Melhoramento da Qualidade das Informações dos Criminosos na UE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Melhoramento da Qualidade das Informações dos Criminosos na UE"

Transcrição

1 Melhoramento da Qualidade das Informações dos Criminosos na UE GUIA PARA OS UTILIZADORES DA FERRAMENTA DE REFERÊNCIA O ERIC (European Request Information Capture) é uma ferramenta de referência projetada para ajudar e apoiar o Cumprimento da Lei dentro da Europa, capturando as informações correctas e relevantes quando se tratar do um suspeito da EU e fazer um pedido a outro estado membro por uma das razões permitidas ao abrigo do acordo quadro, ex, condenações, trabalhos com menores, etc. Cada país têm os seus próprios requisites para procurar e corretamente identificar uma pessoa nas suas bases de dados. Por exemplo, um país poderá precisar do número do cartão de cidadão nacional mas outro poderá precisar do nome dos pais. Como cada país tem requisites únicos é difícil para os agentes/investigadores/tribunais, etc, fazendo com que o pedido seja rejeitado pelo Estado Membro recetor. O ERIC está disponível tanto em formato interativo como não interativo. Poderá ser usado em locais de trabalho, aparelhos móveis oficiais ou telemóveis e tablets. Existe também uma versão impressa para que os agentes/trabalhadores guardarem como cópia onde a tecnologia móvel não estiver disponível. Para questões relacionadas com a Ferramenta de Referência por favor contate a equipa da ACRO em ask.eric@acro.pnn.police.uk ou pelo telefone 0044 (0) e pergunte por ERIC. Este guia levá-lo-á através da Ferramenta de Referência interativa. Se quiser ver a versão não interativa por favor siga a hiperligação que o levará para a página de cada país. Poderá escolher imprimir certas páginas ou, alternativamente, você poderá imprimir todas as páginas do país e guardar como verão impressa.

2 Guia para usar o ERIC 1. Abra o ERIC, registando-se em eric-acro.eu ou utilize o ícone no seu monitor se lhe tiver sido fornecido um pela sua organização. 2. Uma vez que tenha aberto o ERIC o primeiro ecrã irá aparecer automaticamente. 3. Este ecrã dá-lhe a possibilidade de escolher a sua língua, a língua do individuo e o país ao qual será pedido as condenações criminais. Também contêm os campos obrigatórios de forma a fazer um pedido de condenações criminais a outro Estado Membro da UE, para que eles possam procurar na sua base de dados. 4. O primeiro campo pede-lhe que selecione a sua língua. Isto mudará o texto do lado esquerdo. Onde o acesso for feito através do IP de um país, ex, acabando/fr, este campo irá ser, automaticamente por defeito, a sua língua.

3 5. O segundo campo pede-lhe que selecione a língua do individuo. Logo que tenha selecionado, o texto do lado direito da página irá por defeito ser na língua que selecionou. Você poderá mudar a língua que selecionou em qualquer altura. Não afectará nenhuma informação que já tenha completado. 6. Uma vez que tenha preenchido estes campos, o campo País do Pedido tem uma lista. Nesta lista estão todos os Estados Membros da EU. 7. Por baixo destes campos está o título Requisitos do País. Esta informação é genérica e essencial para todos os países.

4 8. Existem estes botões em azul junto ás tabulações do lado direito. Estes botões contêm um texto com informações para o ajudar. Clique neles com o cursor e a informação contida nas caixas irão ajudá-lo naquele campo em particular. Quando fizer o clique fora do botão, a informação irá desaparecer. 9. Para ir para a página seguinte selecione este botão. Se não tiver preenchido todos os campos nesta página não conseguirá ir para a página seguinte e as caixas de texto ficarão a vermelho.

5 10. A segunda página poderá mostrar agora Requisitos adicionais, específicos do país do pedido, também poderá mostrar Informações Úteis. Os Requisitos são elementos de informação requeridos pelo país ao qual o pedido irá ser feito de forma a ser feita uma procura verificada na sua base de dados. As Informações Utéis são informações que ajudam a determinar o registo correto no caso de existirem pessoas com nomes semelhantes, datas de nascimento, etc. 11. Irá ver outra vez estes botões nesta página. 12. Irá ver uma hiperligação na barra azul, em cima, esta é uma ligação para PRADO. PRADO é um website virado para o público que mostra os documentos de identificação dos países. Não tiver a certeza dos documentos que lhe foram apresentados pelo individuo, esta ligação permitir-lhe-á ver as versões autênticas. (Ver outras orientações no final deste documento).

