EN 1998 Eurocódigo 8 Projecto de Estruturas Sismo-Resistentes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EN 1998 Eurocódigo 8 Projecto de Estruturas Sismo-Resistentes"

Transcrição

1 EN 1998 Eurocódigo 8 Projecto de Estruturas Sismo-Resistentes Notas preparadas com base nas seguintes publicações: Anexo Nacional do Eurocódigo 8. Consequências para o dimensionamento sísmico em Portugal, Eduardo Cansado Carvalho, Actas do Sísmica º Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica, Setembro de EN 1998 Eurocódigo 8. Projecto de Estruturas Sismo-Resistentes. Aspectos gerais e aplicação em Portugal. Eduardo Cansado Carvalho e Ema Coelho, Ingenium II Série, Nº 101, Set./Out Proposta de definição da acção sísmica para o projecto de estruturas. Anexo nacional do EC8. Grupo de Trabalho do EC8 (GT EC8), apresentação pública, LNEC, Outubro de Anexo Nacional do Eurocódigo 8-1. Acção sísmica. Influência das condições geotécnicas. Rui Correia, apresentação pública, LNEC, Outubro de Constituição (ENs): EN1998-1: Regras gerais, acções sísmicas e regras para edifícios; EN1998-2: Pontes; EN1998-3: Avaliação e reforço de edifícios; EN1998-4: Silos, reservatórios e condutas enterradas; EN1998-5: Fundações, estruturas de contenção e aspectos geotécnicos; EN1998-6: Torres, mastros e chaminés. Notas: mais carregado as Normas Europeias (EN) que serão mais brevemente convertidas em Normas Portuguesas (NP); a cinza escuro normas menos prioritárias que serão convertidas em Normas Portuguesas; e a cinza menos escuro normas que não deverão ser convertidas em Normas Portuguesas. Objectivos: na eventualidade da ocorrência de sismos, proteger as vidas humanas, limitar as perdas económicas e assegurar a manutenção em funcionamento das instalações de protecção civil importantes.

2 Exigências de desempenho: Exigência de não colapso (no-collapse requirement): sob a acção de um sismo raro as estruturas não deverão colapsar. Exigência de limitação de danos (damage limitation requirement): sob a acção de um sismo relativamente frequente os danos nas construções devem ser limitados. A acção sísmica para a qual a exigência de não-colapso deve ser verificada é designada por acção sísmica de projecto (design seismic action). A escolha desta acção, ou mais propriamente da sua probabilidade de excedência (P NCR ) num determinado período, cai no âmbito dos Parâmetros de Determinação Nacional. No caso português considerou-se, como recomendado na EN1998-1, uma acção com uma probabilidade de excedência de 10% em 50 anos (P NCR =10% em 50 anos, T R =475 anos), nos casos correntes. A acção sísmica correspondente à exigência de limitação de danos, recomendada na EN e adoptada no caso português, apresenta uma probabilidade de excedência de 10% em 10 anos (P NCR =10% em 10 anos, T R =95 anos), nos casos correntes. 1ano ( exc ) n n anos 1 Pexc 1 1 P 1 = = 1 T R T R (anos) Anos (n) 1 ano n anos P exc P exc % 10% % 10% % 41% % 10% n A conversão da acção sísmica de projecto (T R =475 anos) para a acção sísmica correspondente à exigência de limitação de danos pode, simplificadamente, ser feita afectando a primeira por um coeficiente de redução v entre 0.4 e 0.5, dependente da classe de importância do edifício (mais à frente). Os efeitos da acção sísmica não são, contrariamente ao verificado no RSA, majorados posteriormente nas combinações de acções.

3 Diferenciação da fiabilidade: A acção sísmica de projecto vem ainda afectada de um coeficiente de importância γ I que traduz a importância da construção. EN1998-1: 2004 Para as classes de importância I a IV consideram-se coeficientes de importância γ I de 0.8; 1.0 (referência); 1.2 e 1.4, respectivamente. A afectação da acção sísmica de projecto por γ I pode ser interpretada como correspondendo a uma alteração do período de retorno (ou da probabilidade de excedência).

4 Zonamento sísmico: A NP EN deverá manter os dois cenários de sismogénese considerados no RSA: sismo afastado (interplacas) e sismo próximo (intraplacas). O zonamento proposto para estes dois cenários é diferente. O zonamento teve em conta estudos recentes de avaliação da perigosidade sísmica (hazard). Observem-se os mapas de perigosidade sísmica (rocha) correspondentes a T R =475 anos.

5 Apresentam-se de seguida os valores da aceleração máxima de referência a gr (cm/s 2 ) em rocha nas várias zonas sísmicas. Zonamento a considerar na NP EN Zonamento: sismo afastado (interplacas), à esquerda e sismo próximo (intraplacas), à direita.

6 Terrenos de fundação: A NP EN considera 5+2 tipos de terreno de fundação: Notas: (1) a ocorrência de solos do tipo S 1 e S 2 requer estudos específicos de definição da acção sísmica; (2) traduzindo a descrição dos solos A e E, tem-se: Tipo de Terreno de Fundação A Descrição do perfil estratigráfico Rocha ou outra formação geológica que inclua no máximo 5m de material mais fraco à superfície B C D E Depósitos rijos de areia, gravilha ou argila sobreconsolidada, com uma espessura de, pelo menos, várias dezenas de metros, caracterizados por um aumento gradual das propriedades mecânicas em profundidade Depósitos profundos de areia de densidade média, de gravilha ou de argila de consistência média com espessura entre várias dezenas e muitas centenas de metros Depósitos de solos não coesivos, entre soltos a de média consistência, com ou sem a ocorrência de algumas camadas coesivas brandas, ou de depósitos com solos predominantemente coesivos de fraca e média consistência Perfil de solo consistindo numa camada superficial com valores de v s característicos de solo tipo C ou D e espessura variando entre 5 e 20 metros, assente sobre uma camada mais rija com valores de v s superiores a 800 m/s

7 Definição da acção sísmica: A representação básica da acção sísmica consiste no espectro de resposta elástico de aceleração, horizontal, no formato Se versus T. Analiticamente: 0 T T B S ( T) = a S 1+ ( η2,5 1) T T T B C C e ( ) T T T D e g g T T S T = a Sη 2,5 ( ) C TD T 4s B T = η Se T ag S 2,5 T T T Se T = ag Sη2,5 2 T ( ) C D

8 Em que: SMEE - DECivil S e (T) é o espectro de resposta elástico; T é o período de vibração dum sistema de um grau de liberdade; a g é a aceleração de projecto em rocha (terreno tipo A) a =γ a g I gr T B é o limite inferior do ramo espectral de aceleração constante; T C é o limite superior do ramo espectral de aceleração constante; T D é o valor definidor do início do ramo de deslocamento constante; S é o factor do tipo de terreno de fundação; η é o factor de correcção do amortecimento (com um valor de referência η = 1 para 5% de amortecimento viscoso). Nos outros casos 10 η= 0,55 5 +ξ

9 Os valores das variáveis anteriores encontram-se no quadro seguinte: Notas: (1)T B =0.1s e T D =2s (todos os terrenos, todas as zonas) (2) entre parênteses valores recomendados pela EN ) A determinação dos efeitos da acção sísmica deverá, em geral, ser realizada de acordo com o espectro de dimensionamento para a análise elástica (Design spectrum for elastic analysis) S d (T). Em que: q coeficiente de comportamento; β limite inferior do espectro. Restantes variáveis definidas anteriormente.

