A criminalização do abortamento induzido no Brasil é um total. desrespeito aos Direitos Humanos e uma violência contra as mulheres.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A criminalização do abortamento induzido no Brasil é um total. desrespeito aos Direitos Humanos e uma violência contra as mulheres."

Transcrição

1 A criminalização do abortamento induzido no Brasil é um total desrespeito aos Direitos Humanos e uma violência contra as mulheres. Mario Francisco Giani Monteiro Instituto de Medicina Social, UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Leila Adesse Ações Afirmativas em Direitos e Saúde (AADS), Rio de Janeiro, RJ, Brasil Jefferson Drezett Núcleo de Programas Especiais, Serviço de Violência Sexual e Aborto Legal, Hospital Pérola Byington, São Paulo, SP, Brasil.

2 RESUMO A criminalização aumenta os riscos de complicações (infecções e hemorragias graves, perfuração do útero e mortalidade materna) devido a práticas domésticas inseguras, que não existiriam se as instituições médicas e hospitalares pudessem dar atenção segura às mulheres que decidem interromper a gravidez. O objetivo deste trabalho é produzir estimativas atualizadas sobre abortamento induzido, com valores máximos e mínimos, numa série histórica de 1998 a 2015 no Brasil. Os Indicadores utilizados foram: - Estimativas do Número de Abortamentos Induzidos; - Estimativas da Razão de Abortamentos induzidos; - Estimativas das Taxas de Abortamentos Induzidos Resultados e conclusões. Entre 1998 e 2015 ocorreu uma redução importante no número de abortamentos induzidos, que passou de para , correspondendo a uma redução de 23% em 11 anos. As Taxas de Abortamento Induzidos por mil mulheres de 15 a 49 anos mostram uma redução maior entre 2004 e 2015, quando há um aumento da escolaridade das mulheres e da cobertura das medidas anticoncepcionais. Mas persiste uma elevada incidência de complicações do aborto induzido no Brasil, comprovando que a criminalização é ineficaz para evitar a interrupção voluntária da gravidez e, junto com a proibição de uso do Cytotec, provocam riscos de complicações graves.

3 I - INTRODUÇÃO Este trabalho atualiza com dados até 2015 as estimativas do número de abortamentos induzidos e os indicadores: Estimativas por intervalo (máximo e mínimo) da Razão de Abortamentos induzidos por cem nascidos vivos (%) por mulheres de 15 a 49 anos e Estimativas por intervalo (valores máximo e mínimo) das Taxas de Abortamentos Induzidos por mil mulheres de 15 a 49 anos. De 2000 a 2010 houve um aumento significativo de escolaridade da população feminina de 18 a 24 anos no Brasil. O número de meninas Sem instrução/1º ciclo fundamental incompleto diminuiu de para e de meninas com 1º ciclo fundamental completo/2º ciclo incompleto diminuiu de em 2000 para em 2010 e houve um aumento importante de meninas com 2º ciclo fundamental completo ou mais, passando de em 2000 para em 2010, correspondendo a um aumento de 35% de meninas com 2º ciclo fundamental completo ou mais (IBGE, 2016). TABELA 1 Escolaridade da população de 18 a 24 anos Brasil, Censo 2000 e Escolaridade Sem instrução/1º ciclo fundamental incompleto º ciclo fundamental completo/2º ciclo incompleto º ciclo fundamental completo ou mais Fonte: IBGE. Censos Demográficos, 2000 e 2010 Pode-se ver na TABELA 2, a seguir, que a cobertura de utilização de anticoncepcionais pela população feminina foi ampliada entre 1996 e 2006, como demonstra a PNDS 2006: a proporção de mulheres unidas que não usavam nenhum

4 método passou de 23% para 19%, e a proporção de mulheres sexualmente ativas não unidas que não usavam nenhum método passou de 45% para 25%, diminuindo o número de gravidezes indesejadas (PNDS, 2006). TABELA 2 - Porcentagem de uso atual de métodos anticoncepcionais USO ATUAL * Todas as mulheres Mulheres unidas Sexualmente ativas não unidas* % 77% 55% % 81% 75% *Nos últimos 12 meses. Fonte: Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher 1996 e O documento Dimensões do Processo Reprodutivo e da Saúde da Criança, publicado pelo Ministério da Saúde e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento de 2009 observa também que as mudanças da anticoncepção ocorridas no Brasil entre 1996 e 2006 aumentaram o uso de métodos anticonceptivos, como a pílula, a esterilização masculina e a camisinha, enquanto a esterilização feminina, que era o método mais utilizado em 1996, diminuiu no período mais recente (Ministério da Saúde/Cebrap, 2009) A face mais cruel da criminalização do aborto é uma grande desigualdade de riscos, porque enquanto mulheres em melhores condições socioeconômicas podem realizar um aborto relativamente seguro em Clínicas Clandestinas, as mulheres sem condições de arcar com os altos custos da clandestinidade, recorrem a práticas domésticas de alto risco, como o trauma voluntário (quedas, socos, atividade físicas excessivas, etc.), substâncias cáusticas inseridas na vagina (cloro, cal, sais de potássio),

5 objetos físicos inseridos no útero (cateter e objetos pontiagudos, tais como arame, agulhas de tecer e cabides), entre outras práticas terríveis e brutais. (SUSHEELA et al. 2012) II - OBJETIVOS Produzir estimativas atualizadas sobre abortamento induzido, com valores máximos e mínimos, numa série histórica de 1998 a 2015 no Brasil, evidenciando a persistência de elevada incidência de complicações do aborto induzido no Brasil, comprovando que a criminalização é ineficaz para evitar a interrupção voluntária da gravidez. A criminalização apenas aumenta os riscos de complicações (infecções e hemorragias graves, perfuração do útero e mortalidade materna) devido a práticas domésticas inseguras, que não existiriam se as instituições médicas e hospitalares pudessem dar atenção segura às mulheres que decidem interromper a gravidez. III - MÉTODO III.1 Estimativa dos números máximos e mínimos dos abortamentos induzidos. A fonte dos dados primários foi o número de internações por aborto registrado no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde. O número de abortamentos induzidos foi estimado com base na metodologia proposta pelo Alan Guttmacher Institute, validado pela OMS (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2004) baseada nas seguintes hipóteses: 1 - o número de internações em consequências de abortamentos induzidos corresponde a 1/5 dos abortamentos induzidos (para o valor máximo), e numa hipótese alternativa (mais conservadora) de1/4 (para o valor mínimo), dos abortamentos induzidos realizados de fato;

6 2 - cerca de 25% do total de abortamentos foram espontâneos (sem serem induzidos) e devem ser diminuídos da estimativa de abortamentos induzidos; 3 - cerca de 12,5% dos abortamentos foram induzidos em clínicas particulares, não registradas pelo SIH/SUS. Assim as estimativas anuais foram calculadas utilizando-se as seguintes equações: - valores máximos das estimativas de abortamentos induzidos= número de internações anuais registradas no SIH/SUS x 5 x 0,75 (desconta 25% de abortos espontâneos) x 1,125 (aumenta 12,5% de abortamentos realizados em clínicas particulares); - valores mínimos das estimativas de abortamentos induzidos= número de internações anuais registradas no SIH/SUS x 4 x 0,75 (desconta 25% de abortos espontâneos) x 1,125 (aumenta 12,5% de abortamentos realizados em clínicas particulares) (Singh et al. 1997) III.2 Indicadores utilizados. - Número de Internações em Consequência de Abortamento (espontâneo ou induzido), de mulheres de 15 a 49 anos, por local de residência. - Estimativas por intervalo (máximo e mínimo), do Número de Abortamentos Induzidos por mulheres de 15 a 49 anos. - Estimativas por intervalo (máximo e mínimo) da Razão de Abortamentos induzidos por cem nascidos vivos (%) por mulheres de 15 a 49 anos. - Estimativas por intervalo (valores máximo e mínimo) das Taxas de Abortamentos Induzidos por mil mulheres de 15 a 49 anos.

7 IV - RESULTADOS IV.1 Número de internações por abortamento induzido registradas no SIH/SUS. Entre 1998 e 2015, as internações de mulheres de 15 a 49 anos por complicações do aborto (espontâneos e induzidos) diminuíram de para internações, correspondendo a uma redução de 12%. Mas a maior redução relativa ocorreu entre 2004 e 2015, quando o número de internações diminuiu em 22%. TABELA 3 - Morbidade Hospitalar do SUS, Número de Internações em Consequência de Abortamento (espontâneo ou induzido), de mulheres de 15 a 49 anos, por local de residência. Brasil, 1998 a Ano processamento Internações Fonte: Ministério da Saúde - Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS)

8 2 Estimativas de abortamentos induzidos, com valores máximo e mínimo. Em 1998 a estimativa do número anual de abortos induzidos estava entre e e passou para um intervalo mais baixo em 2015, entre e Entre 1998 e 2004 a estimativa do número de abortamentos induzidos aumentou, mas uma redução importante ocorreu entre 2004 e 2015, quando o valor máximo estimado do número de abortamentos induzidos passou de para , correspondendo a uma redução de 23% em 11 anos. GRÁFICO 1 Estimativas por intervalo de abortamentos induzidos por mulheres de 15 a 49 anos, com valores máximo e mínimo. Brasil, 1998 a Máximo Minimo Fonte dos dados primários (internações): Ministério da Saúde - Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).

9 3 Estimativas da Razão de Abortamentos Induzidos, por 100 Nascidos Vivos. A Razão de Abortamentos Induzidos por 100 Nascidos Vivos manteve-se estável de 1998 até 2004, apesar de uma diminuição das taxas de fecundidade, porque este indicador é controlado por mudanças na Taxa Bruta de Natalidade e por isso não é influenciado pela natalidade. É só de 2004 a 2015 que houve uma redução altamente significativa desta Razão de Abortamentos Induzidos por 100 Nascidos Vivos, provavelmente por uma redução real do risco de Gravidezes Indesejadas. GRÁFICO 2 - Estimativas (%) da Razão de Abortamentos Induzidos por mulheres de anos por cem nascidos vivos. Brasil, 1998 a % 35% 40% 35% 34% 30% 30% 25% 20% 28% 28% 15% 24% 10% 5% 0% Máximo Minimo Fontes dos dados primários: MS/SVS/DASIS - SINASC e SIH/SUS

10 4 Estimativas das Taxas de Abortamento Induzidos por mil mulheres de 15 a 49 anos. Ao contrário da Razão de Abortamentos Induzidos por 100 Nascidos Vivos, as das Taxas de Abortamento Induzidos por mil mulheres de 15 a 49 anos dependem das Taxas Brutas de Fecundidade e mostram uma redução maior entre 2004 e 2015, quando há um aumento da escolaridade das mulheres e da cobertura das medidas anticoncepcionais. Este aumento da anticoncepção e melhoria da escolaridade resultaram também em um número menor de gravidezes indesejadas de 2004 a 2015, e por isso houve uma redução de quase um terço nas Taxas de Abortamento Induzidos por mil mulheres de 15 a 49 anos. GRÁFICO 3 - Estimativas por intervalo (valores máximo e mínimo) das Taxas de Abortamentos Induzidos por mil mulheres de 15 a 49 anos. Brasil, 1998 a Máximo Minimo Fontes dos dados primários. Internações; MS/SVS/DASIS - SIH/SUS; População Feminina: IBGE - Estimativas populacionais enviadas para o TCU, estratificadas por idade e sexo pelo MS/SGEP/Datasus.

