Aprenda a usar o VMware Parte 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aprenda a usar o VMware Parte 1"

Transcrição

1 Materiais de Apoio Curso: Hardware Descrição/Objetivo: Instalação de maquina virtual. Aula: Elaborador: Bruno A, Gonçalves Unidade: Nova Granada SP. Data: Aprenda a usar o VMware Parte 1 Imagine você, sentado a frente de seu micro em casa e, somente com ele, conseguir ter acesso a inúmeros sistemas operacionais na tela do seu monitor. E todos eles ainda ligados em rede!! Opa! Como assim?! Tudo isso é possível através da utilização de um único software! Vamos neste artigo falar, nada mais, nada menos, sobre um dos assuntos mais interessantes dos últimos tempos: criação de Máquinas Virtuais através do software VMware. O VMware é, sem dúvidas, um dos softwares mais bem elaborados dos últimos tempos. Ele permite a emulação de vários sistemas operacionais ao mesmo tempo sobre um sistema host, utilizando para isto o conceito de máquinas virtuais. Para que você entenda melhor, imagine um micro com o Windows XP Professional instalado e sobre ele instalarmos o VMware. Ele possibilitará a criação de várias máquinas virtuais com seus próprios sistemas operacionais, inclusive Linux. É como se tivesse mais de uma máquina, porém tendo-se apenas uma. Pode parecer um pouco complicado mas vamos explicar melhor todo o assunto. Para entendermos melhor a funcionalidade do VMware, precisamos entender o conceito de máquina virtual: cada máquina virtual funciona como um micro inteiro, contendo processador, memória, disco, vídeo, som, porém tudo sendo emulado pelo VMware. Uma máquina virtual pode ainda usar, de forma simultânea com o sistema host, as unidades de disquete e CD-ROM. Quando falamos de sistema host, queremos nos referenciar ao micro físico que possui seu próprio sistema operacional e que serve de base para a instalação do VMware. Do ponto de vista do sistema host, cada máquina virtual é um arquivo criado pelo VMware. Com isso, podese levar uma máquina virtual de um micro para outro sem problemas. Outro ponto muito interessante (se não o principal) é a possibilidade de ligação entre o sistema host e todas as máquinas virtuais como se estivessem numa rede tradicional sendo cada qual com seu endereço IP. Por exemplo, podemos ter um servidor com o Windows Server 2003 e vários clientes (as máquinas virtuais criadas) todos ligados na mesma rede. É muito interessante para testes de funcionalidade de recursos de um servidor (DHCP, proxy e outros) ou para testes de rede entre sistemas operacionais diferentes (Linux e Windows, por exemplo). Iremos ver como montar e configurar uma estrutura de máquinas virtuais em rede na próxima parte do artigo. Instalação O VMware possui três versões, porém a que nos interessa agora é o VMWare Workstation com custos de U$199. As outras duas são para servidores, e muito mais caras, chegando a custar mais de U$3000!

2 Para começarmos a instalação do VMware, antes é necessário fazermos o download do programa de instalação. O link para o download e registro é Com o registro você receberá uma chave trial para 30 dias. Depois de ter feito o download do programa de instalação, é só executá-lo e seguir os passos. Vale salientar algumas observações: - O programa de instalação lhe informará (se for o caso) que atualmente em seu sistema está ativo o recurso de autorun do CD-ROM. Como as máquinas virtuais usam de forma compartilhada o CD-ROM juntamente com o sistema host, o instalador avisa de que seria interessante desabilitar este recurso. Você deve informar se deseja ou não desabilitá-lo. - O programa de instalação informa que desde a versão 3.0 do VMware, a extensão da máquina virtual mudou. Então ele pergunta se você deseja varrer seu disco a procura de extensões antigas para a conversão. Depois de seguir estes passos, o programa irá concluir a instalação do VMware. Nada muito complicado, não é mesmo! Criando Máquinas Virtuais Ao executar o programa, aparecerá a tela do console do VMware (figura 1): Figura 1 Nosso próximo passo será a criação de máquinas virtuais. Clicando em New Virtual Machine será iniciado um assistente para a criação de máquinas virtuais. Primeiro, ele pergunta se deseja criar uma máquina virtual com as configurações típicas ou se deseja configurar algumas opções avançadas. Iremos criar uma máquina virtual simples e depois poderemos configurá-la na unha.

3 O passo seguinte é informar qual sistema operacional será instalado nessa máquina virtual. Na verdade, nada impede que escolhemos o Windows 2000 Server e depois instalarmos o Windows 98. A única coisa que muda de uma configuração para outra é a quantidade de memória que o VMware aconselha para cada sistema operacional. Por exemplo, se escolhermos uma máquina virtual para rodar o Windows 98, o VMware inicia a maquina com 96 MB. Já com o Windows XP Professional, é reservado 160 MB. Porém estes valores podem ser mudados mais tarde. Outra questão é que essa quantidade de memória é retirada da memória do sistema host. Portanto, se temos no micro 256 MB de memória e instalamos uma máquina virtual com 96 MB, sobrará 160 MB para o meu sistema host. E logicamente, se eu tenho pouca memória no meu sistema host, não será reservado muita memória para a máquina virtual. Muito legal esta parte do software. Na próxima etapa, o VMware lhe pede um nome para sua máquina virtual e o local no seu sistema host onde ela vai ficar. Sempre é sugerido pelo VMware o nome do próprio Sistema Operacional que foi escolhido anteriormente. Já o local, por default, é a pasta My Virtual Machines que é criada na pasta Meus documentos. Agora, será necessário informar que tipo de conexão de rede você deseja colocar para sua máquina virtual. As opções são: Use bridged networking: é criada uma ponte entre a máquina virtual e a rede a qual o sistema host pertence. A máquina virtual terá seu próprio endereço IP e suas configurações de rede, como nome, por exemplo; Use networking addres translation (NAT): é criada uma conexão direta entre o sistema host e a máquina virtual, e há também o compartilhamento do endereço IP do sistema host para acesso da rede externa ou internet por parte da máquina virtual; Use host-only networking: semelhante ao NAT, porém a máquina virtual não terá acesso à rede externa ou internet; Do not use networking connection: não haverá conexão de rede entre o sistema host e a máquina virtual; Após seguir estes passos sua máquina virtual estará pronta!

4 Figura 2 Porém, a máquina virtual foi criada com as configurações padrões pré-determinadas pelo próprio VMware. Podemos configurar agora algumas opções importantes da máquina virtual. Para isto, selecione a máquina virtual no painel a esquerda (figura 2) e clique em Edit virtual machine settings no painel a direita. Irá aparecer a seguinte tela, como demonstrada na figura 3:

5 Figura 3 Aparece uma lista dos itens de hardware que estão presentes atualmente na máquina virtual e que podem ser configurados. Clicando no botão Add..., irá aparecer um assistente onde podemos adicionar novos itens de hardware (figura 4). Você pode adicionar, por exemplo, portas paralelas e serias à sua máquina virtual.

6 Figura 4 Importante dizer que, depois que a máquina virtual é criada, não é possível alterar o tamanho do disco. Para colocar um tamanho diferente de 4.0 MB (valor default), deve-se escolher a opção Custom no momento em que a máquina virtual está sendo criada. Assim, pode-se escolher o tamanho do disco e outras opções, como quantidade de memória e tipo do disco (disco virtual usado pelo VMware ou uma partição do HD do micro). Agora que a máquina virtual está criada, podemos começar a instalação do sistema operacional. Selecionando a máquina virtual no console do VMware, no painel esquerdo, clique em Start this virtual machine no painel direito (figura 2). Depois de alguns instantes é iniciado o processo de boot da máquina virtual (figura 5).

7 Figura 5 Se for necessário, existe até mesmo um Setup da máquina virtual, onde é possível configurar qualquer opção de um Setup normal. Para a instalação do sistema operacional é só seguir todos os passos de uma instalação em um micro. Não muda nada (figura 6). Até mesmo o boot por um CD de instalação é possível.

8 Figura 6 Após a instalação, a máquina virtual estará pronta para o funcionamento (figura 7). Figura 7

9 VMware Tools Após a instalação do sistema operacional, nem todos os dispositivos de hardware estarão prontos para funcionar. É como se estivesse instalado um sistema operacional em um micro e ainda não tivesse instalado os respectivos drivers. Porém, os dispositivos de hardware que são usados nas máquinas virtuais são emulados pelo VMware, logo também são dispositivos virtuais. Para instalar o conjunto de drivers desses dispositivos virtuais, usa-se o VMware Tools. Para instalá-lo, deve-se iniciar a máquina virtrual e, depois que o boot estiver completo, clique em VM\Install VMware Tools. Figura 8 Após a instalação, o programa pede para reinicializar o sistema e depois do boot, todos os drivers já estarão prontos para o funcionamento. Configurando Rede no VMware Sem dúvidas, a grande atração do VMware é a possibilidade de ligação do sistema host e das máquinas virtuais em rede. Na verdade, se seu sistema host já estiver ligado em uma rede externa, nada impede que as máquinas virtuais ingressem nessa mesma rede. Inclusive, é possível montar uma rede completa (com servidor de impressão, servidor DHCP, Active Directory e etc.) em um único micro. As possibilidades são diversas, tudo dependendo das configurações de rede para cada máquina virtual e para o VMware como um todo. Existem três tipos de conexão entre uma máquina virtual e o sistema host: Bridge Bridged NAT Host-only

10 É a forma mais fácil de ligação da máquina virtual com uma rede. Essa conexão utiliza o adaptador de rede do sistema host como uma ponte para a rede externa. Um detalhe importante é que se o sistema host estiver fora de uma rede, esse tipo de conexão entre a máquina virtual e o sistema host não funcionará. O motivo para isso é que como o adaptador de rede do sistema host é a porta de entrada da máquina virtual, ele precisa estar ativado. E ele só pode ser ativado quando estiver conectado a uma rede. Para fins de teste, você poderia ligar o sistema host a um hub comum. Na verdade só existirá um micro ligado ao hub, mas isso será o bastante para ativar o adaptador. Outro macete seria instalar uma segunda placa de rede no micro e ligar um cabo cross-over entre as duas placas. Para aprender um pouco mais sobre cabos, máquinas em rede, criação de redes leiam o E-Book disponível através do endereço eletrônico: Uma vez que a exigência de ter o adaptador de rede do sistema host ativado for cumprida, o primeiro passo para fazermos nossa primeira rede com VMware é configurar um endereço IP no sistema host. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Meus locais de rede (esse nome pode mudar dependendo do sistema operacional do sistema host) e depois clique em Propriedades. Será mostrada a janela a seguir: Figura 1 Nessa janela, a conexão de rede referente ao adaptador de rede do sistema host é Conexão Local. Clique com o botão direito nesse ícone e clique em Propriedades. Será mostrada a janela de configuração de rede desse adaptador:

11 Figura 2 Na lista de itens usados nessa conexão de rede procure Protocolo TCP/IP e dê um duplo clique ou selecione-o e clique em Propriedades.

12 Figura 3 Configure o IP conforme a janela acima. Configure também a máscara de sub-rede com Clique em OK em todas as janelas e assim o adaptador de rede já estará configurado. Agora, nosso próximo passo é configurar o tipo de conexão de rede utilizada na máquina virtual. A única coisa a fazer é, com a máquina virtual desligada, abrir o VMware, clicar em VM\Settings... Nessa janela, clique no item NIC 1 na lista à esquerda, conforme a janela abaixo:

13 Figura 4 À direita, escolha a opção Bridged. Clique em OK e inicie a máquina virtual. Quando a máquina estiver aberta, faça o mesmo que foi feito no sistema host: configure um endereço IP no adaptador de rede da máquina virtual. Configure o endereço IP Depois de seguir estes passos, sua máquina virtual já estará na rede. Para testarmos essa configuração, na máquina virtual, clique em Iniciar\Executar... Digite CMD e aparecerá um Prompt do DOS. Digite ping t. Se a conexão estiver correta, a tela do DOS ficará assim:

14 Figura 5 Utilize o comando Ping no sistema host também para testar se o sistema host consegue enxergar a máquina virtual na rede. Se existir outras máquinas na rede além do sistema host, use novamente o Ping a partir da máquina virtual para tentar acessar essas máquinas. NAT: Quando utilizamos a conexão Bridge, precisamos de um endereço IP para a máquina virtual. Porém, existem casos em que existe um número restrito de endereços IP ou então, devido a política da empresa, não há endereços IP disponíveis para as suas máquinas virtuais. Nesse caso, podemos utilizar a opção NAT para fazermos a conexão de nossa máquina virtual com a rede. O NAT funciona da seguinte forma: o sistema host terá acesso direto à rede com seu endereço IP e, este endereço será compartilhado com as máquinas virtuais que estiverem utilizando NAT como tipo de conexão. Outra utilidade para esta conexão é quando eu tenho uma conexão com a Internet no meu sistema host. No momento que eu me conecto à Internet, esse IP que eu recebo do meu provedor de acesso à Internet é compartilhado com as máquinas virtuais e elas, automaticamente, passam a acessar a Internet. Para configurarmos a máquina virtual com NAT, clique em VM\Settings..., escolha NIC1 e selecione a opção NAT.

15 Figura 6 Agora, depois de dar o boot na máquina virtual, devemos configurar o protocolo TCP/IP para que receba o endereço IP automaticamente. Isso se explica por um motivo: para as conexões NAT e Host-only (veremos a seguir) existe no VMware um servidor DHCP. Ele distribui os endereços IP s para as máquinas virtuais quando estão configuradas para receber o endereço IP automaticamente. Por hora, será preciso saber apenas disso. Depois veremos como configurar esse servidor DHCP. Dando seqüência, entre na tela de propriedades do protocolo TCP/IP da conexão de rede da máquina virtual e escolha a opção Obter um endereço IP automaticamente.

16 Figura 7 Confirme as alterações e teste a configuração com o comando Ping. Porém antes, é preciso saber qual endereço IP está configurado no sistema host. Isso porque no caso do NAT, o VMware não utiliza o adaptador de rede físico do sistema host, mas sim uma nova conexão criada pelo VMware chamada VMware Network Adapter VMnet8. Entre nas propriedades de rede do sistema host e acesse as propriedades de TCP/IP dessa conexão.

17 Figura 8 Normalmente, o IP configurado pelo VMware na conexão VMnet8 (a do NAT) é Portanto, na máquina virtual, abra o prompt do DOS e digite ping Se responder, a conexão está OK. Agora, como fazer para testar a conexão a partir do sistema host se a máquina virtual foi configurada para receber o IP automaticamente? Para saber qual endereço IP foi atribuído à máquina virtual, digite ipconfig no prompt de comando. Normalmente, o IP atribuído à primeira máquina virtual com NAT é Utilize o comando ping (ou outro IP, se for o caso) e teste a conexão.

18 Figura 9 Agora para testarmos a funcionalidade do NAT, abra uma conexão dial-up no sistema host e conecte-a a Internet. Na máquina virtual, abra o Internet Explorer e tente acessar um site qualquer. Outro teste é tentar acessar a rede externa ou até mesmo o adaptador de rede do sistema host. Anteriormente, deixamos configurado esse adaptador com o IP Utilize o comando ping Você obterá resposta! Host-only: Funciona da mesma forma que o NAT, com a exceção de que a máquina virtual não terá acesso a nenhuma rede externa, só ao sistema host. No mais, funciona e é configurado da mesma forma: no console do VMware, configura-se a opção NIC 1 para Host-only e na máquina virtual configura-se o adaptador de rede para receber o endereço IP automaticamente.

19 Figura 10 Para saber qual endereço IP está sendo utilizado nessa conexão por parte do sistema host, entre nas propriedades da conexão VMware Network Adapter VMnet1. Normalmente, o IP configurado nessa conexão é Depois disso, utilize o comando ipconfig para saber qual endereço IP foi atribuído à máquina virtual. Provavelmente, o IP será Utilize o comando ping para testar a conexão. Tente também acessar outras máquinas da rede a partir da máquina virtual e você verá que isso não é possível. Não haverá acesso nem mesmo o adaptador físico do sistema host. Utilize o comando ping (ou outro IP que esteja configurado) e não será obtida resposta. Configurações de Rede Virtual Como vimos, o VMware monta toda uma estrutura de rede no sistema host quando é instalado, como por exemplo, as conexões para NAT e Host-only. Ele também possui uma estrutura de um servidor DHCP para distribuir endereços IP para as máquinas virtuais. Para podermos configurar estas opções, no console do VMware, clique em Edit\Virtual Network Settings. Será apresentada a janela a seguir:

20 Figura 11 Na primeira guia, são apresentadas as configurações de rede do VMware para o sistema host. Vale lembra que tudo que for configurado aqui é válido para todas as máquinas virtuais. Na lista são mostradas todas as conexões de rede do sistema host. Na verdade não é possível visualizar a conexão VMnet0, mas ela existe, utilizando o adaptador de rede físico do sistema host. Concluísse, então, que ela é usada quando configuramos a máquina virtual para utilizar Bridge como forma de conexão. As demais conexões (VMnet1 e VMnet8) são usadas para Host-only e NAT, conforme vimos anteriormente. Na guia Automatic Bridging é possível escolher, se o sistema host tiver mais de um, quais adaptadores de rede físicos não vão ser utilizados como ponte para VMnet0. No entanto, pode-se deixar que o VMware procure um adaptador de rede automaticamente para esta função.

21 Figura 12 Em Host Virtual Network Mapping é que vai ser escolhido qual adaptador vai ser utilizado por qual conexão. Como padrão, VMnet0 aparece configurada com o adaptador de rede do sistema host, VMnet1 aponta para a conexão criada com o mesmo nome em Meus locais de rede no sistema host e o mesmo ocorre com VMnet8. Nota-se que há espaço para a criação de novas conexões. Por exemplo, se nós tivéssemos mais de um adaptador de rede no sistema host, poderíamos configurá-lo para algumas das VMnet s disponíveis.

22 Figura 13 Ao lado de cada conexão, aparece um botão para ser configurado qual IP que ele vai possuir e qual faixa de IP que vai ser distribuído pelo DHCP quando essa conexão for atribuída à máquina virtual. Por exemplo, em VMnet1, clique no botão ao lado e escolha a opção Subnet. Nessa tela é possível escolher a subnet que essa conexão vai criar. Perceba que o endereço IP que está descrito é , ou seja, no momento em que esta conexão for usada, a máquina virtual vai, obrigatoriamente, possuir um IP que esteja entre e Por padrão, será atribuído à conexão VMware Network Adapter VMnet1. Figura 14 O mesmo ocorre com VMnet8. Sua subnet é e o endereço é atribuído à VMware Network Adapter VMnet8. Lembre-se que estes números são os endereços default que o VMware distribue, podendo ser mudado de acordo com a necessidade. Clicando no botão ao lado da conexão e depois em DHCP, aparece a configuração do array de endereços que vão ser distribuídos pelo servidor DHCP às conexões de rede das máquinas virtuais. Também é configurado aqui o tempo de duração de um endereço IP para os clientes (máquinas virtuais).

23 Figura 15 Já em VMnet8, aparece uma terceira opção, que é NAT. Aqui pode-se alterar configurações mais avançadas do servidor NAT. Figura 16 Em Host Virtual Adapters, pode-se incluir novos adaptadores virtuais (VMnet2 a VMnet7), habilitar, desabilitar ou remover os já existentes.

24 Figura 17 Em DHCP, pode-se incluir novos adaptadores para receberem endereços IP através do servidor DHCP. Também é possível parar o serviço ou reiniciá-lo.

25 Figura 18 Em NAT, também é possível parar ou reinicar o serviço, além da possibilidade de edição das mesmas configurações de NAT vistas anteriormente.

26 Figura 19 Conclusão Após este estudo, podemos concluir que o VMware é uma grande ferramenta para diversos fins. Ele é muito útil para estudo, atendendo desde os usuários iniciais que querem aprender como funciona este ou aquele sistema operacional, até aquele usuário mais avançado, que deseja estudar recursos de rede em um ambiente Windows ou Linux (ou ambos e outros mais). Sem dúvidas, é uma ferramenta indispensável para os programadores, que precisam testar seus softwares em várias versões do mesmo sistema operacional

T.I. para o DealerSuite: Servidores Versão: 1.1

T.I. para o DealerSuite: Servidores Versão: 1.1 T.I. para o DealerSuite: Servidores Versão: 1.1 Lista de Figuras T.I. para o Dealer Suite: Servidores Figura 1 Tela Principal do ESXi...4 Figura 2 Tela VMware Player...5 Figura 3 Arquivo /etc/exports do

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2015 Índice Introdução... 2 Windows 8... 3 Windows 7... 11 Windows VISTA...

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Birigui SP Setembro - 2013 1. Configurando o Ambiente. Este documento mostra como configurar o ambiente do GigaChef para usar o Tablet

Leia mais

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas ,QVWDODomR 5HTXLVLWRV0tQLPRV Para a instalação do software 0RQLWXV, é necessário: - Processador 333 MHz ou superior (700 MHz Recomendado); - 128 MB ou mais de Memória RAM; - 150 MB de espaço disponível

Leia mais

Passos para a instalação

Passos para a instalação Manual de Instalação da Comanda Eletrônica Arquivos para instalação no computador.net Framework 3.5 ActiveSync (programa que vem junto com o Pocket que faz a integração do aparelho com o computador do

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC O primeiro passo para fazer a instalação do Millennium Basic é fazer o download dos programas executáveis para a máquina do usuário. Acesse o portal de conteúdo

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR XD EM AMBIENTES MICROSOFT WINDOWS

MANUAL DO INSTALADOR XD EM AMBIENTES MICROSOFT WINDOWS MANUAL DO INSTALADOR XD EM AMBIENTES MICROSOFT WINDOWS Está disponível a partir da versão 2014.73 do XD Rest/Pos/Disco um novo formato no instalador em ambientes Microsoft Windows. O instalador passa a

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS Revisão 05 setembro/2014 Versão do Firmware: 2.1.8 Versão do software Osciloscópio para Windows: 2.0.19 1. Sumário 1.Introdução...3

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAT DIMEP PDV CAKE

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAT DIMEP PDV CAKE MANUAL DE INSTALAÇÃO SAT DIMEP PDV CAKE INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO O procedimento de instalação do SAT (Dimep) é bastantes simples, para equipamentos Dimep basta seguir as etapas abaixo. 1. Instalação do

Leia mais

SOFTWARE VIAWEB. Como instalar o Software VIAWEB

SOFTWARE VIAWEB. Como instalar o Software VIAWEB SOFTWARE VIAWEB Como instalar o Software VIAWEB O Software VIAWEB é na verdade um receptor de eventos. A única diferença é que os eventos são recebidos via INTERNET. Portanto, a empresa de monitoramento

Leia mais

Sobre o Visual C++ 2010

Sobre o Visual C++ 2010 O Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software, suportando diversas linguagens como C#, C++, C, Java, Visual Basic, etc. Nesta série de tutoriais vou focar apenas

Leia mais

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof.: Patricia Magalhães - Comp.: Hardware e Software 1 2 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof. Patrícia G. P. Magalhães Faça Backup antes de iniciar a formatação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SÁ DA BANDEIRA SANTARÉM

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SÁ DA BANDEIRA SANTARÉM ESCOLA SECUNDÁRIA DE SÁ DA BANDEIRA SANTARÉM MINEDU Manual de configuração da rede sem fios 1 - Configuração do cliente para Windows Exemplo de configuração de 802.1x com Certificados de Servidor para

Leia mais

Parametrização do Banco de Dados PROGRESS Base de Dados Origem

Parametrização do Banco de Dados PROGRESS Base de Dados Origem A conversão dos dados do TMS 4.01 para o SIGAGFE Gestão de Frete Embarcador utiliza uma conexão de dados ODBC. Parametrização do Banco de Dados PROGRESS Base de Dados Origem 1. Configurar a base de dados

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02

Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02 Guia de Instalação Rápida TEW-623PI 3.02 Índice Português 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 3. Usando o Adaptador Wireless 4 Troubleshooting 5 Version 02.05.2010 1. Antes de Iniciar Português Conteúdo

Leia mais

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Página 1 de 16 Índice DonD - Sistema para Teste de Acuidade Visual...3 Componentes do Produto...4 Instalação...5 Abrindo o sistema do DonD...5 Configuração...6

Leia mais

Área Microinformática. Método 1 de 12: Usando o Windows Vista, 7, ou 8

Área Microinformática. Método 1 de 12: Usando o Windows Vista, 7, ou 8 Assunto Endereço MAC Área Microinformática Autor Abelad Manual para usuários Revisão 1 Data alteração 10/12/2014 Método 1 de 12: Usando o Windows Vista, 7, ou 8 1. 1- Conecte-se a uma rede. Este método

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar computador para o IIS... 3 3. Configurar o serviço do IIS (Servidor Web)... 5 4. Instalar mymix Mobile no Coletor... 7 5. Configurar

Leia mais

Network Camera. Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura.

Network Camera. Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura. 4-441-095-71 (1) Network Camera Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura. 2012 Sony Corporation Índice Salvar

Leia mais

VIRTUALIZAÇÃO CORPORATIVA

VIRTUALIZAÇÃO CORPORATIVA VIRTUALIZAÇÃO CORPORATIVA O modelo de virtualização corporativa utilizando o sistema Xen Server sera demostra novamente com o uso da ferramente virtual box de forma que, seja possível a demostração dos

Leia mais

Guia de Instalação. Driver Gráfico de Impressão for WINDOWS

Guia de Instalação. Driver Gráfico de Impressão for WINDOWS Guia de Instalação Driver Gráfico de Impressão for WINDOWS Índice Apresentação...5 Documento...5 Modelos de Driver...5 Compatibilidade com Windows...5 Instalação...6 Configuração...12 Configuração da

Leia mais

Configurar Thin Client X1 e X1W

Configurar Thin Client X1 e X1W Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO!

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! O QUE É O OI CLOUD? O Oi Cloud é um serviço de armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Esses arquivos ficarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo,

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MX531 Sistema Operacional Windows 1 Preparando para Conectar a Multifuncional na Rede Requisitos da Rede Antes de conectar sua multifuncional

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Mac OS 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Mac OS Preparando para Conectar Minha Multifuncional

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Introdução Protegido... 3 3 Instalação do APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 Local de instalação do Filho Protegido... 5 3.2 Tela de

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

INSTALAÇÃO DO DRIVER DA PLOTTER DE RECORTE GCC LYNX / PUMAII / BOBCAT/ SABLE

INSTALAÇÃO DO DRIVER DA PLOTTER DE RECORTE GCC LYNX / PUMAII / BOBCAT/ SABLE INSTALAÇÃO DO DRIVER DA PLOTTER DE RECORTE GCC LYNX / PUMAII / BOBCAT/ SABLE Para instalar o dirver para a plotter de recorte no Windows 2000, siga os seguintes procedimentos: Clique no botão INICIAR,

Leia mais

www.sysdevsolutions.com Driver Next Versão 1.0 de 07-03-2011 Português

www.sysdevsolutions.com Driver Next Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Driver Next Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Índice Configuração dos documentos no Backofficce... 3 O Driver ERP Next... 6 Configurações principais... 6 Configurações do vendedor... 7 Configurações do

Leia mais

PROCEDIMENTO INSTALAÇÃO SINAI ALUGUEL

PROCEDIMENTO INSTALAÇÃO SINAI ALUGUEL 1º Passo: Baixar o arquivo http://www.sinaisistemaimobiliario.com.br/instalar/instalador_aluguel.rar. 2º Passo: No SERVIDOR ao qual o sistema deverá ser instalado: a) Criar uma pasta, preferencialmente

Leia mais

Seu manual do usuário HP deskjet 970c http://pt.yourpdfguides.com/dref/900013

Seu manual do usuário HP deskjet 970c http://pt.yourpdfguides.com/dref/900013 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Manual Instalação Web Services Client Web.NewHotel

Manual Instalação Web Services Client Web.NewHotel Web.NewHotel Versão: 2008-07-10 Rev. 2008-12-04 Versão de WSServer: 2008.10.27.0 Versão de WSClient: 2008.11.03.0 Versão de NewHotel: 2008.09.13 Av. Almirante Gago Coutinho, 70 1700-031 Lisboa PORTUGAL

Leia mais

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Relacionamento e Gestão do Conhecimento Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Criação de Etiquetas passo a

Leia mais

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema Abaixo explicamos a utilização do sistema e qualquer dúvida ou sugestões relacionadas a operação do mesmo nos colocamos a disposição a qualquer horário através do email: informatica@fob.org.br, MSN: informatica@fob.org.br

Leia mais

MS1122 v3.0 Instalação e Considerações Importantes

MS1122 v3.0 Instalação e Considerações Importantes MS1122 v3.0 Instalação e Considerações Importantes O conteúdo deste documento é destinado a quem já possui algum conhecimento e deseja utilizar algumas REDEs comerciais disponíveis... V3.0 R2 Operadoras

Leia mais

Guia de Referência OPEN PROJECT Treinamento Essencial

Guia de Referência OPEN PROJECT Treinamento Essencial Guia de Referência OPEN PROJECT Treinamento Essencial Eng. Paulo José De Fazzio Junior NOME As marcas citadas são de seus respectivos proprietários. Sumário Conceitos do OpenProj... 3 Iniciando um projeto...

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

*Este tutorial foi feito para o Windows 7, mas pode ser usado em qualquer outro Windows, basta seguir o mesmo raciocínio.

*Este tutorial foi feito para o Windows 7, mas pode ser usado em qualquer outro Windows, basta seguir o mesmo raciocínio. Tutorial Sensores *Este tutorial foi feito para o Windows 7, mas pode ser usado em qualquer outro Windows, basta seguir o mesmo raciocínio. *É necessário ter o Microsoft Excel instalado no computador.

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

Experiência 04: Comandos para testes e identificação do computador na rede.

Experiência 04: Comandos para testes e identificação do computador na rede. ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Guia de início rápido do Bomgar B200

Guia de início rápido do Bomgar B200 Guia de início rápido do Bomgar B200 Este guia o orientará pela configuração inicial de seu Bomgar Box. Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo número +01.601.519.0123 ou support@bomgar.com. Pré-requisitos

Leia mais

Configuração de acesso à rede sem fios (wireless) eduroam

Configuração de acesso à rede sem fios (wireless) eduroam CICUA Configuração de acesso à rede sem fios (wireless) eduroam 1. Requisitos Este manual é aplicável com os sistemas e/ou aplicações: Microsoft Windows XP, SP2, português (PT); Placa de rede sem fios

Leia mais

MN03 - MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DA VPN PARA ALUNOS

MN03 - MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DA VPN PARA ALUNOS MN03 - MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DA VPN PARA ALUNOS SECRETARIA DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO SUBSECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Leia mais

ANEXO: Como conectar a rede

ANEXO: Como conectar a rede ANEXO: Como conectar a rede A. Como ajustar o endereço IP do DVR e abrir a porta TCP do roteador? É necessário configurar redirecionamento da porta para permitir o acesso do DVR através do roteador. 1.

Leia mais

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino DK105 GROVE Temperatura e Umidade Radiuino O presente projeto visa mostrar uma básica aplicação com o Kit DK 105 Grove. Utilizamos um sensor de umidade e temperatura Grove juntamente ao nó sensor para

Leia mais

Veeam Endpoint Backup FREE

Veeam Endpoint Backup FREE CONSULTORIA INFORMÁTICA DOWNLOAD GRATUITO Veeam Endpoint Backup FREE Visão Global do Produto Veeam Endpoint Backup FREE 1 Veeam Endpoint Backup está preparado para proteger a sua empresa. O Veeam Endpoint

Leia mais

IBRX Sistemas Eletrônicos. Manual técnico. Configuração: IBRX Módulo portão Rev 020216 2. O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão:

IBRX Sistemas Eletrônicos. Manual técnico. Configuração: IBRX Módulo portão Rev 020216 2. O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão: IBRX Portão IBRX Módulo portão Rev 020216 2 Manual técnico O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão: Servidor Cliente Online DHCP Cliente Online Cliente Offline Modo Servidor: Neste modo o módulo cria

Leia mais

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS Criação de Tabelas no Access Sumário Conceitos / Autores chave... 3 1. Introdução... 4 2. Criação de um Banco de Dados... 4 3. Criação de Tabelas... 6 4. Vinculação de tabelas...

Leia mais

Backup Exec 2012. Guia de Instalação Rápida

Backup Exec 2012. Guia de Instalação Rápida Backup Exec 2012 Guia de Instalação Rápida Instalação Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Lista de verificação de pré-instalação do Backup Exec Instalação típica do Backup

Leia mais

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL COMO ACESSAR O APLICATIVO SAFE DOC CAPTURE Acesse o aplicativo SAFE-DOC CAPTURE clicando no ícone na sua área de trabalho: SAFE-DOC Capture Digite o endereço do portal que é

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL PRIMEIROS PASSOS: PREPARANDO SEU PC PARA CONSEGUIR DESENVOLVER SEU PRIMEIRO SITE EM WORDPRESS! Parte Um Autoria e

Leia mais

Manual Banco de dados SQL Server

Manual Banco de dados SQL Server Manual Banco de dados SQL Server Introdução Serão apresentadas neste manual, as operações envolvendo uma conversão com banco de dados SQL Server. Incluindo a instalação do SQL Server Management Studio,

Leia mais

Manual de Instalação. BC-2C Módulo GPRS

Manual de Instalação. BC-2C Módulo GPRS Manual de Instalação BC-2C Módulo GPRS INTRODUÇÃO O BC-2C Módulo GPRS Pináculo é um conversor de comunicação que se conecta a qualquer painel de alarme monitorado que utilize o protocolo de comunicação

Leia mais

Basic, Everest e Braille Box. Guia de Instalação

Basic, Everest e Braille Box. Guia de Instalação Basic, Everest e Braille Box Guia de Instalação 2 PUBLICADO POR Index Braille Hantverksvägen 20 954 23, Gammelstad Suécia Telefone: +46 920 2030 80 www.indexbraille.com E POR Tecassistiva Av. Dr. Altino

Leia mais

Selecione a opção "Novo" -> "Atalho"

Selecione a opção Novo -> Atalho O Programa PHARMACOS Digital deverá ser instalado em um computador escolhido como Principal (ou Servidor) e utilizado nas Estações (ou Terminais) através de um atalho criado para o mesmo. Os computadores

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br Compre sua Câmera IP HD 1080p na Lojamundi e instale você mesmo a partir deste tutorial Modelos LIRDNS200(Teto) e LBN24(Externa) Vamos mostrar como é fácil fazer a instalação de câmeras IP e tudo de maneira

Leia mais

Manual do Usuário- Software CMS. Manual do Usuário. Software CMS. Suporte Técnico: +55 11 3230-1935

Manual do Usuário- Software CMS. Manual do Usuário. Software CMS. Suporte Técnico: +55 11 3230-1935 Manual do Usuário- Manual do Usuário 1 Manual do Usuário- Manual: - Como instalar o ( Cliente)? Execute o instalador do programa: Clique em Next : 2 Manual do Usuário- Clique em Next : Clique em Next :

Leia mais

Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7

Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7 Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7 1. Instalação do driver para o cabo de dados USB do CA - 40 1.1 - Faça o download do arquivo Windows_Driver cabo de dados.zip

Leia mais

1.0 Informações de hardware

1.0 Informações de hardware 1.0 Informações de hardware 1.1 Botões e ligações 6 1 7 2 8 3 9 4 5 6 10 1 Ligar / Desligar 2 Conetor Micro USB 3 Botão Voltar 4 Conetor Mini HDMI 5 Microfone 6 Webcam 7 Entrada para fone de ouvido 8 Botão

Leia mais

MicroWork TOUCH CHECKLIST

MicroWork TOUCH CHECKLIST Considerações Gerais O possibilita a execução diferenciada do CheckList de serviços do Veículo, com mobilidade e segurança através da captura de fotos, integradas automaticamente para o sistema MicroWork

Leia mais

Instalação de Carta de Correção Eletrônica Spalla

Instalação de Carta de Correção Eletrônica Spalla Instalação de Carta de Correção Eletrônica Spalla Introdução A Carta de Correção Eletrônica(CC-e) é um evento legal e tem por objetivo corrigir algumas informações da NF-e, desde que o erro não esteja

Leia mais

Guia PASSO-A-PASSO de Configuração

Guia PASSO-A-PASSO de Configuração IMPORTANTE! NÃO É PRECISO ESTAR CONECTADO NA INTERNET PARA FAZER A CONFIGURAÇÃO DO EQUIPAMENTO TP-LINK. Conecte o Roteador TL-MR3020, diretamente pelo cabo Rj45 (cabo de rede) e na outra ponta do cabo

Leia mais

D-Link500T. Simulador Site DLINK - Clique Aqui. D-Link500T - Alterar usuário e senha

D-Link500T. Simulador Site DLINK - Clique Aqui. D-Link500T - Alterar usuário e senha D-Link500T Simulador Site DLINK - Clique Aqui D-Link500T - Alterar usuário e senha 1 - Para configurar, digite o IP do seu modem (padrão: http://10.1.1.1 ) no seu navegador. A seguinte tela deverá aparecer:

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Como participar do processo de produção. Objetivo: Aprender os passos importantes em que eu participo. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início Parabéns Você está preste

Leia mais

O segundo passo é a instalação, abra o arquivo que esta zipado, e execute o

O segundo passo é a instalação, abra o arquivo que esta zipado, e execute o devem ser baixados paraprograma ambos os Sistemas DE TRANSFERÊNCIA Operacionais. O segundo passo é a instalação, abra o arquivo que esta zipado, e execute o arquivoo que primeiro nele se passo encontra

Leia mais

Configurando seu Modem TP-Link, 1 - Conectando os Cabos ao Modem

Configurando seu Modem TP-Link, 1 - Conectando os Cabos ao Modem Configurando seu Modem TP-Link, 1 - Conectando os Cabos ao Modem Conecte seu PC na porta LAN do Modem através de um cabo de rede conforme mostrado na figura abaixo. Conecte o cabo de telefone com conector

Leia mais

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida Por: João Paulo Almeida Criando um Site Essa foi a parte do curso que eu mais gostei, quando realizei meu primeiro site. Vamos precisar de 3 ferramentas para colocar nosso site em pleno funcionamento.

Leia mais

Número de Peça: 92P1921

Número de Peça: 92P1921 Número de Peça: 92P1921 Obrigado por adquirir o computador IBM ThinkPad X Series. Compare os itens desta lista com os itens da caixa. Se algum item estiver faltando ou estiver danificado, entre em contato

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

Abertura de Portas Evo-W108AR

Abertura de Portas Evo-W108AR Abertura de Portas Evo-W108AR Para a abertura de portas de nosso Router para Cabo, siga os seguintes passos: - Escolha no menu a opção Reglas Permitidas (Regras Permitidas) e das opções que aparecem escolha

Leia mais

Manual de Procedimentos de Acesso VPN Versão 3.2

Manual de Procedimentos de Acesso VPN Versão 3.2 Título: Código: Manual de Procedimentos de Acesso VPN Área Responsável TIRS-2 Data de Emissão 08/09/2014 Revisão 03 Página 1-17 Manual de Procedimentos de Acesso VPN Versão 3.2 DGTI/TIRS-2 Manual de Procedimentos

Leia mais

e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a e-volution Biblioteca virtual com conteúdo atualizado, multimídia e interativo Acervo customizado de acordo

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Equipe de Pesquisadores do Projeto Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Criação da Equipe do Projeto (Proposta Inicial)... 3 2.1. Inclusão e configuração do Pesquisador Responsável (PR)...

Leia mais

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia Módulo Odontologia Sumário Odontologia Este módulo contêm as informações referentes como lançar os dados do atendimento odontológico dos pacientes, bem como a(s) receita(s) a ele fornecidas e o(s) exame(s)

Leia mais

INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x

INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS 5.x Para confecção desse manual, foi usado o Sistema Operacional Windows XP Professional com SP2, Servidor Web Microsoft IIS 5.1 e Internet Explorer

Leia mais

Virtualização - Montando uma rede virtual para testes e estudos de serviços e servidores

Virtualização - Montando uma rede virtual para testes e estudos de serviços e servidores Virtualização - Montando uma rede virtual para testes e estudos de serviços e servidores Este artigo demonstra como configurar uma rede virtual para ser usada em testes e estudos. Será usado o VirtualBox

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2009/2010. Sites dinâmicos. Com Expression Web TI2009/10 EWD_1. Filipa Pires da Silva (2009)

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2009/2010. Sites dinâmicos. Com Expression Web TI2009/10 EWD_1. Filipa Pires da Silva (2009) Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2009/2010 Sites dinâmicos Com Expression Web TI2009/10 EWD_1 .ASPX vs.html HTML: HTML é uma linguagem para descrever páginas web HTML significa Hyper Text

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRINTDIAG CHIPTRONIC ELETRÔNICA DO BRASIL

MANUAL DO USUÁRIO PRINTDIAG CHIPTRONIC ELETRÔNICA DO BRASIL MANUAL DO USUÁRIO PRINTDIAG CHIPTRONIC ELETRÔNICA DO BRASIL As informações contidas neste manual têm caráter técnico/informativo e são de propriedade da CHIPTRONIC Eletrônica do Brasil LTDA. não podendo

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR 1 1 2 1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Razão Social: FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR CNPJ: 12.838.821/0001-80 Registro ANS: 41828-5 Inscrição Municipal: 130973/001-6 Inscrição Estadual:

Leia mais

FONSECA, LUCIANO DUARTE FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO ERD COMMANDER

FONSECA, LUCIANO DUARTE FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO ERD COMMANDER Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática DIEGO FONSECA, LUCIANO DUARTE FERRAMENTAS

Leia mais

SWEDA IF ST120 IF ST200 28/05/2007 GUIA DE INSTALAÇÃO PARA DRIVER DE COMUNICAÇÃO USB

SWEDA IF ST120 IF ST200 28/05/2007 GUIA DE INSTALAÇÃO PARA DRIVER DE COMUNICAÇÃO USB SWEDA GUIA DE INSTALAÇÃO PARA DRIVER DE COMUNICAÇÃO USB IF ST120 IF ST200 28/05/2007 1. Introdução... 2 2. Instalação em ambiente Windows XP... 2 2.1. Preparativos para a instalação... 2 2.2. Instalando

Leia mais

Colocar em prática. Colocar em prática. Tópicos para aprender

Colocar em prática. Colocar em prática. Tópicos para aprender Usar o Microsoft Power Point num quadro interactivo SMART Board TM Quando elabora uma apresentação em Power Point, fá-lo com um objectivo comunicar uma mensagem. Com o quadro interactivo SMART Board, poderá

Leia mais

Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE.

Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE. Neste manual você terá o exemplo de acesso 3G pelo programa ASEE, existem 02 tipos, o segundo é o MEYE. No cd existe o manual do MEYE. Introdução Os modelos de DVR Stand Alone H.264 da Luxseg são todos

Leia mais

e Autorizador Odontológico

e Autorizador Odontológico 1 CONTROLE DE DOCUMENTO Revisor Versão Data Publicação Diego Ortiz Costa 1.0 08/08/2010 Diego Ortiz Costa 1.1 09/06/2011 Diego Ortiz Costa 1.2 07/07/2011 2 Sumário CONTROLE DE DOCUMENTO... 2 1. Informações

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores INSTALANDO SERVIDOR APACHE NOS CENTOS 6.5

Laboratório de Redes de Computadores INSTALANDO SERVIDOR APACHE NOS CENTOS 6.5 Laboratório de Redes de Computadores Professor Responsável: Dinailton José da Silva Tratamento dos dados gerados pelo Servidor de Web a partir do arquivo de logs. Configuração do Servidor Web para armazenar

Leia mais

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX.

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 17/08/2011

Leia mais

Guia do usuário do Módulo de expansão de teclas (KEM) do Telefone IP. BCM Business Communications Manager

Guia do usuário do Módulo de expansão de teclas (KEM) do Telefone IP. BCM Business Communications Manager Guia do usuário do Módulo de expansão de teclas (KEM) do Telefone IP BCM Business Communications Manager Versão do documento: 02 Código do componente: N0094439 Data: Janeiro de 2006 Copyright Nortel Networks

Leia mais

Guia do Usuário do CentreWare DP

Guia do Usuário do CentreWare DP Guia do Usuário do CentreWare DP "O seu piloto automático para o gerenciamento produtivo da impressora" Versão 4.0. GUIA DO USUÁRIO DO CENTREWARE DP 998, 999 pela Xerox Corporation. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2012. Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Por favor, leia este documento atentamente. Em alguns casos, o certificado digital não está

Leia mais