Uma vida mais saudável pede autoconhecimento. Painel Genômico de Nutrição e Resposta ao Exercício

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma vida mais saudável pede autoconhecimento. Painel Genômico de Nutrição e Resposta ao Exercício"

Transcrição

1 Uma vida mais saudável pede autoconhecimento. Painel Genômico de Nutrição e Resposta ao Exercício

2 Até que ponto você se conhece? Conquistar uma vida mais saudável, ter mais energia, melhorar o desempenho físico, perder peso, obter o máximo benefício de uma atividade física ou otimizar o equilíbrio nutricional de uma dieta. Esses são desejos que agora estão mais perto de serem alcançados. Considerando a genética de cada um, é possível traçar diferentes caminhos para atingir o mesmo objetivo, de maneira mais assertiva e menos sinuosa. O Alta Excelência Diagnóstica traz ao Brasil, de forma pioneira, o Painel Genômico de Nutrição e Resposta ao Exercício.

3 Os avanços da Medicina em prol do bem-estar. Com os avanços da medicina, acompanhados de perto pelo Alta Excelência Diagnóstica, agora é possível identificar, de maneira mais precisa, as necessidades do seu corpo. O Painel Genômico de Nutrição e Resposta ao Exercício analisa seus marcadores genéticos e aplica os resultados às pesquisas mais atuais sobre associações entre genes e dieta, nutrição e exercícios. A partir de uma amostra de saliva, são avaliados 145 marcadores genéticos que ajudam a conhecer como seu organismo metaboliza açúcares, gorduras, nutrientes e vitaminas, além de saber como seus genes influenciam a sua percepção ou o seu desejo por alguns alimentos, direcionando o comportamento alimentar. Em complemento a isso, o Painel Genômico traz ainda informações sobre peso ideal e sua predisposição em mantê-lo, sobre seu potencial muscular e como seu corpo reage a exercícios físicos. É um panorama completo para a conquista de uma vida mais saudável.

4 Para cada metabolismo, uma resposta. Quando o assunto é saúde, muitos são os questionamentos. E as respostas dependem dos diferentes tipos de organismo. Por meio do Painel Genômico, podemos encontrar respostas únicas para as perguntas mais comuns. :: Qual o melhor tipo de dieta para mim? :: Por que eu não consigo dizer não para certos alimentos? :: Por que eu sinto a necessidade de comer entre as refeições? :: Eu tenho deficiência de alguma vitamina? :: Quais tipos de exercícios são mais eficazes para mim? O resultado é uma recomendação nutrigenômica para: :: Dieta. :: Traços de comportamento alimentar. :: Reações a alimentos. :: Necessidades nutricionais. :: Exercícios. Imagem ilustrativa de laudo que aborda a dieta.

5 Conquiste e mantenha um peso saudável. Você sabia que 66% das pessoas são obesas ou estão acima do peso ideal? E que 40 a 70% da predisposição de uma pessoa à obesidade está associada à genética? Isso explica por que uma pessoa perde mais peso do que outra, quando fazem a mesma dieta. Estudos mostram que pessoas que seguem uma dieta geneticamente apropriada podem perder significativamente mais peso, se comparada a uma dieta que não seja baseada na genética. O Painel Genômico indica a melhor alimentação para o seu perfil: baixo teor de carboidratos, de gordura, mediterrânea ou balanceada, além de auxiliar seu médico a desenvolver uma dieta personalizada de acordo com o seu biotipo.

6 Encontre o ponto de equilíbrio. Existem marcadores genéticos associados à predisposição a baixos níveis de certos nutrientes. O Painel Genômico avalia suas necessidades nutricionais, indicando eventuais deficiências para que você busque um maior equilíbrio nutricional. Nutrientes Avaliados: - Vitamina B2 - Vitamina B6 - Vitamina B12 - Folato - Ácido fólico - Vitamina A - Vitamina C - Vitamina D - Vitamina E Nutrientes e Alimentos que auxiliam na Redução de Peso e são Benéficos à Saúde: - Resveratrol - Polifenóis (chá) - Ácido linoleico conjugado (CLA) - Isoprenoide (farsenol) - Ácido abiético - Capsaicina (pimenta forte) - Fitol (clorofila) - Auraptena (citrus) - Isohumulona (lúpulo) - Gugulsterona - Soja/Genisteína - Diosgenina - Ginseng - Hiperforina - Ácido alfalipoico - Antocianinas (pigmento) - Óleo flavonoide de alcaçuz (polifenóis) - Extrato de romã (ácido linoleico) Imagem ilustrativa do laudo que aborda as necessidades nutricionais.

7 Melhore seu desempenho físico e mental. Mesmo para quem já está no peso ideal, a alimentação correta é importante para o organismo, pois proporciona mais energia, melhora o desempenho físico e otimiza a saúde como um todo. Já os exercícios físicos contribuem diretamente para a perda de peso, além de movimentarem o corpo e oxigenarem o cérebro. Com o Painel Genômico, você entenderá quais exercícios podem trazer mais resultados, já que cada organismo responde de maneira diferente aos estímulos. Para alguns de nós, o treino de resistência é o ideal. Para outros, melhores resultados virão com o treino de força. Já para um terceiro grupo, seu máximo potencial só será alcançado com um treino misto. Conhecendo seu organismo, você obtém os melhores resultados com menos esforço! Fatores analisados: :: Treino de resistência e força. :: Capacidade aeróbica e força muscular. :: Tendinopatia de Aquiles. :: Perda de peso por exercício. :: Resposta da pressão arterial e do colesterol HDL (colesterol bom) ao exercício. :: Resposta da gordura corporal ao exercício. :: Sensibilidade à insulina em resposta ao exercício. Imagem ilustrativa do laudo que aborda os exercícios físicos.

8 Utilize o autoconhecimento a seu favor. Cada organismo metaboliza os alimentos de uma forma. Algumas pessoas metabolizam bem os carboidratos, outras, não. E isso se aplica para as gorduras. No Painel Genômico, são avaliadas as suas reações a alguns alimentos, permitindo um melhor direcionamento do que deve ser evitado ou consumido, na busca de uma vida mais saudável. Comportamento alimentar influenciado por genes: :: Fome. :: Sensação de saciedade. :: Desinibição alimentar. :: Desejo por alimentos específicos. :: Queda para doces. :: Rubor facial induzido por álcool. Reações alimentares analisadas: :: Metabolismo da cafeína. :: Gosto amargo. :: Gosto doce. :: Intolerância à lactose. :: Rubor facial induzido por álcool. A análise genética traz informações sobre comportamentos alimentares, uma vez que os genes têm o poder de impactar a forma como percebemos e desejamos certos alimentos, além de influenciar o nível de saciedade. Imagem ilustrativa do laudo que aborda o comportamento alimentar.

9 Viva mais e melhor! O relatório do Painel Genômico de Nutrição e Resposta ao Exercício inclui variantes genéticas de suas possibilidades em níveis de HDL (colesterol bom), LDL (colesterol ruim), assim como açúcar no sangue e triglicerídeos. Todos esses indicadores, em níveis alterados, são precursores de diversas doenças, como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes. A partir de informações sobre sua saúde metabólica, você poderá fazer escolhas mais assertivas, tomar medidas preventivas (se necessário) e manter em constante monitoramento o que estiver alterado, cuidando de sua saúde de uma maneira mais eficaz. Fatores metabólicos avaliados: :: Colesterol LDL e HDL. :: Triglicerídeos. :: Glicose. Imagem ilustrativa do laudo que aborda os fatores metabólicos avaliados.

10 O ponto de partida para uma saúde plena. Enquanto a genética pode ser a tecnologia médica mais avançada, os relatórios do Painel Genômico de Nutrição e Resposta ao Exercício são desenvolvidos para serem acessíveis e facilmente entendidos. Entretanto, é fundamental que você converse com seu médico, antes e depois de realizá-lo. Dessa forma, poderá aproveitar melhor as informações fornecidas e, com o auxílio médico, traçar o melhor caminho para uma vida mais saudável. *Exame feito sob prescrição médica. A sua dieta recomendada: :: Baixo teor em gorduras :: Baixo teor em carboidratos :: Mediterrânea :: Balanceada Reações a alimentos: :: Metabolismo da cafeína :: Gosto amargo :: Intolerância à lactose :: Rubor facial induzido por álcool Traços de comportamento alimentar: :: Lanchar entre as refeições :: Fome :: Saciedade :: Desinibição alimentar :: Desejo por certos alimentos O seu corpo e peso: :: Recuperação do peso perdido :: Metabolismo :: Níveis de adiponectina :: Obesidade Exercícios: :: Treino de resistência :: Musculação :: Força muscular :: Resposta a exercícios :: Resposta de sensibilidade à insulina :: Perda de peso :: Pressão sanguínea :: Colesterol HDL (colesterol bom) :: Perda de gordura corporal Necessidades nutricionais: :: Vitamina B6 :: Vitamina B12 :: Folato :: Vitamina A :: Vitamina D :: Vitamina E

11 Para mais informações sobre o Painel Genômico de Nutrição e Resposta ao Exercício, acesse: Atendimento ao Cliente: (São Paulo) (Rio de Janeiro) altadiagnosticos :: Parque Ibirapuera SP - Avenida República do Líbano, 725 :: Jardins SP - Avenida Brasil, 2187 :: Botafogo RJ - Rua Voluntários da Pátria, 423 Responsável Técnico: Dr. Octávio Fernandes - CREMESP

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO A maioria da população quer conquistar uma vida mais saudável, ter mais energia, melhorar o desempenho

Leia mais

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO Para mais informações sobre preparo e unidades que oferecem este exame, entre em contato com o nosso Atendimento ao Cliente ou acesse nosso site. www.labfa.com.br Atendimento ao Cliente: (41) 4004-0103

Leia mais

Pergunte ao seu médico sobre o Pathway Fit.

Pergunte ao seu médico sobre o Pathway Fit. Pathway Genomics Corporation 4045 Sorrento Valley Blvd. San Diego, CA 92121 Serviço ao Cliente São Paulo 11-4063-0563 Ramal 61.62.69 Segunda à Sexta, das 8 às 17 horas (horário do Pacífico) clientservices@pathway.com

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo?

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo? O aumento dos índices relacionados ao excesso de peso, à obesidade e a doenças como a diabetes ao longo dos últimos anos levantou a questão se de fato a quantidade de carboidratos ingeridos diariamente

Leia mais

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Matéria publicada em 07 de Maio de 2014 Receber o diagnóstico de colesterol alto vira alvo

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA ENTENDENDO a doença metabólica A doença metabólica, também chamada de síndrome metabólica ou ainda de plurimetabólica, em geral faz parte de um conjunto de

Leia mais

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE O QUE É? Doença crônica, definida como o acúmulo de tecido gorduroso localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios

Leia mais

Fonte de vitamina K: Diabético pode comer mamão? Seg, 19 de Junho de :56 - Última atualização Seg, 19 de Junho de :00

Fonte de vitamina K: Diabético pode comer mamão? Seg, 19 de Junho de :56 - Última atualização Seg, 19 de Junho de :00 Sabemos que a alimentação de diabéticos pode ser um pouco mais restrita, mas sabemos também que as frutas são boas aliadas para o bom funcionamento do organismo. Alguns alimentos são reconhecidos como

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

SOBRE MIM... Graduação em nutrição em 2010 pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO

SOBRE MIM... Graduação em nutrição em 2010 pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO SOBRE MIM... Graduação em nutrição em 2010 pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional Unicsul/VP em 2014 Aluna de Mestrado na Universidade Federal de

Leia mais

Síndrome Metabólica. Wilson Marques da Rosa Filho. (Tratamento pela Acupuntura e Homeopatia)

Síndrome Metabólica. Wilson Marques da Rosa Filho. (Tratamento pela Acupuntura e Homeopatia) Síndrome Metabólica (Tratamento pela Acupuntura e Homeopatia) Wilson Marques da Rosa Filho 1 Síndrome Metabólica 1ª edição: maio de 2017 Síndrome Metabólica / Wilson Marques da Rosa Filho São Paulo: Perse

Leia mais

Tenha em mente que estes são os maiores problemas de saúde no mundo. Os principais resultados medidos são geralmente perda de peso, bem como fatores

Tenha em mente que estes são os maiores problemas de saúde no mundo. Os principais resultados medidos são geralmente perda de peso, bem como fatores Os estudos A maioria dos estudos estão sendo realizados em pessoas com problemas de saúde, incluindo excesso de peso/ obesidade, diabetes tipo II e síndrome metabólica. Tenha em mente que estes são os

Leia mais

Izabela Alves Gomes Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO

Izabela Alves Gomes Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Izabela Alves Gomes izabela.nut@gmail.com Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Rio de Janeiro - 2016 É considerado vegetariano todo aquele que exclui de sua alimentação todos os

Leia mais

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero%

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Por Mariana Nacarato, Nutricionista da Equilibrium Consultoria 1. Existe de fato muito ganho nutricional na substituição do pão

Leia mais

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais.

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. Com mais de uma década de existência, e mais de 200 produtos no mercado, a MEDIERVAS teve como ponto

Leia mais

Mestranda: Mariana Camargos de Paula. Junho/2013

Mestranda: Mariana Camargos de Paula. Junho/2013 Mestranda: Mariana Camargos de Paula Junho/2013 Alimentação Mito? Se refere às crenças comuns (sem fundamento científico) de diversas comunidades. Alimentos Combinação de certos tipos de alimentos que

Leia mais

EXEMPLO DE RELATÓRIO PATHWAY FIT

EXEMPLO DE RELATÓRIO PATHWAY FIT Array: Diretor do laboratório, Linda Wasserman, M.D., Ph.D. PATHWAY IT INORMAÇÕES DE SAÚDE PROTEGIDAS DETALHES PESSOAIS DATA DE 01/01/1980 NASCIMENTO ETNIA Caucasiano MÉDICO SOLICITANTE Joseph Voland M.D.

Leia mais

ESCONDIDINHO DE MAÇÃ

ESCONDIDINHO DE MAÇÃ Um lanche criativo, prático e saudável pode ser feito com apenas uma maçã, uma banana, um pouco de canela e muito foco na educação alimentar. O Escondidinho de Maçã é uma opção leve e deliciosa para saciar

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Nutrição e Detox Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Mestre em Alimentos e Nutrição (PPGAN -UNIRIO) Doutoranda em Alimentos e Nutrição (PPGAN- UNIRIO O QUE É DESTOXIFICAÇÃO? Destoxificacao ou

Leia mais

Resolução da Questão 1 Item I (Texto Definitivo) Resolução da Questão 1 Item II (Texto Definitivo) Resolução da Questão 1 Item III (Texto Definitivo)

Resolução da Questão 1 Item I (Texto Definitivo) Resolução da Questão 1 Item II (Texto Definitivo) Resolução da Questão 1 Item III (Texto Definitivo) Questão A coloração de gram é um dos mais importantes métodos de coloração utilizados em laboratórios de microbiologia, sendo quase sempre o primeiro passo para a caracterização de amostras de bactérias.

Leia mais

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Matéria publicada em 19 de Novembro de 2014 O diabetes é

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer.

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Como Perder Peso, saiba como acabar com a obesidade. Quando falamos em perder peso, estamos falando em eliminar a obesidade, que é o mal

Leia mais

1. Explique por que o macarrão saiu da base e foi para o topo da nova pirâmide e a atividade física ficou na base da pirâmide nova.

1. Explique por que o macarrão saiu da base e foi para o topo da nova pirâmide e a atividade física ficou na base da pirâmide nova. 8º Biologia Leda Aval. Rec. Par. 20/08/12 1. Explique por que o macarrão saiu da base e foi para o topo da nova pirâmide e a atividade física ficou na base da pirâmide nova. A GORDURA DO BEM [...] Em quantidade

Leia mais

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio Problemas nutricionais associados à hábitos alimentares inadequados: Dislipdemias / Anemia / Obesidade

Leia mais

Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais,

Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais, Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais, as alterações no organismo, os critérios para janelas

Leia mais

Alimentos funcionais. Vanessa Rosse de Souza Nutricionista - UFF Rio de Janeiro

Alimentos funcionais. Vanessa Rosse de Souza Nutricionista - UFF Rio de Janeiro Alimentos funcionais Vanessa Rosse de Souza Nutricionista - UFF Rio de Janeiro A nutrição funcional é um campo da ciência da nutrição, que estuda a interação dos nutrientes e fitoquímicos com os processos

Leia mais

1 colher de azeite. 1 colher de arroz. São macronutrientes as proteínas, os carboidratos e os lipídeos.

1 colher de azeite. 1 colher de arroz. São macronutrientes as proteínas, os carboidratos e os lipídeos. Distúrbios alimentares EXERCÍCIOS 1. (Fuvest) Uma dieta de emagrecimento atribui a cada alimento um certo número de pontos, que equivale ao valor calórico do alimento ao ser ingerido. Assim, por exemplo,

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Dra. Helena Maia Nutricionista OBJECTIVOS Obesidade: Riscos, prevalências e tipos Nutrição / Nutrientes Roda dos Alimentos Alimentação Mediterrânica IMC Conclusão RISCOS RELACIONADOS

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

Energize-se com uma alimentação saudável

Energize-se com uma alimentação saudável Energize-se com uma alimentação saudável Encontro Educacional 1 Este encontro apresenta Consuma bastante frutas e verduras! Saiba o quanto consumir, conheça os benefícios e aprenda dicas para comer mais

Leia mais

Berinjela Concentrada. Açaí Concentrado

Berinjela Concentrada. Açaí Concentrado Produtos Naturisse Açaí Concentrado Altamente anti-oxidante, ajuda na prevenção do Cancro de próstata, inibe a formação dos radicais livres e colesterol, e previne o envelhecimento precoce, contém uma

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1 Prof. Daniele Duó Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos O QUE É SAÚDE? Saúde é um estado de completo

Leia mais

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação NUTRIÇÃO ESPORTIVA A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação pós-treino, melhora do desempenho

Leia mais

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando.

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. focando em entregar artigos de alta qualidade para você. DEUS AMA VOCÊ. Conteúdo INFARTO DO MIOCÁRDIO - 5

Leia mais

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas Dieta Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra

Leia mais

12 maneiras para perder peso sem ir à academia

12 maneiras para perder peso sem ir à academia 12 maneiras para perder peso sem ir à academia Nem todo mundo tem tempo de ir à academia e isso pode desanimar muita gente que deseja perder peso. É importante ressaltar que a prática de exercícios físicos

Leia mais

INTRODUÇÃO PROPRIEDADES

INTRODUÇÃO PROPRIEDADES INTRODUÇÃO Laranjas de polpa vermelha são bastante comuns no Mar Mediterrâneo, em particular na Itália e na Turquia. CitrusiM é um extrato obtido da Laranja Vermelha Moro, também conhecida como falsa sanguínea.

Leia mais

EMAGRECIMENTO: caso. Annie Bello PhD. Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC

EMAGRECIMENTO: caso. Annie Bello PhD. Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC EMAGRECIMENTO: caso Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Fernanda, chega ao consultório por iniciativa própria. Ela

Leia mais

Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril

Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril Vida saldável Plasc Folder semana do colesterol alt.indd 1 18/3/2010 09:29:20 Dicas para uma vida saudável ou como manter seu Colesterol no nível ideal.

Leia mais

Ômega 3 na dieta da gestante: efeitos epigenéticos no metabolismo energético de duas gerações

Ômega 3 na dieta da gestante: efeitos epigenéticos no metabolismo energético de duas gerações Ômega 3 na dieta da gestante: efeitos epigenéticos no metabolismo energético de duas gerações Carolina Bespalhok Jacometo Orientador: Nelson Dionello Simone Halfen Orientador: Marcio Nunes Corrêa Universidade

Leia mais

Obesidade. O que pesa na sua saúde.

Obesidade. O que pesa na sua saúde. Obesidade O que pesa na sua saúde. SiTUAçÃO DA OBESiDADE NO BRASiL E NO MUNDO A obesidade é apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo

Leia mais

Hipertensão Diabetes Dislipidemias

Hipertensão Diabetes Dislipidemias Hipertensão Diabetes Dislipidemias Hipertensão A pressão alta atinge 24,3% da população adulta brasileira e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como

Leia mais

ideias simples para inserir na sua rotina

ideias simples para inserir na sua rotina 14 ideias simples para inserir na sua rotina Alcançar o peso ideal pode ser um grande desafio, independente de quantos quilos você gostaria de perder. No entanto, tomar um passo de cada vez e fazer algumas

Leia mais

Atividade física e ácidos graxos insaturados como o ômega-3 revertem inflamação que desencadeia obesidade e diabetes

Atividade física e ácidos graxos insaturados como o ômega-3 revertem inflamação que desencadeia obesidade e diabetes 8º Biologia Leda Av. Trimestral 27/06/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

NOME DO PROJETO MEDIDA LEGAL

NOME DO PROJETO MEDIDA LEGAL NOME DO PROJETO MEDIDA LEGAL 1 CUIDAR DE VOCE Milhões de pessoas têm sobrepeso ou obesidade, e isso as coloca em risco para muitas doenças e condições médicas. Quanto mais gordura corporal você tiver e

Leia mais

Session 1: Brazilian scenario: ingredients, functional foods and health

Session 1: Brazilian scenario: ingredients, functional foods and health Session 1: Brazilian scenario: ingredients, functional foods and health Raul Amaral Rego Coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica ITAL, Campinas, 29 de novembro de 2016 Agenda Mercado consumidor

Leia mais

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Nutricionista Maria Sueli Hilário Serviço de Nutrição Início 2003 INÍCIO FUNCIONÁRIOS: 01 Nutricionista e 02 frente de trabalho

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

Exercite-se com seu diabetes

Exercite-se com seu diabetes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Exercite-se com seu diabetes Benefícios da atividade física Se você é diabético não tenha medo de

Leia mais

1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA

1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA 1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA 08:00-09:00 ABERTURA 09:00-1030 VITAMINA D e SAÚDE 09:00-09:25 - Panorama da Adequação no Brasil 09:25-09:50 - Metabolismo e Catabolismo da vitamina D 09:50-10:15 -

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado

ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado Ficha técnica ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado REGISTRO: Registro no M.S. 6.5204.0106.001-1 CÓDIGO DE BARRA: 7898171287183 EMBALAGEM: Plástico, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA:

Leia mais

Ganhando saúde a partir de boas escolhas. Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutrição UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN UNIRIO

Ganhando saúde a partir de boas escolhas. Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutrição UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN UNIRIO Ganhando saúde a partir de boas escolhas Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutrição UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN UNIRIO O que é Saúde? Ser magro é ter saúde? Estar acima do peso é sinal de

Leia mais

Selecione os melhores nutrientes para o seu corpo e cérebro!

Selecione os melhores nutrientes para o seu corpo e cérebro! ALTA PERFORMANCE COGNITIVA E REEQUILÍBRIO METABÓLICO Selecione os melhores nutrientes para o seu corpo e cérebro! L Y G I A P E R E I R A D R. D J A L M A B A M B I R R A S U P E R A L I M E N T O S Os

Leia mais

EFEITOS NA OBESIDADE: PERGUNTE AO ESPECIALISTA Compostos bioativos

EFEITOS NA OBESIDADE: PERGUNTE AO ESPECIALISTA Compostos bioativos EFEITOS NA OBESIDADE: PERGUNTE AO ESPECIALISTA Compostos bioativos JORNADA DE NUTRIÇÃO DO NIDEN / 2017 Profa. Dra. Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves Introdução Compostos Bioativos Compostos fenólicos

Leia mais

O AMENDOIM E SEUS BENEFÍCIOS

O AMENDOIM E SEUS BENEFÍCIOS Ciclo de Palestras 2014/2 O AMENDOIM E SEUS BENEFÍCIOS Luciana Mouta de Oliveira O AMENDOIM O amendoim é uma semente oleaginosa de uma planta da família Fabaceae, a Arachis hypogaea L.. é uma planta originária

Leia mais

Principais sintomas: - Poliúria (urinar muitas vezes ao dia e em grandes quantidades); - Polidipsia (sede exagerada); - Polifagia (comer muito);

Principais sintomas: - Poliúria (urinar muitas vezes ao dia e em grandes quantidades); - Polidipsia (sede exagerada); - Polifagia (comer muito); O diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracteriza por uma elevada taxa de glicose (açúcar) no sangue. Essa elevação ocorre, na maioria das vezes, por uma deficiência do organismo em produzir

Leia mais

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A Bioquímica Da Célula Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A importância da água em nossa vida A água é indispensável para o nosso planeta. Foi através dela que surgiram as primeiras

Leia mais

Princípios da Alimentação e Saúde

Princípios da Alimentação e Saúde Princípios da Alimentação e Saúde Alimentação é mais que ingestão de nutrientes Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo Alimentação saudável deriva de sistema alimentar socialmente

Leia mais

OVO UM ALIMENTO FUNCIONAL. Gabriel de Carvalho

OVO UM ALIMENTO FUNCIONAL.  Gabriel de Carvalho OVO UM ALIMENTO FUNCIONAL Gabriel de Carvalho Nutricionista Funcional e Farmacêutico Diplomado pelo The Institute for Functional Medicine Professor do Curso de Extensão em Nutrição Funcional desde 1999

Leia mais

AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA NO IDOSO

AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA NO IDOSO C E N T R O U N I V E R S I T Á R I O C AT Ó L I C O S A L E S I A N O A U X I L I U M C U R S O D E N U T R I Ç Ã O - T U R M A 6 º T E R M O D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E M G E R I AT R I A

Leia mais

E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW

E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW 2017 Mundo 36.9 milhões Pessoas vivendo com HIV +14% Em relação a 2010 2017 Mundo 36.9 milhões Pessoas vivendo com HIV - 18% Novas infecções anuais relativas a 2010-34%

Leia mais

AMANDA VIANA SOARES Nutricionista CRN/5: 9257

AMANDA VIANA SOARES Nutricionista CRN/5: 9257 ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTINÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA AMANDA VIANA SOARES Nutricionista CRN/5: 9257 CRISTINÁPOLIS Cidade localizada no

Leia mais

Os superalimentos. Rubrica Nutricional. densidade nutricional, considerados. Os consumidores do mundo. industrializado estão a tornar-se cada vez

Os superalimentos. Rubrica Nutricional. densidade nutricional, considerados. Os consumidores do mundo. industrializado estão a tornar-se cada vez Artigo de Opinião N.º 6 14 de agosto de 2017 Rubrica Nutricional Os superalimentos Os consumidores do mundo industrializado estão a tornar-se cada vez mais conscientes da relação entre a dieta e a saúde.

Leia mais

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO RECOMENDAÇÃO - AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE ATLETA 60-70% CHO ENDURANCE - 1,2 1,4g/ kg PTN FORÇA -

Leia mais

OBESIDADE MAPA DE REVISÕES PROTOCOLO CLINICO. Destinatários. Data Dr. Bilhota Xavier

OBESIDADE MAPA DE REVISÕES PROTOCOLO CLINICO. Destinatários. Data Dr. Bilhota Xavier Palavras-Chave: Destinatários Médicos dos ACES da Unidade Coordenadora Funcional (UCF) de Leiria Elaboração Dr.ª Sandra Ferreira, Dr.ª Carla Loureiro, Dr. Pascoal Moleiro Aprovação Diretor do Serviço Dr.

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono.

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono. Cartilha do Sono Associação Brasileira do Sono. RESPEITE SEU SONO E SIGA SEU RITMO Porque devemos respeitar o sono e seguir o nosso ritmo? O QUE É CRONOTIPO Cada pessoa prefere realizar suas atividades

Leia mais

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Palavra-chave: Ganhar massa muscular Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Quando inicia os treinos e toma a decisão de começar uma rotina saudável que visa a melhoria do corpo, sempre

Leia mais

Cardiovascular 29% Infectious & Parasitic 19% Other 3% Injury 9% Digestive 4% Respiratory. Respiratory Infections. 7% Neuropsychiatric

Cardiovascular 29% Infectious & Parasitic 19% Other 3% Injury 9% Digestive 4% Respiratory. Respiratory Infections. 7% Neuropsychiatric Impacto Global das Doenças Cardiovasculares Digestive 4% Respiratory 7% Neuropsychiatric 2% Injury 9% Other 3% Infectious & Parasitic 19% Respiratory Infections 7% Maternal & Perinatal 5% Cardiovascular

Leia mais

Alimentação Preventiva e Saúde

Alimentação Preventiva e Saúde PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Alimentação Preventiva e Saúde Monique de Barros Elias Campos

Leia mais

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares?

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares? Coração saudável O coração É o músculo mais importante do nosso corpo, pois é encarregado de bombear o sangue, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos por meio de vasos sanguíneos chamados artérias.

Leia mais

ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS.

ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS. ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS. Arroz Integral Uma das variedades preferidas pelas pessoas adeptas de um estilo de vida saudável, o arroz integral é muito nutritivo.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO A BASE DE BATATA DOCE. Ana Paula S. Silva 1, Flavia C. Cavalini 2. Professora da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO A BASE DE BATATA DOCE. Ana Paula S. Silva 1, Flavia C. Cavalini 2. Professora da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO A BASE DE BATATA DOCE. Ana Paula S. Silva 1, Flavia C. Cavalini 2 1 Graduanda da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga,apdssilva85@gmail.com 2 Professora da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde.

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde. 10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde 1-Abacate Ele é riquíssimo em gorduras saudáveis, possui carboidratos de alta qualidade e é fonte de muuuuita fibra! A gordura saudável do abacate

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO COM NUTRILITE É SIMPLES.

SUPLEMENTAÇÃO COM NUTRILITE É SIMPLES. SUPLEMENTAÇÃO COM NUTRILITE É SIMPLES. NUTRILITE O MELHOR DA CIÊNCIA E O MELHOR DA NATUREZA QUEM CONHECE SABE A DIFERENÇA Mais de 60% dos brasileiros não consomem a quantidade ideal de frutas e verduras

Leia mais

SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL???

SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL??? SABES O QUE É O CÍRCULO AZUL??? Dia Mundial da Diabetes No dia 14 de Novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes O símbolo da diabetes é um círculo azul e foi estabelecido pela ONU. A cor representa

Leia mais

1. Existem problemas de obesidade no Brasil? 2. Se você respondeu sim à pergunta anterior, qual você acredita ser a principal causa da obesidade?

1. Existem problemas de obesidade no Brasil? 2. Se você respondeu sim à pergunta anterior, qual você acredita ser a principal causa da obesidade? TÍTULO: CONTROLE DE PESO DURAÇÃO: 30 NÍVEL: 2º e 3º CICLOS E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: BIOLOGIA, CIÊNCIAS, ANATOMIA, MATEMÁTICA DESCRIÇÃO Pelo menos 100 milhões de norte-americanos sofrem com o problema

Leia mais

MAPA DE REVISÕES. Revisão Página Motivo Data Responsável

MAPA DE REVISÕES. Revisão Página Motivo Data Responsável DESTINATÁRIOS Médicos dos Centros de Saúde da Unidade Coordenadora Funcional (UCF) de Leiria Elaboração Sandra Ferreira, Carla Loureiro, Pascoal Moleiro ----------------------- Aprovação Director do Serviço

Leia mais

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site:

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site: CHROMIUM PICOLINATO Maça e Banana Ref.: KA341 COLLAGEN HIDROLYSATE COLLAGEN HIDROLYSATE Sabores: Uva Laranja com Acerola. Maça e Banana Ref.: KA341 EVOLUTION WHEY NO2 COLLAGEN Whey Protein é derivado do

Leia mais

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg UP! A-Z Force Homme Suplemento vitamínico e mineral de A a Z Suplemento vitamínico e mineral em cápsulas desenvolvido para atender as particularidades nutricionais do homem, a fim de potencializar a fisiologia

Leia mais

S U M Á R I O. 1 Obesidade em cães. 2 Dieta

S U M Á R I O. 1 Obesidade em cães. 2 Dieta ZOOTECNIA OBESIDADE EM CÃES POR ANDRESSA REIS S U M Á R I O 1 Obesidade em cães 2 Dieta Obesidade em cães A obesidade canina é definida como um acúmulo de gordura capaz de prejudicar as funções fisiológicas.

Leia mais

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras coisas, que os atletas precisam manter uma alimentação

Leia mais

Saúde, beleza e longevidade.indd /10/ :47:48

Saúde, beleza e longevidade.indd /10/ :47:48 7 Lixo Alimentar Saúde, beleza e longevidade.indd 147 15/10/2013 13:47:48 Saúde, beleza e longevidade.indd 148 15/10/2013 13:47:48 Lixo Alimentar Saúde, Beleza e longevidade 149 Cuidado com a sua saúde!

Leia mais

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book.

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book. e-book O BOM E O MAU CARBOIDRATO SAIBA QUE TIPO DE CARBOIDRATO VOCÊ DEVE COMER. Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

Como Emagrecer com Saúde

Como Emagrecer com Saúde Introdução: Este guia foi elaborado com muito carinho por nossa equipe para ajudar as pessoas que desejam perder peso com saúde. Se tiver dúvidas, por favor entre em contato por nosso email sac@suanatureza.com.br

Leia mais

Dra. Natalia Almeida Prado de Oliveira Silva Endocrinologia Infantil associada à Nutrição Funcional Medicina Preventiva CRM SP Pediatria

Dra. Natalia Almeida Prado de Oliveira Silva Endocrinologia Infantil associada à Nutrição Funcional Medicina Preventiva CRM SP Pediatria Alimentação e saúde o que isto tem a ver? CONALCO dezembro 2015 Dra. Natalia Almeida Prado de Oliveira Silva Endocrinologia Infantil associada à Nutrição Funcional Medicina Preventiva CRM SP 136 322 Pediatria

Leia mais

6INCRÍVEIS SUPLEMENTOS POTENCIALIZADORES CEREBRAIS

6INCRÍVEIS SUPLEMENTOS POTENCIALIZADORES CEREBRAIS 6INCRÍVEIS SUPLEMENTOS POTENCIALIZADORES CEREBRAIS QUEM SOU EU? Dr. Patrick Rocha Médico, autor, palestrante, pesquisador e apaixonado por saúde e nutrição. Atua com muita alegria o posto de presidente

Leia mais

TRATAMENTO DIETÉTICO DO DIABETES MELLITUS. Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas

TRATAMENTO DIETÉTICO DO DIABETES MELLITUS. Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas TRATAMENTO DIETÉTICO DO DIABETES MELLITUS Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas Como Avaliar o Sucesso do tratamento Alvos do controle clínico e metabólico Glicemia préprandial (mg/dl) Glicemia pósprandial

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 7 Profª. Tatiane da Silva Campos DISTÚRBIOS DESEQUILÍBRIOS HOMEOSTÁTICOS Anorexia nervosa: Distúrbio crônico caracterizado pela

Leia mais

PRODUTOS SEM SAL E SEM GLUTAMATO MONOSSÓDICO 100% SAUDÁVEIS.

PRODUTOS SEM SAL E SEM GLUTAMATO MONOSSÓDICO 100% SAUDÁVEIS. PRODUTOS SEM SAL E SEM GLUTAMATO MONOSSÓDICO 100% SAUDÁVEIS. KETCHUP MOSTARDA Nós temos no nosso Ketchup! Feito especialmente para uma alimentação saudável, nosso ketchup é um produto totalmente inovador

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO Taxa metabólica rato coelho homem vaca elefante Peso corporal 6CO 2 + 12H 2 O luz C 6 H 12 O 6 + 6H 2 O + 6O 2 6CO 2 + 6H 2 O energia de oxidação

Leia mais

Efeito do consumo de vinhos do Vale do São Francisco na saúde humana

Efeito do consumo de vinhos do Vale do São Francisco na saúde humana Efeito do consumo de vinhos do Vale do São Francisco na saúde humana 1 Universidade Católica de Brasília, Brasília/DF, 2 Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina

Leia mais

Listagem do PH dos Alimentos e a importância dos Alimentos Alcalinos. Ed Santos

Listagem do PH dos Alimentos e a importância dos Alimentos Alcalinos. Ed Santos Listagem do PH dos Alimentos e a importância dos Alimentos Alcalinos Ed Santos 1 Tabela PH dos Alimentos Esta tabela não representa o ph real dos alimentos (antes de serem consumidos), representa sim algo

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Edição Dia do Idoso 01 de outubro de 2015 Equipe de Nutrição A denominação pessoa idosa é usada para se referir às pessoas que têm 60 anos ou mais. A maioria chama de "terceira

Leia mais