Apostila sobre montagens. Para acessar o ambiente de montagens do Solidworks, proceda da seguinte maneira:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apostila sobre montagens. Para acessar o ambiente de montagens do Solidworks, proceda da seguinte maneira:"

Transcrição

1 Apostila sobre montagens Para acessar o ambiente de montagens do Solidworks, proceda da seguinte maneira: Clique em novo Selecione o template de montagem do IF-SC Clique em OK Quando o arquivo de montagem abre, aparece automaticamente o comando de iniciar montagem, mostrando todos os arquivos que estão abertos no programa, em documentos abertos. Se não houver documentos abertos será necessário buscá-los no disco rígido os arquivos para iniciar a montagem. Desta maneira, proceda como mostrado abaixo: Clique em procurar Localize o arquivo no disco rígido ou pendrive Selecione o arquivo Clique e abrir Clique em um ponto qualquer da tela gráfica. Automaticamente, o arquivo será fixado na tela e na árvore de projetos aparecerá com a letra (f), representando que a restrição de montagem ou posicionamento desta peça é fixa.

2 Para inserir novos objetos na montagem, utilize do comando mostrado a seguir: Inserir componente Selecione o arquivo em documentos abertos, se houver documento aberto no programa, ou selecione procurar. Se tiver a necessidade de procurar o documento, proceda como foi descrito no passo acima. Clique na tela para inserir a peça Para inserir os demais componentes da montagem, repita estes passos até que se tenha inserido todos os documentos no arquivo de montagem. É interessante que seja realizada a montagem ou posicionamento dos elementos conforme a sua inserção no documento, para facilitara visualização do objeto e para que não atrapalhem o processo de montagem posteriormente. Para realizar a montagem ou posicionamento dos componentes no arquivo proceda da seguinte maneira: Clique em posicionar Aparecerá na tela à janela do comando de posicionar com todas as possibilidades de posicionamento dos objetos no desenho, como indicado abaixo: Objetos selecionados Seleções de posicionamento Neste quadro aparecerão os objetos selecionados, ou os recursos destes. Estes recursos serão a base para o posicionamento das peças, a partir deles o programa apresentará as possibilidades de montagem. Tipos de posicionamento Posicionamentos padrão São os posicionamentos rígidos que os objetos terão entre si. Eles podem ser: Coincidente Este posicionamento deixa as entidades selecionadas coincidentes, ou seja, uma junto à outra. Paralelo Este posicionamento deixa as entidades paralelas entre si, a qualquer distância entre as mesmas. Perpendicular Este posicionamento deixara uma entidade a 90 em relação à outra. Tangente Este posicionamento deixará uma superfície tangente a outra qualquer, podendo ser uma face plana em relação a um círculo, um círculo em relação a outro ou qualquer outro recurso ou entidade em relação a um círculo ou raio. Concêntrico - Este posicionamento deixará um círculo, ou um raio com o mesmo centro de outro círculo ou raio qualquer. Bloquear - Este posicionamento deixará o objeto bloqueado em relação ao desenho, sem necessitar de outro posicionamento qualquer. Ele bloqueia o objeto e não objeto e não respeita qualquer outro tipo de

3 posicionamento. Distância - Este posicionamento manterá a superfície selecionada dos objetos a uma distância definida. Para usar este posicionamento as superfícies devem ser planas e paralelas entre si. Ângulo - Este posicionamento colocará a superfície selecionada do objeto a um determinado grau e relação à superfície selecionada do outro objeto. Para usar este tipo de posicionamento é necessário que sejam selecionados os planos do objeto ou superfícies planas. Tipos de posicionamento Posicionamentos avançados Simétrico Posiciona um objeto de forma simétrica em relação a outro. Para executar o comando é necessário selecionar os dois objetos a posicionar e um plano que fique entre os objetos, como superfície de simetria. Largura Posiciona o objeto sobre guias. Para executar o comando devem-se selecionar os objetos a posicionar e outro objeto para indicar como guia. Caminho Posiciona um ponto ou vértice de um objeto em relação a um caminho qualquer, que pode ser uma curva, uma aresta, ou uma entidade de esboço qualquer. Acoplador Posiciona um objeto em relação a outro à uma determinada razão entre eles. Distância - Este posicionamento manterá a superfície selecionada dos objetos a uma distância definida. Para usar este posicionamento as superfícies devem ser planas e paralelas entre si. Ângulo - Este posicionamento colocará a superfície selecionada do objeto a um determinado grau e relação a superfície selecionada do outro objeto. Para usar este tipo de posicionamento é necessário que sejam selecionados os planos do objeto ou superfícies planas. Tipos de posicionamento Posicionamentos mecânicos Este posicionamento permitirá o movimento de um componente em relação a outro, através dos tipos abaixo: Came Simula o movimento de came entre as peças, movendo uma em relação a outra. Dobradiça Simula o movimento de dobradiça entre as peças. Permite que uma peça gire em relação à outra. Engrenagem Simula o movimento de um trem de engrenagens, ou seja, permite que um objeto gire e relação a outro, obedecendo aos parâmetros de uma engrenagem, como passo e distância entre centros. Pinhão e cremalheira Funciona de forma semelhante a engrenagem, só que neste comando os objetos serão uma engrenagem e uma cremalheira, podendo moverse de forma linear. Parafuso Simula o movimento de um parafuso. Move um objeto em relação a outro respeitando o passo indicado no comando de posicionamento. Exemplo:

4 Junta universal Simula a união entre as peças como uma junta universal, permitindo o giro a um determinado ângulo entre as mesmas. Montando um objeto: Selecione o comando de posicionar superfície qualquer da primeira peça (fixa), para o primeiro posicionamento superfície qualquer da segunda peça, para o primeiro posicionamento Observe se a relação indicada pelo programa atende as necessidades da montagem em caso de positivo selecione OK, em caso negativo escolha outro tipo de posicionamento disponível para aquele momento e selecione OK. superfície qualquer da primeira peça (fixa), para o segundo posicionamento superfície qualquer da segunda peça, para o segundo posicionamento Observe se a relação indicada pelo programa atende as necessidades da montagem em caso de positivo selecione OK, em caso negativo escolha outro tipo de posicionamento disponível para aquele momento e selecione OK. superfície qualquer da primeira peça (fixa), para o terceiro posicionamento superfície qualquer da segunda peça, para o terceiro posicionamento Observe se a relação indicada pelo programa atende as necessidades da montagem em caso de positivo selecione OK, em caso negativo escolha outro tipo de posicionamento disponível para aquele momento e selecione OK. Clique OK para sair do comando. Pode-se fazer o posicionamento de várias peças acessando o comando uma só vez. Para isso é necessário que todas as peças já estejam inseridas na montagem. Selecionado o diâmetro externo do eixo e o furo da outra peça relação apresentada pelo programa coincidente Selecionado a face posterior do eixo e a face posterior da peça relação apresentada coincidente neste caso a relação foi alterada para distância, mas poderíamos usar ainda paralelo. Selecionado a partir da árvore de projetos um plano do eixo e uma superfície da outra peça que é paralela a este plano relação apresentada coincidente o programa acusa um erro, pois a relação não corresponde à montagem correta dos componentes, pois o plano está distante da superfície da outra peça. A solução é passar a relação para paralelo, evitando, assim, que o eixo gire em torno de seu centro. É importante deixar, sempre, a montagem totalmente definida, para que não ocorram erros ou interpretações equivocadas. Para isso deve-se, na maioria dos casos, inserirem três posicionamentos para cada peça.

5 Os comandos de padrão linear, padrão circular e espelhar componentes funciona da mesma maneira que nos comandos de recursos. A única diferença é que se deve selecionar a dimensão para distância entre objetos antes de iniciar o comando de padrão linear ou circular. Mover componente Move um componente, que ainda não possui relações, em relação aos demais componentes. Girar componente Gira um componente, que ainda não possui relações, em relação aos demais componentes. Para executar ambos os comandos proceda da seguinte maneira: Selecione o comando Selecione o objeto a mover ou girar Arraste o mouse para executar o movimento Exibir componentes ocultos Este comando exibe os componentes que foram postos na forma oculta na montagem. Recursos de montagem: Os recursos de assistente de perfuração, furo simples, cortem extrudado ou corte por revolução tem a mesma finalidade do comando apresentado nos recursos de peças. A forma de utilização dos mesmos é igual à apresentada no tópico referente a recursos. O comando série de furos funciona de forma semelhante ao assistente de perfuração, criando furos na peça a partir da montagem. Para usar o comando proceda da seguinte maneira: Selecione o comando Selecione os pontos para furação Escolha o tipo de furo O comando correia/polia serve para indicar a sincronia entre duas polias, através da representação de uma correia O Símbolo de solda indica no desenho o tipo de solda que deverá ser empregado na união das peças. Geometria de referência Em geometria de referência pode-se criar no desenho de montagem eixos, planos, sistemas de coordenadas, pontos e referências de posicionamento. Para usar o comando proceda da mesma maneira que indicado no tópico referente a recursos.

6 Estudo de movimento Este comando permite realizar um estudo de movimento entre os componentes de uma montagem. Podese incluir na montagem motores e outros elementos que vão permitir uma realidade maior para o estudo do projeto. Lista de materiais Este comando insere a lista de materiais do conjunto montado no arquivo de formato montagem. Esta lista de materiais é utilizada, normalmente, quando é realizada a confecção do desenho de catálogo de um conjunto, onde as peças aparecem em vista explodida. A forma de utilização do comando é a mesma que foi mostrada no ítem desenhos da apostila. Vista explodida Permite criar uma vista explodida de um desenho de montagem, isto é, o desenho constará de todas as suas peças, mas separadas e com linhas de chamada ou linhas de explosão, indicando a posição que a peça estará montada no conjunto. Esboço de linha de explosão Este comando permite a inserção das linhas de rota no desenho de vista explodida. Estas linhas mortram onde os compnentes devem ser montados. Exemplo de desenho de montagem com: Lista de materiais; Vista explodida; Exboço de linhas de explosão.

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos continuar explorando as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos avançados

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição iniciaremos o trabalho com o ambiente de montagem do SolidWorks. Conheceremos as ferramentas que o software

Leia mais

Desenho Técnico II Mecânica

Desenho Técnico II Mecânica Desenho Técnico II Mecânica Clicar em opções Clicar em locais de arquivo Clicar em adicionar Selecionar a pasta Configurações no pendrive ou no computador Clicar em OK Clicar em OK Clicar em sim. Como

Leia mais

Desenho Técnico II. INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Câmpus Joinville Profº Emerson Oliveira

Desenho Técnico II. INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Câmpus Joinville Profº Emerson Oliveira Desenho Técnico II 1 SolidWorks Importância do sistema Cad na industria. 2 Aresta e vértices Face Vértice Aresta 3 Iniciando Solidworks Para iniciar o sistema, basta clicar duas vezes no ícone SOLIDWORKS

Leia mais

Sumário Objetivos da lição Estudo de caso Exercício

Sumário Objetivos da lição Estudo de caso Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da lição... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.2. Exercício 1... 16 2 1. Objetivos da lição Nesta lição, iremos utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo das lições para

Leia mais

Índice Analítico. José Antelo Cancela Pág. 2

Índice Analítico. José Antelo Cancela   Pág. 2 José Antelo Cancela Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 O QUE É O SOLIDWORKS... 4 1.2 AMBIENTES DO SOLIDWORKS... 4 1.3 PLANOS DE DESENHO... 4 1.4 CRIAR ATALHOS NO TECLADO... 5 1.5 CRIAR ATALHOS NA

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Detalhamento de peça... 4 2. Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 2 1. Objetivos Nesta lição iremos abordar o processo de elaboração de um

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 05... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.2. Exercício 1... 15 1.3. Exercício 2... 16 2 1. Objetivos da Lição 05 Nesta lição serão utilizadas as ferramentas de modelagem

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

CAPÍTULO 5 Espelhamento de esboço, perfuração e padrão circular

CAPÍTULO 5 Espelhamento de esboço, perfuração e padrão circular CAPÍTULO 5 Espelhamento de esboço, perfuração e padrão circular Neste capítulo serão abordados comandos que tornam a execução do desenho mais ágil, a saber, espelhamento de esboço, furação e aplicação

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 03... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.1. Exercício 1... 21 1.2. Exercício 2... 29 2 1. Objetivos da Lição 03 Nesta lição serão abordadas novas técnicas de modelagem

Leia mais

Desenho assistido por computador II CAD II

Desenho assistido por computador II CAD II Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador II CAD II Aula 9 Detalhamento O detalhamento

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1 Detalhamento bloco... 4 1.2. Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar técnicas do ambiente

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos explorar as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos e ferramentas

Leia mais

MONTAGEM_1 com várias peças criadas no modo Part. ASSEMBLY_1 Bottom_Up. (Componentes criados separadamente no modo part)

MONTAGEM_1 com várias peças criadas no modo Part. ASSEMBLY_1 Bottom_Up. (Componentes criados separadamente no modo part) MONTAGEM_1 com várias peças criadas no modo Part ASSEMBLY_1 Bottom_Up (Componentes criados separadamente no modo part) Restrições de Montagem (Assembly constraints) são usadas para colocar os componentes

Leia mais

Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe

Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe Autores: Professor Jonathan Gazzola Professor Carlos Caetano de Almeida Professor Diego Andrade da Silva Apostila

Leia mais

Desenho assistido por computador I CAD I

Desenho assistido por computador I CAD I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador I CAD I Aula 3 Modelagem Tridimensional

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso Exercício Exercício

Sumário Objetivos Estudo de caso Exercício Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.2. Exercício 1... 13 1.3. Exercício 2... 17 2 1. Objetivos Nesta lição, serão utilizadas as ferramentas de modelagem do SolidWorks para

Leia mais

Desenho assistido por computador I CAD I. Aula Entidades e relações

Desenho assistido por computador I CAD I. Aula Entidades e relações Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador I CAD I Aula Entidades e relações Entidades

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de Caso Exercício

Sumário Objetivos Estudo de Caso Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 1.2. Exercício 1... 12 2 1. Objetivos Nesta lição, serão utilizadas as ferramentas de modelagem do SolidWorks para criação de peças com

Leia mais

Introdução ao Pro/ENGINEER

Introdução ao Pro/ENGINEER Introdução ao Pro/ENGINEER Benefícios da Modelagem de Sólidos: Modelos sólidos possuem volumes e cálculos de áreas Você pode obter propriedades de massa diretamente do modelo gerado. Figura 1: Exemplo

Leia mais

PRÁTICA DE OFICINA - AULA OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO

PRÁTICA DE OFICINA - AULA OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO 1 PRÁTICA DE OFICINA - AULA 01-2015-1 OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO Processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas

Leia mais

SketchUp: Tutorial I INTERFACE. Criado em: 16 de Julho de 2017, por Pedro Rodrigues

SketchUp: Tutorial I INTERFACE. Criado em: 16 de Julho de 2017, por Pedro Rodrigues SketchUp: Tutorial I INTERFACE Criado em: 16 de Julho de 2017, por Pedro Rodrigues Atualizado em: ----- 1 - Abrir o programa: Clicar no ícone do programa no Menu Iniciar Escolher um Template Começar a

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

UMC Engenharia Mecânica / Automação Industrial / Gestão da Produção Industrial Desenho I Prof.: Jorge Luis Bazan.

UMC Engenharia Mecânica / Automação Industrial / Gestão da Produção Industrial Desenho I Prof.: Jorge Luis Bazan. UMC Engenharia Mecânica / Automação Industrial / Gestão da Produção Industrial Desenho I Prof.: Jorge Luis Bazan. Criação de modelos com uma só feature (base feature) 1) Procure a Pasta Base Feature na

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice Solid Edge ST6 Tutorial 13 Modelando uma Hélice Neste tutorial serão introduzidos os conceitos de modelação, onde você verá a aplicação prática de features 3D através do comando Lofted Protrusion e a divisão

Leia mais

CONCEITOS DO SOLIDWORKS - PEÇAS E MONTAGENS

CONCEITOS DO SOLIDWORKS - PEÇAS E MONTAGENS CONCEITOS DO SOLIDWORKS - PEÇAS E MONTAGENS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Lição 1 Informações básicas do SolidWorks e a interface do usuário O que é o Software SolidWorks? Intenção do projeto Exemplos de intenção

Leia mais

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Módulo IV Aula 02 Tolerância de forma e posição Símbolos, inscrições e interpretações sobre o desenho (norma ISO R 1101-1969) As tolerâncias de forma

Leia mais

Uso do Easy Interactive Tools

Uso do Easy Interactive Tools Uso do Easy Interactive Tools Inicialização do Easy Interactive Tools Para iniciar o Easy Interactive Tools no seu computador, siga um destes passos: Windows: Clique duas vezes no ícone do Easy Interactive

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

Desenho assistido por computador I CAD I

Desenho assistido por computador I CAD I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador I CAD I Aula 2 Esboço: Entidades e relações

Leia mais

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 5

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 5 Ciclos de Furação UNIFEI EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 5 Aula 12a Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Comandos que automatizam uma série de movimentos, simplificando a programação

Leia mais

Edição de plantas e plotagem

Edição de plantas e plotagem Edição de plantas e plotagem O funcionamento deste Editor é simples: Selecionam-se os desenhos que estarão na planta; Inseri-se uma moldura/folha; Distribuem-se os desenhos sobre a folha; Atribui-se um

Leia mais

Tutorial TecnoMETAL. Lição 1. Modelo 3D com TecnoMETAL

Tutorial TecnoMETAL. Lição 1. Modelo 3D com TecnoMETAL Tutorial TecnoMETAL Lição 1 Modelo 3D com TecnoMETAL Steel&Graphics Brasil Rua Irineu Ferlin 926. Centro. Marau-RS Tel. 55 (54) 3342-4850 Email: brasil@steelgraphics.com.br Primeiro passo para criar um

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Exemplo 1. Entendendo o Exemplo 1

Exemplo 1. Entendendo o Exemplo 1 Exemplo 1 Entendendo o Exemplo 1 Neste primeiro exemplo, será executado um detalhamento de Painéis de Telas Soldadas formando as Plantas de Telas Soldadas e o Esquema de Corte de Telas Soldadas. O detalhamento

Leia mais

CHAPAS METÁLICAS - SOLDAGENS - DESENHOS DO SOLIDWORKS (DETALHAMENTO)

CHAPAS METÁLICAS - SOLDAGENS - DESENHOS DO SOLIDWORKS (DETALHAMENTO) CHAPAS METÁLICAS - SOLDAGENS - DESENHOS DO SOLIDWORKS (DETALHAMENTO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Chapas Metálicas (12) Lição 1 Método de flange de chapa metálica O que são peças de chapa metálicas? Métodos de

Leia mais

Lançando a Estrutura. Entrando no Modelador Estrutural. Inserindo o desenho de arquitetura

Lançando a Estrutura. Entrando no Modelador Estrutural. Inserindo o desenho de arquitetura Lançando a Estrutura Entrando no Modelador Estrutural Toda a entrada de dados do pavimento é feito graficamente no Modelador Estrutural. Para inicializá-lo, selecione o pavimento Tipo (1) ative o sistema

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0 05/2017 Versão 1.0 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 3) Ferramenta Snap... 5 4) Selecionar geometrias... 6 5) Editar uma geometria...

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

LUMISOFT (Guia do usuário)

LUMISOFT (Guia do usuário) LUMISOFT (Guia do usuário) * O guia de utilização do Novo Lumisoft fornece informações completas sobre o seu uso, orientando os usuários sobre os novos recursos do programa, instruções, dicas e muito mais.

Leia mais

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK.

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK. Aula 01 Criando Novo Projeto, Introdução Manual de Dados na Caderneta de Campo, Importação de Arquivos Textos e Arquivos Brutos de Estações Totais, Cálculo de Poligonal Fechada. 1º Passo: Após abrir o

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOME: DATA: / / Software GeoGebra 5.0 versão desktop 1ª Parte Conhecendo

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO. Fazendo este tutorial você criará a seguinte montagem:

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO. Fazendo este tutorial você criará a seguinte montagem: SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Assembly e introduzir conceitos básicos de montagem. É importante que

Leia mais

AULA 3 TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA. Disciplina. SEM Fabricação Mecânica por Usinagem. Professores

AULA 3 TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA. Disciplina. SEM Fabricação Mecânica por Usinagem. Professores AULA 3 TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA Disciplina SEM 0560 - Fabricação Mecânica por Usinagem Professores Alessandro Roger Rodrigues Renato Goulart Jasinevicius DEFINIÇÕES Tolerância Dimensional: não garante a obtenção

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (III): Fundamentos para Conjuntos. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca

Introdução ao SolidWorks (III): Fundamentos para Conjuntos. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução ao SolidWorks (III): Fundamentos para Conjuntos João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Componente a Montar (exemplo): @2014 JST/JOF CFAC: Introdução ao SolidWorks (III): Fundamentos

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (III): Fundamentos para Conjuntos

Introdução ao SolidWorks (III): Fundamentos para Conjuntos Introdução ao SolidWorks (III): Fundamentos para Conjuntos João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Componente a Montar (exemplo): @2014 JST/JOF CFAC: Introdução ao SolidWorks (III): 2 JST/JOF

Leia mais

Após seleção do arquivo, o programa exibe um diá projeto. Diálogo de propriedades do arquivo Pressionando-se OK, será adicionada uma entrada título, s

Após seleção do arquivo, o programa exibe um diá projeto. Diálogo de propriedades do arquivo Pressionando-se OK, será adicionada uma entrada título, s Aplica-se às versões: Lumine Assunto Como faço para inserir uma nova planta arquitetô Artigo Durante a elaboração de um projeto, muitas vezes edificação é modificada por solicitação do clien Se o projeto

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Aula 09 - Tutorial 07 Montagem do Motor

Aula 09 - Tutorial 07 Montagem do Motor DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2014 Aula 09 - Tutorial 07 Montagem do Motor Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas

Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas Introdução ao SolidWorks (I): João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Bibliografia n SolidWorks 2014 Teacher Guide SolidWorks n SolidWorks 2014 Student Workbook SolidWorks n Help da aplicação

Leia mais

ProE/ Creo Criação e montagem do mecanismo Limpador de para-brisas 1 palheta

ProE/ Creo Criação e montagem do mecanismo Limpador de para-brisas 1 palheta ProE/ Creo Criação e montagem do mecanismo Limpador de para-brisas 1 palheta 1 1 Criação da base (Crie no diretório de trabalho uma pasta Montagem_1 para salvar as peças) 1.1 Desenhando a seção no ambiente

Leia mais

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice Adaptado de: Denis Lopes Souza & Carlos Alberto Fortulan 2005 Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 11 Formatação... 2 Guias e Réguas... 2 Definindo ações a objetos... 2 Botões de ação... 4 Inserindo Cabeçalho e Rodapé... 4 Propriedades... 5! Informações Gerais... 5! Informações de Resumo...

Leia mais

Cotagem é a indicação das medidas da peça em seu desenho conf. a norma NBR Para a cotagem de um desenho são necessários três elementos:

Cotagem é a indicação das medidas da peça em seu desenho conf. a norma NBR Para a cotagem de um desenho são necessários três elementos: Cotagem Cotagem é a indicação das medidas da peça em seu desenho conf. a norma NBR 10126. Para a cotagem de um desenho são necessários três elementos: Linhas de cota são linhas contínuas estreitas, com

Leia mais

ÍNDICE Montagem de conjunto... 2 Estrutura de produto... 3 Estratégias para criação da estrutura do produto...4 Quando devemos utilizar bottom-up

ÍNDICE Montagem de conjunto... 2 Estrutura de produto... 3 Estratégias para criação da estrutura do produto...4 Quando devemos utilizar bottom-up DAC 7 DESENHO E MANUFATURA AUXILIADO POR COMPUTADOR NOTAS DE AULA PROF. DANIEL CAMUSSO 2007 REVISÃO 01 ÍNDICE Montagem de conjunto... 2 Estrutura de produto... 3 Estratégias para criação da estrutura do

Leia mais

Estacas Retangulares (Barretes)

Estacas Retangulares (Barretes) Estacas Retangulares (Barretes) Este exemplo tem o objetivo de demonstrar o processo de entrada de dados e processamento de projetos estruturais que já possuem os elementos de fundações lançados. O edifício

Leia mais

Após seleção do arquivo, o programa exibe um diá projeto. Diálogo de propriedades do arquiv Pressionando-se OK, será adicionada uma entrada título, so

Após seleção do arquivo, o programa exibe um diá projeto. Diálogo de propriedades do arquiv Pressionando-se OK, será adicionada uma entrada título, so Aplica-se às versões: Assunto HY2000, HY2002, HYv4 Como faço para inserir uma nova planta arquitetô instalações hidráulicas e sanitárias? Artigo Durante a elaboração de um projeto, muitas vezes edificação

Leia mais

Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva.

Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Construir a espiral logarítmica. A espiral logarítmica é uma espiral cuja equação polar é dada por r=ae bt, onde r é a distância

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II DESENHO DE CORTES DE PEÇAS EM CAD Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

Entrada de dados. Criação do edifício novo

Entrada de dados. Criação do edifício novo Entrada de dados Após a instalação do TQS é criado um ícone na Área de Trabalho do Windows com o símbolo TQS e colocada uma entrada do menu "Iniciar" "Programas". Para iniciar o TQS, dê um duplo clique

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

Gráfico de barras e linhas: como fazer

Gráfico de barras e linhas: como fazer Este tutorial tem como objetivo mostrar o passo a passo para a criação do gráfico de barras e linhas usando o conceito de Pareto no Excel 2010. O gráfico de Pareto é um gráfico de colunas que coloca em

Leia mais

Curso Técnico em Eletromecânica

Curso Técnico em Eletromecânica Curso Técnico em Eletromecânica Edição 2009-2 2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS DE ARARANGUÁ

Leia mais

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava TUTORIAL 15 SHEET METAL Modelando uma trava O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

Lançando no Modelador

Lançando no Modelador Lançando no Modelador Acessando os Elementos Inclinados no Modelador Como o lançamento das vigas, pilares e lajes já foram efetuados, precisamos completar o Modelo Estrutural fazendo o lançamento dos elementos

Leia mais

CONJUNTOS MECÂNICOS. Figura 1. Representação de conjunto mecânico usando vistas ortográficas.

CONJUNTOS MECÂNICOS. Figura 1. Representação de conjunto mecânico usando vistas ortográficas. CONJUNTOS MECÂNICOS Tão importante quanto conhecer os elementos de máquinas e projetá-los, é saber representar graficamente e interpretar esses elementos em desenhos técnicos. Máquinas (torno mecânico,

Leia mais

CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD. Comando APARAR/TRIM

CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD. Comando APARAR/TRIM CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD Profa. Dra. KELLY JOHANA DUSSÁN MEDINA desenhotecnico.iq@gmail.com desenho-tecnico-eq9.webnode.com ENGENHARIA QUÍMICA 2019 Barra Modificar Comando Aparar/Trim (Corta objetos)

Leia mais

1 Iniciar o ProE e selecionar o diretório de trabalho com (Set Working Directory).

1 Iniciar o ProE e selecionar o diretório de trabalho com (Set Working Directory). RODA_passo_a_passo (Versão completa não revisada: Colaborações ou duvidas...crespo@pucrs.br) Fornece as informações passo a passo para construir a Roda.prt. As dimensões da Roda são fornecidas nos desenhos

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas

Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas Introdução ao SolidWorks (I): João Manuel R. S. Tavares / JOF Bibliografia SolidWorks 2009 Teacher Guide SolidWorks SolidWorks 2009 Student Workbook SolidWorks SolidWorks Tutorials (Help da aplicação)

Leia mais

Exemplo_1 Construir um acionamento onde a engrenagem 1 com 20 dentes aciona a engrenagem 2 com 40 dentes. Dados: m = 6 e φ = 20

Exemplo_1 Construir um acionamento onde a engrenagem 1 com 20 dentes aciona a engrenagem 2 com 40 dentes. Dados: m = 6 e φ = 20 ENGRENAGENS COM Pro/ENGINEER 1 1 - Engrenagem cilíndrica de dentes retos 1.1- Relações para engrenagens cilíndricas de dentes retos m = módulo Z = número de dentes dp = m. Z (diâmetro primitivo) p = m.

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Prof Thiago Neitzke. São 110 videoaulas, ogibagyte. Domine o solidworks, uma das ferramentas mais usadas no mundo para modelar peças, carrocerias etc.

Prof Thiago Neitzke. São 110 videoaulas, ogibagyte. Domine o solidworks, uma das ferramentas mais usadas no mundo para modelar peças, carrocerias etc. Preço R$ 129.00 + frete Compre aqui Prof Thiago Neitzke. São 110 videoaulas, ogibagyte. Domine o solidworks, uma das ferramentas mais usadas no mundo para modelar peças, carrocerias etc. Domine o solidworks,

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep

Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Elemento de Revolução Um elemento de revolução, é criado por rotação de um perfil de esboço

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II PLANTA BAIXA Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio Grande do Sul - BR

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

SISTEMAS DE COTAGEM 29/8/2009. Sistemas de Cotagem Aspectos gerais. Sistemas de Cotagem Aspectos gerais. Sistemas de Cotagem Aspectos gerais

SISTEMAS DE COTAGEM 29/8/2009. Sistemas de Cotagem Aspectos gerais. Sistemas de Cotagem Aspectos gerais. Sistemas de Cotagem Aspectos gerais Aspectos fundamentais da aprendizagem da cotagem: Elementos da cotagem Seleção das cotas a inscrever nos desenhos Posicionamento das cotas, Arq. MSc Eng. Civil Sistemas de Cotagem Aspectos gerais Sistemas

Leia mais

AULA 3 TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA. Disciplina. SEM Fabricação Mecânica por Usinagem. Professores

AULA 3 TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA. Disciplina. SEM Fabricação Mecânica por Usinagem. Professores AULA 3 TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA Disciplina SEM 0560 - Fabricação Mecânica por Usinagem Professores Alessandro Roger Rodrigues Renato Goulart Jasinevicius DEFINIÇÕES Tolerância Dimensional: não garante a obtenção

Leia mais

APOSTILA 3D (notas de aula)

APOSTILA 3D (notas de aula) PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 3D (notas de aula) Prof a. Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco Porto Abril 2010 1 Professores Prof a Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco

Leia mais

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 AULA 4 Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 Conteúdos Estruturantes: Números e Álgebra / Geometrias Conteúdo Básico: Sistemas lineares / Geometria espacial

Leia mais

AGRIMENSURA I FERRAMENTAS DE DESENHO NO DATAGEOSIS

AGRIMENSURA I FERRAMENTAS DE DESENHO NO DATAGEOSIS AGRIMENSURA I FERRAMENTAS DE DESENHO NO DATAGEOSIS Prof. Flavio Boscatto 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Este material didático tem como objetivo apresentar os itens básicos de desenho do programa Datageosis,

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA TORNO MEC. HORIZONTAL (NOMENCL./CARACT./ACESSÓRIOS) DEFINIÇÃO: É a máquina-ferramenta usada para trabalhos de torneamento, principalmente de metais que, através da realização

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. TEXTO: A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas,

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Exemplo 1 Introdução a esboços

Exemplo 1 Introdução a esboços Exemplo 1 Introdução a esboços Neste exemplo iremos desenhar e criar, da forma mais simples possível, uma peça sólida. Todo sólido sempre irá partir de um esboço, também conhecidos como croqui pelos desenhistas

Leia mais

Comandos básicos do AutoCAD

Comandos básicos do AutoCAD Curso: Engenharia Ambiental Disciplina: Desenho técnico e Geometria Descritiva Professor: Luiz Antonio do Nascimento Aluno: Período: Manhã Aula: Data: RA: 1. Linhas Comandos básicos do AutoCAD Existem

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS SUPERIORES DE GESTÃO TECNOLÓGICA MANUAL DE FORMATAÇÃO DO PIM SÃO PAULO 2011 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como objetivo, oferecer

Leia mais

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II SolidWorks Tutorial 1 EIXO Disciplina: Desenho Técnico II Prof.: Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8 Para ser usado com SolidWorks Educacional Release 2008-2009. Eixo Este primeiro exercício

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

Definições das opções Ferramentas, Opções Ferramentas, Opções Opções do Sistema Propriedades do Documento Opções do Sistema

Definições das opções Ferramentas, Opções Ferramentas, Opções Opções do Sistema Propriedades do Documento Opções do Sistema Deseja reduzir ainda mais o tempo gasto em um determinado projeto? Este documento tem por objetivo mostrar um passo-a-passo a ser realizado para a criação de Templates no SOLIDWORKS. Definições das opções

Leia mais