METROLOGIA II. Livro Texto adotado: Tolerâncias, Ajustes, Desvios e Análise de Dimensões O. L. Agostinho.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "METROLOGIA II. Livro Texto adotado: Tolerâncias, Ajustes, Desvios e Análise de Dimensões O. L. Agostinho."

Transcrição

1 METROLOGIA II Livro Texto adotado: Tolerâncias, Ajustes, Desvios e Análise de Dimensões. Samuel Sander de Carvalho samuel.carvalho@ifsudestemg.edu.br Juiz de Fora - MG

2 Introdução: Nesse capítulo, falaremos de acabamento superficial. Bom, para podermos entender melhor isso vamos analisar a seguinte situação. Você escorregaria num tobogã feito de um aço que veio do piso de um ônibus? Porque? Um fator é certo. Quanto mais liso for a peça e/ou objeto, mais oneroso ela será. Já vimos que não existem peças perfeitas, sempre haverá irregularidades em suas superfícies. Nesse capítulo, o que nos interessa são as imperfeições MICROGEOMÉTRICAS.

3 Rugosidade: O que é Rugosidade? É um conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam a superfície. Também conhecidas como imperfeições microgeométricas. Alguns aspectos que sofrem influencia dependendo da rugosidade Qualidade de deslizamento; Qualidade de aderência que a superfície oferece a camadas protetoras; Estético, aparência; Outras.

4 Rugosidade: Alguns fatores que causam a rugosidade: Vibração; Desgaste da ferramenta; Utilização de ferramentas inadequadas; Outras. Deve-se entender que a rugosidade pode ser benéfica quanto maléfica. Analise esse dois casos, um bloco padrão e uma tubulação de gás, qual desses um alto nível de rugosidade será maléfico e qual será benéfico e porque?

5 Rugosidade: Definições de Rugosidade: São as mesmas já estudadas para as tolerâncias geométricas: Superfície Geométrica Superfície Real Superfície Efetiva Perfil Geométrico Perfil Real Perfil Efetivo

6 Rugosidade: Porém, na rugosidade existe um novo perfil, chamado Perfil de Rugosidade, o qual provem da filtragem de um Perfil Efetivo. A. Rugosidade ou textura primária: É a rugosidade formada por sulcos, ou seja, são marcas deixadas pela ferramenta que atuou sobre a superfície da peça. B. Ondulação ou textura secundária: É o conjunto de irregularidades causadas por vibrações do sistema de produção ou tratamento térmico.

7 Rugosidade: Porém, na rugosidade existe um novo perfil, chamado Perfil de Rugosidade, o qual provem da filtragem de um Perfil Efetivo. A. Rugosidade ou textura primária: É a rugosidade formada por sulcos, ou seja, são marcas deixadas pela ferramenta que atuou sobre a superfície da peça. B. Ondulação ou textura secundária: É o conjunto de irregularidades causadas por vibrações do sistema de produção ou tratamento térmico.

8 Rugosidade: Porém, na rugosidade existe um novo perfil, chamado Perfil de Rugosidade, o qual provem da filtragem de um Perfil Efetivo. C. Orientação das irregularidades: É a direção geral dos componentes da textura, e são classificados como: Orientação ou perfil periódico: quando os sulcos têm direções definidas. Orientação ou perfil aperiódico: quando os sulcos não têm direções definidas.

9 Rugosidade: Porém, na rugosidade existe um novo perfil, chamado Perfil de Rugosidade, o qual provem da filtragem de um Perfil Efetivo. D. Passo das irregularidades: PP: passo das irregularidades da textura primária. PS: passo das irregularidades da textura secundária. E. Altura ou amplitude das irregularidades: A altura, ou amplitude, só é examinada nas irregularidades da textura primária.

10 Rugosímetro: O que é um Rugosímetro?

11 Rugosímetro: Os aparelhos que medem a rugosidade, podem apresentar duas classes, um que faz somente a leitura e mostra resultados sobre a rugosidade, outros que além disso, ele faz a plotagem da superfície analisada. 1º Caso: 2º Caso Mais usado em chão de fábrica Mais usado em laboratórios

12 Rugosímetro: Um componente que não apareceu no desenho representativo anterior foi o filtro. Sua função é retirar as ondulações da rugosidade, ou seja, permitir a passagem dos sinais de alta frequência e reter os de baixa frequência. Perfil não filtrado Perfil de rugosidade (ondas longas filtradas) Perfil da ondulação

13 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Comprimento de amostragem(cut-off) le: Comprimento de amostragem. Nos aparelhos eletrônicos é chamado cut off. lv: É o percurso inicial que permite o amortecimento das oscilações mecânicas e elétricas iniciais do sistema. Não é utilizado na avaliação. lm: Comprimento total de avaliação. ln: É o percurso final que permite o amortecimento das oscilações mecânicas e elétricas finais do sistema. Não é utilizado na avaliação. lt: Distância total: lt = lv + lm + ln.

14 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Sistema de medição da rugosidade superficial. Existem dois tipo: Linha Média (Sistema M) Linha Envolvente (Sistema E) Daremos maior atenção ao primeiro sistema

15 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Sistema M. Definição de linha média: é a linha paralela à direção geral do perfil, no comprimento da amostragem. Toda área acima da linha média deve ser igual a área abaixo. 1324

16 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Parâmetros de Rugosidade. Rugosidade Média(Ra) É a média aritmética dos valores absolutos das ordenadas de afastamento (Yi), dos pontos do perfil de rugosidade em relação à linha média, dentro do (lm).

17 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Algumas Vantagens e Desvantagens de se usar o(ra) VANTAGENS: Mais utilizado no mundo; Aplicável à maioria dos processos de fabricação; Quase todos os equipamentos apresentam esse parâmetro. DESVANTAGENS: Oculta o defeito de um vale ou pico não típico; Nenhuma distinção é feita entre picos e vales.

18 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Existe uma indicação para o Ra, identificados por classes e uma tabela baseado no tipo defabricação: Determinação do comprimento de amostragem Rugosidade Ra (µm) Mínimo comprimento de amostragem (mm) até 0,1 0,25 de 0,1 até 2 0,8 de 2 até 10 2,5 acima de 10 8 CLASSE DE RUGOSIDADE RUGOSIDADE Ra (valor em µm) N N N 10 12,5 N 9 6,3 N 8 3,2 N 7 1,6 N 6 0,8 N 5 0,4 N 4 0,2 N 3 0,1 N 2 0,05 N 1 0,025

19 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Parâmetros de Rugosidade. Rugosidade Máxima(Ry) Na verdade, hoje em dia a Rugosidade Máxima é representada por Rt também conhecida por (Rugosidade Total).

