Escolhendo o Hardware para o Windows Small Business Server 2003

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escolhendo o Hardware para o Windows Small Business Server 2003"

Transcrição

1 Escolhendo o Hardware para o Windows Small Business Server 2003 Comprar o computador correto pode tornar sua pequena rede corporativa rápida, permitir que ela funcione sem problemas e preparar sua empresa para o crescimento máximo. Para funcionar melhor, o Microsoft Windows Small Business Server 2003 requer um servidor e componentes relacionados à rede que sejam equipados para atender as demandas exclusivas da sua empresa, que incluem o tamanho e forma de trabalho da sua empresa. Este manual irá ajudar você a escolher o hardware de sistema de servidor e os componentes de rede que você irá precisar para a sua rede Windows Small Business Server Considerações sobre o Servidor Como comprar um carro, quando você compra um servidor você tem muitos modelos a escolher e há também muitas alternativas adicionais e maneiras para modificá-lo para melhorar a performance. Independentemente do qual você comprar, há alguns componentes principais que têm um impacto fundamental no desempenho. São eles: placa-mãe, processador, memória e disco rígido. Outros componentes importantes são as ferramentas que você usa para fazer o backup do seu servidor e a velocidade com a qual você conecta sua rede e a Internet. A Microsoft trabalhou com fabricantes de hardware independentes para criar uma lista de hardwares compatíveis. O site Web de Catálogo do Windows descreve dispositivos que são testados para a compatibilidade com o sistema operacional Windows Server Qualquer servidor que você comprar deve ser construído com o hardware relacionado no Catálogo do Windows em Antes de você iniciar a escolha do hardware para o seu sistema operacional, você deveria cuidadosamente pensar onde ele será colocado. A segurança física de um servidor é um componente crítico para manter o sistema e a sua rede funcionando. O servidor deveria ser mantido em um local fresco, bem ventilado e não acessível ao público. Para informações sobre a segurança do servidor, leia Segurança da Sua Rede Windows Small Business Server 2003, que pode ser feito o download em: (em inglês). Veja também o site Web do Centro de Orientações de Segurança:

2 Placa-Mãe A placa-mãe é a principal placa de circuito do computador, vinculando os componentes do computador, incluindo o processador, memória, disco rígido, monitor, teclado e outros dispositivos periféricos. Enquanto a Microsoft não tem uma especificação explícita para o Windows Small Business Server 2003 referente à placa-mãe e, enquanto o Windows Small Business Server 2003 pode ser executado com uma placa-mãe de classe de estação de trabalho, para melhor performance, você deveria pensar seriamente em adquirir uma placa-mãe de classe de servidor. Processador O processador é também chamado de microprocessador ou CPU (unidade de processamento central). Você pode considerá-lo como o cérebro do computador. Ao comprar um processador para o seu servidor, a velocidade do clock é a consideração primordial. A velocidade do clock é expressada em megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz). A velocidade do clock do processador determina a rapidez com que o seu computador pode desempenhar as tarefas. Além da velocidade do clock do processador, deve ser considerado o número de processadores do seu servidor. Se você tem um crescimento empresarial considerável e planeja confiar inteiramente no seu servidor para colaboração, comunicação e para executar aplicações corporativas, você deveria comprar um servidor com dois processadores. Usando um servidor com dois processadores irá permitir que o Windows Small Business Server 2003 controle rapidamente muitas tarefas de computação simultâneas, de modo que os usuários da rede não esperem por demorados recursos do servidor. O Windows Small Business Server 2003 suporta até 2 processadores físicos e pode suportar até 4 processadores lógicos usando o hyperthreading. O hyperthreading é, falando de forma simples, uma tecnologia que faz com que um único processador físico se assemelhe a dois processadores para o seu sistema operacional. Requisitos de Sistema de Processador do Windows Small Business Server 2003 A velocidade mínima requerida do processador para o Windows Small Business Server 2003 funcionar é 300 MHz. Entretanto, para melhor preparar o seu servidor para um desempenho a longo prazo, você deveria usar um processador com uma velocidade de clock de 2 GHz ou maior. Em geral, quando se pensa na compra de um servidor para o seu sistema Windows Small Business Server 2003, você deveria comprar o processador com a mais alta velocidade de clock e o máximo de processadores (2 processadores físicos) que o seu orçamento permitir.

3 Memória A memória é também chamada de memória física, memória principal ou RAM (memória de acesso aleatório). A quantidade de memória do seu servidor (mensurada em megabytes, MB e gigabytes, GB) determina a quantidade de dados que ele pode pensar em determinada hora, a quantidade de memória no seu servidor pode ter um impacto dramático no desempenho. Requisitos de Sistema de Memória do Windows Small Business Server 2003 O Windows Small Business Server 2003 requerer um mínimo de 256 MB RAM para funcionar. Entretanto, para a maioria dos ambientes corporativos, recomenda-se que você use no mínimo 512 MB de memória e 1 GB de memória ou mais (máximo de 4 GB) para se considerar um desempenho a longo prazo. Considerando-se que a memória adicional é de fácil instalação, você precisa fazer uma negociação na compra dos componentes do seu servidor, levando-se em conta que, se necessário, você pode facilmente colocar posteriormente memória adicional ao seu sistema, quando o seu orçamento permitir. Armazenamento e Discos Considerando-se que os dados de RAM são perdidos quando um computador é desligado, é importante ter uma maneira de armazenar a longo prazo as informações importantes. O armazenamento de dados em um computador é normalmente realizado usando-se discos. Todo armazenamento de disco é mensurado em bytes, da mesma maneira que a memória é mensurada. Discos Rígidos Os discos rígidos são dispositivos de armazenagem de disco. Os discos rígidos de hoje só estão disponíveis em bilhões de bytes (gigabytes ou GB), variando em tamanho de 40 GB para mais de 200 GB. Um servidor pode suportar múltiplos discos rígidos, de modo que não é necessário adquirir o de maior tamanho disponível, posto que você pode usar mais de um. Também, é valioso para configurar múltiplas unidades para proteger os seus dados valiosos (isto é chamado de tolerância a falhas). O modo pelo qual um disco rígido se conecta (ou interfaces) com o computador tem um impacto direto sobre a velocidade que pode ser transmitida de uma unidade para outras partes do computador, para se obter a informação que você precisa. Há três interfaces importantes a serem consideradas para os seus discos rígidos de servidor: IDE, SATA e SCSI.

4 Tipos de Discos Rígidos Descrição Considerações Recomendado Para IDE Também usada para se referir ao ATA SATA SCSI Tipicamente mais lento que os outros tipos de discos rígidos. Os discos rígidos ATA têm uma velocidade máxima de transferência de 100 megabytes por segundo (MBps). Mesmo com múltiplas unidades instaladas, somente uma unidade pode ser acessada de cada vez. Tipicamente mais barato que os outros tipos de discos rígidos. Tipicamente mais rápido que o IDE, com velocidade de transferência de pelo menos 150 MBps. Tipicamente mais caro que o IDE, porém mais barato que o SCSI Mais caro que o IDE e o SATA Tipicamente mais rápido que o IDE e pode ser mais rápido que o SATA. Permite que mais de um disco rígido seja acessado simultaneamente. Redes Windows Small Business Server 2003, onde nenhuma leitura ou escrita intensiva seja requerida aos discos rígidos do servidor. Por exemplo, uma rede com 5 ou menos usuários que usam o ocasionalmente e acessam arquivos do servidor ocasionalmente. Redes Windows Small Business Server 2003, onde nenhuma leitura ou escrita intensiva seja requerida aos discos rígidos do servidor. Por exemplo, uma rede com 5 ou menos usuários que usam o ocasionalmente e acessam arquivos do servidor ocasionalmente. Redes Windows Small Business Server 2003 com mais de 10 usuários. Por exemplo, uma rede onde as tarefas geralmente requerem intensiva leitura e escrita aos discos rígidos do servidor, tal como acesso intenso de arquivos ou uso intenso de . Uso de Unidades Redundantes para Impedir a Perda de Dados Devido a Falha da Unidade Se a disponibilidade do servidor for um fator crítico para a sua empresa, pense em usar o RAID para fornecer aos seus dados a tolerância a falhas. O RAID (matriz redundante de discos independentes) é uma tecnologia que permite que um computador compartilhe operações de disco através de dois ou mais discos rígidos. O software nativo para o Windows Small Business Server 2003 permitirá que você use facilmente a tecnologia RAID. Dentre os vários tipos de matrizes RAID disponíveis, as duas que provavelmente irão agregar maior valor a sua empresa são as RAID -1 e RAID -5.

5 Níveis RAID Descrição Considerações Recomendado Para RAID-1 Frequentemente chamado de espelhamento de disco ou duplicação. Mantém uma cópia exata do seu disco rígido em outra unidade, como um espelho. A Leitura através dos discos rígidos ocorre em velocidade alta. A Escrita para os discos rígidos ocorre na mesma velocidade que uma configuração de disco único. Redes Windows Small Business Server 2003, onde a disponibilidade de sistema é crítica. Sistemas de servidor, onde não é possível obter-se mais de dois discos rígidos, mas deseja-se a tolerância a falhas. RAID-5 Frequentemente chamado de conjunto de discos com paridade distribuída. Dados de acesso através de vários discos em faixas A Leitura através das operações de discos rígidos ocorre em alta velocidade. A Escrita para os discos rígidos ocorre em uma velocidade mais alta que uma configuração de disco único. Requer um mínimo de 3 discos rígidos. Se uma das unidades falhar, o servidor continua a funcionar usando as unidades remanescentes. (Note que isto não substitui a necessidade de um backup. Se duas unidades falharem, o servidor falhará). Redes Windows Small Business Server 2003, onde a disponibilidade de sistema é crítica. Sistemas de servidor, onde se deseja tolerância a falhas. Servidores de aplicação e arquivo; servidores de ; servidores de banco de dados. IMPORTANTE: Independente de qual configuração de RAID você escolher, você deve usar discos rígidos que sejam de mesmo tamanho (GB) e da mesma velocidade (rotações por minuto ou RPM) para evitar o desperdício de recursos. Requisitos de Sistema de Disco Rígido do Windows Small Business Server 2003 A instalação do Windows Small Business Server 2003 requer uma partição de tamanho mínimo de 6 GB. Em geral, você deveria comprar mais de 1 disco rígido e implementar o RAID Nível 1 ou 5. Também, para melhor aproveitar o seu servidor para as necessidades de armazenamento de dados a longo prazo, você deveria adquirir os maiores discos rígidos que o seu orçamento permitir. Finalmente, se você precisar fazer uma negociação na compra dos seus componentes de servidor, lembre-se que a instalação de um disco rígido adicional pode ser uma tarefa relativamente simples (dependendo do chassis do servidor) e que você pode facilmente acrescentar posteriormente um disco rígido quando o seu orçamento permitir. Usando uma Solução de Backup Ferramentas como o RAID fornecem um nível de proteção de dados por redundância, mas elas não irão proteger contra problemas catastróficos como fogo ou demolição física dos seus discos rígidos ou servidor. Você precisa pensar em uma solução de backup completa para recuperação rápida no caso de perda de dados que irão atingir todos os seus negócios críticos e as informações de sistema do

6 computador. E você precisa complementar aquela solução com um processo que irá manter os seus dados de backup em um lugar seguro, de preferência em um local separado do seu servidor, onde esteja protegido contra o fogo e outros perigos físicos. Uma boa solução de backup irá permitir que você se recupere rapidamente dos chamados problemas catastróficos. Isto pode ser realizado usando-se uma variedade de soluções, incluindo unidades de fita, discos rígidos externos ou um compartilhamento de rede. Soluções de Backup Descrição Considerações Recomendado Para Anexa facilmente via USB ou cabo IEEE 1394 Discos rígidos externos podem ser instalados e removidos rápida e facilmente Disco Rígido Externo Um disco rígido IDE em uma caixa portátil. Interface rápida. Pouco tempo para executar trabalhos de backup Barato em relação às outras soluções Falha da unidade é possível e torna difícil a recuperação dos dados Dever se compatível com USB 2.0 Pode ser automatizado com o Windows Small Business Server 2003 Backup de dados não críticos ou cópia adicional de dados Unidade de Fita Um dispositivo que lê uma fita magnética removível. Cartuchos de fitas não são propensos a falhas mecânicas Múltiplas fitas podem ser gravadas e arquivadas através de um dispositivo de unidade de fita Múltiplas fitas podem ser salvas fora do local para recuperar os sistemas em caso de desastre Falha dos dispositivos de fita não resulta em perda dos dados Mais lento para recuperar os dados do que um disco rígido Pode ser automatizado com o Windows Small Business Server 2003 A maioria dos cenários padrões de backup do sistema Windows Small Business Server 2003 Backup abrangente, incluindo o sistema central do servidor e o backup dos dados corporativos críticos. Compartilhamento de Rede Um disco rígido de transmissão em rede, no qual você pode gravar os dados do servidor para backup. Usa os computadores existentes e o espaço de armazenamento para fazer o backup Muitas dependências, requer outro(s) computador(es) e que a rede esteja funcionando Se os dispositivos dependentes falharem, o trabalho de backup falhará, salvado os backups em locais que podem ser perdidos Pode ser automatizado com o Windows Small Business Server 2003 Backup de dados não críticos ou cópia adicional de dados Alternativa para um dispositivo de backup delicado

7 Usando o Assistente de Configuração de Backup do Windows Small Business Server 2003 ou as Ferramentas de Backup de Terceiros Independentemente do Windows Small Business Server 2003 não exigir uma solução de backup, esta é uma prática padrão crítica de indústria para a segurança dos seus dados corporativos importantes. O Windows Small Business Server 2003 fornece uma grande ferramenta, o Microsoft Small Business Server Backup, para ajudar você a configurar e manter os backups do seu servidor. Se você está planejando ter múltiplos servidores, você pode pensar em usar um software de uma companhia de software independente, criado exclusivamente para fazer o backup. Entretanto, para a instalação de um único servidor Windows Small Business Server 2003 use o programa Microsoft Small Business Server Backup, que está incluído no Windows Small Business Server Unidades de Disquete As unidades de disquete não são requeridas para o Windows Small Business Server Entretanto, é importante notar que as unidades de disquete são usadas para outras tarefas serem de fácil utilização e pela grande portabilidade. importantes além do armazenamento de dados, como a instalação de software e para executar as ferramentas de recuperação de sistema e diagnóstico. Unidades de CD-ROM e de DVD-ROM As unidades de CD-ROM e de DVD-ROM usam uma tecnologia inteiramente diferente que os disquetes ou os discos rígidos para escrever e ler os dados e, atualmente, são a forma comum de instalar o software. Os dispositivos de unidade óptica, como o CD-ROM e o DVD-ROM, não são bem equipados para ler os dados diversas vezes para o mesmo disco, como os discos rígidos, mas eles agregam valor por Certas unidades de CD-ROM permitem que você crie ou grave (copie) dados para um CD. Estes são chamados de CD-RW para leitura-escrita quando eles irão fazer a leitura e escrita de discos de CD- ROM. A faculdade para criar os CD-ROMs é muito conveniente e é razoavelmente fácil e rápida. Requisitos de Unidades de CD-ROM ou DVD-ROM para o Windows Small Business Server 2003 O Windows Small Business Server 2003 requer um dispositivo de CD-ROM ou de DVD-ROM. Devido o DVD-ROM conter mais dados, é mais conveniente usar a versão com 1 DVD-ROM (se incluso) do software de instalação do Windows Small Business Server 2003 ao invés de usar 4 CD-ROMs para a instalação. Você também pode considerar uma unidade de CD-RW/DVD-ROM, que irá ler e gravar os CD-ROMs e ler os DVD-ROMs. Isto lhe dará maior flexibilidade a longo prazo e será, ainda, de grande valor.

8 Componentes Adicionais Adaptador de Rede Um adaptador de rede, também chamado de cartão de interface de rede (NIC), é uma placa que é inserida dentro de um computador, para permitir que ele se conecte fisicamente a uma rede. Dentre os muitos tipos de redes, a mais comum é a Ethernet. O Windows Small Business Server 2003 foi criado na expectativa de que você terá uma rede Ethernet. Para usar uma rede Ethernet com o Windows Small Business Server 2003, você deve ter um adaptador de rede Ethernet no seu computador. Muitos computadores modernos têm um adaptador de rede Ethernet nativo para a placa-mãe. As redes Ethernet podem funcionar em velocidades diferentes, dependendo do seu hardware. Os adaptadores de rede mais novos são construídos para controlar quaisquer dos padrões de velocidade: 10 Mbps, 100 Mbps e 1 Gbps. Apesar disso, você tem que assegurar que todos os dispositivos de rede sejam capazes para a velocidade de rede que você escolheu para os dispositivos se comunicarem. Você provavelmente concluirá que uma rede Ethernet rápida (100 Mbps) funcionará bem em sua empresa e que ela tem uma importância global. Firewall Proteger a sua rede contra ataques externos, como vírus, requer que se coloque uma barreira ao tráfego da Internet entre sua conexão de Internet e seus usuários e computadores. Tal barreira é chamada de firewall. Os firewalls podem ser criados tanto por hardware ou software. O Windows Small Business Server 2003 Premium Edition contém um excelente software de firewall chamado Internet Security and Acceleration Server, o qual irá não somente ajudar a melhorar a segurança, mas também pode melhorar o desempenho da rede. Alternativamente, você também pode comprar um barato firewall de hardware e usá-lo com o Windows Small Business Server 2003, ou você pode obter as vantagens do software de firewall básico construído no Windows Small Business Server 2003 Standard Edition. Você também deve considerar que muitos dispositivos de acesso a Internet, tais como cabo ou modems DSL, agora têm capacidade de firewall nativa por padrão. Se você optar pela segurança da sua rede Windows Small Business Server 2003 com um software de firewall, você tem que instalar dois adaptadores de rede no seu servidor.

9 Hardware de Rede Adicional Você também precisa pensar no que o hardware necessita para se conectar com a Internet. Há muitas opções a serem consideradas para a sua conexão de Internet e o Windows Small Business Server 2003 irá trabalhar com a maioria delas. A opção básica e de menor custo é a discada, a qual lhe dará uma velocidade máxima de 56 kbps. As conexões de velocidade alta, também conhecidas como banda larga, são extremamente valiosas se você confiar a comunicação e as informações à Internet. Você tem duas opções amplamente disponíveis quando pensar em banda larga: cabo e DSL. Conexões de Banda Larga Descrição Considerações Frequentemente oferece velocidade mais alta com um custo mais baixo Cabo conecta sua rede à Internet através de uma linha de cabo coaxial. A conexão banda larga é frequentemente compartilhada como outros clientes a cabo, o que pode reduzir a velocidade A velocidade de download é, geralmente, significantemente maior que a velocidade de carregar. Requer um cable modem, que é geralmente provido por um provedor de serviços de Internet (ISP) DSL ou linha de assinatura digital, fornece acesso a Internet via linha telefônica através de modem DSL especial. Conexão à Internet via linha telefônica, sem sacrificar a chamada telefônica e o fax. A banda larga não é compartilhada, a velocidade de conexão é frequentemente garantida A velocidade de download é, geralmente, significantemente maior que a velocidade de carregar. Requer um ISP para serviço de Internet, além do serviço DSL da sua companhia telefônica Requer um modem DSL, o qual é geralmente provido pelo ISP As ofertas de banda larga variam muito com relação à disponibilidade para o local e a velocidade. Independentemente de qual seja a sua escolha, você deve pesquisar cuidadosamente as suas opções para avaliar o que está disponível e qual o seu uso corporativo da Internet. Para completar a sua rede e conectá-la à Internet em sua empresa, você precisará ter um dispositivo separado do servidor e do modem, que liga todos os computadores em sua rede. Além do dispositivo de conexão à Internet, a sua rede irá usar pelo menos o seguinte: Hub Um hub simplesmente transmite os dados do computador, enviando-os para todos os outros computadores da rede. Com um hub, todas as comunicações são enviadas para todos os computadores e, assim, as conexões podem ser mais lentas do que quando se usa um switch.

10 Switch Um switch é programado com mais lógica, para transmitir mais seletivamente as informações entre os computadores. Devido às comunicações serem alocadas para cada porta, as conexões não se tornam lentas por causa dos outros computadores acessarem recursos desnecessários. Roteador Um roteador é um tipo especial de switch, que desempenha funções lógicas adicionais para permitir o acesso da Internet a uma rede. Por causa dessas funções adicionais, um roteador também pode ser configurado para ser um firewall de hardware e ajudar na segurança da sua rede. Ponto de Acesso sem Fio Um ponto de acesso sem fio é um dispositivo que traduz a informação da rede com fio em uma transmissão sem fio. As especificações sem fio mais comuns são de b, que fornecem velocidade de conexão de até 11 Mbps e g, o que fornece velocidade de conexão mais rápida. Se você planeja ter dispositivos sem fio, você irá precisar de um ponto de acesso sem fio. Você deve levar em consideração que muitos dos dispositivos atuais de conexão à Internet combinam as funções acima relacionadas em um dispositivo integrado. Dependendo do seu ambiente corporativo, este dispositivo tudo em um poderia ser adequado para a sua rede Windows Small Business Server Modem Um modem permite que um computador transmita informações através de uma linha telefônica ou cabo de televisão. Por exemplo, os dispositivos que possibilitam as conexões a cabo ou DSL acima descritos são considerados modems. Se você não está usando um modem de banda larga para se conectar à Internet, você precisará de um modem dial-up. Você também pode querer um modem que permita aos usuários Windows Small Business Server 2003 acesso dial-in à rede usando as redes privadas virtuais (VPN). Uma conexão VPN permite a segurança das comunicações, posto que os usuários remotos conectam-se diretamente a sua rede através de locais remotos usando uma conexão banda larga ou modem. Se você planeja permitir acesso remoto usando uma conexão dial-in ao invés de uma conexão banda larga, você precisará de um modem anexado ao servidor para cada conexão que você planeja suportar. Você também tem que separar uma linha telefônica para cada modem que irá aceitar as chamadas recebidas.

