Monitores Vídeos. Hardware de saída padrão em computadores. Vídeo - Definido a partir de uma matriz de linhas e colunas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Monitores Vídeos. Hardware de saída padrão em computadores. Vídeo - Definido a partir de uma matriz de linhas e colunas"

Transcrição

1 Monitores Vídeos

2 Hardware de saída padrão em computadores Vídeo - Definido a partir de uma matriz de linhas e colunas

3 Pode ser encontrado na forma: - CRT (Catodic Ray Tube - Tubo de Raios Catódicos) - plasma (não é mais fabricado) - LCD (Liquid Cristal Diod) - LED (Light Emitting Diode) - OLED (Organic Light Emitting Diode) - AMOLED (Active-Matrix Organic Light Emitting Diode)

4 A memória de vídeo determina: - Resolução (linhas x colunas) - Número de cores - Determina a controladora (EGA, VGA, SVGA e etc.)

5 Driver de vídeo: - Determina memória de vídeo disponível - Modo de operação (texto ou gráfico) - Freqüências para varreduras horizontal e vertical - Geração de sinais RGB (pixel: Red Green Blue)

6 Vídeo/Monitor: - Mapeado em memória - Driver escreve diretamente na memória RAM de vídeo

7

8 LCD Material chamado cristal líquido; Apesar de não se tratar exatamente de um componente líquido, suas características o fazem agir como tal; As moléculas de cristal líquido são distribuídas entre duas lâminas transparentes polarizadas chamadas substratos; Uma lâmina recebesse polarização horizontal, e a outra, polarização vertical, formando "linhas e colunas".

9 LCD Em telas monocromáticas (comuns em relógios e calculadoras, por exemplo), as moléculas assumem dois estados: - transparente (a luz passa); - e opaco (a luz não passa). Telas que exibem cores, diferentes tensões e filtros trabalham sobre a luz branca aplicados às moléculas, fazendo que algumas cores sejam bloqueadas e outras exibidas.

10 LCD As telas LCD se dividem em: - matriz ativa (Active Matrix LCD); - e matriz passiva (Passive Matrix LCD).

11 Matriz ativa (Active Matrix LCD); - aplicação de transistores para cada pixel (ponto que representa a menor parte da imagem em uma tela); - cada pixel desta pode receber uma tensão diferente, permitindo, entre outros, a utilização de resoluções altas; - sua fabricação é tão complexa que é comum encontrar monitores novos que possuem pixels que não funcionam (dead pixels).

12 Matriz passiva (Passive Matrix LCD) - Transistores são aplicados tomando como base o esquema de linhas e colunas; - Têm constituição mais simples; - Circuitos integrados são encarregados de controlar as cargas que ativam os pixels, permitindo que as imagens sejam formadas na tela.

13 Plasma - As primeiras telas do foram criadas na década de 1960; - no plasma, o componente existe entra as camadas é um gás que fica armazenado em um conjunto de milhões de células; - Quando estimulado eletricamente, libera luz ultravioleta. - Isso causa reação nos átomos de fósforo que revestem cada célula; - O fósforo é um elemento que gera iluminação quando submetido a outra luz.

14 Plasma - Cada pixel é formado por três células (como a de CRT); - Cada uma responsável por uma cor diferente: vermelho (red), verde (green) e azul (blue); - A combinação destas é que gera as cores que enxergamos na tela; - O fósforo presente em cada célula recebe uma intensidade de luz ultravioleta diferente, possibilitando milhões de combinações que resultam na gama de cores.

15 Plasma - Painéis de Plasma conseguem ter seus pixels iluminados de maneira individual; - Resulta em uma tela com excelentes níveis de brilho e nitidez, mesmo quando visualizada a partir de posições mais afastadas em relação à frente do aparelho.

16 LCD X Plasma LCD: - menos brilho; - não exibe cor preta "profunda" com fidelidade; - possibilidade de um ou mais pixels não funcionarem corretamente (o já mencionado dead pixel); - pode haver mais limitações na variedade de resoluções disponíveis, entre outros.

17 LCD X Plasma Plasma: - problema chamado burn-in (marcas deixadas no painel quando determinadas imagens são exibidas por muito tempo); - menor resolução de pixel em relação ao LCD; - mais frágeis.

18 A taxa de atualização (refresh rate) - Indica a quantidade de vezes que a tela é renovada por segundo; - Sua medida é feita em Hertz (Hz); Exemplo: Se um monitor trabalha com 75 Hz, significa que a imagem é renovada 75 vezes por segundo na tela. Obs: quanto maior o refresh rate da tela, maior e melhor sua resolução, mas também maior consumo e prejuízo aos olhos.

19 Aspect ratio (proporção) - monitor pode ser considerado widescreen quando tem um aspect ratio superior a 4:3; - proporção da tela é uma unidade de medida maior (4) na largura do que na altura (3); - tela aspect ratio de 4:4 (ou 1:1) é considerada quadrada; - aspect ratio padrão de widecreen é de 16:9.

20 Resolução - conjunto de pixels que formam linhas horizontais e verticais na tela; Exemplo: 1600 x 900 indica que há 1600 pixels na horizontal e 900 pixels na vertical

21 Resolução Progressive scan: - todas as linhas de pixels da tela são atualizadas simultaneamente.

22 Resolução Interlaced scan: - inicialmente as linhas pares recebem atualização e, em seguida, as linhas ímpares (esquema "linha sim, linha não"). Obs: O modo progressive scan oferece melhor qualidade de imagem.

23 Resolução Termos p e i : - O p indica que o modo usado é progressive scan (por exemplo, 1080p); - Se for utilizado interlaced scan, a letra aplicada é i (por exemplo, 1080i). Obs: O número 720 ou 1080, por exemplo, indica a quantidade de linhas de pixels na vertical.

24 Resolução Contraste - Mede a diferença de luminosidade entre o branco mais forte e o preto mais escuro; - Quanto maior o valor, mais fiel será a exibição das cores da imagem - Essa taxa, quando em número maior, indica que a tela é capaz de representar mais diferenças entre cores; - Para o mínimo de fidelidade, é recomendável o uso de telas com contraste de pelo menos 500:1 ou, se o fabricante informar esta medida como sendo "contraste dinâmico", de :1.

25 Resolução Brilho - O ideal é o uso de tela que tenha a taxa em pelo menos 250 cd/m² (candela por metro quadrado).

26 LED (Light Emitting Diode) - LCD com retroiluminação LED; - Diodo (material semicondutor) capaz de emitir luz quando energizado; - conjunto de LEDs responsável por iluminar cada trecho do LCD; - mais barato e mais durável que LCD e Plasma.

27 OLED (Organic Light Emitting Diode) - Formado por diodos orgânicos (carbono) que geram luz quando recebem carga elétrica; - São muito pequenos, permitindo que cada pixel da tela receba este material de forma a ser iluminado individualmente; - OLED é capaz de gerar luz, assim a tela não necessita de retroiluminação; - Telas mais finas, menor consumo e custo, geram cores mais nítidas, maior ângulo de visão e menos tempo de resposta.

28 AMOLED (Active Matrix Organic Light Emitting Diode) - OLED com tecnologia do tipo matriz ativa; - os transistores são aplicados considerando cada pixel; - utiliza uma camada de TFT (deixa sua fabricação mais complexa) - vantagens: telas com tempo de resposta ainda menor, cores mais vivas e menor consumo de energia.

29 Super AMOLED - AMOLED: composto por camadas com cátodo, material orgânico e TFT inseridos entre lâminas de vidro; - Super AMOLED: uma destas lâminas é eliminada, assim como o espaço entre as camadas é diminuído, permitindo a formação de uma tela mais fina; - Possui menor quantidade de material refletivo: ameniza reflexos na tela em situações de exposição à luz solar.

30 Touch Screen (sensível ao toque) - existe há muito tempo, mas somente nos últimos anos se popularizou; - As tecnologias mais comuns são: - resistivas (em desuso); - e capacitivas.

31 Telas resistivas - Possui duas lâminas bastante finas sobrepostas, com espaço extramente pequeno entre elas; - Quando um toque é realizado na tela, as duas lâminas se tocam naquele ponto, causando uma mudança na corrente elétrica que passa pelo local tocado; - Esta alteração é identificada e suas coordenadas são repassadas para o sistema que irá executar a tarefa relacionada.

32 Telas resistivas - Fabricação mais simples e componentes menos custosos, portanto, são mais baratas; - Desvantagens: - as lâminas deixam a tela mais escura; - não tem tempo de resposta muito rápida; - aplicações que exigem dois ou mais toques simultâneos geralmente não funcionam da maneira esperada com este tipo de tela, principalmente com toque a partir da ponta dos dedos.

33 Telas capacitivas - possuem uma lâmina que recebe carga elétrica; - quando há toque na tela, a carga elétrica existente na ponta dos dedos causa uma alteração no campo elétrico presente no local; - assim, o sistema é capaz de identificar os pontos que estão sendo tocados e executar a ação necessária.

34 Telas capacitivas - Vantagens: - não há necessidade de uma pressão mais forte na tela, bastando um simples toque; - é possível utilizar múltiplos toques simultâneos; - a tela não possui camadas que podem deixá-la mais escura. - Desvantagens: - dificuldade para usar a tela se estiver usando luvas; - aplicações que exigem uma caneta de toque (stylus) precisam que este dispositivo tenha em sua ponta algum material capaz de alterar o campo elétrico da tela.

35 Tela 3D - Formado pela exibição simultânea de duas imagens iguais, mas deslocadas ligeiramente na horizontal; - Tela com percepção de profundidade acentuada impressão de que a imagem em foco está, de fato, à sua frente; - A imagem é captada de maneira individual por cada olho; - Esse processo todo gera a percepção de profundidade.

36 Tela 3D Óculos com lentes do tipo passivo: - Uma lente na cor azul e a outra na cor vermelha (mais baratos); - Lentes vermelhas conseguem "anular" os tons da mesma cor provenientes da imagem; - Lente azul faz o mesmo com os tons de sua cor; - Este processo consegue gerar uma sensação de profundidade.

37 Tela 3D Óculos com lentes polarizadas: - Muito comum em cinemas (mais caros); - Possuem lentes que filtram a passagem de luz a partir de determinados ângulos; - Exibe as cores de maneira mais fiel.

38 Tela 3D Óculos com lentes do tipo ativa: - Formados por lentes que fazem uso da tecnologia LCD ou Plasma; - Ficam transparentes e opacos de acordo com o conteúdo 3D exibido; - O olho direito fica sem recepção das luzes quando imagens para o olho esquerdo são mostradas e vice-versa (muito rápida); - se comunicam com a TV por tecnologia sem fio para "saber" o momento de ativar ou desativar a passagem de luz para cada olho.

Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary Introdução O dispositivo de saída mais utilizado por um computador é o dispositivo

Leia mais

Evolução dos monitores. Os monitores evoluíram mais devagar que os outros aparelhos eletrônicos.

Evolução dos monitores. Os monitores evoluíram mais devagar que os outros aparelhos eletrônicos. Monitores Evolução dos monitores Os monitores evoluíram mais devagar que os outros aparelhos eletrônicos. Conexões Uma parte muito importante dos monitores é a sua ligação entre o computador e o monitor.

Leia mais

Dispositivos e Periféricos de Computador

Dispositivos e Periféricos de Computador Dispositivos e Periféricos de Computador Ecrãs - Visual Display Unit - VDU Píxel picture element (plural em pt. é píxeis) Tamanho: diagonal do ecrã Resolução (número de píxeis no ecrã) VGA: 480 x 640 SVGA:

Leia mais

Monitores. Tipos de conexões:

Monitores. Tipos de conexões: Monitores 1-Conexões O primeiro passo para que as informações de um computador irem para uma tela. O processo todo começa quando um sinal de vídeo é enviado para o aparelho. Ele chega até ele por meio

Leia mais

Atualmente, existe no mercado uma grande variedade de modelos de televisores. Cada

Atualmente, existe no mercado uma grande variedade de modelos de televisores. Cada O que é tecnologia Plasma, LCD, LED e OLED? Entenda definitivamente qual é a diferença entre televisores produzidos de Plasma, LCD, LED e outras tecnologias. Matéria publicada em 21 de Abril de 2015 Atualmente,

Leia mais

Informática Aplicada à Química. Hardware saída de dados

Informática Aplicada à Química. Hardware saída de dados Informática Aplicada à Química Hardware saída de dados Tecnologias de Saída de Dados Tecnologias de Saída de Dados 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Cartões Perfurados Relatórios e

Leia mais

OLED _ Como funciona esta tecnologia

OLED _ Como funciona esta tecnologia OLED _ Como funciona esta tecnologia Imagine uma TV de alta definição com 2 metros de largura e menos de 0,60 cm de espessura, que consuma menos energia do que a maioria das TVs comuns e possa ser enrolada

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Dispositivos de Entrada e Saída Aula baseada no material do prof. Dr. Neil Paiva Dispositivos de Entrada Teclado Scanner Tela Sensível ao Toque (e saída) Mouse Leitores de código de barras automação de

Leia mais

PLASMA X LCD. Marcelo de Souza Freitas Mestrado em Telecomunicações Universidade Federal Fluminense

PLASMA X LCD. Marcelo de Souza Freitas Mestrado em Telecomunicações Universidade Federal Fluminense PLASMA X LCD Marcelo de Souza Freitas Mestrado em Telecomunicações Universidade Federal Fluminense ROTEIRO Introdução Funcionamento do LCD Funcionamento do Plasma Comparação entre as tecnologias Conclusão

Leia mais

Teste: Verificar se os cabos da fonte de alimentaçaõ estao corretamente ligados

Teste: Verificar se os cabos da fonte de alimentaçaõ estao corretamente ligados 1. Sintoma: Computador não liga Teste: Verificar se os cabos da fonte de alimentaçaõ estao corretamente ligados Problema: Cabos mal ligados Soluçao: Colocar cabos corretamente Sintoma: Computador não liga

Leia mais

Manual de Serviço GBA

Manual de Serviço GBA Apêndices Apêndice A: Glossário Cartucho de jogo: O software de aplicação utilizado pelo AGB. Conector de 32 pinos: Local onde os terminais do cartucho de jogo entram em contato com o GBA. CISC: Abreviação

Leia mais

Modelo RGB - Aplicações

Modelo RGB - Aplicações Modelo RGB - Aplicações As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. O monitor CRT é essencialmente um tubo de raios

Leia mais

Projetor Epson PowerLite Pro Cinema

Projetor Epson PowerLite Pro Cinema Projetor Epson PowerLite Pro Cinema LS10000 A Evolução do Cinema em Casa O Pro Cinema LS10000 utiliza tecnologia de projeção com laser refletor 3LCD para oferecer uma qualidade de imagem e luminosidade

Leia mais

CONGRESSO SET 2012 FUCAPI

CONGRESSO SET 2012 FUCAPI CONGRESSO SET 2012 FUCAPI CONGRESSO SET 2012 TECNOLOGIA DE TELAS PARA RECEPTORES DE TV Características da FUCAPI FUCAPI é uma abreviatura para Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica;

Leia mais

Tecnologias e Sistemas de Informação

Tecnologias e Sistemas de Informação Tecnologias e Sistemas de Informação Tecnologias de computadores Trabalho realizado por: Carlos Aguilar nº 27886 Miguel Xavier nº 26705 Bruno Esteves nº 26975 ECRÃS Introdução Servem basicamente para mostrar

Leia mais

testamos a obra prima da sony

testamos a obra prima da sony Ano 21 outubro 2016 223 clubedoaudioevideo.com.br Arte em reprodução eletrônica testamos a obra prima da sony sony xbr-75z9d E MAIS teste de áudio CABO qed reference digital audio 40 cabo de força acrolink

Leia mais

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues LCD (Acrônimo em inglês Liquid Crystal Display ou traduzindo Tela de Cristal Líquido ) é uma tecnologia onde a tela funciona como um anteparo que controla a

Leia mais

Monitores LCD de Tela plana colorida para aplicações gerais

Monitores LCD de Tela plana colorida para aplicações gerais CCTV Monitores LCD de tela plana colorida para aplicações gerais Monitores LCD de Tela plana colorida para aplicações gerais Suporte a resolução de até 1280 x 1024 1,3 megapixéis (UML 190 90 e UML 170

Leia mais

Monitores. Introdução

Monitores. Introdução Monitores Introdução Até os dias de hoje, o principal método para exibição de vídeos em computadores é o tradicional monitor CRT (Catodic Ray Tube - Tubo de Raios Catódicos). Comparando de uma forma grosseira,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD STC 5 Formador

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD STC 5 Formador 1 de 6 O Computador e a Ciência As características dos monitores são: - Dimensão; - Peso; - Brilho; - Contraste; - Definição; - Ângulo de visão; - Consumo. As diferenças entre monitores CRT (cathodic Ray

Leia mais

Cores em Imagens e Vídeo

Cores em Imagens e Vídeo Aula 05 Cores em Imagens e Vídeo Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Ciência das Cores A cor é fundamentada

Leia mais

Capítulo 11 Elemento de apresentação de dados

Capítulo 11 Elemento de apresentação de dados (parte I) Instrumentação eletrônica para sistemas de medição Capítulo 11 Introdução Último elemento de um sistema de medição Apresenta a variável medida ao observador 1 Classificação Apenas para observação

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Tendência nos Media

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Tendência nos Media Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Tendência nos Media Etapas da Transição para HDTV e 3DTV 1MIEEC05_01 Armando Marques,

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01 Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01 Douglas Farias Cordeiro Universidade Federal de Goiás 06 de julho de 2015 Mini-currículo Professor do curso Gestão da Informação Formação: Graduação

Leia mais

Monitores. Tecnologias de Computadores. Trabalho realizado por: Universidade da Beira Interior. Prof.Pedro Araújo. -Diogo Fernandes nº27097

Monitores. Tecnologias de Computadores. Trabalho realizado por: Universidade da Beira Interior. Prof.Pedro Araújo. -Diogo Fernandes nº27097 Monitores Universidade da Beira Interior Tecnologias de Computadores Prof.Pedro Araújo Trabalho realizado por: -Diogo Fernandes nº27097 -Gonçalo Paiva nº26743 -Tiago Silva nº27144 Introdução Com o aparecimento

Leia mais

TELAS DE CRISTAL LÍQUIDO (LCD)

TELAS DE CRISTAL LÍQUIDO (LCD) TELAS DE CRISTAL LÍQUIDO (LCD) Você provavelmente utiliza diariamente aparelhos contendo painéis de cristal líquido, que estão por toda parte em computadores portáteis, relógios digitais, fornos de microondas

Leia mais

Mídias Discretas. Introdução à Ciência da Informação

Mídias Discretas. Introdução à Ciência da Informação Mídias Discretas Introdução à Ciência da Informação Mídias Discretas Mídias discretas (estáticas) Texto Gráficos e Imagens Estáticas Caracteres são convertidos para uma representação com um número fixo

Leia mais

A IMAGEM DE TELEVISÃO

A IMAGEM DE TELEVISÃO STV 18 AGO 2008 1 A IMAGEM DE TELEVISÃO a televisão, basicamente, reproduz imagens estáticas a seqüência dessas imagens, em rápida sucessão, nos dá a sensação de movimento cada uma das imagens, ou quadro,

Leia mais

Como funciona a lâmpada fluorescente

Como funciona a lâmpada fluorescente A TELA DE PLASMA A grande inovação desse tipo de aparelho está na forma como são ativados os pixels, os pequenos pontos luminosos que formam a imagem na tela. Na televisão tradicional, isso é feito por

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino Arquitetura de Computadores Aula 03 Organização de computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM

Leia mais

Aula 8 Displays. Introdução. Introdução. Introdução SCCS. Existem diversos tipos de displays automotivos.

Aula 8 Displays. Introdução. Introdução. Introdução SCCS. Existem diversos tipos de displays automotivos. Aula 8 Displays Existem diversos tipos de displays automotivos. Eles podem ser incorporados ao cluster, ou montados diretamente sobre o painel de instrumentos, no center stack. 1 2 Display Incorporado

Leia mais

LG 42LE5300. LED Full HD 42". A máxima qualidade de imagem para você!painel IPS

LG 42LE5300. LED Full HD 42. A máxima qualidade de imagem para você!painel IPS LG 42LE5300 LED 42". A máxima qualidade de imagem para você!painel IPS A LG oferece a você mais uma TV com a máxima qualidade de imagem. Com tecnologia LED e a maior resolução oferecida pelo mercado, o

Leia mais

Monitor LCD 15. Modelo: MD LCD 15 DIEBOLD

Monitor LCD 15. Modelo: MD LCD 15 DIEBOLD Monitor LCD 15 Modelo: MD LCD 15 DIEBOLD Informações de Segurança Não abra o monitor: - Nenhuma peça pode ser manuseada pelo usuário. - Há voltagens perigosas, até mesmo quando estiver desligado. - Se

Leia mais

Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações. Multimídia. A Imagem (Parte I)

Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações. Multimídia. A Imagem (Parte I) Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações Multimídia A Imagem (Parte I) Prof Sérgio Carlos Portari Júnior portari.uemgituiutaba@gmail.com Multimídia A imagem Tópico: Representação

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2019 Projeto cartográfico Teoria das Cores Percepção da cor

Leia mais

LUZ. Grades Cintilantes. O que se passa?

LUZ. Grades Cintilantes. O que se passa? LUZ Uma pequena formiga e um planeta gigante têm algo em comum: ambos produzem uma sombra! A luz viaja em linha reta, portanto, se o seu caminho é bloqueado por um objeto, isso cria uma área escura, ou

Leia mais

Projectos de Iluminação com LED s A ponte para o Futuro

Projectos de Iluminação com LED s A ponte para o Futuro Projectos de Iluminação com LED s A ponte para o Futuro Um pouco de História: A importância da iluminação na história do Homem vem desde os tempos mais remotos, através da utilização da luz natural. A

Leia mais

Enquadramento e Conceitos Fundamentais

Enquadramento e Conceitos Fundamentais Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica Enquadramento e Conceitos Fundamentais Edward Angel, Cap. 1 Questão 9, exame de 29/06/11 [0.5v] Identifique e descreva os três

Leia mais

As imagens. Representação digital de imagens. P rocessamento da imagem

As imagens. Representação digital de imagens. P rocessamento da imagem As imagens As imagens Representação digital de imagens Dispositivos gráficos P rocessamento da imagem Representação digital de imagens Resolução espacial de imagens: pixel unidade de imagem, usada para

Leia mais

SUPERTEC2007 SUPERTEC2007 CIRCUITO HORIZONTAL DOS MONITORES

SUPERTEC2007 SUPERTEC2007 CIRCUITO HORIZONTAL DOS MONITORES XV. CIRCUITO HORIZONTAL DOS MONITORES O circuito de deflexão horizontal ou simplesmente circuito horizontal tem a mesma função em relação ao do televisor, ou seja, produzir alta tensão para o tubo e produzir

Leia mais

Existem três formas básicas de efectuar operações de entrada/saída:

Existem três formas básicas de efectuar operações de entrada/saída: Unidades de I/O Interface Entrada/Saída Existem três formas básicas de efectuar operações de entrada/saída entrada/saída isoladaas instruções IN e OUT transferem dados entre o registo AX ou a memória e

Leia mais

Atas de Registro de Preços

Atas de Registro de Preços EXÉRCITO BRASILEIRO - GUEs/9ª BRIGADA - PREGÃO ELETRÔNICO 17/2018(SRP) UASG 160295 - VALIDADE DA ATA: 17/12/2019 Atas de Registro de Preços WWW.TAMTEC.COM.BR Telefone:+55 (21) 2223-3010 comercial@tamtec.com.br

Leia mais

Componentes eletrónicos. Maria do Anjo Albuquerque

Componentes eletrónicos. Maria do Anjo Albuquerque Componentes eletrónicos Motherboard de um computador e respetivos componentes eletrónicos Alguns componentes eletrónicos Características dos díodos de silício São o tipo mais simples de componente eletrónico

Leia mais

Estação de Trabalho para utilização de Softwares. Computador Positivo Premium DR7560

Estação de Trabalho para utilização de Softwares. Computador Positivo Premium DR7560 Estação de Trabalho para utilização de Softwares Computador Positivo Premium DR7560 R$: 1.999,00 Processador Intel Core i3-4160 Dual Core 3.6 GHz Cache 3 MB Memória RAM 4 GB Sistema operacional Windows

Leia mais

TV Monitor Serie M50D M2250D M2350D M2550D. Monitor TV LED LCD

TV Monitor Serie M50D M2250D M2350D M2550D. Monitor TV LED LCD TV Monitor Serie M2250D M2350D M2550D Monitor TV LED LCD Outubro 2011 Introdução de Produto: Conceito TV e Monitor em um único produto: Multifuncional Características Publico Alvo Usuários que valorizam

Leia mais

PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas

PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas Prof. Dr. Rodrigo Provasi e-mail: provasi@usp.br Sala 09 LEM Prédio de Engenharia Civil Iluminação Para a compreensão do funcionamento da

Leia mais

Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático

Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático Física da cor Representação da decomposição da luz branca. Experimento de Isaac Newton, 1666 que mostra que um raio de luz branca se

Leia mais

Curso Técnico em Administração

Curso Técnico em Administração COLÉGIO EST. JOÃO MANOEL MONDRONE - ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL Rua Mato Grosso n.2233 - Fone/Fax (045) 3264-1749-3264-1507 Curso Técnico em Administração Disciplina: Informática Instrumental

Leia mais

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Introdução à Informática Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 2 Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema de

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2018 Projeto cartográfico Teoria das Cores Percepção da cor

Leia mais

Video Analógico. Pedro Alípio Telemédia

Video Analógico. Pedro Alípio Telemédia Video Analógico Pedro Alípio Telemédia 1 Medias Dinâmicos Medias Dinâmicos Também designados por Temporais ou Contínuos As dependências temporais entre os elementos que constituem a informação fazem parte

Leia mais

Tipos de Computadores. Prof. Patricia G. P. Magalhães

Tipos de Computadores. Prof. Patricia G. P. Magalhães Tipos de Computadores Prof. Patricia G. P. Magalhães Prof.: Patrícia Magalhães 2 Tipos de computadores DESKTOP, LAPTOPS, NOTEBOOK, NETBOOK, ULTRABOOK, UMPC TABLET, SMARTPHONE, PDA. As tecnologias se misturas,

Leia mais

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos.

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Todas as formas de informação devem ser convertidas para a forma digital de

Leia mais

Tópicos. Princípios de Digitalização Sinal Analógico

Tópicos. Princípios de Digitalização Sinal Analógico Tópicos Introdução Representação de Informação Multimídia Digitalização Mídias Texto, Imagem, Áudio e Vídeo Compressão, Padrões de Compressão Comunicação Multimídia Protocolos de Rede, Redes Locais Redes

Leia mais

LISTA 01 3B ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES (REALIZADA EM AULA) NOME: NOME:

LISTA 01 3B ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES (REALIZADA EM AULA) NOME: NOME: LISTA 01 3B ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES (REALIZADA EM AULA) NOME: NOME: 1. Explique a constituição do computador. Um computador é composto pelo processador, pela memória, dispositivos de entrada e saída.

Leia mais

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 1 Sistemas de Computação Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema

Leia mais

Princípios sobre imagens digitais

Princípios sobre imagens digitais Princípios sobre imagens digitais Aula 1 LPV 5731 - ANÁLISE DE IMAGENS DE SEMENTES E PLÂNTULAS Programa de pós-graduação em Fitotecnia Francisco G Gomes-Junior Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Leia mais

MUDE O SEU MUNDO COM UM TOQUE. NOVO MONITOR AOC SMART TOUCH 19,5

MUDE O SEU MUNDO COM UM TOQUE. NOVO MONITOR AOC SMART TOUCH 19,5 E2060VWT BASE INCLINÁVEL SMART TOUCH WINDOWS 8 MUDE O SEU MUNDO COM UM TOQUE. NOVO MONITOR AOC SMART TOUCH 19,5 BUSCA ATALHOS AMPLIA E DIMINUI FOTOS TUDO SEM O MOUSE Alia a melhor qualidade de imagem para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7011 Eletricidade Básica AULA 09 DIODOS SEMICONDUTORES E RETIFICADORES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7011 Eletricidade Básica AULA 09 DIODOS SEMICONDUTORES E RETIFICADORES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7011 Eletricidade Básica AULA 09 DIODOS SEMICONDUTORES E RETIFICADORES 1 INTRODUÇÃO Os objetivos desta aula são: Introduzir

Leia mais

Luz, Cor e Percepção Visual

Luz, Cor e Percepção Visual Luz, Cor e Percepção Visual André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Capítulo 13 do Foley O que é luz? Luz é uma forma de energia. Tipo de radiação eletromagnética com um comprimento de onda que afeta

Leia mais

Introdução 5. Diodo emissor de luz 6. Princípio de funcionamento 7

Introdução 5. Diodo emissor de luz 6. Princípio de funcionamento 7 Sumário Introdução 5 Diodo emissor de luz 6 Princípio de funcionamento 7 Parâmetros característicos do LED 8 Corrente direta nominal 8 Corrente direta máxima 9 Tensão direta nominal 9 Tensão inversa máxima

Leia mais

Eletrônica Geral. Diodos Junção PN. Prof. Daniel dos Santos Matos

Eletrônica Geral. Diodos Junção PN. Prof. Daniel dos Santos Matos Eletrônica Geral Diodos Junção PN Prof. Daniel dos Santos Matos 1 Introdução Os semicondutores são materiais utilizados na fabricação de dispositivos eletrônicos, como por exemplo diodos, transistores

Leia mais

Osciloscópio Digital. Diagrama em blocos:

Osciloscópio Digital. Diagrama em blocos: Osciloscópio Digital Neste tipo de osciloscópio, o sinal analógico de entrada é inicialmente convertido para o domínio digital através de um conversor A/D rápido, sendo em seguida armazenado em uma memória

Leia mais

Junção p-n Diodo retificador Diodo Emissor de Luz (LED s e OLED s) Transistor. Revisão: Semicondutores dopados

Junção p-n Diodo retificador Diodo Emissor de Luz (LED s e OLED s) Transistor. Revisão: Semicondutores dopados Unidade 2 Aula 3 Estado Sólido Semicondutores: Junção p-n Diodo retificador Diodo Emissor de Luz (LED s e OLED s) Transistor Revisão: Semicondutores dopados A aplicação da teoria de bandas aos semicondutores

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD. O Computador e a Sociedade

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD. O Computador e a Sociedade 1 de 9 O Computador e a Sociedade Sem nos apercebermos, a tecnologia está-nos a ultrapassar. Com a invenção do computador e da internet as possibilidades são ilimitadas. A sociedade está a mudar abruptamente

Leia mais

Multiplexação de Displays

Multiplexação de Displays Multiplexação de Displays D.T. e J.R.B./200 (revisão) E.T.M./2003 (revisão da parte experimental) E.T.M./200 (revisão) E.T.M./2006 (revisão) E.T.M./20 (revisão) RESUMO Nesta experiência são apresentados

Leia mais

ONDAS. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM).

ONDAS. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM). ONDAS Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM). NATUREZA DAS ONDAS Onda é uma perturbação que se propaga, transmitindo energia sem transportar matéria. As ondas podem ser originadas a partir de

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Dispositivos de Entrada e Saída Prof. Márcio Bueno {cgtarde,cgnoite}@marciobueno.com Fonte: Material do Prof. Robson Pequeno de Sousa e do Prof. Robson Lins Dispositivos de Entrada Teclado, Mouse, Trackball,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 Objetivos Compreender o que é um dispositivo Compreender o mecanismo de acionamento de um dispositivo Formas

Leia mais

Física B Extensivo V. 1

Física B Extensivo V. 1 Física B Extensivo V. Resolva Aula Aula 2.0) a) V b) V c) F.02) 45 2.0) a) P ponto objeto impróprio P 2 ponto imagem real b) P ponto objeto real P 2 ponto imagem virtual 2.02) D Aula 3 3.0) E 3.02) E d

Leia mais

CONECTORES DE VÍDEO. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC

CONECTORES DE VÍDEO. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC CONECTORES DE VÍDEO Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ CONECTORES DE VÍDEO Existem vários tipos de conectores de vídeo que você

Leia mais

Sistemas de Cores. Leandro Tonietto Processamento Gráfico Jogos Digitais set-09

Sistemas de Cores. Leandro Tonietto Processamento Gráfico Jogos Digitais  set-09 Sistemas de Cores Leandro Tonietto Processamento Gráfico Jogos Digitais ltonietto@unisinos.br http://www.inf.unisinos.br/~ltonietto set-09 Sumário Introdução Cores RGB HSV Referências 4-set-09 Leandro

Leia mais

STV 15 SET na figura acima a freqüência das variações do sinal de onda quadrada da câmera mostradas no topo do padrão xadrez é de 0,11 MHz

STV 15 SET na figura acima a freqüência das variações do sinal de onda quadrada da câmera mostradas no topo do padrão xadrez é de 0,11 MHz STV 15 SET 2008 1 FREQÜÊNCIAS DE VÍDEO ASSOCIADAS COM A VARREDURA HORIZONTAL no padrão xadrez da figura acima, o sinal de onda quadrada no topo representa as variações do sinal da câmera do sinal composto

Leia mais

Geração Fotovoltaica. Pedro A. B. G. Mol

Geração Fotovoltaica. Pedro A. B. G. Mol Geração Fotovoltaica Pedro A. B. G. Mol Índice Introdução Efeito Fotovoltaico Tecnologias existentes Conexão com a Rede Elétrica Impactos Ambientais Conclusões Introdução Tem como objetivo gerar energia

Leia mais

VISÃO anatomia do olho. Retina: região no fundo do olho onde os estímulos visuais são captados e transmitidos ao

VISÃO anatomia do olho. Retina: região no fundo do olho onde os estímulos visuais são captados e transmitidos ao VISÃO anatomia do olho. Retina: região no fundo do olho onde os estímulos visuais são captados e transmitidos ao cérebro. A Retina é constituída por 2 tipos principais de células: cones, que necessitam

Leia mais

Projetos e Soluções. Iluminação Pública Novembro 2015

Projetos e Soluções. Iluminação Pública Novembro 2015 Projetos e Soluções Iluminação Pública Novembro 2015 O que é um LED? Basicamente, os LEDs (diodos emissores de luz) são componentes semicondutores, mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores,

Leia mais

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08 PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO Apostila 08 Percepção Visual Os olhos captam a energia do mundo exterior na forma de ondas de luz e as convertem em impulsos nervosos, que são conduzidos ao SNC. TERMOS

Leia mais

Aplicações Informáticas B 12º Ano

Aplicações Informáticas B 12º Ano Aplicações Informáticas B 12º Ano Prof. Adelina Maia 2013/2014 AIB_U4A 1 Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais (red / Green / blue) Modelo CMYK (cyan / magenta / yellow + Black) Modelo

Leia mais

Monitor USB. Posicionamento do produto

Monitor USB. Posicionamento do produto e1649fwu Monitor USB Novo conceito em monitor; Primeiro monitor 15,6 portátil no mercado brasileiro; Dispensa conexão com a rede elétrica; Conexão de vídeo e energia via um só cabo, USB; 2ª tela para melhor

Leia mais

Como capturar imagens de alta resolução?

Como capturar imagens de alta resolução? Perguntas frequentes sobre captura de imagens com câmeras de alta resolução que utilizam conexão USB. O Laudo & Imagem oferece a opção de captura de imagens de câmeras de alta resolução que utilizam a

Leia mais

Computação Gráfica Síntese de Cores

Computação Gráfica Síntese de Cores Computação Gráfica Síntese de Cores Professora: Sheila Cáceres Natureza da cor O ser humano é capaz de visualizar só um subconjunto do espectro de luz solar: desde 380 nanômetros (violeta) a 780 nanômetros

Leia mais

Imagem e Gráficos. vetorial ou raster?

Imagem e Gráficos. vetorial ou raster? http://computacaografica.ic.uff.br/conteudocap1.html Imagem e Gráficos vetorial ou raster? UFF Computação Visual tem pelo menos 3 grades divisões: CG ou SI, AI e PI Diferença entre as áreas relacionadas

Leia mais

Imagem Digital. Claudio Carvilhe

Imagem Digital. Claudio Carvilhe Imagem Digital Claudio Carvilhe Imagem Digital Roteiro Introdução. Pixel. Resolução espacial. Cor. Processamento de imagens. Introdução Informação Visual: Imagem vista na tela. Informação Descritiva: Modelo

Leia mais

O principal objetivo do estímulo visual, tanto em RV quanto em RA é fornecer ao usuário a sensação de tridimensionalidade.

O principal objetivo do estímulo visual, tanto em RV quanto em RA é fornecer ao usuário a sensação de tridimensionalidade. Visão Estereoscópica Alberto B. Raposo Flávio Szenberg Marcelo Gattass Waldemar Celes INF 1366 Estímulo Visual O principal objetivo do estímulo visual, tanto em RV quanto em RA é fornecer ao usuário a

Leia mais

Física. Leonardo Gomes (Arthur F. Vieira) Óptica

Física. Leonardo Gomes (Arthur F. Vieira) Óptica Óptica Óptica 1. (Fuvest-SP) Em agosto de 1999, ocorreu o último eclipse solar total do século. Um estudante imaginou, então, uma forma de simular eclipses. Pensou em usar um balão esférico e opaco, de

Leia mais

Placa DMX 108 canais LED (versão 2)

Placa DMX 108 canais LED (versão 2) Placa DMX 108 canais LED (versão 2) Após ler o manual veja também o exemplo de ligação da placa de 108 canais (este exemplo se refere a versão antiga desta placa, mas as ligações são idênticas). Introdução

Leia mais

LMD-1530MD. Monitor médico LCD WXGA 2D de 15 polegadas. Visão geral. Recursos

LMD-1530MD. Monitor médico LCD WXGA 2D de 15 polegadas. Visão geral. Recursos LMD-1530MD Monitor médico LCD WXGA 2D de 15 polegadas Visão geral O LMD-1530MD é um monitor de tela panorâmica HD de 15 polegadas certificado para uso médico* com um painel WXGA que fornece resolução de

Leia mais

Qualidade Radiométrica das Imagens Sensor ADS40

Qualidade Radiométrica das Imagens Sensor ADS40 Qualidade Radiométrica das Imagens Sensor ADS40 O sensor ADS40 (Airborne Digital Sensor) é um Sensor Digital Linear de alta resolução geométrica e radiométrica desenvolvido pela Leica Geosystems. O sensor

Leia mais

PARTE 3 A Cena e o Estúdio LED SABER ILUMINAR UMA CENA

PARTE 3 A Cena e o Estúdio LED SABER ILUMINAR UMA CENA PARTE 3 A Cena e o Estúdio LED SABER ILUMINAR UMA CENA Luz é essencial, se não houver luz, não existirá nem imagem nem vídeo. Mas necessitamos saber como iluminar. A Iluminação pode alterar as sensações

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Componentes básicos do computador: hardware e software; unidade de sistema; dispositivos de entrada e saída de dados e informação. Realização de ficha de trabalho

Leia mais

ATENÇÃO!!! INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº 398. DATA: 17 de Novembro de 2004 MODELOS: TV-1421 / TV-2021 / GBT-2011 ASSUNTO: MODO DE SERVIÇOS DE TV

ATENÇÃO!!! INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº 398. DATA: 17 de Novembro de 2004 MODELOS: TV-1421 / TV-2021 / GBT-2011 ASSUNTO: MODO DE SERVIÇOS DE TV INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº 398 DATA: 17 de Novembro de 2004 MODELOS: TV-1421 / TV-2021 / GBT-2011 ASSUNTO: MODO DE SERVIÇOS DE TV Senhores Técnicos, ATENÇÃO!!! Considerando os Modelos acima citados, quando

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Processamento Digital de Imagens Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Unidade I - Introdução ao

Leia mais

Diodos Especiais. Prof. Jonathan Pereira

Diodos Especiais. Prof. Jonathan Pereira Diodos Especiais Prof. Jonathan Pereira LED FOTODIODO OPTOACOPLADOR DIODO ZENER 2 LED Num diodo, quando polarizado diretamente, uma grande quantidade de portadores atravessa

Leia mais

TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE

TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE Fig. 1 - Espectro de Cores Fig. 1.1 - RGB Aditivo Fig. 1.2 - CMY Subtrativo TEORIA BÁSICA DAS CORES É muito importante a compreensão de como cada cor é descrita e utilizada

Leia mais

Sistema de Câmeras. Composição do Kit "Sistema de Câmeras" Instalação do Equipamento Configurações Operação. Manual de Operação.

Sistema de Câmeras. Composição do Kit Sistema de Câmeras Instalação do Equipamento Configurações Operação. Manual de Operação. Sistema de Câmeras Versão: 1.1 Manual de Operação Composição do Kit "Sistema de Câmeras" Instalação do Equipamento Configurações Operação Página 3 CARO CLIENTE, Agradecemos pela escolha do Sistema de

Leia mais

Análise: Monitor curvo HKC C "

Análise: Monitor curvo HKC C Análise: Monitor curvo HKC C7000 27" Date : 22 de Fevereiro de 2018 Os monitores de maior dimensão permitem aumentar o espaço de trabalho e organizar as janelas de forma mais prática para o utilizador,

Leia mais

3 - Um objeto de 1,8 m de altura foi colocado diante de uma câmara escura de orifício conforme o esquema a seguir.

3 - Um objeto de 1,8 m de altura foi colocado diante de uma câmara escura de orifício conforme o esquema a seguir. 1 - Num dia ensolarado, um aluno de 1,8 m mede a sua sombra, encontrando 1,2 m. Se, naquele mesmo instante, a sombra de outra pessoa ao lado dele é de 1,0m então podemos concluir que a altura dessa pessoa

Leia mais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais Sobre imagens bitmap e gráficos vetoriais Os elementos gráficos de um computador podem ser divididos em duas categorias principais -- bitmap e vetor. Imagem bitmap Gráfico vetorial Imagens bitmap são ideais

Leia mais