RELAÇÃO ENTRE INSATISFAÇÃO, DISTORÇÃO CORPORAL E RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELAÇÃO ENTRE INSATISFAÇÃO, DISTORÇÃO CORPORAL E RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG"

Transcrição

1 RELAÇÃO ENTRE INSATISFAÇÃO, DISTORÇÃO CORPORAL E RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG Larissa Quirino MOREIRA (Nutrição, Unitri, larissa.quirino.moreira@hotmail.com) Mariana Gonçalves Rodrigues TEIXEIRA (Nutrição, Unitri, mariana.gnutri@outlook.com) Leandro Teixeira Paranhos LOPES (Educação Física, Unitri, profleandrounitri@gmail.com) Uberlândia MG 2016

2 AGRADECIMENTOS Agradecimento especial a Fapemig por seu Programa de bolsas de Iniciação Científica PIBIC e a Unitri pelo apoio e desenvolvimento desta pesquisa. RESUMO Atualmente, devido a influência da mídia e sociedade em geral, cresce o número de pessoas com transtornos alimentares. Esses casos são geralmente identificados em adolescentes e possuem uma necessidade de tratamento envolvendo vários profissionais, o qual tem um alto custo. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo verificar a relação existente entre insatisfação e distorção corporal com o risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, em adolescentes, considerando que a prevenção, que pode ser feita quando detectada a presença de insatisfação ou distorção corporal é a melhor maneira de lidar com esta realidade. Palavras chave: Transtorno alimentar, percepção de imagem, escolares.

3 1. INTRODUÇÃO Na sociedade vigente, nota-se um aumento dos casos de transtornos alimentares, devido à influência da mídia e da sociedade em geral. Estes transtornos acontecem devido ao fato dos influentes imporem um padrão de beleza essencialmente magro. Sendo assim, os distúrbios alimentares, passam a constituir uma área de crescente interesse médico, nutricional e psicológico. (CHIODINI, et al; 2003) Dentre tais distúrbios, encontramos a anorexia, cujos fatores de risco incluem a faixa etária e o sexo. Também dentre estes transtornos, há a bulimia nervosa, que é caracterizada por períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso rápido, como por exemplo, induzir vômitos. Os quadros de bulimia podem levar a anorexia e ambos os transtornos possuem necessidade de tratamento médico, nutricional e psicológico. Mais alarmante do que a má nutrição em si na anorexia nervosa é sua associação com a distorção da imagem corporal que, entre outros fatores, apresenta-se como uma ausência de preocupação com a magreza, mesmo quando esta já está em um estágio bem avançado. Estima-se que tais distúrbios afetam 10 a 15% dos adolescentes, sendo estes 90% do sexo feminino. (BRUCH, 1982) Pesquisadores concordam que uma das mais fortes influências sobre o desenvolvimento do distúrbio da imagem corporal é um fator sócio cultural. O modelo sociocultural enfatiza que os padrões sociais de atratividade são frequentemente possíveis, mas ainda assim levam a uma discriminação contra os indivíduos "pouco atraentes", um fenômeno identificado como "beleza" por dinheiro. (HEINBERG et al., 1995). A melhor maneira de evitar que as crianças cheguem à adolescência e fase adulta apresentando estes tipos de distúrbios, ainda é a educação e a

4 prevenção. Assim, sugere-se então que o tratamento dos transtornos alimentares tem que ser feito pelos os profissionais adequados, visando o bem estar e saúde do indivíduo. O objetivo Geral deste trabalho é verificar a relação entre insatisfação e distorção corporal com o risco de desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes da cidade de Uberlândia-MG. Os objetivos específicos são: Determinar a distorção e insatisfação corporal; Determinar possíveis prevalências de transtorno alimentar e Relacionar distorção, insatisfação e o risco de transtornos alimentares. 2. JUSTIFICATIVA Tendo em vista que os chamados Transtornos Alimentares atingem não só a população adulta, mas também as crianças e adolescentes faz-se necessário estudos sobre os mesmos. Os distúrbios alimentares afetam 10 a 15% dos adolescentes e os custos de hospitalização de uma paciente com anorexia nervosa foram orçados em US$ e com bulimia em US$ Estima-se uma prevalência relativamente população feminina adolescente e jovem adulta com Bulimia nos países desenvolvidos, entretanto, tem sido observado que nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, o número de adolescentes com algum distúrbio alimentar também vem aumentando. A anorexia é geralmente desenvolvida dos 13 aos 17 anos, suas causas podem ser de aspectos genéticos, sociais, familiares, culturais, entre outros. Em relação à bulimia nervosa, a faixa etária de maior incidência está entre 17 e 23 anos em mulheres, observando-se início um pouco mais tardio para os homens (20 a 25 anos).

5 Tendo em vista os dados citados acima, conclui-se que o custo do tratamento é alto e envolve vários profissionais e a incidência de casos é grande e estes acometem principalmente pré-adolescentes e adolescentes. Assim, uma maneira de evitar estes transtornos é a prevenção que pode ser feita quando detectada já na infância a presença de insatisfação ou distorção corporal. Esta identificação dá origem ao tratamento de prevenção visando a saúde, bem estar e autoestima deste indivíduo desde a infância, evitando problemas futuros. 3. METODOLOGIA Os sujeitos da pesquisa serão alunos entre 11 e 15 anos de idade que estão cursando o ensino fundamental na seguinte escola pública de Uberlândia-MG: Escola Municipal Professor Jacy de Assis. O primeiro contato com as escolas será para obtenção da autorização do diretor da mesma para que se faça possível a realização da pesquisa. Em um segundo momento, será enviado aos pais/responsáveis o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido da participação do adolescente. Assim, após o consentimento dos pais/responsáveis e da direção da escola, a coleta de dados ocorrerá em datas pré-estabelecidas que serão combinadas entre a pesquisadora e o diretor e em local próprio cedido pela escola. Para a coleta dos dados os participantes se deslocarão da sala de aula para o local especifico e serão submetidos a uma medição da altura e peso para que se estabeleça o IMC real deste indivíduo. Esta medição será feita utilizando-se uma fita antropométrica, que será colada na parede e o indivíduo se encostará na fita possibilitando a medição de sua altura em metros. Já para certificar o peso, será usada uma balança digital que dará o peso em kg do indivíduo.

6 Após o procedimento citado acima, os alunos de 11 a 15 anos, assinalarão a resposta das duas perguntas na escala de silhuetas de 9 figuras adaptadas para adolescentes. A primeira pergunta será como este indivíduo se vê dentre aquelas figuras da escala e a segunda será qual figura ele acha que é correta para um indivíduo de sua idade. Logo em seguida, serão aplicados os questionários BITE (Teste de Investigação Bulímica de Edimburgo) e EAT (Teste de Atitudes Alimentares), para avaliação dos hábitos e risco de transtornos alimentares. Com tais dados, será possível estabelecer o IMC real do adolescentes, e associá-lo com as silhuetas marcadas pela mesma concluindo então se há insatisfação e distorção corporal ou não. Também serão analisados os questionários respondidos pelos sujeitos, para identificação de risco ou não de desenvolvimento de transtornos alimentares. Os alunos que possuírem o consentimento dos pais/responsáveis mas não se dispuserem a participar da pesquisa serão respeitados. A quantidade de alunos retirada da sala para a coleta de dados se estabelecerá da melhor forma encontrada entre a pesquisadora e o responsável pela turma. Os dados obtidos serão arquivados e utilizados para conclusão da pesquisa.

7 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRUCH, H. Anorexia nervosa: therapy and teory. Am J Psychiatry, 139: , CHIODINI JULIANA SOAVE, OLIVEIRA MARIA RITA MARQUES DE., Comportamento alimentar de adolescentes: aplicação do EAT-26 em uma escola pública, SAÚDE REV., Piracicaba, 5(9): 53-58, 2003 HEINBERG L.J. e THOMPSON J.K.; Body image and televised images of thinness and attractiveness: a controlled laboratory investigation. Journal of social an clinical psychology, vol.14, nº4, 1995, pp KAKESHITA, et.al. Construção e fidedignidade teste-reteste de escalas de silhuetas brasileiras para adultos e crianças. Psicologia: Teoria e Pesquisa. [online], v.25, n.2, p , KAKESHITA, et al. Relação entre índice de massa corporal e a percepção da auto-imagem em universitários. Rev Saúde Pública 2006;40(3): VILELA J.E.M., et al; Transtornos alimentares em escolares; Jornal de Pediatria - Vol. 80, Nº1, 2004.

8 6. ANEXOS Anexo 1. Termo de Autorização Centro Universitário do Triângulo UNITRI Faculdade de Ciências da Saúde Autorização Assunto: Autorização para realização de pesquisa acadêmica Sr.(a), Como acadêmica do curso de graduação em Nutrição da UNITRI Uberlândia eu, Larissa Quirino Moreira, estou desenvolvendo uma pesquisa abordando o tema Relação entre a percepção de imagem corporal, hábitos alimentares e avaliação nutricional em adolescentes da cidade de Uberlândia-MG trabalho, o qual será desenvolvido com projeto de iniciação científica, sendo orientada pelo professor Msc. Leandro Teixeira Paranhos Lopes. Assim solicito a autorização de Vossa Sa., para realizar a coleta de dados com os alunos de 11 a 15 anos, conforme projeto. Certa de contar com a valiosa colaboração de Vossa Sa. agradeço e colocome a disposição para eventuais esclarecimentos. Atenciosamente, Larissa: larissa.quirino.moreira@hotmail.com (34) PROFESSOR RESPONSAVEL: Prof. Msc. Leandro: profleandrounitri@gmail.com (34) Nome do Responsável Diretora da Escola Carimbo do responsável pela Instituição

9 Anexo 2. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Centro Universitário do Triângulo UNITRI Faculdade de ciências da saúde Termo de consentimento livre e esclarecido Eu,, R.G:, declaro, por meio deste termo, que autorizei a participação de meu filho(a), na pesquisa de campo referente ao projeto intitulado: Relação entre insatisfação, distorção corporal e risco de desenvolvimentos de transtornos alimentares em adolescentes da cidade de Uberlândia-MG., desenvolvida pela graduanda em Nutrição da UNITRI-Uberlândia: Larissa Quirino Moreira. Fui informado (a) do objetivo estritamente acadêmico do estudo, que, em linhas gerais é avaliar o estado nutricional e, identificar alterações no consumo alimentar de crianças que se sentem insatisfeitas com o peso corporal, de acordo com os padrões de beleza preconizados na sociedade. Fui informado (a), ainda, de que a pesquisa é orientada pelo Professor Msc. Leandro Teixeira Paranhos Lopes, a quem poderei contatar a qualquer momento que julgar necessário através do telefone: (34) e com Larissa (34) Afirmo que aceitei participar por minha própria vontade, sem receber qualquer incentivo financeiro e com a finalidade exclusiva de colaborar para o sucesso da pesquisa. Fui também esclarecido (a) de que os usos das informações por mim oferecidas estão submetidos às normas éticas destinadas à pesquisa envolvendo seres humanos, do Comitê de Ética e Pesquisa. Minha colaboração se fará de forma anônima, por meio de entrevista através de questionário a partir da assinatura desta autorização. O acesso e a análise dos dados coletados se farão apenas pelo pesquisador e/ou seu orientador. Fui ainda informado (a) de que posso me retirar dessa pesquisa a qualquer momento, sem prejuízo para meu acompanhamento ou sofrer quaisquer sanções ou constrangimentos.

10 Esta pesquisa não apresenta risco para seu estado de saúde e visa à auto avaliação do estado nutricional, correlacionando com possíveis desenvolvimentos de transtornos alimentares. Seu filho é livre para parar de participar da pesquisa em qualquer momento sem nenhum prejuízo. Uma cópia deste termo de consentimento livre e esclarecido ficará com o senhor. Uberlândia, de de Professos Msc. Leandro Teixeira Paranhos Lopes Orientador da pesquisa. Larissa Quirino Moreira Acadêmica de Nutrição Eu aceito participar do projeto citado acima, voluntariamente, após ter sido devidamente esclarecido. Responsável pelo participante da pesquisa

11 Anexo 3. Questionário EAT Teste de Atitudes Alimentares S MF F AV R N ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 1. Costumo fazer dieta. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 2. Como alimentos dietéticos. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 3. Sinto-me mal após comer doces. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 4. Gosto de experimentar novas comidas engordantes. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 5. Evito alimentos que contenham açúcar. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 6. Evito particularmente alimentos com alto teor de carboidratos (pão, batata, arroz, etc.). ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 7. Estou preocupado(a) com o desejo de ser mais magro(a). ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 8. Gosto de estar com o estômago vazio. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 9. Quando faço exercício penso em queimar calorias. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 10. Sinto-me extremamente culpado(a) depois de comer. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 11. Fico apavorado(a) com o excesso de peso. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 12. Preocupa-me a possibilidade de ter gordura no meu corpo. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 13. Sei quantas calorias têm os alimentos que como. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 14. Tenho vontade de vomitar após as refeições. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 15. Vomito depois de comer. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 16. Já passei por situações em que comi demais achando que não ia conseguir parar. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 17. Passo muito tempo pensando em comida. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 18. Acho-me uma pessoa preocupada com a comida. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 19. Sinto que a comida controla a minha vida.

12 ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 20. Corto minha comida em pedaços pequenos. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 21. Levo mais tempo que os outros para comer. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 22. As outras pessoas acham que sou magro(a) demais. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 23. Sinto que os outros prefeririam que eu comesse mais. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 24. Sinto que os outros me pressionam a comer. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 25. Evito comer quando estou com fome. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 26. Demonstro autocontrole em relação à comida.

13 Anexo 4. Questionário BITE Investigação Bulímica de Edimburgo 1. Qual é a sua altura? 2. Qual é o seu peso atual? 3. Qual é o peso máximo que você já apresentou? 4. Qual é o peso mínimo que você já apresentou? 5. Qual é, no seu entender, seu peso ideal? 6. Você se sente em relação a seu peso: ( ) muito gordo ( ) gordo ( ) médio ( ) abaixo do peso ( ) muito abaixo do peso 7. Você tem períodos menstruais regulares? 8. Com que frequência você, em média, faz as seguintes refeições? TODOS OS DIAS 5 DIAS POR SEMANA 3 DIAS POR SEMANA 1 DIA POR SEMANA NUNCA CAFÉ DA MANHÃ ALMOÇO JANTAR LANCHE ENTRE AS REFEIÇÕES

14 9. Você alguma vez teve uma orientação profissional com a finalidade de fazer regime ou ser esclarecido(a) quanto à sua orientação? 10. Você alguma vez foi membro de alguma sociedade ou clube para emagrecimento? 11. Você alguma vez teve algum tipo de problema alimentar? 12. Caso sim, descreva com detalhes: 1. Você tem um padrão de alimentação diário regular? 2. Você segue uma dieta rígida? 3. Você se sente fracassado quando quebra sua dieta uma vez? 4. Você conta as calorias de tudo o que come, mesmo quando não está de dieta? 5. Você já jejuou por um dia inteiro? *6. Se já jejuou, qual a freqüência? ( ) dias alternados(5) ( ) de vez em quando(2) ( ) 2 a 3 vezes por semana(4)

15 ( ) 1 vez por semana(3) ( ) somente 1 vez(1) 7. Você usa alguma das seguintes estratégias para auxiliar na sua perda de peso? X dias NUNC A DE VEZ EM QUAND O 1X POR SEMAN A 2 A 3X POR SEMANA DIARIA MENTE 2 A 3X POR SEMANA 5 OU MAIS TOMAR COMPRIMI DOS TOMAR DIURÉTICO S TOMAR LAXANTES VÔMITOS 8. O seu padrão de alimentação prejudica severamente sua vida? 9. Você poderia dizer que a comida dominou sua vida? 10. Você come sem parar até ser obrigado (a) a parar por sentir-se mal fisicamente? 11. Há momentos em que você só consegue pensar em comida? 12. Você come moderadamente com os outros e depois exagera quando sozinho(a)? 13. Você sempre pode parar de comer quando quer?

16 14. Você já sentiu incontrolável desejo para comer e comer sem parar? 15. Quando você se sente ansioso(a), tende a comer muito? 16. O pensamento de tornar-se gordo(a) o(a) apavora? 17. Você já comeu grandes quantidades de comida muito rapidamente? 18. Você se envergonha de seus hábitos alimentares? 19. Você se preocupa com o fato de não ter controle sobre o quanto você come? 20. Você se volta para a comida para avaliar algum tipo de desconforto? 21. Você é capaz de deixar comida no prato ao final de uma refeição? 22. Você engana os outros sobre quanto come? 23. Quanto você come é determinado pela fome que sente? 24. Você já teve episódios exagerados de alimentação? 25. Se sim, esses episódios deixaram você se sentindo mal?

17 26. Se você tem episódios, eles ocorrem só quando está sozinho (a)? *27. Se você tem esses episódios, qual a frequência? ( ) quase nunca ( ) 1 vez por mês ( ) uma vez por semana ( ) diariamente ( ) 2 a 3 vezes por semana ( ) 2 a 3 vezes por dia 28. Você iria até as últimas consequências para satisfazer um desejo de alimentação exagerado? 29. Se você come demais, você se sente muito culpado (o)? 30. Você já comeu escondido (a)? 31. Seus hábitos alimentares são o que você poderia considerar normais? 32. Você se considera alguém que come compulsivamente? 33. Seu peso reduz mais que 2,5 quilogramas em uma semana?

18 Anexo 5. Escala de silhuetas para adolescentes Kakeshita et al (2006)

TESTE DE INVESTIGAÇÃO BULÍMICA DE EDIMBURGO

TESTE DE INVESTIGAÇÃO BULÍMICA DE EDIMBURGO TESTE DE INVESTIGAÇÃO BULÍMICA DE EDIMBURGO 1. Qual é a sua altura? 2. Qual é o seu peso atual? 3. Qual é o peso máximo que você já apresentou? 4. Qual é o peso mínimo que você já apresentou? 5. Qual é,

Leia mais

Alexitimia, Comportamentos Alimentares, Esquemas Emocionais e Sintomas Psicopatológicos em Adultos ANEXOS

Alexitimia, Comportamentos Alimentares, Esquemas Emocionais e Sintomas Psicopatológicos em Adultos ANEXOS ANEXOS Anexo 1 Autorizações para utilização das escalas Autorização Escala de Alexitimia de Toronto (TAS 20) Autorização Escala de Esquemas Emocionais/Emotional Schema Scale de Leahy (LESS) Autorização

Leia mais

Educação alimentar e analise dos hábitos em relação à alimentação em estudantes do ensino fundamental 2 no município de Itapuranga Goiás

Educação alimentar e analise dos hábitos em relação à alimentação em estudantes do ensino fundamental 2 no município de Itapuranga Goiás Educação alimentar e analise dos hábitos em relação à alimentação em estudantes do ensino fundamental 2 no município de Itapuranga Goiás Sara Marques da Silva¹(IC)*, Lorena Dutra¹(IC), Ester Dias Ruas¹(IC),

Leia mais

Bulimia Nervosa Anorexia: -Anorexia Nervosa -Anorexia Alcoólica. Obesidade Bibliografia Conclusão

Bulimia Nervosa Anorexia: -Anorexia Nervosa -Anorexia Alcoólica. Obesidade Bibliografia Conclusão Bulimia Nervosa Anorexia: -Anorexia Nervosa -Anorexia Alcoólica Obesidade Bibliografia Conclusão A Bulimia nervosa é um transtorno alimentar causado pela ingestão de grandes quantidades de alimentos, seguidos

Leia mais

IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO TAFAREL CHAVES DELEVATI 1 FLAICON ZANINI PEREIRA 2 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 3 A avaliação da imagem corporal foi realizada através da Escala de Figuras

Leia mais

COMPORTAMENTO DE RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS

COMPORTAMENTO DE RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS Resumo COMPORTAMENTO DE RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS UMEBARA, L.M.; VIROTE, W. Os transtornos alimentares tiveram aumento na incidência nos últimos anos, principalmente entre a

Leia mais

PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM ESCOLARES DE 06 A 10 ANOS DE IDADE DA CIDADE DE UBERLANDIA- MG.

PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM ESCOLARES DE 06 A 10 ANOS DE IDADE DA CIDADE DE UBERLANDIA- MG. PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM ESCOLARES DE 06 A 10 ANOS DE IDADE DA CIDADE DE UBERLANDIA- MG. Ana Carolina REIS FERREIRA (Unitri, correspondência: anareisf@hotmail.com) Estéfany AMORIM CECÍLIO (Unitri,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES E PERCEPÇÃO CORPORAL EM UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE UBERLÂNDIA MG

AVALIAÇÃO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES E PERCEPÇÃO CORPORAL EM UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE UBERLÂNDIA MG AVALIAÇÃO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES E PERCEPÇÃO CORPORAL EM UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE UBERLÂNDIA MG RODRIGUES, Fernanda Nunes (Unitri, nanda-nutricao@hotmail.com) ALVES, Flavia Araujo

Leia mais

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM AS CRIANÇAS D E UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CARÁTER FILANTRÓPICO DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO SC

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM AS CRIANÇAS D E UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CARÁTER FILANTRÓPICO DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO SC ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM AS CRIANÇAS D E UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CARÁTER FILANTRÓPICO DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO SC Juliana Machado Scheffer 1 ; Maria Helena Marin² RESUMO: Introdução:

Leia mais

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: INCIDÊNCIA DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Educação Nutricional. Adolescência. Autoestima.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Nutricional. Adolescência. Autoestima. 1 AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR E NA AUTOESTIMA DOS ADOLESCENTES Shirley Nilda Pereira Dutra 1 Raquel Patrícia da Silva 2 Ana Claudia Lages Teixeira 3 Maria Góes

Leia mais

PERCEPÇÃO CORPORAL E BIOIMPEDÂNCIA TETRAPOLAR DE ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICALO

PERCEPÇÃO CORPORAL E BIOIMPEDÂNCIA TETRAPOLAR DE ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICALO PERCEPÇÃO CORPORAL E BIOIMPEDÂNCIA TETRAPOLAR DE ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICALO *BONAMIGO, Daniela bonamigodaniela@hotmail.com *BERTOLLO, Daiana daigba@hotmail.com *SEIBEL, Patricia patyseibel@hotmail.com

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO Natália Cunha Ferreira 1, Geyce da Silva Sales 2, Maylla Luanna Barbosa Martins 3 1 Aluna do curso de nutrição; Campus

Leia mais

Avaliação do Índice de Massa Corporal em crianças de escola municipal de Barbacena MG, 2016.

Avaliação do Índice de Massa Corporal em crianças de escola municipal de Barbacena MG, 2016. Avaliação do Índice de Massa Corporal em crianças de escola municipal de Barbacena MG, 2016. Cristiane Aparecida Rosa 1, Tissiane Narai de Oliveira Ferreira 1, Nayane Aparecida Araújo Dias 2, Renata de

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E AUTOESTIMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E AUTOESTIMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES TÍTULO: AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E AUTOESTIMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES):

Leia mais

SATISFAÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ATRAVÉS DO TESTE DE STUNKARD

SATISFAÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ATRAVÉS DO TESTE DE STUNKARD SATISFAÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ATRAVÉS DO TESTE DE STUNKARD Jéssica Ramos Santana (1); José Denilson Oliveira Gomes (1); Cícero Jovelânio Sousa e Silva; (2) Diego Silva de Lima

Leia mais

Trabalho desenvolvido na disciplina de Práticas Corporais e Saúde I, do curso de Educação Física da Unijuí. 2

Trabalho desenvolvido na disciplina de Práticas Corporais e Saúde I, do curso de Educação Física da Unijuí. 2 IMAGEM CORPORAL E OS TRANSTORNOS ALIMENTARES DE MENINAS ADOLESCENTES ATLETAS DE VOLEIBOL 1 BODY IMAGE AND FOOD DISORDERS OF ADOLESCENT GIRLS VOLLEYBALL ATHLETES Mateus Tomm Gallert 2, Mateus Jardel Dallabrida

Leia mais

PROCESSO ASSISTENCIAL INTEGRADO DA PRÉ-OBESIDADE NO ADULTO

PROCESSO ASSISTENCIAL INTEGRADO DA PRÉ-OBESIDADE NO ADULTO PROCESSO ASSISTENCIAL INTEGRADO DA PRÉ-OBESIDADE NO ADULTO Departamento da Qualidade na Saúde VERSÃO SUMÁRIA PAI Pré-Obesidade no Adulto. Versão sumária PAI Pré-Obesidade no Adulto. Versão sumária PAI

Leia mais

Metodologia e Amostra

Metodologia e Amostra Job: 130361 Introdução Objetivo Investigar os hábitos alimentares dos brasileiros que trabalham fora, durante o período de trabalho, comparando trabalhadores que recebem o benefício refeição com aqueles

Leia mais

PESQUISA HÁBITOS ALIMENTARES DO TRABALHADOR BRASILEIRO

PESQUISA HÁBITOS ALIMENTARES DO TRABALHADOR BRASILEIRO PESQUISA HÁBITOS ALIMENTARES DO TRABALHADOR BRASILEIRO INTRODUÇÃO OBJETIVO Investigar os hábitos alimentares dos brasileiros que trabalham fora, durante o período de trabalho, comparando trabalhadores

Leia mais

ARAÚJO, Ana Cristina Tomaz (Unitri

ARAÚJO, Ana Cristina Tomaz (Unitri AVALIAÇÃO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES E PERCEPÇÃO CORPORAL EM UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE NUTRIÇÃO E ESTÉTICA. RODRIGUES, Fernanda Nunes (Unitri nanda-nutricao@hotmail.com). ARAÚJO, Ana Cristina Tomaz

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 7 Profª. Tatiane da Silva Campos DISTÚRBIOS DESEQUILÍBRIOS HOMEOSTÁTICOS Anorexia nervosa: Distúrbio crônico caracterizado pela

Leia mais

PADRÕES DE BELEZA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SOCIEDADE 1. Compreender os padrões de beleza e as consequências que os mesmos exercem na sociedade.

PADRÕES DE BELEZA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SOCIEDADE 1. Compreender os padrões de beleza e as consequências que os mesmos exercem na sociedade. PADRÕES DE BELEZA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SOCIEDADE 1 1 Trabalho de pesquisa 2 Estudante do 1º ano, Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Ijuí 3 Estudante do 1º ano, Colégio Tiradentes da Brigada

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO

ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA JERUSA MÔNICA DE ABREU SOUZA INTRODUÇÃO A obesidade vem aumentando de forma alarmante, sendo por isso considerada

Leia mais

IV.3 - Nos casos em que haja qualquer restrição à liberdade ou ao esclarecimento necessários para o adequado consentimento, deve-se ainda observar:

IV.3 - Nos casos em que haja qualquer restrição à liberdade ou ao esclarecimento necessários para o adequado consentimento, deve-se ainda observar: Segundo a RESOLUÇÃO Nº 196, de 10 de outubro de 1996 do Conselho Nacional de Saúde trabalha os seguintes âmbitos. IV - CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O respeito devido à dignidade humana exige que toda

Leia mais

XX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG

XX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG SATISFAÇÃO CORPORAL EM ATLETAS JOVENS PARTICIPANTES DE MODALIDADE COLETIVA E INDIVIDUAL EM LONDRINA-PR Lidia Raquel Ferreira Gonçalves (Fundação Araucária), Gabriela Blasquez, Enio Ricardo Vaz Ronque (Orientador),

Leia mais

Perturbações da Alimentação e da Ingestão. Carlos Marinho

Perturbações da Alimentação e da Ingestão. Carlos Marinho Perturbações da Alimentação e da Ingestão Carlos Marinho Psiquilibrios As perturbações alimentares são atualmente uma importante causa de morbilidade física e psicossocial em adolescentes e jovens adultos.

Leia mais

25/10 a 22/11 de 2017 Câmpus de Gurupi, Araguaína e Palmas

25/10 a 22/11 de 2017 Câmpus de Gurupi, Araguaína e Palmas AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS BULÍMICOS EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE PALMAS-TO Beatriz Silva de Melo¹, Leila Rute Oliveira Gurgel do Amaral² ¹Aluna do Curso de Medicina; Campus de Palmas; e-mail:

Leia mais

TÍTULO: ACURÁCIA DA ESTIMAÇÃO DO PRÓPRIO TAMANHO CORPORAL E DE OUTROS INDIVÍDUOS E ATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS

TÍTULO: ACURÁCIA DA ESTIMAÇÃO DO PRÓPRIO TAMANHO CORPORAL E DE OUTROS INDIVÍDUOS E ATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS TÍTULO: ACURÁCIA DA ESTIMAÇÃO DO PRÓPRIO TAMANHO CORPORAL E DE OUTROS INDIVÍDUOS E ATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO:

Leia mais

TÍTULO: PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PACIENTES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES

TÍTULO: PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PACIENTES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES TÍTULO: PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PACIENTES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE FRANCA AUTOR(ES): ALANA

Leia mais

QUAL O IMC DOS ALUNOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA?

QUAL O IMC DOS ALUNOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA? QUAL O IMC DOS ALUNOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA? Bianca Silva Santos 1 ; Henrique Flausino de Souza 2 ; Maria Eduarda Guedes Coutinho 3 ; Maria Julia Rocha Ferreira

Leia mais

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS PARTICIPANTES DE UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS PARTICIPANTES DE UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS PARTICIPANTES DE UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO RESUMO: O consumo e o comportamento alimentar do brasileiro apresentam constantes mudanças que são determinadas

Leia mais

REDUÇÃO & REEDUCAÇÃO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

REDUÇÃO & REEDUCAÇÃO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO Go Mag R do o Os Efeitos negativos da Obesidade na sua saúde e na sua vida: Menor expectativa de vida Baixa autoestima Mobilidade limitada Problemas nas articulações Ataque cardíaco Pressão alta 2R QUE

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL DA OBESIDADE E DA COMPULSÃO ALIMENTAR

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL DA OBESIDADE E DA COMPULSÃO ALIMENTAR CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL DA OBESIDADE E DA COMPULSÃO ALIMENTAR Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 Características

Leia mais

Avaliação nutricional e percepção corporal em adolescentes de uma escola pública do município de Barbacena, Minas Gerais

Avaliação nutricional e percepção corporal em adolescentes de uma escola pública do município de Barbacena, Minas Gerais Avaliação nutricional e percepção corporal em adolescentes de uma escola pública do município de Barbacena, Minas Gerais Cadimiel Gomes 1, Raila Dornelas Toledo 2, Rosimar Regina da Silva Araujo 3, Wanderléia

Leia mais

Desnutrição na Adolescência

Desnutrição na Adolescência Desnutrição na Adolescência Adolescência CRIANÇA Desnutrição Anorexia/Bulimia Obesidade / Diabetes ADULTO Dietas não convencionais e restritivas Deficiência de ferro Cálcio, vitamina A, zinco, Vitamina

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2012 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Ciências [1 a ETAPA] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividades Para Intensificar

Leia mais

3.12 Problemas alimentares nas crianças e adolescentes:

3.12 Problemas alimentares nas crianças e adolescentes: Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.12 Problemas alimentares nas crianças e adolescentes: a) Os problemas alimentares do bebé e da criança pequena Introdução Os problemas alimentares

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL E DISTÚRBIO DE IMAGEM CORPORAL EM UNIVERSITÁRIOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

ESTADO NUTRICIONAL E DISTÚRBIO DE IMAGEM CORPORAL EM UNIVERSITÁRIOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO ESTADO NUTRICIONAL E DISTÚRBIO DE IMAGEM CORPORAL EM UNIVERSITÁRIOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO Natália Mendes de Melo 1, João Araújo Barros Neto 2, Janaína da Silva Nascimento 3, Dafiny Rodrigues Silva

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR BON, A. D; CECERE, P. F. F. P. RESUMO: Objetivou-se realizar avaliação antropométrica de estudantes de uma escola municipal de Cambira PR.

Leia mais

Avaliação da Imagem Corporal de adolescentes estudantes do IF Sudeste MG - Câmpus Juiz de Fora

Avaliação da Imagem Corporal de adolescentes estudantes do IF Sudeste MG - Câmpus Juiz de Fora Avaliação da Imagem Corporal de adolescentes estudantes do IF Sudeste MG - Câmpus Juiz de Fora Thatiane Aparecida de Oliveira Soares 1, Ana Carolina Soares Amaral² ¹Acadêmica do Curso Superior de Licenciatura

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DO CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE GORDURAS E FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS ESCOLHAS

TÍTULO: ANÁLISE DO CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE GORDURAS E FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS ESCOLHAS TÍTULO: ANÁLISE DO CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE GORDURAS E FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS ESCOLHAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Nutrição INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Mas porque é importante tratar a ansiedade?

Mas porque é importante tratar a ansiedade? Mas porque é importante tratar a ansiedade? Mas porque é importante tratar a ansiedade? Porque a ansiedade excessiva, sem tratamento, é um fator de risco para o desenvolvimento de infarto do coração, aumentando

Leia mais

INSATISFAÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

INSATISFAÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 INSATISFAÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA Juciane Tonon Chinarelli 1 ; Renata Cristina Casale Veronezzi 2 ; Angela

Leia mais

SUA SAÚDE AGORA.

SUA SAÚDE AGORA. Você está tentando emagrecer faz alguns meses. Entrou na academia, jura que está comendo melhor, mas quando sobe na balança, o ponteiro não se mexe do lugar ou, no pior dos cenários, está apontando para

Leia mais

TÍTULO: PROJETO NUTRIR PARA CRESCER: ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DE PRÉ-ESCOLARES

TÍTULO: PROJETO NUTRIR PARA CRESCER: ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DE PRÉ-ESCOLARES Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PROJETO NUTRIR PARA CRESCER: ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DE PRÉ-ESCOLARES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA:

Leia mais

Por que o jejum intermitente é tão popular para perder peso?

Por que o jejum intermitente é tão popular para perder peso? Por que o jejum intermitente é tão popular para perder peso? g1.globo.com/ciencia-e-saude/viva-voce/noticia/2019/06/05/por-que-o-jejum-intermitente-e-tao-popular-paraperder-peso.ghtml Jejum intermitente

Leia mais

O COMPORTAMENTO ALIMENTAR E A INSATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL DAS ATLETAS DO BASQUETE FEMININO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO

O COMPORTAMENTO ALIMENTAR E A INSATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL DAS ATLETAS DO BASQUETE FEMININO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO O COMPORTAMENTO ALIMENTAR E A INSATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL DAS ATLETAS DO BASQUETE FEMININO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO GAZOLLA, Micheli Bordonal; UEHARA, Priscila Fuzaro. Nutricionistas

Leia mais

Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba

Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba Autores Bruna Mungai Sartori Orientador Miriam Coelho de Souza 1. Introdução Para que a criança tenha um

Leia mais

ENFOQUE COMPORTAMENTAL no EMAGRECIMENTO

ENFOQUE COMPORTAMENTAL no EMAGRECIMENTO ENFOQUE COMPORTAMENTAL no EMAGRECIMENTO Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC reconheça os sinais do corpo Fome Comer

Leia mais

DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS ALIMENTARES

DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS ALIMENTARES DIRETRIZES SOBRE CO-MORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (ABEAD 2002) DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS ALIMENTARES Introdução Quadros sugestivos de transtornos

Leia mais

Palavras-chave: Imagem corporal, culto ao corpo, Satisfação corporal.

Palavras-chave: Imagem corporal, culto ao corpo, Satisfação corporal. PERCEPÇÃO E SATISFAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM UNIVERSITÁRIAS DO CENTRO DE SAÚDE DA UNISUL-CAMPUS TUBARÃO. Karine Jones Dos Santos 1 ; Msc. Ralph Fernando Rosas 2. INTRODUÇÃO Conforme Slade (1988), o termo

Leia mais

Parte 2 do programa 5 HORAS PARA O SEU CORPO. NÃO EXISTE NADA SAUDÁVEL QUE IRÁ ACELERAR SEUS RESULTADOS ALÉM DE DISCIPLINA E SEGUIR O PROGRAMA.

Parte 2 do programa 5 HORAS PARA O SEU CORPO. NÃO EXISTE NADA SAUDÁVEL QUE IRÁ ACELERAR SEUS RESULTADOS ALÉM DE DISCIPLINA E SEGUIR O PROGRAMA. Este programa gratuito que irá ajudar você a conquistar o corpo que deseja faz parte de uma série de 3 etapas. A primeira etapa foi gravada em vídeo, mas devido a baixa qualidade, resolvemos fazer o mesmo

Leia mais

Alimentação e Exercício Físico

Alimentação e Exercício Físico II Workshop Alimentação e Exercício Físico 12 de Dezembro de 2016 Nutricionista: Dra. Mariana Santos Costa Apresentação Dra. Mariana Santos Costa Licenciada em Ciências da Nutrição Mestrado em Exercício

Leia mais

TÍTULO: COMPORTAMENTO ALIMENTAR ENTRE HOMENS E MULHERES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES AUTOR(ES): CAROLINA HADDAD CUNHA, ALESSANDRA ÚBIDA BRAGA FERNANDES

TÍTULO: COMPORTAMENTO ALIMENTAR ENTRE HOMENS E MULHERES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES AUTOR(ES): CAROLINA HADDAD CUNHA, ALESSANDRA ÚBIDA BRAGA FERNANDES TÍTULO: COMPORTAMENTO ALIMENTAR ENTRE HOMENS E MULHERES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE FRANCA AUTOR(ES):

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO OBESIDADE

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO OBESIDADE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO OBESIDADE Giuliana Inocente Guilherme Takashi Yano Mariana Strauss

Leia mais

POR QUE VOCÊ SE SENTE UM FRACASSO POR NÃO CONSEGUIR EMAGRECER?

POR QUE VOCÊ SE SENTE UM FRACASSO POR NÃO CONSEGUIR EMAGRECER? POR QUE VOCÊ SE SENTE UM FRACASSO POR NÃO CONSEGUIR EMAGRECER? O QUE VOCÊ VAI APRENDER 1. 2. 3. 4. Por que você se sente um fracasso; As consequências de se sentir assim; O que fazer pra mudar isso; Como

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 252 AVALIAÇÃO DA AUTO-IMAGEM CORPORAL E O COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE MULHERES Ana Caroline de Castro Ferreira Fernandes 1, Aline Lustosa Sales da Silva 2 Karine Feitosa Medeiros 2, Natielle Queiroz 3 Liliane

Leia mais

Anorexia/Bulimia. Trabalho realizado por: Ana Margarida Piloto Carla Sofia Veiga Catarina Isabel Cabral Sandra Catarina Dias

Anorexia/Bulimia. Trabalho realizado por: Ana Margarida Piloto Carla Sofia Veiga Catarina Isabel Cabral Sandra Catarina Dias Anorexia/Bulimia Trabalho realizado por: Ana Margarida Piloto Carla ofia Veiga Catarina Isabel Cabral andra Catarina Dias 1 Anorexia Critérios rios de Diagnóstico Recusa de manter um peso igual ou superior

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável

Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável GASTRITE Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável SUMÁRIO 01. Afinal, o que é a gastrite? 02. Quais são os principais sintomas da doença? 03. Fatores de risco que podem desencadear

Leia mais

NUTRICIONISTA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

NUTRICIONISTA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

DECLARAÇÃO DE CONSENTIMENTO

DECLARAÇÃO DE CONSENTIMENTO APÊNDICES Apêndice A DECLARAÇÃO DE CONSENTIMENTO Considerando a Declaração de Helsínquia da Associação Médica Mundial (Helsínquia 1964; Tóquio 1975; Veneza 1983; Hong Kong 1989; Somerset West 1996 e Edimburgo

Leia mais

O que é a obesidade? Nas doenças associadas destacam-se a diabetes tipo II e as doenças cardiovasculares.

O que é a obesidade? Nas doenças associadas destacam-se a diabetes tipo II e as doenças cardiovasculares. obesidade O que é a obesidade? A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a epidemia do século XXI! O excesso de peso e a obesidade são diferentes graus de uma doença em que se verifica

Leia mais

DECLARAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO

DECLARAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO 58 APÊNDICE A DECLARAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO Declaro que conheço o projeto e aceito a realização da pesquisa Avaliação do Índice de Massa Corpórea, Circunferência Braquial e respectivo manguito, em

Leia mais

10 passos para uma vida saudável

10 passos para uma vida saudável 10 passos para uma vida saudável Por Nutricionista Letícia Musselli 1. Aumente a Atividade Física Movimentar-se e tornar-se mais ativo é essencial para a sua saúde e qualidade de vida. Acumule pelo menos

Leia mais

Uma dieta que é capaz de surpreender muita

Uma dieta que é capaz de surpreender muita Dieta do ovo É uma dieta de regra simples, onde você não poderá comer aquilo que não seja saudável, assim como doces, massas, pizzas e hambúrgueres. Também não podemos esquecer que nessa dieta do ovo não

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS DE ANOREXIA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE PALMAS-TO

AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS DE ANOREXIA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE PALMAS-TO AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS DE ANOREXIA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE PALMAS-TO Bárbara Veloso de Deus¹, Talita Buttarello Mucari² ¹Aluna do Curso de Medicina; Campus de Palmas; e-mail: bveldeus@gmail.com

Leia mais

Obesidade. O que pesa na sua saúde.

Obesidade. O que pesa na sua saúde. Obesidade O que pesa na sua saúde. SiTUAçÃO DA OBESiDADE NO BRASiL E NO MUNDO A obesidade é apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

5 maneiras para se livrar da obesidade

5 maneiras para se livrar da obesidade 5 maneiras para se livrar da obesidade A obesidade é a segunda maior causa de mortes no mundo, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Esse fenômeno tem despertado autoridades de todo o planeta

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO

DIAGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO DIAGNÓSTICO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO Eduardo Silva Pinheiro Neves (PIBIC-Jr/Fundação Araucária), Paulo César Paulino (Orientador),

Leia mais

OBESIDADE NA INFÂNCIA. Dra M aria Fernanda Bádue Pereira

OBESIDADE NA INFÂNCIA. Dra M aria Fernanda Bádue Pereira OBESIDADE NA INFÂNCIA Dra M aria Fernanda Bádue Pereira Obesidade infantil Um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. >>>>> Ingestão calórica e

Leia mais

Carta de Autorização outra instituição

Carta de Autorização outra instituição Modelos Carta de Autorização outra instituição (TIMBRE DO LOCAL DA PESQUISA) (cidade), de de 2010. Ao: Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos MULTIVIX Vitória At. Coordenação do CEP Eu, (NOME

Leia mais

Revista Científica da UNESC v. 13, n. 16 (2015)

Revista Científica da UNESC v. 13, n. 16 (2015) PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DE TRANSTORNOS ALIMENTARES E DISTÚRBIO DE IMAGEM CORPORAL EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CACOAL - RO. Kely Cristina Comunello Leite Graduanda do curso de Nutrição da

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. 1 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Obesidade Anna Carla Takano Daniele Sita Jéssica Pereira de Mello

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Nutrição. Projecto Final de Licenciatura. Anexos. Volume II. Elaborado por Cláudia Parreira. Aluno nº

Licenciatura em Ciências da Nutrição. Projecto Final de Licenciatura. Anexos. Volume II. Elaborado por Cláudia Parreira. Aluno nº Licenciatura em Ciências da Nutrição Avaliação dos conhecimentos e comportamentos nutricionais e alimentares e a imagem corporal de crianças em idade escolar no Concelho de Oeiras - Programa MUN-SI Projecto

Leia mais

NÚCLEO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE NASAD

NÚCLEO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE NASAD O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90 (BRASIL, 1990), circunscreve a adolescência como o período de vida que vai dos 12 aos 18 anos de idade e a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação escolar. Alimentos industrializados. Educação nutricional.

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação escolar. Alimentos industrializados. Educação nutricional. O CONSUMO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NA INFÂNCIA Jéssica Gabriele Fonseca 1 Maria Góes Drumond 2 RESUMO A infância é o momento onde os costumes e o, caráter estão sendo lapidados, entre essa formação

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nutrição ISSN

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nutrição ISSN Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Nutrição 2012-1 CAUSAS DO AUMENTO DA OBESIDADE EM MULHERES DE BAIXA RENDA NO BRASIL Aluno: GOMES,

Leia mais

COMPORTAMENTO ALIMENTAR

COMPORTAMENTO ALIMENTAR COMPORTAMENTO ALIMENTAR Balanço energético Peso corporal Ingestão Gasto fome saciedade Absorção de nutrientes Taxa metabólica Termogênese Atividade Video: http: / / illuminations.nctm.org/java/whelk/student/crows.html

Leia mais

Transtornos Alimentares na Gestação

Transtornos Alimentares na Gestação Transtornos Alimentares na Gestação Comportamentos Alimentares Inadequados Durante a Gestação: prevalência e fatores associados em amostra de serviços públicos de saúde no sul do Brasil. Nutr. Rafael Marques

Leia mais

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa INTRODUÇÃO Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa que venha a mente sejam as dietas milagrosas e restritivas. Porém, como já mostramos diversas vezes, essas fórmulas causam

Leia mais

COMPORTAMENTO DA ALIMENTAÇÃO EM FAMÍLIA: o que impacta na alimentação de todos

COMPORTAMENTO DA ALIMENTAÇÃO EM FAMÍLIA: o que impacta na alimentação de todos VII CONGRESSO NACIONAL ILSI BRASIL COMPORTAMENTO DA ALIMENTAÇÃO EM FAMÍLIA: o que impacta na alimentação de todos Alicia Cobelo PROTAD-IPQ-HC-FMUSP PROCESSO DE ALIMENTAÇÃO NUTRIÇÃO O processo da alimentação

Leia mais

QUESTIONÁRIO 1º CICLO

QUESTIONÁRIO 1º CICLO QUESTIONÁRIO 1º CICLO Numeração do Questionário Caro(a) aluno(a) Venho convidar-te a participar num estudo sobre Gestão de tempo e Desempenho escolar no Ensino Básico. Peço-te por este motivo, que respondas

Leia mais

AUTOR(ES): LUIS FERNANDO ROCHA, ACKTISON WENZEL SOTANA, ANDRÉ LUIS GOMES, CAIO CÉSAR OLIVEIRA DE SOUZA, CLEBER CARLOS SILVA

AUTOR(ES): LUIS FERNANDO ROCHA, ACKTISON WENZEL SOTANA, ANDRÉ LUIS GOMES, CAIO CÉSAR OLIVEIRA DE SOUZA, CLEBER CARLOS SILVA 16 TÍTULO: NÍVEL DE OBESIDADE ENTRE MÃES E FILHOS ESCOLARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO AUTOR(ES):

Leia mais

10 Dicas Para. Emagrecer. Com Saúde!!!

10 Dicas Para. Emagrecer. Com Saúde!!! 10 Dicas Para Emagrecer Com Saúde!!! Para emagrecer e manter o corpo, a solução é mesmo adotar hábitos saudáveis. Por isso, se esse é seu objetivo, confira abaixo as 10 regras de ouro para conquistar o

Leia mais

MATEMÁTICA + VIDA + SAÚDE = IMC 1

MATEMÁTICA + VIDA + SAÚDE = IMC 1 MATEMÁTICA + VIDA + SAÚDE = IMC 1 SILVA, João Pedro de Moura da 2 ; ALENCAR, Mariane Da Rosa 3 ; ROLIM, Cristiane Sonego 4 RESUMO: Levando em consideração os elevados índices de obesidade entre crianças

Leia mais

Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas

Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas Você sabia que alguns erros podem estar impedindo o seu emagrecimento saudável? Descubra agora mesmo como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas! Para

Leia mais

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG Luana Cristina Camargos GOMES (1) ;Marcos Rogério Vieira CARDOSO (2) (1) Instituto Federal

Leia mais

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde!

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Emagrecer é uma conquista e se for rápido, melhor ainda não acha? Conheça algumas dicas para emagrecer rápido. Se você quer dicas para emagrecer

Leia mais

Multimorbidade e medidas antropométricas em residentes de um condomínio exclusivo para idosos

Multimorbidade e medidas antropométricas em residentes de um condomínio exclusivo para idosos Multimorbidade e medidas antropométricas em residentes de um condomínio exclusivo para idosos Januse Nogueira de Carvalho 1* ; Samuel de Sousa Nantes 2# ; Paolla Jessica da Cunha 3# ;Larissa Guerra Oliveira

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Nós,... [nome de todos os pesquisadores]..., pesquisadores da... [nome da Universidade/Faculdade]..., estamos realizando um estudo intitulado:... [informar o

Leia mais

Comunicação eficiente no pós transplante hepático: caso

Comunicação eficiente no pós transplante hepático: caso Comunicação eficiente no pós transplante hepático: caso Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Fernanda, 34 anos, busca

Leia mais

161

161 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 APÊNDICES Termo de consentimento livre e esclarecido. Eu declaro que consinto em participar como voluntário(a)

Leia mais