BuscaLegis.ccj.ufsc.br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BuscaLegis.ccj.ufsc.br"

Transcrição

1 BuscaLegis.ccj.ufsc.br Ato administrativo Cristiane Paula da Silva * É inconcebível imaginar-se possível compreender a Administração Pública sem o estudo do ato administrativo. E, hodiernamente, faz-se também inconcebível o desconhecimento da idéia de controle destes atos. 1. Distinção entre ato e fato Preliminarmente, a distinção entre ato e fato. vontade. Fato diz-se de qualquer acontecimento, enquanto ato diz-se a manifestação de Quando a manifestação de vontade ou o acontecimento atingem a órbita do direito, tem-se o ato ou fato jurídico. De outro lado, se atingem a órbita da administração, está-se diante de ato ou fato administrativo. Exemplos: 1. faleceu alguém, abre herança etc. 2. faleceu um servidor público, abre vaga em concurso público etc.

2 A manifestação da vontade da Administração Pública regida pelo direito privado é ato da Administração. A manifestação da vontade da Administração Pública regida pelo direito público é ato administrativo. Portanto, ato administrativo: 1) não inclui fato; 2) não inclui acontecimento; 3) não é regido pelo direito privado. 2. Conceito de Ato Administrativo Ato administrativo, é aquela manifestação de vontade do Estado, independentemente se do Poder Legislativo, Executivo ou Judiciário, e ainda, de quem o represente, diante dos casos de concessionária, permissionária ou autorizatária, que tem por fim imediato criar, modificar, declarar, resguardar, transferir ou extinguir direitos, sendo complementar a lei, que serve para satisfazer o interesse público, regido pelo direito público e que pode ser submetido, inclusive, a controle de legalidade pelo Poder Judiciário. O ato administrativo, via de regra é praticado pelo Poder Executivo, face a atividade administrativa ser função típica deste Poder. No entanto, quando o Poder Legislativo e o Poder Judiciário administram função atípica igualmente praticam atos administrativos. 3. Elementos do Ato Administrativo A doutrina não é uniforme quando aborda quais os requisitos necessários para existência e validade do ato administrativo. A classificação mais usual acompanha a Lei n 4.717/65 e traz, então, cinco elementos, a saber: 1) sujeito; 2) objeto; 3) forma; 4) motivo e 5) finalidade.

3 Não estando presente qualquer deles, sabe-se já de ante-mão existir vício no ato. Os três primeiros elementos supra mencionados são encontrados também no direito privado. Porém, a reunião de todos os cinco elementos verifica-se somente no direito público. 3.1 Sujeito Competente Alguns denominam sujeito, outros competência. Daí a decisão mais certada de, ainda que aprioristicamente, já falar-se em sujeito competente. Por óbvio, não se trata de qualquer pessoa. público. É necessário que seja alguém no exercício da função pública, ou seja, um agente Discussão acerca da capacidade já veiculou neste ponto, acerca do louco agente público fora da capacidade. Convencionou-se então que frente a ato vinculado, verificado preenchidos os requisitos legais, não interessaria a loucura, estar-se-ia sim diante de ato válido, enquanto que frente a ato discricionário, a loucura faria não aproveitar o ato, que por contar com defeito, precisaria ser corrigido (nulo ou anulável) Aspectos da competência Competência não se presume. Desta afirmação, extrai-se a necessidade de fonte: a lei, uma vez que ao administrador só é dado fazer aquilo que a lei autoriza e determina.

4 Combinada ao Princípio da Legalidade, neste ponto, está a juridicidade, a qual considera o direito como um todo (Leis + Constituição). Face a omissão tanto das leis quanto da constituição na definição da competência especifica é possível se valer do disposto na Lei n 9.784/99 artigo 17, que considera, para o âmbito da União, a unidade de menor grau hierárquico. Para os demais entes políticos, o usual é a lógica inversa que principia com o agente de maior grau hierárquico, dado que este sempre tem competência, pois é ele o administrador, por excelência. Porém, nada impede que municípios e estados apliquem a Lei n 9784/99 por analogia, uma vez que é norma geral. São características da competência: Irrenunciabilidade: o administrador exerce função pública, ou seja, atua em nome e no interesse do povo, daí a indisponibilidade do interesse; Exercício Obrigatório: quando invocado o agente competente tem o dever de atuar, podendo inclusive se omisso, ser responsabilizado; Intransferibilidade: em que pese na delegação serem transferidas parcelas das atribuições, a competência jamais se transfere integralmente; Imodificabilidade: a simples vontade do agente não a torna modificável nem transacionável, posto que ela decorre da lei; Imprescritibilidade: ela não se extingue pelo seu não uso Delegação Diz-se da transferência de parcela das atribuições conferidas pela lei, de forma temporária, passível de revogação a qualquer tempo, de um órgão ou agente público para outro, subordinado ou não, desde que não haja vedação legal.

5 O artigo 13 da Lei n 9.784/99 elenca três vedações, a saber: 1) expedição de ato de caráter normativo; 2) decisão de recurso administrativo; e 3) matéria de competência exclusiva de um órgão ou agente Avocação Ato pelo qual superior hierárquico chama para si parcela das atribuições de um subordinado. Da mesma forma do que ocorre na delegação, somente é possível em caráter excepcional, em razão de motivos relevantes e devidamente justificados Vícios do Sujeito Por serem bastante significativos, os vícios no ato administrativo decorrentes de sujeito não competente serão analisados com mais afinco. São considerados vícios do sujeito: 1) o agente incapaz; 2) o desrespeito a regra legal; ou 3) o excesso de poder (do gênero abuso ) Lei n 4.898/65. O Código Penal, inclusive, trata como crime o fato de uma pessoa que não é investida em cargo, emprego ou função pública, e que por meio de usurpação, desempenha atividade administrativa. Tal ato é considerado, inexistente, posto que praticado por alguém que não é agente público. A irregularidade na investidura ou a prática de ato por alguém impedido para o exercício da atividade administrativa, denominadas pela doutrina de função de fato, conferem validade ao ato perante terceiro de boa-fé (Teoria da Aparência).

6 Há vício ainda com relação ao sujeito quando diante de abuso de poder, na modalidade excesso de poder, uma vez que o abuso na modalidade desvio de poder configura defeito de finalidade. 3.2 Objeto É o efeito imediato do ato administrativo. É o que o ato faz em si mesmo. É seu resultado prático. Para validade do objeto, indispensáveis são três requisitos: licitude: objeto lícito para o ato administrativo é somente aquele autorizado e previsto em lei, diferindo do objeto no direito privado, ao qual basta não estar proibido; possibilidade: seja jurídica ou faticamente; determinação: com relação aos seus destinatários e aos seus efeitos; moral: conforme a moralidade que se exige de toda atividade administrativa Vícios do Objeto Diz-se objeto viciado àquele: 1) ilícito; 2) impossível; 3) indeterminado com relação a destinatários ou efeitos; e 4) imoral ou moralmente incorreto. 3.3 Forma É o mecanismo pelo qual a vontade da Administração Pública é exteriorizada.

7 Pelo Princípio da Solenidade das Formas, em regra, a atuação administrativa dá-se pela forma escrita, uma vez que a documentação viabiliza o controle e a fiscalização pelo Poder Judiciário, pelo próprio administrador anos depois, e ainda possibilita a informação ao cidadão. Exceção a forma escrita só é admitida se prevista em lei. Exemplo: o contrato verbal admitido na Lei n 8.666/93 artigo 60, parágrafo único pronta entrega nas aquisições de até R$ 4.000,00. Menção se faça ao silêncio, que via de regra, não produz nenhum efeito, salvo se a lei assim o estabelecer. Finalizando, o artigo 22 da Lei n 9.784/99, ainda com relação a forma reza não depender o ato administrativo de forma determinada, senão quando a lei expressamente o exigir. Formalidade inúteis não são consideradas Vícios da Forma Os vícios de forma podem ser decorrentes da desobediência a forma específica ou da inobservância de procedimentos necessários. Sob este aspecto, há manifestação do STF entendendo fundamental existir processo administrativo prévio, posto que possibilita a legitimação e análise. Preferencialmente, tal processo deve ser nos moldes constitucionais contemplando contraditório e ampla defesa, podendo em algumas circunstâncias ser resumido ou mitigado (exemplo: demissão para cargo em comissão).

8 3.4 Motivo Pública. É a situação de fato e de direito que autoriza e determina o agir da Administração Deve ter materialidade e ser verdadeiro, sendo imprescindível ainda a compatibilidade daquilo previsto na lei, com o resultado do ato (proporcionalidade) Teoria dos Motivos Determinantes Vincula o administrador aos motivos declarados, e estes tem que ser verdadeiros, legais e conectados aos resultados Motivação É coisa diversa do motivo. Esta é a exposição das razões que levaram a Administração Pública a prática do ato e que, como regra, é obrigatória, haja vista o disposto na Constituição Federal artigo 1, inciso II e parágrafo único; artigo 5, inciso XXXIII (garantia de informação) e artigo 93, inciso X, bem como na Lei n 9.784/99 artigo Vícios de Motivo Diz-se que o motivo encontra-se eivado de vício quando presente a incompatibilidade: 1) com a lei; 2) com o resultado; ou 3) com a veracidade.

9 Tais vícios de motivo não podem ser confundidos com os vícios de motivação, a saber: 1) não existiu motivação; 2) a motivação é falsa; ou 3) a motivação é insuficiente. 3.5 Finalidade A finalidade de um ato administrativo precisa ser conferida sob dois viés: finalidade geral: interesse público (exemplo: ensino) finalidade específica: deve estar de acordo a tipicidade. Tipicidade é a denominação exata dada a aplicação específica que cada ato administrativo comporta. Exemplo: remoção de funcionário deve servir para adequar as necessidades do serviço enquanto que demissão relaciona-se a punição, logo, se remover para punir, estarse-á desviando a finalidade. Acerca da finalidade geral é importante mencionar discussão de grande monta travada entre os doutrinadores no que concerne o interesse público, mais precisamente o Princípio da Supremacia do Interesse Público. Alguns autores entendem que a supremacia serve para afastar toda discussão e qualquer controle sobre o ato e defendem, portanto, sua retirada do mundo jurídico. Na ponta mais ponderada, há doutrina que vislumbra que, em verdade, o problema não é o princípio da supremacia, mas sim sua aplicação fraudulenta, o mal uso dele. Dito isto, importa saber de forma bastante sintética que o interesse público é a convergência de vários interesses individuais, podendo aparecer tanto na maioria coordenada quanto na minoria que necessita proteção (exemplo: pobre, negro etc).

