MDMA MDMA MDMA MDMA CURSOS OFERECIDOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MDMA MDMA MDMA MDMA CURSOS OFERECIDOS"

Transcrição

1 Os cursos já oferecidos pelo Projeto MDMA foram elaborados após verificação de demandas do público-alvo, na maioria das vezes, estando voltados à melhoria do ensino em diferentes áreas do saber. Um breve resumo dos cursos pode ser conferido a seguir. Curso Brincando e Aprendendo Genética Concebido para proporcionar uma revisão sobre temas importantes em genética e apresentar ferramentas que pudessem facilitar e complementar o trabalho do professor na sala de aula. Foi baseado em jogos didáticos confeccionados pela equipe do projeto, os quais podem ser emprestados por professores para trabalharem em suas escolas (vide link material para empréstimo ). O curso foi oferecido em três edições, nos anos 2010, 2011 e 2013, sempre sendo atualizado ou adaptado aos interesses e demandas do público, contando em duas edições com a execução de práticas de laboratório. A maioria dos participantes foi constituída de professores da rede pública ou privada, havendo também estudantes de graduação UNISEPE/FVR de Registro, futuros licenciados nas áreas de Ciências. Em 2013, contou com a parceira da Diretoria de Ensino Regional de Registro SP.

2 Participantes do curso usando o jogo A família Silva e seus genes (foto de Patrícia G. Morgante). Participantes do curso executando prática simplificada de extração de DNA com tomate (foto de Patrícia G. Morgante).

3 Curso Genética e Biotecnologia na Escola: compreendendo as técnicas moleculares utilizadas nos dias atuais A primeira etapa deste curso foi ministrada em 2014, para um grupo de professores da rede pública de ensino (Ensino Médio), por meio de parceira com a Diretoria de Ensino Regional de Registro SP. Ele foi concebido a partir de demanda levantada nas últimas edições do Brincando e Aprendendo Genética, sendo seu principal objetivo que, ao final do curso, os participantes tivessem adquirido conhecimento prático sobre os diferentes métodos de isolamento de DNA em diferentes organismos e sobre a eletroforese, um método de análise de isolamento de DNA, sendo capaz de executar as práticas e interpretar seus resultados. As atividades práticas e teóricas contemplaram três tipos de extrações (isolamentos) de DNA, empregando-se metodologias utilizadas cientificamente para animais (anelídeos), plantas (tomateiro) e bactérias (Escherichia coli) e, a realização de eletroforeses para interpretações dos resultados obtidos nas extrações.

4 Participantes do curso preparando gel para eletroforese (foto de Jônatas P. Cunha). Interpretação de resultados ao final do curso (foto de Jônatas P. Cunha).

5 Curso Genética e Biotecnologia na Escola: compreendendo as técnicas moleculares utilizadas nos dias atuais (Partes I e II) Dando continuidade a esse projeto, em 2015, o curso completo foi oferecido a um grupo de professores da rede pública de ensino (Ensino Médio), por meio de parceira com a Diretoria de Ensino Regional de Miracatu SP e, em 2016, essa versão completa voltará a ser trabalhada com os professores vinculados a Diretoria de Ensino Regional de Registro SP, para abranger aqueles que atuam no Ensino Fundamental II. As atividades práticas e teóricas contemplaram três tipos de extrações (isolamentos) de DNA, empregando-se metodologias utilizadas cientificamente para animais (anelídeos), plantas (tomateiro) e bactérias (Escherichia coli), reações de PCR e com enzimas de restrição e, a realização de eletroforeses para interpretações dos resultados obtidos nas extrações e nas reações.

6 Iniciando as atividades, com a presença da Dirigente Regional de Ensino de Miracatu, Profa. Ademilda Pereira Moreira Suyama (foto cedida por Paulo Henrique Zioli). Fazendo extração de DNA no laboratório (foto de Paulo Henrique Zioli).

7 Preparando eletroforese em gel de agarose (foto de Paulo Henrique Zioli). Entendendo os resultados obtidos nas reações com enzimas de restrição (foto de Paulo Henrique Zioli).

8 Curso de Atualização em Botânica - Morfologia O curso fez uma revisão teórica e prática da morfologia externa vegetal, contando com aulas práticas que pudessem ser realizadas nas escolas sem a necessidade de um laboratório. Para isso, o enfoque foi dado nas plantas do nosso dia-a-dia na sala de aula e realizando com elas o estudo do caule, da raiz, da folha, flor e inflorescência, fruto e semente. Em sua primeira edição, no ano de 2009, foi confeccionada uma apostila completa sobre Morfologia Vegetal, onde foram compiladas informações de diferentes autores e enriquecidas com muitas figuras, sendo algumas inéditas. Durante o curso os professores criaram algumas atividades de aula sobre os temas abordados, que também foram incluídas na apostila. Pelo Projeto MDMA, o curso foi oferecido também no ano de Em 2015, uma nova versão do curso, revisada e atualizada, intitulada Morfologia Vegetal: da teoria à prática, foi ministrada para professores do Ensino Fundamental de escolas vinculadas à Diretoria de Ensino da Região de Registro.

9 Orientações prévias para um grupo de participantes sobre a análise das estruturas vegetais (foto de Valéria T. dos Santos). Capa da apostila do curso (foto de João Vicente Coffani-Nunes).

10 Prof. João Vicente em aula teórico-prática apresentando corte anatômico de tecidos vegetais (foto de Maria Juliana da Silva). Participantes do curso em aula prática (foto de João Vicente Coffani-Nunes).

11 Curso em Educação Ambiental A proposta do curso foi fazer uma revisão sobre temas importantes no universo da educação ambiental e, apresentar reflexões e ferramentas que facilitem o trabalho do professor na sala de aula. Foram elaboradas algumas dinâmicas, jogos e uma apostila com conteúdo teórico e dicas práticas. Foram realizadas três edições do curso, nos anos de 2010, 2011, A maioria dos participantes foi constituída de professores da rede pública ou privada, havendo também estudantes de graduação UNISEPE/FVR de Registro, futuros licenciados nas áreas de Ciências.

12 Dinâmica para ilustrar a teia da vida (foto de Valéria T. dos Santos). Monitora do curso, Lilian E. D. Silveira, estudante de Agronomia em 2010, preparando dinâmica com jogo (foto de Valéria T. dos Santos).

13 Curso de Atualização em Zoologia de Invertebrados: na água ou na terra eles estão por toda parte Este curso foi ministrado em duas edições, nos anos de 2012 (com parceria da Diretoria de Ensino Regional de Registro SP) e 2014 (com parceria da UNISEPE/FVR de Registro). Contou com aulas teóricas e práticas com a finalidade de promover uma revisão e atualização das principais características dos diferentes grupos de invertebrados, dando ênfase na classificação, sistemática, história de vida, importância econômica e no ecossistema. Sendo assim, o curso abordou assuntos relacionados com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo da 3ª série do Ensino Médio.

14 Turma do ano de 2012 no laboratório da UNESP de Registro (foto de Adriana Grabowsk).

15 Curso Como Aumentar a Produção de Leite Modificando o Ambiente de Criação O público alvo desse curso foram os produtores rurais e técnicos, mas também houve a participação de estudantes de Agronomia com interesse na área. Estando em uma região na qual a criação de búfalos visa principalmente a obtenção de leite para gerar produtos derivados, o curso teve papel de transferência de tecnologia e troca de experiências fundamentais no tocante ao ambiente de criação. Até o momento, foi realizado em uma única edição, em Previsão para a ano de Está sendo preparada a execução do curso Genética e Biotecnologia na Escola: compreendendo as técnicas moleculares utilizadas nos dias atuais (Partes I e II), que irá incluir novas técnicas como PCR e hidrólise com enzimas de restrição e será ministrada para professores do Ensino Fundamental II vinculados a Diretoria de Ensino da Região de Registro.

MDMA MDMA MDMA MDMA MATERIAL PARA EMPRÉSTIMO

MDMA MDMA MDMA MDMA MATERIAL PARA EMPRÉSTIMO O material paradidático descrito a seguir foi produzido em função do curso Brincando e Aprendendo Genética e pode ser utilizado para reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula ou para ampliar este conteúdo.

Leia mais

no ensino da Microbiologia e da Genética: Estratégias de e-learning Uma abordagem prática com aplicação nos ensinos Básico B

no ensino da Microbiologia e da Genética: Estratégias de e-learning Uma abordagem prática com aplicação nos ensinos Básico B Estratégias de e-learning no ensino da Microbiologia e da Genética: Uma abordagem prática com aplicação nos ensinos Básico B e Secundário Teresa Vieira 2, Dorit Schuller 1 e Margarida Casal 1 1 Departamento

Leia mais

Horário de Aulas C. Biológicas (1º Período)

Horário de Aulas C. Biológicas (1º Período) Horário de Aulas C. Biológicas (1º Período) 2011.1 16:00 18:30 BIOL0006 MATEMÁTICA TURMA - BU BIOL0002 - QUÍMICA BIOL0006 MATEMÁTICA BIOL0002 - QUÍMICA BIOL0006 MATEMÁTICA BIOL0002 - QUÍMICA BIOL0006 MATEMÁTICA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Grau Conferido: [x] Bacharel [ ] Licenciatura [ ] Tecnólogo Matriz Válida para Ingressos a partir do ano: 2015 Versão da

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR SEQUÊNCIA CURRICULAR

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR SEQUÊNCIA CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR SEQUÊNCIA CURRICULAR 1º PERÍODO Anatomia Humana 30 30 60 - Biogeografia 30-30 - Biologia 30 30 60 - Fundamentos das Ciências Sociais e Comportamentais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:01:56

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:01:56 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:01:56 Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura - São Mateus Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Licenciado Turno:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS * 1º PERÍODO* Biologia Celular -------- Zoologia dos Invertebrados I -------- Morfologia Vegetal -------- Leitura e Produção de Texto -------- Metodologia do Trabalho Científico -------- Prática como curricular

Leia mais

9º ano 1º período / 2016 Equipe Biologia

9º ano 1º período / 2016 Equipe Biologia 9º ano 1º período / 2016 Equipe Biologia Combinados Cuidado com os atrasos. Evite manusear o celular em sala de aula. Faça suas tarefas e traga seu material em todas as aulas. Registre. Faça seus registros

Leia mais

Reformulação na tabela de equivalência entre disciplinas. Departamento de Biologia e Zootecnia

Reformulação na tabela de equivalência entre disciplinas. Departamento de Biologia e Zootecnia Curso de Graduação em Agronomia 0124-Anatomia e Fisiologia Animal 0093-Biologia Celular 0091-Morfologia e Anatomia Vegetal 1227-Sistemática Vegetal 0084-Zoologia 0094-Genética 1229-Genética 0095-Fisiologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 31/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:25:18

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 31/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:25:18 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 31/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:25:18 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Ciências Biológicas - Licenciatura - Alegre Ensino Superior Licenciado Pleno

Leia mais

MDMA MDMA MDMA MDMA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

MDMA MDMA MDMA MDMA PRODUÇÃO CIENTÍFICA Organização de Livros 1) Museus da UNESP. 1 ed. São Paulo: UNESP, 2008 Capítulos de Livros 1) Filmes e a Inserção de Adolescentes Abrigados à Educação Ambiental. In: Educação Ambiental e Biogeografia (Ebook).

Leia mais

AULA PRÁTICA SOBRE MORFOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL: UM INCENTIVO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

AULA PRÁTICA SOBRE MORFOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL: UM INCENTIVO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AULA PRÁTICA SOBRE MORFOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL: UM INCENTIVO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO José Lucas de Araújo (1); José Jailson Lima Bezerra (1); Jakeline Moreira Da Silva (1); Vinnicius Duarte Nunes

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade curricular 2010 Tecnologia em Vacinas e Terapia Gênica. Carga Horária Prática 18 h/a. Pré-requisito BQ026 Tipo

INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade curricular 2010 Tecnologia em Vacinas e Terapia Gênica. Carga Horária Prática 18 h/a. Pré-requisito BQ026 Tipo CURSO: Bioquímica Turno: Integral Ano: 2019 Semestre: 1 Docente Responsável: Helder Magno Silva Valadares INFORMAÇÕES BÁSICAS Currículo Unidade curricular 2010 Tecnologia em Vacinas e Terapia Gênica Departamento

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3 TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3 LGN0232 Genética molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br Homo sapiens: UMA ESPÉCIE TECNOLÓGICA

Leia mais

BIOLOGIA MOLECULAR. Aplicando a Teoria à Prática Laboratorial

BIOLOGIA MOLECULAR. Aplicando a Teoria à Prática Laboratorial BIOLOGIA MOLECULAR Aplicando a Teoria à Prática Laboratorial Conselho Editorial Alex Primo UFRGS Álvaro Nunes Larangeira UTP Carla Rodrigues PUC-RJ Ciro Marcondes Filho USP Cristiane Freitas Gutfreind

Leia mais

INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA:

INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA: TÍTULO: A INSTRUMENTAÇÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DE MATERIAIS BOTÂNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AUTORES: Marsílvio Gonçalves Pereira, Zoraida Maria de M. Gouveia,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Curso: Ciências Biológicas Versão: 11 Descrição: Ano: 215 Semestre: Segundo Carga horária de eletivas: 735 Carga horária de optativas: 315 Carga horária de diretivas: Carga horária de atividades complementares:

Leia mais

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Acolhida: nossas boas vindas! Apresentações Quem somos? Nosso Conteúdo O que Faremos? A Biologia do 2º ano Atividades e comunicação Como Faremos? 2 3 Hamanda

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE. Patricia Schaker

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE. Patricia Schaker TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE Patricia Schaker 23.08.2017 HOMO SAPIENS: UMA ESPÉCIE TECNOLÓGICA Antes mesmo do homem compreender os processos

Leia mais

O GRUPO RIO DE GESTÃO AMBIENTAL- EMBRAPA AGROBIOLOGIA, EMBRAPA AGROINDUSTRIA E EMBRAPA SOLOS CONVIDA

O GRUPO RIO DE GESTÃO AMBIENTAL- EMBRAPA AGROBIOLOGIA, EMBRAPA AGROINDUSTRIA E EMBRAPA SOLOS CONVIDA O GRUPO RIO DE GESTÃO AMBIENTAL- EMBRAPA AGROBIOLOGIA, EMBRAPA AGROINDUSTRIA E EMBRAPA SOLOS CONVIDA Laboratório Multiusuário de Biologia Molecular (LMBM) Embrapa Agrobiologia Um meio Eficaz de Garantir

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP

MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós Graduação em Agronomia Disciplina de Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP Prof. PhD. Antonio Costa de Oliveira Gabriela

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 43/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, modalidades

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: ÁREA TEMÁTICA: INTRODUÇÃO

TÍTULO: AUTORES: ÁREA TEMÁTICA: INTRODUÇÃO TÍTULO: MATERIAIS BOTÂNICOS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. AUTORES: Marsílvio Gonçalves Pereira 1, Zoraida M. de Medeiros Gouveia

Leia mais

Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas Sorológicas

Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas Sorológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E FITOSSANITARISMO AF 073- Biotecnologia Vegetal Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas

Leia mais

Grade do Perfil 1 - primeiro semestre Licenciatura em Ciências Biológicas

Grade do Perfil 1 - primeiro semestre Licenciatura em Ciências Biológicas Grade do Perfil 1 - primeiro semestre 07.229-0 - Fundamentos de Química Orgânica Turma C 07-021-1 Química Geral para Estudantes de iologia 07.229-0 Fundamentos de Química Orgânica Turma C 07-021-1 Química

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar e capacitar profissionais para atuar em pesquisa científica básica/aplicada sobre

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COORDENADOR Rubens Pazza

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COORDENADOR Rubens Pazza UFV Catálogo de Graduação 2014 59 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COORDENADOR Rubens Pazza rpazza@ufv.br 60 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar

Leia mais

Ciências Biológicas - Bacharelado

Ciências Biológicas - Bacharelado Ciências Biológicas - Bacharelado Coordenador: Atuação: Turno: LUCIANO BUENO DOS REIS O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar e capacitar profissionais para atuar em pesquisa científica

Leia mais

Biotecnologia. biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.

Biotecnologia. biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica. Biotecnologia - Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização

Leia mais

Práticas Laboratoriais em Morfologia. 4 1/2 Zoologia dos Metazoa Basais e Lophotrochozoa Bioquímica Estrutural (Bach.

Práticas Laboratoriais em Morfologia. 4 1/2 Zoologia dos Metazoa Basais e Lophotrochozoa Bioquímica Estrutural (Bach. Equivalência Disciplinas entre o currículo vigente (2005) e o currículo 2015 para a transição curricular do Curso Ciências Biológicas Bacharelado/Licenciatura (período INTEGRAL). Disciplinas do Currículo

Leia mais

Grade do Perfil 1 - primeiro semestre Licenciatura em Ciências Biológicas

Grade do Perfil 1 - primeiro semestre Licenciatura em Ciências Biológicas Grade do Perfil 1 - primeiro semestre 07.229-0 - Fundamentos de Química Orgânica Turma C 07-021-1 Química Geral para Estudantes de iologia 07.229-0 Fundamentos de Química Orgânica Turma C 07-021-1 Química

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar e capacitar profissionais para atuar em pesquisa científica básica/aplicada sobre

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Biologia Molecular: Genética Molecular ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Biologia Molecular: Genética Molecular ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biológicas MODALIDADE: ( X ) Bacharelado ( X ) Licenciatura DISCIPLINA: Biologia Molecular: Genética Molecular ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA COMPLEMENTAR:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA

A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA Autor (1): Gabriella Helloyde de Morais; Orientador (2): Regina Célia Pereira Marques (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, reitoria@uern.br)

Leia mais

Olá! Vamos aprender um pouco sobre Biotecnologia? A Biotecnologia é uma ciência que abrange todos estes campos do conhecimento:

Olá! Vamos aprender um pouco sobre Biotecnologia? A Biotecnologia é uma ciência que abrange todos estes campos do conhecimento: Biotecnologia Olá! Vamos aprender um pouco sobre Biotecnologia? A Biotecnologia é uma ciência que abrange todos estes campos do conhecimento: É definida como uma técnica que usa organismo vivo ou parte

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA Campus de Realeza Turno Noturno 1 a 2 a 01 GCB189 Biologia Celular 02 GEX213 Matemática C 03 GEX341 Química Geral e Orgânica

Leia mais

HORÁRIO PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Grade Nova

HORÁRIO PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Grade Nova 1º ANO 1º SEMESTRE Bioética e Legislação Química Geral Geologia Princípios de Evolução e Sistemática * Catarina Solange Renata / Carlos Celular Anatomia Geral Humana Morfologia Vegetal: órgãos vegetativos

Leia mais

5.10 MATRIZ CURRICULAR

5.10 MATRIZ CURRICULAR 5.10 MATRIZ CURRICULAR A matriz curricular do Curso de atende a Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015, ao Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura ATUAÇÃO O Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, promove uma formação sólida com conhecimentos

Leia mais

Grade do Perfil 1 - primeiro semestre Bacharelado em Ciências Biológicas

Grade do Perfil 1 - primeiro semestre Bacharelado em Ciências Biológicas Grade do Perfil 1 - primeiro semestre 09.014-0 Princípios de Física 06.215-4 Leitura e Produção de Textos 32.050-1 Conceitos e Métodos em Ecologia Turma C às 30.120-5 Pesquisa Bibliográfica 06.215-4 Leitura

Leia mais

BIOTECNOLOGIA. Fermentações industrias. Cultura de tecidos e Células. Produção. fármacos. Clonagem. Melhoramento Genético. Produção de.

BIOTECNOLOGIA. Fermentações industrias. Cultura de tecidos e Células. Produção. fármacos. Clonagem. Melhoramento Genético. Produção de. RIBAMAR JR Qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos (organismos, células, vírus, moléculas), para fabricar ou modificar produtos para utilização específica. Produção de fármacos Fermentações

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE LICENCIATURA

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE LICENCIATURA PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE LICENCIATURA Muzambinho - MG 2016 10.3 Matriz Curricular 1º período Biologia Celular e Molecular G TP 91h40min Ecologia I Ecologia

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar e capacitar profissionais para atuar em pesquisa científica básica/aplicada sobre

Leia mais

DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: MATEMÁTICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: MATEMÁTICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA TÍTULO: FORAM REALIZADAS ALGUMAS AULAS COM OS ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ QUEVEDO, SENDO UM DIA POR SEMANA. NESSAS AULAS, FORAM PRATICADAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU, ONDE DESENVOLVERAM GRÁFICOS CRIADOS

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Genética Molecular Professor (nome e titulação): Fernanda Aparecida Pires Fazion/Doutora Turma: BIO2016

Leia mais

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2018.1 1º PERÍODO DE 08:00 às 9:40 MATEMÁTICA PARA BIÓLOGOS 10:10 às 11:50 INVERTEBRADOS I 07:30 às 09:00 QUÍMICA EXPERIMENTAL 09:0 ás 10:40 BIOQUÍMICA BIOLOGIA CELULAR 07:30 às 10:50

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia. Como definir vida?. Características gerais Ciclo vital

Leia mais

CURSOS. Atividades de Extensão Universitária no IB de Botucatu

CURSOS. Atividades de Extensão Universitária no IB de Botucatu CURSOS 1- Formação de Educadores Sócio-ambientais, realizado no período de 08/11/2008 a 26/06/2009, sob a coordenação das Profas. Dras. Maria de Lourdes Spazziani e Marília de Freitas Campos Tozoni Reis

Leia mais

Grade do Perfil 1 - primeiro semestre Bacharelado em Ciências Biológicas

Grade do Perfil 1 - primeiro semestre Bacharelado em Ciências Biológicas Grade do Perfil 1 - primeiro semestre 09.014-0 Princípios de Física 06.215-4 Leitura e Produção de Textos 30.120-5 Pesquisa Bibliográfica 06.215-4 Leitura e Produção de Textos 09.014-0 Princípios de Física

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório 0 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório 0 3 Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas Bacharelado Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: AdrianaMadeira

Leia mais

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética DNA recombinante Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética Descobertas marcantes 1962 Arber, Nathans e Smith Enzimas de restrição 1966 Niremberg, Ochoa e Khorana Elucidaram o código genético 1961 Marmur

Leia mais

Análises de DNA. O DNA e sua história. DNA nos remete a Hereditariedade. -Hipócrates ( a.c.): pangênese

Análises de DNA. O DNA e sua história. DNA nos remete a Hereditariedade. -Hipócrates ( a.c.): pangênese Análises de DNA O DNA e sua história DNA nos remete a Hereditariedade -Hipócrates (460-377 a.c.): pangênese -Aristóteles (384-322 a.c.): transmissão das características pelo sêmen 1 O genoma e sua história

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório 45 15

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório 45 15 Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Marcia Flores da

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTECNIA

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTECNIA CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTECNIA CURSO CÓDIGO DISCIPLINA CH/DISCIPLINA Agronomia 1229 Genética 60 Agronomia 1231 Fisiologia Vegetal I 45 Agronomia

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICBS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2017

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICBS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2017 2º PERÍODO 1º PERÍODO CB1 13:30 às 14:20 Citologia e Histologia 1) Botânica de algas à Pteridófitas P24 1)Anatomia Humana P23 Anatomia Humana 14:20 às 15:10 Citologia e Histologia 1) Botânica de algas

Leia mais

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e Perguntas para o roteiro de aula Professora: Drª Marilda S. Gonçalves Propriedades físico-químicas dos ácidos nucléicos 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DIVISÃO ACADÊMICA EDITAL 025/2014 DIVISÃO ACADÊMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DIVISÃO ACADÊMICA EDITAL 025/2014 DIVISÃO ACADÊMICA EDITAL 025/2014 SELEÇÃO MENSAL (AGOSTO) DE MONITORES PARA DISCIPLINAS DOS DEPARTAMENTOS DO 2014/2 O presente Edital torna pública à comunidade acadêmica a seleção de monitores referente a agosto de 2014/2

Leia mais

INTRODUÇÃO À GENÉTICA MOLECULAR. Aula 1. LGN0232 Genética Molecular. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

INTRODUÇÃO À GENÉTICA MOLECULAR. Aula 1. LGN0232 Genética Molecular. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética INTRODUÇÃO À GENÉTICA MOLECULAR Aula 1 LGN0232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br LGN0232 Genética Molecular Método de avaliação 1ª PROVA TEÓRICA: 25/09-29/09

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO 1 CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO 2 BIOINFORMÁTICA É a junção da ciência computacional e da biologia molecular. Para tal associação utiliza conhecimentos: Da física; Biologia; Química;

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ Av. Pádua Dias, 11 Caixa Postal 9 Piracicaba/SP 13418-900 SERVIÇO DE GRADUAÇÃO Fones/Fax: (19) 3429.4158 e 3429.4328 http://www.esalq.usp.br/graduacao

Leia mais

MONITORIA COMO EXERCÍCIO DA MELHORIA E QUALIDADE DA DISCIPLINA BIOQUÍMICA NO CURSO DE BACHARELADO EM ECOLOGIA

MONITORIA COMO EXERCÍCIO DA MELHORIA E QUALIDADE DA DISCIPLINA BIOQUÍMICA NO CURSO DE BACHARELADO EM ECOLOGIA MONITORIA COMO EXERCÍCIO DA MELHORIA E QUALIDADE DA DISCIPLINA BIOQUÍMICA NO CURSO DE BACHARELADO EM ECOLOGIA Ednete Alves da Silva 1 ; Micheline de Azevedo Lima 2 ; Centro de Ciências Aplicada a Educação

Leia mais

CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR - ANUAL GRADE ATUALIZADA

CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR - ANUAL GRADE ATUALIZADA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA Rua Frederico Maurer, 3015 - Boqueirão Curitiba Paraná Fone: 3276-9534 CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR - ANUAL GRADE

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR SIMPLIFICADA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR SIMPLIFICADA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR SIMPLIFICADA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BRAGANÇA PAULISTA 2017 Licenciatura em de Natureza Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista 1º semestre Componentes Anatomia

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia. Como definir vida? Ciclo vital Organização celular

Leia mais

HORÁRIO PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Grade Nova

HORÁRIO PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Grade Nova 1º ANO 1º SEMESTRE Bioética e Legislação Química Geral Geologia Princípios de Evolução e Sistemática * Catarina Solange Renata / Carlos Celular Anatomia Geral Humana Morfologia Vegetal: órgãos vegetativos

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 346/2003

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 346/2003 PRó-S DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 346/2003 Regulamenta a padronização da nomenclatura das disciplinas pertencentes ao Instituto Básico de Biociências (IBB). O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado. COORDENADORA Luzimar Campos da Silva

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado. COORDENADORA Luzimar Campos da Silva UFV Catálogo de Graduação 2015 133 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado COORDENADORA Luzimar Campos da Silva luzimar@ufv.br 134 Currículos dos Cursos do CCB UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharelado em Ciências

Leia mais

MDMA MDMA MDMA MDMA ACERVO/EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS

MDMA MDMA MDMA MDMA ACERVO/EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS O acervo do projeto é diversificado, enfocando, principalmente, a cultura, as comunidades, a forma de exploração dos recursos naturais e os ecossistemas do Vale do Ribeira. As exposições têm sido itinerantes,

Leia mais

SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 991 SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Soellyn Elene Bataliotti - PPGEEs UFSCar, sol.elene@gmail.com Maria da Piedade Resende

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante

Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante Fonte Conceito Arial de Tecnologia do DNA recombinante; Cor Clonagem preto do DNA; Ferramentas e aplicações da Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante

Leia mais

1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA?

1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA? 1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA? Termos sinónimos: Manipulação genética, clonagem de genes, tecnologia do DNA recombinante, modificação genética, nova genética. Áreas de acção: Investigação básica - função

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias. Disciplina BIOLOGIA MOLECULAR

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias. Disciplina BIOLOGIA MOLECULAR Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Disciplina BIOLOGIA MOLECULAR DBI05366 CAMPUS: Centro de Ciências Agrárias CURSO: Ciências Biológicas HABILITAÇÃO: Bacharelado em Ciências

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2013 Reformulada em abril º ANO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2013 Reformulada em abril º ANO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2013 Reformulada em abril 2015 1º ANO 1º Semestre Produção de Texto 02 40 Didática:Fundamentos da Educação 04 80 História e Filosofia da

Leia mais

FACULDADE DE AGRONOMIA. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE AGRONOMIA (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES n. 1, de 2 de fevereiro de 2006)

FACULDADE DE AGRONOMIA. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE AGRONOMIA (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES n. 1, de 2 de fevereiro de 2006) FACULDADE DE AGRONOMIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE AGRONOMIA (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES n. 1, de 2 de fevereiro de 2006) PRIMEIRO PERÍODO NDC113 Biologia Celular 72 60 - AGR151

Leia mais

Docente Titulação Qualificação (Link Lattes) Disciplinas que ministra Tempo de casa (anos) ADRIANA APARECIDA MENDONÇA http://lattes.cnpq.br/57466506042392 AFONSO PEREIRA FILHO http://lattes.cnpq.br/3873552809027355

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MIRACATU EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA ATUAR NO AMBIENTE SALA DE LEITURA 2018

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MIRACATU EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA ATUAR NO AMBIENTE SALA DE LEITURA 2018 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MIRACATU EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA ATUAR NO AMBIENTE SALA DE LEITURA 2018 A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de MIRACATU torna pública a abertura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE BIOLOGIA EDITAL INTERNO Nº 001/2012 SELEÇÃO PARA BOLSA DE MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE BIOLOGIA EDITAL INTERNO Nº 001/2012 SELEÇÃO PARA BOLSA DE MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS EDITAL INTERNO Nº 001/2012 SELEÇÃO PARA BOLSA DE MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS A Congregação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista

Leia mais

Grade Curricular do Curso de Bacharelado em Biotecnologia - São Carlos

Grade Curricular do Curso de Bacharelado em Biotecnologia - São Carlos Grade Curricular do Curso de Bacharelado em Biotecnologia - São Carlos Perfil 01 Código Disciplina Creditos Aula Lab. Est. Conjunto 1 070211 QUIMICA GERAL PARA ESTUDANTES DE BIOLOGIA 4 4 0 0 OBRIGATORIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 06/09/2016 Currículo de Cursos Hora: 16:19:44

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 06/09/2016 Currículo de Cursos Hora: 16:19:44 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 06/09/2016 Currículo de Cursos Hora: 16:19:44 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Documento de Autorização: Agronomia - Alegre

Leia mais

JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA IFRR INTRODUÇÃO

JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA IFRR INTRODUÇÃO JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA IFRR Lúbia Ingrind Cipriano dos Santos 1, Udine Garcia Benedetti 2 1 Discente de graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Administração Escolar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Administração Escolar Currículo: 001 Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas 0 Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Curso reconhecido pelo Decreto Federal 81, de 10/0/1978, publicado no Diário

Leia mais

Relatório da Avaliação de Reação. Curso Gestão Integrada de Recursos

Relatório da Avaliação de Reação. Curso Gestão Integrada de Recursos Relatório da Avaliação de Reação Curso Gestão Integrada de Recursos Brasília-DF, 28 a 30 de junho de 2005 Relatório da Avaliação de Reação Curso Gestão Integrada de Recursos (atividade desenvolvida no

Leia mais

Art São requisitos básicos para matrícula de aluno especial: 1. DOS COMPONENTES CURRICULARES E VAGAS DISPONÍVEIS

Art São requisitos básicos para matrícula de aluno especial: 1. DOS COMPONENTES CURRICULARES E VAGAS DISPONÍVEIS Edital para seleção de Aluno Especial para componentes curriculares do segundo semestre do primeiro e do segundo ano da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR campus Assis Chateaubriand Agosto de

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

Plano de Formação 2014/2017

Plano de Formação 2014/2017 Plano de Formação 2014/2017 Curso n.º 19_proforma_14/17 Rumos da engenharia genética e biologia molecular aproximação às práticas letivas (em acreditação) Cronograma /Caracterização N.º de horas: 25 Unidades

Leia mais

AF060 Biotecnologia Agrícola. Doutorando Tales Romano Orientador: Dr. João Carlos Bespalhok Filho Pós-graduação em Agronomia - Produção Vegetal

AF060 Biotecnologia Agrícola. Doutorando Tales Romano Orientador: Dr. João Carlos Bespalhok Filho Pós-graduação em Agronomia - Produção Vegetal AF060 Biotecnologia Agrícola Doutorando Tales Romano Orientador: Dr. João Carlos Bespalhok Filho Pós-graduação em Agronomia - Produção Vegetal TRANSFORMAÇÃO GENÉTICA DE PLANTAS Melhoramento de Plantas

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá. Curso de Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos Ementa e Programa das disciplinas

Universidade Estadual de Maringá. Curso de Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos Ementa e Programa das disciplinas Ementa e Programa das disciplinas Iniciação à Pesquisa Fundamentos teóricos da produção do conhecimento científico como instrumento para a análise e desenvolvimento de estudos na área de biotecnologia.

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: - CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: Optativa Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: - CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: Optativa Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Biotecnologia Código: BIO26 Professor: Isabela Farias E-mail: isabela.farias@fasete.edu.br CH Teórica: 40h

Leia mais

APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL

APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL Ipezal/Angélica MS Abril 2012 ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO

Leia mais

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COORDENADOR Rubens Pazza

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COORDENADOR Rubens Pazza CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COORDENADOR Rubens Pazza rpazza@ufv.br 52 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado - Ênfase em Conservação da Biodiversidade ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo principal formar e capacitar profissionais para atuar como pesquisadores, consultores

Leia mais

RELATÓRIO AVALIAÇÃO CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS JULHO DE Introdução

RELATÓRIO AVALIAÇÃO CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS JULHO DE Introdução RELATÓRIO AVALIAÇÃO 2017 - CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS JULHO DE 2018 Introdução Em outubro de 2017, a comissão de graduação da UFABC, através da resolução número 19 estabeleceu diretrizes para encaminhamento

Leia mais

Grade Horária de Ciências Biológicas - Licenciatura º Semestre

Grade Horária de Ciências Biológicas - Licenciatura º Semestre 1º Período 1o PERÍODO Biologia Celular (T) Prof. Milton Bioquímica (T) Prof. Cristina Biologia Celular P2 - Fund. de Zoologia Ecologia de Populações (T) Redação Instrumental (T) Bioquímica - Morfol. Vegetal

Leia mais

Unidade mestra de biologia com sensor e software para seis grupos

Unidade mestra de biologia com sensor e software para seis grupos Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa LTDA. Unidade mestra de biologia com sensor e software para seis grupos EQ303 Função Destinado ao estudo da Biologia Geral: Histologia e Ciência Humana,

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado. COORDENADORA Luzimar Campos da Silva

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado. COORDENADORA Luzimar Campos da Silva UFV Catálogo de Graduação 2013 77 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado COORDENADORA Luzimar Campos da Silva luzimar@ufv.br 78 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharelado em Ciências Biológicas

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICBS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2015

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICBS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2015 2º PERÍODO 1º PERÍODO CB1 13:30 às 14:20 Citologia e Histologia 1) Biologia de algas à Pteridófitas 2) Citologia e Histologia Introdução a formação em CB Biologia de algas à Pteridófitas Anatomia Humana

Leia mais

AE074 Economia Rural 45 Total = 240 horas

AE074 Economia Rural 45 Total = 240 horas Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA DISTRIBUIÇÃO CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS POR DEPARTAMENTO Total de carga

Leia mais