HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 19 Nova República I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 19 Nova República I"

Transcrição

1

2 HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 19 Nova República I

3

4

5 FRANCISCO DORNELLES (MARÇO/AGOSTO 1985) POLÍTICA DE AUSTERIDADE (ORTODOXIA) TENTATIVA DE CONTROLAR A INFLAÇÃO CORTE DE 10% DO ORÇAMENTO DA UNIÃO CONGELAMENTO DE CONTRATOS E EMPRÉSTIMOS

6 Plano Cruzado (1986) congelamento de preços de bens e serviços nos níveis do dia 27 de fevereiro de 1986; reforma monetária, com alteração da unidade do sistema monetário, que passou a denominar-se cruzado (Cz$), cujo valor correspondia a mil unidades de cruzeiro; Suspensão da correção monetária generalizada. A correção monetária provocava uma indexação quase completa da economia e realimentava a expectativa inflacionária

7 PLANO HETERODOXO Reajuste do salário mínimo pelo valor médio dos últimos 6 meses Criação do gatilho salarial sempre que a inflação chegasse a 20% Entusiasmo da população (Fiscais do Sarney)

8

9 O aparente sucesso do Plano Cruzado resultou em uma vitória quase unânime do PMDB que fez vinte e dois governadores em vinte e três possíveis e fez a maioria dentre os 49 senadores eleitos, 487 deputados federais e o maior número dos 953 deputados estaduais. ANTÔNIO CARLOS VALADARES PFL/SERGIPE

10 Fatores do fracasso do PLANO CRUZADO Desabastecimento de bens e o surgimento de ágio para compra de produtos escassos, principalmente os que se encontravam na entressafra (carne e leite) e de mercados oligopolizados (automóveis). Ausência de controle de gastos do governo (falta de medidas econômicas por parte do governo para controlar os gastos públicos) O Plano Cruzado também teve como resultado uma deterioração na balança de pagamentos do país com a consequente queda nas reservas internacionais.

11

12 Foi até cunhada, por isso tudo, a expressão "Estelionato Eleitoral". Seja como for, o plano naufragou de vez logo após as eleições. A população se revoltou com quebra-quebra de ônibus e invasão de supermercados. A hiperinflação se instalou, sem controle.

13 PLANO CRUZADO II Liberação dos preços dos produtos e serviços Reajuste dos aluguéis a ser negociado entre proprietários e inquilinos Alteração do cálculo da inflação, que passaria a ter como base os gastos das famílias com renda de até cinco salários mínimos Aumento de impostos sobre bebidas, cigarros, combustíveis, energia, telefonia Aumento das tarifas de serviços públicos Aumento da carga fiscal

14 A população teve que enfrentar vários aumentos de preços, num só dia: 60% no preço da gasolina; 120% dos telefones e energia; 100% das bebidas; 80% dos automóveis; 45% a 100% dos cigarros.

15 Em 1987, durante o governo Sarney ( ), na gestão do ministro Dílson Funaro na Fazenda, o Brasil chegou a decretar a moratória no pagamento da dívida externa, o que afastou os investidores estrangeiros do país.

16 Plano Bresser instituiu o congelamento dos preços, dos aluguéis, dos salários e a URP (Unidade de Referência de Preços) como referência monetária para o reajuste de preços e salários. Bresser Pereira 1987

17 Maílson da Nóbrega

18 O pacote econômico conhecido como "Plano Verão" foi o quarto e último do governo Sarney, e tinha como objetivo principal controlar a escalada inflacionária num ano eleitoral. Como os seus antecessores, o Plano Verão revelou-se um quase completo fracasso.

19 "Brasileiros e brasileiras..." Em discurso de 35 minutos, pronunciado em rede nacional de televisão, o presidente José Sarney baixou um novo congelamento de preços - o terceiro de seu governo-, anunciou a criação de uma nova moeda - a segunda de sua administração, o cruzado novo.

20 Em novembro de 1985, José Sarney e o presidente argentino Raul Alfonsín assinaram a Declaração do Iguaçu. Do ponto de vista histórico, esse documento de cooperação foi de suma importância para que acordos com outras nações sulamericanas dessem origem ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), criado em 1991.

21 No ano de 1986, Sarney reatou as relações diplomáticas junto ao governo cubano. Do ponto de vista externo, isso representava o fim de um antigo discurso que rejeitava os partidos e nações que se mostravam favoráveis ao pensamento comunista e socialista.

22 Paralelamente, esse mesmo governo tomou várias medidas, interessadas em reforçar os laços entre o Brasil e os países africanos que falavam a língua portuguesa.

23 A fim de mostrar seu interesse na redemocratização do país, Sarney convocou no início de 1987 uma Assembleia Constituinte, para elaborar uma nova Constituição. A Assembleia Constituinte foi composta por Deputados e membros do Senado.

24

25 Depois de 20 meses de trabalhos, discussões, no dia 05 de outubro de 1988 foi promulgada a Constituição do Brasil, a mesma que está em vigor atualmente. Ficou conhecida como Constituição Cidadã, tendo como garantias e deveres: - Eleições diretas para os cargos executivos e legislativos e sistema de presidencialismo; - Possibilidade de criação das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs); - Igualdade e direitos para cidadãos: liberdade para trabalhar, para expressar o pensamento, liberdade de religião, acesso à saúde, educação, etc; - Direitos trabalhistas foram reafirmados: jornada de trabalho de 44 horas semanais, FGTS, entre outros.

26

27 O mandato de José Sarney terminaria em Em 1989 foram realizadas as eleições. Após 20 anos, o povo pode ir às urnas para eleger seu candidato à Presidência. Sarney não se opôs à campanha eleitoral, em nenhum momento. Mesmo porque este direito estava garantido na Constituição, promulgada em 1988.

28

29

30 Após quase trinta anos sem eleições diretas para Presidente da República, os brasileiros puderam votar e escolher um, entre os 22 candidatos que faziam oposição ao atual presidente José Sarney. Era novembro de 1989.

31 Após uma campanha agitada, com trocas de acusações e muitas promessas, Fernando Collor de Mello venceu seu principal adversário, Luís Inácio Lula da Silva.

32 Ao tomar posse no dia 15 de março de 1990, foi anunciar seu pacote de modernização administrativa e vitalização da economia, através do plano Collor I, que previa, entre outras coisas: - Volta do Cruzeiro como moeda; - Congelamento de preços e salários; - Bloqueio de contas correntes e poupanças no prazo de 18 meses; - Demissão de funcionários e diminuição de órgãos públicos.

33

34 Plano Collor confiscou a poupança, e Brasil mergulhou na hiperinflação. Após feriado bancário, população enfrentou filas nas agências e comércio ficou paralisado. Em 90, PIB caiu 4,3%, a maior recessão no pós-guerra, e índice de preços chegou a 1.620%.

35 Oriundo de um estado politicamente pouco influente e filiado a uma legenda de pouca tradição política, Fernando Collor de Mello, o novo presidente, sentiu a necessidade de compor uma base de sustentação capaz de permitir a implementação de seu programa de governo.

36 Em meados de 1991, denúncias de irregularidades começaram a surgir na imprensa, envolvendo pessoas do círculo próximo de Fernando Collor, como ministros, amigos do presidente e mesmo a primeiradama Rosane Collor. Em entrevista à Revista Veja em maio de 1992, Pedro Collor de Mello, irmão do presidente, revelou o esquema de corrupção que envolvia o ex-tesoureiro da campanha Paulo César Farias.

37

38 Em meio à forte comoção popular, é instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a responsabilidade do presidente sobre os fatos divulgados. Em 2 de outubro é aberto o processo de impeachment na Câmara dos Deputados, impulsionado pela maciça presença do povo nas ruas, como o movimento dos Caras-pintadas.

39 Em 29 de setembro, por 441 a 38 votos, a Câmara autoriza a abertura de processo de impedimento do presidente, o que implica em seu afastamento temporário até decisão final do processo pelo Senado Federal. Collor renuncia antes de ser condenado. A presidência é assumida pelo então vice-presidente, Itamar Franco.

40

41 O novo presidente se concentrou em arrumar o cenário que encontrara. Itamar procurou realizar uma gestão transparente, algo tão almejado pela sociedade brasileira. Para fazer uma gestão tranquila, sem turbulências, procurou o apoio de partidos mais à esquerda.

42 O povo decidiu manter tudo como estava: escolheu a República (66% contra 10% da Monarquia) e o Presidencialismo (55% contra 25% do Parlamentarismo).

43

44 No governo de Itamar Franco foi elaborado o mais bem-sucedido plano de controle inflacionário da Nova República: o Plano Real.

45 Montado pelo seu Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o plano visava criar uma unidade real de valor (URV) para todos os produtos, desvinculada da moeda vigente, o Cruzeiro Real. Desta forma, cada URV correspondia a US$ 1.

46

Nova República - República Neoliberal

Nova República - República Neoliberal Nova República - República Neoliberal 1984 1991 1994 2003 Transição democrática Mercosul Plano Real Nacional-estatismo José Sarney (03/1985-03/1990) Planos econômicos Plano Cruzado 1986 Dílson Funaro ministro

Leia mais

HISTÓRIA. aula República Nova

HISTÓRIA. aula República Nova HISTÓRIA aula República Nova Foto: Antonio Cruz/Abr Sarney Foto: Antonio Cruz/Abr Collor Foto: Antonio Cruz/Abr FHC Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República Lula Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência

Leia mais

A NOVA REPÚBLICA OU REDEMOCRATIZAÇÃO ( ):

A NOVA REPÚBLICA OU REDEMOCRATIZAÇÃO ( ): A NOVA REPÚBLICA OU REDEMOCRATIZAÇÃO (1985 - ): 1. - O governo JOSÉ SARNEY (1985 1990): PMDB Desconfiança inicial (passado ligado a ditadura militar). Emendão (85) aumentar credibilidade. Eleições presidenciais

Leia mais

A DEMOCRACIA BRASILEIRA. Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A DEMOCRACIA BRASILEIRA. Prof. Maurício Ghedin Corrêa A DEMOCRACIA BRASILEIRA Prof. Maurício Ghedin Corrêa A DEMOCRACIA BRASILEIRA Com o fim da Guerra fria, nos anos 1980, os EUA retiraram seu apoio as ditaduras latinoamericanas. A partir de 1982, as eleições

Leia mais

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A fase da redemocratização teve como característica o resgate da democracia e de seu pleno funcionamento e da cidadania para os brasileiros. Presidentes

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) NOVA REPÚBLICA ( ) 1 - O governo JOSÉ SARNEY ( ):

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) NOVA REPÚBLICA ( ) 1 - O governo JOSÉ SARNEY ( ): 1 - O governo JOSÉ SARNEY (1985 1990): PMDB Desconfiança inicial passado ligado a ditadura militar. Emendão (85) aumentar credibilidade. Eleições presidenciais seriam restabelecidas. Voto para analfabetos.

Leia mais

Brasil contemporâneo ou Nova República ( ) Contexto de redemocratização (abertura para a democracia) Emenda Dante de Oliveira: foi rejeitada

Brasil contemporâneo ou Nova República ( ) Contexto de redemocratização (abertura para a democracia) Emenda Dante de Oliveira: foi rejeitada Brasil contemporâneo ou Nova República (1985-2018) Contexto de redemocratização (abertura para a democracia) Emenda Dante de Oliveira: foi rejeitada Diretas Já: sem sucesso imediato Pós-ditadura: ideia

Leia mais

Brasil: da redemocratização aos dias atuais

Brasil: da redemocratização aos dias atuais Brasil: da redemocratização aos dias atuais Aulas De Sarney aos caras-pintadas Os governos Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Capítulo Brasil: da 44 redemocratização Brasil: da redemocratização aos

Leia mais

Os Planos Econômicos do Brasil

Os Planos Econômicos do Brasil Os Planos Econômicos do Brasil Uma abordagem microeconômica 22/05/2017 Equipe Microeconomia Aplicada 1 Anos 60: governo de J.K. expande a base monetária para financiar o plano de metas Ausência de leis

Leia mais

NOVA REPÚBLICA E NEOLIBERALISMO

NOVA REPÚBLICA E NEOLIBERALISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RUBENS RAMIRO Todo exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

Brasil - Nova República ( ) Webster Pinheiro

Brasil - Nova República ( ) Webster Pinheiro Brasil - Nova República (1985 -...) Webster Pinheiro 1. A transição e a redemocratização Tancredo Neves (PMDB- MG), representante da coligação Muda Brasil, venceu com sobras as últimas eleições INdiretas

Leia mais

Plano Cruzado,Plano Bresser Plano Verão,Plano Real. Planos Econômicos

Plano Cruzado,Plano Bresser Plano Verão,Plano Real. Planos Econômicos Plano Cruzado,Plano Bresser Plano Verão,Plano Real Planos Econômicos Plano Cruzado Ano 1985 (Colégio Eleitoral) Tancredo Neves 75 anos (Morte 21 de Abril de 1985) 22 de Abril de 1985 Instituído Oficialmente

Leia mais

TOTALITARISMO AUTORITARISMO

TOTALITARISMO AUTORITARISMO TOTALITARISMO & AUTORITARISMO Totalitarismo Tipo de Estado difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas,

Leia mais

Análise de Cenários Políticos e Econômicos

Análise de Cenários Políticos e Econômicos Análise de Cenários Políticos e Econômicos Aulas 7 e 8: Brasil profunda crise política e econômica do início da Nova República (1985-1992) prof.dpastorelli@usjt.br www.danilopastorelli.wordpress.com questão

Leia mais

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com República Militar (1964-1985) O golpe militar (31/03/1964): Combater a corrupção e a subversão (comunismo).

Leia mais

ECONOMIA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE 2 GOVERNO FIGUEIREDO (1979 1985) 1985) 1 2 1 GOVERNO FIGUEIREDO (1979 1985) 1985) ANOS 80 = DÉCADA PERDIDA GOVERNO FIGUEIREDO (1979 1985) 1985) 3 4 2 07/03/1979 15/12/1982

Leia mais

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Capítulo 17: A saga dos planos heterodoxos: a economia brasileira de 1985 à 1994 Parte III Capítulo 17 Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr. 2 A Economia

Leia mais

Economia Brasileira ( ) Plano Bresser

Economia Brasileira ( ) Plano Bresser Economia Brasileira (1985-1989) Plano Bresser TABELA 1 - Inflação - IPC (FIPE) - (% a.m.) JAN/1985 a dez/1989 Mês IPC (%) Mês IPC (%) 1987.01 13,75 1988.01 14,7 1987.02 11,28 1988.02 13,38 1987.03 11,97

Leia mais

ECO Economia Brasileira

ECO Economia Brasileira Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2012 ECO 112 - Economia Brasileira Eloi Martins Senhoras Available at: http://works.bepress.com/eloi/132/

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO ( )

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO ( ) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO (1990-94) Fixação 1) (PUC) As eleições presidenciais brasileiras, ocorridas neste ano, envolveram oito candidatos, concorrendo por partidos

Leia mais

Plano Cruzado I e II, Plano Bresser. e Plano Verão. & Plano Verão.

Plano Cruzado I e II, Plano Bresser. e Plano Verão. & Plano Verão. Plano Cruzado Cruzado I e II, Plano Bresser I e Plano Verão e II Plano Bresser & Plano Verão. Tancredo Neves foi eleito Presidente por eleição indireta,e sua vitória foi recebida com muito entusiasmo e

Leia mais

Regime Militar II e o Brasil Atual. História C Aula 14 Prof º Thiago

Regime Militar II e o Brasil Atual. História C Aula 14 Prof º Thiago Regime Militar II e o Brasil Atual História C Aula 14 Prof º Thiago Governo Médici 1969-1974 Criação do INCRA Programa de Integração Nacional PIN Grandes Rodovias (Cuiabá-Santarem e Transamazonica) Ampliação

Leia mais

Análise de Cenários Políticos e Econômicos

Análise de Cenários Políticos e Econômicos Análise de Cenários Políticos e Econômicos Aulas 7 e 8: Brasil profunda crise política e econômica do início da Nova República (1985-1992) prof.dpastorelli@usjt.br www.danilopastorelli.wordpress.com questão

Leia mais

3. O Plano Cruzado II: 4. O Plano Verão: 5. A nova Constituição 1988 a) Novos direitos trabalhistas (licença maternidade e paternidade

3. O Plano Cruzado II: 4. O Plano Verão: 5. A nova Constituição 1988 a) Novos direitos trabalhistas (licença maternidade e paternidade A NOVA REPÚBLICA (1985...) A. O Governo Sarney: (1985-1990) 1. O processo de redemocratização 2. O Plano Cruzado: a) Dílson Funaro b) Substituição do Cruzeiro pelo Cruzado. c) Congelamento de preços. d)

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1934

CONSTITUIÇÃO DE 1934 Vargas INTRODUÇÃO Neste livro você vai ler sobre a Era Vargas. Solicitado pela professora Valéria, da disciplina de História, escrito por Manuela Rottava, com caráter avaliativo. Tem destaque nas seguintes

Leia mais

INFLAÇÃO: TEORIA E EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Bibliografia: capítulo 8 de Bacha (2004), p. 215 a 223; 240 a 243

INFLAÇÃO: TEORIA E EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Bibliografia: capítulo 8 de Bacha (2004), p. 215 a 223; 240 a 243 INFLAÇÃO: TEORIA E EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Bibliografia: capítulo 8 de Bacha (2004), p. 215 a 223; 240 a 243 1 INFLAÇÃO: DEFINIÇÃO E ABRANGÊNCIA DESSE FENÔMENO Inflação é a situação de aumentos contínuos

Leia mais

Eleições 2018 e o Movimento Sindical Brasileiro

Eleições 2018 e o Movimento Sindical Brasileiro Eleições 2018 e o Movimento Sindical Brasileiro Calendário 2018 Janeiro VOTO Fevereiro Março Abril Junho 24/01 - Julgamento do Lula Eleições dos Presidentes das Comissões na CD; Início da discussão e votação

Leia mais

HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão NOVA REPÚBLICA

HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão NOVA REPÚBLICA HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão NOVA REPÚBLICA TANCREDO NEVES (15/11/84 21/04/85) Tancredo Neves: Vitória, mas não assume (15/11/1984) 14/03/1985: Internação e sete cirurgias 21/04/1985: Falecimento

Leia mais

Votos aos Presidentes da República: de Collor a Bolsonaro

Votos aos Presidentes da República: de Collor a Bolsonaro aos Presidentes da República: de Collor a Bolsonaro Neste texto, quero destacar os votos válidos e os votos recebidos pelos presidentes da chamada Nova República: Collor, FHC, Lula, Dilma e Bolsonaro,

Leia mais

O Plano Cruzado: Esperança e Frustração ( ) José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília.

O Plano Cruzado: Esperança e Frustração ( ) José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília. O Plano Cruzado: Esperança e Frustração (1985-1987) José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília. Nova República (1985-1989) Três planos de estabilização

Leia mais

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 Elaborado em 09 de julho de 2013 REFORMA POLÍTICA DEPUTADOS DESCARTAM REFORMA POLÍTICA VÁLIDA PARA 2014 O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou

Leia mais

02) Descreva sobre o Plano de Metas do governo JK e as suas conseqüências para o Brasil.

02) Descreva sobre o Plano de Metas do governo JK e as suas conseqüências para o Brasil. DISCIPLINA: HISTÓRIA DATA: PROFESSOR: CARLOS e WILHER ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 3ª / E.M. TURMA: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo a ser estudado para

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS HISTÓRIA

LISTA DE EXERCÍCIOS HISTÓRIA LISTA DE EXERCÍCIOS HISTÓRIA P2-4º BIMESTRE 9º ANO Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2015 QUESTÃO 01 Nesses 25 anos, acompanhei com entusiasmo cada fase da vida política nacional. Depositei fé

Leia mais

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril Samir Oliveira Co nfira abaixo as principais propostas contidas no relatório sobre a reforma política que poderá ir a votação nos

Leia mais

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago Populismo II e Regime Militar I História C Aula 13 Prof. Thiago O Homem da Vassoura Jânio Quadros surpreendeu e venceu as eleições de 1960, em partes devido a agressiva campanha política que prometia varrer

Leia mais

Programa: Simplificando a Economia

Programa: Simplificando a Economia Programa: Simplificando a Economia Ação I Social Tema: Os Planos Econômicos no Brasil Informações básicas; Entendimentos necessários; Março - 2016 1 Plano é um conjunto de disposições e ações que se fazem

Leia mais

HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PROVAS ESA

HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PROVAS ESA HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PROVAS ESA QUESTÃO 01 2016/2017 A Revolta dos Malês foi um movimento de escravos africanos, muitos dos quais eram muçulmanos, ocorrido em 1835 na seguinte província:

Leia mais

REGIME MILITAR ( ) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações.

REGIME MILITAR ( ) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. REGIME MILITAR (1964 1985) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. CHICO BUARQUE DE HOLLANDA MARCOS ROBERTO Construindo a ditadura Crise política:

Leia mais

Redemocratização Brasileira: Sarney à FHC

Redemocratização Brasileira: Sarney à FHC Redemocratização Brasileira: Sarney à FHC 1. (ENEM) Movimento dos Caras-Pintadas Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010 (adaptado). (Foto: Reprodução/Enem) O movimento representado

Leia mais

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar O fim da Quarta República e o golpe civil-militar Carlos Lacerda derrubador de presidentes Participou da ANL Contra o integralismo, os latifundiários e o imperialismo Preso durante o golpe do Estado Novo,

Leia mais

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ):

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ): Governos Eurico Gaspar Dutra (1946 1950): união com os EUA (Guerra Fria), Constituição de 1946 (redemocratizadora) Getúlio Vargas (1951 1954): governo nacionalista, Petrobrás, Eletrobrás, aumento de 100%

Leia mais

AS MULHERES NA POLÍ TÍCA EM NU MEROS

AS MULHERES NA POLÍ TÍCA EM NU MEROS AS MULHERES NA POLÍ TÍCA EM NU MEROS Número de deputados Federais Eleitos em 2006, 2010 e 2014 MULHERES % HOMENS % TOTAL 2006 45 8,8 468 91,2 2010 45 8,8 468 91,2 513 2014 51 9,9 462 90,1 Número de Senadores

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional Prof. Roberto Moreira de Almeida SISTEMAS ELEITORAIS Conceito Sistema Majoritário e Sistema Proporcional O conjunto de técnicas

Leia mais

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes Cartilha Política para Crianças e Adolescentes A política é fundamental para todos nós, porque é através dela que as decisões que podem melhorar ou piorar nossas vidas são tomadas. Isto porque vivemos

Leia mais

Veja como a história de Eduardo Campos se funde com a história do PSB

Veja como a história de Eduardo Campos se funde com a história do PSB Biografia de Eduardo Henrique Accioly Campos (Eduardo Campos) Veja como a história de Eduardo Campos se funde com a história do PSB 2014 UNIDOS PELO BRASIL Em 28 de junho, a Coligação Unidos pelo Brasil

Leia mais

Constituição Brasileira Completa 30 Anos

Constituição Brasileira Completa 30 Anos 30 anos da constituição Federal Constituição Brasileira Completa 30 Anos A Constituição é o conjunto de leis do país. É considerada a Lei máxima e determina o papel do Estado. Nela estão as regras que

Leia mais

EAE 0423-Economia Brasileira I. Prof. Dr. Guilherme Grandi

EAE 0423-Economia Brasileira I. Prof. Dr. Guilherme Grandi EAE 0423-Economia Brasileira I Prof. Dr. Guilherme Grandi 1. Os Programas de Estabilização do Governo Sarney 1.a. O Ambiente Político Ministros da área econômica Fazenda Francisco Dornelles:15/03/85 a

Leia mais

Movimento dos caras pintadas

Movimento dos caras pintadas Movimento dos caras pintadas Em prol do Brasil, jovens buscam o impeachment do presidente brasileiro Fernando Collor de Mello. Imagem dos protestos. Jovem protestando em Brasília, movimento dos caras pintadas.

Leia mais

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA Ditadura Militar Eventos Fundamentais: Goulart propõe as reformas de base Eleitoral Educacional Bancária / Tributária Agrária Marcha da TFP Tradição Família e Propriedade

Leia mais

Objetivos e instrumentos de política econômica, 1

Objetivos e instrumentos de política econômica, 1 Sumário Prefácio, xiii i Objetivos e instrumentos de política econômica, 1 1. Objetivo do estudo de economia, 2 2. Objetivos de política econômica, 3 2.1 Crescimento da produção e do emprego, 3 2.2 Controle

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 2. Profª. Liz Rodrigues Art. 80, CF/88: Em caso de impedimento do Presidente e do

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 DIREITO CONSTITUCIONAL O Direito Constitucional é o ramo do Direito Público que estabelece as normas que estruturam o Estado e sua organização

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 4 Inflação e Estabilização Monetária O Problema da Inflação Curva de Philips e o trade-off

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 13 A Era Vargas I

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 13 A Era Vargas I HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 13 A Era Vargas I Ante à insistência do presidente Washington Luís em lançar como candidato o seu apadrinhado político, (o paulista Júlio Prestes) em detrimento

Leia mais

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Modelo foi aprovado após votação do texto-base da reforma. Distritão divide estados e municípios em distritos e põe

Leia mais

Populismo no Brasil ( )

Populismo no Brasil ( ) Populismo no Brasil (1945-1964) O Populismo foi um fenômeno da América Latina, característico de um mundo pós Segunda Guerra Mundial, momento que exigiase democratização. Fortalecimento das relações entre

Leia mais

Plano Brasil Novo. A História do Plano Collor. Plano Collor

Plano Brasil Novo. A História do Plano Collor. Plano Collor Plano Brasil Novo A História do Plano Collor Plano Collor O Plano Collor O Plano Collor é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência

Leia mais

Privatização, Abertura e Desindexação: os antecedentes do Plano Real

Privatização, Abertura e Desindexação: os antecedentes do Plano Real Privatização, Abertura e Desindexação: os antecedentes do Plano Real José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Início da década de 1990 1990: Posse do

Leia mais

GOVERNOS FHC: E

GOVERNOS FHC: E GOVERNOS FHC: 1995 98 E 1999-2002 Vida Fernando Henrique Cardoso foi presidente da República Federativa do Brasil por dois mandatos consecutivos: o primeiro, de 1º de janeiro de 1995 a 1º de janeiro de

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Presidente e Vice-Presidente da República (Art. 076 a 083) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO Autoridade Comum Responsabilidade

Leia mais

Lembranças do Plano Cruzado (Francisco L. Lopes, palestra

Lembranças do Plano Cruzado (Francisco L. Lopes, palestra Lembranças do Plano Cruzado (Francisco L. Lopes, palestra realizada no IEPE/CdG em março 2006) Há 20 anos atrás, em março de 1986, foi lançado o Plano Cruzado, a primeira de várias tentativas fracassadas

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Tocantins - vagas 1 Governador 2 8 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Reeleição Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda

Leia mais

BRASIL: DA REDEMOCRATIZAÇÃO AOS DIAS ATUAIS

BRASIL: DA REDEMOCRATIZAÇÃO AOS DIAS ATUAIS CAPÍTULO 36 BRASIL: DA REDEMOCRATIZAÇÃO AOS DIAS ATUAIS Mais uma eleição indireta! Abril de 1984: a emenda Dante de Oliveira, que previa a realização de eleição direta para a escolha do próximo presidente

Leia mais

Revisão República Brasileira

Revisão República Brasileira Revisão 2009 República Brasileira 09 Terminada a Segunda Guerra Mundial, o mundo descobriu horrorizado o assassinato de 6 milhões de judeus em campos de extermínio nazistas. O fato comoveu a opinião pública

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

Fundação da Ordem Social - SHIS QL 26, CONJUNTO 1 CASA 17 CEP Brasília DF (61)

Fundação da Ordem Social - SHIS QL 26, CONJUNTO 1 CASA 17 CEP Brasília DF (61) Análise de Conjuntura Política Cenário Nacional - Semana 18.09 22.09 Poder Executivo: o Pronunciamento de Temer na ONU: O presidente Michel Temer cumpriu, nesta terça-feira (19), a tradição que reserva

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 37 julho de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 37 julho de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 37 julho de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Plano Real completa 20 anos: uma retrospectiva 1 Como foi o Plano Real O real tornou-se a moeda

Leia mais

Sumário. Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1

Sumário. Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1 Sumário Prefácio à 8 a edição, xxiii Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1 1 Aspectos Demográficos, 11 1.1 Transição demográfica brasileira, 16 1.2 Estrutura etária,

Leia mais

Especificações Técnicas. Elaboração da Pesquisa

Especificações Técnicas. Elaboração da Pesquisa Especificações Técnicas Período De 05 a 08 de setembro de 14 Abrangência Nacional Universo Eleitores com 16 anos ou mais Amostra 02 entrevistas em 142 municípios Margens de erro 2 pontos percentuais e

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Sergipe - vagas 1 Governador 2 8 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Reeleição Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE EMPREAS - CONTÁBEIS SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO. Plano Real e Cruzado (Ajustes Bresser e Verão)

ADMINISTRAÇÃO DE EMPREAS - CONTÁBEIS SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO. Plano Real e Cruzado (Ajustes Bresser e Verão) ADMINISTRAÇÃO DE EMPREAS - CONTÁBEIS SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO Plano Real e Cruzado (Ajustes Bresser e Verão) RICARDO LEANDRO COSTA ROBERT SINCLAIR MICHEL MIRANDA PROFESSORA ROSELY GAETA 1. RESUMO DO

Leia mais

10. Inflação e Planos de Estabilização Planos heterodoxos de estabilização Brasil

10. Inflação e Planos de Estabilização Planos heterodoxos de estabilização Brasil 10. Inflação e Planos de Estabilização 10.2. Planos heterodoxos de estabilização Brasil Lopes&Rossetti (2009: cap. 6) 08/12/2017 1 1940 1942 1944 1946 1948 1950 1952 1954 1956 1958 1960 1962 1964 1966

Leia mais

DE FHC A LULA (1995/2010)

DE FHC A LULA (1995/2010) DE FHC A LULA (1995/2010) FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (1995/2002) FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (1995/2002) Privatização/Globaliza ão/globalização como característica. Nos dois mandatos teve como vice-presidente

Leia mais

Cotas para mulheres?

Cotas para mulheres? Cotas para mulheres? Direito: PEC propõe alterar a Constituição Federal para que, nas eleições para Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas dos Estados, Câmara Legislativa do Distrito Federal e

Leia mais

O Brasil na nova ordem mundial. Professor: Eustáquio

O Brasil na nova ordem mundial. Professor: Eustáquio O Brasil na nova ordem mundial Professor: Eustáquio Entende-se por Nova Ordem Mundial o contexto econômico, político e militar entre os Estados no plano internacional no período que sucede a queda do Muro

Leia mais

No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais e revisões da lei eleitoral com fins de tentar melhorar

No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais e revisões da lei eleitoral com fins de tentar melhorar No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais e revisões da lei eleitoral com fins de tentar melhorar o sistema eleitoral nacional, proporcionando, segundo

Leia mais

Edição 934 Dezembro/2016

Edição 934 Dezembro/2016 1 2 Ano turbulento na política e economia O ano de 2016 foi marcado pelo impeachment da presidenta da República Dilma Rousseff (PT), que havia sido reeleita pelo voto popular com 54, 5 milhões de votos.

Leia mais

PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO DIVISÃO DE FUNÇÕES ESTATAIS ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ESTUDO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES

PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO DIVISÃO DE FUNÇÕES ESTATAIS ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ESTUDO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES ORGANIZAÇÃO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES ART. 2.º,, DA CF/88: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo,, o Executivo e o Judiciário rio. FUNÇÕES LEGISLATIVA EXECUTIVA

Leia mais

Análise de Cenários Políticos e Econômicos

Análise de Cenários Políticos e Econômicos Análise de Cenários Políticos e Econômicos Aula 6: Brasil transição para a democracia, pluripartidarismo e a modernização conservadora prof.dpastorelli@usjt.br www.danilopastorelli.wordpress.com questão

Leia mais

Projeto Memória do Parlamento Brasileiro

Projeto Memória do Parlamento Brasileiro I II Projeto Memória do Parlamento Brasileiro Professor(a), seja bem-vindo(a)! Aqui encontrará algumas sugestões de conteúdos e de atividades para contribuir com o trabalho pedagógico. I II Visite a Exposição!

Leia mais

Economia Brasileira. Parte 3 os Governos Militares PAEG Milagre Econômico Restrição externa Hiperinflação A Saga dos Planos Heterodoxos

Economia Brasileira. Parte 3 os Governos Militares PAEG Milagre Econômico Restrição externa Hiperinflação A Saga dos Planos Heterodoxos Economia Brasileira Parte 3 os Governos Militares PAEG Milagre Econômico Restrição externa Hiperinflação A Saga dos Planos Heterodoxos Prof. Antonio Carlos Assumpção Em 15/3/74 posse de Ernesto Geisel,

Leia mais

PODERES COMENTÁRIOS, CONFLITOS E HISTÓRIA

PODERES COMENTÁRIOS, CONFLITOS E HISTÓRIA JAIME DONIZETE PEREIRA OS TRÊS PODERES COMENTÁRIOS, CONFLITOS E HISTÓRIA Editora Impactus 2005 Ficha Catalográfica elaborada pela Faculdade de Biblioteconomia PUC-Campinas 328.3 Pereira, Jaime Donizete

Leia mais

História das cédulas e moedas nacionais Durante o domínio holandês no Nordeste brasileiro, entre 1630 e 1654, foram cunhadas as primeiras moedas no

História das cédulas e moedas nacionais Durante o domínio holandês no Nordeste brasileiro, entre 1630 e 1654, foram cunhadas as primeiras moedas no História das cédulas e moedas nacionais Durante o domínio holandês no Nordeste brasileiro, entre 1630 e 1654, foram cunhadas as primeiras moedas no Brasil O dinheiro começou a circular no Brasil ainda

Leia mais

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega Atualidades Projeto de Reforma Política A Comissão Especial da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (15/08/2017) a votação das emendas da parte da reforma política que necessita de alterações

Leia mais

XIX. A República Populista

XIX. A República Populista XIX. A República Populista Constituinte de 1946 Polêmica do desenvolvimento; Partido Trabalhista Brasileiro PTB (nacionalismo radical); Partido Social Democrático PSD (desenvolvimentismo); União Democrática

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Piauí - Vagas 1 Governador 2 10 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para as votações

Leia mais

PASSATEMPOS CAÇA-PALAVRAS

PASSATEMPOS CAÇA-PALAVRAS Desafio 1 Em cinco minutos, tente encontrar 13 palavras relacionadas à educação cívica e cidadania. Horizontais 7 Palavras Verticais 6 palavras Desafio 2 Neste desafio, as palavras estão escondidas na

Leia mais

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha 1 CONSTITUIÇÃO SURGIMENTO VIGÊNCIA EM ANOS 1824 25/03/1824 65 1891 24/02/1891 39 1934 16/07/1934 03 1937 10/11/1937 08 1946 18/09/1946 20 1967 24/01/1967

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Victor Barau 1- O Conceito da palavra Democracia Democracia demos = povo, e kratos = autoridade Origem Conceito Moderno: Revoluções Francesa e Americana.

Leia mais

GOVERNO SARNEY. 2. GOVERNO JOSÉ SARNEY: 1985 A 1990 A. POLÍTICA: transição para a democracia 1) Fim do entulho autoritário (Atos institucionais)

GOVERNO SARNEY. 2. GOVERNO JOSÉ SARNEY: 1985 A 1990 A. POLÍTICA: transição para a democracia 1) Fim do entulho autoritário (Atos institucionais) NOVA REPÚBLICA SARNEY COLLOR ITAMAR FHC LULA GOVERNO SARNEY 2. GOVERNO JOSÉ SARNEY: 1985 A 1990 A. POLÍTICA: transição para a democracia 1) Fim do entulho autoritário (Atos institucionais) GOVERNO SARNEY

Leia mais

Nomes: Luana, Chaiane e Eduarda R.

Nomes: Luana, Chaiane e Eduarda R. Nomes: Luana, Chaiane e Eduarda R. No início do período republicano no Brasil (final do século XIX e começo do XX), fortificou-se um sistema conhecido popularmente como coronelismo. Este nome foi dado

Leia mais

Planos Econômicos de Estabilização Brasil dos anos

Planos Econômicos de Estabilização Brasil dos anos Planos Econômicos de Estabilização Brasil dos anos 1980-2010 1. A partir da redemocratização do Brasil (1985), é possível observar mudanças econômicas significativas no país. Entre elas, a: [a] Exclusão

Leia mais

Better Call Getúlio Vargas

Better Call Getúlio Vargas Better Call Getúlio Vargas Getúlio Vargas é formado em advocacia e escolheu essa profissão para agradar seu irmão Viriato Vargas. Viriato Vargas tinha 2 sonhos, se tornar advogado e ser um homem com muito

Leia mais

EQUIPE. Ana Maria de Carvalho Cipriano Ana Cristina R. dos Anjos Andréa dos Anjos Dayane Lindemberg Juliana Silva

EQUIPE. Ana Maria de Carvalho Cipriano Ana Cristina R. dos Anjos Andréa dos Anjos Dayane Lindemberg Juliana Silva EQUIPE Ana Maria de Carvalho Cipriano Ana Cristina R. dos Anjos Andréa dos Anjos Dayane Lindemberg Juliana Silva O Processoo inflacionário no Brasil OS PLANOS ECONÔMICOS DE 1986 a 1994 INFLAÇÃO Na opinião

Leia mais

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 1990-1992 1992-1994 1995-2002 2002-2010 2010 -... Sarney Vice de Tancredo (eleito pelo colégio eleitoral); ARENA (suporte a ditadura); Combate a inflação (plano cruzado)

Leia mais

Resumo das propostas de reforma política

Resumo das propostas de reforma política Resumo das propostas de reforma política A proposta de votação da reforma política está consolidada em dois conjuntos agrupados: o primeiro, que depende de emenda constitucional e que trata de dois pontos

Leia mais

2. Qual o principal problema sofrido pela economia brasileira pelo governo de José Sarney e base aliada entre os anos de 1985 e 1989?

2. Qual o principal problema sofrido pela economia brasileira pelo governo de José Sarney e base aliada entre os anos de 1985 e 1989? ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROF. MARCELO SAMPAIO ALUNO(a): Turma Assunto(s): Capítulo 19 A Nova República OBS: Responda no seu caderno para posterior visto. Prezados alunos, O objetivo desta lista de exercícios

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Rondônia - vagas 1 Governador 3 8 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Reeleição Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para

Leia mais