Guia de Segurança. 1ª edição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia de Segurança. 1ª edição"

Transcrição

1 Guia de Segurança 1ª edição

2 índice 3 10 Sistemas de protecção para habitação O que é um Sistema de Alarme? Sistemas de Alarme O que é a videovigilância? O que significa videovigilância com ligação a internet? Segurança Perimetral A casa inteligente: alarmes técnicos e domótica Prevenção de acidentes em casa Intrusões Incêndios Fugas de monóxido de carbono Inundações Segurança para as crianças Segurança básica para o bebé Segurança básica para a criança Medidas de segurança para crianças e adolescentes A segurança infantil nos veículos Segurança para os idosos Cabos e tomadas eléctricas Iluminação Pequenos electrodomésticos O carro Tecnologia para acompanhamento de idosos 17 Segurança fora de casa A via pública Antes de ir de férias Durante as férias Dicionário de segurança Contactos Úteis

3 Sistemas de protecção para habitação

4 O que é um Sistema de Alarme? É um conjunto de equipamentos que servem para detectar a intrusão num determinado espaço protegido. A variedade de sistemas de alarme que existe no mercado é muito extensa, desde os mais básicos até aos mais sofisticados que integram as últimas tecnologias e permitem múltiplas possibilidades. Um sistema de alarme simples é composto por uma central, detectores, teclado e sirene. Este equipamento deve estar ligado a uma Central Receptora de Alarmes e com monitorização permanente. A opção ligado a central receptora é, segundo os especialistas, a mais eficiente. Sistema de alarme sem ligação a Central Receptora de Alarmes: O particular e/ou os vizinhos apercebem-se do sinal de alarme. Sistema de segurança ligado a uma Central Receptora de Alarmes: Se o sistema detecta uma intrusão numa habitação ou empresa, o sinal chega imediatamente à Central Receptora de Alarmes que contacta o proprietário do imóvel. No caso de se tratar de um alarme real, o operador da Central Receptora de Alarmes chama de imediato as autoridades competentes e envia para o local um piquete de segurança. Sistemas de Alarme Um dos elementos que mais dissuade os intrusos que pretendem roubar uma habitação ou empresa é a presença de sistemas ligados a uma Central Receptora de Alarmes (CRA), profissional e autorizada pelo MAI. As placas e autocolantes no exterior da habitação demonstram que o local está protegido. Os ladrões sabem que qualquer tentativa de intrusão num imóvel com sistema de alarme ligado a uma CRA se traduzirá no imediato aviso às forças de segurança, por isso, a presença destes sistemas monitorizados é o primeiro meio de impedir o roubo. Os dados comprovam que as residências com sistemas de alarme monitorizados têm uma taxa de incidência de assaltos substancialmente menor.

5 O que é a videovigilância? Um Circuito Fechado de Televisão é um sistema de segurança que permite visualizar as imagens do que está a acontecer no local protegido. As suas vantagens são: Reduzir os riscos físicos para o pessoal. Dissuadir o potencial atacante pelo facto de se sentir vigiado. Verificar no momento a causa de um alarme. Identificar o intruso. Reduzir a possibilidade de pessoas não autorizadas acederem a informações confidenciais. Este sistema adequa-se a grande empresas, PMEs, comércio, condomínios e residências. Elementos que constituem a videovigilância: Câmaras de diferentes tipos, segundo a necessidade: nocturnas/diurnas, internas/externas, de iluminação e de detecção por infravermelhos para zonas especialmente inseguras. Monitores para visualizar as imagens. Aparelhos de gravação de imagem. Videosensores que permitem determinar se ocorreu algum movimento numa determinada parte da imagem. O que significa videovigilância (c/ ligação à internet)? A videovigilância com ligação a internet é um novo conceito de segurança que utiliza câmaras digitais ligadas à internet que permitem visualizar em tempo real e a partir de qualquer local tudo o que acontece em casa ou na empresa.

6 Elementos que constituem a videovigilância (c/ ligação internet): Uma ou mais câmaras digitais. Ligação de banda larga à internet (inclui router). Vantagens de um sistema de videovigilância com ligação a internet: O sistema está ligado às câmaras IP e à Central Receptora de Alarmes, o que permite confirmar, de imediato quando dispara um alarme, se este é falso ou se é verdadeiro. Identificação do intruso. O utilizador pode aceder às câmaras através da internet para ver o que está a acontecer no local vigiado, em tempo real, o que permite, por exemplo, a supervisão de tarefas, o acompanhamento de idosos ou crianças, etc. Sistema de fácil instalação e utilização, testado tecnicamente pela empresa de segurança. Segurança Perimetral É um conjunto de sistemas de detecção electrónica concebido para proteger tanto espaços exteriores como interiores. A vantagem que oferece é que detecta, dissuade e trava o intruso mais cedo do que outros sistemas. Os sinais que o sistema capta são gerados pela escalada, tentativas de corte, pancadas em vedações ou, simplesmente, por passos na área protegida pelo detector.

7 Os sistemas interiores e exteriores são complementares. Quando se activa um sistema interior é porque o intruso já está no interior do local protegido. Um sistema de segurança perimetral activado permite desfrutar de total confiança e liberdade no interior da zona protegida, visto que ao disparar um sinal de alarme existe um lapso de tempo que é essencial para tomar decisões e actuar. A Segurança Perimetral é recomendável quando existe um espaço entre a rua e o lugar que se pretende proteger. Por exemplo: Moradias com jardim ou pátio. Habitações com acessos por terraços. Propriedades privadas rodeadas de espaços abertos. Recintos vedados. Empresas em geral. Armazéns/espaços comerciais. Tipos de detectores de Segurança Perimetral: Detectores de quebra de vidros. Detectores de movimento para o exterior. Detectores magnéticos de abertura (para janelas e portas). Barreiras de infravermelhos para exterior, de longo e curto alcance. Videovigilância. A segurança perimetral permite prevenir mais eficazmente as novas formas de assalto a residências com os moradores no seu interior, mais conhecido como homejacking.

8 A casa inteligente: alarmes técnicos e domótica Os alarmes técnicos encarregam-se de detectar qualquer erro de funcionamento, acidente ou mau uso involuntário dos sistemas eléctricos, fugas de água ou de gás, fumos ou incêndios, entre outros. Tipos de aviso transmitidos pelos alarmes técnicos: Alarme Técnico Local: detecta problemas técnicos ou acidentes e é activado através de sirenes, campainhas, luzes ou mensagens de voz. Alarme Técnico Remoto: informa da existência de qualquer incidente por telemóvel ou correio electrónico e avisa também a Central Receptora de Alarmes. Domótica é um termo utilizado para descrever o conjunto de sistemas que interligam as diferentes divisões de uma habitação. Um sistema domótico permite: Abrir e fechar portas, janelas e persianas. Pôr em funcionamento os electrodomésticos. Simular a presença dos proprietários, por exemplo, iluminando o espaço no horário habitual. Gerir a energia que se consome de uma forma inteligente, evitando um gasto maior. Integrar o sistema de segurança e o sistema domótico e ligá-los a uma Central Receptora de Alarmes. Desfrutar de uma segurança pessoal especialmente destinada a pessoas idosas, serviços S.O.S e ligação a hospitais.

9 O sistema domótico também se pode ligar aos sistemas multimédia, o que permite conjugar a utilidade destes aparelhos com o ócio e o entretenimento: Áudio/Vídeo. Cinema em casa. Jogos em rede. Televisão interactiva e vídeos.

10 Prevenção de acidentes em casa

11 11 Até agora deu-se ênfase aos sistemas de alarme. Mas como a segurança é uma responsabilidade extensível aos utilizadores e proprietários de casas e de empresas. A partir daqui divulga-se uma série de conselhos de fácil aplicação e de excelentes resultados, não só para prevenir a intrusão, mas também para a prevenção de incêndios, fugas de gás e outros acidentes. Intrusões Prevenção: controlo de acessos à habitação As portas de acesso à habitação devem ter uma estrutura sólida, de preferência blindada, que inclua fechaduras de segurança, com uma concepção especial que não permita fazer cópias das chaves sem autorização. Além disso, é conveniente que as portas tenham um olho mágico de grande angular que permita ver praticamente todos os ângulos do vestíbulo. A utilização de ferrolho com corrente permite apenas a abertura parcial da porta, permitindo evitar que alguém se infiltre em casa. O mais correcto é não permitir o acesso a alguém cuja presença não tenha sido solicitada ou mesmo que o tenha sido, deve-se confirmar a identidade da pessoa e da empresa de serviços determinada antes de abrir a porta. Quanto às janelas, devem-se proteger as de fácil acesso a partir do exterior, com grades, persianas e películas adesivas de segurança (no caso de contar com sistema de segurança). Outros elementos a ter em conta Utilizar uma iluminação de segurança. A iluminação pode ser um impedimento contra a intrusão. Os cães também podem manter alerta os proprietários se alguém quiser entrar na propriedade. Existem meios técnicos de observação como o videoporteiro ou os circuitos fechados de televisão que permitem observar o que acontece na habitação a partir de qualquer lugar, inclusivamente quando o proprietário está fora. O sistema de portões para garagem que se abrem por controlo remoto ou automaticamente por vezes é aproveitado pelos ladrões num momento de distracção. É recomendável permanecer uns segundos atento ao portão, até que este se feche completamente.

12 12 Caso ao regressar a casa detectar que ocorreu um roubo, é recomendável: Chamar de imediato as forças de segurança. Não tocar nem arrumar nada. Caso se detecte que a fechadura foi forçada, portas ou janelas arrombadas ou vandalizadas, não se deve entrar em casa. Os delinquentes ainda podem estar lá dentro. Deve-se antes chamar as autoridades competentes. Enquanto aguarda pode avisar os restantes membros da família e os vizinhos. Incêndios Uma das medidas que ajuda a prevenir um incêndio é a instalação de detectores de fumo em cada piso da casa, especialmente perto dos quartos (mas não no seu interior). Os detectores alertam sobre a presença de fumo. Se não estiverem ligados à Central Receptora de Alarmes o proprietário pode actuar, no caso de estar presente. Se os detectores de fumo estiverem ligados à Central Receptora de Alarmes, os funcionários entram em contacto com os bombeiros para que se dirijam de imediato ao imóvel afectado. Outros factores a ter em conta na prevenção de incêndios: Dispor de um extintor em casa. Os aquecedores eléctricos não se devem utilizar para secar roupa ou calçado e também não se devem colocar perto de objectos inflamáveis. Evitar a sobrecarga de tomadas eléctricas, tendo especial cuidado ao usar cabos e extensões. Não colocar, nem guardar objectos de plástico ou têxteis em prateleiras próximas do forno. Guardar os líquidos inflamáveis como álcool, acetona, gasolina ou aguarrás longe de qualquer fonte de combustão, longe das crianças, em embalagens identificadas e bem fechadas. Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças. Confirmar se as beatas estão bem apagadas antes de esvaziar os cinzeiros. Não colocar os cinzeiros sobre os apoios de braços dos sofás ou sobre os estofos das cadeiras. Nunca fumar na cama.

13 13 Em caso de incêndio: Manter a calma evitando o pânico. Contactar imediatamente os bombeiros, indicando o local exacto e o tipo de incêndio. Avisar os vizinhos da existência do incêndio. Se estiverem pessoas dentro da habitação devem cortar imediatamente o gás e a electricidade. Com isto, é possível evitar que o imóvel sofra uma deflagração ou uma explosão. Eliminar as correntes de ar, fechando as portas e janelas. Nunca utilizar os elevadores. Combinar com as crianças um lugar seguro onde se reúnam fora da casa. Todos os membros da família ou funcionários devem saber que no caso da roupa ficar presa têm que parar, deitar-se no chão e rodar, e nunca começar a correr, para evitar avivar as chamas e que alastrem a outras zonas. Em caso de incêndio num piso superior deve-se abandonar rapidamente a habitação com o corpo ao nível do solo. Se o incêndio for num piso inferior devem-se molhar toalhas, colocá-las na ombreira da porta mais próxima do incêndio e sair para o terraço ou ir à janela mais afastada do núcleo do incêndio para continuar a pedir ajuda. Comunicar todas as instruções mencionadas aos mais pequenos, para que também saibam como actuar em caso de incêndio. Fugas de monóxido de carbono O monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro, incolor, inflamável e altamente tóxico. Pode causar a morte quando se respira em quantidades elevadas. É produzido quando se queimam materiais combustíveis como gás, gasolina, carvão, petróleo, querosene, etc., em lugares com pouco oxigénio.

14 14 As chaminés, as caldeiras, os esquentadores e os aparelhos domésticos que queimam combustível, como aquecedores e fogões, também o podem produzir se não funcionarem bem. Caso na habitação existam aparelhos que funcionam com combustível deve colocar-se um detector na parte exterior de todas as divisões. Devem inspeccionar-se periodicamente os aparelhos que funcionam com combustível como chaminés, aquecedores a lenha, aquecedores a gás e fornos para evitar irregularidades. Perante a suspeita de uma fuga de gás, não se deve acender, nem apagar a luz eléctrica, isqueiros ou qualquer aparelho que produza faísca ou chama. Também é importante reconhecer os sintomas que são similares aos da gripe: dor de cabeça, fadiga, dificuldade respiratória, náuseas e enjôos. Inundações Uma das causas naturais e mais frequentes das inundações é a chuva intensa, que provoca o transbordamento dos rios. Para reduzir os danos significativos causados por uma inundação, os países desenvolvidos criaram sistemas de prevenção tais como diques, barreiras metálicas, etc. No entanto, existem outros tipos de inundações residenciais causadas pela rotura de válvulas ou pelo escoamento de alguns mecanismos. Na prevenção contra este tipo de acidentes utilizam-se os detectores de água que podem reduzir os danos causados por uma fuga acidental e avisar no momento. Se o detector estiver ligado a um sistema de alarme com ligação à Central Receptora de Alarmes, os operadores da empresa de segurança podem verificar e avisar os bombeiros prevenindo danos maiores.

15 15 Também é conveniente manter em bom estado e submeter a revisão o sistema de tubagens, o sistema de aquecimento, etc. Caso ocorra uma emergência por causa de chuva intensa é recomendável: Desligar o interruptor geral da electricidade. Se possível, refugie-se num piso elevado, evite ir para a cave ou o rés-do-chão. Sintonizar as emissoras de rádio locais para estar informado a todo o momento sobre o ponto da situação e ouvir as recomendações e instruções difundidas pelas autoridades de Protecção Civil. Retirar do exterior todos os objectos valiosos que possam ser arrastados pela água, desde que isso não implique perigo de vida. Os documentos importantes, objectos valiosos, alimentos, água potável e produtos perigosos devem ser colocados ao seu alcance. Após uma inundação Todas as fontes de água estão contaminadas, portanto não é recomendável beber água da torneira. No caso de não ter acesso a água potável, o mais saudável é fervê-la para eliminar bactérias e parasitas. Deitar fora os alimentos que tenham estado em contacto directo com a água da inundação. Alguns alimentos enlatados podem ser aproveitados, se a embalagem não estiver danificada.

16 16 Antes de voltar a ocupar uma habitação ou espaço que tenha sofrido uma inundação tem de inspeccionar os alicerces procurando fendas, examinar as paredes, portas, escadas e janelas para descartar o perigo de aluimento. Verificar se existem tubagens de gás danificadas ou com fugas, cabos eléctricos molhados ou emersos que possam causar um incêndio. Nestes casos é conveniente fechar a válvula do gás, desligar o interruptor geral da luz e chamar um técnico. Antes de voltar a usar um aparelho eléctrico, confirme se está em boas condições e completamente seco. Se notar o cheiro a gás deve abrir as janelas e abandonar rapidamente o imóvel, fechar a válvula exterior do gás, se possível, e avisar a empresa correspondente, pois só profissionais podem ligar novamente o gás. Se a habitação tiver cave, a água tem de se retirada gradualmente, aproximadamente um terço por dia. Caso contrário, a pressão da terra molhada no exterior pode provocar aluimentos. No regresso a casa ou à empresa, utilize calçado com solas grossas de plástico. Os ferimentos mais comuns após uma inundação costumam ser os cortes nos pés.

17 segurança fora de casa

18 18 A via pública A segurança também é importante fora de casa. É recomendável tomar precauções e actuar correctamente em caso de perigo. Ao circular pela rua é importante: Evitar circular em locais isolados e pouco iluminados. Levar o dinheiro ou a carteira nos bolsos da frente das calças. Ter o máximo cuidado em locais com muita gente ou entre multidões. Caso ocorra um encontrão com alguém, verifique se a carteira, o telemóvel e os restantes objectos de valor continuam consigo. Levar a bolsa sempre debaixo do braço. Estar muito atento às mochilas em ambientes muito concorridos, como o metro. Nos caixas multibanco: Actuar com precaução. Antes de levantar dinheiro, observar o espaço envolvente e verificar se não há qualquer situação suspeita. De preferência não utilizar caixas automáticas instaladas na rua. É preferível usar aquelas que estão protegidas com porta de segurança. Ao marcar o código pessoal, tapar com a mão o teclado para que ninguém tenha acesso posterior a este código. É conveniente ter apontados os números de telefone necessários em caso de roubo do cartão de crédito, para proceder ao seu cancelamento rápido. Evite roubos por esticão: Existem duas maneiras de realizar o chamado roubo por esticão. A primeira é utilizando um veículo, normalmente uma mota, que se aproxima do passeio. Por isso, é conveniente levar a bolsa no lado interior do passeio. Na segunda, aproveita-se a confusão de transeuntes para efectuar o roubo: o ladrão puxa a bolsa e começa a correr entre as pessoas. Por isso, é recomendável não levar elevadas quantias de dinheiro em numerário dentro da bolsa.

19 19 Em caso de roubo deve apresentar-se denúncia numa esquadra de imediato e dar todos os detalhes. Roubo do veículo: Estacionar o veículo em lugares iluminados e não demasiado isolados. Confirme se todas as portas ficam devidamente fechadas, assim como a bagageira e as janelas. Não deixar objectos de valor ou qualquer outra coisa que possa chamar a atenção à vista dentro do carro. Costuma ser muito eficaz equipar o veículo com um imobilizador electrónico tendo alguns carros este equipamento de série. Um alarme sonoro ou luminoso é um complemento ideal para denunciar o ladrão. As trancas mecânicas servem para dissuadir o infractor. Algumas empresas de segurança oferecem serviços exclusivos de localização de veículos, para localizar o veículo roubado numa questão de minutos, via GPS. Um assalto à mão armada: Não oferecer resistência de forma violenta para não ser ferido. Falar calmamente com o assaltante e dar-lhe o que ele pedir. Não perseguir o ladrão após o assalto. Pedir imediatamente ajuda a outros transeuntes e às autoridades competentes. Se o ladrão estiver armado, não focar a atenção na arma. Tentar reter na memória a identidade do agressor: estatura e compleição, vestuário, tom de voz, penteado, etc. Antes de ir de férias Antes de iniciar as férias é conveniente instalar na casa, na garagem e no sótão sistemas de segurança adequados: portas de segurança, grades ou gradeamentos em terraços e janelas, cofres embutidos e um sistema de alarme ligado a uma Central Receptora de Alarmes.

20 20 Para não evidenciar a ausência de movimento dentro de casa deve-se deixar algumas persianas abertas. Também se pode pedir a um vizinho de confiança ou familiar que retire a correspondência da caixa de correio. Existem no mercado dispositivos electrónicos que permitem programar automaticamente o acendimento das luzes, do televisor ou do equipamento de som, os quais são úteis em certos casos. Não é recomendável deixar dinheiro, jóias nem objectos valiosos em casa a menos que fiquem guardados num cofre. Existem bancos que guardam os objectos de valor durante as férias e é preferível deixá-los nestes locais. Durante os preparativos, não é conveniente comunicar a desconhecidos ou a pessoas que não sejam de confiança que a casa vai estar sem ninguém. Algumas empresas de segurança prestam serviço de rondas pré-programadas às casas na ausência do seus proprietários. Durante as férias Ao sair do hotel, do apartamento ou da casa de férias, os objectos pessoais devem estar sempre sob o seu controlo. Não é recomendável deixar as chaves debaixo de vasos e tapetes, os lugares mais comuns onde os ladrões as costumam procurar. Áreas de descanso: Numa viagem por estrada, o ideal é manter o carro sempre à vista no caso de ir descansar. Ao sair do veículo deve levar consigo as chaves, a bolsa e os objectos de valor. Hotéis: No momento de fazer a reserva é útil perguntar se o hotel dispõe de sistemas de segurança básicos. Deixar no cofre os objectos de valor, dinheiro, etc. Deixar a chave na recepção. Todos os hotéis e apartamentos de férias têm instruções para o caso de incêndio, que se deve ler atentamente para conhecer o trajecto, no caso de ser necessário evacuar o local.

21 segurança para as crianças

22 22 Nunca é demasiado cedo para tomar medidas de segurança em casa, a fim de proteger as crianças. Quando um bebé começa a gatinhar existem múltiplos perigos, mas também se deve estar atento aos recém-nascidos. Segurança básica para o bebé Um recém-nascido passa a maior parte do tempo a dormir, portanto é importante manter a segurança necessária nestes momentos. Um berço seguro: Quando compramos um berço, a separação das barras não deverá exceder os 6 cm, visto que num espaço maior a criança poderá introduzir a cabeça e cair. O colchão deve ser rígido e deve ajustar-se perfeitamente às laterais do berço. Retire tanto as almofadas como os brinquedos do berço, pois podem incomodar o bebé e obstruir-lhe a respiração e servir como degraus para trepar para fora do berço, quando o bebé for maior. Durante os primeiros 12 meses, os bebés devem deitar-se de boca para cima e não de boca para baixo. Deitar os bebés de lado é uma boa alternativa, com a parte inferior do braço para a frente para evitar que rolem sobre a sua barriga. Os bebés não devem dormir em superfícies macias como sofás ou camas de água que lhes possam impedir de respirar ao afundarem-se nelas. Se o bebé for grande e tiver tendência para se destapar ou para tapar o rosto com os lençóis e mantas, podem utilizar-se pijamas de corpo inteiro. O quarto seguro: Eliminar qualquer cordão que se possa enrolar à volta do pescoço do bebé (ex. cordões das cortinas e das chupetas).

23 23 Manter o berço afastado de cabos eléctricos, de tomadas às quais o bebé possa chegar e de janelas. Os objectos e os brinquedos pendurados no berço devem manter-se também fora do alcance das mãos do bebé, a menos que sejam concebidos para estimular o tacto. Precauções na hora do banho: Antes de meter o bebé na água deve-se medir a temperatura com um termómetro para que não exceda os 37 graus; também se pode medir introduzindo o pulso. A pele dos bebés é muito fina e sensível à temperatura. Outro ponto fundamental é o bebé permanecer sempre apoiado pelo braço de um adulto. Segurança básica para a criança As crianças que começam a andar podem ter acesso a zonas perigosas da casa. Para evitar que sofra danos físicos é conveniente tomar algumas precauções. É conveniente instalar grades no início e final das escadas para evitar que as crianças acedam às mesmas, tendo atenção para que os espaços entre as ripas ou barras sejam suficientemente pequenos para que as crianças não introduzam a cabeça. As portas de passagem para a cozinha, casas de banho, etc., devem manter-se fechadas ou ser travadas por batentes para evitar entalar os dedos ao tentar abri-las ou fechá-las. É conveniente instalar dispositivos anti-abertura nos armários e gavetas que contenham objectos perigosos como facas, medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, etc. Se acidentalmente, uma criança ingerir substâncias tóxicas ou medicamentos tem que se chamar de imediato o serviço de urgências médicas (os números das urgências devem estar sempre num local visível e perto do telefone).

24 24 As tomadas que não sejam utilizadas devem permanecer tapadas com dispositivos de segurança para evitar que as crianças metam os dedos nas mesmas. Os cabos dos aparelhos eléctricos devem estar sempre enrolados e sem estarem à vista. No fogão é recomendável utilizar os bicos de trás para cozinhar e ter atenção para que as asas das frigideiras e tachos fiquem viradas para o interior do fogão (nunca para fora). Desta forma, evitam-se possíveis queimaduras. Os alimentos e as bebidas quentes devem manter-se fora do alcance das crianças, longe dos bordos da bancada e da mesa. Durante o banho tem que se estar permanentemente com as crianças. Qualquer tipo de aparelho eléctrico deve manter-se longe da água e sempre desligado da corrente durante o banho. À noite é recomendável deixar luzes especiais, de baixa intensidade, acesas para evitar que as crianças que se levantem possam cair ou magoar-se. Brinquedos: O tamanho dos brinquedos deve ser adequado à idade das crianças. As lojas especializadas costumam ter à venda brinquedos cujos fabricantes anunciam a idade a que correspondem. Devem remover-se as embalagens de plástico, as fitas ou as borrachas dos brinquedos para evitar riscos. Manter fora do alcance dos bebés e das crianças que começam a andar os brinquedos para as crianças maiores. Se tiver preparado um caixote ou arca para a criança guardar os brinquedos é preferível que não tenha tampa.

25 25 Plantas: As plantas devem manter-se fora do alcance das crianças, uma vez que algumas delas podem ser tóxicas. Janelas e portas: Manter fechadas com um dispositivo de segurança as janelas que sejam acessíveis às crianças. As cadeiras e outros móveis devem ficar longe das janelas para que as crianças não possam subir e chegar às janelas. As portas principais da habitação têm de estar sempre fechadas à chave para evitar que as crianças possam sair para o exterior. Evitar correntes de ar que possam fazer com que as portas se fechem de forma violenta, colocando cunhas na parte interior das portas ou batentes. Piscinas: As piscinas são uma grande atracção para as crianças, mas devem-se tomar todas as precauções. As crianças na piscina têm que estar sempre vigiadas por um adulto. O adulto que as esteja a vigiar não se deve distrair com outras actividades. A fim de tornar a piscina um lugar seguro é recomendável seguir estas regras: Fechar o perímetro da piscina com uma cerca de pelo menos 1,50 m de altura. Ter por perto um equipamento de salvamento, como uma bóia circular e uma corda aderente, sem esquecer que estes elementos não substituem a vigilância de um adulto. Retirar sempre toda a cobertura da piscina, visto que as crianças podem ficar presas e afogar-se se apenas tiver sido retirada metade. Inscrever em aulas de natação as crianças logo que possível. Existem detectores para piscinas que captam de imediato a presença de um corpo na água e fazem disparar o alarme.

26 26 Outros aspectos importantes sobre a segurança infantil em casa: Deixar fora do alcance das crianças os sacos de plástico, os balões vazios ou rebentados, as bebidas alcoólicas, os cigarros, os isqueiros e os fósforos. Utilizar protectores de plástico para tapar as tomadas. Quando se colocar um bebé num local alto, como por exemplo num fraldário, tem que se manter sempre perto, com uma mão sobre ele. Proteger as esquinas das mesas e dos móveis. Medidas de segurança para crianças e adolescentes É útil ensinar às crianças medidas de segurança básicas para que saibam cuidar de si mesmos. O significado dos principais sinais de trânsito para que se familiarizem com a linguagem que os alerta para os perigos. Evitar sempre circular por ruas pouco movimentadas ou isoladas, becos ou descampados sem a companhia de um familiar ou amigo adulto. Nunca devem falar com desconhecidos que lhes ofereçam algo atractivo ou os chamem para a porta de casa. Não entrar no carro de pessoas desconhecidas. Chamar os seus pais, irmãos mais velhos ou qualquer outra pessoa responsável por eles para os ir buscar caso estejam atrasados. Se têm algum objecto de valor (um relógio, uma consola de vídeo, etc.) é melhor que o levem guardado numa mochila até chegarem a casa. Tem que se lhes ensinar que no caso de se encontrarem em perigo podem gritar ou pedir ajuda. Um bom aliado é o telemóvel que lhes permitirá solicitar ajuda de forma imediata. Atravessar a rua quando o semáforo estiver verde e passar sempre na passadeira olhando para ambos os lados antes de atravessar e que esperem que os veículos travem antes de atravessarem. Na medida do possível, ter conhecimento dos locais que frequentam as crianças e os adolescentes. Há lugares e ambientes que podem ser inadequados para eles. Se as crianças se perdem: Explicar às crianças que, no caso de se perderem, o melhor é não se moverem e permanecerem no

27 27 mesmo local. Quando os pais ou familiares se aperceberem voltarão ao mesmo sítio. Os menores devem saber o seu nome, apelidos, morada e telefone. No caso de estarem perdidos devem comunicar os seus dados apenas às forças de segurança. As crianças não devem aceitar ajuda de desconhecidos se esta implica terem de ir com eles a algum lugar. A segurança infantil nos veículos Segundo a Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres o uso de dispositivos de segurança infantil nos veículos evita três em cada quatro mortes e nove em cada dez lesões. As crianças devem utilizar elementos de retenção homologados e adequados ao seu peso e estatura até alcançarem os 36 kg de peso ou 1,50 m de altura. Posteriormente, por volta dos 12 anos de idade começarão a utilizar o cinto de segurança. Para além do uso de elementos de retenção, há que ter em conta estes conselhos: Não utilizar o mesmo cinto de segurança para proteger duas crianças ou uma criança e um adulto. As crianças nunca devem ir ao colo de um adulto visto que, embora possa parecer, isso não é o mais seguro: uma travagem ou um embate apenas a 60 Km/h tornará praticamente impossível segurá-la e protegê-la. Não colocar objectos pesados ou de grandes dimensões na chapeleira do carro, visto que poderiam dificultar a visibilidade ao condutor e no caso de uma travagem, poderiam cair sobre as crianças. Manter as janelas fechadas quando viajam crianças no carro para evitar que se debrucem ou que atirem objectos pela janela que poderiam causar um acidente. A saída do carro, tanto de crianças como de adultos, deve fazer-se sempre pela porta mais próxima do passeio. Antes de pôr o veículo a trabalhar, verificar se estão activados os fechos de segurança do carro. As crianças devem usar capacete ao andarem de bicicleta. No caso de usarem patins, além do capacete é necessário usarem joelheiras, cotoveleiras e protecções para os pulsos. Um adulto tem de vigiar o percurso a todo o momento.

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas as divisões

Leia mais

O que fazer em caso de sismo

O que fazer em caso de sismo www.aterratreme.pt O que fazer em caso de sismo Todos os anos se realiza o exercício de prevenção de risco sísmico A Terra Treme, pois é importante relembrar as regras básicas de segurança incluindo alguns

Leia mais

PROTEJA-SE E PROTEJA A SUA FAMÍLIA CONTRA O ASSASSINO SILENCIOSO O SEU ESTÁ INSTALADO?

PROTEJA-SE E PROTEJA A SUA FAMÍLIA CONTRA O ASSASSINO SILENCIOSO O SEU ESTÁ INSTALADO? PROTEJA-SE E PROTEJA A SUA FAMÍLIA CONTRA O ASSASSINO SILENCIOSO O SEU ESTÁ INSTALADO? PROTEJA-SE E PROTEJA A SUA FAMÍLIA CONTRA O ASSASSINO SILENCIOSO Nos últimos anos, a Província do Ontário sofreu um

Leia mais

Destaques. Um único sistema de controlo para segurança e conforto; Desempenho elevado e tecnologia de futuro da Siemens;

Destaques. Um único sistema de controlo para segurança e conforto; Desempenho elevado e tecnologia de futuro da Siemens; 1 Não há nada melhor do que saber que a sua família está em casa e em segurança. Agora imagine se pudesse melhorar a segurança e conforto do seu lar apenas com a instalação de um sistema Impossível? Então

Leia mais

Sistemas automáticos de detecção de intrusão

Sistemas automáticos de detecção de intrusão EB 2,3 Ciclos de Gondomar AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GONDOMAR Sistemas automáticos de detecção de intrusão A instalação de sistemas automáticos de detecção de intrusão é, hoje em dia, um facto generalizado

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO Os sismos são fenómenos naturais que não se podem prever nem evitar. Os seus efeitos podem ser minimizados com comportamentos adequados. Há que saber agir correctamente.

Leia mais

Acidentes na Infância

Acidentes na Infância Acidentes na Infância Realizado por: Ana Cristina Pinheiro Mário Quintaneiro ACIDENTES NA INFÂNCIA Os acidentes são a maior causa de morbilidade e mortalidade na infância e a maioria deles é prevenível,

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS CRIANÇAS As crianças sempre serão uma preocupação na questão SEGURANÇA dentro ou fora do lar. Por sua condição de fragilidade e pelo desconhecimento dos

Leia mais

Acidentes: como preveni-los?

Acidentes: como preveni-los? Acidentes: como preveni-los? Mónica Oliva Ilustrações de António João 31 Janeiro 2009 Oliveira do Hospital 1 Sabia que... Os acidentes são a maior causa de morte, doença a e incapacidade definitiva e temporária

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo A C I D E N T E S E INCÊNDIOS CRIANÇAS As crianças sempre serão uma preocupação na questão SEGURANÇA dentro ou fora do lar. Por sua condição de fragilidade e pelo desconhecimento

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS E IDOSOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas

Leia mais

EM TERMOS DE SEGURANÇA GERAL, QUANDO SE ENCONTRAR SOZINHO(A) EM CASA:

EM TERMOS DE SEGURANÇA GERAL, QUANDO SE ENCONTRAR SOZINHO(A) EM CASA: 3 envelhecimento e o aumento da longevidade da população O mundial são já uma realidade incontornável pelo que, faz todo sentido falar em esperança de vida saudável e em segurança. Assim, será muito importante

Leia mais

Fazemos do seu mundo um abrigo seguro. Fique em segurança

Fazemos do seu mundo um abrigo seguro. Fique em segurança Fazemos do seu mundo um abrigo seguro. A Segurança Prosegur no mundo. México Brasil Peru Paraguai Chile Uruguai Argentina Portugal Espanha França Itália Roménia A Segurança Prosegur no mundo. Líder de

Leia mais

Guia de Puericultura. Alimentação

Guia de Puericultura. Alimentação Guia de Puericultura Com o nascimento do bebé, os pais necessitam de adquirir uma série de artigos. A oferta no mercado é cada vez maior, por isso é importante estar informado: com este guia ajudamo-la

Leia mais

Dicas de Segurança II

Dicas de Segurança II Dicas de Segurança II Ao Viajar Casa ou apartamento Não comente sua viagem com pessoas estranhas por perto. Avise a um vizinho de confiança sobre a sua viagem. Se possível, deixe um número de telefone

Leia mais

Substituição de Alarmes de Fumo

Substituição de Alarmes de Fumo Alarmes Funcionais Os Alarmes de Fumo Salvam Vidas A maioria dos incêndios fatais em residências acontece durante a noite, quando as pessoas estão a dormir. Contrariamente à crença popular, o cheiro do

Leia mais

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento 1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento O momento em que entramos ou saímos de nossas residências, costuma oferecer grande risco, pois normalmente estamos distraídos, além de abrirmos,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/ 3º CEB POETA AL BERTO, SINES PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO

ESCOLA SECUNDÁRIA/ 3º CEB POETA AL BERTO, SINES PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO ALUNOS: Quando soar o sinal de ALARME, deve seguir as instruções do Professor. O aluno nomeado Chefe de Fila deve dirigir-se para porta de saída, procede à sua abertura, segurando-a e mantendo-a aberta.

Leia mais

Alarmed for Life. Sabia que? As principais causas dos incêndios. Sobre o Monóxido de Carbono

Alarmed for Life. Sabia que? As principais causas dos incêndios. Sobre o Monóxido de Carbono Sabia ue? As principais causas dos incêndios Os especialistas apontam para três motivos principais: 1. Negligência Falta de atenção ao cozinhar; colocação de objetos perto do fogão Uso inapropriado ou

Leia mais

Primeiros Socorros Volume III

Primeiros Socorros Volume III Manual Primeiros Socorros Volume III um Manual de Agosto de 2008 Rua Braancamp, 52-4º 1250-051 Lisboa Tel. 212476500 geral@oportalsaude.com Copyright, todos os direitos reservados. Este Manualnão pode

Leia mais

Presidência da República Secretaria -Geral

Presidência da República Secretaria -Geral PLANO DE SEGURANÇA (versão simplificada para utilizadores) 1 1. Introdução Um Plano de Segurança é definido como um conjunto de medidas de autoprotecção (organização e procedimentos) tendentes a evitar

Leia mais

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA ILUMINAÇÃO DE CIRCULAÇÃO OU DE EVACUAÇÃO Tem como objectivo permitir a evacuação das pessoas em segurança, garantindo ao longo dos caminhos de evacuação condições de visão e de evacuação adequadas e possibilitar

Leia mais

VIVENDO EM CONDOMINIOS COM SEGURANÇA.

VIVENDO EM CONDOMINIOS COM SEGURANÇA. VIVENDO EM CONDOMINIOS COM SEGURANÇA. Viver em condomínio exige mais no aspecto da segurança, além dos cuidados rotineiros com as medidas de segurança individual de cada morador temos que observar se os

Leia mais

SENSOR STK 817 SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS STK 817. www.samtek.com.br SAMTEK

SENSOR STK 817 SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS STK 817. www.samtek.com.br SAMTEK SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS STK 817 www.samtek.com.br Agradecemos a sua preferência por nossos produtos. Nossos produtos possuem vários certificados nacionais e internacionais sendo projetados de modo a

Leia mais

Frio» Recomendações gerais

Frio» Recomendações gerais No domicílio Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa; Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário; Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para

Leia mais

safespace.link 1 Detetar a intrusão o mais cedo possível; 2 Resistir a um ataque violento, demorar ou impedir fisicamente que entrem no local;

safespace.link 1 Detetar a intrusão o mais cedo possível; 2 Resistir a um ataque violento, demorar ou impedir fisicamente que entrem no local; Uma casa segura - Proteja a sua casa de intrusos, com vários níveis de resistência física e eletrónica, para aumentar as dificuldades do gatuno e com o objetivo de evitar que ENTRE em sua casa.* É recomendado

Leia mais

Plano de Evacuação. de Evacuação

Plano de Evacuação. de Evacuação NORMAS GERAIS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES 1 Se houver uma situação de emergência, na escola, ela dispõe do seguinte alarme acústico para informação: campainha normal, mas com toque diferenciado três toques

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D 12 Manual do Usuário Intrusos podem entrar em zonas sem proteção, ou ter sofisticação para isolar um sensor ou desconectar dispositivos de aviso de alarme; Central, detectores, sensores só funcionam quando

Leia mais

SENSOR DE GÁS SEM FIO STK 846 SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS SEM FIO STK

SENSOR DE GÁS SEM FIO STK 846 SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS SEM FIO STK SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS SEM FIO STK 846 www.samtek.com.br Agradecemos a sua preferência por nossos produtos. Nossos produtos possuem vários certificados nacionais e internacionais sendo projetados de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SECADOR DE CABELOS CADENCE IRIS SEC400

MANUAL DO USUÁRIO SECADOR DE CABELOS CADENCE IRIS SEC400 MANUAL DO USUÁRIO SECADOR DE CABELOS CADENCE IRIS SEC400 Obrigado por adquirir o Secador de Cabelos Cadence Iris, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente

Leia mais

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS FÉRIAS ESCOLARES X ACIDENTES DOMÉSTICOS As férias escolares exigem mais cuidados com os acidentes domésticos porque as crianças ficam mais tempo em casa e isso aumenta o risco de ocorrerem acidentes que

Leia mais

BS 29. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.

BS 29. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer. BS 29 P P Espelho de bolso iluminado Instruções de utilização Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.de

Leia mais

Manual de Instruções. Aquecedor de Ambiente Halógeno. Modelo: MA - 012 H. Versão 191212. www.martau.com.br SAC: 0800 51 7546. ATENÇÃO: Não Cobrir

Manual de Instruções. Aquecedor de Ambiente Halógeno. Modelo: MA - 012 H. Versão 191212. www.martau.com.br SAC: 0800 51 7546. ATENÇÃO: Não Cobrir ATENÇÃO: Não Cobrir www.martau.com.br SAC: 0800 5 7546 Versão 922 Aquecedor de Ambiente Halógeno Modelo: MA - 02 H Anotações Índice - Introdução...4 2 - Recomendações de segurança...5 2. - Símbolos e

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900 MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS LA BELLE PAC900 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelos PAC900. Um produto de alta tecnologia, seguro, eficiente, barato e econômico. É muito importante ler atentamente

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Detector / Sensor de Fumaça Autônomo Rede AC e Bateria - Com Saída Rele NA/NF - Código: AFDFAR. O detector de Fumaça código AFDFAR é um equipamento que deve ser instalado no teto ou na parede das edificações

Leia mais

Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação

Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação Características Quatro zonas com capacidade de teste/isolamento. Dois circuitos de alarme com possibilidade de isolamento. Fonte de alimentação

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA EM CASO DE INCÊNDIO PROFESSORES

PLANO DE EMERGÊNCIA EM CASO DE INCÊNDIO PROFESSORES PROFESSORES Competências dos professores Quando os professores se encontram numa sala de aula com um grupo de alunos, devem: 1. Ao ouvir o sinal de alarme, avisar os alunos para não tocarem nos interruptores

Leia mais

usoresponsável dogás energia para crescer Material de apoio

usoresponsável dogás energia para crescer Material de apoio usoresponsável dogás energia para crescer Material de apoio Proteção do meio ambiente O gás é um hidrocarboneto, formado no interior da Terra há milhões de anos. Ele é o produto da decomposição de animais

Leia mais

BRIGADA DE INCÊNDIO ORGANIZAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO

BRIGADA DE INCÊNDIO ORGANIZAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO BRIGADA DE INCÊNDIO Brigada de Incêndio: É um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuarem dentro de uma área previamente estabelecida na prevenção, abandono e combate

Leia mais

Questionário Preliminar de Risco

Questionário Preliminar de Risco Questionário Preliminar de Risco MULTIRISCOS PME Identificação interna Sucursal Comercial Técnico Agente / Corretor Data da visita Referência Proponente Nome Morada Ocupação do risco Código Postal DESCRIÇÃO

Leia mais

PIXELFORCE Representações, Lda Telf: 252 428 094 fax: 252 428 094 WWW.PIXELFORCE.PT

PIXELFORCE Representações, Lda Telf: 252 428 094 fax: 252 428 094 WWW.PIXELFORCE.PT PIXELFORCE Representações, Lda Telf: 252 428 094 fax: 252 428 094 WWW.PIXELFORCE.PT O próximo alvo pode ser a sua casa, durma tranquilo. A paz da mente é o conforto da segurança A Série Conforto da PIXELFORCE

Leia mais

Grill e Sanduicheira Crome Inox

Grill e Sanduicheira Crome Inox Ari Jr 06-12-2012 12/11 939-09-05 781431 REV.0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Grill e Sanduicheira inox www.britania.com.br 0800-417644 Ari Jr 06-12-2012 Diogo Thamy 06-12-2012 06-12-2012 Grill e Sanduicheira

Leia mais

Soluções para protecção da comunidade Easy Series para moradias e apartamentos

Soluções para protecção da comunidade Easy Series para moradias e apartamentos Soluções para protecção da comunidade Easy Series para moradias e apartamentos 2 Painel de controlo Easy Series Tornar a segurança fácil e fiável Adicionar valor a projectos imobiliários inovadores Blocos

Leia mais

Segurança e Higiene no Trabalho. Volume XIII Trabalho em Espaços Confinados. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção

Segurança e Higiene no Trabalho. Volume XIII Trabalho em Espaços Confinados. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção Guia Técnico Segurança e Higiene no Trabalho Volume XIII Trabalho em Espaços Confinados um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído

Leia mais

Informação para Visitantes

Informação para Visitantes Informação para Visitantes Informação e orientações para visitantes Bem-vindo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), um instituto público de investigação, dedicado à ciência e tecnologia,

Leia mais

Manual de instalação e configuração da Magic Key

Manual de instalação e configuração da Magic Key Manual de instalação e configuração da Magic Key Índice 1. Instalação física dos componentes... 1 1.1. Instalação da câmara... 1 1.2. Instalação dos infravermelhos... 2 1.3. Posicionamento do utilizador...

Leia mais

AQUECEDOR A GÁS DE CHAMA AZUL ESTUFA A BLU FLAME SBF

AQUECEDOR A GÁS DE CHAMA AZUL ESTUFA A BLU FLAME SBF AQUECEDOR A GÁS DE CHAMA AZUL ESTUFA A BLU FLAME SBF 02 PT ES Dados Técnicos AQUECEDOR A GÁS DE CHAMA AZUL Tipo Categoria Potência Potência Potência Pressão máxima média mínima do gás G30 I3B KW g/h KW

Leia mais

Bem-vindo à Evonik Degussa Antwerpen

Bem-vindo à Evonik Degussa Antwerpen pagina 1 van 26 Bem-vindo à Evonik Degussa Antwerpen A Evonik Degussa Antwerpen é uma empresa de químicos e parte de um grupo global. A sua segurança, assim como a nossa, é muito importante, pelo que existem

Leia mais

Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos.

Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. NO CARRO Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. Evite transportar objetos de valor quando

Leia mais

Escola Secundária Daniel Sampaio Plano de Prevenção e Emergência. contra Sismos. Exercício de Evacuação

Escola Secundária Daniel Sampaio Plano de Prevenção e Emergência. contra Sismos. Exercício de Evacuação Plano de Segurança contra Sismos Exercício de Evacuação Dia 21 de Fevereiro de 2008 O que esperar em caso de SISMO O primeiro indício de um Sismo de grandes proporções poderá ser: Um tremor ligeiro perceptível

Leia mais

Instrumentação Industrial e Medidas Eléctricas - IPT - DEE Carlos Ferreira

Instrumentação Industrial e Medidas Eléctricas - IPT - DEE Carlos Ferreira Sensores Amedição das grandezas físicas é uma necessidade. Para essa função são utilizados sensores estes convertem a grandeza a medir noutra. No caso da instrumentação a variável de saída é normalmente

Leia mais

Sistema de Alarme Sem Fios por GSM

Sistema de Alarme Sem Fios por GSM Sistema de Alarme Sem Fios por GSM MANUAL DE INSTRUÇÕES v1.1 Sistema de Alarme Sem Fios por GSM - MANUAL DE INSTRUÇÕES 1 ÍNDICE 1. Introdução e Descrição 3 2. Características 5 3. Especificações Técnicas

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções (Party Cooler s Thermomatic) Modelo: 40 litros & 77 litros Obrigado por escolher a série dos Party Cooler s da Thermomatic. Para garantir o uso correto das operações, por favor, leia

Leia mais

Sinalização de Emergência Dinâmica

Sinalização de Emergência Dinâmica Sinalização de Emergência Dinâmica Sinalização de Emergência Dinâmica ifloor A solução ifloor permite o desenvolvimento de novas soluções onde a monitorização e controlo de pessoas é fundamental. Através

Leia mais

Prime IHC. Intelligent Home Control. Automação residencial com estilo, segurança e economia de energia.

Prime IHC. Intelligent Home Control. Automação residencial com estilo, segurança e economia de energia. Intelligent Home Control com estilo, segurança e economia de energia. Projetos inteligentes exigem um sistema de automação completo. Funcionamento do sistema. O funciona com entradas e saídas, controlando

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções Especificações técnicas Voltagem de funcionamento: 12V Voltagem de reserva (Backup): 12V Frequência de funcionamento: 433MHz Sonoridade do alarme: 85dB Características de função Podem

Leia mais

Tema 3 Comportamentos específicos de segurança

Tema 3 Comportamentos específicos de segurança Escola Básic a 2º º e 3º º Ciclos s Escola E. B. 2, 3 de Sabóia ANO LECTIVO 2008/2009 Formação Cívica 5ºA Módulo Cidadania e Segurança Tema 3 Comportamentos específicos de segurança" Tema Conteúdo Competências

Leia mais

GA-2 Dispositivo de Alarme de Separador de Massa Lubrificante com dois sensores Instruções de instalação e funcionamento

GA-2 Dispositivo de Alarme de Separador de Massa Lubrificante com dois sensores Instruções de instalação e funcionamento Labkotec Oy Myllyhaantie 6 FI-33960 PIRKKALA FINLAND Tel: + 358 29 006 260 Fax: + 358 29 006 1260 19.1.2015 Internet: www.labkotec.fi 1/12 GA-2 Dispositivo de Alarme de Separador de Massa Lubrificante

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [M00 11112011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de Instalação

Leia mais

Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis.

Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis. Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis. Os principais acidentes na faixa etária de 1 a 3 anos são: Quedas Cortes Queimaduras Choques elétricos Afogamentos Ingestão de

Leia mais

Manual de instruções Forno para pizza Mini

Manual de instruções Forno para pizza Mini P Manual de instruções Forno para pizza Mini 203510 203500 V1/0813 PORTUGUÊS Tradução do manual de instruções original Antes de iniciar a utilização deve ler o manual de instruções e seguidamente guardá-lo

Leia mais

Hoje vamos falar de... ENERGIA

Hoje vamos falar de... ENERGIA Hoje vamos falar de... ENERGIA A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. OS CARROS ANDAM COM A ENERGIA ARMAZENADA NA GASOLINA MUITOS BRINQUEDOS SÃO MOVIDOS COM A ENERGIA ARMAZENADA NAS PILHAS. OS BARCOS À VELA SÃO

Leia mais

Manual do Utilizador do Kit Sem Fios para Viatura (CK-1W) 9355973 2ª Edição

Manual do Utilizador do Kit Sem Fios para Viatura (CK-1W) 9355973 2ª Edição Manual do Utilizador do Kit Sem Fios para Viatura (CK-1W) 9355973 2ª Edição DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE Nós, NOKIA CORPORATION, declaramos, sob a nossa única e inteira responsabilidade, que o produto CK-1W

Leia mais

Ler este manual antes da instalação OHMLINE 2009 DOMUS. Motor de correr. Página 1

Ler este manual antes da instalação OHMLINE 2009 DOMUS. Motor de correr. Página 1 Ler este manual antes da instalação OHMLINE 2009 DOMUS Motor de correr Página 1 Na instalação e utilização deve ter muita Atenção 1) Cuidado! Para sua segurança, é importante seguir todas as indicações

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

S A D I José Rui Ferreira

S A D I José Rui Ferreira Concepção de Instalações Eléctricas S A D I José Rui Ferreira Setembro 2000 SADI - Sistema Automático de Detecção de Incêndios Índice - Introdução - Equipamento - Concepção da instalação - Instalação eléctrica

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO USO DE IMÓVEL - CONTRU () - 1 - PROCEDIMENTOS E CUIDADOS 1. Verifique no lacre, no rótulo

Leia mais

Sistema de Alarme De Intrusão

Sistema de Alarme De Intrusão Sistema de Alarme De Intrusão Linha Fixa Sem fio Modelo Key 2013-01 V1.0 Declaração Este equipamento deve ser instalado e utilizado em estrita conformidade com as instruções dadas neste documento. A Virtualtrónica

Leia mais

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimento e Cuidados II Verificação pelo usuário do funcionamento seguro do elevador III Procedimentos a evitar na utilização do elevador IV Orientação para a escolha

Leia mais

Security, Health and Safety

Security, Health and Safety Security, Health and Safety Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt As quedas, escorregadelas e os tropeçamentos são a causa de acidentes e ferimentos entre Trabalhadores.

Leia mais

PROCEDIMENTOS QUE SALVAM VIDAS!

PROCEDIMENTOS QUE SALVAM VIDAS! Instituto Português da ualidade PROCEDIMENTOS QUE SALVAM VIDAS! Brincar e nadar em segurança é uma brochura desenvolvida pela Direção-Geral do Consumidor, com o apoio do Instituto Português da Qualidade

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MANUAL DE AUTO PROTEÇAO DO CIDADÃO.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MANUAL DE AUTO PROTEÇAO DO CIDADÃO. POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MANUAL DE AUTO PROTEÇAO DO CIDADÃO. (A Parte, que se segue, foi extraída do Manual acima. O Manual completo pode ser baixado via Internet

Leia mais

Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e

Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e 1 Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e o seu bolso também. Poupar energia significa diminuir

Leia mais

Índice. Página 1 de 7

Índice. Página 1 de 7 Índice 1 - Considerações gerais...2 1.1 - Introdução...2 2 - Actuação em caso de emergência...2 2.1 - Esquema geral de actuação...2 2.2 - Procedimento gerais de actuação...3 2.2.1 - Em caso de incêndio

Leia mais

MG 158 P Esteira de massagem Instruções de utilização

MG 158 P Esteira de massagem Instruções de utilização MG 158 P P Esteira de massagem Instruções de utilização BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel.: +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.de Portugues

Leia mais

6. O que indica este sinal? a) um perigo possível b) uma via de evacuação c) material de combate ao fogo d) direcção das casas de banho

6. O que indica este sinal? a) um perigo possível b) uma via de evacuação c) material de combate ao fogo d) direcção das casas de banho 1. Uma autorização de trabalho é um documento: a) que tem de promover a concertação entre todos os que tenham a ver com o trabalho. b) em que vêm estipuladas as condições relativas à maneira de trabalhar

Leia mais

ECNOLOGIA INFRAVERMELHO + MICROONDAS + PET IMMUNITY USO EXTERNO

ECNOLOGIA INFRAVERMELHO + MICROONDAS + PET IMMUNITY USO EXTERNO SENSOR STK 6609 TRIPLA TECNOLOGIA INFRAVERMELHO + MICROONDAS + PET USO EXTERNO Nossos produtos possuem o certificado norte americano FCC, e são projetados de modo a não emitir ondas que possam prejudicar

Leia mais

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Que podemos nós fazer? Eficiência Energética Utilização Racional da Energia, assegurando os níveis de conforto e de qualidade de vida. Como?

Leia mais

3 Manual de Instruções

3 Manual de Instruções 3 Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

Dicas para você e sua família

Dicas para você e sua família Dicas para você e sua família Dicas de Segurança O gás natural Você já sabe que o gás natural é mais leve que o ar e se dissipa rapidamente na atmosfera e que as tubulações de gás possuem dispositivos

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES Introdução As crianças pequenas não têm a capacidade para avaliar o perigo, pelo que qualquer objeto que encontram em casa pode transformar-se num brinquedo

Leia mais

sistema Com esta pode-se criar um sistema ajustado às necessidades dos clientes bem como aos seus estilos de vida.

sistema Com esta pode-se criar um sistema ajustado às necessidades dos clientes bem como aos seus estilos de vida. sistema O nosso inovador sistema utiliza a mais avançada tecnologia de inteligência distribuída, utilizando para o efeito, comunicações baseadas em CAN desenhadas para sistemas críticos. É um sistema revolucionário

Leia mais

Inundações. Autoprotecção

Inundações. Autoprotecção Qualidade Vida C Â M A R A M U N I C I P A L Inundações Autoprotecção Inundações AUTOPROTECÇÃO Algumas inundações podem prever-se através da análise das condições meteorológicas, níveis de água nos rios

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

Kit de Carregador de Bicicleta Nokia. Edição 3.0

Kit de Carregador de Bicicleta Nokia. Edição 3.0 Kit de Carregador de Bicicleta Nokia 2 3 6 1 4 5 8 7 9 10 11 Edição 3.0 12 13 15 14 16 17 18 20 19 21 22 PORTUGUÊS 2010 Nokia. Todos os direitos reservados. Introdução Com o Kit de Carregador de Bicicleta

Leia mais

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA SELO PROCEL Prefira equipamentos com SELO PROCEL, e/ou consumo A de consumo de energia. GELADEIRA Evitar abrir a porta toda hora. Regular o termostato

Leia mais

UNIDADES DE SAÚDE com SAÚDE INFANTIL

UNIDADES DE SAÚDE com SAÚDE INFANTIL UCF CRIANÇA e ADOLESCENTE UNIDADES DE SAÚDE com SAÚDE INFANTIL Identificação do Estabelecimento Data: / / Designação: Morada: Freguesia: Concelho: Telefone: Fax: Correio Electrónico: Director / Coordenador

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO Obrigado por adquirir a Prancha de cabelos Chiaro PRO um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este

Leia mais

CRIANÇAS e as férias de verão

CRIANÇAS e as férias de verão CRIANÇAS e as férias de verão Atenção. Diversão. Segurança. Brincadeiras. Cuidado. Confira um universo de recomendações para garantir dias tranquilos em uma das épocas mais esperadas do ano. Mês de dezembro

Leia mais

LOCALIZADOR DE CABOS E CONDUTAS ENTERRADAS SÉRIE EZICAT

LOCALIZADOR DE CABOS E CONDUTAS ENTERRADAS SÉRIE EZICAT LOCALIZADOR DE CABOS E CONDUTAS ENTERRADAS SÉRIE EZICAT Porquê usar um DETETOR de cabos? Evita danificar materiais; Previne acidentes que podem ser mortais; Evita perdas de tempo antes de se realizar uma

Leia mais

Um Sistema informatizado desenvolvido com alto padrão tecnológico para maior

Um Sistema informatizado desenvolvido com alto padrão tecnológico para maior Um Sistema informatizado desenvolvido com alto padrão tecnológico para maior segurança e bem-estar dos condôminos. Oferecemos a mais nova solução tecnológica, ideal contra invasão domiciliar, objetivando

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

SENSOR INFRAVERMELHO ATIVO DUPLO FEIXE

SENSOR INFRAVERMELHO ATIVO DUPLO FEIXE SENSOR INFRAVERMELHO ATIVO DUPLO FEIXE duoiva-3010 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO LEIA TODO O CONTEÚDO DESTE MANUAL ANTES DE INICIAR A INSTALAÇÃO Esta página foi intencionalmente deixada em branco. INTRODUÇÃO

Leia mais

Cuidados com a sua casa durante a viagem. Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Uma opção é contratar um caseiro de confiança.

Cuidados com a sua casa durante a viagem. Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Uma opção é contratar um caseiro de confiança. VIAGENS Cuidados com a sua casa durante a viagem Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Uma opção é contratar um caseiro de confiança. Nas áreas externas, não deixe ferramentas e escadas, elas

Leia mais

Criança como passageiro de automóveis. Tema seleccionado.

Criança como passageiro de automóveis. Tema seleccionado. www.prp.pt A Educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica e é uma estrutura de apoio de uma educação que se vai desenvolvendo ao longo da vida. Assim, é fundamental que a Educação Rodoviária

Leia mais

Copyright RHVIDA S/C Ltda. www.rhvida.com.br

Copyright RHVIDA S/C Ltda. www.rhvida.com.br SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO Estatísticas vêm demonstrando que o risco de perder a vida dentro do seu carro, num sinal de trânsito, é maior do que em qualquer outra situação. A RHVIDA fez um resumo das

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Programa Vizinhança Solidária O Programa Vizinhança Solidária cria a adoção de mecanismos dentro da filosofia de polícia comunitária de estímulo à mudança de comportamento dos integrantes de determinadas

Leia mais

Armazém Planear a construção

Armazém Planear a construção Planear a construção Surgem muitas vezes problemas associados às infra-estruturas dos armazéns, como por exemplo, a falta de espaço para as existências, para a movimentação nos corredores e áreas externas,

Leia mais