Peru. Experiências em manejo de bacias hidrográficas. Disciplina: IF1103 Tópicos em Manejo de Bacias Hidrográficas. Martin de Oliveira Freire

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Peru. Experiências em manejo de bacias hidrográficas. Disciplina: IF1103 Tópicos em Manejo de Bacias Hidrográficas. Martin de Oliveira Freire"

Transcrição

1 Disciplina: IF1103 Tópicos em Manejo de Bacias Hidrográficas Professor: Ricardo Valcarcel Experiências em manejo de bacias hidrográficas Peru Martin de Oliveira Freire

2 O Peru é um país latino-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile.

3 A sua geografia é variada, exibindo desde planícies áridas, da costa do Pacífico, aos picos nevados dos Andes, e à Floresta Amazônica. Característica que proporciona a este país grande variedade de temperaturas, paisagens e ecossistemas. Encontro do deserto com o mar Floresta Amazônica Cordilheira dos Andes

4 A Cordilheira dos Andes é o principal fator determinante da heterogeneidade geográfica no Peru. 1. Divide o país em três massas continentais: A costa Entre o mar e a cordilheira Clima subtropical - árido A região andina ou serra Como massa montanhosa Clima temperado - glacial A Amazônia Ao leste dos Andes Clima tropical Extensão da Cordilheira dos Andes A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, atravessando todo o Continente Sulamericano, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos.

5 2. Define três Bacias Hidrográficas: Bacia do Pacífico Representa 1,8% dos recursos de água do país. Porém, 70% da população depende dessa fonte. Foz no Pacífico. Bacia do Atlântico ou Bacia Amazônica - Representa 97,7% dos recursos hídricos do Peru e apenas 26% da população utilizam esse recurso. Foz no Atlântico Bacia do Titicaca Representa somente 0,5% recursos hídricos do país e 4% da população utilizam suas águas. Foz no Lago Titicaca.

6 A população peruana é estimada em 28 milhões de habitantes (2007). San Isidro, Lima O Peru divide-se em 25 regiões, mais a província de Lima. - As 25 regiões estão divididas em 194 províncias. - As 195 províncias (incluindo a província de Lima) estão subdivididas distritos.

7 Distribución de Agua y Población en el Perú por Vertientes Disponibilidade de água em cada uma das 3 regiões delimitadas pela cordilheira. Vertiente Disponibilidad % de Disponibilidad Área (1000 Población % de de Agua (Vol disponibilidad per cápita x km2) (Miles) Población MMC) de agua (m3/hab/año) Pacífico Atlántico Lago Titicaca Total Fuente: Anónimo (2004) ANA (Autoridad Nacional del Agua, 2009) Dato adicional: Lima es la segunda ciudad en población,. física de agua: 157 m 3 /año. Agua virtual: 533 m 3 /año. 9

8 Observação: Dizem os cientistas, que as geleiras no topo das montanhas dos Andes deverão desaparecer dentro de 25 anos, pondo em risco o abastecimento de água às populações das zonas costeiras ao longo do Oceano Pacífico Disponível em:

9 A economia do Peru baseia-se: - Exploração de minérios como a prata, o cobre e o zinco. - Agricultura (mercado interno: milho, batata; mercado externo: cana-de-açúcar, algodão, café e trigo). A agricultura e a mineração acontecem principalmente nas serras. O uso consuntivo da água no país está relacionado diretamente à sua economia: - 80% setor agrícola; - 18% população e indústria; - 2% setor de minérios. A concentração dos núcleos urbanos e das atividades produtivas estão na costa e na serra, respectivamente. Regiões onde a disponibilidade e o abastecimento são escassos.

10 O volume de água encanada utilizado para irrigação já era de 80% em A demanda e o consumo em outros setores aumentou, em função de uma política de desenvolvimento industrial. Em consequência, aumentaram os conflitos inter-setoriais e os impactos sobre o recurso. AGRICULTURA X INDÚSTRIA X POPULAÇÃO

11 Legislação das águas no Peru O primeiro marco legal para a gestão dos recursos hídricos no Peru foi: Ley General de Aguas: Decreto Ley Nº (24/07/1969) A Lei estabelecia: - As águas, sem exceção, são propriedade do Estado; - O Ministério da Agricultura é responsável pela conservação das águas (estudos, obras, manutenção de infraestrutura, autorização, sanções, tarifas, servidões e restrições); - O Ministério da Saúde é responsável pela preservação das águas (qualidade da água); - Administrador Técnico del Distrito de Riego ATDR - (Administrador Técnico do Distrito de Irrigação) - é autoridade no âmbito da irrigação e gestão das bacias hidrográficas. A gestão dos recursos hídricos voltada para o setor agrário.

12 PRONAMACHCS é uma organização do Ministério da Agricultura que iniciou suas atividades em agosto de Programa Nacional de Manejo de Cuencas Hidrográficas y Conservación de Suelos Objetivo: promover o manejo sustentável dos recursos naturais nas bacias localizadas na região da serra, o melhoramento da qualidades da vida das populações rurais e a preservação do meio ambiente nessas localidades.

13 Legislação das águas no Peru Em 1991, uma nova lei passa a tratar dos recursos hídricos no Peru: Decreto Lei Nº 653 (01/08/1991) Criação das Autoridades Autônomas de bacia hidrográfica AACH. A AACH deve ser criada em uma jurisdição onde haja irrigação regulada e onde haja uso intensivo e/ou multisetorial da água. É o Órgão decisório quanto à conservação, preservação e solução de conflitos multisetoriais relacionados ao uso da água e do solo em sua respectiva jurisdição. O Diretório da AACH é formado por autoridades públicas e do setor privado. A gestão dos recursos hídricos continua voltada para o setor agrário.

14 Principais problemas relacionados a bacias hidrográficas no Peru Bacia do Pacífico A) Parte Baixa Atividade de agricultura (uso intensivo dos solos, fertilizantes e inseticidas) contaminação das águas e solos; - Indústrias despejo de resíduos químicos nos cursos d água. B) Parte Alta Mineradoras resíduos despejados diretamente nos cursos d água; - Pecuária Áreas degradadas em função do uso intensivo e inadequado do pasto. Bacia do Titicaca - Mineradoras deteriorando e contaminando solos e águas; - Projetos de exploração de petróleo. Bacia do Atlântico - Exploração inadequada dos recursos florestais, tendo como principal problema a erosão, que se agrava com a queimada da mata para utilizar as terras para agricultura.

15 A gestão dos recursos hídricos no Peru sempre esteve focada para o setor agrário. Há a necessidade de um enfoque integral sobre o recurso. Onde haja intervenções para o aproveitamento multisetorial da água, considerando-a como um bem econômico, cujo manejo deve se embasar nos critérios de eficiência, equidade e sustentabilidade.

16 Um documento lançado em dezembro de 2004 que gerou uma organização nas tomadas de decisão e implementação de ações a respeito dos recursos hídricos. Contém objetivos e ações estratégicas previamente priorizadas a respeito dos recursos hídricos. Se constituiu como marco de referência para a interação do setor público e privado, dentro de um esquema de segurança jurídica, onde a água é considerada como bem econômico, a qual se deve dar um aproveitamento eficiente e sustentável.

17 Ministérios: -Agricultura -Defesa; -Economia e Finanças; -Energia e Minas; -Moradia, Construção e Saneamento; -Saúde; -Produção. Disponível em:

18 A implementação e as ações seguem três fases: -Primeira fase (2005/2006) Desenvolveu o processo de sensibilização nos níveis do setor público e privado em apoio a reforma do marco legal e institucional, assim como a preparação do projeto de Gestão dos Recursos Hídricos para a implementação das ações da ENGRH Criada a ANA. -Segunda fase (2007/2011) Se iniciou a implementação de Manejo em cinco bacias Piloto: -Chira-Piura -Chancay-Lambayeque -Santa -Rímac -Chili Surge a nova Lei de águas (2009). -Terceira fase (2012/2016) As informações retiradas nas bacias piloto servirão de base para concatenar as ações no resto do país e em 2015 se espera alcançar a visão compartilhada estabelecida como objetivo supremo da ENGRH no Peru.

19 Criação do programa Agro Rural em março de Criado através do Decreto Legislativo Nº 997 (13 de Marzo del 2008) (Segunda Disposición Complementaria Final) - Programa de Desarrollo Productivo Agrario Rural - AGRO RURAL. Se caracteriza como uma Unidade Executora vinculado ao Viceministerio de Agricultura. É um programa novo que nasce com a fusão de outros programas: PRONAMACHCS, PROABONOS, PROSAAMER MARENASS, ALIADOS, CORREDOR PUNO CUZCO, PROYECTO SIERRA NORTE Y PROYECTO SIERRA SUR. Inicialmente cobrirá 1000 distritos rurais, com 200 sedes y subsedes existentes localizadas em 20 departamentos. Fonte -

20 Legislação das águas no Peru Em a nova Lei Geral de Águas: Lei de Recursos Hídricos Nº (31/03/2009) Regulamenta a Autoridade Nacional de Águas ANA, que havia sido criada em 2006, a qual tem como autoridade máxima um conselho diretivo composto por representantes: -dos Ministérios: da Agricultura; do Ambiente; de Energia e Minas; da Moradia, Construção e Saneamento; -dos Governos Regionais; -de Municipalidades Rurais, com representantes dos Usuários Agrários, das Comunidades Camponesas, das Comunidades Nativas; -da Autoridade Marítima Nacional.

21 Esta nova lei difere das anteriores, nas quais havia praticamente Uma Autoridade O Ministério da Agricultura. O que, muitas vezes, favorecia o desenvolvimento do setor agrário, em desmerecimento dos demais setores produtivos como o minério, energético ou industrial. Porém, estabelece legalmente o envolvimento do setor privado na gestão dos Recursos Hídricos no Peru, gerando revolta em parte da população.

22 Legislação das águas no Peru Decreto Nº AG (24/03/2010) Regulamenta a Lei de Recursos Hídricos de Adequa o uso e a gestão dos recursos hídricos e seus bens associados, assim como, regulamenta a atuação do Estado e da iniciativa privada na gestão das bacias hidrográficas. Prioriza o acesso à água para a satisfação das necessidades primárias da população sobre qualquer outro tipo de uso, sendo livre e gratuito. Indica uma ordem de preferência para a outorga do uso da água: 1) Agrário e pesqueiro 2) Energético, industrial, medicinal e minério 3) Recreativo, turístico e transporte 4) Outros usos

23 Projetos de Manejo de Bacias Hidrográficas

24 PROYECTO BINACIONAL DE ORDENAMIENTO, MANEJO Y DESARROLLO DE LA CUENCA CATAMAYO CHIRA (2006) Peru Equador ZONIFICACION ECOLÓGICA ECONÓMICA AECI PLAN BINACIONAL Esse trabalho desenvolvido não teve foco específico em manejo de bacias. Foi um zoneamento feito com objetivo de melhorar as condições sócio econômica das pessoas que moram dentro das microbacias trabalhadas.

25

26 Promoción del Desarrollo Sustentable en Microcuencas Altoandinas - PER 6240 (2008) Objetivo de promover o desenvolvimento das microbacias altoandinas de Apurímac, Ayacucho y Huancavelica.

27 Objetivo de melhorar o nível socio econômico de 33 mil famílias que moram em 32 microbacias altoandinas. O projeto baseou-se em cinco estratégias: o desenvolvimento integrado das bacias hidrográficas, planejamento participativo com enfoque em questões de gênero, comida para o trabalho e capacitação, cooperação e alianças estratégicas, e articulação das atividades.

28 Projeto Yaku Tarpuy Duas palavras Quechua: Yaku água Tarpuy plantar, semear Link:

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42 Obrigado

AMERICA DO SUL. Planícies sedimentares: Amazônica. Pampas. Planaltos Orientais: maciços. cristalinos antigos. Planalto da Patagônia

AMERICA DO SUL. Planícies sedimentares: Amazônica. Pampas. Planaltos Orientais: maciços. cristalinos antigos. Planalto da Patagônia AMERICA DO SUL Hidrografia relevo Planícies sedimentares: do mundo, sendo o amazonas o de Orenoco maior extensão e volume de água no Amazônica planeta, com 6.296km Platina Bacia Platina Chaco, É a segunda

Leia mais

Experiências em manejo de bacias na América do Sul

Experiências em manejo de bacias na América do Sul UFRRJ Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais Disciplina: IF1103 - Tópicos em Manejo de Bacias Hidrográficas Seminário: Experiências em manejo de bacias na América do Sul País: PARAGUAI

Leia mais

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /12/2014 Bimestre: 4 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) Ao lado da agricultura moderna, com técnicas avançadas,

Leia mais

Allan Nº1 GabrielNº7 Pedro F. Nº27 Pedro S. Nº28 Renan Nº31 Vitor Nº33 Vitoria Nº34

Allan Nº1 GabrielNº7 Pedro F. Nº27 Pedro S. Nº28 Renan Nº31 Vitor Nº33 Vitoria Nº34 * Explorando a América do Sul Allan Nº1 GabrielNº7 Pedro F. Nº27 Pedro S. Nº28 Renan Nº31 Vitor Nº33 Vitoria Nº34 *Caracterização geral da América do Sul * América do Sul abrange um território de 18 milhões

Leia mais

PROFESSOR CARLOS ALEX

PROFESSOR CARLOS ALEX PROFESSOR CARLOS ALEX América Andina Países: Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos apresentam territórios com grandes trechos constituídos

Leia mais

P E R U DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade: Data nacional: Capital: Cidades principais: Idioma: Religião:

P E R U DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade: Data nacional: Capital: Cidades principais: Idioma: Religião: P E R U DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: República do Peru (República del Perú). Coordenadas geográficas: 10º 00' S, 76º 00' W. Nacionalidade: Peruana. Data nacional:- 28 de julho de 1821 (Independência

Leia mais

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS AMÉRICA ANDINA E GUIANAS América Andina Países Andinos Guianas Países das Guianas 1 América Andina Países:Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos

Leia mais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais Continente Americano Aspectos Gerais Módulo 19 frente 03 Livro 3 páginas 131 a 132 As diferenças culturais e linguísticas dos povos que colonizaram a América deram origem à divisão do continente americano

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida no Nordeste de Minas Gerais Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais Janaina Mendonça Pereira Bióloga e Mestre em Tecnologia, Ambiente e Sociedade: Recursos naturais

Leia mais

Uso de potassio nos sistemas agrícolas de Latino America. Dr Ricardo Melgar Exp. St. Pergamino INTA - Argentina

Uso de potassio nos sistemas agrícolas de Latino America. Dr Ricardo Melgar Exp. St. Pergamino INTA - Argentina Uso de potassio nos sistemas agrícolas de Latino America Dr Ricardo Melgar Exp. St. Pergamino INTA - Argentina Latino América no mercado mundial de potassio Oeste Europa 9% Sur Asia 13% Europa E. & Asia

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL X GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ÁGUA COMO FATOR LIMITANTE DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Edmilson Costa Teixeira GEARH-DEA-CT

GESTÃO AMBIENTAL X GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ÁGUA COMO FATOR LIMITANTE DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Edmilson Costa Teixeira GEARH-DEA-CT GESTÃO AMBIENTAL X GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ÁGUA COMO FATOR LIMITANTE DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Edmilson Costa Teixeira GEARH-DEA-CT USOS DA ÁGUA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NO PLANETA ESTADOS Sólido.

Leia mais

O relevo da parte Ocidental é novo, alto e ainda não foram gastos pela erosão. MONTANHAS ROCHOSAS

O relevo da parte Ocidental é novo, alto e ainda não foram gastos pela erosão. MONTANHAS ROCHOSAS COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSORES: EMERSOM E CARLOS FERREIRA. ASSUNTO: Relevo e Hidrografia da América A América do Norte e a América do Sul apresentam semelhanças quando a disposição das suas formas de relevo.

Leia mais

Experiências em manejo de bacias na América do Sul. País: URUGUAI

Experiências em manejo de bacias na América do Sul. País: URUGUAI UFRRJ Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais Disciplina: IF1103 - Tópicos em Manejo de Bacias Hidrográficas Seminário: Experiências em manejo de bacias na América do Sul País: URUGUAI

Leia mais

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Para realizar as atividades, consulte os Slides sobre Continente Americano (Ativ. nº 25 - Site padogeo.com) ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

ZONEAMENTO AMBIENTAL E PRODUTIVO ZAP INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM AGROECOSISTEMAS -ISA PAULO AFONSO ROMANO SECRETÁRIO ADJUNTO

ZONEAMENTO AMBIENTAL E PRODUTIVO ZAP INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM AGROECOSISTEMAS -ISA PAULO AFONSO ROMANO SECRETÁRIO ADJUNTO ZONEAMENTO AMBIENTAL E PRODUTIVO ZAP INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM AGROECOSISTEMAS -ISA PAULO AFONSO ROMANO SECRETÁRIO ADJUNTO C E N Á R I O S - A G R O N E G Ó C I O 2 3 CRESCIMENTO POPULACIONAL

Leia mais

Brasil: diversidades regionais. Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE

Brasil: diversidades regionais. Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE REGIÃO SUDESTE Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE A REGIÃO SUDESTE 10,8% do território nacional 80,3 milhões de habitantes 42,1% da população brasileira Concentra a maior parte da

Leia mais

Os principais aspectos físicos do continente americano

Os principais aspectos físicos do continente americano Os principais aspectos físicos do continente americano O CONTINENTE AMERICANO CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente americano se destaca pela sua grande extensão Norte-Sul. É o segundo maior continente do

Leia mais

AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul

AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul Extensão: 17.850.568 km²; Situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich e em sua maior parte no hemisfério Sul; É formada politicamente por 12 países

Leia mais

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL NORMAS CONSTITUCIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE Art. 5.º Art. 21 Saneamento básico Atividades nucleares Art. 22 Art. 23 Art. 24 Interpretação das normas ambientais Art. 30 Art.

Leia mais

da região no mercado mundial entre países vizinhos não se faz sem uma integração física, que garanta o transporte

da região no mercado mundial entre países vizinhos não se faz sem uma integração física, que garanta o transporte #2 especial américa latina OS caminhos QUE NOS UNEM Embora a integração física entre países sul-americanos deixe a desejar, tanto o Brasil como outros países do continente estão fazendo investimentos em

Leia mais

BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO

BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A AÇÃO HUMANA É o espaço onde os homens vivem e fazem modificações, sendo o resultado do trabalho do homem sobre a natureza.

Leia mais

MEGADIVERSIDADE. # Termo utilizado para designar os países mais ricos em biodiversidade do mundo. 1. Número de plantas endêmicas

MEGADIVERSIDADE. # Termo utilizado para designar os países mais ricos em biodiversidade do mundo. 1. Número de plantas endêmicas MEGADIVERSIDADE MEGADIVERSIDADE # Termo utilizado para designar os países mais ricos em biodiversidade do mundo. 1. Número de plantas endêmicas 2. Número de espécies endêmicas em geral 3. Número total

Leia mais

Prof. Vital Pedro da Silva Paz

Prof. Vital Pedro da Silva Paz Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Ciência Agrárias, Ambientais e Biológicas Núcleo de Engenharia de Água e Solo Disciplina: CCA 039 - Irrigação e Drenagem Prof. Vital Pedro da Silva

Leia mais

COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSORES: CARLOS E EMERSON. ASSUNTO: América do Sul: América Andina e Guianas

COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSORES: CARLOS E EMERSON. ASSUNTO: América do Sul: América Andina e Guianas COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSORES: CARLOS E EMERSON ASSUNTO: América do Sul: América Andina e Guianas Características gerais da América do Sul A América do Sul compreende a área que se estende do sul do istmo

Leia mais

CST 304-3: Fundamentos de Ecologia e de Modelagem Ambiental Aplicados à conservação da Biodiversidade

CST 304-3: Fundamentos de Ecologia e de Modelagem Ambiental Aplicados à conservação da Biodiversidade CST 304-3: Fundamentos de Ecologia e de Modelagem Ambiental Aplicados à conservação da Biodiversidade O REINO NEOTROPICAL AL U N A : Y H AS M I N M E N D E S D E M O U R A REINO NEOTROPICAL AMÉRICA LATINA

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

As partes de um rio e seu curso

As partes de um rio e seu curso Hidrografia As partes de um rio e seu curso Nascentes - conjunto de córregos que formam o início do rio. Curso caminho do rio. Montante - sentido oposto ao curso de rio. Jusante sentido do curso do rio.

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL O termo região é extremamente utilizado, principalmente na ciência geográfica que representa uma das categorias da Geografia. A palavra região pode ser utilizada

Leia mais

CRONOLOGIA. Adesão e. Implantação. Inicio plantio de mudas em 03 propriedades na bacia do Rib. Guaratinguetá. PEMH Plantio 20 Ha.

CRONOLOGIA. Adesão e. Implantação. Inicio plantio de mudas em 03 propriedades na bacia do Rib. Guaratinguetá. PEMH Plantio 20 Ha. CRONOLOGIA Convênio Fundação Florestal Aprovação Projeto Embaixada Britânica Inicio plantio de 27.000 mudas em 03 propriedades na bacia do Rib. Guaratinguetá Adesão e Implantação PEMH Plantio 20 Ha. Implantação

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMA ARCUS. INTEGRAÇÃO POLÍTICA E ECONOMICA DA AMÉRICA DO SUL Intercâmbios Universitários Brasil-Chile-França

SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMA ARCUS. INTEGRAÇÃO POLÍTICA E ECONOMICA DA AMÉRICA DO SUL Intercâmbios Universitários Brasil-Chile-França SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMA ARCUS INTEGRAÇÃO POLÍTICA E ECONOMICA DA AMÉRICA DO SUL Intercâmbios Universitários Brasil-Chile-França O Brasil e a América do Sul: Cenários Geopolíticos e os Desafios

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Sobre a distribuição da população pelo continente americano, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Em seguida,

Leia mais

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos 74 a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia Recursos Hídricos A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL

Leia mais

The Nature Conservancy. Mercado Potencial de Espécies Florestais Nativas no Espírito Santo. Vanessa Jó Girão Especialista em Conservação

The Nature Conservancy. Mercado Potencial de Espécies Florestais Nativas no Espírito Santo. Vanessa Jó Girão Especialista em Conservação The Nature Conservancy Mercado Potencial de Espécies Florestais Nativas no Espírito Santo Vanessa Jó Girão Especialista em Conservação TNC: 64 anos 50 estados 1 milhão De membros 3,700/ 550 35 países Funcionários/

Leia mais

25/03/2011. Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes

25/03/2011. Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes Prof. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes IFMA - Campus Bacabal Prof.M.Sc. Maron Stanley S. O. Gomes 21 A Agenda 21 Global é um programa de ação que 179 países assumiram para cuidar do planeta. Ela tem

Leia mais

Contexto geral do saneamento rural na América Latina

Contexto geral do saneamento rural na América Latina Contexto geral do saneamento rural na América Latina Rolando Marín Presidente, Comitê Diretor. Federação Latino Americana de Organizações Comunitárias para Sistemas de Água e Saneamento (CLOCSAS) Saneamento

Leia mais

DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

Brasil: características naturais - litosfera. Páginas 12 à 27

Brasil: características naturais - litosfera. Páginas 12 à 27 Brasil: características naturais - litosfera Páginas 12 à 27 Refúgio Ecológico Caiman Miranda - MS Parque Nacional do Monte Roraima - RR Serra dos Órgãos Teresópolis - RJ Parque Nacional dos Aparados da

Leia mais

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo;

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; A agricultura A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; Paisagem agrária: É a forma de cultivo e a divisão dos campos; É condicionada por

Leia mais

REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico. Altair Toledo Machado

REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico. Altair Toledo Machado REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico Altair Toledo Machado gestor.mp6@embrapa.br Desenvolvimento tecnológico em agricultura familiar 1. Panorama geral do MP 6; 2. Construindo

Leia mais

Direito Ambiental. Algumas Políticas Nacionais Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997) Irrigação (Lei /2013)

Direito Ambiental. Algumas Políticas Nacionais Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997) Irrigação (Lei /2013) Direito Ambiental Algumas Políticas Nacionais Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997) Irrigação (Lei 12.787/2013) Os RH no mundo e no Brasil (1) água no mundo 97% salgada, 2,5% doce (volume fixo, imutável):

Leia mais

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Aspectos Físicos e Geográficos - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia ASPECTOS FÍSICOS E GEOGRÁFICOS - CE Clima: O clima do Ceará é predominantemente semiárido,

Leia mais

Gestão Ambiental nas Bacias PCJ - Instrumentos e estratégias para integração

Gestão Ambiental nas Bacias PCJ - Instrumentos e estratégias para integração Gestão Ambiental nas Bacias PCJ - Instrumentos e estratégias para integração Marina Peres Barbosa Gestora - Área Ambiental - Agência das Bacias PCJ Porque investir em infra-estrutura natural em comparação

Leia mais

Brasília, 12 de agosto de 2009

Brasília, 12 de agosto de 2009 ilpf no Bioma da Mata Atlântica Alberto C. de Campos Bernardi Embrapa Pecuária Sudeste Brasília, 12 de agosto de 2009 1,3 mi km 2 15% território AL, PE, SE, RN, CE, PB, PI, BA, GO, MS, MG, ES, RJ, SP,

Leia mais

https://www.youtube. com/watch?v=o6fni7 MLnfY

https://www.youtube. com/watch?v=o6fni7 MLnfY https://www.youtube. com/watch?v=o6fni7 MLnfY Área aproximada de 42 milhões de km². Grande extensão latitudinal. Composta por 35 países e 18 territórios. Oceanos: Atlântico e Pacífico. Regionalizações

Leia mais

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016 Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas Penedo, dezembro de 2016 Revitalização de Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão. Água como elemento integrador

Leia mais

Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre PROACRE

Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre PROACRE Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre PROACRE 0 0'0" Localização Geográfica 0 0'0" 10 0'0"S 70 0'0"W 60 0'0"W 50 0'0"W Venezuela Suriname Guiana Francesa

Leia mais

Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa

Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa MINISTÉRIO DA ENERGIA Política de Desenvolvimento de Energias Novas e Renováveis em Moçambique- Biomassa Marcelina Mataveia Direcção Nacional de Energias Novas e Renováveis Maputo - Moçambique 7 de Fevereiro

Leia mais

PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL DE PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DE MANANCIAIS

PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL DE PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DE MANANCIAIS PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL DE PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DE MANANCIAIS ABRANGÊNCIA COPASA MG 628 localidades operadas (*) 255 localidades Água + Esgoto (*) 373 localidades Água (*) Pop urbana total...8,3 milhões

Leia mais

Lançament o do XXVII Prêmio Jovem Cientista. Palestra. Água - desafios da sociedade

Lançament o do XXVII Prêmio Jovem Cientista. Palestra. Água - desafios da sociedade Lançament o do XXVII Prêmio Jovem Cientista Palestra Água - desafios da sociedade Brasília, 16/julho/2013 Oscar de Moraes Cordeiro Netto Professor da UnB Universidade de Brasília cordeiro@unb.br Irrigação

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.1 Conteúdos Aspectos gerais dos

Leia mais

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica.

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD - 2537 Água em Ambientes Urbanos Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Elídio Nunes Vieira, Henrique Leite Agostinho, Lauro Dela Libera

Leia mais

PROTEÇÃO DE NASCENTES. Pensando no amanhã

PROTEÇÃO DE NASCENTES. Pensando no amanhã PROTEÇÃO DE NASCENTES Pensando no amanhã Ciclo Hidrológico Nascentes de água Nascente sem acúmulo inicial Área de Preservação Permanente Área de Preservação Permanente Área destinada à Reserva Legal

Leia mais

PLANEJAMENTO URBANO DE BAIXO CARBONO

PLANEJAMENTO URBANO DE BAIXO CARBONO PLANEJAMENTO URBANO DE BAIXO CARBONO CASO: Biohortas residenciais no distrito de Comas PAÍS: Peru CIDADE: Lima POPULAÇÃO: 9.485.000 (2017) PLANEJAMENTO URBANO CONTEXTO A cidade de Lima, localizada entre

Leia mais

AS FLORESTAS NO MUNDO

AS FLORESTAS NO MUNDO AS FLORESTAS NO MUNDO ÁREA - Naturais = 3,682 bilhões ha (95%) - Plantadas = 187 milhões ha (5%) - Total = 3,869 bilhões ha (100%) SUPRIMENTO DE MADEIRA - Naturais = 65% - Plantadas = 35% - Total = 100%

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 / E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA GEOGRAFIA

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 30/08/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

Apoio Institucional 2

Apoio Institucional 2 Cap-Net Brasil - Rede Brasileira de Capacitação em Recursos HídricosH 2 Apoio Institucional Apresentação 1. Contextualização para GIRH 2. Rede Mundial de Capacitação em GIRH (Cap-Net) 2.1 Estrutura Organizacional

Leia mais

Seminário Internacional sobre Sustentabilidade Tema: Água Desafios e Tendências Brasília, 6 de outubro de 2017

Seminário Internacional sobre Sustentabilidade Tema: Água Desafios e Tendências Brasília, 6 de outubro de 2017 Seminário Internacional sobre Sustentabilidade Tema: Água Desafios e Tendências Brasília, 6 de outubro de 2017 Oscar de Moraes Cordeiro Netto cordeiro@unb.br Um mundo sem água? Infinidade de usos e funções

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 : (Ensino fundamental) Professor: Yuri Disciplina: Geografia No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

A maioria das visitas no site foram do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia, em ordem decrescente.

A maioria das visitas no site foram do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia, em ordem decrescente. Muito obrigado a todos que participaram da primeira rodada de discussões temáticas do 8º Fórum Mundial da Água. As seis discussões focaram nos temas Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas

Leia mais

Política Nacional de Recursos Hídricos

Política Nacional de Recursos Hídricos Política Nacional de Recursos Hídricos João Bosco Senra Diretor de Recursos Hídricos SRHU/MMA Workshop Sobre Contas de Água, Energia, Terra e Ecossistemas Rio de Janeiro, 23 a 25 de setembro de 2009 BRASIL

Leia mais

Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique

Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique Conferência Comemorativa de 20 anos da Lei de Terras. Maputo, 19 de Outubro de 2017 Contextualização

Leia mais

Segundo Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo o bem estar tanto

Segundo Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo o bem estar tanto ASPECTOS POLÍTICOS RELACIONADOS A CONSERVAÇÃO DE SOLOS E ÁGUA Segundo Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo o bem estar tanto individual como coletivo. Política é a ciência da governança,

Leia mais

Rozely Ferreira dos Santos

Rozely Ferreira dos Santos Fig 2.1 Exemplo de estruturação geral das fases do planejamento. Espera-se de cada fase determinado produto. Por exemplo, o banco de dados um importante produto da fase INVENTÁRIO, permite a visualização

Leia mais

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional Maputo, 25 de Abril de 2013 Constituição

Leia mais

AGENDA DE DESENVOLVIMENTO DA ZONA DA MATA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ZONA DA MATA

AGENDA DE DESENVOLVIMENTO DA ZONA DA MATA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ZONA DA MATA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO DA ZONA DA MATA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA ZONA DA MATA Eixos Temáticos: 1. Desenvolvimento Industrial 2. Desenvolvimento do Agronegócio 3. Desenvolvimento Ambiental

Leia mais

Portfólio de Projetos. 1ª Edição

Portfólio de Projetos. 1ª Edição Portfólio de Projetos 1ª Edição A UFMT A UFMT é a única universidade federal no Estado e, durante muitos anos, foi também a única instituição de ensino superior. Constitui presença marcante no cenário

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO TERRITORIAL PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO TERRITORIAL PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO TERRITORIAL PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS Executar a política florestal do Estado e promover a preservação e a conservação da fauna

Leia mais

BRASIL: ESPAÇO E NAÇÃO

BRASIL: ESPAÇO E NAÇÃO BRASIL: ESPAÇO E NAÇÃO PAÍS CONTINENTE Área territorial -> 8,5 milhões de km² Suas fronteiras: Uruguai; Argentina; Paraguai; Bolívia; Peru; Colômbia; Venezuela; Guiana; Suriname; Guiana Francesa. Possui

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 70, DE 19 DE MARÇO DE 2007

RESOLUÇÃO N o 70, DE 19 DE MARÇO DE 2007 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RESOLUÇÃO N o 70, DE 19 DE MARÇO DE 2007 (Publicada no D.O.U em 25/04/2007) Estabelece os procedimentos, prazos e formas para promover a articulação entre

Leia mais

A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE

A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE A Inglaterra se interessou pelas colônias do sul, pois as condições climáticas eram favoráveis ao plantation. As colônias do sul possuíam trabalho escravo, fazendas de algodão

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO As florestas e demais formas de vegetação são reconhecidas no Brasil como bens de interesse comum a todos os habitantes do país, sendo que algumas destas áreas, legalmente determinadas

Leia mais

CENTRO DE CAPACITAÇÃO SOBRE A ÁGUA E A ADAPTAÇÃO À MUDANÇA CLIMÁTICA. Curso piloto: Adaptação à Mudança Climática nos planos de gestão de bacias

CENTRO DE CAPACITAÇÃO SOBRE A ÁGUA E A ADAPTAÇÃO À MUDANÇA CLIMÁTICA. Curso piloto: Adaptação à Mudança Climática nos planos de gestão de bacias CENTRO DE CAPACITAÇÃO SOBRE A ÁGUA E A ADAPTAÇÃO À MUDANÇA CLIMÁTICA Curso piloto: Adaptação à Mudança Climática nos planos de gestão de bacias Local: Auditorio Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento

Leia mais

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO Sistema Famato Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso. Criada em 1965, é a representante máxima da estrutura que compõe o Sistema Sindical Rural do Estado

Leia mais

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o legado das plantation Atender as necessidades das metrópoles europeias durante o período colonial. Foi implementado nas colônias de

Leia mais

MOÇAMBIQUE. Adaptação

MOÇAMBIQUE. Adaptação MOÇAMBIQUE Conforme estabelecido na Estratégia Nacional de Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas (ENAMMC), a prioridade nacional consiste em "aumentar a resiliência nas comunidades e na economia

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

Gestão e segurança dos recursos hídricos AGO 2018

Gestão e segurança dos recursos hídricos AGO 2018 Gestão e segurança dos recursos hídricos AGO 2018 1 PRINCIPAIS DESAFIOS GESTÃO E SEGURANÇA DOS RECURSOS HÍDRICOS A escassez hídrica e as inundações são problemas crescentes no Brasil Balanço hídrico quantitativo

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 12/09/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS - RAD COM PASTAGEM OU FLORESTAS

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS - RAD COM PASTAGEM OU FLORESTAS 3 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS - RAD COM PASTAGEM OU FLORESTAS O projeto Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro de redução de emissões de Gases de Efeito de

Leia mais

- CONVENÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO E O USO DOS CURSOS D ÁGUA TRANSFRONTEIRIÇOS E DOS LAGOS INTERNACIONAIS (Helsinque, 1992);

- CONVENÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO E O USO DOS CURSOS D ÁGUA TRANSFRONTEIRIÇOS E DOS LAGOS INTERNACIONAIS (Helsinque, 1992); Página 1 CÂMARA TÉCNICA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS TRANSFRONTEIRIÇOS Acordos e Tratados Internacionais sobre Água e Meio Ambiente TEMA: ÁGUA ACORDOS MULTILATERAIS 1.1 GLOBAIS - CONVENÇÃO SOBRE A INSTALAÇÃO

Leia mais

PDISPA PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO SUSTENTÁVEL DO PORTAL AMAZÔNICO 1. APRESENTAÇÃO

PDISPA PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO SUSTENTÁVEL DO PORTAL AMAZÔNICO 1. APRESENTAÇÃO PDISPA PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO SUSTENTÁVEL DO PORTAL AMAZÔNICO 1. APRESENTAÇÃO O PDISPA é uma iniciativa da Odebrecht Peru em cumprimento à estratégia de responsabilidade social da obra

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Aluno(a): Nº: Turma: Os assuntos trabalhados nestes Estudos

Leia mais

ENASE 2008 DESAFIOS PARA EXPANSÃO DA GERAÇÃO HÍDRICA GRANDES APROVEITAMENTOS CENÁRIOS DE EXPANSÃO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO

ENASE 2008 DESAFIOS PARA EXPANSÃO DA GERAÇÃO HÍDRICA GRANDES APROVEITAMENTOS CENÁRIOS DE EXPANSÃO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO ENASE 2008 DESAFIOS PARA EXPANSÃO DA GERAÇÃO HÍDRICA GRANDES APROVEITAMENTOS CENÁRIOS DE EXPANSÃO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO JOSÉ CLÁUDIO CARDOSO PRESIDENTE OUTUBRO/2008 CENÁRIOS DE EXPANSÃO DO SISTEMA

Leia mais

Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial.

Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial. Curso Completo Professor João Felipe Geografia Tipos de Clima No Brasil e no Mundo CLIMA EQUATORIAL Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial. 1 Apresentam baixas pressões

Leia mais

Geografia. Agricultura e Pecuária. Prof.: Rita Martins.

Geografia. Agricultura e Pecuária. Prof.: Rita Martins. Geografia Agricultura e Pecuária. Prof.: Rita Martins. A transformação do espaço natural em espaço geográfico iniciou-se com a agricultura. Revolução Neolítica. As transformações ocorridas na agricultura

Leia mais

Agroecologia e Sistemas Agroflorestais

Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Deixai-nos amar as árvores As árvores nos querem bem Nos seus brotos verdes Corre o sangue eterno de Deus. Outrora a madeira quis endurecer Então Cristo nela se pendurou

Leia mais

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Sumário Análise de conjuntura; Impactos das atividades agropecuárias sobre o meio ambiente; Responsabilidade ambiental; Boas práticas produtivas. Organograma

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

Ecossistemas.indd :28:44

Ecossistemas.indd :28:44 Avaliação ambiental estratégica Análise custo-benefício Área de construção prioritária Associação de Criadores de Porco Alentejano Área de desenvolvimento urbano prioritário Avaliação de impacto ambiental

Leia mais

Fórum sobre Sustentabilidade ABINEE

Fórum sobre Sustentabilidade ABINEE Fórum sobre Sustentabilidade ABINEE Ana Lucia Dolabella Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental São Paulo, 03/09/2012 Sustentabilidade Ambiental Econômica Social

Leia mais

Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil Parte II Agronegócio e Agricultura Familiar

Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil Parte II Agronegócio e Agricultura Familiar Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil Parte II Agronegócio e Agricultura Familiar Susian Martins Rio de Janeiro, Novembro de 2014 FBDS-RJ ECONOMIA VERDE NO BRASIL - AGRONEGÓCIO E AGRICULTURA FAMILIAR

Leia mais

144 t r ê s. Fig Macroordenamento territorial dos espaços agronaturais do Brasil. Organizado por Ross, Arroz. 1. Floresta amazônica

144 t r ê s. Fig Macroordenamento territorial dos espaços agronaturais do Brasil. Organizado por Ross, Arroz. 1. Floresta amazônica i n t r o d u ç ã o Este livro é o resultado direto do desenvolvimento de informações produzidas no âmbito da universidade, com subsídios externos, sobretudo nas instâncias de governo. Apresenta nítidos

Leia mais

Meio ambiente e Relações Internacionais na América Latina: Apontamentos para um debate 1

Meio ambiente e Relações Internacionais na América Latina: Apontamentos para um debate 1 Recebido em: 12/4/2010 Revisado em: 29/4/2010 Aprovado em: 15/5/2010 Meio ambiente e Relações Internacionais na América Latina: Apontamentos para um debate 1 DOMÍNGUEZ AVILA, Carlos Federico 2 Resumo:

Leia mais

GEOGRAFIA. Hidrografia Parte 3. Prof ª. Ana Cátia

GEOGRAFIA. Hidrografia Parte 3. Prof ª. Ana Cátia GEOGRAFIA Hidrografia Parte 3 Prof ª. Ana Cátia . FENÔMENO DOS RIOS VOADORES Os rios voadores são cursos de água atmosféricos, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados

Leia mais