10 Dimensionamento de Edifícios: Princípios básicos da concepção estrutural: simplicidade estrutural; uniformidade, simetria e redundância; resistência e rigidez bi-direccional; resistência e rigidez de torção; comportamento de diafragma nos pisos; fundações apropriadas. Critérios de regularidade estrutural: A regularidade estrutural, em planta (plan) e alçado (elevation) tem consequências nos métodos de análise e no valor do coeficiente de comportamento. Conclusões: a irregularidade em planta obriga à utilização de um modelo espacial e a irregularidade em alçado exclui o método das forças laterais (análise estática equivalente) e conduz a uma redução do coeficiente de comportamento.

11 A regularidade em planta manifesta-se na existência de pisos com formas simples em planta, com eventuais recuos (setbacks) proporcionados, assim como pela proximidade entre os centros de massa e de rigidez. A regularidade em alçado manifesta-se na continuidade dos elementos verticais, evitando variações bruscas de secções, assim como pela limitação dos recuos (setbacks).

12 Modelação estrutural: A rigidez dos elementos estruturais (de betão armado, mistos e de alvenaria) deverá ser determinada considerando o efeito da fendilhação. Na inexistência de cálculos específicos deverá considerar-se uma redução de 50% relativamente à rigidez não fendilhada. As paredes de alvenaria que contribuem significativamente para a rigidez e resistência lateral do edifício devem ser consideradas. A deformabilidade das fundações deve ser considerada, sempre que a sua consideração seja mais gravosa. Métodos de análise estrutural: O método de análise estrutural de referência consiste na análise modal considerando o espectro de dimensionamento para a análise elástica. Em determinadas situações de regularidade pode utilizar-se o método das forças laterais. Além dos métodos anteriores, poderão utilizar-se análises não lineares: análise estática não linear (pushover analysis) ou análise dinâmica não linear (time history analysis). O método das forças laterais pode ser aplicado a estruturas cujas respostas podem ser aproximadas pelos modos fundamentais nas duas direcções principais. Os respectivos períodos T 1 devem ser inferiores a: T { } min 2s,T 1 c A força de corte basal F b em qualquer das direcções principais é determinada por: Fb = S d(t 1) m λ

13 A distribuição das forças laterais em altura segue uma expressão análoga à do RSA. No método de análise modal considerando espectro de dimensionamento para a análise elástica, deverão ser considerados todos os modos que contribuem significativamente para a resposta estrutural. Na prática deverão observar-se as seguintes duas condições: O valor acumulado das massas modais efectivas deve ser superior a 90% da massa total da estrutura, e; Todos os modos com massas modais efectivas superiores a 5% da massa total da estrutura devem ser considerados. Ainda neste método de análise, a combinação das respostas modais poderá ser realizada de acordo com o SRSS se Tj 1 0,9 Ti 0,9 Caso contrário deverá utilizar-se o CQC. i,j Na combinação dos efeitos da acção sísmica nas duas direcções (horizontais) principais, poderá utilizar-se o SRRS, ou combinar 100% do efeito numa direcção com 30% do efeito na outra.

14 Regras Específicas para Edifícios de Betão Armado: Tipologias estruturais e coeficientes de comportamento: O Eurocódigo 8 distingue as seguintes tipologias estruturais: edifícios em pórtico; edifícios mistos pórtico-parede; edifícios de paredes resistentes dúcteis; edifícios de paredes resistentes grandes e pouco armadas; sistemas em pêndulo invertido; sistemas flexíveis à torção. O limite superior do coeficiente de comportamento q é determinado por: q= q0 kw 1,5 Em que q 0 é o valor básico do coeficiente de comportamento, considerando a tipologia estrutural e a regularidade em alçado, e k w é factor que reflecte o modo predominante de rotura em sistemas estruturais com paredes. O valor básico do coeficiente de comportamento q 0 depende essencialmente da tipologia estrutural, da classe de ductilidade e da reserva de resistência pós-cedência (α u /α 1 ).

15 Indicam-se de seguida os valores básicos do coeficiente de comportamento. Para além das classes de ductilidade indicadas DCM e DCH o Eurocódigo 8 prevê, mas desaconselha em zonas de maior sismicidade, a classe de ductilidade DCL (q=1,5). A reserva de resistência pós-cedência (α u /α 1 ) pode ser determinada de acordo com a figura seguinte: Figura: curva pushover genérica. Na ausência de cálculos detalhados o Eurocódigo 8 indica valores de (α u /α 1 ) entre 1,0 e 1,3, dependente da tipologia estrutural, número de pisos, etc.

A REGULAMENTAÇÃO SÍSMICA

A REGULAMENTAÇÃO SÍSMICA LNEC 10 de Julho de 2009 A REGULAMENTAÇÃO SÍSMICA E CANSADO CARVALHO Chairman do CEN/TC250/SC8 Coordenador do GT EC8 SUMÁRIO >Aspectos gerais do Eurocódigo 8 Exigências fundamentais Definição da acção

Leia mais

ASPECTOS GERAIS DO EUROCÓDIGO 8 Aplicação em Portugal

ASPECTOS GERAIS DO EUROCÓDIGO 8 Aplicação em Portugal OS NOVOS EUROCÓDIGOS ESTRUTURAIS APEE, LNEC 26 de Novembro de 2008 ASPECTOS GERAIS DO EUROCÓDIGO 8 E CANSADO CARVALHO Chairman do CEN/TC250/SC8 Coordenador do GT EC8 SUMÁRIO >Aspectos gerais do Eurocódigo

Leia mais

DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS

DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DECivil Mestrado em Engenharia Civil DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS Introdução à definição da acção sísmica e análise dos seus efeitos em estruturas de edifícios de acordo como a NP EN 1998

Leia mais

Dimensionamento de Estruturas de Betão de Acordo com os Eurocódigos

Dimensionamento de Estruturas de Betão de Acordo com os Eurocódigos Edifícios em Zonas Sísmicas EC8 Parte 1 5 Edifícios de Betão João F. Almeida António Costa 1 EN1998-1: 1: EUROCÓDIGO 8 Projecto de Estruturas Sismo-resistentes Parte 1 - Regras gerais, acções sísmicas

Leia mais

Aplicação do EUROCÓDIGO 8 à concepção e projecto de edifícios. Aspectos gerais e acção sísmica

Aplicação do EUROCÓDIGO 8 à concepção e projecto de edifícios. Aspectos gerais e acção sísmica Ordem dos Engenheiros Novembro de 2011 Aplicação do EUROCÓDIGO 8 à concepção e projecto de edifícios Aspectos gerais e acção sísmica E CANSADO CARVALHO, GAPRES SA Chairman do CEN/C250/SC8 Coordenador do

Leia mais

PROJECTO DE EDIFÍCIOS EM ZONAS SÍSMICAS - ELEMENTOS DE BETÃO SUBMETIDOS A ACÇÕES CÍCLICAS - EDIFÍCIOS DE BETÃO

PROJECTO DE EDIFÍCIOS EM ZONAS SÍSMICAS - ELEMENTOS DE BETÃO SUBMETIDOS A ACÇÕES CÍCLICAS - EDIFÍCIOS DE BETÃO PROJECTO DE EDIFÍCIOS EM ZONAS SÍSMICAS - ELEMENTOS DE BETÃO SUBMETIDOS A ACÇÕES CÍCLICAS - EDIFÍCIOS DE BETÃO João F. Almeida António Costa ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS, MARÇO 2011 Introdução ÍNDICE (1/2)

Leia mais

Comparação dos efeitos da acção sísmica do EC 8 e do RSA

Comparação dos efeitos da acção sísmica do EC 8 e do RSA BE8 Encontro Nacional Betão Estrutural 8 Guimarães, 6, 7 de Novembro de 8 Comparação dos efeitos da acção sísmica do EC 8 e do RSA Mara Andrade Xavier Romão Raimundo Delgado RESUMO O Eurocódigo 8 faz parte

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O DIMENSIONAMENTO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO: UMA ANÁLISE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO PORTUGUESA EM VIGOR E OS NOVOS EUROCÓDIGOS

ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O DIMENSIONAMENTO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO: UMA ANÁLISE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO PORTUGUESA EM VIGOR E OS NOVOS EUROCÓDIGOS ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O DIMENSIONAMENTO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO: UMA ANÁLISE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO PORTUGUESA EM VIGOR E OS NOVOS EUROCÓDIGOS M.J. Falcão Silva, P. Candeias, E. Coelho Trabalho

Leia mais

(1)P Para efeitos do projecto sismo-resistente, as estruturas dos edifícios são classificadas em regulares e não regulares.

(1)P Para efeitos do projecto sismo-resistente, as estruturas dos edifícios são classificadas em regulares e não regulares. 4.2.3 Critérios de regularidade estrutural 4.2.3.1 Generalidades (1)P Para efeitos do projecto sismo-resistente, as estruturas dos edifícios são classificadas em regulares e não regulares. NOTA: Nas estruturas

Leia mais

Análises Estáticas Não Lineares (Pushover) para o Dimensionamento e Avaliação Sísmica de Estruturas. Parte 4 Diferentes Procedimentos

Análises Estáticas Não Lineares (Pushover) para o Dimensionamento e Avaliação Sísmica de Estruturas. Parte 4 Diferentes Procedimentos Análises Estáticas Não Lineares (Pushover) para o Dimensionamento e Avaliação Sísmica de Estruturas Parte 4 Diferentes Procedimentos Rita Bento 1 de Fevereiro de 212 Objectivo Referir as potencialidades

Leia mais

Aplicação do Eurocódigo 8 ao projecto de edifícios influência na concepção e no custo da estrutura

Aplicação do Eurocódigo 8 ao projecto de edifícios influência na concepção e no custo da estrutura Encontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL - BE2012 FEUP, 24-26 de outubro de 2012 Aplicação do Eurocódigo 8 ao projecto de edifícios influência na concepção e no custo da estrutura RESUMO Carlos Alves 1 António

Leia mais

A definição da acção sísmica na regulamentação actual

A definição da acção sísmica na regulamentação actual A definição da acção sísmica na regulamentação actual Reabilitação Sísmica de Edifícios REABILITAR 2010 Luís Guerreiro Junho de 2010 1. Introdução Os sismos são um dos desastres naturais que mais impacto

Leia mais

ANÁLISES ESTÁTICAS NÃO LINEARES Eurocódigo 8

ANÁLISES ESTÁTICAS NÃO LINEARES Eurocódigo 8 Mestrado de Engenharia de Estruturas Dinâmica e Engenharia Sísmica Eurocódigo 8 Rita Bento Junho 2003 Métodos de Análise Análises Elásticas-Lineares Análises Estáticas Equivalentes Análises Dinâmicas Modais,

Leia mais

4. RAZÕES PARA REFORÇAR AS ESTRUTURAS

4. RAZÕES PARA REFORÇAR AS ESTRUTURAS 4. RAZÕES PARA REFORÇAR AS ESTRUTURAS REFORÇO SÍSMICO DE ESTRUTURAS DE BETÃO Evolução do zonamento sísmico Sismo afastado (Tipo 1) Sismo próximo (Tipo 2) Zonamento sísmico em Portugal Continental 2008

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE BETÃO DE ACORDO COM OS EUROCÓDIGOS 14, 15 E 16 DE FEVEREIRO DE 2007

DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE BETÃO DE ACORDO COM OS EUROCÓDIGOS 14, 15 E 16 DE FEVEREIRO DE 2007 DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE BETÃO DE ACORDO COM OS EUROCÓDIGOS 14, 15 E 16 DE FEVEREIRO DE 2007 1 Módulo 7 Edifícios em Zonas SísmicasS EC8 Parte 1 5 Edifícios de Betão João F. Almeida 2 5 EDIFÍCIOS

Leia mais

ANÁLISE PUSHOVER CASO DE ESTUDO

ANÁLISE PUSHOVER CASO DE ESTUDO Departamento de Engenharia Civil ANÁLISE PUSHOVER CASO DE ESTUDO Luís Miguel Amorim Gomes Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau

Leia mais

REPARAÇÂO E REFORÇO SÍSMICO DE ESTRUTURAS NO EUROCÓDIGO 8

REPARAÇÂO E REFORÇO SÍSMICO DE ESTRUTURAS NO EUROCÓDIGO 8 REPARAÇÂO E REFORÇO SÍSMICO DE ESTRUTURAS NO EUROCÓDIGO 8 Ema COELHO Investigadora Principal LNEC Lisboa E. C. CARVALHO Investigador Coordenador LNEC Lisboa M. J. Falcão SILVA Bolseira de Investigação

Leia mais

Capítulo IV Acção Sísmica

Capítulo IV Acção Sísmica Revisão do Capítulo IV Acção Sísmica do Regulamento de Segurança e Acções em Estruturas de Edifícios e Pontes (RSAEEP), Macau 2008 [Versão - 15 de Abril, 2008] Capítulo IV Acção Sísmica ÍNDICE Artigo 21

Leia mais

Comportamento de Edifícios Altos Construídos com Estrutura Parede Pré-Fabricada

Comportamento de Edifícios Altos Construídos com Estrutura Parede Pré-Fabricada Comportamento de Edifícios Altos Construídos com Estrutura Parede Pré-Fabricada Rui Marreiros Válter Lúcio Edifício Het Strijkizer Haia, Holanda Edifício ANZ Auckland, Nova Zelândia Edifício The Paramount

Leia mais

OE Seminário Aplicação do Eurocódigo 8 ao Projecto de Edifícios. Projecto de estruturas para resistência aos sismos EC8-1

OE Seminário Aplicação do Eurocódigo 8 ao Projecto de Edifícios. Projecto de estruturas para resistência aos sismos EC8-1 Projecto de estruturas para resistência aos sismos EC8-1 5 Regras específicas para edifícios de betão Ordem dos Engenheiros Lisboa 11 de Novembro de 2011 Porto 18 de Novembro de 2011 António Costa EDIFÍCIOS

Leia mais

DIMENSIONAMENTO E VERIFICAÇÃO DA

DIMENSIONAMENTO E VERIFICAÇÃO DA DIMENSIONAMENTO E VERIFICAÇÃO DA SEGURANÇA SÍSMICA DE EDIFÍCIOS EM ZONA DE SISMICIDADE MODERADA LUÍS ANDRÉ CORREIA PEREIRA Dissertação submetida para satisfação parcial dos requisitos do grau de MESTRE

Leia mais

SONDAGENS DO OESTE, S.A.

SONDAGENS DO OESTE, S.A. RELATÓRIO GEOTÉCNICO (REFª 45/2016/07/SO 165/2016) AMPLIAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA DE BIDOEIRA LEIRIA (JULHO 2016) SONDAGENS DO OESTE, S.A. PÁGINA 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...2 2. ENQUADRAMENTO GEOLÓGICO...3 3.

Leia mais

Objectivos Gerais: Sensibilizar os alunos para a importância de um projecto de estabilidade, no âmbito da concepção/execução de um edifício.

Objectivos Gerais: Sensibilizar os alunos para a importância de um projecto de estabilidade, no âmbito da concepção/execução de um edifício. Unidade Curricular: Projecto de Estruturas de Edifícios Área Científica: Engenharia Civil Curso / Ciclo: Licenciatura em Engenharia Civil - 1º Ciclo Docente Responsável: José Avelino Loureiro Moreira Padrão

Leia mais

Análises Estáticas Não Lineares (Pushover) para o Dimensionamento e Avaliação Sísmica de Estruturas. Parte 2 Método N2

Análises Estáticas Não Lineares (Pushover) para o Dimensionamento e Avaliação Sísmica de Estruturas. Parte 2 Método N2 Análises Estáticas Não Lineares (Pushover) para o Dimensionamento e Avaliação Sísmica de Estruturas Parte 2 Método N2 Rita Bento 9 de Fevereiro de 2012 Métodos pioneiros que recorrem a AENL e são preconizados

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE FUNDAÇÕES DIRECTAS (2003/04)

EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE FUNDAÇÕES DIRECTAS (2003/04) TEORIA DAS FUNDAÇÕES EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE FUNDAÇÕES DIRECTAS (2003/04) DEC FCTUC 1 - Considere uma fundação contínua com de largura, pertencente a um edifício de habitação, assente sobre um solo arenoso

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA DE ESTRUTURA

MEMÓRIA DESCRITIVA DE ESTRUTURA PROJECTO TIPO PARA DEPÓSITO INTERMEDIÁRIO DE MEDICAMENTOS MEMÓRIA DESCRITIVA DE ESTRUTURA INDICE INDICE... i 1 INTRODUÇÃO...1 2 LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO...1 3 CARACTERIZAÇÃO DO SOLO DE FUNDAÇÃO...1

Leia mais

Escola Politécnica - UFRJ / PPE- Programa de Projeto de Estruturas / 2

Escola Politécnica - UFRJ / PPE- Programa de Projeto de Estruturas / 2 Resumo Comparação de resultados em análise sísmica Métodos: Forças horizontais equivalentes, Espectro de resposta e Histórico no tempo Walter F. H. Orrala 1, Sergio Hampshire C. Santos 2, Sílvio de Souza

Leia mais

Definição da Acção Sísmica

Definição da Acção Sísmica Mestrado de Engenharia de Estruturas EUROCÓDIGO Disposições para Projecto de Estruturas Sismo-resistentes Definição da Acção Sísmica Luís Guerreiro Eurocódigo Acção sísmica A acção sísmica é definida na

Leia mais

DIMENSIONAMENTO SÍSMICO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO. Comparação com a aplicação do RSA/REBAP

DIMENSIONAMENTO SÍSMICO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO. Comparação com a aplicação do RSA/REBAP APLICAÇÃO DO AO DIMENSIONAMENTO SÍSMICO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO Comparação com a aplicação do /REBAP LUÍS MANUEL DA SILVA RAMÔA Dissertação submetida para satisfação parcial dos requisitos do grau

Leia mais

MODELAÇÃO MODELAÇÃO BETÃO ESTRUTURAL. (da estrutura à região) João F. Almeida Miguel S. Lourenço Outubro 2005

MODELAÇÃO MODELAÇÃO BETÃO ESTRUTURAL. (da estrutura à região) João F. Almeida Miguel S. Lourenço Outubro 2005 BETÃO ESTRUTURAL (da estrutura à região) João F. Almeida Miguel S. Lourenço Outubro 2005 1 OBJECTIVO CONCEÇÃO DIMENSIONAMENTO ORMENORIZAÇÃO OBJECTIVOS DOS MODELOS DE CÁLCULO: Analisar Dimensionar ormenorizar

Leia mais

IMPACTO DA ACÇÃO SÍSMICA PREVISTA

IMPACTO DA ACÇÃO SÍSMICA PREVISTA IMPACTO DA ACÇÃO SÍSMICA PREVISTA NO EUROCÓDIGO NO DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS MARA FÁBIA FARINHA DE ANDRADE Dissertação submetida para satisfação parcial dos requisitos do grau de MESTRE EM ENGENHARIA

Leia mais

Seminário Especializado sobre Estruturas Pré-fabricadas de Betão. FUNDEC, 9 de Novembro de 2006.

Seminário Especializado sobre Estruturas Pré-fabricadas de Betão. FUNDEC, 9 de Novembro de 2006. Concepção sismo-resistente de estruturas pré-fabricadas de betão armado. Particularidades e casos. Jorge Miguel Proença DECivil/IST Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura. Instituto Superior Técnico

Leia mais

Avaliação da vulnerabilidade sísmica de edifícios de alvenaria

Avaliação da vulnerabilidade sísmica de edifícios de alvenaria Avaliação da vulnerabilidade sísmica de edifícios de alvenaria P. Candeias E. Coelho P. Lourenço A. Campos Costa LNEC, 2012-06-20 Introdução >Estudo do comportamento sísmico dos edifícios gaioleiros, sem

Leia mais

APLICAÇÃO DO EUROCÓDIGO 8 A ESTRUTURAS PORTICADAS DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO. Jorge de Brito * Augusto Gomes *

APLICAÇÃO DO EUROCÓDIGO 8 A ESTRUTURAS PORTICADAS DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO. Jorge de Brito * Augusto Gomes * APLICAÇÃO DO EUROCÓDIGO 8 A ESTRUTURAS PORTICADAS DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO Jorge de Brito * Augusto Gomes * * Professor Auxiliar, Departamento de Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, Universidade

Leia mais

PROJECTO DE ESTABILIDADE DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM ARTUR RAVARA

PROJECTO DE ESTABILIDADE DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM ARTUR RAVARA PROJECTO DE ESTABILIDADE DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM ARTUR RAVARA LISBOA FUNDAÇÕES E ESTRUTURA PROJECTO DE EXECUÇÃO MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 2 2 DESCRIÇÃO GERAL DA

Leia mais

REFORÇO SÍSMICO DE EDIFÍCIOS ANÁLISE DE UM CASO DE ESTUDO

REFORÇO SÍSMICO DE EDIFÍCIOS ANÁLISE DE UM CASO DE ESTUDO REFORÇO SÍSMICO DE EDIFÍCIOS ANÁLISE DE UM CASO DE ESTUDO Ana Carreira Assistente Universidade Algarve da do Augusto Gomes Professor Auxiliar Departamento de Engª Civil do IST SUMÁRIO Neste artigo apresenta-se

Leia mais

FUNDAÇÕES E ESTRUTURA

FUNDAÇÕES E ESTRUTURA FUNDAÇÕES E ESTRUTURA ECOCENTRO VALORIZAÇÃO AMBIENTAL Zona Industrial de Cedrim - Sever do Vouga Câmara Municipal de Sever do Vouga TERMO DE RESPONSABILIDADE Anabela de Sá Marques, Engenheira Civil, moradora

Leia mais

Concepção do Reforço sísmico de Edifícios de Betão Armado

Concepção do Reforço sísmico de Edifícios de Betão Armado 4º Encontro Nacional sobre Sismologia e Engenharia Sísmica, EST- Faro, Outubro 1999 Ana Carreira Engª Civil Aluna do Mestrado em Estruturas,IST Augusto Gomes Professor Auxiliar Departamento de Engª Civil

Leia mais

Avaliação Comparativa dos Efeitos da Introdução dos Eurocódigos no Cálculo Sísmico de Edifícios de Betão Armado

Avaliação Comparativa dos Efeitos da Introdução dos Eurocódigos no Cálculo Sísmico de Edifícios de Betão Armado INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA Área Departamental de Engenharia Civil Avaliação Comparativa dos Efeitos da Introdução dos Eurocódigos no Cálculo Sísmico de Edifícios de Betão Armado MARTA RODRIGUES

Leia mais

Rita Bento.

Rita Bento. www.cmm.pt SUMÁRIO - MÉTODOS AVANÇADOS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO SÍSMICO INTRODUÇÃO ÀS METODOLOGIAS DE ANÁLISE ESTÁTICA NÃO- LINEAR ( PUSHOVER ) E DINÂMICA NÃO LINEAR ( TIME- HISTORY ) VANTAGENS E DESVANTAGENS

Leia mais

VARIAÇÃO DO CUSTO DE UM EDIFÍCIO NAS DIFERENTES ZONAS SÍSMICAS

VARIAÇÃO DO CUSTO DE UM EDIFÍCIO NAS DIFERENTES ZONAS SÍSMICAS VARIAÇÃO DO CUSTO DE UM EDIFÍCIO NAS DIFERENTES ZONAS SÍSMICAS J. Barrento da COSTA Professor Adjunto ISEL Lisboa C. Sousa OLIVEIRA Professor Catedrático IST Lisboa SUMÁRIO Com base na estrutura de um

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Ciências e Tecnologia

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Ciências e Tecnologia UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil COMPORTAMENTO SÍSMICO DE EDIFÍCIO DO CAMPUS DA FCT/UNL Por Sandra Correia Semedo Dissertação apresentada

Leia mais

Área Departamental de Engenharia Civil FOLHAS DE PROBLEMAS DAS AULAS COMPLEMENTOS DE ANÁLISE ESTRUTURAL ENGENHARIA SÍSMICA

Área Departamental de Engenharia Civil FOLHAS DE PROBLEMAS DAS AULAS COMPLEMENTOS DE ANÁLISE ESTRUTURAL ENGENHARIA SÍSMICA UNIVERSIE O LGRVE ESOL SUPERIOR E ENOLOGI Área epartamental de Engenharia ivil FOLHS E PROLEMS S ULS E OMPLEMENOS E NÁLISE ESRUURL ENGENHRI SÍSMI JOÃO MNUEL RVLHO ESÊVÃO FRO 005/06 OMPLEMENOS E NÁLISE

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE BETÃO DE ACORDO COM OS EUROCÓDIGOS. 14, 15 e 16 DE FEVEREIRO DE 2007. Módulo 7 Dimensionamento Sísmico

DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE BETÃO DE ACORDO COM OS EUROCÓDIGOS. 14, 15 e 16 DE FEVEREIRO DE 2007. Módulo 7 Dimensionamento Sísmico DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE BETÃO DE ACORDO COM OS EUROCÓDIGOS 14, 15 e 16 DE FEVEREIRO DE 2007 Módulo 7 Dimensionamento Sísmico João Almeida Costa António EN1998-1: EUROCÓDIGO 8 Projecto de Estruturas

Leia mais

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I 12 EFEITOS DE SEGUNDA ORDEM PROVOCADOS POR ESFORÇO AXIAL

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I 12 EFEITOS DE SEGUNDA ORDEM PROVOCADOS POR ESFORÇO AXIAL fct - UL EFEITOS DE SEGUDA ORDE PROVOCADOS POR ESFORÇO AXIAL EFEITOS DE SEGUDA ORDE PROVOCADOS POR ESFORÇO AXIAL PROGRAA. Introdução ao betão armado. Bases de Projecto e Acções 3. Propriedades dos materiais:

Leia mais

Análise Sísmica de Estruturas de Pontes através de uma Análise Estática não Linear

Análise Sísmica de Estruturas de Pontes através de uma Análise Estática não Linear Análise Sísmica de Estruturas de Pontes através de uma Análise Estática não Linear Bernardo Corrêa Henriques Frère Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil Presidente: Orientador:

Leia mais

EC7 Importância da Caracterização Geotécnica

EC7 Importância da Caracterização Geotécnica Mestrado em Estruturas (IST) - 2003/2004 Fundações de Estruturas EC7 Importância da Caracterização Geotécnica Jaime A. Santos Eurocódigos estruturais: (Normas relativas ao projecto estrutural e geotécnico

Leia mais

Estudo da resposta sísmica local na área metropolitana de Lisboa e na região do Algarve

Estudo da resposta sísmica local na área metropolitana de Lisboa e na região do Algarve Estudo da resposta sísmica local na área metropolitana de Lisboa e na região do Algarve Fotografia Fotografia Autor Autor 4 mm x 4 mm mm x 4 mm Rita Delfim José Rodrigues Rui Carrilho Gomes Alexandra Carvalho

Leia mais

COMPARAÇÃO DE DUAS TÉCNICAS PARA ANÁLISE NÃO LINEAR DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO PREENCHIDOS COM ALVENARIAS

COMPARAÇÃO DE DUAS TÉCNICAS PARA ANÁLISE NÃO LINEAR DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO PREENCHIDOS COM ALVENARIAS COMPARAÇÃO DE DUAS TÉCNICAS PARA ANÁLISE NÃO LINEAR DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO PREENCHIDOS COM ALVENARIAS Fotografia Autor 1 30 mm 40 mm Fotografia Autor 2 30 mm 40 mm Adrião J. BAPTISTA Assistente Convidado

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DE RESULTADOS DE ANÁLISES SÍSMICAS POR DIFERENTES NORMAS. Karine Marcico Ramos

ESTUDO COMPARATIVO DE RESULTADOS DE ANÁLISES SÍSMICAS POR DIFERENTES NORMAS. Karine Marcico Ramos ESTUDO COMPARATIVO DE RESULTADOS DE ANÁLISES SÍSMICAS POR DIFERENTES NORMAS Karine Marcico Ramos Projeto de Graduação apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica, Universidade Federal

Leia mais

Aula 1- Apresentação e Introdução

Aula 1- Apresentação e Introdução Estruturas de Suporte e Melhoramento de Solos Aula 1- Apresentação e Introdução Paulo Coelho - FCTUC Mestrado em Engª. Civil - Construções Civis ESTG/IPLeiria Apresentação: Paulo Coelho Prof. Auxiliar

Leia mais

CONTROLO DE FENDILHAÇÃO EM RESERVATÓRIOS. EN e EN Eurocódigo para Dimensionamento de Estruturas de Betão (EC2-2 e EC2-3) 1

CONTROLO DE FENDILHAÇÃO EM RESERVATÓRIOS. EN e EN Eurocódigo para Dimensionamento de Estruturas de Betão (EC2-2 e EC2-3) 1 CONTROLO DE FENDILHAÇÃO EM RESERVATÓRIOS EN 1992-1-1 e EN1992-3 Eurocódigo para Dimensionamento de Estruturas de Betão (EC2-2 e EC2-3) 1 EN1992-1-1 Projecto de Estruturas de Betão Regras Gerais e Regras

Leia mais

Análises Estáticas Não Lineares (Pushover) de Edifícios 3D Parte 5. Carlos Bhatt, Rita Bento e André Belejo

