TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: LIMITES AO USO DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E À COBRANÇA DE DIFERENÇA DE ALÍQUOTA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: LIMITES AO USO DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E À COBRANÇA DE DIFERENÇA DE ALÍQUOTA."

Transcrição

1 TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: LIMITES AO USO DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E À COBRANÇA DE DIFERENÇA DE ALÍQUOTA. German Alejandro San Martín Fernández Mestre e doutorando em Direito Tributário pela PUC/SP. Juiz do TIT/SP. Conselheiro do CARF. Professor da FAAP e professor convidado nos cursos de pós-graduação em Direito Tributário da GV Law (SP e RJ), Escola Paulista de Direito (EPD), CEU/IICS e FUNDACE/USP. Membro do Conselho Editorial e Consultivo da APET (Associação Paulista de Estudos Tributários). Advogado em São Paulo

2 SIMPLES NACIONAL (LC 123). FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL (ARTIGO 170, IX DA CR/88) Fundamento constitucional expresso: Tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham a sua sede e administração no País. (artigo 170, IX) Princípio impositivo (JJ Canotilho) Eros Grau: ordenação normativa através do Direito Econômico (instrumentalização, mediante ordenação jurídica, da política econômica do Estado) Dever do Estado e direito reivindicável pela sociedade

3 STF - ADI 4.033, REL. MIN. JOAQUIM BARBOSA, JULGAMENTO EM , PLENÁRIO, DJE DE (...) O fomento da micro e da pequena empresa foi elevado à condição de princípio constitucional, de modo a orientar todos os entes federados a conferir tratamento favorecido aos empreendedores que contam com menos recursos para fazer frente à concorrência. Por tal motivo, a literalidade da complexa legislação tributária deve ceder à interpretação mais adequada e harmônica com a finalidade de assegurar equivalência de condições para as empresas de menor porte. (...)

4 TELOS DO ARTIGO 170, IX E PARÁGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 146 DA CF Assegurar equivalência de condições para as empresas de menor porte (ADI 4.033) Reduzir os aspectos negativos do domínio de mercado pelas grandes corporações Proteger as ME e EPP do abuso do poder econômico e retirá-las da economia informal (ADI )

5 SN E PRATICABILIDADE TRIBUTÁRIA Regina Helena Costa: (...) Representa limite objetivo destinado à realização de diversos valores, podendo ser apresentado com a seguinte formulação: as leis tributárias devem ser exeqüíveis, propiciando o atingimento dos fins de interesse público por elas objetivado, quais sejam, o adequado cumprimento de seus comandos pelos administrados, de maneira simples e eficiente, bem como a devida arrecadação dos tributos. Roque Antonio Carrazza: Evidentemente há, da parte do Estado, o interesse de arrecadar os tributos de maneira simples, expedita e segura (...), pois, (...) é por intermédio desse recolhimento que ele se instrumenta financeiramente a alcançar, com bom sucesso, os fins que, lhe são assinalados pelo ordenamento jurídico. Entretanto: (...) em nome da comodidade e do aumento da arrecadação do Poder Público, não se podem amesquinhar os direitos subjetivos dos contribuintes.

6 ISONOMIA E SIMPLES NACIONAL Necessidade de equiparação proporcional entre as ME e EPP e os demais contribuintes Diminuição da carga tributária e dos custos de conformidade Medida de comparação (capacidade contributiva/neutralidade da tributação) Explicação e justificação da igualdade (ônus argumentativo). Westen por Ávila (...) para afastar a presunção de igualdade, não basta explicar, é preciso justificar; mas para justificar, não basta pressupor, é preciso confirmar a existência de vínculo de pertinência, fundada e conjugada, entre a medida de comparação e a finalidade que legitima o seu uso. Não sendo assim, gorada estará a realização da igualdade. (ÁVILA, Humberto, ob. cit., p. 159).

7 SIMPLES NACIONAL BREVE HISTÓRICO Estatuto da Micro e Pequena Empresa - Lei nº 7.256, de 1984 Lei nº 8.864/94 (revogação da isenção fiscal anteriormente concedida às ME e EPP) Lei nº (SIMPLES FEDERAL coexistência de regimes de tributação simplificada entre diversos entes federados e diferença entre o conceito de ME e EPP adotado da lei civil (comercial) e a lei tributária EC nº 42/2003 e a inserção do parágrafo único do art. 146 da Constituição Federal (norma geral em matéria tributária regime único de arrecadação)

8 PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 146 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL (EC Nº 42/2003) I - será opcional para o contribuinte; II - poderão ser estabelecidas condições de enquadramento diferenciadas por Estado; III - o recolhimento será unificado e centralizado e a distribuição da parcela de recursos pertencentes aos respectivos entes federados será imediata, vedada qualquer retenção ou condicionamento; e IV - a arrecadação, a fiscalização e a cobrança poderão ser compartilhadas pelos entes federados, adotado cadastro nacional único de contribuintes

9 SISTEMÁTICA ADOTADA PELA LC 123/ Opção pelo enquadramento (facultativa) 2. Cálculo pela receita bruta (segregada) 3. Alíquota progressiva e cálculo global para fins de determinação da alíquota (receita acumulada referente aos últimos 12 meses) 4. Renúncia aos créditos de ICMS e impossibilidade de transferência destes aos seus adquirentes (quando sujeitos ao RPA). Exceção: Decreto nº /09 Res CGSN 94/2011 (mercadoria adquirida de contribuinte optante pelo SN, desde que destinada à industrialização ou à comercialização 5. Exceções quanto à tributação única sobre a receita bruta (situações nas quais o contribuinte optante pelo SN se sujeita às regras normais de tributação, e.g., ICMS-ST, ICMS importação e antecipação nas operações interestaduais)

10 EXCEÇÕES AO REGIME DA BASE DE CÁLCULO ÚNICA EM RELAÇÃO AO ICMS (ART. 123/2006, ALTERADA PELA LC N. 128/2008). SEGREGAÇÃO DE RECEITAS ICMS devido: 1) nas operações ou prestações sujeitas ao regime de substituição tributária; 2) por terceiro, a que o contribuinte se ache obrigado, por força da legislação estadual ou distrital vigente; (diferimento) (...) 7) nas operações com mercadorias sujeitas ao regime de antecipação do recolhimento do imposto, bem como do valor relativo à diferença entre a alíquota interna e a interestadual, nas aquisições em outros Estados e Distrito Federal, nos termos da legislação estadual ou distrital;

11 AQUISIÇÕES INTERESTADUAIS E A ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA A CF prescreve no art. 155, 2º, VIII que nas operações interestaduais destinadas a consumidor final, contribuinte do ICMS, a diferença entre a alíquota interna e interestadual cabe ao Estado de destino da mercadoria. É o diferencial de alíquota devido nas aquisições de material de uso ou consumo e ativo. Os Estados, além da cobrança do diferencial, em algumas situações, exigem na entrada em seu território, o recolhimento da diferença entre a alíquota interna e interestadual (em alguns casos com previsão de MVA), nas demais aquisições interestaduais e não apenas nas destinadas ao consumo do próprio estabelecimento (antecipação tributária) De acordo com o art. 13, 1º, XIII, "g" da LC nº 123/06, o ICMS devido nas operações com mercadorias sujeitas ao regime de antecipação do recolhimento do imposto, bem como do valor relativo à diferença entre a alíquota interna e a interestadual, nas aquisições em outros Estados e no DF, também não está incluído no SN, aplicando-se as regras às quais se submetem os demais contribuintes. Assim, a ME ou a EPP optante pelo Simples Nacional ficará sujeita ao recolhimento do diferencial de alíquotas e da antecipação tributária nas aquisições interestaduais, se a legislação do Estado onde está estabelecida assim o determinar.

12 ICMS NAS AQUISIÇÕES INTERESTADUAIS REALIZADAS POR EMPRESAS OPTANTES PELO SN (ART. 426-A DO RICMS/SP) Art. 426-A. Na entrada no território deste Estado de mercadoria indicada no 1º, procedente de outra unidade da Federação, o contribuinte paulista que conste como destinatário no documento fiscal relativo à operação deverá efetuar antecipadamente o recolhimento I - do imposto devido pela própria operação de saída da mercadoria; II - em sendo o caso, do imposto devido pelas operações subseqüentes, na condição de sujeito passivo por substituição. (aplicação do IVA ajustado )

13 AQUISIÇÕES INTERESTADUAIS E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA. SEGREGAÇÃO DA RECEITA. LC 128/08 E RCGSN N. 51/08 Com encerramento da tributação (f.g. na entrada e cálculo pelo MVA da venda até o consumidor final, se for o caso) Possibilidade de segregação da receita gerada com a operação sujeita à tributação antecipada do ICMS Sem encerramento da tributação (f.g. na entrada e exigência do ICMS devido na operação subsequente) Exigência da diferença entre a alíquota interna e a interestadual, calculada pelas alíquotas aplicáveis aos contribuintes não optantes pelo SN, vedada a agregação de qualquer valor

14 ICMS POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO SIMPLES NACIONAL I - Venda de mercadorias já tributadas por substituição tributária na origem exclusão da receita da venda para fins de cálculo e aplicação da alíquota do SN sem ICMS II Recolhimento de ICMS diferido da etapa anterior III aquisição interestadual de mercadoria sujeita a ST no Estado de destino mas não retido na origem por ausência de Protocolo. Recolhimento antecipado (na entrada) referente à venda futura IV Mercadorias não sujeitas à ST na origem por empresa SN sediada no Estado de SP (art. 2º, inciso XVI do RICMS/SP). Exigência da equalização da carga tributária. Recolhimento normal (em GARE) da diferença entre a alíquota interestadual e a alíquota interna (e.g., diferença entre 12% e 18%) V Aquisição interestadual de empresa SN por outra empresa SN. Recolhimento pela diferença entre a alíquota interestadual e a alíquota interna (e.g., diferença entre 12% e 18%), ainda que não tenha ocorrido recolhimento de ICMS na origem

15 ICMS POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. SIMPLES NACIONAL. LC 128 E RES. CGSN N. 51/08 Se o contribuinte optante do SN for substituto - Possibilidade de segregação de receitas (não será considerada receita de venda ou revenda de mercadorias o valor do tributo devido a título de ICMS-ST O ICMS relativo à operação própria deverá ser calculado por meio do enquadramento na respectiva faixa (Res. CGSN nº 51/08), e recolhido de forma unificada com os demais tributos abrangidos pelo Simples Nacional. ICMS devido por ST (de terceiros): ICMS devido = base de cálculo x (1,00 + MVA) x (alíquota interna) - dedução Se o contribuinte optante do SN for substituído, as receitas de venda ou revenda de mercadorias sujeitas ao ICMS-ST na etapa anterior deverão ser segregadas

16 DISTORÇÕES GERADAS COM A ADOÇÃO DE REGIME HÍBRIDO DE TRIBUTAÇÃO NO ICMS Efeito inverso do desejado pelo art. 170, IX da CF Desestímulo à opção pelo SN e carga tributária do ICMS proporcionalmente maior exigida das ME e EPP optantes em relação às grandes empresas submetidas às regras gerais de tributação Alerta feito pelo Deputado Federal Armando Monteiro, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) por ocasião de audiência pública realizada em 31 de maio de 2005 (PLC 123) b) há risco de dupla tributação na substituição e na chamada antecipação de fronteiras do ICMS e do ISS (...);

17 PROPOSTAS PARA COMPATIBILIZAR O SN E O REGIME DE ICMS-ST INTERESTADUAL Redução da MVA nas aquisições realizadas por contribuintes optantes pelo Simples Nacional (Convênio nº 35/2011) reduz o valor do ICMS ST nas operações interestaduais realizadas por empresas optantes pelo Simples Nacional. Utilização da MVA original e não da MVA ajustada nas operações interestaduais realizadas por empresas optantes pelo Simples Nacional Proposta apresentada pela FECOMÉRCIO/RS à SEFAZ/RS

18 (...) Em construção de regras jurídicas tributárias, apenas se começou a sair da idade da pedra lascada. O sofrimento dos contribuintes não é tanto pela amputação em sua economia; o tipo de instrumento cirúrgico é que faz soltar berros pré-históricos (Alfredo Augusto Becker, Teoria Geral do Direito Tributário, p. 9-10). german@apet.org.br

GERMAN ALEJANDRO SAN MARTÍN FERNANDÉZ MESTRE E DOUTORANDO EM DIREITO DO ESTADO (DIREITO TRIBUTÁRIO) PELA PUC/SP;

GERMAN ALEJANDRO SAN MARTÍN FERNANDÉZ MESTRE E DOUTORANDO EM DIREITO DO ESTADO (DIREITO TRIBUTÁRIO) PELA PUC/SP; GERMAN ALEJANDRO SAN MARTÍN FERNANDÉZ MESTRE E DOUTORANDO EM DIREITO DO ESTADO (DIREITO TRIBUTÁRIO) PELA PUC/SP; JUIZ DO TRIBUNAL DE IMPOSTOS E TAXAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (TIT/SP); CONSELHEIRO DO CARF

Leia mais

FESDT XIII Congresso de Direito Tributário em Questão Simples Nacional: Perspectivas à Equalização da Substituição Tributária do ICMS

FESDT XIII Congresso de Direito Tributário em Questão Simples Nacional: Perspectivas à Equalização da Substituição Tributária do ICMS FESDT XIII Congresso de Direito Tributário em Questão Simples Nacional: Perspectivas à Equalização da Substituição Tributária do ICMS Porto Alegre, outubro de 2014 André Luiz Barreto de Paiva Filho Simples

Leia mais

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ 21/07/2014 Pergunte à CPA Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui um acordo entre os Estados, cujo elaboração tem por

Leia mais

Substituição Tributária, Tributação Monofásica

Substituição Tributária, Tributação Monofásica Receitas decorrentes da venda de mercadorias industrializadas NÃO SUJEITAS a substituição tributária, a tributação concentrada em uma única etapa (monofásica) e, com relação ao ICMS, a antecipação tributária

Leia mais

Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais SEF/MG. Subsecretaria da Receita Estadual - SRE. Superintendência de Tributação - SUTRI

Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais SEF/MG. Subsecretaria da Receita Estadual - SRE. Superintendência de Tributação - SUTRI Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais SEF/MG Subsecretaria da Receita Estadual - SRE Superintendência de Tributação - SUTRI ALTERAÇÕES NO SIMPLES NACIONAL E AS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO ESTADUAL

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP Segmentos mercadoria proveniente de outra UF - SP 11/05/2016 Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Antecipação Tributária...

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS Substituição Tributação por CNAE

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS Substituição Tributação por CNAE ICMS Substituição Tributação por CNAE 18/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações

Leia mais

Substituicao Tributaria

Substituicao Tributaria Substituicao Tributaria Apontamentos Juridicos e Administrativos Por Monique de Souza Pereira Email: m.pereira@diasdossantos.com.br Aspectos Juridicos Relevantes Nao-cumulatividade do ICMS Emenda Constitucional

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Histórico e Fundamentos Legais. Maio/2008

SIMPLES NACIONAL. Histórico e Fundamentos Legais. Maio/2008 SIMPLES NACIONAL Histórico e Fundamentos Legais Maio/2008 1 FUNDAMENTOS LEGAIS Dispositivos Constitucionais: Art. 179 Art. 146, III, d e único (redação da EC 42/2003) Art. 94 do ADCT LC 123/2006 - Estatuto

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Calculo de ICMS ST Optante pelo Simples Nacional

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Calculo de ICMS ST Optante pelo Simples Nacional Calculo de 07/11/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. Resolução CGSN nº51 de 22/12/2008... 3 3.2. Lei complementar

Leia mais

Questões Atuais da LC 123/04 Simples Nacional

Questões Atuais da LC 123/04 Simples Nacional VIII C o n g r e s s o d e D i r e i t o T r i b u t á r i o e m q u e s t ã o Questões Atuais da LC 123/04 Simples Nacional R I C A R D O A L M E I D A R I B E I R O D A S I L V A 27 de Junho de 2009

Leia mais

Efeitos financeiros do Simples

Efeitos financeiros do Simples Efeitos financeiros do Simples Limites de sua utilização frente ao ordenamento jurídico PAULO AYRES BARRETO Simples e Efeitos Financeiros Arrecadação Custo de Conformidade Constituição Federal Lei Complementar

Leia mais

Pergunte à CPA. Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de

Pergunte à CPA. Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 30/10/2014 Pergunte à CPA Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 1.11.2014 Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui

Leia mais

Pergunte à CPA. Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de

Pergunte à CPA. Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 27/11/2014 Pergunte à CPA Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 27.11.2014 Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui

Leia mais

09/06/2014 SUBSTITUIÇÃO E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA. Você bem preparado para o futuro da profissão.

09/06/2014 SUBSTITUIÇÃO E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA. Você bem preparado para o futuro da profissão. SUBSTITUIÇÃO E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA 1 2 Substituição tributaria-origem Embasada nos seguintes dispositivos legais: Emenda Constitucional nº 03/93 (art.1º); Convênio ICMS nº 81/93 (Íntegra); Lei Complementar

Leia mais

SIMPLES NACIONAL ALGUNS ASPECTOS LEGAIS ASPECTOS CONSTITUCIONAIS IMUNIDADE. Extinçã

SIMPLES NACIONAL ALGUNS ASPECTOS LEGAIS ASPECTOS CONSTITUCIONAIS IMUNIDADE. Extinçã SIMPLES NACIONAL ALGUNS ASPECTOS LEGAIS Tianguá CE Abril/2011 ASPECTOS CONSTITUCIONAIS Extinçã ção e benefícios fiscais concedidos pelos Estados anteriores à Lei nº n 123/2006.. Ver art. 146, III, d,,

Leia mais

XIII Congresso de Direito Tributário em Questão. Fundação Escola Superior de Direito Tributário - FESDT ICMS:

XIII Congresso de Direito Tributário em Questão. Fundação Escola Superior de Direito Tributário - FESDT ICMS: XIII Congresso de Direito Tributário em Questão Fundação Escola Superior de Direito Tributário - FESDT ICMS: Não cumulatividade e Substituição Tributária Luiz Antônio Bins out/14 NÃO CUMULATIVIDADE Considerações

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE 2017 - COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 Declara as datas fixadas para cumprimento das obrigações principais e acessórias do mês de fevereiro de 2017. O Coordenador

Leia mais

expert PDF Trial Palestra Aspectos contábeis e gestão do processo da Escrituração Fiscal Digital com ênfase no ICMS Interestadual JANEIRO/2016

expert PDF Trial Palestra Aspectos contábeis e gestão do processo da Escrituração Fiscal Digital com ênfase no ICMS Interestadual JANEIRO/2016 Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

VI SEMINÁRIO DO SIMPLES NACIONAL. Conceitos do Simples Nacional

VI SEMINÁRIO DO SIMPLES NACIONAL. Conceitos do Simples Nacional VI SEMINÁRIO DO SIMPLES NACIONAL Conceitos do Simples Nacional Palestrante: Karin Helena Schappo Secretaria Municipal de Finanças de Curitiba Setembro / 2013 1 Estatuto Nacional da ME e da EPP Lei Complementar

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. INTRODUÇÃO... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO I SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. INTRODUÇÃO... 19 SUMÁRIO LIVRO I - PARTE TEÓRICA CAPÍTULO I SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. INTRODUÇÃO... 19 2. BASE LEGAL... 20 2.1. Substituição Tributária nas Operações Internas...

Leia mais

+ SIMPLES Nacional. Matriz constitucional: artigo 146, III, d Art Cabe à lei complementar:

+ SIMPLES Nacional. Matriz constitucional: artigo 146, III, d Art Cabe à lei complementar: + SIMPLES Nacional Matriz constitucional: artigo 146, III, d Art. 146. Cabe à lei complementar: ( ) d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno

Leia mais

OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA

OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA Aquisições efetuadas em operação interestadual (compras fora do Estado da Bahia) e-book AQUISIÇÕES PARA REVENDA compra interestadual critérios do ICMS Estou com dúvidas

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL SENTENÇA Tipo B Res. nº 535/2006, do CJF RCB_AFO Processo nº 54133-84.2015.4.01.3400 Classe : Ação Ordinária / Tributária - 1100 Autor : FAUVEL E MORAES SOCIEDADE DE ADVOGADOS Réu : UNIÃO Juiz : RENATO

Leia mais

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON CONCEITOS ANTECIPAÇÃO E DIFERENCIAL DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS: Art. 4 - Nas operações com mercadorias ou bens considera-se

Leia mais

CURSO LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO DF GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 6

CURSO LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO DF GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 6 1. SUPER-SIMPLES ou SIMPLES NACIONAL O SIMPLES tem base na CF/1988 artigos 146, III, d ; 170, inciso IX e 179. Art. 146. Cabe à lei complementar: III estabelecer normas gerais em matéria de legislação

Leia mais

AS TRÊS FACES DO DIFAL

AS TRÊS FACES DO DIFAL AS TRÊS FACES DO DIFAL Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis Josefina do Nascimento Pinto 23-11-2017 O ICMS ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016 ANO XXVII - 2016 3ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016 TRIBUTOS FEDERAIS IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE - PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA X PESSOA JURÍDICA... Pág.

Leia mais

1. Introdução. 2. Regime simplificado

1. Introdução. 2. Regime simplificado 1. Introdução A Constituição Federal dispõe em seu art. 146 que cabe à lei complementar estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, bem como disciplinar tratamento jurídico diferenciado

Leia mais

Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos Substituição Tributária das Operações com Lâmpadas Elétricas

Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos Substituição Tributária das Operações com Lâmpadas Elétricas Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos 4. 13 Substituição Tributária das Operações com Lâmpadas Elétricas Protocolo ICMS 17/1985 Alterações: Protocolo 09/1986, 10/87, 51/91, 08/98, 26/01, 37/01, 42/08,

Leia mais

ICMS nas operações interestaduais

ICMS nas operações interestaduais Alíquota do - Art. 155, 2., Inciso IV, da Constituição Federal: IV - resolução do Senado Federal, de iniciativa do Presidente da República ou de um terço dos Senadores, aprovada pela maioria absoluta de

Leia mais

RESOLUÇÃO N 51, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2008

RESOLUÇÃO N 51, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2008 RESOLUÇÃO N 51, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2008 Dispõe sobre o cálculo e o recolhimento dos impostos e contribuições devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Regime Especial Unificado

Leia mais

NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, CONTÁBEIS PARA

NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, CONTÁBEIS PARA NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS/PREVIDENCIÁRIAS E TRATAMENTOS CONTÁBEIS PARA 2018 1. SIMPLES NACIONAL 2. DIFAL 3. ISS E SUAS MUDANÇAS 4. ICMS ST: SUSPENSÃO PARCIAL DO CONVÊNIO 52/2017 5.

Leia mais

ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio.

ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio. ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio. MAPA ETECNICO FISCAL - www.etecnico.com.br - facebook/mapaetecnicofiscal

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Robson Maia Lins. Doutor e Mestre PUC/SP Gramado/RS

SIMPLES NACIONAL. Robson Maia Lins. Doutor e Mestre PUC/SP Gramado/RS SIMPLES NACIONAL Robson Maia Lins Doutor e Mestre PUC/SP (robsonmaia@barroscarvalho.com.br) Gramado/RS /RS,, 26 de junho de 2010 SUBTEMAS ESCOLHIDOS A evolução do tratamento diferenciado e favorecido às

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA N 353

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA N 353 Comunicado CAT 16, de 26-12-2018 (DOE 27-12-2018) O Coordenador da Administração Tributária declara que as datas fixadas para cumprimento das OBRIGAÇÕES PRINCIPAIS E ACESSÓRIAS, do mês de JANEIRO de 2019,

Leia mais

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15.

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. ADIN Protocolo 21/11 O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4628

Leia mais

Na pratica estão sendo restabelecidos os percentuais previstos no Convênio ICMS 52/91, que haviam sido alterados na edição do Decreto anterior.

Na pratica estão sendo restabelecidos os percentuais previstos no Convênio ICMS 52/91, que haviam sido alterados na edição do Decreto anterior. DECRETO Nº 1353/2012 Dispõe sobre o retorno do beneficio do diferimento do diferencial de alíquota, no período citado, nas aquisições de máquinas e equipamentos industriais previstos no Convênio ICMS 52/91.

Leia mais

Slide 1. Slide 2. Slide 3 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS

Slide 1. Slide 2. Slide 3 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Slide 1 Slide 2 Slide 3 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS É o instituto jurídico previsto na Constituição da República que autoriza, desde de que prevista em lei, a possibilidade de atribuir a outrem, sujeito

Leia mais

DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA E GUERRA FISCAL

DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA E GUERRA FISCAL DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA E GUERRA FISCAL Programação 8:30 as 9:00 RECEPÇÃO 9:00 as 9:45 DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA (Dr. Luciano Garcia Miguel) 9:45 as 10:00 GUERRA FISCAL DO ICMS (Dr. Bruno Henrique

Leia mais

2º Na hipótese do inciso I do parágrafo 1º, a substituição tributária caberá ao estabelecimento da empresa industrial ou ao contribuinte substituto

2º Na hipótese do inciso I do parágrafo 1º, a substituição tributária caberá ao estabelecimento da empresa industrial ou ao contribuinte substituto Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos 4. 12 Substituição Tributária das Operações com Lâmina de Barbear, Aparelho de Barbear Descartável, Isqueiro. Protocolo ICMS 16/1985 Alterações: Protocolo 09/1986,10/87,50/91,07/98,14/00,

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo

Orientações Consultoria de Segmentos Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo 29/06/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 5 3.1

Leia mais

NOVO REGRAMENTO CONSTITUCIONAL DO ICMS INTERESTADUAL NO COMÉRCIO ELETRÔNICO PÓS EC 87/15

NOVO REGRAMENTO CONSTITUCIONAL DO ICMS INTERESTADUAL NO COMÉRCIO ELETRÔNICO PÓS EC 87/15 NOVO REGRAMENTO CONSTITUCIONAL DO ICMS INTERESTADUAL NO COMÉRCIO ELETRÔNICO PÓS EC 87/15 REPRESENTATIVIDADE DO ICMS PARA OS ESTADOS - O ICMS é a maior fonte de receita tributária dos Estados - Representatividade

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Questões estaduais. Roberta Zanatta Martignago. Auditora-Fiscal da Receita Estadual do RS Membro da Secretaria-Executiva do CGSN

SIMPLES NACIONAL. Questões estaduais. Roberta Zanatta Martignago. Auditora-Fiscal da Receita Estadual do RS Membro da Secretaria-Executiva do CGSN SIMPLES NACIONAL Questões estaduais Roberta Zanatta Martignago Auditora-Fiscal da Receita Estadual do RS Membro da Secretaria-Executiva do CGSN 1 Simples Nacional no RS 2 3 4 Obrigações acessórias Exclusão

Leia mais

PEQUENOS NEGÓCIOS EM NÚMEROS ABRIL/2014

PEQUENOS NEGÓCIOS EM NÚMEROS ABRIL/2014 PEQUENOS NEGÓCIOS EM NÚMEROS ABRIL/2014 Unidade de Políticas Públicas SEBRAE Nacional 30 de maio de 2014 PEQUENOS NEGÓCIOS EM NÚMEROS ABRIL/2014 1 Crescimento dos Pequenos Negócios Constatações: Comparando-se

Leia mais

21:24:15]

21:24:15] ICMS/SP - Antecipação tributária do imposto na entrada de mercadoria proveniente de outra Unidade da Federação 2 de Maio de 2012 Em face da publicação da 43/2012 - DOE SP de 14.04.2012; 47/2012 - DOE SP

Leia mais

CONVÊNIO ICMS N 052/2017 SUSPENSÃO PARCIAL. AS CLAUSULAS 8ª a 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS nº 52/2017

CONVÊNIO ICMS N 052/2017 SUSPENSÃO PARCIAL. AS CLAUSULAS 8ª a 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS nº 52/2017 CONVÊNIO ICMS N 052/2017 SUSPENSÃO PARCIAL A SEGUIR CLAUSULAS QUE ESTÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS DE SUA APLICAÇÃO AS CLAUSULAS 8ª a 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS nº 52/2017 Cláusula oitava O contribuinte

Leia mais

Simples Nacional e Microempreendedor Individual

Simples Nacional e Microempreendedor Individual Simples Nacional e Microempreendedor Individual Silas Santiago Secretário-Executivo Comitê Gestor do Simples Nacional Contexto Lei Complementar 123, de 14/12/2006: Atende à Emenda Constitucional 42/2003

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Substituição Tributária é uma espécie de responsabilidade tributária, em que através de lei há a transferência da responsabilidade pelo recolhimento do imposto, bem como alteração do momento do recolhimento

Leia mais

TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO ÀS MPES LIMITES AO USO DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E À COBRANÇA DE DIFERENÇA DE ALÍQUOTA

TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO ÀS MPES LIMITES AO USO DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E À COBRANÇA DE DIFERENÇA DE ALÍQUOTA BRUNO QUICK ENGENHEIRO CIVIL FORMADO PELA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS/ESCOLA KENNEDY, COM ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO; ENGENHEIRO DE PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO; ESPECIALISTA EM POLÍTICAS

Leia mais

Alíquotas e Partilha do Simples Nacional - Comércio

Alíquotas e Partilha do Simples Nacional - Comércio ANEXO I DA LEI COMPLEMENTAR N o 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 Alíquotas e Partilha do Simples Nacional - Comércio 1ª Faixa Até 180.000,00 4,00% - 2ª Faixa De 180.000,01 a 360.000,00 7,30% 5.940,00 3ª

Leia mais

ICMS- ST REGRAS GERAIS INSTRUTORA: CLAUDETE VARGAS

ICMS- ST REGRAS GERAIS INSTRUTORA: CLAUDETE VARGAS ICMS- ST REGRAS GERAIS INSTRUTORA: CLAUDETE VARGAS 1 1. CONCEITOS - APOSTILA - PÁGINA 3 SUTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA OPERAÇÃO INTERNA É o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido nas operações ou

Leia mais

ICMS NOÇÕES BÁSICAS. Coordenação: Alexandre A. Gomes

ICMS NOÇÕES BÁSICAS. Coordenação: Alexandre A. Gomes ICMS NOÇÕES BÁSICAS Coordenação: Alexandre A. Gomes O que é Tributo? - Art. 3º do CTN Toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que não constitua sanção de ato

Leia mais

Lei nº 5147 de DOE de

Lei nº 5147 de DOE de Lei nº 5147 de 06.12.2007 DOE de 07.12.2007 DISPÕE SOBRE A APLICAÇÃO DO ESTATUTO NACIONAL DA MICROEMPRESA E DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE, DE QUE TRATA A LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Simples Nacional JANEIRO Simples Nacional. Simples Nacional

DIREITO TRIBUTÁRIO. Simples Nacional JANEIRO Simples Nacional. Simples Nacional DIREITO TRIBUTÁRIO Simples Nacional JANEIRO 2015 1 Simples Nacional Art. 146, III, d, CF Tratamento diferenciado e favorecido para ME e EPP Regime único de arrecadação opção do contribuinte; Art. 94 do

Leia mais

SIMPLES NACIONAL: Lei Complementar nº 123/06. Porto Alegre (RS), 01 de outubro de 2007.

SIMPLES NACIONAL: Lei Complementar nº 123/06. Porto Alegre (RS), 01 de outubro de 2007. SIMPLES NACIONAL: Lei Complementar nº 123/06 Porto Alegre (RS), 01 de outubro de 2007. Art. 146. Cabe à lei complementar: (...) III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente

Leia mais

Simples Nacional Opção, enquadramento e cálculo

Simples Nacional Opção, enquadramento e cálculo Simples Nacional Opção, enquadramento e cálculo Prof. Marcos Lima Prof. Marcos Lima Contador (graduado pela UECE) Especialista em Auditoria (UNIFOR) Diretor de Relacionamentos da Fortes Contabilidade Consultor

Leia mais

Perguntas & Respostas sobre: Substituição Tributária do ICMS

Perguntas & Respostas sobre: Substituição Tributária do ICMS Perguntas & Respostas sobre: Substituição Tributária do ICMS Quem Pergunta? Nos Cursos, Palestras e Treinamentos realizados pela Meta Cursos com o Professor Níkolas Duarte, muitas são as dúvidas e perguntas

Leia mais

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho...

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho... 1 de 16 07/02/2018 11:01 Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Fevereiro/2018 Orientações IOB Esta agenda contém as principais obrigações a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor.

Leia mais

Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional.

Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional. RESOLUÇÃO CGSN Nº 133, DE 13.06.2017 Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional. O COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL, no uso das competências que lhe

Leia mais

Tributação do e-commerce

Tributação do e-commerce Tributação do e-commerce Alterações realizadas por meio da Emenda Constitucional 87/15 Tatiana Martines SEFAZ/SP EC 87/2015: Características principais O que é? A EC 87/2015 altera a sistemática de cobrança

Leia mais

PEC 87/2015 e Convênio 93/2015 Novas regras de ICMS

PEC 87/2015 e Convênio 93/2015 Novas regras de ICMS Ref.: nº 02/2016 PEC nº 87/2015 A Emenda Constitucional nº 87/2015, alterou o Art. 155 da Constituição Federal, determinando novas regras para a divisão do ICMS em operações interestaduais, com o objetivo

Leia mais

TABELA CRT E CSOSN - SIMPLES NACIONAL

TABELA CRT E CSOSN - SIMPLES NACIONAL TABELA CRT E CSOSN - SIMPLES NACIONAL Código CRT Código de regime tributário Comentários 1 SIMPLES NACIONAL quando for optante pelo Simples Nacional. 2 3 Código SIMPLES NACIONAL - EXCESSO DE SUBLIMITE

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Protocolo 21/2011 Operações com origem em São Paulo

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Protocolo 21/2011 Operações com origem em São Paulo Protocolo 21/2011 Operações com origem em São Paulo 23/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. ICMS Próprio... 4

Leia mais

BC = (Valor mercadoria + frete + IPI + outras despesas) x MVA. BC = (Valor mercadoria + frete + IPI + outras despesas) x MVA ajustada

BC = (Valor mercadoria + frete + IPI + outras despesas) x MVA. BC = (Valor mercadoria + frete + IPI + outras despesas) x MVA ajustada A Substituição Tributária (ST) é o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS em relação às operações ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte. As modalidades de substituição subdividem-se

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Recolhimento de ICMS ST sobre a operação de frete

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Recolhimento de ICMS ST sobre a operação de frete 09/02/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Alíquota prevista para a operação... 7 4. Conclusão... 10 5. Referências...

Leia mais

Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015

Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Substituição Tributária O regime de ST é uma obrigação tributária que transfere ao sujeito passivo a responsabilidade

Leia mais

ESCLARECIMENTOS GERAIS SOBRE O REGIME DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS. Alexandre Galhardo. Introdução

ESCLARECIMENTOS GERAIS SOBRE O REGIME DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS. Alexandre Galhardo. Introdução ESCLARECIMENTOS GERAIS SOBRE O REGIME DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS Alexandre Galhardo Introdução Substituição Tributária (ST) é um instituto criado e implementado pelas Unidades da Federação antes

Leia mais

Somos consultados sobre a obrigatoriedade de recolhimento da diferença de ICMS nas operações envolvendo empresas enquadradas no Simples Nacional.

Somos consultados sobre a obrigatoriedade de recolhimento da diferença de ICMS nas operações envolvendo empresas enquadradas no Simples Nacional. FRANCO ADVOGADOS ASSOCIIADOS E CONSULTORES 1 ADONILSON FRANCO AL. SANTOS Nº 1470, 4º ANDAR - CJS. 407/408/409 JARDINS SÃO PAULO (SP) ASMAHAN ALESSANDRA JAROUCHE CEP 01418-100 PABX: (11) 3266-8592 VANESSA

Leia mais

Comunicado CAT 14, de

Comunicado CAT 14, de Comunicado CAT 14, de 25 07 2016 (DOE 26 07 2016) O Coordenador da Administração Tributária declara que as datas fixadas para cumprimento das Obrigações Principais e Acessórias, do mês de AGOSTO de 2016,

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 29 28 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 83 - Data 8 de junho de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: SIMPLES NACIONAL REVENDA DE PRODUTOS SUJEITOS A TRIBUTAÇÃO CONCENTRADA

Leia mais

4º O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento:

4º O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento: Das Alíquotas e Base de Cálculo e dos Créditos Art. 18. O valor devido mensalmente pela microempresa e empresa de pequeno porte, optante do Simples Nacional, será determinado mediante aplicação da tabela

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Alterações trazidas pela LC nº 155/2016 e questões estaduais. Roberta Zanatta Martignago

SIMPLES NACIONAL. Alterações trazidas pela LC nº 155/2016 e questões estaduais. Roberta Zanatta Martignago SIMPLES NACIONAL Alterações trazidas pela LC nº 155/2016 e questões estaduais Roberta Zanatta Martignago Auditora-Fiscal da Receita Estadual do RS Membro da Secretaria-Executiva do CGSN 1 Simples Nacional

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 87, DE 16 DE ABRIL DE 2015

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 87, DE 16 DE ABRIL DE 2015 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 87, DE 16 DE ABRIL DE 2015 CONVÊNIO ICMS 93 DE 17/09/2015 AJUSTE SINIEF 5 DE 02/10/2015 AJUSTE SINIEF 6 DE 02/10/2015 2 Alterações advindas da Emenda Constitucional nº 87/2015

Leia mais

Índice. Gustavo Prado Gerente de Consultoria ASIS Projetos

Índice. Gustavo Prado Gerente de Consultoria ASIS Projetos Índice O que é a Substituição Tributária? 3 Convênio ICMS nº 52/2017: Introdução 4 Convênios Revogados 5 Pontos de Atenção 6 Mercadorias 7 Responsabilidade 8 Cálculo 9 Exemplificando o Cálculo (MVA) 10

Leia mais

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho...

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho... 1 de 16 02/10/2017 17:25 Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Outubro/2017 Orientações IOB Esta agenda contém as principais obrigações a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor.

Leia mais

Emenda Constitucional nº 42, de 19 de dezembro de 2003 DOU de

Emenda Constitucional nº 42, de 19 de dezembro de 2003 DOU de Emenda Constitucional nº 42, de 19 de dezembro de 2003 DOU de 31.12.2003 Altera o Sistema Tributário Nacional e dá outras providências. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO REGIONAL REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Coordenador da Administração Tributária

DESENVOLVIMENTO REGIONAL REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Coordenador da Administração Tributária REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Expositor: OTAVIO FINEIS JUNIOR Coordenador da Administração Tributária do Estado de São Paulo Distribuição Percentual da carga tributária entre 1990 e

Leia mais

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST 18 de dezembro de 2018 Ernany Müller PREVISÃO DA RESTITUIÇÃO DO ICMS ST NA CF E NA LEI 8.820/89 Art. 150... 7º A lei poderá atribuir a sujeito

Leia mais

Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional e dá outras providências.

Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional e dá outras providências. Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional e dá outras providências. O COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL, no uso das competências que lhe conferem a Lei

Leia mais

IBEF Grupo de Estudos Tributários Maio 2016

IBEF Grupo de Estudos Tributários Maio 2016 www.pwc.com.br IBEF Grupo de Estudos Tributários Maio 2016 Emenda Constitucional 87/2015 Alteração na forma de recolhimento do ICMS e o entendimento da Sefaz SP Alteração no art. 155 da Constituição Federal

Leia mais

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015.

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015. AGENDA TRIBUTÁRIA ICMS/SP PARA O MÊS DE MARÇO 01/03 3 Feira Entrega, por transmissão eletrônica de dados, pelo Transportador Revendedor Retalhista TRR, das informações relativas às operações interestaduais

Leia mais

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES 15.12.2015 1. ICMS Santa Catarina PORTARIA SEF N 413/2015 Dispõe sobre o processamento dos pedidos de restituição de tributos. Desta forma, o pedido de restituição será formalizado

Leia mais

NOVAS REGRAS DO ICMS PARA 2016

NOVAS REGRAS DO ICMS PARA 2016 NOVAS REGRAS DO ICMS PARA 2016 Palestrante: Ana Cristina Martins Pereira www.mgtreinamento.com.br anacristina@mgtreinamento.com.br ASPECTOS LEGAIS DA EC 87 EC n 87/2015 A EC 87/2015 altera a sistemá5ca

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Cordilheira Escrita Fiscal 2.174A Liberação de Atualização Criadas rotinas para possibilitar a parametrização da apuração automática do diferencial de alíquota, antecipação parcial do ICMS, e antecipação

Leia mais

DECRETO Nº , DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013

DECRETO Nº , DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 Página 1 de 5 DECRETO Nº 59.967, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOE 18-12-2013) Introduz alterações no Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços

Leia mais

ALTERAÇÕES NO RICMS/MG

ALTERAÇÕES NO RICMS/MG ALTERAÇÕES NO RICMS/MG Marcelo Jabour Rios Jabour Brandão Alkmin Advogados associados IMPORTAÇÃO DE MERCADORIAS COM O DIFERIMENTO DO ICMS (ITEM 41 DO ANEXO II) Decreto 46.920 28/12/2015 Importação de MP,

Leia mais

ANEXO 1 AO COMUNICADO: SEFAZ REALIZA ALTERAÇÕES NA EFD ICMS- IPI

ANEXO 1 AO COMUNICADO: SEFAZ REALIZA ALTERAÇÕES NA EFD ICMS- IPI ANEXO 1 AO COMUNICADO: SEFAZ REALIZA ALTERAÇÕES NA EFD ICMS- IPI Abrangência: contribuintes de São Paulo obrigados à entrega da EFD-ICMS-IPI. Conteúdo: tabela atual e nova de códigos de ajuste da EFD-ICMS-IPI.

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE & NEGÓCIOS Passo Fundo (RS), 12jul19 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas Luiz Antônio Bins Advogado e Consultor Tributário Sumário Considerações Gerais

Leia mais

XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional

XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional Luiz Antônio Bins Secretário-Adjunto da Fazenda Gramado, 25/06/2015 SUMÁRIO Introdução ICMS Considerações

Leia mais

Além disso, o novo Portal do Empreendedor, já disponível, traz facilidades para a vida dos empreendedores.

Além disso, o novo Portal do Empreendedor, já disponível, traz facilidades para a vida dos empreendedores. Simples Nacional passa por importantes mudanças a partir de 2018 A Lei Complementar nº 155/2016 entra em vigor no dia 1 de janeiro e, com ela, uma série de alterações passam a vigorar. Dentre essas serão

Leia mais

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro...

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA... 1 1 Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... 3 1.1 Definição de tributo... 4 1.2 Conceito de Sistema Tributário Brasileiro...

Leia mais

Escrituração fiscal das escolas no Simples Nacional

Escrituração fiscal das escolas no Simples Nacional Diogo José Mendes Tenório Auditor Fiscal de Tributos Municipais Escrituração fiscal das escolas no Simples Nacional Conforme: Lei Complementar 123/2006; Resolução do CGSN nº 94/2011 O que será abordado?

Leia mais

SIMPLES NACIONAL FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS: 179. A

SIMPLES NACIONAL FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS: 179. A SIMPLES NACIONAL FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS: Art. 179. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento

Leia mais

Boletim de Economia Sindusfarma nº Data: 18/12/2013. Responsável: Luiz Antonio Diório Fone: (11)

Boletim de Economia Sindusfarma nº Data: 18/12/2013. Responsável: Luiz Antonio Diório Fone: (11) Boletim de Economia Sindusfarma nº 053-2013 Data: 18/12/2013 Responsável: Luiz Antonio Diório Fone: (11) 3897-9769 E-mail: diorio@sindusfarma.org.br Assunto: DECRETO Nº 59.967, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013

Leia mais

Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal. Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012

Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal. Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012 Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012 AGENDA 1. SITUAÇÃO ATUAL: GUERRA FISCAL 1.1. Antecedentes 1.2. Formas de concessão de benefícios 1.3. Modalidades

Leia mais

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 Alterações do ICMS: Substituição Tributária nos termos do Decreto n 36.509/2015 Alexandre Henrique Salema Ferreira Maio/2016 DECRETO N 36.509/2015 Fundamento Convênio

Leia mais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais Objetivos do Workshop 1 Conhecer e Atualizar os Conhecimentos acerca da Legislação Tributária e Fiscal Vigente 2 Adotar Procedimentos

Leia mais

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 30/06/ NOTAS ECONET Gerado em: 01/06/2018 às 09:33:10

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 30/06/ NOTAS ECONET Gerado em: 01/06/2018 às 09:33:10 Sumário 01/06/2018... 1 04/06/2018... 1 05/06/2018... 2 10/06/2018... 3 11/06/2018... 4 12/06/2018... 6 13/06/2018... 6 14/06/2018... 7 15/06/2018... 7 16/06/2018... 9 17/06/2018... 9 18/06/2018... 10

Leia mais