Uso do recurso Multilíngua em pesquisas no Sphinx

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uso do recurso Multilíngua em pesquisas no Sphinx"

Transcrição

1 Uso do recurso Multilíngua em pesquisas no Sphinx Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Visualização condicionada ao perfil A noção de Multilíngua em pesquisas é diferente da noção de Multilíngua do Sistema. Esta diferença é importante pois se tratam de maneiras independentes e complementares de usar o recurso Multilíngua existente no Sphinx. Multilíngua no Sistema: este recurso permite a escolha entre diferentes idiomas, tais como o Português, Inglês, Espanhol ou Francês, para a interface do Sistema. É como se o sistema tivesse sido adquirido em outro idioma, simplesmente. Por exemplo, se o idioma das questões é Inglês, ela assim continua, independente da interface. Multilíngua em Pesquisas: Trata se da possibilidade de possuir, em uma mesma pesquisa (a noção de pesquisa compreende todos os arquivos necessários para a sua execução.que,.rep,.ouv,. Hyp ), formulários e visões em diferentes línguas. O papel do sistema, neste caso, é oferecer um ambiente para tradução da lista de questões original, passando as questões para outra(s) língua(s), e facilitar a passagem entre uma ou outra língua dentro da pesquisa. Possuindo uma pesquisa multilíngua (diferente de possuir um sistema multilíngua), o pesquisador pode atingir públicos de diferentes idiomas, trabalhando numa mesma estrutura de questões e aplicando seu questionário de acordo com a população estudada. Por exemplo, se uma pesquisa precisa ser realizada em 3 países diferentes, o pesquisador não precisa trabalhar com 3 pesquisas diferentes (3 conjuntos de arquivos que, rep, ouv e hyp), o que poderia gerar problemas para gerenciamento e manutenção da estrutura*. Usando o recurso de multilíngua em pesquisas, no momento que uma alteração é realizada numa língua, ela será automaticamente considerada na estrutura das demais línguas. Cabe destacar, contudo, que a palavra eventualmente alterada não será automaticamente traduzida, mas ela vai estar presente, de toda forma, na lista de questões da outra língua, bastando apenas acessar e traduzir. * São problemas mais frequentes de manipulação: alterar um detalhe na questão x da pesquisa em Português, mas esquecer (ou involuntariamente fazer diferente) de realizar a mesma alteração na pesquisa em Inglês, por exemplo. para casos onde a análise fosse realizada de forma comparativa entre línguas, exportar e importar respostas entre as pesquisas envolvidas. DICA: Quando usar o recurso multilíngua para aplicação da pesquisa em diversos países, convém criar uma questão inicial chave de modo a facilitar a identificação do público em questão.

2 1. Multilíngua do sistema: Para ter um sistema multilíngua, é necessário possuir o complemento adequado. Para alterar a língua do sistema, depois de ter o complemento instalado, acesse o menu Editar, e selecione o item Idioma. Após esta escolha, toda a interface e todo o sistema estarão comunicando com você no idioma escolhido. 2. Multilíngua da pesquisa: Para usar o recurso de pesquisa multimídia, abra uma pesquisa que você deseja ter em multilíngua e posicione se na Lista das Questões do estágio Elaboração do Questionário. Recomendamos criar uma questão, no início da lista, que indique as línguas existentes na pesquisa. Essa questão permitirá identificar a língua das observações recebidas, facilitando a tarefa de análise, favorecendo cruzamentos e possibilitando a criação de estratos. Obs: no exemplo usado para ilustrar o recurso multilíngua, usamos ambiente de Sistema em Português, com uma pesquisa em português, a qual desejamos ter também em Francês num primeiro momento, e posteriormente em Inglês e Espanhol.

3 Para iniciar a criação da versão em outra língua, clique no menu drop down Língua conforme indicado: Clique na seta do menu, e então escolha Traduções. Importante: o sistema NÃO vai traduzir automaticamente a sua pesquisa, mas propiciará um ambiente estruturado para que você realize, manualmente, as traduções. Em seguida, no diálogo que será aberto, indique e adicione a língua para a qual você deseja traduzir sua lista de questões: Clique em OK. Será então aberto um diálogo, onde será possível traduzir a enquete. No campo assinalado é onde será feita a tradução manualmente, após selecionar o item a ser traduzido.

4 Por exemplo, para traduzirmos o item selecionado em azul, nos posicionamos na caixa de texto inferior e escrevemos a tradução de Sim e Não em francês, respeitando para somente traduzir sem alterar a estrutura da frase. Importante! Os campos inseridos dentro de colchetes NÃO devem ser traduzidos, pois são campos do sistema.

5 Os botões Importar e Exportar, dispostos na parte inferior, permitem importar ou exportar listas de questões no formato txt, estruturadas. O arquivo a importar deve estar assim estruturado: Idioma de referência Tabulação (Tab) Idioma traduzido PO FR Você possui carteira de motorista? Avez-vous un permis de conduire? Sim ; Não Oui ; Non Ao exportar, é esta mesma estrutura que o sistema vai usar.

6 Passagem entre línguas de uma pesquisa A partir do momento que uma lista de questões de uma mesma pesquisa existir em mais de uma língua, existem duas principais passagens entre elas. 1 Uma opção de passagem no ambiente da Lista de Questões 2 E uma outra opção de passagem entre línguas estará disposta na tela principal, de todos os estágios. É possível aproveitar os recursos do multilíngua também em formulários e relatórios desenvolvidos no Formulários Multimídia. Assim, toda interface com o respondente e o analista pode estar igualmente traduzida.

7 Para criar um formulário, acesse a opção Formulários Multimídia disponível no estágio Elaboração do Questionário. Para chegar ao ambiente abaixo ilustrado, siga os procedimentos definidos no assistente para criação de um Novo Formulário : Para criar um relatório, acesse a opção Visões disponível no estágio Tratamentos e análises ou, já estando no Formulários Multimídia, acesse a opção Explorar/Analisar... do menu Estágio. Para chegar ao ambiente ilustrado abaixo, siga os procedimentos definidos no assistente para criação de uma Nova visão Depois de definidos os formulários e relatórios, a partir do momento em que é selecionada a língua (na tela inicial do sistema), todos os formulários e visões desenvolvidos serão exibidos na língua selecionada. Português Francês Contudo, dependendo da forma como está estruturado o formulário ou o relatório, pode haver uma certa necessidade de ajuste fino na apresentação (em casos, por exemplo, onde uma determinada palavra ou sentença não tem o mesmo número de caracteres nos diferentes idiomas).

8 Caso se queira trabalhar com o mesmo formulário ou relatório em todos os idiomas, basta acessar o formulário criado. Recomenda se, então, manter um espaçamento entre os objetos, de modo a evitar que objetos e legendas fiquem sobrepostos (em função de diferenças no tamanho das frases). Ainda, recomendase que você se posicione no idioma onde os textos sejam mais compridos (geralmente o Português), evitando, assim, que as legendas ocupem um espaço maior que o planejado. No entanto, caso você desejar realizar ajustes ou modificar a forma de apresentação para cada dos idiomas nos quais foi traduzida a pesquisa, basta criar novos formulários e relatórios (relacionados aos idiomas desejados), podendo, desta forma, trabalhar com outros elementos específicos de cada idioma (cores, imagens, botões). 1. Publicação na internet Para publicar uma pesquisa multilíngua na Internet, no momento da publicação, no diálogo Links para as interfaces, deve se clicar no botão. E no diálogo que abre, deve se especificar a língua do formulário ou visão que será publicado.

9 O endereço de publicação conterá a língua na qual o formulário estiver sendo aplicado. Exemplo: Para publicar os formulários nos demais idiomas, basta inserir novos atalhos, por meio do botão configurar o(s) novo(s) idioma(s)., e Depois de publicar formulários e relatórios em diferentes idiomas, é possível fazer uma página inicial, que apresenta os diferentes idiomas nos quais o formulário ou relatório está disponível, guiando o respondente ou o analista para o formulário ou relatório no idioma desejado.

10 Antes de criar a página sumária, é necessário publicar a pesquisa nos diferentes idiomas. De posse dos links, construa um novo formulário em qualquer dos idiomas. Neste formulário, insira as instruções em cada idioma. Para tal, não utilize os recursos de tradução. É melhor optar por escrever uma legenda diferente para cada idioma. Português Inglês Espanhol Em seguida, insira um objeto (imagem, legenda) para que o respondente clique e acesse o formulário desejado. No exemplo, utilizaremos a bandeira dos respectivos países. Para configurar a ação, clique com o botão direito do mouse e acesse as Propriedades do objeto. Na guia Funcionamento, marque Associar uma ação e selecione a opção Ativar um link. No campo URL, escreva o link referente ao idioma selecionado, gerado no momento da publicação.

11 Depois, basta publicar novamente a pesquisa (Arquivo/Publicar a pesquisa na Internet), incluindo, na seção Links para as interfaces, uma nova página para o formulário criado. Na hora de informar o Link aos respondentes, basta informar o novo link gerado (questionario).

Filtrando observações que atendam a um perfil

Filtrando observações que atendam a um perfil Filtrando observações que atendam a um perfil Pré-requisitos: Lista das questões Coleta das respostas O perfil tem como função isolar um segmento de amostra com características semelhantes (que atenda,

Leia mais

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel É possível usar o recurso "Mala direta" no Microsoft Word para criar e imprimir etiquetas para envio em massa usando os dados de uma planilha do Microsoft

Leia mais

CRIAR UM CARTÃO DE VISITA. É fácil começar selecionando um dos designs de cartão de visita que acompanham o Publisher.

CRIAR UM CARTÃO DE VISITA. É fácil começar selecionando um dos designs de cartão de visita que acompanham o Publisher. PUBLISHER CRIAR UM CARTÃO DE VISITA É fácil começar selecionando um dos designs de cartão de visita que acompanham o Publisher. Criar um cartão de visita com um lado Clique em Arquivo > Novo e escolha

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

MANUAL USUÁRIO - ADMINISTRAÇÃO SITE. Sumário

MANUAL USUÁRIO - ADMINISTRAÇÃO SITE. Sumário MANUAL USUÁRIO - ADMINISTRAÇÃO SITE Sumário Endereços de Acesso/Usuários/Senhas ------------------------- 2 Imóveis ------------------------------------------------------------------ 3 Postagens/Notícias

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

Muitas vezes é necessário exportar os dados do sistema Sphinx para que estes sejam importados em outro sistema.

Muitas vezes é necessário exportar os dados do sistema Sphinx para que estes sejam importados em outro sistema. Sphinx APRENDIZ - p.118 5 GESTÃO DOS DADOS EXPORTAR A BASE DE DADOS Muitas vezes é necessário exportar os dados do sistema Sphinx para que estes sejam importados em outro sistema. O sistema Sphinx pode

Leia mais

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED Fiscal?

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED Fiscal? Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED Fiscal? A partir desta ferramenta, é possível realizar a importação dos dados cadastrais de empresas Clientes do Escritório

Leia mais

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK.

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK. Contratos Antes de iniciar o cadastro dos contratos de venda, recomendamos cadastrar os textos padrões que farão parte deles. O texto padrão deverá selecionado no ato do cadastro do contrato (procedimento

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

Como abrir arquivo XML no Excel

Como abrir arquivo XML no Excel Um arquivo no formato XML é um documento com dados organizados de forma hierárquica. Como você pode ver na imagem acima, ele já vem todo organizado e é muito útil para armazenar dados de forma simples,

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

Migrando para o Access 2010

Migrando para o Access 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Access 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais partes

Leia mais

Tutorial de postagens de conteúdos no site da FS

Tutorial de postagens de conteúdos no site da FS Tutorial de postagens de conteúdos no site da FS Faculdade de Saúde Centeias Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde O novo portal da FS foi criado para facilitar o aceso à informação sobre

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

AVISOS. Avisos AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

AVISOS. Avisos AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Avisos Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. Avisos 2. Como Publicar Avisos 2 1. Avisos Utilizar o AVA 1, Ambiente Virtual de Aprendizagem,

Leia mais

[OneDrive for Business]

[OneDrive for Business] 1 [OneDrive for Business] O OneDrive for Business é uma ferramenta de gerenciamento (armazenamento e compartilhamento) de arquivos. Através dela é possível, por exemplo, trabalhar de forma colaborativa

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CADASTROS... 5 ANEXAR DOCUMENTO... 5 DESPACHOS ELETRÔNICOS... 8 AUTENTICAR... 8 ALTERAR DESPACHO... 10 REMOVER DESPACHO... 12 MOVIMENTAÇÃO...

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

LibreOffice Writer. Editor de texto

LibreOffice Writer. Editor de texto LibreOffice Writer Editor de texto AULA09 Menu Estilos O uso de estilos permite que os recursos de formatação possam ser automatizados de acordo com sua categoria (titulo, corpo do texto, por exemplo),

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU CONFIGURAÇÕES CONFIGURAR TURMA Esta funcionalidade permitirá

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

edictor 1.0 beta 010 M a n u a l F e v e r e i r o, Paixão de Sousa, Kepler & Faria 2010 Versão 2014 do Manual: Igor Leal

edictor 1.0 beta 010 M a n u a l F e v e r e i r o, Paixão de Sousa, Kepler & Faria 2010 Versão 2014 do Manual: Igor Leal edictor 1.0 beta 010 M a n u a l F e v e r e i r o, 2 0 1 4 Paixão de Sousa, Kepler & Faria 2010 Versão 2014 do Manual: Igor Leal 1. Configuração de Preferências... 3 1.1 Configurar Aparência e Segurança...

Leia mais

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF?

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF? Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF? A partir desta ferramenta, é possível realizar a importação dos dados cadastrais de empresas Clientes do Escritório

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4. Adobe InDesign CC 5

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4. Adobe InDesign CC 5 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Novidades na Versão... 8 Novo documento... 9 Visão geral da janela documentos... 11 Criação de tamanhos personalizados de página... 14 Grades... 14 Configurar uma grade

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

JLR EPC. Guia de início rápido. Índice. Brazilian Portuguese Version 2.0. Guia passo a passo Guia de telas

JLR EPC. Guia de início rápido. Índice. Brazilian Portuguese Version 2.0. Guia passo a passo Guia de telas JLR EPC Guia de início rápido Índice Guia passo a passo......2-7 Guia de telas........8-11 Brazilian Portuguese Version 2.0 JLR JLR EPC Guia de início rápido 1. Início do aplicativo Problemas no log-in?

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade?

Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* Editor de Apresentação de slides O Microsoft PowerPoint é um aplicativo do pacote Office que permite a criação e exibição de apresentações com textos, imagens, sons, e vídeos, estes podem ser animados

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Convênio Empresas. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Convênio Empresas. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Convênio Empresas Revisão 01 SUMÁRIO 1. MÓDULO DESKTOP (SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 1.1 CADASTROS GERAIS... 2 1.1.1 CADASTRO DE OFERTAS DE EMPREGOS... 2 1.1.2 CADASTRO DE

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha?

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os

Leia mais

SUBIR LISTAS DE S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL SUBIR LISTA DE S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL

SUBIR LISTAS DE  S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL SUBIR LISTA DE  S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL SUBIR LISTAS DE E-MAILS SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL INTRODUÇÃO Para cada envio que realizado pela ferramenta da All In Mail, é necessário que exista uma lista de e-mails armazenada. Sem a lista

Leia mais

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir.

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir. A ferramenta Atividade permite criar na Plataforma uma área para os alunos enviarem trabalhos. Você pode criar uma atividade para que os alunos enviem suas Atividades a Distância (ADs), por exemplo. Os

Leia mais

supor

supor MANUAL DE TESTE A/B Este manual é de uso exclusivo de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da Dinamize. No caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail suporte@dinamize.com. CONHEÇA

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha?

Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha? Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os módulos Folha e

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

E-Dictor 1.0 beta. M a n u a l. F e v e r e i r o, Paixão de Sousa, Kepler & Faria 2010

E-Dictor 1.0 beta. M a n u a l. F e v e r e i r o, Paixão de Sousa, Kepler & Faria 2010 E-Dictor 1.0 beta M a n u a l F e v e r e i r o, 2 0 1 0 Paixão de Sousa, Kepler & Faria 2010 1. Configuração de Preferências... 3 1.1 Configurar Aparência e Segurança... 4 1.2 Configurar Categorias de

Leia mais

Informática. Organização de Arquivos, Pastas e Programas. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Organização de Arquivos, Pastas e Programas. Professor Márcio Hunecke. Informática Organização de Arquivos, Pastas e Programas Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática ORGANIZAÇÃO DE PASTAS, ARQUIVOS E PROGRAMAS No Windows, a organização de Arquivos

Leia mais

Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos?

Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos? Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas para integração com separador Centro

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO. Ver /06/2017

VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO. Ver /06/2017 VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO Ver 2.0 23/06/2017 R. Rita de Carvalho Monteiro, 140 - Sorocaba - SP - CEP 18085-750 Fone (15) 3218-1326 Sumário Aspectos Gerais... 3 Funcionalidades... 3 Requerimentos

Leia mais

Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels. Tabelas

Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels. Tabelas Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels Tabelas Sumário Alinhamento de conteúdo Autoformatação Barra suspensa Como criar uma tabela Como excluir elementos Como inserir elementos

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação 10/Abril/2011 Aplicado

Leia mais

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador)

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Download JAVA 7 32 bits Para a utilização do sistema, antes é necessário que você tenha instalado a versão 7.8 do Java Runtime Environment em seu

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

Atalhos personalizados. Subhashish Pradhan T.C. Hollingsworth Tradução: Marcus Gama

Atalhos personalizados. Subhashish Pradhan T.C. Hollingsworth Tradução: Marcus Gama Subhashish Pradhan T.C. Hollingsworth Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 4 2 Gerenciar Atalhos e Grupos 4 2.1 Adicionar Grupos...................................... 4 2.2 Adicionar Atalhos......................................

Leia mais

Ajuda Inicial do Programa SIGI

Ajuda Inicial do Programa SIGI Ajuda Inicial do Programa SIGI Agradecemos sua preferência por nosso software! Os softwares da SN Systems são muito práticos e fáceis de operar, siga este tutorial para ter uma noção rápida de como utilizar

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

Backup do Banco Sybase Passo a Passo

Backup do Banco Sybase Passo a Passo Backup do Banco Sybase Passo a Passo O backup do Sybase é feito por meio da execução de um utilitário do próprio Sybase. Os parâmetros que controlam o funcionamento deste utilitário podem ser definidos

Leia mais

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos Tutorial Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos 1. Na tela inicial, clique em Pixton por Escolas 2. Na próxima tela, clique em Conectar Tabela de nomes de usuário

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 Sumário APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 NÍVEIS DE ACESSO SEGURANÇA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 DADOS PESSOAIS - ALTERAÇÃO DO PRÓPRIO CADASTRO...9

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

PLATAFORMA ENTURMA GUIA DO PROFESSOR

PLATAFORMA ENTURMA GUIA DO PROFESSOR PLATAFORMA ENTURMA GUIA DO PROFESSOR 2011 Reservados todos os direitos patrimoniais e de reprodução a Grupos Internet Homepage: www.enturma.com.br PUBLICAÇÃO: 2011 SUMÁRIO Introdução... 4 1 Iniciando o

Leia mais

DIRECTSUBMIT. SafeAssign AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. DirectSubmit. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima

DIRECTSUBMIT. SafeAssign AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. DirectSubmit. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima TUTORIAL DO DIRECTSUBMIT AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SafeAssign DirectSubmit Autor(es) Natália Regina de Souza Lima 1 SUMÁRIO 1. O que é DirectSubmit. 2. Acessando ao DirectSubmit. 3. Enviando Trabalhos

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO USUÁRIOS AUXÍLIO TRANSPORTE

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO USUÁRIOS AUXÍLIO TRANSPORTE SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO USUÁRIOS AUXÍLIO TRANSPORTE SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Usuários de Auxílio

Leia mais

Manual de Operação do MGV 5. Manual de Operação do MGV5. Módulo Gerenciador de Vendas. Toledo

Manual de Operação do MGV 5. Manual de Operação do MGV5. Módulo Gerenciador de Vendas. Toledo Manual de Operação do MGV5 Módulo Gerenciador de Vendas Toledo 1 1.0 - O QUE É O MGV5... 3 1.1 - COMO ENTRAR NO PROGRAMA... 3 2.0 - IMPORTANDO ARQUIVO DE ITENS... 4 3.0 TRANSMITINDO OS ITENS PARA AS BALANÇAS...

Leia mais

a. Inicialmente é preciso definir um ESTILO para os TÍTULOS do texto que vão integrar o sumário. SELECIONE o primeiro título que vai compor o sumário:

a. Inicialmente é preciso definir um ESTILO para os TÍTULOS do texto que vão integrar o sumário. SELECIONE o primeiro título que vai compor o sumário: MS-Word 2010 Guia Referências Este exercício vai mostrar como montar sumários, escrever legendas para figuras, padronizar bibliografias, incluir notas de rodapé e índice remissivo. Siga com atenção o passo

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais

TUTORIAL WEBQUEST FÁCIL: Criando WebQuests. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL WEBQUEST FÁCIL: Criando WebQuests. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL WEBQUEST FÁCIL: Criando WebQuests Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando uma

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Gráfico de barras e linhas: como fazer

Gráfico de barras e linhas: como fazer Este tutorial tem como objetivo mostrar o passo a passo para a criação do gráfico de barras e linhas usando o conceito de Pareto no Excel 2010. O gráfico de Pareto é um gráfico de colunas que coloca em

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências GPETEC Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências Linha de pesquisa: Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais Guia Instrucional para utilização do ApowerEdit software

Leia mais

JLR EPC. Guia de início rápido. Índice. Portuguese Version 2.0. Guia passo a passo Guia de ecrãs

JLR EPC. Guia de início rápido. Índice. Portuguese Version 2.0. Guia passo a passo Guia de ecrãs JLR EPC Guia de início rápido Índice Guia passo a passo......2-7 Guia de ecrãs........8-11 Portuguese Version 2.0 JLR EPC Guia de início rápido 1. Início da App Problemas no login? Inicie seu navegador

Leia mais

Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS

Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS Índice Tela principal 2 Configuração do software 3 Cadastro e alteração de clientes 4 Importação de testes 7 Busca de relatórios 12 Tabela

Leia mais

TUTORIAL PARA BANCO DE QUESTÕES MOODLE

TUTORIAL PARA BANCO DE QUESTÕES MOODLE TUTORIAL PARA BANCO DE QUESTÕES MOODLE Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 Introdução O banco de questões permite a criação, pré visualização

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 06 - Informática Básica - Introdução LibreOffice Roteiro Configurar Página

Leia mais

Combinar variáveis Passo 1: Passo 2:

Combinar variáveis Passo 1: Passo 2: Combinar variáveis Um dado, quando coletado de uma forma específica, provê uma informação pontual. Contudo, não raro, este mesmo dado pode servir a depreender outras ideias que não aquelas desejadas originalmente.

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS

PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS Este recurso permite ao tutor publicar diversos tipos de materiais, bem como: links, vídeos, documentos, textos e imagens. PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS EM FORMATO URL Ative a edição

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais