Programa para Banimento do Amianto no Comércio da Região do GVS - XVI. Ações desenvolvidas nos municípios abrangidos pelo CEREST de Botucatu

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa para Banimento do Amianto no Comércio da Região do GVS - XVI. Ações desenvolvidas nos municípios abrangidos pelo CEREST de Botucatu"

Transcrição

1 Programa para Banimento do Amianto no Comércio da Região do GVS - XVI Ações desenvolvidas nos municípios abrangidos pelo CEREST de Botucatu

2 Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Prof. Rubens Maria Lopez Botucatu - SP Atuação do CEREST, GVS-XVI, e VISA municipal no combate à comercialização de produtos com amianto em Botucatu (SP)

3 Demanda Inicial Em novembro de 2009, o CVS articulou vistorias no comércio de todos os municípios-sede de GVS. - requisitou do GVS XVI ação, junto com VISA Municipal e o Cerest Regional, para fiscalizar estabelecimentos que comercializam materiais de construção no município de Botucatu-SP. Fornecimento de lista de referência c/ locais a serem fiscalizados Fonte: ABIFIBRO Associação Brasileira das Indústrias e Distribuidores de Produtos de Fibrocimento

4 Metodologia: 1ª etapa: identificação de todos os estabelecimentos suspeitos de comercializar produtos contendo amianto (lojas de materiais de construção, Tem de Tudo, madeireiras...) - pesquisa no cadastro de estabelecimentos da prefeitura municipal (ISS) e em listas telefônicas locais. 2ª etapa: realização de fiscalizações nos estabelecimentos identificados, junto com a VISA municipal (no período de dez./2009 à jul./2010).

5 Nas fiscalizações deveriam ser verificados, nas lojas e nos estoques dos estabelecimentos, a existência de produtos que poderiam conter amianto, tais como caixas d`agua, telhas, cumeeiras e peças complementares. Qualquer produto à base de amianto, segundo o anexo 12 da NR15, deve ter impressa rotulagem conforme modelo abaixo:

6 Os estabelecimentos que fossem flagrados comercializando produtos com amianto, deveriam ser autuados, com respectiva lavratura de: - auto de Infração; - auto de imposição de penalidade (interdição dos produtos); - termo de interdição (especificação da quantidade de produtos interditados), conforme prevê a Lei Estadual /98. Obs: Deveriam ser interditados todos os produtos contendo amianto, mesmo aqueles que já estivessem vendidos, mas se encontrassem no estoque dos estabelecimentos.

7 Os comerciantes autuados deveriam ser orientados de que os produtos interditados deveriam ser: - devolvidos ao fabricante, mediante apresentação de documento hábil à VISA municipal (nota fiscal de devolução ou documento de recolhimento expedido pelo fabricante), ou - depositados em aterro industrial para lixo perigoso, conforme prevê a resolução 348/2004 do CONAMA. O material interditado permaneceria inutilizado, sob responsabilidade do proprietário ou de seu representante legal, que constitui-se fiel depositário, não podendo assim vendê-lo ou removê-lo sem a liberação da Autoridade Sanitária.

8 RESOLUÇÃO CONAMA nº 348, de 16 de agosto de 2004 Publicada no DOU no 158, de 17 de agosto de 2004, Seção 1, página 70 Altera a Resolução CONAMA no 307, de 5 de julho de 2002 (Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil), incluindo o amianto na classe de resíduos perigosos. Art. 3º Os resíduos da construção civil deverão ser classificados, para efeito desta Resolução, da seguinte forma: IV - Classe D : são resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde.

9 Resultados - Foram fiscalizados 44 estabelecimentos - 11 (25%) foram autuados pela VISA municipal por comercializar materiais contendo amianto.

10 Nas fiscalizações foram interditados produtos no total. Telhas com amianto interditadas em um estabelecimento comercial

11 Os produtos interditados procediam de 6 fabricantes diferentes: - 4 fabricas situadas fora do Estado de São Paulo e - 2 fábricas paulistas - continuavam produzido devido à liminares concedidas pela justiça.

12 Dificuldades encontradas: Dos 11 estabelecimentos autuados, apenas 1 não contestou a autuação, todos os demais entraram com recursos junto à VISA municipal, solicitando a suspensão das autuações.

13 Recursos apresentados pelos estabelecimentos que estavam comercializando produtos contendo amianto: - Questionamento da competência do SUS alegando que a competência de fiscalizar o estabelecimento é apenas da UNIÂO / MTE; - Liminar concedida à Federação das Associações dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de São Paulo FECOMAC, proc. nº / Tribulal de Justiça do Estado de São Paulo, determinou ao Estado de São Paulo...que se abstenha (por intermédio de seus agentes), ao exercer a fiscalização, de danificar, estragar ou praticar qualquer dano aos produtos que contenham amianto crisotila, comercializados pelos associados da autora, sob pena de multa diária ; - Alegação de poder comercializar devido à liminares concedidas às empresas paulistas, para continuarem produzindo produtos com amianto. - Alegação de inconstitucionalidade da lei paulista e que a lei federal autoriza a utilização do amianto crisotila (Lei 9.055/95 regulamentada pelo decreto 2.350/97 que disciplina a extração, industrialização, utilização, comercialização e transporte de amianto e produtos que os contenham); - Existência de projeto de lei 917/09 na câmara de São Paulo que prorrogará uso do amianto por mais 6 anos para sua substituição.

14 Para análise dos recursos, quando necessário, o Cerest e a VISA municipal contaram com o apoio do Departamento Jurídico da Prefeitura Municipal de Botucatu, do GVS XVI e do CVS.

15 Cont. resultados Todos os recursos apresentados pelos estabelecimentos que contestaram a ação da VISA foram devidamente indeferidos, com base na legislação vigente. Todos os estabelecimentos autuados efetuaram a devolução Todos os estabelecimentos autuados efetuaram a devolução dos produtos contendo amianto aos fabricantes e apresentaram nota fiscal de devolução à VISA municipal.

16 Ação preventiva Para os estabelecimentos onde não foram encontrados produtos contendo amianto: - Notificação (ofício circular) orientando os proprietários de que o uso de produtos com amianto está proibido no Estado de São Paulo e sua comercialização constitui infração de natureza sanitária sujeitando o infrator às penalidades estabelecidas no Código Sanitário do Estado. - Objetivo: coibir eventual venda de produtos contendo amianto.

17 Importância da notificação para os comerciantes do município É bom vocês informarem a gente, porque aqui liga direto vendedor oferecendo estas telhas com amianto, dizendo que agora está podendo vender, que a telha está em promoção Foi bom vocês me avisarem, porque eu estava pretendendo comercializar estas telhas. Agora, se me oferecerem, só vou comprar se for sem amianto (donos de estabelecimentos que não comercializavam telhas de fibrocimento)

18 Necessidade de iniciar fiscalizações nos municípios da região O motorista da empresa que veio buscar as telhas falou que é só aqui em Botucatu que não está podendo comercializar essas telhas, todas as outras cidades da região estão vendendo. Ele me disse que estava retirando as telhas daqui e levando pra outras cidades aqui perto. (dono de estabelecimento que teve as telhas interditadas em Botucatu-SP)... início articulação Programa Regional

19 Informação aos trabalhadores e à população: Concluída a ação, os resultados foram divulgados em jornais de circulação local e regional (jornal do sindicato da construção civil) Foram divulgadas também informações sobre os riscos que os produtos com amianto oferecem à saúde e disponibilizados os telefones da VISA e do Cerest para eventuais denúncias.

20 Jornal do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Botucatu, Avaré, São Manuel, Pratânia, Pardinho, Itatinga e Bofete. Ano VIII, nº65, outubro de 2010

21 Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Prof. Rubens Maria Lopez Botucatu - SP Programa para Banimento do Amianto no Comércio da Região do GVS-XVI

22 Objetivo do programa: ampliar as ações para banimento do amianto no comércio dos 30 municípios da área de abrangência do GVS XVI.

23 - Cerest de Botucatu: apoio às VISAs dos 13 municípios de sua área de abrangência; - Cerest de Avaré: apoio às VISAs dos 17 municípios de sua área de abrangência. 13 municípios (Regional Botucatu) 17 municípios (Regional Avaré)

24 Dia 28 de Abril de 2011: Reunião com 30 VISAs da Região do GVS-XVI / SGVS - XVI Pauta: Programa para Banimento do Amianto Capacitação dos agentes das VISAs Municipais

25 Apresentação da Lei Estadual nº , de julho de 2007 Artigo 1: Fica proibido, a partir de 1º de janeiro de 2008, o uso, no Estado de São Paulo, de produtos, materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto. Artigo 7º: A não observância ao disposto nesta lei é considerada infração sanitária e sujeitará o infrator às penalidades estabelecidas no Título IV, do Livro III, da Lei nº , de 23 de setembro de 1998 Código Sanitário do Estado de São Paulo.

26 Orientação do CVS: a fiscalização deve ser permanente em todo Estado em parceria com as VISAs municipais. Expor à venda qualquer produto contendo amianto em sua composição constitui infração sanitária, pois transgride o disposto no artigo 110 e no inciso XIX do artigo 122 da Lei Estadual nº /98 Código Sanitário, ficando os estabelecimentos sujeitos às penalidades previstas no Inciso V do artigo 112, artigo 115 e inciso XIX do artigo 122, do Código Sanitário.

27 Exemplo orientador para as ações das VISAs municipais: Apresentação da ação realizada no município de Botucatu: - procedimentos realizados - dificuldades enfrentadas - soluções encontradas

28 Apresentação do Plano de Ação Regional O programa constituiu-se de 3 etapas, com cronologia diferenciada de acordo com o nº de habitantes dos municípios Etapa 1: identificação de estabelecimentos suspeitos de comercializar produtos contendo amianto (lojas de materiais de construção, Tem de Tudo, madeireiras...) Etapa 2: fiscalização dos estabelecimentos identificados Etapa 3: entrega de relatório final (planilha de resultados) Municípios até habitantes Municípios até habitantes Municípios com mais de habitantes Pratânia, Torre de Pedra, Areiópolis, Anhembi, Pardinho, Bofete, Porangaba, Pereiras Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista Etapa 1 - até 16 de jun. de 2011 Etapa 2 até 21 de jul. de 2011 Etapa 3 até 15 de set. de 2011 Etapa 1 até 16 de jun. de 2011 Etapa 2 até 18 de ago. de 2011 Etapa 3 até 20 de out. de 2011 São Manuel, Botucatu* Etapa 1 até 16 de jun. de 2011 * realizar vistoria de retorno Etapa 2 até 15 de set. de 2011 Etapa 3 até 17 de nov. de 2011

29 Planilha de resultados: Município: Responsável pelo preenchimento da planilha: Foram encontrados produtos contendo amianto? Procedimento adotado pela VISA: Nos estabelecimentos onde foram encontrados produtos contendo amianto: Andamento do processo Data da vistoria Razão social da empresa CNPJ Sim Não Se foram encontrados produtos contendo amianto, foi lavrado AIF, AIP e Termo? Se não foram encontrados produtos contendo amianto, o estabelecimento foi notificado por escrito da proibição? Sim Não Sim Não Quantos produtos foram interditados? Que tipo de produto? Qual a marca dos produtos interditados? Preencher a coluna com o nº 1 se houve devolução dos produtos interditados ao fabricante 2 se houve depósito dos produtos interditados em aterro para lixo perigoso 3 se os produtos permanecem interditados no estabelecimento 4 outro (especificar)

30 Material de Apoio Conteúdo do CD entregue às VISAs: PREFEITURA MUNICIPAL DE BOTUCATU SECRETARIA DA SAÚDE CENTRO DE REFERENCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR Prof. Rubens Maria Lopes Botucatu, XX de setembro de Ofício Circular: XXX/ VISA De: Vigilância Sanitária de Botucatu Para: Estabelecimentos que comercializam materiais para construção Assunto: Proibição da comercialização de produtos que contém amianto A Vigilância Sanitária (VISA) do Município de Botucatu vem por meio deste NOTIFICAR da PROIBIÇÂO da comercialização de produtos que contenham amianto em sua composição, com base na Lei Estadual nº /2007. Deste modo, comercializar qualquer produto contendo amianto em sua composição constitui infração sanitária, pois transgride o disposto no artigo 110 e no inciso XIX do artigo 122 da Lei Estadual nº /98 Código Sanitário, ficando os estabelecimentos sujeitos às penalidades previstas no inciso V do artigo 112, artigo 115 e inciso XIX do artigo 122 do código Sanitário do Estado. Esta proibição ocorre porque não há nenhum limite seguro de exposição para o risco que o amianto oferece à saúde humana, podendo provocar várias doenças, como asbestose (formação de tecido cicatricial nos pulmões), o câncer de pulmão e uma patologia grave chamada mesotelioma (um tumor maligno extremamente agressivo que acomete a pleura, peritônio e pericárdio). A VISA disponibiliza o telefone nº XXXX-XXXX para esclarecimentos de eventuais dúvidas e para denúncias. Atenciosamente: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Chefe de Divisão de Vigilância Sanitária Ciente da notificação: Data / / Nome fantasia do estabelecimento: Razão Social: CNPJ: Telefone Endereço: Representada por: CPF: Assinatura Auto de Infração Auto de imposição de penalidade (interdição do produto) Termo (de interdição do produto) Notificação/orientação Proibição do uso de materiais c/ amianto

31 Material de Apoio Conteúdo do CD entregue às VISAs: Exemplos de argumentos de defesa utilizados pelos estabelecimentos autuados ( recorta e cola ) Exemplos de pareceres da VISA de Botucatu sobre defesas apresentadas pelos estabelecimentos autuados Decisões da Justiça para serem utilizados complementarmente Cronograma de ações do programa/ Planilha de resultados Estabelecimento de canal ( /telefone) para apoio às ações

32 Resultados das ações desenvolvidas nos 13 municípios abrangidos pelo Cerest de Botucatu

33 - Dos 13 municípios que fizeram parte do programa, 11 realizaram as ações (2 não entregaram planilha de resultados); - Nos 11 municípios que realizaram as ações foram vistoriados um total de 101 estabelecimentos; - Foram encontrados produtos contendo amianto em 4 municípios da região; - Número total de produtos interditados: Os produtos interditados procediam de 2 fábricas situadas no Estado de São Paulo e de 2 situadas em outros Estados.

34 Número de Inspeções e autuações realizadas pelas VISAs municipais Município nº de Inspeções nº de Autuações Anhembi 4 0 Areiópolis 5 3 Bofete 5 0 Botucatu 53 2 Conchas 4 2 Itatinga 0 0 Laranjal Paulista 9 0 Pardinho 0 0 Pereiras 2 0 Porangaba 5 0 Pratânia 2 0 São Manuel 11 0 Torre de Pedra 1 0

35 Recursos apresentados pelos estabelecimentos que estavam comercializando produtos contendo amianto: - Questionamento da competência do SUS alegando que a competência de fiscalizar o estabelecimento é apenas da UNIÂO / MTE; - Liminar concedida à Federação das Associações dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de São Paulo FECOMAC, proc. nº / Tribulal de Justiça do Estado de São Paulo, determinou ao Estado de São Paulo...que se abstenha (por intermédio de seus agentes), ao exercer a fiscalização, de danificar, estragar ou praticar qualquer dano aos produtos que contenham amianto crisotila, comercializados pelos associados da autora, sob pena de multa diária ; - Alegação de poder comercializar devido à liminares concedidas às empresas paulistas para continuar utilizando amianto no processo produtivo; -Alegação de inconstitucionalidade da lei paulista e que a lei federal autoriza a utilização do amianto crisotila (Lei 9.055/95 regulamentada pelo decreto 2.350/97 que disciplina a extração, industrialização, utilização, comercialização e transporte de amianto e produtos que os contenham); - Projeto de lei 917/09 na câmara de São Paulo prorrogando uso do amianto.

36 Cont. resultados Todos os recursos apresentados pelos estabelecimentos que contestaram a ação da VISA foram devidamente indeferidos, com base na legislação vigente. Todos os estabelecimentos autuados efetuaram a devolução Todos os estabelecimentos autuados efetuaram a devolução dos produtos contendo amianto aos fabricantes e apresentaram nota fiscal de devolução à VISA municipal.

37 Comparação da ação realizada em Botucatu no ano de 2011 em relação ao ano de 2010 (quando foi realizada a 1ª ação para banimento do amianto no comércio do município) Efetividade do Programa para Banimento do Amianto no Comércio do Município de Botucatu(SP) Nº de estabelecimentos fiscalizados Ação realizada no período de dezembro de 2009 à julho de 2010 Ação realizada durante o mês de setembro de (foram identificados 9 novos estabelecimentos, em relação ao ano anterior) Nº de estabelecimentos 11 2 autuados por comercializar produtos contendo amianto (redução de 18,18%) (novos estabelecimenos de pequeno porte) Nº de produtos contendo amianto interditados (redução de 99,54%)

38 Situações relatadas por agentes das VISAs municipais

39 Os donos das lojas de materiais daqui falaram que não estavam mais vendendo telhas com amianto porque ficaram sabendo que estava dando problema em Botucatu (Agente da Vigilância Sanitária de São Manuel, município onde não foram encontrados produtos contendo amianto)

40 Situação de acomodação com a ausência/modo de fiscalização da VISA Quando nós autuamos o dono de um estabelecimento, ele nos falou que já sabia que estava proibido vender telhas com amianto, mas quando o vendedor ofereceu as telhas pra ele, já disse que, se desse algum problema com a fiscalização, poderia devolver as telhas pra fábrica. (Agente da Vigilância Sanitária de Areiópolis-SP) Ou seja: Se a VISA não fiscalizar: vende Se fiscalizar: devolve

41 Questionário para compreensão das dificuldades encontradas no desenvolvimento das ações do programa. Nome do município (opcional): Realizou fiscalizações para banimento do amianto no comércio de seu município em 2011? ( )sim ( )não Encontrou alguma dificuldade para realizar as fiscalizações? ( )sim ( )não Se sim, descreva a(s) dificuldade(s) encontrada(s): Você tem alguma sugestão para realizar as ações do programa em 2012? O questionário visou compreender as dificuldades encontradas pelas VISA municipais e servirá de instrumento para a criação de estratégias que facilitem o desenvolvimento das ações do programa em 2012.

42 Dificuldades Nós interditamos telhas nos estabelecimentos daqui, mas as pessoas continuam comprando telhas com amianto de uma cidade vizinha (da abrangência de outro GVS) (Agente da Vigilância Sanitária do Município de Conchas-SP)

43 Dificuldades Encontramos telhas com amianto em apenas uma das casas de materiais que tem aqui e orientamos o dono para devolver as telhas para o fabricante. Não fizemos auto de infração porque disseram que era pra gente esquecer essa história de amianto aqui na cidade. (Agente de Vigilância Sanitária de um município da região)

44 Considerações finais - As fiscalizações realizadas foram fundamentais para impedir a comercialização de produtos com amianto nos municípios da região; - Necessidade das VISAs municipais manterem fiscalizações nos estabelecimentos de revenda de materiais para construção; - Rever modo de atuação da VISA: aplicar, cumulativamente, penalidade de multa; - Necessidade de fiscalização em municípios de abrangência de outros GVS; - Adotar estratégias que fortaleçam as ações das VISAs municipais (ações integradas in loco em conjunto com o GVS / participação em reunião colegiado de gestão regional) para garantir a eficácia das ações.

45 Fiscalização realizada no mês de abril de 2012 Obra de grande porte adquirindo produtos com amianto diretamente do fabricante - Carregamento com 339 telhas de amianto para serem utilizadas em obra no município de Botucatu SP telhas contendo amianto no interior do canteiro de obras

46 O Supremo Tribunal Federal (STF), ao analisar pedido de cautelar em Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 234) que questionava a proibição da circulação, no Estado de São Paulo, de produtos e materiais à base de amianto, deferiu parcialmente a medida cautelar, liberando apenas o transporte interestadual e para exportação de material contendo amianto. Ficou explicito na decisão da ADPF 234 que o uso do amianto continua proibido em território paulista e que não se pode transportar produtos com amianto destinados para uso dentro do Estado de São Paulo.

47 Reunião realizada com construtoras e empreiteiros no dia 06 de junho de 2012 Orientação quanto à proibição do uso de produtos contendo amianto: infrator sujeito às penalidades da Lei Estadual /98 - Código Sanitário.

48 Ações O Programa VISAT - Amianto integra o conjunto de prioridades da Programação de Ações de Vigilância Sanitária no Estado de São Paulo - Tem dentre suas ações estratégicas, a inspeção sanitária nos estabelecimentos comerciais Março de 2012 : CVS solicita aos GVS inspeção sanitária nos estabelecimentos Março de 2012 : CVS solicita aos GVS inspeção sanitária nos estabelecimentos comerciais dos municípios de sua área de abrangência, envolvendo os respectivos CEREST quando necessário.

49 Plano para ação 2012: realizar fiscalizações de retorno nos estabelecimentos já identificados Município Número de estabelecimentos identificados em 2011 Prazo para entregar planilha de resultados das fiscalizações de retorno 2012 Anhembi 4 Reunião novembro/ GVS Areiópolis 5 Reunião novembro/ GVS Bofete 5 Reunião novembro/ GVS Botucatu 53 Reunião dezembro/ GVS Conchas 4 Reunião novembro/ GVS Itatinga 0 Reunião novembro/ GVS Laranjal Paulista 9 Reunião novembro/ GVS Pardinho 0 Reunião novembro/ GVS Pereiras 2 Reunião novembro/ GVS Porangaba 5 Reunião novembro/ GVS Pratânia 2 Reunião novembro/ GVS São Manuel 11 Reunião novembro/ GVS Torre de Pedra 1 Reunião novembro/ GVS

50 Referências Lei Estadual /2007 Lei Estadual nº /98 Código Sanitário do Estado de São Paulo Resolução CONAMA nº348/

51 OBRIGADO! Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Cerest Botucatu Rua Dr. Raphael Sampaio, 68, Centro, CEP: Tel.: (14) Humberto Petry Daiuto

Programa de Vigilância à Saúde do Trabalhador Exposto ao Amianto

Programa de Vigilância à Saúde do Trabalhador Exposto ao Amianto Programa de Vigilância à Saúde do Trabalhador Exposto ao Amianto São Paulo, 03 de setembro de 2015 Simone Alves dos Santos Coordenadora Estadual da Saúde do Trabalhador dvst@cvs.saude.gov.br PVISAT AMIANTO

Leia mais

NOME DO PALESTRANTE Empresa

NOME DO PALESTRANTE Empresa NOME DO PALESTRANTE Empresa O Início da Luta No início dos anos 90, a indústria de telhas e caixas d água, Eternit, e a indústria de lonas e pastilhas de freio, LonaFlex, deixam a cidade de Osasco e abandonam

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012

RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 RESOLUÇÃO - RDC Nº 23, DE 4 DE ABRIL DE 2012 Dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ações de campo por detentores de registro de produtos para a saúde no Brasil. A Diretoria Colegiada

Leia mais

Prezado colega, você sabia:

Prezado colega, você sabia: Prezado colega, você sabia: 1) Que, de maneira geral, as Normas Regulamentadoras (NRs), do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, estabelecem requisitos mínimos legais e condições com objetivo de implementar

Leia mais

INSPEÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS

INSPEÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS INSPEÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS Coordenação de Produtos Controlados - CPCON TIPOS DE INSPEÇÃO - Inspeções de rotina *Atividade realizada pela VISA dos Estados e Municípios (atividade descentralizada).

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor Presidente, determino a sua publicação:

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor Presidente, determino a sua publicação: Consulta Pública nº 34, de 28 de junho de 2011. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV do art. 11 e o art. 35 do Regulamento

Leia mais

A CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR DECRETA:

A CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR DECRETA: PROJETO DE LEI Nº 335/2009 Obriga os estabelecimentos denominados de Ferro-Velho localizados no município de Salvador, dedicados à compra e venda de sucatas e peças avulsas de veículos automotores a manterem

Leia mais

Of. nº 38/2014 - CODEMAT Porto Alegre, 17 de junho de 2014.

Of. nº 38/2014 - CODEMAT Porto Alegre, 17 de junho de 2014. Of. nº 38/2014 - CODEMAT Porto Alegre, 17 de junho de 2014. Ilustríssimo Senhor Rinaldo Marinho Costa Lima Diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho - DSST Secretaria de Inspeção do Trabalho

Leia mais

ICMS/ES - Armazém geral - Remessa e retorno - Roteiro de procedimentos

ICMS/ES - Armazém geral - Remessa e retorno - Roteiro de procedimentos Informativo FISCOSoft ICMS/ES - Armazém geral - Remessa e retorno - Roteiro de procedimentos Os armazéns gerais têm por finalidade a guarda e a conservação das mercadorias remetidas a eles pelos estabelecimentos

Leia mais

Art. 3º Para efeito deste Regulamento são adotadas as seguintes definições:

Art. 3º Para efeito deste Regulamento são adotadas as seguintes definições: Portaria SES-RS nº 767 DE 13/08/2015 Norma Estadual - Rio Grande do Sul Publicado no DOE em 26 ago 2015 Aprova os critérios e procedimentos para o recolhimento de alimentos, inclusive in natura, bebidas

Leia mais

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015.

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. O PRESIDENTE

Leia mais

MANUAL DO CONTRIBUINTE SISTEMA RICORD

MANUAL DO CONTRIBUINTE SISTEMA RICORD MANUAL DO CONTRIBUINTE SISTEMA RICORD Procedimentos do Importador para Reconhecimento de Recolhimentos - Importações por Conta e Ordem Decreto 56.045/10 Versão 14/10/2010 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

Doenças Causadas pelo Asbesto ou Amianto

Doenças Causadas pelo Asbesto ou Amianto Doenças Causadas pelo Asbesto ou Amianto Asbestose que é o endurecimento lento do pulmão e que causa falta de ar progressiva, cansaço, emagrecimento, dores nas pernas e costas. Não tem cura e progride

Leia mais

Porto Alegre, 13 de abril de 2004. À COSMAM COM. SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE PORTO ALEGRE At. VEREADOR SEBASTIÃO MELLO PRESIDENTE. Senhor Presidente.

Porto Alegre, 13 de abril de 2004. À COSMAM COM. SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE PORTO ALEGRE At. VEREADOR SEBASTIÃO MELLO PRESIDENTE. Senhor Presidente. 1 Porto Alegre, 13 de abril de 2004 À COSMAM COM. SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE PORTO ALEGRE At. VEREADOR SEBASTIÃO MELLO PRESIDENTE. Senhor Presidente. A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DAS ADJACÊNCIAS DO LIXÃO DE

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra estão disponíveis em Meus pedidos.

Leia mais

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 31/97 e 09/01 do Grupo Mercado Comum.

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 31/97 e 09/01 do Grupo Mercado Comum. MERCOSUL/XXXVI SGT Nº11/P. RES. N /11 PROCEDIMENTOS COMUNS PARA AS INSPEÇÕES NOS FABRICANTES DE PRODUTOS MÉDICOS E PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO NOS ESTADOS PARTES (REVOGAÇÃO DAS RES. GMC Nº

Leia mais

DECRETO Nº 4.074, DE 04 DE JANEIRO DE 2002:

DECRETO Nº 4.074, DE 04 DE JANEIRO DE 2002: Circular nº 006/2.002 São Paulo, 09 de Janeiro de 2.002 DECRETO Nº 4.074, DE 04 DE JANEIRO DE 2002: REGULAMENTA A LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989, QUE DISPÕE SOBRE A PESQUISA, A EXPERIMENTAÇÃO, A

Leia mais

Módulo SAC Atendimento ao Cliente

Módulo SAC Atendimento ao Cliente Módulo SAC Atendimento ao Cliente Objetivo O Módulo SAC ou Serviço de Atendimento ao Cliente é uma ferramenta que gerencia, cria e administra informações num canal de comunicação informatizado entre a

Leia mais

Sistema Integrado de Licenciamento - SIL

Sistema Integrado de Licenciamento - SIL Sistema Integrado de Licenciamento - SIL CERTIFICADO DE LICENCIAMENTO INTEGRADO SECRETARIA ESTADUAL DE GESTÃO PÚBLICA Prefeitura do Município de Tatuí Governo do Estado de São Paulo É importante saber

Leia mais

Dr. Luis Carlos Massoco - Presidente

Dr. Luis Carlos Massoco - Presidente Seminário Substituição Tributária e NF-e: desafios e caminhos para o setor de Tecnologia - Presidente SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA O Estado de São Paulo incluiu em sua lista de mercadorias sujeitas à substituição

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº. 176, DE 21 DE SETEMBRO DE 2006.

RESOLUÇÃO - RDC Nº. 176, DE 21 DE SETEMBRO DE 2006. RESOLUÇÃO - RDC Nº. 176, DE 21 DE SETEMBRO DE 2006. Aprova o Regulamento Técnico Contratação de Terceirização para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional

Leia mais

Decreto 8077 14/08/2013 - REGULAMENTA CONDIÇÕES FUNCIONAMENTO EMPRESAS SUJEITAS LICENCIAMENTO SANITÁRIO, Publicado no DO em 15 ago 2013

Decreto 8077 14/08/2013 - REGULAMENTA CONDIÇÕES FUNCIONAMENTO EMPRESAS SUJEITAS LICENCIAMENTO SANITÁRIO, Publicado no DO em 15 ago 2013 Decreto 8077 14/08/2013 - REGULAMENTA CONDIÇÕES FUNCIONAMENTO EMPRESAS SUJEITAS LICENCIAMENTO SANITÁRIO, Publicado no DO em 15 ago 2013 Regulamenta as condições para o funcionamento de empresas sujeitas

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs. 95-96

RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs. 95-96 RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs. 95-96 Correlações: Alterada pela Resolução nº 448/12 (altera os artigos 2º, 4º, 5º, 6º, 8º, 9º, 10 e 11 e revoga os

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA. PROJETO DE LEI N o 5.772, DE 2005 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA. PROJETO DE LEI N o 5.772, DE 2005 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 5.772, DE 2005 Acrescenta parágrafos ao art. 190 da Consolidação das Leis do Trabalho, para considerar o amianto como substância cancerígena e

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA I-321.00XX MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA PEP 1/27 1- OBJETIVO O presente manual tem o objetivo de orientar

Leia mais

ANEXO I RG: CPF: TELEFONE: DATA DO PRÉ-EVENTO: HORÁRIO: DURAÇÃO: DATA DO PÓS-EVENTO HORÁRIO: DURAÇÃO:

ANEXO I RG: CPF: TELEFONE: DATA DO PRÉ-EVENTO: HORÁRIO: DURAÇÃO: DATA DO PÓS-EVENTO HORÁRIO: DURAÇÃO: ANEXO I SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO. SOLICITAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO CENTRO DE EVENTOS ARI JOSÉ RIEDI DECRETO Nº035/2014 NOME DO SOLICITANTE: NOME DO REPRESENTANTE LEGAL E CNPJ CARGO: RG:

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2011. Art. 2.º Para os efeitos desta lei, considera-se:

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2011. Art. 2.º Para os efeitos desta lei, considera-se: PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2011 Estabelece a forma de recolhimento e destinação final de baterias automotivas e industriais, compostas por Chumbo e Ácido Sulfúrico. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art.

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO DIRETORIA DE VISTORIAS

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO DIRETORIA DE VISTORIAS GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO DIRETORIA DE VISTORIAS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 003/2015 - DIVIS/DESEG APLICAÇÃO DE PENALIDADES

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 24, DE 8 DE JUNHO DE 2015

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 24, DE 8 DE JUNHO DE 2015 AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 24, DE 8 DE JUNHO DE 2015 Dispõe sobre o recolhimento de alimentos e sua comunicação à Anvisa e aos consumidores. A Diretoria Colegiada

Leia mais

Tania Pich Gerente Geral de Saneantes - ANVISA

Tania Pich Gerente Geral de Saneantes - ANVISA Funcionamento de empresas especializadas na prestação de serviço de controle de vetores e pragas urbanas Tania Pich Gerente Geral de Saneantes - ANVISA A Nova RDC 18 Objetivo e Abrangência Definições Requisitos

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 276, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 276, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 276, DE 2015 Altera a Lei nº 11.903, de 14 de janeiro de 2009, para aumentar os prazos de implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

P REFEIT URA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

P REFEIT URA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO P REFEIT URA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO LEI Nº 4589, de 5 de março de 1998 ( Regulamentada p. Decr. nº 12.821/98) Projeto de lei nº 011/98 - Executivo Municipal Dispõe sobre o manuseio, coleta

Leia mais

ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL

ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL (Ou o último documento de atualização de dados conforme o tipo de pessoa jurídica): 1.1- Antes de iniciar o processo de alteração

Leia mais

CERTIFICADO DE GARANTIA

CERTIFICADO DE GARANTIA CERTIFICADO DE GARANTIA A BALDAN IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS S/A, garante o funcionamento normal do implemento ao revendedor por um período de 6 (seis) meses contados a partir da data de entrega na nota fiscal

Leia mais

PODERJUD1CIÂRIO TRIBUNAL DEJUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS TERMO DE REFERÊNCIA

PODERJUD1CIÂRIO TRIBUNAL DEJUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS TERMO DE REFERÊNCIA PODERJUD1CIÂRIO TRIBUNAL DEJUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO TERMO DE REFERÊNCIA l. DO OBJETO CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA EM CLIMA ORGANIZACIONAL PARA ATUAR EM TODAS AS UNIDADES DO PODER JUDICIÁRIO

Leia mais

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes Perguntas frequentes 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra podem ser adquiridas a qualquer momento

Leia mais

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN. Contadores

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN. Contadores Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Contadores Maio / 2008 Índice Introdução... 3 Pedido de Consulta da Viabilidade... 4 Acompanhamento do Pedido de Viabilidade... 11 Registro

Leia mais

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado;

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado; Estabelece normas e procedimentos a serem observados nas operações em bolsas de valores e dá outras providências. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS torna público que o Colegiado, em sessão

Leia mais

Barracões Industriais Orientações aos Municípios

Barracões Industriais Orientações aos Municípios ESTADO DE GOIÁS COMPANHIA DE DISTRITOS INDUSTRIAIS DE GOIÁS - GOIASINDUSTRIAL Barracões Industriais Orientações aos Municípios A. O projeto de barracões industriais será cadastrado pelo município no SICONV

Leia mais

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto Introdução Objeto Orçamento Padrão Nossa base de preços foi elaborada considerando o fato de que os pedidos de registros protocolados à partir de 2007 deverão ser analisados em 3-5 anos. A definição do

Leia mais

INSTRUÇÃO nº 01/09 - PREVIMPA

INSTRUÇÃO nº 01/09 - PREVIMPA INSTRUÇÃO nº 01/09 - PREVIMPA Regulamenta, no âmbito do PREVIMPA, o uso de Transporte Administrativo, estabelece competências para o gerenciamento, controle e uso dos veículos automotores, e dá outras

Leia mais

Entenda o diário de obra

Entenda o diário de obra Entenda o diário de obra Diário de obra pode ir além de mero cumprimento contratual e se tornar ferramenta de apoio na gestão da produção Por Rodnei Corsini O diário de obra é um documento que deve ser

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 11 de dezembro de 2013 [Páginas 76-77]

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 11 de dezembro de 2013 [Páginas 76-77] *Este texto não substitui o publicado do Diário Oficial da União* Diário Oficial da União Seção 1 DOU 11 de dezembro de 2013 [Páginas 76-77] RESOLUÇÃO - RDC Nº 54, DE10 DE DEZEMBRO DE 2013 Dispõe sobre

Leia mais

Alvará comercial na internet.

Alvará comercial na internet. Alvará comercial na internet. Objetivo: Permitir aos Contadores conveniados a emissão de alvará inicial ou outros serviços destinados as empresas e liberados pela internet cujo acesso depende de autorização

Leia mais

Lei nº 14.592, de 19 de outubro de 2011. Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Lei nº 14.592, de 19 de outubro de 2011. Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei: Lei nº 14.592, de 19 de outubro de 2011 Proíbe vender, ofertar, fornecer, entregar e permitir o consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade, e dá providências

Leia mais

Está em vigor a Medida Provisória n. 680, de 6 de julho de 2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego.

Está em vigor a Medida Provisória n. 680, de 6 de julho de 2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego. INFORMA TRABALHISTA Está em vigor a Medida Provisória n. 680, de 6 de julho de 2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego. Programa de Proteção ao Emprego comparado com o Lay Off ASPECTOS GERAIS

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º - Visita técnica é atividade complementar dos componentes curriculares dos cursos

Leia mais

Norma Regulamentadora - NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Histórico e Momento Atual

Norma Regulamentadora - NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Histórico e Momento Atual Norma Regulamentadora - NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos Histórico e Momento Atual A NR 12 teve sua redação substancialmente alterada pela Portaria MTE nº 197/2010 e encontra-se em

Leia mais

RESOLUÇÃO N 2.025. II - endereços residencial e comercial completos; (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.)

RESOLUÇÃO N 2.025. II - endereços residencial e comercial completos; (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.) RESOLUÇÃO N 2.025 Altera e consolida as normas relativas à abertura, manutenção e movimentação de contas de depósitos. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31.12.64, torna

Leia mais

Manual de Orientações Abertura de Empresas Pessoa Física

Manual de Orientações Abertura de Empresas Pessoa Física Manual de Orientações Abertura de Empresas Pessoa Física PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITATIBA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUMÁRIO 1 ACESSO... 4 1.1 ABERTURA ON-LINE... 5 1.2 DADOS DO CONTRIBUINTE...

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA Resolução nº 307, de 5 de Julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, disciplinando as ações

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (APLICADO A INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO 1 LEI Nº. 949/2010 INSTITUI A NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS E DISPÕE SOBRE A DECLARAÇÃO MENSAL DO IMPOSTO SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA - ISSQN. O Prefeito Municipal de São Mateus,

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3 INTEGRAÇÃO COM O EMPRESÁRIOERP... 3 AGILIDADE NOS PROCESSOS E APOIO AOS CONTROLES INTERNOS... 3 SAC - ATENDIMENTO...

Sumário INTRODUÇÃO... 3 INTEGRAÇÃO COM O EMPRESÁRIOERP... 3 AGILIDADE NOS PROCESSOS E APOIO AOS CONTROLES INTERNOS... 3 SAC - ATENDIMENTO... Sumário INTRODUÇÃO... 3 INTEGRAÇÃO COM O EMPRESÁRIOERP... 3 AGILIDADE NOS PROCESSOS E APOIO AOS CONTROLES INTERNOS... 3 SAC - ATENDIMENTO... 4 CADASTRO DO TIPO DO ATENDIMENTO... 5 CADASTRO DE CATEGORIAS...

Leia mais

NOTA FISCAL PAULISTA

NOTA FISCAL PAULISTA NOTA FISCAL PAULISTA RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

CRIA OS FISCAIS VOLUNTÁRIOS DO MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO.

CRIA OS FISCAIS VOLUNTÁRIOS DO MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO. LEI MUNICIPAL Nº 2305/93 CRIA OS FISCAIS VOLUNTÁRIOS DO MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO. PEDRO ANTÔNIO PEREIRA DE GODOY, Prefeito Municipal de Viamão, no uso de suas atribuições legais, Faço saber

Leia mais

Plano Anual de Auditoria Interna Exercício 2011

Plano Anual de Auditoria Interna Exercício 2011 Plano Anual de Auditoria Interna Exercício 2011 Introdução Em cumprimento ao disposto no XVI, da Resolução nº. 504/2009 c.c. a., deste Egrégio Tribunal de Justiça, apresentar-se-á o Plano Anual de Auditoria

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

NR-15 (Texto para Consulta Pública)

NR-15 (Texto para Consulta Pública) MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Trata-se de proposta de texto para alteração da Norma Regulamentadora n.º 15 (Atividades

Leia mais

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Lei Orgânica do Município, e

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Lei Orgânica do Município, e DECRETO Nº 063/2013-GP. Regulamenta e implementa a Lei Complementar Federal n 123 de 14 de Dezembro de 2006 e a Lei Geral Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte n 216, de 18 de dezembro

Leia mais

Guia do Requerente. Orientações de preenchimento

Guia do Requerente. Orientações de preenchimento Guia do Requerente Orientações de preenchimento Bem-vindo (a) ao nosso novo sistema on-line de atendimento Empresa Legal. Este documento é o Guia do Requerente. Ele o (a) ajudará em seu contato com o ambiente

Leia mais

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS. 11 2699-0008 www.rms.com.br

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS. 11 2699-0008 www.rms.com.br GARANTIA ESTENDIDA RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

1º O acesso ao Sistema deverá ser feito por meio de Senha Web ou certificado digital.

1º O acesso ao Sistema deverá ser feito por meio de Senha Web ou certificado digital. ÍNTEGRA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE FINANÇAS, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto nos artigos 113 e 114 do Decreto n 53.151, de 17 de maio de 2012, RESOLVE:

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 9-CEPE-CAD/UNICENTRO, DE 21 DE MAIO DE 2009. Aprova o Regulamento do Protocolo Geral da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO: Faço saber que o Conselho

Leia mais

Perguntas e respostas frequentes

Perguntas e respostas frequentes Perguntas e respostas frequentes 0 Perguntas e respostas frequentes 1) O que fazer para me cadastrar no SIMEC? R: Acesse o site: simec.mec.gov.br. No canto superior direito onde existe a opção de acessar

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SENGÉS

CÂMARA MUNICIPAL DE SENGÉS LEI Nº 032/2013 Súmula:- Institui o tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e as empresas de pequeno porte no âmbito do Município, na conformidade das normas gerais previstas

Leia mais

CADASTRO NACIONAL DE CONDENAÇÕES CÍVEIS POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E INELEGIBILIDADE MANUAL DO USUÁRIO

CADASTRO NACIONAL DE CONDENAÇÕES CÍVEIS POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E INELEGIBILIDADE MANUAL DO USUÁRIO CADASTRO NACIONAL DE CONDENAÇÕES CÍVEIS POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E INELEGIBILIDADE MANUAL DO USUÁRIO Sumário 1. Tela de login do Sistema de Controle de Acesso...3 2. Tela de seleção dos sistemas...4

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA MPA N 06, DE 19 DE MAIO DE 2011

INSTRUÇÃO NORMATIVA MPA N 06, DE 19 DE MAIO DE 2011 ALTERADA PELA IN MPA Nº 16/2013 INSTRUÇÃO NORMATIVA MPA N 06, DE 19 DE MAIO DE 2011 Dispõe sobre o Registro e a Licença de Aquicultor, para o Registro Geral da Atividade Pesqueira - RGP. A MINISTRA DE

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCV Nº. 003

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCV Nº. 003 INSTRUÇÃO NORMATIVA SCV Nº. 003 UCCI - Unidade Central de Controle Interno SCV Sistema de Convênios e Consórcios Versão: 1.0 Aprovada em: 30/11/2011 Unidade Responsável: Secretaria de Administração I -

Leia mais

DECRETO Nº. 2.469 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2009

DECRETO Nº. 2.469 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre o procedimento de fiscalização para fins de SUSPENSÃO e CANCELAMENTO de Alvará de Funcionamento e INTERDIÇÃO em estabelecimentos empresariais e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

RESOLUÇÃO N 24, DE 08 DE JUNHO DE 2015

RESOLUÇÃO N 24, DE 08 DE JUNHO DE 2015 RESOLUÇÃO N 24, DE 08 DE JUNHO DE 2015 Dispõe sobre recolhimento de alimentos e sua comunicação à Anvisa e aos consumidores. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Inteiro Teor do Acórdão - Página 2 de 38 MEDIDA CAUTELAR NA ARGÜIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL 234 DISTRITO FEDERAL RELATOR : MIN. MARCO AURÉLIO REQTE.(S) :ASSOCIACAO NACIONAL DO TRANSPORTE

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO NOME DA PROMOÇÃO: SORTE EXTRA PERÍODO DA PROMOÇÃO: 01/06/2013 à 31/05/2014 1ª PRORROGAÇÃO: 01/06/2014 à 31/05/2015 A PROMOÇÃO SORTE EXTRA sofreu algumas

Leia mais

Eloisa Maria Wistuba Dezembro/2014

Eloisa Maria Wistuba Dezembro/2014 Eloisa Maria Wistuba Dezembro/2014 1. Marcos legais no município 2. Resoluções Conselho Nacional do Meio Ambiente 3. Classificação dos resíduos de construção civil 4. Plano Integrado de Gerenciamento de

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM

CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM 1- ATRAVÉS DA REDESIM PORTAL REGIN 1.1 -SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL ( EMPRESA SEM REGISTRO NA JUCEB) PASSO 1: PEDIDO DE VIABILIDADE DE INSCRIÇÃO A empresa

Leia mais

ANEXO V MINISTÉRIO DA FAZENDA

ANEXO V MINISTÉRIO DA FAZENDA ANEXO V MINISTÉRIO DA FAZENDA 1 - Folha SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Nº Quantidade DECLARAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL (DISO) 2 - Órgão Receptor: 3 - Recepção (mês/ano): 4

Leia mais

Formulário para envio de contribuições em Consulta Pública. Apresentação e orientações

Formulário para envio de contribuições em Consulta Pública. Apresentação e orientações Formulário para envio de contribuições em Consulta Pública FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES EM CONSULTA PÚBLICA Apresentação e orientações Este Formulário possui a finalidade de enviar contribuições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL PRESIDÊNCIA 27/5/213 RESOLUÇÃO Nº 9/213 Assunto: Institui o Manual de Elaboração

Leia mais

Controle Ambiental do Transporte de Produtos Perigosos. Belo Horizonte, Fevereiro de 2015

Controle Ambiental do Transporte de Produtos Perigosos. Belo Horizonte, Fevereiro de 2015 Controle Ambiental do Transporte de Produtos Perigosos Belo Horizonte, Fevereiro de 2015 OCORRÊNCIA 2006 M OCORRÊNCIA 2007 OCORRÊNCIA 2008 SUMÁRIO 1) Histórico 2) Instrução Normativa IBAMA n.º 05/2012

Leia mais

Brasil: Autorização de Funcionamento de Empresas Farmoquímicas

Brasil: Autorização de Funcionamento de Empresas Farmoquímicas Brasil: Autorização de Funcionamento de Empresas Farmoquímicas Portaria nº 231 de 27/12/1996 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PORTARIA Nº 231, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1996 O Secretário

Leia mais

Estado de Santa Catarina CÂMARA MUNICIPAL DE PALHOÇA Setor de Expediente

Estado de Santa Catarina CÂMARA MUNICIPAL DE PALHOÇA Setor de Expediente PROJETO DE LEI N 493/2015 DISCIPLINA OS PROCEDIMENTOS DE BAIXA DE BENS MÓVEIS PERMANENTES DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PALHOÇA, Estado de Santa Catarina,

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO PORTARIA ANP N. 127, DE 30.07.99 REVOGADA PELA RESOLUÇÃO ANP N. 20, DE 18.06.09 O DIRETOR da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO ANP, no uso de suas atribuições legais, conferidas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA PREFEITA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA PREFEITA LEI MUNICIPAL Nº. 2.238/2009 Revoga a Lei nº. 2002/2007, e dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais para o desenvolvimento de atividades econômicas no Município de Viana e dá outras providências.

Leia mais

Projeto de Ação Conjunta de Inspeções em Distribuidoras de Medicamentos

Projeto de Ação Conjunta de Inspeções em Distribuidoras de Medicamentos Agência Nacional de Vigilância Sanitária Projeto de Ação Conjunta de Inspeções em Distribuidoras de Medicamentos Gerência-Geral de Inspeção e Controle de Medicamentos e Produtos Gerência de Investigação

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS I. INFORMAÇÕES INICIAIS II. GLOSSÁRIO

CONDIÇÕES GERAIS I. INFORMAÇÕES INICIAIS II. GLOSSÁRIO CONDIÇÕES GERAIS I. INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: CARDIF CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ Nº. : 11.467.788/0001-67 PRODUTO: PR_PU_POPULAR1_S100_1S_CS0834 MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº:

Leia mais

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015.

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. Aprova a Instrução Normativa nº 06, de 31 de agosto de 2015, que regulamenta os trâmites administrativos dos Contratos no âmbito do Conselho de Arquitetura

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE E RECONHECIMENTO DO DIREITO AOS SERVIDORES PÚBLICOS

APOSENTADORIA ESPECIAL PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE E RECONHECIMENTO DO DIREITO AOS SERVIDORES PÚBLICOS 2015 APOSENTADORIA ESPECIAL PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE E RECONHECIMENTO DO DIREITO AOS SERVIDORES PÚBLICOS Márcia Touni Advocacia 18/03/2015 APOSENTADORIA ESPECIAL PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE E RECONHECIMENTO

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 51/2014

PROJETO DE LEI N.º 51/2014 PROJETO DE LEI N.º 51/2014 CRIA O ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO PROVISÓRIO PARA O FUNCIONAMENTO E A INSTALAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS Rui Valdir Otto Brizolara, Prefeito Municipal

Leia mais

Manual de Orientações. Abertura de Empresas MEI

Manual de Orientações. Abertura de Empresas MEI Manual de Orientações Abertura de Empresas MEI PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITATIBA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUMÁRIO 1 ACESSO... 4 1.1 ABERTURA ON-LINE... 5 1.2 DADOS DO CONTRIBUINTE...

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 89, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2011

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 89, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2011 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 89, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2011 Estabelece procedimentos para apreensão e guarda de documentos, livros, materiais, equipamentos e assemelhados por Auditor- Fiscal do Trabalho e aprova

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde 29/10/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 4 5. Informações Complementares...

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE 2015

RESOLUÇÃO - RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE 2015 RESOLUÇÃO - RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE 2015 Define os requisitos do cadastro de produtos médicos. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe conferem

Leia mais

ANEXO ÚNICO (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1477, de 03 de julho de 2014.) MINISTÉRIO DA FAZENDA

ANEXO ÚNICO (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1477, de 03 de julho de 2014.) MINISTÉRIO DA FAZENDA ANEXO ÚNICO (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1477, de 03 de julho de 2014.) MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL DECLARAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Leia mais