6 13. Existe um lembrete no final desta página para suscitar outras diligências que poderão ser realizadas pela INTERPOL e/ou Europol. 14. Para avançar para a próxima página selecione o seguinte botão. Se estiver nesta página verá um país que está excluído das Informações Úteis, então terá de inserir os dados senão não será possível avançar para a próxima página. Uma caixa a vermelho para lhe pedir se você se esquecer.

7 15. A terceira página é para os seus dados pessoais, selecionando a razão para fazer o pedido, como por exemplo, Processos Penais e para que escreva um Endereço Eletrónico para onde quer que este vá. 16. A caixa Informações de apoio deverá incluír informações do crime ou o tipo de crime. 17. Para a avançar para a página seguinte, selecione o botão. Também poderá voltar atrás para fazer alterações em qualquer altura selecionando.

8 18. Esta página exige que preencha cada caixa de texto, caso contrário, não será possível avançar para a página seguinte e caixas de aviso a destacadas a vermelho aparecerão para o lembrar. 19. Só lhe será permitido usar um endereço de correio eletrónico seguro e autorizado, caso contrário, a mensagem de correio eletrónico não será enviada e uma caixa de aviso a vermelho parecerá para o lembrar.

9 20. A quarta e última página dá-lhe a oportunidade de rever toda a informação que você juntou nas páginas anteriores. 21. Assim que estiver conferido que a informação esta correcta clique neste botão. 22. Uma página de transferência irá então aparecer. Assim que você clicar no ícone de transferência, uma transferência em PDF irá aparecer na barra de ferramentas inferior. Para voltar atrás, ao início, você poderá, ou clicar no botão Página Inicial ou á ligação Voltar á página inicial.

10 23. Uma primeira página em branco irá reaparecer para permitir que possa fazer verificações sobre outros indivíduos se necessário. Se não receber uma mensagem de confirmação via correio eletrónico no espaço de uma hora e se tiver outros problemas, contate a equipa ACRO em ask.eric@acro.pnn.police.uk ou telefone para o número 0044 (0) e pergunte por ERIC. Lembre-se que este apoio está actualmente disponível entre as 0800 e as 2200 (GMT) de Segunda a Sexta. 24. PRADO: 25. Selecione Pesquisa por país emissor do documento.

11 26. Isto mostrará uma lista de países cujos documentos estão disponíveis para serem visualizados. 27. Selecione o país cujos documentos deseja visualizar. Assim abrirá a página para esse país a mostrar os tipos de documentos que estão disponíveis para visualizar, por exemplo, Passaporte, Cartão de Identidade, Carta de Condução, etc.

12 28. Selecione o tupo de documento que que ver e depois selecione a imagem da seleção mostrada. Assim que uma imagem tenha sido selecionada, vá andando para baixo e serão apresentadas vários dispositivos de segurança e exemplos de documentos. 29. Ao selecionar qualquer uma destas imagens, irá aumentá-las para um tamanho visível.

Converta as notas de encomenda em faturas. Copyright Tungsten Corporation plc 2018

Converta as notas de encomenda em faturas. Copyright Tungsten Corporation plc 2018 Converta as notas de encomenda em faturas Este vídeo foi concebido para lhe mostrar como é fácil enviar faturas e notas de crédito utilizando o método de conversão de NE através do portal da Tungsten Network.

Leia mais

MANUAL DE RESERVAS OFITOUR

MANUAL DE RESERVAS OFITOUR MANUAL DE RESERVAS OFITOUR Versão 01.17 INDICE GUIA PASSO A PASSO PARA RESERVAS ONLINE DE CIRCUITOS EM AUTOCARRO 1 Para acesso às Reservas Online de Circuitos em Autocarro... Pag.1 2 - Selecionar Circuito/Data......Pag.2

Leia mais

Agende o serviço e horário preferencial, sem sair de casa. Evite a fila de espera no dia de atendimento.

Agende o serviço e horário preferencial, sem sair de casa. Evite a fila de espera no dia de atendimento. + Cómodo Agende o serviço e horário preferencial, sem sair de casa. + Rápido Evite a fila de espera no dia de atendimento. Prezados Compatriotas, Informa-se que desde o dia 26 de janeiro de 2017, o atendimento

Leia mais

Agende o serviço e horário preferencial, sem sair de casa. Evite a fila de espera no dia de atendimento.

Agende o serviço e horário preferencial, sem sair de casa. Evite a fila de espera no dia de atendimento. + Cómodo Agende o serviço e horário preferencial, sem sair de casa. + Rápido Evite a fila de espera no dia de atendimento. Prezados Compatriotas, A partir do próximo dia 7 de novembro, iniciaremos um novo

Leia mais

Catálogo BloguesEDU Apoio técnico

Catálogo BloguesEDU Apoio técnico Apoio técnico Tutorial Blogs do Sapo Este tutorial pretende apoiar o processo de construção e personalização de um blogue com a ferramenta Blogs Sapo (http://blogs.sapo.pt/) Depois de aceder a http://blogs.sapo.pt/,

Leia mais

Manual do utilizador ON!Track. Versão móvel 2.3 Versão do manual 1.1

Manual do utilizador ON!Track. Versão móvel 2.3 Versão do manual 1.1 Manual do utilizador ON!Track Versão móvel 2.3 Versão do manual 1.1 Índice O que é o ON!Track?...3 Como descarregar o ON!Track da App Store?...4 Como navegar pela aplicação móvel ON!Track?...9 Como adicionar

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Início Rápido: Downloads e chaves

Início Rápido: Downloads e chaves Guia do Cliente Este guide mostra-lhe como visualizar e solicitar chaves de licenciamento por volume e efetuar o download de produtos licenciados. Para começar, conecte o Centro de Negócios, selecione

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O procedimento de impressão da Guia de Contribuição Sindical Urbana (GRCSU) Obrigatória, só será possível de forma eficiente utilizando o navegador Microsoft Internet Explorer (versão

Leia mais

Manual de Utilizador de Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa

Manual de Utilizador de Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa Manual de Utilizador de Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa Índice 1. Criar a guia enquanto produtor... 3 2. Autorização

Leia mais

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes CAMPUS VIRTUAL Manual de utilização Docentes CTM JANEIRO 2015 1. Objetivo do Documento 02 2. Acesso ao Campus Virtual 02 Acesso através do site ISCIA - iscia.edu.pt Acesso direto campus.iscia.edu.pt 3.

Leia mais

Carteira Profissional Europeia Guia do Utilizador para os Profissionais

Carteira Profissional Europeia Guia do Utilizador para os Profissionais Carteira Profissional Europeia Guia do Utilizador para os Profissionais 28 de setembro de 2018 Versão 1 Comissão Europeia DG Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME R2 Carteira Profissional

Leia mais

Candidaturas de estudo

Candidaturas de estudo Guia Prático Candidaturas aos ciclos de estudo da FFUP Candidaturas on-line www.ff.up.pt 1º Criação de utilizador temporário Os candidatos aos concursos académicos locais podem ser estudantes da própria

Leia mais

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019)

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019) Manual de Utilizador Documento de Apoio (Versão Janeiro 2019) Índice 1. O que é o myalfaloc? 3 2. Os diferentes tipos de perfil de utilizador 4 2.1 Administrador da conta 4 2.2 Financeiro da conta 4 2.3

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Manual do Aluno. Guia do Utilizador

Manual do Aluno. Guia do Utilizador Manual do Aluno Guia do Utilizador Índice 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Acesso à Plataforma da Fluidra Academy Registo e acesso a Fluidra Academy Entrar no Painel Principal de

Leia mais

Manual de uso do portal e-sourcing

Manual de uso do portal e-sourcing Manual de uso do portal e-sourcing Conteúdo Login no portal... 3 Navegação dentro do portal... 4 Pedidos de cotação... 5 Pedidos de compras... 8 Contato... 12 Login no portal Para ingressar no portal acesse

Leia mais

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso:

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso: Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Esse ambiente será utilizado no curso: LIBRAS A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO Sua licença

Leia mais

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O procedimento de impressão da Guia de Contribuição Sindical Urbana (GRCSU) Obrigatória, só será possível de forma eficiente utilizando o navegador Microsoft Internet Explorer (versão

Leia mais

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de via web

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de  Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de  via web Nova plataforma de e-mail A. Instruções para acesso à plataforma de e-mail via web 1. Escolha um browser (Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari, ) 2. Aceda ao portal do agrupamento e digite o endereço

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

SUMARIO. - Página 1 / 11

SUMARIO.  - Página 1 / 11 SUMARIO 1 Introdução... 2 2- Benefícios e Vantagens... 2 3 Como utilizar o Banco de Resultados... 2 3.1 Requisitos... 2 3.2 Recursos do Banco de Resultados... 3 3. 2.1 Superior... 3 3.2.1.1 - Opções...

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

1. CONFIGURAR A CONTA

1. CONFIGURAR A CONTA EASYCHAIR SUBMISSÃO A Easychair é uma plataforma de gestão de conferências flexível e fácil de usar. Permite aos autores um controlo completo das suas submissões. Carrega-se o artigo e acompanha-se o estado

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Guia do usuário Meus Dados (Internacional)

Guia do usuário Meus Dados (Internacional) Guia do usuário Meus Dados (Internacional) Este guia do usuário descreve os procedimentos para uso dos Meus Dados, portal que oferece aos funcionários da Ashland uma área centralizada para acessar e atualizar

Leia mais

GUIA PARA O CADASTRAMENTO DOS EDITORES CIENTÍFICOS E DAS POLÍTICAS EDITORIAIS

GUIA PARA O CADASTRAMENTO DOS EDITORES CIENTÍFICOS E DAS POLÍTICAS EDITORIAIS GUIA PARA O CADASTRAMENTO DOS EDITORES CIENTÍFICOS E DAS POLÍTICAS EDITORIAIS diadorim.ibict.br Brasília 2015 1 Financiadora: 1 Esta é a terceira versão do Documento de Apoio ao diretório Diadorim, publicado

Leia mais

Portal Cliente MYG SYSTEM

Portal Cliente MYG SYSTEM Portal Cliente MYG SYSTEM Índice: Entrada no Portal... 3 Configuração Utilizador... 3 Acesso as diversas contas (No caso de o utilizador ter varias contas associadas)... 4 Expedições... 5 o Criação Nova

Leia mais

Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a e começar a jogar.

Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a  e começar a jogar. Manual do Utilizador Como começar a Jogar? Para iniciar o jogo a forma mais fácil é ir a http://mega.ist.utl.pt/~jsnl/sudoku/ e começar a jogar. O que preciso para jogar? Precisa de um computador, ligação

Leia mais

Programa +Produtividade +Segurança

Programa +Produtividade +Segurança Contactos, presença e MI Programa +Produtividade +Segurança Skype para Empresas Guia de Introdução Guia Informativo 0 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Instalação Apps ios Instalação

Leia mais

TUTORIAL Média, Mediana e Moda com Medidas de Energia

TUTORIAL Média, Mediana e Moda com Medidas de Energia TUTORIAL Média, Mediana e Moda com Medidas de Energia Neste Software educacional na forma de objeto de aprendizagem, abordaremos as medidas de Tendência Central da Estatística, onde o aluno irá aprender

Leia mais

Agendamento, Pedido e Liberação Financeira

Agendamento, Pedido e Liberação Financeira Agendamento, Pedido e Liberação Financeira COMO FAZER UM AGENDAMENTO A primeira parte deste guia é explicar sobre o agendamento, ou seja, a porta de entrada do paciente na clínica. Para fazer um novo agendamento

Leia mais

M ó d u l o L i v r e

M ó d u l o L i v r e 3- CADASTRO DO MÓDULO LIVRE Para acessar acima. o submenu Módulo Livre, basta apenas seguir o caminho demonstrado na imagem 9 Esta é a tela Listar do submenu Módulo Livre, para incluir uma disciplina clique

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente"

Manual de Acesso ao Moodle - Discente "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso localizado

Leia mais

Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento. Manual do Administrativo do Cliente

Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento. Manual do Administrativo do Cliente Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento Manual do Administrativo do Cliente Índice 1. INTRODUÇÃO AO ADMINISTRATIVO DO CLIENTE...03 2. MEUS DADOS...03 2.1. Alterar os Dados...04 2.2. Alterar Login

Leia mais

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 FICHA 9: Fase Certificação de Operação 1 Nesta Ficha descrever-se-ão as tarefas relacionadas com a criação, assinatura e envio das Certificações de Operação.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Plataforma Taxa Turística do Município de Vila Real de Santo António Última atualização: 03 de dezembro de 2018 1. ACEDER À PLATAFORMA... 2 2. REGISTAR ENTIDADE... 2 3. CADASTRAR UNIDADE

Leia mais

MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR. Versão 1.2

MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR. Versão 1.2 MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR Versão 1.2 1 SUMÁRIO 1. O Sistema Cidadão Eleitor...6 2. Primeiro acesso...7 2.1. Login...7 2.2.Editar conta...7 2.3.Dados adicionais...8 2.4.Trocar senha...9 3. Parametrização

Leia mais

OpenTouch Conversation One

OpenTouch Conversation One OpenTouch Conversation One Manual de utilizador R2.2 8AL90647PTABed02 1625 1. OpenTouch Conversation One... 3 2. Instalação... 3 3. Iniciar o OpenTouch Conversation... 3 3.1 Terminar sessão... 3 4. Página

Leia mais

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 FICHA 7: Fase auditor 1 Nesta Ficha descrever-se-á as tarefas relacionadas com a primeira parte do controlo de primeiro nível: a verificação da despesa.

Leia mais

3 Cabeçalho/ logótipo 4 Menu principal 5 Autenticação

3 Cabeçalho/ logótipo 4 Menu principal 5 Autenticação Escolas de Primeiro Ciclo no site do Agrupamento Iniciar com o endereço www.aecarvalhos.pt 1 1 Clicar em ESCOLAS DO AGRUPAMENTO (lado direito do site). 2 2 Apontar para EB1/JI e clicar na escola respetiva.

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

JLR EPC. Guia de início rápido. Índice. Portuguese Version 2.0. Guia passo a passo Guia de ecrãs

JLR EPC. Guia de início rápido. Índice. Portuguese Version 2.0. Guia passo a passo Guia de ecrãs JLR EPC Guia de início rápido Índice Guia passo a passo......2-7 Guia de ecrãs........8-11 Portuguese Version 2.0 JLR EPC Guia de início rápido 1. Início da App Problemas no login? Inicie seu navegador

Leia mais

1.1 1.2 2.1 2.2 2.3 3.1 3.2 INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DO SEU TELEMÓVEL Conheça a localização das funcionalidades do seu telemóvel, botões, ecrã e ícones. Na parte de trás do seu telefone, poderá observar

Leia mais

Manual de Uso. Aplicativo da Escola Canarinho. Agenda Digital

Manual de Uso. Aplicativo da Escola Canarinho. Agenda Digital Manual de Uso Aplicativo da Escola Canarinho Agenda Digital MANUAL DE USO DO APLICATIVO DA ESCOLA CANARINHO AGENDA DIGITAL SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 RELATÓRIO DIÁRIO... 5 PENDÊNCIA:...

Leia mais

Como agendar um ato consular?

Como agendar um ato consular? Consulado Geral de Portugal em Luanda Av. De Portugal,nº50, 1º Andar, Luanda Como agendar um ato consular? Manual do Utilizador 1 Aceder ao website: www.portaldascomunidades.mne.pt 2 Selecionar a opção

Leia mais

Manual do Usuário. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação. Versão 3 19/05/2017

Manual do Usuário. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação. Versão 3 19/05/2017 Manual do Usuário Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Versão 3 19/05/2017 Para logar no sitema, é necessário acessá-lo através do endereço www.templatetrack.com, preencher o

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android)

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Como pode comparar a fatura da sua comissão com as reservas? Um guia passo a passo

Como pode comparar a fatura da sua comissão com as reservas? Um guia passo a passo Como pode comparar a fatura da sua comissão com as reservas? Um guia passo a passo Este guia explica-lhe como pode comparar a comissão que paga com as reservas que recebeu. Qual é o processo? Disponibilizamos-lhe

Leia mais

Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps

Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Conteúdo 1 Visualizar Mapa de Endereço de Alunos... 1 1.1 Como utilizar os dados apresentados... 2 2 Como inserir ou alterar coordenadas... 4 2.1 Coordenadas

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo de como efetuar a sua candidatura passo a passo e de exemplo para todos os regimes de candidatura, existindo informações

Leia mais

Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição.

Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. ITEM 1: Caso já possua o cadastro juntamente ao Centro de Integração Empresa Escola de Minas

Leia mais

27/03/

27/03/ Exportar Pedido Para MS-Excel Consultar CEP 27/03/2017 2017 1207.0 01 RECURSO DE EXPORTAÇÃO PARA O MS-EXCEL 2 01.01 Estamos aperfeiçoando o método de exportação de Pedidos para o MS-Excel, já podendo utilizar

Leia mais

Caso já esteja cadastrado mas não lembra da senha Click no Link esqueci Minha Senha.

Caso já esteja cadastrado mas não lembra da senha Click no Link esqueci Minha Senha. MANUAL PARA INSERIR REQUERIMENTOS DIVERSOS Passo 01 - Preencher o Requerimento Diversos no Site da Secad www.secad.to.gov.br Click no Portal do Servidor Preencha os campos com o seu CPF e Senha. Caso ainda

Leia mais

Consulta (10101012) Para realizar a execução de consulta é necessário realizar o acesso ao link abaixo, com usuário e senha informado no e-mail encaminhado pela equipe de credenciamento. http://2234prd.plano.cloudmv.com.br/mvautorizadorguias/

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Tutorial para Usuários Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Para logar no sitema, é necessário acessá-lo através do endereço www.templatetrack.com, preencher o campo login (com

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA IMPRENSA NACIONAL PESQUISA NOS DIÁRIOS OFICIAIS

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA IMPRENSA NACIONAL PESQUISA NOS DIÁRIOS OFICIAIS MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA IMPRENSA NACIONAL PESQUISA NOS DIÁRIOS OFICIAIS Brasília, 18 de setembro de 2012. 1 APRESENTAÇÃO Com a finalidade de suprir as necessidades da Imprensa Nacional, foi desenvolvido

Leia mais

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS 1. Como Acessar Na internet, acesse o seguinte endereço: www.brf-br.com/terceiros Concluído o Pré-Cadastro, sua empresa poderá acessar o Portal através da senha

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade Versão Código Página Manual do Sistema GLPI para Usuários de Perfil Self-service

Sistema de Gestão da Qualidade Versão Código Página Manual do Sistema GLPI para Usuários de Perfil Self-service 1 182 1 Elaboração Nome André Alvim Tolentino Nome Eliane Borges Trindade de Lemos Cargo Tecnólogo Rede de Cargo Gerente de Computadores Aprovação Qualidade Data 11/02/17 Data 17/02/17 Assinatura Assinatura

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc O Software permite-lhe criar um CD, DVD ou Pen USB de restauro que pode utilizar para: 1. Restaurar uma cópia de segurança para o seu disco rígido principal. Isto não pode ser efetuado

Leia mais

EOLPP. Manual do utilizador

EOLPP. Manual do utilizador EOLPP Manual do utilizador Introdução... 3 Objetivos... 3 Convenções de Linguagem... 3 Acesso à EOLPP... 4 Funcionalidades Comuns a Todas as Páginas... 6 Página Principal... 7 Consultas... 8 Download da

Leia mais

Manual de apoio ao utilizador

Manual de apoio ao utilizador Manual de apoio ao utilizador Área de condutores 1 ÍNDICE Página 1. INTRODUÇÃO 3 2. REGISTO NOS SERVIÇOS ONLINE 3 3. REGISTO DO PEDIDO 7 Inserção de avaliação psicológica 10 Confirmação dos dados apresentados

Leia mais

VIRTUAL GLASS MANUAL DE INSTRUÇÕES VERALLIA BRASIL

VIRTUAL GLASS MANUAL DE INSTRUÇÕES VERALLIA BRASIL VIRTUAL GLASS MANUAL DE INSTRUÇÕES VERALLIA BRASIL MANUAL DE INSTRUÇÕES DO APLICATIVO VIRTUAL GLASS Índice 1. Identificação 2. Escolha do produto 2.1. Capacidade & Grupo de Consumo 2.2. A cor do produto

Leia mais

MANUAL DE ACESSO PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

MANUAL DE ACESSO PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS 1º: Acesse o link: http://entende.mkdata.com.br 2º: No campo Login coloque o seu e-mail. 3º: Utilize a senha que enviamos no texto do e-mail. 4º: Clique em Entrar. Obs: Caso apareça uma mensagem de acesso

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL DE CHAMADOS GRTELECOM MANAUS versão 1.0

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL DE CHAMADOS GRTELECOM MANAUS versão 1.0 MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL DE CHAMADOS GRTELECOM MANAUS versão 1.0 Manaus, AM 2018 Neste documento contem informações e passos para abertura de chamados através de nosso sistema, apenas a GrTelecom e a

Leia mais

Página ) Perguntas mais frequentes /20

Página ) Perguntas mais frequentes /20 Página 1) Como procurar uma oferta de emprego 2 2) Como se inscrever numa oferta de emprego 3-15 3) Como entrar para atualizar o meu perfil, mudar a palavra-passe ou ver o estado dos postos de trabalho

Leia mais

GUIA PARA O DEPÓSITO DE CONTEÚDO NO PORTAL DO LIVRO ABERTO

GUIA PARA O DEPÓSITO DE CONTEÚDO NO PORTAL DO LIVRO ABERTO www.portaldolivroaberto.ibict.br GUIA PARA O DEPÓSITO DE CONTEÚDO NO PORTAL DO LIVRO ABERTO Michelli Pereira da Costa Brasília 2011 Financiadora: SUMÁRIO Apresentação...2 Identificação do usuário...3 Área

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

Manual de Digitação de guia online CONSULTA Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Núcleo Técnico Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS!

Manual de Digitação de guia online CONSULTA Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Núcleo Técnico Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! Sumário 1. Introdução... 3 2. Endereço de acesso... 3 3. Digitação de guia de SADT... 4 a. Guia em Construção... 77 b. Guia Registrada... 8 4. Encaminhar guias para operadora...

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no AllianzNet. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no AllianzNet. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Service Desk Allianz ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. LISTA DE TICKETS IV. TICKETS a. CRIAR TICKETS

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq Para ter acesso ao envio de resumos para a 5ª SEMPESq, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/al_sempesq/ Antes de qualquer

Leia mais

Portal de Fornecedores. Efetuar o seu registo

Portal de Fornecedores. Efetuar o seu registo Portal de Fornecedores Efetuar o seu registo Índice 1 INTRODUÇÃO...3 2 PEDIDO DE REGISTO...3 2.1 TERMOS DE USO... 4 2.2 DADOS GERAIS DA EMPRESA... 4 2.3 ATIVIDADES DA EMPRESA... 6 2.4 DADOS DO UTILIZADOR...

Leia mais

Como submeter uma proposta de projeto de pesquisa

Como submeter uma proposta de projeto de pesquisa Como submeter uma proposta de projeto de pesquisa Esse tutorial irá lhe auxiliar no momento de submeter uma proposta de projetos de pesquisa com finalidade didático-pedagógica. Fiquem atentos sempre aos

Leia mais

Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1

Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1 Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1 Novembro Novembro2016 2016 1 Sumário 1 Ações...3 1.1 Sinalizador de importância das ações...3 1.2 Reaver ação de um processo finalizado...5 2 Layout...6

Leia mais

PLATAFORMA DE ILUSTRAÇÃO ELETRÔNICA DA INVESTORS TRUST PARA CONSULTORES

PLATAFORMA DE ILUSTRAÇÃO ELETRÔNICA DA INVESTORS TRUST PARA CONSULTORES PLATAFORMA DE ILUSTRAÇÃO ELETRÔNICA DA INVESTORS TRUST PARA CONSULTORES GUIA DO USUÁRIO www.investors-trust.com f Acessando a Plataforma de Ilustração Eletrônica Para acessar a plataforma de Ilustração

Leia mais

Para realizar digitação do conhecimento de reentrega, você deve ir no ícone de Funções e selecionar a opção de CT-e de reentrega/devolução.

Para realizar digitação do conhecimento de reentrega, você deve ir no ícone de Funções e selecionar a opção de CT-e de reentrega/devolução. 4. EXPEDIÇÃO. DIGITAÇÃO DE REENTREGA. Para realizar digitação do conhecimento de reentrega, você deve ir no ícone de Funções e selecionar a opção de CT-e de reentrega/devolução. 1. Primeiramente, você

Leia mais

FILTRO! ENCONTREOSEU ÍNDICE. Pesquisa Donaldson DYNAMIC BARRA DE PESQUISA PRIMÁRIA

FILTRO! ENCONTREOSEU ÍNDICE. Pesquisa Donaldson DYNAMIC BARRA DE PESQUISA PRIMÁRIA Pesquisa Donaldson DYNAMIC ENCONTREOSEU FILTRO! 1 BARRA DE PESQUISA PRIMÁRIA ÍNDICE ITEM PÁGINA 01 - Barra de Pesquisa Primária 02 - Seleção de Idioma/Região 03 - Barra de Pesquisa com Preenchimento Automático

Leia mais

Manual Site Unidéias.Net

Manual Site Unidéias.Net Manual Site Unidéias.Net Outubro 2015 Acesso ao site O site está publicado e disponível no endereço www.unideias.net. Acesso ao Sistema (módulo de Blog e Projetos) Para acessar o sistema e gerenciar suas

Leia mais

Seguinte Contas de Correio Eletrónico Seguinte Ficheiro Definições da Conta Adicionar Conta Configuração da Conta Automática O Seu Nome

Seguinte Contas de Correio Eletrónico Seguinte Ficheiro Definições da Conta Adicionar Conta Configuração da Conta Automática O Seu Nome Como posso configurar o Outlook 2010?... 1 Configurar o correio eletrónico num iphone, ipad ou ipod Touch da Apple?... 2 Configurar o Correio Eletrónico num Android G1... 3 Configurar o Correio Eletrónico

Leia mais

Matrícula Intensivo. Dúvidas Em caso de dúvidas, entre em contato conosco:

Matrícula Intensivo. Dúvidas Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: 1. Iniciando sua matrícula - Apresentação... 2 2. Selecionando o contexto... 4 3. Selecionando a disciplina (atividade acadêmica)... 5 4. Plano de pagamento... 9 5. Requerimento de Matrícula... 9 6. Matrícula

Leia mais

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico:

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico: MANUAL EPROC / TJTO Endereço eletrônico: processoeletronico@tjto.jus.br As seguintes funcionalidades serão abordadas neste tutorial. Consulta Processual Consultar Processos Movimentação Processual Movimentação

Leia mais

Relatório único. (Versão 2.5c)

Relatório único. (Versão 2.5c) Relatório único (Versão 2.5c) Funcionalidades Envio e edição do Anexo D e do Anexo C Exportação do XML Disponibilização dos dados, quer via formulário quer em formato XML, no portal do cliente Confirmação

Leia mais

MANUAL DE ORDEM DE SERVIÇO

MANUAL DE ORDEM DE SERVIÇO MANUAL DE ORDEM DE SERVIÇO 1. ORDEM DE SERVIÇO 1.1. INÍCIO DA OS Após a reserva, uma aba com a ordem de serviço gerada pelos seus pedidos se abrirá automaticamente. Nesta aba você conseguirá verificar

Leia mais

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem.

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Guia de Introdução O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Adicione

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF Para ter acesso ao envio de artigos para o CONENF, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/conenf/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

1.1 1.2 2.1 2.2 2.3 3.1 3.2 INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DO SEU TELEMÓVEL Conheça a localização das funcionalidades do seu telemóvel, botões, ecrã e ícones. Na parte de trás do seu telefone, poderá observar

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI Para ter acesso ao envio de artigos para o CONGENTI, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/congenti/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

1.1 Candidaturas on-line

1.1 Candidaturas on-line 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento de passo a passo de como efetuar a sua candidatura. As imagens apresentadas são exemplos do processo de candidaturas. De acordo com o regime de candidatura

Leia mais

Como acessar o sistema AutoSC via internet

Como acessar o sistema AutoSC via internet Como acessar o sistema AutoSC via internet Passo 1 Acessar o Portal Saúde CAIXA Todos os titulares deverão realizar cadastro no Portal Saúde CAIXA, para posterior acesso ao sistema AutoSC (em D +1) através

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Acesso ao Direito Portal da Ordem dos Advogados Manual utilizador Consulta Jurídica CONSULTA JURÍDICA Nesta área funcional, o utilizador poderá visualizar

Leia mais

Segurança residencial profissional. Aplicação X-Series Alarm Scan. Guia do utilizador

Segurança residencial profissional. Aplicação X-Series Alarm Scan. Guia do utilizador Segurança residencial profissional Aplicação X-Series Alarm Scan Guia do utilizador Índice 1. Introdução Apresentação rápida da aplicação X-Series Alarm Scan 2. Iniciar a aplicação 3. Introdução das informações

Leia mais