Portanto, a LRF NÃO determina que a LDO deva dispor sobre a destinação de recursos provenientes da realização de operações de crédito.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portanto, a LRF NÃO determina que a LDO deva dispor sobre a destinação de recursos provenientes da realização de operações de crédito."

Transcrição

1 Capítulo 7. Operação de Crédito 7.5. Questões de concursos públicos 1. (Cespe MPE-PI Analista Ministerial 2012) A LRF estabelece que a LDO deve estabelecer sobre: a) equilíbrio entre receitas e despesas; b) critérios e forma de limitação de empenho; c) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos; d) demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas. Portanto, a LRF NÃO determina que a LDO deva dispor sobre a destinação de recursos provenientes da realização de operações de crédito. Gabarito: Errado. 2. (FCC TRE-RN Analista Judiciário Área Administrativa 2011 Adaptada) Atenção: Pede-se a opção INCORRETA! O 2 o, do art. 12, da LRF estabelece: O montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária. Como é de costume da FCC, literalidade da norma. Certo. Para a LRF considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de ato normativo que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a DOIS exercícios. Portanto, INCORRETA. Gabarito: Letra e. 3. (FCC TRE-AP Analista Judiciário Contabilidade 2011) a) Na LOA não se incluem entradas de natureza extraorçamentárias. Tais entradas em princípio não são receitas porque não se incorporam ao patrimônio de forma definitiva; b) As operações de crédito por antecipação da receita ARO, são receitas extraorçamentária, portanto, não são incluídas na LOA; c) Todas as operações de crédito autorizadas em lei (empréstimos), devem ser incluídas na LOA; d) Incorporações de bens recebidos em doação não são receitas, mas sim variações ativas (acréscimos patrimoniais); e) As entradas compensatórias nos Ativo e Passivo financeiros nada mais são do que receitas extraorçamentárias. Observe as regras da Lei n o 4.320/1964:

2 Art. 3 o. A Lei de Orçamento compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei. Parágrafo único. Não se consideram para os fins deste artigo as operações de crédito por antecipação da receita, as emissões de papelmoeda e outras entradas compensatórias no Ativo e Passivo financeiros. Gabarito: Letra c. 4. (Cespe STM Analista Judiciário-Administrador 2011) O comando da questão refere-se à REGRA DE OURO. A Regra de Ouro encontra-se inserida na Constituição Federal CF/1988 e repetida na LRF. A Regra de Ouro estabelecida na LRF está inserida no 2 o do art. 12, e dispõe que o montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior aos das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária. A aplicação deste 2º foi suspensa por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin n o 2.238). Entretanto, a aplicabilidade da regra de ouro ainda é obrigatória, haja vista que essa previsão encontra-se também inserida na Constituição Federal (art. 167, inciso III, da CF). Embora o Supremo Tribunal Federal STF tenha deferido, por unanimidade, medida acauteladora pela suspensão da eficácia do 2 o, do art. 12, da LRF, ainda persiste a exigência do inciso III, art. 167, da CF/1988 Por que ainda persiste a obrigatoriedade de aplicação da Regra de Ouro? A suspensão da aplicabilidade da regra prevista na LRF se deu com o fundamento de que essa norma, ao repetir a regra constitucional foi mais restritiva do que a CF. Observe: A Regra de Ouro estabelecida no 2 o, do art. 12, da LRF dispõe que o montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior aos das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária. O regramento constitucional dispõe, no inciso III do art. 167, que é vedado a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. Conforme se verifica, a CF prevê exceção à aplicação da regra e a LRF não a repetiu. Assim, a LRF extrapola a regra constitucional porque não inseriu a seguinte ressalva prevista pela CF: ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. Isso significa dizer que o Poder Legislativo pode autorizar, por maioria absoluta e finalidade precisa, a realização de operações de créditos (empréstimos) de valor superior às despesas de capital fixadas na Lei Orçamentária Anual LOA.

3 O cumprimento do limite a que se refere o inciso III, do art. 167, da Constituição deverá ser comprovado mediante apuração das operações de crédito e das despesas de capital, conforme os critérios definidos no 3 o, do art. 32, da LRF. O 3 o supramencionado determina que para fins de cumprimento do mandamento constitucional acerca da regra de ouro, considerar-se-á, em cada exercício financeiro, o total dos recursos de operações de crédito nele ingressados e o das despesas de capital executadas, observando o seguinte: Não serão computadas nas despesas de capital as realizadas sob a forma de empréstimo ou financiamento a contribuinte, com intuito de promover incentivo fiscal, tendo por base tributo de competência do ente da Federação, se resultar a diminuição, direta ou indireta, do ônus deste. Se o empréstimo ou financiamento a que se refere o inciso I for concedido por instituição financeira controlada pelo ente da Federação, o valor da operação será deduzido das despesas de capital. Quanto às operações de créditos, os entes da Federação (União, estados/df e municípios) terão que obedecer às condições, aos limites e aos procedimentos estabelecidos pela Resolução n o 43/2001 do Senado Federal, com as alterações decorrentes da Resolução n o 3, de Essa Resolução dispõe sobre as operações de crédito interno e externo dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive concessão de garantias, seus limites e condições de autorização, e ainda estabelece outras providências. O art. 6 o da Resolução n o 43/2001 do Senado Federal estabelece regras para cumprimento da regra de ouro prevista na CF. Vale a pena repetir, o inciso III, do art. 167, da CF o qual veda a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. Para fins de apurar o cumprimento da regra de ouro estabelecida na CF, a Resolução do Senado Federal n o 43/2001 dispõe que deverão ser verificados, separadamente, no exercício anterior e no exercício corrente, tomando-se por base: No exercício anterior, as receitas de operações de crédito nele realizadas e as despesas de capital nele executadas. No exercício corrente, as receitas de operação de crédito e as despesas de capital constantes da lei orçamentária. Enfim, a Regra de Ouro prevista na CF possui aplicabilidade e os procedimentos para a sua aplicação se encontram inseridos na Resolução n o 43/2001 do Senado Federal.

4 Atenção: A aplicação de recursos oriundos de operações de crédito pode ser realizada em ações de governo classificadas como despesa corrente, desde que, necessariamente, o ente observe a exigência constitucional da Regra de Ouro, mesmo que não tenha sido previsto na LOA. Ou seja, o valor aplicado em despesas correntes deverá ser adicionado ao montante das despesas de capital para fins de cumprimento do limite. Conclusão: Mesmo que, em determinado exercício financeiro, as despesas de capital fixadas no orçamento sejam integralmente financiadas com recursos de operações de crédito (receitas de capital IGUAL às despesas de capital), novos empréstimos poderão ser realizados, desde que autorizados por maioria absoluta do respectivo Poder Legislativo.. 5. (Cespe Analista de Correios Contador 2011) Observe as regras legais: Lei n o 4.320/1964: Art. 7 o. A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para: I Abrir créditos suplementares até determinada importância, obedecidas as disposições do artigo 43; II Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa. Decreto federal n o /1986: Art. 88. As operações de crédito dependem de autorização em lei especial. Art. 89. A Lei de Orçamento poderá conter autorização para operações de crédito por antecipação de receita, a fim de atender a insuficiências de caixa (Lei n o 4.320/1964, art. 7 o ). Esta operação de crédito é denominada ARO (Antecipação de Receita Orçamentária). Características: 1. Destina-se a cobrir insuficiência de caixa durante o exercício financeiro. 2. A autorização para sua realização pode ser autorizada na própria LOA ou em lei especial. 3. A sua arrecadação é contabilizada como receita extraorçamentária. 4. Só pode ser realizada a partir do dia 10 de janeiro do exercício financeiro e liquidada até o dia 10 de dezembro do mesmo exercício financeiro. 5. Está vedada a realização de ARO no último ano de mandato do Chefe do Executivo; 6. Enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada está proibido de realizar outra. 7. Não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir.

5 8. Por se tratar de empréstimo de curto prazo, deve ser evidenciado no Balanço patrimonial, Passivo financeiro (atual Passivo circulante). 6. (Cespe Anac Analista 2009) Operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. Nos entes da Federação ocorre, em determinadas transações, o registro da receita orçamentária mesmo não havendo ingressos efetivos, devido à necessidade de autorização legislativa para sua realização. Transações como aquisições financiadas de bens e arrendamento mercantil financeiro são registradas como receita orçamentária e despesa orçamentária, pois são consideradas operação de crédito pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Sob a ótica orçamentária, com a aquisição financiada de um bem ocorre receita orçamentária (Receita de Capital Operação de Crédito), pois tal transação financiou o pagamento da despesa orçamentária (Despesa de Capital; Investimento ou Inversão Financeira, dependendo do bem adquirido). A operação de crédito, mesmo quando não ocasiona o efetivo ingresso de recurso financeiro, gera receita orçamentária de capital. 7. (FCC MP-SE Analista 2009) A receita obtida com a ARO é extraorçamentária. O pagamento do principal (valor obtido no empréstimo) mais correção monetária é classificado como despesa extraorçamentária. Os juros e outros encargos incidentes pagos são despesa orçamentária. Gabarito: Letra b. 8. (FCC TC-GO Analista Orçamento e Finanças 2009) Perceba que a operação de crédito (contratação de empréstimos) mencionada na questão NÃO se refere à Antecipação de Receita Orçamentária, pois esta se destina exclusivamente a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro. As receitas oriundas da contratação de empréstimo para fazer frente a construção de obras de caráter emergencial são classificadas normalmente como receitas orçamentárias de capital. O prefeito poderá abrir um crédito adicional extraordinário para executar as despesas necessárias. Gabarito: Letra e. 9. (Cespe Ministério da Saúde Técnico Superior 2008) Não esqueça! Isso é muito exigido em concursos! As operações de crédito por antecipação de receita são empréstimos obtidos com um único objetivo: atender à insuficiência de caixa (inciso II, art. 7 o, da Lei n o 4.320/1964, e art. 38, LC n o

6 101/2000). Portanto, as ARO não financiam novas despesas orçamentárias. Apenas cobrem déficit no fluxo financeiro do ente. Gabarito: Errado. 10. (Cespe TCU TFCE 2009) O princípio orçamentário da exclusividade consta na Constituição Federal, cujo art. 165, 8 o, informa que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição autorização para: abertura de créditos suplementares (apenas este tipo de crédito adicional), contratação de operações de crédito, contratação de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária. 11. (Cespe TCU AFCE 2009) O princípio da não vinculação das receitas de IMPOSTOS está contido no inciso IV, art. 167 da CF, o qual informa que são vedados a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa. Todavia, existem exceções contidas no próprio mencionado inciso, dentre elas a de prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita. 12. (Cespe TRT-17 a Região Analista 2009) O recebimento antecipado de valores de fato é contabilizado como uma operação de crédito. O inciso III e o 1 o, do art. 29, da LRF trazem o conceito de operação de crédito para fins de suas disposições: Operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. Equipara-se à operação de crédito a assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívidas pelo ente da Federação. 13. (Cespe TCU ACE 2008) A Regra de Ouro está contida no inciso III, art.167, da CF: Art São vedados: III a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta; Objetiva-se evitar o endividamento estatal mediante os excessivos empréstimos sem aplicação em investimentos (despesa de capital). Vamos aos cálculos:

