TEOLOGIA. Doutrina de Deus. EV. Marcelo Mena

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEOLOGIA. Doutrina de Deus. EV. Marcelo Mena"

Transcrição

1 TEOLOGIA Doutrina de Deus EV. Marcelo Mena

2 DEUS ETERNIDADE Sem Início EXISTE Sem Fim Apocalipse.1. 8 Rm

3 Gn.1.1 No Princípio, criou Deus os Céus e a Terra. Assim começou... Jo.1.3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

4 Sistema Solar

5 Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Urano Neptuno Plutão

6 Céus Mundo Espiritual Terra Mundo Material

7 ETERNIDADE MUNDO ESPIRITUAL DIMENSÕES CÉUS SEM INÍCIO MUNDO MATERIAL SEM FIM

8 É É É NÃO É

9 PAI É DEUS ESPÍRITO SANTO NÃO É FILHO

10 Doutrina de Deus

11 A DOUTRINA DE DEUS - INTRODUÇÃO TEOLOGIA A palavra vem do latim, Theós e do hebraico correspondente a Elohim, o Deus criador, e indica uma pluralidade como deuses. Quando esta palavra Elohim, é empregada nas Escrituras, refere-se a plenitude do poder e representa a Trindade (Deus é Uno e ao mesmo tempo Trino), Dt 6.4; Gn 1.26; 3.22; 11.7; Mt 3.16,17; Jo 14.16; Mt 28.19; Hb 9.14).

12 INTRODUÇÃO Em uma tentativa de definir o Deus Trino diríamos: a. Deus Pai, é a plenitude da divindade invisível; b. Deus Filho, é a plenitude da divindade manifestada; c. Deus Espírito Santo, é a plenitude da divindade operando na criatura. Existem quatro pontos importantes sobre a pessoa de Deus: 1 A existência de Deus 2 A natureza de Deus 3 Os atributos de Deus 4 O trino Deus (sua obra e unidade)

13 I- A EXISTÊNCIA DE DEUS (Sl 90.2) Qualquer um que queira ir a Deus deve crer que Deus existe. Hb11.6 Crer em Deus (ter fé) é o ponto inicial na relação entre Deus e o homem. As Escrituras declaram: Disse o tolo no seu coração; não há Deus (Sl 14:1). Estes, afastam de suas vidas e de suas mentes a existência de Deus, e então, corrompem-se e comportam-se de maneira abominável, pois não há neles Lei para julgá-los e controlar seus atos. Deus é seu criador, bem como o gerador da vida de tudo o que tem fôlego, bem como do sol, da lua e de todos os exércitos do céus. Toda a natureza, inclusive o homem, estão sujeitos a Ele, pois a vida existe através dele e tudo é sustentado por Ele.

14 I- A EXISTÊNCIA DE DEUS (Sl 90.2) a) Como Provar a Existência de Deus? 1 Pela argumentação Assim como estou convencido da existência do vento e da dor sem jamais tê-los visto, creio na existência de DEUS. Como ouço o soprar do vento, posso ouvir a voz do Criador. Veja: (Ex ; Jo ).

15 I- A EXISTÊNCIA DE DEUS (Sl 90.2) 2 Olhando para a natureza A própria natureza celebra a Deus como o criador de tudo o que existe; nela podemos ver as perfeições divinas (Sl ; Rm ). b) Como Conhecer a Deus? Há duas maneiras para se conhecer a Deus: pela razão e pela fé.

16 I- A EXISTÊNCIA DE DEUS (Sl 90.2) 1 Pela razão. Usando o raciocínio, teólogos e filósofos apontam argumentos, através dos quais, nossa razão pode chegar a conhecer a Deus. Apontaremos aqui alguns desses argumentos, mas devemos deixar claro que tais argumentos são caminhos da razão para se chegar a idéia de Deus, mas não constituem prova da existência de Deus: Argumento do universo. O desígnio e a formosura do universo, implicam na existência de um arquiteto. Portanto, o universo é obra de um arquiteto (ser pessoal dotado de inteligência) suficiente e capaz de explicar sua obra.

17 I- A EXISTÊNCIA DE DEUS (Sl 90.2) Argumento da história A marcha dos eventos da história universal mostram que há evidência de um poder e de uma providência dominantes. Argumento da crença universal A maior parte dos ateus imaginam que os teólogos tenham inventado a idéia de Deus e depois apresentaram ao povo. Mas os teólogos não inventaram as estrelas e nem os botânicos inventaram as flores.

