Sistema Secretaria Escolar Apostila de Apoio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema Secretaria Escolar Apostila de Apoio"

Transcrição

1 Sistema Secretaria Escolar Apostila de Apoio Este material foi feito com muito carinho para auxiliar o dia-a-dia dos secretários referente ao Sistema Secretaria Escolar. Estaremos descrevendo os menus e comandos do SSE na ordem em que aparecem no programa, como também dicas e sugestões. INFORMAÇÕES ADICIONAIS A maioria das tabelas do sistema tem uma barra de ferramentas padrão com as seguintes funções: + Insere novo registro, novo cadastro - Apaga o registro atual Altera o registro atual v Grava as informações adicionadas ou modificadas Cancela alterações no registro atual Atualiza as informações da tela Pesquisa registros Quando habilitada, imprime informações da tela atual Sempre que encontrar uma caixa com este formato, significa que você pode encolher uma opção de uma lista. Clique na seta, ou pressione ALT +. Quando você já conhece o conteúdo, ele pode ser acessado digitando apenas as iniciais da palavra. Nas tabelas de cadastro neste formato, é usado a tecla TAB ou ainda as setas do teclado para gravar as informações. Nas tabelas de cadastro que o título for apresentado na cor azul, representa obrigatoriedade de cadastro, visando a consistência de informações em outras tabelas.

2 Nas telas de cadastro em que o campo for informado, um clique sobre o botão com o envelope, abrirá o programa que você utiliza para o envio de s, já com o respectivo endereço informado como destinatário principal. O botão trocar permite a navegação entre diferentes anos já abertos para o sistema. Quando você troca o ano de trabalho, todas as telas abertas são fechadas, para evitar o lançamento de informações em anos incorretos. Os relatórios podem ser listados de qualquer ano cadastrado no sistema, independentemente do ano selecionado. Este fórum foi criado para respostas mais rápidas referente a dúvidas ou problemas no sistema. Permite acesso direto a página da web que contém informações sobre o sistema, atualização de versão, dúvidas freqüentes, etc. Para utilizar esta opção sua máquina precisa estar conectada à Internet. CADASTROS Cadastros Tabela As informações necessárias para utilização do sistema, que de alguma forma podem tornar-se repetitivas, foram agrupadas em tabelas, e divididas em dois grupos: Locais e Corporativas. As tabelas locais podem ser alteradas de acordo com situações particulares de sua escola. As tabelas corporativas não permitem alteração, pois foram desenvolvidas objetivando uma padronização de informações nas Escolas Adventistas. Obs.: Para acrescentar itens, clique em novo (+) e informe os dados; Para qualquer alteração, selecione o item a ser modificado,insira o novo conteúdo e clique em salvar (v); A tecla TAB serve para navegação entre os registros da tabela.

3 CONTEÚDO DAS TABELAS LOCAIS Abertura Ano: Cadastro dos dados gerais do sistema em cada ano letivo. Para trabalhar com matrículas para o próximo ano, não esqueça de abrir um novo ano (utiliza o botão Abrir Ano). Para visualizar ou alterar as informações de anos anteriores, selecione o ano correspondente. Parâmetros Aprovação: Média (MA): valor mínimo utilizado como média anual para aprovação do aluno. Freqüência: percentual mínimo de presença para aprovação do aluno. Média (MF): média utilizada para aprovação definitiva do aluno. Mínima Recuperação: média anual mínima a ser alcançada pelo aluno para permitir a recuperação do mesmo através de prova final (B5). Não existindo prova final, deve ser igual a 0 (zero). Quantidades de aulas: Número máximo de aulas por período e duração média de cada aula. Esta informação é utilizada para o cálculo de hora/aula nos relatórios legais. Notas Especiais: Notação a ser seguida na impressão de boletins para algumas notas (0,0 1,0 10,0). A impressão das notas seguirá os caracteres cadastros aqui. Dígitos: Quantidade de dígitos considerados após a vírgula para as notas informadas. Ex.: Dígitos = 1, neste caso, uma nota 6,99 vai ser impressa como 6,9.

4 Datas (Abertura / Encerramento): Apenas para controle e/ou visualização do sistema. A data de abertura é de quando foi aberto um novo ano. A data de fechamento só aparecerá quando for feito o encerramento definitivo do sistema (comando não aconselhável). Fórmulas: Cálculo padrão para obtenção das médias anual e final, podendo variar por escola, conforme regimento escolar, onde: MA (Média Anual) MF (Média Final) B (Bimestre, associado ao número do bimestre) NB (Número de Bimestres) PF (Prova Final) Motivos: Motivos padrão, considerados para efeito de relatório. Devem estar corretamente preenchidos para o encerramento de ano, sendo consideradas as diferenças regionais e solicitações dos Núcleos de Educação. Bimestres: Informe o bimestre (1 a 4 ou 5 para prova final ), data de início e fim de cada um, e quantidade de dias letivos para o ano selecionado. Cadastre os bimestres conforme calendário escolar aprovado pelo NRE. Para o 5º bimestre, você deve cadastrar o dia especifico para a prova final e dias letivos igual a 0 (zero). A soma dos dias letivos é utilizada na impressão dos documentos legais. Arredondamentos: ATENÇÃO: utilizada somente pelas escolas que trabalham com arredondamento, caso não use, esta tabela deve estar vazia. Não usamos arredondamentos na ASP.

5 Hora Aula: Estes dados serão usados para montagem da grade horária e impressão de declaração para aquisição de passes estudantis. Selecione o nível para o ano letivo escolhido. Escolha o dia da semana, informe o turno (M para manhã, T para tarde); na coluna aula, informe 1 para primeira aula, 2 para a segunda e assim sucessivamente; cadastre todas as aulas, para manhã e tarde (turno). No 2º, você pode utilizar o botão Copia DIA Anterior para duplicar o cadastro do dia anterior para o dia escolhido. Caso já existam dados cadastrados no ano anterior, utilize o botão Copia ANO Anterior para duplicar todo o horário para o ano atual. Não pode ser cadastrado aulas em maior número ou que excedam o limite de tempo informado em quantidade de aulas na tabela Abertura Ano. Feriados: Cadastro de data e descrição dos feriados. (opcional para visualização e impressão cadastro não utilizado para cálculos ou outros relatórios). Doenças: Cadastro simplificado de doenças, que possam constar no cadastro dos alunos, na ficha médica. Convênios Médicos: Cadastro de convênios, também utilizados no cadastro de alunos, ficha médica. Instituições Ensino: Descrição de Escolas, Faculdades, Universidades e outros estabelecimentos de ensino que tenham contribuído na formação do corpo docente de sua escola. Devem ser cadastradas também a escola de origem de alunos matriculados por transferência, para preenchimento do histórico escolar. No código 0 (zero) deve estar cadastrado o nome de sua escola. Informe também Cidade e Estado serão impressos no Histórico Escolar.

6 Instituições Ensino Lei: Utilizado para histórico escolar. Selecione a instituição cadastrada na tabela anterior, e informe o ano, e número da lei sob a qual a escola funcionava naquele ano. ATENÇÃO: Utilize apenas para modificação, pois na digitação dos históricos, o sistema acrescenta a informação automaticamente (Lei Nº 9394/96), criando uma linha para cada ano em que houverem avaliações de um ou mais alunos, para determinada instituição. A lei e ano da lei vão na coluna Lei Nº (no Histórico). 1998/ 1999 e 2000 Lei 5692/71 e dispositivos da Lei 9394/ Lei 9394/96 Disciplinas: ATENÇÃO não use: Para maior facilidade de cadastro, controle das disciplinas e acesso a todas as informações em uma única tela, utilize o menu Cadastros - Disciplinas. Ordem Disciplinas: ATENÇÃO não use: mesmo motivo do item anterior. Conselhos de Classe: Nome de entidades de classe regionais, onde os funcionários de sua escola tenham registro, de acordo com o título e formação de cada um utilizado no cadastro de funcionários.

7 Formação Acadêmica: Cursos utilizados na formação do corpo docente da escola, título outorgado e conselho no qual o curso é reconhecido utilizado no cadastro de funcionários. Recursos Didáticos: Descrição genérica de equipamentos da escola (computador, retroprojetor, microscópio, bandeiras, etc.) para controle de disponibilidade de utilização por alunos e professores a quantidade de recursos por turma será definida em Cadastro / Escola / Recursos Didáticos. Impressão dos recursos didáticos utlizados pela escola é feito através do relatório: Relatórios / Anuais / Relatório Estástica Censo Escolar. Global: Configurações padrão do sistema para sua escola, em todos os anos. Religião Adventista informação interna do sistema (não altere). Entidade Igreja código da entidade responsável pelo cadastro de membros das igrejas de seu campo (Associação local). Versão do Banco informação para controle de versão do banco de dados (apenas para visualização). Calendário Feriado identifica qual dos tipos de atividade usados no calendário escolar não é contado como dia letivo. Região local sede da escola para efeito de tradução dos menus e linguagem do sistema. Os campos contendo Brasão do Estado e Logo do Departamento, são utilizados pelo sistema para a impressão dos relatórios legais (Brasão no canto superior esquerdo e Logo no canto superior direito), e podem ter suas imagens modificadas. CONTEÚDO DAS TABELAS CORPORATIVAS

8 Estão agrupados nestas tabelas, os dados padronizados para utilização em todas as Escolas de sua Associação/Missão. Esta padronização permite o envio de informações para o Controle Financeiro Escolar, sistema responsável pela geração dos carnês e controle de pagamentos dos alunos. Em função disto, as informações podem ser apenas visualizadas, não sendo permitidas alterações por parte da escola. Necessidade de modificações ou acréscimos devem ser encaminhadas para o suporte técnico do sistema como sugestão de implementação. A única alteração possível é na coluna NOME da tabela CURSO. A escola pode alterar o nome das séries para adequação a realidade local (Ex.: Pré III para Ensino Fundamental 1º ano). Deve-se tomar cuidado para não modificar a seqüência de séries padrão.

9 CADASTRO ESCOLA O item Cadastro Básico apresenta informações da sua escola, que são utilizadas para identificação e montagem dos relatórios do sistema. Divide-se em três telas abaixo, algumas informações: Cadastro: Cód. da Escola em Instituições de Ensino deve conter o código de sua escola na tabela Instituições de Ensino (utiliza-se 0 zero por convenção). Nome Legal informe aqui o nome legal cadastrado no MEC para sua escola, e que deva constar como identificador nos relatórios legais. Deve estar completo e sem abreviaturas. Dia Vencto. Carnê Data de vencimento geral para os carnês da sua escola. Telefone todos os campos são obrigatórios. ATENÇÃO: cadastrar apenas um telefone para a escola o principal que será listado nos relatórios. Telefones adicionais podem ocasionar erro na impressão. Responsáveis: Diretor, Secretário, Tesoureiro, Coord. Pedagógico, Orient. Educacional e Bibliotecária devem ser cadastrados previamente na tabela Funcionários, e selecionados aqui. ATENÇÃO: Caso estes campos não estejam preenchidos, alguns relatórios não serão impressos. Se um mesmo

10 funcionário ocupar mais de um cargo, o nome pode ser repetido. O campo Ato do Diretor e Secretário deve ser preenchido pois consta na impressão dos documentos legais. Documentação: Campos para informação dos dados legais da escola para impressão dos relatórios legais, como Autorização de Funcionamento, Reconhecimento e Data de Publicação no Diário Oficial. O segundo item deste cadastro, Cursos Oferecidos, é onde você visualiza os cursos disponíveis em sua escola, informações legais de cada curso (também para os relatórios legais), turmas em funcionamento, e disciplinas de cada curso. Você apenas seleciona um dos cursos no painel esquerdo e completa as informações a direita. Para o cadastro de disciplinas, não use esta tela acesso direto com todas as informações em uma única tela, no menu Disciplinas. No terceiro item, Salas & Recursos Didáticos você pode cadastrar e acompanhar a alocação de recursos disponíveis para utilização em sua escola.

11 Você define um número para a sala, qual sua metragem e capacidade em número de alunos. Em seguida, você informa os recursos (equipamentos) que são encontrados nesta sala (cadastro básico dos recursos: Cadastros / Recursos Didáticos e a quantidade de cada um por sala Cadastro opcional. CADASTRO OBJETOS Utilizado para criar usuários e liberação de acesso ao sistema escolar.

12 CADASTRO FUNCIONÁRIOS Aqui você cadastra todos os funcionários da Escola. O código (conhecido por muitos como RC) informado para os funcionários DEVE SER O MESMO código de funcionário encontrado no cadastro dele junto ao RH da organização. Formação Escolar: Cadastre a formação do funcionário, selecionando cursos e instituições previamente cadastrados em Cadastros / Tabelas Locais. O campo Observações Curso, permite a inserção de observações diferenciadas para cada curso. Para acrescentar cursos ou instituições, clique no botão TABELAS na parte superior da janela. Através do ícone com o telefone, você pode imprimir uma relação com os telefones de todos os seus funcionários. Quando da saída de um funcionário da escola, deve ser preenchido o campo Desligamento - Funcionários com desligamento cadastrado, não serão mostrados no relatório de funcionários.

13 CADASTRO PROFESSOR Informe que funcionários (previamente cadastrados em Cadastros / Funcionários) são professores em sua escola. Para isso, clique em novo (+), selecione da lista qual professor deseja cadastrar e salve. Os dados referentes a Disciplinas Lecionadas, NÃO devem ser preenchidos - serão alimentados automaticamente pelo sistema.

14 CADASTRO DISCIPLINAS Utilize o painel da esquerda para o cadastro de disciplinas para os cursos de sua escola e também para montagem do histórico escolar. Informe: Nome da disciplina, Abreviatura - até 5 caracteres (para identificação no relatório de Quadro de Notas e outros relatórios onde o espaço não for suficiente para o nome completo), Núcleo (C para Comum, D para Parte Diversificada) vai definir a ordem de impressão das disciplinas no Histórico Escolar e Documentos Legais disciplinas do Núcleo Comum (mostradas em azul) vão em primeiro lugar e depois as da Parte Diversificada (mostradas em vermelho). No painel da direita, constarão apenas as disciplinas que são ou foram utilizadas por sua escola, separadas por níveis. Para cadastrar, arraste as disciplinas que são da sua escola, do painel da esquerda para o da direita, uma a uma (clique com o botão esquerdo do mouse sobre a disciplina no painel da esquerda e arraste para o painel da direita). A ordem em que você colocar as disciplinas neste caso, vai determinar a ordem em que elas serão mostradas nos relatórios. Para alterar a ordem, basta arrastar a disciplina no painel da direita para uma nova posição e esta ordem será obedecida. Lembre-se que a ordem das disciplinas deve ser igual a grade curricular do respectivo ano.

15 DISCIPLINAS DA TURMA Após o cadastro das disciplinas, e ordenação das mesmas, você precisa informar quais disciplinas são utilizadas para cada uma das turmas, para o ano escolhido. Quando você seleciona um curso e turma, o sistema mostra automaticamente no painel da esquerda, todas as disciplinas cadastradas para o nível do qual esta turma faz parte, e já na ordem correta. Para cadastrar as disciplinas de uma turma, selecione a turma desejada, e arraste as disciplinas requeridas do painel da esquerda para o do centro. Depois disso, você vai informar agora o professor, (previamente cadastrado em Cadastro / Professores) para cada disciplina. Devem ser cadastradas aqui também, as Aulas Previstas e Aulas Dadas, para cada bimestre conforme grade curricular aprovada pelo NRE. Você pode modificar nesta tela também, as informações para disciplina Optativa (opcional), Boletim (que seja impressa ou não no Boletim), Histórico (que faça parte ou não do Histórico Escolar), Reprova (que reprove ou não), ou ainda se aceita nota ou não. ATENÇÃO: Campo Aceita Nota recebe SIM como padrão. Modificações podem ser feitas, se em determinado bimestre não existir avaliação neste caso, informe NÃO o sistema calcula a média efetuando a divisão de acordo com o número de bimestres que aceitam nota (Ex.: contempla os casos de 1 a série, onde não existem avaliações para o 1 o e 2 o bimestres. O botão Apaga Dados, apaga TODAS as aulas previstas e dadas da turma selecionada.

16 A ordem das disciplinas pode ser modificada na tela anterior esta tela, apenas mostra a ordem previamente cadastrada. O botão Duplica do ano anterior, duplica as disciplinas e aulas bimestre cadastradas. Mas muito cuidado ao duplicar dados (se o ano anterior não for igual a este). ALUNO Aluno - Alunos Apresenta os dados cadastrais do aluno, para composição dos relatórios de secretaria e também para impressão dos carnês no sistema financeiro escolar. Permite acesso também ao cadastro dos responsáveis pelo aluno (pai, mãe, responsáveis financeiro e legal), ocorrências e matrículas do aluno. Para um novo aluno, clique em novo (+) e preencha os dados. Não esqueça de gravar o registro (caso você passe para o campo de cadastro de telefones, automaticamente os outros dados do cadastro serão gravados). Para procurar por um aluno já cadastrado, clique no botão pesquisa, informe o código do aluno, ou ainda, digite as primeiras letras do nome do aluno. O botão detalhe exibe algumas opções de pesquisa. Ex.: *Maria - traz todos os nomes que contenham Maria no meio ou no final do nome. Maria* - todos os nomes que começam com Maria. *Maria* - todos os nomes que contenham Maria em qualquer posição do nome.

17 Para os casos de pai, mãe, responsável legal e financeiro, você deve preencher CPF da seguinte forma: Clique no botão com o sinal + ao lado do CPF. Se o responsável em questão já estiver cadastrado no sistema, pesquise e selecione-o da lista. Caso não esteja cadastrado, crie um novo responsável, informe os dados solicitados e salve. Ao fechar a tela de responsável, o CPF cadastrado aparecerá automaticamente no campo selecionado. Não preencha o nome. Sempre que houver necessidade, o sistema associará o nome ao CPF cadastrado. Utilize o preenchimento do nome apenas nos casos em que não haja número do CPF disponível. Nestes casos, você não pode cadastrar um responsável e o nome permanece apenas como descritivo. A tela de cadastro do aluno apresenta três botões específicos em sua barra de ferramentas. Pesquisar o aluno por responsável Clique no botão correspondente na barra superior, informe o nome do pai ou responsável pelo aluno - o sistema apresenta o código e nome de todos os alunos do mesmo responsável - clique no nome do aluno desejado e no botão OK. Cadastrar ocorrências para o aluno Clique no botão Ocorrências da barra superior. Este modulo é utilizado pela orientação pedagógica e diz respeito ao acompanhamento da vida do aluno na escola. Pode-se registrar, por exemplo, faltas injustificadas, desacato, desrespeito, e outros, para efeito de acompanhamento escolar e comunicação aos pais. Selecione um funcionário (deve-se informar previamente no cadastro deste funcionário que ele pode gerar ocorrências, informe um código de tipo de ocorrência, informe a data do ocorrido, observações e a disciplina (opcional). Não esqueça de salvar.

18 Impressão Imprime a ficha cadastral do aluno. Matrícula O último botão da barra de ferramentas (disponível apenas quando houver aluno selecionado) permite o acesso a tela de matrícula. Para uma nova matrícula, clique no botão +, informe ano, curso e turma. Verifique se as informações estão corretas, e grave. O aluno mudou de turma - Para alterar a turma, clique no botão transferência (barra de ferramentas), selecione a nova turma e clique em ok. Caso existam avaliações ou outras informações associadas a matricula do aluno, também serão transferidas para a nova turma. O aluno mudou de curso - Para alterar curso, informe a data de desligamento do curso errado e cadastre uma nova matrícula, informando ano, curso, etc. Informa percentual de desconto na mensalidade escolar, cadastrado pelo setor financeiro. Simulação da avaliação sócio econômica dos responsáveis. Utilizado pelo setor financeiro da escola. Impressão da ficha sócio econômica.

19 ATENÇÃO: O acesso a todos os campos da tela matrícula depende de permissões de acesso conforme a função (secretaria ou tesouraria). Caso você não tenha permissão de modificar algum item, verifique com o suporte de seu campo. Para uma nova matrícula, complete os dados até o campo Motivo de Matrícula. Em caso de desligamento, o campo Motivo Desligamento deve ser preenchido. Na impressão do diário esta informação aparece antes da data de desligamento do aluno da turma. Os campos do item financeiro devem ser preenchidos conforme instruções do tesoureiro da escola. O tipo de pagamento pode ser mensal (valor da anuidade dividido por 12 e multiplicado pelo número de parcelas informado abaixo), ou anual (valor da anuidade dividido pelo número de parcelas informado abaixo). O campo fator, afeta a composição da mensalidade, permitindo que apenas parte da anuidade seja cobrada dividida no número de parcelas informado anteriormente (o valor 1 representa a anuidade integral). O mês da 1ª parcela é o mês de cobrança da primeira mensalidade. Exemplificando caso de uma turma com mensalidade a R$ 100,00, ou seja, anuidade de R$ 1.200,00: O aluno é matriculado no mês de março, mas deve-se cobrar o valor da anuidade, a partir do mês de março. Informe tipo de pagamento como anual, 10 parcelas, fator 1 e março como mês da primeira parcela. O valor de cada mensalidade será de R$ 120,00. O aluno foi transferido para a escola em abril; neste caso, o tipo de pagamento é mensal, 9 parcelas, fator 1 e abril como mês da primeira parcela. O valor de cada mensalidade será de R$ 100,00. O padrão atende o caso da matrícula normal, isto é, pagamento mensal, 12 parcelas, fator 1, e vencimento da primeira parcela em janeiro. O botão Taxas permite o cadastro de serviços para a composição da mensalidade do aluno devem ser informados apenas serviços que gerem desconto na mensalidade. Escolha o serviço na grid e informe o percentual de desconto (sempre valores negativos, sinal de menos antes do percentual). O cálculo destes serviços é cumulativo, e normalmente em ordem crescente de serviço. Ou seja, o percentual informado para o serviço 21 incide sobre o valor bruto da mensalidade, já o percentual do serviço 32 incide sobre o resultado apresentado pelo anterior, e assim sucessivamente. Visto que a composição das