10 3.5.1 Vícios da Finalidade viciado. Sempre que o administrador agir diferente da finalidade, o ato decorrente estará São considerados vícios na finalidade: 1) a não observância da finalidade geral ou 2) o não emprego da finalidade específica. Pondera-se que a mentira na finalidade usualmente faz verificar mentira também no motivo, posto que, normalmente, finalidade e motivo são atingidos juntos. 4. Atributos do Ato Administrativo São as qualidades do ato administrativo. 4.1 Presunção de Legitimidade, Legalidade e Veracidade posta). Presume-se que o ato é legal, legítimo (regras morais) e verdadeiro (realidade Trata-se de presunção relativa, admitindo, portanto, prova em contrário. Tais atributos fundamentam-se no procedimento prévio verificação de conformidade da validade e aplicabilidade pelo qual, em regra, passam os atos antes da expedição e mais ainda, na busca pela Administração Pública de satisfação do interesse público, bem como sua atuação estanque ao Princípio da Legalidade, do qual extrai-se que ao administrador público só é dado fazer aquilo que a lei autoriza e permite.

11 4.2 Autoexecutoriedade A Administração Pública pode impor suas decisões, independentemente de provimento judicial. A autoexecutoriedade traz como características: exigibilidade: meios indiretos de coerção. Exemplo: Só consegue obter licenciamento, carro que não tenha multas pendentes. executoriedade: meios diretos de coerção. Exemplo: apreensão de mercadorias. 4.3 Imperatividade A Administração impõe suas decisões, independentemente do particular afetado. 4.4 Tipicidade Por tipicidade entende que a atuação da Administração Pública somente se dá nos termos do tipo legal, como decorrência do anteriormente mencionado Princípio da Legalidade. 5. Modalidades de Atos Administrativos pátrio. Seguem elencadas as modalidades de ato encontradas no ordenamento jurídico

12 5. 1 Atos Normativos Assim chamados os atos que contém um comando geral e abstrato, com o objetivo de dar fiel cumprimento a lei. Subdividem-se nos Decretos; Regulamentos; Instruções Normativas; Regimentos; Deliberações; e Resoluções. 5.2 Atos Ordinatórios São os atos que servem para disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes, podendo então aparecerem sob a forma de: Portarias; Instruções com Avisos; Despachos; Circulares; Ordens de Serviços; e Ofícios. 5.3 Atos Negociais Nos atos negociais existe uma manifestação de vontade administrativa coincidente com uma pretensão do particular, visando concretizar atos jurídicos nas condições impostas pela administração. Diferem-se dos negócios jurídicos, dado que estes últimos são de livre manifestação de vontade e estipulação de efeitos. Admissão. Aqui, encontram-se: Alvará; Licença; Concessão; Permissão; Autorização; e

13 5.4 Atos Enunciativos Diz-se enunciativos àqueles que visam certificar ou atestar algum fato ou como emitir opinião sobre determinado tema. Podem ser: a Certidão; o Atestado; e o Parecer. 5.5 Atos Punitivos São os atos administrativos que contem uma sanção imposta pela administração. Exemplo 1: multa. Exemplo 2: embargo a obra. Em regra dependem de processo prévio, salvo atos de urgência, quando o contraditório e a ampla defesa serão diferidos. 6. Controle dos Atos Administrativos O entendimento da matéria controle dos atos administrativos encontra-se atrelada a análise do binômio vinculação/discricionariedade. Celso Antônio Bandeira de Mello, em entendimento divergente da massa administrativa, pondera que, em verdade, não é o ato que é vinculado ou discricionário, mas sim, seus elementos que ora são vinculados, ora são mais libertos. Para o jurista acima denominado, a apreciação do administrador sobre cada aspecto do ato administrativo é que torna ou pode tornar o ato vinculado ou discricionário.

