Ajax Asynchronous JavaScript and Xml

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ajax Asynchronous JavaScript and Xml"

Transcrição

1 Ajax Asynchronous JavaScript and Xml Ajax permite construir aplicações Web mais interactivas, responsivas, e fáceis de usar que aplicações Web tradicionais. Numa aplicação Web tradicional quando se prime um botão uma página é carregada. Normalmente, o utilizador preenche informação de um formulário, clica num botão, o browser envia um pedido ao servidor, e enquanto o servidor não responde, a página fica inactiva. Para cada pedido recebido o servidor envia uma nova página html completa e actualizada com novos dados. Quando o servidor responde o browser redesenha completamente a página. Ajax permite criar uma nova geração de aplicações Web, onde JavaScript, HTML dinâmico, e XML tornam a aplicação semelhante a uma aplicação desktop responsiva e dinâmica. Ajax usa um modelo de pedido/resposta diferente para obter aplicações mais rápidas. A página Web efectua o pedido através de uma função JavaScript, em vez de submeter o formulário Web. Código JavaScript faz o pedido ao servidor que responde só com os dados que a página necessita, sem código de anotações ou de apresentação. Quando o browser recebe a resposta do servidor invoca código JavaScript, que actualiza dinamicamente a página Web, alterando apenas o necessário. A maior parte da página não muda, apenas as partes da página que necessitam ser actualizadas. Para o servidor Web nada muda, apenas responde ao pedido. Só que o pedido em vez de ser uma página completa, é apenas dos dados necessários. As aplicações Web Ajax, além de possibilitarem uma interacção com o servidor sem a necessidade do browser ter de carregar e desenhar uma página completa, são assíncronas, porque o código JavaScript efectua um pedido assíncrono ao servidor. Após o pedido ser efectuado, pode-se continuar a trabalhar no formulário Web ao mesmo tempo que o servidor processa o pedido. Quando o servidor envia a resposta, código JavaScript actualiza parte da página sem que o utilizador tenha que estar à espera. O poder das aplicações Ajax reside nos pedidos assíncronos combinados com a actualização de páginas sem necessidade de as recarregar. Código JavaScript de uma Aplicação Ajax Uma aplicação Web Ajax, em vez de submeter um formulário ao servidor, usa código JavaScript para efectuar o pedido e não fica à espera da resposta (mantendo a página Web activa). Quando o servidor envia a resposta, código JavaScript actualiza uma parte da página com os novos valores recebidos em vez de recarregar a página inteira. Deve-se usar Ajax quando se pretende apenas actualizar parte de uma página, tal como mudar imagens, actualizar campos de texto ou responder ao utilizador. Quando se pretende uma mudança significativa da página deve-se permitir que o utilizador submeta o formulário.

2 Se um browser não permite a execução de código JavaScript não é possível executar uma aplicação Web Ajax. Um utilizador de uma aplicação Web Ajax tem de ter o browser configurado com permissão de JavaScript. Geralmente os browsers, por omissão, estão configurados para permitir execução de código JavaScript. Uma aplicação assíncrona para efectuar pedidos ao servidor usa o objecto Javascript XMLHttpRequest. Mas diferentes browsers têm maneiras diferentes de criar este objecto. Assim vamos necessitar de uma função JavaScript para criar este objecto. Podemos dividir o código JavaScript necessário para uma aplicação Ajax interactuar com o servidor em três funções: 1) criarobjectoxmlhttprequest() 2) efectuarpedido() 3) actualizarpagina() var objxmlhttprequest = null; function criarobjectoxmlhttprequest() { if (window.xmlhttprequest) { objxmlhttprequest = new XMLHttpRequest() else if (window.activexobject) { objxmlhttprequest = new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP") if (objxmlhttprequest == null) alert("erro ao criar o objecto XMLHttpRequest!"); function efectuarpedido() { criarobjectoxmlhttprequest(); var url = "respostaajax.php"; objxmlhttprequest.open("get", url, true); objxmlhttprequest.onreadystatechange = actualizarpagina; objxmlhttprequest.send(null); function actualizarpagina() { if (objxmlhttprequest.readystate == 4 && objxmlhttprequest.status == 200) { var novovalor = objxmlhttprequest.responsetext; document.getelementbyid("id1").childnodes[0].nodevalue= novovalor; A função criarobjectoxmlhttprequest() cria o objecto XMLHttpRequest. Existem diferentes maneiras de o criar dependente do browser. O objecto XMLHttpRequest possui várias propriedades e funções. open("get", url, true) Esta função inicializa a ligação ao servidor. onreadystatechange Propriedade que permite atribuir uma função JavaScript que vai ser chamada pelo browser sempre que o estado "readystate" muda. Sempre que o estado "readystate" do objecto XMLHttpRequest muda, o browser chama a função callback (neste exemplo actualizarpagina). É necessário colocar esta propriedade antes de chamar send() para que o browser saiba que função chamar quando obtiver a resposta do servidor.

3 send(null) Esta função envia o pedido ao servidor. null significa que não se envia nenhum dado no pedido. Se necessário, pode-se enviar dados adicionais aos contidos no url. readystate Propriedade que contém o estado do pedido efectuado ao servidor: 0 - Ligação não inicializada (Uninitialized) O objecto XMLHttpRequest foi criado, mas não inicializado. O método open() ainda não foi invocado. 1 - Ligação inicializada (Loading) O objecto XMLHttpRequest sabe como ligar e o que pedir mas ainda não enviou pedido. O método send() ainda não foi invocado. 2 - Resposta em progresso (Loaded) O pedido já foi enviado, o status e cabeçalho da resposta já estão disponíveis, mas a resposta ainda não. 3 - Obtendo a resposta do servidor (Interactive) Os dados estão a ser carregados no objecto XMLHttpRequest, mas ainda não terminaram. 4 - Resposta do servidor pronta (Completed) A resposta está disponível na propriedade "responsetext" do objecto XMLHttpRequest. status Propriedade que informa se o pedido foi executado com sucesso (status = 200). O servidor reporta problemas com o pedido usando um código de status. O código de status indica o que aconteceu durante o pedido. Há uma diferença entre o readystate do pedido e o status do mesmo pedido. O readystate informa o estado de processamento do pedido (inicialização, processamento, completo), enquanto o status informa se o pedido teve sucesso. O browser coloca, quer o readystate, quer o status no objecto XMLHttpRequest. O browser invoca sempre a função callback e reporta o erro se existir, porque para um pedido assíncrono, o callback é a única maneira de podermos escrever código para lidar com a resposta do servidor. Se o readystate é igual a 4 o browser já colocou a resposta do servidor na propriedade responsetext ou responsexml do objecto XMLHttpRequest. Para actualizar a página Web usamos o DOM (Document Object Model). Se alterarmos uma página Web usando o DOM, o browser actualiza a página imediatamente. DOM Document Object Model (Modelo de Objectos do Documento) Muitas vezes os campos de texto são usados para entrar texto. Possuem uma propriedade "value" que permite colocar ou obter o valor do texto directamente. Os elementos span ou div não possuem a propriedade "value", porque à semelhança de muitos outros elementos html não se usam para entrar texto. Ex1. - Actualização do campo de texto com id="id1": var enderecocliente = objxmlhttprequest.responsetext; document.getelementbyid("id1").value = enderecocliente; ou document.getelementbyid("id1"). childnodes[0].nodevalue = enderecocliente;

4 Ex2. - Actualização do span com id=" id2": var enderecocliente = objxmlhttprequest.responsetext; document.getelementbyid("id2"). childnodes[0].nodevalue = enderecocliente; Formulário Web php sem Ajax Consideremos o seguinte formulário Web que pede ao servidor informação sobre a quantidade de vendas de um dado produto X. O servidor, para simular que acede a uma base de dados, gera aleatoriamente um valor. <?php srand((double)microtime() * ); $totalvendas = rand(0,1000); <html xmlns=" > <head> <title>página de Vendas - sem Ajax</title> </head> <body> <form> <div> Texto <p /> texto <p /> texto <p /> texto <p /> texto <p /> Texto <p /> texto <p /> texto <p /> texto <p /> texto <p /> Texto <p /> texto <p /> texto <p /> texto <p /> texto <p /> Texto <p /> <table> <caption>vendas da Empresa A</caption> <tr> <th>produtos X vendidos:</th> <td><span id="produtos-vendidos"> <?php print $totalvendas; </span></td> <tr> <td colspan="2"> <input type="submit" value="actualizar Vendas" /> </td> </table> </div> </form> </body> </html> Ficheiro vendas1.php Sempre que se premir Actualizar Vendas toda a página recarrega. Só um número é mudado mas a aplicação redesenha a página inteira. O Servidor recebe o pedido, e envia a quantidade de vendas dentro de uma página HTML. O Browser carrega a página que recebe e mostra-a no ecrã.

5 Formulário Web php com Ajax Ajax permite actualizar as vendas sem recarregar a página. Ficheiro vendasajax1.php: <?php srand((double)microtime() * ); $totalvendas = rand(0,1000); <html xmlns=" > <head> <title>página de Vendas - com Ajax</title> <script type="text/javascript"> var objxmlhttprequest = null; function criarobjectoxmlhttprequest() { if (window.xmlhttprequest) { objxmlhttprequest = new XMLHttpRequest() else if (window.activexobject) { objxmlhttprequest = new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP") if (objxmlhttprequest == null) alert("erro ao criar o objecto XMLHttpRequest!"); function efectuarpedido() { criarobjectoxmlhttprequest(); var url = "respostaajax1.php"; objxmlhttprequest.open("get", url, true); objxmlhttprequest.onreadystatechange = actualizarpagina; objxmlhttprequest.send(null); // alert("enviado o pedido ao servidor para actualizar a pagina!"); function actualizarpagina() { //alert("inicio de actualizar pagina! " + objxmlhttprequest.readystate); if (objxmlhttprequest.readystate == 4) { var novototal = objxmlhttprequest.responsetext; document.getelementbyid("produtos-vendidos").childnodes[0]. nodevalue= novototal; </script> </head> <body> <form> <div> texto<p />texto<p />texto<p />texto<p />texto<p /> texto<p />texto<p />texto<p />texto<p />texto<p /> texto<p />texto<p />texto<p />texto<p />texto<p />texto<p /> <table> <caption>vendas da Empresa A</caption> <tr> <th>produtos X vendidos:</th> <td><span id="produtos-vendidos"> <?php print $totalvendas; </span></td> <tr> <td colspan="2"> <input type="button" value="actualizar Vendas" onclick="efectuarpedido();" /> </td> </table> </div> </form> </body> </html>

6 <?php srand((double)microtime() * ); $totalvendas = rand(0,1000); print $totalvendas; Ficheiro respostaajax1.php Alterações efectuadas: O botão submit cujo efeito era submeter o formulário foi substituído por um botão javascript em que o evento clique chama a função JavaScript efectuarpedido(). As aplicações assíncronas efectuam pedidos usando um objecto javascript e não uma submissão de um formulário. O código JavaScript cria um objecto XMLHtpRequest, abre uma ligação assíncrona ao servidor com o pedido respostaajax1.php, atribui à propriedade onreadystatechange a função JavaScript actualizarpagina que contém o código de actualização da página, e envia o pedido ao servidor. O browser coloca a resposta do servidor na propriedade responsetext do objecto XMLHttpRequest. A função JavaScript actualizarpágina lê esta resposta e coloca-a no elemento com o id "produtos-vendidos". O envio dos pedidos ao servidor assim como a recepção das respostas do servidor são tratados pelo browser Web e não directamente pelo código JavaScript. Quando o browser obtém a resposta de um pedido assíncrono, invoca código JavaScript e disponibiliza a resposta do servidor. Numa aplicação assíncrona o browser, em vez de efectuar a submissão de um formulário, corre uma função javascript associada a um dado evento. Esta função cria o objecto XMLHttpRequest, configura-o, e diz ao browser para enviar um pedido ao servidor. O pedido é efectuado pelo browser e não directamente pelo código JavaScript. O browser retorna o controlo ao utilizador porque se trata de um pedido assíncrono. Quando o servidor responde, o browser corre a função atribuída à propriedade onreadystatechange do objecto XMLHttpRequest. Os pedidos efectuados ao servidor podem estar em diferentes estados readystate. De cada vez que o estado readystate muda, a função atribuída à propriedade onreadystatechange do objecto XMLHttpRequest é invocada. Quando o readystate é colocado em 4 o servidor já terminou o envio da resposta, e portanto é seguro usar os dados que o Servidor enviou e que estão guardados no objecto XMLHttpRequest.

7 Colocação de texto: campo de texto versus span No exemplo seguinte (vendasajax2,php) o elemento html span destinado à colocação do valor das vendas foi substituído por um campo de texto (elemento html input type= text ). Os objectos do DOM (Document Object Model) campos de texto e áreas de texto têm a propriedade value, propriedade de leitura e escrita, que permite ler ou escrever um valor nesses objectos.... function actualizarpagina() { if (objxmlhttprequest.readystate == 4 && objxmlhttprequest.status == 200) { var novototal = objxmlhttprequest.responsetext; document.getelementbyid("produtos-vendidos").value= novototal; <table> <caption>vendas da Empresa A</caption> <tr> <th>produtos X vendidos:</th> <td><input id="produtos-vendidos" type="text" value=" <?php print $totalvendas; " /></td> <tr> <td colspan="2"> <input type="button" value="actualizar Vendas" onclick="efectuarpedido();"/> </td> </table>... Parte do Ficheiro vendasajax2.php Nos programas apresentados vendasajax1.php e vendasajax2.php, a primeira vez que se selecciona Actualizar Vendas um novo valor é recebido, mas em seguida o botão Actualizar Vendas recebe sempre o mesmo valor, o que não está correcto. Caching do Internet Explorer O Internet Explorer, tal como o Opera, efectua o cache de imagens e URLs. Depois de visitar uma página com muitas imagens, se se regressa a essa página os gráficos surgem rapidamente. Se se efectua um pedido a um programa servidor, o browser também efectua o cache do resultado. Ao efectuar um pedido com o mesmo URL, sem qualquer dado diferente, em vez de reenviar o pedido, fornece logo o resultado guardado obtido no primeiro pedido. Uma aplicação Ajax executa uma função JavaScript desencadeada pela ocorrência de um evento. A função JavaScript cria um objecto XMLHttpRequest e envia um pedido a um URL. O pedido é enviado ao servidor pelo browser e não directamente pelo código JavaScript.

8 O servidor envia a resposta ao browser que chama a função callback especificada. Mas, se o browser efectua o cache dos URLs pedidos, guarda o URL e a resposta. Num segundo pedido ao mesmo URL, o browser detecta que já tem uma resposta para esse pedido, e retorna o mesmo resultado. Para ultrapassar o problema do caching, temos de mudar o URL do pedido todas as vezes. Para isso podemos enviar um parâmetro fictício e dar-lhe um valor diferente de cada vez que efectuarmos um pedido. Podemos gerar um número aleatório ou utilizar o tempo corrente em milissegundos. var url = " "; url = url + "?ficticio=" + new Date().getTime(); gettime() retorna o tempo desde 1 de Janeiro de 1970 em milissegundos. A desactivação do caching de páginas só funciona para as páginas que se carregam directamente, quer digitando o URL na barra de endereços, quer clicando num hyperlink. Para os pedidos desencadeados por código javascript o Internet Explorer não oferece possibilidade de desactivação de caching. Mas mesmo que fosse possível desligar o caching, poderia haver sempre utilizadores que não o fariam, pelo que devemos mudar o URL do pedido.... function efectuarpedido() { criarobjectoxmlhttprequest(); var url = "respostaajax1.php"; url = url + "?ficticio=" + new Date().getTime(); objxmlhttprequest.open("get", url, true); objxmlhttprequest.onreadystatechange = actualizarpagina; objxmlhttprequest.send(null);... Parte do Ficheiro vendasajax3.php

9 POST Pode-se usar o método send() para passar dados ao Servidor, mas para isso é necessário usar o método POST no pedido e especificar o tipo de conteúdo para o pedido. Na versão POST colocam-se no método send() pares nome/valor do mesmo modo que se colocam na versão GET no fim de um URL (querystring). O browser efectua o cache dos pedidos GET, mas não dos pedidos POST. function submeterpedido() { criarobjectoxmlhttprequest(); var telefone = document.getelementbyid( telefone ).value; var endereco = document.getelementbyid( endereco ).value; var url = "ColocarPedido.aspx"; objxmlhttprequest.open("post", url, true); objxmlhttprequest.onreadystatechange = actualizarpagina; objxmlhttprequest.setrequestheader( Content-Type, application/x-www-form-urlencoded ); objxmlhttprequest.send( telefone= + escape(telefone) + &endereco= + escape(endereco)); Num pedido GET os dados fazem parte do URL pedido, por isso são texto. Mas num pedido POST pode-se enviar uma imagem, ou XML, ou texto. Por isso é necessário informar o servidor do tipo de conteúdo, para ele poder descodificar. objxmlhttprequest.setrequestheader( Content-Type, application/x-www-form-urlencoded ); diz ao servidor que os dados estão codificados como se fossem provenientes de um pedido GET, isto é, enviados sob a forma nome=valor.

10 XML Cliente recebe XML No caso de o servidor necessitar de enviar uma tabela de valores, poderia enviar uma string com os valores separados por ponto e vírgula ( ; ), ou ou por vírgula, e no cliente separar as substrings. Mas é preferível enviar um documento XML. <?xml version= 1.0 encoding= utf-8 <vendas> <artigo-1>189</artigo-1> <artigo-2>241</artigo-2> <artigo-3>456</artigo-3> </vendas> function actualizarpagina() { if (objxmlhttprequest.readystate == 4 && objxmlhttprequest.status == 200) { var respostatexto = objxmlhttprequest.responsetext; alert(respostatexto); var docxml = objxmlhttprequest.responsexml; var vendas1 = docxml.getelementbytagname("artigo-1"); document.getelementbyid( "produtos-vendidos").childnodes[0].nodevalue= vendas1; else alert( Erro! status de XMLHttpRequest = + objxmlhttprequest.status); Cliente envia XML Para enviar XML, tem que ser através de POST. objxmlhttprequest.setrequestheader( Content-Type, text/xml ); Informa o servidor que o tipo de conteúdo da mensagem é XML no formato texto.

Ajax Asynchronous JavaScript and Xml

Ajax Asynchronous JavaScript and Xml Ajax Asynchronous JavaScript and Xml Ajax permite construir aplicações Web mais interativas, responsivas, e fáceis de usar que aplicações Web tradicionais. Numa aplicação Web tradicional quando se prime

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET. Fonte: Raul Paradeda

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET. Fonte: Raul Paradeda PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET Introdução à AJAX Fonte: Raul Paradeda INTRODUÇÃO Para entender o que é o AJAX é necessário ter o prévio conhecimento de: HTML / XHTML; Javascript; CSS; XML. INTRODUÇÃO Ao pesquisar

Leia mais

Ajax não é dependente dos servidores Web, e como tal poderá ser usado com PHP, JSP, ASP e ASP.NET.

Ajax não é dependente dos servidores Web, e como tal poderá ser usado com PHP, JSP, ASP e ASP.NET. 1 2 Ajax não é dependente dos servidores Web, e como tal poderá ser usado com PHP, JSP, ASP e ASP.NET. 3 Por todo o documento subentende-se: todos os seus componentes já anteriormente carregados: imagens,

Leia mais

AJaX Asy s nchronous s J avasc S ript p t a nd d XML

AJaX Asy s nchronous s J avasc S ript p t a nd d XML Asynchronous JavaScript and XML Ajax Um nome para um novo tipo de aplicações na Web Técnica de desenvolvimento de aplicações para criar páginas mais interactivas Não é uma nova tecnologia Ajax= JavaScript

Leia mais

AJAX no GASweb. Mas e afinal, para que usamos o AJAX?

AJAX no GASweb. Mas e afinal, para que usamos o AJAX? Nível - Avançado AJAX no GASweb Por: Pablo Hadler AJAX (Asynchronous Javascript and XML) foi criado com o princípio de ser uma maneira rápida e otimizada de podermos fazer requisições Web, sendo esta totalmente

Leia mais

Lista de Revisão. 3. Analise a afirmativa a seguir como verdadeira ou falsa e justifique.

Lista de Revisão. 3. Analise a afirmativa a seguir como verdadeira ou falsa e justifique. Lista de Revisão 1. Nos sistemas web, geralmente os usuários apresentam dois problemas típicos, a desorientação e a sobrecarga cognitiva. Discorra sobre esses problemas. 2. Apresente as principais diferenças

Leia mais

Programação para a Internet II 2.13. PHP AJAX. Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt

Programação para a Internet II 2.13. PHP AJAX. Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Programação para a Internet II 2.13. PHP AJAX Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Ajax não é uma tecnologia! É um conceito! Consiste no uso do objecto XMLHttpRequest que se encontra implementado

Leia mais

O que é o JavaScript?

O que é o JavaScript? JavaScript Introdução O JavaScript é utilizado por milhões de páginas na web para melhorar o design, validar forms, e muito mais O JavaScript foi inicialmente desenvolvido pela Netscape e é a linguagem

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

Conceitos de Ajax Exemplos de uso do Ajax no braço, muitos exemplos, muito código (HTML, CSS, JavaScript, PHP, XML, JSON)

Conceitos de Ajax Exemplos de uso do Ajax no braço, muitos exemplos, muito código (HTML, CSS, JavaScript, PHP, XML, JSON) Márcio Koch 1 Currículo Formado na FURB em Ciência da Computação Pós graduado em Tecnologias para o desenvolvimento de aplicações web Mestrando em Computação Gráfica na UDESC Arquiteto de software na Senior

Leia mais

Comunicação de Dados de Autenticação e Credenciais de Acesso para Resposta ao Inquérito

Comunicação de Dados de Autenticação e Credenciais de Acesso para Resposta ao Inquérito Mais informação Acesso ao Sistema de Transferência Electrónica de dados de Inquéritos (STEDI). Onde se acede ao sistema de entrega de Inquéritos? Deverá aceder ao sistema através do site do GEP www.gep.mtss.gov.pt

Leia mais

Os objetivos indicados aplicam-se a duas linguagens de programação: C e PHP

Os objetivos indicados aplicam-se a duas linguagens de programação: C e PHP AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA COMBA DÃO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS 2012-2015 PROGRAMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓDULO 2 Mecanismos de Controlo de

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Formulários e JavaScript Como visto anteriormente, JavaScript pode ser usada para

Leia mais

AJAX é baseado nos seguintes padrões WEB: JavaScript, XML, HTML, CSS.

AJAX é baseado nos seguintes padrões WEB: JavaScript, XML, HTML, CSS. AJAX AJAX é acrônimo de Asynchronous JavaScript And XML. É um tipo de programação que se tornou popular in 2005 pela Google (com Google Suggest). AJAX não é uma nova linguagem de programação, mas uma nova

Leia mais

Gescom isales. Aplicação Mobile Profissional para Vendedores

Gescom isales. Aplicação Mobile Profissional para Vendedores Aplicação Mobile Profissional para Vendedores Indíce Introdução... 3 Aplicação... 4 Produtos... 4 Categorias... 4 Produtos... 5 Carrinho de Vendas... 6 Encomendas... 7 Clientes... 10 Sincronização... 11

Leia mais

Tutorial exe elearning XHTML editor (versão 1.0x)

Tutorial exe elearning XHTML editor (versão 1.0x) UOe-L 13 Março 2008 Ficha Técnica Autor: Susana Azevedo UOe-L CEMED UA Revisão: Helder Caixinha UOe-L CEMED UA Versão: 3.0 Data de criação: 15/Dezembro/2005 Data da última revisão: 13/Março/2008 1 Tutorial

Leia mais

J820. Testes de interface Web com. HttpUnit. argonavis.com.br. Helder da Rocha (helder@acm.org)

J820. Testes de interface Web com. HttpUnit. argonavis.com.br. Helder da Rocha (helder@acm.org) J820 Testes de interface Web com HttpUnit Helder da Rocha (helder@acm.org) O que é HttpUnit API Java para comunicação com servidores HTTP Permite que programas construam e enviem requisições, e depois

Leia mais

AJAX. Prof. Marcos Alexandruk

AJAX. Prof. Marcos Alexandruk Prof. Marcos Alexandruk m.alexandruk@hotmail.com Asynchronous JavaScript and XML Não é uma "nova tecnologia" Utiliza os recursos já existentes do JavaScript Jesse James Garret utilizou o termo pela primeira

Leia mais

HTML / JAVASCRIPT. A versão atual é o HTML5 (seus predecessores imediatos são HTML 4.01, XHTML 1.1, etc.).

HTML / JAVASCRIPT. A versão atual é o HTML5 (seus predecessores imediatos são HTML 4.01, XHTML 1.1, etc.). HTML / JAVASCRIPT Estamos iniciando o estudo do HTML através das TAGS (comandos) para construir formulários. Isso facilitará a continuidade dos nossos estudos da linguagem de programação JavaScript, a

Leia mais

EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE. GestProcessos Online. Manual do Utilizador

EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE. GestProcessos Online. Manual do Utilizador EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE GestProcessos Online Manual do Utilizador GestProcessos Online GABINETE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EAmb Esposende Ambiente, EEM Rua da Ribeira 4740-245 - Esposende

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Tarefas Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais

Primeiro contato com JavaScript

Primeiro contato com JavaScript Primeiro contato com JavaScript Visão Geral JavaScript É uma linguagem em formato script; Permite dinamizar funções do site e criar interatividade em páginas web. O JavaScript permite: Coletar dados dos

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

AJAX. Aula 01 - Introdução

AJAX. Aula 01 - Introdução AJAX Aula 01 - Introdução AJAX é acrônimo em língua inglesa de "Asynchronous Javascript and XML", que em português significa "Javascript e XML Assíncronos" Introdução O Ajax é baseado nos seguintes padrões

Leia mais

Criação de Páginas Web - MS Word 2000

Criação de Páginas Web - MS Word 2000 Gestão Comercial e da Produção Informática I 2003/04 Ficha de Trabalho N.º 9 Criação de Páginas Web - MS Word 2000 1. Criação de uma página Web (HTML): Escreva o seu texto e introduza as imagens pretendidas

Leia mais

Software Adobe DreamWeaver. Requisitos para criar aplicações Web

Software Adobe DreamWeaver. Requisitos para criar aplicações Web Software Adobe DreamWeaver O Dreamweaver é uma ferramenta de desenvolvimento de sites que suporta diversas linguagens de scritpting para construir sites dinâmicos. Suporta várias linguagens como por exemplo:

Leia mais

Programação web Prof. Wladimir

Programação web Prof. Wladimir Programação web Prof. Wladimir Linguagem PHP Cookie e Sessão @wre2008 1 Sumário Header; Cookie; Sessão; Exemplos. @wre2008 2 Header Esta função permite que um script php redirecione para outra página.

Leia mais

Microsoft Office FrontPage 2003

Microsoft Office FrontPage 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office FrontPage 2003 1 Microsoft Office FrontPage 2003 O Microsoft

Leia mais

Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM

Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM Pressupostos introdutórios 3 Descrição da tarefa 4 Autenticação/Login 4 Página de entrada 4 Criar um novo evento 5 Colocar um evento em destaque

Leia mais

PACWEB Módulo de Pesquisa MANUAL DO UTILIZADOR

PACWEB Módulo de Pesquisa MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.3 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 3 2.1 INSTALAÇÃO 3 Instalar o Pacweb 3 Alterar o Ficheiro Default.htm 3 Criar um Virtual Directory 3 2.2 CONFIGURAÇÃO

Leia mais

JavaScript. JavaScript é uma linguagem de script usada em navegadores web. É uma linguagem dinâmica, estruturada e orientada em objetos.

JavaScript. JavaScript é uma linguagem de script usada em navegadores web. É uma linguagem dinâmica, estruturada e orientada em objetos. JavaScript JavaScript é uma linguagem de script usada em navegadores web. É uma linguagem dinâmica, estruturada e orientada em objetos. Pode ser usada dentro do próprio arquivo HTML ou estruturada em um

Leia mais

Para criar a conta faça clique no separador. Abre um formulário com campos que terá que preencher. Basta ir seguindo

Para criar a conta faça clique no separador. Abre um formulário com campos que terá que preencher. Basta ir seguindo CRIAR UMA CONTA DE CORREIO ELECTRÓNICO Ex: No hotmail: Abrir o Explorer Na barra de endereços escrever: http://www.hotmail.com Surge a página representada na fig.1. Fig. 1 Para criar a conta faça clique

Leia mais

Novo Formato de Logins Manual de Consulta

Novo Formato de Logins Manual de Consulta Gestão Integrada de Acessos Novo Formato de Logins Manual de Consulta Gestão Integrada de Acessos Histórico de Alterações Versão Descrição Autor Data 1.0 Versão inicial DSI/PPQ 2014-07-11 Controlo do documento

Leia mais

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress TUTORIAL Como criar um blogue/página pessoal no WordPress Índice Criar o blogue... 3 Alterar as definições gerais... 4 Alterar tema... 6 Criar Páginas... 7 Colocar Posts (citações)... 9 Upload de ficheiros...

Leia mais

COMO FUNCIONA UM FORMULÁRIO

COMO FUNCIONA UM FORMULÁRIO FORMULÁRIOS Constitui-se numa das formas de a máquina cliente enviar informações para que um programa no servidor receba estes dados, processe-os e devolva uma resposta ao usuário, por meio do navegador,

Leia mais

1.1. Clique no botão Iniciar, seleccione Todos os programas, Microsoft Office e no submenu aberto escolha o programa Microsoft FrontPage.

1.1. Clique no botão Iniciar, seleccione Todos os programas, Microsoft Office e no submenu aberto escolha o programa Microsoft FrontPage. Objectivos: Identificar os elementos do Ambiente de trabalho do Microsoft FrontPage Criar um website Fechar um website Abrir um website Modos de visualização de um website Criar, eliminar, abrir e fechar

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Monitor de Publicidade. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Monitor de Publicidade. v2011 Manual Avançado Monitor de Publicidade v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. HARDWARE... 3 1 4. DEFINIÇÃO... 4 b) Definição dos monitores... 4 c) Definições ZSRest... 4 d) Aspecto Monitor... 5 i. Sim 5

Leia mais

Obrigatoriedade de Comunicação SAFT-PT Questões Mais Frequentes Lista de Questões neste documento

Obrigatoriedade de Comunicação SAFT-PT Questões Mais Frequentes Lista de Questões neste documento Lista de Questões neste documento Q#1: O que é o ficheiro SAFT-PT?... 2 Q#2: Que informação contém o ficheiro SAFT-PT?... 2 Q#3: No Sifarma2000 que dados têm de estar obrigatoriamente preenchidos para

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Guião Páginas WWW com o editor do Microsoft Office Word 2003 1. Introdução. 2. Abrir uma página Web. 3. Guardar

Leia mais

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A.

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST Sensor Log A Restauração do Séc. XXI WinREST Sensor Log Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. 2 WinREST Sensor Log Índice Índice Pag. 1. WinREST Sensor Log...5 1.1. Instalação (aplicação ou serviço)...6

Leia mais

Internet e protocolos web. A Internet é uma rede descentralizada de recursos computacionais. Topologia tem de fornecer caminhos alternativos

Internet e protocolos web. A Internet é uma rede descentralizada de recursos computacionais. Topologia tem de fornecer caminhos alternativos Internet e protocolos web A Internet é uma rede descentralizada de recursos computacionais Tolerante a falhas (no single point of failure) Topologia tem de fornecer caminhos alternativos entre 2 computadores

Leia mais

PHP. Hypertext Pre-Processor

PHP. Hypertext Pre-Processor PHP Hypertext Pre-Processor O que é o PHP? Uma linguagem de scripting é uma linguagem cujo código não tem de ser compilado para ser executado! O código escrito é interpretado em tempo de execução para

Leia mais

1 2 3 W O R K S H O P 4 5 6 W O R K S H O P 7 W O R K S H O P 8 9 10 Instruções gerais para a realização das Propostas de Actividades Para conhecer em pormenor o INTERFACE DO FRONTPAGE clique aqui 11 CONSTRUÇÃO

Leia mais

SIBA SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE BOLETINS DE ALOJAMENTO MANUAL DE UTILIZADOR

SIBA SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE BOLETINS DE ALOJAMENTO MANUAL DE UTILIZADOR SIBA SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE BOLETINS DE ALOJAMENTO MANUAL DE UTILIZADOR VERSÃO DATA DESCRIÇÃO AUTOR 1.0 24-10-2008 VERSÃO INICAL LÍDIA AGOSTINHO 1.1 20-11-2008 ACTUALIZAÇÃO DE ECRANS LÍDIA AGOSTINHO

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011 Manual Avançado Ementas : Email e SMS v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 4 b) Configurar E-Mail... 4 c) Configurar SMS... 5 i. Configurar

Leia mais

1. Lançamento em Contas Bancárias Liquidação de Clientes

1. Lançamento em Contas Bancárias Liquidação de Clientes Título: MÓDULO DE GESTÃO DE BANCOS & CONTROLO LETRAS Pag.: 1 Módulo Gestão Contas Bancárias O módulo Gestão de Contas Bancárias, tem como principal objectivo, permitir ao utilizador saber num exacto momento,

Leia mais

Guia Rápido do Contacts

Guia Rápido do Contacts Guia Rápido do Contacts IPBRICK SA 12 de Novembro de 2014 1 Conteúdo 1 Introdução 3 2 IPBrick - Contactos 3 2.1 Separador Administração........................ 4 2.1.1 Requisitos dos ficheiros.csv..................

Leia mais

Guia do Candidato. http://www.dges.mec.pt/wwwbeon/

Guia do Candidato. http://www.dges.mec.pt/wwwbeon/ http://www.dges.mec.pt/wwwbeon/ Recomendações Gerais para Preenchimento do Formulário de Candidatura: Reunir informação: Para o correcto preenchimento do formulário de candidatura deverá ter consigo os

Leia mais

Manual de utilização do Moodle

Manual de utilização do Moodle Manual de utilização do Moodle Iniciação para docentes Universidade Atlântica Versão: 1 Data: Fevereiro 2010 Última revisão: Fevereiro 2010 Autor: Ricardo Gusmão Índice Introdução... 1 Registo no Moodle...

Leia mais

Manual de Utilização do Sítio da Disciplina

Manual de Utilização do Sítio da Disciplina UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA DSI Manual de Utilização do Sítio da Disciplina para: Docentes Versão 7.00 Palma de Cima 1649-023 Lisboa Portugal Tel. 21 721 42 19 Fax 21721 42 79 helpdesk@lisboa.ucp.pt

Leia mais

Guia do Candidato. http://www.dges.mec.pt/wwwbeon/

Guia do Candidato. http://www.dges.mec.pt/wwwbeon/ http://www.dges.mec.pt/wwwbeon/ Recomendações Gerais para Preenchimento do Formulário de Candidatura Para o correto preenchimento do formulário de candidatura deverá ter consigo os seguintes documentos,

Leia mais

MANUAL UTILIZADOR SERVIÇO FTP

MANUAL UTILIZADOR SERVIÇO FTP Edição: 1.0 Data: 07/08/15 Pág.: 1/10 O sistema de FTP é um serviço de transmissão de ficheiros bilateral, disponibilizado pela Monoquadros para os seus parceiros de negócio, com vista á fácil e rápida

Leia mais

Guia do Signatário SAP DocuSign

Guia do Signatário SAP DocuSign Guia do Signatário SAP DocuSign Índice 1. Guia do Signatário SAP DocuSign... 2 2. Receber uma notificação por e-mail... 2 3. Assinar o documento... 3 4. Outras opções... 4 4.1 Terminar mais tarde... 4

Leia mais

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE REDIVE GUIA LMS PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão

Leia mais

mkdir /srv/www/default/html/calculadora/imagens mkdir /srv/www/default/html/calculadora/blocos

mkdir /srv/www/default/html/calculadora/imagens mkdir /srv/www/default/html/calculadora/blocos Programando em PHP www.guilhermepontes.eti.br lgapontes@gmail.com Criando uma Calculadora Primeiramente deve se criar uma estrutura para armazenar os arquivos necessários para o funcionamento da calculadora.

Leia mais

Manual XML-Validador-Conversor Registar recursos humanos

Manual XML-Validador-Conversor Registar recursos humanos Manual XML-Validador-Conversor Registar recursos humanos Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE-RH) XML março de 2012 Introdução De acordo com o previsto na Lei n.º 57/2011, de 28 de novembro,

Leia mais

Com o smartmessage podemos de forma muito fácil e usando um qualquer cliente de email, como por exemplo:

Com o smartmessage podemos de forma muito fácil e usando um qualquer cliente de email, como por exemplo: O smartmessage torna muito fácil a tarefa de enviar ou receber mensagens de texto SMS (ou emails). Com o smartmessage podemos de forma muito fácil e usando um qualquer cliente de email, como por exemplo:

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

I. COMO FAZER O REGISTO NA PLATAFORMA MOODLE 3 II. COMO ACEDER (ENTRAR) NO MOODLE DA ESCOLA 1

I. COMO FAZER O REGISTO NA PLATAFORMA MOODLE 3 II. COMO ACEDER (ENTRAR) NO MOODLE DA ESCOLA 1 Novembro.2010 Índice I. COMO FAZER O REGISTO NA PLATAFORMA MOODLE 3 II. COMO ACEDER (ENTRAR) NO MOODLE DA ESCOLA 1 III. COMO INSERIR MATERIAL PEDAGÓGICO (ANEXAR FICHEIROS) 1 IV. CRIAR UM GLOSSÁRIO 5 V.

Leia mais

Quadros Interactivos CLASUS

Quadros Interactivos CLASUS Quadros Interactivos CLASUS Quadros Interactivos CLASUS Introdução à Utilização dos Quadros Interactivos e Software A-migo Pagina 1 Introdução à Utilização dos Quadros Interactivos e Software A-migo 1.

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

Manual de Administração Intranet BNI

Manual de Administração Intranet BNI Manual de Administração Intranet BNI Fevereiro - 2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Conceitos... 5 3. Funcionamento base da intranet... 7 3.1. Autenticação...8 3.2. Entrada na intranet...8 3.3. O ecrã

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

Como criar e gerir um blog?

Como criar e gerir um blog? Como criar e gerir um blog? Como criar um blog? Como escrever num blog? Como visualizar o meu blog? Como apagar ou emendar um texto que já tenha sido publicado? O Sistema de Comentários Configurações Importantes!!

Leia mais

Transição de POC para SNC

Transição de POC para SNC Transição de POC para SNC A Grelha de Transição surge no âmbito da entrada em vigor, no ano de 2010, do Sistema de Normalização Contabilística (SNC). O SNC vem promover a melhoria na contabilidade nacional,

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

Manual de instalação Univercommerce

Manual de instalação Univercommerce Manual de instalação Univercommerce 1) REGISTO DE PRODUTO: a- Aceda à pagina http://www.univerteam.com. Faça clique no Menu de PRODUTOS e vá para a secção Univercommerce. - Faça clique em CONSTRUIR. b-

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores Software de Localização GSM para o modem Siemens MC35i Manual do Utilizador Índice

Leia mais

Catálogo Nacional de Compras Públicas. Manual de Fornecedores

Catálogo Nacional de Compras Públicas. Manual de Fornecedores 10 de Julho de 2009 Índice 1. Introdução... 3 1.1. Objectivo... 3 2. Fornecedor... 4 2.1. AQs/CPAs... 4 2.2. Contratos... 4 2.3. Grupos AQ/CPA... 5 3. Carregamento e Actualização do Catálogo... 7 3.1.

Leia mais

Sistemas Operativos 2005/2006. Arquitectura Cliente-Servidor Aplicada A Uma Biblioteca. Paulo Alexandre Fonseca Ferreira Pedro Daniel da Cunha Mendes

Sistemas Operativos 2005/2006. Arquitectura Cliente-Servidor Aplicada A Uma Biblioteca. Paulo Alexandre Fonseca Ferreira Pedro Daniel da Cunha Mendes Sistemas Operativos 2005/2006 Arquitectura Cliente-Servidor Aplicada A Uma Biblioteca Turma 3EIC3 Grupo 5 Paulo Alexandre Fonseca Ferreira Pedro Daniel da Cunha Mendes O trabalho efectuado, consiste numa

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Cookies. Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: José Pires

Cookies. Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: José Pires Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Cookies 4 1.1 Política............................................ 4 1.2 Gestão............................................ 5 3 1 Cookies

Leia mais

SOLUTIO 1.4. actualização gratuita. novidades da versão 1.4

SOLUTIO 1.4. actualização gratuita. novidades da versão 1.4 ~ SOLUTIO 1.4 novidades da versão 1.4 personalização da factura edição online de minutas e modelos; requisição de IMT para todos os factos previstos no portal das finanças; indicação no processo da entidade

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.6 PÁGINA DE PESQUISA A página principal do PacWeb permite a realização de um número muito variado de pesquisas, simples, ou pelo contrário extremamente complexas, dependendo

Leia mais

Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante)

Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante) Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante) 1. Introdução I 2. Primeiros passos I 3. Unidade Curricular I 4. Recursos e atividades O e-campus do ISPA - Instituto

Leia mais

Portal AEPQ Manual do utilizador

Portal AEPQ Manual do utilizador Pedro Gonçalves Luís Vieira Portal AEPQ Manual do utilizador Setembro 2008 Engenharia Informática - Portal AEPQ Manual do utilizador - ii - Conteúdo 1 Introdução... 1 1.1 Estrutura do manual... 3 1.2 Requisitos...

Leia mais

PASSO A PASSO GOOGLE DOCS - FORMULÁRIOS GOOGLE DOCS

PASSO A PASSO GOOGLE DOCS - FORMULÁRIOS GOOGLE DOCS CEEBJA - PALOTINA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS NRE- Toledo MUNICÍPIO: PALOTINA PASSO A PASSO GOOGLE DOCS - FORMULÁRIOS GOOGLE DOCS O Google Docs é uma das recentes ferramentas

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

Tecnologias para apresentação de dados - Java Script. Aécio Costa

Tecnologias para apresentação de dados - Java Script. Aécio Costa Tecnologias para apresentação de dados - Java Script Aécio Costa Foi originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem

Leia mais

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Sumário Acessando a página do HelpDesk helpdesk.virtuem.com.br... 3 Criando um Ticket... 6 Visualizando Tickets Existentes... 9 Respondendo um Ticket...

Leia mais

MicroMIX Comércio e Serviços de Informática, Lda.

MicroMIX Comércio e Serviços de Informática, Lda. 1 P á g i n a Procedimentos Inventário AT 2014 Software Olisoft-SIG.2014 Verificar Versão dos Módulos Instalados Em primeiro lugar deveremos verificar se o programa SIG está actualizado. Esta nova rotina

Leia mais

Mais sobre uso de formulários Site sem Ajax

Mais sobre uso de formulários Site sem Ajax Mais sobre uso de formulários Site sem Ajax Página com busca padrão 1 Página com o resultado da busca carregada no local da anterior (o formulário está vazio) Site com Ajax 2 Site usando Ajax para preencher

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Programando em PHP. Conceitos Básicos

Programando em PHP. Conceitos Básicos Programando em PHP www.guilhermepontes.eti.br lgapontes@gmail.com Conceitos Básicos Todo o escopo deste estudo estará voltado para a criação de sites com o uso dos diversos recursos de programação web

Leia mais

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTM]

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTM] [Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTM] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 17-09-2009 Controlo do Documento Autor

Leia mais

4.1. TRABALHAR COM O CALENDÁRIO

4.1. TRABALHAR COM O CALENDÁRIO Calendário 2Calendário 14 INTRODUÇÃO O Calendário é uma grande ferramenta do Outlook que se pode usar como livro de reuniões para escalonar eventos, aperceber-se de datas importantes e gerir a lista de

Leia mais

Java Mail Server. Manual do Utilizador

Java Mail Server. Manual do Utilizador Java Mail Server Manual do Utilizador Introdução às Redes e Comunicações 2002/2003 Java Mail Client Janela de Ligação O Java Mail Client (JMC), assim que é inicializado, mostra uma janela que irá possibilitar

Leia mais

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento.

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Sessão nº 2 Iniciar um novo documento Objectivos: No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Iniciar um novo documento Ao iniciar-se o Word, este apresenta

Leia mais

Programação WEB I DOM (Document Object Manager)

Programação WEB I DOM (Document Object Manager) Programação WEB I DOM (Document Object Manager) DOM Significa Modelo de Objetos de Documentos e tem por finalidade descrever e padronizar os objetos e seus relacionamentos em uma aplicação. Tem a finalidade

Leia mais