11 V- DISCUSSÃO E CONCLUSÕES. Apesar da criminalização do abortamento induzido, estima-se que em 2015 mais de mulheres recorreram ao abortamento induzido, realizados em condições inseguras, com elevados riscos de complicações, que provocam infecções graves e hemorragias severas, lesões do útero que provocam esterilidade, e um grande número de óbitos maternos, principalmente na população feminina mais vulnerável: mulheres negras, de renda familiar baixa, residentes em áreas de favelas etc. Algumas dessas práticas clandestinas e inseguras são: trauma voluntário (quedas e socos), substâncias inseridas na vagina (cloro, cal, sais de potássio), objetos inseridos no útero (arame e agulhas de tecer). Os riscos devidos à criminalização do abortamento induzido são agravados pela restrição de uso do Cytotec (misoprostol), que age no útero causando aumento das contrações do miométrio, induzindo um abortamento mais seguro, com menores riscos de perfuração do útero, hemorragias severas e infecções graves. Mas sua venda no Brasil é classificada como crime hediondo, e torna-se muito caro no chamado mercado negro. Tanto a razão de aborto por 100 nascimentos vivos como a taxa de abortos induzidos por mil mulheres de 15 a 49 anos no Brasil mostraram decréscimo no período estudado, principalmente pelo aumento da escolaridade das mulheres, pela maior cobertura populacional de utilização de métodos anticoncepcionais eficientes, pelo uso de pílulas anticoncepcionais de emergência, mais conhecidas como pílula do dia seguinte (Postinor-Uno, Levonorgestrel, Pilem, Diad, Pozato-Uni, Dopo e outras), e também do uso clandestino de Cytotece (Misoprostol). Mas a incidência do abortamento induzido inseguro e de alto risco é ainda muito elevada, se comparada a incidência em países onde o abortamento induzido não constitui crime. As instituições

12 governamentais de Saúde Pública continuam impedidas, pela criminalização do aborto, de prestarem atenção médico-hospitalar segura às mulheres que decidem interromper voluntariamente uma gravidez indesejada, como se observa em países desenvolvidos, muitos deles com uma maioria católica na população. VI REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS IBGE. Censos Demográficos, 2000 e Escolaridade da população de 18 a 24 anos 2000 e In DATASUS. Informações Demográficas e Socioeconômicas Disponível em MINISTÉRIO DA SAÚDE/CEBRAP. Dimensões do Processo Reprodutivo e da Saúde da Criança. Série G. Estatística e Informação em Saúde. Ministério da Saúde e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Brasília - DF Disponível em: SINGH, S. et al. "Trends in Abortion, Contraception and Fertility in Brazil, Colombia and Mexico," International Family Planning Perspectives, vol. 23, Disponível em ica.-a ; WORLD HEALTH ORGANIZATION. Unsafe abortion: global and regional estimates of incidence of unsafe abortion and associated. Geneve: World Health Organization; 2004.

Mortalidade Materna no Brasil. Mario Francisco Giani Monteiro UERJ. Airton Fischmann. Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul

Mortalidade Materna no Brasil. Mario Francisco Giani Monteiro UERJ. Airton Fischmann. Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul As desigualdades sociais e a criminalização do abortamento induzido agravam os riscos de Mortalidade Materna no Brasil. Mario Francisco Giani Monteiro UERJ Airton Fischmann Secretaria de Saúde do Rio Grande

Leia mais

A criminalização do aborto expõe a riscos mais elevados de mortalidade materna, principalmente as mulheres desfavorecidas socialmente

A criminalização do aborto expõe a riscos mais elevados de mortalidade materna, principalmente as mulheres desfavorecidas socialmente A criminalização do aborto expõe a riscos mais elevados de mortalidade materna, principalmente as mulheres desfavorecidas socialmente Mário F G Monteiro - IMS/UERJ Leila Adesse - IPAS Jacques Levin - IMS/UERJ

Leia mais

Mulheres Negras e a Mortalidade Materna no Brasil

Mulheres Negras e a Mortalidade Materna no Brasil Mulheres Negras e a Mortalidade Materna no Brasil Mário F G Monteiro (IMS-UERJ) Leila Adesse (IPAS - Brasil) Jacques Levin (IMS-UERJ) TRABALHO APRESENTADO NO SEMINÁRIO MORTALIDADE MATERNA E DIREITOS HUMANOS

Leia mais

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA Saúde da Mulher Profa. Dra. Ana Luiza Vilela Borges Como é o perfil epidemiológico das mulheres brasileiras? Do que adoecem e morrem? Expectativa média de vida das mulheres:

Leia mais

Magnitude do Aborto no Brasil: uma análise dos resultados de pesquisa.

Magnitude do Aborto no Brasil: uma análise dos resultados de pesquisa. Magnitude do Aborto no Brasil: uma análise dos resultados de pesquisa. (Seminário realizado dia 22 de maio no Auditório do IMS/UERJ) Instituto de Medicina Social e Ipas Brasil Apoio: Área Técnica de Saúde

Leia mais

UNFPA Brasil/Fernando Ribeiro FECUNDIDADE E DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. UNFPA Brasil/Erick Dau

UNFPA Brasil/Fernando Ribeiro FECUNDIDADE E DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. UNFPA Brasil/Erick Dau UNFPA Brasil/Fernando Ribeiro FECUNDIDADE E DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA UNFPA Brasil/Erick Dau A transição demográfica pela qual o Brasil tem passado faz parte de um processo iniciado há décadas.

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS (AULA 3)

INDICADORES SOCIAIS (AULA 3) 1 INDICADORES SOCIAIS (AULA 3) Ernesto Friedrich de Lima Amaral Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia ESTRUTURA DO CURSO 2 1. Conceitos básicos relacionados a indicadores

Leia mais

Informe Epidemiológico- Câncer de Mama

Informe Epidemiológico- Câncer de Mama Informe Epidemiológico- Câncer de Mama Núcleo Hospitalar de Epidemiologia HNSC-HCC Câncer de Mama no Mundo As doenças não transmissíveis são agora responsáveis pela maioria das mortes globais, e espera-se

Leia mais

Abortamento. Prof. Dr. Jefferson Drezett Faculdade de Saúde Pública da USP

Abortamento. Prof. Dr. Jefferson Drezett Faculdade de Saúde Pública da USP Abortamento Prof. Dr. Jefferson Drezett Faculdade de Saúde Pública da USP Permissivos legais para a realização do abortamento Legislação de países por desenvolvimento social e econômico e por tipo de condição

Leia mais

O mito da implosão demográfica ameaça os direitos reprodutivos

O mito da implosão demográfica ameaça os direitos reprodutivos O mito da implosão demográfica ameaça os direitos reprodutivos Prof. Dr. José Eustáquio Diniz Alves Prof. Dr. George Martine Doutores em demografia e filiados às entidades: Associação Brasileira de Estudos

Leia mais

16/4/2010 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

16/4/2010 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE EPIDEMIOLOGIA Parte - 03 PROFa. MSc. MARISE RAMOS DE SOUZA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Os cinco maiores sistemas : SINAN, SIM, SINASC, SIH, SIA. Sistema de Informação de Mortalidade - SIM Criado pelo

Leia mais

A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde

A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde Fernanda Lopes Rio de Janeiro, maio de 2011 O mandato do UNFPA

Leia mais

Desigualdades nos riscos de mortalidade na infância e de gravidez na adolescência em populações vulneráveis nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo

Desigualdades nos riscos de mortalidade na infância e de gravidez na adolescência em populações vulneráveis nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo Desigualdades nos riscos de mortalidade na infância e de gravidez na adolescência em populações vulneráveis nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo Mário Francisco Giani Monteiro Palavras-chave: Mortalidade

Leia mais

PRÁ-SABER: Informações de Interesse à Saúde SINASC Porto Alegre Equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis

PRÁ-SABER: Informações de Interesse à Saúde SINASC Porto Alegre Equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis 1 SINASC RELATÓRIO 2015 Geral 2 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeito Nelson Marchezan Junior Secretaria Municipal da Saúde Secretário Erno Harzheim Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Coordenador

Leia mais

Dinâmica Populacional. Professora Thamires Slide 7ª ano

Dinâmica Populacional. Professora Thamires Slide 7ª ano Dinâmica Populacional Professora Thamires Slide 7ª ano Como a população cresce? Crescimento vegetativo: Diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade CV= TN (Taxa de natalidade) - TM (Taxa

Leia mais

Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais. Simone Lolatto

Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais. Simone Lolatto Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais Simone Lolatto Compreensão de Saúde Reprodutiva Saúde reprodutiva como um estado de completo bem-estar físico, mental, social em todas as matérias concernentes

Leia mais

A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população.

A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população. Mortalidade Mortalidade é uma propriedade natural das comunidades dos seres vivos. Refere-se ao conjunto dos indivíduos que morrem em um dado intervalo de tempo e em certo espaço. A taxa ou coeficiente

Leia mais

ANEXO 1 ALGUNS INDICADORES MAIS UTILIZADOS EM SAÚDE PÚBLICA

ANEXO 1 ALGUNS INDICADORES MAIS UTILIZADOS EM SAÚDE PÚBLICA ANEXO 1 ALGUNS INDICADORES MAIS UTILIZADOS EM SAÚDE PÚBLICA QUALIFICAÇÃO E MÉTODO DE CÁLCULO DE INDICADORES BÁSICOS BRASIL 1 1. Propostos pela Secretaria Técnica do Grupo de Trabalho MS/OPAS IBGE, USP,

Leia mais

Direção Regional de Estatística da Madeira

Direção Regional de Estatística da Madeira 03 de outubro de 2014 ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2013 A presente publicação compila os diferentes indicadores divulgados ao longo do ano relativos ao comportamento demográfico

Leia mais

Número médio de crianças por mulher aumentou ligeiramente

Número médio de crianças por mulher aumentou ligeiramente Estatísticas Demográficas 2010 16 de dezembro de 2011 Número médio de crianças por mulher aumentou ligeiramente De acordo com os factos demográficos registados, em 2010 o número de nados vivos aumentou

Leia mais

Em 2015 a população residente reduziu-se em 33,5 mil pessoas

Em 2015 a população residente reduziu-se em 33,5 mil pessoas milhares 1 512 1 533 1 553 1 563 1 573 1 573 1 542 1 487 1 427 1 375 1 341 Estimativas de População Residente em Portugal 215 16 de junho de 216 Em 215 a população residente reduziu-se em 33,5 mil pessoas

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER 1 OBJETIVOS Conceitos de epidemiologia e Indicadores epidemiológicos; Entender o senário em saúde da mulher; Conhecer e identificar os principais indicadores; Identificar medidas

Leia mais

Informe 2013 do ierg : Resultados, conclusões, recomendações. Name. Grupo independente de especialistas em avaliação

Informe 2013 do ierg : Resultados, conclusões, recomendações. Name. Grupo independente de especialistas em avaliação Todas as Mulheres, Todas as Crianças: Fortalecimento da equidade e da dignidade por meio da saúde Informe 2013 do ierg : Grupo independente de especialistas em avaliação Resultados, conclusões, recomendações

Leia mais

Natalidade aumentou mas saldo natural manteve-se negativo

Natalidade aumentou mas saldo natural manteve-se negativo 29 de abril de 219 Estatísticas Vitais 218 Natalidade aumentou mas saldo natural manteve-se negativo Em 218, nasceram com vida 87 2 crianças de mães residentes em Portugal. Este valor traduz um acréscimo

Leia mais

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Fecundidade e Crescimento

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Fecundidade e Crescimento Martin Handford, Where s Wally? CST 310: População, Espaço e Ambiente Abordagens Espaciais em Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação Conceitos Básicos e Medidas em Demografia

Leia mais

O aborto em Portugal desde o referendo de 2007

O aborto em Portugal desde o referendo de 2007 O aborto em Portugal desde o referendo de 2007 Gabinete de Estudos da F.P.V. Coordenação Francisco Vilhena da Cunha Conteúdos (De)crescimento populacional a evolução demográfica nacional nas últimas décadas

Leia mais

Tendências do aborto induzido no Brasil entre 2000 e 2010 a partir de estimação indireta dos registros hospitalares 1

Tendências do aborto induzido no Brasil entre 2000 e 2010 a partir de estimação indireta dos registros hospitalares 1 Tendências do aborto induzido no Brasil entre 2000 e 2010 a partir de estimação indireta dos registros hospitalares 1 Erica Erthal Risi 2 Suzana Cavenaghi 3 Resumo Sob o espectro de estigmas e censura

Leia mais

Indicadores Demográficos. Atividades Integradas III

Indicadores Demográficos. Atividades Integradas III Indicadores Demográficos Atividades Integradas III Dados demográficos Dados demográficos básicos são uma parte essencial de qualquer investigação epidemiológica: - fazem a contagem da linha de base da

Leia mais

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. Etapas. Delimitação 11/4/2012. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Informações Gerais sobre a Área

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. Etapas. Delimitação 11/4/2012. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Informações Gerais sobre a Área ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE Diagnóstico de da Comunidade Faculdade de Pública Zilda Pereira da Silva 2012 Delimitação São muitos os aspectos e alternativas a considerar na elaboração de

Leia mais

Avaliação e Monitoramento do Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais Viva Vida. Ernesto Friedrich de Lima Amaral

Avaliação e Monitoramento do Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais Viva Vida. Ernesto Friedrich de Lima Amaral Avaliação e Monitoramento do Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais Viva Vida Ernesto Friedrich de Lima Amaral Estrutura da Apresentação 1. Debate sobre saúde e direitos

Leia mais

Audiência Pública do Senado Comissão de Direitos Humanos. A questão do aborto sob a ótica da saúde pública. Brasília, 30/04/2015

Audiência Pública do Senado Comissão de Direitos Humanos. A questão do aborto sob a ótica da saúde pública. Brasília, 30/04/2015 Audiência Pública do Senado Comissão de Direitos Humanos A questão do aborto sob a ótica da saúde pública Brasília, 30/04/2015 Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres Ministério da Saúde PRINCIPAIS MARCOS

Leia mais

Interrupção voluntária de gestação e impacto na saúde da mulher Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Secretaria de Atenção à Saúde

Interrupção voluntária de gestação e impacto na saúde da mulher Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Interrupção voluntária de gestação e impacto na saúde da mulher Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Introdução No que se refere à Arguição de Descumprimento

Leia mais

Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013. Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde

Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013. Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013 Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde Cidade de São Paulo 2004 - Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde 03 Sumário Apresentação Quadro 1 - Relação de

Leia mais

Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro

Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro Ana Lucia A. de Toledo Carla R. Fernandes 1 Ana Claudia S. Amaral -NESC/UFRJ-SMS/RJ) Vania da S. Cardoso

Leia mais

RS Texto de Referência 5. Situação da Saúde no RS 1

RS Texto de Referência 5. Situação da Saúde no RS 1 RS 2030 - Texto de Referência 5 Situação da Saúde no RS 1 A situação epidemiológica do Estado é complexa, influenciada por fatores demográficos, econômicos e socioculturais. O Rio Grande do Sul vem passando

Leia mais

Indicadores Demográficos

Indicadores Demográficos Indicadores Demográficos Prof a. Zilda Pereira da Silva Faculdade de Saúde Pública Ao caracterizar uma população humana, pensa-se inicialmente no seu tamanho: quantas pessoas existem numa localidade, num

Leia mais

Colégio Ressurreição

Colégio Ressurreição Colégio Ressurreição Atividade de revisão para a prova específica do 2º bimestre Responda em seu caderno as questões abaixo: 1. (Ufrgs 2005) Sobre a demografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações:

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel EPIDEMIOLOGIA Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel O QUE É EPIDEMIOLOGIA? Compreende: Estudo dos determinantes de saúdedoença: contribuindo para o avanço no conhecimento etiológico-clínico Análise das

Leia mais

Mortalidade Infantil: Afecções do Período Perinatal

Mortalidade Infantil: Afecções do Período Perinatal Mortalidade Infantil: Afecções do Período Perinatal Samuel Kilsztajn, Dorivaldo Francisco da Silva, André da Cunha Michelin, Aissa Rendall de Carvalho, Ivan Lopes Bezerra Ferraz Marcelo Bozzini da Camara

Leia mais

JUVENTUDE POR QUE MONITORAR INDICADORES DE JUVENTUDE? Juventude é um segmento da população brasileira de 15 a 29 anos caracterizado por representar um momento da vida com muitas inquietações e descobertas.

Leia mais

Número de nados-vivos aumentou mas saldo natural manteve-se negativo

Número de nados-vivos aumentou mas saldo natural manteve-se negativo Estatísticas Vitais 215 28 de abril de 216 Número de nados-vivos aumentou mas saldo natural manteve-se negativo Em 215, nasceram com vida (nados-vivos) 85 5 crianças, de mães residentes em Portugal. Este

Leia mais

Briefing. Boletim Epidemiológico 2011

Briefing. Boletim Epidemiológico 2011 Briefing Boletim Epidemiológico 2011 1. HIV Estimativa de infectados pelo HIV (2006): 630.000 Prevalência da infecção (15 a 49 anos): 0,61 % Fem. 0,41% Masc. 0,82% 2. Números gerais da aids * Casos acumulados

Leia mais

Nos últimos sete anos, a população reduziu-se em 264 mil pessoas

Nos últimos sete anos, a população reduziu-se em 264 mil pessoas Estimativas de População Residente em Portugal 216 16 de junho de 217 Nos últimos sete anos, a população reduziu-se em 264 mil pessoas Em 31 de dezembro de 216, a população residente em Portugal foi estimada

Leia mais

CIR DE ITAPEVA. Pertencente ao Departamento Regional de Saúde DRS de Sorocaba

CIR DE ITAPEVA. Pertencente ao Departamento Regional de Saúde DRS de Sorocaba CIR DE ITAPEVA Pertencente ao Departamento Regional de Saúde DRS de Sorocaba Possui 15 municípios: Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Guapiara, Itaberá, Itaoca, Itapeva, Itapirapuã Paulista,

Leia mais

Políticas de população, programas governamentais e a fecundidade: uma comparação entre Brasil e México

Políticas de população, programas governamentais e a fecundidade: uma comparação entre Brasil e México Políticas de população, programas governamentais e a fecundidade: uma comparação entre Brasil e México Ernesto F. L. Amaral Joseph E. Potter POPULATION RESEARCH CENTER UNIVERS DO TEXAS EM AUSTIN MOTIVAÇÃO

Leia mais

CIR LITORAL NORTE. Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba

CIR LITORAL NORTE. Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba CIR LITORAL NORTE Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba População e Território Em 2016 a população estimada da região é de 308.843 habitantes, com 98% residindo em áreas

Leia mais

MORBIMORTALIDADE DA POPULAÇÃO IDOSA DE JOÃO PESSOA- PB

MORBIMORTALIDADE DA POPULAÇÃO IDOSA DE JOÃO PESSOA- PB MORBIMORTALIDADE DA POPULAÇÃO IDOSA DE JOÃO PESSOA- PB Silmery da Silva Brito- UFPB- silmery_ce@hotmail.com Regiane Fixina de Lucena UEPB regi.rfl@bol.com.br Joyce Lane Braz Virgolino- UFPB- joyce.lane@hotmail.com

Leia mais

Ignez Helena Oliva Perpétuo

Ignez Helena Oliva Perpétuo Contracepção de emergência na adolescência e a PNDS 2006 Ignez Helena Oliva Perpétuo SEMINÁRIO CONTRACEPÇÃO de EMERGÊNCIA no BRASIL: DINÂMICAS POLÍTICAS e DIREITOS SEXUAIS e REPRODUTIVOS São Paulo, 12

Leia mais

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Martin Handford, Where s Wally? População, Espaço e Ambiente Abordagens Espaciais em Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Antonio

Leia mais

USO DO MISOPROSTOL EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

USO DO MISOPROSTOL EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA USO DO MISOPROSTOL EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA A obstetrícia e a ginecologia vivenciam a crescente utilização do misoprostol para indução do parto a termo, para o abortamento retido e feto morto, e para

Leia mais

Número médio de filhos por mulher sobe para 1,36 em 2016

Número médio de filhos por mulher sobe para 1,36 em 2016 Estatísticas Demográficas 2016 31 de outubro de 2017 Número médio de filhos por mulher sobe para 1,36 em 2016 A situação demográfica em Portugal continua a caracterizar-se pelo decréscimo da população

Leia mais

CIR DE VALE DO RIBEIRA

CIR DE VALE DO RIBEIRA CIR DE VALE DO RIBEIRA Possui 15 municípios: Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro

Leia mais

TRABALHO DE GEOGRAFIA DE RECUPERAÇÃO 2º ANO

TRABALHO DE GEOGRAFIA DE RECUPERAÇÃO 2º ANO TRABALHO DE GEOGRAFIA DE RECUPERAÇÃO 2º ANO 1.(Ufla-MG) Uma análise da sequência histórica dos censos do Brasil indica que o censo de 2000 demonstrava um país que se encontrava na chamada fase de transição

Leia mais

Nasceram mais crianças mas saldo natural manteve-se negativo

Nasceram mais crianças mas saldo natural manteve-se negativo 27 de abril de 2017 Estatísticas Vitais 2016 Nasceram mais crianças mas saldo natural manteve-se negativo Em 2016, nasceram com vida (nados-vivos) 87 126 crianças, de mães residentes em Portugal. Este

Leia mais

Estudos. População e Demografia

Estudos. População e Demografia População e Demografia Prof. Dr. Rudinei Toneto Jr. Guilherme Byrro Lopes Rafael Lima O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 1991, divulga anualmente uma base com a população dos

Leia mais

PERFIL DE MULHERES ASSISTIDAS EM SITUAÇÃO DE ABORTAMENTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

PERFIL DE MULHERES ASSISTIDAS EM SITUAÇÃO DE ABORTAMENTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PERFIL DE MULHERES ASSISTIDAS EM SITUAÇÃO DE ABORTAMENTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Talita Medeiros Andrade (1); Mychelle Oliveira Porto (1); Marlene Laís Jácome (2); Iago Vieira Gomes (3); Luana Gislene Herculano

Leia mais

Indicadores para Diagnóstico de Saúde da Cidade de São Paulo

Indicadores para Diagnóstico de Saúde da Cidade de São Paulo Indicadores para Diagnóstico de Saúde da Cidade de São Paulo CEInfo Coordenação de Epidemiologia e Informação 03 Apresentação Os indicadores de saúde são importantes para apoiar à gestão e análise da situação

Leia mais

Os registros em prontuário de mulheres atendidas por aborto em Hospital Universitário de cidade da região Sul do Brasil de 2001 a 2005.

Os registros em prontuário de mulheres atendidas por aborto em Hospital Universitário de cidade da região Sul do Brasil de 2001 a 2005. Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 Os registros em prontuário de mulheres atendidas por aborto em Hospital Universitário de cidade da região Sul do

Leia mais

Número de nados vivos volta a diminuir em 2012

Número de nados vivos volta a diminuir em 2012 Estatísticas Demográficas 29 de outubro de 2013 Número de nados vivos volta a diminuir em O número de nados vivos desceu para 89 841 (96 856 em 2011) e o número de óbitos aumentou para 107 612 (102 848

Leia mais

A CRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO COMO UMA EXPRESSÃO DE SUBJETIVIDADE DO SOFRIMENTO FEMININO

A CRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO COMO UMA EXPRESSÃO DE SUBJETIVIDADE DO SOFRIMENTO FEMININO A CRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO COMO UMA EXPRESSÃO DE SUBJETIVIDADE DO SOFRIMENTO FEMININO Lanna Jennifer Elias Pereira (1); Talina Bandeira Tavares da Nóbrega (1); Flávio Lúcio Almeida Lima (2); Luís Augusto

Leia mais

Taxa de desemprego de 14,9%

Taxa de desemprego de 14,9% 16 de maio de 2012 Estatísticas do Emprego 1º trimestre de 2012 Taxa de desemprego de 14,9% A taxa de desemprego estimada para o 1º trimestre de 2012 foi de 14,9%. Este valor é superior em 2,5 pontos percentuais

Leia mais

DESCRIÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL EM PELOTAS A INTRODUÇÃO

DESCRIÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL EM PELOTAS A INTRODUÇÃO DESCRIÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL EM PELOTAS - 2005 A 2008 SILVA, Vera Lucia Schmidt 1 ; MATIJASEVICH, Alícia 2 1 Programa de Pós- Graduação em Epidemiologia - Mestrado Profissional de Saúde Pública baseada

Leia mais

Unidade: Medidas de Frequência de Doenças e Indicadores de Saúde em Epidemiologia. Unidade I:

Unidade: Medidas de Frequência de Doenças e Indicadores de Saúde em Epidemiologia. Unidade I: Unidade: Medidas de Frequência de Doenças e Indicadores de Saúde em Epidemiologia Unidade I: 0 Unidade: Medidas de Frequência de Doenças e Indicadores de Saúde em Epidemiologia Introdução Existem evidências

Leia mais

Taxa de desemprego de 15,0%

Taxa de desemprego de 15,0% 14 de agosto de 2012 Estatísticas do Emprego (versão corrigida em 17-08-2012, às 11.10H) 2º trimestre de 2012 Retificação, no Quadro 3, da informação relativa a inativos à procura de emprego mas não disponíveis

Leia mais

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL ANIPES Edição

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL ANIPES Edição ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL ANIPES Edição - 2016 Luiz Omir Cerqueira Leite Ana Lúcia Brito Gustavo Oliveira Coelho de Souza Maria Paula Ferreira Abril/2017 Composição do IDM-Anipes Eixo Componentes

Leia mais

COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE : um estudo descritivo RESUMO

COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE : um estudo descritivo RESUMO COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE 2010-2015: um estudo descritivo Lucas Correia Santos (Graduando em Enfermagem, Universidade Tiradentes)* Axcel Silva Alves (Graduando

Leia mais

ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2015

ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2015 11 de outubro 2016 ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2015 População residente Em 31 de dezembro de 2015, a população residente na Região Autónoma da Madeira (RAM) foi estimada em

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Carla Lourenço Tavares de Andrade (ENSP) Célia Landmann Szwarcwald

Leia mais

DESIGUALDADES RACIAIS NA NATALIDADE DE RESIDENTES NO RECIFE,

DESIGUALDADES RACIAIS NA NATALIDADE DE RESIDENTES NO RECIFE, DESIGUALDADES RACIAIS NA NATALIDADE DE RESIDENTES NO RECIFE, 2001-2006 Autores: Terezinha de A. Aquino, Maria José B. Guimarães, Sony M a Santos Instituição: Secretaria de Saúde do Recife Diretoria de

Leia mais

Pirâmide Etária Brasil

Pirâmide Etária Brasil Análise Demográfica Brasil, Paraná e curitiba (1997-7) 1) Estrutura Etária no Brasil, Parana e Curitiba 1997 e 7 A partir das tabelas de população residente por sexo e, foram calculadas algumas medidas

Leia mais

DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS. Aula 4

DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS. Aula 4 DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS Aula 4 NOS DÁ A IDÉIA DA COMPOSIÇÃO DA POPULAÇAO... Década de 30 A ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER passou de aproximadamente 41 anos Década de 50 Viviam média

Leia mais

Indicadores de saúde Morbidade e mortalidade

Indicadores de saúde Morbidade e mortalidade Indicadores de saúde Morbidade e mortalidade Milene ZS Vosgerau Indicadores epidemiológicos A construção de indicadores de saúde é necessária para: analisar a situação atual de saúde; fazer comparações;

Leia mais

Agenda de pesquisa em Saúde Materna e Perinatal

Agenda de pesquisa em Saúde Materna e Perinatal Agenda de pesquisa em Saúde Materna e Perinatal Contexto da saúde no Brasil Transição demográfica Transição epidemiológica Transição nutricional Transição obstétrica Transição demográfica Transição epidemiológica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de fevereiro de Monografia

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de fevereiro de Monografia I UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de fevereiro de 1808 Monografia Mortalidade por Aborto no Brasil: Perfil e Evolução de 1996 a 2014 Ylena Airam Ribeiro Matos

Leia mais

Aula 8 Indicadores básicos de demografia 131

Aula 8 Indicadores básicos de demografia 131 Aula 8 Indicadores básicos de demografia Meta da aula Apresentar alguns indicadores básicos da demografia. Objetivos da aula Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: 1. calcular e analisar a Taxa

Leia mais

PRÁ-SABER: Informações de Interesse à Saúde SINASC Porto Alegre Equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis

PRÁ-SABER: Informações de Interesse à Saúde SINASC Porto Alegre Equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis 1 SINASC RELATÓRIO 2007 Parte I 2 Prefeitura Municipal de Porto Prefeito José Fogaça Secretaria Municipal da Saúde Secretário Eliseu Santos Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Coordenador José Ângelo

Leia mais

Saldo natural negativo pelo nono ano consecutivo

Saldo natural negativo pelo nono ano consecutivo Estatísticas Vitais 217 3 de abril de 218 Saldo natural negativo pelo nono ano consecutivo Em 217, nasceram com vida (nados-vivos), de mães residentes em Portugal, 86 154 crianças. Este valor traduz um

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Curitiba, PR 08/07/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 437,42 km² IDHM 2010 0,823 Faixa do IDHM Muito Alto (IDHM entre 0,8 e 1) (Censo 2010) 1751907

Leia mais

IBGE: Censo Demográfico. Elaboração: RESBR. População no Censo Total de pessoas residentes em domicílios.

IBGE: Censo Demográfico. Elaboração: RESBR. População no Censo Total de pessoas residentes em domicílios. Subdimensões Nome Período Descrição Fonte População no Censo 2000 2000 Total de pessoas residentes em domicílios. : População no Censo Total de pessoas residentes em domicílios. : População 2020 (projeção)

Leia mais

Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011

Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011 Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011 Promover o monitoramento Gerar medições que: Informem os formuladores de políticas Avaliem a implementação

Leia mais

Aula 6 Fontes e limitações dos dados de saúde 105

Aula 6 Fontes e limitações dos dados de saúde 105 Aula 6 Fontes e limitações dos dados de saúde Meta da aula Apresentar as principais fontes de dados da área da saúde e as limitações relacionadas aos dados de mortalidade e morbidade. Objetivos da aula

Leia mais

Noções Básicas sobre. Análisis de la Fecundidad Experiência Brasileira

Noções Básicas sobre. Análisis de la Fecundidad Experiência Brasileira TALLER REGIONAL SOBRE ANÁLISIS DE COHERENCIA, CALIDAD Y COBERTURA DE LA INFORMACION CENSAL Noções Básicas sobre Análisis de la Fecundidad Experiência Brasileira Santiago, Chile, 1 al 5 agosto de 2011 Data

Leia mais

Indicadores, taxas e coeficientes. Prof.: Joni Fusinato

Indicadores, taxas e coeficientes. Prof.: Joni Fusinato Indicadores, taxas e coeficientes Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Indicadores Em um planejamento ou na tomada de decisão é indispensável que exista um sistema de informação,

Leia mais

10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE

10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE 10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE 10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE ATUALIZADO EM MARÇO DE 2018 HTTP://WWW.WHO.INT/FEATURES/FACTFILES/PATIENT_SAFETY/EN/ 1 GOVERNO FEDERAL A segurança do paciente

Leia mais

SISTEMAS DE REGISTRO DE MESOTELIOMA: REGISTROS DE CÂNCER NO BRASIL E NO ESTADO DE SÃO PAULO

SISTEMAS DE REGISTRO DE MESOTELIOMA: REGISTROS DE CÂNCER NO BRASIL E NO ESTADO DE SÃO PAULO SISTEMAS DE REGISTRO DE MESOTELIOMA: REGISTROS DE CÂNCER NO BRASIL E NO ESTADO DE SÃO PAULO Carolina Terra de M. Luizaga Epidemiologista Fundação Oncocentro de São Paulo MESOTELIOMA - FONTES DE DADOS Contar

Leia mais

Número de casamentos aumenta e número de divórcios volta a diminuir; mortalidade infantil regista o valor mais baixo de sempre

Número de casamentos aumenta e número de divórcios volta a diminuir; mortalidade infantil regista o valor mais baixo de sempre Estatísticas Demográficas 2017 15 de novembro de 2018 Número de casamentos aumenta e número de divórcios volta a diminuir; mortalidade infantil regista o valor mais baixo de sempre A situação demográfica

Leia mais

A taxa de desemprego estimada para o 2º trimestre de 2014 foi 13,9%

A taxa de desemprego estimada para o 2º trimestre de 2014 foi 13,9% 05 de agosto de 2014 Estatísticas do Emprego 2º trimestre de 2014 A taxa de desemprego estimada para o 2º trimestre de 2014 foi 13,9 A taxa de desemprego estimada para o 2º trimestre de 2014 foi 13,9.

Leia mais

envelhecimento demográfico

envelhecimento demográfico Em, Portugal manteve a tendência de envelhecimento demográfico A evolução demográfica em caracteriza-se por um ligeiro crescimento da população residente em Portugal (10 463), para o qual foi essencial

Leia mais

das usuarias dos serviços de interrupção legal da gravidez na Ciudad de México

das usuarias dos serviços de interrupção legal da gravidez na Ciudad de México INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO NOS SISTEMAS DE SAÚDE Organização da atenção das usuarias dos serviços de interrupção legal da gravidez na Ciudad de México Belkis Aracena Genao

Leia mais

Estatísticas do Emprego 4º trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2008 foi de 7,8% 17 de Fevereiro de 2009

Estatísticas do Emprego 4º trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2008 foi de 7,8% 17 de Fevereiro de 2009 Estatísticas do Emprego 4º trimestre de 2008 17 de Fevereiro de 2009 A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2008 foi de 7,8% A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2008 foi de 7,8%. Este

Leia mais

Conjugalidade, contextos e planejamento da gravidez.

Conjugalidade, contextos e planejamento da gravidez. Conjugalidade, contextos e planejamento da gravidez. Introdução Apesar do aumento da acessibilidade a métodos contraceptivos nos últimos anos, o planejamento da gravidez não se coloca ainda como uma prática

Leia mais

Geografia 8.º. População e povoamento - 1

Geografia 8.º. População e povoamento - 1 Geografia 8.º População e povoamento - 1 GRUPO I A figura 1 representa as fases da evolução da população mundial, entre o ano 500 e 2050* (*estimativa). A figura 2 representa a repartição da taxa bruta

Leia mais

Perfil de Saúde. Arco Ribeirinho. Alcochete Barreiro Moita Montijo Coordenação: Lina Guarda Redação: Raquel Rodrigues dos Santos

Perfil de Saúde. Arco Ribeirinho. Alcochete Barreiro Moita Montijo Coordenação: Lina Guarda Redação: Raquel Rodrigues dos Santos Arco Ribeirinho Perfil de Saúde Anna Maria Island, 2017 Alcochete Barreiro Moita Montijo 2018 Coordenação: Lina Guarda Redação: Raquel Rodrigues dos Santos 0 Quem somos? O Arco Ribeirinho tem uma população

Leia mais

Marco Ético de acordo com os Direitos Humanos na atenção ao Aborto

Marco Ético de acordo com os Direitos Humanos na atenção ao Aborto Fórum ABORTO: um grave problema de saúde pública São Paulo, 09 de março de 2018 Marco Ético de acordo com os Direitos Humanos na atenção ao Aborto Cristião Fernando Rosas Delegado e Membro da Câmara Temática

Leia mais

MORBIDADE HOSPITALAR

MORBIDADE HOSPITALAR O Boletim de Julho/2018 apresentou dados referentes ao capítulo I do CID-10 (Algumas doenças infecciosas e parasitárias), no que diz respeito às causas de doenças sexualmente transmissíveis (DST), na região

Leia mais

DEMOGRAFIA DEMOGRAFIA

DEMOGRAFIA DEMOGRAFIA DEMOGRAFIA DEMOGRAFIA - Refere-se ao estudo das populações humanas e sua evolução temporal no tocante ao seu tamanho, distribuição espacial, composição e características gerais TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA Refere-se

Leia mais

Taxa de desemprego de 17,7%

Taxa de desemprego de 17,7% 9 de maio de 2013 Estatísticas do Emprego 1º trimestre de 2013 Taxa de desemprego de 17,7% A taxa de desemprego estimada para o 1º trimestre de 2013 foi de 17,7%. Este valor é superior em 2,8 pontos percentuais

Leia mais