Guia ESPECIAL de estudos (40 dias) para o XXI Exame de Ordem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia ESPECIAL de estudos (40 dias) para o XXI Exame de Ordem"

Transcrição

1 1 Guia ESPECIAL de estudos (40 dias) para o XXI Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Faltam 40 dias para a prova objetiva do XXI Exame de Ordem, e, ainda assim, muitos candidatos ainda NÃO começaram seus estudos para a prova! Pergunta básica: é possível iniciar os estudos e ser aprovado? Resposta: depende... Alguns fatores elementares estão envolvidos na resposta, tais como o lastro de conhecimento de cada candidato, o tempo de estudo a ser empregado daqui em diante, a metodologia de estudo e, evidentemente, o comprometimento com o projeto de aprovação. Tais variáveis são, evidentemente, fundamentais para o sucesso. Sem elas a resposta será não; com elas a resposta será existe uma chance. Por uma questão de honestidade intelectual não posso dizer aqui sim, certamente vocês tem chances, até porque isso invalidaria todo o meu discurso de preparação prévia, antecipada e com metodologia. O candidato que está estudando há 3 meses tem muito mais chances em comparação com quem vai iniciar agora os estudos. Não só está mais treinado como também teve a chance de abordar todo o conteúdo, e isso faz uma enorme diferença. Ter estudado tudo aumenta as chances de aprovação!

2 2 Mas... Mas eu não estaria escrevendo este cronograma se não houvesse uma chance para vocês! E sim, dá para conseguir! Não são raros os relatos de examinandos aprovados na 1ª fase apesar de terem iniciado de forma tardia os estudos. E como eles conseguiram este feito? Como os elementos que descrevi acima tempo, metodologia e comprometimento. Destes, vou evidentemente tratar da metodologia; os outros dois ficam por conta de vocês. Afinal, cada um sabe o calo mais aperta. Vamos lá? 1 Conteúdo a ser estudado Tendo em mente como será a prova, temos de apelar para uma estratégia muito específica, que permita aos candidatos estudarem o conteúdo CERTO, pois estudar TUDO está completamente fora de cogitação. Por isso eu vou sugerir uma estratégia com indicação ARBITRÁRIA (e montar o cronograma desta forma) da minha parte, de algumas disciplinas importantes para vocês. Vamos lá! Quantas questões são cobradas por disciplina na 1ª fase a OAB? Aqui podemos traçar uma primeira abordagem: a importância da disciplina em função de seu peso na prova. Seguindo esta lógica temos o seguinte ranking:

3 3 A escala acima desconsidera o grau de dificuldade de cada disciplina como também o volume de conteúdo a ser estudado em cada uma. Esses são também dois elementos importantes a serem considerados, mas eles dependem, em alguma medida, de um certo subjetivismo do candidato, exceto, claro, pelo volume de conteúdo, cuja extensão é mensurável. Entretanto, neste momento, essa avaliação não será considerada. Agora temos acesso a mais um conjunto interessante de dados, e a partir dele podemos estabelecer algumas ilações: o desempenho médio por disciplina dos examinandos ao longo das edições do Exame de Ordem unificado, desde o II Exame até a XVII edição.

4 Confiram os percentuais por disciplina: 4

5 Os dados acima são muito revelam que certas "verdades" sobre a preparação para a reta final, considerando aqui o desempenho médio dos examinandos, não passam de achismos. A primeira "verdade" desfeita está em achar que existe um rol fechado de disciplinas a serem priorizadas na reta final de estudos. Não existe! Um exemplo: eu sempre acreditei que o estudo de Processo do Trabalho deveria ser uma prioridade, pois eu acho essa disciplina muito fácil. Pois é! A minha percepção não é compartilhada pela maioria dos candidatos. Processo do Trabalho ocupa uma das últimas posições entre os acertos dos candidatos na 1ª etapa! Direito do Consumidor e ECA se encontram no topo em termos de melhor aproveitamento. Refletindo um pouco, e levando em consideração que estas também são disciplinas com um volume de conteúdo menor (se bem que Filosofia não tem uma média consistente para ponderarmos com mais precisão), aumentam os percentuais de acertos. Agora vamos ESCOLHER, de forma arbitrária, em função do desempenho médio dos candidatos nas edições anteriores da prova, as melhores disciplinas para vocês: 1º) Ética Profissional - 65% de aproveitamento médio (10 questões) 2º) Direito do Consumidor - 56% de aproveitamento médio (2 questões) 4º) Estatuto da Criança e do Adolescente - 54% de aproveitamento médio (2 questões) 6º) Direito Administrativo - 47% de aproveitamento médio (6 questões) Por que essas 4 de plano? Ética, Direito do Consumidor e ECA possuem um conteúdo pequeno a ser estudado, e, como os dados mostram, um excelente aproveitamento médio entre os candidatos. Em pouco tempo, 5 ou 6 dias, vocês conseguem esgotar tudo, incluindo aí a resolução de muitos exercícios. FAZ SENTIDO, portanto, estudar essas disciplinas em termos de aproveitamento e volume de conteúdo. 5

6 6 Direito Administrativo é uma disciplina com um maior volume de conteúdo, é verdade, mas em compensação é, das chamadas disciplinas grandes, ou seja, as que têm mais questões na prova e um maior volume de conteúdo, a que proporciona um melhor retorno em termos de aproveitamento para os candidatos. Portanto, faz sentido focar nesta disciplina. Agora vou descartar Direitos Humanos, Filosofia, Ambiental e Internacional e manter todas as demais disciplinas. Por quê? Porque elas não só oferecem poucas questões como também um conteúdo de estudo que impediria, ao final, de estudarmos o restante do conteúdo. Sim, o cronograma vai ser puxado, mas é necessário que seja assim. Ademais, no restante do cronograma, não vamos esgotar todas as matérias. Em algumas vamos suprimir um tema ou outro para melhor adequação. Muito bem! A grade abaixo foi construída sobre o conteúdo programático do nosso Curso Preparatório Regular para a 1ª fase do XXI Exame de Ordem: Este curso ainda é uma opção interessante, pois aborda tudo com a devida profundidade. Ele, em conjunto com o cronograma abaixo, representaria uma solução ideal de estudo. Considerem essa possibilidade. O Portal tem dois cursos, neste momento, para quem está visando a 1ª fase do XXI Exame de Ordem. E estes cursos foram projetados para quem deseja estudar com CONSISTÊNCIA para a prova objetiva. Estudar com consistência implica, entre outras coisas, ter acesso a um curso completo, que trate de todos o conteúdo abordado na 1ª fase como também estruturados para abordarem com a devida profundidade cada tema abordado, ofertando ao aluno o conhecimento necessário para ser aprovado. Os cursos são ministrados pelos professores do curso que mais cresceu no Brasil na última meia década. Aliás, o CERS/Portal Exame de Ordem não só mais cresceu como SURGIU neste período. Além disto, nossas aulas são sempre atuais, em conformidade com as constantes mudanças vividas por nosso Direito. Tudo atualizado, sempre! O nosso curso regular é abrangente, completo, perfeito para quem quer passar na 1ª fase com SEGURANÇA! DETALHE: As aulas nunca são repetidas! Aulas SEMPRE INÉDITAS e atualizadas para cada edição do Exame de Ordem.

7 7 Este é o mais consistente curso preparatório para a 1ª fase do mercado! Vejam o rol de todos os demais cursos do Portal para o XXI Exame:

8 Curso de Resolução de Questões para o XXI Exame de Ordem - Curso focado na lógica da resolução das questões da 1ª fase. O forma como compreender o enunciado e escolher entre as 4 alternativas possível. Importante como ferramenta de preparação, considerando que a resolução de questões é o método mais eficiente de reter o conteúdo. Fechando Ética - O curso específico para quem quer ter um excepcional desempenho nesta disciplina. O professor Paulo Machado dá um especial enfoque no novo Código de Ética, com uma abordagem detalhada de todos os pontos que fazem a diferença na hora da prova. UTI OAB Intensivão - Trata-se de um curso de dicas, com aulas focadas nos temas mais importantes e na resolução de questões vinculadas às dicas apresentadas. É um curso que atinge os pontos mais importantes da 1ª fase. Projeto 10+ Os dez temas mais cobrados pela OAB - Faltando 3 semanas para a prova objetiva (dia 27/11), começará a transmissão ONLINE e AO VIVO do Projeto 10+. Nesse curso, composto por TODAS as disciplinas para a 1ª fase, nossos professores analisarão os 10 temas mais relevantes de cada disciplina e trarão informações teóricas essenciais sobre eles, deixando vocês muito por dentro daquilo que realmente vai ser cobrado em sua prova. Revisaço - Uma semana antes da prova objetiva faremos a transmissão do Revisaço! Um evento com um dia inteiro de revisão dos temas da 1ª fase da OAB. Este evento será em São Paulo/SP. Combo do Curso Teórico + Curso de Questões UTI OAB Intensivão + Projeto Revisaço UTI OAB Intensivão + Projeto 10+ UTI OAB Intensivão + Revisaço Fechando Ética + Revisaço Online Fechando Ética + Revisaço Online + Projeto 10 + Fechando Ética + Projeto 10+ Fechando Ética + UTI Intensivão 8

9 9 VAMOS AO CRONOGRAMA Aqui, de forma distinta das vezes anteriores, o cronograma vai sem a indicação das disciplinas a serem estudadas. Aqui VOCÊS é que montarão a grade em função das disciplinas que vocês escolherem após a análise de desempenho. Lembram? Hora de assumir o controle dos próprios estudos. Lembrem- de separarem Ética, Administrativo, ECA e Consumidor previamente e depois preencheremos quadros com as escolhas de vocês. Deixem os últimos 5 dias para estudarem essas disciplinas previamente escolhidas exceto Administrativo, que tem um volume de conteúdo maior e no resto do tempo vocês estudam as disciplinas escolhidas pelo processo de análise de desempenho. Outubro 4ª Semana Quinta dia 20 Sexta Sábado Lançamento do Cronograma Direito Penal - Aula PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL; Aula PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL; Aula PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL; Aula PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL Direito Processual Penal - Aula Considerações iniciais; Princípios e sistemas processuais penais.; Aula Princípios e sistemas processuais penais.; Aula Princípios e sistemas processuais penais.; Aula Princípios e sistemas processuais penais. Direito do Trabalho Aula Salário e Remuneração.; Aula Salário in natura.; Aula Descontos salariais.; Aula Equiparação salarial. Direito Processual do Trabalho Organização e competência da justiça do trabaho; Aula Competência da justiça do trabaho; Aula Competência da justiça do trabaho; Aula Nulidades Domingo dia 23

10 10 Outubro 4ª Semana Direito Penal - Aula Princípios Constitucionais; Aula Princípios Constitucionais; Aula Sujeitos do Crime; Aula Sujeitos do Crime Segunda - 24 Direito Processual Penal - Aula Princípios: inércia (sistemas); devido processo legal; Aula Princípios: devido processo legal (ritos ordinário e sumário); Aula Princípios: devido processo legal (ritos ordinário e sumário); contraditório e ampla defesa; Aula Princípios: ampla defesa (citação) Direito Empresarial - Aula Formação do Direto Empresarial.; Aula Empresário.; Aula Atividade empresária e civil.; Aula EIRELI. Direito Constitucional - Aula Teoria geral da Constituição; Aula Teoria geral da Constituição; Aula Teoria geral da Constituição; Aula 1.4 Nacionalidade. Terça Direito Civil - Aula Obrigações; Aula Obrigações; Aula Obrigações; Aula 1.4 Obrigações Direito do Trabalho Aula Segurança e medicina do trabalho.; Aula Segurança e medicina do trabalho.; Aula Extinção do contrato.; Aula Extinção do contrato. Direito Penal - Aula Sujeitos do crime; Aula Sujeitos do crime;aula Terceiro Prejudicado; Aula Fases do Crime Quarta Direito Processual Penal - Aula Princípios: Ampla defesa, presunção de inocência; Aula Princípios: Ampla defesa, presunção de inocência; Aula Princípios: Ampla defesa, presunção de inocência; Aula Princípios: Ampla defesa, presunção de inocência Direito Processual do Trabalho - Aula Princípios; Aula Atos, Prazos e Termos Processuais; Aula PJ-E; Aula PJ-E. Direito Constitucional - Aula Nacionalidade; Aula Nacionalidade; Aula Direitos Políticos; Aula Direitos Políticos Quinta Sexta Direito Civil - Aula Obrigações; Aula Obrigações; Aula Obrigações; Aula 2.4 Obrigações Direito do Trabalho Aula Extinção do contrato de Trabalho; Aula Extinção do contrato de Trabalho; Aula Garantia de Emprego; Aula Garantia de Emprego Direito Penal - Aula Iter Criminis; Aula Crime Tentado e Consumado; Aula Art. 15 do CP; Aula Crime Impossível Direito Processual Penal - Aula Princípios: Presunção de inocência (ônus da prova no processo penal, prisão cautelar); Aula Princípios: Verdade real; Aula Princípios: Liberdade dos meios de prova; Aula Princípios: Inadmissibilidade das provas ilícitas. Direito Processual do Trabalho - Aula Partes e Procuradores; Aula Procedimento Sumaríssimo; Aula Reclamação Trabalhista; Aula Audiência. Direito Constitucional - Aula Direitos Políticos; Aula Remédios Constitucionais; Aula Remédios Constitucionais; Aula Remédios Constitucionais Sábado Direito Civil - Aula Obrigações; Aula Teoria Geral dos Contratos; Aula Teoria Geral dos Contratos; Aula Teoria Geral dos Contratos. Direito Empresarial - Aula EIRELI. Capacidade; Aula Regime Jurídico das Sociedades e Registro; Aula Regime Jurídico das Sociedades e Registro; Aula Estabelecimento. Domingo dia 30

11 11 Novembro 1ª Semana Direito Constitucional - Aula Remédios Constitucionais; Aula Poder Legislativo ; Aula Poder Legislativo ; Aula Poder Executivo Segunda - dia 31 Direito Processual Civil - Aula Jurisdição e Competência; Aula Jurisdição e Competência; Aula Ação; Aula Partes e Procuradores Direito Empresarial - Aula Soc. Não Personificadas; Aula Direito Cambiário; Aula Direito Cambiário; Aula Direito Cambiário. Direito Penal - Aula Elemento Subjetivo; Aula Dolo e Culpa; Aula Dolo e Culpa; Aula Dolo e Culpa Terça - 01 Direito Processual Penal - Aula Princípios; Aula Inquérito policial; Aula Inquérito policial; Aula Inquérito policial. Ação penal Direito do Trabalho Aula Garantia e Emprego; Aula Garantia e Emprego; Aula Férias; Aula Terceirização Direito Constitucional - Aula Poder Executivo.; Aula CPI.; Aula Processo Legislativo.; Aula Processo Legislativo. Quarta Direito Processual Civil - Aula Substituição de partes e procuradores; Aula Do Juiz; Aula Atos e prazos processuais; Aula Formação, suspensão e extinção do processo Direito Processual do Trabalho - Aula Audiência; Aula Audiência; Aula Respostas do Réu; Aula Respostas do Réu. Direito Penal - Aula 6.1 Excludentes de ilicitude; Aula Excludentes de ilicitude; Aula Excludentes de ilicitude; Aula Excludentes de ilicitude Quinta Direito Processual Penal - Aula Inquérito policial; Aula Inquérito policial; Ação Penal; Aula Ação penal; Aula Ação penal Direito do Trabalho Aula Jornada de trabalho; Aula Jornada de trabalho; Aula Jornada de trabalho; Aula Jornada de trabalho Direito Constitucional - Aula Processo Legislativo; Aula Processo Legislativo; Aula Organização do Estado; Aula Organização do Estado Sexta Direito Processual Civil - Aula Formação, Suspensão e Extinção do Processo; Aula Procedimento: Petição Inicial; Aula Procedimento: Admissibilidade; Aula Procedimento: Citação Direito Processual do Trabalho - Aula Provas; Aula Provas; Aula Provas; Aula Recursos. Direito Penal - Aula 7.1 Imputabilidade Penal; Aula Imputabilidade Penal; Aula Imputabilidade Penal; Aula Imputabilidade Penal Sábado Direito Processual Penal - Aula Ação penal; Aula Ação penal; Sujeitos processuais:assistente de acusação; Aula Ação civil ex delicto; Competência; Aula Competência. Direito Empresarial - Aula Direito Cambiário; Aula Direito Recuperacional e Falimentar; Aula Direito Recuperacional e Falimentar; Aula Direito Recuperacional e Falimentar. Domingo dia 06

12 12 Novembro 2ª Semana Segunda - dia 7 Terça Quarta Quinta Sexta Direito Constitucional - Aula Controle de Constitucionalidade; Aula Controle de Constitucionalidade; Aula Controle de Constitucionalidade; Aula Controle de Constitucionalidade Direito Processual Civil - Aula Procedimento ordinário: Resposta do réu; Aula Procedimento ordinário: provas; Aula Procedimento sumário; Recursos; Aula Recursos. Direito Penal - Aula Teoria Geral da Pena; Aula Teoria Geral da Pena; Aula Teoria Geral da Pena; Aula Teoria Geral da Pena Direito Processual Penal - Aula Competência; Aula Competência; Aula Competência; Procedimento do Tribunal do Júri (desclassificação); Aula Competência; Procedimento do Tribunal do Júri (desclassificação). Direito do Trabalho Aula Requisitos da relação de emprego; Aula Requisitos da relação de emprego; Aula Trabalho doméstico; Aula Trabalho doméstico Direito Constitucional - Aula Controle de constitucionalidade.; Aula Controle de constitucionalidade.; Aula Poder judiciário.; Aula Poder judiciário. Direito Processual do Trabalho Aula Recursos; Aula Recursos; Aula Recursos; Aula 6.4 Recursos Direito Penal - Aula Regimes inicias de pena; Aula Penas Restritivas de Direitos; Aula Penas Restritivas de Direitos; Aula Pena de Multa Direito Processual Penal - Aula Prisão cautelar e liberdade provisória; Aula Prisão cautelar e liberdade provisória; Aula Prisão cautelar e liberdade provisória; Aula Prisão cautelar e liberdade provisória Direito Constitucional - Aula Temas importantes; Aula Temas importantes; Aula Temas importantes; Aula Temas importantes. Direito Tributário - Aula 4.1 CONTRIBUIÇÕES; Aula IMPOSTOS MUNICIPAIS; Aula IMPOSTOSMUNICIPAIS E ESTADUAIS; Aula IMPOSTOS ESTADUAIS E FEDERAIS Direito Processual do Trabalho - Aula RECURSOS; Aula RECURSOS; Aula RECURSOS; Aula EXECUÇÃO AÇÃO RESCISÓRIA INQUÉRITO JUDICIAL PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Sábado Domingo dia 13

13 13 Novembro 3ª Semana Segunda - dia 14 Revisão Terça Revisão Quarta Revisão Quinta Revisão Sexta Revisão Sábado Revisaço Domingo dia 20

14 14 Novembro 4ª Semana Segunda - dia 21 Direito do Consumidor - Aula CDC; Aula CDC; Aula CDC30; Aula 1.4 CDC Direito do Consumidor - Aula CDC; Aula CDC; Aula CDC; Aula CDC Terça Quarta ECA - Aula Disposições preliminares; princípios; Aula Situações de risco; Medidas de proteção e socioeducativas; Conselho tutelar30min; Aula Justiça da infância e juventude; Medidas de proteção em espécie; Guarda e tutela; Aula 1.4 Adoção ECA - Aula Prevenção especial30min; Aula Ato infracional30min; Aula Medida de internação30min; Aula Recursos e crimes Estatuto e Ética - Aula Quadros da OAB.; Aula Tipos de inscrição.; Aula Licença e cancelamento; impedimento e incompatibilidade.; Aula Impedimento e incompatibilidade (macete e exceções). Estatuto e Ética - Aula Direitos do advogado; Aula Direitos do advogado; imunidade profissional; Aula Atos privativos de advogado; atos dos estagiários; Aula Responsabilidade disciplinar. Quinta Estatuto e Ética - Aula Infrações e sanções disciplinares (macete); Sociedade de advogados; Aula Sociedade de advogados; advogado empregado; Aula Honorários advocatícios; Aula Honorários advocatícios. Sexta Estatuto e Ética - Aula Órgãos da OAB; Aula Órgãos da OAB. Eleições; Aula Processo disciplinar; Aula Deveres; Publicidade; Conferência Nacional dos Advogados; Medalha Rui Barbosa Sábado Domingo dia 27 Prova

15 Como o tempo é curto não há uma margem de tempo para os estudos. ESGOTEM o conteúdo do cronograma independente de qualquer coisa. Vocês precisam partir para o sacrifício a partir de agora. NÃO HÁ ALTERNATIVA!! A prova, meus amigos, não está nem aí para as dificuldades pessoais de cada um. Ou vocês dão o que ela quer ou... IMPORTANTE: caso o candidato REALMENTE entenda que não conseguirá esgotar o plano de estudo em tempo, ele pode (e deve), fazer pequenas alterações no planejamento, incluindo a dispensa do estudo de uma ou outra disciplina que ele tenha mais dificuldade para estudar. Comecem a estudar a partir de AGORA e sejam fiéis ao cronograma estruturado e às descobertas feitas com a análise de desempenho. Atrasar uma semaninha será catastrófica para o planejamento. Lembrem-se: sem disciplina não há gestão do tempo. E sem fé não há aprovação! Partam para o sacrifício! Bons estudos! 15

Guia ESPECIAL de estudos (30 dias) para o XVIII Exame de Ordem

Guia ESPECIAL de estudos (30 dias) para o XVIII Exame de Ordem 1 Guia ESPECIAL de estudos (30 dias) para o XVIII Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Faltam

Leia mais

Cronograma de Estudos 60 dias - para o XVIII Exame de Ordem

Cronograma de Estudos 60 dias - para o XVIII Exame de Ordem 1 Cronograma de Estudos 60 dias - para o XVIII Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Muito

Leia mais

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XVII Exame de Ordem

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XVII Exame de Ordem 1 Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XVII Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Muito

Leia mais

Cronograma 1ª Fase XVII Exame OAB 60 dias

Cronograma 1ª Fase XVII Exame OAB 60 dias Cronograma 1ª Fase VII Exame OAB 60 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar

Leia mais

Cronograma 1ª Fase XVII Exame OAB 30 dias

Cronograma 1ª Fase XVII Exame OAB 30 dias Cronograma 1ª Fase VII Exame OAB 30 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar

Leia mais

Roteiro de Estudos para 1ª Fase do XVIII Exame OAB 60

Roteiro de Estudos para 1ª Fase do XVIII Exame OAB 60 Roteiro de Estudos para 1ª Fase do VIII Exame OAB 60 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas

Leia mais

www.oabnuncamais.com.br 1 1 1 Direito Administrativo Intervenção do Estado na Propriedade Organização da Administração Contratos Administrativos Licitação Agentes Públicos Poderes da Administração Responsabilidade

Leia mais

QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 QUESTÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII

QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 QUESTÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII DISCIPLINA POR ORDEM DE RELEVÂNCIA DE RELEVÂNCIA EM RELAÇÃO AS 40 ÉTICA

Leia mais

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XVI Exame de Ordem

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XVI Exame de Ordem 1 Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XVI Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Muito

Leia mais

OUTUBRO Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

OUTUBRO Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado OUTUBRO 2018 Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado - 15 16 17 18 19 20 X PROCESSO CIVIL. Incompetência Absoluta/Relativa. Procedimento Comum. Citação. Procuradores. Provas. Capacidade Processual

Leia mais

Coordenador. Wander Garcia Um dos maiores especialistas em Exames da OAB do País COMO. passar na OAB!

Coordenador. Wander Garcia Um dos maiores especialistas em Exames da OAB do País COMO. passar na OAB! Coordenador Wander Garcia Um dos maiores especialistas em Exames da OAB do País wander.garcia@uol.com.br COMO passar na OAB! 1500 QUESTÕES COMENTADAS OAB/CESPE 3 a edição revista, atualizada e ampliada

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS RETA FINAL XXIX EXAME DE ORDEM

PLANO DE ESTUDOS RETA FINAL XXIX EXAME DE ORDEM PLANO DE ESTUDOS RETA FINAL XXIX EXAME DE ORDEM Olá, pessoal! Tudo bem? Aqui é Ricardo Torques, professor e coordenador do Estratégia OAB. Neste arquivo apresentamos um planejamento de estudos para os

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO AMBIENTAL Fernando Baltar Ronny Charles. Romeu Thomé

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO AMBIENTAL Fernando Baltar Ronny Charles. Romeu Thomé Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 17 Fernando Baltar Ronny Charles 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo... 17 2. Organização da Administração Pública... 22 3. Entes de cooperação

Leia mais

SUMÁRIO. Alessandro Sanchez. André Gualtieri. Fabio Tavares ÉTICA PROFISSIONAL

SUMÁRIO. Alessandro Sanchez. André Gualtieri. Fabio Tavares ÉTICA PROFISSIONAL SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL Alessandro Sanchez 1 Da atividade de advocacia 2 Direitos do advogado 3 Da inscrição na OAB 4 Sociedade de advogados 5 Advogado empregado 6 Honorários advocatícios 7 Incompatibilidades

Leia mais

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XIV Exame de Ordem

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XIV Exame de Ordem 1 Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XIV Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Huón,

Leia mais

SUMÁRIO. ÉTICA PROFISSIONAL Arthur Trigueiros

SUMÁRIO. ÉTICA PROFISSIONAL Arthur Trigueiros SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL Arthur Trigueiros 1. ÉTICA PROFISSIONAL E OS PRINCIPAIS DIPLOMAS NORMATIVOS QUE REGEM A MATÉRIA 2. ADVOCACIA E ATIVIDADES PRIVATIVAS DE ADVOCACIA 3. DA INSCRIÇÃO NA OAB 4. DO

Leia mais

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB SOBRE O MATERIAL A equipe do Saraiva Aprova preparou o presente estudo analisando o histórico de questões até o XX Exame da Ordem e verificando a recorrência dos conteúdos

Leia mais

Roteiro de Estudos para 1ª Fase do XIX Exame OAB 60 dias

Roteiro de Estudos para 1ª Fase do XIX Exame OAB 60 dias Roteiro de Estudos para 1ª Fase do I Exame OAB 60 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas

Leia mais

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XVI Exame de Ordem

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XVI Exame de Ordem 1 Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XVI Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Hoje

Leia mais

Cronograma 1ª Fase XVII Exame OAB 90 dias

Cronograma 1ª Fase XVII Exame OAB 90 dias Cronograma 1ª Fase VII Exame OAB 90 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar

Leia mais

Roteiro de Estudos para 1ª Fase do XVIII Exame OAB 90

Roteiro de Estudos para 1ª Fase do XVIII Exame OAB 90 Roteiro de Estudos para 1ª Fase do VIII Exame OAB 90 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas

Leia mais

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XV Exame de Ordem

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XV Exame de Ordem 1 Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XV Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Por algum

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Sumário 1 Da advocacia 2 Direitos do advogado 3 Inscrição na OAB e estágio 4 Sociedade de advogados 5 Advogado empregado 6 Honorários advocatícios 7 Incompatibilidade e impedimento 8 Ética e publicidade

Leia mais

EDITAL ESQUEMATIZADO PARA OAB ÉTICA PROFISSIONAL LEI E.A R

EDITAL ESQUEMATIZADO PARA OAB ÉTICA PROFISSIONAL LEI E.A R ÉTICA PROFISSIONAL LEI E.A R 1.1 Da Inscrição. 1.2 Da atividade de advocacia 1.3 Dos direitos do advogado 1.4 Da Sociedade de advogados 1.5 Do advogado empregado 1.6 Dos honorários advocatícios 1.7 Das

Leia mais

Cronograma 1ª Fase XVII Exame OAB 120 dias

Cronograma 1ª Fase XVII Exame OAB 120 dias Cronograma 1ª Fase VII Exame OAB 120 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar

Leia mais

EDITAL VERTICAL - XXII EXAME DE ORDEM

EDITAL VERTICAL - XXII EXAME DE ORDEM EDITAL VERTICAL - XXII EXAME DE ORDEM www.liziamedina.com.br ÉTICA PROFSSIONAL 1 CONTEÚDO PONTO A PONTO 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 1.11 1.12 1.13 1.14 1.15 1.16 1.17 Da Inscrição. Da atividade

Leia mais

Conteúdo programático

Conteúdo programático Conteúdo programático CURSO EXTENSIVO REGULAR Matéria Professores Conteúdos abordados Quantidade de aulas Administrativo Felipe Dalenogare, Franciele Kühl e Tatiana Marcello Funções do Estado e Organização

Leia mais

Cronograma de Estudos para a 1ª fase do XVIII Exame de Ordem 3 meses para a 1ª fase!

Cronograma de Estudos para a 1ª fase do XVIII Exame de Ordem 3 meses para a 1ª fase! Cronograma de Estudos para a 1ª fase do XVIII Exame de Ordem 3 meses para a 1ª fase! Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida

Leia mais

CRONOGRAMA - XXI EXAME DE ORDEM

CRONOGRAMA - XXI EXAME DE ORDEM XXI EXAME DE ORDEM CRONOGRAMA - XXI EXAME DE ORDEM EDITAL 26/9/2016 INSCRIÇÕES 26/9/2016 10/10/2016 1ª FASE 27/11/2016 2ª FASE 22/1/2017 CRONOGRAMA - XXI EXAME DE ORDEM INFORMAÇÕES GERAIS: Quem pode fazer

Leia mais

ORIENTAÇÕES. O presente Plano de Estudos visa auxiliar o aluno no seu estudo individual,

ORIENTAÇÕES. O presente Plano de Estudos visa auxiliar o aluno no seu estudo individual, ORIENTAÇÕES O presente Plano de Estudos visa auxiliar o aluno no seu estudo individual, discriminando os principais pontos cobrados no Exame da Ordem, o qual não segue o cronograma do curso; Dias faltantes

Leia mais

Guia ESPECIAL de estudos para o XIII Exame de Ordem

Guia ESPECIAL de estudos para o XIII Exame de Ordem 1 Guia ESPECIAL de estudos para o XIII Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Falta exatamente

Leia mais

Novo Cronograma a 1ª fase do XXIII Exame de Ordem

Novo Cronograma a 1ª fase do XXIII Exame de Ordem Novo Cronograma a 1ª fase do XXIII Exame de Ordem Por Maurício Gieseler *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Faltam 2 meses para a prova

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO AMBIENTAL... 93

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO AMBIENTAL... 93 DIREITO ADMINISTRATIVO... 21 Victor Silva 1. Agentes Públicos... 21 2. Atos Administrativos... 22 3. Bens Públicos... 26 4. Consórcios Públicos... 28 5. Controle da Administração Pública... 31 6. Improbidade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO...

DIREITO ADMINISTRATIVO... Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Atos Administrativos... 18 3. Bens Públicos... 21 4. Contratos Administrativos... 21 5. Entes da Administração Pública... 23 6. Improbidade

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO DIREITO ADMINISTRATIVO

SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO DIREITO ADMINISTRATIVO SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO 1.Direito do trabalho: conceito, características, divisão, natureza, funções. Fundamentos e formação histórica do direito do trabalho. Tendências atuais do direito do trabalho.

Leia mais

Matéria Professores Conteúdos abordados Quantidade de aulas

Matéria Professores Conteúdos abordados Quantidade de aulas Matéria Professores Conteúdos abordados Quantidade de aulas Coaching e Mentoring para a OAB Marcelo Hugo da Rocha Introdução e apresentação do Coaching e Mentoring; Exame de Ordem: Bicho de 7 cabeças;

Leia mais

SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL. Arthur da Motta Trigueiros Neto. Nathalia Masson

SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL. Arthur da Motta Trigueiros Neto. Nathalia Masson ÉTICA PROFISSIONAL Arthur da Motta Trigueiros Neto 1. Prerrogativas (direitos) dos advogados... 21 2. Infrações e sanções disciplinares... 28 3. Honorários advocatícios... 33 4. Incompatibilidades e impedimentos...

Leia mais

SUMÁRIO. ÉTICA PROFISSIONAL Arthur da Motta Trigueiros Neto. DIREITO CONSTITUCIONAL Nathalia Masson

SUMÁRIO. ÉTICA PROFISSIONAL Arthur da Motta Trigueiros Neto. DIREITO CONSTITUCIONAL Nathalia Masson SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL Arthur da Motta Trigueiros Neto 1. Prerrogativas (direitos) dos advogados... 29 2. Infrações e sanções disciplinares... 36 3. Honorários advocatícios... 41 4. Incompatibilidades

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Atos Administrativos Bens Públicos... 20

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Atos Administrativos Bens Públicos... 20 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Atos Administrativos... 18 3. Bens Públicos... 20 4. Contratos Administrativos... 21 5. Entes da Administração Pública... 22 6. Improbidade

Leia mais

Cronograma Específico - Reta Final - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO TOCANTINS. Redes Sociais. Idealizado por Luís Vale

Cronograma Específico - Reta Final - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO TOCANTINS. Redes Sociais. Idealizado por Luís Vale Cronograma Específico - Reta Final - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO TOCANTINS Idealizado por Luís Vale 2 Diagramação e Design: Sam Barcelos Design Fala Valente, Eu sei o quanto é dificil organizar estrategicamente

Leia mais

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25 Sumário Apresentação... 25 Parte 1 QUESTÕES ESAF Direito Administrativo... 29 1. Agências Reguladoras... 29 2. Atos Administrativos... 31 3. Bens Públicos... 37 4. Concurso Público... 38 5. Contratos Administrativos...

Leia mais

Planejamento XXIII Exame da OAB 10/04 a 22/07/2017

Planejamento XXIII Exame da OAB 10/04 a 22/07/2017 Planejamento XXIII Exame da OAB 10/04 a 22/07/2017 Leitura Importante! O estudo para obter a aprovação deve ser feito de maneira estratégica, e sem delongas. O roteiro está separado por ciclos de estudos

Leia mais

Cronograma de estudos para a 1ª fase do XXIII Exame de Ordem

Cronograma de estudos para a 1ª fase do XXIII Exame de Ordem Cronograma de estudos para a 1ª fase do XXIII Exame de Ordem Elaborado por Maurício Gieseler *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte É tempo

Leia mais

SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL. Arthur da Motta Trigueiros Neto. Nathalia Masson

SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL. Arthur da Motta Trigueiros Neto. Nathalia Masson SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL Arthur da Motta Trigueiros Neto 1. Prerrogativas (direitos) dos advogados... 29 2. Infrações e sanções disciplinares... 37 3. Honorários advocatícios... 41 4. Incompatibilidades

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS P/ 1ª FASE DO XXIX EXAME DE ORDEM

PLANO DE ESTUDOS P/ 1ª FASE DO XXIX EXAME DE ORDEM PLANO DE ESTUDOS P/ 1ª FASE DO XXIX EXAME DE ORDEM Vamos às técnicas! Olá, pessoal! Tudo bem? Aqui é Ricardo Torques, professor e coordenador do Estratégia OAB. Lhes apresento nosso plano de estudos para

Leia mais

Cronograma Específico - Reta Final - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO TOCANTINS. Redes Sociais. Idealizado por Luís Vale

Cronograma Específico - Reta Final - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO TOCANTINS. Redes Sociais. Idealizado por Luís Vale Cronograma Específico - Reta Final - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO TOCANTINS Idealizado por Luís Vale 2 Diagramação e Design: Sam Barcelos Design Fala Valente, Eu sei o quanto é dificil organizar estrategicamente

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Atos Administrativos Bens Públicos... 19

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Atos Administrativos Bens Públicos... 19 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Atos Administrativos... 18 3. Bens Públicos... 19 4. Contratos Administrativos... 20 5. Improbidade Administrativa... 21 6. Intervenção

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

Novo Cronograma a 1ª fase do XX Exame de Ordem

Novo Cronograma a 1ª fase do XX Exame de Ordem Novo Cronograma a 1ª fase do XX Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Faltam 54 dias para

Leia mais

Cronograma de estudos para a 1ª fase do XXI Exame de Ordem

Cronograma de estudos para a 1ª fase do XXI Exame de Ordem Cronograma de estudos para a 1ª fase do XXI Exame de Ordem Elaborado por Maurício Gieseler *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Está mais

Leia mais

Conselho Federal da Ordem dos Advogados - OAB. Exame de Ordem Unificado. Direito Constitucional. Direitos Humanos

Conselho Federal da Ordem dos Advogados - OAB. Exame de Ordem Unificado. Direito Constitucional. Direitos Humanos Conselho Federal da Ordem dos Advogados - OAB Exame de Ordem Unificado Direito Constitucional 1. Constitucionalismo 1.1 Neoconstitucionalismo... 1 2.Direito Constitucional 2.1 Conceito 2.2 Natureza 2.3

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 17 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 17 2. Gráfico-Resumo... 21 1. LEI ORGÂNICA DA DEFENSORIA PÚBLICA... 23 1. Das Disposições Gerais... 23 2. Da Organização, Da Estrutura...

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO... 27

SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo... 27 A função administrativa... 27 Administração Pública... 28 Direito Administrativo: critérios para

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA

CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA 1 Compreensão e interpretação de textos. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Tipologia

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO Tabelas de Conteúdo das Respostas Controle da Administração Pública...57

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO Tabelas de Conteúdo das Respostas Controle da Administração Pública...57 SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...15 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas...15 2. Gráfico-Resumo...19 1. DIREITO ADMINISTRATIVO...21 1. Agentes Públicos...21 2. Atos Administrativos...34 3. Bens Públicos...49

Leia mais

MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA

MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA 1 DIREITO PENAL 1.1 Espécies de normas penais 1.2 Norma penal em branco 1.3 Princípio da legalidade 1.4 Princípio da intervenção mínima 1.5 Princípio

Leia mais

CALENDÁRIO DE ELABORAÇÃO DA LISTA DE MATERIAIS DO ACOMPANHAMENTO

CALENDÁRIO DE ELABORAÇÃO DA LISTA DE MATERIAIS DO ACOMPANHAMENTO ACOMPANHAMENTO PLENUS -------------------------------------------------------------- CALENDÁRIO DE ELABORAÇÃO DA LISTA DE DO ACOMPANHAMENTO #SouPlenus #AdvdeEstado #TôDentro DIREITO ADMINISTRATIVO 1 Introdução

Leia mais

CALENDÁRIO DE ELABORAÇÃO DA LISTA DE MATERIAIS DO ACOMPANHAMENTO

CALENDÁRIO DE ELABORAÇÃO DA LISTA DE MATERIAIS DO ACOMPANHAMENTO ACOMPANHAMENTO PLENUS PROCURADORIAS -------------------------------------------------------------- CALENDÁRIO DE ELABORAÇÃO DA LISTA DE MATERIAIS DO ACOMPANHAMENTO #SouPlenus #AdvdeEstado #TôDentro DIREITO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto;

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO PARA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ PROGRAMA DE ESTUDOS Cargo: Advogado LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR 1. Quanto à

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 6/3 Semântica:

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL COLEÇÃO EDITAL SISTEMATIZADO Leonardo de Garcia Medeiros Garcia Roberval Rocha MPE MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PROMOTOR DE JUSTIÇA edital sistematizado 4500 questões para treinar: 4200 objetivas e 300

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 6/3 Semântica:

Leia mais

1. COTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. COTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. COTEÚDO PROGRAMÁTICO Direito Individual do Trabalho 16h/a (4 encontros) Princípios do Direito do Trabalho Empregado ( art3, CLT) Empregados Bancários (art. 224, CLT e súmula 102, TST) Empregado Rural

Leia mais

Plano de estudos Agente da PC do Piauí

Plano de estudos Agente da PC do Piauí Plano de estudos Agente da PC do Piauí Prezado(a) aluno(a), Este plano de estudos tem o objetivo de auxiliá-lo na organização e gestão dos estudos, sugerindo uma trilha de aprendizagem com metas diárias

Leia mais

PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão

PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

CONCURSOS TRABALHISTAS

CONCURSOS TRABALHISTAS em CONCURSOS TRABALHISTAS 2 a Edição 2012 COMO PASSAR EM CONCURSOS TRABALHISTAS 2 a edição COMO USAR O LIVRO 15 01. Direito Individual do Trabalho 19 1. Teoria Geral do Direito do Trabalho... 19 1.1. Formação

Leia mais

Ministério Público - SP Raio X Analista Judiciário

Ministério Público - SP Raio X Analista Judiciário Ministério Público - SP Raio X Analista Judiciário Raio X Direito Constitucional Matéria: Banca Direito Constitucional Vunesp Período de Análise: Últimos dez anos (2008-2018) ANALISTA JUDICIÁRIO - MP/SP

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO EXAME DE ORDEM OAB 1ª FASE

CONTROLE DE CONTEÚDO EXAME DE ORDEM OAB 1ª FASE 1 Teoria Geral da Constituição / Separação de Poderes 2 Direitos e deveres individuais e coletivos 3 Nacionalidade 4 Direitos políticos/ Partidos Políticos 5 Organização Político-Administrativa 6 Poder

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Acentuação gráfica. 3 Grafia

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL...

DIREITO CONSTITUCIONAL... Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL... 17 Direitos e garantias fundamentais... 17 Direitos políticos... 21 Controle de constitucionalidade... 21 Competências legislativas... 23 Poder legislativo... 28 Processo

Leia mais

Facebook e Youtube: Magistratura Estadual em Foco

Facebook e Youtube: Magistratura Estadual em Foco Instagram: @magistraturaestadualemfoco Facebook e Youtube: Magistratura Estadual em Foco Análise das últimas quatro provas da VUNESP para Magistratura Estadual. O número ao lado dos temas refere-se ao

Leia mais

Sumário. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO Princípio da autotutela Vedação ao nepotismo Concurso público Servidores públicos

Sumário. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO Princípio da autotutela Vedação ao nepotismo Concurso público Servidores públicos Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e garantias fundamentais Direitos políticos Controle de constitucionalidade Competências legislativas Poder legislativo Processo legislativo Tribunal de Contas

Leia mais

Sumário. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO...47 Princípio da autotutela Vedação ao nepotismo Servidores públicos Prescrição...

Sumário. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO...47 Princípio da autotutela Vedação ao nepotismo Servidores públicos Prescrição... Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL...17 Direitos e garantias fundamentais... 17 Direitos políticos... 21 Controle de constitucionalidade... 22 Competências legislativas... 23 Poder legislativo... 28 Processo

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade de Justiça... 17 1.2. Honorários Advocatícios... 18 1.3. Homologação de Verbas Rescisórias e Multa do art. 477, 8o, da

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS CADETE

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS CADETE CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS CADETE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades

Leia mais

ANALISTAS DO TRF CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANALISTAS DO TRF CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 ANALISTAS DO TRF CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Direito Administrativo + Lei 8.112/90 : Regime Jurídico Administrativo e Princípios da Administração Poderes da Administração Administração Pública e Entidades

Leia mais

SUMÁRIO PASSADO E FUTURO DA SÚMULA DO STF Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO... 41

SUMÁRIO PASSADO E FUTURO DA SÚMULA DO STF Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO... 41 Sumário 13 SUMÁRIO PASSADO E FUTURO DA SÚMULA DO STF... 25 1. A Súmula como método... 25 2. Estabilidade relativa da jurisprudência... 28 3. Revisibilidade da Súmula... 30 4. Efeitos processuais da Súmula...

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS E TEORIA ASSOCIADA CAPÍTULO 1. PEÇAS DE LIBERDADE...

SUMÁRIO PARTE 1 PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS E TEORIA ASSOCIADA CAPÍTULO 1. PEÇAS DE LIBERDADE... SUMÁRIO PARTE 1 PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS E TEORIA ASSOCIADA CAPÍTULO 1. PEÇAS DE LIBERDADE... 19 1. Primeiro passo: identificar qual a peça ou instituto o caso concreto apresenta ou requer... 19 1.1.

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 SUMÁRIO PARTE 1 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PARTE 2 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 2.1. Gratuidade de justiça...23 2.2. Honorários advocatícios...24 2.3. Homologação

Leia mais

Ministério Público da União Raio X Analista

Ministério Público da União Raio X Analista Ministério Público da União Raio X Analista Raio X Português Matéria: Banca Português Cespe/Cebraspe Período de Análise: Últimos dez anos (2008-2018) ANALISTA - MPU Interpretação de Textos (compreensão)

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 5 Inquérito policial (arts. 4º a 23 do cpp) 5.1 Conceito

SUMÁRIO. Capítulo 5 Inquérito policial (arts. 4º a 23 do cpp) 5.1 Conceito SUMÁRIO Introdução Capítulo 1 PRINCÍPIOS INFORMADORES DO PROCESSO PENAL 1.1 Devido processo legal (due process of law) ou justo processo 1.2 Publicidade dos atos processuais 1.3 Presunção de inocência,

Leia mais

Cronograma de estudos para a 1ª fase do XX Exame de Ordem

Cronograma de estudos para a 1ª fase do XX Exame de Ordem Cronograma de estudos para a 1ª fase do XX Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis *Material exclusivo dos alunos dos cursos de 1ª fase do Portal Exame de Ordem para o XX Exame da OAB. ** Proibida

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO...

DIREITO ADMINISTRATIVO... Sumário 13 SUMÁRIO Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO... 25 1. Agentes Públicos... 25 1.1. Concurso Público... 25 1.2. Regras Remuneratórias... 31 1.3. Regras Processuais Correlatas... 32 2. Agentes Públicos

Leia mais

Ministério Público da União - MPU. Analista do MPU - Especialidade: Direito VOLUME 1. Língua Portuguesa. Acessibilidade. Ética no Serviço Público

Ministério Público da União - MPU. Analista do MPU - Especialidade: Direito VOLUME 1. Língua Portuguesa. Acessibilidade. Ética no Serviço Público Ministério Público da União - MPU Analista do MPU - Especialidade: Direito VOLUME 1 Língua Portuguesa 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2 Reconhecimento de tipos e gêneros

Leia mais

EDITAL ESQUEMATIZADO

EDITAL ESQUEMATIZADO 1ª edição janeiro/2017 Conforme consta do Edital e Provimento n. 144/2001 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o Exame de Ordem compreenderá a aplicação de PROVA OBJETIVA e de PROVA PRÁTICO-PROFISSIONAL,

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI PROCESSO nº 20/18 PROCEDÊNCIA: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: PEDIDO DE ALTERAÇÃO DO EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO.

Leia mais

Delegado Polícia Civil - SE Raio X Intensivo

Delegado Polícia Civil - SE Raio X Intensivo Delegado Polícia Civil - SE Raio X Intensivo Português Interpretação de Textos (compreensão) 33,33% Morfologia 16,67% Semântica 13,89% Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores) Reescrita

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA EDITAL VERTICALIZADO MPU 2018 - ANALISTA DO MPU - ESPECIALIDADE: DIREITO CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados 2 Reconhecimento de tipos e

Leia mais

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19 Sumário AGRADECIMENTOS... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Autonomia do direito processual do trabalho... 23 3. Fontes do direito processual do trabalho...

Leia mais

1 DIREITO CONSTITUCIONAL...13

1 DIREITO CONSTITUCIONAL...13 Sumário 1 DIREITO CONSTITUCIONAL...13 DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS...13 DIREITOS POLÍTICOS...15 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE...15 COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS... 16 PODER LEGISLATIVO...18 PROCESSO

Leia mais

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 29

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 29 Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 29 INFORMAÇÕES Instituição: MPU - Ministério Público da União Banca Examinadora: Cebraspe (Cespe/UnB) Total de Vagas: 47 Remuneração: de R$7.260,41 a R$11.345,90

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas. Capítulo 2 Da inscrição na OAB Capítulo 3 Do estagiário...

Sumário. Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas. Capítulo 2 Da inscrição na OAB Capítulo 3 Do estagiário... Sumário Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas de advocacia... 1 1.1. Conceito de Ética... 1 1.2. Principais Diplomas Normativos que regem a Ética Profissional... 1 1.3. Das Atividades

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Contratos Administrativos Entes da Administração Pública...

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Contratos Administrativos Entes da Administração Pública... Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Controle da Administração Pública... 24 3. Contratos Administrativos... 51 4. Entes da Administração Pública... 61 5. Improbidade Administrativa...

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. Da Aplicação da Lei Processual Penal, 17

SUMÁRIO. Capítulo 1. Da Aplicação da Lei Processual Penal, 17 SUMÁRIO Capítulo 1. Da Aplicação da Lei Processual Penal, 17 1.1. Aplicação da lei processual penal no espaço, 17 1.2. Lei processual penal no tempo, 20 1.3. Imunidades (aplicação da lei processual quanto

Leia mais

Plano de estudos Delegado da PC Sergipe 2018

Plano de estudos Delegado da PC Sergipe 2018 Plano de estudos Delegado da PC Sergipe 2018 Prezado(a) aluno(a), Este plano de estudos tem o objetivo de auxiliá-lo na organização e gestão dos estudos, sugerindo uma trilha de aprendizagem com metas

Leia mais

Cronograma de estudos para a 1ª fase do XXI Exame de Ordem

Cronograma de estudos para a 1ª fase do XXI Exame de Ordem Cronograma de estudos para a 1ª fase do XXI Exame de Ordem Elaborado por Maurício Gieseler *Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte Agora é

Leia mais