20 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Parâmetros de Rugosidade. Rugosidade Máxima(Ry- 1984) Na verdade, hoje em dia a Rugosidade Máxima é representada por Rt também conhecida por (Rugosidade Total) O que seria o Ry na verdade é o Zi e tem o nome de altura máxima entre pico e vale dentro de um segmento le, ou seja, A rugosidade parcial Zi é definida como a soma dos valores absolutos das ordenadas dos pontos de maiores afastamentos (acima e abaixo da linha média) existentes dentro de um comprimento de amostragem le.

21 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Algumas Vantagens e Desvantagens do(zi) VANTAGENS: Informa a máxima deterioração da superfície vertical da peça; Tem grande aplicação na maioria dos países; Fornece informações complementares ao parâmetro Ra. DESVANTAGENS: Nem todos os equipamentos fornecem o parâmetro. Pode dar uma imagem errada da superfície, pois avalia erros que muitas vezes não representam a superfície como um todo; Individualmente, não apresenta informação suficiente a respeito da superfície.

22 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Parâmetros de Rugosidade. Rugosidade Média(Rz- 1984) Outra forma de calcular a Rugosidade média. Hoje a simbologia foi alterada para Rc , o que significa altura média. Nada mais é do que a soma das alturas de Zi, dividido pelo número de segmentos le. 1

23 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Algumas Vantagens e Desvantagens do(rc) VANTAGENS: Informa a distribuição média da superfície vertical; É de fácil obtenção em equipamentos que fornecem gráficos; Em perfis periódicos, define muito bem a superfície. DESVANTAGENS: Nem todos os equipamentos fornecem esse parâmetro; Assim como o Ry-1984 (Zi 2002), não possibilita nenhuma informação sobre a forma do perfil, bem como a distância entre as ranhuras.

24 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Parâmetros de Rugosidade. Rugosidade Total(Rt- 1984) Hoje a Rugosidade Total é chamada de Rugosidade Máxima, representada pela simbologia Rz. Trata da distância do pico mais alto até o vale mais baixo dentro do comprimento de avaliação lm.

25 Critérios para Avaliar a Rugosidade: Algumas Vantagens e Desvantagens do(rz) VANTAGENS: É mais rígido na avaliação que o Ry 1984 (Zi 2002); É mais fácil para obter o gráfico de superfície do que o Ry (Zi 2002); Tem todas as vantagens do Ry (Zi 2002). DESVANTAGENS: Em alguns casos, leva a resultados enganosos.

26 Indicação de Rugosidade: Rugosidade Para facilitar a representação do estado superficial de uma peça, foi criado simbologias, as quais são adotadas pela ABNT. Elas se dividem em 3 grupos, conforme tabela abaixo.

27 Indicação de Rugosidade: Rugosidade A partir destes símbolos básicos, podemos complementá-los com mais informações, afim de que todas as propriedades da superfície em questão sejam indicadas. a - valor máximo da rugosidade Ra (µm), ou classe de rugosidade N1 até N12; b - método de fabricação, tratamento ou revestimento; c - comprimento de amostra, em milímetro (cut off); d - direções das estrias; e - sobremetal para usinagem (mm); (f) - outros parâmetros de rugosidade (entre parênteses).

28 Indicação de Rugosidade: Direção das estrias. Rugosidade Uma estria nada mais é do que ranhuras provocada nas peças devido ao processo de fabricação. Dependendo do processo, o número de ranhuras (estrias) poderá ser maior ou menor. Além disso, em muitos casos, essas estrias poderá ter uma orientação (direção definida) sendo algumas vezes muito importante saber qual será essa direção. Assim, foram adotados algumas simbologias para poder indicar essas direções.

29 Indicação de Rugosidade: Simbologia das direções das estrias. Rugosidade

30 Indicação de Rugosidade: Simbologia antiga(abnt 1984). Em desenhos antigos é comum observar a utilização de triângulos para indicar o estado de superfície de um material. Este tipo de simbologia não é mais adotado, no entanto a tabela abaixo contém a simbologia antiga com seus respectivos significados. Obs.: Vale ressaltar que esta simbologia não é mais utilizada, por tanto, os desenhos com este tipo de representação devem ser revisados, alterando a simbologia antiga para a atual. Rugosidade

Metrologia Professor: Leonardo Leódido

Metrologia Professor: Leonardo Leódido Metrologia Professor: Leonardo Leódido Elementos de Máquinas Sumário Definição Conceitos Básicos Medição da Parâmetros da Representação da Exercícios Elementos de Máquinas Definição Erros Macrogeométricos:

Leia mais

17/10/2016. Mostra desenhos de peças com indicações de acabamento superficial. Rugosímetro

17/10/2016. Mostra desenhos de peças com indicações de acabamento superficial. Rugosímetro Mostra desenhos de peças com indicações de acabamento superficial Rugosímetro 1 INTRODUÇÃO O acabamento superficial pode influenciar no desempenho em operação de: Freios de automóveis, mancais, rolamentos

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA MECÂNICA METROLOGIA MECÂNICA Professor: Me. Eng. PAULO ROBERTO CAMPOS ALCOVER JUNIOR Curso de Engenharia Mecânica 3 Período ; ; ; ; ;. 2 - Definições: Erro macro geométrico São erros de forma, verificáveis por

Leia mais

Rugosidade. O supervisor de uma empresa verificou que. Acesse: Um problema. Rugosidade das superfícies

Rugosidade. O supervisor de uma empresa verificou que. Acesse:  Um problema. Rugosidade das superfícies A UU L AL A Rugosidade O supervisor de uma empresa verificou que os trabalhos de usinagem não estavam em condições de atender aos requisitos do projeto. Por isso, contratou um técnico para explicar ao

Leia mais

Introdução. Componentes mecânicos? Superfície geométrica: Superfície ideal prescrita no projeto, na qual não existem erros.

Introdução. Componentes mecânicos? Superfície geométrica: Superfície ideal prescrita no projeto, na qual não existem erros. Introdução Componentes mecânicos? Superfície geométrica: Superfície ideal prescrita no projeto, na qual não existem erros. 2 Introdução Um erro (ou desvio) de forma corresponde à diferença entre a superfície

Leia mais

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA METROLOGIA. Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng.

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA METROLOGIA. Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng. TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA METROLOGIA Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng. fsantana@cefetsc.edu.br PROGRAMAÇÃO Aula 1 2 Data 07/11 14/11 Conteúdo Correção da avaliação, blocos-padrão, calibradores,

Leia mais

Representação de rugosidade

Representação de rugosidade Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Representação de rugosidade A UU L AL A Existem vários tipos de superfície de peças. Qual o melhor meio para identificar rapidamente cada um desses tipos e o estado

Leia mais

2 Rugosidade Superficial

2 Rugosidade Superficial 25 2 Rugosidade Superficial 2.1 Histórico Quando o homem primitivo fabricou a ferramenta, ele já tinha conhecimento da importância do acabamento das superfícies. A peça usada para moldar ou afinar o corte

Leia mais

AULA 1 ESTADO DE SUPERFÍCIE. Professores

AULA 1 ESTADO DE SUPERFÍCIE. Professores AULA 1 ESTADO DE SUPERFÍCIE SEM 0560 - Fabricação Mecânica por Usinagem Professores Alessandro Roger Rodrigues Renato Goulart Jasinevicius INTRODUÇÃO Superfícies de peças: devem ser adequadas à função

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Engenharia de Materiais Disciplina: Desenho Técnico Computacional Indicações

Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Engenharia de Materiais Disciplina: Desenho Técnico Computacional Indicações Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Engenharia de Materiais Disciplina: Desenho Técnico Computacional Indicações Estado de superfícies Tolerância Dimensional Tolerância Geométrica 2º

Leia mais

CFAC Concepção e Fabrico Assistidos por Computador

CFAC Concepção e Fabrico Assistidos por Computador CFAC Concepção e Fabrico Assistidos por Computador Place photo here Indicação dos Estados de Superfície João Manuel R. S. Tavares Bibliografia Simões Morais, José Almacinha, Texto de Apoio à Disciplina

Leia mais

B M Purquerio Eng. Mec., Ft., MSc., PhD. B. de M. Purquerio, Eng. Mec., Ft., MSc., PhD. LTC SEM EESC USP - São Carlos - SP

B M Purquerio Eng. Mec., Ft., MSc., PhD. B. de M. Purquerio, Eng. Mec., Ft., MSc., PhD. LTC SEM EESC USP - São Carlos - SP B M Purquerio. de. Eng. Mec., Ft., MSc., PhD. EIXO E MANCAL - CONCEITOS Mancal de Deslizamento EIXO E MANCAL - CONCEITOS Mancal de Rolamento EIXO E MANCAL (Furo) - CONCEITOS TOLERÂNCIAS DIMENSIONAIS TOLERÂNCIAS

Leia mais

CFAC Concepção e Fabrico Assistidos por Computador. Indicação dos Estados de Superfície. João Manuel R. S. Tavares.

CFAC Concepção e Fabrico Assistidos por Computador. Indicação dos Estados de Superfície. João Manuel R. S. Tavares. CFAC Concepção e Fabrico Assistidos por Computador Place photo here Indicação dos Estados de Superfície João Manuel R. S. Tavares Bibliografia Simões Morais, José Almacinha, Texto de Apoio à Disciplina

Leia mais

3.1 Indicação de rugosidade superficial no desenho Técnico Mecânico NBR

3.1 Indicação de rugosidade superficial no desenho Técnico Mecânico NBR 3 INDICAÇÕES Indicações são sinais e informações acrescentadas aos desenho mecânicos, que especificam uma condição que deverá ser obtida pela peça durante sua fabricação. 3.1 Indicação de rugosidade superficial

Leia mais

DESVIOS MACROGEOMÉTRICOS. Forma, orientação, posição e batimento (NBR 6409)

DESVIOS MACROGEOMÉTRICOS. Forma, orientação, posição e batimento (NBR 6409) Usinagem é termo empregado a um grupo de processos cuja função é produzir formas (superfícies) o mais próximo possível do ideal sem provocar alterações das propriedades do material usinado. ENTRETANTO...

Leia mais

Edleusom Saraiva da Silva José Hilton Ferreira da Silva

Edleusom Saraiva da Silva José Hilton Ferreira da Silva Edleusom Saraiva da Silva José Hilton Ferreira da Silva MODELAGEM E ANÁLISE DA RUGOSIDADE SUPERFICIAL DO AÇO ABNT 1045 TRATADO TERMICAMENTE Primeira Edição São Paulo 2017 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 1.1.

Leia mais

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Módulo IV Aula 01 Acabamento superficial Rugosidade A importância do estudo de acabamento superficial aumenta à medida que cresce a precisão de ajuste

Leia mais

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564) AULA 07 ESTADO DE SUPERFÍCIE TOLERÂNCIAS DIMENSIONAIS TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564) AULA 07 ESTADO DE SUPERFÍCIE TOLERÂNCIAS DIMENSIONAIS TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564) AULA 07 ESTADO DE SUPERFÍCIE TOLERÂNCIAS DIMENSIONAIS TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS ESTADO DE SUPERFÍCIE SUPERFÍCIES Ideal Real SIMBOLOGIA QUALITATIVA SIMBOLOGIA QUANTITATIVA

Leia mais

Geraldo Alves Colaco (UFPB ) Ithyara Dheylle Machado de Medeiros (UFPB )

Geraldo Alves Colaco (UFPB ) Ithyara Dheylle Machado de Medeiros (UFPB ) ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE USINAGEM SOBRE A RUGOSIDADE NO TORNEAMENTO CILÍNDRICO EXTERNO EM CORTE A SECO E COM ABUNDÂNCIA DE FLUIDO DE CORTE Geraldo Alves Colaco (UFPB ) gacolaco@ig.com.br

Leia mais

Parâmetros de rugosidade

Parâmetros de rugosidade Parâmetros de rugosidade A UU L AL A A superfície de peças apresenta perfis bastante diferentes entre si. As saliências e reentrâncias (rugosidade) são irregulares. Para dar acabamento adequado às superfícies

Leia mais

Conjuntos mecânicos V

Conjuntos mecânicos V A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Conjuntos mecânicos V Introdução Os funcionários acharam importante a aula anterior porque puderam conhecer bem o calço-regulável e as diversas formas pelas

Leia mais

2) O projectista apenas têm de calcular as tolerâncias que são indicadas directamente nas cotas

2) O projectista apenas têm de calcular as tolerâncias que são indicadas directamente nas cotas TOLERANCIAMENTO DIMENSIONAL GERAL Objectivo: Toleranciar todas as dimensões lineares ou angulares para além das tolerâncias específicas Vantagens da indicação de tolerâncias gerais: 1) Os desenhos tornam-se

Leia mais

Jefferson de Oliveira Gomes Instituto Tecnológico de Aeronáutica / CCM (Centro de Competência em Manufatura) CTA SJC

Jefferson de Oliveira Gomes Instituto Tecnológico de Aeronáutica / CCM (Centro de Competência em Manufatura) CTA SJC Anais do XVI Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XVI ENCITA / 2010 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil 20 de outubro de 2010 ANÁLISE DE RUGISIDADE EM

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INCERTEZA DA MEDIÇÃO DE RUGOSIDADE E ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS VIBRAÇÕES

AVALIAÇÃO DA INCERTEZA DA MEDIÇÃO DE RUGOSIDADE E ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS VIBRAÇÕES AVALIAÇÃO DA INCERTEZA DA MEDIÇÃO DE RUGOSIDADE E ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS VIBRAÇÕES Monique Alves Franco de Moraes 1, Rosenda Valdés Arencibia,Helder Barbieri Lacerda 3 e Antônio Piratelli Filho 4 1

Leia mais

Aula 09 Cotas, Escalas, Tolerâncias e Símbolos

Aula 09 Cotas, Escalas, Tolerâncias e Símbolos 9. 1 Aula 09 Cotas, Escalas, Tolerâncias e Símbolos ESCALA A escala é a relação entre as medidas da peça e as do desenho. É a de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto representado

Leia mais

Rugosímetro Portátil RUGOSÍMETRO PORTÁTIL. 2 PARÂMETROS DE MEDIÇÃO: Ra e Rz. PARA MEDIÇÕES EXTERNAS DE PEÇAS PLANAS E CILÍNDRICAS (A PARTIR DE Ø10mm)

Rugosímetro Portátil RUGOSÍMETRO PORTÁTIL. 2 PARÂMETROS DE MEDIÇÃO: Ra e Rz. PARA MEDIÇÕES EXTERNAS DE PEÇAS PLANAS E CILÍNDRICAS (A PARTIR DE Ø10mm) 2 PARÂMETROS DE MEDIÇÃO: Ra e Rz PARA MEDIÇÕES EXTERNAS DE PEÇAS PLANAS E CILÍNDRICAS (A PARTIR DE mm) 400.160 Usado para medição de rugosidade de superfícies metálicas e não metálicas, com sensor motorizado

Leia mais

Tolerância geométrica de forma

Tolerância geométrica de forma Tolerância geométrica de forma A UU L AL A Apesar do alto nível de desenvolvimento tecnológico, ainda é impossível obter superfícies perfeitamente exatas. Por isso, sempre se mantém um limite de tolerância

Leia mais

Estado de superfície

Estado de superfície A UU L AL A Estado de superfície A produção de uma peça, ou de um objeto qualquer, parte sempre de um corpo bruto para, passo a passo, chegar ao estado acabado. Durante o processo de fabricação, o material

Leia mais

UFPR TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS PROF. ALESSANDRO MARQUES. Especificações Geométricas de Produto. Geometrical Product Specifications (GPS)

UFPR TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS PROF. ALESSANDRO MARQUES. Especificações Geométricas de Produto. Geometrical Product Specifications (GPS) UFPR METROLOGIA MECÂNICA DIMENSIONAL Especificações Geométricas de Produto Geometrical Product Specifications (GPS) TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS PROF. ALESSANDRO MARQUES Tolerâncias geométricas As peças ao

Leia mais

Representação de rugosidade

Representação de rugosidade Representação de rugosidade A UU L AL A Existem vários tipos de superfície de peças. Qual o melhor meio para identificar rapidamente cada um desses tipos e o estado das superfícies? Essa questão foi resolvida

Leia mais

ANEXO PUC-Rio - Certificação Digital Nº /CA

ANEXO PUC-Rio - Certificação Digital Nº /CA ANEXO Tabela 1 Erros máximos admissíveis (anexo 2) Valor ± δm (mg) nominal Classe E 1 Classe E 2 Classe F 1 Classe F 2 Classe M 1 Classe M 2 Classe M 3 5 000 kg 25 000 85 000 250 000 850 000 1 250

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE USINAGEM NO ACABAMENTO SUPERFICIAL E NA TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA DE PEÇAS TORNEADAS

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE USINAGEM NO ACABAMENTO SUPERFICIAL E NA TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA DE PEÇAS TORNEADAS ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE USINAGEM NO ACABAMENTO SUPERFICIAL E NA TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA DE PEÇAS TORNEADAS Daniel Fabião Setti 1, José Eduardo Ferreira de Oliveira 2, Luiz Roberto Oliveira

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE PARÂMETROS DE CORTE E ACABAMENTO SUPERFICIAL NA LIGA DE ALUMINIO 7050

RELAÇÕES ENTRE PARÂMETROS DE CORTE E ACABAMENTO SUPERFICIAL NA LIGA DE ALUMINIO 7050 RELAÇÕES ENTRE PARÂMETROS DE CORTE E ACABAMENTO SUPERFICIAL NA LIGA DE ALUMINIO 7050 Getúlio de Oliveira Benato Junior 1,Celso Fernandes Joaquim Junior 2, Gilson Eduardo Tarrento 3 1 Tecnólogo em Produção

Leia mais

CURSO: Expressão Gráfica IV Semestre. PROFESSOR: Márcio Fontana Catapan ALUNO:

CURSO: Expressão Gráfica IV Semestre. PROFESSOR: Márcio Fontana Catapan ALUNO: APOSTILA DE DESENHO MECÂNICO 1 III PARTE CURSO: Expressão Gráfica IV Semestre PROFESSOR: Márcio Fontana Catapan ALUNO: CURITIBA / 2013 2 1. ESTADO DE SUPERFÍCIE O desenho técnico, além de mostrar as formas

Leia mais

CONJUNTOS MECÂNICOS. Figura 1. Representação de conjunto mecânico usando vistas ortográficas.

CONJUNTOS MECÂNICOS. Figura 1. Representação de conjunto mecânico usando vistas ortográficas. CONJUNTOS MECÂNICOS Tão importante quanto conhecer os elementos de máquinas e projetá-los, é saber representar graficamente e interpretar esses elementos em desenhos técnicos. Máquinas (torno mecânico,

Leia mais

1. Programa de Comparação Interlaboratorial de Medição de Rugosidade (PEP-UFSC-JOI-CEM-001:2014)

1. Programa de Comparação Interlaboratorial de Medição de Rugosidade (PEP-UFSC-JOI-CEM-001:2014) 1. Programa de Comparação Interlaboratorial de Medição de Rugosidade (PEP-UFSC-JOI-CEM-001:2014) Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Engenharias da Mobilidade Campus Joinville Outubro, 2014

Leia mais

Conjuntos mecânicos III

Conjuntos mecânicos III Conjuntos mecânicos III A UU L AL A Desenho de componente é o desenho de uma peça isolada que compõe um conjunto mecânico. Introdução Desenho de detalhe é o desenho de um elemento, de uma parte de um elemento,

Leia mais

Controle Geométrico. Trata dos procedimentos de determinação de medições, forma e posição de sólidos. Para tal deve-se considerar:

Controle Geométrico. Trata dos procedimentos de determinação de medições, forma e posição de sólidos. Para tal deve-se considerar: Controle Geométrico O objetivo do controle geométrico é dar suporte à gestão de processos de fabricação na obtenção da qualidade geométrica dos produtos. Para tal, contribui: na avaliação de conformidade

Leia mais

Este documento estabelece instruções técnicas que devem ser seguidas, durante a execução de um serviço de medição de rugosidade.

Este documento estabelece instruções técnicas que devem ser seguidas, durante a execução de um serviço de medição de rugosidade. Revisão: 01 Pàgina 1/5 1 - FINALIDADE Este documento estabelece instruções técnicas que devem ser seguidas, durante a execução de um serviço de medição de rugosidade. 2 - CAMPO DE APLICAÇÃO Medição de

Leia mais

Mecânica Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico

Mecânica Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Mecânica Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico 1 SUMÁRIO Identificação de vistas... 10 Exercícios...... 17 Supressão de vistas...... 18 Exercícios...... 33 Identificação e Leitura de Cotas,./..símbolos

Leia mais

Metrologia Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Metrologia Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6464 - Metrologia Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. O que é Metrologia... 23 1.2. Por que Medir?... 24 1.3. Metrologia e Controle Dimensional na Indústria...

Leia mais

Juntas da cabeça do motor de múltiplas camadas de aço (MCA) e superfícies do componente. Conselhos e Informações para pôr em Prática n.

Juntas da cabeça do motor de múltiplas camadas de aço (MCA) e superfícies do componente. Conselhos e Informações para pôr em Prática n. Juntas da cabeça do motor de múltiplas camadas de aço (MCA) e superfícies do componente Conselhos e Informações para pôr em Prática n.º 1 Juntas da cabeça do motor de múltiplas camadas de aço (MCA) sistemas

Leia mais

Plano de Aula - Metrologia - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Metrologia - cód Horas/Aula Plano de Aula - Metrologia - cód. 0000 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Capítulo 1 - Sistemas de Medidas Aula 3 Continuação Capítulo 2 - Sistemas de Medidas Aula 4 Capítulo 3 - Técnicas

Leia mais

Rugosidade. O supervisor de uma empresa verificou que. Um problema. Rugosidade das superfícies

Rugosidade. O supervisor de uma empresa verificou que. Um problema. Rugosidade das superfícies A UU L AL A Rugosidade O supervisor de uma empresa verificou que os trabalhos de usinagem não estavam em condições de atender aos requisitos do projeto. Por isso, contratou um técnico para explicar ao

Leia mais

Conjuntos mecânicos X

Conjuntos mecânicos X Conjuntos mecânicos X A UU L AL A O estudo de gancho com polia ficaria incompleto se não fosse complementado com mais três componentes : polia, bucha e pino com cabeça cilíndrica. Por isso, esta última

Leia mais

2. Programa de Comparação Interlaboratorial de Medição de Rugosidade (PEP-UFSC-JOI-METEQ-003:2016)

2. Programa de Comparação Interlaboratorial de Medição de Rugosidade (PEP-UFSC-JOI-METEQ-003:2016) 2. Programa de Comparação Interlaboratorial de Medição de Rugosidade (PEP-UFSC-JOI-METEQ-003:2016) Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Centro Tecnológico de Joinville Departamento

Leia mais

Arame de aço de baixo teor de carbono, zincado, para gabiões

Arame de aço de baixo teor de carbono, zincado, para gabiões REPRODUÇÃO LIVRE NBR 8964 JUL 1985 Arame de aço de baixo teor de carbono, zincado, para gabiões Origem: Projeto 01:022.05-004/1985 CB-01 - Comitê Brasileiro de Mineração e Metalurgia CE-01:022.05 - Comissão

Leia mais

6. TOLERÂNCIAS DE ACABAMENTO SUPERFICIAL - RUGOSIDADE

6. TOLERÂNCIAS DE ACABAMENTO SUPERFICIAL - RUGOSIDADE 6. Tolerâncias de Acabamento Superficial - Rugosidade - 110-6. TOLERÂNCIAS DE ACABAMENTO SUPERFICIAL - RUGOSIDADE 6.1 Introdução As superfícies de peças apresentam irregularidades quando observadas em

Leia mais

1 Metrologia das Superfícies. 2 Processo de Manufatura e Controle de Qualidade. 3 Desenvolvimento Histórico. 4 Métodos de Medição

1 Metrologia das Superfícies. 2 Processo de Manufatura e Controle de Qualidade. 3 Desenvolvimento Histórico. 4 Métodos de Medição 1 Metrologia das Superfícies Sumário 2 Processo de Manufatura e Controle de Qualidade 3 Desenvolvimento Histórico 4 Métodos de Medição 5 Parâmetros 2 1 - Metrologia das Superfícies Contexto Metrologia

Leia mais

Ajustagem Mecânica. Convenções para Acabamento de Superfícies. Material elaborado por Prof.MEng.Ivandro Bonetti

Ajustagem Mecânica. Convenções para Acabamento de Superfícies. Material elaborado por Prof.MEng.Ivandro Bonetti Convenções para Acabamento de Superfícies Ajustagem Mecânica Rugosidade Rugosidade são erros microgeométricos existentes nas superfícies das peças. Símbolo sem indicação de rugosidade A ABNT adota o desvio

Leia mais

UFPR TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS PROF. ALESSANDRO MARQUES. Especificações Geométricas de Produto. Geometrical Product Specifications (GPS)

UFPR TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS PROF. ALESSANDRO MARQUES. Especificações Geométricas de Produto. Geometrical Product Specifications (GPS) UFPR METROLOGIA MECÂNICA DIMENSIONAL Especificações Geométricas de Produto Geometrical Product Specifications (GPS) TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS PROF. ALESSANDRO MARQUES Tolerâncias geométricas As peças ao

Leia mais

PERFILOMETRIA TRIBOLOGIA TOPOGRAFIA DE SUPERFÍCIES. CARACTERIZAÇÃO DE PAVIMENTOS CERÂMICOS. Prof. Dr. Márcio R. F. Soares

PERFILOMETRIA TRIBOLOGIA TOPOGRAFIA DE SUPERFÍCIES. CARACTERIZAÇÃO DE PAVIMENTOS CERÂMICOS. Prof. Dr. Márcio R. F. Soares PERFILOMETRIA TRIBOLOGIA TOPOGRAFIA DE SUPERFÍCIES. CARACTERIZAÇÃO DE PAVIMENTOS CERÂMICOS Prof. Dr. Márcio R. F. Soares Universidade de Caxias do Sul Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias

Leia mais

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I SEM 0564 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Notas de Aulas v.2018 Aula 06 Tolerâncias: dimensional, forma e posição Prof. Assoc. Carlos Alberto Fortulan Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

Rugosidade média de superfície em invólucros à prova de explosão: conceitos e impactos sociais No presente artigo, foi desenvolvido

Rugosidade média de superfície em invólucros à prova de explosão: conceitos e impactos sociais No presente artigo, foi desenvolvido caderno atmosferas explosivas caderno atmosferas explosivas caderno atmosfe Rugosidade Facebook.com/RevistaPotência linkedin.com/company/revistapotencia Rugosidade Rugosidade média de superfície em invólucros

Leia mais

SENSIBILIDADE NA ANÁLISE DE FORMA EM FUNÇÃO DA QUANTIDADE DE HARMÔNICAS POR REVOLUÇÃO

SENSIBILIDADE NA ANÁLISE DE FORMA EM FUNÇÃO DA QUANTIDADE DE HARMÔNICAS POR REVOLUÇÃO SENSIBILIDADE NA ANÁLISE DE FORMA EM FUNÇÃO DA QUANTIDADE DE HARMÔNICAS POR REVOLUÇÃO Claudinei José de Oliveira Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica - PUC Minas Av. Dom José Gaspar 500, CEP-30535610,

Leia mais

Efeito da Medição de Rugosidade na Massa de Padrões de Massa Classe F2

Efeito da Medição de Rugosidade na Massa de Padrões de Massa Classe F2 Marcelo Lima Alves Efeito da Medição de Rugosidade na Massa de Padrões de Massa Classe F2 Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa

Leia mais

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I SEM 0564 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Notas de Aulas v.2017 Aula 06 Tolerâncias: dimensional, forma e posição Prof. Assoc. Carlos Alberto Fortulan Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

Gabarito das aulas 1 a 30

Gabarito das aulas 1 a 30 Gabarito das aulas 1 a 30 Aula 1 Metrologia 4. a 6. d Aula 2 Medidas e conversões 1. a Aula 3 Régua graduada, metro e trena 4. a 6. b 7. c 8. c 9. d 10.d Aula 4 Paquímetro: tipos e usos 1. d 2. a 5. d

Leia mais

CURSO: Expressão Gráfica IV Semestre. PROFESSOR: Márcio Fontana Catapan, Dr. Eng. ALUNO:

CURSO: Expressão Gráfica IV Semestre. PROFESSOR: Márcio Fontana Catapan, Dr. Eng. ALUNO: APOSTILA DE DESENHO MECÂNICO 1 I PARTE CURSO: Expressão Gráfica IV Semestre PROFESSOR: Márcio Fontana Catapan, Dr. Eng. ALUNO: CURITIBA / 2016 2 1. CORTE Significa divisão, separação. Em desenho técnico,

Leia mais

INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE USINAGEM POR TORNEAMENTO NA RUGOSIDADE DA PEÇA

INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE USINAGEM POR TORNEAMENTO NA RUGOSIDADE DA PEÇA INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE USINAGEM POR TORNEAMENTO NA RUGOSIDADE DA PEÇA Ariel Rugiéri Dotto, ad001558@fahor.com.br¹ Anderson Cassiano Seimetz, as001601@fahor.com.br¹ Alexandro Cesar Carlin, ac001562@fahor.com.br¹

Leia mais

AGG0232 Sísmica I Lista 1 Ondas P e S Universidade de São Paulo / IAG - 1/5. Ondas P e S

AGG0232 Sísmica I Lista 1 Ondas P e S Universidade de São Paulo / IAG - 1/5. Ondas P e S AGG0232 Sísmica I Lista 1 Ondas P e S Universidade de São Paulo / IAG - 1/5 Ondas P e S A Figura 1 mostra como se propagam as ondas sísmicas P e S. Neste exemplo as ondas se propagam na direção x. Cada

Leia mais

Gerencia Industrial. Thiago Alencar

Gerencia Industrial. Thiago Alencar Gerencia Industrial Gerencia Industrial Thiago Alencar thiago.alencar@ifsc.edu.br http://joinville.ifsc.edu.br/~thiago.alencar/ Horário de aulas: 2ª feira das 20:40 até às 10:30 hs sala 212 GERÊNCIA INDUSTRIAL

Leia mais

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA METROLOGIA. Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng.

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA METROLOGIA. Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng. TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA METROLOGIA Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng. fsantana@cefetsc.edu.br PROGRAMAÇÃO Aula 1 2 Data 05/11 07/11 Conteúdo Correção da avaliação, blocos-padrão, calibradores,

Leia mais

NBR Telhas de aço revestido de seção ondulada - Requisitos

NBR Telhas de aço revestido de seção ondulada - Requisitos NOV 2002 NBR 14513 Telhas de aço revestido de seção ondulada - Requisitos ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal

Leia mais

Análise do Modo e Efeito de Falhas (FMEA)

Análise do Modo e Efeito de Falhas (FMEA) Gerencia Industrial Análise do Modo e Efeito de Falhas (FMEA) FMEA O método de análise de Modo e Efeito de Falha Potencial ( FMEA - Failure Mode and Effect Analysis ) é descrita através de um conjunto

Leia mais

Laboratório de Física III

Laboratório de Física III 1APÊNDICE Neste apêndice apresentamos um resumo da discussão contida na apostila de Lab. de Física I. Trata-se apenas de um formulário para uso rápido durante a prática. Sugerimos ao leitor consultar o

Leia mais

5 Procedimento de Ensaio

5 Procedimento de Ensaio 89 5 Procedimento de Ensaio 5.1 Introdução A estabilidade da massa de um padrão de massa é altamente dependente da estrutura da superfície do padrão de massa. Uma superfície suave tem uma área eficaz menor

Leia mais

AGG0232 Sísmica I Lista 1 Ondas P e S Universidade de São Paulo/IAG 1/11

AGG0232 Sísmica I Lista 1 Ondas P e S Universidade de São Paulo/IAG 1/11 Universidade de São Paulo/IAG 1/11 A Fig. 1.1 mostra como se propagam as ondas sísmicas P e S. Neste exemplo, as ondas se propagam na direção x. Cada partícula do meio se desloca (vibra) durante a passagem

Leia mais

Tolerância geométrica de orientação

Tolerância geométrica de orientação Tolerância geométrica de orientação A UU L AL A vimos a maneira de verificar a forma de apenas um elemento, como planeza, circularidade, retilineidade. O problema desta aula é verificar a posição de dois

Leia mais

Medição e Erro. Luciano Lettnin Março/2013

Medição e Erro. Luciano Lettnin Março/2013 Medição e Erro Luciano Lettnin Março/2013 Definição: o O processo de medição, envolve a utilização de um instrumento como meio físico para determinar uma grandeza ou o valor de uma variável. o O procedimento

Leia mais

Tolerâncias. Normas técnicas para tolerâncias

Tolerâncias. Normas técnicas para tolerâncias 1 Tolerâncias As medidas das peças têm variabilidade e, dentro de certos limites, a qualidade da peça não é prejudicada. Tolerância é uma variação permitida da dimensão ou na geometria da peça. Normas

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS DE FILTRAGEM SOBRE A AVALIAÇÃO DO TIPO A DA INCERTEZA PADRÃO NA MEDIÇÃO DE PARÂMETROS DE RUGOSIDADE DE SUPERFÍCIES

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS DE FILTRAGEM SOBRE A AVALIAÇÃO DO TIPO A DA INCERTEZA PADRÃO NA MEDIÇÃO DE PARÂMETROS DE RUGOSIDADE DE SUPERFÍCIES 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO 6 th BRAZILIAN CONFERENCE ON MANUFACTURING ENGINEERING 11 a 15 de abril de 2011 Caxias do Sul RS - Brasil April 11 th to 15 th, 2011 Caxias do Sul RS

Leia mais

TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS

TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS ELANA TAWANE PUCHOLOBEK HEBERT FELIPE ZULIAN MASTELARI HELOISA

Leia mais

2 MATERIAL E MÉTODOS

2 MATERIAL E MÉTODOS RELAÇÕES ENTRE PARÂMETROS DE CORTE E ACABAMENTO SUPERFICIAL NO POLIACETAL EM OPERAÇÃO DE FRESAMENTO Fernando Silva 1, Celso Fernandes Joaquim Junior 2, Gilson Eduardo Tarrento 3 1 Tecnológo em Produção

Leia mais

Extrusora evo Máquinas Produtos

Extrusora evo Máquinas Produtos NORDIMPIANTI P R O D U C T S APPLICATIONS T U R N K E Y S E R V I C E G L O B A L Extrusora evo Máquinas Produtos Tecnologia para a indústria de concreto pré-fabricado e protendido MÁQUINAS EXTRUSORA evo

Leia mais

VANTAGENS DA PRODUÇÃO DE MOLDES EM ALUMÍNIO

VANTAGENS DA PRODUÇÃO DE MOLDES EM ALUMÍNIO PARA MOLDES VANTAGENS DA PRODUÇÃO DE MOLDES EM ALUMÍNIO ALUMÍNIO vs AÇO PESO O alumínio é, em peso, uma terça parte do aço. A leveza deste material facilita bastante na manipulação de grandes blocos, reduzindo

Leia mais

Eixos e árvores Projeto para eixos: restrições geométricas. Aula 8. Elementos de máquinas 2 Eixos e árvores

Eixos e árvores Projeto para eixos: restrições geométricas. Aula 8. Elementos de máquinas 2 Eixos e árvores Eixos e árvores Projeto para eixos: restrições geométricas Aula 8 Elementos de máquinas 2 Eixos e árvores 1 Acoplamentos o São elementos utilizados para interligação de eixos, tendo as seguintes funções:

Leia mais

ULTRASSOM - CHAPAS PROCEDIMENTO DE END PR 015

ULTRASSOM - CHAPAS PROCEDIMENTO DE END PR 015 Página: 1 de 10 1. OBJETIVO Estabelecer as condições mínimas do ensaio não destrutivo por meio de ultrassom para detecção de duplalaminação em chapas grossas de aço carbono e baixa liga, bem como para

Leia mais

REFERÊNCIAS TECNOLÓGICAS E CÁLCULO DIMENSIONAL

REFERÊNCIAS TECNOLÓGICAS E CÁLCULO DIMENSIONAL Necessidade de Referências ponto, linha ou superfície a precisão de uma superfície não relaciona-se diretamente ao conceito de referências. a precisão de posicionamento sim. As referências podem ser classificadas

Leia mais

Aço baixo teor carbono: Revestimento contínuo por imersão a quente. Galvanizado.

Aço baixo teor carbono: Revestimento contínuo por imersão a quente. Galvanizado. Aço baixo teor carbono: Revestimento contínuo por imersão a quente. Gvanizado. Composição química Composição química simbólica numérica Norma Europeia (EN) Tipos de revestimento disponíveis C máx. Si máx.

Leia mais

Cotagem. Regras gerais de cotagem. Cotagem de Dimensões Básicas. Unidade de medida em desenho técnico

Cotagem. Regras gerais de cotagem. Cotagem de Dimensões Básicas. Unidade de medida em desenho técnico Cotagem Cotagem de Dimensões Básicas A indicação de medidas no desenho técnico recebe o nome de cotagem. Ao indicar as medidas ou cotas, no desenho técnico, o desenhista segue determinadas normas técnicas.

Leia mais

52 Conjuntos mecânicos VII

52 Conjuntos mecânicos VII A U A UL LA Conjuntos mecânicos VII Introdução Agora que se estudou a serra tico-tico, representada em desenho como conjunto mecânico, é preciso saber interpretar e ler as partes que compõem a serra, ou

Leia mais

Correlação entre os parâmetros de rugosidade: uma abordagem matemática

Correlação entre os parâmetros de rugosidade: uma abordagem matemática Correlação entre os parâmetros de rugosidade: uma abordagem matemática Francisco Elicivaldo Lima Universidadede Fortaleza Franciscolima@unifor.br Maurício Corrêa Universidade Paulista mcorre@unip.br Resumo

Leia mais

Engenharia da Qualidade I Aula 5

Engenharia da Qualidade I Aula 5 Engenharia da Qualidade I Aula 5 Ferramentas para o Controle e Melhoria da Qualidade Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro 4 Diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) O diagrama de causa e efeito

Leia mais

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 TA B E L A 1

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 TA B E L A 1 FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - 811800/19 Código COPEL OBS.: 1. Medidas em milímetros. TA B E L A 1 Código A B (mín.) COPEL A B (mín.) 1800 15010938 40 1,5 35 1809 15011065 250 3,0 170 1801

Leia mais

DETERIORAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE CORTE REF.: ISO Tool life testing in milling

DETERIORAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE CORTE REF.: ISO Tool life testing in milling DETERIORAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE CORTE REF.: ISO 8688 - Tool life testing in milling LASCAMENTOS AVARIAS QUEBRAS DA ARESTA QUEBRAS DO INSERTO DETERIORAÇÕES DEFORMAÇÃO PLÁSTICA FLANCO DESGASTES CRATERA ENTALHE

Leia mais

MANUAL. de instruções. Códigos: MTK Ano de Garantia. Rugosímetro Portátil Digital Ra e Rz

MANUAL. de instruções. Códigos: MTK Ano de Garantia. Rugosímetro Portátil Digital Ra e Rz MANUAL de instruções Leia atentamente este manual antes de utilizar o produto Rugosímetro Portátil Digital Ra e Rz Códigos: MTK-1410 1Ano de Garantia Este equipamento possuiu 1 ano de garantia contra defeitos

Leia mais

RUGOSIDADE SUPERFICIAL. Prof. Dr. Antonio Piratelli Filho Universidade de Brasilia (UnB) Faculdade de Tecnologia Depto. Engenharia Mecânica

RUGOSIDADE SUPERFICIAL. Prof. Dr. Antonio Piratelli Filho Universidade de Brasilia (UnB) Faculdade de Tecnologia Depto. Engenharia Mecânica RUGOSIDADE SUPERFICIAL Prof. Dr. Antonio Piratelli Filho Universidade de Brasilia (UnB) Faculdade de Tecnologia Depto. Engenharia Mecânica 1 INTRODUÇÃO O acabamento superficial de uma peça influencia seu

Leia mais

RESISTÊNCIA À FADIGA DE CONTATO DE FERROS FUNDIDOS EM SUPERFÍCIES FRESADAS

RESISTÊNCIA À FADIGA DE CONTATO DE FERROS FUNDIDOS EM SUPERFÍCIES FRESADAS RESISTÊNCIA À FADIGA DE CONTATO DE FERROS FUNDIDOS EM SUPERFÍCIES FRESADAS Aluno : Michel Rejani Miyazaki Orientadora: Profa. Dra. Izabel Fernanda Machado Laboratório de Fenômenos de Superfície Departamento

Leia mais

JEFFERSON DOBES ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA VIBRAÇÃO NA MEDIÇÃO DA RUGOSIDADE

JEFFERSON DOBES ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA VIBRAÇÃO NA MEDIÇÃO DA RUGOSIDADE JEFFERSON DOBES ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA VIBRAÇÃO NA MEDIÇÃO DA RUGOSIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA 2014 ii JEFFERSON DOBES ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA VIBRAÇÃO NA

Leia mais

Sistemas de Referência. A parte de corte de uma Ferramenta é formada pelas superfícies de saída,

Sistemas de Referência. A parte de corte de uma Ferramenta é formada pelas superfícies de saída, Sistemas de Referência A parte de corte de uma Ferramenta é formada pelas superfícies de saída, principal e secundária de folga; Diferencia-se dois sistemas de referência: sistema de referência da ferramenta

Leia mais

Autor(es) GUILHERME GORGULHO. Orientador(es) ANDRÉ DE LIMA. Apoio Financeiro FAPIC/UNIMEP. 1. Introdução

Autor(es) GUILHERME GORGULHO. Orientador(es) ANDRÉ DE LIMA. Apoio Financeiro FAPIC/UNIMEP. 1. Introdução 19 Congresso de Iniciação Científica AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA INTEGRIDADE SUPERFICIAL EM PEÇAS SUBMETIDAS A PROCESSOS DE USINAGEM EM CONDIÇÕES OTIMIZADAS Autor(es) GUILHERME GORGULHO Orientador(es)

Leia mais

Processos de geometria definida: Brochamento

Processos de geometria definida: Brochamento Processos de geometria definida: Brochamento Prof. Janaina Fracaro de Souza janainaf@utfpr.edu.br Aula 09 TEORIA E PRÁTICA DA USINAGEM OBJETIVOS: ENTENDER O PROCESSO DE GEOMETRIA DEFINIDA POR BROCHAMENTO;

Leia mais

122 ANEXO B MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO DE ESTRADAS NÃO- PAVIMENTADAS (EATON ET AL., 1987) - "A METHOD FOR RATING UNSURFACED ROADS"

122 ANEXO B MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO DE ESTRADAS NÃO- PAVIMENTADAS (EATON ET AL., 1987) - A METHOD FOR RATING UNSURFACED ROADS 122 ANEXO B MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO DE ESTRADAS NÃO- PAVIMENTADAS (EATON ET AL., 1987) - "A METHOD FOR RATING UNSURFACED ROADS" 123 B - Método de Classificação de Estradas Não- Pavimentadas Desenvolvido

Leia mais

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 T A B E L A 1

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 T A B E L A 1 FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - 811800/19 T A B E L A 1 Código Dimensões (mm) Código Dimensões (mm) COPEL A B (mín.) COPEL A B (mín.) 1800 15010938 40 ± 1.5 35 1809 15011065 250 ± 3.0 170

Leia mais

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA METROLOGIA. Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng.

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA METROLOGIA. Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng. TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA METROLOGIA Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng. fsantana@cefetsc.edu.br PROGRAMAÇÃO Aula Data Conteúdo 1 07/11 2 14/11 Correção da avaliação, blocos-padrão, calibradores,

Leia mais