8º ano, Ensino Fundamental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "8º ano, Ensino Fundamental"

Transcrição

1 REVISÃO PARA PO1 DE GEOGRAFIA 3º TRIM/2017 América Central (Países do istmo, Caribe e Antilhas) e seus aspectos físicos e socioeconômicos COC 7 pág 195 a º ano, Ensino Fundamental

2 COMO SE DIVIDE A AMÉRICA CENTRAL? A América Central possui uma divisão bem particular e diferente das outras Américas. Ela possui um porção continental formada por um Istmo (porção de terra estreita que une duas porções de terra maiores, no caso a América do Norte e a América o Sul). E, a outra porção insular dividida em Antilhas (Grandes e pequenas) e Bahamas. Numa região chamada de CARIBE. Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá são os países que integram a parte continental. Fonte/texto:

3 Ao norte de Cuba, existe um arquipélago com mais de setecentas ilhas que constitui um país denominado Bahamas. AMÉRICA CENTRAL Grandes Antilhas (Cuba, Jamaica, Porto Rico e, na ilha Hispaniola, localizam-se o Haiti e a República Dominicana)

4 A América Central ocupa uma posição estratégica no continente Porque essa região teve um papel fundamental de interligação, pois as Antilhas serviam de escala para os espanhóis entre o México e as colônias espanholas na América do Sul. Fonte/texto/imagem: de_desenvolvimento_humano

5 ASPECTOS SOCIAIS GERAIS DA AMÉRICA CENTRAL O povoamento da parte continental da América foi acentuado na costa do Pacífico, por causa da fertilidade dos solos e da facilidade na produção de matérias-primas de origem agrícola. A região da costa do Atlântico permanece, até hoje, pouco povoada, com predominância de florestas tropicais úmidas. A formação étnica da América Central continental é resultante da miscigenação que ocorreu entre europeus e índios. A região foi colonizada basicamente por espanhóis, holandeses, ingleses e franceses. Fonte/texto:

6 ASPECTOS ECONÔMICOS GERAIS DA AMÉRICA CENTRAL I. A economia centro-americana, até hoje, está baseada no modelo agroexportador desenvolvido na época do colonialismo. II. Os países da América Central cultivam diversos produtos agrícolas para vender(exportar) a outros países. III. A exportação de banana é uma das principais fontes de renda de Honduras. IV. O café destaca-se na Guatemala, em El Salvador, na Nicarágua e na Costa Rica. V. O setor industrial é praticamente inexistente, destacando-se apenas algumas indústrias de produtos alimentícios e de bens de consumo, como a de calçados e a têxtil. VI. Muitos pequenos agricultores plantam milho, feijão e abóbora para abastecer os mercados locais. VII. O turismo e outros serviços também são importantes para as economias da América Central. Fonte/texto:

7 Fonte/texto: &evento=5 Fonte/imagem:comoestarenclase.blogspot.com ASPECTOS GERAIS DA AMÉRICA CENTRAL INSULAR É a porção da América Central que se encontra dividida entre diversas ilhas. E ainda pode ser dividida em: Grandes Antilhas, que são as grandes ilhas do Mar do Caribe (composta pelos seguintes países: Bahamas, Cuba, Haiti, Jamaica e República Dominicana); Pequenas Antilhas, que são as ilhas caribenhas menores. Bahamas, arquipélago com mais de 700 ilhas.

8 Os indicadores sociais O principal fator responsável pelo agravamento dos baixos índices sociais é a grande desigualdade na distribuição de terras e de renda. Apresenta indicadores sociais pouco desenvolvidos que indicam a precariedade das condições de vida como; altos índices de analfabetismo, a maioria da população permanece à margem da realidade política e econômica de seu país e da região, vivendo em estado de grande miséria. Outro sério problema que compromete a melhoria do nível de vida da população reside na distribuição de água e no saneamento básico, mesmo sendo suficientes, os recursos hídricos não são bem aproveitados devido aos rios centroamericanos são pequenos e encachoeirados.

9 HAITI A. Há forte presença de negros e mulatos, descendentes de trabalhadores africanos, trazidos como escravos, com destaque para o Haiti, onde os negros compõem 96% da população. B. O país era de colonização francesa, e com uma revolução iniciada no final do século XVIII e encerrada por volta de 1830 (século XIX), assim ocorreu a primeira emancipação dos negros nas Américas, com uma revolução C. A independência do Haiti foi reconhecida pela França em D. A independência do Haiti provocou forte temor entre as elites escravocratas do resto do continente E. Com a independência do Haiti vieram a instabilidade política e a estagnação econômica. A América Central Insular é banhada pelo Oceano Atlântico (leste) e pelo mar do Caribe.

10 O território que atualmente corresponde ao Haiti era ocupado por índios arauaques, quando, em 1492, Cristóvão Colombo chegou à ilha. Os espanhóis batizaram o lugar de Hispaniola. Mesmo após sete anos da tragédia, o Haiti ainda enfrenta inúmeros problemas causados pelo terremoto que devastou o país em 12 de janeiro de Milhares de pessoas ainda estão desabrigadas, vivendo em condições precárias e enfrentando surtos de doenças.

11 CUBA

12 Cuba: colonização, revolução e socialismo Corte de cana-de-açúcar, importante produto cubano de exportação (Campo Mariel a 60 km de Havana). As mulheres representam 37,6% da força de trabalho em Cuba. Localizado a apenas 170 km da costa dos EUA. Produtos Agrícolas: cana-de-açúcar (principal), tabaco, arroz e frutas tropicais (banana, laranja, abacaxi). Mineração: níquel, cobre, cromita e cobalto. Indústria: alimentícia, bebidas, tabaco (produção de charutos), máquinas e química. A Revolução Cubana de 1959 : A influência estadunidense em Cuba foi Rompida em 1959, quando Fidel Castro, liderando um movimento guerrilheiro, depôs o ditador Fulgêncio Batista. Cuba passou a ser o símbolo do poder soviético na América. Fidel Castro assumiu o poder e logo alinhou Cuba ao bloco soviético. A. O objetivo do movimento guerrilheiro era livrar a ilha da dominação imperialista estadunidense. As primeiras medidas tomadas por Fidel Castro foram a reforma agrária e a nacionalização das empresas estrangeiras, sendo a maior parte estadunidense

13 CUBA As prioridades básicas do governo cubano foram saúde e educação para toda a população. o índice de analfabetismo está abaixo de 1%. A expectativa de vida é elevada e a mortalidade infantil foi bastante reduzida (6 óbitos para cada nascidos vivos). Em Cuba, além da reforma agrária, o governo realizou uma grande subdivisão administrativa. A modernização do campo, com cooperativas camponesas, e das fazendas estatais foi o fator responsável para intensificar a urbanização e contribuir para o aumento da produtividade, principalmente da cana-de-açúcar, do tabaco e do café Embargo econômico : imposto pelos Estados Unidos, em 1962, a ilha deixou de participar do mercado internacional capitalista. Os EUA pressionaram os outros países a tomarem as mesmas medidas, os Estados Unidos previram sanções para as empresas estrangeiras que mantivessem negócios em Cuba

14 Pessoas...não desanimem, bora estudar para colher bons frutos!!

15 Panamá

16 Panamá Importância na navegação por representar uma área de ligação entre os oceanos atlântico e pacífico. O canal do panamá se consolidou como uma das maiores rotas de navegação mundial. Sendo explorado constantemente pelo governo dos EUA. Ponto mais estreito da América central Cortado pelo canal do panamá (82 km) 1903: Apoiado pelos EUA o panamá consegue sua independência em relação a Colômbia Em troca do apoio para sua independência os EUA assumem o controle do canal do Panamá ocorre a inauguração do canal sobre controle perpétuo dos EUA Fonte/texto:

17 Panamá Assim, de acordo com o slide anterior para entender melhor: os Estados Unidos estimularam e garantiram a independência do Panamá, dividindo a Colômbia em dois países, portanto alunos dos oitavos anos sabia-se que o Panamá não era independente, pois fazia parte da Colômbia, a partir deste grande interesse dos Estados Unidos por essa posição estratégica e também para ampliar comercialmente ocorreu este desmembramento. A República do Panamá foi reconhecida em A construção do canal foi reiniciada pelos Estados Unidos, e foi inaugurado em 15 de agosto de Para que o canal do Panamá tivesse sucesso, foi necessária a construção de um lago artificial, construíram-se também várias comportas ou eclusas que represam a água dentro de grandes tanques. O canal tem uma grande importância pois a economia do país ganha um incentivo, pois o comércio, os transportes e os serviços representam grande parte da renda panamenha.

18 CANAL DO PANAMÁ Em 31 de dezembro de 1999, o Panamá retomou os direitos sobre o canal, como ficou estabelecido em um tratado de Atualmente, o canal é administrado por uma empresa de Hong Kong, que tem direito de concessão de 25 anos. Fonte/ texto:

19 Fonte/imagem:serumdeficiente.wordpress.com Por que foi construído o Canal do Panamá? Fonte/imagem:

20 O QUE É O CANAL DO PANAMÁ? O Canal do Panamá é um imenso canal construído pelos americanos com o intuito de ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Atualmente, o Canal do Panamá é a principal via de navegação entre os dois oceanos. Cerca de 12 mil navios passam por ele ao ano. O canal funciona através de um sistema de eclusas para compensar a diferença de altitude entre o Atlântico e o Pacífico. Para entender melhor assista a animação Como funciona o Canal do Panamá?. Link: Fonte/texto:

21 Fonte/imagem:regininha-atividadesescolares.blogspot.com ATIVIDADE PROPOSTA 1 Analise a charge abaixo e compare a realidade haitiana. Justifique a sua resposta com base nas informações gerais desta aula e pesquise sobre o Haiti para desenvolver o texto reflexivo sobre a charge.

22 ATIVIDADE PROPOSTA 2 A América Central é uma subdivisão do continente americano, sendo composta por 20 países. Marque a alternativa que não é composta apenas por países da América Central. a) Honduras, Guatemala, Trinidad e Tobago b) Granada, Panamá, El Salvador c) México, Cuba, Costa Rica d) Nicarágua, Bahamas, Haiti e) Jamaica, República Dominicana, Barbados Gabarito: C Cuba e Costa Rica são países centro-americanos, porém o México é um país da América do Norte.

23 Atividade treino Analise as alternativas sobre a América Central e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas. a) Entre as três subdivisões do continente americano (América do Sul, América Central e América do Norte) a América Central é a que possui a maior extensão territorial. b) A economia da América Central baseia-se na atividade agrícola e no turismo. c) O território da América Central é dividido em América Central Continental e América Central Insular. d) O Haiti é o país centro-americano que possui os mais elevados padrões socioeconômicos, apresentando o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa porção do continente americano. e) A América Central é mais povoada que a América do Sul e a América do Norte.

24 Atividade treino: Sobre os aspectos físicos da América Central, marque a alternativa incorreta. a) A América Central Continental corresponde ao istmo que liga a América do Norte à América do Sul. b) A América Central possui relevo montanhoso e vários vulcões ativos, além de frequentes terremotos. c) Na América Central o clima predominante é o tropical úmido. d) A Costa Rica é o país responsável por proporcionar acesso terrestre entre a América Central e a América do Sul. e) Localizada ao norte da linha do Equador, a América Central pertence ao Hemisfério setentrional.

25 Fonte/imagem: ATIVIDADE PROPOSTA 3 Analise o mapa abaixo e em seguida responda as questões: 1- Identifique os países numerados no mapa;

AMÉRICA CENTRAL E CARIBE. O destaque da agricultura e do turismo

AMÉRICA CENTRAL E CARIBE. O destaque da agricultura e do turismo AMÉRICA CENTRAL E CARIBE O destaque da agricultura e do turismo AMÉRICA CENTRAL Istmo Insular Economia dependente dos EUA: exportam a maioria dos seus produtos. Províncias Unidas da América Central OS

Leia mais

A Localização AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA

A Localização AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA A Localização AMÉRICA CENTRAL INSULAR OU ANTILHAS Divide-se em Grandes e Pequenas Antilhas e o arquipélago das Bahamas AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL OU ISTMICA É a ponte que liga as Américas do Norte e Sul

Leia mais

CANAL DO PANAMÁ O Canal do Panamá é considerado uma das grandes maravilhas da engenharia do mundo. Estende-se 80km desde a Cidade do Panamá no

CANAL DO PANAMÁ O Canal do Panamá é considerado uma das grandes maravilhas da engenharia do mundo. Estende-se 80km desde a Cidade do Panamá no AMÉRICA CENTRAL A América Central pertence ao continente americano que é formado também pela América do Sul e a América do Norte. A América Central é um istmo, que se limita ao sul com a Colômbia, ao norte

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO AMÉRICA CENTRAL LOCALIZAÇÃO TERRITORIAL CONTINENTE AMERICANO AMÉRICA CENTRAL Região formada por dois conjuntos de

Leia mais

ATIVIDADES 8º ANO. 1) Assembleia Geral da ONU exige fim de embargo contra Cuba

ATIVIDADES 8º ANO. 1) Assembleia Geral da ONU exige fim de embargo contra Cuba ATIVIDADES 8º ANO 1) Assembleia Geral da ONU exige fim de embargo contra Cuba A Assembleia Geral da ONU exigiu nesta terça-feira pelo vigésimo ano o fim do embargo americano imposto a Cuba há meio século,

Leia mais

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Para realizar as atividades, consulte os Slides sobre Continente Americano (Ativ. nº 25 - Site padogeo.com) ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II - MATEMÁTICA

ENSINO FUNDAMENTAL II - MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL II - MATEMÁTICA PROFESSOR(A): CARLOS FERREIRA ALUNO(A): Nº SÉRIE: 8º ANO TURMA: TURNO: / /2019 AMÉRICA CENTRAL Chamamos de América central, ao istmo que liga a américa do Norte com América

Leia mais

GEOGRAFIA. A América Central insular

GEOGRAFIA. A América Central insular PROFESSOR(A): CARLOS FERREIRA ALUNO(A): Nº SÉRIE: 8º ANO TURMA: TURNO: / /2018 AMÉRICA CENTRAL Chamamos de América central, ao istmo que liga a américa do Norte com América do sul. istmo: pequeno trecho

Leia mais

América Central Continental = 07 países. América Central Insular (Grandes Antilhas + Pequenas Antilhas + Bahamas) = 13 países

América Central Continental = 07 países. América Central Insular (Grandes Antilhas + Pequenas Antilhas + Bahamas) = 13 países 20 países com 82 milhões de habitantes/2011. América Central Continental = 07 países América Central Insular (Grandes Antilhas + Pequenas Antilhas + Bahamas) = 13 países (além de 11 dependências insulares

Leia mais

Colégio Salesiano São José América Central e do Sul

Colégio Salesiano São José América Central e do Sul Colégio Salesiano São José América Central e do Sul Disciplina: Geografia Professor: Juliano América Central Caracterização A América Central é um istmo (estreita faixa de terra que liga duas áreas de

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Sobre a distribuição da população pelo continente americano, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Em seguida,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II GEOGRAFIA PROFESSOR(A): RICARDO TEIXEIRA ALUNO(A): Nº SÉRIE: 8º ANO TURMA: TURNO: TARDE / /2019 AMERICA CENTRAL - 2 1- A visão estratégica dos Estados Unidos da América sobre o Caribe

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

Conhecer o panorama urbano industrial dos Estados Unidos. Questão 1 Sobre a atual organização industrial dos Estados Unidos, é correto afirmar que:

Conhecer o panorama urbano industrial dos Estados Unidos. Questão 1 Sobre a atual organização industrial dos Estados Unidos, é correto afirmar que: 4º BIM P2 HABILIDADES COMPETÊNCIAS E Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

GEOGRAFIA. Adaptado de 28/01/2011

GEOGRAFIA. Adaptado de  28/01/2011 PROFESSOR(A): RICARDO TEIXEIRA ALUNO(A): Nº SÉRIE: 8ºANO TURMA: TURNO: TARDE / /2018 GEOGRAFIA 1. O Ministério da Saúde do Haiti informou que 4.030 pessoas morreram até 24 de janeiro de 2011, em decorrência

Leia mais

A AMÉRICA CENTRAL E O CARIBE. Professora:Luiza de Marilac Geografia 8º Ano 2015

A AMÉRICA CENTRAL E O CARIBE. Professora:Luiza de Marilac Geografia 8º Ano 2015 A AMÉRICA CENTRAL E O CARIBE Professora:Luiza de Marilac Geografia 8º Ano 2015 Fragmentação política Sub regiões Ístmica Insular Composição étnica: Euroameríndios Indígenas Afrodescendentes AMÉRICA CENTRAL

Leia mais

PROFESSOR CARLOS ALEX

PROFESSOR CARLOS ALEX PROFESSOR CARLOS ALEX América Andina Países: Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos apresentam territórios com grandes trechos constituídos

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS AMÉRICA ANDINA E GUIANAS América Andina Países Andinos Guianas Países das Guianas 1 América Andina Países:Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos

Leia mais

em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona política comercial comum entre seus membros

em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona política comercial comum entre seus membros Revisão -8º ano Blocos econômicos Os blocos econômicos são formados pela união de países que possuem objetivos comuns relacionados ao crescimento econômico. A integração entre os países pode torná-los

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

GRUPO 6 1- (1,0) Explique porque o Brasil funciona como o eixo principal de relações da América do Sul? R:

GRUPO 6 1- (1,0) Explique porque o Brasil funciona como o eixo principal de relações da América do Sul? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 6 1- (1,0) Explique porque o Brasil funciona como o eixo principal de

Leia mais

152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO Washington, D.C., EUA, 17 a 21 de junho de 2013 ORIGINAL: INGLÊS RESOLUÇÃO CE152.R17 CONTRIBUIÇÕES FIXAS

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS HUMANOS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS HUMANOS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS HUMANOS BLOCO 11 POPULAÇÃO ABSOLUTA América Latina: 47 unidades políticas. 2011 quase 500 milhões de habitantes Destaques: Brasil e México POPULAÇÃO ABSOLUTA POPULAÇÃO ABSOLUTA

Leia mais

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO AMÉRICA CENTRAL LOCALIZAÇÃO TERRITORIAL CONTINENTE AMERICANO AMÉRICA CENTRAL Região formada por dois conjuntos de países: PORÇÃO ÍSTMICA OU CONTINENTAL PORÇÃO

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. Instruções ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 8º Ano 3º/4º Bimestre 2017 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Giselly Data: / /2017 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia

Leia mais

América Latina Caderno de atividades

América Latina Caderno de atividades TURMA: América Latina Caderno de atividades Grupo: IDH Integrantes do grupo: NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº NOME: Nº Data de início da elaboração do mapa: / / Data de conclusão da elaboração do mapa:

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 Tema 4.3 da agenda provisória

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 12/09/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Docente: Gustavo José Tri. 2º/2018 Ens. Fund. Lista: Turma: 8º ano Disciplina: Geografia Nº 1 - Assinale ( V ) verdadeiro ou ( F ) falso nas afirmativas: a) (

Leia mais

América: Localização e regionalização

América: Localização e regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades do polo Norte até a Antártida. É separado

Leia mais

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL Ligação entre a América do Norte e a América do Sul, é formada por uma parte continental ou ístmica e por outra insular

Leia mais

História: Descobrimento europeu e exploração

História: Descobrimento europeu e exploração Cuba Introdução Cuba é uma país situado na América central insular e, se destaca perante os outros países devido ao fato de ter adotado como sistema político e socioeconômico o socialismo. História: Descobrimento

Leia mais

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização

AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, de 27 de setembro à 1º de outubro de 2010 Tema 5.1 da agenda

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Momento Histórico: 2ª REV. INDUSTRIAL 1860 1914 ALE, ITA, RUS, EUA, JAP

Leia mais

28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 17 a 21 de setembro de 2012 Tema 5.1 da Agenda Provisória 2 de agosto de 2012

Leia mais

IMPERIALISMO. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS).

IMPERIALISMO. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). IMPERIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo) e América (Imperialismo).

Leia mais

INDEPENDÊNCIA DO HAITI E DA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA

INDEPENDÊNCIA DO HAITI E DA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA CAPÍTULO 20 INDEPENDÊNCIA DO HAITI E DA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA O Haiti no século XVIII n São Domingos, que corresponde ao atual Haiti, era uma colônia francesa nas Antilhas. n Sua economia dependia

Leia mais

GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma:

GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma: GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma: REVISANDO CONHECIMENTOS PARA O EXAME FINAL SOBRE A NOVA ORDEM MUNDIAL: (caderno + capítulo 12) 1. Explique o que devemos entender

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 19 INDUSTRIALIZAÇÃO DA AMÉRICA INTRODUÇÃO Palco da Segunda Revolução Industrial EUA; Petróleo como a principal fonte de energia; Fordismo; EUA: ocupam o segundo lugar no

Leia mais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais Continente Americano Aspectos Gerais Módulo 19 frente 03 Livro 3 páginas 131 a 132 As diferenças culturais e linguísticas dos povos que colonizaram a América deram origem à divisão do continente americano

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO Geografia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Aluno(a): Nº: Turma: Os assuntos trabalhados nestes Estudos

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

ATIVIDADE Nº 23 SITE PADOGEO.COM/8ºANOS EXERCÍCIOS 2 - CONTINENTE AFRICANO - POPULAÇÃO. A sua pontuação é 100%. Resposta Correta Verificar

ATIVIDADE Nº 23 SITE PADOGEO.COM/8ºANOS EXERCÍCIOS 2 - CONTINENTE AFRICANO - POPULAÇÃO. A sua pontuação é 100%. Resposta Correta Verificar ATIVIDADE º 23 SITE PADOGEO.COM/8ºAOS EXERCÍCIOS 2 - COTIETE AFRICAO - POPULAÇÃO Resposta Correta Analise as frases se Verdadeiras ou Falsas a partir do texto "E a população africana? Como está distribuída?"

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

Os principais aspectos físicos do continente americano

Os principais aspectos físicos do continente americano Os principais aspectos físicos do continente americano O CONTINENTE AMERICANO CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente americano se destaca pela sua grande extensão Norte-Sul. É o segundo maior continente do

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

Primeiros movimentos de emancipação (1868 a 1878)

Primeiros movimentos de emancipação (1868 a 1878) 1959 Período Colonial A ilha de Bohío foi achada por Colombo em 24/10/1492 passando a se chamar La Joana; A colonização espanhola ocorreu a partir de 1509; Havana foi fundada por Diego Velázquez de Cuéllar

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 8º Ano: Nº Professora: Lys Victal COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la

A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la EXPLORANDO A AMÉRICA LATINA O QUE É A AMÉRICA LATINA? A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la Eduardo Galeano Memorial da América Latina, São Paulo O QUE É A AMÉRICA LATINA?

Leia mais

Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais

Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais Seminário eportuguêse Como melhorar o acesso à informação científica e técnica em saúde

Leia mais

AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul

AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul AMÉRICA DO SUL Características Gerais da América do Sul Extensão: 17.850.568 km²; Situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich e em sua maior parte no hemisfério Sul; É formada politicamente por 12 países

Leia mais

A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la

A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la EXPLORANDO A AMÉRICA LATINA O QUE É A AMÉRICA LATINA? A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la Memorial da América Latina, São Paulo O QUE É A AMÉRICA LATINA? América Latina

Leia mais

América do Norte. Democracia Parlamentar sob Monarquia Constitucional Britânica

América do Norte. Democracia Parlamentar sob Monarquia Constitucional Britânica Continente Americano Bermudas América do Norte Autonomia administrativa Colônia Britânica 1968 1865-1968 Canadá Democracia Parlamentar sob Monarquia Constitucional Britânica Canadá Act/Constituição Independência/Estatuto

Leia mais

COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSOR: CARLOS FERREIRA. SÉRIE: 8º ANO ASSUNTO: AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AULA INTRODUÇÃO

COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSOR: CARLOS FERREIRA. SÉRIE: 8º ANO ASSUNTO: AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AULA INTRODUÇÃO COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSOR: CARLOS FERREIRA. SÉRIE: 8º ANO ASSUNTO: AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AULA INTRODUÇÃO A América Anglo-saxônica é um termo usado para designar os países da América que tem o inglês

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 / E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA GEOGRAFIA

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 05/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 7º ANO Professores: L.O./MARCOS/MATHEUS Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /12/2014 Bimestre: 4 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) Ao lado da agricultura moderna, com técnicas avançadas,

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO 2018 - GEOGRAFIA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DEMOGRAFIA Conceitos inerentes ao estudo demográfico e palavras que os alunos ainda não estão familiarizados; Distribuição

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO IMPERIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo) e América (Imperialismo).

Leia mais

GEOGRAFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA

GEOGRAFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA A prova de Geografia da UFPR/2010 foi razoável. Mesmo diante da boa e abrangente seleção de temas, a prova ficou aquém do esperado e claramente inferior aos anos anteriores.

Leia mais

Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Número 05/2007 Cenário Moveleiro Número 05/2007 1 Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PENSANDO EM VOCÊ

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PENSANDO EM VOCÊ APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PENSANDO EM VOCÊ SOBRE A EMPRESA Fundada em 1985, a Zanardo atua no mercado de válvulas, atendendo as necessidades de seus clientes em diversos segmentos com qualidade e eficiência,

Leia mais

Geografia Divisão regional do Brasil

Geografia Divisão regional do Brasil Geografia Divisão regional do Brasil Grupo 04 Progressões 213 Atividade 19 O conceito de região Exercícios de Aplicação Reinaldo tronto Reinaldo tronto O que é necessário para a melhor compreensão desse

Leia mais

Estudo dirigido. Arroio Chuí Serra Contamana Monte Caburaí Ponta do Seixas

Estudo dirigido. Arroio Chuí Serra Contamana Monte Caburaí Ponta do Seixas Estudante: Educador: Franco Augusto e Abílio José 7º Ano/Turma: C. Curricular: Geografia Estudo dirigido Questão 01 De acordo com o mapa do Brasil, utilizando as palavras abaixo, escreva o nome dos respectivos

Leia mais

CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO

CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO CONHECENDO O CONTINENTE MAIOR EXTENSÃO NO SENTIDO NORTE/SUL SÃO CERCA DE 35 PAÍSES. VARIEDADE DE CULTURAS EM FUNÇÃO DA COLONIZAÇÃO ESTRANGEIRA. FORMAS DE

Leia mais

Estado e políticas sociais na América Latina. Aula 10 Regimes de Bem-Estar na América Latina. Prof.: Rodrigo Cantu

Estado e políticas sociais na América Latina. Aula 10 Regimes de Bem-Estar na América Latina. Prof.: Rodrigo Cantu Estado e políticas sociais na América Latina Aula 10 Regimes de Bem-Estar na América Latina Prof.: Rodrigo Cantu Europa e Países Anglo-Saxões: Maior parte da política social iniciada entre 1890 e o fim

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O EXAME FINAL Conteúdos de estudo relativos ao PRIMEIRO

Leia mais

CUBA U M P A Í S S O C I A L I S T A N A A M É R I C A

CUBA U M P A Í S S O C I A L I S T A N A A M É R I C A CUBA U M P A Í S S O C I A L I S T A N A A M É R I C A Colonização espanhola Vista do Capitólio ao fundo e Teatro de Havana em primeiro plano Devido a exploração dos colonizadores, já em 1550, os indígenas

Leia mais

A América Central continental Guatemala, Costa Rica, Honduras, Nicarágua e El Salvador já foram parte do

A América Central continental Guatemala, Costa Rica, Honduras, Nicarágua e El Salvador já foram parte do p. 110 A América Central continental Guatemala, Costa Rica, Honduras, Nicarágua e El Salvador já foram parte do México até sua independência a partir de 1823; Em 1839 tornam-se independentes fracasso da

Leia mais

A Eurafrásia A, Afro-Eurásia ou África-Eurásia é formada por: Europa, África e Ásia e estende-se por mais de 84 milhões de km² (quase 60% da superfície sólida da Terra) com uma população de cerca de 5.5

Leia mais

HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira como construção da lógica liberal na América- Haiti, Brasil e região hispânica Haiti - 1804 Argentina- 1810 Paraguai-

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

[Gabarito] SEMANA 11

[Gabarito] SEMANA 11 [Gabarito] SEMANA 11 LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01. Letra D. QUESTÃO 0. Letra D. QUESTÃO 03. Letra A. QUESTÃO 04. Letra B. QUESTÃO 05. Letra E. QUESTÃO 06. Letra A. QUESTÃO 07. Letra D. QUESTÃO 08. Letra

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 : (Ensino fundamental) Professor: Yuri Disciplina: Geografia No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 1/09/2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

Assembleia Plenária que desejem oferecer seu país como anfitrião da 14ª Assembleia Plenária (2017) devem completar o Formulário D

Assembleia Plenária que desejem oferecer seu país como anfitrião da 14ª Assembleia Plenária (2017) devem completar o Formulário D Anúncio de eleições Cargo Conselho de Administração Presidente/a Vice-presidente/a Representante da América Central Representante do Caribe Representante do Caribe Representante da América do Sul Representante

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.1 Conteúdos Aspectos gerais dos

Leia mais

povoamento da América. Mas também foi utilizada na África e na Ásia.

povoamento da América. Mas também foi utilizada na África e na Ásia. A Colonização da América Como foi feita a ocupação europeia nas Américas e quais os modelos de dominação implantados pelas grandes potencias do século XVI até o século XVIII. Por Jason J. Guedes Jr. continente

Leia mais

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO Com a maior parte das terras localizadas no Hemisfério Norte, parte no Hemisfério Sul e totalmente a oeste do Meridiano de Greenwich, esse continente é cortado pela Linha do Equador, na altura

Leia mais

16º Jamboree Interamericano e 3º Camporee Interamericano MANUAL DA MARCA VERSÃO /03/2019

16º Jamboree Interamericano e 3º Camporee Interamericano MANUAL DA MARCA VERSÃO /03/2019 16º Jamboree Interamericano e 3º Camporee Interamericano MANUAL DA MARCA VERSÃO 1.0 13/03/2019 1 16º Jamboree Interamericano e 3º Camporee Interamericano MANUAL DA MARCA NOSSA HISTÓRIA A Região Escoteira

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Entender as relações políticas e econômicas entre países da

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 20 pontos

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO ATIVIDADES ONLINE 8º ANO 1) Observe a charge a seguir. Que característica do capitalismo está sendo retratada na imagem? Cite outras duas características desse sistema político-econômico. 2) Leia atentamente:

Leia mais

INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA

INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA História INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA PROFº OTÁVIO Independência da América Espanhola Europa: Formação da América # Formação do Estado Moderno e Antigo Regime # Necessidade de Mercados Consumidores

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 7B AULA 19 e 20. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 7B AULA 19 e 20. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 7B AULA 19 e 20 Profº André Tomasini CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das

Leia mais

Para quê classificar?

Para quê classificar? Para quê classificar? Em geografia, a classificação que utilizamos é a regionalização, ou seja, a classificação dos países de acordo com alguma característica em comum. Regionalizamos para estudar em os

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 64 OCEANIA

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 64 OCEANIA GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 64 OCEANIA Como pode cair no enem (UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre a Austrália. I) A Austrália não recebe fluxos migratórios significativos, apesar de ser considerado

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 8 5 Unidade 8 Nome: Data: 1. Qual(is) da(s) sentença(s) a seguir apresenta(m) corretamente as motivações de Portugal para estabelecer a produção açucareira

Leia mais

UNIDADE DATA: 04 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

UNIDADE DATA: 04 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 04 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais