Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1

2

3

4

5

6 Estratégia Introdução Emílio Sáenz, Director Geral da VW Autoeuropa Um dos pilares da nossa Visão Estratégica é o reconhecimento da importância do Ambiente em todos os aspectos da nossa actividade, assegurando uma melhoria contínua do desempenho ambiental das nossas instalações, e tendo em conta a envolvente externa. A nível estratégico, a importância das questões ambientais é fundamental nos dias de hoje, como forma de assegurar um desenvolvimento sustentável. Isto significa produzir riqueza, consumindo cada vez menos recursos naturais e energia, e produzindo cada vez menos resíduos e emissões. Pôr esta Visão em prática só é possível se envolvermos todas as pessoas a todos os níveis dentro da nossa organização. Começando pela Direcção da empresa, que assume este compromisso nas diversas operações, é igualmente necessário identificar e controlar o impacto ambiental de todas as nossas actividades, de forma a minorá-lo. Como Director Geral da VW Autoeuropa, sinto uma enorme satisfação por contribuir para que esta fábrica seja reconhecida como líder na protecção do ambiente. O presente Relatório Ambiental tem o objectivo de tornar públicos os resultados do nosso desempenho ambiental.

7 RELATÓRIO AMBIENTAL ESTRATÉGIA É com muito orgulho que vejo a realização de uma ideia tornar-se realidade com a edição do 1º Relatório Ambiental da VW Autoeuropa pois foi sempre minha ideia que todas as acções e resultados que obtivemos na área ambiental da nossa fábrica fossem realçados em documento e que perdurassem, pois todo esse trabalho é digno de registo e louvor. Sabemos quanto é difícil numa fábrica produtora de automóveis levar avante projectos e acções ambientais, pois não é o nosso Core Business, mas a protecção do ambiente é tarefa de todos e em todas as ocasiões, mesmo quando se produzem automóveis. O sistema de controlo ambiental na VW Autoeuropa é um sistema de altíssimo nível em termos nacionais e internacionais, sendo ele apenas possível com o apoio de todos os que têm lutado para que o atingíssemos e que agora o mantêm e melhoram diariamente, pois só assim podemos ter sucesso em todas as vertentes do nosso trabalho. Esta publicação deverá ser um marco na história da VW Autoeuropa. Com a sua publicação podemos mostrar a todos tudo o que de bom fizemos em 2002 / 2003, e que apenas foi possível com o empenho de todos. Agradecemos a todos e, especialmente, à equipa do Controlo Ambiental da nossa fábrica, que se aplica todos os dias na melhoria das condições ambientais. Um muito obrigado a todos e até para o ano. Bruno Torres, Director do Planeamento, Ambiente e Infra-estruturas em 2002 / 2003 Trabalhar em prol do ambiente é criar condições para que as gerações vindouras possam usufruir deste planeta em que nós vivemos. A VW Autoeuropa, como empresa socialmente responsável, pretende ser um exemplo na protecção ambiental em Portugal. Como responsável do Dep. de Infra-estruturas e Ambiente, vejo este Relatório Ambiental com muito orgulho e como uma contribuição para o desenvolvimento da consciência ambiental em Portugal. João Alves, Chefe Dept. Infra-estruturas e Ambiente 6 7

8 Pormenor do Convento da Arrábida

9 RELATÓRIO AMBIENTAL ESTRATÉGIA Política Ambiental É política global e estratégia da VW Autoeuropa ser reconhecida como líder na protecção do ambiente. Esta Política Ambiental abrange todas as actividades da fábrica de Palmela, directa ou indirectamente ligadas à fabricação dos nossos produtos. É também política da VW Autoeuropa procurar a melhoria contínua do seu desempenho ambiental e, onde possível, controlar os aspectos ambientais na origem. Em particular pretendemos: Cumprir ou ir para além dos requisitos legais. Manter procedimentos e meios para lidar rápida e eficientemente com emergências ambientais. Estabelecer objectivos e programas para reduzir impactos ambientais de actividades nossas. 8 9 Assegurar que são analisados os aspectos ambientais de novos processos, trabalhos, ou actividades relacionadas. Procurar aumentar a valorização dos resíduos. Assegurar uma clara definição dos objectivos ambientais e das responsabilidades. Influenciar os nossos empreiteiros e fornecedores no sentido de cumprirem os requisitos ambientais da VW Autoeuropa. Criar ou manter espaços verdes no interior ou na periferia da VW Autoeuropa.

10

11

12 Empresa Localização A VW Autoeuropa localiza-se no Concelho de Palmela, na Península de Setúbal, ocupando uma área coberta de cerca de m 2, a norte da auto-estrada Lisboa /Algarve (A2) e a sul do troço fer- -roviário Pragal / Pinhal Novo. O local de implantação da fábrica situa-se no extremo leste dum ter- -reno de m 2. E as áreas de implantação do projecto são as seguintes:

13 RELATÓRIO AMBIENTAL EMPRESA 12 13

14 Os Produtos VW Sharan, SEAT Alhambra e Ford Galaxy O veículo produzido nesta fábrica foi essencialmente desenvolvido no Centro de Investigação e Desenvolvimento da VW na Alemanha, envolvendo fornecedores altamente experimentados da VW e da Ford. Esta cooperação traduziu-se numa junção de esforços com vista à criação de um produto de elevada qualidade e de grande valor para os seus clientes (qualidade, conforto e tecnologia sofisticada) a um preço competitivo. VW Sharan, SEAT Alhambra e Ford Galaxy O automóvel fabricado pela VW Autoeuropa pode ser descrito como um MPV (Multi Purpose Vehicle, ou seja, veículo para múltiplos fins). Este conceito combina as vantagens de um automóvel de passageiros com as de um minibus, sem as desvantagens de um e de outro. Graças à flexibilidade do seu conceito interior, o MPV responde às necessidades de transporte das famílias ou de pequenos grupos, adaptando-se na perfeição a situações muito diversas no quadro de utilizações quer profis- -sionais, quer de lazer.

15 RELATÓRIO AMBIENTAL EMPRESA A Actividade Produtiva Fases do processo de produção automóvel Corte e prensagem do aço 1. Estampagem 1 Soldadura dos painéis Lavagem das carroçarias 2. Construção de Carroçaria Pintura da carroçaria 3. Pintura 3 Montagem dos componentes Testes 4. Montagem Final 4 5.Expedição 5

16

17

18 Medidas de Controlo A Fábrica A fábrica da VW Autoeuropa foi construída entre 1991 e 1994, tendo a produção em série começado em Possui uma capacidade instalada de veículos ano, se operar a 3 turnos. Resultou de um investimento de 1970 milhões de euros, e constitui uma das mais modernas unidades industriais em território português. No complexo industrial formado pela VW Autoeuropa e os seus principais fornecedores directos, trabalham no total cerca de 6000 empregados. Segurança e higiene industrial Uma das grandes prioridades da VW Autoeuropa é a saúde e a segurança dos seus colaboradores. A saúde física e psíquica é essencial para o bem-estar dos próprios e da empresa. A VW Autoeuropa faz uso de todos os meios disponíveis para proteger e melhorar a saúde dos que nela trabalham. É por este motivo que um dos seus principais objectivos é a concretização e o progresso contínuo duma política de saúde ocupacional e de segurança industrial. A Higiene Industrial é um serviço assegurado por uma empresa externa especializada e que cumpre um horário semanal nas instalações da VW Autoeuropa, mais especificamente no Centro Médico. Centro médico O Centro Médico da VW Autoeuropa conta com uma equipa de médicos e enfermeiros. Esta equipa, para além de responder a eventuais situações de emergência, assegura o acompanhamento regular dos colaboradores através de observações clínicas de rotina e têm a responsabilidade de gerir o arquivo clínico. Estes serviços funcionam 24 horas. Existe ainda no Centro Médico, um departamento de fisioterapia, onde existem diversas salas equipadas com aparelhos de recuperação motora, hidroterapia, laserterapia, ultra-sons e massagens. O departamento de fisioterapia conta com 2 fisioterapeutas em permanência. Resposta a emergências A VW Autoeuropa dispõe de um corpo privativo de bombeiros que têm ao seu dispôr diversos meios de prevenção e combate a incêndios e outros acidentes industriais. O serviço do corpo de bombeiros é assegurado durante 24 horas, todos os dias do ano, por elementos com formação polivalente nas áreas de intervenção e prevenção.

19 RELATÓRIO AMBIENTAL MEDIDAS DE CONTROLO Vista aérea da fábrica 2. Edifício dos Bombeiros e Viaturas de Emergência 2

20 Estes bombeiros estão aptos a executar todo o tipo de serviços de salvamento, a prestar primeiros socorros e a transportar feridos e doentes, podendo actuar com uma ambulância, um auto-tanque pesado, um pronto-socorro ligeiro e um veículo de intervenção química. Está ainda a seu cargo assegurar o bom estado e condições de funcionamento de todos os sistemas e equipamentos de prevenção fixos e portáteis. O complexo industrial da VW Autoeuropa foi cuidadosamente projectado por forma a minimizar todas as situações de risco inerentes a uma actividade industrial em grande escala, sendo exemplo disso: Uma central de bombagem para fornecimento independente de água à rede de incêndio, com bocas de incêndio distribuídas pelo interior e exterior dos edifícios; 80% da área construida está cobertura por uma rede de sprinklers; Uma válvula de corte na saída da rede pluvial, que permite a retenção das águas de combate a um eventual incêndio (até 4000 m 3 ), ou mesmo de um improvável derrame de grandes proporções; Em sectores especiais de produção e armazenagem há detectores de fumos, de calor e de chama, além de instalações fixas de extinção de incêndios através de CO 2, em áreas de alto risco. Organização e limpeza A Organização e limpeza é um dos processos paralelos mais importantes da fábrica, porque dele resulta uma produção com elevados níveis de qualidade. Foi através desta acção, visível e mensurável, que a VW Autoeuropa ficou classificada em primeiro lugar de entre todas as fábricas de produção automóvel do grupo Volkswagen. Manter neste âmbito um elevado standard é um dos objectivos primordiais da VW Autoeuropa, uma vez que permite continuar a produzir com a melhor qualidade, com um maior nível de segurança e a custos mais reduzidos. Formação A formação dos trabalhadores na temática ambiental é outra das prioridades da VW Autoeuropa. Todas as pessoas que venham a exercer funções na empresa, incluindo prestadores de serviços, têm que ter formação prévia sobre ambiente e resposta a emergências, dada internamente através das sessões de sensibilização. A formação ambiental existente engloba, além da referida sensibilização obrigatória, cursos específicos, nomeadamente:

21 RELATÓRIO AMBIENTAL MEDIDAS DE CONTROLO Manuseamento e Transporte de Materiais Perigosos Legislação Ambiental Gestão Ambiental Auditores ISO (internos) Com a participação dos trabalhadores nestas acções de formação, aumenta a percepção da importância do necessário controlo dos aspectos ambientais da fábrica, bem como da importância da colaboração individual. Certificação ISO14001 Em 1998, a VW Autoeuropa estabeleceu um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) de acordo com os requisitos da Norma ISO O sistema foi auditado pela VCA - Vehicle Certification Agency, e o certificado foi emitido em Dezembro de 1998, tendo sido renovado em Novembro de 2001, sendo a próxima auditoria de renovação em Outubro de Semestralmente são feitas auditorias de acompanhamento. Além da certificação ISO 14001, a VW Autoeuropa tem ainda o seu Sistema da Qualidade certificado segundo a Norma ISO 9001:2000. Os dois sistemas de gestão estão parcialmente integrados. Equipas ISO , ISO 9000 e de energia e fluídos A VW Autoeuropa tem uma equipa responsável pelo controlo dos aspectos ambientais de toda a fábrica. Esta equipa coordena todas as acções de gestão ambiental, e é apoiada por representantes de cada área de actividade (no seu conjunto, formam a equipa ISO 14000). Esta equipa efectua reuniões quizenais, sendo abordado, entre outros, o funcionamento do SGA e as medidas de melhoria do mesmo. Esta equipa funciona de forma idêntica à sua congénere para a qualidade (equipa ISO 9000). Uma das funções mais importantes da equipa ISO é fornecer toda a informação e indicadores para as Revisões pela Direcção, sendo analisada e verificada a eficácia do SGA, assim como a possível existência de falhas. No caso de existirem falhas, são definidas acções correctivas e preventivas, evitando a sua reocor- -rência. Para além das equipas ISO e ISO 9000, existe ainda a equipa de gestão de energia e fluídos que efectua reuniões semanais. Esta equipa tem como objectivos analisar consumos, detectar fugas e aspectos a melhorar, definir medidas que conduzam à utilização racional dos vários tipos de energia, bem como à optimização de consumos. Auditorias internas e externas e registos de ocorrência As principais ferramentas utilizadas para avaliar a eficácia do SGA são as auditorias internas e externas, que por sua vez são analisadas semestralmente nas Revisões pela Direcção. No programa anual de auditorias internas, que são cerca de vinte, estão contempladas auditorias a todas as áreas, com base em todos os requisitos da norma de referência e nos requisitos legais. Os resultados são reportados semanalmente aos directores das áreas. Existe ainda um processo de registo de todas as ocorrências indesejáveis, que podem ir desde os pequenos acidentes ou incidentes, até aos acidentes graves, ou potenciais desvios à legislação. Aprovação de produtos químicos Os produtos químicos utilizados na VW Autoeuropa passam previamente por um processo de aprovação interna. Assim, as fichas de segurança são analisadas por uma equipa multidisciplinar, que aprova 20 21