14 Não se pode olvidar que os Princípios da Razoabilidade e da Proporcionalidade em todo o tempo norteiam referida matéria, de modo especial no que tange as infrações funcionais. 6.1 Vinculação Não resta ao administrador público liberdade de escolha. Há expressa previsão legal e portanto, preenchidos os requisitos previstos na lei, o administrador está obrigado a praticar o ato, não cabendo juízo de valor, conveniência ou oportunidade. Exemplo: concessão de aposentadoria. 6.2 Discricionaridade Há liberdade de escolha. Há juízo de valor, conveniência e oportunidade para o administrador público. Contudo, não se trata de liberdade infinita, posto que ela deve está atrelada aos limites da lei e a conformidade ao interesse público. Disto, sabe-se não poder ser a conveniência do prefeito ou do interesse de um e outro particular. A delimitação aparece na própria norma legal, que por exemplo, ao rezar que compete ao administrador cuidar do patrimônio, deixa a ele a liberdade para como e quando

15 fazer limitada a observância a Lei de Licitações, Lei de Responsabilidade Fiscal e assim sucessivamente. A discricionariedade é importante haja vista que a lei não consegue esgotar todas as hipóteses, tornando então, condição para uma eficiente administração cumprir suas finalidades Restrições a Discricionariedade Não são poucos os requisitos a serem observados pelo administrador. Assim, com objetividade eis as mais importantes: 1) respeitar a norma legal (liberdade prevista na lei); 2) medidas e extensão fixadas na lei (razoabilidade e proporcionalidade); 3) finalidade legal (geral ou específica); e 4) conceitos vagos ou indeterminados condicionados ao bom-senso e ao senso comumo. Exemplo: conduta escandalosa do servidor é infração funcional. Pergunta-se: o que é conduta escandalosa? Até aonde vai o escândalo? Resposta: entre a zona de conceito positivo e a zona de conceito negativo, ficam a ponderação, a proporcionalidade e o conceito comum. 6.3 Controle de Legalidade Restringe a análise do cumprimento à lei e aos princípios constitucionais, ou seja, o ordenamento jurídico pátrio como um todo, a legalidade em sentido amplo (Principio da Juridicidade). Tal controle pode ser realizado pela própria Administração como também pelo Poder Judiciário.

16 6. 4 Controle de Mérito Refere-se a análise da conveniência e oportunidade do ato administrativo. Desrespeitados os limites da discricionariedade, o ato é ilegal. Diversamente do que acontece no controle da legalidade, somente a Administração pode realizar o controle de mérito, estendendo-se tal controle também ao Poder Judiciário somente quando violada a razoabilidade, porque ai então estará também violada a legalidade. Exemplo: O administrador tem dinheiro em caixa. Axiologicamente decidirá acerca da construção de um hospital, de um monumento ou de uma escola. 6.5 Síntese Atualmente, todos os atos administrativos podem ser revistos pelo Poder Judiciário no que tange sua legalidade em sentido amplo. Controle de conveniência e oportunidade não, salvo se extrapolar os limites da razoabilidade e a legalidade. Se a regra foi respeitada, se não há afronta a razoabilidade, não afeta a legalidade o juiz não pode rever. Cuidado deve-se ter para o Poder Judiciário por acabar controlando a discricionariedade do administrador, não acabe influenciando e decidindo ele mesmos as políticas públicas, uma vez que para tanto o povo elege seus representantes. n 45. Assim, decisão do STF em Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental

17 7. Formação e Efeitos do Ato Administrativo Atos válidos: estão perfeitamente em consonância com o ordenamento jurídico, preenchendo todo os seus requisitos. Atos anuláveis: são aqueles que tem vício sanável e que, portanto, pode ser corrigido (sujeito a convalidação). Atos nulos: contam com vícios mais graves que não admitem correção. Atos inexistentes: aparentemente tem manifestação de vontade da administração, porém são contrários ao direito. Atos Irregulares: possuem vícios de uniformização simples que são daí, irrelevantes. 8. Formas de Retirada do Ato Administrativo A retirada do ato administrativo do ordenamento pode acontecer via revogação ou anulação, que em que pese não serem os únicos institutos capazes da realização da retirada, são os mais importante. 8.1 Revogação Diz-se revogação quando o ato embora válido, deixou de ser conveniente e oportuno para o interesse público. Quem revoga o ato é a própria administração. Os efeitos da revogação são ex-nunc, ou seja, não retroagem.

18 8.1.1 Atos Não Revogáveis: Atos Vinculados, posto que neles não resta liberdade conferida a administração. Atos que geraram direitos adquiridos; Atos que integram um procedimento, porque a cada novo ato, preclui o ato anterior; Meros atos administrativos e enunciativos, dado que seus efeitos estão previamente estabelecidos em lei. 8.2 Anulação Decorrente de uma ilegalidade, podendo ser declarada tanto pela Administração, de ofício ou mediante provocação como pelo Poder Judiciário, se provocado. A Lei n 9.784/99 no artigo 54 estabelece prazo de 5 anos, se ato benéfico ao administrado destinatário. Os efeitos da anulação são ex-tunc e não geram direitos adquiridos, salvo a terceiro de boa-fé, fazendo desta forma com que não se comprometa a segurança jurídica, bem como se mantenha a estabilidade do nosso ordenamento. Exemplo 1 (ex tunc): Ato restritivo de direitos: recebe promoção, mas o aumento só se incorpora ao salário um ano depois. Há retroatividade alcançando o período que embora promovido, não auferiu a devida renda. Exemplo 2 (ex nunc): Ato ampliativo de direitos em funcionário recebe de boa-fé verba adicional no salário. Assim que constatada a ilegalidade, anula-se o ato, mas os proventos não podem ser devolvidos.

