PROFº Ewout ter Haar. Marcos Kendi Ito Paola Reggieri RELATÓRIO PROJETO FINAL. Disciplina: TIC S NO ENSINO DE FÍSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROFº Ewout ter Haar. Marcos Kendi Ito Paola Reggieri RELATÓRIO PROJETO FINAL. Disciplina: TIC S NO ENSINO DE FÍSICA"

Transcrição

1 RELATÓRIO PROJETO FINAL Disciplina: TIC S NO ENSINO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROFº Ewout ter Haar Marcos Kendi Ito Paola Reggieri

2 1. Objetivos Nosso objetivo foi encontrar a melhor forma de o(a) professor(a) se comunicar com estudantes para os quais leciona, incluindo os vários tipos possíveis dessa relação: professores particulares, com aulas ocasionais; professores regulares em escolas comuns.

3 2. Método Para tanto, pesquisamos os aplicativos de celulares mais comuns dentro do tópico escolhido e os analisamos, levantando seus prós e contras e propondo qual e onde seria sua melhor utilidade.

4 3. Os aplicativos Os aplicativos que escolhemos foram: Additio App(Bloco de Notas do Professor, em português), Connected Classroom Teacher e Connected Classroom Student, Socrative Teacher e Socrative Student e o Slack( o único destes que não foi desenvolvido com o intuito educacional). Com exceção do Slack, todos foram escolhidos através da loja de aplicativos do Google Play Store. Além desses aplicativos também foi analisado o potencial do uso de redes sociais para os mesmo fins. Os aplicativos sociais utilizados foram: Facebook, Twitter e WhatsApp. A escolha desses aplicativos se deu por serem bastante utilizados, o que facilitaria a adesão de alunos.

5 4. Conclusão Para uma aula particular em que a principal necessidade é a comunicação rápida e eficiente o aplicativo que mais traria benefícios seria o WhatsApp, pois uso dele é disseminado e os seus recursos de compartilhamento de mídia e comunicação são eficientes. Já para o uso em uma escola, o aplicativo que mais se destacou foi o Additio App que ajuda o professor na organização e registro das suas aulas e avaliação dos alunos, pois ele se mostrou bastante organizado e com bastante funções interessantes. Já para a comunicação entre os alunos de uma escola e os professores, o que apresentou as melhores características foi o Slack, pois nele você cria um domínio e adiciona pessoas relacionadas ao seu projeto e pode criar grupos restritos para cada matéria e dentro dela pode discutir a matéria e enviar arquivos de maneira fácil.

6 5. Análise Additio App O Additio App é um aplicativo que ajuda na organização do professor em relação a suas aulas e na atribuição de notas e frequência dos alunos. Suas funções são: - Agenda/calendário - Criar disciplinas onde ele pode organizar suas aulas e seus alunos - Criar notas/lembrete com possibilidade de anexo - Criar notas/lembrete sobre um aluno Algumas informações importantes: - o Additio App é pago (é possível testar por 30 dias) - há uma integração aplicativo e web - é um app exclusivo do professor, não há nenhum contato com o aluno - o aplicativo está em português Vídeo expositivo do Additio App (Youtube) Aplicação: O Additio App tem como aplicação somente a registro do professor quanto as suas aulas e notas. Apesar de parecer limitado o Additio App tem várias funções que propicia um registro organizado e bem detalhado, sendo um grande auxílio ao professor.

7 Connected Classroom Teacher e Student O Connected Classroom serve para realizar atividades em classe em que os alunos respondem através de seu celular ou tablete. O professor cria um ambiente e estabelece uma senha para os alunos poderem entrar. Dentro desse ambiente o professor pode realizar atividades e compartilhar arquivos. Suas funções são: - criar ambientes para cada curso - possibilitar que o professor tenha uma informação quantitativa das respostas dos alunos das atividades que propôs - compartilhar arquivos com os alunos e também compartilhar as anotações com os alunos Algumas informações importantes: - o aplicativo é gratuito - não é possível saber o que cada aluno respondeu - é necessário o professor e os alunos estarem conectados à mesma rede Wi-Fi - o visual é infantil - algumas vezes algumas funções não funcionam corretamente (em alguns momentos a função de anotar em algum arquivo não funcionava, era necessário sair e abrir novamente) - o aplicativo não tem tradução para o português - não possuí página na internet Aplicação: A aplicação do Connected Classroom seria somente em sala de aula, ficando restrito à aplicação de atividades rápidas e compartilhamento de arquivos em aula, porém se mostrou muito limitado quanto as suas funções, não é possível criar quizzes nem obter posteriormente as respostas dos alunos, e também apresentou falhas no seu funcionamento.