Análises Estáticas Não Lineares (Pushover) de Edifícios 3D Parte 5. Carlos Bhatt, Rita Bento e André Belejo Análises Estáticas Não Lineares (Pushover) de Edifícios 3D Parte 5 Carlos Bhatt, Rita Bento e André Belejo Sumário Ø Modelação da estrutura 3D atendendo ao comportamento não linear de todos os seus elementos

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRUTURAS

ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRUTURAS Mestrado Integrado em Engenharia Civil 2014-2015 Sumário 2 34 1. Objectivos da especialização 2. Saídas profissionais 3. Estrutura do plano curricular 4. Descrição das disciplinas 5. Temas de dissertação

Leia mais

Análise e Dimensionamento à Acção Sísmica. Dissertação/Projecto para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil

Análise e Dimensionamento à Acção Sísmica. Dissertação/Projecto para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil Análise e Dimensionamento à Acção Sísmica Aplicação a um caso prático Florentino Miguel Luz Coelho Dissertação/Projecto para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil Júri Presidente: Orientador:

Leia mais

DINÂMICA DE ESTRUTURAS (SISTEMAS DE 1 GDL + MÉTODO DE RAYLEIGH)

DINÂMICA DE ESTRUTURAS (SISTEMAS DE 1 GDL + MÉTODO DE RAYLEIGH) DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL TEORIA DE ESTRUTURAS II 009/010 8º Semestre DINÂMICA DE ESTRUTURAS (SISTEMAS DE 1 GDL + MÉTODO DE RAYLEIGH) Problema 1 Uma mesa pesada é suportada por quatro pernas de

Leia mais

A Ação dos Sismos Sobre os Edifícios

A Ação dos Sismos Sobre os Edifícios A Ação dos Sismos Sobre os Edifícios Porque é que alguns edifícios não caem? Equipa CIV: Cátia Pereira Gerardo Menezes João Carvalho Manuel Silva Rui Lima Sandra Soares Sismos Sismos são vibrações bruscas

Leia mais

Palavras chave: Estruturas simo-resistentes, Especificações Técnicas para o Comportamento Sismo-Resistentes de

Palavras chave: Estruturas simo-resistentes, Especificações Técnicas para o Comportamento Sismo-Resistentes de RESUMO Os sismos representam um dos desastres naturais que mais impacto tem junto das populações, não só pelos prejuízos humanos e materiais causados mas também pela sua imprevisibilidade Os hospitaias

Leia mais

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS ZONAS SÍSMICAS E CLASSES DE DUCTILIDADE NO PROJECTO DE ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS ZONAS SÍSMICAS E CLASSES DE DUCTILIDADE NO PROJECTO DE ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS ZONAS SÍSMICAS E CLASSES DE DUCTILIDADE NO PROJECTO DE ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS Carlos Miguel Margarido Vaz Alves Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil

Leia mais

DIMENSIONAMENTO SÍSMICO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO

DIMENSIONAMENTO SÍSMICO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO M 2014 DIMENSIONAMENTO SÍSMICO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO ESTUDO DE DIFERENTES SOLUÇÕES ENVOLVENDO PAREDES ESTRUTURAIS CATARINA MORAIS GAMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO APRESENTADA À FACULDADE DE ENGENHARIA

Leia mais

Pedro Gonçalves Dantas da Silva

Pedro Gonçalves Dantas da Silva Pedro Gonçalves Dantas da Silva ANÁLISE DA AÇÃO DE DIAFRAGMA EM ESTRUTURAS PORTICADAS DE BETÃO ARMADO ANALYSIS OF THE DIAPHAGM ACTION IN FRAME STRUCTURES WITH REINFORCED CONCRETE Dissertação de Mestrado

Leia mais

Cálculos Justificativos. Edifício Administrativo. Fundações e Estruturas

Cálculos Justificativos. Edifício Administrativo. Fundações e Estruturas Fundações e Estruturas Edifício Administrativo Cálculos Justificativos Março de 2010 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 1 2 SOLUÇÃO ESTRUTURAL,... 2 3 MODELOS DE CÁLCULO... 3 4 ANÁLISE DE RESULTADOS... 6 4.1 Análise

Leia mais

A intervenção do LNEC na mitigação do risco sísmico

A intervenção do LNEC na mitigação do risco sísmico A intervenção do LNEC na mitigação do risco sísmico Maria Luísa Sousa Riscos Naturais Iniciativa Riscos Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 20 de Setembro de 2012 Organização Introdução Mitigação do

Leia mais

DIMENSIONAMENTO E VERIFICAÇÃO DA

DIMENSIONAMENTO E VERIFICAÇÃO DA DIMENSIONAMENTO E VERIFICAÇÃO DA SEGURANÇA SÍSMICA DE EDIFÍCIOS EM ZONA DE SISMICIDADE ELEVADA HUGO MIGUEL DA SILVA TEIXEIRA Dissertação submetida para satisfação parcial dos requisitos do grau de MESTRE

Leia mais

AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO SISMICA DE EDIFÍCIOS

AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO SISMICA DE EDIFÍCIOS AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO SISMICA DE EDIFÍCIOS E. CANSADO CARVALHO CHAIRMAN CEN/TC250/SC8 EUROCODE 8 GAPRES SA Seminário A Segurança face aos Sismos na nova legislação sobre Reabilitação Urbana, Janeiro

Leia mais

AÇÃO SÍSMICA EM EDIFÍCIOS: COMPARAÇÃO ENTRE A NBR 15421/2006 E NORMAS INTERNACIONAIS

AÇÃO SÍSMICA EM EDIFÍCIOS: COMPARAÇÃO ENTRE A NBR 15421/2006 E NORMAS INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Renan Salini Tremea AÇÃO SÍSMICA EM EDIFÍCIOS: COMPARAÇÃO ENTRE A NBR 15421/2006 E NORMAS INTERNACIONAIS

Leia mais

REABILITAÇÃO E REFORÇO DE ESTRUTURAS. Avaliação Estrutural de Estruturas Existentes

REABILITAÇÃO E REFORÇO DE ESTRUTURAS. Avaliação Estrutural de Estruturas Existentes REABILITAÇÃO E REFORÇO DE ESTRUTURAS Avaliação Estrutural de Estruturas Existentes António Costa REFORÇO DE ESTRUTURAS DE BETÃO Enquadramento Avaliação do comportamento da estrutura existente Concepção

Leia mais

IST- OBRAS GEOTÉCNICAS Mestrado em Engenharia Civil 4º Ano - 2º Semestre 1º Exame 30 de Junho de 2009 Sem consulta Duração do exame: 2h30

IST- OBRAS GEOTÉCNICAS Mestrado em Engenharia Civil 4º Ano - 2º Semestre 1º Exame 30 de Junho de 2009 Sem consulta Duração do exame: 2h30 IST- OBRAS GEOTÉCNICAS Mestrado em Engenharia Civil 4º Ano - 2º Semestre 1º Exame 30 de Junho de 2009 Sem consulta Duração do exame: 2h30 Cotação (total =15,0 val.): Grupo 1: a) 1,0 ; b) 1,0 ; 2c) 1,0

Leia mais

Instituto Superior Técnico Mestrado Integrado em Engenharia Civil Análise de Estruturas Geotécnicas, Setembro 2016

Instituto Superior Técnico Mestrado Integrado em Engenharia Civil Análise de Estruturas Geotécnicas, Setembro 2016 Instituto Superior Técnico Mestrado Integrado em Engenharia Civil Análise de Estruturas Geotécnicas, Setembro 2016 PROBLEMAS Parte 1 1. O elemento A do solo arenoso da Figura 1 está sujeito a uma tensão

Leia mais

SUMÁRIO. Rita Bento. Mário Lopes. dentro dos 2003 [3] reabilit. Eng. Civil Tetraplano Lisboa com

SUMÁRIO. Rita Bento. Mário Lopes. dentro dos 2003 [3] reabilit. Eng. Civil Tetraplano Lisboa com reabilit 2 0 1 ar Encontro o Nacional 0 CONSERVAÇÃO e REABILITAÇÃO de ESTRUTURAS 1 COMPARAÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO E REFORÇO SÍSMICO DE EDIFÍCIOS ANTIGOS DE ALVENARIA Ana Sofia Casanovaa Eng.

Leia mais

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO SÍSMICO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO DIMENSIONADOS PELO EC8 JOSÉ PEDRO DA COSTA E SILVA Dissertação submetida para satisfação parcial dos requisitos do grau de MESTRE EM ENGENHARIA

Leia mais

Exemplo de aplicação do método N2 proposto no EC8 Pórtico 2D. André Belejo, Rita Bento e Carlos Bhatt

Exemplo de aplicação do método N2 proposto no EC8 Pórtico 2D. André Belejo, Rita Bento e Carlos Bhatt Exemplo de aplicação do método N2 proposto no EC8 Pórtico 2D Parte 3 André Belejo, Rita Bento e Carlos Bhatt Exemplo de aplicação do método N2 proposto no EC8 Pórtico 2D 1. Modelação da Estrutura atendendo

Leia mais

Beneficiação Geral e Ampliação da Escola EB63 + JI Praça de Goa, Freguesia de Belém

Beneficiação Geral e Ampliação da Escola EB63 + JI Praça de Goa, Freguesia de Belém Trabalho: Beneficiação Geral e Ampliação da Escola EB63 + JI Praça de Goa, Freguesia de Belém Referência: P.04.11.2250 Cliente: Câmara Municipal de Lisboa Assunto: Resposta aos Comentários feitos ao Projeto

Leia mais

Isolamento Sísmico com Sistemas Pendulares com Atrito. Nuno Miguel Canhão Esteves. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em ENGENHARIA CIVIL

Isolamento Sísmico com Sistemas Pendulares com Atrito. Nuno Miguel Canhão Esteves. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em ENGENHARIA CIVIL Isolamento Sísmico com Sistemas Pendulares com Atrito Nuno Miguel Canhão Esteves Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em ENGENHARIA CIVIL Júri Presidente: Prof. José Manuel Matos Noronha da Camara

Leia mais

Obras Geotécnicas. Cortinas multi-apoiadas. Nuno Guerra

Obras Geotécnicas. Cortinas multi-apoiadas. Nuno Guerra Obras Geotécnicas Cortinas multi-apoiadas Nuno Guerra Estruturas flexíveis versus Estruturas rígidas Aspectos a analisar: Geometria Abordagem (filosofia) de cálculo Suporte de terras: qual a acção? 2 Estruturas

Leia mais

EUROCÓDIGO PARA DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE BETÃO CONTROLO DE FENDILHAÇÃO EM GERAL E EM RESERVATÓRIOS. EN e EN

EUROCÓDIGO PARA DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE BETÃO CONTROLO DE FENDILHAÇÃO EM GERAL E EM RESERVATÓRIOS. EN e EN EUROCÓDIGO PARA DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE BETÃO CONTROLO DE FENDILHAÇÃO EM GERAL E EM RESERVATÓRIOS EN1992-1-1 e EN1992-3 José Camara 1 SECÇÃO 7 ESTADOS LIMITES DE UTILIZAÇÃO Limites de tensões

Leia mais

Modelo não-linear para a Análise Estática e/ou Dinâmica de Pórticos de Betão Armado. Humberto Varum 1, Aníbal G. Costa 2

Modelo não-linear para a Análise Estática e/ou Dinâmica de Pórticos de Betão Armado. Humberto Varum 1, Aníbal G. Costa 2 3º Encontro Sobre Sismologia e Engenharia Sísmica Instituto Superior Técnico, 1997 Modelo não-linear para a Análise Estática e/ou Dinâmica de Pórticos de Betão Armado Humberto Varum 1, Aníbal G. Costa

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE SÍSMICA DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO DE ACORDO COM O EUROCÓDIGO 8 PARTE 3

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE SÍSMICA DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO DE ACORDO COM O EUROCÓDIGO 8 PARTE 3 1 AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE SÍSMICA DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO DE ACORDO COM O EUROCÓDIGO 8 PARTE 3 João P. Saraiva Eng. Civil A2P Consult, Lda Lisboa Júlio Appleton Eng. Civil Prof. Catedrático IST SUMÁRIO

Leia mais

Comparação do Eurocódigo 8 com o RSA/REBAP

Comparação do Eurocódigo 8 com o RSA/REBAP Comparação do Eurocódigo 8 com o RSA/REBAP Dimensionamento Sísmico de Estruturas de Betão Armado Hugo Miguel Pereira Lopes Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil Orientador: Prof.

Leia mais

Comparação de Resultados em Análise Sísmica Métodos: Forças Horizontais Equivalentes, Espectro de Resposta e Histórico no Tempo

Comparação de Resultados em Análise Sísmica Métodos: Forças Horizontais Equivalentes, Espectro de Resposta e Histórico no Tempo Comparação de Resultados em Análise Sísmica Métodos: Forças Horizontais Equivalentes, Espectro de Resposta e Histórico no Tempo Walter F. H. Orrala 1, Sergio Hampshire C. Santos 2, Sílvio de Souza Lima

Leia mais

Análise de Estruturas Submetidas a Ações Sísmicas Byl Farney Rodrigues da C. Júnior 1, Jader Santos Lopes 2, Marcos Paulo Sartin Silva 3

Análise de Estruturas Submetidas a Ações Sísmicas Byl Farney Rodrigues da C. Júnior 1, Jader Santos Lopes 2, Marcos Paulo Sartin Silva 3 Análise de Estruturas Submetidas a Ações Sísmicas Byl Farney Rodrigues da C. Júnior 1, Jader Santos Lopes 2, Marcos Paulo Sartin Silva 3 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás / farneyjr@gmail.com

Leia mais

BE2000 Encontro Nacional Betão Estrutural 2000 Porto, Novembro 2000 CONCEPÇÃO DO REFORÇO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO PARA A ACÇÃO SÍSMICA

BE2000 Encontro Nacional Betão Estrutural 2000 Porto, Novembro 2000 CONCEPÇÃO DO REFORÇO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO PARA A ACÇÃO SÍSMICA CONCEPÇÃO DO REFORÇO DE EDIFÍCIOS DE BETÃO ARMADO PARA A ACÇÃO SÍSMICA A. CARREIRA Assistente E.S.T UAlg Faro A. GOMES Prof. Auxiliar DECivil - IST Lisboa SUMÁRIO Neste artigo define-se uma metodologia

Leia mais

REFORÇO DE ESTRUTURAS PARA A ACÇÃO SÍSMICA

REFORÇO DE ESTRUTURAS PARA A ACÇÃO SÍSMICA REFORÇO DE ESTRUTURAS PARA A ACÇÃO SÍSMICA Causas que originam o reforço: edifícios com valor patrimonial elevado edifícios estratégicos (hospitais, centrais de telecomunicações,...) pontes e viadutos

Leia mais

Avaliação da segurança sísmica de pontes e reforço com FRP s

Avaliação da segurança sísmica de pontes e reforço com FRP s Avaliação da segurança sísmica de pontes e reforço com FRP s Filipe Coelho, Miguel Morais, Humberto Varum Universidade de Aveiro, Departamento de Engenharia Civil, Aveiro RESUMO: A avaliação da segurança

Leia mais

TEORIA DAS FUNDAÇÕES EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE FUNDAÇÕES PROFUNDAS (2003/04) DEC FCTUC

TEORIA DAS FUNDAÇÕES EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE FUNDAÇÕES PROFUNDAS (2003/04) DEC FCTUC TEORIA DAS FUNDAÇÕES EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE FUNDAÇÕES PROFUNDAS (2003/04) DEC FCTUC 1 - Considere uma estaca cravada, de betão, com secção circular de 0,5 m de diâmetro. Calcule a carga vertical máxima

Leia mais

ESTRUTURAS ESPECIAIS Mestrado Integrado em Engenharia Civil 5º Ano 2º Semestre 15 de Junho de 2013 Responsável: Prof. José Oliveira Pedro

ESTRUTURAS ESPECIAIS Mestrado Integrado em Engenharia Civil 5º Ano 2º Semestre 15 de Junho de 2013 Responsável: Prof. José Oliveira Pedro Identifique todas as folhas com o número e nome. Justifique adequadamente todas as suas respostas. Desligue o telemóvel. Permitida a consulta de tabelas e regulamentos. Duração: 2h30m ESTRUTURAS ESPECIAIS

Leia mais

Exame de Segurança Estrutural Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil Duração: 2horas 15/04/1998

Exame de Segurança Estrutural Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil Duração: 2horas 15/04/1998 Exame de Segurança Estrutural Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil Duração: horas 5/04/998 De acordo com a nomenclatura corrente os métodos de verificação da segurança estrutural com base probabilística

Leia mais

Bases do Projecto Geotécnico Eurocódigo 7

Bases do Projecto Geotécnico Eurocódigo 7 DFA em Engenharia de Estruturas Fundações de Estruturas Bases do Projecto Geotécnico Eurocódigo 7 Jaime A. Santos (IST) Requisitos fundamentais Uma estrutura deve ser projectada e executada de forma tal

Leia mais

SECÇÃO 7 ESTADOS LIMITES DE SERVIÇO

SECÇÃO 7 ESTADOS LIMITES DE SERVIÇO SECÇÃO 7 ESTADOS LIMITES DE SERVIÇO Abrange limites de tensões, controlo de abertura de fendas e limitação da deformação. Em geral deve ser considerado o valor de f ctm para os cálculos. Limites de tensões

Leia mais

EN1992 Projecto de Estruturas de Betão CONTROLO DE FENDILHAÇÃO EM GERAL E EM RESERVATÓRIOS. EN e EN1992-3

EN1992 Projecto de Estruturas de Betão CONTROLO DE FENDILHAÇÃO EM GERAL E EM RESERVATÓRIOS. EN e EN1992-3 CONTROLO DE FENDILHAÇÃO EM GERAL E EM RESERVATÓRIOS EN 1992-1-1 e EN1992-3 1 SECÇÃO 7 ESTADOS LIMITES DE UTILIZAÇÃO Limites de tensões Betão σ c 0.6 f ck (combinação característica de cargas) Para evitar

Leia mais

VULNERABILIDADE SÍSMICA DE INSTALAÇÕES HOSPITALARES

VULNERABILIDADE SÍSMICA DE INSTALAÇÕES HOSPITALARES SÍSMICA 2007 7º CONGRESSO DE SISMOLOGIA E ENGENHARIA SÍSMICA 1 VULNERABILIDADE SÍSMICA DE INSTALAÇÕES HOSPITALARES H. MARQUES Eng. Civil GEG Lda. Porto Portugal J. CUNHA Eng. Civil GEG Lda. Porto Portugal

Leia mais

Cálculo probabilista da perigosidade sísmica

Cálculo probabilista da perigosidade sísmica Cálculo probabilista da perigosidade sísmica Susana Vilanova Lisboa, 1755 Núcleo de Engenharia Sísmica e Sismologia, ICIST, Instituto Superior Técnico Sismos: características e efeitos Características:

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRUTURAS

ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRUTURAS Mestrado Integrado em Engenharia Civil 2017-2018 Sumário 1. Características do perfil 2. Saídas profissionais 2 34 3. Características genéricas do programa curricular 4. Disciplinas do programa curricular

Leia mais

A REABILITAÇÃO SÍSMICA DO PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO

A REABILITAÇÃO SÍSMICA DO PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO A REABILITAÇÃO SÍSMICA DO PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO S. Pompeu SANTOS Engenheiro Civil Investigador Coordenador LNEC, Lisboa SUMÁRIO Apresenta-se na comunicação uma abordagem integrada para a avaliação estrutural

Leia mais

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I 13 DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS RELATIVAS A PILARES E PAREDES

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I 13 DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS RELATIVAS A PILARES E PAREDES 13 DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS RELATIVAS A PILARES E PAREDES PROGRAMA 1. Introdução ao betão armado 2. Bases de Projecto e Acções 3. Propriedades dos materiais: betão e aço 4. Durabilidade 5. Estados limite

Leia mais

CONSEQUÊNCIAS DA APLICAÇÃO DO CRITÉRIO PILAR ROBUSTO - VIGA ESBELTA (EC8)

CONSEQUÊNCIAS DA APLICAÇÃO DO CRITÉRIO PILAR ROBUSTO - VIGA ESBELTA (EC8) CONSEQUÊNCIAS DA APLICAÇÃO DO CRITÉRIO PILAR ROBUSTO - VIGA ESBELTA (EC8) Jorge de BRITO Professor Auxiliar IST/ICIST Lisboa Bernardo LOBO Engº. Civil STA Lisboa SUÁRIO Esta comunicação procura quantificar,

Leia mais

ABNT NBR 6118:2003 Projeto de estruturas de concreto Procedimento

ABNT NBR 6118:2003 Projeto de estruturas de concreto Procedimento NBR Projeto de estruturas resistentes a sismos 1 Objetivo 1.1 Esta Norma fixa os requisitos exigíveis na verificação da segurança das estruturas usuais da construção civil relativamente às ações de sismos,

Leia mais

DIMENSIONAMENTO SÍSMICO DE

DIMENSIONAMENTO SÍSMICO DE DIMENSIONAMENTO SÍSMICO DE PILARES DE PONTES SEGUNDO O EUROCÓDIGO 8 E AVALIAÇÃO DO SEU COMPORTAMENTO IGOR CHIU DA SILVA SOARES Relatório de projecto submetido para satisfação parcial dos requisitos do

Leia mais

Estruturas porticadas de edifícios em betão armado em Portugal: amostragem e efeitos da aplicação da regulamentação europeia

Estruturas porticadas de edifícios em betão armado em Portugal: amostragem e efeitos da aplicação da regulamentação europeia Encontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL - BE216 FCTUC 2 a 4 de novembro de 216 Estruturas porticadas de edifícios em betão armado em Portugal: amostragem e efeitos da aplicação da regulamentação europeia Paulo

Leia mais

Miguel Bravo Bagorro. Avaliação do comportamento sísmico de um edifício do campus da FCT/UNL

Miguel Bravo Bagorro. Avaliação do comportamento sísmico de um edifício do campus da FCT/UNL Miguel Bravo Bagorro Avaliação do comportamento sísmico de um edifício do campus da FCT/UNL Lisboa 2009 UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil

Leia mais