UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bairro Ininga CEP Teresina-PI Fone

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bairro Ininga CEP Teresina-PI Fone"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bairro Ininga CEP Teresina-PI Fone (86)

2 METAS DO PDI OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 1. Aumentar o número de bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) CNPq/UFPI. Para o biênio , temos 210 bolsas (PIBIC/CNPq) e 210 bolsas (PIBIC/UFPI), totalizando 420 bolsas, atendendo a 62,0% da demanda; Aumento de 30% entre 2010 e PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Aumentar para 80% o atendimento dos pedidos de bolsas de iniciação científica, totalizando 540 bolsas em 2019.

3 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Primar pela qualidade do Relatório Institucional a ser enviado pelo CNPq; Manter a composição do Comitê preferencialmente com bolsistas de produtividade; Articular parceria com a FAPEPI para concessão de bolsas de IC; Pleitear junto à administração da UFPI um aumento de recursos orçamentários para bolsas de IC;

4 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 2. Aumentar o número de bolsas de Iniciação Científica para discentes ingressos por ações afirmativas (PIBIC-AF) - CNPq/UFPI. 3. Aumentar o número de discentes na Iniciação Científica Voluntária(ICV). Para o biênio temos 15 bolsas (PIBIC/CNPq) e 15 bolsas (PIBIC/UFPI), totalizando 30 bolsas, atendendo a 100,0% da demanda. O Programa ICV conta com 400 discentes sendo orientados por docentes mestres e doutores. PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Aumentar em 5% o número de bolsas de PIBIC-Af para discentes com deficiência visual/motora. Aumentar em 30% o número de discentes engajados no ICV.

5 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Melhorar a qualidade das informações no Relatório Institucional no que diz respeito ao número de discentes engajados no programa por Cota; Articular com a PRAEC a criação de condições de pesquisa para discentes com deficiência visual/motora; Difundir a política de creditação de carga horária de iniciação científica como atividade complementar nos cursos de graduação.

6 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 4. Melhorar a gestão do Programa PIBIC Ensino Médio. O Programa PIBIC Ensino Médio tem 100 bolsas para o biênio , sendo que a taxa de utilização das bolsas vem caindo ao longo dos anos. PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Manter a taxa mensal de ocupação das bolsas em 100%; Aumentar o número de escolas participantes do PIBIC-EM; Aumentar o número de docentes interessados no programa.

7 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Realizar articulações com escolas públicas de ensino médio para inserir no PIBIC EM; Descentralizar a gestão do PIBIC-Em; Realizar os Seminários EC nas escolas participantes; Instituir a premiação para os melhores trabalhos; Articular os PPGs da UFPI com as escolas.

8 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 5. Consolidar o Programa Jovens Talentos na UFPI. A UFPI conta com 335 bolsistas Jovens Talentos. PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Ampliar a divulgação do programa junto aos alunos ingressos da UFPI; Criar mecanismos para fortalecer o interesse dos pesquisadores pelo Programa JTCIC.

9 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 6. Consolidar Seminário de Iniciação Científica da UFPI como o maior e melhor evento da categoria no Piauí. O Seminário de Iniciação Científica da UFPI ocorre anualmente. PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Ampliar o escopo e dimensão do evento, através da realização de 4 minicursos e palestras diversas; Agilizar a entrega da premiação para os melhores trabalhos; Financiar a participação dos trabalhos premiados na Jornada Nacional de IC, na reunião da SPBC; Aumentar a interação com a comunidade externa à UFPI.

10 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Ampliar a divulgação do Seminário de IC; Manter a participação de pesquisadores renomados no evento; Buscar parcerias para premiação dos agraciados com o prêmio de melhores trabalhos de IC; Articular com a PRAD e Superintendência de Comunicação Social o atendimento dos recursos de material de divulgação e outros; Aumentar o número de minicursos durante o evento.

11 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 7. Melhorar a qualidade dos Grupos de Pesquisa da UFPI - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/ CNPq No Censo de 2010 do CNPq, constavam 172 grupos de pesquisa certificados; Atualmente, há registrados 235 grupos, sendo que a maioria deles se enquadra em casos de atipicidade do CNPq. PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Elevar para 300 o número de grupos de pesquisa certificados e atualizados; Eliminar em 100% os casos atípicos dos grupos de pesquisa da UFPI.

12 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Apoiar os grupos de pesquisa nas áreas ligados aos cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela UFPI, sinalizando a integração da graduação com a pós-graduação; Dar suporte aos pesquisadores no cadastramento/atualização e garantir crescimento/consolidação dos grupos de pesquisa; Facilitar o trabalho de certificação pela Instituição dos grupos de pesquisa, verificando os casos atípicos, especialmente, (pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos e estudantes que participam de dois ou mais grupos).

13 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 8. Dinamizar os Núcleos de Pesquisa. A UFPI tem 58 núcleos de pesquisa registrados na CPES. PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Elevar para 80 o número de Núcleos de Pesquisa da UFPI.

14 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Diagnosticar a situação de infraestrutura, equipe técnica e produção acadêmica dos núcleos da UFPI; Readequar a Resolução do CEPEX nº 106/09 de criação de Núcleos de Pesquisa, considerando as novas demandas da pesquisa e incluir critérios de avaliação de desempenho; Apoiar os núcleos de pesquisa mais dinâmicos e vinculados à pósgraduação; Promover encontros dos coordenadores de Núcleos de Pesquisa para avaliação e criação de critérios de desempenho.

15 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 9. Divulgar e orientar o desenvolvimento da cultura da Inovação e da Propriedade Intelectual. A UFPI atualmente: Capacita profissionais em PI, através de cursos diretos e conveniados com INPI e OMPI; Realiza o Seminário de Propriedade Intelectual anualmente na UFPI, contando com renomadas autoridades em PI do Brasil; Atende a pesquisadores/ inventores da UFPI e inventores independentes, orientando-os sobre PI; Orienta e estimula à criação de novos Nit s em outros órgãos governamentais e ICT s. PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Manter e promover a cooperação técnica com o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI); Disseminar e aumentar o ensino de PI nos cursos técnicos de graduação e pós-graduação da UFPI; Organizar minicursos e oficinas de conteúdo específica ao tema de PI à equipe do NINTEC/UFPI e aos bolsistas do programa PIBITI; Realizar um evento Nacional anual de PI & TI; Organizar o evento de avaliação de bolsas do Programa PIBITI anualmente; Divulgar a Propriedade Intelectual à comunidade da UFPI e a Sociedade.

16 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Efetivar parcerias através de cooperação técnica com o INPI; Oferecer capacitação técnica especializada na comunidade da UFPI e do estado através de cursos em cooperação com o INPI e OMPI; Manter e aumentar as disciplinas nos cursos de graduação e pósgraduação da UFPI; Promover minicursos e treinamento aos grupos de pesquisa da UFPI e participantes do Programa de bolsas PIBITI; Elaborar e manter atualizados: material de divulgação e orientação sobre e procedimento de proteção da Propriedade Intelectual; folders, guias, cartilhas, catálogos, manuais, artigos, etc; Divulgação por meio de entrevistas em jornal, rádio, TV.

17 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 10. Gerenciar o acervo de PI da UFPI. Mantém o portfólio de PIs no Portal da Rede NIT, atualizado-o anualmente. PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Manter atualizada e ampliar a base de dados de PI e carteira de PI da UFPI; Estimular a proteção, o licenciamento e a transferência de tecnologia; Aumentar o número de projetos inovadores e patentes, criando um setor de excelência que interaja NINTEC/CITEC e Incubadoras de empresas da UFPI; Finalizar o catálogo de PIs 2008 a 2013.

18 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Manter o cronograma de resultados dos projetos de pesquisa do Programa PIBITI e acompanhar a evolução dos resultados; Manter o gerenciamento das PIs da UFPI depositadas no INPI, com acompanhamento mensal dos títulos em relação a pagamentos e atendimento de exigências e demais procedimento junto aos processos e tramitação no INPI; Manter e aprimorar o processo de entrevistas e procedimento de atendimento dos inventores no momento do pedido de deposito e registro de PIs.

19 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 11. Consolidar e ampliar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológico e Inovação (PIBITI). Atualmente, a UFPI conta com 42 bolsas PIBIT, havendo um aumento de 46% entre 2010 e 2014; Conta, ainda, com 8 alunos no programa ITV. PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Aumentar em 30% o número de pesquisadores envolvidos no programa de Iniciação Tecnológica e Inovação.

20 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Realizar processo seletivo interno para concessão de bolsas do programa PIBITI; implantar acompanhar e organizar evento de avaliação final dos projetos do programa PIBITI.

21 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 12. Aumentar o número de depósitos de patentes e registro de software da UFPI, e estimular a proteção de outras PIs. Foram registrados e depositados junto ao INPI 54 pedidos de patentes e 12 programas de computadores; Licenciamento de 2 tecnologias patenteadas e 1 programa de computador. PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Aumentar a demanda de registros de tecnologias e softwares em 100% no próximo quinquênio. Promover pelo menos duas rodadas de negócios por ano; Promover uma mostra de tecnologias por ano; Promover a divulgação das tecnologias e competências do NINTEC relativos à elaboração e gerenciamento de contratos de TT.

22 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Disseminação dos resultados já alcançados e estímulo aos pesquisadores através do Seminário de PI anual e outras formas de comunicação, como palestras, minicursos e divulgação do portfólio de PIs na mídia principalmente buscando o publico empresarial; Aumentar a equipe de profissionais do CITEC e NINTEC; Promover a formação continuada da equipe da CITEC e NINTEC/UFPI; Organizar e publicar catálogos de PIs atualizados anualmente; Organizar rodadas de negócios nos eventos: tecnologias do Estado; e demais eventos da área; SemiPI, e Feiras de Análise de valoração das tecnologias.

23 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 13. Difundir a cultura do movimento empreendedor junto ao público acadêmico da UFPI Cultiva parcerias com as incubadoras de empresas da UFPI, a exemplo da parceria com a REDE NIT NE e com as empresas Juniores. PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Ampliar a parceria com as incubadoras e empresas juniores; Criar parceria com a PMT no intuído de viabilizar o surgimento de uma Aceleradora no Estado.

24 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Participação conjunta em editais de fomento a pesquisa e formação de RH específicos da área.

25 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 14. Aumentar o número de pesquisadores com Bolsa Produtividade. No momento, a UFPI conta com 35 pesquisadores PQ/CNPQ. PDI (RELACIONADA(S) AO OBJETIVO) Aumentar em 40% o número de pesquisadores PQ/CNPQ.

26 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Estimular a participação dos pesquisadores nos editais PQs; Consolidar o edital de fomento PQ/UFPI.

27 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 15. Aumentar o financiamento de pesquisa. No ano de 2013, a UFPI conseguiu levantar R$ ,85, através das agências de fomento CNPQ, FAPEPI, com projetos cadastrados na CPES. PDI (RELACIONADA AO OBJETIVO) Aumentar em 30% o valor dos projetos financiados por essas agências de fomentos.

28 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Desenvolver um mecanismo de incentivo ao cadastramento desses projetos junto à PROPESQ; Divulgar os editais de pesquisa em aberto; Consolidar o edital de auxilio a pesquisa da UFPI; Buscar outros meios de financiamento e divulgá-los entre os pesquisadores da UFPI; Capacitar os pesquisadores na área de elaboração de projetos científicos através de cursos direcionados.

29 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 16. Consolidar a interiorização dos CEPs. No momento, a UFPI conta com apenas um CEP. PDI (RELACIONADA AO OBJETIVO) Aumentar a quantidade para 4 (quatro) no quinquênio.

30 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Estimular a abertura de ao menos CEPs nos Campi do interior; Encorajar a especialização do CEP da capital, divisão entre Saúde e outras áreas.

31 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 17. Consolidar o Comitê de Ética em Experimentação Animal. Atualmente, o CEEA utiliza o biotério do CCA como referência. PDI (RELACIONADA AO OBJETIVO) Construção de um biotério central e contratação de um quadro de servidores especializados.

32 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 18. Criação de novos Laboratórios para pesquisa e Ensino. No momento, a UFPI conta com recursos provenientes dos editais CT-INFRA e Pró- Equipamentos para atender às demandas de áreas com programas de Pós-Graduação. PDI (RELACIONADA AO OBJETIVO) Adicionar em 20% o número de laboratórios dedicados ao ensino e à pesquisa, em nível de graduação.

33 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Estimar as necessidades e a situação atual destes laboratórios na UFPI; Criar um fundo para a viabilização desses projetos.

34 OBJETIVO A SER ALCANÇADO ( ) 19. Constituir uma política de publicação. As iniciativas surgem a partir do interesse e esforço individual de pesquisadores e departamento. PDI (RELACIONADA AO OBJETIVO) Aumentar a quantidade de publicações e divulgação de pesquisa na UFPI, no Brasil e no Exterior.

35 ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DO(S) OBJETIVO(S) Trabalhar em conjunto com a editora da UFPI para aumentar a capacidade de publicação desta; Associar-se à Biblioteca da UFPI para o aprimoramento do banco de dados e sistema de acesso do acervo próprio da UFPI; Auxiliar na tradução/edição de artigo a serem publicados em periódicos com alto valor de impacto; Associar-se ao NTI para normatizar o portal de periódicos eletrônicos da UFPI; Criar o Anuário de divulgação das pesquisas da UFPI e da PROPESQ.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012 1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO - Desenvolver a excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos

Leia mais

PDI IFCE/PRPI

PDI IFCE/PRPI PDI 2014-2019 IFCE/PRPI Perspectiva dos Clientes da PRPI Expansão e consolidação da pesquisa científica e tecnológica Captação de recursos externos para Pesquisa e Inovação Cronograma de Metas 01 R$ 34.000.000,00

Leia mais

Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC

Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC Resultados das ações do NIT-UESC (2016) Eventos e capacitações Eventos e capacitações 8 eventos do Programa Ideação e Empreendedorismo Oficina: Análise e Pesquisa

Leia mais

Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Eixo Pesquisa Roteiro: elaboramos, para cada pergunta, uma lista de sugestões para motivar o grupo na elaboração de suas respostas,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP REGULAMENTO DE PESQUISA SOBRAL-CEARÁ 2015 I- POLÍTICA DE PESQUISA Art.1º O Instituto Superior

Leia mais

TÓPICOS DE INTERESSE PARA O PESQUISADOR

TÓPICOS DE INTERESSE PARA O PESQUISADOR PRÓ-REITORIA DE PESQUISA (PROPESQ) Universidade Federal do Rio Grande do Norte TÓPICOS DE INTERESSE PARA O PESQUISADOR Jorge Tarcísio da Rocha Falcão Pró-Reitor de Pesquisa Sibele Berenice Castellã Pergher

Leia mais

CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pósgraduação (PROPPG) Pró-Reitor:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Instituto de Biociências Câmpus do Litoral Paulista PLANO DE METAS TRIENAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Instituto de Biociências Câmpus do Litoral Paulista PLANO DE METAS TRIENAL PLANO DE METAS TRIENAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE AQUÁTICA PPGBA. (1 ano) curto, (2 anos) médio e (3 anos) longo prazo. Propostas do Programa Estratégia Criar a identidade do PPGBA Promover

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Programa Institucional de Apoio à Pesquisa EDITAL Nº 12/2014 Programa Institucional de Bolsas

Leia mais

Política de Inovação. 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 16 de maio de 2018

Política de Inovação. 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 16 de maio de 2018 Política de Inovação 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho 16 de maio de 2018 Calendário Dia Mês Atividade do GT Política de Inovação (art. 14 decreto 9.283/2018) CONSU 18 Abril 2017 Extensão tecnológica e prestação

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo FORTEC-NE Salvador Junho/2006 A UFPE Alunos Matriculados 34.586 Graduação 26.705 Especialização 4.197 Mestrado 2.693 Doutorado 991 Cursos Oferecidos

Leia mais

Regulamento Interno PRINCÍPIOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Regulamento Interno PRINCÍPIOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Regulamento Interno Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá I. CONSIDERAÇÕES GERAIS ART. 1º - Este regulamento tem por objetivo orientar

Leia mais

II FORTEC NE DINE/UFPE

II FORTEC NE DINE/UFPE II FORTEC NE DINE/UFPE NIT/PROPLAN/UECE Vladimir Spinelli Chagas Pró-Reitor PROPLAN Teresa Mota NIT Recife, 13 de abril, 2007 Recife, 13 de abril, 2007 Sumário Estrutura Objetivo Geral Objetivos Específicos

Leia mais

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Plano de Ação 2013 Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Áreas estratégicas Ensino Pesquisa Desenvolvimento Ins.tucional Administração Extensão Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional DIRETRIZES

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019.

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019. PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Período: de a abril de. Porto Alegre, 18 de janeiro de. SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Diretrizes e Plano de Metas...

Leia mais

Anexo 3. Quadro de Indicadores Eixos Estratégicos

Anexo 3. Quadro de Indicadores Eixos Estratégicos Anexo 3 Quadro de Indicadores 3.1. Eixos Estratégicos Legenda das Metas PDU PDU + Plano de Ação Excluídas Concluídas Eixo Estratégico Objetivo Específico Meta Descrição da Meta Un. Peso 2011 2012 2013

Leia mais

Prazo para submissão de propostas 29/07/2011

Prazo para submissão de propostas 29/07/2011 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA EDITAL PIBIC/UCB - 01/2011 Prazo para submissão de propostas 29/07/2011 CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI - UFES - 2016 O Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFES é um

Leia mais

Relatório Anual 2016

Relatório Anual 2016 indústria PUC-Rio sociedade Relatório Anual 2016 AGI/PUC-Rio Promovendo a colaboração da PUC-Rio com a Indústria e Sociedade, através da Inovação Aberta, gerando impactos sociais. www.agi.puc-rio.br Relatório

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

Minicurso: Elaboração de projetos das atividades de pesquisa

Minicurso: Elaboração de projetos das atividades de pesquisa Minicurso: Elaboração de projetos das atividades de pesquisa Maria Bernardete Cordeiro de Sousa Pró-Reitora de Pesquisa Docência Universitária Contexto, cultura Produção do conhecimento Apropriação do

Leia mais

Edital PIBIC/CNPq

Edital PIBIC/CNPq Edital PIBIC/CNPq - 2013-2014 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS faz saber aos interessados que se encontram

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde da Universidade Federal

Leia mais

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA 1. Reflexão participação da comunidade 2. Redefinição dos Programas Estruturantes 3. Reorganização dos 4. Redefinição dos 5. Novo Calendário de Entregas

Leia mais

Coordenação de Pesquisa Relatório de Atividades de Pesquisa ( ) do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Branco

Coordenação de Pesquisa Relatório de Atividades de Pesquisa ( ) do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Branco Coordenação de Pesquisa Relatório de Atividades de Pesquisa (2013-2017) do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Branco Elaborado Por Leandro Elias Morais Março 2017 SUMÁRIO Página 1 INTRODUÇÃO...

Leia mais

nual 2015 o A Relatório Anual 2015 Relatóri

nual 2015 o A Relatório Anual 2015 Relatóri Relatório Anual 2015 Relatório Anual 2015 Relatório Anual 2015 A Agência PUC-Rio de Inovação (AGI/PUC-Rio) é uma Unidade Complementar da PUC-Rio, vinculada à Administração Central da Universidade por meio

Leia mais

EDITAL N 001/2017-DPI/PROPEG/UERN

EDITAL N 001/2017-DPI/PROPEG/UERN Governo do Estado do Rio Grande de Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPEG Diretoria

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC Jr/IFAP

REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC Jr/IFAP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC Jr/IFAP Julho/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

Leia mais

O NIT da UFBA em 2006/2007

O NIT da UFBA em 2006/2007 O NIT da UFBA em 2006/2007 Cristina M Quintella Recife, 13 de abril de 2007 patricia@nit.ufba.br cristina@ufba.br PASSOS COMUNS PROJETO NPIs R$ 200 mil Edital CNPq/TIB/FVA 034/2004 Execução 2005-2006

Leia mais

PROPOSTA POLÍTCA DE ATIVIDADE EM PESQUISA NO CAMPUS OURO BRANCO

PROPOSTA POLÍTCA DE ATIVIDADE EM PESQUISA NO CAMPUS OURO BRANCO Coordenação de Pesquisa PROPOSTA POLÍTCA DE ATIVIDADE EM PESQUISA NO CAMPUS OURO BRANCO Elaborador por: Prof Leandro Elias Morais JUNHO 2016 1 As atividades de pesquisa é uma área estratégica para o Instituto

Leia mais

Detalhamento dos Campi

Detalhamento dos Campi 1 of 9 22/12/2016 14:09 Detalhamento dos Campi Ano Base: Dimensão: 2017 Unid. Administrativa: DIRETORIA GERAL/CAMPUS UBAJARA Todas 2017 1. Aluno Objetivo Estratégico: 1.2: Ampliar a oferta de vagas em

Leia mais

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação?

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? Na Unidade Des. sei/ se Pós- Co você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? 90,06% 6,63% 2,76% 0,55% Possuir currículos interdisciplinares,

Leia mais

CHAMADA Nº 01/2015/UFPI/CNPq PIBIC-EM (2015/2016)

CHAMADA Nº 01/2015/UFPI/CNPq PIBIC-EM (2015/2016) 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA (PROPESQ) Coordenadoria de Pesquisa (CPES) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino

Leia mais

TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 25/02/2015.

TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 25/02/2015. TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 2/02/201. Itens de Avaliação para cada Grupo de Atividades COPPE e Politécnica Grupo I Atividades

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Anual 2015

Plano de Desenvolvimento Anual 2015 PDA2015 PPGI Custeio R$ 740.141,96 Capital R$ 43.372,32 Total Setor solicitante Natureza da Despesa REITORIA-PPGI 339014-DIÁRIAS Total do Plano Saldo R$ 0,00 16304 Custeio de Diárias 1 R$ 14.000,00 R$

Leia mais

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL Planejamento Estratégico 2007/2009 COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL NEGÓCIO Disseminar o Modelo de Excelência em Gestão Fornecedores PGQP

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

O QUE É INICIAÇÃO CIENTÍFICA?

O QUE É INICIAÇÃO CIENTÍFICA? INICIAÇÃO CIENTÍFICA UFPI Profa.Dra. Jaíra Maria Alcobaça Gomes Coordenadora de Pesquisa CPES/PROPESQ-UFPI Reunião bolsistas/pibic 2014-2015: 2015: 08.08.2014 O QUE É INICIAÇÃO CIENTÍFICA? Instrumento

Leia mais

ADEQUAÇÃO DO PDI DESAFIOS

ADEQUAÇÃO DO PDI DESAFIOS ADEQUAÇÃO DO PDI DESAFIOS 1. Transversalidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão com vistas na articulação dos saberes acadêmicos e científicos. 2. Consolidação do processo de internacionalização

Leia mais

REITORIA. ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS - ALegN REGULAMENTO PESQUISA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EDITORAÇÃO CIENTÍFICA

REITORIA. ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS - ALegN REGULAMENTO PESQUISA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EDITORAÇÃO CIENTÍFICA REITORIA ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS - ALegN REGULAMENTO PESQUISA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EDITORAÇÃO CIENTÍFICA Curitiba 2018 SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI LTDA. MANTENEDORES Afonso Celso Rangel dos

Leia mais

Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia ( ) Textos de referência

Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia ( ) Textos de referência Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia (2013-2022) Textos de referência 1. PROBLEMAS DIAGNOSTICADOS a. Índices elevados de analfabetismo e baixo nível de escolaridade da população. b. Fragilidade de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 10/09 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 10/09 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 10/09 CONSUNI APROVA A POLÍTICA DE PESQUISA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JARAGUÁ DO SUL UNERJ. A Presidente do Conselho Universitário CONSUNI do Centro Universitário de Jaraguá do Sul UNERJ,

Leia mais

Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto

Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto Agosto de 2017 Objetivo Apresentar à comunidade acadêmica, por meio de uma série de atividades de capacitação (gratuitas), a importância da

Leia mais

Aquisição de equipamentos de TI (computadores, projetores, notebook) para atendimento de atividades acadêmicas e administrativas.

Aquisição de equipamentos de TI (computadores, projetores, notebook) para atendimento de atividades acadêmicas e administrativas. NOR001 Aquisição de equipamentos de TI (computadores, projetores, notebook) para atendimento de atividades acadêmicas e administrativas. NOR002 Capacitação de servidores para utilização de softwares educacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE Seminário Os NITs e a efetividade do Programa RENORBIO Uma proposta para os NITs do NE Teresa Lenice Mota (UECE) Colaboração: André Luiz Araújo (CEFET-CE) Aritomar Barros (UFC) BNB, 10 de abril de 2007

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DA UFABC - InovaUFABC CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º Para fins de atendimento ao Art. 16 da Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, a Agência de Inovação da UFABC

Leia mais

ANEXO VI CRITÉRIOS DO RSC III, COM O PESO, FATOR DE PONTUAÇÃO E QUANTITATIVO MÁXIMO DE UNIDADES. Critérios

ANEXO VI CRITÉRIOS DO RSC III, COM O PESO, FATOR DE PONTUAÇÃO E QUANTITATIVO MÁXIMO DE UNIDADES. Critérios ANEXO VI CRITÉRIOS DO RSC III, COM O PESO, FATOR DE PONTUAÇÃO E QUANTITATIVO MÁXIMO DE UNIDADES. Diretrizes a) Desenvolvimento, produção e transferência de tecnologias. Peso da Diretriz Critérios Unidade

Leia mais

EDITAL PROGRAMA ICV (2014/2015)

EDITAL PROGRAMA ICV (2014/2015) 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária ICV Campus Universitário Ministro Petrônio

Leia mais

Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus.

Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus. Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus. CAPÍTULO I OBJETIVOS Art. 1º O Programa de Iniciação Científica PIC da Faculdade Processus, constitui-se em um conjunto de ações destinadas a propiciar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO NQ 08/2011-CONSUP Natal (RN), 20 de maio de 2011. Aprova o Regimento Interno do Núcleo de Inovação

Leia mais

EDITAL N o 05/ PRPI/IFAL, DE 12 DE SETEMBRO DE 2014 BOLSA DE PRODUTIVIDADE DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA - PAPPE/IFAL

EDITAL N o 05/ PRPI/IFAL, DE 12 DE SETEMBRO DE 2014 BOLSA DE PRODUTIVIDADE DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA - PAPPE/IFAL Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação EDITAL N o 05/2014 - PRPI/IFAL, DE 12 DE

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA (ICV)/UFPI (2015/2016)

EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA (ICV)/UFPI (2015/2016) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA (PROPESQ) Coordenadoria de Pesquisa (CPES) Programa de Iniciação Científica Voluntária ICV Campus Universitário Ministro Petrônio

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Serviço Público Federal Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Arquitetura e Urbanismo RESOLUÇÃO Nº 01/2016 Dispõe sobre a Regulamentação Normativa para a Promoção à Classe E da Carreira Docente (Professor Titular). O Conselho de Unidade da da Universidade Federal de Juiz de Fora, no uso

Leia mais

Equipe. Eurico de Barros Lôbo Filho Reitor. Rachel Rocha de Almeida Barros Vice-reitora

Equipe. Eurico de Barros Lôbo Filho Reitor. Rachel Rocha de Almeida Barros Vice-reitora Equipe Eurico de Barros Lôbo Filho Reitor Rachel Rocha de Almeida Barros Vice-reitora Simoni Margareti Plentz Meneghetti Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Karina Ribeiro Salomon Coordenadora de Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES E PROGRAMAS DE PESQUISA. Anexo à Resolução nº 50 de 08 de dezembro de 2017.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES E PROGRAMAS DE PESQUISA. Anexo à Resolução nº 50 de 08 de dezembro de 2017. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES E PROGRAMAS DE PESQUISA Anexo à Resolução nº 50 de 08 de dezembro de 2017. 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I - DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS... 3 CAPITULO II - DOS GRUPOS DE PESQUISA... 4

Leia mais

NOME DO CANDIDATO: VALORAÇÃO DOS COMPONENTES DE CURRICULUM VITAE

NOME DO CANDIDATO: VALORAÇÃO DOS COMPONENTES DE CURRICULUM VITAE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS Campus Universitário Petrônio Portela Bairro Ininga 64.049-550 Teresina-PI EDITAL Nº 08/19 - CCHL, de 26 de junho

Leia mais

PLANO DE METAS

PLANO DE METAS PLANO DE METAS 2013-2015 Coordenador: Dr. Leonardo F. Fraceto Vice-Coordenador: Dr. Gerson Araújo de Medeiros www.sorocaba.unesp.br/pgca pgca@sorocaba.unesp.br Conselho do Programa Representantes Docentes

Leia mais

PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL PRÉ-IC USP 2015/2016 A Universidade de São Paulo (USP) torna público o presente edital e convida seus docentes a apresentarem propostas de pesquisa para a realização do Programa de Pré- Iniciação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ANEXO I

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ANEXO I ANEXO I PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC PESQUISADOR: INSTITUTO/CAMPI: FACULDADE: ÁREA DE ATUAÇÃO: PLANILHA DE PONTUAÇÃO PARA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2011-2015) PRODUÇÃO DO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) Termo Aditivo Referente ao Edital PROPPG N o 08/2014 Seleção de Projetos para o Programa Institucional

Leia mais

Resolução nº 35, de 17 de setembro de 2018.

Resolução nº 35, de 17 de setembro de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Osório Conselho de Campus - CONCAMPO Resolução nº

Leia mais

Anexo a Resolução Consepe n.º 68/2009, de 30/09/2009

Anexo a Resolução Consepe n.º 68/2009, de 30/09/2009 Diretrizes para a Pesquisa da Universidade Católica de Brasília Setembro/2009 APRESENTAÇÃO... 3 INTRODUÇÃO... 3 I. DIRETRIZES PARA A ATUAÇÃO INSTITUCIONAL EM PESQUISA... 4 1.1. PREMISSAS GERAIS... 5 II.

Leia mais

Art. 2º A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação tem as seguintes atribuições:

Art. 2º A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação tem as seguintes atribuições: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO UNIVERSITÁRIO Av. Ville Roy, 5315 Bairro São Pedro 69.301-001 - Boa Vista/RR - Fone (095)621-3108 - Fax (095)621-3101 Resolução nº 018/2004-CUNI

Leia mais

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Maio/2016 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ RESOLUÇÃO N 09/2018 - CONSELHO SUPERIOR Regulamento para Criação e Funcionamento de Grupos de Pesquisa CNPQ ligados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI O Presidente do

Leia mais

CONSTRUINDO O FUTURO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Diamantina, agosto de 2009.

CONSTRUINDO O FUTURO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Diamantina, agosto de 2009. CONSTRUINDO O FUTURO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Diamantina, agosto de 2009. Até 2013 UFVJM estará entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil... B SITUAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011.

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Secretaria Geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos. O Conselho de Administração da

Leia mais

EDITAL PIBIC-EM 2017/2018. As bolsas da modalidade PIBIC-EM deste edital serão concedidas por um período de 12 (doze) meses, admitindo-se renovações.

EDITAL PIBIC-EM 2017/2018. As bolsas da modalidade PIBIC-EM deste edital serão concedidas por um período de 12 (doze) meses, admitindo-se renovações. EDITAL PIBIC-EM 2017/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré- Inovação da Universidade de São Paulo, com base em diretrizes debatidas e

Leia mais

CAMPO I - ATIVIDADES DE ENSINO NO IF SERTÃO-PE h T Pontuação Docência em Curso de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico:

CAMPO I - ATIVIDADES DE ENSINO NO IF SERTÃO-PE h T Pontuação Docência em Curso de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: BAREMA PARA AVALIAÇÃO DOCENTE DOCENTE = ASSUNTO = N DE PROCESSO = INTERSTÍCIO = DATA DA AVALIAÇÃO: CAMPO I - ATIVIDADES DE ENSINO NO IF SERTÃO-PE CAMPO II - ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO DE ALUNOS CAMPO I -

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CIENTÍFICA (PIBID/CAPES/FAI 2012/2013) EDITAL N O. 0014/13 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO I - ENSINO 1. Docência em curso de graduação 1.1. Para turmas com

Leia mais

PLANO SETORIAL DE TEATRO. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Teatro

PLANO SETORIAL DE TEATRO. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Teatro PLANO SETORIAL DE TEATRO DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Teatro MARÇO DE 2009 EIXO 1 FORTALECER A AÇÃO DO ESTADO NO PLANEJAMENTO

Leia mais

EDITAL PIBIC-EM 2018/2019

EDITAL PIBIC-EM 2018/2019 EDITAL PIBIC-EM 2018/2019 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré- Inovação da Universidade de São Paulo, com base em diretrizes debatidas e

Leia mais

FACULDADE ATENEU FATE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PESQUISA

FACULDADE ATENEU FATE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PESQUISA FACULDADE ATENEU FATE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PESQUISA FORTALEZA-CE 2016 SUMÁRIO Capítulo I... 2 Da Natureza... 2 Capítulo II... 2 Formação... 2 Capítulo III... 2 Funções... 2 Capítulo III... 4 Da subordinação

Leia mais

Plano de Gestão 2017 Unidade: CAMPUS TEFE

Plano de Gestão 2017 Unidade: CAMPUS TEFE INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE PLANEJAMENTO E DE PROJETOS EMITIDO EM 16/02/2018 14:19 PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS METAS Plano de Gestão 2017 Unidade: CAMPUS TEFE EN01-M1-A2 Diversificar

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 EDITAL PIBIC-EM USP 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo,

Leia mais

Avaliação Institucional USP Ciclo. Departamento:

Avaliação Institucional USP Ciclo. Departamento: Avaliação Institucional USP 2010-2014 4 0 Ciclo Departamento: 1 Sumário 1 CONJUNTO DE INTENÇÕES... 3 1.1 Missão... 3 1.2 Visão... 4 1.3 Proposta Educacional... 5 2 AUTOAVALIAÇÃO... 6 2.1 Gestão... 6 2.2

Leia mais

REGIMENTO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGIMENTO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONES: (48) 3721-9522 - 3721-9661 3721-4916

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas

Leia mais

EDITAL PRPI Nº 02/2019 BOLSAS INSTITUCIONAIS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO 2019/2020

EDITAL PRPI Nº 02/2019 BOLSAS INSTITUCIONAIS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO 2019/2020 Goiânia, 20 de maio de 2019. EDITAL PRPI Nº 02/2019 BOLSAS INSTITUCIONAIS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO 2019/2020 A Universidade Federal de Goiás (UFG),

Leia mais

O QUE É O PIC? Programa de Iniciação Científica da Universidade Positivo

O QUE É O PIC? Programa de Iniciação Científica da Universidade Positivo CICLO 2018/2019 O QUE É O PIC? Programa de Iniciação Científica da Universidade Positivo A Iniciação Científica é uma experiência de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação, em diversas

Leia mais

EDITAL PIBITI CNPq UPE 2018/ OBJETIVOS

EDITAL PIBITI CNPq UPE 2018/ OBJETIVOS UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 RESUMO: PRINCIPAIS MUDANÇAS EM COMPARAÇÃO COM O EDITAL 2015/2016 1. INSCRIÇÕES (Item 6 do Edital) As inscrições de propostas serão realizadas pelo docente (responsável pelo projeto) mediante o preenchimento

Leia mais

EDITAL PIBIC e PIBIC nas Ações Afirmativas (Af) /CNPq e UFPI (2017/2018)

EDITAL PIBIC e PIBIC nas Ações Afirmativas (Af) /CNPq e UFPI (2017/2018) 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA (PROPESQ) COORDENADORIA DE PESQUISA (CPES) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC Programa Institucional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA CONSELHO DE UNIDADE RESOLUÇÃO Nº 06/2014 R E S O L V E:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA CONSELHO DE UNIDADE RESOLUÇÃO Nº 06/2014 R E S O L V E: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA CONSELHO DE UNIDADE RESOLUÇÃO Nº 06/2014 Dispõe sobre a Regulamentação Normativa para a Promoção à Classe E da Carreira

Leia mais

Programa de Iniciação Empreendedora da UFRGS

Programa de Iniciação Empreendedora da UFRGS Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Empreendedora BIE/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC)

Leia mais

Universidade de Cruz Alta

Universidade de Cruz Alta UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 25/2015 Dispõe sobre a aprovação do Regulamento da Agência START da Universidade de Cruz Alta, ============================ O Conselho Universitário,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MANUAL DO BOLSISTA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MANUAL DO BOLSISTA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MANUAL DO BOLSISTA INICIAÇÃO CIENTÍFICA Feira de Santana 2012 Reitor Dr. José Carlos

Leia mais

EDITAL 06/2010 PROPESQINOV

EDITAL 06/2010 PROPESQINOV EDITAL 06/2010 PROPESQINOV EDITAL DE CHAMADA DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO PIBIC-EM/CNPq 2010/2011 Em observância às Resoluções Normativas

Leia mais

Seminário Núcleos de Inovação Tecnológica NIT. Conquistas e Desafios do INPI na formação e treinamento dos NITs. Lucia Fernandes - INPI

Seminário Núcleos de Inovação Tecnológica NIT. Conquistas e Desafios do INPI na formação e treinamento dos NITs. Lucia Fernandes - INPI Seminário Núcleos de Inovação Tecnológica NIT Conquistas e Desafios do INPI na formação e treinamento dos NITs Lucia Fernandes - INPI Missão dos NITs Gerenciamento das Estratégias de PI da Instituição

Leia mais

De acordo ao PDI do IFSP, no que se refere às Políticas de Pesquisa, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são verdadeiros

De acordo ao PDI do IFSP, no que se refere às Políticas de Pesquisa, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são verdadeiros De acordo ao PDI do IFSP, no que se refere às Políticas de Pesquisa, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são verdadeiros fomentadores do diálogo dentro de seu território, cabe provocar

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional Âmbito de atuação Missão Visão Elementos Duráveis Princípios Elementos Mutáveis (periodicamente) Análise Ambiental Objetivos Estratégicos Metas Planos de Ação PDI

Leia mais

Desempenho Docente - ANUAL Ano: Nome:

Desempenho Docente - ANUAL Ano: Nome: Desempenho Docente - ANUAL Ano: 2012 Nome: 1. Dimensão Graduação I-Aulas ministradas Lançar a carga horária efetivamente ministrada no ano II Atividade de formação de estudantes de graduação 1. PET 2.

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA UniINCUBADORA

REGIMENTO INTERNO DA UniINCUBADORA REGIMENTO INTERNO DA UniINCUBADORA CAPÍTULO I DA INCUBADORA DE EMPRESAS E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º - O Programa de Incubação de Empresas da UniEVANGÉLICA, criado em 23 de outubro de 2008, visa propiciar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS TERESINA CENTRAL PLANO DE AÇÃO Em atendimento ao disposto no

Leia mais

DEVE APRESENTAR CARACTERÍSTICAS DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E EXTENSÃO INOVADORA

DEVE APRESENTAR CARACTERÍSTICAS DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E EXTENSÃO INOVADORA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL PIBITI 2017/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO

Leia mais