Configuração dos softphones Zoiper e Linphone para uso. no projeto INOC-DBA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Configuração dos softphones Zoiper e Linphone para uso. no projeto INOC-DBA."

Transcrição

1 Configuração dos softphones Zoiper e Linphone para uso no projeto INOC-DBA. 1. ZOIPER Disponível para: Windows (Vista, 7 e 8), Mac OSX, Linux, Android (2.1 ou superior), ios (4.3 ou superior), Windows Phone 8 e browsers. Site Oficial: Versão: para desktops, 1.18 no Android e 2.17 no ios. Utilização em Desktops Siga as instruções do site do fornecedor para instalar o aplicativo em seu sistema. Abra o aplicativo Zoiper, a seguinte tela inicial será apresentada: Tela Inicial.

2 Clique no botão Settings e então, em Preferences, para que a seguinte janela de configurações seja aberta em sua tela: Configurações da linha. Na aba Accounts, adicione as informações referentes à conta do INOC-DBA, fornecidas junto ao de aprovação no projeto. Os campos a preencher são: - Domain/Domínio: Endereço de acesso ao servidor do INOC. - User Name: numero da linha do INOC. Normalmente composta por <Número do ASN>*<Extensão solicitada>

3 - Password: senha de acesso de 8 dígitos alfanuméricos da conta SIP. - Outbound Proxy: Endereço do servidor SIP proxy (O Outbound proxy tem a mesma função de um proxy: intermediar a comunicação entre dois pontos, mas nesse caso, ele só trabalha com dados SIP. O campo Use outbound proxy deverá estar selecionado para que essa opção funcione). Ainda na aba Accounts, pode-se configurar o codec de áudio, no caso o u-law, a ser utilizado nas ligações. Já na aba Audio, selecione os dispositivos de entrada e saída de áudio que serão empregados. Configuração de Codecs.

4 Configuração de dispositivos de entrada e saída de áudio.

5 Configuração de STUN e portas. Finalmente, configure as seguintes opções no sistema: SIP options -> port: O usuário deverá usar qualquer porta entre 5060 e RTP options -> port: O usuário deverá colocar qualquer porta entre e 65000, podendo também selecionar a opção Open random port above Caso o usuário deseje, ele pode usar a tecnologia STUN (Session Traversal Utilities for NAT, protocolo utilizado para auxiliar de diversas maneiras equipamentos com NAT, como por exemplo: checando conectividade entre dois pontos, descobrindo IP e porta de um cliente atrás

6 de NAT e, por ser um protocolo keep-alive, mantendo o NAT funcionando.), o qual o Zoiper já disponibiliza um servidor (stun.zoiper.com). Para fazer o uso do STUN, além de selecionar qual servidor usar, o usuário deverá ativar a opção Enable STUN para que ele esteja habilitado. Após esses passos, o softphone estará pronto para realizar ligações. Para isso, digite, na tela principal do Zoiper, na aba Dialpad, o número que se deseja ligar: Tela de Discagem. Tela de Chamada.

7 Utilização em Dispositivos Mobiles Realize o download do aplicativo na loja de aplicativos correspondente ao sistema operacional de seu dispositivo. Abra o aplicativo e, na tela inicial e, no canto superior direito, clique em config. A seguir, após a abertura da tela de configurações, o usuário deverá clicar em Accounts e então, adicionar sua conta. Tela Inicial / discagem do aplicativo. Tela de configurações.

8 Ao clicar em Add account, o programa perguntará se o usuário já tem uma conta. Será necessário clicar em yes e manual configuration, para então, escolher a opção SIP. A seguir, o usuário deverá preencher os seguintes campos para ativar sua conta: SIP Account: - Account name: nome opcional a ser dado à conta. Authentication: - Host: Endereço de acesso ao servidor. No caso do INOC-BR, o endereço é inoc-br.nic.br - Username: Número da linha e nome de usuário da conta SIP. Normalmente composta por <Número do ASN>*<Extensão solicitada> - Password: senha de acesso, disponibilizada por , à conta SIP. Tela de cadastro e acesso à contas. Tela de nova conta.

9 Para acionar o protocolo STUN, o usuário deverá acessar a opção Network settings na tela de configurações. Logo após, o campo Use STUN deverá ser acionado. Caso as configurações pré-definidas no Zoiper sejam mantidas, ele funcionará normalmente. Caso o usuário possua um servidor STUN, ele poderá ser usado. Neste local, o usuário pode adicionar e ativar um servidor STUN.

10 2. Linphone Disponível para: Windows (7 e 8), Linux, Mac OSX, Android (2.2 ou superior), ios (6.0 ou superior), Windows Phone 8 e Blackberry. Site Oficial: Versão para desktops e para mobiles. Utilização em Desktops Siga as instruções do site do fornecedor para instalar o aplicativo em seu sistema. Abra o aplicativo Linphone, a seguinte tela inicial será apresentada: Tela Inicial.

11 Para configurá-lo, selecione o menu Linphone (no Windows ele é fixo na parte superior esquerda da janela do aplicativo, no Mac e distribuições Linux, o menu Linphone fica na parte superior esquerda da tela) ao lado do menu Modes, e clique em Preferences: Tela principal do aplicativo, onde são feitas as ligações.

12 Janela de configuração de rede. Na aba Network settings, configure as seguintes opções: - IP público. (Padrão) - NAT. (Comunicação externa) - NAT + STUN (Caso queira usar um servidor STUN para garantir um melhor funcionamento do NAT, será necessário adicionar um servidor). As configurações de porta para os serviços SIP, Audio RTP e Video RTP devem ser deixadas com os valores padrão para o correto funcionamento no sistema INOC-BR.

13 Na aba Multimedia settings, pode-se escolher quais dispositivos serão usados como entrada e saída de áudio e como será feita a captura de vídeo. Tela de configuração multimídia. Por último, será necessário o usuário adicionar sua conta SIP, para isso deve-se ir até a aba Manage SIP Accounts:

14 Tela de configuração de conta SIP. Nesta tela, clique em Add e então, preencha os seguintes campos com as informações da sua conta SIP passada por - Your SIP Identity: Número da linha e nome de usuário da conta SIP. Normalmente composta por <Número do ASN>*<Extensão solicitada> - SIP Proxy address: endereço de acesso ao servidor INOC. Após confirmar clicando em OK, será aberta uma nova janela, onde deverá ser adicionado seu ID (Número da linha) e senha.

15 Utilização em Dispositivos Mobiles Realize o download do aplicativo na loja de aplicativos correspondente ao sistema operacional de seu dispositivo. Na primeira vez que o aplicativo for aberto, será perguntado se o usuário possui uma conta SIP, selecione a opção I already have a SIP account. A seguir, irão aparecer três campos que deverão ser preenchidos com os seguintes dados: - Username: Número da linha e nome de usuário da conta SIP. Normalmente composta por <Número do ASN>*<Extensão solicitada> - Password: senha de acesso, disponibilizada por , à conta SIP. - Domain: endereço do servidor do INOC. Local onde o usuário deverá clicar e onde ele deverá adicionar seus dados

16 Logo após, na tela inicial, clique na opção Settings e, na categoria Preferences, acesse o menu Network, no qual poderá adicionar um servidor STUN e ativá-lo (além de outras opções de configuração). Tela inicial / de discagem do aplicativo. 1ª parte da tela de configurações.

17 2ª parte da tela de configurações. Tela de configuração de rede. Após a implementação destas configurações, o usuário já estará hábil a executar ligações.

Tutorial Instalação e Configuração Zoiper - Sistema Operacional Linux

Tutorial Instalação e Configuração Zoiper - Sistema Operacional Linux Zoiper Em seu navegador acesse o site oficial do zoiper através do link abaixo: http://zoiper.com Clique em Download e selecione a plataforma (ícone) Linux Clique em Community Free e aguarde o Download

Leia mais

Agora só tens que escolher a versão que deseja usar. Note-se que a versão gratuita funciona bem, mas as funções foram reduzidas.

Agora só tens que escolher a versão que deseja usar. Note-se que a versão gratuita funciona bem, mas as funções foram reduzidas. BAIXAR E CONFIGURAR O ZOIPER BAIXAR O ZOIPER Entre na página web www.zoiper.com e clique sobre DOWNLOAD. Escolhe agora o sistema do teu dispositivo. Agora só tens que escolher a versão que deseja usar.

Leia mais

MANUAL VOIP VOIP. Coordenação Tecnológica. Manual de Instalação de Softphones. Voice Over Internet Protocolo

MANUAL VOIP VOIP. Coordenação Tecnológica. Manual de Instalação de Softphones. Voice Over Internet Protocolo MANUAL o Este documento definirá como é feita a instalação e utilização de clientes VoIP na plataforma PC, operando sobre Windows e Linux, e em dispositivos móveis funcionando sobre a plataforma Android

Leia mais

Configurações básicas de telefones INOC-DBA

Configurações básicas de telefones INOC-DBA Configurações básicas de telefones INOC-DBA O projeto INOC opera atualmente com dois modelos de telefone, CISCO 7940 e CISCO 7942. Confira algumas opções importantes de configuração dos dois modelos a

Leia mais

Passo-a-passo de configuração de aplicativos para rede VoIP da UEMA

Passo-a-passo de configuração de aplicativos para rede VoIP da UEMA Passo-a-passo de configuração de aplicativos para rede VoIP da UEMA Sistemas operacionais: Windows para PC Aplicativo: X-Lite (freeware) Após instalação do aplicativo (disponível na pasta UEMA\Rede VoIP)

Leia mais

Manual de Configuração D-LINK Modelo: DVG-1402S Firmware: 1.00.011

Manual de Configuração D-LINK Modelo: DVG-1402S Firmware: 1.00.011 Manual de Configuração D-LINK Modelo: DVG-1402S Firmware: 1.00.011 Para usuários de conexão banda larga do tipo PPPoE (autenticação por usuário e senha) Capítulo 1 Conectando-se à Internet Alguns provedores

Leia mais

Manual para a instalação e utilização do VOIP

Manual para a instalação e utilização do VOIP Manual para a instalação e utilização do VOIP Aplicativo para Windows X-lite 5.0 O X-Lite é um programa para realizar ligações através de um computador, que pode ser utilizado com um headset ou com microfone

Leia mais

Contato FreeBSD Brasil LTDA Configuração VoIP de Exemplo FreeBSD Brasil LTDA Instrucões Conf VoIP Versão 1.1 PUBLICO pg 1/22

Contato FreeBSD Brasil LTDA Configuração VoIP de Exemplo FreeBSD Brasil LTDA Instrucões Conf VoIP Versão 1.1 PUBLICO pg 1/22 Contato Instrucões Conf VoIP Versão 1.1 pg 1/22 CLASSIFICAÇÃO: X NÃO CLASSIFICADO NÃO CLASSIFICADO PRIVADO X PÚBLICO SECRETO PARTICULAR ALTAMENTE SECRETO PRIVADO Contato Instrucões Conf VoIP Versão 1.1

Leia mais

Thunderbird 6.x. Preencha os campos da tela e clique em Continuar. Aguarde até o fim do processamento. Será apresentada a tela abaixo:

Thunderbird 6.x. Preencha os campos da tela e clique em Continuar. Aguarde até o fim do processamento. Será apresentada a tela abaixo: Thunderbird 6.x Data: 19/09/2011 Na tela principal, clique em Ferramentas e Configurar Contas Na parte inferior da tela, clique em Ações de contas e depois em Nova conta de email Preencha os campos da

Leia mais

Thunderbird 6.x. Aguarde até o fim do processamento. Será apresentada a tela abaixo: Selecione a opção POP3 e clique em Config manual.

Thunderbird 6.x. Aguarde até o fim do processamento. Será apresentada a tela abaixo: Selecione a opção POP3 e clique em Config manual. Thunderbird 6.x Data: 19/09/2011 Na tela principal, clique em Ferramentas e Configurar Contas Na parte inferior da tela, clique em Ações de contas e depois em Nova conta de email Preencha os campos da

Leia mais

TUTORIAL PARA CONFIGURAR X-LITE

TUTORIAL PARA CONFIGURAR X-LITE TUTORIAL PARA CONFIGURAR X-LITE Etapa 1 - Para configurar o programa X-lite no seu computador, siga as etapas abaixo. Faz um clique sobre SOFTPHONE, em seguida sobre Account Settings. SOFTPHONE Prepare

Leia mais

Manual de configuração e operação GXP2100/2110/2120

Manual de configuração e operação GXP2100/2110/2120 Manual de configuração e operação GXP2100/2110/2120 1 Especificações Técnicas GXP2100 GXP2110 GXP2120 Display LCD (pixel) 180 x 90 240 x 120 320 x 160 Linhas (Contas SIP) 4 4 6 Teclas programáveis 4 (XML)

Leia mais

Como Conectar e configurar Câmeras FullSec em um DVR CVI de 16CH FullSec -ACESSO REMOTO VIA CELULAR

Como Conectar e configurar Câmeras FullSec em um DVR CVI de 16CH FullSec -ACESSO REMOTO VIA CELULAR Como Conectar e configurar Câmeras FullSec em um DVR CVI de 16CH FullSec -ACESSO REMOTO VIA CELULAR 1- Conectar o DVR à internet via cabo de rede 2- Conectar o DVR na energia e ligar 3- Ao ligar, se o

Leia mais

DVG-5121SP. 3. Após realizar o login, aparecerá no canto esquerdo (figura 4) o menu do aparelho.

DVG-5121SP. 3. Após realizar o login, aparecerá no canto esquerdo (figura 4) o menu do aparelho. DVG-5121SP A configuração deste ATA consiste em acessar o seu software de configuração por meio do seu navegador web (browser). O IP de seu D-Link DVG-5121SP por padrão é 192.168.1.1 Figura 1 1. Para acessá-lo,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA SERVIÇOS REALIZADOS NO PLANTÃO

PROCEDIMENTOS PARA SERVIÇOS REALIZADOS NO PLANTÃO PROCEDIMENTOS PARA SERVIÇOS REALIZADOS NO PLANTÃO A primeira coisa a ser verificada é a navegação dos servidores e isso será possível com o Programa PuTTY. Selecione o servidor que está na caixa Load,

Leia mais

Manual básico de configuração. ATA (Adaptador de Terminal Analógico) Modelo Linksys PAP2T

Manual básico de configuração. ATA (Adaptador de Terminal Analógico) Modelo Linksys PAP2T Manual básico de configuração ATA (Adaptador de Terminal Analógico) Modelo Linksys PAP2T Índice 1 Objetivo deste documento... 3 2 Entendendo o que é um ATA... 3 3 Quando utilizar o ATA... 4 4 Requisitos

Leia mais

Tutorial para instalar o Softphone Eyebeam

Tutorial para instalar o Softphone Eyebeam www.andersonferro.com.br Tutorial para instalar o Softphone Eyebeam Clique aqui para fazer Download: http://www.andersonferro.com.br/eyebeam.exe Use esta Licensa para ativa-lo: FFM9NEQKSFUGX33B2TH4CZB9ZUW99XN64X6S3AWT-678QCN8UNNJ7GW2BXL8LR62L

Leia mais

Configurar acesso remoto DVR Série 9xxx/6xxx FullSec via rede local no PC

Configurar acesso remoto DVR Série 9xxx/6xxx FullSec via rede local no PC Configurar acesso remoto DVR Série 9xxx/6xxx FullSec via rede local no PC 1- Conectar o DVR à internet via cabo de rede 2- Conectar o DVR na energia e ligar 3- Ao ligar, se o DVR não possuir HD instalado,

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Redirecionando áudio via RDP com terminal Daruma

STK (Start Kit DARUMA) Redirecionando áudio via RDP com terminal Daruma STK (Start Kit DARUMA) Redirecionando áudio via RDP com terminal Daruma Neste STK apresentaremos como configurar servidor para redirecionamento do áudio (input e output) via RDP utilizando sistema para

Leia mais

Número Licença do Softphone: (License Key):

Número Licença do Softphone: (License Key): SOFTPHONE - Instalação passo-a-passo. O Softfone (eyebeam) é um dos melhores do mercado, pois funciona em Internet Via Radio (Após teste de qualidade do sinal) e qualquer tipo de Internet Banda Larga.

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO SOFTFONE EYEBEAM INSTALAÇÃO CONFIGURANDO A LICENÇA TESTE DE REPRODUÇÃO E GRAVAÇÃO CONFIGURAÇÃO DO SIP SETTINGS

CONFIGURAÇÃO DO SOFTFONE EYEBEAM INSTALAÇÃO CONFIGURANDO A LICENÇA TESTE DE REPRODUÇÃO E GRAVAÇÃO CONFIGURAÇÃO DO SIP SETTINGS CONFIGURAÇÃO DO SOFTFONE EYEBEAM INSTALAÇÃO CONFIGURANDO A LICENÇA TESTE DE REPRODUÇÃO E GRAVAÇÃO CONFIGURAÇÃO DO SIP SETTINGS CONFIGURAÇÃO DE CODEC G729 AJUSTE DE VOLUME ONDE CONSEGUIR O SOFTFONE 1 INSTALAÇÃO

Leia mais

Tellfree Brasil Telefonia IP S.A Julho/2012 Manual de configuração Softphone X-lite 5.0 Uso interno e de clientes Tellfree

Tellfree Brasil Telefonia IP S.A Julho/2012 Manual de configuração Softphone X-lite 5.0 Uso interno e de clientes Tellfree Tellfree Brasil Telefonia IP S.A Julho/2012 Manual de configuração Softphone X-lite 5.0 Uso interno e de clientes Tellfree Elaborado por: Vagner Reser vagner.reser@tellfree.com.br Validado por: Gabriel

Leia mais

Guia de configuração para liberar Portas no DSLink 260E para acesso via PPPoE Rev. 3.3

Guia de configuração para liberar Portas no DSLink 260E para acesso via PPPoE Rev. 3.3 Guia de configuração para liberar Portas no DSLink 260E para acesso via PPPoE Rev. 3.3 http://www.dslink.com.br/ Índice Como conectar o modem DSLink 260E ao meu computador?... 3 Configurando o modem como

Leia mais

Manual B.P.S ATA 5xxx Índice

Manual B.P.S ATA 5xxx Índice Manual B.P.S ATA 5xxx Índice 1. Conectando o Adaptador para Telefone Analógico (ATA)...02 2. Configurações básicas...05 2.1 Configuração dos parâmetros de usuário e senha para acessos de banda larga do

Leia mais

Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas

Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas 1 Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas O DIR 635 tem duas opções para liberação de portas: Virtual server: A opção Virtual Server permite que você defina uma única porta pública

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTFONE: ZOIPER 3.6

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTFONE: ZOIPER 3.6 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC Coordenação de Infraestrutura MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTFONE: ZOIPER 3.6 Manaus-AM 2015 Informações

Leia mais

BLACKBERRY - PME e PL Passo a Passo Registro Site BIS www.claro.blackberry.com. BlackBerry PME e Profissional Liberal

BLACKBERRY - PME e PL Passo a Passo Registro Site BIS www.claro.blackberry.com. BlackBerry PME e Profissional Liberal BLACKBERRY - PME e PL Passo a Passo Registro www.claro.blackberry.com É essencial que o usuário do BlackBerry faça um registro no site www.claro.blackberry.com O site funciona de forma semelhante a um

Leia mais

Procedimento de configuração para usuários VONO

Procedimento de configuração para usuários VONO Adaptador de telefone analógico ZOOM Procedimento de configuração para usuários VONO Modelos 580x pré configurados para VONO 1 - Introdução Conteúdo da Embalagem (ATENÇÃO: UTILIZE APENAS ACESSÓRIOS ORIGINAIS):

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO SOFTFONE EYEBEAM INSTALAÇÃO CONFIGURANDO A LICENÇA TESTE DE REPRODUÇÃO E GRAVAÇÃO CONFIGURAÇÃO DO SIP SETTINGS

CONFIGURAÇÃO DO SOFTFONE EYEBEAM INSTALAÇÃO CONFIGURANDO A LICENÇA TESTE DE REPRODUÇÃO E GRAVAÇÃO CONFIGURAÇÃO DO SIP SETTINGS Voip do Brasil Telefone: 0800 889 9050 CONFIGURAÇÃO DO SOFTFONE EYEBEAM INSTALAÇÃO CONFIGURANDO A LICENÇA TESTE DE REPRODUÇÃO E GRAVAÇÃO CONFIGURAÇÃO DO SIP SETTINGS CONFIGURAÇÃO DE CODEC G729 AJUSTE DE

Leia mais

Criar Pastas. Para acessar o seu webmail siga os próximos dois passos:

Criar Pastas. Para acessar o seu webmail siga os próximos dois passos: Caro usuário, Agora que você já tem o seu email profissional favor ver abaixo quais os passos necessários para que você acesse os seus emails via webmail. Em primeiro lugar queremos informar que a sua

Leia mais

Guia de conexão na rede wireless

Guia de conexão na rede wireless 1 Guia de conexão na rede wireless Este documento tem por objetivo orientar novos usuários, não ambientados aos procedimentos necessários, a realizar uma conexão na rede wireless UFBA. A seguir, será descrito

Leia mais

Configuração de dispositivos para acesso ao UpToDate licenciado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Configuração de dispositivos para acesso ao UpToDate licenciado pela Secretaria Municipal de Saúde. Infraestrutura Coordenadoria de Tecnologias Configuração de dispositivos para acesso ao UpToDate licenciado pela Secretaria Municipal de Saúde. Informações importantes antes de começar a configuração:

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 O que é Token? É um dispositivo

Leia mais

Configuração da rede Wi-fi da Faculdade de Educação no Windows Vista

Configuração da rede Wi-fi da Faculdade de Educação no Windows Vista Configuração da rede Wi-fi da Faculdade de Educação no Windows Vista Este tutorial irá guiá-lo a configurar o Windows Vista para acessar a rede Wi-fi da Faculdade de Educação (fe.unicamp.br). Atenção:

Leia mais

Configuração de acesso VPN para Windows XP

Configuração de acesso VPN para Windows XP Campus de Gualtar 4710-057 Braga P Serviço de Comunicações Configuração de acesso VPN para Windows XP Para aceder à Rede WiFi da Universidade do Minho utilizando autenticação VPN, necessita de efectuar

Leia mais

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started.

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started. 1 - Como obter seu DNS Dinâmico no No-IP O No-IP, é um sistema de DNS (Domain Name Server), que converte o seu endereço IP em um nome. O que o No-IP faz, é converter o nome do tipo minhacameraip.no-ip.org

Leia mais

INSTALANDO SQL SERVER 2008

INSTALANDO SQL SERVER 2008 VERSÃO 2 INSTALANDO SQL SERVER 2008 Pré-requisitos para instalação do SQL SERVER 2008 Antes de iniciar o instalador do SQL SERVER 2008 é necessário instalar os seguintes componentes: Microsoft Windows

Leia mais

Guia de configuração para liberar Portas no DSLink 485 (GVT) Rev. 1.0gvt

Guia de configuração para liberar Portas no DSLink 485 (GVT) Rev. 1.0gvt Guia de configuração para liberar Portas no DSLink 485 (GVT) Rev. 1.0gvt http://www.dslink.com.br/ Observação: As instruções contidas nesse documento, destinam-se a liberar portas de acesso a computadores

Leia mais

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Podemos acessar nossos e-mails pelo webmail, que é um endereço na internet. Os domínios que hospedam com a W3alpha, acessam os e-mails

Leia mais

UFBA Universidade Federal da Bahia CPD Central de Processamento de Dados. Rede VPN UFBA. Procedimento para configuração

UFBA Universidade Federal da Bahia CPD Central de Processamento de Dados. Rede VPN UFBA. Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia CPD Central de Processamento de Dados Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2013 Íncide Introdução... 3 Windows 8... 4 Windows 7... 10 Windows VISTA... 14 Windows

Leia mais

OBJETIVO: Informar ao cliente como instalar e configurar o equipamento D-Link DVG-1402s para operar com o serviço da rede PhoneClub

OBJETIVO: Informar ao cliente como instalar e configurar o equipamento D-Link DVG-1402s para operar com o serviço da rede PhoneClub ASSUNTO: Manual de instalação do equipamento D-Link DVG-1402s OBJETIVO: Informar ao cliente como instalar e configurar o equipamento D-Link DVG-1402s para operar com o serviço da rede PhoneClub PÚBLICO:

Leia mais

HCN/HCS SERIES CÂMERAS E CONVERSORES IP

HCN/HCS SERIES CÂMERAS E CONVERSORES IP HCN/HCS SERIES CÂMERAS E CONVERSORES IP Obrigado por utilizar os produtos Dimy s. Antes de operar o equipamento, leia atentamente as instruções deste manual para obter um desempenho adequado. Por favor,

Leia mais

ANEXO TÉCNICO PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAR UMA CONEXÃO VPN COM A BEMATECH

ANEXO TÉCNICO PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAR UMA CONEXÃO VPN COM A BEMATECH ANEXO TÉCNICO PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAR UMA CONEXÃO VPN COM A BEMATECH Introdução Procedimentos para configurar uma conexão VPN com a Bematech, para possibilitar Acesso Remoto para Suporte do ambiente

Leia mais

Configurando DDNS no Stand Alone

Configurando DDNS no Stand Alone Configurando DDNS no Stand Alone Abra o seu navegador de internet e acesse o endereço http://www.advr.com.tw(ou, http://59.124.143.151 ). Clique em Register para efetuar o cadastro de um novo grupo.(foto

Leia mais

Guia rápido do usuário

Guia rápido do usuário Guia rápido do usuário Cliente de Sincronização ios Sumário O que é o cnccloud?... 3 Habilitando suas credencias... 3 Instalando o Cliente ios... 4 Comprando pela AppleStore... 4 Acessando sua conta no

Leia mais

Configuração de E-mail DTI/CIMR

Configuração de E-mail DTI/CIMR Configuração de E-mail DTI/CIMR Sumário ACESSANDO O E-MAIL VIA WEB: 2 CONFIGURANDO O E-MAIL NO WINDOWS LIVE MAIL(GRATUITO): 3 CONFIGURANDO O E-MAIL NO OUTLOOK 2010: 6 CONFIGURANDO O E-MAIL NO THUNDERBIRD:

Leia mais

Configuração de Redirecionamento de Porta. Manual de configuração de redirecionamento de porta do modem TD5130.

Configuração de Redirecionamento de Porta. Manual de configuração de redirecionamento de porta do modem TD5130. Configuração de Redirecionamento de Porta Manual de configuração de redirecionamento de porta do modem TD5130. 1. Com o computador ligado via cabo ao modem, pela porta LAN 1, para acessar a interface web

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO ATA ZINWELL ATA ZT-1000

CONFIGURAÇÃO DO ATA ZINWELL ATA ZT-1000 CONFIGURAÇÃO DO ATA ZINWELL ATA ZT-1000 Características Protocolos Interface de Rede Características das Chamadas Codecs Instalação Física Configuração Acessando o ATA pela primeira vez Modificações a

Leia mais

Autenticação modo Roteador. Após finalizar a configuração, seu computador obterá o IP e a página de configuração do ATA poderá ser acessada.

Autenticação modo Roteador. Após finalizar a configuração, seu computador obterá o IP e a página de configuração do ATA poderá ser acessada. 2. Conecte a porta WAN do GKM 2210 T ao seu acesso à internet (porta ethernet do modem). O LED WAN acenderá; 3. Conecte a porta LAN à placa de rede do PC. O LED LAN acenderá; 4. Conecte o(s) telefone(s)

Leia mais

Seleccione, no lado esquerdo, Manage network connections. Campus de Gualtar 4710-057 Braga P. Serviço de Comunicações. Figura 1 - Painel de Controlo

Seleccione, no lado esquerdo, Manage network connections. Campus de Gualtar 4710-057 Braga P. Serviço de Comunicações. Figura 1 - Painel de Controlo Campus de Gualtar 4710-057 Braga P Serviço de Comunicações Configuração da rede eduroam em Windows Vista Para se poder autenticar na rede, é necessário instalar o programa SecureW2, fazendo o download

Leia mais

Esta nota apresenta como definir o SSL VPN no roteador Vigor.

Esta nota apresenta como definir o SSL VPN no roteador Vigor. Como configurar o SSL para VPN Esta nota apresenta como definir o SSL VPN no roteador Vigor. Dividiremos o tutorial em cinco partes: Parte A: Como criar uma conta de SSL. Parte B: Como configurar a segurança

Leia mais

Gateway TT211S/S+/O/O+/SO/SO+

Gateway TT211S/S+/O/O+/SO/SO+ Guia Rápido de Instalação TT211S/S+/O/O+/SO/SO+ v120511 Índice Introdução 2 Procedimentos para Instalação 2 Conectando o Hardware 2 Configuração Inicial 3 Configuração Network 3 Configuração do DNS (Domain

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DAS IMPRESSORAS XEROX PHASER 3125. Em caso de dúvidas, contate o setor de apoio técnico: Tel: 3319-6704

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DAS IMPRESSORAS XEROX PHASER 3125. Em caso de dúvidas, contate o setor de apoio técnico: Tel: 3319-6704 MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DAS IMPRESSORAS XEROX PHASER 3125 Em caso de dúvidas, contate o setor de apoio técnico: Tel: 3319-6704 LISTA DE IMPRESSORAS NO PRÉDIO 17 (DECOM) Local IP da impressora 3º Andar 10.0.2.243

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Acesso Wireless 802.1x da UAC Centro de Informática Universidade dos Açores Versão 2.0 20 de Julho de 2007 Introdução Este manual descreve o processo de configuração de um terminal

Leia mais

Procedimento de Acesso VPN

Procedimento de Acesso VPN Procedimento de Acesso Departamento de Tecnologia e Infraestrutura Este procedimento tem por objetivo definir as configurações básicas para acessar a rede corporativa do Esporte Clube Pinheiros via. Esporte

Leia mais

DSL-500B Configuração modo Router PPPoE

DSL-500B Configuração modo Router PPPoE DSL-500B Configuração modo Router PPPoE 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada

Leia mais

Manual de Instalação Certificado Digital. do tipo A1 (Sistema Operacional Windows Vista)

Manual de Instalação Certificado Digital. do tipo A1 (Sistema Operacional Windows Vista) Manual de Instalação Certificado Digital do tipo A1 (Sistema Operacional Windows Vista) Instalação do certificado digital tipo A1 no Windows Vista Para a confecção deste manual, foi utilizado o Sistema

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma

STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma Neste STK apresentaremos como configurar seu servidor Windows 2008 R2 para abrir diretamente sua aplicação ao

Leia mais

Manual de Configuração T3 GpsGate

Manual de Configuração T3 GpsGate Manual de Configuração T3 GpsGate Outubro 2008 Geo Studio Tecnologia Ltda. 1 O que o GpsGate oferece a você? Gpsgate é um serviço de Internet que permite rastreamento de módulos GPS/GPRS e compartilhamento

Leia mais

Configuração do Microsoft Outlook 2007 Contas de E-Mails Lyon Engenharia

Configuração do Microsoft Outlook 2007 Contas de E-Mails Lyon Engenharia de e-mail da no gerenciador de e-mails Microsoft Abra a Microsoft Outlook; A seguinte tela irá aparecer: o Clique em avançar; Configuração Contas de E-Mails Engenharia T:\Qualidade\PASSO-A-PASSO\PAP Configuração

Leia mais

GUIA RÁPIDO. COMO ACESSAR A INTERNET PELA REDE SEM FIO (Wi-Fi) ADMINISTRATIVO. Sumário

GUIA RÁPIDO. COMO ACESSAR A INTERNET PELA REDE SEM FIO (Wi-Fi) ADMINISTRATIVO. Sumário GUIA RÁPIDO COMO ACESSAR A INTERNET PELA REDE SEM FIO (Wi-Fi) ADMINISTRATIVO Sumário 1. Introdução...2 2. Dispositivo Android...3 3. Dispositivo iphone / ipad...7 4. Sistema Operacional Microsoft Windows

Leia mais

Guia para configuração PPPoE com Autenticação no modem (Windows)

Guia para configuração PPPoE com Autenticação no modem (Windows) Guia para configuração PPPoE com Autenticação no modem (Windows) Rev. 4.1 http://www.dslink.com.br/ Guia para configuração PPPoE com autenticação no modem Nesse tipo de configuração, a autenticação do

Leia mais

PHONE. manual do usuário. Version 1.0 FPP 010001

PHONE. manual do usuário. Version 1.0 FPP 010001 Version 1.0 FPP 010001 índice CONTEÚDO DO KIT FLIP ESPECIFICAÇÃO TERMINAL FUNÇÕES DO TERMINAL COMO INSTALAR O TERMINAL ANEXO I ANEXO II 5 5 5 6 9 12 17 CONTEÚDO DO KIT FLIP RC Terminal FLIP Phone Fonte

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificado Digital do tipo A1 Sistema Operacional Microsoft Windows Vista Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Para a confecção desta instrução,

Leia mais

Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos:

Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos: CONFIGURAÇÃO DO ATA Linksys PAP2T o computador para acessar o ATA Acessando 1. o computador para acessar. Para realizar a configuração d, é necessário que o computador que será utilizado esteja com as

Leia mais

Manual de Instalação KIT DVR VENTURA Parte 1: Conexões Parte 2: Configurações de rede Parte 3: Acesso via telefone móvel

Manual de Instalação KIT DVR VENTURA Parte 1: Conexões Parte 2: Configurações de rede Parte 3: Acesso via telefone móvel 1 Manual de Instalação KIT DVR VENTURA Parte 1: Conexões Parte 2: Configurações de rede Parte 3: Acesso via telefone móvel Parte 1: Conexões 2 Instalação do Disco Rídigo (HD) Primeiro é necessário a instalação

Leia mais

Manual de configuração do e-mail push em dispositivos móveis

Manual de configuração do e-mail push em dispositivos móveis Manual de configuração do e-mail push em dispositivos móveis 1. Como verificar a versão de seu android...pag. 02 2. Android Versão 2.2...Pag. 03 3. Android Versões 2.3.6 e 4.0.3...Pag. 08 4. Android Versão

Leia mais

INSTRUÇÕESPARA INSTALAÇÃO COMPLETA CLIENTE ORACLE E SISTEMA PERGAMUM

INSTRUÇÕESPARA INSTALAÇÃO COMPLETA CLIENTE ORACLE E SISTEMA PERGAMUM INSTRUÇÕESPARA INSTALAÇÃO COMPLETA CLIENTE ORACLE E SISTEMA PERGAMUM Estas instruções devem ser utilizadas para os micros que foram formatados ou nunca tiveram a versão do sistema Pergamum instalada antes.

Leia mais

Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide

Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide Resumo Este é um guia passo a passo para instalar o SQL Server 2005 Express Edition como base de dados para o Print Audit 6. Pré-Requisitos

Leia mais

KTI - TECHNOLOGY AND INNOVATION

KTI - TECHNOLOGY AND INNOVATION Configuração escâner via rede Brother Família 8000 1 Crie na área de trabalho, a pasta que recebera os escâneres, e compartilhe-a com todas as permissões: 1.1 Windows XP, Server 2003: Na área de trabalho,

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

PHONE. manual do usuário Version 1.1 FPP 011001

PHONE. manual do usuário Version 1.1 FPP 011001 Version 1.1 FPP 011001 CONTEÚDO DO KIT FLIP ESPECIFICAÇÃO FUNÇÕES DO TERMINAL COMO INSTALAR O TERMINAL ANEXO I ANEXO II ANEXO III ÍNDICE 5 5 6 9 12 17 18 3 CONTEÚDO DO KIT FLIP Terminal FLIP Phone ESPECIFICAÇÃO

Leia mais

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office Treinamento Módulo Escritório Virtual Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office 1. Atualização do sistema Para que este novo módulo seja ativado,

Leia mais

Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos:

Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos: CONFIGURAÇÃO DO ATA BPS 5200 o computador para acessar o ATA Acessando 1. o computador para acessar. Para realizar a configuração d, é necessário que o computador que será utilizado esteja com as configurações

Leia mais

Abra o software de programação. Clique na opção VOIP, depois opção configuração conforme as imagens:

Abra o software de programação. Clique na opção VOIP, depois opção configuração conforme as imagens: Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da placa VoIP na central Impacta, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Abra o software de programação. Clique

Leia mais

Manual de Instalação do Oracle Client

Manual de Instalação do Oracle Client SUP - 003 Manual de Instalação do Oracle Client VOID CAZ Sistemas Ltda. R. Lauro Linhares, 589-1 Andar Florianópolis - SC 88036-002 (48) 333-3284 www.voidcaz.com.br Sumário I Sumário Parte I Objetivo

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

ACESSO REMOTO EM NUVEM Guia Rápido

ACESSO REMOTO EM NUVEM Guia Rápido ACESSO REMOTO EM NUVEM Guia Rápido 1 - Conecte o HVR/DVR na alimentação; 2 - Conecte o equipamento a um monitor ou TV, pela saída VGA ou HDMI, para operação do sistema; 3 - Ao entrar no sistema do equipamento,

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO SEU TERMINAL SIP

CONFIGURAÇÃO DO SEU TERMINAL SIP Este tutorial está em Português. Se o seu programa Bria está em ingles, lhe recomendamos visitar a página n 7 para ver como alterar o idioma do Bria. Etapa 1 - Para configurar o programa Bria no seu computador,

Leia mais

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para Suporte Avanço Autor:

Leia mais

Tutorial FiberHome ANM2000 versão 6

Tutorial FiberHome ANM2000 versão 6 Como configurar o serviço de VoIP na OLT e ONU FiberHome Descrição: Com a convergência IP, a demanda por pacotes de serviços se torna cada vez maior, alguns modelos de ONU FiberHome possuem portas FXS

