAÇÃO E SANIDADE DE SEMENTES ALFACE Ana Carolina P. C. dos SANTOS 1 ; Hebe P. de CARVALHO²; Rodrigo M. da SILVA³; Tom M. WOPEREIS⁴ RESUMO Objetivou-se avaliar germinação

Leia mais

Produção de biomassa de manjericão sob diferentes doses de Organosuper

Produção de biomassa de manjericão sob diferentes doses de Organosuper CARNEVALI TO; VIEIRA MC; SOUZA NH; RAMOS DD; HEREDIA ZARATE N; LUCIANO AT. Produção de biomassa de manjericão sob diferentes doses de Organosuper. 2010. Horticultura Brasileira 28: S3263-S3268. Thiago

Leia mais

Evaluation of the effect of time of cutting on the content of the essential oil of the holy grass (Cymbopogon citratus (DC) Stapf)

Evaluation of the effect of time of cutting on the content of the essential oil of the holy grass (Cymbopogon citratus (DC) Stapf) Miranda, V. C. et al. 55 Vol. 4, N.1: pp. 55-59, February 2013 ISSN: 2179-4804 Journal of Biotechnology and Biodiversity Evaluation of the effect of time of cutting on the content of the essential oil

Leia mais

Comunicado 197 Técnico

Comunicado 197 Técnico Comunicado 197 Técnico ISSN 1679-6535 Dezembro, 2012 Fortaleza, CE Produção de Pimenta-Longa (Piper Aduncum L. e Piper Hispidinervum C. Dc.) no Ceará Rita de Cássia Alves Pereira 1 Gabriela Barroso de

Leia mais

Produção de mudas de hortelã (Mentha arvensis L.) em função de tipos e idade de estacas

Produção de mudas de hortelã (Mentha arvensis L.) em função de tipos e idade de estacas Produção de mudas de hortelã (Mentha arvensis L.) em função de tipos e idade de estacas Magda Araújo Brito 1 ; Valéria Gomes Momenté²; Ildon Rodrigues do Nascimento 3 1 Aluna do Curso de Engenharia de

Leia mais

Extração e caracterização do principal constituinte do óleo essencial de capim-cidreira e citronela

Extração e caracterização do principal constituinte do óleo essencial de capim-cidreira e citronela 17 Workshop de Plantas Medicinais do Mato Grosso do Sul/7º Empório da Agricultura Familiar P N Extração e caracterização do principal constituinte do óleo essencial de capim-cidreira e citronela Karoliny

Leia mais

Produção de biomassa e óleo essencial de menta em hidroponia.

Produção de biomassa e óleo essencial de menta em hidroponia. Produção de biomassa e óleo essencial de menta em hidroponia. Dalva Paulus 1 ;Osmar S. Santos 1 ;Sandro L. P. Medeiros 1 ;Cinei Riffel 1 ;Elis Borcioni 1 ; Eliseu G. Fabbrin 1 ;Eloi Paulus 1 1 UFSM CCR

Leia mais

ADUBAÇÃO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE MANJERICÃO (Ocimum Basilicum L.)

ADUBAÇÃO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE MANJERICÃO (Ocimum Basilicum L.) ADUBAÇÃO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE MANJERICÃO (Ocimum Basilicum L.) Camila Gonçalves IOSSAQUI 1, José Roberto Pinto de SOUZA 2 1 UEL, Londrina, Paraná, Brasil, (camila_iossaqui@hotmail.com)

Leia mais

Rendimento de Biomassa de Capítulos Florais de Jambu em Função de Diferentes Espaçamentos e Adubação Orgânica.

Rendimento de Biomassa de Capítulos Florais de Jambu em Função de Diferentes Espaçamentos e Adubação Orgânica. Rendimento de Biomassa de Capítulos Florais de Jambu em Função de Diferentes Espaçamentos e Adubação Orgânica. Maria Auxiliadora Silva Oliveira 1 ; Renato Innecco 1 ;Sérgio Horta Mattos 1 Universidade

Leia mais

Variação mensal do rendimento de Óleo Essencial de Citronela

Variação mensal do rendimento de Óleo Essencial de Citronela Variação mensal do rendimento de Óleo Essencial de Citronela Gabriely Pinto Pereira 1, Andressa Emanoela do Prado 1, Ruy Inacio Neiva de Carvalho 1 1 Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola

Leia mais

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido ANÁLISE DO USO DE ADUBO ORGÂNICO NO CULTIVO DE GIRASSOL

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido ANÁLISE DO USO DE ADUBO ORGÂNICO NO CULTIVO DE GIRASSOL Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido Titulo do Trabalho ANÁLISE DO USO DE ADUBO ORGÂNICO NO CULTIVO DE GIRASSOL Nome do Autor (a) Principal Andréia Vanessa Stocco Ortolan Nome (s) do Coautor (a)

Leia mais