8 Screenshots: Visão do Professor Visão do Aluno

9 Socrative Teacher e Student O Socrative tem uma função bem parecida com o Connected Classroom, ele serve para realizar em sala atividades em que o professor obtém as respostas de todos os alunos. Então o professor pode lançar uma pergunta em sala e pedir para que os alunos respondam nos seus celulares ou tablet. Mas a principal diferença é que o Socrative Teacher permite que o professor crie quizzes e que o aplicativo permite enviar os resultados dos quizzes para seu ou enviar para o Google Drive ou baixar. Suas funções são: - criar ambientes para cada curso (versão PRO) - criar quizzes rápidos ou quizzes completos - três formas de passar os quizzes para os alunos - resultado simultâneo do desempenho dos alunos - criar um arquivo com o desempenho de cada aluno e de toda a sala Algumas informações importantes: - o aplicativo tem sua versão gratuita e versão PRO ($29,99/ano) - o idioma não está disponível em PT-BR - possui integração app-web Relatório da atividade da classe (em PDF) Relatório da atividade para cada aluno (em PDF) Planilha geral, da classe e individual (em xlsx, MS Excel) Aplicação: A aplicação do Socrative também é exclusivamente em sala de aula, porém, em relação ao Connected Classroom, ele é mais completo pois permite o professor criar quizzes (é bem fácil criar quizzes) e cria arquivos detalhados das respostas dadas nos quizzes.

10 Screenshots: Visão Professor Visão Aluno

11

12 Facebook O Facebook tem potencial para ser usado pelo professor, então destacamos os prós e contras de utilizá-lo: Aplicação: O uso do Facebook através da criação de grupos pode ser muito proveitoso se souber ser usado, porém ele pode ser ineficiente uma vez que como o Facebook traz muitas outras informações o que pode comprometer a utilização por parte dos alunos e até do professor. Até por isso é mias recomendado que o Facebook seja usado para partilhar informações pontuais. Outra de desvantagem é que isso iria expor os alunos à coleta de dados do Facebook. O Facebook também seria proveitoso para comunicação com alunos de aula particular pois ele tem um comunicação boa, já que grande parte da população possui uma conta no Facebook, porém o excesso de informação no Facebook também pode ser prejudicial.

13 Twitter O Twitter foi outra rede social escolhida com potencial para auxiliar o professor. Os prós e contras de utilizar o Twitter como ferramenta são: Aplicação: A utilização do Twitter é pouco aconselhada para fins educativos. Ele só seria vantajoso se fosse criado como uma forma de compartilhar avisos pontuais e links, pois sua própria construção não permite uma comunicação eficiente nem postagem muito grandes. Todas as desvantagens que se aplicam ao Facebook também se aplicam ao Twitter, a coleta de dados, o excesso de informação.

14 WhatsApp O WhatsApp também tem potencial para auxiliar o professor. Os prós e contras foram listados abaixo: Aplicação: O uso do WhatsApp é aconselhado para criar grupos com os alunos para partilhar informações ou tirar dúvidas pontuais ou partilhar arquivos, porém devido a sua desorganização das mensagens não é aconselhável para explicações longas. Algumas das desvantagens do Facebook e do Twitter não acontece no WhatsApp, como o a coleta de dados e o excesso de informação(em partes), porém a organização de grupos no Facebook é um pouco melhor. O uso para aulas particulares também é muito boa pois a comunicação é eficiente e para tirar dúvidas é interessante se for simultâneo. Como aulas particulares costumam ser algo pontual a desorganização é minimizada.

15 Slack O Slack foi outro aplicativo analisado. O Slack não é um aplicativo educacional, ele é um aplicativo que tem como objetivo comunicação, portanto ele pode servir para a comunicação entre professor e alunos. No Slack você cria um ambiente para um grupo e junto com esse ambiente um domínio que qualquer pessoa associada a esse grupo pode acessar. Quando você cria um ambiente você escolhe quais pessoas adicionar e pode criar vários grupos de comunicação e compartilhamento de arquivos com objetivos diferentes dentro desse espaço. O Slack é: - gratuito - idioma disponível em PT-BR Aplicação: Então o Slack tem um potencial muito grande para criar uma forma de comunicação entre a escola e/ou o(s) professor(es) e os alunos por ser um ambiente organizado e direcionado para uma coisa só, não é como o WhatsApp que tem vários contatos e grupos com diferentes finalidades.

16 6. Análise Final Organizando os aplicativos conforme suas aplicações, temos: Melhores aplicativos: - Relação Aluno-Professor: - sistema Escolar: - Aula Particular:

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados CLIPPING SERVICE O que é o Android? O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. É ele que define o visual, os recursos e funcionalidades

Leia mais

Sejam bem-vindos. Pais e responsáveis

Sejam bem-vindos. Pais e responsáveis Sejam bem-vindos Pais e responsáveis O aplicativo de comunicação que conecta e engaja você com a escola. Benefícios para os responsáveis Informações escolares a qualquer hora e lugar Você mais presente

Leia mais

Embaixadoras LA-FCL. Para começar o professor tem de criar conta ou entrar com a sua conta do Google. Acesso ao blogue com recursos/quizzes socrative

Embaixadoras LA-FCL. Para começar o professor tem de criar conta ou entrar com a sua conta do Google. Acesso ao blogue com recursos/quizzes socrative Guião do Socrative O Socrative é uma aplicação simples de elaboração de questionários (preparação de testes, quizzes, etc.) que pode ser usada em sala de aula para receber feedback em tempo real da aprendizagem

Leia mais

Sejam bem-vindos. Pais e responsáveis

Sejam bem-vindos. Pais e responsáveis Sejam bem-vindos Pais e responsáveis O aplicativo de comunicação que conecta e engaja você com a escola. Benefícios para os responsáveis Informações escolares a qualquer hora e lugar Você mais presente

Leia mais

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência!

Guia Rápido Aplicativo TW Viewer. Compatível com toda linha TW. Obrigado pela preferência! Guia Rápido Aplicativo TW Viewer Versão 1.0 Compatível com toda linha TW Obrigado pela preferência! Tenha certeza de que estamos sempre trabalhando com empenho para entregar a você equipamentos e serviços

Leia mais

Ferramentas para Produtividade. Aprenda a produzir mais sem trabalhar mais!

Ferramentas para Produtividade. Aprenda a produzir mais sem trabalhar mais! Ferramentas para Produtividade Aprenda a produzir mais sem trabalhar mais! Sumário O que é Produtividade O que é produtividade 3 Trello 5 Google agenda 7 Google keep 9 Asana 11 Rescue time 13 Evernote

Leia mais

APLICATIVO PARA CELULAR. Rastreie, controle e monitore seu veículo através do Rastreamento Veicular.

APLICATIVO PARA CELULAR. Rastreie, controle e monitore seu veículo através do Rastreamento Veicular. VERSÃO 2-08/03/2016 APLICATIVO PARA CELULAR Rastreie, controle e monitore seu veículo através do Rastreamento Veicular. Visualize de forma rápida e prática, a posição do seu veículo. Envie alertas para

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

GSuite Educação Manual do Aluno

GSuite Educação Manual do Aluno GSuite Educação Manual do Aluno Prezados alunos, Em meados do ano de 2016 a Escola Nova passou a utilizar a plataforma GSuite for Education, um conjunto de ferramentas em nuvem do Google. Este manual irá

Leia mais

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook 01 02 03 04 Descubra o Chromebook Perguntas frequentes Configure o seu Chromebook Primeiro uso Personalize o seu Chromebook Instalação de aplicativos Trabalhe com seu Chromebook Utilização de funções 01

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ,

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, MANUAL DO ALUNO EAD Acessando e utilizando o sistema EAD Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, 28970-000 Para acessar a sua sala virtual ao entrar no site encontre

Leia mais

Como denunciar postagem como Spam no Facebook

Como denunciar postagem como Spam no Facebook Como denunciar postagem como Spam no Facebook As postagens do Facebook possuem uma seta no canto direito superior, onde se encontra a opção para fazer a denúncia. 1. Clique na seta, como mostra a figura

Leia mais

Guia para testes AfixInv (Demonstração)

Guia para testes AfixInv (Demonstração) Guia para testes AfixInv (Demonstração) INTRODUÇÃO Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo

Leia mais

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

Manual do Usuário ios

Manual do Usuário ios Manual do Usuário ios 2016 - Versão 2.0.2 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 O que é Vivo Wi-Fi Seguro... 3 3 Instalar o Vivo Wi-Fi Seguro... 4 4 Logar o Vivo Wi-Fi Seguro... 6 5 Utilizar o Vivo Wi-Fi Seguro...

Leia mais

APLICATIVOS PARA PROFESSORES: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE FERRAMENTAS PARA APOIO AO ENSINO HÍBRIDO

APLICATIVOS PARA PROFESSORES: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE FERRAMENTAS PARA APOIO AO ENSINO HÍBRIDO APLICATIVOS PARA PROFESSORES: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE FERRAMENTAS PARA APOIO AO ENSINO HÍBRIDO SÃO PAULO/SP MAIO/2017 HUGO BATISTA FERNANDES - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - hugofernandess@gmail.com

Leia mais

Guia de Tecnologia 2019

Guia de Tecnologia 2019 Guia de Tecnologia 2019 Apresentação Caros pais e alunos: Por meio do presente guia, apresentaremos todos os recursos e plataformas digitais oferecidos aos alunos e as devidas instruções para acesso e

Leia mais

Bem vindo ao iphone! Estes tópicos o ajudarão a configurar e aproveitar os recursos do iphone.

Bem vindo ao iphone! Estes tópicos o ajudarão a configurar e aproveitar os recursos do iphone. Bem vindo ao iphone! Estes tópicos o ajudarão a configurar e aproveitar os recursos do iphone. Índice Mudando do Android para IOS Requisitos para transferência Migrar para IOS passo a passo Se você precisar

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO. Então vamos começar!

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO. Então vamos começar! GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO A plataforma Podio foi escolhida pela FEE como biblioteca padrão para o envio e compartilhamento de documentos, relatórios, imagens e qualquer outro arquivo relativo

Leia mais

SMART NOTE : ORGANIZAR SUAS ANOTAÇÕES DE FORMA INTELIGENTE. Thiago Sousa Della Noce¹ ¹Universidade de Uberaba - UNIUBE, Uberaba - Minas Gerais

SMART NOTE : ORGANIZAR SUAS ANOTAÇÕES DE FORMA INTELIGENTE. Thiago Sousa Della Noce¹ ¹Universidade de Uberaba - UNIUBE, Uberaba - Minas Gerais SMART NOTE : ORGANIZAR SUAS ANOTAÇÕES DE FORMA INTELIGENTE Thiago Sousa Della Noce¹ ¹Universidade de Uberaba - UNIUBE, Uberaba - Minas Gerais thiagodellanoce22@gmail.com Resumo Este artigo relata a importância

Leia mais

Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco. Manual de Acesso do Aluno

Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco. Manual de Acesso do Aluno Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco Manual de Acesso do Aluno Prezado aluno e/ou responsável, Você está recebendo o Manual de Acesso à Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco, na qual estarão

Leia mais

Comece a usar o BrightLink Pro

Comece a usar o BrightLink Pro BrightLink Pro 450Ui/460Ui Comece a usar o BrightLink Pro O BrightLink Pro é uma ferramenta de produtividade para salas de conferência e de aula que permite que crie um quadro branco digital sempre que

Leia mais

Visão Geral do Curso. Prof. Alberto Costa Neto Introdução à Ciência da Computação (Programação em Python)

Visão Geral do Curso. Prof. Alberto Costa Neto Introdução à Ciência da Computação (Programação em Python) Visão Geral do Curso Prof. Alberto Costa Neto Introdução à Ciência da Computação (Programação em Python) Sobre a Disciplina ICC Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Códigos: COMP0100 e COMP0208

Leia mais

Tutorial de Uso. Básico DEZ 2018 MV. help.ebsco.com

Tutorial de Uso. Básico DEZ 2018 MV. help.ebsco.com Tutorial de Uso Básico DEZ 2018 MV BUSCA BÁSICA Tela de busca Escolher bases de dados PÁGINA DE RESULTADOS Ordenar, Mudar Opções de página e Compartilhar Limitar resultados Aplicar facetas (filtros) RESULTADO

Leia mais

Cria, Edita e Partilha Vídeos em 3 passos

Cria, Edita e Partilha Vídeos em 3 passos DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA Cria, Edita e Partilha Vídeos em 3 passos É uma ferramenta que nos permite Editar vídeos: Compatível com Android e IOS ou Windows.

Leia mais

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos 1 1. Acesso ao Portal Moderna.Compartilha... 3 2. LMS - Sistema de Gestão de Aprendizagem... 5 3. Rede Compartilha... 6 3.1 Xmile Learning...

Leia mais

Uso do Edmodo com turmas de 6º ano: alunos e professores aprendendo em colaboração

Uso do Edmodo com turmas de 6º ano: alunos e professores aprendendo em colaboração Uso do Edmodo com turmas de 6º ano: alunos e professores aprendendo em colaboração Simone da Costa Lima (IED) Alexandra Camargo Alves (IED) Danielle Freire Domingues (Ciências / Biologia) Raquel Cristina

Leia mais

TUTORIAL PADLET: Criando murais. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL PADLET: Criando murais. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL PADLET: Criando murais Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Layouts do Padlet 3 4.

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como começar a utilizar o Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos em segurança Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe junto em arquivos Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO A plataforma Podio foi escolhida pela FEE como biblioteca padrão para o envio e compartilhamento de documentos, relatórios, imagens e qualquer outro arquivo relativo

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis. 1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Copyright GVT 2015 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalacão do Cloud... 4 3 Configuração e uso do Cloud... 6 3.1 Home... 6 3.2 Fotos... 9

Leia mais

Aplicativos da Apple

Aplicativos da Apple 16 de Dezembro de 2014 Aplicativos da Apple Apple possui soluções que substituem com classe os Softwares que os usuários de outras computadores estão acostumados a usar para criação de documentos e mídias.

Leia mais

Para: Professores. App. Manual

Para: Professores. App.   Manual Para: Professores www.aplicativoescolar.com App Manual Do Aplicativo Escolar. Download Disponível para: Download gratuito! Versão Web Caso você não possua um smartphone ou tablet poderá usar a versão web

Leia mais

Conheça o Ambiente. Para acessar o curso, clique na disciplina que você deverá cursar, que aparecerá da seguinte forma:

Conheça o Ambiente. Para acessar o curso, clique na disciplina que você deverá cursar, que aparecerá da seguinte forma: Conheça o Ambiente A sua sala de aula virtual é o espaço de interação e reservado para que você desenvolva seus estudos na disciplina on-line. Nela, você encontra as ferramentas e os recursos necessários

Leia mais

Passo a passo. 1º 2º Clique em Produtos 3º Em univerapp clique em Construir 4º Faça o seu registro

Passo a passo. 1º  2º Clique em Produtos 3º Em univerapp clique em Construir 4º Faça o seu registro Como criar um app Passo a passo 1º www.univerteam.com 2º Clique em Produtos 3º Em univerapp clique em Construir 4º Faça o seu registro Após o registro a página que visualiza será esta, selecione o idioma

Leia mais

Administradora de Consórcios. Uma nova era de treinamentos inicia agora.

Administradora de Consórcios. Uma nova era de treinamentos inicia agora. Administradora de Consórcios Uma nova era de treinamentos inicia agora. & Uma nova plataforma de comunicação, treinamentos e desenvolvimento de colaboradores Premissas do projeto Permitir a criação ilimitada

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito na modalidade de Educação a Distância. As inúmeras opções

Leia mais

Guia Rápido Aplicativo TecViewer. Compatível com toda linha T1/THK. Obrigado pela preferência!

Guia Rápido Aplicativo TecViewer. Compatível com toda linha T1/THK. Obrigado pela preferência! Guia Rápido Aplicativo TecViewer Versão 1.0 Compatível com toda linha T1/THK Obrigado pela preferência! Tenha certeza de que estamos sempre trabalhando com empenho para entregar a você equipamentos e serviços

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android)

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Os s estão com os dias contados

Os  s estão com os dias contados Os emails estão com os dias contados Quando o assunto é comunicação interna (conversa entre membros de uma empresa), o email ainda é uma das ferramentas mais usadas no mundo empresarial. Seja para enviar

Leia mais

Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco. Manual de Acesso do Aluno

Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco. Manual de Acesso do Aluno Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco Manual de Acesso do Aluno Prezado pai e/ou responsável, Você está recebendo o Manual de Acesso à Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco, na qual estarão

Leia mais

04:11. Aprende Brasil. Livro Digital. Tutorial para instalação e uso.

04:11. Aprende Brasil. Livro Digital. Tutorial para instalação e uso. 04:11 Livro Digital Aprende Brasil Tutorial para instalação e uso. Caro Professor, A Editora Positivo e o Sistema de Ensino Aprende Brasil elaboraram este Guia com o intuito de orientá-lo na instalação

Leia mais

Passo 1. Instale o Mira Aula em seu celular

Passo 1. Instale o Mira Aula em seu celular Passo 1 Instale o Mira Aula em seu celular Se você tiver um celular da Motorola, LG, Samsung, Nokia, Semp Toshiba, Alcatel, Asus, ou algum modelo parecido com estes, siga os passos abaixo para instalar

Leia mais

Comece a usar o BrightLink Pro

Comece a usar o BrightLink Pro BrightLink Pro 470Ui Comece a usar o BrightLink Pro O BrightLink Pro é uma ferramenta de produtividade para salas de conferência e de aula que permite que crie um quadro branco digital sempre que precisar.

Leia mais

Acessando ao espaço do aluno: SISTEMA IDEG

Acessando ao espaço do aluno: SISTEMA IDEG Aviso: O IDEG utiliza sistema de segurança de informação e conteúdo em suas aulas. Os vídeos e todo o conteúdo apenas podem ser acessados utilizando o navegador específico. Ou seja, é fundamental que você

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

Ferramentas gratuitas para produção de e-books

Ferramentas gratuitas para produção de e-books Ferramentas gratuitas para produção de e-books O que é E-book? Se você consegue estabelecer a diferença entre uma carta e um e-mail, certamente sabe, por analogia, que livros e e-books se encaixam no mesmo

Leia mais

Google Books Aplicativo e Desktop

Google Books Aplicativo e Desktop UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNATI - Marília Google Books Aplicativo e Desktop Aula 20 INTRODUÇÃO O Play Livros é um aplicativo do Google; Fazer login ou criar uma conta; Oferece

Leia mais

Tutorial: Como se cadastrar no ClassApp

Tutorial: Como se cadastrar no ClassApp Tutorial: Como se cadastrar no ClassApp Esse é um breve tutorial que mostrará como é simples se cadastrar em nosso aplicativo uma vez que você já tenha sido cadastrado pela instituição de ensino. Apresentaremos

Leia mais

Tablets Educacionais. Uso pedagógico & possibilidades

Tablets Educacionais. Uso pedagógico & possibilidades Tablets Educacionais Uso pedagógico & possibilidades Novos desafios ao professor Sei utilizar as tecnologias? Sei digerir as informações no cyber espaço? Qual a velocidade do saber? Conhecer o aluno e

Leia mais

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO Moodle FAMUR Versão 2.14 MANUAL DO ACADÊMICO Acesse: www.faculdademurialdo.com.br ou moodle.faculdademurialdo.com.br/moodle/ Versão do Manual: 012015 Sumário Moodle, o que é? Como acessar o Moodle Interface

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE. Carla Varela (Multiplicador) Wiliam Ricardo de Carvalho (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015

ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE. Carla Varela (Multiplicador) Wiliam Ricardo de Carvalho (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE Carla Varela (Multiplicador) Wiliam Ricardo de Carvalho (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015 Nova Andradina - MS 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE Carla Varela (Multiplicador)

Leia mais

Guia para testes Afixinv Demonstração

Guia para testes Afixinv Demonstração Guia para testes Afixinv Demonstração Introdução Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo para

Leia mais

Uma das atividades das disciplinas EAD é a web conferência (webinar). A ferramenta que será utilizada é o Skype for Business.

Uma das atividades das disciplinas EAD é a web conferência (webinar). A ferramenta que será utilizada é o Skype for Business. Prezados Alunos, Uma das atividades das disciplinas EAD é a web conferência (webinar). A ferramenta que será utilizada é o Skype for Business. Preferencialmente use o notebook ou PC para participar de

Leia mais

Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017

Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017 Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017 Introdução. Com o advento das tecnologias modernas cada vez mais nos surpreendendo, surge uma grande necessidade

Leia mais

Manual do Usuário Android

Manual do Usuário Android Manual do Usuário Vivo Wi-Fi Seguro Manual do Usuário Android 2016 - Versão 1.2.0 1 Manual do Usuário Vivo Wi-Fi Seguro 1 Índice 1 Índice... 2 2 O que é Vivo Wi-Fi Seguro... 3 3 Instalar o Vivo Wi-Fi Seguro...

Leia mais

Hiperespaços de Aprendizagem. Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13. Universidade Aberta. Docente: Daniela Melaré

Hiperespaços de Aprendizagem. Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13. Universidade Aberta. Docente: Daniela Melaré Recursos do Facebook Mural: É o espaço onde o utilizador vai poder encontrar informações sobre as várias publicações feitas pela sua rede virtual (familiares, amigos, amigos de amigos, colegas de profissão,

Leia mais

Manual do Usuário Windows

Manual do Usuário Windows Manual do Usuário Windows 2016 - Versão 1.2.5 1 Índice 1 Índice... 2 2 O que é Vivo Wi-Fi Seguro... 3 3 Instalar o Vivo Wi-Fi Seguro... 4 4 Logar o Vivo Wi-fi Seguro... 6 5 Utilizar o Vivo Wi-fi Seguro...

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

Conheça o Mundo Digital.

Conheça o Mundo Digital. Conheça o Mundo Digital. Nós não estamos ficando digital. Nós somos digital. 2005 2013 Você sabia? Mais da metade da população brasileira já está inserida dentro do consumo digital. Anos 2000 Momento

Leia mais

Versão recente do facebook

Versão recente do facebook Versão recente do facebook Facebook, a mais conhecida rede social, tem também uma versão especialmente desenhada para dispositivos com sistema operativo Android. As suas. Versão mais recente. 170.0.0.52.95.

Leia mais

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO!

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! O QUE É O OI CLOUD? O Oi Cloud é um serviço de armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Esses arquivos ficarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo,

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

Acesse a página da Rede de Bibliotecas UPF e clique em ACERVO VIRTUAL;

Acesse a página da Rede de Bibliotecas UPF e clique em ACERVO VIRTUAL; 1 Acesse a página da Rede de Bibliotecas UPF e clique em ACERVO VIRTUAL; 2 Clique em BIBLIOTECA VIRTUAL 3 FORMAS DE ACESSO 4 PELO APLICATIVO O download do aplicativo é gratuito e pode ser feito pelas lojas

Leia mais

TUTORIAL: POWERPOINT MIX

TUTORIAL: POWERPOINT MIX TUTORIAL: POWERPOINT MIX Luiza Regina Branco Fernandes https://mix.office.com/en-us/tutorials POWERPOINT MIX O PowerPoint Mix é uma extensão gratuita para o PowerPoint que torna mais fácil para transformar

Leia mais

VICON SAGA MOBILE Guia de Referência

VICON SAGA MOBILE Guia de Referência VICON SAGA MOBILE Guia de Referência Menu de Opções Menu de Opções Opção Projetos Meus Registros Navegação GPS Preferências Logout Descrição Lista de projetos em que o usuário está cadastrado na Plataforma

Leia mais

ADMINISTRE CURSOS, PROFESSORES, ALUNOS E CONTEÚDOS DE FORMA SIMPLES E EFETIVA

ADMINISTRE CURSOS, PROFESSORES, ALUNOS E CONTEÚDOS DE FORMA SIMPLES E EFETIVA ADMINISTRE CURSOS, PROFESSORES, ALUNOS E CONTEÚDOS DE FORMA SIMPLES E EFETIVA O Wormhole Campus é a solução para instituições educativas e empresas para capacitar o seu pessoal, economizando tempo e dinheiro

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno ESTRATÉGIA EDUCACIONAL 1 de outubro de 2015 Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno Apresentação Este documento demonstra como

Leia mais

TalkToMe: Um aplicativo para iniciantes no App Inventor

TalkToMe: Um aplicativo para iniciantes no App Inventor TalkToMe: Um aplicativo para iniciantes no App Inventor Este tutorial passo a passo com imagens guiará você a fazer um aplicativo falado. Para começar, registre-se gratuitamente em uma conta Google: http://accounts.google.com/signup

Leia mais

O que é educação a distância?

O que é educação a distância? Manual do Aluno O que é educação a distância? É uma modalidade educacional na qual professores e alunos estão separados no espaço e no tempo, mas podem interagir e serem avaliados por meio das tecnologias

Leia mais

A. Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem

A. Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem A. Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem A.1 Entre no Ambiente Virtual de Aprendizagem localizado na página principal do Portal Metodista através endereço: http://moodle.metodista.br/moodle-iza/login/index.php

Leia mais

SMARTPHONES NA SALA DE AULA: INTERATIVIDADE ATRAVÉS DO APP NEARPOD

SMARTPHONES NA SALA DE AULA: INTERATIVIDADE ATRAVÉS DO APP NEARPOD SMARTPHONES NA SALA DE AULA: INTERATIVIDADE ATRAVÉS DO APP NEARPOD Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento Luís Miguel Dias Caetano APRESENTAÇÃO Um dos fatores que dificulta a introdução da tecnologia na

Leia mais

APLICATIVOS PARA CELULARES

APLICATIVOS PARA CELULARES FACULDADE DE SÃO MARCOS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS PROFESSOR ORIENTADOR: GERALDO SANDRI ALUNOS: ERIK DALLAGO E RODOLFO DALLAGO APLICATIVOS PARA CELULARES SÃO MARCOS

Leia mais

Vamos fazer um blog?

Vamos fazer um blog? Universidade de São Paulo Faculdade de Educação EDM0323 Metodologia do ensino de português: a alfabetização Prof a.: Dra. Nilce da Silva Aluno: Fábio Leonel Antunes Ribeiro / N o USP: 5.418.593 PLANO DE

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE CLASSROOM: Criando uma sala de aula online

TUTORIAL GOOGLE CLASSROOM: Criando uma sala de aula online TUTORIAL GOOGLE CLASSROOM: Criando uma sala de aula online Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2019 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma turma 2

Leia mais

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias Guia de Início Rápido Realize muito mais de onde quer que esteja com acesso, compartilhamento e armazenamento de arquivos seguros. Entre com sua assinatura do Office 365 e selecione SharePoint no Inicializador

Leia mais

Sumário. 2 Atualização Versão Android Obtendo a versão mais recente...10

Sumário. 2 Atualização Versão Android Obtendo a versão mais recente...10 TRF5 Sumário 1 Atualização Versão IOS...3 1.1 Acessar o site do TRF5 onde se pode obter a nova versão...4 1.2 Realizar download...5 1.3 Liberar o acesso ao certificado do TRF5...5 1.4 Acessar o Aplicativo

Leia mais

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos Copiar arquivos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

Além disso, um bom planejamento evita falhas, economiza tempo e, certamente vai fazer um projeto muito melhor finalizado.

Além disso, um bom planejamento evita falhas, economiza tempo e, certamente vai fazer um projeto muito melhor finalizado. Se você está lançando ou pensando em lançar um novo projeto em WordPress, seja ele, um Blog ou um Site, saiba que você precisa checar muita coisa antes de fazer o lançamento para não ter nada errado ou

Leia mais

objetivo geral justificativa

objetivo geral justificativa introdução O Moodle é uma plataforma e-learning, na qual o aluno tem a possibilidade de interagir e acompanhar as atividades do Colégio via internet. É uma ferramenta de ensino e aprendizagem on-line com

Leia mais

Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS)

Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS) Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS) IMPORTANTE Na explicação a seguir, os procedimentos de configuração de iphone são indicados pelo ícone e os procedimentos de configuração

Leia mais

O WebSeminário em Educação para uma interação online

O WebSeminário em Educação para uma interação online O WebSeminário em Educação para uma interação online Luciana Zenha 1 Resumo: Este artigo objetiva apresentar o WebSeminário em Educação, enquanto movimento e ocupação da Web por parte de pesquisadores

Leia mais

Módulo EW. (Ethernet / WiFi) PT - Instruções e advertências para a instalação e uso

Módulo EW. (Ethernet / WiFi) PT - Instruções e advertências para a instalação e uso Módulo EW (Ethernet / WiFi) - Instruções e advertências para a instalação e uso AVISO: SIGA TODAS AS INSTRUÇOES DE SEGURANÇA E INSTALAÇÃO CORRETAMENTE PARA EVITAR FERIMENTOS GRAVES. A INSTALAÇÃO DEVERÁ

Leia mais

TUTORIAL. Atualizado em: 18/08/2017

TUTORIAL. Atualizado em: 18/08/2017 TUTORIAL Atualizado em: 18/08/2017 APRESENTAÇÃO Lançado em 2008, o Evernote é uma ferramenta destinada à organização de informações, baseado no tripé Escreva, Colecione e Encontre. Escreva: crie notas

Leia mais

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos Tutorial Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos 1. Na tela inicial, clique em Pixton por Escolas 2. Na próxima tela, clique em Conectar Tabela de nomes de usuário

Leia mais

Manual aplicativo Filr Novell

Manual aplicativo Filr Novell Manual aplicativo Filr Novell Este aplicativo deve ser baixado e instalado do site da Apple. O aplicativo Filr da Novell permite que o usuário transfira arquivos do computador para o ipad e vice-versa,

Leia mais

Sumário 1. Introdução... 3

Sumário 1. Introdução... 3 2 Sumário 1. Introdução... 3 1.1 Configuração Mínima para Utilizar a Blackboard Gamaliel... 4 2. Como Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem... 5 3. Navegando na Página Inicial do AVA... 6 3.1 Barra

Leia mais

SPE-EM DISPOSITIVOS - PRÉ-REQUISITOS MÍNIMOS LOJAS DE APLICATIVO

SPE-EM DISPOSITIVOS - PRÉ-REQUISITOS MÍNIMOS LOJAS DE APLICATIVO SPE-EM DISPOSITIVOS - PRÉ-REQUISITOS MÍNIMOS Tablets com sistema operacional ANDROID versão 4.4 ou superior (exemplo: Tablets Positivo T1060, Samsumg Galaxy TAB 4.0); tablets com sistema operacional IOS

Leia mais

CAPA... 1 ÍNDICE... 2 BOAS VINDAS... 3 APRESENTAÇÃO... 4 CONCEITO... 4 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO... 5 ACESSANDO O SISTEMA... 6

CAPA... 1 ÍNDICE... 2 BOAS VINDAS... 3 APRESENTAÇÃO... 4 CONCEITO... 4 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO... 5 ACESSANDO O SISTEMA... 6 1 Sumário CAPA... 1 ÍNDICE... 2 BOAS VINDAS... 3 APRESENTAÇÃO... 4 CONCEITO... 4 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO... 5 ACESSANDO O SISTEMA... 6 PERMISSÃO PARA RASTREAMENTO... 6 TELA PRINCIPAL... 7 PESQUISANDO

Leia mais

Relatórios de Envio. Apresentação. Conheça os dados que você pode obter

Relatórios de Envio. Apresentação. Conheça os dados que você pode obter Apresentação Relatórios de Envio Conheça os dados que você pode obter O Mail2Easy PRO possui vários relátórios sobre o seu envio, com dados e estatísticas que com certeza serão o diferencial para você

Leia mais

TREINAMENTO INICIAL SECRETARIAS MUNICIPAL MACEIÓ

TREINAMENTO INICIAL SECRETARIAS MUNICIPAL MACEIÓ TREINAMENTO INICIAL SECRETARIAS MUNICIPAL MACEIÓ Objetivos Rápida apresentação do projeto Piloto Treinamento básico: Integração entre o aplicativo e gestão integrada Aplicativo de denúncias Juntos pela

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO JULIA BERTHO DIAS. Plano de aula

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO JULIA BERTHO DIAS. Plano de aula UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO JULIA BERTHO DIAS Plano de aula São Paulo 2012 JULIA BERTHO DIAS Plano de aula Plano de aula elaborado para a disciplina de metodologia do ensino de português:

Leia mais

ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM

ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM Guia de Início Rápido do Rainbow TM Essential para usuários com contas pré-configuradas. Versão Desktop Windows e Web Browser Outubro de 2017 Conteúdo 1 Introdução

Leia mais

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office Copiar arquivos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais