Laboratório do Domínio Metrológico de Massa Volúmica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Laboratório do Domínio Metrológico de Massa Volúmica"

Transcrição

1 Laboratório do Domínio Metrológico de Massa Volúmica Enquadramento teórico No domínio metrológico de massa volúmica do Laboratório de Propriedades dos Líquidos do IPQ são utilizados dois métodos distintos na determinação e certificação da massa volúmica de amostras líquidas: o método de pesagem hidrostática e o método de densimetria de tubo vibrante. Neste domínio são ainda efectuadas operações de calibração de hidrómetros pelo método de cuckow e a calibração de densímetros de tubo vibrante por método comparativo. alibração de Hidrómetros Método de uckow No LPL as calibrações de hidrómetros realizam-se através do Método de uckow que consiste num método de pesagem hidrostática no qual o hidrómetro é imerso num líquido de referência de massa volúmica e tensão superficial conhecidas, até ao ponto da haste onde irá ser calibrado. A relação entre a massa e o volume imerso do hidrómetro é determinada pela massa total do hidrómetro no ar e pela massa do hidrómetro imerso até ao ponto de calibração. Esta relação corresponderá à massa volúmica do líquido que permite o hidrómetro flutuar livremente num estado de equilíbrio. I. Flutuação de um corpo num fluído Princípio de Arquimedes Todo o corpo mergulhado total ou parcialmente num fluido recebe da parte deste, uma força de impulsão vertical, F imp, de baixo para cima, de intensidade igual à do peso do volume de fluido deslocado pelo corpo, P vol (1). P vol = gvρ fluído (1) Quando a resultante das forças que actuam no corpo no sentido ascendente e descendente se igualam (), o corpo flutua. F imp = P vol () II. alibração de hidrómetros por pesagem hidrostática Método de uckow A calibração de hidrómetros por pesagem hidrostática baseia-se em três equações de equilíbrio que ocorrem em situações e condições diferentes: (a) Flutuação do hidrómetro no líquido de referência Quando um hidrómetro flutua livremente num líquido de massa volúmica ρ x, a uma temperatura de referência t=t 0, com a correspondente indicação da escala ρ r, existem forças descendentes e ascendentes que actuam sobre ele. A força gravítica e a força devida à tensão superficial do líquido γ x que actua na haste do hidrómetro são equilibradas pela força de impulsão devida à deslocação do volume V do hidrómetro abaixo da superfície do líquido e pela força de impulsão do ar deslocado pelo volume v da haste do hidrómetro acima da superfície do líquido (ver Figura 1).

2 Figura 1 - Forças que actuam no hidrómetro flutuando livremente num fluído. Nestas condições a equação de equilíbrio é mg + πdγ x = gvρ x + gvρ a1 (3) onde m é a massa do hidrómetro, g é a aceleração da gravidade local, D o diâmetro da haste do hidrómetro à superfície do líquido e ρ a1 a massa volúmica do ar na altura da medição. Os valores de γ x, V, v também são referidos à temperatura de referência T 0. (b) Pesagem do hidrómetro no ar Quando o hidrómetro é pesado no ar existem duas forças a actuar sobre ele: uma força descendente devido à gravidade e uma força ascendente devido à impulsão do ar deslocado pelo volume do hidrómetro (ver Figura ). Figura Forças que actuam num hidrómetro durante a pesagem no ar. A equação de equilíbrio é dada por: M a g (1 ρ a ) = mg g(v + v)[1 + β(t T 0 )]ρ a (4) onde M a é a massa do hidrómetro no ar, s a massa volúmica das massas padrão utilizadas, o coeficiente de expansão volumétrica do vidro do qual é feito o hidrómetro, T a temperatura do ar e a a massa volúmica do ar, ambas correspondentes ao momento da pesagem do hidrómetro no ar. omo o produto υβ(t T 0 ) é desprezável, da equação () obtém-se: M a (1 ρ a ) m Vρ a [1 + β(t T 0 )] vρ a (5) (c) Pesagem do hidrómetro no líquido de referência O hidrómetro é pesado parcialmente submerso até à altura correspondente à indicação da escala ρ r, num líquido de referência de massa volúmica L à temperatura T 3, que não é

3 necessariamente igual a T 0. Existem duas forças que actuam no hidrómetro no sentido descendente: a força gravítica e a força devida à tensão superficial do líquido de referência γ L que actua na haste do hidrómetro. Existem ainda duas forças actuantes no sentido ascendente: a força de impulsão devido ao líquido deslocado pelo volume V do hidrómetro e a força de impulsão devida ao ar deslocado pelo volume u (ver Figura 3). Figura 3 - Forças que actuam num hidrómetro durante a pesagem no líquido de referência. A equação de equilíbrio é dada por: M L g (1 ρ a3 ) = mg + πdγ L g Vρ L [1 + β(t 3 T 0 )] g vρ a3 [1 + β(t 3 T 0 )] (6) onde M L é a massa do hidrómetro no líquido de referência, a3 é a massa volúmica do ar no momento da pesagem hidrostática, g a aceleração da gravidade ao nível do banho termoestático. Dado que a contribuição devido ao gradiente vertical da gravidade é desprezável, vem que g g, e como o produto υβ(t 3 T 0 ) é desprezável, a equação (6) toma a seguinte forma: M L (1 ρ a3 ) m + πdγ L Vρ g L [1 + β(t 3 T 0 )] vρ a3 (7) Assumindo que a variação da massa volúmica do ar a, o volume do hidrómetro (V + υ) e o termo que representa a impulsão do ar na haste emergente do hidrómetro nos vários momentos v a são desprezáveis, a massa volúmica do líquido x no qual se simula que o hidrómetro flutua livremente na indicação da escala correspondente, resulta da combinação das equações (3), (5) e (7): ρ x (ρ L (T) ρ a ) [M a (1 ρ a ρs )+πdγ x g ] [M a (1 ρ a ρs ) M L(1 ρ a3 ρs )+πdγ L g ] [1 + β(t 3 T 0 )] + ρ a (8) De modo a simplificar o algoritmo, efectuam-se as seguintes substituições: m a = M a (1 ρ a ) (9) Onde m a é a massa aparente do hidrómetro no ar, onde M a constitui a massa convencional do hidrómetro no ar. m l = M L (1 ρ a3 ) (10)

4 Onde m l é a massa aparente do hidrómetro imerso no líquido no ponto da escala x, onde M L constitui a massa convencional do hidrómetro no líquido. onsiderando ainda que: φ = πd g (11) Através da substituição das equações 9, 10 e 11 obtemos a equação 8 numa forma simplificada: m a +φγ x ρ x (ρ L (T) ρ a ) [1 + β(t m a m l +φγ 3 T 0 )] + ρ a (1) L Assim, o valor verdadeiro de massa volúmica, em g/cm 3, correspondente ao ponto da escala onde o hidrómetro intersecta o líquido de referência x, à temperatura T 0, calculado pelas equações (8 ou 1), depende dos seguintes parâmetros: Parâmetros constantes: T 0 Temperatura de referência de calibração (0 º); g Aceleração da gravidade no local do ensaio (cm.s - ); - oeficiente de expansão cúbica do vidro do hidrómetro (K -1 ); s Massa volúmica das massas padrão utilizadas (g/cm 3 ); γ L - Tensão superficial do líquido de referência (mn/m). Parâmetros variáveis: T 3 Temperatura do líquido de referência no momento da calibração (º); D Diâmetro da haste do hidrómetro no ponto a calibrar (cm); L (T) Massa volúmica do líquido de referência à temperatura T 3, em g/cm 3, obtida a partir do valor certificado de massa volúmica a 0 º ( ρ L (T 0 )), e do valor teórico do coeficiente de expansão térmica do n-nonano, a partir da equação seguinte: ρ L (T) = ρ L (T 0 ) α L (T 0 T 3 ) (13) a Massa volúmica do ar, em g/cm 3, à temperatura ambiente, t, em º, pressão atmosférica, p, em bar e humidade relativa do ar, h r, em %, calculada a partir da versão simplificada da fórmula IPM-007: ρ a = 0,34844p-h r(0,5t-,058) 73,15+t (14) Onde a corresponde à massa volúmica do ar no momento da pesagem do hidrómetro no ar e a3 corresponde à massa volúmica do ar no momento da pesagem hidrostática do hidrómetro. γ x - Tensão superficial de referência do hidrómetro (mn/m).

5 Determinação da massa volúmica de líquidos A Método de Pesagem Hidrostática O sistema de determinação da massa volúmica de líquidos do LPL é um método de pesagem hidrostática sendo constituído por uma célula de vidro e por uma estrutura metálica onde se coloca o líquido em análise e o padrão de massa volúmica, uma esfera de silício. Os ensaios consistem na determinação do valor da massa da esfera de silício, de massa e massa volúmica conhecidas e certificadas, dentro do líquido em estudo. Este processo é auxiliado por um suporte metálico que se conecta a uma balança permitindo a movimentação da esfera dentro do líquido. Os movimentos do elevador onde está apoiada a esfera são realizados através de um mecanismo automatizado de elevação e de um software específico para o efeito. B Densimetria de Tubo Vibrante O princípio de funcionamento de um densímetro de tubo vibrante baseia-se na lei da oscilação harmónica, na qual um tubo em forma de U, parte constituinte da célula de medição, é totalmente preenchido com a amostra a analisar, sendo submetido a uma força electromagnética. A medição do período da vibração do tubo preenchido com a amostra permite determinar o valor da massa volúmica da amostra. Esta determinação é baseada no modelo de massa-mola. A célula de medição é composta por um oscilador constituído por um tubo de borosilicato (duran 50) em forma de U que comporta cerca de 0,7 ml de amostra. Este tubo tem paredes duplas cujo espaço está preenchido por um gás com elevado coeficiente de condutividade térmica. Adicionalmente, existe um tubo capilar inserido no espaço entre as duas paredes, onde se encontra um termómetro de resistência de platina que permite a medição da temperatura do fluido em análise aquando da medição da massa volúmica. O restante instrumento consiste num sistema de excitação electrónica e componentes eléctricos que asseguram uma transmissão do sinal do período para o processador de unidade, livre de interferências (ver Figura 1). Avaliação Exibição Amplificador Bobina Tubo de vidro Magneto Ressonador de flexão Figura 1 Representação da célula de medição de um densímetro de tubo vibrante. O tubo em U oscila na sua frequência natural, função da sua massa. onsiderando que o volume de amostra dentro da célula é sempre igual, resulta que a frequência de oscilação depende unicamente da massa volúmica da amostra. O período de oscilação,, é dado por: v m (1) Onde: - Representa a massa volúmica da amostra, v - O volume da célula, m a massa da célula - a constante do oscilador.

6 Aplicando o quadrado da expressão (1), e considerando 4 v G e 4 m H obtém-se: ( H) G () Durante a oscilação do tubo em U, a amostra apresenta o efeito de amortecimento (damping) da oscilação. Este amortecimento é função da viscosidade da amostra. A viscosidade da amostra também tem um efeito de mover ligeiramente os nós da oscilação, levando ao aumento aparente do volume contido na célula. Quando estes dois efeitos se combinam, o erro, k, em kg/m 3 é na ordem de k 0,05, sendo a viscosidade em mpa s. A célula de medição oscila em várias frequências e em dois modos. Isto permite que o amortecimento devido à amostra seja medido e devidamente corrigido. Quando o densímetro padrão está calibrado, a massa volúmica medida será uma função do período de oscilação ( ) e do amortecimento. O software interno do instrumento parte do pressuposto que: A 4 ( 1 D damping E damping ) B (3) Onde A, B, e D são coeficientes determinados na calibração do instrumento com recurso a duas substâncias de massas volúmicas conhecidas, ar e água. Estudos efectuados em vários instrumentos deste tipo (ver Stabinger, H.) utilizando uma vasta gama de Materiais de Referência ertificados (RMs) e água sugeriram que a equação (3) com o seu termo de interacção entre o período e o amortecimento era desnecessariamente complexa. Para amostras de massa volúmica entre os (690 e 1 60) kg/m mpa s a equação (4) é a mais adequada. e viscosidade acima dos A B damping (4) Para líquidos dentro do mesmo intervalo de massa volúmica, (690 e 160) kg/m 3, mas com viscosidade inferior a 30 mpa s, a equação (5) descreve melhor o comportamento da célula. A B damping (5) Para líquidos com massa volúmica abaixo de 690 kg/m 3 e acima de 1 60 kg/m 3 a equação (3) é a utilizada. alibração de densímetros de tubo vibrante As calibrações dos densímetros de tubo vibrante realizam-se a 0 º, através de método comparativo, com amostras líquidas no intervalo de massa volúmica de (500 a 000) kg/m 3, seguindo procedimento interno cujo documento de referência é a norma ISO de As medições da massa volúmica das amostras em ambos os densímetros, o densímetro a calibrar e o densímetro padrão, são realizadas quase em simultâneo garantindo assim, que a solução esteja nas mesmas condições de homogeneidade. A determinação e certificação da massa volúmica de amostras líquidas é realizada tendo por base os mesmos documentos da calibração de densímetros de tubo vibrante.

7 Rastreabilidade da calibração de um hidrómetro (a vermelho) e da calibração de um densímtero de tubo vibrante (a azul) Sistema de determinação da massa volúmica de líquidos através de pesagem hidrostática

Por: Andreia Furtado

Por: Andreia Furtado Laboratório de Propriedades de Líquidos Unidade de Metrologia Científica e Aplicada Laboratório Central de Metrologia IPQ Por: Andreia Furtado afurtado@mail.ipq.pt Sumário I. Sistema Internacional de Unidades

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Aula 7 Flutuação e Empuxo. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica dos Fluidos. Aula 7 Flutuação e Empuxo. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 7 Flutuação e Empuxo Tópicos Abordados Nesta Aula Flutuação e Empuxo. Solução de Exercícios. Definição de Empuxo Quando se mergulha um corpo em um líquido, seu peso aparente diminui, chegando às vezes

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 18. Mecânica de Fluidos I

Física I 2010/2011. Aula 18. Mecânica de Fluidos I Física I 2010/2011 Aula 18 Mecânica de Fluidos I Sumário Capítulo 14: Fluidos 14-1 O que é um Fluido? 14-2 Densidade e Pressão 14-3 Fluidos em Repouso 14-4 A Medida da pressão 14-5 O Princípio de Pascal

Leia mais

Andreia Furtado. Laboratório de Propriedades de Líquidos Unidade de Metrologia Científica e Aplicada Laboratório Nacional de Metrologia IPQ

Andreia Furtado. Laboratório de Propriedades de Líquidos Unidade de Metrologia Científica e Aplicada Laboratório Nacional de Metrologia IPQ Andreia Furtado Laboratório de Propriedades de Líquidos Unidade de Metrologia Científica e Aplicada Laboratório Nacional de Metrologia IPQ II Encontro Metrologia na Saúde 11 de Dezembro de 2012 Sumário

Leia mais

PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES

PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES NTRODUÇÃO Força de impulsão RNCÍO DE ARQUMEDES O desenho da Figura 1a mostra um corpo de densidade ρ, submerso num de densidade ρ. As setas representam as forças que actuam nas diferentes partes do corpo;

Leia mais

Capítulo MECÂNICA DOS FLUÍDOS

Capítulo MECÂNICA DOS FLUÍDOS Capítulo 7 MECÂNICA DOS FLUÍDOS DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 7 - MECÂNICA DOS FLUÍDOS 7.1 Considere dois corpos ligados por um cabo com massa e volume desprezáveis que são colocados no interior de vaso

Leia mais

IMPULSÃO LEI DE ARQUIMEDES. FQ- 9ºano

IMPULSÃO LEI DE ARQUIMEDES. FQ- 9ºano IMPULSÃO LEI DE ARQUIMEDES FQ- 9ºano FLUIDO Material, no estado líquido ou gasoso, que não tem forma própria e escoa com relativa facilidade. São caracterizados pela: viscosidade valor numérico relacionado

Leia mais

Materiais / Materiais I. Guia para Trabalho Laboratorial IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS ATRAVÉS DA DENSIDADE

Materiais / Materiais I. Guia para Trabalho Laboratorial IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS ATRAVÉS DA DENSIDADE Materiais / Materiais I Guia para Trabalho Laboratorial IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS ATRAVÉS DA DENSIDADE 1. Introdução Os materiais para engenharia são convencionalmente classificados em cinco classes:

Leia mais

Noções Básicas de Física Arquitectura Paisagística PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES (1)

Noções Básicas de Física Arquitectura Paisagística PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES (1) INTRODUÇÃO Força de impulsão PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES O desenho da Figura 1a mostra um corpo de densidade ρ, submerso num líquido de densidade ρ líquido. As setas representam as forças que actuam nas diferentes

Leia mais

HIDROSTÁTICA. Priscila Alves

HIDROSTÁTICA. Priscila Alves HIDROSTÁTICA Priscila Alves priscila@demar.eel.usp.br OBJETIVOS Exemplos a respeito da Lei de Newton para viscosidade. Variação da pressão em função da altura. Estática dos fluidos. Atividade de fixação.

Leia mais

Resolução de Curso Básico de Física de H. Moysés Nussenzveig Capítulo 07 - Vol. 2

Resolução de Curso Básico de Física de H. Moysés Nussenzveig Capítulo 07 - Vol. 2 HTTP://WWW.COMSIZO.COM.BR/ Resolução de Curso Básico de Física de H. Moysés Nussenzveig Capítulo 7 - Vol. Engenharia Física 9 Universidade Federal de São Carlos /1/9 1 Uma esfera oca de alumínio tem um

Leia mais

Lei de Arquimedes. Teorema de Arquimedes. O que é empuxo?

Lei de Arquimedes. Teorema de Arquimedes. O que é empuxo? Lei de Arquimedes Teorema de Arquimedes Um corpo total ou parcialmente mergulhado em um fluido em equilíbrio recebe dele uma força (chamada empuxo) vertical, de baixo para cima, de módulo igual ao módulo

Leia mais

Princípio de Arquimedes: Empuxo. P r o f. T h i a g o M. d e o l i v e i r a

Princípio de Arquimedes: Empuxo. P r o f. T h i a g o M. d e o l i v e i r a Princípio de Arquimedes: Empuxo P r o f. T h i a g o M. d e o l i v e i r a A história... Contam os livros, que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso

Leia mais

, e a densidade do ar é 1, 293kg / m. Resposta: 5,5 km.

, e a densidade do ar é 1, 293kg / m. Resposta: 5,5 km. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - INSTITUTO DE FÍSICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS 122 - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E www.fis.ufba.br LISTA DE EXERCÍCIOS - F L U I D O S 2019.1 1. Uma

Leia mais

Laboratório de Física I. Experiência 2 Determinação de densidades. 1 o semestre de 2017

Laboratório de Física I. Experiência 2 Determinação de densidades. 1 o semestre de 2017 4310256 Laboratório de Física I Experiência 2 Determinação de densidades 1 o semestre de 2017 7 de março de 2017 2. Determinação de densidades Introdução Os estados da matéria podem, de forma simplificada,

Leia mais

Laboratório de Física I. Experiência 2 Determinação de densidades. 1 de fevereiro de 2018

Laboratório de Física I. Experiência 2 Determinação de densidades. 1 de fevereiro de 2018 4310256 Laboratório de Física I Experiência 2 Determinação de densidades 1 o semestre de 2018 1 de fevereiro de 2018 2. Determinação de densidades Introdução Os estados da matéria podem, de forma simplificada,

Leia mais

HIDROSTÁTICA PARTE I

HIDROSTÁTICA PARTE I HIDROSTÁTICA PARTE I CONSIDERAÇÕES INICIAIS Características gerais de fluidos para este capítulo É uma substância que pode fluir, ou seja, se conforma segundo as limitações do recipiente Comportam-se desta

Leia mais

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 5 FLUIDOS

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 5 FLUIDOS FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 5 FLUIDOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Fluido um fluido ao contrário de um sólido, é uma substância que pode escoar, os fluidos assumem a forma dos recipientes

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓPTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓPTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓPTICA RESUMO UNIDADE 1 Hidrostática Professora: Olivia Ortiz John INTRODUÇÃ A HIDROSTÁTICA A Hidrostática é a área da Física que estuda os fluidos em repouso. Mas o que é

Leia mais

Mecânica dos Fluidos 1ª parte

Mecânica dos Fluidos 1ª parte Mecânica dos Fluidos 1ª parte Introdução à Mecânica dos Fluidos Prof. Luís Perna 2010/11 Noção de Fluido Fluido é toda a substância que macroscopicamente apresenta a propriedade de escoar. Essa maior ou

Leia mais

Mecânica dos Fluidos 2ª parte

Mecânica dos Fluidos 2ª parte Mecânica dos Fluidos 2ª parte Introdução à Mecânica dos Fluidos Prof. Luís Perna 2010/11 Lei de Pascal Consideremos uma massa líquida encerrada num recipiente equipado com um êmbolo de massa desprezável.

Leia mais

O presente regulamento é obrigatório em todos os seus elementos e directamente aplicável em todos os Estados-Membros.

O presente regulamento é obrigatório em todos os seus elementos e directamente aplicável em todos os Estados-Membros. 2.3.2005 Jornal Oficial da União Europeia L 56/3 REGULAMENTO (CE) N. o 355/2005 DA COMISSÃO de 28 de Fevereiro de 2005 que altera o Regulamento (CEE) n. o 2676/90 que determina os métodos de análise comunitários

Leia mais

Vestibulares da UFPB Provas de Física de 94 até 98 Prof. Romero Tavares Fone: (083) Hidrostática. p E = p 0

Vestibulares da UFPB Provas de Física de 94 até 98 Prof. Romero Tavares Fone: (083) Hidrostática. p E = p 0 Prof. Romero Tavares Fone: (08)5-1869 Hidrostática UFPB/98 1. Um tubo de laboratório, em forma de U, com dois ramos abertos para a atmosfera, contém dois líquidos diferentes, não miscíveis, em equilíbrio.

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE DENSIDADE

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE DENSIDADE INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE DENSIDADE Introdução A medição da densidade de líquidos fornece uma informação valiosa para a determinação da concentração ou da composição de uma solução.

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Fluidos Hidrostática e Hidrodinâmica

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Fluidos Hidrostática e Hidrodinâmica Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Fluidos Hidrostática e Hidrodinâmica SUMÁRIO Fluido Força do fluido Pressão Lei de Stevin Sistemas de vasos comunicantes Princípio de Pascal Medições de pressão Princípio

Leia mais

Mecânica dos fluidos. m V

Mecânica dos fluidos. m V Mecânica dos fluidos Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de corte, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Nesta definição estão incluídos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 3 ROTEIRO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 3 ROTEIRO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 047 HIDRÁULICA Prof. Fernando Campos Mendonça AULA 3 ROTEIRO Tópicos da aula 3:

Leia mais

12. o ano - Física

12. o ano - Física 12. o ano - Física - 2002 Ponto 115-2. a chamada I Versão 1 Versão 2 1. (B) (D) 2. (C) (C) 3. (A) (B) 4. (B) (A) 5 (A) (E) 6. (B) (C) II 1. 1.1 Figura 1: Legenda: N - reacção normal (força aplicada pela

Leia mais

Transferência de Calor 1

Transferência de Calor 1 Transferência de Calor Guedes, Luiz Carlos Vieira. G94t Transferência de calor : um / Luiz Carlos Vieira Guedes. Varginha, 05. 80 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

Precisão e algarismos significativos

Precisão e algarismos significativos Tema 10 Precisão e algarismos significativos 10.1 Algarismos significativos Em Física trabalhamos com entidades que se podem medir (comprimentos, massas, tempos, etc). Mas os instrumentos de medida impõem

Leia mais

FÍSICA 2 PROVA 2 TEMA 1 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA PROF. LEANDRO NECKEL

FÍSICA 2 PROVA 2 TEMA 1 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA PROF. LEANDRO NECKEL FÍSICA 2 PROVA 2 TEMA 1 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA PROF. LEANDRO NECKEL HIDROSTÁTICA PARTE I CONSIDERAÇÕES INICIAIS Características gerais de fluidos para este capítulo É uma substância que pode fluir,

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II A pressão num ponto de um líquido em equilíbrio 1- Objetivos Gerais: Calibrar um manômetro de tubo aberto: Usar o manômetro calibrado para medir a pressão em pontos de um fluido de densidade desconhecida.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA VISCOSIDADE DINÂMICA DE BIODIESEL ROTA ETÍLICA E OUTROS ÓLEOS UTILIZANDO-SE DUAS ABORDAGENS

AVALIAÇÃO DA VISCOSIDADE DINÂMICA DE BIODIESEL ROTA ETÍLICA E OUTROS ÓLEOS UTILIZANDO-SE DUAS ABORDAGENS AVALIAÇÃO DA VISCOSIDADE DINÂMICA DE BIODIESEL ROTA ETÍLICA E OUTROS ÓLEOS UTILIZANDO-SE DUAS ABORDAGENS Fernando Luiz Barbuda de Abreu, Dalni Malta do Espírito Santos Filho 3, Roberto Guimarães Pereira

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 05 HIDROSTÁTICA REVISÃO GERAL

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 05 HIDROSTÁTICA REVISÃO GERAL FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 05 HIDROSTÁTICA REVISÃO GERAL Fixação 1) A figura ao lado representa um cilindro constituído por três partes de volumes iguais a V. A parte de baixo é de ferro maciço e homogêneo,

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 10. Movimento Oscilatório II

Física I 2010/2011. Aula 10. Movimento Oscilatório II Física I 2010/2011 Aula 10 Movimento Oscilatório II Sumário Capítulo 15: Oscilações 15-3 A Energia no Movimento Harmónico Simples 15-4 Um Oscilador Harmónico Simples Angular 15-5 O Pêndulo simples 15-7

Leia mais

Resoluções dos problemas

Resoluções dos problemas DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITECTURA SECÇÁO DE HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS E AMIENTAIS HIDRÁULICA I Resoluções dos problemas HIDRÁULICA I 1 HIDROSTÁTICA PROLEMA.1 O tubo representado na figura

Leia mais

Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA

Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com LISTA 1 Conceitos Iniciais 1) Faça as seguintes conversões de unidades: a) 45 km/h em m/s. b) 100 m/s em km/h. c) 600

Leia mais

FLUIDOS. Prof. Neemias Alves de Lima Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais Universidade Federal do Vale do São Francisco

FLUIDOS. Prof. Neemias Alves de Lima Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais Universidade Federal do Vale do São Francisco FLUIDOS Prof. Neemias Alves de Lima Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais Universidade Federal do Vale do São Francisco 1 Cristalino Sólido Amorfo Estados da Matéria Líquido Fluidos Coleção de

Leia mais

EXPANSÃO TÉRMICA DE LÍQUIDOS

EXPANSÃO TÉRMICA DE LÍQUIDOS Protocolos das Aulas Práticas 25 / 26 EXPANSÃO TÉRMICA DE LÍQUIDOS. Resumo Num primeiro momento, calibra-se um picnómetro em volume, com água destilada. Em seguida, estuda-se a expansão térmica volúmica

Leia mais

Química Geral Experimental - Aula 5

Química Geral Experimental - Aula 5 Química Geral Experimental - Aula 5 Título da Prática: Construção e calibração do densímetro. Objetivos: Construir e utilizar um densímetro de baixo custo; Determinar a densidade de líquidos puros e soluções;

Leia mais

2.1.6 Teorema de Stevin

2.1.6 Teorema de Stevin Parte 3 2.1.6 Teorema de Stevin (Lei Fundamental da Hidrostática) Os pontos A e B estão no interior de um fluido de densidade. p A =. g. h A p B =. g. h B Fazendo p B p A, temos: p B p A =. g. h B. g.

Leia mais

Vazão. Conceito de Vazão

Vazão. Conceito de Vazão Vazão Conceito de Vazão Quando se toma um ponto de referência, a vazão é a quantidade do produto ou da utilidade, expressa em massa ou em volume, que passa por ele, na unidade de tempo. A unidade de vazão

Leia mais

Hidrostática Prof: Edson Rizzo. Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo

Hidrostática Prof: Edson Rizzo. Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo Hidrostática Prof: Edson Rizzo Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo DENSIDADE Consideremos um corpo de massa m e volume V. A densidade (d) do corpo é definida por: d = m V No

Leia mais

Hidrostática REVISÃO ENEM O QUE É UM FLUIDO? O QUE É MASSA ESPECÍFICA? OBSERVAÇÕES

Hidrostática REVISÃO ENEM O QUE É UM FLUIDO? O QUE É MASSA ESPECÍFICA? OBSERVAÇÕES REVISÃO ENEM Hidrostática O QUE É UM FLUIDO? Fluido é denominação genérica dada a qualquer substância que flui isto é, escoa e não apresenta forma própria, pois adquire a forma do recipiente que o contém.

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Halliday Fundamentos de Física Volume 2 Halliday Fundamentos de Física Volume 2 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Hidrostática. Objetivo. Introdução

Hidrostática. Objetivo. Introdução Hidrostática Objetivo A experiência em questão tem como objetivo verificar o Princípio de Arquimedes e usá lo para determinar a densidade de um material sólido e estudar uma liga metálica. Introdução A

Leia mais

Problemas sobre osciladores simples

Problemas sobre osciladores simples Universidade de Coimbra mecânica Clássica II 2009.2010 Problemas sobre osciladores simples 1. Um objecto com 1 kg de massa está suspenso por uma mola e é posto a oscilar. Quando a aceleração do objecto

Leia mais

HIDROSTÁTICA. Densidade. Densidade. Aprofundamento de Estudos - ENEM. Escola Estadual João XXIII Profª Marilene Carvalho 1

HIDROSTÁTICA. Densidade. Densidade. Aprofundamento de Estudos - ENEM. Escola Estadual João XXIII Profª Marilene Carvalho 1 ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS - ENEM FÍSICA HIDROSTÁTICA PROFESSORA: MARILENE MARIA DE CARVALHO Densidade Densidade Ex.1) Um

Leia mais

Estudo da Física. Prof. Railander Borges

Estudo da Física. Prof. Railander Borges Estudo da Física Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges ASSUNTO: HIDROSTÁTICA 1. Uma pedra cujo peso

Leia mais

Laboratório de Física I. Experiência 3 Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos. 1 o semestre de 2014

Laboratório de Física I. Experiência 3 Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos. 1 o semestre de 2014 4310256 Laboratório de Física I Experiência 3 Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos 1 o semestre de 2014 5 de fevereiro de 2014 3. Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS Curso : Engenharia civil Disciplina: Fenômeno dos transportes Professor(a): Nome do(s) Aluno(a)(s): LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS Período Letivo: 2014.2 Unidade: I Nota: Semestre:

Leia mais

Módulo 05 - Balança Hidrostática

Módulo 05 - Balança Hidrostática Módulo 05 - Balança Hidrostática No século III a.c., o grande filósofo, matemático e físico Arquimedes, realizando experiências cuidadosas, descobriu uma maneira de calcular o empuxo que atua em corpos

Leia mais

CEFET-UNIDADE DE ENSINO DE SIMÕES FILHO Curso: Petróleo & Gás Turma: Disciplina: Física Carga Horária: 30 horas Professor: Melquisedec Lourenço Aluno:

CEFET-UNIDADE DE ENSINO DE SIMÕES FILHO Curso: Petróleo & Gás Turma: Disciplina: Física Carga Horária: 30 horas Professor: Melquisedec Lourenço Aluno: CEFET-UNIDADE DE ENSINO DE SIMÕES FILHO Curso: Petróleo & Gás Turma: Disciplina: Física Carga Horária: 30 horas Professor: Melquisedec Lourenço Aluno: Lista de Exercícios Hidrostática II. Um corpo maciço

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 1 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 10 m/s 2 Número de Avogadro : 6,0 x 10 23 /mol Constante

Leia mais

As seguintes considerações devem ser feitas inicialmente ou ao longo do trabalho:

As seguintes considerações devem ser feitas inicialmente ou ao longo do trabalho: EXPERIÊNCIA 1: Pesa-espíritos EXEMPLO DE RESOLUÇÃO: Esquema da montagem: H 0 h 0 M As seguintes considerações devem ser feitas inicialmente ou ao longo do trabalho: M = massa do tubo + massa adicionada

Leia mais

RELATÓRIO DA PRÁTICA 06: PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA

RELATÓRIO DA PRÁTICA 06: PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS RUSSAS CENTRO DE TECNOLOGIA LABORATÓRIO DE FÍSICA FÍSICA EXPERIMENTAL PARA ENGENHARIA RELATÓRIO DA PRÁTICA 06: PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA ALUNO: ANTÔNIO

Leia mais

Fluidos - Estática. Estudo: Densidade de corpos e fluidos Pressão em um fluido estático Força que um fluido exerce sobre um corpo submerso

Fluidos - Estática. Estudo: Densidade de corpos e fluidos Pressão em um fluido estático Força que um fluido exerce sobre um corpo submerso Fluidos - Estática Estudo: Densidade de corpos e fluidos Pressão em um fluido estático Força que um fluido exerce sobre um corpo submerso Densidade Uma importante propriedade de um material é a sua densidade,

Leia mais

As seguintes considerações devem ser feitas inicialmente ou ao longo do trabalho:

As seguintes considerações devem ser feitas inicialmente ou ao longo do trabalho: EXPERIÊNCIA : Pesa-espíritos EXEPO DE RESOUÇÃO: Esquema da montagem: H 0 h 0 As seguintes considerações devem ser feitas inicialmente ou ao longo do trabalho: = massa do tubo + massa adicionada necessária

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MATRIZ DE EXAME DISCIPLINA: Física e Química Módulo 5 Hidrostática e Hidrodinâmica Duração: 50 minutos Conteúdos Competências

Leia mais

Convecção (natural e forçada) Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros

Convecção (natural e forçada) Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros Convecção (natural e forçada) Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros Convecção natural Convecção forçada Convecção natural A transmissão de calor por convecção natural ocorre sempre quando um corpo é

Leia mais

Estabilização. 1.Estabilidade coloidal 2.Clarificação natural. Trasfegas. 3 de Março de Fernanda Cosme 1

Estabilização. 1.Estabilidade coloidal 2.Clarificação natural. Trasfegas. 3 de Março de Fernanda Cosme 1 Estabilização 1.Estabilidade coloidal 2.Clarificação natural. Trasfegas 3 de Março de 2011 Fernanda Cosme 1 1- Noções de clarificação e de estabilização Para efeitos de clarificação o vinho é considerado

Leia mais

Mecânica dos Fluidos I

Mecânica dos Fluidos I Mecânica dos Fluidos I Aula prática 5 (Semana de 19 a 23 de Outubro de 2009) EXERCÍCIO 1 Um reservatório de água, A, cuja superfície livre é mantida a 2 10 5 Pa acima da pressão atmosférica, descarrega

Leia mais

Física para Engenharia II - Prova P a (cm/s 2 ) -10

Física para Engenharia II - Prova P a (cm/s 2 ) -10 4320196 Física para Engenharia II - Prova P1-2012 Observações: Preencha todas as folhas com o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de 2 horas. Não somos responsáveis

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Medição de Nível Na indústria se requer medições tanto de nível de líquidos como de sólidos. Para facilitar a compreensão costuma-se definir

Leia mais

EXPERIMENTO 03. Medidas de vazão de líquidos, utilizando Rotâmetro, Placa de orifício e Venturi. Prof. Lucrécio Fábio

EXPERIMENTO 03. Medidas de vazão de líquidos, utilizando Rotâmetro, Placa de orifício e Venturi. Prof. Lucrécio Fábio EXPERIMENTO 03 Medidas de vazão de líquidos, utilizando Rotâmetro, Placa de orifício e Venturi Prof. Lucrécio Fábio Atenção: As notas destinam-se exclusivamente a servir como roteiro de estudo. Figuras

Leia mais

Exame de recurso Física para as Ciências Naturais Curso: Agronomia 18/07/08. Nome:... Número:...

Exame de recurso Física para as Ciências Naturais Curso: Agronomia 18/07/08. Nome:... Número:... Exame de recurso Física para as Ciências Naturais Curso: Agronomia 18/07/08 Nome:... Número:... Pode utilizar calculadora e uma folha A4 (duas páginas) com fórmulas. Grupo I (15 valores) Assinalar a reposta

Leia mais

!"#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! '728'9/:/*.0/;!

!#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! '728'9/:/*.0/;! !"#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! 234252346'728'9/:/*.0/;! A'CD9'!AEBF1A19'11! Programa! "#!$%&'()*+,-.!&()!/012&()!!3.10.)!4567!!!!!!! 8'9)):(!! ;9&%

Leia mais

Escola Secundária Eça de Queirós

Escola Secundária Eça de Queirós Escola Secundária Eça de Queirós Laboratório de Física - 12º Ano TL I.6 Coeficiente De Viscosidade De Um Líquido Relatório realizado por: Luís Artur Domingues Rita Nº16 12ºC3 Grupo 1 12 de abril de 2013

Leia mais

Experiência 1 FLUIDOS. Fluidos. Laboratórios de Física

Experiência 1 FLUIDOS. Fluidos. Laboratórios de Física Experiência 1 FLUIDOS 31 Um fluido é um conjunto de moléculas, mantidas juntas devido fracas forc as de ligação e devido às forc as exercidas pelas paredes do recipiente onde estão contidas. Consideram-se

Leia mais

FÍSICA. Por que você se sente mais leve quando está imerso ou parcialmente imerso na água?.

FÍSICA. Por que você se sente mais leve quando está imerso ou parcialmente imerso na água?. FÍSICA 2 MECÂNICA II 3. 4. Pêndulo Princípio simples de Arquimedes - Empuxo Parte I Medida da densidade de um sólido Parte II Medida da densidade de um líquido NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA PARTE

Leia mais

Lista 10 Hidrostática UERJ Professor Alvaro Lemos - Insituto Gaylussac

Lista 10 Hidrostática UERJ Professor Alvaro Lemos - Insituto Gaylussac TEXTO PARA AS PRÓXIMAS QUESTÕES: Um peixe ósseo com bexiga natatória, órgão responsável por seu deslocamento vertical, encontra-se a 0 m de profundidade no tanque de um oceanário. Para buscar alimento,

Leia mais

Setor de Tecnologia - TC Engenharia Ambiental Avaliação P1. Mecânica dos Fluidos Ambiental I

Setor de Tecnologia - TC Engenharia Ambiental Avaliação P1. Mecânica dos Fluidos Ambiental I Universidade Federal do Paraná Mecânica dos Fluidos Ambiental I Setor de Tecnologia - TC Engenharia Ambiental 2019-1 Avaliação P1 Mecânica dos Fluidos Ambiental I Tobias Bleninger Departamento de Engenharia

Leia mais

Biofísica Bacharelado em Biologia

Biofísica Bacharelado em Biologia Biofísica Bacharelado em Biologia Prof. Dr. Sergio Pilling PARTE A Capítulo 5 Fluidos. Introdução a hidrostática e hidrodinâmica. Objetivos: Nesta aula abordaremos o estudo dos fluidos. Faremos uma introdução

Leia mais

Água de adesão = faixa de umidade que vai de 0% a aproximadamente 30%.

Água de adesão = faixa de umidade que vai de 0% a aproximadamente 30%. Secagem da madeira Água de adesão = faixa de umidade que vai de 0% a aproximadamente 30%. Movimenta-se por difusão, através das paredes das células, necessitando de energia (calor) para ser retirada da

Leia mais

Unidade Curricular: Física Aplicada

Unidade Curricular: Física Aplicada Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas Unidade Curricular: Física Aplicada Aulas Laboratoriais Trabalho laboratorial n.º 3 (1.ª parte) Viscosidade de Líquidos DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE

Leia mais

Lei fundamental da hidrostática

Lei fundamental da hidrostática Sumário Unidade I MECÂNICA 3- de fluidos - Lei fundamental da hidrostática ou Lei de Stevin. - Vasos comunicantes Equilíbrio de dois líquidos não miscíveis. - Relação entre as pressões de dois pontos,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Questão 1. Responda as questões abaixo:

LISTA DE EXERCÍCIOS. Questão 1. Responda as questões abaixo: LISTA DE EXERCÍCIOS Questão 1. Responda as questões abaixo: 1. Que tipo de forças atuam nos fluidos estáticos. 2. Quando um elemento de fluido encontra-se em repouso. 3. Qual o significado de pressão.

Leia mais

Kit de Determinação de Densidade Manual de Instruções

Kit de Determinação de Densidade Manual de Instruções Kit de Determinação de Densidade Manual de Instruções (EX/EP/VP/CAV/AV/AR/PA/CP) Este Kit é compatível com os modelos OHAUS Adventurer, Adventurer Pro (exceto AV53x), Adventurer SL (exceto AS153x), Pioneer,

Leia mais

MODELAÇÃO NUMÉRICA DA INTERACÇÃO TÉRMICA SOLO-ESTRUTURA: ESTRUTURAS DE FUNDAÇÃO TERMOACTIVAS

MODELAÇÃO NUMÉRICA DA INTERACÇÃO TÉRMICA SOLO-ESTRUTURA: ESTRUTURAS DE FUNDAÇÃO TERMOACTIVAS MODELAÇÃO NUMÉRICA DA INTERACÇÃO TÉRMICA SOLO-ESTRUTURA: ESTRUTURAS DE FUNDAÇÃO TERMOACTIVAS Ana Vieira; João R. Maranha Departamento de Geotecnia, LNEC A gestão dos recursos energéticos é um tema central

Leia mais

Departamento de Física - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Licenciatura em Ciências da Saúde. Trabalho 4: Fluidos

Departamento de Física - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Licenciatura em Ciências da Saúde. Trabalho 4: Fluidos Licenciatura em Ciências da Saúde Trabalho 4: Fluidos Objetivos Caracterização dos fluidos em compressíveis e incompressíveis. Variação da pressão com a profundidade num fluido em equilíbrio. Verificação

Leia mais

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 17 (pág. 78) AD TM TC. Aula 18 (pág. 80) AD TM TC. Aula 19 (pág.

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 17 (pág. 78) AD TM TC. Aula 18 (pág. 80) AD TM TC. Aula 19 (pág. Física Setor A rof.: Índice-controle de Estudo Aula 17 (pág. 78) AD TM TC Aula 18 (pág. 80) AD TM TC Aula 19 (pág. 81) AD TM TC Aula 20 (pág. 83) AD TM TC Aula 21 (pág. 84) AD TM TC Aula 22 (pág. 84) AD

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas e Naturais 5- FLUIDOS EM SISTEMAS BIOLÓGICOS Física para Ciências Biológicas Prof. Roberto Claudino Ferreira ÍNDICE 1. Pressão

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. 1) A figura abaixo mostra, de forma simplificada, o sistema de freios a disco de um

LISTA DE EXERCÍCIOS. 1) A figura abaixo mostra, de forma simplificada, o sistema de freios a disco de um LISTA DE EXERCÍCIOS 1) A figura abaixo mostra, de forma simplificada, o sistema de freios a disco de um automóvel. Ao se pressionar o pedal do freio, este empurra o êmbolo de um primeiro pistão que, por

Leia mais

Física e Química A 715 (versão 1)

Física e Química A 715 (versão 1) Exame (Resolução proposta por colaboradores da Divisão de Educação da Sociedade Portuguesa de Física) Física e Química A 715 (versão 1) 0 de Junho de 008 1. 1.1. Átomos de ferro A espécie redutora é o

Leia mais

!"#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! '829':/;/*.0/<!

!#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! '829':/;/*.0/<! !"#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! 234562347'829':/;/*.0/+#-#/'?$00+,$%-0'@=A!1?B'C' (A:1?B'DE:'!BFCG1B1:'11! Programa! "#!$%&'()*+,-.!&()!/012&()!!3.10.)!4567!!!!!! 8'9)):(!! ;9&%

Leia mais

Unidade Curricular: Física Aplicada

Unidade Curricular: Física Aplicada Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas Unidade Curricular: Física Aplicada Aulas Laboratoriais Trabalho laboratorial nº. 3 (1ª. parte) Viscosidade de Líquidos DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE

Leia mais

ACELERAÇÃO (grandeza vetorial)

ACELERAÇÃO (grandeza vetorial) Ano Letivo 2011/2012 Agrupamento de Escolas de Porto de Mós / Escola Secundária Ciências Físico-Químicas 9º ano Ficha de Informativa nº 2 ACELERAÇÃO (grandeza vetorial) aceleração média (unidade SI: m/s

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais Mecânica dos Fluidos Física II Prof. Roberto Claudino Ferreira ÍNDICE ) - Introdução; ) - Densidade; 3) - Pressão;

Leia mais

EXERCICIOS PARA A LISTA 1 CAPITULO 15 FLUIDOS E ELASTICIDADE

EXERCICIOS PARA A LISTA 1 CAPITULO 15 FLUIDOS E ELASTICIDADE Conceituais QUESTÃO 1. Enuncie o príncipio de Arquimedes. Em quais condições um objeto irá flutuar ou afundar num fluido? Descreva como o conceito de empuxo pode ser utilizado para determinar a densidade

Leia mais

Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA

Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com LISTA 1 Conceitos Iniciais/Hidrostática 1) Calcular o peso específico, o volume específico e a massa específica de

Leia mais

Variável nível. É a medição que se faz tendo como referência a posição do plano superior da substância medida.

Variável nível. É a medição que se faz tendo como referência a posição do plano superior da substância medida. CARACTERÍSTICAS: É a altura do conteúdo de um reservatório, que poderá ser tanto de um líquido quanto de um sólido. Os sistemas de medição de nível variam em complexidade desde simples visores para leituras

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO 1. Para determinar a porosidade aberta de uma pedra calcária, utilizou-se um provete com as dimensões de 7.1 7.1 7.1 cm 3. Determinou-se a massa no estado

Leia mais

Obs: É necessário que todas as questões tenham o cálculo

Obs: É necessário que todas as questões tenham o cálculo Professor (a): Aluno (a): Questão 01 - (UNIFOR CE/2014) Ensino Médio Unidade São Judas Tadeu Pedro Paulo Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE FÍSICA I Obs: É necessário que todas as questões tenham o cálculo

Leia mais

Lista 1 - Física II. (g) Nenhuma das opções anteriores. Figura 1: Questão 1.

Lista 1 - Física II. (g) Nenhuma das opções anteriores. Figura 1: Questão 1. Lista 1 - Física II Questão 1. Considere o tubo com vasos comunicantes de mesma seção reta e preenchido com um fluido incompressível em equilíbrio no campo gravitacional terrestre como na Figura 1. Em

Leia mais

Força dos Fluídos. Empuxo

Força dos Fluídos. Empuxo Força dos Fluídos Empuxo Arquimedes Nasceu em Siracusa, atual Itália 287 a.c. 212 a.c.; Foi um matemático, engenheiro, físico, inventor e astrônomo grego; Dedicou se a genial aplicação da mecânica à geometria,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE AULA. Exercícios de Hidrostática. 1. O corpo da figura abaixo pode ser apoiado nas faces A, B e C.

EXERCÍCIOS DE AULA. Exercícios de Hidrostática. 1. O corpo da figura abaixo pode ser apoiado nas faces A, B e C. Exercícios de Hidrostática EXERCÍCIOS DE AULA 1. O corpo da figura abaixo pode ser apoiado nas faces A, B e C. Com relação à pressão exercida sobre o plano de apoio, pode-se afirmar que é: a) maior, se

Leia mais

Lista 5 Hidrostática Professor Alvaro Siguiné Instituto Gaylussac 3ª série

Lista 5 Hidrostática Professor Alvaro Siguiné Instituto Gaylussac 3ª série 1. (Uerj 2018) Em uma experiência de hidrostática, uma bola de futebol foi presa com um fio ideal no fundo de um recipiente com água, conforme representado na figura. Sabe-se que a bola possui massa de

Leia mais

FLUIDIZAÇÃO DE SÓLIDOS

FLUIDIZAÇÃO DE SÓLIDOS FLUIDIZAÇÃO DE SÓLIDOS É A MELHOR E MAIS MODERNA TÉCNICA DA ENGENHARIA QUÍMICA PARA OBTER O CONTATO EFICIENTE ENTRE SÓLIDOS E FLUIDOS, ASSIM COMO TRANSPORTÁ-LOS ENTRE VASOS, TUBULAÇÕES, ETC. O CONTATO

Leia mais

Disciplina : Mecânica dos fluidos I. Aula 4: Estática dos Fluidos

Disciplina : Mecânica dos fluidos I. Aula 4: Estática dos Fluidos Curso: Engenharia Mecânica Disciplina : Mecânica dos fluidos I Aula 4: Estática dos Fluidos Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. Estática dos Fluidos A pressão gerada no interior de um fluido estático

Leia mais