22 1 1 2.Armazém dos produtos químicos 3. Parque de Empreiteiros 2 3

23 RELATÓRIO AMBIENTAL MEDIDAS DE CONTROLO internamente todos os produtos químicos usados na fábrica. Os produtos que contêm hidrocarbonetos halogenados, amianto e seus derivados, fibra de vidro solta (como material isolante), mercúrio, chumbo, crómio, benzeno, arsénio, cádmio, CFC s (Clorofluorcarbonetos) e PCB s (Policloretos de bifenilo), não são permitidos na VW Autoeuropa. É também restringida ao máximo a utilização de produtos contendo solventes e, sempre que possível, utilizam-se tintas de base aquosa e produtos não perigosos. Influência sobre fornecedores É filosofia da VW Autoeuropa considerar os seus fornecedores como parceiros no negócio. Assim, faz sentido existir um acompanhamento das questões ambientais resultantes das suas actividades. Desta forma, estabeleceu como objectivo a Certificação Ambiental dos seus fornecedores situados no Parque Industrial, e de outros que pela sua proximidade fazia sentido serem incluídos. Foi implementado um processo de influência e acompanhamento destas empresas, que envolve a realização de visitas periódicas resultando numa avaliação semestral. Este trabalho é feito pelo Controlo Ambiental em conjunto com a área de Logística, dado esta ser o interlocutor previligiado com os fornecedores. Nesta fase, já existem fornecedores da VW Autoeuropa que estão a começar a influenciar os seus próprios fornecedores no mesmo sentido Acompanhamento de prestadores de serviços Os prestadores de serviços que realizam trabalhos dentro das instalações da VW Autoeuropa têm um acompanhamento por parte desta, de forma a garantir que as suas actividades não originam incidentes ambientais. Assim, devem conhecer, respeitar e divulgar a Política Ambiental, bem como as regras básicas sobre ambiente e segurança distribuídas através de folhetos, em reuniões específicas e nas sessões de sensibilização.

24 Válvula de corte

25 RELATÓRIO AMBIENTAL MEDIDAS DE CONTROLO Principais Aspectos Ambientais e Medidas de Controlo Águas residuais A VW Autoeuropa dispõe de redes independentes para efluentes pluviais, domésticos e industriais que estão identificadas com as cores: azul, castanho e lilás, respectivamente. O efluente doméstico é tratado na ETAR Municipal de Palmela, e o pluvial é conduzido para um afluente da bacia hidrográfica do Tejo. A qualidade das águas superficiais (e dos lençóis freáticos) é assegurada através da existência de separadores de óleos nos parques de estacionamento e pela existência da válvula de corte na saída da rede pluvial, já atrás referida. A rede de efluente industrial serve, além dos principais edifícios fabris, áreas como o parque de empreiteiros, os parques de resíduos, as estações de água de refrigeração e compressores, as zonas onde há armazenamento de produtos químicos, etc.. Os efluentes industriais são tratados numa ETARI físico- -química própria da VW Autoeuropa, através de tecnologias que incluem, entre outras, a ultra-filtração. Após o tratamento na ETARI, os efluentes são enviados para a ETAR Municipal de Palmela (tratamento biológico), não havendo descarga de efluente industrial no meio natural. A qualidade dos efluentes é controlada diariamente pelos operadores da ETARI, e quinzenalmente por um laboratório externo acreditado. Os resultados são enviados para a Divisão de Águas de Abastecimento e Resíduais da Câmara Municipal de Palmela. A água que é utilizada nas cabinas da pintura é tratada através de um processo especialmente concebido para a indústria automóvel. Este permite a circulação de água em circuito fechado (após remoção das lamas) e, como tal, uma redução substancial do tradicionalmente elevado consumo da maioria das fábricas de automóveis. Protecção do solo As tubagens que transportam fluídos susceptíveis de causarem danos ambientais foram colocadas, sempre que pos- -sível, acima do solo. Os tanques de armazenagem existentes à superfície possuem bacias de retenção. Os subterrâneos são de parede dupla, com sistema de detecção de fugas. As áreas de arma- zenagem de resíduos ou de manuseamento de produtos químicos são impermeabilizadas. Como equipamento de apoio, existem ainda: Kits de absorvente em toda a fábrica, para utilizar em caso de derrames; Um veículo de intervenção química, para combate a derrames e limpeza de locais de acidente envolvendo produtos químicos (disponível no corpo de bombeiros). Resíduos Na VW Autoeuropa são produzidos vários tipos de resíduos resultantes da sua actividade industrial, que se dividem em perigosos e não perigosos. Estes resíduos são agrupados pela sua natureza, armazenados e expedidos para destinos finais licenciados, sendo sempre dada preferência a destinos de valorização. A VW Autoeuropa celebrou um contrato de gestão global de resíduos com um operador devidamente licenciado, que assegura todas as operações de recolha, acondicionamento, rotulagem, expedição, tratamento / valorização dos resíduos, bem como o cumprimento legal em termos de documentação envolvida (guias de acompanhamento de resíduos, mapas de resíduos, licenças, etc.). Existem ainda resíduos equi

26 1 1. ETAR 2 3. Interior ETAR 2 3

27 RELATÓRIO AMBIENTAL MEDIDAS DE CONTROLO Tubagens aéreas

28 1 A monitorização semestral dos principais poluentes é efectuada por uma entidade externa e os resultados obtidos são comuparados a urbanos e resíduos hospitalares, que nada têm a ver com a actividade produtiva. Os resíduos equiparados a urbanos são geridos pela mesma empresa, e têm como destino final um aterro sanitário autorizado. Os resíduos hospitalares, que são originados no Centro Médico, são geridos por um operador licenciado pelo Ministério da Saúde, e declarados em mapa próprio à entidade competente daquele Ministério. Tem sido política da VW Autoeuropa trabalhar no sentido de reduzir o volume de resíduos produzidos e aumentar o índice de reciclagem dos mesmos. Para esse fim, efectuaram-se vários investimentos, nomeadamente: Construção do Centro de Valorização de Sucatas em 1999, com vista a uma maior segregação e reciclagem das mesmas; Cobertura integral do Parque de Resíduos Perigosos, aumentando em 5 vezes a área de trabalho, e permitindo uma ligação mais eficiente e segura à rede de efluentes industriais. Neste sentido são ainda estabelecidos objectivos de redução de produção de resíduos, aumento de segregação na origem e a pesquisa de soluções inovadoras que permitam a va- lorização de resíduos por oposição à sua eliminação (exemplo: valorização das lamas de tinta em vez de incineração). A gestão global de resíduos é uma peça muito importante do sistema de gestão ambiental, tendo sido criados procedimentos e instruções de trabalho para que as operações associadas aos resíduos se efectuem de uma forma integrada. Emissões atmosférias O processo de pintura em uso na VW Autoeuropa é de base aquosa (excepto o verniz final). Isto permite uma das taxas de emissão mais baixas da indústria automóvel. Ainda assim, a fábrica instalou equipamento adicional para controlar e reduzir ao mínimo as suas emissões. Os principais poluentes resultantes do processo de produção automóvel são: partículas totais em suspensão (PTS), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de enxofre (SO 2 ), os óxidos de azoto (NO x ) e os compostos orgânicos voláteis (COV s). As medições efectuadas revelam que todos se encontram abaixo dos limites legais.

29 RELATÓRIO AMBIENTAL MEDIDAS DE CONTROLO Parque de resíduos perigosos 2. Centro de valorização de sucatas 3. Centro de triagem de resíduos não perigosos 2 1 3

30 nicados à entidade competente. A VW Autoeuropa cumpre com os limites de emissão impostos pela legislação nacional e comunitária, sendo a emissão global de COV s de cerca de 30 g/m 2. Ruído A VW Autoeuropa está inserida numa zona industrial. Por forma a avaliar e controlar a sua significância, foram efectuadas medições de 2 em 2 anos e não existem queixas do exterior quanto a incomodidade por ruído. Consumo de água A VW Autoeuropa é abastecida pela rede pública (Câmara Municipal de Palmela) e por 6 furos de captação existentes na empresa. Os 6 furos estão licenciados, sendo 3 deles utilizados para rega de espaços verdes e os restantes para fins industriais. Existem na fábrica 2 redes de distribuição independentes: uma delas para uso industrial e rede de incêndio, e outra para consumo humano. Consumo de energia A VW Autoeuropa recebe a energia eléctrica em muito alta tensão (150 kv), sendo depois distribuída em média tensão (20 kv) pela fábrica, existindo uma subestação eléctrica interna. Os grandes consumidores de energia eléctrica são o proces- -so produtivo, a iluminação e a climatização / ventilação das naves industriais. Acções como as que a seguir se apresentam têm contribuído para uma minimização de consumos: Reformulação do conceito de iluminação das naves; Implementação de rotinas para desligar a iluminação em períodos de paragem da produção; Instalação de sensores de movimento; Programação de trabalhos por forma a permitir desligar a estação de compressores por períodos significativos; Substituição progressiva de equipamentos consumidores de ar comprimido; Campanhas de sensibilização para acções de poupança de energia. Consumo de gás natural O gás natural é transportado por tubagem até à VW Autoeuropa, evitando-se as emissões e os riscos do transporte por estrada e de trasfega, que estavam presentes enquanto a fábrica foi abastecida por propano liquefeito. O processo de extracção e

31 RELATÓRIO AMBIENTAL MEDIDAS DE CONTROLO transporte do gás natural gera emissões muito baixas, ao contrário do que se passa com os gases de petróleo liquefeitos. É o mais limpo combustível fóssil (metano), não emite óxidos de enxofre ou azoto, e não origina cinzas ou emissões de partículas. A VW Autoeuropa foi concebida logo na fase de projecto para utilizar este tipo de combustível. A fábrica começou a usar o gás natural desde que o mesmo ficou disponível em Portugal (foi o primeiro grande consumidor a nível nacional desta nova fonte de energia). Este combustível tem também vantagens a nível económico. Transportes Uma das fontes de poluição indirectamente ligadas à actividade da VW Autoeuropa resulta do transporte até à fábrica dos componentes do veículo. Também nesse campo se procurou alterar o meio de transporte, no sentido de reduzir os impactos ambientais. Desde Outubro de 2002 que se recebem motores e caixas de velocidade, entre outros, por comboio. Também se recorreu desde sempre ao comboio para a expedição da maior parte da nossa produção para o porto de Setúbal, e para o transporte de uma parte significativa de aparas de chapa para as siderurgias ( toneladas / ano). As vantagens ambientais associadas ao transporte ferroviário são os níveis de emissões atmosféricas mais baixos, bem como menores consumos de energia (por tonelada transportada) Transporte de peças por comboio 5

32

33

34 Desempenho Indicadores Ambientais (Comparação 2002/2003) Produção Automóvel

35 RELATÓRIO AMBIENTAL DESEMPENHO Principais Poluentes Existentes nas Águas Residuais (Valores obtidos à saida da ETARI da VW Autoeuropa, antes do tratamento biológico efectuado pela Câmara Municipal de Palmela) 34 35

36 Produção dos Principais Tipos de Resíduos

37 RELATÓRIO AMBIENTAL DESEMPENHO Emissões Atmosféricas Nota: As emissões atmosféricas consideradas referem-se a medições efectuadas nos incineradores e nas exaustões. A redução que se observa de 2002 para 2003, particularmente nos COV s, explica-se pela: redução do volume de produção; instalação de novos incineradores mais eficientes; pintura de séries de carros da mesma côr (batch painting) em vez da pintura das cores por sequência de encomendas Consumo Específico de Água 2003 Nota: Os valores de consumo de água do ano de 2002 não foram considerados, uma vez que ocorreram alterações substanciais no processo de abastecimento de água à fábrica. Por essa razão, 2002 e 2003 não são comparáveis, em termos do perfil de consumos. O ano de 2003 será utilizado como referencial de comparação para os anos seguintes.

38 Consumo Específico de Electricidade Consumo Específico de Gás Natural

39 RELATÓRIO AMBIENTAL DESEMPENHO Consumo de Aço Consumo de Materias do Processo de Pintura

40

41

42 Objectivos e Resultados

43 RELATÓRIO AMBIENTAL OBJECTIVOS E RESULTADOS 42 43

44 Serra da Arrábida

45 RELATÓRIO AMBIENTAL OBJECTIVOS E RESULTADOS Vista sobre o Estuário do Rio Sado 44 45

46 Na VW Autoeuropa, os espaços verdes coexistem com as áreas industriais

47 RELATÓRIO AMBIENTAL OBJECTIVOS E RESULTADOS Certificado do Sistema de Gestão Ambiental

48 1ª Edição: VOLKSWAGEN Autoeuropa, Automóveis Lda Planeamento, Ambiente e Infra-estruturas Quinta da Marquesa Quinta do Anjo Direcção Técnica: Controlo Ambiental Tel.: / 3053/ 3146 Fotografias: VW Autoeuropa, Automóveis Lda MIL Cenas - Lda Design: MIL Cenas - Lda Rua Lopo Homem nº2 A Setúbal Tel.: Fax: Impressão: Armazém de Papéis do Sado, Lda Praça do Quebedo, Setúbal Tel.: Fax: Tiragem: 500 Exemplares Depósito legal nº: /04 (de acordo com o DL 74/82 de 3 Março)

49 VOLKSWAGEN Autoeuropa

50

Indicadores Ambientais

Indicadores Ambientais Indicadores Ambientais / Desempenho Em, publicámos o nosso primeiro Relatório Ambiental, como forma de divulgar os nossos esforços e resultados na área da protecção ambiental. A presente publicação deve

Leia mais

Como melhorar a Sustentabilidade através da implementação de um Sistema Integrado de Gestão Qualidade, Ambiente e Segurança

Como melhorar a Sustentabilidade através da implementação de um Sistema Integrado de Gestão Qualidade, Ambiente e Segurança Como melhorar a Sustentabilidade através da implementação de um Sistema Integrado de Gestão Qualidade, Ambiente e Segurança ENQUADRAMENTO O QUE SE PRETENDE? A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Elevadores e Escadas Rolantes

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Elevadores e Escadas Rolantes Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Elevadores e Escadas Rolantes Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A

Leia mais

SISTEMA GESTÃO AMBIENTAL - SGA

SISTEMA GESTÃO AMBIENTAL - SGA SISTEMA GESTÃO AMBIENTAL - SGA SISTEMA GESTÃO AMBIENTAL - SGA Ciclo de melhoria contínua conhecido como Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) EMAS METODOLOGIA FASEADA DE IMPLEMENTAÇÃO FASEADA DO EMAS In, APA,

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

ANA Aeroportos de Portugal Aeroportos e Ruído: Uma Gestão de Compromisso

ANA Aeroportos de Portugal Aeroportos e Ruído: Uma Gestão de Compromisso ANA Aeroportos de Portugal Aeroportos e Ruído: Uma Gestão de Compromisso O ruído tem vindo a assumir um lugar de destaque no conjunto de preocupações dos cidadãos em matéria ambiental. De acordo com informação

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação

Leia mais

PUBLICAÇÕES:TECNOMETAL n.º 139 (Março/Abril de 2002) KÉRAMICA n.º 249 (Julho/Agosto de 2002)

PUBLICAÇÕES:TECNOMETAL n.º 139 (Março/Abril de 2002) KÉRAMICA n.º 249 (Julho/Agosto de 2002) TÍTULO: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES:TECNOMETAL n.º 139 (Março/Abril de 2002) KÉRAMICA n.º 249 (Julho/Agosto de 2002) FUNDAMENTOS A nível dos países

Leia mais

Formulário de Candidatura para admissão como membro do Cluster 2Bparks

Formulário de Candidatura para admissão como membro do Cluster 2Bparks Formulário de Candidatura para admissão como membro do Cluster 2Bparks Eu, abaixo-assinado/a, declaro que a organização que represento solicita a sua admissão como Membro do Cluster Ambiental 2Bparks e

Leia mais

Permanente actualização tecnológica e de Recursos Humanos qualificados e motivados;

Permanente actualização tecnológica e de Recursos Humanos qualificados e motivados; VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de accionamento electromecânicos e electrónicos, oferecendo

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Limpeza e/ou Resíduos

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Limpeza e/ou Resíduos Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Limpeza e/ou Resíduos Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação de um Sistema

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RESIDUOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. IDENTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS... 4 3. MODO OPERATIVO... 5 4. RESPONSABILIDADES...

PLANO DE GESTÃO DE RESIDUOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. IDENTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS... 4 3. MODO OPERATIVO... 5 4. RESPONSABILIDADES... PLANO DE GESTÃO DE RESIDUOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. IDENTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS... 4 3. MODO OPERATIVO... 5 3.1. FASE DE PLANEAMENTO (PRÉ-OBRA)...5 3.2. FASE DE CONSTRUÇÃO...5 3.2.1. Deposição

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Ar Condicionado

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Ar Condicionado Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Ar Condicionado Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação

Leia mais

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Sistemas de aquecimento Sistemas industriais Sistemas de refrigeração Directiva ErP A directiva ErP introduz a etiquetagem

Leia mais

Volkswagen Autoeuropa. Relatório. ambiental

Volkswagen Autoeuropa. Relatório. ambiental Volkswagen Autoeuropa 2009 Relatório ambiental Volkswagen Autoeuropa 2009 Relatório ambiental Volkswagen Autoeuropa Índice 1. ESTRATÉGIA AMBIENTAL O compromisso da Direcção Política Ambiental 4. ASPECTOS

Leia mais

MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA

MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de accionamento electromecânicos

Leia mais

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar!

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar! GRUPO ROLEAR Porque há coisas que não podem parar! INOVAÇÃO COMO CHAVE DO SUCESSO Desde 1979, com sede no Algarve, a Rolear resulta da oportunidade identificada pelo espírito empreendedor do nosso fundador

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00081/2012 (S08958-201207)

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00081/2012 (S08958-201207) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00081/2012 (S08958-201207) Nos termos do Artigo 32º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida

Leia mais

Gestão dos Níveis de Serviço

Gestão dos Níveis de Serviço A Gestão dos Níveis de Serviço (SLM) Os sistemas e tecnologias de informação e comunicação têm nas empresas um papel cada vez mais importante evoluindo, hoje em dia, para níveis mais elevados de funcionamento

Leia mais

Na sua experiência profissional, salienta-se uma longa lista de obras realizadas, entre as quais:

Na sua experiência profissional, salienta-se uma longa lista de obras realizadas, entre as quais: 1. A EMPRESA retende-se com o presente capítulo efectuar a apresentação da Tomás de Oliveira, do seu compromisso em relação à qualidade e da organização que disponibiliza para alcançar esse objectivo.

Leia mais

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental A Nestlé, na qualidade de Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, assume o seu objectivo

Leia mais

O Portal da Construção Segurança e Higiene do Trabalho

O Portal da Construção Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XVIII Plano de Emergência um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem a

Leia mais

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel.

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. Projecto A Oficina+ ANECRA é uma iniciativa criada em 1996, no âmbito da Padronização de Oficinas ANECRA. Este projecto visa reconhecer a qualidade

Leia mais

VI Jornadas técnicas de segurança no trabalho da AEVA

VI Jornadas técnicas de segurança no trabalho da AEVA VI Jornadas técnicas de segurança no trabalho da AEVA Agenda Volkswagen Autoeuropa em Portugal Produtos e produção Recursos Humanos Boas práticas preventivas 2/32 Volkswagen Autoeuropa em Portugal 3/32

Leia mais

Questionário para Subscrição de Seguro de Responsabilidade Ambiental e por Contaminação

Questionário para Subscrição de Seguro de Responsabilidade Ambiental e por Contaminação Questionário para Subscrição de Seguro de Responsabilidade Ambiental e por Contaminação Este questionário deve ser preenchido pelo Segurado ou por um representante autorizado, devendo dar-se resposta completa

Leia mais

2005 José Miquel Cabeças

2005 José Miquel Cabeças Dimensionamento de linhas de produção 1 - INTRODUÇÃO A fabricação de elevado volume de produção é frequentemente caracterizada pela utilização de linhas de montagem e fabricação. O balanceamento de linhas

Leia mais

a LRQA Desenvolvimento Sustentável

a LRQA Desenvolvimento Sustentável ISO 14001:2004 e Responsabilidade Ambiental Engº Vítor Gonçalves CONFERÊNCIA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Eficiência e Eficácia na redução de Riscos Ambientais Lisboa, 15 de Maio de 2007 ISO 14001:2004 e

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Segurança e Higiene no Trabalho Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/7 ÁREA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO

Leia mais

Ir mais longe até onde for o futuro!

Ir mais longe até onde for o futuro! Ir mais longe até onde for o futuro! DOSSIER DE IMPRENSA 2010 Luís Simões A Luís Simões (LS) é composta por 10 empresas juridicamente autónomas e agrupadas em 3 unidades de negócio: transporte, logística

Leia mais

Relatório da Visita de Estudo à. Central Termoeléctrica da CEM em Coloane. Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A

Relatório da Visita de Estudo à. Central Termoeléctrica da CEM em Coloane. Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A Relatório da Visita de Estudo à Central Termoeléctrica da CEM em Coloane Escola Portuguesa de Macau Disciplina: Física e Química A Trabalho realizado por: António Sérgio Ribeiro, 10ºA, Nº3 Data: 19/03/2010

Leia mais

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO FORMAÇÃO SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO 1 Introdução No actual quadro legislativo (35/2004) é bem claro que a responsabilidade pelas condições de Segurança, Higiene e Saúde

Leia mais

Seminários 2013 Resíduos Hospitalares. Obrigações Legais dos Produtores de Resíduos Hospitalares. Francisco Valente

Seminários 2013 Resíduos Hospitalares. Obrigações Legais dos Produtores de Resíduos Hospitalares. Francisco Valente Seminários 2013 Resíduos Hospitalares Obrigações Legais dos Produtores de Resíduos Hospitalares Francisco Valente OBJECTIVOS Informação sobre as obrigações legais dos produtores de resíduos hospitalares;

Leia mais

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA EDP PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA O Grupo EDP Energias de Portugal centra as suas actividades na produção, distribuição e comercialização de energia eléctrica,

Leia mais

Case study 100R RECICLAGEM 100% GARANTIDA EMPRESA ENVOLVIMENTO

Case study 100R RECICLAGEM 100% GARANTIDA EMPRESA ENVOLVIMENTO Case study 2010 100R RECICLAGEM 100% GARANTIDA EMPRESA A Sociedade Ponto Verde é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO INTERNO

PROPOSTA DE REGULAMENTO INTERNO PROPOSTA DE REGULAMENTO INTERNO VOLUNTARIOS SOCIAIS DO CONCELHO DE ALBERGARIA-A-VELHA - PROGRAMA ALBERGARIA SOLIDÁRIA NOTA JUSTIFICATIVA No âmbito de uma política social que se vem orientando para potenciar

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

Competências Farmacêuticas Indústria Farmacêutica Versão 23.xi.15

Competências Farmacêuticas Indústria Farmacêutica Versão 23.xi.15 Competências Farmacêuticas Indústria Farmacêutica Versão 23.xi.15 Competência* Conteúdos*1 *3 a que se candidata + E a que se candidata + E a que se candidata + E a que se candidata + E Tipo de Competência*2

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network

EXCELLUM. Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável DALI. Excellum Network EXCELLUM Excellum Network DALI Sistema de controlo de iluminação e gestão de energia endereçável O EXCELLUM COMBINA POUPANÇA COM CONFORTO NA ILUMINAÇÃO O Excellum é um sistema de controlo de iluminação

Leia mais

ECOXXI Galardão 2013 MODOS DE TRANSPORTE SUAVES EM TORRES VEDRAS

ECOXXI Galardão 2013 MODOS DE TRANSPORTE SUAVES EM TORRES VEDRAS ECOXXI Galardão 2013 MODOS DE TRANSPORTE SUAVES EM TORRES VEDRAS LOCALIZAÇÃO DE TORRES VEDRAS POPULAÇÃO O Município de Torres Vedras localiza-se na costa oeste de Portugal e a sua cidade,torres Vedras,

Leia mais

TEKTÓNICA, 20 MAIO 2008 GESTÃO AMBIENTAL DE OBRAS

TEKTÓNICA, 20 MAIO 2008 GESTÃO AMBIENTAL DE OBRAS TEKTÓNICA, 20 MAIO 2008 GESTÃO AMBIENTAL DE OBRAS www.tterra.pt tp@tterra.pt «Os sistemas de gestão baseiam-se em senso comum (...) os que funcionam melhor são os mais simples.» S.L.Jackson Gestão Ambiental

Leia mais

ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR

ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR ISO 22000 SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR INTRODUÇÃO Os sistemas de segurança alimentar devem ser desenhados de forma a controlar o processo de produção e basearem-se em princípios e conceitos

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XVI Armazenamento de Produtos Químicos Perigosos um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido

Leia mais

São mais de 80 os serviços que garantem o correcto acondicionamento e encaminhamento do papel/cartão para os respectivos pontos de recolha.

São mais de 80 os serviços que garantem o correcto acondicionamento e encaminhamento do papel/cartão para os respectivos pontos de recolha. A Câmara Municipal procura ser um exemplo de bom desempenho ambiental. A gestão ambiental da autarquia promove, através de um conjunto de projectos, a reciclagem junto dos munícipes e dos seus trabalhadores.

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por:

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por: A metodologia do Projecto SMART MED PARKS ARTIGO TÉCNICO O Projecto SMART MED PARKS teve o seu início em Fevereiro de 2013, com o objetivo de facultar uma ferramenta analítica de confiança para apoiar

Leia mais

Errata à Licença Ambiental n.º 19/2006, de 2006.06.23. Instalação Toyota Caetano Portugal, S.A. Divisão Fabril de Ovar Arada, Ovar

Errata à Licença Ambiental n.º 19/2006, de 2006.06.23. Instalação Toyota Caetano Portugal, S.A. Divisão Fabril de Ovar Arada, Ovar Errata à Licença Ambiental n.º 19/2006, de 2006.06.23 Instalação Toyota Caetano Portugal, S.A. Divisão Fabril de Ovar Arada, Ovar (ex. Salvador Caetano Indústrias Metalúrgicas e Veículos de Transporte,

Leia mais

As Auditorias Energéticas e a Gestão da Energia como fator de competitividade

As Auditorias Energéticas e a Gestão da Energia como fator de competitividade As Auditorias Energéticas e a Gestão da Energia como fator de competitividade Artur Serrano CTCV Sistemas de Energia 1 ÍNDICE DOS ASSUNTOS Sistemas de Energia do CTCV - Actividades Objectivos das Auditorias

Leia mais

Certificação e Monitorização de Edifícios Públicos Municipais em Cascais

Certificação e Monitorização de Edifícios Públicos Municipais em Cascais Certificação e Monitorização de Edifícios Públicos Municipais em Cascais TECNOFIL Workshop Municípios e Certificação Energética de Edifícios Lisboa, 18 Junho 2009 Objectivos A Agência Cascais Energia é

Leia mais

LEGISLAÇÃO BÁSICA. Portaria nº 867/89, de 7 de Outubro Determina quais devem ser os parâmetros para caracterizar os gases combustíveis

LEGISLAÇÃO BÁSICA. Portaria nº 867/89, de 7 de Outubro Determina quais devem ser os parâmetros para caracterizar os gases combustíveis LEGISLAÇÃO BÁSICA Especificações GPL Portaria nº 867/89, de 7 de Outubro Determina quais devem ser os parâmetros para caracterizar os gases combustíveis Portaria nº 348/96, de 8 de Agosto Estabelece as

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2 2. OBJECTO 2 3. RESPONSÁVEL DE SEGURANÇA 2 4. MEDIDAS DE PREVENÇÃO 2 ANEXO - LISTA DE VERIFICAÇÕES 7

1. INTRODUÇÃO 2 2. OBJECTO 2 3. RESPONSÁVEL DE SEGURANÇA 2 4. MEDIDAS DE PREVENÇÃO 2 ANEXO - LISTA DE VERIFICAÇÕES 7 Directivas Técnicas 01-02/2007 Prevenção de incêndios em hospitais Ficha técnica Número 01-02/2007 Data de publicação MAI 2007 Data última revisão MAI 2008 Revisão obrigatória MAI 2009 Autoria e edição

Leia mais

Distribuição e Venda de Produtos Fitofarmacêuticos

Distribuição e Venda de Produtos Fitofarmacêuticos IMPLEMENTAÇÂO DO DECRETO LEI 173/2005 Distribuição e Venda de Produtos Fitofarmacêuticos Algumas orientações para a construção e beneficiação das instalações bem como para o armazenamento de produtos fitofarmacêuticos

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

Gestão do armazém: organização do espaço, artigos, documentos

Gestão do armazém: organização do espaço, artigos, documentos 1 1 2 A gestão do armazém está directamente relacionada com o processo de transferência de produtos para os clientes finais, e têm em conta aspectos como a mão-de-obra, o espaço, as condições do armazém

Leia mais

Nota Técnica. Requisitos Gerais para a armazenagem de óleos usados:

Nota Técnica. Requisitos Gerais para a armazenagem de óleos usados: Nota Técnica ARMAZENAGEM DE ÓLEOS USADOS Para efeitos do presente documento, considera-se a definição de óleos usados constante na alínea b) do artigo 2.º do Decreto-lei n.º 153/2003. Define-se reservatório

Leia mais

Índice Descrição Valor

Índice Descrição Valor 504448064 Índice Descrição Valor 1 Missão, Objectivos e Princípios Gerais de Actuação 11 Cumprir a missão e os objectivos que lhes tenham sido determinados de forma económica, financeira, social e ambientalmente

Leia mais

Controlador de Energia Eléctrica. Redutores de Caudal de Água. Supertech o Génio do Depósito do Combustível

Controlador de Energia Eléctrica. Redutores de Caudal de Água. Supertech o Génio do Depósito do Combustível Controlador de Energia Eléctrica Redutores de Caudal de Água Supertech o Génio do Depósito do Combustível 2 O QUE SÃO OS CONTROLADORES? Os controladores são equipamentos de tecnologia inteligente que optimizam

Leia mais

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto 2 Um Painel de Incêndio fácil de instalar, configurar, manter e utilizar. Ecrã LCD com indicação de estado para todas as zonas

Leia mais

MOB CARSHARING PROTOCOLOS

MOB CARSHARING PROTOCOLOS O QUE É O MOB CARSHARING A QUEM SE DESTINA VANTAGENS ECONÓMICAS VANTAGENS AMBIENTAIS MOB CARSHARING PARTICULARES MOB CARSHARING EMPRESAS MOB CARSHARING PROTOCOLOS COMO FUNCIONA A FROTA CONTACTOS 01 02

Leia mais

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE MIRANDELA. Preâmbulo

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE MIRANDELA. Preâmbulo REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE MIRANDELA Preâmbulo O voluntariado é definido como um conjunto de acções e interesses sociais e comunitários, realizadas de forma desinteressada no âmbito

Leia mais

Semana da Proteção Civil Seminário Incêndios Urbanos. PREVENÇÃO E RESPOSTA 27 Fevereiro 2015

Semana da Proteção Civil Seminário Incêndios Urbanos. PREVENÇÃO E RESPOSTA 27 Fevereiro 2015 Semana da Proteção Civil Seminário Incêndios Urbanos PREVENÇÃO E RESPOSTA 27 Fevereiro 2015 Riscos tecnológicos Incêndios estruturais: da prevenção ao combate Pedro Miguel de Araújo Comandante dos Bombeiros

Leia mais

Energy Target Setting

Energy Target Setting Energy Target Setting 1 A mudança comportamental está na base de toda e qualquer alteração que queiramos provocar, seja no contexto empresarial ou outro. No caso específico da eficiência energética é crítico

Leia mais

AUDITORIAS DE VALOR FN-HOTELARIA, S.A.

AUDITORIAS DE VALOR FN-HOTELARIA, S.A. AUDITORIAS DE VALOR FN-HOTELARIA, S.A. Empresa especializada na concepção, instalação e manutenção de equipamentos para a indústria hoteleira, restauração e similares. Primeira empresa do sector a nível

Leia mais

PROCEDIMENTO MEIO AMBIENTE IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DO SGA

PROCEDIMENTO MEIO AMBIENTE IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DO SGA 1. ESCOPO Identificar e classificar os aspectos ambientais das atividades, produtos e serviços da XXXX, visando estabelecer quais causam ou poderão causar impactos ambientais significativos. 2. DEFINIÇÕES

Leia mais

Ministério dos Petróleos

Ministério dos Petróleos Ministério dos Petróleos Decreto executivo nº. 80/04 de 27 de Julho Havendo necessidade de estabelecer as condições a que devem obedecer os meios de transporte aéreo de produtos petrolíferos; Sendo necessário

Leia mais

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade:

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade: Evolução do conceito 2 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da :. evolução do conceito. gestão pela total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9000:2000 gestão pela total garantia da controlo

Leia mais

A Rockwell Automation está empenhada em aplicar. É nossa política irmos além do mero cumprimento. dos regulamentos e agirmos no interesse das

A Rockwell Automation está empenhada em aplicar. É nossa política irmos além do mero cumprimento. dos regulamentos e agirmos no interesse das ISO 14001 A4PT.QXD 8/31/99 4:52 PM Page 1 POLÍTICA AMBIENTAL A Rockwell Automation está empenhada em aplicar os mais altos padrões de gestão ambiental mundial. É nossa política irmos além do mero cumprimento

Leia mais

FACILITY SERVICES. Apresentação

FACILITY SERVICES. Apresentação FACILITY SERVICES Apresentação FACILITY SERVICES A NFH é uma empresa de Facility Services Tem como objetivo, um crescimento sustentável, através de uma prestação de serviços de rigor e transparência.

Leia mais

POLÍTICA DE AMBIENTE, QUALIDADE E SEGURANÇA

POLÍTICA DE AMBIENTE, QUALIDADE E SEGURANÇA HOMOLOGAÇÃO: José Eduardo Carvalho 14-03- Pág. 2 de 5 A Tagusgás subscreve a Política AQS da Galp Energia. A Política AQS da Tagusgás foi definida tendo em consideração os Objectivos Estratégicos do Grupo

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA: FASES DE ELABORAÇÃO

PLANO DE EMERGÊNCIA: FASES DE ELABORAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA: FASES DE ELABORAÇÃO www.zonaverde.pt Página 1 de 10 INTRODUÇÃO Os acidentes nas organizações/estabelecimentos são sempre eventos inesperados, em que a falta de conhecimentos/formação,

Leia mais

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo:

Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: Empresas de diversos setores necessitam de produzir águas quentes no âmbito das suas atividades, como por exemplo: no Alojamento, para banhos, cozinha e limpezas nos Serviços, para limpezas, lavagem de

Leia mais

EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA SA

EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA SA EMPRESA DE ELECTRICIDADE DA MADEIRA SA CENTRAL TÉRMICA DO PORTO SANTO EEM/DSP 1 16 MWe Central Térmica do Porto Santo 1 Descrição Geral A Central Térmica do Porto Santo entrou em funcionamento em 1992,

Leia mais

SISTEMA ENERGÉTICO PORTUGUÊS

SISTEMA ENERGÉTICO PORTUGUÊS SISTEMA ENERGÉTICO PORTUGUÊS (ELETRICIDADE E GÁS NATURAL) Contexto Regulamentar O enquadramento legal decorre da implementação do designado "Terceiro Pacote Energético", da União Europeia, do qual fazem

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXXI Trabalhos com segurança em telhados um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído

Leia mais

A Gestão da Qualidade foca o produto; Tem como objectivo a satisfação do cliente.

A Gestão da Qualidade foca o produto; Tem como objectivo a satisfação do cliente. OBJECTIVOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO A Gestão da Qualidade foca o produto; Tem como objectivo a satisfação do cliente. A Gestão da Segurança foca o indivíduo, o colaborador; Tem como objectivo a sua protecção

Leia mais

SAÚDE E SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA CIPA 5 S SUSTENTABILIDADE SMS RESPONSABILIDA DE SOCIAL

SAÚDE E SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA CIPA 5 S SUSTENTABILIDADE SMS RESPONSABILIDA DE SOCIAL SAÚDE E SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA CIPA 5 S SUSTENTABILIDADE SMS RESPONSABILIDA DE SOCIAL Para REFLEXÃO Exemplo de aspectos ambientais significativos Descarga de efluentes líquidos Disposição de

Leia mais

Gestão por Processos ISO 9001: 2000

Gestão por Processos ISO 9001: 2000 Gestão por Processos 1 2 Existem três tipos de empresas: - as que fazem as coisas acontecer; - as que vêem as coisas acontecer; - as que não fazem ideia do que está a acontecer (Kotler) 3 Para o Sucesso

Leia mais

SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS

SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - SIADAP - ANO DE 2015 MISSÃO E OBJECTIVOS DAS UNIDADES ORGÃNICAS DOS SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DA MAIA, PARA O ANO DE 2015 DIVISÃO ECONÓMICA

Leia mais

PPEC 2013-2014 Plano de Promoção da Eficiência Energética no Consumo de Energia Eléctrica. Auditoria Energética para Escolas

PPEC 2013-2014 Plano de Promoção da Eficiência Energética no Consumo de Energia Eléctrica. Auditoria Energética para Escolas PPEC 2013-2014 Plano de Promoção da Eficiência Energética no Consumo de Energia Eléctrica Auditoria Energética para Escolas Objectivo da Medida As Auditorias Energéticas para Escolas faz parte de um conjunto

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa TE GEE.208.04 II Nos termos do Decreto-Lei n.º 233/2004, de 14 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei n.º 243-A/2004, de 31 de Dezembro,

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma Eco Six Sigma Nos dias de hoje, em que os requisitos de compra dos consumidores vão além do preço do produto, conquistar os consumidores torna-se um grande desafio. Características como a qualidade da

Leia mais

HM-Service-Broschüre-Port 26.04.2004 18:47 Uhr Seite 1. Assistência Técnica e Produção

HM-Service-Broschüre-Port 26.04.2004 18:47 Uhr Seite 1. Assistência Técnica e Produção HM-Service-Broschüre-Port 26.04.2004 18:47 Uhr Seite 1 Assistência Técnica e Produção HM-Service-Broschüre-Port 26.04.2004 18:47 Uhr Seite 2 HM-Service-Broschüre-Port 26.04.2004 18:47 Uhr Seite 3 Filiais

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

Procedimento de Gestão PG 01 Gestão do SGQ

Procedimento de Gestão PG 01 Gestão do SGQ Índice 1.0. Objectivo. 2 2.0. Campo de aplicação... 2 3.0. Referências e definições....... 2 4.0. Responsabilidades... 3 5.0. Procedimento... 4 5.1. Política da Qualidade 4 5.2. Processos de gestão do

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE

AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE UNIDADE DE SAÚDE PUBLICA Ao nível de cada Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), as Unidades de Saúde Pública (USP) vão funcionar como observatório de saúde da população

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXVIII Prevenção de acidentes com veículos na Construção Civil Parte 1 um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

PLANO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PLANO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO ÍNDICE 1.- INTRODUÇÃO... 3 2.- ESPECIFICAÇÕES SOBRE AS OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO... 3 3.- PLANO DE PREVENÇÃO

Leia mais

O Programa de Acção Territorial do Escarpão

O Programa de Acção Territorial do Escarpão O Programa de Acção Territorial do Escarpão João Telha CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda Seminário Indústria Extractiva Ordenamento Territorial e Licenciamento de Pedreiras

Leia mais

Etapas do Manual de Operações de Segurança

Etapas do Manual de Operações de Segurança OPERAÇÕES www.proteccaocivil.pt DE SEGURANÇA CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS ETAPAS LEVANTAMENTO DE MEIOS E RECURSOS ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA PLANO DE EVACUAÇÃO PLANO DE INTERVENÇÃO

Leia mais

As revisões e/ou alterações ao acordado, são devidamente registadas e analisadas conforme descrito para o caso da definição das condições iniciais.

As revisões e/ou alterações ao acordado, são devidamente registadas e analisadas conforme descrito para o caso da definição das condições iniciais. Preparação da Qualidade Página 1 de 6 5.1. COMERCIALIZAÇÃO 5.1.1. Transporte A empresa através da sua área de operações ou da administração, tem como objectivo em cada serviço adjudicado, entre vários,

Leia mais

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Por Elisabete Rodrigues 17 de Maio de 2013 09:05 Comentar A plataforma de demonstração de energia solar que

Leia mais

- Reforma do Tesouro Público

- Reforma do Tesouro Público - Reforma do Tesouro Público Em Novembro de 1997 foram definidas as opções estratégicas do Ministério das Finanças para a adopção da moeda Única ao nível da Administração Financeira do Estado. Estas opções,

Leia mais

Prognos SMART OPTIMIZATION

Prognos SMART OPTIMIZATION Prognos SMART OPTIMIZATION A resposta aos seus desafios Menos estimativas e mais controlo na distribuição A ISA desenvolveu um novo software que permite o acesso a dados remotos. Através de informação

Leia mais

Política da Nestlé sobre Saúde e Segurança no Trabalho

Política da Nestlé sobre Saúde e Segurança no Trabalho Política da Nestlé sobre Saúde e Segurança no Trabalho A Segurança não é negociável Na Nestlé, acreditamos que o sucesso sustentável apenas poderá ser alcançado através dos seus Colaboradores. Nenhum

Leia mais

Norma ISO 9000. Norma ISO 9001. Norma ISO 9004 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE REQUISITOS FUNDAMENTOS E VOCABULÁRIO

Norma ISO 9000. Norma ISO 9001. Norma ISO 9004 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE REQUISITOS FUNDAMENTOS E VOCABULÁRIO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Norma ISO 9000 Norma ISO 9001 Norma ISO 9004 FUNDAMENTOS E VOCABULÁRIO REQUISITOS LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA MELHORIA DE DESEMPENHO 1. CAMPO

Leia mais

Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates

Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates 11.02.2009 1. A execução da Iniciativa para o Investimento e o Emprego A resposta do Governo à crise económica segue uma linha de

Leia mais

Apresentação ecoinside

Apresentação ecoinside Documento compatível com caracteres ecofont - reduzindo o consumo do seu tinteiro em mais de 20%. Mais informações e download gratuito em www.ecofont.com Apresentação ecoinside Eco-Empreendedorismo: Ideias

Leia mais