Código de ética: Missão. Cuidar das pessoas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Código de ética: Missão. Cuidar das pessoas."

Transcrição

1 Código de ética: Missão Cuidar das pessoas. Ser o melhor parceiro para criar, aperfeiçoar, produzir e disponibilizar produtos inovadores e acessíveis que promovam a saúde e o bem-estar das pessoas. Visão Ser admirada e reconhecida como a maior e melhor empresa farmacêutica por todos. Valores Ousadia Inovar e aprimorar tudo o que fazemos. Simplicidade Trabalhar com objetividade, agilidade e inteligência. Responsabilidade Ética e seriedade em todas as nossas atividades. Excelência Busca constante do mais alto grau de eficiência. Valorização de Pessoas Valorizamos quem se supera, atinge metas e quer crescer conosco.

2 Palavra do Presidente do Conselho Caro colaborador, O regime da livre iniciativa e da concorrência impõe às empresas, aos seus representantes, colaboradores e parceiros, conduzirem-se dentro de um ambiente de respeito mútuo e entendimento. Preocupamo-nos para que toda forma de relacionamento enalteça a dignidade das pessoas, preserve a lealdade e assegure transparência nas ações indispensáveis à existência dos sentimentos de confiança e boa fé. A EMS tem os seus negócios orientados por sua visão, missão e um conjunto de valores que observam os mais elevados padrões éticos e morais, direcionando todas as ações da empresa. Constantemente ampliamos nosso universo de colaboradores, parceiros e clientes que acreditam na EMS pela existência do respeito à ética e ás pessoas. Para reforçar ainda mais nossas crenças, criamos este Código de Ética e Conduta, onde são apresentadas as linhas mestras que conduzem a nossa política institucional. Esse Código de Ética e Conduta aplica-se a todos os colaboradores e parceiros da EMS, suas subsidiárias e sociedade controladas, desempenhando papel fundamental no fortalecimento da cultura da organização. Ele contém normas pelas quais todos devem manter as suas condutas funcionais nos relacionamentos internos. Assim é dever de todos conhecer, entender, vivenciar e tornar efetiva as recomendações previstas neste Código de Ética e Conduta, estimulando e orientando os seus colegas nesse sentido, sempre que entender apropriado, respeitando os valores nos quais eles se inspiram. A imagem positiva da EMS é um patrimônio de seus acionistas e colaboradores, sendo fruto do comportamento e compromisso de todos com nossos princípios. Para isso, as consultas a este Código de Ética e Conduta devem ser facilitadas, sendo recomendável mantê-lo em local de fácil acesso.

3 Objetivo A finalidade deste Código de Ética e Conduta é servir como guia prático de conduta pessoal e profissional, a ser utilizado por todos os colaboradores do grupo EMS em suas interações e decisões diárias, tornando explícitos nossos princípios e afirmando nossos valores. Introdução ao Código de Ética e Conduta Nossa conduta depende do desempenho de todas as pessoas da EMS, que devem seguir os padrões éticos pelos quais são incentivados e responsabilizados, regidos pelos seguintes princípios: a) Respeitar a dignidade das pessoas, integridade e privacidade dos nossos clientes, acionistas, colegas, prestadores de serviços contratados em regime de terceirização, fornecedores, concorrentes e entidades de direito público; b) Cumprir as leis, normas e regulamentos e aplicáveis; c) Preservar o patrimônio e a imagem da EMS; d) Agir com responsabilidade para conquistar e manter confiança de todos; e) Cooperar para que sejam atingidos os propósitos da EMS; f) Usar as informações recebidas exclusivamente no exercício de suas funções; g) Recusar vantagens que influenciam decisões na atuação profissional; h) Proporcionar constrangimentos às pessoas no ambiente de trabalho é terminantemente proibido; i) Manter sigilo sobre as operações e estratégias da EMS. 1. Relações no Trabalho 1.1 As relações no ambiente de trabalho e em todas as instalações da EMS devem se pautar pela atitude positiva, cortesia e respeito mútuo, com todos se empenhando para que predomine o foco no resultado, espirito de equipe, profissionalismo, lealdade, transparência e confiança, sempre voltados para o desenvolvimento da empresa e seus colaboradores. 1.2 É vetado a todos o uso do cargo visando obter facilidades ou qualquer outra forma de favorecimento para si ou para terceiros. 1.3 É considerado intolerável qualquer conduta que possa ser caracterizada como discriminatória em função de raça, nacionalidade, sexo, idade, crença religiosa, opção sexual, classe social, pessoas com deficiência ou convicção política. 1.4 É proibido realizar qualquer tipo ou espécie de propaganda política ou religiosa nas dependências da EMS, utilizando a condição de empregado ou administrador da companhia, quando esta não estiver sido previamente aprovado segundo as normas internas. 1.5 Os colaboradores e administradores da companhia não deverão ter outros empregos ou atividades paralelas que prejudiquem o exercício eficiente de suas funções na EMS.

4 1.6 As avaliações dos colaboradores e administradores deverão ser por mérito, tendo como base a avaliação objetiva no exercício de suas funções. 1.7 Todos os colaboradores devem respeitar os procedimentos vigentes quanto às necessidades de assinaturas e aprovações dos representantes legais da EMS, ficando sob sua total responsabilidade as penalidades legais decorrentes do não cumprimento dessa determinação. 1.8 É proibida a contratação de parentes de 1º grau para o quadro de colaboradores da EMS ou em empresas do Grupo, sem a prévia autorização do conselho. 2. Relacionamento com Clientes 2.1 É dever de todos os administradores e colaboradores atender aos clientes com clareza, presteza, cortesia, eficiência e atitude positiva, objetivando atender as necessidades e buscar o relacionamento de longo prazo, sempre de acordo com as políticas comerciais e objetivos corporativos da companhia. 2.2 Deve-se evitar o tratamento preferencial a qualquer cliente por critérios que não estejam de acordo com os objetivos da empresa. 3. Relacionamento com Fornecedores 3.1 A contratação de fornecedores ou prestadores de serviços deve estar baseada em critérios técnicos e transparentes, obedecendo às politicas e procedimentos, de forma a garantir a escolha da melhor relação custo e benefício; considerando o conjunto de atividades da companhia. 3.2 O relacionamento com quaisquer fornecedores ou prestadores de serviço deverá ser conduzido de forma ética e respeitosa, visando os interesses da companhia. 4. Relacionamento com Órgãos Governamentais e Reguladores 4.1 Não é permitida qualquer forma de concessão de vantagens e privilégios a agentes públicos em razão de sua função, primando sempre pela manutenção da ética nos assuntos que envolvam a EMS e o GOVERNO, em todas as suas esferas. 4.2 São permitidos convites para visitas às instalações da EMS e comunidades vizinhas, eventos, congressos, seminários ou comemorações patrocinadas pela empresa, ou de eventos em que esta venha participar de forma direta ou indireta. 5. Relacionamentos com as Comunidades 5.1 As relações com as comunidades nas quais a EMS atua devem ser pautadas pela transparência, atitude construtiva, cortesia e parceria, além de benefício e respeito

5 mútuos, buscando preservar a imagem da companhia e as boas relações com os seus vizinhos. 6. Relacionamento com Associação e Entidades de Classe 6.1 Reconhecer o papel das associações e entidades de classe, legalmente constituídas, acompanhando suas iniciativas e práticas, estando sempre dispostos a dialogar em qualquer situação que envolva a EMS, objetivando sempre uma solução que atenda a ambas as partes. 7. Observância de Leis Internacionais 7.1 Devemos estar em sintonia com as práticas de negócios globais e com as leis internacionais, quando aplicáveis, que visam promover a aprimorar o mercado farmacêutico. 8. Exercício do Cargo ou Função 8.1 Ter consciência da responsabilidade da função e não se utilizar do cargo ou de informações privilegiadas em benefício próprio ou de terceiro 8.2 Ser responsável e coerente com o esperado no exercício da função, eliminando situações que possam prejudicar os resultados do trabalho. 8.3 Respeitar e proteger a privacidade e confidencialidade de quaisquer informações relativas aos colaboradores e/ou ao Negócio. 9. Assédio Moral e Sexual 9.1 É terminantemente proibida qualquer forma de assédio moral e/ou sexual por parte dos colaboradores da EMS, qualquer que seja o nível de hierárquico por ele ocupado, vínculo empregatício com a empresa ou contratado para prestação de serviço na companhia. 9.2 Consideram-se como assédio quaisquer ações que caracterizem difamação, intimidação, ameaças, hostilidades ou ódio para com outro indivíduo, por qualquer razão, motivo ou natureza, incluindo: Agressão Verbal ou Moral: Comentários irônicos, piadas ou acusações humilhantes. Agressão Física ou Sexual: Contatos físicos ou carinhos indesejados, dificultar propositalmente movimentos, batidas ou empurrões etc. Agressão Visual: Exposição a imagens com conotações ofensivas ou gestos obscenos. 9.3 Incidentes de assédio ou discriminação devem ser imediatamente in formados à Ouvidoria, que tomará todas as medidas cabíveis para a adequada condução, correção e prevenção desse tipo de situações.

6 9.4 Todo Aquele que comprovadamente adote qualquer postura, gesto ou ação de recriminação contra qualquer pessoa que tenha, com lisura e de maneira adequada, informado um caso de assédio moral ou sexual, ou que tenha cooperado em uma investigação sobre o tema, será passível de ações disciplinares, incluindo possível demissão. 10. Conflitos de Interesse 10.1 Os administradores e colaboradores da EMS devem empregar os seus melhores esforços para evitar situações nas quais seus interesses pessoais conflitem com os interesses da companhia Sendo identificada uma situação onde se verifique a existência de um conflito de interesse próprio com os interesses da empresa, o colaborador ou o administrador deverá comunicar imediatamente, por escrito, este fato ao seu superior, que deverá tomar as medidas necessárias visando salvaguardar os interesses da companhia ou encaminhar o assunto á Ouvidoria O administrador ou colaborador não poderá representar a companhia no relacionamento com empresas nas quais o próprio tenha participação ou alguma outra forma de interesse, direto ou indireto, que possa influenciar a sua decisão. 11. Parentes Vantagens e Convites 11.1 É vetado aos colaboradores solicitar ou aceitar presentes, que superem o valor de R$ 500,00 (Quinhentos Reais), cortesias e vantagens em benefício próprio, de terceiro ou da EMS, que caracterizem comprometimento de sua situação profissional e/ou das tratativas comerciais e de negócio da EMS Convites para eventos com despesas custeadas por terceiros ou pela EMS somente podem ser aceitos ou ofertados quando existir real relação com o desenvolvimento dos negócios da companhia, desde que não caracterizem benefício fora dos padrões comerciais adotados pela EMS o qual deve ainda ser aceito ou ofertado mediante autorização prévia do superior imediato Eventuais cortesias recebidas como passagens, hotel, passeios em finais de semana devem ser previamente autorizado pelo Conselho Quaisquer objeto recebido como presente, premiação ou brindes que representem, direta ou indiretamente, distinção ao colaborador ou á EMS e que supere o valor estipulado no item 11.1, deve ser recusado ou, se recebido sem prévio conhecimento, encaminhados á área de Gestão do Capital Humano para adequado encaminhamento ou doação É expressamente vetado, por qualquer motivo, o oferecimento ou recebimento de ofertas em dinheiro para benefícios de terceiros, dos colaboradores ou da EMS.

7 12. Informações Confidenciais 12.1Devem ser mantidas estritas confidencialidade sobre qualquer informação sigilosa ou estratégica da companhia, não devendo ser divulgada tais informações a terceiros, exceto nos estritos interesses empresariais da EMS ou no atendimento ás normas legais Não se admite a utilização ou a divulgação de quaisquer informações confidenciais da empresa para qualquer propósito de interesse pessoal, com benefícios para si ou para terceiros Consideram-se informações confidenciais os dados técnicos e comerciais sobre produtos, objetivos, táticas e estratégias de negócios e de comercialização, orçamentos anuais, planejamento de curto e longo prazo, volume e condições de venda, resultados de pesquisas, dados estatísticos, financiamentos, contábeis, salários praticados, bem como quaisquer outras informações que estejam relacionadas com os interesses da EMS Somente pessoas autorizadas podem fornecer informações relevantes a terceiros O administrador e o colaborador devem zelar para que informações confidenciais ou restritas a terceiros, que estejam disponíveis à EMS, sejam tratadas com a devida confidencialidade Os colaboradores da EMS têm reponsabilidade ética e legal em resguardar informações confidenciais que estejam sob sua guarda, mesmo após a sua saída da companhia. 13. Patrimônio da EMS 13.1 Os administradores e colaboradores da EMS devem, em suas ações dentro e fora do ambiente corporativo, proteger o patrimônio físico e intelectual da empresa, que inclui a sua marca e demais bens tangíveis e intangíveis, móveis, imóveis, tecnologia, estratégias de negócios e comercialização, informações, pesquisas, dados, etc Esse patrimônio não pode ser utilizado para a obtenção de vantagens pessoais, nem fornecido terceiros, salvo os dispositivos de contrato celebrados em conformidade com as normas internas da EMS. 14. Responsabilidade Social 14.1 É princípio da EMS ser um agente de evolução social junto aos diversos públicos com os quais atua, devendo os seus administradores e colaboradores estabelecer um bom relacionamento com o público envolvido, respeitando assim os interesses da comunidade onde está inserida e os respectivos setores da sociedade Todas as decisões da empresa são baseadas nos valores corporativos e éticos buscando o bom relacionamento com os diversos públicos envolvidos.

8 15. Segurança e Meio Ambiente 15.1 Os administradores e colaboradores devem, no exercício de suas atividades, ter compromisso com a segurança dos colaboradores e preservação do meio ambiente, com a adoção de ações que busquem melhorar a qualidade de vida do ser humano Todos os negócios da EMS devem ser conduzidos em total conformidade com os valores éticos e morais da empresa e com a legislação buscando o aperfeiçoamento dos processos técnicos/ operacionais da EMS e de sua política de atuação, dentro do conceito de segurança e desenvolvimento sustentável. 16. Concorrência 16.1 Os administradores e colaboradores não devem conduzir, nem nenhuma hipótese, tratativas com empresas concorrentes da EMS que resultem em limitações ilegais do comércio O relacionamento com colaboradores de empresas concorrentes deve ser pautado pelo respeito e observação das normas legais, além do disposto nos itens 10 e 11 deste código. 17. Divulgação e Procedimentos 17.1 Cabem a todos os colaboradores o conhecimento, a divulgação e a aplicabilidade dos preceitos deste código de Ética e Conduta no desenvolvimento de suas atividades diárias Todos os gestores deverão permitir, a qualquer momento, o acesso a este Código de Ética e Conduta, devendo manter em local de fácil acesso na área de trabalho Dúvidas específicas a respeito de situações concretas sobre a aplicação ou interpretação das regras constantes deste código deverão ser encaminhadas ao superior hierárquico imediato que, por sua vez, caso necessário, levará a questão ao conhecimento do superior hierárquico máximo da área ou ainda da Diretoria de Gestão de Capital Humano os administradores ou colaboradores que tenham conhecimento de quaisquer atos, fatos ou práticas que violem o presente código deverão informar os mesmos ao seu superior hierárquico ou, caso seja necessário, ao superior hierárquico máximo da área ou através do canal Ouvidoria Dúvidas e violações ao presente Código também poderão ser encaminhadas diretamente à Ouvidoria ou ainda á Diretoria de Gestão do Capital humano Violações a este código são passíveis de penalidade disciplinar previstas nas normas da EMS, incluindo a possibilidade de demissão dos envolvidos na violação A gestão e divulgação desse código caberão á Diretoria de gestão do Capital Humano, juntamente com a área de Governança Corporativa, sendo também responsável pelo recebimento das sugestões advindas dos colaboradores, visando o aperfeiçoamento e a

9 permanente atualização deste importante instrumento de gestão; o seu Código de Ética e Conduta EMS. 18. Ouvidoria É a área responsável por receber, avaliar, conduzir e responder às manifestações de reclamações, críticas, sugestões, elogios e denúncias dos nossos colaboradores, referentes a assuntos sigilosos ou confidenciais, com imparcialidade e respeito, visando melhorar nosso ambiente de trabalho e as práticas de gestão. Formas de contato com o ouvidor: Telefone: ouvidoriagruponc@deloitte.com Internet Envio de cartas Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, km 8, Parque Odimar Hortolândia SP CEP: Urnas coletoras Estarão disponíveis nas unidades de Hortolândia e São Bernardo do Campo.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Introdução A C3 Planejamento, Consultoria e Projeto Ltda., tem como seu objetivo principal, a transparência e a ética de conduta em seus negócios orientados por um conjunto de

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO O que é Código de Ética e Conduta?...04 Condutas esperadas...06 Condutas intoleráveis sujeitas a medidas disciplinares...10 Suas responsabilidades...12 Código de Ética

Leia mais

Código de conduta ética

Código de conduta ética Código de conduta ética Mensagem da presidência O Código de Conduta Ética reflete os padrões de comportamento adotados por nossa empresa baseados na nossa Missão, Visão e Valores. Todos os nossos negócios

Leia mais

Código de Ética e Regras de Conduta

Código de Ética e Regras de Conduta Código de Ética e Regras de Conduta QUORUM PARTICIPAÇÕES Sumário 1. Introdução... 2 2. Abrangência... 2 3. Regras de Conduta e Responsabilidade... 2 4. Conduta nos Relacionamentos... 3 5. Política de recebimento

Leia mais

Termo de Compromisso - Compliance

Termo de Compromisso - Compliance Termo de Compromisso - Compliance Código de Conduta A seguir estão registradas as Condutas Adequadas e Inadequadas definidas e recomendadas pela Reta Engenharia a todos os seus stakeholders. Este Código

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA (Revisão 1 - maio de 2016)

CÓDIGO DE CONDUTA (Revisão 1 - maio de 2016) 1. OBJETIVOS O objetivo deste Código é orientar a conduta ética nas relações internas e externas e nas ações empreendidas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores e

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Página 1 de 6 Introdução O da Rotta Paletes busca o compromisso de alcançar seus objetivos empresariais com visão sempre na responsabilidade social, valorização do seu relacionamento com clientes, fornecedores

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Sumário Introdução Regras de Conduta da MIP Gestão do Código de Ética e Conduta da MIP Glossário Termo de Compromisso 03 05 10 12 15 3 Introdução O propósito da MIP Engenharia

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL Um banho de qualidade Anodização dura com qualidade, em todas as ligas de alumínio. REVISÃO 00 SETEMBRO 2017 SUMÁRIO CONDUTA PESSOAL... 4 CONDUTA NOS RELACIONAMENTOS... 5

Leia mais

Sumário. 1. Introdução Postura pessoal e profissional Relacionamento com público interno...5

Sumário. 1. Introdução Postura pessoal e profissional Relacionamento com público interno...5 Código de Ética Sumário 1. Introdução.... 2 2. Postura pessoal e profissional...3 3. Relacionamento com público interno....5 4. Relacionamento com público externo...6 5. Relacionamento com órgãos governamentais

Leia mais

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade CÓDIGO DE CONDUTA 1 Sumário OBJETIVO... 3 DESTINATÁRIOS... 3 COMO AGIR... 3 MANUTENÇÃO DO CÓDIGO... 3 CONDUTA DA EMPRESA... 3 Geral... 3 Legalidade... 3 Contratações... 4 Parceiros... 4 Fornecedores...

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA Este Manual de Conduta Disciplinar e ética surgiu da necessidade de obtermos uma comunicação clara com os nossos colaboradores,

Leia mais

CÓDIGO PARA FORNECEDORES

CÓDIGO PARA FORNECEDORES CÓDIGO PARA FORNECEDORES INTRODUÇÃO Este Código abrange todos os fornecedores e empregados da INOVE RECUPERAÇÃO E COBRANÇA DE ATIVOS LTDA. O descumprimento de qualquer das regras do Código de Conduta dará

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E NORMAS DE CONDUTA EOS

CÓDIGO DE ÉTICA E NORMAS DE CONDUTA EOS Este é o Código de Ética da EOS Organização e Sistemas Ltda. Nele estão relacionadas todas as normas e comportamento aceitável entre a empresa, colaboradores, clientes, fornecedores e público em geral.

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES SUMÁRIO 1. Introdução... 04 2. Abrangência... 04 3. Objetivo... 04 4. Princípios Éticos... 05 5. Preconceitos e Discriminação... 05 6. Respeito à Legislação e Integridade nos Negócios... 05 7. Documentos,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA APRESENTAÇÃO O Código de Ética e Conduta do GRUPO CONEX tem como objetivo introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo GRUPO com

Leia mais

Política. Código de Ética e Conduta. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA

Política. Código de Ética e Conduta. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA Política Cleartech LTDA 20/03/2018 Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação por qualquer meio, seja mecânico ou eletrônico, incluindo esta proibição a tradução, uso de ilustrações

Leia mais

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019 1/9 Sumário 1.Objetivo... 2 2. Missão, Visão e Valores... 2 3. Dos Princípios Éticos e Regras de Conduta da Santana S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento.... 3 4. Das Regras de Conduta... 4 4.1

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA. Esses padrões orientam os INTEGRANTES a: Agir com ética, transparência e simplicidade;

INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA. Esses padrões orientam os INTEGRANTES a: Agir com ética, transparência e simplicidade; O presente instrumento visa estabelecer normas de conduta da Agência Trinity como pessoa jurídica, bem como de seus integrantes. INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA Com a finalidade exclusiva de compreensão

Leia mais

Código de Conduta. Versão 02 01/2015

Código de Conduta. Versão 02 01/2015 Código de Conduta Versão 02 01/2015 Versão: 02 Folha: 2 de 12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. RELAÇÕES COM CLIENTES... 4 3. CONDUTAS PESSOAIS... 5 4. UTILIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS BENS DA EMPRESA... 6 5.

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR Setembro de 2017. Código de Ética e Conduta do Fornecedor Prezado Fornecedor, Apresentamos o Código de Ética e Conduta do Fornecedor Wald. Ele tem por objetivo orientá-lo

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL 1. Introdução O presente Código de Ética e Conduta tem por objetivo permitir a compreensão sobre as condutas éticas que

Leia mais

para ideias de todos os tamanhos Código de Ética para ideias de todos os tamanhos

para ideias de todos os tamanhos Código de Ética para ideias de todos os tamanhos Código de Ética Código de Ética O Código de Ética da Neoband w reflete seus princípios, seus valores e sua cultura através de um conjunto de normas de conduta incorporado por dirigentes e funcionários

Leia mais

Código de Conduta. Solo Reforçado Contenções Ltda. Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP

Código de Conduta. Solo Reforçado Contenções Ltda. Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP Código de Conduta Solo Reforçado Contenções Ltda. Tel 47 3264-2227 Fax 47 3363-7075 Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP 88.330-503 www.soloreforcado.com.br soloreforcado@soloreforcado.com.br

Leia mais

Código de Conduta

Código de Conduta Código de Conduta WWW.METADADOS.COM.BR Apresentação O presente documento, intitulado Código de Conduta Metadados, tem como objetivo estabelecer, de maneira formal, o conjunto de normas que regram a conduta

Leia mais

Código de. Conduta e Ética

Código de. Conduta e Ética Código de Conduta e Ética Revisão 05 15/02/2011 Missão Estabelecer com cada cliente um ambiente de parceria e confiança. Dar ao nosso cliente a certeza de que os produtos e serviços ofertados são os mais

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada INTRODUÇÃO Está entre os objetivos da mais representativos, manter a imagem de Entidade sólida e confiável. Nossa ação deve ser sempre marcada pela integridade, confiança e lealdade, bem como pelo respeito

Leia mais

e Política de Investimentos Pessoais

e Política de Investimentos Pessoais e Política de Investimentos Pessoais Junho de 2017 Documento de uso interno Página 0 de 5 Política: CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Área Responsável: RISCOS E COMPLIANCE Código: PIN. 01-3ª Versão Aprovado por:

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Nesse ano, estamos disponibilizando o nosso Código Ética nas versões impressa e eletrônica.

CÓDIGO DE ÉTICA. Nesse ano, estamos disponibilizando o nosso Código Ética nas versões impressa e eletrônica. CÓDIGO DE ÉTICA Nestes três anos de muitas realizações, as relações da Agência de Desenvolvimento Paulista com seus parceiros, clientes, fornecedores, acionistas, entre outros, foram pautadas por valores

Leia mais

Estrada particular Eiji Kikuti 417. Cooperativa São Bernardo do Campo SP

Estrada particular Eiji Kikuti 417. Cooperativa São Bernardo do Campo SP 1 Código MSMP de Ética & Conduta MSM POWERTRAIN LTDA. Estrada particular Eiji Kikuti 417. Cooperativa 09852-040 São Bernardo do Campo SP www.msmp.com.br msmp@msmp.com.br MSMP 2 Prezado leitor. A conduta

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Caros Colaboradores, A finalidade deste Código de Conduta é servir como um guia prático de conduta pessoal e profissional, a ser utilizado por todos os colaboradores

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA CÓDIGO DE CONDUTA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA CÓDIGO DE CONDUTA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA CÓDIGO DE CONDUTA PREMISSAS: O presente Código de Conduta visa estabelecer diretrizes e orientações acerca das boas práticas e condutas da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA

Leia mais

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno Índice Missão e Visão Regras de conduta ética Conformidade com leis e regulamentações Relacionamento no ambiente interno Relacionamento no ambiente externo Conflito de interesses Ambiente de trabalho Concorrência

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Março 2017 Este código é propriedade da V.S. Serviços Financeiros Ltda. É proibida a cópia, distribuição ou uso indevido deste documento sem expressa autorização da V.S. Serviços

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA EQS ENGENHARIA LTDA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA EQS ENGENHARIA LTDA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA EQS ENGENHARIA LTDA Revisão: 00 Data: 03/2016 Palavras chave: Ética, Conduta. 1. INTRODUÇÃO O presente Código de Ética e Conduta tem como objetivo apontar diretrizes e normas

Leia mais

ÍNDICE OBJETIVO BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES. Código de Integridade para. Grupo Sirama 1 OBJETIVO... 1

ÍNDICE OBJETIVO BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES. Código de Integridade para. Grupo Sirama 1 OBJETIVO... 1 ÍNDICE Código de Integridade para BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES Grupo Sirama 1 OBJETIVO... 1 3 4 5 8 9 A QUEM SE APLICA... A PRÁTICA NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS... O QUE DEVE SER FEITO... O QUE NUNCA

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. O presente Código tem por finalidade orientar a empresa como um todo sobre questões éticas e de conduta.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. O presente Código tem por finalidade orientar a empresa como um todo sobre questões éticas e de conduta. CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA O presente Código tem por finalidade orientar a empresa como um todo sobre questões éticas e de conduta. 1. Introdução O presente Código de Ética e Conduta tem por objetivo oferecer

Leia mais

Código de Conduta. Código de Conduta

Código de Conduta. Código de Conduta Política da Qualidade A EDK Mineração S/A, empresa comprometida com a Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, visa ter uma operação sustentável, utilizando-se de recursos adequados. Para tanto, busca

Leia mais

Macroprocesso 2-GOVERNANÇA CORPORATIVA. Data de edição: 26/11/2018 Grau de Confidencialidade: Público Página 2 de 15. Documento controlado

Macroprocesso 2-GOVERNANÇA CORPORATIVA. Data de edição: 26/11/2018 Grau de Confidencialidade: Público Página 2 de 15. Documento controlado Sumário 1. PALAVRA DO PRESIDENTE... 4 2. OBJETIVO... 4 3. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES... 4 4. DEFINIÇÕES... 5 5. DESCRIÇÃO... 5 5.1 Regras de Conduta... 6 5.2 Tratamento das Informações... 8 5.3 Dados Pessoais...

Leia mais

Código de Conduta DIGI-TRON

Código de Conduta DIGI-TRON Página 1 de 6 INTRODUÇÃO Este Código de Conduta tem por objetivo estabelecer os princípios éticos e normas de conduta que devem orientar as relações internas e externas de todos os Colaboradores da DIGI-TRON,

Leia mais

Código de Conduta de Terceiros

Código de Conduta de Terceiros Código de Conduta de Terceiros ÍNDICE APRESENTAÇÃO...4 COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE...5 CONFORMIDADE COM LEIS E NORMAS APLICÁVEIS...6 INTOLERÂNCIA ÀS PRÁTICAS DE CORRUPÇÃO E SUBORNO...6 RESPEITO AOS

Leia mais

OS VALORES DA BERNECK

OS VALORES DA BERNECK INTRODUÇÃO O Código de Conduta BERNECK, objetiva orientar e disciplinar os colaboradores nas diversas situações que ocorrem nas relações da Empresa e seus distintos públicos. Leia na íntegra, compreenda

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM OUT/2017 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ÁREAS ENVOLVIDAS/RESPONSABILIDADES... 3 3. CÓDIGO DE ÉTICA... 3 3.1 MISSÃO... 4 3.2 VISÃO... 4 3.3 VALORES...

Leia mais

Código de Conduta para colaboradores

Código de Conduta para colaboradores Código de Conduta para colaboradores INTRODUÇÃO O presente documento, inserindo-se nos Princípios de Ação do Grupo Air Liquide, tem como objetivo descrever as regras de conduta aplicáveis a todos os colaboradores

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FERBASA CARTILHA ILUSTRADA. Versão resumida e ilustrada do Código de Conduta da Ferbasa

CÓDIGO DE CONDUTA FERBASA CARTILHA ILUSTRADA. Versão resumida e ilustrada do Código de Conduta da Ferbasa CÓDIGO DE CONDUTA FERBASA CARTILHA ILUSTRADA Versão resumida e ilustrada do Código de Conduta da Ferbasa sumário Apresentação Princípios fundamentais Integridade Transparência Comportamento esperado Relacionamento

Leia mais

Código de Ética. 1 Introdução

Código de Ética. 1 Introdução CÓDIGO DE ÉTICA Código de Ética Ética não é apenas uma questão de conduta. O cumprimento aos seus princípios básicos é de fundamental importância para a boa imagem de quem os pratica e, principalmente,

Leia mais

Contratos e normas ASTER

Contratos e normas ASTER Contratos e normas ASTER O fornecedor deverá cumprir as obrigações contratuais estabelecidas entre as partes, e respeitar este Código de Conduta durante todo o período contratual. Qualquer alteração contratual,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA SUMÁRIO PÁGINA 1. GLOSSÁRIO 02 2. DOS OBJETIVOS 02 3. DOS VALORES 03 4. DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS 03 5. DOS COMPROMISSOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta O Código de Conduta e Ética da JR Becker visa possibilitar uma gestão empresarial transparente com visão, missão e valores bem definidos e atuação responsável e cooperativa no ambiente interno e externo.

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução 1/5 1. Introdução O objetivo deste documento é estabelecer as práticas que guiam a atuação da Imetame Metalmecânica, do Grupo Imetame, em seu crescimento sustentável, alinhado com as leis e regulamentos

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL CÓDIGO DE ÉTICA

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL CÓDIGO DE ÉTICA SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL CÓDIGO DE ÉTICA SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. VISÃO, MISSÃO, VALORES E TEMAS ESTRATÉGICOS... 4 2.1 Missão... 4 2.2 Visão...

Leia mais

Página #1 Clientes, Fornecedores e Prestadores de Serviços #2 Colaboradores #3 Sociedade #4 Governos e Política...

Página #1 Clientes, Fornecedores e Prestadores de Serviços #2 Colaboradores #3 Sociedade #4 Governos e Política... código de conduta Introdução Este Código de Conduta é um guia de orientações comportamentais adotados por nossa empresa na condução dos negócios, e devem ser assumidos por todos os colaboradores no relacionamento

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA PROJURIS

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA PROJURIS CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA PROJURIS 1 Índice 1. Apresentação...3 2. Princípios Gerais ProJuris...3 3. Regras de Conduta...3 4. Informações Confidenciais...5 5. Informações Privilegiadas...5 6. Registro

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ª Edição

CÓDIGO DE CONDUTA ª Edição CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA 2019-1ª Edição Empresa associada desde 2017 ÍNDICE Apresentação 6 Aplicabilidade 7 Filosofia de Gestão 8 Aspectos de Conduta Interna 10 Aspectos de Conduta Externa

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA QUALIDADOS

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA QUALIDADOS 1 CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA QUALIDADOS ÍNDICE CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA QUALIDADOS 2016/2017 1. OBJETIVO 03 2. COMPROMISSO COM A GOVERNANÇA 03 3. COMPROMISSOS COM COLABORADORES 03 4. COMPROMISSOS DOS COLABORADORES

Leia mais

Nossos Princípios éticos

Nossos Princípios éticos Nossos Princípios éticos Índice Página 1. Introdução... 3 2. Abrangência... 3 3. Cultura Cesari.... 3 4. Compliance e Código de Ética Cesari.... 4 5. Cesari e o respeito pelas pessoas.... 4 5.1 Colaboradores.....

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA

CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 1 CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 2 Apresentação Apresentamos a todos o Código de Ética do Banco A.J Renner S.A. Este código contém as orientações que devem ser seguidas individual e coletivamente na busca

Leia mais

Voltar para o menu. Código de Ética e Conduta

Voltar para o menu. Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Estrutura do Código de Ética e Conduta 1. Introdução 2. Mensagem da Diretoria 3. Relações no Ambiente de Trabalho 4. Relacionamento Externo 5. Relacionamento com Agentes Públicos

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA. Jurídico Spread

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA. Jurídico Spread Jurídico Spread Ago/2018 SUMÁRIO 1. CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 2. OBJETIVO 3. NOSSOS VALORES 4. NOSSOS PRINCÍPIOS ÉTICOS 4.1. NAS RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO 05 4.1.2. Diversidade e Inclusão 4.1.3. Respeito

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética Sumário Princípios Gerais... 2 Missão... 2 Visão... 2 Valores e Princípios... 2 Regras de Conduta... 2 Política em relação à doação para campanhas políticas... 3 Política de Relação com Colaboradores...

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA HIDROCON IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO 2. CUMPRIMENTO DAS LEIS E APLICAÇÃO DESTE CÓDIGO

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA HIDROCON IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO 2. CUMPRIMENTO DAS LEIS E APLICAÇÃO DESTE CÓDIGO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA HIDROCON IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO 1. INTRODUÇÃO O atendimento aos princípios que norteiam a cultura da HIDROCON importação e distribuição pressupõe que nossos colaboradores pautarão

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A.

CÓDIGO DE CONDUTA DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. CÓDIGO DE CONDUTA DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. O presente Código de Conduta da Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A. (a Companhia ), visa a cumprir com as disposições do Regulamento

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA - EMBRAPII

CÓDIGO DE CONDUTA - EMBRAPII CÓDIGO DE CONDUTA - EMBRAPII Este Código de Conduta define os princípios que regem o comportamento dos profissionais que atuam na EMBRAPII. Ele é o instrumento de promoção de uma cultura de boa conduta

Leia mais

I9 PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS LTDA. E EMPRESAS CONTROLADAS

I9 PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS LTDA. E EMPRESAS CONTROLADAS I9 PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS LTDA. E EMPRESAS CONTROLADAS JANEIRO 2017 MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO Nossa empresa foi criada baseada na nossa intenção de conduzir os nossos negócios de forma ética e profissional.

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. COMPROMISSOS DA POSTES NORDESTE 2.1. Ética e Integridade 2.1.1. Conformidade com a Legislação e normas aplicáveis 2.1.2. Repúdio

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS CÓDIGO DE ÉTICA Senac-RS APRESENTAÇÃO Reconhecida como uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do país, o Senac-RS adota uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos

Leia mais

Código de Conduta e Ética Acttio Engenharia e Gestão Ltda

Código de Conduta e Ética Acttio Engenharia e Gestão Ltda Acttio Engenharia e Gestão Ltda O código de conduta é o principal pilar para fomentação da identidade da Acttio Engenharia e Gestão Ltda. perante ao mercado e sociedade, refletindo nossas crenças e princípios

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX

CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX 1. Descrição da Política 1.1- Definições Código de Ética: Compreende regras que orientam os colaboradores e diretores da OUROLUX sobre as condutas adequadas nos negócios. Tais

Leia mais

1. CARTA DA DIRETORIA

1. CARTA DA DIRETORIA 1. CARTA DA DIRETORIA A ADVANCE EMBALAGENS adota o presente Código de Conduta Empresarial com o objetivo de conduzir seus negócios embasando-se na obediência a princípios éticos e legais no relacionamento

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos

CÓDIGO DE CONDUTA. Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos CÓDIGO DE CONDUTA Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos os que integram ou venham a interagir com o Moinho do Nordeste. Padrões de conduta profissional

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA FORNECEDORES

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA FORNECEDORES CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA FORNECEDORES CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA FORNECEDORES INTRODUÇÃO Este Código de Ética e Conduta reúne as principais orientações éticas para a condução de negócios entre

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Sumário Introdução...3 Princípios e fundamentos ACOPLIN...4 Abrangência e escopo...4 Regras de conduta ética ACOPLIN...5 São condutas esperadas...5 São condutas intoleráveis e

Leia mais

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1. OBJETIVO Estabelecer os princípios de combate à corrupção no relacionamento da Cantoplex com seus Fornecedores, Clientes e Órgãos Públicos. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 1 SUMÁRIO 1. MENSAGEM DA DIRETORIA... 4 2. QUEM SOMOS... 4 3. OBJETIVO DO CÓDIGO... 5 4. VIGÊNCIA... 5 5. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS... 6 6. RELAÇÃO COM COLABORADORES... 6 7. RELAÇÃO

Leia mais

Código de Conduta e Ética

Código de Conduta e Ética Código de Conduta e Ética RICAL Objetivo O Código de Ética e Conduta da Rical tem por objetivo estabelecer diretrizes que nos auxiliarão nas tomadas de decisões e condutas cotidianas, as quais deveremos

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Sumário 1. CONCEITO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. ABRANGÊNCIA... 3 4. REGRAS E NORMAS... 3 4.1. Conceito de Ética. Ponto de vista empresarial... 3 4.2. Princípios Éticos... 4 4.3.

Leia mais

Código de Conduta 1 OBJETIVO

Código de Conduta 1 OBJETIVO 1 OBJETIVO Estabelecer os padrões de conduta empresarial dos colaboradores (executivos, empregados e terceirizados) da GPE, suas coligadas e demais empresas que compõem o Grupo Global, entre si e em suas

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. para Parceiros do ISAE

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. para Parceiros do ISAE CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA para Parceiros do ISAE 01/2017 - Versão 2-22/12/2017 ABRANGÊNCIA Este Código de Ética e Conduta para Parceiros do ISAE aplica-se a todos os parceiros de negócios do Instituto

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA São Gonçalo, RJ Janeiro,

CÓDIGO DE ÉTICA São Gonçalo, RJ Janeiro, CÓDIGO DE ÉTICA São Gonçalo, RJ Janeiro, 2017 1 INTRODUÇÃO Os princípios éticos que orientam nossa atuação também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável. Esse CÓDIGO DE ÉTICA reúne as diretrizes

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA 2016

CÓDIGO DE CONDUTA 2016 CÓDIGO DE CONDUTA 2016 2 Conteúdo Mensagem... 3 O que é este Código de Conduta... 4 Objetivos do Código de Conduta Empresarial... 4 A quem este Código se aplica... 4 Termos e expressões empregados... 4

Leia mais

Código de Conduta da Viralcool:

Código de Conduta da Viralcool: Código de Conduta da Viralcool: Orientações para um bom ambiente de trabalho. Mensagem do Presidente Elaborado de acordo com os princípios e políticas definidos pelo Comitê de Sustentabilidade da Viralcool,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA ATOM CONSULTORIA EMPRESARIAL S.A. CNPJ /

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA ATOM CONSULTORIA EMPRESARIAL S.A. CNPJ / CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA ATOM CONSULTORIA EMPRESARIAL S.A. CNPJ 22.436.779/0001-25 Prezados Colaboradores, O regime da livre iniciativa e concorrência impõe às empresas, seus representantes, prepostos e

Leia mais

Código de Conduta 1 OBJETIVO

Código de Conduta 1 OBJETIVO 1 OBJETIVO Estabelecer os padrões de conduta empresarial dos colaboradores (executivos, empregados e terceirizados) da GPE, suas coligadas e demais empresas que compõem o Grupo Global, entre si e em suas

Leia mais

Princípios que norteiam nossas práticas nos negócios

Princípios que norteiam nossas práticas nos negócios Princípios que norteiam nossas práticas nos negócios Valores fundamentais para os nossos negócios O Código de Ética é um documento por meio do qual a NG e seus colaboradores reafirmam o compromisso com

Leia mais

O presente documento tem como objetivo esclarecer para todas as partes interessadas - CLIENTES, FORNECEDORES, COLABORADORES, SÓCIOS E SOCIEDADE,

O presente documento tem como objetivo esclarecer para todas as partes interessadas - CLIENTES, FORNECEDORES, COLABORADORES, SÓCIOS E SOCIEDADE, CODIGO DE CONDUTA O presente documento tem como objetivo esclarecer para todas as partes interessadas - CLIENTES, FORNECEDORES, COLABORADORES, SÓCIOS E SOCIEDADE, envolvidas nos negócios empresariais de

Leia mais

CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA, E.P"+ Código de Ética./t'.l./j L~ Preâmbulo ~ t~ ; C>

CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA, E.P+ Código de Ética./t'.l./j L~ Preâmbulo ~ t~ ; C> ~o-jt1 CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA, E.P"+ Código de Ética./t'.l./j L~ Preâmbulo ~ t~ ; C> o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E., adiante designado por CHUC, EPE, criado

Leia mais

1 Cumprimento. à Legislação e Normas Internas CÓDIGO DE ÉTICA

1 Cumprimento. à Legislação e Normas Internas CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA O código de Ética VIASOFT contempla as condutas esperadas dos sócios, administradores, empregados, empresas coligadas, fornecedores, prestadores de serviços, franquias, representantes comerciais,

Leia mais