11 A disponibilidade e o baixo custo do acesso à Internet tornam as conexões de modem dial-up/dial-in uma opção secundária a ser considerada. Entretanto, se você escolher este tipo de conexão, você deve usar um modem de classe corporativa. Para mais informações sobre os modems de classe corporativa, veja o Web site de Catálogo do Windows. Fax Modems/Dispositivos de Fax Muitos modems convencionais são fax modems, significando que, além de prover as comunicações via Internet, eles podem enviar e receber fax através do computador. Isto permite que o seu servidor atue também como máquina de fax. Os recursos do Windows Small Business Server 2003 permitem que você receba fax em um local central no site Web interno da companhia acessível a todos os seus empregados. Você também pode enviar fax via , imprimir ou salvá-lo e arquivá-lo, além de colocar na fila muitas mensagens a serem enviadas na hora apropriada. Considerando que um fax modem pode enviar, receber, entregar e armazenar fax, você pode achar que manter um dispositivo de fax tradicional é desnecessário. Entretanto, para muitas companhias a conveniência de ter uma máquina de fax tradicional vale o custo. Se você planeja comprar uma máquina de fax, considere um dispositivo que tenha capacidade de rede, de modo que ele possa ser integrado a sua rede. Muitas máquinas de fax modem têm software que permite que você controle a máquina de fax através do seu computador. Dependendo da demanda da sua empresa, você pode achar melhor comprar um dispositivo tudo em um, que combine impressão, cópia e funções de fax em uma máquina. Os dispositivos de fax de linha corporativa que são compatíveis com o Windows Small Business Server 2003 estão incluídos no Catálogo do Windows. Impressoras Você pode instalar sua impressora na sua rede ou você pode mante-la conectada privativamente a uma máquina. Usar uma impressora de rede tem a vantagem de compartilhar um único dispositivo com outras pessoas no seu escritório. Isto pode ser uma economia financeira considerável, dependendo do tamanho e da natureza dos seus negócios. Usar o Windows Small Business Server 2003 torna fácil o compartilhamento de impressoras. Considerações sobre Computador Cliente Escolhendo um Sistema Operacional Cliente Quando você encomenda um PC ou computador cliente de um fabricante, ele geralmente vem com um sistema operacional pré-instalado. Frequentemente, o sistema operacional pré-instalado é o Windows XP Home Edition, que não pode fazer parte da rede Windows Small Business Server 2003.

12 Entretanto, o Windows XP Professional é projetado para trabalhar com o ambiente de rede Windows Small Business Server Ele adiciona segurança, confiabilidade, desempenho e funcionalidade a rede local para todos os usuários. Considerações sobre o Hardware Cliente Para as máquinas clientes Windows Small Business Server 2003, considere os seguintes requisitos de hardware: Processador O Windows XP Professional requer uma velocidade de processador mínima de 233 MHz, mas para um melhor desempenho na maioria dos ambientes corporativos você deveria equipar os PCs com um processador de 1 GHz ou mais rápido. Memória Independentemente de o requisito ser somente de 128 MB de RAM, você deveria instalar 256 MB RAM ou mais, para melhor desempenho. Disco rígido Você precisará de, no mínimo, 4 GB de espaço de disco rígido para a sua instalação do Windows XP Professional. As unidades de disco rígido tornaram-se relativamente baratas e, devido a isto, o menor tamanho disponível é normalmente 40 GB. CD-ROM/ DVD-ROM O seu computador precisará ser equipado com uma unidade de CD-ROM ou DVD-ROM. Adaptador de rede Você deve ter um adaptador de rede que seja compatível com a sua rede. Ele geralmente será um adaptador Ethernet de 10/100 Mbps. Considerações sobre Notebooks Se você planeja usar notebooks em sua rede, há algumas outras coisas importantes a serem consideradas. Você também quer usar o sistema operacional Windows XP Professional e quer que o computador satisfaça todas as outras especificações de hardware acima esboçadas. Uma vez que os usuários de notebooks são, frequentemente, usuários de rede móvel, a rede sem fio tornou-se a tecnologia de conectividade de rede escolhida para estes usuários. Há uma variedade de adaptadores de rede sem fio disponíveis e eles operam em especificações diferentes. Se o adaptador de rede sem fio do seu notebook não está configurado para usar a mesma especificação que o resto da rede, ele não irá se conectar à rede. Muitos adaptadores de rede sem fio são compatíveis com ambas as especificações, mas você precisará se certificar de que o adaptador que você adquiriu é compatível com a rede sem fio que você planeja usar. Dispositivos Móveis Vários dispositivos móveis, incluindo o Windows Mobile-based Pocket PC e o Smartphone, são compatíveis com a sua rede Windows Small Business Server 2003 e podem obter as vantagens dos recursos de acesso remoto, incluindo a capacidade de acessar o seu e agenda através dos

13 dispositivos Windows Mobile. Foram criados recursos específicos no Windows Small Business Server 2003 para garantir que você possa se conectar a uma variedade de dispositivos em quase todos os locais. Para mais informações sobre os dispositivos móveis, veja o site Web do Windows Mobile: (em inglês). Considerações sobre o Segundo Servidor O Windows Small Business Server 2003 permite que você facilmente acrescente servidores adicionais a sua rede com um recurso chamado Assistente de Computador do Servidor Adicional. A Microsoft criou específicas orientações prescritivas de segurança a respeito do uso de um segundo servidor com o Windows Small Business Server Você pode encontrar essas e mais informações sobre segurança no site Web Você pode usar um servidor adicional para executar aplicações de servidor ou cliente, ou para permitir uma conexão de Servidor de Terminal. Usando o Servidor de Terminal, você pode hospedar suas estações de trabalho de usuários ou hospedar as aplicações de classe corporativa para o empregado usar através do próprio servidor. Dependendo da finalidade do seu segundo servidor, você precisará levar em consideração o tipo de hardware que será requerido, como um negócio completamente separado do seu servidor Windows Small Business Server Também, o seu segundo servidor precisará usar outra edição do sistema operacional Windows Server 2003, tal como o Windows Server 2003, Standard Edition, desde que você possa ter somente um servidor Windows Small Business Server 2003 executando em uma rede.

14 Notas

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Unidade 1. Conceitos Básicos

Unidade 1. Conceitos Básicos Unidade 1 Conceitos Básicos 11 U1 - Conceitos Básicos Comunicação Protocolo Definição de rede Rede Internet 12 Comunicação de dados Comunicação de dados comunicação de informação em estado binário entre

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Introdução a microinformática William S. Rodrigues HARDWARE BÁSICO O hardware é a parte física do computador. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja,

Leia mais

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Texto Técnico 005/2013 TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Parte 05 0 Vamos finalizar o tema Trabalho com Grandes Montagens apresentando os melhores recursos e configurações de hardware para otimizar a abertura

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC Sumário Pré-Requisitos de Instalação Física e Lógica do SISLOC...3 Servidores de Dados...3 Servidores de Aplicação (Terminal Service)...3 Estações

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 FileMaker Pro 13 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 2007-2013 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Sumário: 1. Pré-requisitos de instalação física e lógica do Sisloc... 3 Servidores de Dados... 3 Servidores de Aplicação (Terminal Service)... 3

Leia mais

O que é RAID? Tipos de RAID:

O que é RAID? Tipos de RAID: O que é RAID? RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks. É um conjunto de HD's que funcionam como se fosse um só, isso quer dizer que permite uma tolerância alta contra falhas, pois se um

Leia mais

Admistração de Redes de Computadores (ARC)

Admistração de Redes de Computadores (ARC) Admistração de Redes de Computadores (ARC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José Prof. Glauco Cardozo glauco.cardozo@ifsc.edu.br RAID é a sigla para Redundant

Leia mais

Qual servidor é o mais adequado para você?

Qual servidor é o mais adequado para você? Qual servidor é o mais adequado para você? Proteção de dados Tenho medo de perder dados se e o meu computador travar Preciso proteger dados confidenciais Preciso de acesso restrito a dados Acesso a dados

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 FileMaker Pro 14 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 2007-2015 FileMaker, Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

FileMaker Pro 12. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o

FileMaker Pro 12. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 12 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 12 2007 2012 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA

MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA Através dos elementos que fazem parte do projeto do sistema é que podemos determinar quais as partes do sistema que serão atribuídas às quais tipos

Leia mais

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR Por: Pedro ( Lan House Viagem Virtual ) Sacie sua fome de conhecimento, veja em ordem alfabética os principais termos sobre hardware. Como muitos devem saber, os computadores

Leia mais

Software de Tarifação para centrais PABX e ambiente Windows

Software de Tarifação para centrais PABX e ambiente Windows Software de Tarifação para centrais PABX e ambiente Windows Um tarifador fácil de usar e poderoso. Com o tarifador STI Windows Atenas você poderá controlar os gastos com telefone, reduzir custos e otimizar

Leia mais

Instalar o MarkVision

Instalar o MarkVision Instalando o 1 contas O apresenta diversos componentes instaláveis: Aplicativo - Instala o Utilitário Printer Management. Este aplicativo requer que o Servidor do esteja disponível na rede. Servidor do

Leia mais

LIGANDO MICROS EM REDE

LIGANDO MICROS EM REDE LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 ÍNDICE Capítulo 1: Iniciando em redes Redes domésticas...3 Redes corporativas...5 Servidor...5 Cliente...6 Estação de

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O Mobile Voice System ( MVS) foi projetado para unificar os recursos do telefone fixo aos smartphones e às redes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários

Leia mais

Aula 04 B. Interfaces. Prof. Ricardo Palma

Aula 04 B. Interfaces. Prof. Ricardo Palma Aula 04 B Interfaces Prof. Ricardo Palma Interface SCSI SCSI é a sigla de Small Computer System Interface. A tecnologia SCSI (pronuncia-se "scuzzy") permite que você conecte uma larga gama de periféricos,

Leia mais

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Um guia para pequenas empresas Conteúdo Seção 1: Introdução ao Modo Windows XP para Windows 7 2 Seção 2: Introdução ao Modo Windows XP 4 Seção 3: Usando

Leia mais

LIGANDO MICROS EM REDE

LIGANDO MICROS EM REDE LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 LIGANDO MICROS EM REDE Copyright 2007, Laércio Vasconcelos Computação LTDA DIREITOS AUTORAIS Este livro possui registro

Leia mais

Aula 1 Windows Server 2003 Visão Geral

Aula 1 Windows Server 2003 Visão Geral Aula 1 Windows Server 2003 Visão Geral Windows 2003 Server Introdução Nessa Aula: É apresentada uma visão rápida e geral do Windows Server 2003. O Foco a partir da próxima aula, será no serviço de Diretórios

Leia mais

Organização de arquivos e pastas

Organização de arquivos e pastas Organização de arquivos e pastas Pasta compara-se a uma gaveta de arquivo. É um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. As pastas podem conter diversas subpastas. Definir a melhor forma de armazenamento

Leia mais

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Magistério Superior Especialista em Docência para Educação

Leia mais

481040 - Programador/a de Informática

481040 - Programador/a de Informática 481040 - Programador/a de Informática UFCD - 0801 ADMINISTRAÇÃO DE REDES LOCAIS Sessão 1 SUMÁRIO Conceito de backups; Backups completos; Backups Incrementais; Backups Diferenciais; Dispositivos de Backups

Leia mais

Estrutura geral de um computador

Estrutura geral de um computador Estrutura geral de um computador Prof. Helio H. L. C. Monte-Alto Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais

Sistema de Validação E-A-Rfit 3M. Guia de instalação Versão 4.1 (Atualização) Líder no Progresso da Conservação Auditiva

Sistema de Validação E-A-Rfit 3M. Guia de instalação Versão 4.1 (Atualização) Líder no Progresso da Conservação Auditiva Sistema de Validação E-A-Rfit 3M Guia de instalação Versão 4.1 (Atualização) Líder no Progresso da Conservação Auditiva Importante! Leia antes Este guia de upgrade destina-se ao uso por parte de usuários

Leia mais

SOBRE A CALLIX. Por Que Vantagens

SOBRE A CALLIX. Por Que Vantagens Callix PABX Virtual SOBRE A CALLIX Por Que Vantagens SOBRE A CALLIX Por Que Vantagens Por Que Callix Foco no seu negócio, enquanto cuidamos da tecnologia do seu Call Center Pioneirismo no mercado de Cloud

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas MÓDULO 5 Tipos de Redes 5.1 LAN s (Local Area Network) Redes Locais As LAN s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam nós dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km. São

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar?

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar? 1 Conheça o sistema de Voz sobre IP (ou VOIP) O que é Voz sobre IP / Voz sobre Internet Protocolo? R. Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de computadores, como a

Leia mais

Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos.

Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos. Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos. O papel de um servidor Introdução à rede básica Sua empresa tem muitas necessidades recorrentes, tais como organizar

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NOTEBOOKS

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NOTEBOOKS DESCRITIVO TÉCNICO Este descritivo técnico visa aquisição de notebooks, caracterizados de Alta Mobilidade, denominado TIPO-1 (item 01) e de Mobilidade com Baixo Custo, denominado TIPO-2 (item 02). 1. Requisitos

Leia mais

GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS II

GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS II GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS II Servidores Definição Servidores História Servidores Tipos Servidores Hardware Servidores Software Evolução do Windows Server Windows Server 2003 Introdução Windows Server

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Hardware: Dispositivos de Entrada, Processamento e Saída

Fundamentos de Sistemas de Informação Hardware: Dispositivos de Entrada, Processamento e Saída Fundamentos de Sistemas de Informação Hardware: Dispositivos de Entrada, Processamento e Saída Profª. Esp. Milena Resende - milenaresende@fimes.edu.br Introdução O uso apropriado da tecnologia pode garantir

Leia mais

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet:

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet: Comunicação em uma rede Ethernet A comunicação em uma rede local comutada ocorre de três formas: unicast, broadcast e multicast: -Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado

Leia mais

DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO

DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO AULA PRÁTICA DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO Objetivo: Apresentar o modo de operação Ad Hoc de uma rede padrão IEEE 802.11g/b e implementá-la em laboratório. Verificar os fundamentos de associação/registro

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP)

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP) Hardware (Nível 0) Organização O AS/400 isola os usuários das características do hardware através de uma arquitetura de camadas. Vários modelos da família AS/400 de computadores de médio porte estão disponíveis,

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E TERMINAL SERVICES) Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E TERMINAL SERVICES) Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E O que é roteamento e acesso remoto? Roteamento Um roteador é um dispositivo que gerencia o fluxo de dados entre segmentos da rede,

Leia mais

Administration Kit. Parte de Kaspersky Business Space Security Kaspersky Enterprise Space Security Kaspersky Total Space Security

Administration Kit. Parte de Kaspersky Business Space Security Kaspersky Enterprise Space Security Kaspersky Total Space Security Administration Kit Parte de Kaspersky Business Space Security Kaspersky Enterprise Space Security Kaspersky Total Space Security O Kaspersky Administration Kit é uma ferramenta de administração centralizada

Leia mais

Online Help StruxureWare Data Center Expert

Online Help StruxureWare Data Center Expert Online Help StruxureWare Data Center Expert Version 7.2.7 Appliance virtual do StruxureWare Data Center Expert O servidor do StruxureWare Data Center Expert 7.2 está agora disponível como um appliance

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS Se todos os computadores da sua rede doméstica estiverem executando o Windows 7, crie um grupo doméstico Definitivamente, a forma mais

Leia mais

Tecnologia de armazenamento Intel (Intel RST) RAID 0, 1, 5, 10, Matrix RAID, RAID -Pronto

Tecnologia de armazenamento Intel (Intel RST) RAID 0, 1, 5, 10, Matrix RAID, RAID -Pronto Tecnologia de armazenamento Intel (Intel RST) RAID 0, 1, 5, 10, Matrix RAID, RAID -Pronto RAID 0 (striping) RAID 0 utiliza os recursos de leitura/gravação duas ou mais unidades de disco trabalhando em

Leia mais

Soluções de Gestão de Clientes e Impressão Universal

Soluções de Gestão de Clientes e Impressão Universal Soluções de Gestão de Clientes e Impressão Universal Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações

Leia mais

Leia antes de instalar Mac OS X

Leia antes de instalar Mac OS X Leia antes de instalar Mac OS X Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações sobre os computadores compatíveis, requisitos do sistema e como instalar o Mac OS X. Para obter

Leia mais

Symantec Backup Exec.cloud

Symantec Backup Exec.cloud Proteção automática, contínua e segura que faz o backup dos dados na nuvem ou usando uma abordagem híbrida, combinando backups na nuvem e no local. Data Sheet: Symantec.cloud Somente 2% das PMEs têm confiança

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE PLACA FAX/MODEM. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE PLACA FAX/MODEM. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE O modem permite a conexão do micro com outros computadores ou aparelhos de fax via linha telefônica. Nos últimos tempos a maioria dos usuários adquire este periférico para poder

Leia mais

Dell Infrastructure Consulting Services

Dell Infrastructure Consulting Services Proposta de Serviços Profissionais Implementação do Dell OpenManage 1. Apresentação da proposta Esta proposta foi elaborada pela Dell com o objetivo de fornecer os serviços profissionais de implementação

Leia mais

Atualmente, a LSoft recomenda seus clientes a adquirirem servidores com o sistema operacional Windows Server 2008.

Atualmente, a LSoft recomenda seus clientes a adquirirem servidores com o sistema operacional Windows Server 2008. O texto é um pouco longo, porém com informações importantíssimas para gestores de empresas que desejam um servidor seguro para hospedar um software LSoft. Atualmente, a LSoft recomenda seus clientes a

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Configurando e Implantando o Windows Server 2003 Fabricio Breve Requisitos de Hardware de Sistema Processador Mínimo: 266 MHz Mínimo ideal:

Leia mais

Profs. Deja e Andrei

Profs. Deja e Andrei Disciplina Sistemas Distribuídos e de Tempo Real Profs. Deja e Andrei Sistemas Distribuídos 1 Conceitos e Projetos de Sistemas Distribuídos Objetivos: Apresentar uma visão geral de processamento distribuído,

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Fundamentos em Informática

Fundamentos em Informática Fundamentos em Informática 04 Organização de Computadores nov/2011 Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento Processador (ou microprocessador) responsável pelo tratamento

Leia mais

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção.

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. es Virtuais Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. O que são os es Virtuais? Virtual é um produto destinado a empresas que necessitam de um servidor dedicado ligado

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Topologias Tipos de Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 REDES LOCAIS LAN -

Leia mais

Dispositivos de Armazenamento

Dispositivos de Armazenamento Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Introdução à Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Dispositivos de Armazenamento A memória do computador

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO Serviços de impressão Os serviços de impressão permitem compartilhar impressoras em uma rede, bem como centralizar as tarefas de gerenciamento

Leia mais

Redes de Computadores. Jeronimo Costa Penha Senai CFP - JIP

Redes de Computadores. Jeronimo Costa Penha Senai CFP - JIP Redes de Computadores Jeronimo Costa Penha Senai CFP - JIP Clientes e Servidores Servidores São computadores ou equipamentos que disponibilizam seus recursos para outros computadores. Exemplos: a) Servidor

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE III: Infraestrutura de Tecnologia da Informação Atualmente, a infraestrutura de TI é composta por cinco elementos principais: hardware, software,

Leia mais

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC O AMBIENTE OPERACIONAL QUE AGREGA A CONFIABILIDADE E O SUPORTE DA ITAUTEC À SEGURANÇA E À PERFORMANCE DO LINUX O LIBRIX É UMA DISTRIBUIÇÃO PROFISSIONAL LINUX

Leia mais

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS Esse programa atualiza os pontos do software Lince GSP em aparelhos portáteis, como navegadores e celulares. A Robotron mantém um serviço de fornecimento de pontos de controle de velocidade aos aparelhos

Leia mais

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS.

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS. INTRODUÇÃO BARRAMENTO EXPRESS. O processador se comunica com os outros periféricos do micro através de um caminho de dados chamado barramento. Desde o lançamento do primeiro PC em 1981 até os dias de hoje,

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP)

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP) "Visão geral da configuração da rede" na página 3-2 "Escolhendo um método de conexão" na página 3-3 "Conectando via Ethernet (recomendado)" na página 3-3 "Conectando via USB" na página 3-4 "Configurando

Leia mais

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Organização Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) 1. Introdução Com o intuito de auxiliar clientes da drsolutions na compra de equipamentos

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

02. A extensão padrão para arquivos de áudio digital no ambiente Windows é:

02. A extensão padrão para arquivos de áudio digital no ambiente Windows é: Prova sobre informática para concursos. 01 A definição de Microcomputador é: a) Equipamento com grade capacidade de memória principal (256 Megabytes), vários processadores, alta velocidade de processamento.

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Introdução Um sistema operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O propósito

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 6: Switching Uma rede corporativa

Leia mais

BEMATECH LOJA LIVE. Requerimento de Infra-instrutura (utilizando Data center Bematech)

BEMATECH LOJA LIVE. Requerimento de Infra-instrutura (utilizando Data center Bematech) BEMATECH LOJA LIVE Requerimento de Infra-instrutura (utilizando Data center Bematech) Versão 1.0 03 de março de 2011 DESCRIÇÃO Este documento oferece uma visão geral dos requerimentos e necessidades de

Leia mais

Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela?

Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela? HP Easy Printer Care Perguntas freqüentes Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela? O HP Easy Printer Care só pode ser usado através de USB ou de uma conexão paralela se

Leia mais

Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática.

Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática. Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática. AULA 1 Noções básicas de Informática Componentes básicos Hardware Componentes básicos Software Noções de MS Word

Leia mais

Guia de conexão. Sistemas operacionais suportados. Instalando a impressora. Guia de conexão

Guia de conexão. Sistemas operacionais suportados. Instalando a impressora. Guia de conexão Página 1 de 5 Guia de conexão Sistemas operacionais suportados Com o CD de Software e documentação, você pode instalar o software da impressora nos seguintes sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS SIST. DE COMPUTAÇÃO DÉC. DE 50 E 60

EVOLUÇÃO DOS SIST. DE COMPUTAÇÃO DÉC. DE 50 E 60 INTRODUÇÃO REDES EVOLUÇÃO DOS SIST. DE COMPUTAÇÃO DÉC. DE 50 E 60 Computadores eram máquinas grandes e complexas, operadas por pessoas altamente especializadas; Não havia interação direta entre usuários

Leia mais

4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica?

4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica? 1. O que significa PLC - PowerLine Communications? 2. Quais são as características técnicas do PLC? 3. Quais são as vantagens da Tecnologia PLC? 4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através

Leia mais

Dispositivos de Memória

Dispositivos de Memória Chipset Conjunto de chips que fazem a comunicação entre a e os demais dispositivos do computador. Todas as informações que trafegam pela placa mãe passam necessariamente pelo Chipset, que tem dois chips:

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Redes de Computadores Possibilita a conexão entre vários computadores Troca de informação Acesso de múltiplos usuários Comunicação de dados

Leia mais

INSTALAÇÃO DOS NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS

INSTALAÇÃO DOS NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA INSTALAÇÃO DOS NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS 1/6 Copyright 2003-2004 Nokia. Todos os direitos reservados. Conteúdo 1. INTRODUÇÃO...3 2. REQUISITOS DO SISTEMA...3 3. INSTALAÇÃO

Leia mais

Serial ATA (SATA - Serial Advanced Technology Attachment)

Serial ATA (SATA - Serial Advanced Technology Attachment) Serial ATA (SATA - Serial Advanced Technology Attachment) Introdução Os computadores são constituídos por uma série de tecnologias que atuam em conjunto. Processadores, memórias, chips gráficos, entre

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

AULA 5 Sistemas Operacionais

AULA 5 Sistemas Operacionais AULA 5 Sistemas Operacionais Disciplina: Introdução à Informática Professora: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Sistemas Operacionais Conteúdo: Partições Formatação Fragmentação Gerenciamento

Leia mais

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos)

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos.

Leia mais