19 9. Convalidação É a correção de ato que tenha vício sanável, do qual não resultem prejuízos a terceiros, nem lesão ao interesse público. Normalmente, vícios referentes a competência e a forma são convalidáveis: Competência: desde que a competência não seja exclusiva de um órgão ou autoridade, ou desde que não se trate de competência em razão da matéria. Forma: desde que a forma não seja elemento essencial de validade do ato. Logo, verifica-se que nem toda competência e nem toda forma são sempre sanáveis. 9.1 Vícios Insanáveis Finalidade; Motivo; Objeto. 9.2 Tipos de Convalidação: A convalidação pode se processar mediante: Ratificação: convalidado pela autoridade que praticou o ato; Confirmação: efetivada por outra autoridade ou órgão; Saneamento: convalidação que resulta de um ato do particular. Por fim, observação se faça que podem existir atos com defeito, ilegal e insanável, mas que ainda assim permanecem em nome da segurança jurídica.

20 O administrador no caso concreto deve, verificada a legalidade, tentar convalidar, mas se ainda assim for irregular, viciado, este deve ponderar em nome da segurança jurídica. Exemplo: Agente de fato assim que conhecido, deixa o quadro da Administração Pública, ao qual de fato jamais pertenceu, mas não anula atos em nome da segurança e não realiza devolução de salário porque efetivamente trabalhou. * Inscrição na OAB/PR: Disponível em:< > Acesso em.: 29 nov 2007.

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS Os Fatos Jurídicos Administrativos são acontecimentos que produzem efeitos na área jurídica do direito administrativo. Os ATOS ADMINISTRATIVOS são manifestações de vontade que geram consequências jurídicas,

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO Noção de Ato Administrativo. 2. Conceitos doutrinários de Ato Jurídico

ATO ADMINISTRATIVO Noção de Ato Administrativo. 2. Conceitos doutrinários de Ato Jurídico ATO ADMINISTRATIVO 1 1. Noção de Ato Administrativo Ato administrativo é o ato jurídico típico do Direito Administrativo, diferenciandose das demais categorias de atos por seu peculiar regime jurídico.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Atos Administrativos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATOS ADMINISTRATIVOS: CONCEITO, REQUISITOS, ATRIBUTOS, CLASSIFICAÇÃO, ESPÉCIES,

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO. motivo - razões de fato e de direito que justificam a edição do. Para que esse motiva seja legal e não comprometa a

ATO ADMINISTRATIVO. motivo - razões de fato e de direito que justificam a edição do. Para que esse motiva seja legal e não comprometa a ATO ADMINISTRATIVO - Conceito - ato administrativo é a declaração do Estado ou quem lhe faça as vezes (pode ser praticado pelo Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário), expedida em nível

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Espécies de Ato Administrativo Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ESPÉCIES DE ATO ADMINISTRATIVO CLASSIFICAÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Administrativo Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Direito Administrativo: conceito, fontes, princípios. 2. Administração Pública: natureza, elementos, poderes e organização, fins e

Leia mais

Atos Adminsitrativos Mariano Borges

Atos Adminsitrativos Mariano Borges Atos Adminsitrativos Mariano Borges 1. No tocante aos atos administrativos, assinale a alternativa correta. a) O ato administrativo válido, revogado pela administração pública, produz efeitos ex tunc.

Leia mais

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos Atos Administrativos 1. DEFINIÇÃO Ato jurídico, segundo o art. 81 do CC, é todo ato lícito que possui por finalidade imediata adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. Ato administrativo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Luiz Antonio Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Luiz Antonio Lima DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Luiz Antonio Lima Atos discricionários e atos vinculados: - Conceito de ato vinculado: Ato vinculado é aquele que possui expressamente em lei todos os elementos já preenchidos

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES STJ00065380 SUMÁRIO xm NOTA DA AUTORA À PRIMEIRA EDIÇÃO NOTA DA AUTORA À SEGUNDA EDIÇÃO VII IX CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direito... I 2. Direito Administrativo... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Atos administrativos Requisitos do ato administrativo competência, finalidade, forma, motivo e objeto Prof. Denis França Requisitos ou elementos do ato administrativo Para que um

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos Prof.ª Tatiana Marcello ESPÉCIES DE ATOS I Atos Normativos: são os atos de comando gerais do executivo, que visam explicitar as normas legais. Ex.: decreto;

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito OBJETIVOS

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito OBJETIVOS PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO CIJ028 DISCIPLINA NOME DIREITO ADMINISTRATIVO I CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito 2010.1 060 060 OBJETIVOS Analisar e discutir todo o conteúdo programático

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO. Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO 1. Cumprimento dos efeitos ou advento do termo: é a extinção natural dos atos administrativos. Ou o ato prevê

Leia mais

Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo

Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo Sumário Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo 1.1. O Direito Administrativo 1 1.1.1. Histórico e fontes 1 1.1.2. Conceito 6 1.1.3. A função administrativa 8 1.2. Regime Jurídico-Administrativo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano DIREITO ADMINISTRATIVO Professor Emerson Caetano 1. Acerca de ato administrativo e de procedimento de licitação, julgue o item seguinte. Caso seja necessário, a administração pública poderá revogar ato