18 I- A EXISTÊNCIA DE DEUS 2 Pela fé. (Sl 90.2) Conforme Hb 11.1: Fé também é o firme fundamento (que não pode ser mudado) das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem. Mesmo que não vejamos, a fé prova que existe. Hb 11.3: Pela fé sabemos que o mundo e as estrela foram feitos mediante uma ordem de Deus, e foram feitos do nada. Rm 4.17: Deus chama as coisas que não são como se já fossem. Assim como na criação, Deus chamou as coisas que não existiam e elas passaram a existir (terra, vegetais, animais, etc.).

19 I- A EXISTÊNCIA DE DEUS (Sl 90.2) Hb 11.6: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele existe. Rm 10.17, complementa:... de sorte que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus, isto é, para ter fé é necessário conhecer a Palavra de Deus. Por quê devemos conhecê-lo? Porque conhecê-lo é um requisito básico para ser salvo (Jo 17.3). Todavia os homens não conseguiram chegar a um pleno conhecimento de Deus, por isso Deus tomou a iniciativa e se manifestou em carne (I Tm 3.16) e então, Jesus pode dizer: Quem me vê, vê o Pai (Jo ).

20 I- A EXISTÊNCIA DE DEUS (Sl 90.2) C. Crenças Errôneas Sobre a Existência de Deus Ateísmo: não creio em Deus, nada me convence da sua existência. Agnosticismo: não nego nem afirmo a existência de Deus, mas duvido que se possa provar que Ele existe. Deísmo: eu creio que há um Deus e que este Deus tenha criado o universo. Quando concluiu, largou-o a sua própria sorte. Não mais se preocupou com o que criou. Politeísmo: creio que há muitos deuses; olho para as coisas criadas, como o sol e a lua e acredito serem deuses. Creio que os deuses podem ser encontrados em toda parte.

21 I- A EXISTÊNCIA DE DEUS (Sl 90.2) Panteísmo: Deus está em todas as coisas. Ele é cada coisa, as árvores, as pedras, as flores, o vento, tudo é Deus. Teísmo: admite a existência de Deus, porém um deus imanente (inseparável, que está dentro do possível uma tendência panteista). O termo é usado em certas posições filosóficas e teológicas, independente de tratar ou não de um relacionamento religioso com o Deus de quem os indivíduos falam; Um conceito quase abstrato de Deus.

22 I- A EXISTÊNCIA DE DEUS (Sl 90.2) Monoteísmo: Crê na existência de um só Deus, Supremo Criador do universo, porém alguns que admitem este conceito, não vivem a Sua verdade. Deus utilizou os judeus para espalharem o conceito do Único e Verdadeiro Deus. O islamismo crê em Alá que afirmam ser o Deus verdadeiro, mas à luz das Escrituras não é o mesmo Deus, pois trata-se de um ser mau, sem compaixão; Também não admitem a essência de Deus como Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

23 II- A NATUREZA DE DEUS Segundo o Catecismo de Westminster: Deus é Espírito, infinito, eterno, imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. Não se pode compreender a Deus: poderia o finito (homem) compreender o infinito (Deus)? Mas podemos conhecê-lo (Jo 8.32; I Jo 5.20).

24 II- A NATUREZA DE DEUS - Os Nomes de Deus a.elohim, (traduzido Deus), é o nome de Deus Criador no livro de Gn 1.1. b. Jeová (traduzido Senhor), Yavé, Javé, revela-se como Jeová, o qual tem uma origem no verbo ser e inclui os três tempos: passado, presente e futuro. O nome significa Ele que ERA, que É e que HÁ DE SER, o Eterno, em outras palavras. O nome significa para o homem: eu me manifestei, me manifesto e ainda me manifestarei. Deus se revela à Moisés como EU SOU (Ex 3.13,14). Da mesma forma, o Deus Filho revelou-se ao homem: Eu Sou a porta (Jo 10.7), Eu Sou o bom pastor (Jo 10.14), Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6).

25 II- A NATUREZA DE DEUS c. Jeová Rafá O Senhor que cura (Ex 15.26). d.jeová Nissi O Senhor nossa bandeira. Invocavam-no quando oprimidos pelo inimigo. (Ex ). e.jeová Shalom O Senhor nossa Paz. (Jz 6.24). f. Jeová Rafha - O Senhor meu pastor. (Sl 23.1). g. Jeová Tsidkenu O Senhor nossa justiça (Jr 23.6). h. Jeová Jirê O Senhor provê (Gn 22.14). i. Jeová Shamah O Senhor está ali; (quando o Reino houver se concretizado sobre a terra) (Ez 48.35). l. Jeová Shabaote O Senhor dos exércitos (I Sm 1.3). m. Jeová Eliom O Senhor Altíssimo. (Sl 97.9). n. Jeová Mikadiskim O Senhor vos santifica. (Ex 31.13). o. Adonai O Senhor no pleno sentido da palavra (Gn 15.8), ligado a Javé O Senhor Javé

26 III- OS ATRIBUTOS DE DEUS Existe uma diferença entre os nomes de Deus e Seus atributos. Os nomes de Deus mostram as qualidades de Seu ser, enquanto que os atributos indicam vários aspectos de Seu caráter. Os atributos de Deus se dividem em 3 partes:

27 III- OS ATRIBUTOS DE DEUS Atributos naturais Vida: a vida de Deus está ligada ao próprio fato da existência de Deus. Ele é a própria vida (Jo 5.26). Espiritualidade: Ele é Espírito e Espírito pessoal (uma pessoa espiritual), pois Ele pensa, sente, fala, ouve, vê, se ira, abençoa; é a inteligência por excelência; é sensível; tem vontade própria (Gn 1.26; Sl 40.8; Is 46.10; Mt 16.10), contudo, Ele não pode ser visto ou compreendido com sentimentos naturais (I Co ). Eternidade: Deus existe por si mesmo. é eterno, não tem princípio, nem fim; Ele é imortal (I Cr 16.36; Sl 90.2; Sl ; I Tm 1.17; Hb 1.11; 12). Imutabilidade: Deus não muda jamais, nele não pode existir variação ou sombra de mudança (Hb 6.17; Tg 1.17).

28 III- OS ATRIBUTOS DE DEUS 2 Atributos ativos Onisciência: É perfeito em ciência e em sabedoria; abrange (conhece) tudo o que está compreendido no espaço e no tempo, céus e terra, desejos e decisões ocultos no coração do homem (Is 40.28; Sl ; I Rs 8.39; Jr 17.10; Mt 6.8; 10.30). Onipotência: Tudo é possível para Deus (Mt 19.26), seu poder é ilimitado (Gn 18.14; Jó 42.2; Sl 115.3). Ele pode tudo; e todo poder se concentra nele; Ele é o Todo-Poderoso (El Shaddai Jó 32.8)

29 III- OS ATRIBUTOS DE DEUS Onipresença: Ele está em todo lugar (Jr ). Embora Ele esteja em todo lugar, Ele não habita em todo lugar (Sl ; At 17.24) Oni-suficiência: Ele é suficiente para Si e suficiente para o homem. Não depende de ninguém (Gn 2.7; Jó 33.4; Jo 12.10; Sl ; At 17.25).

30 III- OS ATRIBUTOS DE DEUS 3 Atributos morais Veracidade: Ele é veraz e perfeito, não mente (Nm 23.19). Fidelidade: Cumpre suas promessas (Jr 1.12; Dt 7.9; Sl 117.2; Sl 143.1; II Tm 2.13). Santidade: Deus é Santo (Ex 15.11; Lv ; 20.26; 21.8; I Pe 1.16). Santidade significa: absoluta pureza moral. Misericórdia: A Sua misericórdia é a bondade em ação (Sl ; Dt 4.31; I Cr 16.34; Ef 2.4). Amor: Deus é amor (Dt 7.8; Ef 2.4; I Jo 4.8; Rm 8.39); amor demonstrado (Jo 3.16). Justiça: A justiça é a Santidade que Deus manifesta no tratar retamente com suas criaturas (Gn 18.25).

31 IV- A TRINDADE (O TRINO DEUS, SUA OBRA E UNIDADE) Deus é criador e administrador de tudo. - Criador: Sendo criador antecede as coisas criadas. Ele é uma personalidade criadora, (Inteligente e com propósito), que cria e sustenta suas obras (Gn 1.1-3; 26-27; Sl 33.6). - Administrador: Ele mantém a ordem funcional de tudo e corrige todas as irregularidade. (Am 4.7; I Co 10.26).

32 IV- A TRINDADE (O TRINO DEUS, SUA OBRA E UNIDADE) A. A Unidade De Deus A Bíblia revela que Jeová, embora seja um só Deus subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas, mas em uma unidade composta. A trindade é uma comunhão eterna, o Pai testificou do Filho (Mt 3.17), e o Filho testificou do Pai (Jo 5.19), o Filho testificou do Espírito Santo (Jo 14.26) e mais tarde, o Espírito testificou do Filho (Jo 15.16).

33 IV- A TRINDADE (O TRINO DEUS, SUA OBRA E UNIDADE) A Palavra trindade não aparece no Novo Testamento, é uma expressão teológica que surgiu no segundo século para descrever a divindade. A natureza da Trindade reside nas seguintes definições: Cada pessoa da Trindade é em si mesmo Deus. Cada pessoa da trindade encontra-se ligada de modo indissolúvel às outras duas. Na Bíblia encontramos por toda a parte pista da Trindade: (Gn 1.26 façamos o homem (Deus fala de si mesmo no plural); (Is 6.8 Quem há de ir por nós ; (I Co 13.13) a bênção tríplice.

34 IV- A TRINDADE (O TRINO DEUS, SUA OBRA E UNIDADE) 1. A explicação da Doutrina Como podem três pessoas ser um Deus? Ilustrações: O tempo é um só, mas em presente, passado e futuro (são três em um só). Na natureza: a água sólida, líquida e gasosa (sempre é água em três formas). O homem é constituído de espírito, alma e corpo, estas três constituem um só homem. João diz que os Três têm um só propósito, I Jo 5.8 (redimir a humanidade).

35 Indice Bibliográfico - As Grandes Doutrinas da Bíblia, Oliveira, Raimundo de; CPAD O Livro dos Livros, Hester, Huberto Inman; JUERP Teologia Sistemática - Vol. I, Chafer, Lewis Sperry; IBR Conhecendo as Doutrinas Bíblicas, Pearlman, Myer, VIDA 1991* - Teologia Sistemática, Horton, Stanley M.; CPAD 1996

O SENHOR DEUS. B) Argumentos Bíblicos para a Existência de Deus: Os autores bíblicos tanto presumem quanto defendem a existência de Deus.

O SENHOR DEUS. B) Argumentos Bíblicos para a Existência de Deus: Os autores bíblicos tanto presumem quanto defendem a existência de Deus. I. A EXISTÊNCIA DE DEUS. O SENHOR DEUS A) Argumentos Naturalistas para a Existência de Deus: 1) Cosmológico. Da palavra grega Kosmos, mundo. O universo é um efeito que exige uma causa adequada, e a única

Leia mais

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Eles são iguais em poder, eternidade e na posse de todos os atributos

Leia mais

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou?

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou? VERDADES ESSENCIAIS 2. Quem criou? Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Primeiro Artigo de Fé: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho

Leia mais

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A BÍBLIA SAGRADA REVELA DEUS A Bíblia Sagrada é a melhor fonte para o conhecimento de Deus, porque na pessoa de Jesus Cristo, Deus

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

As Últimas Coisas. Aula 27/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

As Últimas Coisas. Aula 27/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira As Últimas Coisas Aula 27/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Conceitos sobre a Trindade Monarquianismo Deus é um único ser Adocionismo Um só Deus, Jesus é adotado (revestido de Deus) no batismo

Leia mais

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 A SANTA TRINDADE A doutrina da Trindade não é fácil de ser compreendida, mas é um tema apaixonante. Ao lermos as Escrituras encontramos que há três pessoas que possuem os atributos

Leia mais

Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Doutrina da Trindade Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Conceitos sobre a Trindade S Monarquianismo Deus é um único ser S S Adocionismo Um só Deus, Jesus é adotado (revestido de Deus)

Leia mais

Gênesis 1:1 É a MAÇANETA, o TRINCO que abrirá a porta para descobrir toda a beleza, de toda a história da humanidade e do universo.

Gênesis 1:1 É a MAÇANETA, o TRINCO que abrirá a porta para descobrir toda a beleza, de toda a história da humanidade e do universo. Gênesis 1:1 É a MAÇANETA, o TRINCO que abrirá a porta para descobrir toda a beleza, de toda a história da humanidade e do universo. * Por toda a Bíblia vemos referências e afirmações sobre a CRIAÇÃO, sempre

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

LIÇÃO 3 DEUS: EXISTÊNCIA OU IMAGINAÇÃO? Textos Básicos: Deuteronômio 6.4; Salmos 139; Êxodo ; Isaías 40.13,14; Romanos 1.

LIÇÃO 3 DEUS: EXISTÊNCIA OU IMAGINAÇÃO? Textos Básicos: Deuteronômio 6.4; Salmos 139; Êxodo ; Isaías 40.13,14; Romanos 1. LIÇÃO 3 DEUS: EXISTÊNCIA OU IMAGINAÇÃO? Textos Básicos: Deuteronômio 6.4; Salmos 139; Êxodo 15.11-18; Isaías 40.13,14; Romanos 1.19-20 Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo, como sempre fazia.

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 LIÇÃO 2 DEUS PAI Ponto de partida: Cremos em Deus Pai, pessoal, espírito, eterno, infinito, imutável e insondável em seu Ser,

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA "Abre os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei". Sl.119.18 PLANO DE LEITURA BÍBLICA ANUAL - JANEIRO 01 Gn 1-3 Sl 1 02 Gn 4-7 Sl 2 03 Gn 8-10 Sl 3 04 Gn 11-13 Sl 4 05 Gn 14-17 Sl 5 06

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 1: TEOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Estrutura da Obra Parte I II III IV V VI VII Conteúdo Introdução A Doutrina da Palavra De Deus A Doutrina de Deus

Leia mais

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O SENHOR DEUS CRIADOR No princípio criou Deus os céus e a terra e ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém,

Leia mais

Quer estudar teologia com qualidade?

Quer estudar teologia com qualidade? www.teologiafabi.com.br Quer estudar teologia com qualidade? 1 - O SIGNIFICADO DE TEOLOGIA E DE DOUTRINA 2 - DEFINIÇÃO DE DEUS 3 - A EXISTÊNCIA DE DEUS 4 - A NATUREZA DE DEUS 5 - A UNIDADE E TRINDADE DE

Leia mais

Essenciais no pastoreio da criança. adaptado por Valerie Abreu

Essenciais no pastoreio da criança. adaptado por Valerie Abreu Essenciais no pastoreio da criança adaptado por Valerie Abreu "Meu papel não é fazer algo novo, mas vim ao lado do que Deus já está fazendo." Henry Blackaby Você ver Deus se movendo? Quando Deus está

Leia mais

IGREJA. Sua Natureza

IGREJA. Sua Natureza IGREJA Sua Natureza A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos. Wayne Grudem A igreja é o novo Israel de Deus que revela nesse tempo Sua glória Thiessen A igreja é a a assembléia dos

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

Paracletologia SEFO 2013

Paracletologia SEFO 2013 Paracletologia SEFO 2013 1 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático

Leia mais

LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO NÃO EXISTE OUTRO DEUS YAHWEH é o único e verdadeiro Deus não existindo outro deus além dele. Nesta lição estudaremos

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE 1. Deus (substantivo Elohim hb. que aparece 2.499 vezes nas Escrituras hebraicas, plural de Eloh forma no singular, que aparece 57 vezes) As Escrituras ensinam

Leia mais

Aula 12. Por que Deus permitiu a queda

Aula 12. Por que Deus permitiu a queda Aula 12. Por que Deus permitiu a queda 12.1 Deus é onisciente e onipresente Deus jamais é surpreendido por qualquer de suas criaturas. Ele é onisciente, ou seja, conhece todas as coisas perfeita, indivisa,

Leia mais

LIÇÃO 1 - TEMPO PARA TODAS AS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 - TEMPO PARA TODAS AS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 - TEMPO PARA TODAS AS COISAS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO TRANSCENDÊNCIA E IMANÊNCIA DE DEUS Deus é transcendente (está fora do tempo) e ao mesmo tempo é imanente (se manifesta

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

ORAÇÃO - INTERCESSAO. Pra. Ivonne Betsabe Muniz 16/11/2012. Pra. Ivonne Muniz 1

ORAÇÃO - INTERCESSAO. Pra. Ivonne Betsabe Muniz 16/11/2012. Pra. Ivonne Muniz 1 ORAÇÃO - INTERCESSAO Pra. Ivonne Betsabe Muniz 16/11/2012 Pra. Ivonne Muniz 1 INTERCESSÃO A luz da criação e da queda Pra. Ivonne Muniz 2 ADÃO Representava Deus no planeta terra, dirigindo-a e governando-a

Leia mais

Lição 1. Deus existe? Texto Bíblico: Atos

Lição 1. Deus existe? Texto Bíblico: Atos Lição 1 Deus existe? Texto Bíblico: Atos 17.16-34 Introdução: A Bíblia não está preocupada em provar a existência do Senhor e sustentador do universo, mas em afirmar a sua gloriosa e inconfundível existência

Leia mais

Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo

Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo PNEUMATOLOGIA A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO AULA 2 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2016 16/10/2016 Recapitulação Introdução Posição desta igreja Curso de Teologia Por que

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

TEOLOGIA SISTEMÁTICA A DOUTRINA DE DEUS - TEOLOGIA

TEOLOGIA SISTEMÁTICA A DOUTRINA DE DEUS - TEOLOGIA SERIEDADE NA PALAVRA CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 TEOLOGIA SISTEMÁTICA A DOUTRINA DE DEUS - TEOLOGIA PR. EDISON MIRANDA DA SILVA ÍNDICE A DOUTRINA DE DEUS - TEOLOGIA... 3 1. A

Leia mais

A RESTAURAÇÃO DA IGREJA. Mensagem Um Ver o propósito eterno de Deus com relação à igreja e iluminaratodoscomrelaçãoàeconomiadomistérioocultoemdeus

A RESTAURAÇÃO DA IGREJA. Mensagem Um Ver o propósito eterno de Deus com relação à igreja e iluminaratodoscomrelaçãoàeconomiadomistérioocultoemdeus A RESTAURAÇÃO DA IGREJA (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Mensagem Um Ver o propósito eterno de Deus com relação à igreja e iluminaratodoscomrelaçãoàeconomiadomistérioocultoemdeus Leitura bíblica: Ef

Leia mais

Curso de Teologia VnBteo. Este material é de uso exclusivo do aluno.

Curso de Teologia VnBteo. Este material é de uso exclusivo do aluno. 01 DOUTRINA DE DEUS Curso de Teologia VnBteo Este material é de uso exclusivo do aluno. 01. Doutrina de Deus Por Eguinaldo Hélio de Souza D eus e a sua existência trina. Os meios da revelação de Deus,

Leia mais

1º Os que o conhecem fazem grandes feitos por meio dele. mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas.

1º Os que o conhecem fazem grandes feitos por meio dele. mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas. CONHECENDO A DEUS Conhecer a Deus é uma tarefa que dificilmente conseguiremos. Conhecemos a Deus somente por meio do que nos revelou pela sua Palavra. Neste texto, de forma bem curta, descrevo alguns pontos

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

Deus. Coisas físicas Nº1

Deus. Coisas físicas Nº1 A ESSÊNCIA DE TUDO, A Santidade, Retidão e Justiça de Nº1 Deus Deus é diferente de todos os outros seres. Só Ele é infinito e não criado. Todos os demais são finitos e criados. O termo bíblico para essa

Leia mais

Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Rm.

Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Rm. 1 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Rm.9:20 2 Esta é uma das mais difíceis perguntas para um crente responder.

Leia mais

LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DOUTRINA DA TRINDADE A doutrina da Trindade é exclusiva do Cristianismo que não pode ser entendida

Leia mais

LIÇÃO: A TRINDADE Pr. Edvaldo Carvalho da Silva Filho

LIÇÃO: A TRINDADE Pr. Edvaldo Carvalho da Silva Filho LIÇÃO: A TRINDADE Pr. Edvaldo Carvalho da Silva Filho edvaldocsfilho@gmail.com Texto-base: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós (2 Coríntios

Leia mais

Texto Base: LER: Tg 1:16-18

Texto Base: LER: Tg 1:16-18 Aula 5 Texto Base: LER: Tg 1:16-18 A origem do Bem Esta epistola foi dirigida a um grupo de crentes que estavam dispersos, sujeitos a todo tipo de dificuldades. 1. Tiago aborda os conceitos Tentação

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Como Ler a Bíblia Reserve tempo para ler a Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam

Leia mais

TEÍSMO ABERTO O QUE É TEÍSMO ABERTO:

TEÍSMO ABERTO O QUE É TEÍSMO ABERTO: 1 TEXTO BASE Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles

Leia mais

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT Jörg Garbers Ms. de Teologia Jhwh e os deuses Jörg Garbers Ms. de Teologia Escrita e pronúncia O textos hebraico antigo somente escreve

Leia mais

Deus e Seus Atributos

Deus e Seus Atributos Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha 07/09/2014 Continuação... Sendo DEUS a causa primária de todas as coisas, a origem de tudo

Leia mais

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 PNEUMATOLOGIA II AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 b.4) APLICAÇÃO DO A.T.,(JEOVÁ/ ESP. SANTO) Is 60 : 8 10 comp. Com At 28 : 25 27 e Ex 16 : 7 com Hb 3 : 7 10 @ Os profetas eram

Leia mais

DEUS É BOM E IMUTÁVEL

DEUS É BOM E IMUTÁVEL Eu,, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio saudações a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro. DEUS É BOM E IMUTÁVEL INTRODUÇÃO Não podemos perder de vista nunca que apesar de todas as

Leia mais

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé?

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O dom de Deus foi manifesto e anunciado a todos os homens e é esta mensagem (fé) que concede poder a todos que nela confiam ( Jo 1:12 ). A palavra é viva e

Leia mais

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011 1 Tessalonicenses 5.9 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 20/02/2011 2 Destino é tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais, que ainda pode vir a acontecer, no futuro, com o objetivo

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS

UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS CALENDÁRIO ANUAL UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS R. B A R Ã O D E C O R O M A N D E L, 6 7 1 B A R R E I R O. B E L O H O R I Z O N T E / M G W W

Leia mais

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER. Capítulo 4 DA CRIAÇÃO 14/03/2017

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER. Capítulo 4 DA CRIAÇÃO 14/03/2017 CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER Capítulo 4 DA CRIAÇÃO 14/03/2017 CFWIV I. No princípio aprouve a Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo, para a manifestação da glória do seu eterno poder, sabedoria e bondade,

Leia mais

CONHEÇA O DEUS TRIÚNO João 14.26

CONHEÇA O DEUS TRIÚNO João 14.26 Estudo 28 CONHEÇA O DEUS TRIÚNO João 14.26 INTRODUÇÃO Em João 17.3 Jesus afirma que a vida eterna é alcançada pelo conhecimento do único Deus verdadeiro e do próprio Jesus que foi por Deus enviado. Nesta

Leia mais

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação. O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO O LIVRO DOS ESPÍRITOS PAR ARTE PRIMEIRA AS CAUSAS PRIMÁRIAS CAPÍTULO 1 D EUS Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO 1 O que é Deus? Deus é a inteligência

Leia mais

DO DEUS PAI E DO FILHO DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO

DO DEUS PAI E DO FILHO DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO DO DEUS PAI E DO FILHO DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO Desde os mais remotos tempos da existência humana, sempre houve no coração dos homens, o desejo de saber qual seria o nome do Deus Todo poderoso. Desde

Leia mais

A Dimensão do Ser. Espírito - Alma - Corpo Informação que gera felicidade Fernando Teodoro

A Dimensão do Ser. Espírito - Alma - Corpo Informação que gera felicidade Fernando Teodoro A Dimensão do Ser Espírito - Alma - Corpo Informação que gera felicidade Fernando Teodoro QUEM É VOCÊ? Motivação Pessoal & Desenvolvimento Intelectual Espírito - Alma - Corpo Três são os elementos que

Leia mais

CAPÍTULO 10 ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS - O Conhecimento de Deus

CAPÍTULO 10 ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS - O Conhecimento de Deus CAPÍTULO 10 ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS - O Conhecimento de Deus Todos os atributos incomunicáveis de Deus estão intimamente relacionados; eles não são estanques entre si. Deus é independente e, por isso, é

Leia mais

Os 5 Pontos do Calvinismo. Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os 5 Pontos do Calvinismo. Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os 5 Pontos do Calvinismo Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Origem Foi uma reação de discípulos de João Calvino (1509-1564) a um protesto dos seguidores de James Arminus (Jacob Hermann

Leia mais

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital:

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital: Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 2 A EXISTÊNCIA DE DEUS É UM ASSUNTO DE INTERESSE DE TODOS, MESMO DAQUELES QUE DIZEM NÃO CRER NELE. EVIDÊNCIAS DE DEUS ARGUMENTO COSMOLÓGICO 3 Existe uma lei de causa e efeito

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: /

Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: / ESTUDOS JANEIRO/16-1ª SEMANA CÉLULA FAMILIAR A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO Texto Bíblico: Jo 16.7, 8 e 13 O Espírito Santo não é uma mera energia ou influência de Deus. O Espírito Santo é Deus, é uma das

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo A Revelação e a Missão de Deus (Missio Dei) Objetivos da matéria: 1. Apresentar as bases bíblicas para o projeto

Leia mais

PREÂMBULO. APRESENTAÇÃO E REFERÊNCIA AOS ESTUDOS

PREÂMBULO. APRESENTAÇÃO E REFERÊNCIA AOS ESTUDOS PREÂMBULO. APRESENTAÇÃO E REFERÊNCIA AOS ESTUDOS Os estudos apresentados neste curso não são criação ou invenção nossa, são, isto sim, principalmente, compilados da literatura evangélica relacionada na

Leia mais

JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE

JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE JESUS CRISTO: DEUS EM FORMA DE HOMEM A DIVINDADE DE CRISTO O Filho de Deus: A Pessoa e a Obra de Jesus Cristo Jesus Cristo, que é eternamente a segunda pessoa

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo O problema do mal O problema do mal Precisamos, minimamente, pincelar sobre o Problema do Mal (ou pelo menos

Leia mais

FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja

FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja CREIO EM DEUS PAI FONTES Sagrada Escritura Sagrada Tradição Magistério da Igreja DOIS CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA FALAR DO PAI: Escrituras Hebraicas Cristo, plenitude da Revelação Padres e Doutores da

Leia mais

3ª edição Projeto Timóteo Como Dar a Razão de Sua Fé Apostila do Aluno

3ª edição Projeto Timóteo Como Dar a Razão de Sua Fé Apostila do Aluno Como Dar a Razão de Sua Fé Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Dar a Razão de Sua Fé Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus

Leia mais

Aula do Curso Básico DEUS

Aula do Curso Básico DEUS Aula do Curso Básico DEUS Gênese evolução da ideia de Deus Os mecanismos da evolução Os animais e os fenômenos naturais A vida do ser humano primitivo A descoberta do espírito e suas consequências O animismo

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. A existência do Espírito Santo é eterna. 2. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa

Leia mais

(DEUTERONÔMIO ARA)

(DEUTERONÔMIO ARA) 29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (DEUTERONÔMIO 29.29 ARA)

Leia mais

Se você tivesse condições você daria tudo o que seu filho pedisse? O seu filho sempre entende quando você não?

Se você tivesse condições você daria tudo o que seu filho pedisse? O seu filho sempre entende quando você não? Salmo 115:3 Se você tivesse condições você daria tudo o que seu filho pedisse? O seu filho sempre entende quando você não? 1- O agir de Deus é gradativo. Gn 12:1. Jz 6:11 em diante. 2- O agir de Deus é

Leia mais

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ).

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ). O templo de Deus A ideia de que os homens haveriam de ser templo de Deus surgiu das promessas anunciada pelos profetas do Antigo Testamento. Deus prometeu por intermédio do Profeta Isaías que haveria de

Leia mais

Na consideração destas definições, notai: 1. A TRINDADE CONSISTE DE TRÊS DISTINÇÕES.

Na consideração destas definições, notai: 1. A TRINDADE CONSISTE DE TRÊS DISTINÇÕES. I. A TRINDADE DEFINIDA Talvez o sentido da Trindade de Deus nunca foi afirmado melhor do que está por A. H. Strong "em a natureza do Deus único há três distinções eternas que se nos representam sob a figura

Leia mais

A PALAVRA Serie: O que agrada a Deus

A PALAVRA Serie: O que agrada a Deus A PALAVRA Serie: O que agrada a Deus Introdução: Mundo cheio de injustiça e crueldade...não posso crer em um Deus que permita essa injustiça, sofrimento e crueldade.... Podemos não entender a relação de

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

As religiões são a porta larga que conduz à perdição?

As religiões são a porta larga que conduz à perdição? As religiões são a porta larga que conduz à perdição? Os monges, padres, hindus e todos que procuram uma vida de ascetismo pessoal pensam alcançar a bem-aventurança prometida por Cristo despojando-se de

Leia mais

Missão. São Bernardo de Claraval resume em três atitudes o comportamento que

Missão. São Bernardo de Claraval resume em três atitudes o comportamento que Anjo da Guarda Dentre os anjos de Deus, Ele escolhe nosso Anjo da Guarda, que é pessoal e exclusivo, cuja função é proteger-nos até o retorno da nossa alma à eternidade. Ele nos ampara e nos defende das

Leia mais

HINOS DO HINÁRIO LUTERANO RELACIONADOS COM A SÉRIE TRIENAL

HINOS DO HINÁRIO LUTERANO RELACIONADOS COM A SÉRIE TRIENAL HINOS DO HINÁRIO LUTERANO RELACIONADOS COM A SÉRIE TRIENAL Raul Blum Este trabalho foi elaborado por três classes de alunos da Escola Superior de Teologia do Instituto Concórdia de São Paulo no final da

Leia mais

Tema Rumo ao monismo absoluto

Tema Rumo ao monismo absoluto Tema Rumo ao monismo absoluto Nasceu em Amsterdã, na Holanda era judeu até ser excomungado (cherém) em 1656 acusado de ser um panteísta. Após o cherém adotou o nome de Benedito Considerado um dos grandes

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

CONHECIMENTO ESPIRITUAL

CONHECIMENTO ESPIRITUAL CONHECIMENTO ESPIRITUAL II Pedro 1.1-21 19/Maio/19 A VERDADEIRA VIDA CRISTÃ COMEÇA COM UMA PALAVRA BEM PEQUENA MAS QUE, É FUNDAMENTAL PARA TER UMA VIDA PLENA AO LADO DE JESUS F É O início do conhecimento

Leia mais

Curso de Teologia de Leigos

Curso de Teologia de Leigos Curso de Teologia de Leigos O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO; DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO; DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA; A DIVINA PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS; A DIVINA PROVIDÊNCIA E

Leia mais

O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos

O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos Paulo - Nós vivemos e nos movemos em Deus. André Luiz - Vivemos no hálito Divino. LE Poderíamos dizer

Leia mais

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010 ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO Out-Nov 2010 Programação Escola Bíblica Dominical Outubro Capítulo (s) 10 1 Jesus é Deus 17 3 Nascimento e os elementos básicos para a vida 24 4 Verdadeiros Adoradores 31 5

Leia mais