PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 7º DEPARTAMENTO: EMI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 7º DEPARTAMENTO: EMI"

Transcrição

1 PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Enfermagem da Criança e do Adolescente. CÓDIGO: EMI042 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 30 horas 90 horas 8 VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 7º DEPARTAMENTO: EMI PRÉ-REQUISITOS Enfermagem Clínica e Cirúrgica Fundamentos do Cuidado de Enfermagem CLASSIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa N o de vagas: EMENTA Problemática da saúde da criança e do adolescente no país. Determinante de morbimortalidade infantil e juvenil. Programas de atenção à saúde da criança e do adolescente. Aspectos nutricionais. Saúde mental da criança e do adolescente. Agravos e riscos à saúde destes grupos. Assistência de Enfermagem à criança e adolescente na rede básica e hospitalar. OBJETIVO GERAL Capacitar o aluno para prestar assistência de enfermagem à criança e adolescente na atenção primária e hospitalar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Discutir os indicadores de saúde da criança e adolescente; Conhecer os programas e ações de saúde direcionados para criança e adolescente; Estudar os principais agravos e riscos que acometem a criança e o adolescente; Desenvolver os programas e ações específicas para criança e adolescente na atenção primária; Assistir a criança e adolescente na atenção primária à saúde por meio de programas, protocolos e ações específicas; Assistir a criança e adolescente hospitalizados por meio da sistematização da assistência de enfermagem (SAE); Realizar procedimentos e cuidados de enfermagem à criança e adolescente hospitalizados. METODOLOGIA A disciplina será ministrada no período de 04/08/2016 a 02/12/2016, as 2ª, 4ª, 5ª e 6ª feira no horário

2 de 7:30 às 12:00 horas e de 13:30 às 18:00, ocorrerá de forma integrada com a Disciplina Saúde da Mulher. O conteúdo teórico (30 horas) será desenvolvido juntamente com os conteúdos afins referentes à Disciplina Saúde da Mulher por meio de preleções, GDs, Estações e na própria vivência prática do ensino clínico em centros de saúde e hospitais. As estações objetivam fundamentar o aluno para a prática com conteúdos específicos, preparados previamente por ele. O ensino clínico acontecerá em sistema de rodízio com a Disciplina Saúde da Mulher e será desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira na Atenção Primária, no período de 01 de setembro a 06 de outubro e a segunda na Assistência Hospitalar, no período de 10 de outubro a 25 de novembro, totalizando 90 horas de ensino clínico. A 1ª etapa, com duas turmas de 15 alunos, será realizada nos Centros de Saúde em sistema de rodízio com Saúde da Mulher; a 2ª etapa, também com duas turmas de 15 alunos, irá para os Hospitais na mesma modalidade de rodízio. Campos de prática da Disciplina Enfermagem da Criança e do Adolescente: Centro de Saúde São Paulo (Nordeste) - 2 grupos (cada grupo com 5 a 6 alunos), acompanhados por 1 docente: Profª Anézia Moreira Faria Madeira; Centro de Saúde Conjunto Santa Maria (Centro Sul) 2 grupos (cada grupo com 5 a 6 alunos), acompanhados por 1 docente: Profª Delma Aurélia da Silva Simão; Centro de Saúde Jardim Leblon (Norte) - 2 grupos (cada grupo com 5 a 6 alunos), acompanhados por 1 docente: Profª Maria Imaculada; Centro de Saúde Guarani (Norte) 2 grupos (cada grupo com 5 a 6 alunos), acompanhados por 1 docente: Profª Lívia Cozer; Centro de Saúde Alcides Lins (Nordeste) - 2 grupos (cada grupo com 5 a 6 alunos), acompanhados por 1 docente: Profª Tatiana Carvalho; Hospital das Clínicas Pediatria - 6º andar - 2 grupos (cada grupo com 5 a 6 alunos), acompanhados por 1 docente: Profª Delma Aurélia da Silva Simão; Hospital das Clínicas Pediatria - 10 andar - 2 grupos (cada grupo com 5 a 6 alunos), acompanhados por 1 docente: Profª Elysângela Dittz Duarte ; Hospital Infantil João Paulo II - 3º andar 2 grupos (cada grupo com 5 a 6 alunos), acompanhados por 2 docentes: Profª Paula Gonçalves Bicalho e Profª Andréa Gazzinelli Corrêa de Oliveira; Hospital Odilon Behrens - Pediatria - 2 grupos (cada grupo com 5 a 6 alunos), acompanhados por 1 docente: Profª Bruna Figueiredo Manzo. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS CAMPOS DE PRÁTICA (ENSINO CLÍNICO) ATENÇÃO PRIMÁRIA: - Planejamento da assistência à saúde da criança, escolar e adolescente no nível primário de atenção à saúde; - Desenvolvimento de atividades relacionadas aos Programas de Assistência Integral à Saúde da Criança (Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, Aleitamento materno e orientação alimentar para o desmame, Assistência e controle das doenças respiratórias agudas, Assistência e controle das doenças diarréicas, Desnutrição/Obesidade e Vacinação) e do adolescente (Programa Saúde do Adolescente)

3 e Programa Saúde do Escolar (PSE); - Realização da consulta de enfermagem à criança de 0 a 5 anos de idade, para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; - Desenvolvimento de ações que preservem a saúde mental da criança e do adolescente: orientações às mães e/ou responsáveis quanto à estimulação psicomotora da criança, orientações quanto à interação da criança/adolescente com a família, escola e comunidade; - Participação no Programa de Acolhimento às demandas e intercorrências à saúde da criança e adolescente; - Realização da visita domiciliar para busca das crianças faltosas à consulta de enfermagem, desenvolvimento de ações educativas junto às famílias/comunidade, prestação de assistência de enfermagem, e conhecimento das condições de vida da família das crianças/adolescentes que freqüentam o serviço; - Execução de técnicas e procedimentos de enfermagem (curativos, vacinação, administração de medicamentos direcionados à criança e ao adolescente; - Discussões teórico-práticas dos agravos e riscos que acometem a saúde da criança e do adolescente, quanto aos seus determinantes, e quanto aos aspectos epidemiológicos, clínicos e preventivos; - Realização de atividades de educação em saúde para pais, crianças e adolescentes; - Avaliação e controle das crianças com desnutrição/obesidade, anemia ferropriva, verminose, parasitoses e ou condição crônica de agravos à saúde; - Interação com a equipe de trabalho da unidade básica de saúde; - Atenção à criança em Creche. ATENÇÃO SECUNDÁRIA: - Utilização do Processo de Enfermagem para o planejamento da assistência à criança e/ou adolescente hospitalizado através do método clínico utilizando a taxonomia do diagnóstico de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA- Internacional), para: identificação do diagnóstico de enfermagem; levantamento de fatores relacionados e das características definidoras que irão nortear a prescrição e a evolução de enfermagem; - Execução e atualização do plano de cuidados de enfermagem com base nos diagnósticos de enfermagem; - Assistência de enfermagem a crianças e adolescentes com doenças respiratórias, desnutrição grave, leucemias, doenças renais, doenças congênitas, dentre outras e apresentação sob forma de discussão do conceito, aspectos epidemiológicos e clínicos, e condutas terapêuticas das doenças; - Execução de técnicas e procedimentos de enfermagem direcionados à criança e adolescente; - Desenvolvimento de ações junto à criança/adolescente e seus familiares que ajudem a minimizar o impacto da hospitalização (estimulação essencial e recreação); - Orientação a grupos de familiares e preparo para alta; - Interação com a equipe de enfermagem e outros profissionais; - Discussão com a CCIH sobre medidas de controle de infecção hospitalar.

4 AVALIAÇÃO GD - ASPECTOS DO CRESC/ E DESENV/ DA CRIANÇA E PÓS-TESTE... 7,5 pontos GD - ASPECTOS DO CRESC/ E DESENV/ DO ADOLESCENTE PÓS-TESTE... 7,5 pontos PROVA I...15,0 pontos ENSINO CLÍNICO EM HOSPITAL E CENTRO DE SAÚDE... 35,0 pontos PROVA FINAL... 30,0 pontos SEMINARIO DE INTEGRAÇÃO... 5,0 pontos TOTAL ,0 pontos CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I: SITUAÇÃO DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DETERMINANTES DE SAÚDE INDICADORES DE MORBIMORTALIDADE II: PROGRAMAS/AÇÕES DE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA ATENÇÃO ÀS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA (AIDPI) PROGRAMA SAÚDE DO ESCOLAR (PSE) PROGRAMA SAÚDE DO ADOLESCENTE E DO JOVEM III: ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA DOENÇA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NIVEL PRIMÁRIO: - INTERAÇÃO DA CRIANÇA/ADOLESCENTE NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE - ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA DA CRIANÇA NÍVEL SECUNDÁRIO: - SIGNIFICADO DA HOSPITALIZAÇÃO PARA CRIANÇA /ADOLESCENTE/ FAMÍLIA; - MODELO DE ASSISTÊNCIA CENTRADO NA FAMÍLIA. IV: PRINCIPAIS AGRAVOS E RISCOS QUE ACOMETEM À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 4.1- DOENÇAS DIARREICAS 4.2- DISTÚRBIOS NUTRICIONAIS, DESNUTRIÇÃO E OBESIDADE 4.3- DOENÇAS RESPIRATÓRIAS 4.4- DOENÇAS CRÔNICAS PREVALENTES NA INFÂNCIA 4.5- ACIDENTES E MAUS TRATOS/VIOLENCIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCENCIA, 4.6- PARASITOSES 4.7- DERMATOSES 4.8- PROBLEMAS DE SAÚDE E SITUAÇÕES DE RISCOS DO ADOLESCENTE: ACNE, OBESIDADE, ANOREXIA, BULIMIA, GRAVIDEZ, ABORTO, DST, DROGADIÇÃO, DEPRESSÃO E SUICÍDIO, DELINQUÊNCIA JUVENIL, VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS E PROSTITUIÇÃO.

5 REFERÊNCIAS ABERASTURY, A. et al. Adolescência. 5 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, ALVES, C.R. L.; VIANA, M. R. A. Saúde da família: cuidando de crianças e adolescentes. Belo Horizonte: C p. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 1.130, de 5 de agosto de Institui a Política Nacional de Atenção à saúde da criança (PANAISC) no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS). Diário Oficial da República Federa Brasil, Brasília, 5 agosto, Disponível em: BELO HORIZONTE, Prefeitura de Belo Horizonte - Secretaria Municipal de Saúde. BH Viva criança. Compro com a assistência integral à saúde da criança e do adolescente. Protocolo, PBH/SMSA, Disponível em: BELO HORIZONTE, - Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais. Viva Vida. Atenção à saúde da crianç Horizonte: SAS/DNAS, p. Disponível em: da-crianca1.pdf BRASIL, Ministério da Saúde. Saúde da criança: aleitamento materno e limentação complementar. 2. ed Ministério da Saúde, p. (Cadernos de Atenção Básica ; n. 23) BRASIL, Ministério da Saúde/Secretaria de Políticas de Saúde; Atenção Integral às Doenças Prevalentes na I AIDPI - Módulos de capacitação AIDPI. Brasília, Disponível em: Módulo 1: Módulo 2: Módulo 3: Módulo 4: Módulo 5: Módulo 6: Módulo 7: Módulo 8 (parte I): Módulo 8 (parte II): Módulo 9: Secretaria Atenção à Saúde. Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Ado e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. Brasília,2010. Disponível em: /Secretaria Atenção à Saúde. Marco legal: Saúde, um direito de adolescentes. Brasíl Disponível em: /Secretaria de Políticas de Saúde/Departamento de Atenção Básica. Saúde da Criança crescimento e desenvolvimento. Brasília, Disponível em: BOWDEN, V.R.; GREENBERG, C. S.; Procedimentos de Enfermagem Pediátrica. 3 ed. Rio de Janeiro: Guan Koogan, BULECHECK, GM, BUTCHER HK, DOCTERMAN JM. NIC: Classificação das intervenções de Enfermage de Janeiro: Elsevier, p. MARCONDES, E. et al. Pediatria Básica. 9 ed. São Paulo: Savier S.A MOORHEAD, Sue. Classificação dos resultados de enfermagem (NOC). [4.ed.]. Rio de Janeiro: Elsevier, 201 NANDA INTERNATIONAL. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação Alegre: Artmed, p. NELSON, W.E; BEHRMAN, R.E.; KLIEGMAN, R.; JENSON, H.B. Tratado de pediatria. 19.ed. Rio de Janei Elsevier, v. SOUZA M.C.M.R.; HORTA N.C. Enfermagem em Saúde Coletiva: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Guanaba

6 Koogan, WONG, D.L.; HOCKENBERRY, M.J; WILSON, D.A. (Ed). Wong fundamentos de enfermagem pediátrica. 8 de Janeiro: Elsevier, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ABERASTURY, A; KNOBEL, M. Adolescência Normal : um enfoque psicanalítico. 10 ed. Porto Alegre : Art Médicas, 1992 BRASIL, Ministério da Saúde. Agenda de Compromisso para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil. 1ª ed. Brasília, Disponível em: /Núcleo Técnico de Política de Humanização. Humaniza SUS: documento base para e trabalhadores do SUS. Brasília, Saúde Brasil 2013: Uma análise da situação de saúde e das doenças transmissíveis relacionadas à pobreza. Disponível em: analise-situacao-saude.pdf CARPENITO-MOYET, L. J. Manual de Diagnósticos de Enfermagem. 13.ed. Porto Alegre: Artmed, COUTINHO, M.T.C. Psicologia da criança da fase pré-natal aos 12 anos. 2 ed. Belo Horizonte: Interlivros, 19 FISCHBACH, F. T. Manual de enfermagem: exames laboratoriais e diagnósticos. Rio de Janeiro: Guanabara p LEAO, E. Pediatria ambulatorial. 5. ed. Belo Horizonte: COOPMED, p. LOPEZ, M. & MEDEIROS, J.L. Semiologia médica: as bases do diagnóstico clinico. 5ed. Rio de Janeiro: Ath MAAKAROUN, M.F. et al. Tratado de Adolescência. Rio de Janeiro: Cultura Médica, OLIVEIRA, R. Blackbook pediatria: medicamentos e rotinas médicas. 3.ed. Belo Horizonte: Black Book, 2005 PORTO, C.C. Exame clínico: bases para a prática médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. Outras fontes recomendadas: Guia didático em enfermagem pediátrica/dener Carlos dos Reis [et al]. Belo Horizonte: f.:il. Empre cada aluno durante o semestre. Vídeo aula consulta de puericultura Enfermagem UFMG/PRO-SAÚDE, disponível em:

Programa Analítico de Disciplina EFG370 Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente

Programa Analítico de Disciplina EFG370 Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente Programa Analítico de Disciplina Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem pediátrica e neonatológica I Código: 8282

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3ª 3 Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 120 CH Prática: 40 CH Total: 160

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II Código: ENF

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I Código: ENF 214

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA

FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA DISCIPLINA: PEDIATRIA V Coordenadora: Prof. Cláudia Machado Siqueira Sub-coordenadora: Prof.Dra. Janaína Matos Moreira Data da atualização do documento:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 71/2012 NORMAS COMPLEMENTARES A VICE-DIRETORA DO CAMPUS CATALÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR: PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA TEÓRICA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO PRÁTICA 450

Leia mais

Plano de Ensino. Lucineia Ferraz Contato: Ementa

Plano de Ensino. Lucineia Ferraz Contato: Ementa Curso: ENF - Enfermagem Departamento: DEN - Enfermagem Disciplina: Enf. no Cuidado da Criança e Adolescente Código: 6QECCA Carga horária: 144 Período letivo: 2014/2 Professor: Elisangela Argenta Zanatta

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES O Reitor da Universidade Estadual de Montes

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DISICIPLINA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II Período 8º PROFESSOR (a) Luciana Batalha

Leia mais

Ensino Público de Qualidade que faz a Diferença! Ensino Fundamental, Médio e Profissional.

Ensino Público de Qualidade que faz a Diferença! Ensino Fundamental, Médio e Profissional. Ensino Público de Qualidade que faz a Diferença! Ensino Fundamental, Médio e Profissional. Avenida das Acácias, 60, Jardim Pérola D Oeste, 85012-130 Telefone: (42) 3623 3394 / 36235954 Guarapuava / NRE:

Leia mais

EDITAL N. 090 DE 14 DE ABRIL DE INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR AUXILIAR COM ESPECIALIZAÇÃO

EDITAL N. 090 DE 14 DE ABRIL DE INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR AUXILIAR COM ESPECIALIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS www.ufvjm.edu.br EDITAL N. 090 DE 14 DE ABRIL DE 2009. INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA ANEXO I: Modelo de Programa de Disciplina (elaborar em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso) PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE Estágio Supervisionado II Enfermagem ENFE0076

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA

FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA DISCIPLINA: PEDIATRIA 4 Coordenadora: Cláudia Ribeiro de Andrade Sub-coordenadora: Keyla Cristy Cunha Sampaio Data da atualização do documento:

Leia mais

NOME: PEDIATRIA V. Código: PED021. Carga horária: 75 horas-aula (10 horas teóricas e 65 horas práticas) Créditos: 05. Período do curso: 8 PERÍODO

NOME: PEDIATRIA V. Código: PED021. Carga horária: 75 horas-aula (10 horas teóricas e 65 horas práticas) Créditos: 05. Período do curso: 8 PERÍODO NOME: PEDIATRIA V Código: PED021 Carga horária: 75 horas-aula (10 horas teóricas e 65 horas práticas) Créditos: 05 Período do curso: 8 PERÍODO Pré-requisitos: PED020 PLANO DE ENSINO EMENTA Atendimento

Leia mais

PLANO DE ENSINO NOME: PEDIATRIA III. Código: PED019. Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05

PLANO DE ENSINO NOME: PEDIATRIA III. Código: PED019. Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05 NOME: PEDIATRIA III Código: PED019 Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05 Período do curso: 6 PERÍODO Pré-requisitos: APM001 PED018 PLANO DE ENSINO EMENTA Atendimento

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 8º PERÍODO

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 8º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO ADOLESCENTE E DO JOVEM Assistência de enfermagem ao adolescente e ao jovem na atenção primária à saúde, em seus aspectos biopsicosociocultural

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem Hebiátrica Código: Semestre: º Ano: 01 Núcleo:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Unidade: Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA Endereço: Rua Vila Trairi, s/n, Centro, Santa

Leia mais

Cadastramento de Eletivas - São Paulo

Cadastramento de Eletivas - São Paulo Cadastramento de Eletivas - São Paulo Seus dados foram enviados com sucesso para a Secretaria do Campus São Paulo. Solicitamos que conforme o item ENTREGA DE PROPOSTAS, este formulário deve ser impresso

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO Assistência de Enfermagem sistematizada a clientes adultos e idosos em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM Endereço: Campus Universitário, BR 101, S/N - Lagoa Nova, Natal/RN. CEP: 59.072-970. Fone/Fax: (84)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DISICIPLINA SAÚDE DO ADULTO I Período 5º PROFESSOR (a) Simony Fabíola Lopes

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Identificar as peculiaridades da atenção à criança/adolescente e sua família em ambulatório de cuidados primários.

PLANO DE ENSINO. Identificar as peculiaridades da atenção à criança/adolescente e sua família em ambulatório de cuidados primários. NOME: PEDIATRIA IV Código: PED020 Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05 Período do curso: 7 PERÍODO Pré-requisitos: PED019 EMENTA PLANO DE ENSINO Atendimento

Leia mais

PUERICULTURA E PEDIATRIA. FAMED 2011 Dra. Denise Marques Mota

PUERICULTURA E PEDIATRIA. FAMED 2011 Dra. Denise Marques Mota PUERICULTURA E PEDIATRIA FAMED 2011 Dra. Denise Marques Mota Puericultura e pediatria Século XXI Novo enfoque na pediatria Transição epidemiológica Diminuição doenças infectocontagiosas Vacinas Melhora

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 40 horas

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 40 horas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ENFERMAGEM PEDIÁRICA E NEONAOLÓGICA II GRADE: RESOLUÇÃO CEPEC Nº 831 SEMESRE: 2 ANO:

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA OBJETIVOS

INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA OBJETIVOS TERCEIRO PERÍODO Turno: Integral Currículo: 2015 Calendário 2º/2016 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade III Coordenador: Prof. Rufino de Freitas Silva

Leia mais

..UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA

..UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA ..UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 235 ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER, SAU 225 Fundamentos de CRIANÇA E ADOLESCENTE

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ENFERMEIROS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ENFERMEIROS 1- LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ENFERMEIROS Compreensão e Interpretação de Texto Vocabulário (antonímia, sinonímia, polissemia) Regência (verbal e nominal) Concordância (verbal e nominal)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Saúde da Criança I Carga Horária Semestral: 160 h Código: CS 04014 Natureza: Teórico- Prática Fase: (7º semestre) Caráter: Obrigatório Créditos: 6 DADOS GERAIS

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFG214 Assistência de Enfermagem na Terapia Intravenosa

Programa Analítico de Disciplina EFG214 Assistência de Enfermagem na Terapia Intravenosa 0 Programa Analítico de Disciplina EFG21 Assistência de Enfermagem na Terapia Intravenosa Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 2 Teóricas

Leia mais

PLANO DE ENSINO NOME: PEDIATRIA V. Código: PED021. Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05

PLANO DE ENSINO NOME: PEDIATRIA V. Código: PED021. Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05 NOME: PEDIATRIA V Código: PED021 Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05 Período do curso: 8 PERÍODO Pré-requisitos: PED020 EMENTA PLANO DE ENSINO Atendimento

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Prática De Enfermagem Em Atenção À Saúde Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3º ano Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 40 h CH Prática: 40 CH Total: 80 h I -

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista PLANO DE ENSINO DISCIPLINA SÉRIE PERÍODO LETIVO Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente 3 º CARGA HORÁRIA 2017 160 I EMENTA A disciplina focaliza os conceitos e princípios pertinentes à assistência

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA

EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA - 2015 A Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras - SOBEP, por meio de sua Diretoria e da Comissão Permanente de

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR I Código: ENF 202 Pré-requisito: Nenhum

Leia mais

PLANO DE CURSO PEDIATRIA

PLANO DE CURSO PEDIATRIA PLANO DE CURSO PEDIATRIA I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais Prestar assistência integral ao ser humano em crescimento e desenvolvimento; Atuar no contexto de um ambiente em constantes transformações

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher Professora: Renata Fernandes do N. Rosa E-mail: renata.nascimento@fasete.edu.br

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM I GRADE: RESOLUÇÃO

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 PLANO DE CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: EPIDEMIOLOGIA Código: ENF 110 Pré-requisito: ENF - 308 Período Letivo: 2013.

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág.

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR I Código: ENF 202 Pré-requisito:

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCCO PENTEADO DETREGIACHI

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCCO PENTEADO DETREGIACHI PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: DIETOTERAPIA I ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: EDUCAÇÃO DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCCO PENTEADO DETREGIACHI Semestre

Leia mais

PLANO DE CURSO EMENTA

PLANO DE CURSO EMENTA CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR I Código: ENF 202 Pré-requisito: Nenhum

Leia mais

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Currículo Disciplina Carga Horária Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Assistência de Enfermagem a Criança a ao Adolescente Grave ou de Risco Estágio

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA Código: SAU28 CRIANÇA Professor: Ysnaia Poliana Holanda Colombo e-mail:

Leia mais

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 Público Alvo: alunos do 8º semestre do Curso de Medicina da UFRGS Período:

Leia mais

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral Curso Técnico Subsequente em Curso Técnico em Enfermagem Nome do Curso - Curso Técnico em Enfermagem CÂMPUS Florianópolis/SC MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular

Leia mais

Prefeitura de PIRAÍ/RJ -2017

Prefeitura de PIRAÍ/RJ -2017 Prefeitura de PIRAÍ/RJ -2017 1 Como passar no Prefeitura de PIRAÍ 2017? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para que você consiga

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO Assistência de Enfermagem sistematizada a clientes adultos e idosos, abrangendo pacientes com afecções agudas

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR II Código: ENF 204 Pré-requisito: ENF 202

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Medicina de Comunidade 0450005 1.2 Unidade: FACULDADE DE MEDICINA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

BIBLIOGRAFIA ENFERMAGEM APERFEIÇOAMENTO: ASPERHEM, M.V. - Farmacologia para Enfermagem. 11ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 2010.

BIBLIOGRAFIA ENFERMAGEM APERFEIÇOAMENTO: ASPERHEM, M.V. - Farmacologia para Enfermagem. 11ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 2010. BIBLIOGRAFIA ENFERMAGEM APERFEIÇOAMENTO: ASPERHEM, M.V. - Farmacologia para Enfermagem. 11ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 2010. BARROS ALBL &COLS Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem

Leia mais

Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. 6º período Adolescente OBRIG./OPT. PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM.

Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. 6º período Adolescente OBRIG./OPT. PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM. Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente CAMPUS: CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA Código: - SAU28 CRIANÇA Professor: Ysnaia Poliana Holanda Colombo e-mail:

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA DE SAÚDE DESCRIÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR

INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA DE SAÚDE DESCRIÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA DE SAÚDE DESCRIÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR Unidade Curricular: Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria Módulo de Enfermagem VI Área Científica: ENFERMAGEM CÓDIGO:

Leia mais

PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE

PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE 1 Como passar no próximo concurso do Ministério da Saúde? Siga o Plano de Estudo, o seu manual da aprovação. Queridos alunos, Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR: PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 45 15 04 VERSÃO

Leia mais

UERJ

UERJ UERJ-2018 1 Cargos, Vagas e Carga Horária Técnico em Enfermagem 120 vagas, 30h Remuneração Inicial: R$ 3.150,00 Banca organizadora: CEPUERJ Inscrições: 10/09 a 19/10/2018 Data da prova: 03/02/2019 Edital:

Leia mais

CURSO DE DOUTORADO E MESTRADO EM ENFERMAGEM Oferta de disciplinas do 1º Semestre 2019

CURSO DE DOUTORADO E MESTRADO EM ENFERMAGEM Oferta de disciplinas do 1º Semestre 2019 CURSO DE DOUTORADO E MESTRADO EM ENFERMAGEM Oferta de disciplinas do 1º Semestre 29 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CÓDIGO DISCIPLINA CH CR TURMA CURSO DIAS HORÁRIO QUINTA Profas. Kleyde Ventura de Souza e EMI830

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Internato em Pediatria IPED Carga Horária Prática 400. Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Internato em Pediatria IPED Carga Horária Prática 400. Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA CURSO: MEDICINA Turno: Integral Ano: 2019 Semestre: Primeiro Docente Responsável: Júlio César Veloso Currículo 2016 Período 11º Tipo Obrigatória Teórica 50 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Internato

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01/SRH/2018. Ref. EDITAL Nº 02/SRH/2018, 31 DE AGOSTO DE 2018.

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01/SRH/2018. Ref. EDITAL Nº 02/SRH/2018, 31 DE AGOSTO DE 2018. EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01/SRH/2018 Ref. EDITAL Nº 02/SRH/2018, 31 DE AGOSTO DE 2018. Ficam retificados os conteúdos referentes ao item 11.4.1 e ao Anexo II DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, para os conteúdos

Leia mais

EDITAL 45/2015 ÁREA I ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA

EDITAL 45/2015 ÁREA I ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA EDITAL 45/2015 ÁREA I ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA TEMAS 1- Sistematização da Assistência de Enfermagem 2- Ações de Enfermagem no Controle de Infecção Hospitalar 3- Políticas Públicas de Saúde no Brasil

Leia mais

PLANO DE CURSO 8 PERÍODO ANO:

PLANO DE CURSO 8 PERÍODO ANO: PLANO DE CURSO 8 PERÍODO ANO: 2013.2 CURSO: MEDICINA DISCIPLINA: Traumato-Ortopedia CARGA HORÁRIA: 108 horas PROFESSOR TITULAR: Carlos Roberto Pereira Dutra PROFESSORES: Marcos Vieira Bousquet, Andréa

Leia mais

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO MÉDICO CARACTERIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS E ESTÁGIOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR REVISÃO DA PROPOSTA DAS DISICIPLINAS IAPS junho CÓDIGO DA DISCIPLINA ATUAL: MED NOME ATUAL:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA MATÉRIA: NEUROPSICOLOGIA 1. Modelos nomotéticos e ideográficos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENFERMAGEM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENFERMAGEM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENFERMAGEM UNICAMP CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ANO ACADÊMICO DE 2013-2º SEMESTRE PROGRAMA DA DISCIPLINA CÓDIGO: EN665 NOME: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Leia mais

Processo de Enfermagem

Processo de Enfermagem Faculdade de Enfermagem Unidade do Cuidado de Enfermagem IV: Adulto e Família- A Processo de Enfermagem Prof a. Dr a. Franciele Roberta Cordeiro Pelotas 2018 Roteiro da apresentação O processo de enfermagem

Leia mais

Prefeitura Municipal de Volta Redonda Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Programas e Projetos

Prefeitura Municipal de Volta Redonda Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Programas e Projetos Prefeitura Municipal de Volta Redonda Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Programas e Projetos 1 2 0 0 8 Prefeitura do Município de Volta Redonda Gothardo Lopes Netto Prefeito do Município de

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de 01.11.12, DOU de 06.11.12 Componente Curricular: Epidemiologia Código: FAR-313 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.1 Professor: Sueli Andrade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Enfermagem Disciplina: ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Carga Horária: 135 h Teórica: 75 h Prática: 60 h Semestre: 2013.1 Professores:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Enfermagem

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Enfermagem Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde do Adolescente

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde do Adolescente PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde do Adolescente Código: SAU29/1 Professor: E-mail: CH Teórica: 40h CH Prática: 20h

Leia mais

UERJ

UERJ UERJ-2018 1 2 Plano de Estudo Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ 2018 Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM - TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM GRADE DE HORÁRIOS DE DISCIPLINAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2019

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM GRADE DE HORÁRIOS DE DISCIPLINAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2019 DISCIPLINA DOCENTE(S) INÍCIO TÉRMINO Assistência ao Paciente Crítico (ENB057) 45hs/30hs (/) Pré-requisito: Enfermagem Clínica e Cirúrgica (ENB041) Bioética (EMI043) Dependências Químicas na Adolescência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS CATALÃO EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 69/2013 NORMAS COMPLEMENTARES O DIRETOR DO CAMPUS CATALÃO DA, usando de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: EPIDEMIOLOGIA Código: ENF - 110 Pré-requisito: ENF - 308 Período Letivo:

Leia mais

UPE Campus Petrolina. Obrigatória: ( X ) Eletiva: ( ) PROGRAMA DA DISCIPLINA

UPE Campus Petrolina. Obrigatória: ( X ) Eletiva: ( ) PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Enfermagem Disciplina: Cuidar de Enfermagem na Saúde do Idoso Carga Horária: 75h : 45h Prática: 30h Semestre: 2016.2 Professores: Flávia Emília Cavalcante

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE

PREFEITURA DO RECIFE PREFEITURA DO RECIFE - 2018 1 ENFERMEIRO 86 Vagas ENFERMEIRO PLANTONISTA 33 Vagas ENFERMEIRO PLANTONISTA SAMU 09 Vagas Cargos e Vagas ENFERMEIRO UBS 30H 23 ENFERMEIRO USF 40H 03 ENFERMEIRO 40H 18 TÉC.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO: ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO: ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DISICIPLINA PROFESSOR (a) Carga Horária: 105 (T: 45- P: 60) SAÚDE DA CRIANÇA

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: FUNDAMENTAÇÃO BÁSICA EM ENFERMAGEM Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3ª 3 Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 60 CH Prática: 20 CH Total: 80 Obs: I - Objetivos

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 PLANO DE CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: EPIDEMIOLOGIA Código: ENF - 110 Pré-requisito: Bioestatística Período Letivo:

Leia mais

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: EPIDEMIOLOGIA Código: ENF - 110 Pré-requisito: ENF - 308 Período Letivo:

Leia mais

ANHANGUERA EDUCACIONAL CURSO DE ENFERMAGEM 4ª SÉRIE A - NOTURNO DISCIPLINA: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

ANHANGUERA EDUCACIONAL CURSO DE ENFERMAGEM 4ª SÉRIE A - NOTURNO DISCIPLINA: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ANHANGUERA EDUCACIONAL CURSO DE ENFERMAGEM 4ª SÉRIE A - NOTURNO DISCIPLINA: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Profª Enfª Esp. FRANCIS SANTANA CARDOSO Emai: francis.cardoso@anhanguera.com COMUNICAÇÃO

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Fundamentação Básica em Enfermagem Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3º ano Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 80 h CH Prática: 0 CH Total: 80 h I - Objetivos

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Grau: Bacharelado EMENTA

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Grau: Bacharelado EMENTA COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO Unidade Curricular: Cuidado Integral à Saúde da Criança e do Adolescente Período: 4º Currículo : 2016 Nome do Coordenador de Eixo: Vivianne

Leia mais

FAMERV Faculdade de Medicina de Rio Verde Fazenda Fontes do Saber Campus Universitário Rio Verde - Goiás

FAMERV Faculdade de Medicina de Rio Verde Fazenda Fontes do Saber Campus Universitário Rio Verde - Goiás PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Medicina Integrada à Saúde da Comunidade II- MISCO II Código da Disciplina: MED221 Curso: Medicina Semestre de oferta da disciplina: 2 Faculdade responsável: Faculdade

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Introdução a Clínica III - IC III. Carga Horária Prática 14. Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Introdução a Clínica III - IC III. Carga Horária Prática 14. Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA CURSO: MEDICINA Turno: Integral Ano: 2019 Semestre: Primeiro Docente Responsável: Rufino de Freitas Silva Currículo 2016 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Introdução a Clínica III - IC III Departamento

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINAS OPTATIVAS ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES COMPLRES DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA Estudo das indicações e limitações dos métodos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO CAMPUS: Centro de Ciências da Saúde- CCS CURSO: Enfermagem

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais