Influência da internet nas decisões de compra femininas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Influência da internet nas decisões de compra femininas"

Transcrição

1 Influência da internet nas decisões de compra femininas

2 Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento focada em compreender profundamente as mulheres e ajudar seus clientes a maximizar as oportunidades de comunicação com elas, a Sophia Mind busca desvendar o que elas querem, quando querem, como querem. T O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind acredita que este é o século do avanço feminino em todos os setores e do aumento contínuo do poder nas mãos delas, seja de compra, seja de grandes transformações políticas e sociais. As mulheres estão passando por grandes mudanças comportamentais, culturais e sociais, e precisam ser compreendidas profundamente para que se estabeleça com elas uma comunicação efetiva e conveniente.

3 Metodologia Análise de entrevistas realizadas em diversas pesquisas da Sophia Mind com mais de 6 mil mulheres diferentes em todo o território brasileiro. Todas as pesquisas foram realizadas entre outubro de 2009 e janeiro de O objetivo deste estudo é mostrar, através de informações concretas, a influência que a internet possui nas decisões de compra femininas.

4 Sumário Executivo A internet tem forte influência no processo decisório de consumo feminino. - O aumento do acesso à internet faz com que, cada vez mais, aumente a relevância desta mídia nas decisões de compra das mulheres; - O tempo de acesso à internet é maior do que o tempo dedicado à TV; - A internet influencia na forma como as mulheres consomem atualmente; - A internet é usada como fonte de busca de informações sobre produtos e serviços antes e depois da compra; - A internet é usada para facilitar a realização de atividades do dia a dia e poupar tempo das mulheres; - A internet propicia intensa troca de experiências de compra através das redes sociais, favorecendo a indicação ou rejeição de determinada marca por parte das amigas; - A publicidade online e na TV tem a mesma influência nas decisões de compra das usuárias de internet brasileiras; - O e-commerce é uma oportunidade de negócio que cresce a cada ano no Brasil.

5 Evolução da internet no Brasil O Brasil fechou o ano de 2009 com 66,3 milhões de usuários de internet. Mais de 30 milhões são mulheres. A cada ano que passa, aumenta a quantidade de brasileiros com acesso à grande rede. A renda não é mais uma barreira tão forte para o acesso à internet: houve crescimento grande da venda de computadores e contratação de serviços de banda larga durante os últimos anos. A penetração da internet na classe C em 2008 era de 38%. Em 2009, esse percentual pulou para 45%. A penetração na classe C ainda é relativamente baixa quando comparada com a classe A e B (76%). Porém, por ser a maior classe do país, cada ponto percentual a mais na penetração significa milhões de novos internautas. A classe D também não ficou de fora da internet. Aproximadamente 1,5 milhão de domicílios desta classe social possuem computador e acesso à rede.

6 Consumo de mídia pelas mulheres Pode-se dizer que as mulheres atualmente são multimídias: estão expostas e interagem com diversos tipos de mídia. Em uma única semana, 70% das mulheres utilizam 5 ou mais mídias, entre internet, TV, rádio, videogame, cinema e outras. Quantidade de mídias utilizadas por semana: 1 ou 2 mídias; 6% 9 ou mais mídias; 4% 7 ou 8 mídias; 22% 3 ou 4 mídias; 25% 5 ou 6 mídias; 44% Segundo pesquisa realizada pela Sophia Mind, elas gastam, em média, 77 horas por semana usufruindo dessas mídias. 39 horas são dedicadas a atividades online e 21 horas à TV.

7 Consumo de mídia pelas mulheres Dividindo-se a internet em navegação por websites, internet via celular, e redes sociais, e a TV em aberta e paga, verifica-se que o tem a maior penetração: 91% das usuárias. Ele é seguido pelo acesso a websites e TV aberta (empate, com 69% de penetração). As redes sociais, rádio e revistas também possuem a mesma penetração (em torno de 58% cada um). Esses números mostram a relevância da internet na vida das mulheres, já superando o tempo dedicado à TV. Até mesmo as redes sociais, que são uma mídia mais recente, possuem a mesma penetração das mídias tradicionais. Horas semanais de dedicação às mídias: 17,5 13,2 13,0 10,4 8,1 7,5 3,7 2,2 si eb W ab er te s ta l Em io ád R pa ai TV s ai ci so es ed R ga s bl + R pr Im TV og ta ev is es lu al rn Jo tv ia ce ga In te r ne eo Vi d so r la e m a em in C 0,6 0,4 0,3

8 Internet no processo de compra A internet entrou na vida das pessoas ocupando boa parte do tempo e trazendo benefícios. Para as mulheres, ela pode trazer vantagens ainda maiores. A internet, ao mesmo tempo em que proporciona a comodidade da qual necessitam, oferece inúmeras possibilidades de informação elemento valorizado nas sociedades modernas, além de interação social. Esses fatores influenciam na forma como as mulheres decidem e realizam suas compras. Ao longo da pesquisa, serão apresentadas as principais formas de influência: Internet Internet Internet Internet Internet como como como como como fonte de informações facilitador das atividades do dia a dia forma de interação veículo publicitário ferramenta de compra

9 1. Internet como fonte de informações A quantidade de informações disponíveis para as consumidoras na internet beira o infinito. Praticamente todas as marcas possuem sites. Já se foi o tempo em que apenas os grandes varejistas estavam presentes na rede. A internet está presente como fonte de informações no pré e pósvenda. Em média, 67% das usuárias de internet afirmam buscar informações na rede sobre produtos ou serviços antes de comprá-los ou contratá-los. Em alguns mercados, a relação entre consumidora e produto é mais intensa. Na compra de produtos de beleza, 53% das mulheres buscam informações em sites de revistas ou especialistas antes de realizar suas compras. A busca de informações nos sites dos fabricantes ocorre em 42% dos casos estudados. Devido à preocupação das mulheres com a sua renda e orçamento familiar, os buscadores de preço estão cada vez mais importantes nas compras feitas pela internet ou lojas físicas. No setor de eletroportáteis, por exemplo, quando a mulher vai à loja, ela já sabe todas as informações sobre o produto desejado: as diferenças entre as marcas, funcionalidades, especificações técnicas e, principalmente, quanto deve pagar pelo produto. 70% das mulheres que responderam a pesquisa afirmam buscar os melhores preços através da internet.

10 1. Internet como fonte de informações No pós-venda, a internet também tem vários papéis. No caso dos produtos de beleza, 62% das mulheres buscam dicas de como usá-los. Os sites dos fabricantes e varejistas também facilitaram a forma como as usuárias reclamam e buscam informações de uso de produtos, através de serviços online de atendimento ao consumidor.

11 2. Internet como facilitador atividades do dia a dia das A mulher contemporânea acumula funções dentro e fora de casa. O aumento da participação delas no mercado de trabalho não as fez abandonar suas tarefas domésticas e os cuidados com os filhos. A internet tem função significativa na tentativa feminina de ter mais tempo disponível para ela e, principalmente, para a família. Através da internet, as mulheres, em especial as mães, leem conteúdos de interesse (80%), se atualizam com os últimos acontecimentos (78%) e se divertem (68%). É possível que os façam observando seus filhos brincando, com o laptop durante atividades na cozinha e em qualquer horário livre que tiverem durante o dia ou a noite. A interação com familiares e amigos é outra forma de ajuda da internet. Com tanta falta de tempo, elas não conseguiriam manter o contato com tantos amigos ou compartilhar o crescimento dos filhos. (97% das usuárias usam as redes sociais para interagir com familiares e parentes, e 75% das mães acreditam que as redes têm alguma importância no compartilhamento de fotos).

12 2. Internet como facilitador atividades do dia a dia das Os serviços bancários online e os homebrokers mudaram a forma como as mulheres consomem os serviços financeiros. Em geral, as mulheres buscam praticidade e comodidade quando escolhem onde investir (26% das entrevistadas). Ao invés de ir ao banco ou consultar extratos em papel, 46% das investidoras acompanham seus investimentos (na maioria das vezes poupança) através da internet. Não só a internet, mas a tecnologia de forma geral tem sido aliada das mulheres na busca por praticidade e comodidade. Os smartphones, por exemplo, cada vez mais são usados para o gerenciamento dos compromissos da família (consultas médicas, festas, eventos), auxílio na saúde e bem-estar (como informações sobre produtos e dicas alimentares) e o compartilhamento de fotos e vídeos com amigos e familiares.

13 3. Internet como forma de interação Em todo o mundo, as redes sociais captam cada vez mais usuários. As mulheres, em especial no Brasil, são muito adeptas dessa mídia. Somando as usuárias das redes sociais (sites de relacionamento), blogs, sites de compartilhamento de foto e vídeo e mensagens instantâneas, encontramse 93% das usuárias de internet no Brasil. Mensagens instantâneas 79% Sites de relacionamento 78% Sites de compartilhamento de vídeo 50% Blogs / Fóruns 33% Microblog 16% Fotolog Nenhum site de rede social 14% 7% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% As mensagens instantâneas e os sites de relacionamento são as principais mídias sociais utilizadas. Dentre os sites de relacionamento, o Orkut predomina, com 75% das usuárias, seguido do Sonico e do Facebook, com aproximadamente 21% de penetração. O mesmo percentual tem o microblog Twitter.

14 3. Internet como forma de interação O principal objetivo das redes sociais, para as entrevistadas, é a interação com os amigos e familiares. Nesta interação é inevitável que exista a troca de experiências de compra. 60% das mulheres comentam suas experiências com produtos nas redes sociais. Este ambiente deixou de ser somente para reclamações, e é também muito utilizado para a indicação de produtos. 10% delas comentam apenas quando a experiência de compra é ruim. V o c ê c o s tu m a u s a r a s r e d e s s o c ia is p a r a c o m e n ta r c o m s e u s a m ig o s e f a m ilia r e s s o b r e p r o d u to s? Sim, quando fico insatisfeita 10% Sim, quando me surpreendo positivamente Sim, sempre Não 26% 24% 40% Com tanta informação disponível para a tomada de decisão sobre a compra de bens e serviços, a referência de uma amiga ou familiar (pessoa de confiança) pesa muito. Mais da metade das entrevistadas já compraram algum produto baseado em indicações que tiveram em redes sociais. 21% confiam em comentários de pessoas conhecidas, e 33% compram independentemente da pessoa que indica o produto.

15 3. Internet como forma de interação Para cada mercado, varia a influência da opinião de pessoas na decisão de compra feminina. Quanto maior for o peso dado a indicações de amigos, maior é a influência das redes sociais na decisão de compra. No setor de beleza, por exemplo, as consumidoras valorizam muito a opinião de outras pessoas (60% confiam na indicação de amigas), logo é um mercado onde a troca de experiências, indicações e rejeições nas redes sociais é mais intensa. Por outro lado, o mercado de produtos de limpeza sofre grande influência dos produtos usados pela mãe. Ou seja, a influência das redes sociais na decisão de compra é menor. Não é só de amigas reais que as mulheres aceitam indicações. Milhões de mulheres utilizam a rede social do portal Bolsa de Mulher para debater sobre diversos assuntos, desde relacionamentos a experiências de consumo. Muitas vezes, são mulheres que não se conhecem pessoalmente, mas tiveram afinidade em determinado assunto discutido nos fóruns. Além da interação entre pessoas, as redes sociais permitem a interação entre consumidor e marca. Através do Twitter, por exemplo, é possível enviar e receber mensagens de suas marcas favoritas. Todas as ferramentas fizeram com que a consumidora se aproximasse das empresas, ficando mais antenada nas novidades, promoções, lançamentos e, consequentemente, aumentando sua propensão a comprar.

16 4. Internet como veículo publicitário Considerando as usuárias de internet, a influência da publicidade na TV (aberta e paga) e na internet (websites, redes sociais, via celular e ) possui o mesmo efeito. Percepção do grau de influência das mídias na decisão de compra das usuárias de internet no Brasil: 13% 5% 4% 8% 9% Outros Jornal impresso Internet (rede social) 11% Tv paga Internet ( ) 23% Revista Internet (website) TV aberta 27% Por este motivo, as empresas usam a internet como forma de divulgar novos produtos e serviços. 42% das mulheres ficam sabendo de novidades do mercado de beleza através da publicidade na internet, enquanto o percentual para a publicidade televisiva é de 38%, e em jornais e revistas, 30%.

17 4. Internet como veículo publicitário O mercado financeiro também se beneficia da publicidade na internet. Para 75% das mulheres investidoras (em qualquer tipo de aplicação ou poupança) a internet é uma das formas de se atualizar sobre novidades no setor e melhores opções de investimento. A internet possui uma infinidade de modelos de publicidade, entre eles o banner e o marketing. 97% das usuárias não se incomodam em receber qualquer uma dessas formas de publicidade, desde que divulgue uma promoção ou cupom de desconto, seja muito criativa, ou que o produto seja de seu interesse.

18 5. Internet compra como ferramenta de O comércio eletrônico desponta como uma das mais importantes oportunidades de negócios. Há pouco tempo, ainda era possível detectar fortes resistências em relação à compra de bens pela internet. As maiores delas estavam relacionadas com a segurança e privacidade dos dados pessoais, a confiabilidade na entrega dos produtos e a garantia de receber um produto de qualidade. Aos poucos, essas resistências foram sendo quebradas, e hoje os consumidores se sentem bem mais confortáveis em usar o computador como vitrine e efetuar compras. Segundo monitoramento da e-bit, o e-commerce brasileiro movimentou 4,8 bilhões de reais no primeiro semestre de Entre as entrevistadas, mais da metade realizou compras online no mês anterior à pesquisa. Os produtos mais comprados são: livros e revistas (20%), eletrônicos e informática (18%), CDs e DVDs (11%).

19 Conclusões A internet faz parte do processo de decisão de compra de produtos e serviços para as mulheres. Através da internet, elas buscam informações antes e depois das compras. A grande quantidade de informações disponíveis pode confundir as mulheres, logo a indicação de produtos por pessoas de confiança tem forte peso na decisão feminina. Com isso, as redes sociais têm papel fundamental no consumo. Da mesma forma que as redes sociais podem divulgar uma marca, basta alguns comentários negativos para destruir a imagem da mesma. As mídias sociais permitem também a interação entre as marcas e as consumidoras. As empresas não podem desperdiçar essa oportunidade de atrair ainda mais a atenção e o desejo das mulheres. Apesar da diferença entre os investimentos publicitários na TV e na internet, para as usuárias, ambas as mídias tem a mesma influência na decisão de compra. A internet é a responsável por apresentar novidades em diversos mercados. Esta pesquisa teve o objetivo de mostrar para as empresas qual o papel da internet nas decisões de compra das mulheres e a importância do trabalho de marketing online.

20

Comércio na internet: muito mais que e-commerce

Comércio na internet: muito mais que e-commerce Comércio na internet: muito mais que e-commerce Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência

Leia mais

Contextualização. *http://www.sophiamind.com/noticias/acesso-a-internet-movel-entre-as-mulherescresce-575-em-dois-anos/

Contextualização. *http://www.sophiamind.com/noticias/acesso-a-internet-movel-entre-as-mulherescresce-575-em-dois-anos/ Mobile Marketing Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

Investimento para Mulheres

Investimento para Mulheres Investimento para Mulheres Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem

Leia mais

O uso de eletroportáteis

O uso de eletroportáteis O uso de eletroportáteis Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por

Leia mais

Porque as mulheres seguem empresas no Twitter?

Porque as mulheres seguem empresas no Twitter? Porque as mulheres seguem empresas no Twitter? Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. A pesquisa foi realizada com 737 mulheres com idade entre

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online.

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Bens Virtuais Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento focada

Leia mais

Introdução Já acessou rede social Acessam semanalmente Acessam diariamente USA Brasil Argentina México

Introdução Já acessou rede social Acessam semanalmente Acessam diariamente USA Brasil Argentina México O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

Consumo de produtos de beleza

Consumo de produtos de beleza Consumo de produtos de beleza Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado.

Leia mais

Assunto Mulheres e relacionamentos via Internet

Assunto Mulheres e relacionamentos via Internet Assunto Mulheres e relacionamentos via Internet SOPHIA MIND A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência

Leia mais

Endividamento Feminino

Endividamento Feminino Endividamento Feminino Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por

Leia mais

Assunto Investimentos femininos

Assunto Investimentos femininos Assunto Investimentos femininos SOPHIA MIND A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado.

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Quantidade de entrevistas realizadas: 656

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Quantidade de entrevistas realizadas: 656 Compras - Natal Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

Facebook Por que curtir marcas e empresas?

Facebook Por que curtir marcas e empresas? Por que curtir marcas e empresas? Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. A sondagem foi realizada com 341 mulheres com idade entre 18 e 60 anos

Leia mais

Peças para diferentes sites

Peças para diferentes sites Encontre aqui um apanhado de indicadores, estudos, análises e pesquisas de variadas fontes, todas vitais para avaliação e mensuração do desempenho e dos negócios no mundo digital. Confira Aunica The Tagnology

Leia mais

O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres.

O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. Assunto Turismo SOPHIA MIND A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

Planejamento Financeiro Feminino

Planejamento Financeiro Feminino Planejamento Financeiro Feminino Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado.

Leia mais

Cuidados com o corpo

Cuidados com o corpo Cuidados com o corpo Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

Consumo feminino de cerveja

Consumo feminino de cerveja Consumo feminino de cerveja Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem

Leia mais

Mercado feminino de automóveis

Mercado feminino de automóveis Mercado feminino de automóveis Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado.

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online.

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Mulheres e Futebol Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com usuárias brasileiras de Internet via questionário online.

Metodologia. Entrevistas com usuárias brasileiras de Internet via questionário online. Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento focada em compreender

Leia mais

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais. Setembro de 2009

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais. Setembro de 2009 Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais Setembro de 2009 A pesquisa Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais foi direcionada para

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

MARKETING NA INTERNET

MARKETING NA INTERNET MARKETING NA INTERNET HUGO HOCH CONSULTOR DE MARKETING ER. BAURU SEBRAE-SP hugoh@sebraesp.com.br Marketing na Internet O que é? o Marketing na Internet, também referido como: i-marketing, web marketing,

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Palestra Mercado Feminino. Mulheres 3.0 Quem são elas e como vender para mulheres online.

Palestra Mercado Feminino. Mulheres 3.0 Quem são elas e como vender para mulheres online. Palestra Mercado Feminino Mulheres 3.0 Quem são elas e como vender para mulheres online. UNIVERSO FEMININO Passado X Presente Universo Feminino Mercado Feminino OS DILEMAS DA MULHER ATUAL O que elas querem?

Leia mais

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos;

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Missão do IAB Brasil Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Criar normas e padrões para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

Nosso Planeta Mobile: Brasil

Nosso Planeta Mobile: Brasil Nosso Planeta Mobile: Brasil Como entender o usuário de celular Maio de 2012 1 Resumo executivo Os smartphones se tornaram indispensáveis para nosso cotidiano. A difusão dos smartphones atinge 14% da população,

Leia mais

o telespectador online

o telespectador online bolsa de estudos Encontre aqui um apanhado de indicadores, estudos, análises e pesquisas de variadas fontes, todas vitais para avaliação e mensuração do desempenho e dos negócios no mundo digital. Confira

Leia mais

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Morgana Hamester História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Contexto atual Modelização digital contemporaneidade;

Leia mais

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo 5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo Este estudo teve como objetivo contribuir para a compreensão do uso das mídias sociais, como principal ferramenta de marketing da Casar é Fácil, desde o momento da sua

Leia mais

Felipe Morais @plannerfelipe O CENÁRIO DO E-COMMERCE BRASILEIRO

Felipe Morais @plannerfelipe O CENÁRIO DO E-COMMERCE BRASILEIRO Felipe Morais @plannerfelipe O CENÁRIO DO E-COMMERCE BRASILEIRO ESPECIALISTA EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL Autor do livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport) Autor do Blog do Planejamento

Leia mais

Comércio Eletrônico em Números

Comércio Eletrônico em Números Comércio Eletrônico em Números Evolução do E-commerce no Brasil 23 milhões é um grande número. 78 milhões 23 milhões Enorme potencial de crescimento no Brasil Mas fica pequeno se comprarmos com o número

Leia mais

COMERCIAL/ MARKETING

COMERCIAL/ MARKETING COMERCIAL/ MARKETING Os investimentos específicos na sua área em 2012 vs? (%) - RU Vão crescer 42 54 Média: + 4,06% Permanecer estáveis 45 5 Terão redução 1 5 2010 (%) - RU A principal estratégia comercial/

Leia mais

INDICADORES DE MERCADO

INDICADORES DE MERCADO INDICADORES DE MERCADO SUMÁRIO EXECUTIVO Nessa edição dos Indicadores de Mercado, desenvolvido pelo Comitê de Marketing do IAB Brasil, são apresentados os dados consolidados do primeiro semestre de 2007,

Leia mais

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa...

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Sobre o estudo perfil Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Amostra: Total: 1.035 respondentes Consumidores: 805 Profissionais: 230 objetivo

Leia mais

A determinação da classe social foi baseada na visão IBGE/ FGV, ou seja, considerando a renda familiar em número de salários mínimos.

A determinação da classe social foi baseada na visão IBGE/ FGV, ou seja, considerando a renda familiar em número de salários mínimos. Objetivo: Levantar informações sobre o uso das redes sociais, característica de seus usuários, motivações de acesso, interação com amigos e marcas, etc. Metodologia: pesquisa quantitativa online com 484

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online.

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Assunto E-commerce Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Quantidade de entrevistas realizadas: 1.652 mulheres Perfil: 18 a 50 anos Mercado: Brasil

Leia mais

Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet.

Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet. Algumas pesquisa realizada recentemente, revelaram resultados surpreendentes sobre o uso da Internet nas empresas no Brasil. Neste artigo interpreta alguns dados e lhe revela as soluções que podem ajudar

Leia mais

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja.

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja. Com a consolidação do comércio eletrônico no Brasil e mundo, fica cada vez mais claro e a necessidade de estar participando, e mais a oportunidade de poder aumentar suas vendas. Mas é claro que para entrar

Leia mais

SITES E BLOGS CONSTRUINDO A SUA MARCA

SITES E BLOGS CONSTRUINDO A SUA MARCA SITES E BLOGS CONSTRUINDO A SUA MARCA Paula Junqueira 7º CONGRESSO RIO DE EDUCAÇÃO CONSTRUINDO A SUA MARCA A marca é o ativo mais importante, independente do tamanho de sua empresa. As mídias sociais são

Leia mais

Nosso Planeta Mobile: Brasil

Nosso Planeta Mobile: Brasil Nosso Planeta Mobile: Brasil Como entender o usuário de celular Maio de 2013 1 Resumo executivo Os smartphones se tornaram indispensáveis para nosso cotidiano. A difusão dos smartphones atinge 26 % da

Leia mais

22ª edição. Índice. Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados. O que é WebShoppers... 03

22ª edição. Índice. Copyright e-bit Todos os Direitos Reservados. O que é WebShoppers... 03 Índice O que é WebShoppers...... 03 A e-bit... 04 Dados WebShoppers: Metodologia...... 06 Sumário Executivo... 08 Estrutura do Relatório... 09 Parte I Balanço do 1 semestre de 2010... 10 Meio ano de puro

Leia mais

13ª EDIÇÃO OUT 2013 F/RADAR PANORAMA DO BRASIL NA INTERNET

13ª EDIÇÃO OUT 2013 F/RADAR PANORAMA DO BRASIL NA INTERNET 13ª EDIÇÃO OUT 2013 F/RADAR PANORAMA DO BRASIL NA INTERNET AGENDA METODOLOGIA PANORAMA GERAL GRANDES APRENDIZADOS F/RADAR METODOLOGIA TÉCNICA Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal em pontos de fluxo

Leia mais

Mídias apostam em publicidade... 78% pretende usar a internet como plataforma. Ações de TV paga também estão no radar de 64% Meio & Mensagem ...

Mídias apostam em publicidade... 78% pretende usar a internet como plataforma. Ações de TV paga também estão no radar de 64% Meio & Mensagem ... Digital Mídias apostam em publicidade... 78% pretende usar a internet como plataforma Ações de TV paga também estão no radar de 64% Mobile representa 50% das iniciativas Meio & Mensagem Publicidade Investimento

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

Resumo. Palavras-chave: twitter; ferramenta; planejamento; Greenpeace.

Resumo. Palavras-chave: twitter; ferramenta; planejamento; Greenpeace. O Twitter Como Ferramenta de Divulgação Para As Empresas: Um Estudo De Caso do GREENPEACE 1 Jonathan Emerson SANTANA 2 Gustavo Guilherme da Matta Caetano LOPES 3 Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER

Leia mais

Paradigmas e paradoxos da sociedade da informação

Paradigmas e paradoxos da sociedade da informação Paradigmas e paradoxos da sociedade da informação As mudanças DebatePapo Mídia Dalton Pastore - ABAP Caio Barsotti - SECOM José Alves - IVC Orlando Lopes - ABA Impacto da Tecnologia Individualização Acesso

Leia mais

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Marketing criar produtos e serviços que atendam necessidades

Leia mais

Resumo dos resultados de pesquisa de mídia social

Resumo dos resultados de pesquisa de mídia social Resumo dos resultados de pesquisa de mídia social Introdução: Com a Web 2.0 e suas ferramentas interativas (blog, fórum, sites interativos, redes sociais, etc.) as pessoas criam conteúdo e informação de

Leia mais

Este documento provê informação atualizada, e simples de entender, para o empreendedor que precisa iniciar ou avaliar suas operações online.

Este documento provê informação atualizada, e simples de entender, para o empreendedor que precisa iniciar ou avaliar suas operações online. Os segredos dos negócios online A Internet comercial está no Brasil há menos de 14 anos. É muito pouco tempo. Nesses poucos anos ela já mudou nossas vidas de muitas maneiras. Do programa de televisão que

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Fevereiro 2016 A MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O que mais incomoda no discurso/posição que a mulher

Leia mais

1 Descrição do Problema 1.1.Introdução

1 Descrição do Problema 1.1.Introdução 14 1 Descrição do Problema 1.1.Introdução Desde a década de 90, a Internet tem-se mostrado importante instrumento na vida cotidiana do consumidor, não somente para ampliar a pesquisa de informações sobre

Leia mais

Wagner K. Arendt Coordenador de TI FCDL/SC

Wagner K. Arendt Coordenador de TI FCDL/SC Wagner K. Arendt Coordenador de TI FCDL/SC sua empresa na Internet A criação de um site é uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo e um mundo globalizado,

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

E-COMMERCE COMO FERRAMENTA DE VENDAS

E-COMMERCE COMO FERRAMENTA DE VENDAS Central de Cases E-COMMERCE COMO FERRAMENTA DE VENDAS www.espm.br/centraldecases Central de Cases E-COMMERCE COMO FERRAMENTA DE VENDAS Preparado pelo Prof. Vicente Martin Mastrocola, da ESPM SP. Disciplinas

Leia mais

bolsa de estudos ibope Internautas de malas prontas

bolsa de estudos ibope Internautas de malas prontas bolsa de estudos Encontre aqui um apanhado de indicadores, estudos, análises e pesquisas de variadas fontes, todas vitais para avaliação e mensuração do desempenho e dos negócios no mundo digital ibope

Leia mais

Metodologia. Pesquisa Inicial (Todas as categorias) Entrevistas com usuárias brasileiras de Internet via questionário online.

Metodologia. Pesquisa Inicial (Todas as categorias) Entrevistas com usuárias brasileiras de Internet via questionário online. Painel de Marcas Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

ducker.com.br O site da Torcida Tricolor MÍDIA KIT

ducker.com.br O site da Torcida Tricolor MÍDIA KIT ducker.com.br O site da Torcida Tricolor MÍDIA KIT O Site ducker.com.br foi criado em novembro de 2005, por Richard Eduard Ducker, atualmente conselheiro do Grêmio e colaborador do clube. É um veículo

Leia mais

Indicadores. COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007

Indicadores. COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007 Indicadores COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007 Introdução Comprovando as projeções otimistas da entidade o número de usuários residenciais de internet passou de 20 milhões. Diversos fatores contribuíram

Leia mais

Intenção de compra das mulheres (Últimos lançamentos tecnológicos)

Intenção de compra das mulheres (Últimos lançamentos tecnológicos) Intenção de compra das mulheres (Últimos lançamentos tecnológicos) Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. A pesquisa foi realizada com 712 mulheres

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

Tentar entender como usar melhor os diferentes canais.

Tentar entender como usar melhor os diferentes canais. The New Conversation: Taking Social Media from Talk to Action A Nova Conversação: Levando a Mídia Social da Conversa para a Ação By: Harvard Business Review A sabedoria convencional do marketing por muito

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

Web. Professor André Martins

Web. Professor André Martins Web Professor André Martins Internet é agora A internet é a promessa de sermos todos um. Aldeia Global*, não com a Tv, mas com a internet. Teoria do caos (Edward Lorenz)- o bater de asas de uma simples

Leia mais

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR josuevitor16@gmail.com @josuevitor Marketing Digital Como usar a internet

Leia mais

O sucesso do comércio eletrônico depende tanto da infra-estrutura de negócio, quanto da infra-estrutura de tecnologia (Pickering, 2000).

O sucesso do comércio eletrônico depende tanto da infra-estrutura de negócio, quanto da infra-estrutura de tecnologia (Pickering, 2000). Comércio Eletrônico É a compra e a venda de informações, produtos e serviços por meio de redes de computadores. (Kalakota, 1997) É a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócios em um

Leia mais

Tema: O que, como, quando e quanto compra é o que precisamos entender. tomada de decisão do jovem na hora da compra.

Tema: O que, como, quando e quanto compra é o que precisamos entender. tomada de decisão do jovem na hora da compra. Radar Jovem 2015 Tema: Já sabemos que o jovem é um dos consumidores que mais possui poder aquisitivo do país*. O que, como, quando e quanto compra é o que precisamos entender agora. Nesse estudo iremos

Leia mais

Marketing para academias. www.holusmarketing.com.br

Marketing para academias. www.holusmarketing.com.br Marketing para academias Mas afinal de contas, o que é marketing? A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho. Peter Drucker

Leia mais

Integração de campanhas de links patrocinados com mídia gráfica

Integração de campanhas de links patrocinados com mídia gráfica Encontre aqui um apanhado de indicadores, estudos, análises e pesquisas de variadas fontes, todas vitais para avaliação e mensuração do desempenho e dos negócios no mundo digital Aunica Integração de campanhas

Leia mais

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital Julia Lopes - gerente de parcerias de canais Dados de e-commerce no Brasil dimensionando o mercado Faturamento do e-commerce

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Maio de 2010 Conteúdo Introdução...4 Principais conclusões...5 Dados adicionais da pesquisa...14 Nossas ofertas de serviços em mídias sociais...21

Leia mais

Apresentação de resultados - TIC Kids Online Brasil 2014 São Paulo 28 de julho de 2015

Apresentação de resultados - TIC Kids Online Brasil 2014 São Paulo 28 de julho de 2015 Apresentação de resultados - TIC Kids Online Brasil 14 São Paulo 28 de julho de 15 Contexto: TIC Domicílios 13 Perfil dos jovens usuários de Internet no Brasil USUÁRIOS DE INTERNET (13) % sobre o total

Leia mais

MERCADO DE AÇÕES MULHERES

MERCADO DE AÇÕES MULHERES MULHERES NA BOLSA 32 REVISTA RI Março 2011 Está ficando para trás o tempo em que a Bolsa de Valores era um reduto identificado com o gênero masculino. Hoje esse espaço também já é ocupado pelas mulheres

Leia mais

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo!

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo! O construtor de sites mais rápido do mundo! DIFERENÇAS ENTRE PÁGINA DO FACEBOOK (FANPAGE) E PERFIL Página no Facebook (Fanpage) Fanpage é uma página no facebook própria para empresas; Vantagens: Pode ser

Leia mais

Projeto Canal Luxo e Sofisticação

Projeto Canal Luxo e Sofisticação Projeto Canal Luxo e Sofisticação Sexo O internauta ibahia Perfil da Audiência 50% 50% Idade Masculino Feminino 10% 4% 18% 22% 46% 10-19 20-29 30-39 40-49 Classe 50+ 6% 44% 50% AB C DE Fonte: Ipsos: Estudos

Leia mais

Uso e Posse de Computador e Internet, Barreiras de Acesso, Uso do Celular, Intenção de Aquisição

Uso e Posse de Computador e Internet, Barreiras de Acesso, Uso do Celular, Intenção de Aquisição TIC DOMICÍLIOS 2007 Uso e Posse de Computador e Internet, Barreiras de Acesso, Uso do Celular, Intenção de Aquisição PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2008 NIC.BR

Leia mais

Usuários Únicos. Visitas. Pageviews. Educação 6,3% Celebridades 8,0% Esportes 9,2% Notícias 14,5% Família 7,1% Entretenimento 13,1% Negócios 6,7%

Usuários Únicos. Visitas. Pageviews. Educação 6,3% Celebridades 8,0% Esportes 9,2% Notícias 14,5% Família 7,1% Entretenimento 13,1% Negócios 6,7% Lançado em julho de 2000, o clicrbs é um portal de internet voltado às comunidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Com mais de 100 canais, os usuários encontram o conteúdo dos jornais, das rádios

Leia mais

Internet e Adolescência - Pontos Positivos

Internet e Adolescência - Pontos Positivos Internet e Adolescência - Pontos Positivos Computadores e Sociedade I Edson A. Storolli F. Gláucia Campiche Bressan Rafael Prandi Guedes Moreira Vitor Manha Utino Introdução Como é o acesso à Internet

Leia mais

E as Mídias e Redes Sociais? Preciso delas? DÁ#PRA#CONCEITUAR#O#QUE#É#MÍDIA# SOCIAL? Disciplina Informática Básica

E as Mídias e Redes Sociais? Preciso delas? DÁ#PRA#CONCEITUAR#O#QUE#É#MÍDIA# SOCIAL? Disciplina Informática Básica Curso de Administração DÁ#PRA#CONCEITUAR#O#QUE#É#MÍDIA# SOCIAL? Disciplina Informática Básica! [...]% um% grupo% de% aplicações% para% Internet% construídas% com% base% nos% fundamentos% ideológicos% e%

Leia mais

Estudo de Regionalização e Tecnologias nos Websites e Jornais auditados pelo IVC

Estudo de Regionalização e Tecnologias nos Websites e Jornais auditados pelo IVC Estudo de Regionalização e Tecnologias nos Websites e Jornais auditados pelo IVC Considerações iniciais O IVC audita publicações impressas e websites de seus filiados. O IVC não audita o mercado editorial

Leia mais

a comprar um carro navegam nos sites das Organizações Globo.

a comprar um carro navegam nos sites das Organizações Globo. São apaixonados por carros. 45% das pessoas dispostas a comprar um carro navegam nos sites das Organizações Globo. Procuram trocar ou comprar um carro. A afinidade de quem lê seção de automóveis nos jornais

Leia mais

Uso de Ferramentas Online e Redes Sociais em Educação Financeira

Uso de Ferramentas Online e Redes Sociais em Educação Financeira Uso de Ferramentas Online e Redes Sociais em Educação Financeira BRASIL: contexto econômico e divisão de classes A/B C D/E Fonte: FGV/IBOPE 2011 População x distribuição de renda A/B C D/E Fonte: FGV/IBOPE

Leia mais

O JáCotei é um Comparador de Preços que auxilia os e-consumidores na busca de

O JáCotei é um Comparador de Preços que auxilia os e-consumidores na busca de Quem Somos O JáCotei é um Comparador de Preços que auxilia os e-consumidores na busca de ofertas, com o menor preço, nas melhores lojas do mercado. Há 14 anos no mercado de e-commerce com a credibilidade

Leia mais

Comunicação: Luiz Lara Agosto/2011

Comunicação: Luiz Lara Agosto/2011 Comunicação: segmentação e foco Luiz Lara Agosto/2011 A comunicação é o exercício da identidade de marca A marca é um jeito de ser e de fazer. Tudo é importante. Tudo comunica. Há a necessidade de gerenciar

Leia mais

A internet como influência para o consumo dos jovens brasileiros

A internet como influência para o consumo dos jovens brasileiros 3 A internet como influência para o consumo dos jovens brasileiros A internet é um meio de comunicação utilizado por pessoas de várias idades do mundo inteiro, e as finalidades dessa utilização podem variar

Leia mais

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2 MBA Gestão de TI Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com 2 3 Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; um pessimista vê uma calamidade em

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

WWW.CLUBDOFITNESS.COM.BR

WWW.CLUBDOFITNESS.COM.BR WWW.CLUBDOFITNESS.COM.BR SOBRE O SITE O Fitness Club, teve seu inicio em 2011 foi criado com o objetivo de fornecer informação sobre saúde, bem estar, bodybuilding, pilates, suplementos alimentares e fitness

Leia mais

Estudo Hábitos. Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes

Estudo Hábitos. Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes Estudo Hábitos 2012 Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes O estudo O Estudo Hábitos é realizado anualmente pela E.life

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

Cliocar Acessórios: A construção de um negócio. A história de um empresário que saiu da estaca zero e construiu uma loja virtual de sucesso.

Cliocar Acessórios: A construção de um negócio. A história de um empresário que saiu da estaca zero e construiu uma loja virtual de sucesso. Cliocar Acessórios: A construção de um negócio A história de um empresário que saiu da estaca zero e construiu uma loja virtual de sucesso. 2 Conteúdo Resumo executivo... 2 Conhecendo o mercado... 2 Loja

Leia mais

7 Passos Para a Criação de Uma Boa Loja Virtual. Índice

7 Passos Para a Criação de Uma Boa Loja Virtual. Índice 2 Índice Introdução... 3 Passo 1 Entender o que é Venda Online e E-commerce... 4 Passo 2 Entender o Mercado de Comércio Eletrônico... 5 Passo 3 Canais de Venda... 6 Passo 4 Como identificar uma Boa Plataforma

Leia mais

atribuna.com.br o endereço do sucesso online em santos e região.

atribuna.com.br o endereço do sucesso online em santos e região. atribuna.com.br o endereço do sucesso online em santos e região. Líder de audiência em Santos e Região, o portal do jornal mais lido do litoral é referência para quem busca informações sobre a Baixada

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais