NA-047.R-6 - ROTINA PARA CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NA-047.R-6 - ROTINA PARA CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS"

Transcrição

1 NA-047.R-6 - ROTINA PARA CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 2335, de 28 de maio de Publicada no DOERJ de 06 setembro de OBJETIVO Estabelecer as rotinas para o credenciamento e a renovação de credenciamento de laboratórios e para a inclusão de novos parâmetros no Certificado de Credenciamento de laboratórios já credenciados, dentro do Sistema de Credenciamento de Laboratórios, instituído pela Deliberação CECA nº 707 de 12 de setembro de 1985, alterada e consolidada pela Deliberação CECA nº 2.333, de 28 de maio de DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Documentos aprovados pela Comissão Estadual de Controle Ambiental CECA e publicados no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. - DZ-046 DIRETRIZ PARA CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS - IT-048 INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA VISTORIA EM LABORATÓRIOS 3. ROTINA PARA CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS PASSO Nº ÓRGÃO ENVOLVIDO DESCRIÇÃO 1 LABORATÓRIO Comparece à CA solicitando o seu credenciamento. 2 CA Fornece ao laboratório um formulário de Cadastro de Laboratório (Anexo 1) e uma cópia da DZ LABORATÓRIO Comparece à CA e apresenta: o formulário de Cadastro de Laboratório devidamente preenchido e a descrição das técnicas de análises, diferentes das adotadas pela FEEMA, conforme assinalado nas folhas B-1 e B-2 do Cadastro, quando houver.

2 4 CA Confere a documentação apresentada: Se não estiver correta, devolve-a ao laboratório, com os devidos esclarecimentos, que retomara a solicitação no passo 3. Se correta, devolve-a ao laboratório juntamente com uma Guia de Recolhimento GR, em 5 (cinco) vias, das quais arquiva a 5ª via, no valor calculado de acordo com o item da DZ LABORATÓRIO Paga a GR no Banco e entrega a 2ª via, devidamente recebida, juntamente com a documentação a DISEG DISEG Recebe a documentação e verifica no campo II da folha A do Cadastro o tipo de solicitação. Tratando-se de solicitação de credenciamento, abre processo com a documentação apresentada e o encaminha à CA. - Fornece ao laboratório o Cartão de Andamento de Processo. 7 CA Recebe o processo, faz as anotações e o encaminha a DILAB. 8 DILAB - Recebe o processo, analisa a documentação nele contida e procede a vistoria, preenchendo na ocasião o Relatório de Vistoria, de acordo com a IT Emite Laudo Técnico (Anexo 2) incorporando-o ao processo: Se desfavorável, encaminha o processo ao Diretor-Chefe do DEP, seguindo o passo 9. Se favorável, segue o passo Diretor-Chefe do DEP Recebe o processo, toma conhecimento do Laudo Técnico desfavorável a solicitação e encaminha-o à CA recomendando o indeferimento.

3 10 CA - Recebe o processo, toma conhecimento da recomendação de indeferimento, elabora no corpo do processo o despacho de indeferimento e o informa ao laboratório através de uma Notificação, acompanhada da cópia do despacho de indeferimento, sendo a Notificação assinada pelo Chefe da CA e o despacho pelo Presidente da FEEMA. - Dá ciência do indeferimento ao DECON. - Incorpora ao processo cópia dos documentos que foram encaminhados ao laboratório e o encaminha à DILAB. 11 DILAB Recebe o processo, toma conhecimento dos despachos e o devolve a CA. 12 CA Recebe o processo e o encaminha ao DECON para ciência. 13 DECON Recebe o processo, toma ciência, dá ciência às suas Divisões e o devolve a CA. 14 CA Recebe o processo e encaminha-o à DISEG 1.2 que o arquiva, encerrando a solicitação. 15 DILAB Encaminha a CA, com 20 (vinte) dias de antecedência o processo contendo o período em que o laboratório deverá comparecer à CA para retirada das amostras destinadas ao controle analítico. 16 CA Informa ao laboratório, através de uma Notificação com Aviso de Recebimento AR, o prazo determinado pela DILAB. 17 DILAB Prepara e faz chegar a CA as amostras com 1 (um) dia de antecedência do prazo previamente estipulado. 18 LABORATÓRIO - Comparece a CA, dentro do prazo determinado, retira as amostras, mediante recibo no processo. - Realiza as análises e as encaminha a CA, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data em que as amostras estão a disposição do laboratório.

4 19 CA Entrega as amostras, recebe os resultados das análises, incorpora-os ao processo e o encaminha a DILAB. Caso o laboratório não compareça a CA para retirar as amostras no prazo determinado ou não encaminhe seus resultados no prazo de 30 (trinta) dias, ficará caracterizada a desistência do credenciamento. Neste caso, a CA registra o fato no processo e o encaminha a DISEG 1.2 que o arquivará. Comunica o fato a DILAB, devolvendo as amostras no caso do laboratório não ter vindo buscá-las. 20 DILAB - Recebe o processo, avalia o resultado das análises de acordo com o que dispõe a DZ-046, retornando ao passo 15 no caso de necessidade de envio de novas amostras. - Emite parecer quanto a solicitação e o encaminha ao Diretor-Chefe do DEP: Se desfavorável, segue os procedimentos dos passos 9 ao 14. Se favorável, segue o passo Diretor-Chefe do DEP Recebe o processo e o encaminha a CA recomendando a emissão do Certificado de Credenciamento (Anexo 3). 22 CA - Recebe o processo, elabora despacho de deferimento no corpo do processo e emite o Certificado de Credenciamento, ambos assinados pelo Presidente da FEEMA. - Envia ao laboratório, pelo Correio com AR, o Certificado de Credenciamento. - Incorpora ao processo cópia dos documentos encaminhados ao Laboratório e o encaminha a DILAB. - Mantem uma listagem dos laboratórios credenciados atualizados mensalmente para prestar informações aos interessados, encaminhando cópia ao DEP e ao DECON.

5 4. ROTINA PARA A RENOVAÇÃO DO CREDENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS PASSO Nº ÓRGÃO ENVOLVIDO DESCRIÇÃO 1 LABORATÓRIO Comparece à CA, 30 (trinta) dias antes de expirar o prazo de validade do credenciamento, solicitando sua renovação. 2 CA Fornece ao laboratório um formulário de Cadastro de Laboratório (Anexo 1). 3 LABORATÓRIO Comparece à CA e apresenta: o formulário de Cadastro de Laboratório devidamente preenchido e a descrição das técnicas de análise diferentes das adotadas pela FEEMA conforme assinalado nas folhas B-1 e B-2 do Cadastro, quando houver. 4 CA Confere a documentação apresentada: Se não estiver correta, devolve-a ao laboratório, com os devidos esclarecimentos, que retomará a solicitação no passo 3. Se correta, devolve-a ao laboratório juntamente com uma Guia de Recolhimento GR, em 5 (cinco) vias, das quais arquiva a 5ª via, no valor calculado de acordo com o item 5.1 da DZ LABORATÓRIO Paga a GR no Banco e entrega a 2ª via, devidamente recebida, juntamente com a documentação a DISEG DISEG Recebe a documentação e verifica no campo II da folha A do Cadastro o tipo de solicitação. Tratando-se de renovação do Certificado de Credenciamento, desarquiva o processo referente ao laboratório, incorpora a documentação apresentada e o encaminha a CA. - Fornece ao laboratório o Cartão de Andamento de Processo. 7 CA Recebe o processo, faz as anotações devidas e o encaminha a DILAB.

6 8 DILAB Recebe o processo e verifica se há solicitação de inclusão de novos parâmetros: Se há, segue a Rotina de Credenciamento a partir do seu passo 8. Se não, segue a Rotina de Credenciamento a partir do passo ROTINA PARA INCLUSÃO DE NOVOS PARÂMETROS PASSO Nº ÓRGÃO ENVOLVIDO DESCRIÇÃO 1 LABORATÓRIO Comparece a CA solicitando a inclusão de novos parâmetros. 2 CA Fornece ao laboratório um formulário de Cadastro de Laboratório (Anexo1). 3 LABORATÓRIO Comparece a CA e apresenta: o formulário Cadastro de Laboratório devidamente preenchido, a descrição das técnicas de análise referente a determinação dos novos parâmetros, diferentes das adotadas pela FEEMA, conforme assinalado nas folhas B-1 e B-2 do Cadastro, quando houver e o Certificado de credenciamento em vigor. 4 CA Confere a documentação apresentada: Se não estiver correta devolve-a ao laboratório, com os devidos esclarecimentos, que retomará a solicitação no passo 3. Se correta devolve-a ao laboratório juntamente com uma Guia de Recolhimento GR, em 5 (cinco) vias das quais arquiva a 5ª via, calculada de acordo com o subitem da DZ-046, incluindo-se as despesas de deslocamento sempre que pelo menos um dos parâmetros solicitados não fizer parte do mesmo conjunto de parâmetros para os quais o laboratório já estiver credenciado (folhas B-1 e B-2).

7 5 LABORATÓRIO Paga a GR no banco e entregue a segunda via devidamente recebida e a documentação apresentada a DISEG DISEG 1.2 Recebe a documentação e verifica no Campo II da folha A do cadastro o tipo de solicitação. Tratando-se de inclusão de novos parâmetros desarquiva o processo referente ao laboratório, incorpora a documentação apresentada e o encaminha a CA. Caso o processo não esteja na DISEG 1.2 esta o requisita informando a solicitação de inclusão de novos parâmetros. Incorpora a documentação apresentada e o encaminha a CA. Em ambos os casos fornecem ao laboratório o Cartão de Andamento de Processo. 7 CA Recebe o processo faz as devidas anotações e o encaminha a DILAB. 8 DILAB - Recebe o processo, analisa a documentação nele contida e verifica a necessidade de preceder a vistoria: Se houver a realiza preenchendo na ocasião o Relatório de Vistoria, de acordo com a IT Em ambos os casos emite o Laudo Técnico (Anexo 2) incorporando-o ao processo: Se desfavorável encaminha o processo ao Diretor-Chefe do DEP e segue a Rotina de Credenciamento a partir do passo 9 ao 14. Se favorável, segue a Rotina de Credenciamento do passo 15 ao 20 e retoma essa Rotina no passo 9. 9 DIRETOR- CHEFE do DEP Recebe o processo e o encaminha a CA recomendando a averbação dos novos parâmetros no Certificado de Credenciamento (Anexo 3).

8 10 CA - Recebe o processo, elabora despacho de deferimento no corpo do processo e averba os novos parâmetros no Certificado de Credenciamento, ambos assinalados pelo Presidente da FEEMA. - Envia ao laboratório, pelo Correio com AR, o Certificado de Credenciamento. - Incorpora ao processo cópia dos documentos enviados ao laboratório e o encaminha a DILAB, dando ciência ao DECON. NOTA: Os anexos desta Norma foram transferidos para a DZ-046

FLUXO INTERNO DE REVALIDAÇÃO / RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS (TRÂMITE ADMINISTRATIVO DE ABERTURA DO PROCESSO)

FLUXO INTERNO DE REVALIDAÇÃO / RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS (TRÂMITE ADMINISTRATIVO DE ABERTURA DO PROCESSO) (TRÂMITE ADMINISTRATIVO DE ABERTURA DO PROCESSO) 1. Recepção da documentação; 2. Conferência e autenticação dos documentos; 3. Elaboração de CI para abertura de processo; 4. Envio de e-mail aos diretores

Leia mais

Elaboração e acompanhamento de Processos de Certificação. Palavras-chave: Processo, Certificação.

Elaboração e acompanhamento de Processos de Certificação. Palavras-chave: Processo, Certificação. 1/5 Palavras-chave: Processo, Certificação. Exemplar nº: Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento Anexo A Formulários 1 Objetivo Este Procedimento tem como

Leia mais

Procedimento para Desbloqueio de Cancelamento de Reserva de Gravames Financeiros - DETRAN/SP

Procedimento para Desbloqueio de Cancelamento de Reserva de Gravames Financeiros - DETRAN/SP Procedimento para Desbloqueio de Cancelamento de Reserva de Gravames Financeiros - DETRAN/SP De acordo com a portaria 2.762 de 28 de dezembro de 2008, o DETRAN passou a efetuar o bloqueio de cancelamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTOS ODONTOLOGICOS O Pró-Reitor Adjunto de

Leia mais

CARTILHA PARA REGISTRO SIMPLIFICADO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

CARTILHA PARA REGISTRO SIMPLIFICADO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO Esta cartilha tem o objetivo de instruir os servidores para a forma adequada para o registro e, posteriormente, elaboração do relatório final das atividades de extensão no modo simplificado. As atividades

Leia mais

WORKFLOW DE AFASTAMENTOS PARA O EXTERIOR OU ATÉ 30 DIAS NO PAÍS (DOCENTES DESIGNADOS NA REITORIA) Unidade de Designação

WORKFLOW DE AFASTAMENTOS PARA O EXTERIOR OU ATÉ 30 DIAS NO PAÍS (DOCENTES DESIGNADOS NA REITORIA) Unidade de Designação fls. 001 WORKFLOW DE AFASTAMENTOS PARA O EXTERIOR OU ATÉ 30 DIAS NO PAÍS (DOCENTES DESIGNADOS NA REITORIA) Solicitação de Afastamento Análise e Aprovação Formalização Interessado Cadastra pedido no sistema,

Leia mais

PROGRAMA DE LIVROS Fluxo de Aquisição Centralizada Pregão

PROGRAMA DE LIVROS Fluxo de Aquisição Centralizada Pregão INÍCIO Envio de e mail às Unidades, solicitando planilhas preenchidas Prepara Planilha e encaminha ao DT/SIBi Consolida dados das Planilhas recebidas, prepara os lotes p/ o pregão e encaminha à Reitoria

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE PASSOS DE PROCESSO

ESPECIFICAÇÃO DE PASSOS DE PROCESSO Observações importantes sobre os procedimentos: Os procedimentos acadêmicos descritos a seguir deverão ser solicitados na Secretaria do no Pavilhão Administrativo. As cópias dos documentos necessários

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE BASE DE CONHECIMENTO REMOÇÃO A PEDIDO DO SERVIDOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE BASE DE CONHECIMENTO REMOÇÃO A PEDIDO DO SERVIDOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE BASE DE CONHECIMENTO REMOÇÃO A PEDIDO DO SERVIDOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO QUE ATIVIDADE É? É o deslocamento do servidor técnico-administrativo, no âmbito da estrutura organizacional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO SETOR DE CONTRATOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO SETOR DE CONTRATOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO SETOR DE ROTINAS DOS ADMINISTRATIVOS DA UNIPAMPA BAGÉ/RS REVISÃO: NOVEMBRO / 2011 0 SUMÁRIO 1. CASOS DE

Leia mais

EDITAL Nº SPO.065, DE 1º DE OUTUBRO DE 2018 AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS PROGRAMA DE APOIO À PÓS-GRADUAÇÃO (PROAP)

EDITAL Nº SPO.065, DE 1º DE OUTUBRO DE 2018 AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS PROGRAMA DE APOIO À PÓS-GRADUAÇÃO (PROAP) EDITAL Nº SPO.065, DE 1º DE OUTUBRO DE AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS PROGRAMA DE APOIO À PÓS-GRADUAÇÃO (PROAP) A Diretora Geral em exercício do Campus São Paulo do Instituto Federal

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIOAL PADRÃO. Processo: Cadastramento de Projeto de Pesquisa

PROCEDIMENTO OPERACIOAL PADRÃO. Processo: Cadastramento de Projeto de Pesquisa PROCEDIMENTO OPERACIOAL PADRÃO Processo: Cadastramento de Projeto de Pesquisa Unidade: PROPED Código: POP- PROPED-02 Versão: 01 (mai/18) Página: 1-11 Objetivo: Realizar o cadastro de projetos de pesquisas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS NOTA TÉCNICA Nº 05/2014-DIGPE Natal, 24 de outubro de 2014. Regulamenta

Leia mais

(3.3) SENHORES DIRETORES DE DIRETORIA, DIVISÃO E ASSESSORIA, PROCURADORES DE AUTARQUIA E CHEFE DE GABINETE

(3.3) SENHORES DIRETORES DE DIRETORIA, DIVISÃO E ASSESSORIA, PROCURADORES DE AUTARQUIA E CHEFE DE GABINETE Ref. Exp. nº 9-54.016/ASE/99 Intº DER DTM-SUP/DER-005-19/04/1999 (3.3) SENHORES DIRETORES DE DIRETORIA, DIVISÃO E ASSESSORIA, PROCURADORES DE AUTARQUIA E CHEFE DE GABINETE O SUPERINTENDENTE DO DEPARTAMENTO

Leia mais

EDITAL Nº 090/2016 PROCESSO SELETIVO BOLSAS PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DO CURSO DE DIREITO DA FDV

EDITAL Nº 090/2016 PROCESSO SELETIVO BOLSAS PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DO CURSO DE DIREITO DA FDV EDITAL Nº 090/2016 PROCESSO SELETIVO BOLSAS 2017-1 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DO CURSO DE DIREITO DA FDV A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo das Faculdades Integradas de Vitória FDV, para conhecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTOS ODONTOLOGICOS O Pró-Reitor Adjunto de

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR PCIP. Versão setembro 2017

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR PCIP. Versão setembro 2017 PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR PCIP Versão 1.0 - setembro 2017 Índice 1. Objetivo... 2 2. Âmbito de aplicação... 2 3. Documentos de referência... 2 4. Qualificação de verificadores PCIP...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL DO SERVIDOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL DO SERVIDOR Página 1 de 5 AFASTAMENTO PARA PRESTAR COLABORAÇÃO TÉCNICA DEFINIÇÃO Afastamento de servidor estável, ocupante de cargo do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal ou do Plano de Carreira dos

Leia mais

Procedimento. P.5.3 Funcionamento de Recintos e Licença Especial de Ruído LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data

Procedimento. P.5.3 Funcionamento de Recintos e Licença Especial de Ruído LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data Pág. n.º 1/7 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/7 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

Estabelece procedimentos para o cadastro de empresas e para a emissão ou renovação do Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual.

Estabelece procedimentos para o cadastro de empresas e para a emissão ou renovação do Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual. PORTARIA N 126, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2009 Estabelece procedimentos para o cadastro de empresas e para a emissão ou renovação do Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual. A SECRETÁRIA

Leia mais

Manual de Sinistro. BB Seguro Agrícola

Manual de Sinistro. BB Seguro Agrícola Manual de Sinistro BB Seguro Agrícola Julho 2016 1 Sumário INTRUÇÕES PARA AVISO E ACOMPANHAMENTO DE SINISTRO... 3 ANEXO I - LISTA DE DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ENTREGUES PARA ANÁLISE DO SINISTRO. 5 ANEXO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itiuba-BA

Prefeitura Municipal de Itiuba-BA Edição Nº 030/2912 00091 Quarta-Feira Quit-Feira 0815 de de Março Maio de 2013 2012 1 A Prefeitura Municipal de Itiuba, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

Norma de Procedimento

Norma de Procedimento PREFEITURA DE VITÓRIA Secretaria de Administração Código Assessoria de Planejamento Organizacional Norma de Procedimento 05.38 Assunto PROCEDIMENTO PARA CONCESSÃO DE VALE-TRANSPORTE 1. Finalidade Estabelecer

Leia mais

PASSO A PASSO PARA O SERVIÇO ONLINE: TRANSFERÊNCIA SIMPLES SEM BLINDAGEM (SÃO PAULO/SP PARA SÃO PAULO/SP)

PASSO A PASSO PARA O SERVIÇO ONLINE: TRANSFERÊNCIA SIMPLES SEM BLINDAGEM (SÃO PAULO/SP PARA SÃO PAULO/SP) PASSO A PASSO PARA O SERVIÇO ONLINE: TRANSFERÊNCIA SIMPLES SEM BLINDAGEM (SÃO PAULO/SP PARA SÃO PAULO/SP) Antes de iniciarmos, pedimos que coloque os e-mails abaixo informados em sua agenda de contatos

Leia mais

Sobre o Cancelamento de Gravames Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/MS

Sobre o Cancelamento de Gravames Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/MS Sobre o Cancelamento de Gravames Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/MS Procedimentos para Solicitação do Desbloqueio de Cancelamento de Gravame De acordo com a portaria 01 de 15 de março de 2011,

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO

PROCEDIMENTO PARA CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO PROCEDIMENTO PARA CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO 1. Abertura de processo pelo COORDENADOR DO PROJETO, sendo juntados os seguintes documentos: 1.1. Ofício de encaminhamento do projeto, assinado por seu COORDENADOR,

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013 (Isento de Taxa) PERÍODO DE INSCRIÇÕES PRORROGADO ATENÇÃO!

TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013 (Isento de Taxa) PERÍODO DE INSCRIÇÕES PRORROGADO ATENÇÃO! TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013 (Isento de Taxa) PERÍODO DE INSCRIÇÕES PRORROGADO ATENÇÃO! *Informativo GR nº 01/13 ESTE INFORMATIVO CONTÉM TODAS AS ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS

Leia mais

Licenciamento de Exploração de Massas Minerais (Pedreiras)

Licenciamento de Exploração de Massas Minerais (Pedreiras) NORMA DE PROCEDIMENTOS Março de 2008 13 / AM Tramitação dos processos de Licenciamento de Exploração de Massas Minerais (Pedreiras) 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS - UNIR MÓDULO I

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS - UNIR MÓDULO I MANUAL DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS - UNIR MÓDULO I PORTO VELHO JULHO-2016 0 1.2.2 PROGRESSÃO FUNCIONAL DOCENTE PROFESSOR ASSOCIADO - PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR CONCEITO: É a passagem do servidor

Leia mais

Padrão ELABORAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO Elaboração e Celebração de. Nº de folhas Acordos de Cooperação

Padrão ELABORAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO Elaboração e Celebração de. Nº de folhas Acordos de Cooperação Universidade Federal Rural da Amazônia Unidade Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional POP - Procedimento Operacional Padrão ELABORAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO Processo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 19/01 DE 25 DE SETEMBRO DE 2001

RESOLUÇÃO Nº 19/01 DE 25 DE SETEMBRO DE 2001 1 RESOLUÇÃO Nº 19/01 DE 25 DE SETEMBRO DE 2001 Aprova Normas para Licenciamento Ambiental, e dá outras providências. O CONSELHO ESTADUAL DE CONTROLE DO MEIO AMBIENTE CECMA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DA BAHIA CORE-BA. Relação de Serviços e Prazos de Atendimento

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DA BAHIA CORE-BA. Relação de Serviços e Prazos de Atendimento Relação de Serviços e Prazos de Atendimento Registros Presencial: 02-dias (certidão) e 15 dias (carteirinha ou certificado). Certidões Imediata Alteração contratual 05 dias úteis Cancelamento de Registro

Leia mais

WORKFLOW DE AFASTAMENTOS (AFASTAMENTO PARA O EXTERIOR) Área de Pessoal

WORKFLOW DE AFASTAMENTOS (AFASTAMENTO PARA O EXTERIOR) Área de Pessoal fls. 001 WORKFLOW DE AFASTAMENTOS () Solicitação de Afastamento Análise e Aprovação Formalização Interessado Cadastra pedido no sistema, juntando os documentos necessários. Chefia Imediata Autoriza o afastamento

Leia mais

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO Administração Regional do Itapoã CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO Gerência de Aprovação e Licenciamento 1 GERÊNCIA DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO Departamento é responsável por dar encaminhamento ao cidadão

Leia mais

DECISÃO NORMATIVA Nº 76, DE 24 DE AGOSTO DE 2005

DECISÃO NORMATIVA Nº 76, DE 24 DE AGOSTO DE 2005 DECISÃO NORMATIVA Nº 76, DE 24 DE AGOSTO DE 2005 Dispõe sobre os procedimentos para execução do recadastramento dos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA

Leia mais

Condições Gerais para Prestação de Serviços Analíticos e de Amostragem

Condições Gerais para Prestação de Serviços Analíticos e de Amostragem 1 / 6 I. APRESENTAÇÃO A ACQUALAB Laboratório e Consultoria Ambiental S/S Ltda, atua há mais de 20 anos na área da ciência ambiental, em soluções analíticas e de amostragem. Desenvolvemos serviços nos mais

Leia mais

INSTRUÇÃO 1. OBJETIVO. Descrever o processo de Serviços no DETRAN/SP. 2. PROCEDIMENTO 2.1 DETALHAMENTO DO PROCESSO 1º REGISTRO

INSTRUÇÃO 1. OBJETIVO. Descrever o processo de Serviços no DETRAN/SP. 2. PROCEDIMENTO 2.1 DETALHAMENTO DO PROCESSO 1º REGISTRO SERVIÇOS DETRAN Página: 1/7 1. OBJETIVO Descrever o processo de Serviços no DETRAN/SP. 2. PROCEDIMENTO 2.1 DETALHAMENTO DO PROCESSO 1º REGISTRO 1. Para iniciar o procedimento de 1º registro de veículos

Leia mais

Instruir o processo de orientação, acompanhamento e efetivação da remoção do servidor, por motivo de saúde própria ou de pessoa da família.

Instruir o processo de orientação, acompanhamento e efetivação da remoção do servidor, por motivo de saúde própria ou de pessoa da família. Unidade Processo Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Nº de folhas 1 de 7 Glossário de Siglas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 007/2007 RESOLVE :

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 007/2007 RESOLVE : Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 007/2007 Dispõe sobre normas de procedimentos para a Concessão de Aposentadorias Voluntárias, Compulsórias

Leia mais

POP Nº XII VISTORIA PRÉVIA

POP Nº XII VISTORIA PRÉVIA Procedimentos Operacionais Padronizados: POP Nº XII VISTORIA PRÉVIA Revisão Adrianne Paixão Silvia Liane Versão 2.0 Procedimentos Operacionais Padronizados: POP Nº XII VISTORIA PRÉVIA Elaboração/Revisão:

Leia mais

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS 2013 MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS UNIPAMPA Pró-Reitoria de Administração 12/02/2013 Este Manual destina-se a orientar sobre procedimentos de contratações de serviços (terceirizados; energia elétrica; entre

Leia mais

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das Inspetorias.

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº. Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das Inspetorias. CONTROLE ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL DAS INSPETORIAS IT. 25 12 1/7 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para o controle administrativo e financeiro das. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IT. 01 Processo administrativo

Leia mais

Processo. Programa de Acreditação AABB/ABHH para Serviços de Hemoterapia e Bancos de Sangue

Processo. Programa de Acreditação AABB/ABHH para Serviços de Hemoterapia e Bancos de Sangue Programa de AABB/ABHH para Serviços de Hemoterapia e Bancos de Sangue Fazer download dos formulários no portal da ABHH www.abhh.org.br 1. Solicitação da Organização para iniciar o processo Organização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL DO SERVIDOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL DO SERVIDOR Página 1 de 8 REPOSIÇÃO AO ERÁRIO Definição Reposição é a restituição de valores percebidos indevidamente por servidor (ativo ou inativo), pensionista, estagiário, bolsista, professor substituto ou ex-servidor.

Leia mais

Procedimento. P Venda ambulante no Concelho de Portimão LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data

Procedimento. P Venda ambulante no Concelho de Portimão LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data Pág. n.º 1/8 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/8 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

CONTROLE DE ACESSO AOS SISTEMAS INFORMATIZADOS DA SRF PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAMENTO INICIAL E ATUALIZAÇÃO DE RESPONSÁVEIS E REPRESENTANTES LEGAIS.

CONTROLE DE ACESSO AOS SISTEMAS INFORMATIZADOS DA SRF PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAMENTO INICIAL E ATUALIZAÇÃO DE RESPONSÁVEIS E REPRESENTANTES LEGAIS. ANEXO I CONTROLE DE ACESSO AOS SISTEMAS INFORMATIZADOS DA SRF PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAMENTO INICIAL E ATUALIZAÇÃO DE RESPONSÁVEIS E REPRESENTANTES LEGAIS. 1 - CADASTRAMENTO INICIAL E PRIMEIRA HABILITAÇÃO

Leia mais

2 SISTEMAS ADMINISTRATIVOS. 8 Rotinas do Sistema de Compras

2 SISTEMAS ADMINISTRATIVOS. 8 Rotinas do Sistema de Compras Pág. 01 O sistema de compras do IADE compreende duas rotinas, sendo uma com os procedimentos para compra direta (na praça, por telefone, via internet e in loco ), e outra com os procedimentos para compra

Leia mais

Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir.

Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir. São Paulo, de de 20. Ref.: Solicitação de Documentos Para darmos continuidade ao processo de regulação do seu sinistro, o(a) Senhor(a) deverá proceder conforme as instruções a seguir. Aviso de Sinistro:

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE SELOS DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS COM CONFORMIDADE AVALIADA

PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE SELOS DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS COM CONFORMIDADE AVALIADA PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE SELOS DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS COM CONFORMIDADE AVALIADA NORMA Nº NIE-DQUAL-142 APROVADA EM NOV/2009 Nº 1/5 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação

Leia mais

TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O 1º SEMESTRE DE 2014 (Isento de Taxa) INSCRIÇÕES A PARTIR DE 26/07/2013 ATENÇÃO!

TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O 1º SEMESTRE DE 2014 (Isento de Taxa) INSCRIÇÕES A PARTIR DE 26/07/2013 ATENÇÃO! TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O 1º SEMESTRE DE 2014 (Isento de Taxa) INSCRIÇÕES A PARTIR DE 26/07/2013 ATENÇÃO! **Informativo GR nº 01/13 ESTE INFORMATIVO CONTÉM TODAS AS ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS

Leia mais

MATRÍCULA ALUNOS INGRESSANTES PROGRAMA EM BIOCIÊNCIA ANIMAL DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

MATRÍCULA ALUNOS INGRESSANTES PROGRAMA EM BIOCIÊNCIA ANIMAL DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA MATRÍCULA ALUNOS INGRESSANTES PROGRAMA EM BIOCIÊNCIA ANIMAL ATENÇÃO: - O da FZEA solicita um prazo de 5 (cinco) dias úteis após a entrega da documentação da matrícula para que as informações sejam cadastradas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos DECRETO Nº 5.197, DE 21 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre o uso das vagas de estacionamento nas vias e logradouros do Município de Júlio de Castilhos destinadas aos idosos e às pessoas com deficiência que

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS EM EDITAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. 1 Edital Institucional de Extensão Pró-reitoria de Extensão

ORIENTAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS EM EDITAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. 1 Edital Institucional de Extensão Pró-reitoria de Extensão ORIENTAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS EM EDITAIS 1 Edital Institucional de Extensão Pró-reitoria de Extensão a. Abertura de processo com o protocolo de documento oficial (memorando) encaminhado ao Gabinete contendo

Leia mais

MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO - Ajuste de matrícula (acréscimo de disciplina com a Coordenação conforme calendário da UFG) Aluno solicita pelo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001 /2008 CONSEPE/ CONSU

RESOLUÇÃO Nº 001 /2008 CONSEPE/ CONSU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 001 /2008 CONSEPE/ CONSU Fixa normas para revalidação de títulos de Pós-graduação Stricto sensu de origem estrangeira. CONSIDERANDO o contido no Artigo

Leia mais

BASE DE CONHECIMENTO SEI AUXÍLIO-QUALIFICAÇÃO (PQUFF)

BASE DE CONHECIMENTO SEI AUXÍLIO-QUALIFICAÇÃO (PQUFF) BASE DE CONHECIMENTO SEI AUXÍLIO-QUALIFICAÇÃO (PQUFF) QUE ATIVIDADE É? Disponibilizar, mediante análise de documentos e critérios de hierarquização previstos no Edital, recursos com a finalidade de prover

Leia mais

Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo, CONSECANA-SP

Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo, CONSECANA-SP Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo, CONSECANA-SP Procedimentos de Homologação de Equipamentos, Instrumentos Analíticos, Reagentes e Clarificantes 0 SUMÁRIO

Leia mais

CONSELHO DIRETOR ATO DO PRESIDENTE RESOLUÇÃO INEA Nº 142 DE 06 DE SETEMBRO DE 2016.

CONSELHO DIRETOR ATO DO PRESIDENTE RESOLUÇÃO INEA Nº 142 DE 06 DE SETEMBRO DE 2016. Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado do Ambiente SEA Instituto Estadual do Ambiente INEA CONSELHO DIRETOR ATO DO PRESIDENTE RESOLUÇÃO INEA Nº 142 DE 06 DE SETEMBRO DE 2016. REGULAMENTA

Leia mais

Ref: PCI 0601 Edição: 0.1- JUL/2013 Página: 1 / 5

Ref: PCI 0601 Edição: 0.1- JUL/2013 Página: 1 / 5 Página: 1 / 5 3.2.1 CUSTOS COM PESSOL PROCESSMENTOS DE VENCIMENTOS (1) VÁRIOS SERVIÇOS Processamento de Enviam documentação Just. De Faltas judas de Custo Férias bono Transporte Pedido reversão do ut.

Leia mais

É o deslocamento do servidor com o respectivo cargo para outra IFE.

É o deslocamento do servidor com o respectivo cargo para outra IFE. Página 1 de 5 REDISTRIBUIÇÃO DEFINIÇÃO É o deslocamento do servidor com o respectivo cargo para outra IFE. PÚBLICO-ALVO Servidores efetivos pertencentes ao quadro permanente de pessoal das instituições

Leia mais

ANEXO I Etapas. Período: Observações Adicionais: Solicitação de Procedimento. Instituição Participante e

ANEXO I Etapas. Período: Observações Adicionais: Solicitação de Procedimento. Instituição Participante e ANEXO I Etapas 1ª etapa Solicitação de Procedimento Instituição Participante e Entrega do Protocolo de Ver itens 1, 2, 27 e 28 Simplificado no Escritório da ANBIMA Solicitação no ato do protocolo ANBIMA

Leia mais

1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE E DIPLOMAÇÃO STRICTO SENSU 1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE Aluno: Após integralizar os requisitos necessários para obtenção do

Leia mais

CONTROLE DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS E PEQUENOS VOLUMES PELO PROTOCOLO DO IPEN

CONTROLE DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS E PEQUENOS VOLUMES PELO PROTOCOLO DO IPEN FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS UNIDADE EMISSORA IPEN DOCUMENTO IT-IPN-0503.03 1 CÓDIGO DE CONTROLE Tipo Unidade Número Revisão N o IT IPN 0503.03 00 2 TÍTULO CONTROLE DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS

Leia mais

Reconhece o direito solicitado

Reconhece o direito solicitado 1 Requerimento INSS Indeferido O INSS dá ciência ao interessado do motivo pelo qual não foi atendida a sua pretensão, que tem prazo de 30 dias para recorrer. Protocolo Recurso INSS revisa o processo Recurso

Leia mais

Código: MAP-DIPES-006 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013

Código: MAP-DIPES-006 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Código: MAP-DIPES-006 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Cadastro e Remuneração Aprovado por: Diretoria de Gestão de Pessoas 1 OBJETIVO Este Manual define critérios e procedimentos

Leia mais

MANUAL DE Data: 30/09/2009 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 LICENCIAMENTO

MANUAL DE Data: 30/09/2009 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 LICENCIAMENTO OBJECTIVO: DEPARTAMENTO DE URBANISMO Capítulo: II Secção: 3 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 Definir o modo de tratar o pedido de autorização de operação urbanística, ao abrigo do artigo 4.º e dos artigos

Leia mais

Processo: DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE STRICTO SENSU 1. PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

Processo: DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE STRICTO SENSU 1. PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE Processo: DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE STRICTO SENSU 1. PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE Orientador (a) e Aluno (a) Após integralizar os requisitos necessários para obtenção do título do Programa,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Identificação: POP/SST/DSQV- 02 Versão: 01

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Identificação: POP/SST/DSQV- 02 Versão: 01 GLOSSÁRIO DE SIGLAS E TERMOS DSQV PROGEP SST LAA ON INTERESSADO GESTOR DA UNIDADE ADMISTRATIVA UNIDADE ADMISTRATIVA Divisão de Saúde e Qualidade de Vida. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Servido de Segurança

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES 01/2018 O presente edital apresenta

Leia mais

NORMA GERAL PARA O CREDENCIAMENTO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE COLETA DE RESÍDUO GERAL

NORMA GERAL PARA O CREDENCIAMENTO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE COLETA DE RESÍDUO GERAL NORMA GERAL PARA O CREDENCIAMENTO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE COLETA DE RESÍDUO GERAL TÍTULO Capítulo Norma Geral 5 Área de Relações com o mercado e Comunidades 5 Meio Ambiente Seção Nome 01

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA CADASTRO DE FORNECEDORES INSTRUÇÕES GERAIS. 1. OBJETIVO Estabelecer normas e procedimentos para efeito de habilitação em licitações da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, nos termos da Lei Federal

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR DE PÓS-AVALIAÇÃO. Versão janeiro 2017

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR DE PÓS-AVALIAÇÃO. Versão janeiro 2017 PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR DE PÓS-AVALIAÇÃO Versão 2.0 - janeiro 2017 Índice 1. Objetivo... 2 2. Campo de aplicação... 2 3. Documentos de referência... 2 4. Qualificação de verificadores

Leia mais

CELEBRAÇÃO DE PROTOCOLO DE INTENÇÕES OU MEMORANDO DE ENTENDIMENTO Processo Celebração de Protocolos de Cooperação ou Memorando de Entendimento (MoU)

CELEBRAÇÃO DE PROTOCOLO DE INTENÇÕES OU MEMORANDO DE ENTENDIMENTO Processo Celebração de Protocolos de Cooperação ou Memorando de Entendimento (MoU) Universidade Federal Rural da Amazônia Unidade Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional POP - Procedimento Operacional Padrão CELEBRAÇÃO DE PROTOCOLO DE INTENÇÕES OU MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

Leia mais

UFS COGEPLAN/COPEC Nº. Folha: 01/08

UFS COGEPLAN/COPEC Nº. Folha: 01/08 UFS COGEPLAN/COPEC Nº. Folha: 01/08 Fluxograma de Rotina de Compra de Materiais e Serviços, modalidade: Pregão. Órgão solicitante PROAD COGEPLAN SECOM COPRO DRM Início Envia solicitação de compra de material

Leia mais

Registro no Sistema de Credenciados

Registro no Sistema de Credenciados Política de Consequências Objetivo Realizar ações de alinhamento com os credenciados quando identificadas situações que comprometam o trabalho realizado pelo SEBRAE junto às pequenas empresas. Periodicidade

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Revisões. Anexos. Última atualização Ficha de processo Identificação DG_MD_005 Título Diploma de conclusão de parte curricular (Mestrado) Data de criação 03-02-2012 Elisabete Saragoça Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte

Leia mais

Resolução Nº. 011/2008

Resolução Nº. 011/2008 ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE Resolução Nº. 011/2008 Dispõe sobre o registro

Leia mais

PROGEPE / CPD / DACQ SEI Base do Conhecimento Pessoal: Autorização de Afastamento de Técnico no Exterior Capacitação e/ou Qualificação SEM ÔNUS

PROGEPE / CPD / DACQ SEI Base do Conhecimento Pessoal: Autorização de Afastamento de Técnico no Exterior Capacitação e/ou Qualificação SEM ÔNUS PROGEPE / CPD / DACQ SEI Base do Conhecimento Pessoal: Autorização de Afastamento de Técnico no Exterior Capacitação e/ou Qualificação SEM ÔNUS 1. QUE ATIVIDADE É? Análise técnica e administrativa da solicitação

Leia mais

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010.

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DISPÕE SOBRE O USO DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO NAS VIAS E LOGRADOUROS DO MUNICÍPIO DE CANOAS DESTINADAS AOS IDOSOS E ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUE TENHAM DIFICULDADE

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 02/2011 QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO OU DE DOUTORADO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 02/2011 QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO OU DE DOUTORADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pós-Graduação Coordenadoria Acadêmica Avenida dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

Leia mais

DZ-949.R-0 - DIRETRIZ DE IMPLANTAÇÃO PROGRAMA. "BOLSA DE RESÍDUOS"

DZ-949.R-0 - DIRETRIZ DE IMPLANTAÇÃO PROGRAMA. BOLSA DE RESÍDUOS DZ-949.R-0 - DIRETRIZ DE IMPLANTAÇÃO PROGRAMA. "BOLSA DE RESÍDUOS" Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 307, de 17 de junho de 1982 Publicada no DOERJ de 09 de julho de 1982 1. OBJETIVO 2. INTRODUÇÃO

Leia mais

Licenciamento de Exploração de Massas Minerais (Pedreiras)

Licenciamento de Exploração de Massas Minerais (Pedreiras) NORMA DE PROCEDIMENTOS Outubro de 2012 13 / AM Tramitação dos processos de Licenciamento de Exploração de Massas Minerais (Pedreiras) 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos

Leia mais

Manual de Sinistro. Seguro Floresta

Manual de Sinistro. Seguro Floresta Manual de Sinistro Seguro Floresta Julho 2016 1 Sumário INTRUÇÕES PARA AVISO E ACOMPANHAMENTO DE SINISTRO... 3 ANEXO I - LISTA DE DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ENTREGUES PARA ANÁLISE DO SINISTRO. 5 ANEXO II

Leia mais

Diplomação PG - Stricto Sensu

Diplomação PG - Stricto Sensu Diplomação PG - Stricto Sensu Este tutorial visa auxiliar o Programa de Pós-Graduação, o aluno e a equipe do Setor de Diplomação da PROPG no processo de Diplomação. Itens do Tutorial Fluxograma de Diplomação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 28 DE NOVEMBRO DE (DOU nº 232, de 5/12/2005, seção 1, p. 105)

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 28 DE NOVEMBRO DE (DOU nº 232, de 5/12/2005, seção 1, p. 105) INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2005. (DOU nº 232, de 5/12/2005, seção 1, p. 105) Estabelece o Fluxo Interno a ser observado pelas Superintendências Regionais do INCRA, com vistas à certificação

Leia mais

AFASTAMENTO DE LONGA DURAÇÃO PARA FINS DE QUALIFICAÇÃO (Cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado)

AFASTAMENTO DE LONGA DURAÇÃO PARA FINS DE QUALIFICAÇÃO (Cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado) OBJETIVO A direção do campus Capitão Poço apresenta aos servidores e demais interessados o procedimento para solicitação de afastamento de longa duração para fins de qualificação do corpo docente. O intuito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE BASE DE CONHECIMENTO AUTORIZAÇÃO DE AFASTAMENTO DE DOCENTE NO PAÍS CAPACITAÇÃO E/OU QUALIFICAÇÃO. QUE ATIVIDADE É? Análise técnica e administrativa da solicitação de afastamento

Leia mais

Edital de Convocação DC Nº 04/2016

Edital de Convocação DC Nº 04/2016 Edital de Convocação DC Nº 04/2016 Brasília, 28 de novembro de 2016. O MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais (DCE), convoca as Instituições de Ensino

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL Credenciamento de Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Ciências

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO CENTRO Centro de Recursos Humanos

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO CENTRO Centro de Recursos Humanos Interessado: Unidades Escolares Assunto: Licença Sem Vencimentos - Artigo 202 GDAE - 2019. São Paulo, 21 de janeiro de 2019. Senhores Diretores, Tendo em vista que o sistema GDAE ficará indisponível para

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA DE PÓS- GRADUAÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA DE PÓS- GRADUAÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA DE PÓS- GRADUAÇÃO COMO ALUNO ESPECIAL A Resolução do PPG Ensino de Física que trata sobre a matrícula especial de alunos não regulares do curso em determinadas disciplinas

Leia mais

Orientações para a aquisição de bens móveis

Orientações para a aquisição de bens móveis Orientações para a aquisição de bens móveis Parabéns! Agora que a sua cota já está contemplada e você já recebeu a sua CARTA DE CRÉDITO, você poderá concretizar o seu projeto. Lembrando que a análise do

Leia mais

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SC

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SC Sobre o Cancelamento de Gravames Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SC Procedimentos para Solicitação do Desbloqueio de Cancelamento de Gravame De acordo com a Portaria Nº 0155/DETRAN/ASJUR/2017

Leia mais

BASE DE CONHECIMENTO SEI PROCESSO DE REMOÇÃO A PEDIDO DA UNIDADE DE DESTINO

BASE DE CONHECIMENTO SEI PROCESSO DE REMOÇÃO A PEDIDO DA UNIDADE DE DESTINO BASE DE CONHECIMENTO SEI PROCESSO DE REMOÇÃO A PEDIDO DA UNIDADE DE DESTINO QUE ATIVIDADE É? É o deslocamento do servidor técnico-administrativo, no âmbito da estrutura organizacional da UFF, que ocorre

Leia mais

EDITAL Nº 81, DE 16 DE SETEMBRO DE 2011 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 81, DE 16 DE SETEMBRO DE 2011 ANO º SEMESTRE LETIVO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA

Leia mais