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 36

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 36 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 36 DATA 22/09/15 DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO (NOITE) PROFESSOR BARNEY BICHARA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 05/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16

1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16 1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16 1.1 Introdução...16 1.2 Direito Público e Privado...16 1.3 Administração Pública...18 1.3.1 Conceito...18 1.3.2 Administração Pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico...18

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos. 1. Atos administrativos:

PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos. 1. Atos administrativos: 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos 1. Atos administrativos: Nem todos os atos que a administração pratica

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) O exercício do poder de polícia reflete o sentido objetivo da administração pública, o

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC QUESTÃO 17 Considerando o cenário doutrinário do Direito Administrativo, analise as seguintes assertivas sobre a noção de Administração

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação com outros ramos do direito... 6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4 Sumário Capítulo 1 Introdução 1.1. Conteúdo e conceito do Direito Administrativo... 1 Capítulo 2 Administração Direta e Indireta... 3 2.1. Atividade administrativa... 3 2.2. Noção de Administração Pública...

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ATO ADMINISTRATIVO Conceito: Segundo Hely Lopes Meirelles, o ato administrativo pode ser definido como toda manifestação unilateral da Administração Pública que, agindo nesta qualidade, tenha por fim imediato

Leia mais

Noções básicas referentes ao Ato Administrativo: aspectos e modalidades

Noções básicas referentes ao Ato Administrativo: aspectos e modalidades Noções básicas referentes ao Ato Administrativo: aspectos e modalidades Larissa Barbosa de Moraes 1 RESUMO O presente artigo propõe um breve estudo de noções básicas no que se refere ao ato administrativo,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Anulação e Invalidação de Atos Administrativos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ANULAÇÃO E INVALIDAÇÃO DE ATO ADMINISTRATIVO Os

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE Prof. João Eudes 1. (CESPE/2009) A administração pública é regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o administrador público está obrigado a denunciar

Leia mais

Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo)

Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo) Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo) Poderes da Administração Pública. Na análise dos princípios da Administração Pública (clique aqui para acessar o artigo), foi possível

Leia mais

Manual de Direito Administrativo

Manual de Direito Administrativo NESTOR SAMPAIO PENTEADO FILHO Manual de Direito Administrativo CAMPINAS/SP Editora Millennium 2006 Ficha Catalográfica elaborada pela Biblioteca Central da Unicamp P387m Penteado Filho, Nestor Sampaio.

Leia mais

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Prerrogativas e instrumentos. Finalidade: interesse público primário. Se manifestam nos atos administrativos. São: Poder de Polícia;

Leia mais

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS...

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... Sumário CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 15 1. Princípios básicos... 15 1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o privado... 15 1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público... 15 2.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE Prof. Luiz Lima PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta ATOS ADMINISTRATIVOS

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta ATOS ADMINISTRATIVOS ATOS ADMINISTRATIVOS INTRODUÇÃO Nem todo ato praticado no exercício da função administrativa pode ser considerado ato administrativo. Isso ocorre porque muitos atos praticados pela Administração Pública

Leia mais

Quanto à liberdade de atuação do agente público: Vinculados X Discricionários

Quanto à liberdade de atuação do agente público: Vinculados X Discricionários CONCEITO Atos administrativos são apenas uma das espécies de atos praticados pela administração. É possível, afinal, que a administração pratique vários tipos de atos: Atos políticos: esses atos políticos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL Atos Administrativos: Conceito. Requisitos de legalidade. Atributos. Espécies. Competência.

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO

ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO Conceito de Ato Administrativo Ato administrativo é todo ato praticado no exercício da função administrativa.

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. (CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo

Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo www.masterjuris.com.br Ano: 2012 Banca: AOCP Órgão: TCE-PA Prova: Assessor Técnico de Procuradoria Acerca do Controle da Administração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Assinale a alternativa incorreta acerca dos princípios constitucionais da Administracao Publica a) A Administração e imprescindível justificar seus atos. b) Ao administrador

Leia mais

Curso de Dicas Direito Administrativo Giuliano Menezes

Curso de Dicas Direito Administrativo Giuliano Menezes Curso de Dicas Direito Administrativo Giuliano Menezes 2014 2014 Copyright. Curso Agora Eu Eu Passo - - Todos os direitos reservados ao ao autor. AGENTE ADMINISTRATIVO POLÍCIA FEDERAL - 2014 37 A instituição

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO PARTE 2

DIREITO ADMINISTRATIVO PARTE 2 PARTE 2 ATOS ADMINISTRATIVOS: 1. O QUE SE ENTENDE POR FATO ADMINISTRATIVO? Não há uniformidade na doutrina quanto ao conceito de fato administrativo. Há, basicamente, quatro correntes: 1ª corrente: Fato

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS ATOS ADMINISTRATIVOS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITO... 4 Classificação dos Atos Administrativos...4 Espécies de Atos Administrativos...6 Ordinatórios...6 Negociais...7 Enunciativos... 8 Punitivos...9

Leia mais

Processo Administrativo Lei 9.784/1999

Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Direito Administrativo Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Fundamento Constitucional Princípio do devido processo legal (art. 5º, LIV, CRFB/1988), nas suas vertentes formal e material, bem como nos

Leia mais

Direito. Administrativo. Atos administrativos

Direito. Administrativo. Atos administrativos Direito Administrativo Atos administrativos Conceito O quê? Exteriorização da vontade da administração (ou de seus delegatários), que produz efeitos jurídicos, sob regime jurídico de direito público Estado

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Princípios constitucionais da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo INSS/2016 Prof. Almir Morgado ESTADO PODER EXECUTIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GOVERNO ESTADO É a nação politicamente organizada. É composto de povo, território e governo soberano. Poderes

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 13/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 13/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 13/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

1. Requisitos dos atos administrativos - continuação: Requisitos: Competência Finalidade Forma Motivo Objeto Atos vinculados: Lei Lei Lei Lei Lei Atos

1. Requisitos dos atos administrativos - continuação: Requisitos: Competência Finalidade Forma Motivo Objeto Atos vinculados: Lei Lei Lei Lei Lei Atos 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Requisitos dos atos administrativos - continuação PONTO 2: Formas de extinção ou invalidação dos atos administrativos PONTO 3: Administração Pública 1. Requisitos dos

Leia mais

EXTINÇÃO DOS ATOS ADM A forma natural de extinção dos Atos Administrativa é pelo cumprimento de seus efeitos. ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINÇÃO

EXTINÇÃO DOS ATOS ADM A forma natural de extinção dos Atos Administrativa é pelo cumprimento de seus efeitos. ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINÇÃO ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINÇÃO lac.consultoria@gmail.com EXTINÇÃO DOS ATOS ADM A forma natural de extinção dos Atos Administrativa é pelo cumprimento de seus efeitos. 1 2 EXTINÇÃO DOS ATOS ADM Pelo desaparecimento

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS Direito Administrativo - Roteiro de Estudos Aulas 01 e 02 Prof. Luciana L. Lara ATOS ADMINISTRATIVOS 1. Conceito: Atos administrativos são espécies do gênero ato jurídico (manifestação unilateral de vontade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Poderes e Deveres Prof.ª Tatiana Marcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas prerrogativas diferenciadas, a serem utilizadas

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS QUANTO À NATUREZA DA ATIVIDADE ADMINISTRATIVA Nesta classificação, os atos administrativos podem ser de administração ativa, consultiva, controladora, verificadora

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Ricardo Alexandre

DIREITO ADMINISTRATIVO. Ricardo Alexandre DIREITO ADMINISTRATIVO Ricardo Alexandre PREPARATÓRIO TCE-SP Para estudar os Princípios da Administração Pública é preciso recordar o Ordenamento Jurídico Brasileiro, que é composto por um conjunto de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo ATO ADMINISTRATIVO Fato jurídico (sentido amplo) Evento humano ou da

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 24/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 24/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 24/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 20/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Aula Inaugural -Princípios do Direito Administrativo Profº.. Francisco De Poli de Oliveira OBJETIVOS 1. Conhecer os princípios pios explícitos e implícitos do Direito Administrativo;

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA- SP DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA- SP DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA- SP DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo, ASSISTENTE

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 3. Contextualização. Atividades Administrativas. Instrumentalização. Atividades Administrativas

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 3. Contextualização. Atividades Administrativas. Instrumentalização. Atividades Administrativas Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 3 Atividades Administrativas Professor: Silvano Alves Alcantara Inserir o vídeo: Contextualização http://www.youtube.com/watch?v= L9YBAy2Hhbc De 0:00

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

Princípios da Administração Pública

Princípios da Administração Pública Princípios da Administração Pública PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Conceito: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (art. 5º, II da CF). O Princípio da legalidade

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PROCURADOR DO BANCO CENTRAL - 2006 01 Consoante conceitos estabelecidos na doutrina e na jurisprudência nacionais, a revogação, por decisão jurisdicional, de um ato administrativo,

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS 1. REGIME JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO 1.1 Função administrativa definição 1.2 Direitos e deveres da Administração 1.3 Questões correlatas 2. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Revogação do Ato Administrativo Beatriz Mattar Araújo* 1. INTRODUÇÃO Dentro do parâmetro da extinção dos atos administrativos, uma causa deve ser avaliada: a revogação Os atos administrativos

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS ATOS ADMINISTRATIVOS 1. Definição e Diferenciação ATO ATO JURÍDICO ATO ADMINISTRATIVO Todo ato lícito, que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos (art.

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 1 - Quanto aos princípios constitucionais da Administração Pública, assinale a alternativa correta. A. O princípio da supremacia

Leia mais

OBSERVAÇÕES RELEVANTES

OBSERVAÇÕES RELEVANTES OBSERVAÇÕES RELEVANTES 1) MOTIVAÇÃO ( MOTIVO) É a justificativa da prática do ato (expor o motivo) É a exposição da situação de fato ou de direito que autoriza ou determina a prática do ato Como regra,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 60/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 60/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 60/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Procurador Municipal) Devido ao fato de regular toda a atividade estatal, o direito administrativo aplica-se

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO ATOS ADMINISTRATIVOS ARTUR PRADO

DIREITO ADMINISTRATIVO ATOS ADMINISTRATIVOS ARTUR PRADO DIREITO ADMINISTRATIVO ATOS ADMINISTRATIVOS ARTUR PRADO 1-CONCEITOS DE ATOS ADMINISTRATIVOS Toda manifestação unilateral de vontade da administração, utilizando-se de prerrogativas do direito público exteriorizado

Leia mais

Disciplina de Psicologia Jurídica. Seminário Teórico Atividade em Grupo

Disciplina de Psicologia Jurídica. Seminário Teórico Atividade em Grupo Direito 1º Semestre Disciplina de Psicologia Jurídica Profª. Maria Claudia P. Capuano Villar Seminário Teórico Atividade em Grupo 03 de maio de 2017. Tema Abuso de Poder Participantes do Grupo: (ordem

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS 4.1.6 O Poder de Polícia Incide sobre: BENS DIREITOS OU INTERESSES ATIVIDADES LIBERDADES (Exceto de Locomoção) Obs: Em nenhuma hipótese, o poder de polícia não acarreta prisão, ou seja, não incide sobre

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO 1. NOÇÕES:

ATO ADMINISTRATIVO 1. NOÇÕES: Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo / 2017 Aula: Atos Administrativos (Parte I) / Aula 06 Professor: Leandro Velloso Monitora: Kelly Silva Aula 06 ATO ADMINISTRATIVO 1. NOÇÕES: Conforme

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Atos Administrativos EDITAL ATOS ADMINISTRATIVOS CONCEITO Segundo Hely Lopes Meirelles, ato administrativo

Leia mais

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos Direito Administrativo Lista de Exercícios Poderes Administrativos 1. Considere que a prefeitura de determinado município tenha concedido licença para reforma de estabelecimento comercial. Nessa situação

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Atributos do Ato Administrativo Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO José dos Santos Carvalho Filho

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Elementos ou Requisitos do Ato Administrativo Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ELEMENTOS OU REQUISITOS DO ATO ADMINISTRATIVO Alguns

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Revisão - Regime Jurídico Administrativo - Questões (10) José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com 1. Estado 2. Nação 3. Federação 4. Constituição 5. Regime Jurídico

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27... 27... 27 1.2. Governo e Administração Pública... 30 1.3. Administração Pública... 30 1.3.1. Conceito... 31...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRE-RJ Prof.ª Tatiana Marcello Princípios Constitucionais da Administração Art. 37.

Leia mais

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso AULÃO AO VIVO PC-GO Prof. Rodrigo Cardoso 1 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DE POLÍCIA) Considerando as fontes do direito administrativo como sendo aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento

Leia mais

VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO

VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO 150 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. Seleção das Questões: Prof. Vítor Alves Coordenação e Organização:

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 15 Ato Administrativo - Parte IV Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Extinção dos Atos Administrativos Extinção Natural Decorre do cumprimento normal dos efeitos do ato. Extinção

Leia mais

O PRINCÍPIO DO NON BIS IN IDEM E SUA APLICABILIDADE NOS PROCESSOS DISCIPLINARES MILITARES

O PRINCÍPIO DO NON BIS IN IDEM E SUA APLICABILIDADE NOS PROCESSOS DISCIPLINARES MILITARES O PRINCÍPIO DO NON BIS IN IDEM E SUA APLICABILIDADE NOS PROCESSOS DISCIPLINARES MILITARES ALEXANDRE HENRIQUES DA COSTA 1º Tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Autor das obras Direito Administrativo

Leia mais

Princípios constitucionais do Direito Administrativo Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira

Princípios constitucionais do Direito Administrativo Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Princípios constitucionais do Direito Administrativo Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos:

Leia mais

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º)

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º) Processo administrativo Lei 9.784/99 Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Disposições gerais (art. 1º) Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: AOCP Órgão: CODEM PA Prova: Analista Fundiário Advogado A função administrativa do Estado, bem como a atuação daqueles que a desempenham,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2/4 Ato Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado E Bens Públicos 2 ATO ADMINISTRATIVO 3 Requisitos( Art. 2º da Lei 4.717/65): Elementos constitutivos do Ato Administrativo.

Leia mais

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 1. O Estado e a sua função administrativa... 15 2. Administração Pública e Direito Administrativo... 17 2.1. Fontes do Direito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello ATOS ADMINISTRATIVOS CONCEITO Segundo Hely Lopes Meirelles, ato administrativo é toda manifestação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO www.alexandreprado.com.br ATOS ADMINISTRATIVOS EDITAL TRT RIO DE JANEIRO Ato Administrativo: a)requisitos b)atributos c)classificação d)espécies e)revogação, invalidação e convalidação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE 2017

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE 2017 GABARITO APOSTILA 01 CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA & ATOS ADMINISTRATIVOS 1) (CESPE - 2015 TRE MT Analista Judiciário Área Administrativa) No que tange ao controle da administração pública, assinale

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...13 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 1. O Estado e a sua função administrativa...15 2. Administração pública e direito

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais