PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL"

Transcrição

1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL MISSÃO A PUCRS, fundamentada nos direitos humanos, nos princípios do Cristianismo e na tradição educativa marista, tem por Missão produzir e difundir conhecimento e promover a formação humana e profissional, orientada pela qualidade e pela relevância, visando ao desenvolvimento de uma sociedade justa e fraterna. VISÃO Em 2015, a PUCRS será referência nacional e internacional pela qualidade do ensino e pela relevância das pesquisas, com a marca da inovação e da gestão sustentável, promovendo a formação integral dos alunos e contribuindo para o desenvolvimento científico, cultural, social e econômico.

2 PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA PUCRS O Programa de Mobilidade Acadêmica da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS oportuniza aos alunos de Graduação a realização de estudos em universidades do Brasil e do exterior. Os alunos têm a possibilidade de cursar disciplinas compatíveis com o seu currículo em matrizes curriculares diferenciadas, com o intuito de complementar sua formação.

3 1. INFORMAÇÕES 1.1. INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA Os alunos em mobilidade acadêmica devem realizar a matrícula da PUCRS através do sistema de matrículas na Internet (www.pucrs.br). A matrícula deve ser feita conforme o plano de estudos acordado com a coordenação, em no mínimo 12 créditos, visando ao futuro aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior. É fundamental que os alunos, antes de saírem em mobilidade acadêmica, constituam um procurador em cartório para a finalidade de representá-lo junto à PUCRS durante o período de realização do intercâmbio. Além da procuração particular estabelecida em cartório, devem ser entregues no Núcleo de Mobilidade Acadêmica, após o recebimento da Carta de Aceite: cópia da Apólice de Seguro Saúde cópia do Visto de Estudante Termo de Compromisso assinado cópia do Comprovante de Matrícula. Após o encerramento das matrículas, os alunos em mobilidade serão cadastrados nas disciplinas com o status de Ausência Autorizada (AA), para que não sejam computadas faltas e reprovações durante o afastamento temporário.

4 1.2 CHEGADA À UNIVERSIDADE CONVENIADA Assim que chegar à Universidade de destino, o aluno deve apresentar-se ao setor responsável pelos intercâmbios internacionais, preencher o Formulário de Chegada e encaminhá-lo ao Núcleo de Mobilidade Acadêmica da PUCRS, por . Trata-se de registro importante para o acompanhamento do Programa de Mobilidade ALTERAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS Caso haja necessidade de alterar o Plano de Estudos previamente aprovado pelo coordenador, o aluno deverá contatar o coordenador de seu curso na PUCRS para efetuar as alterações, preenchendo o Formulário de Alteração de Plano de Estudos. Este formulário deverá ser assinado pelo coordenador e enviado ao Núcleo de Mobilidade Acadêmica. Se o aluno não submeter o seu novo Plano de Estudos ao coordenador de seu curso, o aproveitamento das disciplinas não será garantido PRORROGAÇÃO DO INTERCÂMBIO Para prorrogar o Programa de Mobilidade Acadêmica por mais um semestre, o aluno deverá seguir os seguintes passos: 1 Entrar em contato com o coordenador de mobilidade da Universidade Conveniada para saber se há possibilidade de prorrogação, isto é, se há vagas disponíveis;

5 2 Se a prorrogação for possível, o aluno deverá contatar o coordenador de seu curso na PUCRS para elaborar um novo Plano de Estudos, que deverá ser devidamente assinado e encaminhado para o Núcleo de Mobilidade Acadêmica; 3 O novo Plano de Estudos será encaminhado pelo Núcleo de Mobilidade da PUCRS à Universidade Conveniada, se autorizada a prorrogação. Os alunos que estiverem em mobilidade pelo período de um ano, deverão efetuar a matrícula semestralmente na PUCRS. As disciplinas do primeiro semestre permanecerão com o status de Ausência Autorizada (AA) APROVEITAMENTO DAS DISCIPLINAS O Histórico Escolar referente às disciplinas cursadas no exterior será enviado ao Núcleo de Mobilidade Acadêmica da PUCRS pela Universidade Conveniada. O aluno será informado, por , quando da chegada do Histórico Escolar. A Mobilidade Acadêmica fará a entrega do original ao aluno e, simultaneamente, o encaminhamento da documentação comprobatória (Histórico Escolar, ementas das disciplinas e conteúdo programático) ao Coordenador da respectiva Unidade Acadêmica, solicitando a análise do aproveitamento dos créditos cursados.

6 2. INFORMAÇÕES DIVERSAS 2.1 ASSISTÊNCIA DE VIAGEM INTERNACIONAL O ideal é optar por um plano internacional, com cobertura médica, odontológica e jurídica. Os preços variam de acordo com o período e a cobertura. 2.2 MEDICAMENTOS Se estiver tomando algum medicamento, leve a quantidade necessária para a viagem. Nos casos de medicamentos vendidos sob prescrição médica, a respectiva receita médica, em inglês, deverá fazer parte de seus documentos de viagem. Deixar para comprar remédio fora do Brasil pode ser um problema. Você pode levar os remédios que está acostumado a usar em caixas fechadas, na bagagem a ser despachada. 2.3 BAGAGEM O peso permitido para sua bagagem varia de acordo com a companhia aérea e/ou empresa de transporte rodoviário utilizado em tours. Verifique com a empresa contratada. Em geral, é permitido o despacho de duas malas pesando individualmente 32kg. Não se esqueça de identificar todas as malas com endereço e telefone.

7 Não despache sua mala com identificações de outras companhias aéreas de viagens anteriores; evite transtornos durante o manuseio da bagagem no aeroporto. Mantenha a sua bagagem sob vigilância. Não peça a desconhecidos para tomar conta de seus pertences e não aceite pedidos de estranhos para transportar qualquer tipo de encomenda. Evite sair do Brasil já no seu limite de bagagem; lembre-se que, ao retornar, os limites de bagagem serão os mesmos e, em casos de viagens internas, em especial de ônibus turístico, não haverá a possibilidade de pagar por excesso de peso, ou seja, você deverá deixar coisas para trás. 2.4 BAGAGEM DE MÃO Para a bagagem de mão, em geral, é permitido 5kg e a dimensão total não deve exceder 115cm. Confirme a regra da companhia aérea. É bom lembrar que o espaço correspondente à sua bagagem dentro da aeronave é pequeno. Deixe uma troca de roupa e seus documentos na bagagem de mão. Não coloque nela nenhum objeto cortante (alicate de unha, tesoura, gilete, etc.) e nada líquido, pastoso ou cremoso (xampu, pasta de dente, condicionador, perfumes, etc.). Estes objetos devem ser levados na mala que será despachada no check-in do aeroporto ou, dependendo do frasco, em sacos plásticos transparentes do tipo ziploc.

8 2.5 OBJETOS DE VALOR Se estiver transportando objetos de valor, é melhor não colocá-los na mala. Leve-os com você em um porta-dólar. A maioria dos aeroportos oferece serviço de revestimento plástico para proteger a bagagem contra violação. Evite viajar com joias e objetos de valor. 2.6 DINHEIRO Uma opção segura para sua viagem é o cartão de saque ou débito VTM (Visa Travel Money). Você pode levar uma quantidade em moeda local e o restante seus familiares podem depositar em dólares americanos ou euros, e, se necessário, você saca na moeda do país em qualquer caixa eletrônico com a bandeira Visa Plus. 2.7 PERMITIDO/NÃO PERMITIDO Artigos frágeis e perecíveis como plantas e animais vivos estão sujeitos a aprovação. Itens como dinheiro, joias, notebook, agenda eletrônica, máquina fotográfica, celular, ipod, etc., só podem ser transportados como bagagem de mão.

9 2.8 EMBARQUE Procure apresentar-se com, no mínimo, 3 horas de antecedência de seu horário de embarque, com tempo suficiente para fazer o check-in, despachar toda a bagagem. Nesse momento, confirme no balcão o horário do voo e a hora para entrar na área de embarque internacional. 2.9 NO EXTERIOR Não se preocupe se, ao aterrissar, você apresentar alguns sintomas como: desorientação, fadiga, irritabilidade, insegurança, nervosismo. Estes são apenas alguns sinais de quem está enfrentando o cansaço da viagem, ajustando-se ao novo fuso horário, clima, falando outro idioma, conhecendo pessoas e novos hábitos. Essa sensação vai passar, não deixe que o impulso o traga de volta. Não tome nenhuma decisão precipitada. Mantenha a calma, principalmente na hora de passar pela imigração. Nessa hora é preciso se concentrar para responder as perguntas.

10 2.10 TRANSPORTE Sendo estudante, em muitos países é possível comprar passes especiais. Você vai observar algumas diferenças. Em ônibus e trens que trafegam sem cobrador, você deve comprar o bilhete na estação. O fiscal solicitará sua apresentação e, no caso de não apresentá-lo, será cobrada uma multa que deve ser paga à vista. Os horários de circulação de ônibus e trens são definidos, as tabelas com os horários ficam expostas e, geralmente, não existe atraso COMPRAS Cuidado ao adquirir DVDs, aparelhos celulares, ipod e outros eletroeletrônicos. Procure saber se os sistemas utilizados são compatíveis com os sistemas brasileiros. Peça sempre recibo, pois é a sua garantia, e, em muitos países, com ele você recebe a restituição de impostos para compras superiores a um valor específico. A devolução de impostos deve ser solicitada antes de embarcar para o Brasil. Fique atento também aos limites máximos estipulados para compras nos Duty Free Shops do exterior e Brasil: limite de US$ 500,00.

11 2.12 ADAPTAÇÃO CULTURAL Você certamente já ouviu a expressão impacto cultural. Ela define o que acontece quando uma pessoa sai do seu ambiente, vida e hábitos a que está acostumada desde a infância e passa a viver em um novo meio, enfrentando costumes e situações diversas. O impacto cultural é mais do que natural e tem também seu aspecto positivo. Passando o primeiro contato, com um pouco de compreensão, paciência, desejo de aprender e integrar-se, tal condição será superada SEGURANÇA O seu passaporte é o único documento válido no exterior, portanto, muita atenção. Você pode deixar o passaporte dentro de sua mala e andar com cópias (não precisa ser autenticada) da página da foto, do número e dos vistos. Deixe uma cópia com seus familiares no país de origem também. Em caso de perda ou roubo, ficará mais fácil resolver o problema. Se você perder seu passaporte, o Consulado deve ser procurado imediatamente. Para viagens fora da cidade de seu curso, leve o passaporte original.

12 Apesar de números irrelevantes de violência na maioria dos países de primeiro mundo, é importante estar atento aos seus objetos. MENSAGEM FINAL O Núcleo de Mobilidade Acadêmica da PUCRS deseja a você um ótimo período de estudos. Estamos à disposição para mais informações. Núcleo de Mobilidade Acadêmica PROACAD/PUCRS

13 ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS (AAII) Fone: Fax: PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA Fone: Skype: mobilidadepucrs Facebook: facebook.com.br/pmapucrs TELEFONES ÚTEIS Aeroporto Internacional Salgado Filho Fone:

14 ANOTAÇÕES

ORIENTAÇÕES PRÉ-EMBARQUE

ORIENTAÇÕES PRÉ-EMBARQUE ORIENTAÇÕES PRÉ-EMBARQUE CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROACAD Pró-Reitoria Acadêmica ASSISTÊNCIA DE VIAGEM INTERNACIONAL O ideal é optar por um plano internacional, com cobertura médica, odontológica e jurídica.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL MISSÃO A PUCRS, fundamentada nos direitos humanos, nos princípios do Cristianismo e na tradição educativa marista, tem por Missão produzir e difundir

Leia mais

O primeiro deles que você lerá a seguir servirá como um manual de todos os cuidados que você deve tomar antes de embarcar rumo à terra da Guinness.

O primeiro deles que você lerá a seguir servirá como um manual de todos os cuidados que você deve tomar antes de embarcar rumo à terra da Guinness. Escolher e se preparar para um intercâmbio não é fácil e ninguém disse que seria. Muitas dúvidas rondam a cabeça dos estudantes, muitas escolhas devem ser feitas e principalmente, muitos passos devem ser

Leia mais

Bagagem. Voos nacionais. Bagagem despachada DICAS IMPORTANTES

Bagagem. Voos nacionais. Bagagem despachada DICAS IMPORTANTES Voos nacionais Bagagem despachada Bagagem Nas aeronaves com mais de 31 assentos, cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a 23 Kg de bagagem (franquia de bagagem). Pode-se despachar mais de um volume,

Leia mais

COMO FAZER PARTE DE UM GRUPO? COMO CONTRATAR OS SERVIÇOS DA BEIT TUR

COMO FAZER PARTE DE UM GRUPO? COMO CONTRATAR OS SERVIÇOS DA BEIT TUR GUIA DO PASSAGEIRO COMO FAZER PARTE DE UM GRUPO? Para fazer parte de uma caravana, basta preencher a ficha de inscrição e imediatamente faremos contato com você. Em nosso site, você pode procurar a sua

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL COMO PARTICIPAR

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL COMO PARTICIPAR COMO PARTICIPAR Um dos aspectos mais importantes da mobilidade internacional é o conhecimento e convivência com outras culturas, sendo uma oportunidade única para sua qualificação através de experiências

Leia mais

Documentos para o Embarque

Documentos para o Embarque Documentos para o Embarque C A N A s a c i D 2 Documentos para o Embarque Embarque Check-in Antes de embarcar em um voo, todos os passageiros devem fazer o check-in. Apresente-se para o check-in no horário

Leia mais

Manual para alunos em Mobilidade Acadêmica

Manual para alunos em Mobilidade Acadêmica Manual para alunos em Mobilidade Acadêmica PUCRS Missão e Visão Missão A PUCRS, fundamentada nos direitos humanos, nos princípios do Cristianismo e na tradição educativa marista, tem por Missão produzir

Leia mais

Informações Gerais sobre Vistos Passo a Passo

Informações Gerais sobre Vistos Passo a Passo Informações Gerais sobre Vistos Passo a Passo Se você planeja viajar aos Estados Unidos e precisa solicitar o visto pela primeira vez ou quer renovar um visto que ainda esteja válido ou que tenha expirado

Leia mais

DICAS. Trecho Internacional: Bagagem a ser despachada: 2 malas de até 32kg cada, com 158 cm cada Bagagem de mão: 1 mala de até 5kg, com 115 cm

DICAS. Trecho Internacional: Bagagem a ser despachada: 2 malas de até 32kg cada, com 158 cm cada Bagagem de mão: 1 mala de até 5kg, com 115 cm DICAS FAZENDO AS MALAS Bagagens que serão despachadas: Leve agasalhos e sapatos confortáveis. É sugerido o uso de tênis para os passeios nos parques e compras. Verifique o roteiro. Durante os passeios,

Leia mais

Caros Passageiros e Pais SEJAM BEM VINDOS À AEROTUR DISNEY 2011! A Viagem já começou no momento em que você fez a sua inscrição e nós temos certeza de que todos vivem momentos de muitos sonhos, expectativas

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SCUBA TRIP

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SCUBA TRIP CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SCUBA TRIP Passageiros: 1 2 3 4 5 6 Dados do Pacote Comprado: Destino com saída em / / e retorno em / /, através da Agência de Viagens, de acordo com a reserva previamente

Leia mais

A ESTAÇÃO DE INTERCÂMBIO formulou o presente Contrato à luz do Código de Defesa do Consumidor e da Deliberação Normativa da EMBRATUR nº. 161/85.

A ESTAÇÃO DE INTERCÂMBIO formulou o presente Contrato à luz do Código de Defesa do Consumidor e da Deliberação Normativa da EMBRATUR nº. 161/85. CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE PROGRAMAÇÃO DE VIAGEM ORGANIZADA PELA ESTAÇÃO DE INTERCÂMBIO E TURISMO LTDA-ME, LOCALIZADA À AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA 1478/315, JARDIM PAULISTANO, SÃO PAULO, SP 01451-001,

Leia mais

KIT. Seu filho recebeu no kit da Magic way: 3 camisetas 1 Mochila Magic Way 1 Pochete Magic Way 1 Porta Dolar Tabela com horario dos voos

KIT. Seu filho recebeu no kit da Magic way: 3 camisetas 1 Mochila Magic Way 1 Pochete Magic Way 1 Porta Dolar Tabela com horario dos voos KIT Seu filho recebeu no kit da Magic way: 3 camisetas 1 Mochila Magic Way 1 Pochete Magic Way 1 Porta Dolar Tabela com horario dos voos DOCUMENTOS É necessário o envio de todos os documentos digitalizados

Leia mais

Projeto Gráfico Coordenadoria de Comunicação Social do Gabinete do Reitor do Intituto Federal Sul-rio-grandense

Projeto Gráfico Coordenadoria de Comunicação Social do Gabinete do Reitor do Intituto Federal Sul-rio-grandense Elaboração do conteúdo Glaucia Julião Brenardo - Instituto Federal do Paraná Projeto Gráfico Coordenadoria de Comunicação Social do Gabinete do Reitor do Intituto Federal Sul-rio-grandense MANUAL DE VIAGENS

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA PUCRS ACORDOS BILATERAIS

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA PUCRS ACORDOS BILATERAIS PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA PUCRS ACORDOS BILATERAIS PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS 2014/2 Versão retificada em 01/08/2014, seções 1 (1.2) e 5 (Cronograma 1) A Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica, da

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE CONTAS A PAGAR

PROCEDIMENTOS DE CONTAS A PAGAR São Paulo, 6 de dezembro de 2013 PROCEDIMENTOS DE CONTAS A PAGAR Este procedimento visa estabelecer o processo, prazos e orientações aos funcionários do Instituto Ethos para recebimento de notas fiscais

Leia mais

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO (este contrato deve ser impresso e preenchido de próprio punho e enviado para o endereço de contato em até 5 dias úteis após a confirmação da compra do

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 1.148, de 25 de outubro de 2011.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 1.148, de 25 de outubro de 2011. RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 1.148, de 25 de outubro de 2011. Dispõe sobre a regulamentação da Mobilidade e do Intercâmbio Acadêmicos Internacionais da O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da UNIVERSIDADE

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2015 Coordenador: Prof. Dr. Antônio Corrêa de Lacerda Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Regina Maria d Aquino Fonseca Gadelha Estarão abertas, no período de 01/04/2015 a

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CENTRO DE LINGUAS E CULTURAS DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CENTRO DE LINGUAS E CULTURAS DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CENTRO DE LINGUAS E CULTURAS DA UNISC EDITAL DA III VIAGEM INTERNACIONAL DE ESTUDOS CURSO DE ESPANHOL

Leia mais

VISTO CONSULAR AMERICANO

VISTO CONSULAR AMERICANO VISTO CONSULAR AMERICANO PROGRAMA DE RENOVAÇÃO DE REQUERENTE MAIOR DE 16 ANOS É considerado renovação, se o solicitante se enquadrar nos seguintes requisitos O solicitante precisa ser cidadão brasileiro

Leia mais

OBJETIVOS: Internacionalização dos alunos, convivendo com pessoas de outros países e oportunidade de conhecer outras culturas.

OBJETIVOS: Internacionalização dos alunos, convivendo com pessoas de outros países e oportunidade de conhecer outras culturas. OBJETIVOS: Internacionalização dos alunos, convivendo com pessoas de outros países e oportunidade de conhecer outras culturas. Desenvolvimento de habilidades de liderança, cooperação, auto-desenvolvimento

Leia mais

Campus Planaltina. DIARIAS E PASSAGENS PARA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES EDITAL Nº 02/2015 DE 18 DE AGOSTO DE 2015

Campus Planaltina. DIARIAS E PASSAGENS PARA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES EDITAL Nº 02/2015 DE 18 DE AGOSTO DE 2015 DIARIAS E PASSAGENS PARA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES EDITAL Nº 02/2015 DE 18 DE AGOSTO DE 2015 A DIRETORA GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA, nomeada pela portaria 148

Leia mais

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA WWW.ITALIANA.BLOG.BR

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA WWW.ITALIANA.BLOG.BR MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA O blog ItaliAna preparou para você um manual de sobrevivência na Itália! Aqui você vai encontrar dicas práticas para facilitar sua vida e tornar sua viagem para a Itália muito mais

Leia mais

Versão de outubro de 2015

Versão de outubro de 2015 Versão de outubro de 2015 Revisado em outubro de 2015 São emitidas passagens para os consultores realizarem atividades previstas em seu Termo de Referência, o qual deve prever realização de viagens como

Leia mais

Interessados nos programas abaixo devem procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da Unijuí, fone 3332.0329

Interessados nos programas abaixo devem procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da Unijuí, fone 3332.0329 Interessados nos programas abaixo devem procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da Unijuí, fone 3332.0329 O que é Intercâmbio? A palavra INTERCÂMBIO significa TROCA. A partir dessa idéia, surgem

Leia mais

Programa Ciência sem Fronteiras

Programa Ciência sem Fronteiras Programa Ciência sem Fronteiras Apresentação Este GUIA foi elaborado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Pró- Reitoria de Pesquisa (PRP) da UFLA para orientar

Leia mais

REGRAS E CONDIÇÕES DOS BILHETES

REGRAS E CONDIÇÕES DOS BILHETES REGRAS E CONDIÇÕES DOS BILHETES A emissão de bilhetes aéreos, através do resgate de Pontos Multiplus, combinados com o pagamento de parcela em dinheiro, é denominado Pontos + Dinheiro ou Produto, e oferecido

Leia mais

Política de Viagens e Procedimentos

Política de Viagens e Procedimentos Política de Viagens e Procedimentos A Maxgen desenvolveu uma política de viagens e procedimentos para permitir que cada funcionário possa fazer uma contribuição substancial para a rentabilidade do seu

Leia mais

Resolução 060-2*/Reitoria/Univates Lajeado, 05 de agosto de 2015

Resolução 060-2*/Reitoria/Univates Lajeado, 05 de agosto de 2015 Resolução 060-2*/Reitoria/Univates Lajeado, 05 de agosto de 2015 Aprova o Edital Reitoria/AAII n o 05/2015 abertura de vagas para Intercâmbio em 2016/A destinadas aos estudantes matriculados no Projeto

Leia mais

INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO

INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO DIREITO À INFORMAÇÃO: INFORMAÇÃO CLARA E PRECISA: CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Art. 6º São direitos básicos do consumidor: III - a informação adequada e clara sobre os

Leia mais

2 - Quais as vantagens do Confidence Travel Card em relação ao Cheques de Viagem e o Cartão de Crédito?

2 - Quais as vantagens do Confidence Travel Card em relação ao Cheques de Viagem e o Cartão de Crédito? Perguntas frequentes Confidence Travel Card Sobre o Cartão Confidence Travel Card 1 - Eu posso adquirir e recarregar um Confidence Travel Card nas Bandeiras Visa e Mastercard? Para Compra: Na bandeira

Leia mais

» Acordo Sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados

» Acordo Sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados Dicas de Viagem Nos últimos anos, a maioria dos países no mundo tem adotado medidas mais rígidas no controle de entrada e circulação de estrangeiros nos seus territórios. Por isso, quando você for viajar

Leia mais

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE ICANN PT AL/2007/SD/4.Rev1 ORIGINAL: inglês DATA: 6 de junho de 2007 STATUS: FINAL Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números Série de documentos 2007 - Propostas para a equipe COMUNIDADE

Leia mais

Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa.

Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa. Prezado Bolsista, Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa. Para ajudá-lo na implementação de sua concessão, preparamos um guia que poderá

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB 1. INTRODUÇÃO O Sistema de Bibliotecas da UCB possui um acervo com mais de 200.000 volumes possibilitando o acesso dos usuários aos livros, sistemas de consulta,

Leia mais

Norma para pagamento de diária a serviço e solicitação de passagem aérea

Norma para pagamento de diária a serviço e solicitação de passagem aérea Norma para pagamento de diária a serviço e solicitação de passagem aérea Objetivo: A presente norma tem por objetivo formalizar e agilizar os pedidos de diária e passagem a serviço da entidade bem como

Leia mais

PEC-PG CNPq e CAPES. 8. Recomendações

PEC-PG CNPq e CAPES. 8. Recomendações PEC-PG CNPq e CAPES 8. Recomendações a) O Estudante-Convênio deverá matricular-se no primeiro semestre letivo do ano imediatamente subseqüente ao que se candidatou ao PEC-PG. Poderá, no entanto, ser concedida

Leia mais

POLÍTICA DE BAGAGEM NA CABINE

POLÍTICA DE BAGAGEM NA CABINE HORÁRIOS DO CHECK-IN Os balcões de check-in da Emirates em todo o mundo abrem no mínimo três horas antes do embarque. Os passageiros da Primeira Classe e da Classe Executiva devem se dirigir aos balcões

Leia mais

Dicas e cuidados com as bagagens ao viajar de avião GUIA COMPLETO Ao viajar de avião precisamos ter atenção redobrada com as bagagens, já que extravios e roubos são comuns (já existem vídeos na internet

Leia mais

GUIde in ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM AO REDOR DO MUNDO

GUIde in ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM AO REDOR DO MUNDO GUIde in ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM AO REDOR DO MUNDO SEJA BEM-VINDO A ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM - EPE BEM-DEDDEFEDEDE BEM-VINDO A UNIVERSIDADE ECDEEFEMGEM FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE

Leia mais

DIREITOS DOS PASSAGEIROS DOS TRANSPORTES AÉREOS FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO UE

DIREITOS DOS PASSAGEIROS DOS TRANSPORTES AÉREOS FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO UE DIREITOS DOS PASSAGEIROS DOS TRANSPORTES AÉREOS FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO UE ESTE FORMULÁRIO PODE SER UTILIZADO PARA APRESENTAR UMA RECLAMAÇÃO JUNTO DE UMA TRANSPORTADORA AÉREA E/OU DE UM ORGANISMO NACIONAL

Leia mais

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2015

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2015 E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2015 Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP para o programa

Leia mais

EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2015

EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2015 EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2015 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina objetivando a CHAMADA 01/2015 do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes

Leia mais

Índice. Informações sobre conteúdo do site...04

Índice. Informações sobre conteúdo do site...04 Índice Informações sobre conteúdo do site...04 Como usar o site...05 Conhecendo o site... 06 Conectando ao site...10 Resumo de suas reservas...11 Iniciando a pesquisa...12 Como fazer reserva de hotel Definindo

Leia mais

Guia de Viagens Cartão de Crédito do HSBC

Guia de Viagens Cartão de Crédito do HSBC Guia de Viagens Cartão de Crédito do HSBC Guia de Viagens Cartão de Crédito do HSBC O seu Cartão de Crédito do HSBC é o companheiro perfeito para você programar e curtir suas viagens com tranquilidade

Leia mais

Últimas noticias sobre o Rally de Washington 2011

Últimas noticias sobre o Rally de Washington 2011 Últimas noticias sobre o Rally de Washington 2011 Faça uma cópia colorida do seu passaporte e do seu visto americano. Quando chegar ao hotel, deixe seus valores, passaporte e documentos no cofre do quarto

Leia mais

Guia de Viagens Cartão de Crédito do HSBC

Guia de Viagens Cartão de Crédito do HSBC Guia de Viagens Cartão de Crédito do HSBC HSBC Premier MasterCard O seu Cartão de Crédito do HSBC é o companheiro perfeito para você programar e curtir suas viagens com tranquilidade e conveniência. Confira

Leia mais

Abra sua. Conta CAIXA Fácil. caixa.gov.br. CAIXA. O banco que acredita nas pessoas.

Abra sua. Conta CAIXA Fácil. caixa.gov.br. CAIXA. O banco que acredita nas pessoas. Abra sua Conta CAIXA Fácil caixa.gov.br CAIXA. O banco que acredita nas pessoas. Este guia vai ajudar você a entender os termos mais usados no dia-a-dia dos bancos, além de mostrar como é fácil e seguro

Leia mais

VISTO CONSULAR AMERICANO

VISTO CONSULAR AMERICANO R Desde 1961 Av. Senador Virgílio Távora, 496 - Fortaleza Ce 60170-250 Fone ( 85 ) 3242-1010 Embratur: CE 10 05266028000199 lafuente@lafuenteturismo.com.br www.lafuenteturismo.com.br 52 anos de tradição

Leia mais

EDITAL SRI/UNIFESP Nº 026/2013 EDITAL PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO COM INSTITUIÇÕES CONVENIADAS

EDITAL SRI/UNIFESP Nº 026/2013 EDITAL PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO COM INSTITUIÇÕES CONVENIADAS EDITAL SRI/UNIFESP Nº 026/2013 EDITAL PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO COM INSTITUIÇÕES CONVENIADAS A da UNIFESP, juntamente com a, no uso de suas atribuições, nos termos do art. 19, inciso

Leia mais

2.1 O PROME Internacional é destinado a estudantes de graduação da UDESC que preencham aos seguintes requisitos:

2.1 O PROME Internacional é destinado a estudantes de graduação da UDESC que preencham aos seguintes requisitos: EDITAL PROME INTERNACIONAL Nº 02/2015 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, com base na Resolução nº 52/2014 - CONSUNI e alterações, e objetivando a CHAMADA 02/2015 do Programa de

Leia mais

GLOBAL ASSIST SERVICES

GLOBAL ASSIST SERVICES GLOBAL ASSIST SERVICES GLOBAL ASSIST SERVICES Imprevistos podem acontecer quando você está viajando. Um passaporte pode ser extraviado. Você pode ficar doente de repente. Um advogado precisa ser chamado

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2014 Coordenador: Prof. Dr. Eugênio Rondini Trivinho Vice-Coordenador: Prof. Dr. José Luiz Aidar Prado Estarão abertas, no período de U14/04/2014U a U05/05/2014U, as

Leia mais

Intercâmbio Acadêmico para Alunos da UEL

Intercâmbio Acadêmico para Alunos da UEL Projeto Gráfico da Capa Amanda Eggert Guilhermino (estagiária PROEX) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Assessoria Técnica Profª. Drª. Cristianne Cordeiro Nascimento

Leia mais

O Programa Europa visa a participação em Torneios Internacionais de Futebol, onde o objetivo principal é o intercâmbio através do futebol.

O Programa Europa visa a participação em Torneios Internacionais de Futebol, onde o objetivo principal é o intercâmbio através do futebol. O Programa Europa visa a participação em Torneios Internacionais de Futebol, onde o objetivo principal é o intercâmbio através do futebol. A vivência nos jogos internacionais têm como finalidade, mensurar

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Página 1 de 5 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO 1. CONTRATADA: L C DA SILVA AGÊNCIA DE VIAGENS ME Web Viagens, CNPJ/MF 11.692.987/0001-79, Av. Ipiranga, 104, 9 andar, Consolação, CEP 01046-010, São Paulo/SP,

Leia mais

Apresentação. Como usar a Biblioteca

Apresentação. Como usar a Biblioteca Apresentação A Biblioteca FAAP, constituída pela Biblioteca Central e Salas de Leitura localizadas nas unidades de Ribeirão Preto, São José dos Campos e Centro de Excelência, tem por finalidade fornecer

Leia mais

Confirmação da reserva. Reserva Confirmada. Estado da sua reserva. Números de localizador para a reserva são: Voo: EKMXR15.

Confirmação da reserva. Reserva Confirmada. Estado da sua reserva. Números de localizador para a reserva são: Voo: EKMXR15. Facebook share Cristiano Fonseca De: no-reply@edreams.com Enviado: quinta-feira, 25 de Outubro de 2012 20:52 Para: Assunto: Confirmaçâo reserva Easyjet: EKMXR15 Confirmação da reserva Estado da sua reserva

Leia mais

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO BAGAGEM DE MÃO

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO BAGAGEM DE MÃO Com nosso serviço Delta Pet First, os membros peludos de sua família viajam com segurança e conforto. Oferecemos várias opções para levar seu animal de estimação ao destino final e tratamos os amigos de

Leia mais

EDITAL PROME Nº 01/2014

EDITAL PROME Nº 01/2014 EDITAL PROME Nº 01/2014 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, com base na Resolução nº 31/2010 CONSUNI e objetivando a CHAMADA 01/2014 do Programa de Mobilidade Estudantil da UDESC

Leia mais

GUIA DE VIAGENS CARTÃO DE CRÉDITO PLATINUM DO HSBC ADVANCE

GUIA DE VIAGENS CARTÃO DE CRÉDITO PLATINUM DO HSBC ADVANCE GUIA DE VIAGENS CARTÃO DE CRÉDITO PLATINUM DO HSBC ADVANCE O seu Cartão de Crédito Platinum do HSBC Advance é o companheiro perfeito para você programar e curtir suas viagens com tranquilidade e conveniência.

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Perguntas mais frequentes CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO Quais as vantagens do Multi Moeda Cash Passport em relação a Cheques de Viagem e ao Cartão de Crédito? Os cartões de crédito aplicam a Variação Cambial,

Leia mais

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE A Direção Geral da Faculdade Independente do Nordeste, com vistas à chamada para seleção de alunos para o Programa Ciência

Leia mais

Foz do Iguaçu /PR receberá o XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis

Foz do Iguaçu /PR receberá o XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis Foz do Iguaçu /PR receberá o XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis Integrada à região trinacional, a cidade faz divisa com Puerto Iguazú/AR e com Ciudad del Este/PY. Verifique as condições para

Leia mais

AUXILIO FINANCEIRO PARA PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES EM EVENTOS CONVÊNIO PROAP/SICONV Nº 806138/2014 EDITAL Nº 08/2014 - PROPG

AUXILIO FINANCEIRO PARA PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES EM EVENTOS CONVÊNIO PROAP/SICONV Nº 806138/2014 EDITAL Nº 08/2014 - PROPG AUXILIO FINANCEIRO PARA PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES EM EVENTOS CONVÊNIO PROAP/SICONV Nº 806138/2014 EDITAL Nº 08/2014 - PROPG A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), no âmbito de sua atuação

Leia mais

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE PRESENCIAL SANTANDER UNIVERSIDADES A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas

Leia mais

MANUAL DO FRANQUEADO EXPRESSO GUANABARA

MANUAL DO FRANQUEADO EXPRESSO GUANABARA MANUAL DO FRANQUEADO EXPRESSO GUANABARA 1 MANUAL DO FRANQUEADO 2 Sumário 1. Solicitação do bilhete de passagem...4 2. Recebimento do bilhete de passagem...5 3. Sistema SRVP...5 3.1. Login...5 3.2. Modalidade

Leia mais

2.1 O PROME Internacional é destinado a estudantes de graduação da UDESC que preencham aos seguintes requisitos:

2.1 O PROME Internacional é destinado a estudantes de graduação da UDESC que preencham aos seguintes requisitos: EDITAL PROME INTERNACIONAL Nº 02/2014 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, com base na Resolução nº 52/2014 - CONSUNI e objetivando a CHAMADA 02/2014 do Programa de Mobilidade Estudantil

Leia mais

GUIA DE VIAGENS CARTÃO DE CRÉDITO PLATINUM DO HSBC ADVANCE

GUIA DE VIAGENS CARTÃO DE CRÉDITO PLATINUM DO HSBC ADVANCE GUIA DE VIAGENS CARTÃO DE CRÉDITO PLATINUM DO HSBC ADVANCE GUIA DE VIAGENS CARTÃO DE CRÉDITO PLATINUM DO HSBC ADVANCE O seu Cartão de Crédito Platinum do HSBC Advance é o companheiro perfeito para você

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE MONTERREY EDITAL DRE n 020/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE MONTERREY EDITAL DRE n 020/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE MONTERREY EDITAL DRE n 020/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

Reitor do IF Fluminense LUIZ AUGUSTO CALDAS PEREIRA Telefone: 27333244 E.mail: lcaldas@iff.edu.br

Reitor do IF Fluminense LUIZ AUGUSTO CALDAS PEREIRA Telefone: 27333244 E.mail: lcaldas@iff.edu.br Reitor do IF Fluminense LUIZ AUGUSTO CALDAS PEREIRA Telefone: 27333244 E.mail: lcaldas@iff.edu.br Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IF Fluminense JOSÉ AUGUSTO FERREIRA DA SILVA Telefone: (22) 2733-3244

Leia mais

- Trecho Nacional: *Verificar tarifas com a Agência de Viagens de acordo com sua origem/destino.

- Trecho Nacional: *Verificar tarifas com a Agência de Viagens de acordo com sua origem/destino. Rio de Janeiro, 8 de outubro de 2014. Circular nº 37/2014 Ref.: Campeonato Sul-Americano Sub 13 e Sub 15 Senhor(a) Presidente, Seguem, abaixo, informações referentes à participação dos vice-campeões do

Leia mais

Regulamento de Matrícula

Regulamento de Matrícula Regulamento de Matrícula A Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Processus, juntamente com a Diretora do Curso, no exercício de suas atribuições, com o intuito de normatizar a efetividade e dinâmica

Leia mais

Seu Recibo de Bilhete Eletrônico

Seu Recibo de Bilhete Eletrônico Ricardo Anido E-ticket GOL Vinicius Antunes 1 message Simone - Bomsenso Turismo Reply-To: simone@bomsensoturismo.com.br To: Ricardo Anido

Leia mais

Olá Estudante! A Unilins. É com muita satisfação que a UNILINS, Centro Universitário de Lins, da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, o recebe.

Olá Estudante! A Unilins. É com muita satisfação que a UNILINS, Centro Universitário de Lins, da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, o recebe. Olá Estudante! É com muita satisfação que a UNILINS, Centro Universitário de Lins, da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, o recebe. Este Manual tem o objetivo de acolher alunos estrangeiros para

Leia mais

Direito do Consumidor Turista. Seja muito bem-vindo ao Estado do Paraná

Direito do Consumidor Turista. Seja muito bem-vindo ao Estado do Paraná Direito do Consumidor Turista Seja muito bem-vindo ao Estado do Paraná No Brasil os direitos do consumidor são regulamentados pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8078/90). A lei é aplicada quando

Leia mais

Erasmus Mundus Action 2. Fellow Mundus @ UAlg. Universidade do Algarve (UAlg) / Gabinete de Relações Internacionais (GRIM) / Erasmus Mundus, 2014/15

Erasmus Mundus Action 2. Fellow Mundus @ UAlg. Universidade do Algarve (UAlg) / Gabinete de Relações Internacionais (GRIM) / Erasmus Mundus, 2014/15 Erasmus Mundus Action 2 Fellow Mundus @ UAlg Universidade do Algarve (UAlg) / Gabinete de Relações Internacionais (GRIM) / Erasmus Mundus, 2014/15 Visto e Autorização de Residência Todos os bolseiros têm

Leia mais

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL SEPLAN ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OFFICE OF INTERNATIONAL AFFAIRS

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL SEPLAN ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OFFICE OF INTERNATIONAL AFFAIRS FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ALUNOS ESTRANGEIROS (FAVOR UTILIZAR LETRA DE FORMA) Foto 3x4 ( ) Aluno Intercambista ( ) Aluno Transferência 1. DADOS PESSOAIS Nome Completo: Data de Nascimento (DD/MM/AAAA): /

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Engenharia Biomédica

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Engenharia Biomédica EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2014 Coordenador: Prof. Dr. Luiz Carlos de Campos Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Annie France Frere Slaets Estarão abertas, no período de 14/04/2014 a 05/05/2014, as

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING EDITAL DRE n 004/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING EDITAL DRE n 004/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING EDITAL DRE n 004/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas,

Leia mais

EDITAL Nº 035-2011/PROPP/UEMS Programa - CsF-SWG /CNPq

EDITAL Nº 035-2011/PROPP/UEMS Programa - CsF-SWG /CNPq EDITAL Nº 035-2011/PROPP/UEMS Programa - CsF-SWG /CNPq SELEÇÃO DE ALUNOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS BOLSAS SANDUÍCHE NA GRADUAÇÃO CsF-SWG /CNPq 1. OBJETO A Pró-Reitora de Pesquisa

Leia mais

DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA

DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA OBS: A matrícula só se efetiva após assinatura do contrato e confirmação pelo IPCP do preenchimento do número mínimo de alunos para formação da turma. DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA A área de concentração

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Faculdade de Informática Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC),

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES 1. DEFINIÇÃO DE CURSOS LIVRES 1.1. Os Cursos Livres, de acordo com o artigo 42, da Lei nº 9.394/1996, são cursos abertos à comunidade, condicionada

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA OS BOLSISTAS

ORIENTAÇÕES PARA OS BOLSISTAS PROGRAMA DE BOLSA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO http://www.reitoria.usp.br/intercambio/ ORIENTAÇÕES PARA OS BOLSISTAS Sistema de Apoio ao Programa:

Leia mais

A partir de agora nossa comunicação será muito freqüente e se dará através de e-mails e do site Aerotur: www.aerotur.com.br/aeroteen.

A partir de agora nossa comunicação será muito freqüente e se dará através de e-mails e do site Aerotur: www.aerotur.com.br/aeroteen. Caros Passageiros e Pais, SEJAM BEM VINDOS À AEROTUR DISNEY 2013! A Viagem já começou no momento em que você fez a sua inscrição e nós temos a certeza de que todos estão vivendo momentos de muitos sonhos,

Leia mais

Manual sobre Documentação e Check-in

Manual sobre Documentação e Check-in Manual sobre Documentação e Check-in Documentação - Brasil CRUZEIROS NACIONAIS (ROTEIROS EXCLUSIVAMENTE BRASILEIROS) Brasileiros Adultos: Carteira de Identidade (RG) emitida pela secretaria de segurança

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - No 033/2015 PROGRAMA DE MATEMÁTICA MESTRADO A Presidente da Comissão

Leia mais

Presenteie parentes ou amigos em qualquer lugar do Brasil.

Presenteie parentes ou amigos em qualquer lugar do Brasil. Compras de Final de Ano Veja as vantagens e como é prático comprar pela internet: Você não sai de casa para comprar; Recebe o produto no conforto do seu lar; Filas? Esqueça; Não precisa bater perna atrás

Leia mais

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2012

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2012 E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2012 Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP para o programa

Leia mais

MASTER EM LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN 2015.1

MASTER EM LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN 2015.1 MASTER EM LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN 2015.1 PROCESSO SELETIVO: MASTER EM LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN O processo seletivo compreende análise curricular e entrevista. E o processo somente terá início mediante

Leia mais

CONDICÕES ESPECÍFICAS DISNEY CRUISE LINE ANEXO

CONDICÕES ESPECÍFICAS DISNEY CRUISE LINE ANEXO CONDICÕES ESPECÍFICAS DISNEY CRUISE LINE ANEXO 1-Passagem e contrato A passagem/bilhete e do contrato do Cruzeiro Disney Cruise (disponível em www.disneycruise.com/cruisecontract). Os formulários necessários

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI ROMA TOR VERGATA EDITAL DRE n 023/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI ROMA TOR VERGATA EDITAL DRE n 023/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI ROMA TOR VERGATA EDITAL DRE n 3/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº045/2015 PROGRAMA DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA COMPUTACIONAL

Leia mais

EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2014

EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2014 EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2014 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina objetivando a CHAMADA 01/2014 do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes

Leia mais

Guia Rápido de Viagem

Guia Rápido de Viagem Guia Rápido de Viagem Habilitação para uso no exterior Para aumentar sua segurança, seu cartão tem um bloqueio para uso no exterior. Antes de iniciar sua viagem para destinos internacionais, habilite-o

Leia mais

Orientações para emissão da Guia de Transporte Animal GTA

Orientações para emissão da Guia de Transporte Animal GTA Orientações para emissão da Guia de Transporte Animal GTA O Ministério da Agricultura regulamenta o transporte de animais dentro do Brasil (GTA) e também para fora do pais (CZI). 1 PARA NÃO PERDER TEMPO:

Leia mais