20 mensalidades obedece diferentes situações, você deve receber maiores instruções do departamento financeiro de sua escola ou campo. O campo É Default a cada ano, o aluno ativo deve estar matriculado em um (e apenas um) curso/turma. Para definir qual das matrículas é válida para o financeiro, e para efeito de relatórios, mantenha como Sim apenas a matrícula válida para emissão de carnês daquele ano, e não para todas as outras. Matrículas não podem ser apagadas. Desligamento Quando um aluno é desligado, ao informar a data de desligamento, o sistema sugere o número de parcelas correspondentes ao mês informado na data de desligamento para geração de carnês. Caso o número não esteja correto, pode ser alterado manualmente. A data de desligamento deve ser mantida para efeitos de secretaria. Para não emitir nenhum carnê informe parcela 0 (zero). Não esqueça de salvar. ALUNO Responsável Outra forma de acesso a tela de cadastro de responsável financeiro ou legal do aluno. Preenchimento normal dos dados, não esquecendo que os campos com título em azul são obrigatórios. Permite também a inserção de dados para a impressão da Ficha Econômica do responsável financeiro. Matrícula Possibilidade de acesso a matrícula do aluno, sem que seja necessária a abertura do cadastro do aluno. Apresenta as mesmas informações vistas anteriormente basta pesquisar o aluno. Ocorrências Forma direta de acesso a tela de ocorrências, também encontrada no cadastro do aluno. Caso utilize esta tela, você deve primeiro pesquisar o aluno, e depois informar os dados da ocorrência. As opções de pesquisa permitem visualizar ocorrências do aluno por funcionário ou por disciplina.

21 Rematrícula (Rematrícula e Desligamento) Assistente que possibilita a rematrícula de alunos veteranos, de forma automática. Seleciona-se o ano, curso e turma de origem, e o curso e turma de destino os alunos serão matriculados no ano em que você está trabalhando e com dados padrão de matrícula. Descontos atribuídos a cada aluno podem ser copiados também, desde que a opção Transferir Taxas esteja selecionada (verificar com a tesouraria se as taxas serão transferidas). Deve ser selecionado a série e turma de origem e a série e turma para o ano seguinte. No item motivo matrícula colocar a opção Matrícula Inconclusa (para facilitar o desligamento no final do ano letivo dos alunos que não tiverem feito a rematrícula). O item cobra matrícula deve estar selecionado para a impressão dos boletos da taxa de atividades. No final do ano letivo essa tabela auxilia no desligamento dos alunos que ainda não efetivaram a rematrícula. Quando a matrícula é efetivada deve ser alterado na tabela matrícula o motivo da matrícula de matrícula inconclusa para rematrícula. SECRETARIA ATENÇÃO: Para maior facilidade de cadastro, controle das disciplinas e acesso a todas as informações em uma única tela, utilize o menu Cadastros, Disciplinas (para as telas Disciplinas Ano, Turmas Professores, Aulas Bimestre).

22 Disciplinas Ano Utilize esta opção para definir em cada curso e turma, as disciplinas de determinado ano, e informar se a disciplina é optativa (opcional), se deve ser impressa no boletim, se deve ser impressa no histórico e se é considerada para efeito de reprovação quando do fechamento do ano. Utilize os botões de replicação, caso queira copiar a situação do curso do ano anterior, apenas para a turma visualizada, ou para todos os cursos de sua escola. ATENÇÃO: Cuidado ao manipular estas opções se uma disciplina estiver cadastrada como não para boletim, não para histórico, mas com sim para reprova, o aluno vai aparecer como reprovado nos relatórios, sem que você consiga visualizar a disciplina que está reprovando o aluno nos relatórios. Para que as disciplinas possam ser selecionadas aqui, devem estar cadastradas em Cadastro/Disciplinas, e informadas no cadastro da Escola/Cursos Oferecidos. Turmas Visualização e cadastro dos alunos matriculados em cada turma, data e motivo da matricula. Depois de verificada a correta montagem das turmas, você vai gerar número de chamada para todos os alunos da turma clicando no botão Número de Chamada (barra de ferramentas). ATENÇÃO: Esta operação não pode ser desfeita. Certifique-se de que todos os alunos cadastrados, mas que não fazem parte da turma estejam de fato afastados. A geração automatizada do número de chamada ocorrerá apenas para os alunos ativos, ou seja, que não tenham data de desligamento informada. O Registro de Freqüência (Diário de Classe) definitivo exibe apenas alunos que tenham número de chamada. Após a geração dos números de chamada de uma turma, caso um novo aluno seja matriculado nesta turma, ao concluir a matrícula, o sistema vai perguntar se você deseja atribuir um número de chamada para o aluno.

23 Na aba professores, informe o professor (previamente cadastrado em Cadastro/Professores) para cada disciplina cadastrada no curso/turma atuais. Caso uma disciplina tenha mais de um professor, cadastre a disciplina aqui duas vezes, e informe professores diferenciados no campo Leciona para informe masculino ou feminino conforme a turma (Ex.: Educação Física) e ambos para o caso de um único professor para a disciplina. Aulas Bimestre Informação das aulas previstas (para impressão no diário) e aulas dadas, para cada turma e bimestres do ano respectivo. Não esqueça de cadastrar os professores para cada curso/disciplina antes desta etapa. Coluna Aceita Nota informe SIM como padrão. Caso para determinado bimestre não exista avaliação, informe NÃO o sistema calcula a média efetuando a divisão de acordo com o número de bimestres que aceitam nota (contempla os casos onde não existem avaliações para o 1 o e 2 o bimestres). ATENÇÃO: A falta destas informações impede a digitação das notas, e pode prejudicar alguns relatórios do mesmo modo, informações incorretas serão impressas desta forma nos relatórios. Horário Utilize esta opção para a montagem da grade horária de cada professor. Selecione o dia da semana, e informe, para cada curso e turma, a disciplina ministrada nos respectivos horários. O botão com a impressora apresenta os relatórios, por turma e por professor. Para utilizar esta opção, você precisa informar os campos da

24 tabela Cadastro/Hora Aula. Avaliação Bimestral Módulo do sistema onde você visualiza as notas e faltas de cada curso, turma, ano, bimestre e disciplina. As médias são recebidas pelo sistema a partir do módulo de digitação de notas do professor, o WinSAD Sistema de Apoio ao Docente. Uma vez informadas todas as notas e faltas de uma turma, o boletim está pronto para ser impresso. A coluna Compens Faltas não está sendo considerada (não deve ser usado pela Associação Sul Paranaense).

25 Histórico Escolar Selecione o aluno e clique em OK. Caso o aluno possua avaliações cadastradas em anos já encerrados, as médias finais, faltas e demais informações também serão trazidas automaticamente. Você deve preencher apenas as informações de anos anteriores, que sejam de outra escola (e informações de sua escola antes do início da utilização do sistema). Para incluir um novo histórico, clique no botão + e preencha as informações da aba Histórico. Não esqueça de gravar o histórico ao final do processo (digite as informações do campo Curso e demais campos até o campo Observações salve o conteúdo antes de informar as disciplinas). ATENÇÃO: O campo Observações está limitado a no máximo 255 caracteres, incluindo acentos e demais sinais gráficos um contador acima do campo indica a quantidade de caracteres já inseridos. Na aba Disciplinas, informe cada uma das disciplinas e a respectiva nota. As demais informações são opcionais (informe apenas caso façam parte do histórico recebido). disciplina. ATENÇÃO: Nesta tela, a tecla TAB permite acesso ao próximo campo. Teclando ENTER a qualquer tempo, o registro é salvo e você pode cadastrar uma nova

26 A visualização da grid, mostra código e nome da disciplina, bem como a coluna selecionada no campo Visualiza (direita da tela). Para visualizar faltas, Aulas dadas ou outra informação, marque o campo correspondente. Para apagar uma disciplina apenas (caso de erro de cadastro), utilize o botão com sinal de - (menos). Para apagar todas as linhas com disciplinas, utilize o botão na barra de ferramentas (Apaga todas as Avaliações). Orientação Opção do sistema que permite o acesso a todas as informações do aluno, para utilização pelo pessoal responsável pela orientação educacional. Podem ser consultados todos os dados de cadastro do aluno, informações de endereço, telefones, , etc. A parte inferior da tela, apresenta três partes: Matrículas e Notas Curso e turma de matrícula em cada ano, bem como as respectivas notas, bimestre a bimestre, disciplina a disciplina e o resultado anual. Informa também se o aluno foi aprovado por conselho de classe ou não (apenas para os anos em que existam notas informadas através do SSE). Ocorrências permite visualizar ocorrências já cadastradas, ou ainda cadastrar novas ocorrências única tela desta opção que aceita digitação. Responsáveis informações completas cadastradas para pai, mãe, responsável legal e financeiro. Mostra também alunos que tenham mesmo pai, mesma mãe ou responsável.

27 Ficha Médica informações médicas que foram cadastradas na tabela aluno/informações médicas. Encerramento de Ano (Assistente) Procedimento que executa o encerramento de ano - transfere as notas finais do aluno para o histórico, ficha individual, relatório final - impossibilitando posteriores alterações de médias bimestrais e finais. O encerramento pode ser feito por curso, ou por aluno. Todo o processo é guiado por um assistente você precisa apenas responder as perguntas apresentadas. Nunca marcar: Encerramento final do ano letivo. ATENÇÃO: O procedimento de encerramento final do ano letivo não pode ser desfeito encerra totalmente o movimento daquele ano para todos os cursos e turmas - muito cuidado ao confirmar a operação (não recomendável). Para isso, todos os cursos devem estar encerrados após o processo o sistema não permite desfazer o encerramento. Repetindo: Nunca, em tempo algum, não marcar Encerramento final do ano letivo. Se alguém marcar, eu, Madalena Lopes, não tenho o que fazer... Para que o ano possa ser encerrado: Se a opção Secretaria/Aulas Bimestre trouxer a coluna Aceita Nota com conteúdo SIM para uma disciplina em determinado bimestre, o aluno tem de ter nota caso a nota não exista, o ano não é encerrado. As aulas dadas devem estar cadastradas para as disciplinas que tem Aceita Nota com conteúdo SIM.

28 Apenas as disciplinas que tenham SIM na opção Secretaria/Disciplinas Ano para a coluna histórico são consideradas para fechamento. QUALQUER ALTERAÇÃO EFETUADA NOS PARÂMETROS DE CÁLCULO (Médias, fórmulas, etc.) PARA CORREÇÃO DE ALGUM RESULTADO, OBRIGA DESFAZER O ENCERRAMENTO E ENCERRAR NOVAMENTE PARA O ALUNO OU TURMA ESPECÍFICOS, PARA QUE OS RESULTADOS SEJAM CORRIGIDOS. RELATÓRIOS Módulo de impressão dos relatórios do sistema. ATENÇÃO - A maioria dos relatórios apresenta a opção Alunos Afastados. Se o relatório que você deseja listar inclui movimento de anos anteriores, já encerrados, esta opção deve estar selecionada. Apresentação dos relatórios neste manual: 1. Descrição; 2. Parâmetros de impressão que opções você pode escolher para listar o relatório; 3. Informações impressas quais as colunas mostradas pelo relatório. 4. Requisitos quando mencionado, informa os dados obrigatórios para impressão do relatório. Secretaria Alfa Geral 1. Relação alfabética dos alunos da escola; 2. Ano e nível; 3. Código, nome, curso, turma, data de nascimento. Ensalamento 1. Relação de alunos por turma (espelho de classe); 2. Curso, turma, ano, quebra de coluna ou de página por turma, ordem por número de chamada ou alfabética; 3. Código aluno, número de chamada, nome. Declarações 1. Impressão padronizada das principais declarações solicitadas a secretaria; 2. Aluno, ano, quant. de cópias, declaração (estágio, matrícula, freqüência, passes escolares para transporte coletivo, transferência), observações, papel timbrado ou não; 3. Dados da escola, texto padrão conforme a declaração escolhida, data.

29 Documentos 1. Relação de números de documentos dos alunos; 2. Curso, turma, ano; 3. Nome, data de nascimento, número da certidão de nascimento, número do RG. Estatísticas 1. Relatório estatístico contendo dados solicitados anualmente pela USB; 2. Ano; 3. Turmas, quantidade de alunos, % de adventistas, religião, sexo, média de idades. 4. A correção dos dados depende das informações cadastradas (religião, sexo, data de nascimento, etc.) Alunos por Religião 1. Listagem de alunos da escola, por religião, ou de todas as religiões, informando a religião de cada um; 2. Religião, curso, turma, ano; 3. Código aluno, nome, data de nascimento, idade, religião. 4. Informar a religião no Cadastro do Aluno. Ficha Cadastral/Matrícula 1. Imprime uma ficha de cadastro, com os principais dados de matrícula pode ser impressa em branco; 2. Ano, por curso/turma, individual (por aluno), ficha em branco; 3. Dados cadastrais do aluno, pai, mãe, responsável legal e responsável financeiro. Calendário Escolar 1. Impressão do calendário escolar mediante cadastro dos eventos especiais. Aulas Bimestres 1. Impressão para conferências das aulas bimestres por série, turma, bimestre e disciplinas; 2. Ajuda na conferência do total de horas/aulas para impressão de relatório final e ficha individual. Aluno Motivo Matrícula 1. Imprime relação de alunos por série/turma com motivo e data de matrícula; 2. Visualizando todas as séries o relatório mostra o total de alunos novos e veteranos. Documentos Faltando 1. Opção de impressão de relatório de documentos faltando por turma, com respectivas observações. Esses dados deverão ser cadastrado na tabela aluno/documentos faltando; 2. Impressão de carta modelo para cobrança desses documentos.

30 Bimestrais Freqüência 1. Impressão do Diário de Classe; 2. Opções: - Curso Inicial Curso Final. - Turma Inicial Turma Final. - Ano e Bimestre. - Para todas as disciplinas do curso, uma disciplina específica ou sem mencionar a disciplina. - Data limite matrícula (para a reemissão de diário de bimestres anteriores, vai imprimir o diário exatamente com os mesmos alunos que constavam em diário na data escolhida informe a data em que imprimiu o original do diário que está reemitindo). - Linhas em branco linhas ao final do diário para inserção manual de novos alunos pelo professor. - Assinaturas impressão de espaço para assinatura do professor e coordenador. - Pontos presença impressão automática ou não dos pontos informativos de presença. - Definitivo imprime apenas alunos que tiverem número de chamada gerado. - Papel A4 redefine o relatório para o formato de papel A4 (folha padrão dos relatórios na ASP é a folha carta). - Linhas destacadas - Imprime linhas alternadas em cor cinza diferente, para melhor visualização. - Número de chamada deve ter sido criado para impressão de Registro de Freqüência definitivo. - Disciplinas devem ter sido cadastradas e definidas como É da Escola Cadastro, Tabelas Locais, Disciplinas. - Professores devem ter sido cadastrados Secretaria, Turmas. - Bimestres devem ter sido criados Cadastro, Tabelas Locais, Bimestres. - Aulas previstas cadastradas Secretaria, Aulas Bimestre. Avaliação 1. Relatório a ser entregue ao professor para preenchimento manual com as notas obtidas pelos alunos nas avaliações e cálculo de média; 2. Parâmetros semelhantes ao registro de freqüência. 3. Requisitos similares ao relatório de Registro de Freqüência. Conteúdo 1. Formulário para preenchimento manual do professor com conteúdo programático do curso/turma; 2. Mesmos parâmetros do relatório anterior; 3. Requisitos similares ao relatório de Registro de Freqüência;

31 4. As escolas que já estão trabalhando com o WINSAD não necessitam mais entregar este relatório para os professores. Extrato de Notas 1. Resumo das médias bimestrais dos alunos por ano; 2. Curso, disciplina, turma, ano; 3. Número de chamada, nome, média dos quatro bimestres, média anual, prova final, média final (POR DISCIPLINA). Boletim 1. Relatório, que imprime 2 boletins por página; 2. Ano, opções de mensagem*, por curso/turma, por aluno; * Mensagens - Em Opção de Mensagem: - As mensagens para boletim não são gravadas, sendo válidas apenas para a impressão atual. Em uma nova impressão, se houver mensagens, devem ser informadas novamente. A mensagem pode ser diferenciada por: - Para os Aprovados vai imprimir o que você digitar para os alunos cujo cálculo informe APROVADO (média anual igual ou maior a Média de aprovação cadastrada na tabela Global; - Para os reprovados vai imprimir a mensagem cadastrada, para alunos REPROVADOS (média anual inferior ao cadastrado na tabela Global para Mínima Rep.). - Para os que foram p/ final mensagem cadastrada para os alunos com média anual entre uma e outra condição. - Para Todos caso você cadastre mensagem apenas para uma das outras condições, a mensagem desta opção será impressa para todos os alunos que não se enquadrarem na condição escolhida. - Em Mensagem no Boletim: - Selecionando a opção Para Todos, do segundo quadro, a mensagem digitada será impressa para todos os alunos da seleção, independente da condição Na impressão normal do boletim, aparecem as colunas de média dos bimestres, média anual e faltas. - Na impressão dos boletins do 4º. bimestre, é impresso no rodapé do boletim a informação RESULTADO PARCIAL, com as seguintes opções: - APROVADO - aluno alcançou a média anual para todas as disciplinas e obteve percentual mínimo de freqüência; - REPROVADO - aluno que em uma ou mais disciplinas apresentou média anual inferior a média mínima exigida para submeter-se a prova final (tabelas locais, global, Mínima Rep.); - EM ABERTO - aluno que em uma ou mais disciplinas obteve média inferior a média de aprovação, ou não obteve freqüência suficiente para garantir sua aprovação automática, ou ainda que tenha alguma avaliação faltando.

32 A coluna média final será impressa apenas após o ENCERRAMENTO DE ANO. Neste caso, serão impressos os mesmos dados do histórico escolar, e como RESULTADO FINAL: - APROVADO - alunos com média igual ou superior ao definido como Média Final (tabelas locais, global, M.Final) e freqüência superior ao especificado (tabelas locais, global, Freqüência); - REPROVADO - situação inversa. 4. Para a impressão correta dos boletins precisam ter os seguintes dados cadastrados: - Tabelas Disciplinas Ano e Turmas corretas Secretaria - Ordem das disciplinas cadastrada corretamente Cadastros, Tabelas Locais, Ordem Disciplinas - Aulas dadas cadastradas Secretaria, Aulas Bimestre - Para impressão de Prova Final, deve existir avaliação cadastrada para o 5 o bimestre - Para impressão da Média Final é obrigatório efetuar o encerramento de ano caso contrário resultado impresso será parcial. ATENÇÃO: - Resultado Parcial impresso apenas quando existir alguma avaliação lançada no 4 o bimestre. - Resultado Final impresso apenas quando o ano estiver encerrado e houver alguma informação no histórico. Alunos Notas Faltando 1. Listagem de alunos cuja média não tenha sido informada; 2. Curso, turma, ano, bimestre inicial/final; 3. Aluno, bimestre, disciplina. Anuais Horários 1. Relatório com quadro de horários, por turma ou por professor. 2. Ano, Curso/Turma ou Professor; 3. Visualização da grade horária, total de aulas semanais por nível. 4. Efetuar o cadastro dos horários Secretaria, Horários. Conteúdo Programático 1. Impressão do conteúdo programático cadastrado em Escola, Cursos Oferecidos; 2. Curso, disciplina. 3. O Conteúdo Programático deve estar cadastrado de forma individual para cada uma das disciplinas, e para cada curso - Cadastros, Escola, Cursos Oferecidos.

33 Quadro de Notas / Faltas 1. Relatório das médias bimestrais dos alunos; 2. Curso, turma, ano, bimestres, média final. 3. Curso, ano, notas e faltas por disciplina Devem ter sido lançadas as médias bimestrais para as turmas solicitadas Secretaria, Avaliação Bimestral - Cadastrar abreviaturas para as disciplinas da escola Cadastro, Tabelas Locais, Disciplinas Encerramento Ano Pendentes 1. Relação de alunos que não tenham o ano encerrado. 2. Ano; 3. Número de chamada, código e nome dos alunos por curso. 4. Relatório será impresso apenas caso existam alunos cujo movimento ainda não tenha sido encerrado. Prévia de Resultados 1. Relatório com prévia dos resultados alcançados pelos alunos; 2. Curso, turma, ano, média geral; 3. Parâmetros de avaliação, notas por aluno/disciplina, percentual de freqüência, resultado final. 4. Para impressão do cabeçalho do relatório, é necessário estarem cadastrados o diretor e secretário da escola Cadastro, Escola Bimestres cadastrados Números de chamada gerados Secretaria, Turmas Aulas dadas informadas Secretaria, Aulas Bimestre ATENÇÃO: Se o campo Result. Após P. Final for selecionado, o relatório vai considerar para efeito de aprovação o valor cadastrado como Média Final e vai imprimir APROVADO ou REPROVADO caso contrário, utiliza a Média Anual, e imprime APROVADO ou P.FINAL. Alguns relatórios apenas serão impressos se os bimestres forem criados em Cadastro, Tabelas Locais, Bimestres Caso contrário, você receberá a mensagem Não há dados para a emissão deste relatório.

34 Relatório Estatística Censo Escolar 1. Relatórios por alunos e escola. 2. Esses dados eram solicitados no preenchimento do caderno do censo escolar. Legais ATENÇÃO: - Para que os relatórios deste menu sejam impressos é obrigatório o encerramento do ano para os cursos solicitados Secretaria, Encerramento de Ano. - Um aluno que tenha sido aprovado ou reprovado através das rotinas de encerramento de ano é automaticamente desligado de seu curso não esqueça de desmarcar a opção Só alunos ativos para poder listar os relatórios dos alunos que tenham movimento de ano encerrado. - Suprimimos a descrição destes relatórios por tratar-se de documentos legais comumente aceitos, e que dispensam maiores comentários. Ficha Individual Impressão por turma, ou por aluno. Históricos Impressão de Histórico Escolar previamente cadastrado por turma, ou por aluno. Ata de Resultados Finais Impressão por curso ou turma; permite a inclusão de termos de abertura e encerramento. Os relatórios abaixo são similares aos anteriores, com algumas modificações necessárias para adequação a Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

35 Ficha Individual Paraná Históricos Paraná Relatório Final Paraná Orientação Ocorrências - Aluno / Disciplina Relatório de ocorrências, por curso/turma ou por aluno escolha a disciplina e defina a data inicial e final. Ocorrências - Carta Emissão de carta para envio aos pais, com texto padrão e relação de ocorrências de determinado período. Permite imprimir carta também para alunos que não tenham nenhuma ocorrência cadastrada. Alunos Abaixo da Média Relatório de alunos com média inferior ao mínimo para aprovação, por turma, totalizando alunos abaixo da média por disciplina e informando o percentual em relação a totalidade da turma. Aniversariantes 1. Listagem de aniversariantes, alunos ou funcionários; 2. Curso, turma, ano, mês, ordem (por curso ou por mês), opção (alunos ou funcionários); 3. Dia do mês, aluno (ou funcionário), idade, data de nascimento. 4. É indispensável o preenchimento correto da data de nascimento dos alunos e funcionários. Fone / Endereço Alunos 1. Relatório de telefones ou endereço dos alunos - pode listar telefones de um responsável; 2. Curso, turma, ano, responsável (legal ou financeiro), fone ou endereço; 3. Aluno, endereço, telefones, responsável, telefones do responsável escolhido.

36 Mérito Acadêmico 1. Relatório por bimestre para eventuais premiações; 2. As médias podem ser modificadas; 3. Nota mínima: média mínima permitida para o aluno entrar no cálculo do mérito acadêmico. Financeiros Contrato Pode ser impresso por curso/turma ou individualmente. Deve-se informar o valor da primeira parcela, e em caso de cobrança antecipada (primeira parcela com vencimento em dezembro) marque o espaço correspondente. É impresso como padrão em duas vias; modifique se necessário. Obedece o texto padrão definido para as instituições adventistas de ensino na USB. A impressão pode ser completa, onde o sistema imprime a primeira página e solicita a inversão do papel para impressão do verso, apenas da frente do contrato, ou apenas do verso. Ficha Sócio-Econômica Impressão de formulário com dados do responsável financeiro para justificativa de gratuidade. ATENÇÃO: Por definições legais, o Contrato é impresso com as informações do responsável legal pelo aluno é dele a responsabilidade pelas informações prestadas à escola, bem como sobre os atos do aluno. Caso o responsável legal e finacneiro forem pessoas diferentes, o responsável financeiro será apresentado como fiador. A Ficha Sócio-Econômica é impressa com os dados do responsável financeiro, o que possibilita a impressão dos carnês em seu nome, bem como eventuais cobranças.

37 Taxas Aluno Relatório para visualização dos alunos com percentual de gratuidades ou desconto na mensalidade. Opção de visualizar alunos com ou sem desconto. Solicitação de Gratuidade Impressão de formulário com dados do responsável financeiro para justificativa de gratuidade. Diversos Etiquetas - P ermite a impressão de etiquetas para: - Alunos: pode-se utilizar o endereço do próprio aluno, mãe, pai, responsável legal ou financeiro. Impressão por curso ou turma. - Funcionários: apenas professores, outros funcionários ou ambos. Ambos os casos, permitem impressão geral ou apenas para os aniversariantes de determinado mês. - Por etiqueta: impressão de etiquetas a partir do RC do aluno. Pode-se escolher entre três tipos padrão de etiquetas, com diferentes tamanhos, contendo 30, 20 ou 14 etiquetas por página, tamanho carta, para utilização em impressoras laser ou jato de tinta. A opção relatório de etiquetas imprime os mesmos dados, mas com formato de relação de endereços. Para melhor aproveitamento do papel que contém as etiquetas em branco, pode-se escolher A partir da posição: informando o número da etiqueta na folha onde você quer que a impressão seja iniciada. A contagem é feita na horizontal, linha a linha. Fotos dos Alunos Relatório de alunos, com impressão de fotografias inclusas no banco de dados. Relação para Assinaturas Relatório de alunos por curso/turma, com número de chamada, código, nome do aluno e espaço para assinatura, a ser utilizado como comprovante de entrega de documentação, carnês, etc.

38 Tabelas Corporativas Relatório de todos os dados cadastrados nas Tabelas Corporativas. Informações necessárias para preenchimento das tabelas do sistema. Cursos Oferecidos Relatório com as turmas e disciplinas cadastradas. Funcionários Relatório dos professores e funcionários: ativos, afastados ou ambos. Fone Funcionários Impressão dos telefones dos professores e funcionários. Professores Impressão dos professores com respectivas turmas e disciplinas. Responsável Aluno Impressão dos responsáveis como: mãe, pai, responsável legal ou responsável financeiro. Relatório utilizado para relação de irmãos para entrega dos presentes comemorativos. Lista de Telefones Relação de telefone por série/turma. Opção dos telefones: aluno, pai, mãe, responsável legal e responsável financeiro.

39 UTILITÁRIOS A maior parte dos itens deste menu, referem-se a opções de manutenção caso haja necessidade de utilização, você receberá instruções específicas a respeito por parte do suporte técnico de seu campo. Abaixo as opções que você vai utilizar com maior freqüência: Troca ano Permite modificar o ano de trabalho, entre os diferentes anos já abertos para o sistema. Caso o ano desejado não apareça na seleção, você deve abrir o ano, em Tabelas Locais, Abertura Ano. Relatórios podem ser listados de qualquer ano cadastrado no sistema, independentemente do ano selecionado. Exportação On-Line Rotina responsável pela transferência de informações de sua escola que devera alimentar a base de dados do campo local e possibilitar a impressão dos carnês. Mediante alterações no sistema é necessário enviar nova exportação. As escolas que já utilizam o WINSAD é recomendável ao fazerem a importação das notas escolha a opção: recebe média (sem aulas dadas) para evitar modificaçaões das aulas previstas e dadas já cadastradas. Cópias de Segurança (Backup) Rotina disponibilizada para controle de backup do sistema. Como padrão, o sistema efetua um backup diário, automaticamente quando você inicia o sistema. Para backup manual, basta clicar no botão Iniciar Processo. O sistema mostra quais bancos serão copiados, e qual a localização padrão de seus arquivos de backup. Após concluir o processo, o sistema apresenta a opção de uma cópia destes dados em uma localização alternativa (outra máquina da rede, disquete, etc.) como forma de melhor proteger seus dados. A opção Restaurar Banco de Dados pode ser utilizada para retornar um backup, ou mesmo ao receber um banco de dados do campo local ou União. Basta localizar a pasta onde o backup foi colocado, e selecionar qual o banco deseja restaurar por segurança, é solicitada a digitação de uma palavra copiada da própria tela, e um clique sobre o botão OK. Os backups são armazenados por dias da semana, ou seja, os backups dos últimos sete dias estarão preservados. Nomenclatura dos arquivos: - SSE (Sistema de Secretaria Escolar);

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo.

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA 1. Informações Gerais. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. O item do menu Manutenção de Matrícula tem por objetivo manter

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com MANUAL ESCOLA FLEX Revisado em 09/07/2008 Sistema Flex www.sistemaflex.com Índice Manual Escola Flex Índice... 2 Tela de Abertura (Splash Screen)... 3 Login... 4 Seleção de Empresas... 5 Tela Principal...

Leia mais

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo.

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA 1. Informações Gerais. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. O item do menu Manutenção de Matrícula tem por objetivo manter

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual Cartão SUS Manual de Operação Julho/2011 Conteúdo Sumário...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Sistema de Autorização Unimed

Sistema de Autorização Unimed Diretoria de Gestão Estratégica Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Serviços em TI Sistema de Autorização Unimed MANUAL DO USUÁRIO DIVISÃO DE SERVIÇOS EM TI A Divisão de Serviços em TI

Leia mais

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor Orientações para o Lançamento de Notas Diretor 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Como acessar o Conexão Educação... 3 Lançamento de Notas... 5 Notas por Turma... 5 Liberação de Lançamento de Notas... 13 2 COMO

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO... 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO... 08 5 PROTOCOLO PENDENTE... 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 11 7 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 12 8 RELATÓRIOS,

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO: SETEMBRO/2010 SUMÁRIO Introdução...

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO Tutorial RM academico.unipe.br ALUNO Caro (a) aluno (a), Este tutorial irá ajudá-lo (a) no acesso ao novo sistema educacional do UNIPÊ. Inicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br) Faça

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1 INDÍCE 1. COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1.1. PRIMEIRO ACESSO... 3 1.2. SOLICITAR NOVA SENHA... 4 2. COMO INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS?...6 2.1. DADOS DO DIRETOR/RESPONSÁVEL...6 2.2.

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

Manual CORP Microlins Dinâmica

Manual CORP Microlins Dinâmica Manual CORP Microlins Dinâmica Índice 1. Acesso ao CORP 2. Cadastro de Colaborador 1. Dados 2. Endereço 3. Telefone 4. E-mail 5. Franquias vinculadas 6. Cursos 7. Permissões 3. Cadastro de Recesso 4. Cadastro

Leia mais

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário

Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado da Casa Civil Subsecretaria de Gestão Superintendência de Gestão do Processo Digital Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário Histórico

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Índice 1 Acessando o sistema via internet...3 2 Funcionalidades...6 2.1 Horário Individual...7 2.2 Calendário Acadêmico...8 2.3 Biblioteca...9 2.3.1 Consultar

Leia mais

SUMÁRIO. Faculdade Católica do Tocantins www.catolica-to.edu.br

SUMÁRIO. Faculdade Católica do Tocantins www.catolica-to.edu.br MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO Passo a passo do Portal Acadêmico www.catolica-to.edu.br - suporterm@catolica-to.edu.br SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores... 03 Endereço Eletrônico

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

MANUAL DO PROESC EDUCACIONAL

MANUAL DO PROESC EDUCACIONAL Manual do Proesc Educacional 2012 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 APRESENTAÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------- 3 1.2 ACESSANDO O SISTEMA -------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13 1-13 INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEPG Manual de Utilização Sistema de Projetos URI Módulo Projetos Versão 1 - Revisão

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

Gestão inteligente de documentos eletrônicos

Gestão inteligente de documentos eletrônicos Gestão inteligente de documentos eletrônicos MANUAL DE UTILIZAÇÃO VISÃO DE EMPRESAS VISÃO EMPRESAS - USUÁRIOS (OVERVIEW) No ELDOC, o perfil de EMPRESA refere-se aos usuários com papel operacional. São

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

Portal Educacional - Aluno Online

Portal Educacional - Aluno Online 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME SEU CÓDIGO DE USUÁRIO (MATRÍCULA). INFORME

Leia mais

Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses

Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses CADPREV CADPREV Ente Local Aplicativo Desktop Manual do Usuário Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses Data Publicação: 28/08/2013 1 de 21 Índice 1 Finalidade... 3 2 Visão Geral... 3 3

Leia mais

Solicitação de transferência do aluno

Solicitação de transferência do aluno Solicitação de transferência do aluno 1 Conteúdo Conteúdo... 2 Introdução... 3 Solicitação de transferência de aluno... 4 Aba Solicitação de Transferência:... 5 Aba Acompanhamento de Solicitações:... 12

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

Manual do Usuário Plataforma Online

Manual do Usuário Plataforma Online correção online psico.vetoreditora.com.br Manual do Usuário Plataforma Online Utilização da Plataforma Online de correção de testes APRESENTAÇÃO GERAL INTRODUÇÃO A Plataforma Online de testes da Vetor

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Professor On-line. Em construção versão: 16/01/2015. Elaboração SED/DITI/GETIG

Professor On-line. Em construção versão: 16/01/2015. Elaboração SED/DITI/GETIG Professor On-line Em construção versão: 16/01/2015 Tela inicial de acesso Nº do IP do equipamento que está acessando o sistema 2 Login Matrícula no formato NNNNNN-D-VV (número, dígito, vínculo) Obs: independente

Leia mais

GESTEC Gestão e Tecnologia. Sistema de Gestão Escolar

GESTEC Gestão e Tecnologia. Sistema de Gestão Escolar Sistema de Gestão Escolar Manual do Usuário versão 2.0 Dezembro/2011 1 Índice Introdução... 4 Acesso ao Sistema... 5 Cadastro de Funcionários... 5 Cadastro de Tipos de Usuários... 8 Cadastro de Usuários...

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Manual Programa SOSView 4.0

Manual Programa SOSView 4.0 2012 Manual Programa SOSView 4.0 Laboratório SOS Sotreq Versão Manual 1.0 01/03/2012 Página 1 de 52 Manual Programa SOSView 4 Instalação do Programa Utilização em Rede Importação de Amostras Consulta de

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Guia de Consulta Rápida. Portal do Professor

Guia de Consulta Rápida. Portal do Professor Guia de Consulta Rápida Portal do Professor Última atualização: 07/12/2015 ÍNDICE 1. Acessando o Portal... 3 2. Quadro de Horários... 5 3. Alterando a Senha... 6 4. Alterando a Filial... 7 5. Fale Conosco...

Leia mais

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Noções Gerais: Pg. 02 Instruções para instalação Pg. 02 Ferramentas úteis Pg. 04 Menu Arquivos Empresas Usuárias Pg. 05 Ativar Empresa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

CIUCA Manual de Operação Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento)

CIUCA Manual de Operação Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Cadastro das Instituições e Comissões de Ética no Uso de Animais CIUCA Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento) Versão 1.01 (Módulo I Cadastro)

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

MONTE CARMELO MINAS GERAIS

MONTE CARMELO MINAS GERAIS MONTE CARMELO MINAS GERAIS Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez Alterando a senha eletrônica

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais