Comunicação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicação. Alberto Felipe Friderichs Barros"

Transcrição

1 Comunicação Alberto Felipe Friderichs Barros

2 Comunicação Qual a importância da comunicação?

3 Comunicação Conceito A comunicação é o principal meio de transporte de informação.

4 Comunicação Conceito Ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente receber outra mensagem como resposta.

5 Comunicação Elementos Básicos: Emissor Receptor Canal Mensagem Ruído

6 Comunicação Comunicação é qualquer processo pelo qual nós seres humanos trocamos informações, fazemos questionamentos, expressamos nossos sentimentos e pensamentos.

7 Comunicação Para isso podemos utilizar não somente a expressão verbal, mas também atos, as expressões faciais, toques, lembrando que o corpo fala.

8 Comunicação Para um ser humano ser aceito em nossa sociedade como pessoa confiável e apta com plenos direitos de cidadão, são necessários três tipos principais de competência: habilidades cognitivas (baseado no uso da linguagem e na capacidade de comunicação); controle do corpo e controle das emoções.

9 Visão de Mundo Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar ele julga e percepciona.

10 Visão de Mundo Qualquer ser vivo consegue observação, no entanto o ser humano é o único a fazer a reflexão sobre a observação.

11 Visão de Mundo O ser humano constrói sua visão de mundo desde o nascimento. Nasce com estrutura sensorial/cognitiva a partir da observação e reflexão Forma panorama do mundo que o cerca Construção mental do observado/refletido Observação/reflexão continuada Conhecer mundo cada vez mais Jamais completa (Alegoria da Caverna, Platão)

12 Visão de Mundo Abstração Separar elementos relevantes Julgamento individual Inferência Extrair conclusões: posterior reflexão Poderosa ferramenta de sobrevivência

13 Comunicação Comunicação é uma palavra de sentido amplo e abrange vários segmentos. Com o surgimento de novas tecnologias, a cada dia surgem e aprimoram-se novas alternativas de comunicação.

14 Comunicação Essa evolução na área de comunicação é parte integrante da própria evolução do homem e da sociedade, mesmo porque é sabido que a comunicação está diretamente ligado aos sentidos humanos. Na verdade as pessoas e a sociedade em si estão procurando aprimorar esses sentidos.

15 Comunicação Para despertarmos o interesse das pessoas em algum serviço ou produto há a necessidade de algum estímulo nestes sentidos e para tanto, necessitamos de alguma forma ou meio de comunicação.

16 Comunicação Se estes sentidos estão evoluindo e se aprimorando, vale dizer que para despertarmos interesse das pessoas e da sociedade como um todo está cada dia mais difícil e técnico.

17 Comunicação O óbvio é que tudo conspira contra as organizações, independentemente do tamanho dessas. É sabido que para despertar interesses há a necessidade de se comunicar de alguma forma. Daí vem a necessidade de usarmos não só todas as possibilidades de comunicação existentes mas fazer isso de forma correta, atingir o segmento de mercado correto. Buscar não só os meios de comunicação corretos mas também utilizarmos a linguagem correta para cada tipo de mídia.

18 Comunicação Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo.

19 Barreiras

20 Comunicação Segundo estudos realizados, sete de cada dez horas úteis são utilizadas para transmitir ou obter informações. Deste tempo: Escrever ocupa 11% Ler ocupa 15% Falar ocupa 31% Ouvir ocupa 43%

21 Barreiras 100% é o que se quer dizer. 80% é o que se diz. 60% é o que se ouve. 40% é o que se compreende. 30% é o que se retém. 20% é o que se repercute.

22 Por que não ouvimos? Já estamos pensando na resposta Temos pré-conceitos estabelecidos Não estamos interessados

23 Escolha da palavra

24 Comunicação Tipos de Comunicação Interna De fora para dentro (input) De dentro para fora (output)

25 Comunicação Interna Esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da gestão com os diferentes públicos internos.

26 Afinal, quem é o nosso público interno e o que eles querem? Respeito e confiança Tratamento justo Controle sobre o que faz Interações agradáveis Chance de aprender

27 Benefícios Motivação, satisfação e produtividade. Interação, colaboração (chefias presidente). Evita boatos. Contribui para imagem positiva da organização.

28 O império da informação: um empregado informado é um empregado motivado e produtivo. Eficácia organizacional: 97 % dos empresários esperam obter resultados com a comunicação.

29 Funções O que quero comunicar? Com que intenção? Para quem? Utilizando qual meio? Roteiro: 1. o que quero falar; 2. qual o meu objetivo; 3. para quais públicos vou falar e; 4. quais ações de comunicação vou realizar para isso.

30 Eventos Murais Newsletter Carta Reuniões Jornal Rádio Televisão Internet Meios de comunicação

31 Meios de comunicação Comunicação oral (face a face) Balcão de informações Palestras, reuniões happy hour

32 Meios de comunicação Comunicação escrita Quadro de avisos, mural Jornal/revista fotos Documentos oficiais (ofício, prestação contas)

33 Meios de comunicação Comunicação eletrônica Intranet Internet Newsletter

34 Meios de comunicação Comunicação visual Cartazes, camisas, crachás, bonés Ambiente/decoração/layout, Identidade visual (fardamento, timbres, logos).

35 Meios de comunicação Comunicação sonora Sistema de som (rádio avisos programas) Telefone

36 Meios de comunicação Comunicação audiovisual Telão TV

37 Comunicação com Superiores Respeitar sempre o chefe Não demonstrar intimidade no ambiente de trabalho Não bajular Manter sigilo profissional Aceitar críticas como chance de crescimento Nunca criticar de maneira negativa.

38 Comunicação com Colegas Conselho: Faça todo o possível para não piorar o que já é complicado. Pessoas trabalhando juntas tendem a criar conflitos seja por interesses pessoais, coletivos e da empresa.

39 Comunicação com o Cliente Interessar-se pelo problema do cliente. Saber ouvir com atenção, nunca interromper. Mostrar-se disposto e interessado. Nunca entrar em discussão. Saber que o atendimento não termina após a venda. Saber que não vendemos produtos e sim solução.

40 Comunicação pelo Telefone Atender ao segundo toque. Dizer o nome da empresa, o seu e cumprimenta-lo. Se não puder resolver, anote o numero e retorne. Levantar todos os dados necessários antes de ligar. Evitar excessos de cortesias. Cuidar do tom de voz. Repassar recados com clareza. Ser ágil na resolução dos problemas.

41 Caminho do Sucesso 1 - Voz A sua dicção deve ser clara e o tom de voz deve transmitir segurança. Evitar vícios de linguagem, tais como: né, tipo assim, então...

42 Caminho do Sucesso 2 - Postura Evite cruzar os braços, por a mão nos bolsos, ficar segurando objetos enquanto expõe suas ideias, o aperto de mão deve ser firme e decidido.

43 Caminho do Sucesso 3 - Olhar Em todas as situações é preciso olhar nos olhos da pessoa a quem se dirige.

44 Caminho do Sucesso 4 - Aparência Estar bem cuidado e vestido é fundamental, as roupas devem ser discretas, assim como o cabelo e a maquiagem.

45 Caminho do Sucesso 5 - Oportunidades Não tenha medo e aproveite todas as oportunidades para mostrar seu potencial: reuniões, palestras, negócios, eventos. São momentos para se expor e fazer que sua presença seja notada com sutileza.

46 Caminho do Sucesso 6 - Clareza Não fique falando de assuntos que não domina, isso fará com que suas informações sejam imprecisas. Quanto maior clareza conseguir transmitir maior sua chance de crescimento profissional.

47 Caminho do Sucesso 7 - Estudo Use seu conhecimento como diferencial no ambiente de trabalho. Leia bastante, assista noticiários, saiba o que está acontecendo no seu pais e no mundo.

48 Caminho do Sucesso 8 - Bom Senso Quanto mais pensar antes de tomar determinadas atitudes maiores serão suas chances de acertos. Profissionais sensatos são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho.

49 Caminho do Sucesso 9 - Relacionamento É preciso ter cuidado para não ser muito agressivo e nem se submeter demais. Saiba impor seu ritmo com jogo de cintura e mantenha um relacionamento cordial com o resto da equipe. Cuidado para não estimular intrigas ou invejas.

50 Exemplo Cliente mal atendido de quem é a culpa? O cliente comprou pela internet uma coleção de CDs mas ainda não recebeu, ao ligar para o 0800 da empresa, o atendente lhe responde: Sinto muito senhor, mas não sei lhe informar quando o produto será entregue, vou transferir a ligação para o setor responsável...depois de longo tempo na espera o atendente diz que vai rastrear e retornar a ligação para o cliente. O Atendente não retorna a ligação! O cliente irritado, cancela a compra e pensa, não precisava mesmo dos CDs, está empresa não é séria!

51 Exemplo De quem é a culpa? Do atendente? Do sistema de compra pela internet? Do setor de entrega? Do líder?

52 Comunicação Input Consiste em absorver o máximo de informações do ambiente externo. Se for deficiente pode levar a empresa ao fracasso. Ex: Pesquisas de mercado.

53 Comunicação output Consiste em transmitir o que se pretende ao ambiente externo. Depende da Imagem da empresa. Se deficiente pode determinar uma crise ou mesmo falência. Ex: Propaganda

54 Outros problemas na comunicação Distrações físicas; Problemas de semântica; Diferenças culturais; Ausência de feedback; Defensiva;

55 Semântica

56

57

58 Diferença cultural

59 Diferença Regional

60 Atividades Qual a importância de uma boa comunicação? Cite exemplos práticos sobre problemas de comunicação.

O que é Comunicação?

O que é Comunicação? A Importância da O que é Comunicação? É transmitir ideias, sentimentos ou experiências de uma ou mais pessoas para outra, ou outras. A comunicação se estabelece quando o emissor leva a mensagem até o receptor

Leia mais

Afinal, quem é o nosso público interno? O que esse público quer?

Afinal, quem é o nosso público interno? O que esse público quer? COMUNICAÇÃO INTERNA Comunicação Interna É qualquer forma de comunicação entre a instituição e seu público interno, constituído por funcionários efetivos, terceirizados, suas famílias e os aposentados.

Leia mais

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS A primeira necessidade? Comunicar-se. COMUNICAÇÃO É o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico MEIOS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL A comunicação corresponde à troca de informações na empresa.

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO. TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS prof. André Aparecido da Silva

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO. TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS prof. André Aparecido da Silva TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS prof. André Aparecido da Silva 1 COMUNICAR COMUNICAR TORNAR COMUM TORNAR COMUM 2 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A B EMISSOR RECEPTOR 3 A comunicação sempre

Leia mais

Atendimento e Comunicação

Atendimento e Comunicação Formação Secretárias e secretários paroquiais da Arquidiocese de Montes Claros/MG Janaína Gonçalves: Jornalista ANIMA PUC Minas Analista de Comunicação RENSE/Arquidiocese de BH Especialista em Gestão de

Leia mais

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Conteúdo Nesta aula, você estudará: A comunicação excelente nas empresas. A importância da comunicação para a imagem

Leia mais

Afinando os instrumentos da comunicação do líder nas organizações.

Afinando os instrumentos da comunicação do líder nas organizações. Afinando os instrumentos da comunicação do líder nas organizações Mirieli Colombo, Fga Fga. Especialista em Voz Especialista em Dinâmica dos Grupos Master em PNL Personal e Profissional Coaching EUA, 70

Leia mais

Seminário. Apresentação: pesquisa, problema ou texto. O público tem um conhecimento prévio do tema

Seminário. Apresentação: pesquisa, problema ou texto. O público tem um conhecimento prévio do tema Seminário Apresentação: pesquisa, problema ou texto O público tem um conhecimento prévio do tema o Se for um texto pedido pelo professor, por exemplo, o ideal é que todos o tenham lido. 1 OBJETIVO CENTRAL

Leia mais

Comunicação e Imagem do Assistente Técnico no Atendimento

Comunicação e Imagem do Assistente Técnico no Atendimento Comunicação e Imagem do Assistente Técnico no Atendimento Claudia Nogueira Rodrigues 28 de Maio de 2011 Centro Hospitalar do Porto Papel do Assistente Técnico de Saúde Visão Melhor Hospital para cuidar

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERNA 0002/13

COMUNICAÇÃO INTERNA 0002/13 Atender o telefone não é uma tarefa difícil fisicamente, mas utilizá-lo de forma correta e profissional, já não é tão linear quanto se pensa. Todas as ligações recebidas nos interessam, afinal somos uma

Leia mais

Venda com excelência e colha melhores resultados. Márcio Starling

Venda com excelência e colha melhores resultados. Márcio Starling Venda com excelência e colha melhores resultados Márcio Starling Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então não é um modo de agir, mas sim um hábito. Aristóteles NOSSA REALIDADE É DE

Leia mais

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro. Ética Interação com o público interno e externo Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética INTERAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO Quando fala-se em interação com o público interno

Leia mais

Comunicação e Aprendizagem A arte de Comunicar

Comunicação e Aprendizagem A arte de Comunicar Comunicação e Aprendizagem A arte de Comunicar O entusiasmo colocado na resolução de um problema que se consegue resolver é contagioso, reforça a confiança e é motivador para novos êxitos. Reagir com indignação

Leia mais

Técnicas de escrita criativa para comunicadores. Arlete Prieto

Técnicas de escrita criativa para comunicadores. Arlete Prieto Técnicas de escrita criativa para comunicadores Arlete Prieto A primeira versão de qualquer coisa é uma droga. Ernest Hemingway A coisa princípia difícil, você hesita, escreve besteira, não faz mal. De

Leia mais

Apresentação de trabalhos científicos

Apresentação de trabalhos científicos Apresentação de Apresentação oral de trabalhos trabalhos científicos COMUNICAÇÃO Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira teixeira@upf.br Abril de 2008 É como uma conversa? Pressupõe uma interação social entre

Leia mais

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho EXERCÍCIO Levantamento de alternativas de trabalho Objetivos Este exercício vai te ajudar a identificar possibilidades de atuação profissional que conectariam suas capacidades às necessidades das pessoas,

Leia mais

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles.

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Comunicação Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Processo fundamental nas organizações; Envolve ambiente interno e externo; Mão-dupla: sucesso depende de

Leia mais

TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio?

TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio? Boa tarde!!!! TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio? CONVITE PARA REFLETIRMOS: Gestão é diferente de liderança? Quais são as formas com que me comunico com minha equipe?

Leia mais

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação Profª Msc. Mônica Satolani O que estudar? A comunicação e o processo de negociação. O ambiente empresarial e o aspecto da comunicação. O emissor e o receptor

Leia mais

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle Aula 01: Introdução e conceitos básicos Ghislaine Miranda Bonduelle Introdução Importância da Qualidade Evolução da Qualidade Qualidade Qualidades dos produtos (ou serviços) De acordo com exigência explícita

Leia mais

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Trabalho em Equipe São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses

Leia mais

4 maneiras para treinar sua mente para o sucesso 1. Planeje o seu dia A melhor maneira de treinar o seu cérebro para todas as atividades que ele deve cumprir é planejar seus dias com antecedência. Assim,

Leia mais

O ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

O ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO O ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO Dicas práticas para sua escola oferecer um atendimento de excelência UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE FAZ TODA A DIFERENÇA NO MOMENTO DA DECISÃO PELA ESCOLA As escolas

Leia mais

E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena??

E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena?? E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena?? E mais: terá acesso em treinamentos especiais realizados pela companhia e sua Diretora!! Acredito

Leia mais

A Arte de Falar em Público Professor PHD Eduardo Marostica

A Arte de Falar em Público Professor PHD Eduardo Marostica A Arte de Falar em Público Professor PHD Eduardo Marostica Benefícios de Falar em Público Respeito e Confiança Maior auto-estima e autoconfiança Maior capacidade de liderança Mais responsabilidade Maior

Leia mais

OFICINA EM PAZ COM A COMUNICAÇÃO!

OFICINA EM PAZ COM A COMUNICAÇÃO! OFICINA EM PAZ COM A COMUNICAÇÃO! CONTEÚDO Os mandamentos da comunicação Fundamentos da Oratória Coaching e PNL (Ferramentas para o Desenvolvimento Pessoal) Estar em PAZ Com a Comunicação para Servir melhor

Leia mais

A importância da Comunicação na Negociação

A importância da Comunicação na Negociação Nem sempre o que se pretende falar é o que de fato é falado. E pior, nem sempre o que é falado é o que de fato é entendido. Anônimo. A importância da Comunicação na Negociação - A habilidade de entender

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

O homem para produzir e sobreviver necessita de comunicação

O homem para produzir e sobreviver necessita de comunicação COMUNICAÇÃO Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma arte esquecida Doris Drucker * COMUNICAÇÃO: Impacto

Leia mais

Apresentações Orais - Dicas para melhorar -

Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Júnior Outubro de 2015 O Discurso do Rei (George VI) 2 Tópicos da Apresentação Comunicação verbal e não verbal Recursos audiovisuais

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

Faculdades Pilares Política de Negócios

Faculdades Pilares Política de Negócios Negociação Evolução dos Conceitos Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa a conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa. (Cohen, 1980) Negociação é o uso da informação e do poder,

Leia mais

Seminários Como falar em público

Seminários Como falar em público Universidade Federal do Pampa Curso de Nutrição Seminários Como falar em público 05/04/2017 Marina Couto Pereira marinacoutopereiraa@gmail.com Sucesso de um seminário 2º planejar a forma de apresentação

Leia mais

Capítulo 11. Comunicação Pearson. Todos os direitos reservados.

Capítulo 11. Comunicação Pearson. Todos os direitos reservados. Capítulo 11 Comunicação slide 1 Objetivos de aprendizagem Identificar as principais funções da comunicação. Descrever o processo de comunicação e distinguir entre comunicação formal e informal. Comparar

Leia mais

Agendamento e Pós Venda

Agendamento e Pós Venda Agendamento e Pós Venda 1 Todo mundo aqui gostaria de ser presenteada com uma Sessão de Cuidados com a Pele Mary Kay, não é verdade? Devemos proporcionar à cliente a oportunidade de experimentar nossos

Leia mais

Como Apresentar um Seminário. Roland Cunha Montenegro

Como Apresentar um Seminário. Roland Cunha Montenegro Como Apresentar um Seminário Roland Cunha Montenegro 2 Tópicos Motivação O que é uma apresentação? Audiência Organização Layout Postura Cuidados Especiais 3 Motivação Repasse de experiência Apontar erros

Leia mais

COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA DE GRUPO?

COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA DE GRUPO? ACERTE NO CURRICULO E NAS ENTREVISTAS Como Elaborar o Currículo Ideal? O Que é Preciso Mostrar Para Ficar Com a Vaga? Que Tipo de Perguntas São Feitas Numa Entrevista? COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA

Leia mais

Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English

Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English O que é ensino bilingue? A escola bilíngue objetiva ensinar, por meio das línguas, conteúdos de diversas disciplinas,

Leia mais

Na nossa vida, a comunicação é de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, ideias, desejos.

Na nossa vida, a comunicação é de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, ideias, desejos. Na nossa vida, a comunicação é de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, ideias, desejos. No mundo empresarial não é diferente. Quando uma empresa não se comunica bem os problemas

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

ESTÁGIOS QUE O CONSUMIDOR DEVE ATRAVESSAR ANTES DA COMPRA GOSTAR DE VOCÊ ESCUTAR VOCÊ ACREDITAR EM VOCÊ COMPRAR PERSPECTIVA DO CLIENTE 1 - Abertura 2 - Investigação 3 - Declaração de benefício 4 - Fechamento

Leia mais

Comunicação Empresarial. Prof.: : Alexandre Lozi

Comunicação Empresarial. Prof.: : Alexandre Lozi Comunicação Empresarial Prof.: : Alexandre Lozi Helton Klinthon Lucas Arantes Danilo Divanni Joselito Vila Boa Rafael Comunicação nas empresas Comunicação empresarial Definição: - Comunicação empresarial

Leia mais

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio Prof. Valter de Menezes Eugenio O mundo empresarial mudou muito nas ultimas décadas, particularmente nos últimos 20 anos. Estas mudanças influenciam no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Leia mais

Manual de Atendimento Faça a Diferença

Manual de Atendimento Faça a Diferença Manual de Atendimento Faça a Diferença Sempre consigo, a cuidar de si Apresentação e Imagem 1 - Regras de Apresentação Pessoal 1.1 - Higiene Pessoal: Cumprimento de regras básicas de higiene; Cabelo limpo

Leia mais

A COMUNICAÇÃO HUMANA

A COMUNICAÇÃO HUMANA A COMUNICAÇÃO HUMANA 2 DEFINIÇÃO É uma série dinâmica e contínua de eventos nos quais uma intenção é criada e transmitida. Para que a comunicação seja efetiva, o significado aprendido pela pessoa que houve,

Leia mais

Manual de Atendimento ao Público ANOREG/SP

Manual de Atendimento ao Público ANOREG/SP Manual de Atendimento ao Público ANOREG/SP Expediente A cartilha Manual de Atendimento ao Público é uma publicação da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) voltada

Leia mais

O quesito se comunicar bem pode abrir muitas portas, afinal se você sabe se expressar, automaticamente passa a ser intitulado de grande influenciador

O quesito se comunicar bem pode abrir muitas portas, afinal se você sabe se expressar, automaticamente passa a ser intitulado de grande influenciador O quesito se comunicar bem pode abrir muitas portas, afinal se você sabe se expressar, automaticamente passa a ser intitulado de grande influenciador contribuindo para vender novas ideias, ser o mentor

Leia mais

Agendamento. Diretora Sênior de Vendas Mariana Gontijo

Agendamento. Diretora Sênior de Vendas Mariana Gontijo Agendamento Diretora Sênior de Vendas Mariana Gontijo Todo mundo aqui gostaria de ser presenteada com uma Sessão de Cuidados com a Pele Mary Kay? Não é verdade? Devemos proporcionar à cliente a oportunidade

Leia mais

Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível

Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível Para ser confiante e credível, o que realmente sabemos conta menos do que aquilo que o público pensa que tu sabes. Como mostrar ao nosso

Leia mais

Fãs da Marca Por Rodrigo j Heckler

Fãs da Marca Por Rodrigo j Heckler Apresenta Fãs da Marca Por Rodrigo j Heckler Sobre este ebook Olá É com imensa alegria que começo a me conectar a você leitor através da série fãs da marca. Se você quer desenvolver algo único, deixar

Leia mais

COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO DE TCC

COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO DE TCC COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO DE TCC # Para apresentar o trabalho com mais segurança, é muito importante elaborar um roteiro que enfatize os pontos principais do seu TCC. # Dessa forma, ficará muito mais

Leia mais

Q UA N TO CUSTA? VALORIZE e APROVEITE.

Q UA N TO CUSTA? VALORIZE e APROVEITE. Q UA N TO CUSTA? VALORIZE e APROVEITE. QUAIS AS DICAS COMO ATINGIR O SUCESSO Defina objetivos qualificados para a sua participação na Feira e escreva-os. Motive sua EQUIPE a atingi-los Exemplo: número

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS

GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS Gerenciamento de Projetos A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO: Uma boa comunicação no ambiente de Projeto resultará em uma equipe motivada; Ampliam-se as chances de sucesso

Leia mais

APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde

APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Forma de interagir com outras pessoas RELACIONAMENTO Estabelecimento de um processo de comunicação onde o emissor e receptor tenham claro suas reais atribuições. Para existir

Leia mais

Entendendo o processo de vendas como um todo

Entendendo o processo de vendas como um todo Entendendo o processo de vendas como um todo Se você quer fazer uma consultoria em funil de vendas, o primeiro passo é entender todas as etapas pelas quais os clientes do negócio no qual você atuará passam

Leia mais

Novembro, Como aumentar a. captação e retenção. de clientes? Soluções Empresariais para Advogados.

Novembro, Como aumentar a. captação e retenção. de clientes? Soluções Empresariais para Advogados. Novembro, 2016 Como aumentar a captação e retenção de clientes? Aumente a captação de clientes O segredo do sucesso para todo negócio é simples: aumentar as receitas e diminuir as perdas. Para aumentar

Leia mais

Prof. Ms. Anchieta Silveira

Prof. Ms. Anchieta Silveira Prof. Ms. Anchieta Silveira Aula 1 O processo da comunicação Comunicação organizacional Ferramentas de comunicação interna Planejamento de Comunicação A empresa como um sistema Sistema conjunto de partes

Leia mais

ATENDIMENTO EM SUPERMERCADOS. Ivanete Pantoja Psicóloga CRP 10ª/03987.

ATENDIMENTO EM SUPERMERCADOS. Ivanete Pantoja Psicóloga CRP 10ª/03987. ATENDIMENTO EM SUPERMERCADOS Ivanete Pantoja Psicóloga CRP 10ª/03987. ATENDENDO A SI MESMO PARA ATENDER O OUTRO Autoconhecimento Capacidade de reconhecer e compreender emoções, bem como o efeito sobre

Leia mais

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda Nome: Vera Nogueira Professor: João Mesquita Disciplina: Comercializar e Vender Módulo: 8- Atendimento e Venda Ano/Turma: 11ºI Ano Letivo: 2012/2013 Escola Secundária Serafim Leite Índice Atendimento e

Leia mais

Curso Avançado de Vendas. Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay

Curso Avançado de Vendas. Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Curso Avançado de Vendas Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay MÓDULO 1 Como está sua carteira de Lucro Mary Kay? Ou Antes do início desta aula, gostaria que refletissem... o o

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária Reunião, trabalho, família, internet, saídas, e-mails, tecnologia, relatório, informação... Você já reparou quantas coisas

Leia mais

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira COMUNICAÇÃO LINGUAGEM LÍNGUA FALA ESCRITA DISCURSO Forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).

Leia mais

11/03/2017. Comunicação e Ética NENL EXERCÍCIO

11/03/2017. Comunicação e Ética NENL EXERCÍCIO Comunicação e Ética NENL EXERCÍCIO 1 Descrever usando criatividade e imaginação como seria um dia, na sua cidade, se todos os meios de comunicação deixassem de funcionar. Imagine: - se nenhuma emissora

Leia mais

Administração Pública Comunicação

Administração Pública Comunicação Administração Pública Comunicação Comunicação Corporativa Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública Comunicação COMUNICAÇÃO CORPORATIVA Ferramentas, Comunicação

Leia mais

NORMAS DE IMAGEM E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

NORMAS DE IMAGEM E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE NORMAS DE IMAGEM E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Março 2010 SERVIÇOS CENTRAIS Lisboa Av. do Brasil, 45-1º 1749-053 Lisboa T. 21 792 81 80 F. 21 793 78 69 secretariado@rodoviariadelisboa.pt www.rodoviariadelisboa.pt

Leia mais

A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve!

A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve! COMUNICAÇÃO A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve! B Comunicar é expressar através de mensagens o que somos, o que queremos, pensamos e sentimos.

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial O que é comunicar? Tornar comum, compartilhar Todas as atividades humanas envolvem comunicação ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita) Comunicação não-verbal (sons, músicas,

Leia mais

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles.

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Comunicação Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Processo fundamental nas organizações; Envolve ambiente interno e externo; Mão-dupla: sucesso depende de

Leia mais

OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO. Por Paula Quintão

OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO. Por Paula Quintão OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO Por Paula Quintão Por... Paula Quintão Escritora, publicitária, montanhista-viajante, mestre em Ciência da Informação, paraquedista, professora, mãe da

Leia mais

A imagem pessoal é construída normalmente em três momentos distintos: A Primeira Impressão que é formada nos três primeiros segundos;

A imagem pessoal é construída normalmente em três momentos distintos: A Primeira Impressão que é formada nos três primeiros segundos; Resumo Este trabalho tem como principal objectivo demonstrar o papel do colaborador de uma empresa enquanto transmissor da imagem da mesma, ou seja, os cuidados que este deve ter desde a sua apresentação,

Leia mais

falar em público FALAR EM PÚBLICO -1-

falar em público FALAR EM PÚBLICO -1- falar em público FALAR EM PÚBLICO -1- falar em público ÍNDICE CAPÍTULO 1 COMO CONVERSAR...7 BRINCAR OU NÃO BRINCAR? EIS A QUESTÃO...10 CAPÍTULO 2 A EXPRESSÃO CORPORAL...13 A EXPRESSÃO FACIAL...19 O OLHAR...21

Leia mais

EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES FUNDAMENTOS DO ATENDIMENTO DE QUALIDADE Quem, na atualidade não foi obrigado a enfrentar fila no banco, ou em uma repartição pública...? Viver e trabalhar em uma sociedade global é um grande desafio para

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO

TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO Iniciativa: Formação: A person can have the greatest idea in the world. But if that person can t convince enough other people, it doesn t matter. Gregory Berns Sabem qual o maior

Leia mais

Comunicação Interpessoal. Profa. Marcia Portazio

Comunicação Interpessoal. Profa. Marcia Portazio 1 Comunicação Interpessoal Profa. Marcia Portazio mportazio@espm.br 2 Comunicação Comunicação é a base da interação humana. Desperta um significado comum ou compartilhado entre as pessoas 3 Comunicação

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho 1 Avaliação de Desempenho Cabe ao Franqueado Operador avaliar o desempenho dos profissionais e diagnosticar as causas do mau desempenho, identificando a diferença entre o desempenho real e o desempenho

Leia mais

I N S T I T U T O N A C I O N A L D E T E C N O L O G I A ( I N T ) Documento técnico e relatório Produto 6

I N S T I T U T O N A C I O N A L D E T E C N O L O G I A ( I N T ) Documento técnico e relatório Produto 6 Análise dos exercícios gravados em áudio e vídeo, com orientações focadas nas dificuldades observadas, com foco especial no contato com os veículos de comunicação considerados grande mídia. Produto 6 I

Leia mais

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 Coren-RS Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul www.portalcoren-rs.gov.br C. H. A. Conhecimentos Habilidades Atitudes Conhecimentos:

Leia mais

Algumas dicas para as suas Apresentações Acadêmicas

Algumas dicas para as suas Apresentações Acadêmicas 1 Algumas dicas para as suas Apresentações Acadêmicas Aula 10 PROF. CLAUDIO BENOSSI 2 Muitos estudantes, pesquisadores e até professores tem medo de fazer uma apresentação acadêmica, seja em um seminário,

Leia mais

Como preparar a apresentação oral

Como preparar a apresentação oral Como preparar a apresentação oral Danilton Luiz Flumignan Pesquisador A Embrapa Agropecuária Oeste 1) Por que apresentar? REQUISITOS DO VENDEDOR Concentração para um momento único Conhecer e sentir o seu

Leia mais

Os s estão com os dias contados

Os  s estão com os dias contados Os emails estão com os dias contados Quando o assunto é comunicação interna (conversa entre membros de uma empresa), o email ainda é uma das ferramentas mais usadas no mundo empresarial. Seja para enviar

Leia mais

A LINGUAGEM DO EDUCADOR E O IMPACTO NAS CRIANÇAS

A LINGUAGEM DO EDUCADOR E O IMPACTO NAS CRIANÇAS A LINGUAGEM DO EDUCADOR E O IMPACTO NAS CRIANÇAS Professora: Gabriela Caldeira Aranha Apresentação da professora Pós-graduação: Relações Interpessoais e a Construção da Autonomia Moral. Unifran. Ética,

Leia mais

Oficina de. Expressividade. Orientação: Fga. Millena Vieira. Apresentação: Ana Júlia Passos Bárbara Camilo

Oficina de. Expressividade. Orientação: Fga. Millena Vieira. Apresentação: Ana Júlia Passos Bárbara Camilo Oficina de Orientação: Fga. Millena Vieira Expressividade Apresentação: Ana Júlia Passos Bárbara Camilo Como a voz é produzida? A voz... Expressa nossas emoções Sentimentos e personalidade Enriquece o

Leia mais

Checklist (por referência à CIF)

Checklist (por referência à CIF) Checklist (por referência à CIF) I Perfil de Funcionalidade Funções do Corpo Nota: Assinale com uma cruz (X), à frente de cada categoria, o valor que considera mais adequado à situação de acordo com os

Leia mais

Dicas para a montagem da sua campanha no

Dicas para a montagem da sua campanha no Dicas para a montagem da sua campanha no #ficaadica Montar uma campanha de sucesso não é tarefa fácil. Envolve planejamento, comunicação, apresentação, divulgação e dedicação. Estas são dicas para te ajudar

Leia mais

Carga Horária: 80 horas

Carga Horária: 80 horas Carga Horária: 80 horas Sumário 1- O que é Ser Secretária 2- Base para a Prática na Função 3- Ética Profissional 4- Rotina de Trabalho 5- Ambiente de Trabalho 6- Recepção de Visitantes 7- Relacionamento

Leia mais

Gestão de Projetos GNG- 103

Gestão de Projetos GNG- 103 Gestão de Projetos GNG- 103 GNG-103 Gestão de Projetos agrupamento ciclo de vida do projeto cliente encerramento do processo gerenciamento de projetos organização por projetos organizações funcionais organizações

Leia mais

Plano de Comunicação Empresarial. Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial

Plano de Comunicação Empresarial. Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial 1 Plano de Comunicação Empresarial Preparado por Beatrice Boechat MBA UFF disciplina: Comunicação Empresarial 2 TEMPLATE DE PLANO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL [Ponto de partida para Plano de Comunicação

Leia mais

F10SMS. Uso do F10SMS como ferramenta de comunicação com seus alunos. VERSÃO 01/2015

F10SMS. Uso do F10SMS como ferramenta de comunicação com seus alunos.  VERSÃO 01/2015 F10SMS Uso do F10SMS como ferramenta de comunicação com seus alunos VERSÃO 01/2015 www.f10.com.br F10SMS UMA PESSOA VERIFICA O SEU CELULAR VEZES POR 150DIA 95% LEITURA IMEDIATA 26% TAXA DE RESPOSTA Por

Leia mais

LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING EFICAZ INDUSTRY. COMUNICAÇÃO

LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING EFICAZ INDUSTRY. COMUNICAÇÃO LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING EFICAZ INDUSTRY. COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO A comunicação não é apenas o que você diz, mas ENTUSIASMO também o que você faz para que a pessoa

Leia mais

A PALAVRA TEM PODER ANDREA SALES DIRETORA EXECUTIVA ELITE

A PALAVRA TEM PODER ANDREA SALES DIRETORA EXECUTIVA ELITE A PALAVRA TEM PODER ANDREA SALES DIRETORA EXECUTIVA ELITE Pensa comigo: Do que você mais reclama? O que você mais escreve? O que você vê nos outros? O que os outros têm que te incomoda? O que mais te decepciona?

Leia mais

COMO ABORDAR PESSOAS DESCONHECIDAS...

COMO ABORDAR PESSOAS DESCONHECIDAS... COMO ABORDAR PESSOAS DESCONHECIDAS... CONSULTORA DE BELEZA Quando a Consultora sair para conhecer pessoas e oferecer-lhes a oportunidade de experimentar os produtos Mary Kay para darem sua opinião, é importante

Leia mais

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: FOTO ESCRITA

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: FOTO ESCRITA INSTITUTO Programa de Desenvolvimento BRASIL da Educação SOLIDÁRIO - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: FOTO ESCRITA OBJETIVOS Trabalhar as habilidades inerentes à escrita e composição textual; Interligar as áreas

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CEUN-IMT 2015 FUNCIONÁRIOS

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CEUN-IMT 2015 FUNCIONÁRIOS AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CEUN-IMT 2015 FUNCIONÁRIOS Funcionários que receberam o questionário 262 Respondentes 91 (34,7%) O ambiente de trabalho na Mauá é agradável. 32 47 19 1 1 Os Programas

Leia mais

ATENDIMENTO COM QUALIDADE

ATENDIMENTO COM QUALIDADE ATENDIMENTO COM QUALIDADE Instrutora: Jordana Luz Nahsan ATENDIMENTO COM QUALIDADE CONTEÚDO: Encantando o Cliente; Identificando necessidades; Momento da Verdade; Habilidades do bom atendente; Relação

Leia mais