7 Novos empréstimos 180 (+) Rolagem da dívida 220 (=) Total das operações de crédito 400 Rolagem da dívida é o refinanciamento da dívida já existente. Investimentos 140 (+) Amortização da dívida pública 220 (=) Total das despesas de capital 360 Percebe-se que NÃO foi obedecida a Regra de Ouro, pois as operações de créditos (R$ 400 milhões) totalizam valor superior às despesas de capital (R$ 360 milhões). Gabarito: Errado. 14. (FCC TC-GO Analista 2009) a) Quando o empenho é inscrito em Restos a Pagar gera uma despesa orçamentária e o seu pagamento em exercícios seguintes uma despesa extraorçamentária. Errado. b) A correção monetária de dívidas acarreta aumento do Passivo e consequentemente uma despesa pelo enfoque patrimonial (variação patrimonial diminutiva). Todavia, a despesa orçamentária somente ocorrerá com o pagamento dessa respectiva quantia. Errado. c) O recurso financeiro que ingressa em virtude da operação de crédito por Antecipação de Receita Orçamentária é registrado como receita extraorçamentária. O pagamento do valor obtido nessa transação e a respectiva correção monetária são despesas extraorçamentárias. Já os juros e demais encargos pagos são despesas orçamentárias. Certo. d) Tais valores, quando retidos do pagamento, são receitas extraorçamentárias, dado que não ingressam definitivamente no patrimônio. O seu recolhimento à instituição devida irá gerar uma despesa extraorçamentária. Errado. e) Mesmo raciocínio da opção anterior: depósitos recebidos a título de caução ingressam como receitas extraorçamentárias, pois não ingressam definitivamente no patrimônio, não pertencem ao ente. Assim, a sua restituição ao verdadeiro proprietário acarreta uma despesa extraorçamentária. Errado. Gabarito: Letra c. 15. (Cespe DFTRANS Analista 2008) A antecipação de receita orçamentária é um tipo especial de operação de crédito. Dessa forma, para que possa ser realizada, precisa atender, além de todas as condições gerais previstas para as operações de crédito (art. 32, LRF), as suas condições específicas (art. 38, LRF). Condições para realização da ARO: realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício; deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano;

8 Orçamento e Contabilidade Pública, 6ª Edição não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir. 16. (Cespe DFTRANS Analista 2008) A LRF veda a realização de ARO nas seguintes situações: enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada; no último ano de mandato do Presidente, governador ou prefeito Municipal. É importante entender que só o Chefe do Poder Executivo pode contratar operações de crédito por antecipação da receita ARO. Assim, caso seja contratada, essa dívida deve submeter-se aos limites e condições da LRF e deve haver autorização legal para a sua contratação. Essa autorização deve ser expressa no texto da lei orçamentária, em créditos adicionais ou lei específica. Gabarito: Errado. 17. (Esaf CGU AFC 2008 Adaptada) Regra de Ouro (inciso III, art. 167, da CF): é vedada a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. Operação de crédito (inciso III, art. 29, LRF): compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. Cálculo da Regra de Ouro: Operações de crédito Receitas de Operações de Crédito Contratual Receitas de Operações de Crédito Refinanciamento da Dívida Despesas de capital Despesa de Inversão Financeira Despesa de Investimentos Despesa de Amortização Como o total das despesas de capital é maior do que o total das receitas de operações de crédito em R$ ( ), a Constituição Federal permite a realização de operações de crédito até o montante das despesas de capital, ou seja, o Estado ainda pode realizar empréstimo de até R$ para usar em despesas correntes, motivo pelo qual essa afirmativa está correta.

9 Observe que a questão foi específica ao informar que as operações de crédito serão utilizadas com a finalidade de realizar despesas correntes, amarrando assim a questão com a regra de ouro. Caso as operações de crédito fossem destinadas a despesas de capital, não haveria limite de valor, pois o total das despesas de capital também aumentaria. Exemplo: Realização de mais uma operação de crédito de $ para aplicação em Investimentos - Despesa de Capital (tendo por base os dados apresentados na questão): O total das operações de crédito iria para $ ( ) e o total das despesas de capital iria para $ ( ), permanecendo, portanto, dentro do limite da Regra de Ouro. Apesar das operações de crédito destinadas à aplicação em despesas de capital não encontrarem obstáculo na Regra de Ouro, elas devem observar os limites admitidos de endividamento do ente. Portanto, respondendo novamente a questão, de fato o ente ainda poderá incorporar na proposta orçamentária novas operações de crédito com a finalidade de realizar despesas correntes, até o montante de 5.000, sem desrespeitar a regra de ouro estabelecida na Constituição Federal.

Contabilidade Pública

Contabilidade Pública Contabilidade Pública Operações de Crédito Professor Gabriel Antunes www.acasadoconcurseiro.com.br Contabilidade Pública OPERAÇÕES DE CRÉDITO Conceito Art. 29, III Compromisso financeiro assumido em razão

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Lei de Responsabilidade Fiscal. As Resoluções 40, 43 e 19 do Senado federal. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Lei de Responsabilidade Fiscal. As Resoluções 40, 43 e 19 do Senado federal. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Lei de Responsabilidade Fiscal Prof. Thamiris Felizardo RESOLUÇÃO Nº 40, DE 2001 Dispõe sobre os limites globais para o montante da dívida pública consolidada e da dívida pública mobiliária

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Ingressos patrimoniais e Antecipação da Receita Orçamentária ARO. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Ingressos patrimoniais e Antecipação da Receita Orçamentária ARO. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Receita Pública Ingressos patrimoniais e Antecipação da Receita Orçamentária Prof. Thamiris Felizardo -Conceito Operação de crédito por antecipação de receita destinada à cobertura

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves Corresponde ao compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves Conceito: Designa o conjunto dos dispêndios do Estado, ou de outra pessoa de direito público, para funcionamento dos serviços públicos.

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Princípios Orçamentários Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Princípios Orçamentários Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Princípios Orçamentários Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo 1. PRINCÍPIO DA UNIDADE: O orçamento deve constar de uma peça única. Cada esfera de governo deve

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 1 Professor Sergio Barata Dívida Pública Dívida Flutuante - Art. 92, Lei 4.320/64 A dívida flutuante compreende:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Finanças Públicas e Orçamento de acordo com CF/88 Parte 4 Prof. Sergio Barata (FCC Procurador Pref. Campinas/SP 2016) Dentre as vedações estabelecidas

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação)

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) III. VEDAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS A vedação, tratada pelo art. 167, da CF, é dividida em 2 tópicos: a) Execução Orçamentária (limitações a serem aplicadas no

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 6 Professor Sergio Barata 16) (FCC Consultor Legislativo Finanças Públicas CLDF 2018) As unidades federativas

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves DÍVIDA PÚBLICA FUNDADA OU CONSOLIDADA Esta dívida é constituída pelas obrigações de pagamento de longo prazo, exigíveis em prazo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Receita Pública Classificação da Receita Orçamentária Parte 2 Prof. Sergio Barata Art. 103, único, Lei 4.320/64 Os Restos a Pagar do exercício serão computados na

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Dívida Pública e Endividamento Público: Crédito público: é a faculdade que tem o Estado de, com base na confiança que

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 7 Professor Sergio Barata 26) (SMA Analista Legislativo Direito CM/RJ 2015) A Lei de Responsabilidade Fiscal

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Lei de Responsabilidade Fiscal. Dívida e endividamento Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Lei de Responsabilidade Fiscal. Dívida e endividamento Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Lei de Responsabilidade Fiscal Dívida e endividamento Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo -Conceitos importantes Art. 29.Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Resultado Nominal e Primário Prof. Cláudio Alves Os Resultados Primário e Nominal são dois importantes indicadores de desempenho do ente sob o aspecto

Leia mais

Orçamento na Constituição Federal de Art. 167

Orçamento na Constituição Federal de Art. 167 Orçamento na Constituição Federal de 1988 Art. 167 Vedações Constitucionais em Matéria Orçamentária Art. 167. São vedados: I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual;

Leia mais

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A COMUNICADO SICAP Com o objetivo de assegurar o completo funcionamento do SICAP, o Tribunal de Contas vem reiterar, que

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Financeiro. Dívida Pública. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Financeiro. Dívida Pública. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Período 2008 2016 1) FCC - Analista Controle Externo TCE AP-2012 Os compromissos assumidos por entidade pública gerando a obrigação de pagamento do principal e acessórios,

Leia mais

Tópicos - Leis Orçamentárias

Tópicos - Leis Orçamentárias CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Tópicos - Leis Orçamentárias Período 2013 2016 1) FCC - Auditor (TCE-SP)-2013 Consoante artigo 165 da Constituição Federal há três leis orçamentárias, todas de iniciativa

Leia mais

RECEITA ORÇAMENTÁRIA

RECEITA ORÇAMENTÁRIA RECEITA ORÇAMENTÁRIA Receita Orçamentária Efetiva é aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo.

Leia mais

START TRIBUNAIS AFO - Aula 01 Wilson Araújo RESUMO

START TRIBUNAIS AFO - Aula 01 Wilson Araújo RESUMO 1. Aspectos introdutórios: conceitos e competências. 2. O Orçamento na Constituição da República de 1988: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. 3. Princípios orçamentários.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 6 Prof. Sergio Barata 2) (FGV Contador SEFIN/RO 2018) Os princípios orçamentários são regras básicas que todo orçamento federal deve seguir. Assinale a opção

Leia mais

Sumário. Serviço Público e Administração Pública

Sumário. Serviço Público e Administração Pública Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública 1.1 Conceito 1.2 Objeto 1.3 Objetivo 1.4 Campo de Aplicação 1.5 Exercício Financeiro 1.6 Regime Orçamentário e Regime Contábil 1.6.1 Regime de Caixa 1.6.2 Regime

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA. Balanço Orçamentário

CONTABILIDADE PÚBLICA. Balanço Orçamentário CONTABILIDADE PÚBLICA Balanço Orçamentário DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO FINANCEIRO DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS BALANÇO PATRIMONIAL FINALIDADE AVALIAÇÃO DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Questões de Concursos: 1) (TCE/SP/2017) São consideradas receitas correntes, de acordo com a Lei no 4.320/1964: (A) recursos

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves Conceitua-se Dívida Pública como sendo a obrigação passiva contraída pelos entes públicos com outros Estados, instituições financeiras,

Leia mais

Prova Comentada Consultor Legislativo Finanças Públicas CLDF

Prova Comentada Consultor Legislativo Finanças Públicas CLDF Prova Comentada Consultor Legislativo Finanças Públicas CLDF - 2018 1 Considerações... 2 2 Questões Comentadas... 2 3 Lista das Questões... 11 4 Gabarito... 1 1 CONSIDERAÇÕES Prezados, a seguir comentamos

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 1

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 1 Tópico 7 Parte 1 1. (ESAF/SEFAZ-PI/2001/Auditor). Com base no critério verdadeiro (V) ou falso (F), julgue as seguintes afirmações e assinale a opção que indica a sequência correta. ( ) Na inscrição de

Leia mais

Planejamento Estratégico. Planejamento Tático. Planejamento Operacional PPA LDO LOA. Longo/ Médio prazo (4 anos) Curto prazo (1 ano)

Planejamento Estratégico. Planejamento Tático. Planejamento Operacional PPA LDO LOA. Longo/ Médio prazo (4 anos) Curto prazo (1 ano) Longo/ Médio prazo (4 anos) Curto prazo (1 ano) PPA LDO LOA Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional 2 VIGÊNCIA MANDATO PRESIDENCIAL ATUAL MANDATO PRESIDENCIAL SUBSEQUENTE

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 2 Professor Sergio Barata 2 o O refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves No que diz respeito à classificação da receita pública em Orçamentária e Extra-orçamentária, podemos defini-las

Leia mais

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA JOÃO LELES AFO TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária

Leia mais

Conteúdo da Aula. Princípios Orçamentários.

Conteúdo da Aula. Princípios Orçamentários. Conteúdo da Aula Princípios Orçamentários. 1 Princípios Orçamentários Legalidade Universalidade Periodicidade (Anualidade) Exclusividade (Art. 165, 8º da CF/88) Publicidade Equilíbrio Não Afetação de Receitas

Leia mais

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA)

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) JOÃO LELES AFO PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária para investimento

Leia mais

Regra de Ouro CF Art. 167, III. Secretaria do Tesouro Nacional Outubro/2017

Regra de Ouro CF Art. 167, III. Secretaria do Tesouro Nacional Outubro/2017 Regra de Ouro CF Art. 167, III Secretaria do Tesouro Nacional Outubro/2017 Regra de Ouro Determinação Constitucional e demais regramentos Art. 167 da Constituição Federal. São vedados:(...) Receitas Despesas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Despesa Pública Restos a Pagar - Parte 2 Prof. Cláudio Alves Liquidado RP Processado Empenho Não existe condição deve-se inscrever em restos a pagar, pois já existe

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Princípios Orçamentários Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS Legalidade Universalidade Periodicidade (Anualidade)

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. As leis orçamentárias PPA, LDO e LOA Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. As leis orçamentárias PPA, LDO e LOA Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Caso o Anexo de Metas fiscais não possa ser cumprido, suas despesas serão limitadas nos próximos 30 dias, salvo despesas

Leia mais

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01 Sumário Capítulo 1 Disposições Gerais... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Objetivo da obra... 6 1.3. Apresentando a LRF... 6 1.4. Origem da LRF... 7 1.5. Previsão constitucional para implementação da LRF...

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Financeiro. Receita Pública. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Financeiro. Receita Pública. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Período 2015 2016 1) FCC - Procurador (TCM-RJ)/TCM-RJ/2015 Para a doutrina, receita não se confunde com ingresso, porque ingresso compreende toda quantia recebida pelos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 2 Professor Sergio Barata 2 DÍVIDA Art.92, Lei 4.320/64 A dívida flutuante compreende: I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida; II - os serviços

Leia mais

Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas.

Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas. QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS 2015/2016 DÍVIDA PÚBLICA E OPERAÇÕES DE CRÉDITO Prezado estudante, concursando! Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas. Nunca

Leia mais

ISS-Recife Auditor. Pessoal, vou comentar as questões da prova.

ISS-Recife Auditor. Pessoal, vou comentar as questões da prova. ISS-Recife Auditor Pessoal, vou comentar as questões da prova. 61. O princípio contábil que serve de base à integridade e à fidedignidade dos registros contábeis dos atos e fatos que afetam o patrimônio

Leia mais

CRÉDITOS ADICIONAIS CESPE

CRÉDITOS ADICIONAIS CESPE JOÃO LELES AFO CRÉDITOS ADICIONAIS 01. (CESPE Técnico Administrativo STJ/2018) Uma alteração orçamentária qualitativa para a abertura de créditos especiais pode resultar na criação de um programa de trabalho,

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Classificação da Receita Pública Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Classificação da Receita Pública Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Receita Pública Classificação da Receita Pública Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo 1) Receita Tributária Art. 9º Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito publico,

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Legislação Aplicável: Arts. 165 a 169 da CRFB Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: ARTS. 165 A 169 DA CRFB Introdução

Leia mais

4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe.

4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe. Orçamento Público CF/88 (CESPE SAD/PE Analista de Controle Interno Especialidade: Finanças Públicas/2010) - A seção II do capítulo referente às finanças públicas, estabelecido na CF, regula os denominados

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 3 Prof. Sergio Barata 6) PUBLICIDADE - Art. 37, CF (LIMPE) - Ato de divulgação é condição eficácia (validade) - Orçamento fixado em lei, que autoriza a execução

Leia mais

DESPESA COM PESSOAL APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL R$ 1,00. DESPESAS EXECUTADAS (Últimos 12 meses)

DESPESA COM PESSOAL APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL R$ 1,00. DESPESAS EXECUTADAS (Últimos 12 meses) MUNICÍPIO DE MUCUGE - BA - PODER EXECUTIVO DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL RGF - ANEXO 1 (LRF, Art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESA COM PESSOAL DESPESAS

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrativos Fiscais Prof. Cláudio Alves RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, concernente às

Leia mais

PRÉ PROVA TRT PE. Técnico Judiciário Adm. Administração Financeira e Orçamentária. Prova 29/04

PRÉ PROVA TRT PE. Técnico Judiciário Adm. Administração Financeira e Orçamentária. Prova 29/04 PRÉ PROVA TRT PE Técnico Judiciário Adm Administração Financeira e Orçamentária Prova 29/04 Prof. Lucas Silva Minha Matéria 1. Princípios Orçaméntários 2. Artigos 165 a 169 da C.F 3. Lei 4.320/64: Créditos

Leia mais

DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL

DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL MUNICÍPIO DE DIAS D'ÁVILA - PODER EXECUTIVO DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL MAIO DE 2016 A ABRIL DE 2017/ 1º QUADRIMESTRE DE 2017 RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") R$ 1,00 DESPESAS

Leia mais

-Transparência da Gestão Fiscal

-Transparência da Gestão Fiscal DIREITO FINANCEIRO Fiscalização, Controle Interno e Externo da Execução Orçamentária e Tribunal de Contas Controle da execução orçamentária Parte - 1 Prof. Thamiris Felizardo -Transparência da Gestão Fiscal

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 5 Professor Sergio Barata 7) (CESPE - Auditor Estadual de Controle Externo - TCM/BA - 2018) O montante das

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Os créditos adicionais

Leia mais

RGF/Tabela 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal

RGF/Tabela 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal RGF/Tabela 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal MUNICIPIO DE GLÓRIA -BA - PODER EXECUTIVO DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") R$ 1,00 DESPESAS EXECUTADAS

Leia mais

GAZETA DO OESTE ATOS OFICIAIS

GAZETA DO OESTE ATOS OFICIAIS Ano XI Nº 3162 Rua Prof Folk Rocha, Nº130 - Sala 2016 - Jardim Ouro Branco - Barreiras/Ba Tel.: 77 3612.7476 29 de maio de 2017 Em cumprimento ao princípio constitucional e a Lei Nº 101/2000, estão publicados

Leia mais

TRT-MG Analista Especialidade Contabilidade

TRT-MG Analista Especialidade Contabilidade TRT-MG Analista Especialidade Contabilidade Pessoal, vou comentar as questões da prova. 29. Dentre outras, são entidades que aplicam integralmente a contabilidade aplicada ao setor público: (A) os órgãos

Leia mais

ANTONIO CESAR OLIVEIRA - Sec. Finanças. EMERSON CARLOS DANTAS DOS SANTOS - Controle Interno. RGF/Tabela 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal

ANTONIO CESAR OLIVEIRA - Sec. Finanças. EMERSON CARLOS DANTAS DOS SANTOS - Controle Interno. RGF/Tabela 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal RGF/Tabela 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") R$ 1,00 DESPESAS EXECUTADAS (Últimos 12 Meses) DESPESA COM PESSOAL

Leia mais

Tabela 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal - Estados, DF e Municípios

Tabela 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal - Estados, DF e Municípios Tabela 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal - Estados, DF e Municípios - DEMONSTRATIVO

Leia mais

APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL

APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL MAIO - AGOSTO de 2017 RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESA COM PESSOAL DESPESA BRUTA COM PESSOAL (I) Pessoal Ativo Pessoal Inativo e Pensionistas

Leia mais

APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL

APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESA COM PESSOAL DESPESA BRUTA COM PESSOAL (I) Pessoal Ativo Pessoal Inativo e Pensionistas Outras Despesas de

Leia mais

MUNICIPIO DE CONCEICAO DO COITE - PODER LEGISLATIVO

MUNICIPIO DE CONCEICAO DO COITE - PODER LEGISLATIVO RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") MUNICIPIO DE CONCEICAO DO COITE - PODER LEGISLATIVO DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL SETEMBRO/2016 A AGOSTO/2017 DESPESA COM PESSOAL Em Reais DESPESAS

Leia mais

Janeiro/2018 Fevereiro/2018 Março/2018 Abril/2018 Maio/2018 Junho/2018 Julho/2018

Janeiro/2018 Fevereiro/2018 Março/2018 Abril/2018 Maio/2018 Junho/2018 Julho/2018 RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESAS COM PESSOAL - PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE HELIÓPOLIS DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL JANEIRO/2018 A DEZEMBRO/2018 DESPESAS EXECUTADAS

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Orçamento e Planejamento. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Orçamento e Planejamento. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Prof. Thamiris Felizardo A Lei no 4.320/64 corporificou o orçamento-programa ao estabelecer no seu Art. 2 Lei 4.320/64 A Lei do Orçamento conterá a discriminação

Leia mais

MUNICIPIO DE IBICOARA

MUNICIPIO DE IBICOARA PODER LEGISLATIVO ORCAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL DESPESA COM PESSOAL JANEIRO/2018 FEVEREIRO/2018 MARÇO/2018

Leia mais

RGF ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESAS EXECUTADAS (Últimos 12 Meses)

RGF ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea a) DESPESAS EXECUTADAS (Últimos 12 Meses) - PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE CANDEIAS RELATÓRIO DA GESTÃO FISCAL DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL JANEIRO/2018 A DEZEMBRO/2018 RGF ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESAS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica:

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 916 Prefeitura Municipal de publica: Relatório de Gestão Fiscal 1º Quadrimestre 2018 Gestor - Elizangela Ramos Andrade Garcia / Secretário - Governo / Editor - Ass. Comunicação

Leia mais

Conteúdo da Aula. Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA.

Conteúdo da Aula. Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA. Conteúdo da Aula Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA. 1 Orçamento na CF/88 Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual (PPA); II - as diretrizes orçamentárias (LDO);

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ubatã publica:

Prefeitura Municipal de Ubatã publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2011 Prefeitura Municipal de publica: Relatório de Gestão Fiscal-1ºQuadrimestre de 2018. Gestor - Simeia Queiroz De Souza Felix / Secretário - Governo / Editor - Ass. Comunicação

Leia mais

Orçamento e Contabilidade Pública, 6ª Edição Deusvaldo Carvalho. Série Provas e Concursos. Capitulo 6. Créditos Orçamentários Adicionais

Orçamento e Contabilidade Pública, 6ª Edição Deusvaldo Carvalho. Série Provas e Concursos. Capitulo 6. Créditos Orçamentários Adicionais Capitulo 6. Créditos Orçamentários Adicionais 6.8. Questões de concursos públicos 1. (Cespe Mpu Analista de Contabilidade Perito 2010) O superávit financeiro é apurado no balanço patrimonial da seguinte

Leia mais

DESPESAS EXECUTADAS Últimos 12 Meses LIQUIDADAS APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL VALOR % SOBRE A RCL AJUSTADA

DESPESAS EXECUTADAS Últimos 12 Meses LIQUIDADAS APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL VALOR % SOBRE A RCL AJUSTADA DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL JANEIRO - ABRIL de 2019 RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESAS COM PESSOAL DESPESA BRUTA COM PESSOAL (I) Pessoal Ativo Vencimentos, Vantagens e

Leia mais

DESPESAS EXECUTADAS Últimos 12 Meses LIQUIDADAS APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL VALOR % SOBRE A RCL AJUSTADA

DESPESAS EXECUTADAS Últimos 12 Meses LIQUIDADAS APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL VALOR % SOBRE A RCL AJUSTADA DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL JANEIRO - ABRIL de 2019 RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESAS COM PESSOAL DESPESA BRUTA COM PESSOAL (I) Pessoal Ativo Vencimentos, Vantagens e

Leia mais

DESPESAS EXECUTADAS Últimos 12 Meses LIQUIDADAS APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL VALOR % SOBRE A RCL AJUSTADA

DESPESAS EXECUTADAS Últimos 12 Meses LIQUIDADAS APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL VALOR % SOBRE A RCL AJUSTADA DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESAS COM PESSOAL DESPESA BRUTA COM PESSOAL (I) Pessoal Ativo Vencimentos, Vantagens e Out ras Despesas Variáveis

Leia mais

DESPESAS EXECUTADAS Últimos 12 Meses LIQUIDADAS APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL VALOR % SOBRE A RCL AJUSTADA

DESPESAS EXECUTADAS Últimos 12 Meses LIQUIDADAS APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL VALOR % SOBRE A RCL AJUSTADA DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL JANEIRO - ABRIL de 2019 RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESAS COM PESSOAL DESPESA BRUTA COM PESSOAL (I) Pessoal Ativo Vencimentos, Vantagens e

Leia mais

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018 Edição N Caderno I 55

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018 Edição N Caderno I 55 Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018 Edição N 1.648 Caderno I 55 DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL JANEIRO/2017 A DEZEMBRO/2017 RGF ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") R$ 1,00 DESPESA COM PESSOAL

Leia mais

Tabela 1.2 APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL

Tabela 1.2 APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL MAIO DE 2016 Á ABRIL DE 2017 RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") R$ 1,00 DESPESAS EXECUTADAS (Últimos 12 Meses) DESPESA COM PESSOAL LIQUIDADAS INSCRITAS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica:

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 860 Prefeitura Municipal de publica: Relatório de Gestão Fiscal - 2º Semestre 2017. Relatório de Gestão Fiscal - 3º Quadrimestre 2017. Gestor - Elizangela Ramos Andrade

Leia mais

,59 0,00 Pessoal Ativo ,26 0,00 Pessoal Inativo e Pensionistas

,59 0,00 Pessoal Ativo ,26 0,00 Pessoal Inativo e Pensionistas RGF/Tabela 1 - Demonstrativo da Despesa com Pessoal MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS - PODER EXECUTIVO DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL MAIO DE 2016 A ABRIL DE 2017 RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso

Leia mais

APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL

APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL MAIO - AGOSTO de 2017 RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESA COM PESSOAL DESPESA BRUTA COM PESSOAL (I) Pessoal Ativo Pessoal Inativo e Pensionistas

Leia mais

Conteúdo da Aula. Restos a Pagar.

Conteúdo da Aula. Restos a Pagar. Conteúdo da Aula Restos a Pagar. 1 Restos a Pagar Conceito: Despesas EMPENHADAS, mas NÃO PAGAS até 31/12. Lei nº 4.320/64: Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até

Leia mais

QUESTÕES DE PROVA FCC PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS. 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRT 4ª 2011) São princípios orçamentários:

QUESTÕES DE PROVA FCC PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS. 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRT 4ª 2011) São princípios orçamentários: QUESTÕES DE PROVA FCC PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRT 4ª 2011) São princípios orçamentários: (A) competência e objetividade. (B) exclusividade e especificação.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Professor Sergio Barata Art. 43. As disponibilidades de caixa dos entes da Federação serão depositadas conforme estabelece

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4 Tópico 4 1. (ESAF/CVM/2001/Analista/Adaptada) Para a Contabilidade Pública, variação patrimonial decorre de alteração de valor de qualquer elemento integrante do patrimônio público. Dito isso, não se pode

Leia mais

Câmara Municipal de Canudos publica:

Câmara Municipal de Canudos publica: Câmara Municipal de 1 Ano IX Nº 178 Câmara Municipal de publica: Republicação - Relatório de Gestão Fiscal - 1º 2017. Gestor - Roberto Silva dos Santos / Secretário - Gabinete / Editor - Ass. de Comunicação

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 05/A

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 05/A 9 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 05/A QUESTÃO 16 A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e Leis Orgânicas dos

Leia mais

DESPESA COM PESSOAL APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL. RGF - ANEXO 1 (LRF, Art. 55, inciso I, alínea "a") R$ 1,00

DESPESA COM PESSOAL APURAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO LIMITE LEGAL. RGF - ANEXO 1 (LRF, Art. 55, inciso I, alínea a) R$ 1,00 MUNICIPIO DE BARRO PRETO - BA - CONSOLIDADO DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL RGF - ANEXO 1 (LRF, Art. 55, inciso I, alínea "a") DESPESA COM PESSOAL DESPESAS

Leia mais

operação de crédito estará proibida no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.)

operação de crédito estará proibida no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.) DIREITO FINANCEIRO Fiscalização, Controle Interno e Externo da Execução Orçamentária e Tribunal de Contas Parte - 2 Prof. Thamiris Felizardo c) do cumprimento do disposto no inciso II e na alínea b do

Leia mais

ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO REGRAS DE FINAL DE MANDATO

ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO REGRAS DE FINAL DE MANDATO ANÁLISE DAS CONTAS DE GOVERNO REGRAS DE FINAL DE MANDATO COMPETÊNCIAS DO TCE EMISSÃO DE PARECER PRÉVIO LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DESPESAS COM PESSOAL A LRF prevê a nulidade do ato que resulte aumento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Uruçuca publica:

Prefeitura Municipal de Uruçuca publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1730 Prefeitura Municipal de publica: Relatório da Gestão Fiscal 3 Quadrimestre 2017 Gestor - Moacyr Batista de Souza Leite Junior / Secretário - Governo / Editor - Ass.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Professor Sergio Barata Art. 25. Para efeito desta Lei Complementar, entende-se por transferência voluntária a entrega

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica:

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 858 Prefeitura Municipal de publica: Relatório de Gestão Fiscal-3ºQuadrimestre de 2017. Gestor - Elizangela Ramos Andrade Garcia / Secretário - Governo / Editor - Ass.

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Análise das DCASP Parte 1 Prof. Cláudio Alves A análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público constitui-se num processo de meditação sobre

Leia mais

Acompanhamento da Contabilidade e Tesouraria. Edilmar Oliveira Carlos Antonio Hulle Alves Naiara Cristina

Acompanhamento da Contabilidade e Tesouraria. Edilmar Oliveira Carlos Antonio Hulle Alves Naiara Cristina Acompanhamento da Contabilidade e Tesouraria Edilmar Oliveira Carlos Antonio Hulle Alves Naiara Cristina Classificação da Receita Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas:

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 6

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 6 Tópico 6 1. (ESAF/APO/2010) Assinale a opção cujo fato administrativo é objeto da contabilidade aplicada ao setor público e que afeta positivamente a situação patrimonial líquida do ente. a) Recebimento,

Leia mais

Divisão da Aula. 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF. 1 Visão Constitucional. Lei Orçamentária Anual - LOA

Divisão da Aula. 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF. 1 Visão Constitucional. Lei Orçamentária Anual - LOA Divisão da Aula Professor Luiz Antonio de Carvalho Lei Orçamentária Anual - LOA lac.consultoria@gmail.com 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF 1 2 1 Visão Constitucional SISTEMA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

Leia mais

Turma de Exercícios ACI/DF Aula 02 Prof. M.Sc. Giovanni Pacelli

Turma de Exercícios ACI/DF Aula 02 Prof. M.Sc. Giovanni Pacelli 1. (2013/Cespe/TCE-ES) Acerca das demonstrações contábeis, assinale a opção correta. a) No balanço patrimonial, o ativo financeiro abrange os créditos e valores realizáveis, independentemente de autorização

Leia mais

CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA. Noções de Orçamento Público

CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA. Noções de Orçamento Público CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA Noções de Orçamento Público 63. Em uma situação de crise fiscal, um dos efeitos mais sentidos é a queda da

Leia mais