Leia mais

COMO FAZER PARA CONFIGURAR O DVR PARA ACESSO REMOTO

COMO FAZER PARA CONFIGURAR O DVR PARA ACESSO REMOTO COMO FAZER PARA CONFIGURAR O DVR PARA ACESSO REMOTO Este COMO FAZER ensinará como configurar o DVR Standalone para acesso remoto. 1. Se você possui um DVR em sua rede e deseja configurá-lo numa conexão

Leia mais

Manual de configuração de Clientes

Manual de configuração de Clientes Manual de configuração de Clientes INSTITUTO FEDERAL GOIÁS DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E D U R O A M O QUE É EDUROAM? O eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido

Leia mais

RingStar Zinwell ZT-1000

RingStar Zinwell ZT-1000 1 RingStar Zinwell ZT-1000 1. Características O ZT-1000 é um ATA (Adaptador de Terminal Analógico) que quando ligado a um telefone convencional passa a ter todas as funcionalidades de um telefone IP. É

Leia mais

Procedimento para configuração de Redirecionamento de Portas

Procedimento para configuração de Redirecionamento de Portas 1 Procedimento para configuração de Redirecionamento de Portas 1- Para realizar a configuração de redirecionamento de portas o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS MINI-TUTORIAL PARA ACESSAR O FTP DA ELETRONORTE EQUIPE DE BACKUP

DOCUMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS MINI-TUTORIAL PARA ACESSAR O FTP DA ELETRONORTE EQUIPE DE BACKUP DOCUMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DOCUMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS MINI-TUTORIAL PARA ACESSAR O FTP DA ELETRONORTE EQUIPE DE BACKUP Mini-Tutorial Para Acessar O FTP da Eletronorte Versão: 1.3 Histórico da Revisão

Leia mais

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB.

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-301U deve ser conectado via cabo

Leia mais

Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos:

Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos: CONFIGURAÇÃO DO ATA OPTICOM VOIP 690 Configurando o computador para acessar o ATA Acessando Configurando 1. Configurando o computador para acessar. Para realizar a configuração d, é necessário que o computador

Leia mais

Configuração de acesso VPN

Configuração de acesso VPN 1. OBJETIVO 1 de 68 Este documento tem por finalidade auxiliar os usuários na configuração do cliente VPN para acesso a rede privada virtual da UFBA. 2. APLICAÇÃO Aplica-se a servidores(técnico-administrativos

Leia mais

Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende:

Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende: Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende: 1 1- Para configurar o DPR-1260 conecte um cabo de rede na porta LAN do DPR-1260 até

Leia mais

Terminais SIP Configuração e Operação

Terminais SIP Configuração e Operação Terminais SIP Configuração e Operação Fabricio Tamusiunas Comitê Gestor Internet do Brasil Descrição de terminais SIP Hardware Cisco IP Phone 7940G Software X Lite (Windows e MAC OS X) KPhone (Linux) Cisco

Leia mais

1 Clique no Logo do Windows(Iniciar) -> Windows Mail.

1 Clique no Logo do Windows(Iniciar) -> Windows Mail. 1 Clique no Logo do Windows(Iniciar) -> Windows Mail. 2 Ao abrir o Windows Mail pela primeira vez aparecerá a janela abaixo, preencha o campo Nome da exibição e clique em Avançar. 3 Em seguida preencha

Leia mais

Configurando o DDNS Management System

Configurando o DDNS Management System Configurando o DDNS Management System Solução 1: Com o desenvolvimento de sistemas de vigilância, cada vez mais usuários querem usar a conexão ADSL para realizar vigilância de vídeo através da rede. Porém

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Página1 Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Página2 Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas...10 Página3

Leia mais

Intelbras GKM 2210T. 1. Instalação

Intelbras GKM 2210T. 1. Instalação 1 Intelbras GKM 2210T 1. Instalação 1º Conecte a fonte de alimentação na entrada PWR, o LED Power acenderá; 2º Conecte a porta WAN do GKM 2210 T ao seu acesso à internet (porta ethernet do modem). O LED

Leia mais

ACESSO REMOTO EM NUVEM Guia Rápido

ACESSO REMOTO EM NUVEM Guia Rápido ACESSO REMOTO EM NUVEM Guia Rápido 1 - Conecte o HVR/DVR na alimentação; 2 - Conecte o equipamento a um monitor ou TV, pela saída VGA para operação do sistema; 3 - Ao entrar no sistema do equipamento,

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Linksys SPA 2102 Versão 1.4 Guia de instalação do Linksys SPA 2102 O Linksys SPA 2102 possui: 01 Entrada de alimentação DC 5V (100-240V~) 01 Porta Ethernet (LAN) conector RJ 45 01

Leia mais

Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express)

Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express) Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express) A Secretaria de Estado da Educação está disponibilizando uma nova ferramenta para acesso ao e-mail @see. Essa nova ferramenta permitirá

Leia mais

Configuração dos clientes da rede sem fio cefetmg_aluno

Configuração dos clientes da rede sem fio cefetmg_aluno Configuração dos clientes da rede sem fio cefetmg_aluno Para realizar as configurações do cliente, é necessário que o mesmo possua conta na base institucional de autenticação de usuários de sistemas de

Leia mais

Instalação Microsoft SQL Server Express 2008 Guia de Referência Rápida

Instalação Microsoft SQL Server Express 2008 Guia de Referência Rápida APRESENTAÇÃO Obrigado por escolher a Solid Invent. Este guia tem como objetivo explicar como deve ser realizada a instalação do Microsoft SQL Server Express 2008 R2 SP2, banco de dados utilizado pelos

Leia mais