Guia de Segurança. 1ª edição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia de Segurança. 1ª edição"

Transcrição

1 Guia de Segurança 1ª edição

2 índice 3 10 Sistemas de protecção para habitação O que é um Sistema de Alarme? Sistemas de Alarme O que é a videovigilância? O que significa videovigilância com ligação a internet? Segurança Perimetral A casa inteligente: alarmes técnicos e domótica Prevenção de acidentes em casa Intrusões Incêndios Fugas de monóxido de carbono Inundações Segurança para as crianças Segurança básica para o bebé Segurança básica para a criança Medidas de segurança para crianças e adolescentes A segurança infantil nos veículos Segurança para os idosos Cabos e tomadas eléctricas Iluminação Pequenos electrodomésticos O carro Tecnologia para acompanhamento de idosos 17 Segurança fora de casa A via pública Antes de ir de férias Durante as férias Dicionário de segurança Contactos Úteis

3 Sistemas de protecção para habitação

4 O que é um Sistema de Alarme? É um conjunto de equipamentos que servem para detectar a intrusão num determinado espaço protegido. A variedade de sistemas de alarme que existe no mercado é muito extensa, desde os mais básicos até aos mais sofisticados que integram as últimas tecnologias e permitem múltiplas possibilidades. Um sistema de alarme simples é composto por uma central, detectores, teclado e sirene. Este equipamento deve estar ligado a uma Central Receptora de Alarmes e com monitorização permanente. A opção ligado a central receptora é, segundo os especialistas, a mais eficiente. Sistema de alarme sem ligação a Central Receptora de Alarmes: O particular e/ou os vizinhos apercebem-se do sinal de alarme. Sistema de segurança ligado a uma Central Receptora de Alarmes: Se o sistema detecta uma intrusão numa habitação ou empresa, o sinal chega imediatamente à Central Receptora de Alarmes que contacta o proprietário do imóvel. No caso de se tratar de um alarme real, o operador da Central Receptora de Alarmes chama de imediato as autoridades competentes e envia para o local um piquete de segurança. Sistemas de Alarme Um dos elementos que mais dissuade os intrusos que pretendem roubar uma habitação ou empresa é a presença de sistemas ligados a uma Central Receptora de Alarmes (CRA), profissional e autorizada pelo MAI. As placas e autocolantes no exterior da habitação demonstram que o local está protegido. Os ladrões sabem que qualquer tentativa de intrusão num imóvel com sistema de alarme ligado a uma CRA se traduzirá no imediato aviso às forças de segurança, por isso, a presença destes sistemas monitorizados é o primeiro meio de impedir o roubo. Os dados comprovam que as residências com sistemas de alarme monitorizados têm uma taxa de incidência de assaltos substancialmente menor.

5 O que é a videovigilância? Um Circuito Fechado de Televisão é um sistema de segurança que permite visualizar as imagens do que está a acontecer no local protegido. As suas vantagens são: Reduzir os riscos físicos para o pessoal. Dissuadir o potencial atacante pelo facto de se sentir vigiado. Verificar no momento a causa de um alarme. Identificar o intruso. Reduzir a possibilidade de pessoas não autorizadas acederem a informações confidenciais. Este sistema adequa-se a grande empresas, PMEs, comércio, condomínios e residências. Elementos que constituem a videovigilância: Câmaras de diferentes tipos, segundo a necessidade: nocturnas/diurnas, internas/externas, de iluminação e de detecção por infravermelhos para zonas especialmente inseguras. Monitores para visualizar as imagens. Aparelhos de gravação de imagem. Videosensores que permitem determinar se ocorreu algum movimento numa determinada parte da imagem. O que significa videovigilância (c/ ligação à internet)? A videovigilância com ligação a internet é um novo conceito de segurança que utiliza câmaras digitais ligadas à internet que permitem visualizar em tempo real e a partir de qualquer local tudo o que acontece em casa ou na empresa.

6 Elementos que constituem a videovigilância (c/ ligação internet): Uma ou mais câmaras digitais. Ligação de banda larga à internet (inclui router). Vantagens de um sistema de videovigilância com ligação a internet: O sistema está ligado às câmaras IP e à Central Receptora de Alarmes, o que permite confirmar, de imediato quando dispara um alarme, se este é falso ou se é verdadeiro. Identificação do intruso. O utilizador pode aceder às câmaras através da internet para ver o que está a acontecer no local vigiado, em tempo real, o que permite, por exemplo, a supervisão de tarefas, o acompanhamento de idosos ou crianças, etc. Sistema de fácil instalação e utilização, testado tecnicamente pela empresa de segurança. Segurança Perimetral É um conjunto de sistemas de detecção electrónica concebido para proteger tanto espaços exteriores como interiores. A vantagem que oferece é que detecta, dissuade e trava o intruso mais cedo do que outros sistemas. Os sinais que o sistema capta são gerados pela escalada, tentativas de corte, pancadas em vedações ou, simplesmente, por passos na área protegida pelo detector.

7 Os sistemas interiores e exteriores são complementares. Quando se activa um sistema interior é porque o intruso já está no interior do local protegido. Um sistema de segurança perimetral activado permite desfrutar de total confiança e liberdade no interior da zona protegida, visto que ao disparar um sinal de alarme existe um lapso de tempo que é essencial para tomar decisões e actuar. A Segurança Perimetral é recomendável quando existe um espaço entre a rua e o lugar que se pretende proteger. Por exemplo: Moradias com jardim ou pátio. Habitações com acessos por terraços. Propriedades privadas rodeadas de espaços abertos. Recintos vedados. Empresas em geral. Armazéns/espaços comerciais. Tipos de detectores de Segurança Perimetral: Detectores de quebra de vidros. Detectores de movimento para o exterior. Detectores magnéticos de abertura (para janelas e portas). Barreiras de infravermelhos para exterior, de longo e curto alcance. Videovigilância. A segurança perimetral permite prevenir mais eficazmente as novas formas de assalto a residências com os moradores no seu interior, mais conhecido como homejacking.

8 A casa inteligente: alarmes técnicos e domótica Os alarmes técnicos encarregam-se de detectar qualquer erro de funcionamento, acidente ou mau uso involuntário dos sistemas eléctricos, fugas de água ou de gás, fumos ou incêndios, entre outros. Tipos de aviso transmitidos pelos alarmes técnicos: Alarme Técnico Local: detecta problemas técnicos ou acidentes e é activado através de sirenes, campainhas, luzes ou mensagens de voz. Alarme Técnico Remoto: informa da existência de qualquer incidente por telemóvel ou correio electrónico e avisa também a Central Receptora de Alarmes. Domótica é um termo utilizado para descrever o conjunto de sistemas que interligam as diferentes divisões de uma habitação. Um sistema domótico permite: Abrir e fechar portas, janelas e persianas. Pôr em funcionamento os electrodomésticos. Simular a presença dos proprietários, por exemplo, iluminando o espaço no horário habitual. Gerir a energia que se consome de uma forma inteligente, evitando um gasto maior. Integrar o sistema de segurança e o sistema domótico e ligá-los a uma Central Receptora de Alarmes. Desfrutar de uma segurança pessoal especialmente destinada a pessoas idosas, serviços S.O.S e ligação a hospitais.

9 O sistema domótico também se pode ligar aos sistemas multimédia, o que permite conjugar a utilidade destes aparelhos com o ócio e o entretenimento: Áudio/Vídeo. Cinema em casa. Jogos em rede. Televisão interactiva e vídeos.

10 Prevenção de acidentes em casa

11 11 Até agora deu-se ênfase aos sistemas de alarme. Mas como a segurança é uma responsabilidade extensível aos utilizadores e proprietários de casas e de empresas. A partir daqui divulga-se uma série de conselhos de fácil aplicação e de excelentes resultados, não só para prevenir a intrusão, mas também para a prevenção de incêndios, fugas de gás e outros acidentes. Intrusões Prevenção: controlo de acessos à habitação As portas de acesso à habitação devem ter uma estrutura sólida, de preferência blindada, que inclua fechaduras de segurança, com uma concepção especial que não permita fazer cópias das chaves sem autorização. Além disso, é conveniente que as portas tenham um olho mágico de grande angular que permita ver praticamente todos os ângulos do vestíbulo. A utilização de ferrolho com corrente permite apenas a abertura parcial da porta, permitindo evitar que alguém se infiltre em casa. O mais correcto é não permitir o acesso a alguém cuja presença não tenha sido solicitada ou mesmo que o tenha sido, deve-se confirmar a identidade da pessoa e da empresa de serviços determinada antes de abrir a porta. Quanto às janelas, devem-se proteger as de fácil acesso a partir do exterior, com grades, persianas e películas adesivas de segurança (no caso de contar com sistema de segurança). Outros elementos a ter em conta Utilizar uma iluminação de segurança. A iluminação pode ser um impedimento contra a intrusão. Os cães também podem manter alerta os proprietários se alguém quiser entrar na propriedade. Existem meios técnicos de observação como o videoporteiro ou os circuitos fechados de televisão que permitem observar o que acontece na habitação a partir de qualquer lugar, inclusivamente quando o proprietário está fora. O sistema de portões para garagem que se abrem por controlo remoto ou automaticamente por vezes é aproveitado pelos ladrões num momento de distracção. É recomendável permanecer uns segundos atento ao portão, até que este se feche completamente.

12 12 Caso ao regressar a casa detectar que ocorreu um roubo, é recomendável: Chamar de imediato as forças de segurança. Não tocar nem arrumar nada. Caso se detecte que a fechadura foi forçada, portas ou janelas arrombadas ou vandalizadas, não se deve entrar em casa. Os delinquentes ainda podem estar lá dentro. Deve-se antes chamar as autoridades competentes. Enquanto aguarda pode avisar os restantes membros da família e os vizinhos. Incêndios Uma das medidas que ajuda a prevenir um incêndio é a instalação de detectores de fumo em cada piso da casa, especialmente perto dos quartos (mas não no seu interior). Os detectores alertam sobre a presença de fumo. Se não estiverem ligados à Central Receptora de Alarmes o proprietário pode actuar, no caso de estar presente. Se os detectores de fumo estiverem ligados à Central Receptora de Alarmes, os funcionários entram em contacto com os bombeiros para que se dirijam de imediato ao imóvel afectado. Outros factores a ter em conta na prevenção de incêndios: Dispor de um extintor em casa. Os aquecedores eléctricos não se devem utilizar para secar roupa ou calçado e também não se devem colocar perto de objectos inflamáveis. Evitar a sobrecarga de tomadas eléctricas, tendo especial cuidado ao usar cabos e extensões. Não colocar, nem guardar objectos de plástico ou têxteis em prateleiras próximas do forno. Guardar os líquidos inflamáveis como álcool, acetona, gasolina ou aguarrás longe de qualquer fonte de combustão, longe das crianças, em embalagens identificadas e bem fechadas. Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças. Confirmar se as beatas estão bem apagadas antes de esvaziar os cinzeiros. Não colocar os cinzeiros sobre os apoios de braços dos sofás ou sobre os estofos das cadeiras. Nunca fumar na cama.

13 13 Em caso de incêndio: Manter a calma evitando o pânico. Contactar imediatamente os bombeiros, indicando o local exacto e o tipo de incêndio. Avisar os vizinhos da existência do incêndio. Se estiverem pessoas dentro da habitação devem cortar imediatamente o gás e a electricidade. Com isto, é possível evitar que o imóvel sofra uma deflagração ou uma explosão. Eliminar as correntes de ar, fechando as portas e janelas. Nunca utilizar os elevadores. Combinar com as crianças um lugar seguro onde se reúnam fora da casa. Todos os membros da família ou funcionários devem saber que no caso da roupa ficar presa têm que parar, deitar-se no chão e rodar, e nunca começar a correr, para evitar avivar as chamas e que alastrem a outras zonas. Em caso de incêndio num piso superior deve-se abandonar rapidamente a habitação com o corpo ao nível do solo. Se o incêndio for num piso inferior devem-se molhar toalhas, colocá-las na ombreira da porta mais próxima do incêndio e sair para o terraço ou ir à janela mais afastada do núcleo do incêndio para continuar a pedir ajuda. Comunicar todas as instruções mencionadas aos mais pequenos, para que também saibam como actuar em caso de incêndio. Fugas de monóxido de carbono O monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro, incolor, inflamável e altamente tóxico. Pode causar a morte quando se respira em quantidades elevadas. É produzido quando se queimam materiais combustíveis como gás, gasolina, carvão, petróleo, querosene, etc., em lugares com pouco oxigénio.

14 14 As chaminés, as caldeiras, os esquentadores e os aparelhos domésticos que queimam combustível, como aquecedores e fogões, também o podem produzir se não funcionarem bem. Caso na habitação existam aparelhos que funcionam com combustível deve colocar-se um detector na parte exterior de todas as divisões. Devem inspeccionar-se periodicamente os aparelhos que funcionam com combustível como chaminés, aquecedores a lenha, aquecedores a gás e fornos para evitar irregularidades. Perante a suspeita de uma fuga de gás, não se deve acender, nem apagar a luz eléctrica, isqueiros ou qualquer aparelho que produza faísca ou chama. Também é importante reconhecer os sintomas que são similares aos da gripe: dor de cabeça, fadiga, dificuldade respiratória, náuseas e enjôos. Inundações Uma das causas naturais e mais frequentes das inundações é a chuva intensa, que provoca o transbordamento dos rios. Para reduzir os danos significativos causados por uma inundação, os países desenvolvidos criaram sistemas de prevenção tais como diques, barreiras metálicas, etc. No entanto, existem outros tipos de inundações residenciais causadas pela rotura de válvulas ou pelo escoamento de alguns mecanismos. Na prevenção contra este tipo de acidentes utilizam-se os detectores de água que podem reduzir os danos causados por uma fuga acidental e avisar no momento. Se o detector estiver ligado a um sistema de alarme com ligação à Central Receptora de Alarmes, os operadores da empresa de segurança podem verificar e avisar os bombeiros prevenindo danos maiores.

15 15 Também é conveniente manter em bom estado e submeter a revisão o sistema de tubagens, o sistema de aquecimento, etc. Caso ocorra uma emergência por causa de chuva intensa é recomendável: Desligar o interruptor geral da electricidade. Se possível, refugie-se num piso elevado, evite ir para a cave ou o rés-do-chão. Sintonizar as emissoras de rádio locais para estar informado a todo o momento sobre o ponto da situação e ouvir as recomendações e instruções difundidas pelas autoridades de Protecção Civil. Retirar do exterior todos os objectos valiosos que possam ser arrastados pela água, desde que isso não implique perigo de vida. Os documentos importantes, objectos valiosos, alimentos, água potável e produtos perigosos devem ser colocados ao seu alcance. Após uma inundação Todas as fontes de água estão contaminadas, portanto não é recomendável beber água da torneira. No caso de não ter acesso a água potável, o mais saudável é fervê-la para eliminar bactérias e parasitas. Deitar fora os alimentos que tenham estado em contacto directo com a água da inundação. Alguns alimentos enlatados podem ser aproveitados, se a embalagem não estiver danificada.

16 16 Antes de voltar a ocupar uma habitação ou espaço que tenha sofrido uma inundação tem de inspeccionar os alicerces procurando fendas, examinar as paredes, portas, escadas e janelas para descartar o perigo de aluimento. Verificar se existem tubagens de gás danificadas ou com fugas, cabos eléctricos molhados ou emersos que possam causar um incêndio. Nestes casos é conveniente fechar a válvula do gás, desligar o interruptor geral da luz e chamar um técnico. Antes de voltar a usar um aparelho eléctrico, confirme se está em boas condições e completamente seco. Se notar o cheiro a gás deve abrir as janelas e abandonar rapidamente o imóvel, fechar a válvula exterior do gás, se possível, e avisar a empresa correspondente, pois só profissionais podem ligar novamente o gás. Se a habitação tiver cave, a água tem de se retirada gradualmente, aproximadamente um terço por dia. Caso contrário, a pressão da terra molhada no exterior pode provocar aluimentos. No regresso a casa ou à empresa, utilize calçado com solas grossas de plástico. Os ferimentos mais comuns após uma inundação costumam ser os cortes nos pés.

17 segurança fora de casa

18 18 A via pública A segurança também é importante fora de casa. É recomendável tomar precauções e actuar correctamente em caso de perigo. Ao circular pela rua é importante: Evitar circular em locais isolados e pouco iluminados. Levar o dinheiro ou a carteira nos bolsos da frente das calças. Ter o máximo cuidado em locais com muita gente ou entre multidões. Caso ocorra um encontrão com alguém, verifique se a carteira, o telemóvel e os restantes objectos de valor continuam consigo. Levar a bolsa sempre debaixo do braço. Estar muito atento às mochilas em ambientes muito concorridos, como o metro. Nos caixas multibanco: Actuar com precaução. Antes de levantar dinheiro, observar o espaço envolvente e verificar se não há qualquer situação suspeita. De preferência não utilizar caixas automáticas instaladas na rua. É preferível usar aquelas que estão protegidas com porta de segurança. Ao marcar o código pessoal, tapar com a mão o teclado para que ninguém tenha acesso posterior a este código. É conveniente ter apontados os números de telefone necessários em caso de roubo do cartão de crédito, para proceder ao seu cancelamento rápido. Evite roubos por esticão: Existem duas maneiras de realizar o chamado roubo por esticão. A primeira é utilizando um veículo, normalmente uma mota, que se aproxima do passeio. Por isso, é conveniente levar a bolsa no lado interior do passeio. Na segunda, aproveita-se a confusão de transeuntes para efectuar o roubo: o ladrão puxa a bolsa e começa a correr entre as pessoas. Por isso, é recomendável não levar elevadas quantias de dinheiro em numerário dentro da bolsa.

19 19 Em caso de roubo deve apresentar-se denúncia numa esquadra de imediato e dar todos os detalhes. Roubo do veículo: Estacionar o veículo em lugares iluminados e não demasiado isolados. Confirme se todas as portas ficam devidamente fechadas, assim como a bagageira e as janelas. Não deixar objectos de valor ou qualquer outra coisa que possa chamar a atenção à vista dentro do carro. Costuma ser muito eficaz equipar o veículo com um imobilizador electrónico tendo alguns carros este equipamento de série. Um alarme sonoro ou luminoso é um complemento ideal para denunciar o ladrão. As trancas mecânicas servem para dissuadir o infractor. Algumas empresas de segurança oferecem serviços exclusivos de localização de veículos, para localizar o veículo roubado numa questão de minutos, via GPS. Um assalto à mão armada: Não oferecer resistência de forma violenta para não ser ferido. Falar calmamente com o assaltante e dar-lhe o que ele pedir. Não perseguir o ladrão após o assalto. Pedir imediatamente ajuda a outros transeuntes e às autoridades competentes. Se o ladrão estiver armado, não focar a atenção na arma. Tentar reter na memória a identidade do agressor: estatura e compleição, vestuário, tom de voz, penteado, etc. Antes de ir de férias Antes de iniciar as férias é conveniente instalar na casa, na garagem e no sótão sistemas de segurança adequados: portas de segurança, grades ou gradeamentos em terraços e janelas, cofres embutidos e um sistema de alarme ligado a uma Central Receptora de Alarmes.

20 20 Para não evidenciar a ausência de movimento dentro de casa deve-se deixar algumas persianas abertas. Também se pode pedir a um vizinho de confiança ou familiar que retire a correspondência da caixa de correio. Existem no mercado dispositivos electrónicos que permitem programar automaticamente o acendimento das luzes, do televisor ou do equipamento de som, os quais são úteis em certos casos. Não é recomendável deixar dinheiro, jóias nem objectos valiosos em casa a menos que fiquem guardados num cofre. Existem bancos que guardam os objectos de valor durante as férias e é preferível deixá-los nestes locais. Durante os preparativos, não é conveniente comunicar a desconhecidos ou a pessoas que não sejam de confiança que a casa vai estar sem ninguém. Algumas empresas de segurança prestam serviço de rondas pré-programadas às casas na ausência do seus proprietários. Durante as férias Ao sair do hotel, do apartamento ou da casa de férias, os objectos pessoais devem estar sempre sob o seu controlo. Não é recomendável deixar as chaves debaixo de vasos e tapetes, os lugares mais comuns onde os ladrões as costumam procurar. Áreas de descanso: Numa viagem por estrada, o ideal é manter o carro sempre à vista no caso de ir descansar. Ao sair do veículo deve levar consigo as chaves, a bolsa e os objectos de valor. Hotéis: No momento de fazer a reserva é útil perguntar se o hotel dispõe de sistemas de segurança básicos. Deixar no cofre os objectos de valor, dinheiro, etc. Deixar a chave na recepção. Todos os hotéis e apartamentos de férias têm instruções para o caso de incêndio, que se deve ler atentamente para conhecer o trajecto, no caso de ser necessário evacuar o local.

21 segurança para as crianças

22 22 Nunca é demasiado cedo para tomar medidas de segurança em casa, a fim de proteger as crianças. Quando um bebé começa a gatinhar existem múltiplos perigos, mas também se deve estar atento aos recém-nascidos. Segurança básica para o bebé Um recém-nascido passa a maior parte do tempo a dormir, portanto é importante manter a segurança necessária nestes momentos. Um berço seguro: Quando compramos um berço, a separação das barras não deverá exceder os 6 cm, visto que num espaço maior a criança poderá introduzir a cabeça e cair. O colchão deve ser rígido e deve ajustar-se perfeitamente às laterais do berço. Retire tanto as almofadas como os brinquedos do berço, pois podem incomodar o bebé e obstruir-lhe a respiração e servir como degraus para trepar para fora do berço, quando o bebé for maior. Durante os primeiros 12 meses, os bebés devem deitar-se de boca para cima e não de boca para baixo. Deitar os bebés de lado é uma boa alternativa, com a parte inferior do braço para a frente para evitar que rolem sobre a sua barriga. Os bebés não devem dormir em superfícies macias como sofás ou camas de água que lhes possam impedir de respirar ao afundarem-se nelas. Se o bebé for grande e tiver tendência para se destapar ou para tapar o rosto com os lençóis e mantas, podem utilizar-se pijamas de corpo inteiro. O quarto seguro: Eliminar qualquer cordão que se possa enrolar à volta do pescoço do bebé (ex. cordões das cortinas e das chupetas).

23 23 Manter o berço afastado de cabos eléctricos, de tomadas às quais o bebé possa chegar e de janelas. Os objectos e os brinquedos pendurados no berço devem manter-se também fora do alcance das mãos do bebé, a menos que sejam concebidos para estimular o tacto. Precauções na hora do banho: Antes de meter o bebé na água deve-se medir a temperatura com um termómetro para que não exceda os 37 graus; também se pode medir introduzindo o pulso. A pele dos bebés é muito fina e sensível à temperatura. Outro ponto fundamental é o bebé permanecer sempre apoiado pelo braço de um adulto. Segurança básica para a criança As crianças que começam a andar podem ter acesso a zonas perigosas da casa. Para evitar que sofra danos físicos é conveniente tomar algumas precauções. É conveniente instalar grades no início e final das escadas para evitar que as crianças acedam às mesmas, tendo atenção para que os espaços entre as ripas ou barras sejam suficientemente pequenos para que as crianças não introduzam a cabeça. As portas de passagem para a cozinha, casas de banho, etc., devem manter-se fechadas ou ser travadas por batentes para evitar entalar os dedos ao tentar abri-las ou fechá-las. É conveniente instalar dispositivos anti-abertura nos armários e gavetas que contenham objectos perigosos como facas, medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, etc. Se acidentalmente, uma criança ingerir substâncias tóxicas ou medicamentos tem que se chamar de imediato o serviço de urgências médicas (os números das urgências devem estar sempre num local visível e perto do telefone).

24 24 As tomadas que não sejam utilizadas devem permanecer tapadas com dispositivos de segurança para evitar que as crianças metam os dedos nas mesmas. Os cabos dos aparelhos eléctricos devem estar sempre enrolados e sem estarem à vista. No fogão é recomendável utilizar os bicos de trás para cozinhar e ter atenção para que as asas das frigideiras e tachos fiquem viradas para o interior do fogão (nunca para fora). Desta forma, evitam-se possíveis queimaduras. Os alimentos e as bebidas quentes devem manter-se fora do alcance das crianças, longe dos bordos da bancada e da mesa. Durante o banho tem que se estar permanentemente com as crianças. Qualquer tipo de aparelho eléctrico deve manter-se longe da água e sempre desligado da corrente durante o banho. À noite é recomendável deixar luzes especiais, de baixa intensidade, acesas para evitar que as crianças que se levantem possam cair ou magoar-se. Brinquedos: O tamanho dos brinquedos deve ser adequado à idade das crianças. As lojas especializadas costumam ter à venda brinquedos cujos fabricantes anunciam a idade a que correspondem. Devem remover-se as embalagens de plástico, as fitas ou as borrachas dos brinquedos para evitar riscos. Manter fora do alcance dos bebés e das crianças que começam a andar os brinquedos para as crianças maiores. Se tiver preparado um caixote ou arca para a criança guardar os brinquedos é preferível que não tenha tampa.

25 25 Plantas: As plantas devem manter-se fora do alcance das crianças, uma vez que algumas delas podem ser tóxicas. Janelas e portas: Manter fechadas com um dispositivo de segurança as janelas que sejam acessíveis às crianças. As cadeiras e outros móveis devem ficar longe das janelas para que as crianças não possam subir e chegar às janelas. As portas principais da habitação têm de estar sempre fechadas à chave para evitar que as crianças possam sair para o exterior. Evitar correntes de ar que possam fazer com que as portas se fechem de forma violenta, colocando cunhas na parte interior das portas ou batentes. Piscinas: As piscinas são uma grande atracção para as crianças, mas devem-se tomar todas as precauções. As crianças na piscina têm que estar sempre vigiadas por um adulto. O adulto que as esteja a vigiar não se deve distrair com outras actividades. A fim de tornar a piscina um lugar seguro é recomendável seguir estas regras: Fechar o perímetro da piscina com uma cerca de pelo menos 1,50 m de altura. Ter por perto um equipamento de salvamento, como uma bóia circular e uma corda aderente, sem esquecer que estes elementos não substituem a vigilância de um adulto. Retirar sempre toda a cobertura da piscina, visto que as crianças podem ficar presas e afogar-se se apenas tiver sido retirada metade. Inscrever em aulas de natação as crianças logo que possível. Existem detectores para piscinas que captam de imediato a presença de um corpo na água e fazem disparar o alarme.

26 26 Outros aspectos importantes sobre a segurança infantil em casa: Deixar fora do alcance das crianças os sacos de plástico, os balões vazios ou rebentados, as bebidas alcoólicas, os cigarros, os isqueiros e os fósforos. Utilizar protectores de plástico para tapar as tomadas. Quando se colocar um bebé num local alto, como por exemplo num fraldário, tem que se manter sempre perto, com uma mão sobre ele. Proteger as esquinas das mesas e dos móveis. Medidas de segurança para crianças e adolescentes É útil ensinar às crianças medidas de segurança básicas para que saibam cuidar de si mesmos. O significado dos principais sinais de trânsito para que se familiarizem com a linguagem que os alerta para os perigos. Evitar sempre circular por ruas pouco movimentadas ou isoladas, becos ou descampados sem a companhia de um familiar ou amigo adulto. Nunca devem falar com desconhecidos que lhes ofereçam algo atractivo ou os chamem para a porta de casa. Não entrar no carro de pessoas desconhecidas. Chamar os seus pais, irmãos mais velhos ou qualquer outra pessoa responsável por eles para os ir buscar caso estejam atrasados. Se têm algum objecto de valor (um relógio, uma consola de vídeo, etc.) é melhor que o levem guardado numa mochila até chegarem a casa. Tem que se lhes ensinar que no caso de se encontrarem em perigo podem gritar ou pedir ajuda. Um bom aliado é o telemóvel que lhes permitirá solicitar ajuda de forma imediata. Atravessar a rua quando o semáforo estiver verde e passar sempre na passadeira olhando para ambos os lados antes de atravessar e que esperem que os veículos travem antes de atravessarem. Na medida do possível, ter conhecimento dos locais que frequentam as crianças e os adolescentes. Há lugares e ambientes que podem ser inadequados para eles. Se as crianças se perdem: Explicar às crianças que, no caso de se perderem, o melhor é não se moverem e permanecerem no

27 27 mesmo local. Quando os pais ou familiares se aperceberem voltarão ao mesmo sítio. Os menores devem saber o seu nome, apelidos, morada e telefone. No caso de estarem perdidos devem comunicar os seus dados apenas às forças de segurança. As crianças não devem aceitar ajuda de desconhecidos se esta implica terem de ir com eles a algum lugar. A segurança infantil nos veículos Segundo a Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres o uso de dispositivos de segurança infantil nos veículos evita três em cada quatro mortes e nove em cada dez lesões. As crianças devem utilizar elementos de retenção homologados e adequados ao seu peso e estatura até alcançarem os 36 kg de peso ou 1,50 m de altura. Posteriormente, por volta dos 12 anos de idade começarão a utilizar o cinto de segurança. Para além do uso de elementos de retenção, há que ter em conta estes conselhos: Não utilizar o mesmo cinto de segurança para proteger duas crianças ou uma criança e um adulto. As crianças nunca devem ir ao colo de um adulto visto que, embora possa parecer, isso não é o mais seguro: uma travagem ou um embate apenas a 60 Km/h tornará praticamente impossível segurá-la e protegê-la. Não colocar objectos pesados ou de grandes dimensões na chapeleira do carro, visto que poderiam dificultar a visibilidade ao condutor e no caso de uma travagem, poderiam cair sobre as crianças. Manter as janelas fechadas quando viajam crianças no carro para evitar que se debrucem ou que atirem objectos pela janela que poderiam causar um acidente. A saída do carro, tanto de crianças como de adultos, deve fazer-se sempre pela porta mais próxima do passeio. Antes de pôr o veículo a trabalhar, verificar se estão activados os fechos de segurança do carro. As crianças devem usar capacete ao andarem de bicicleta. No caso de usarem patins, além do capacete é necessário usarem joelheiras, cotoveleiras e protecções para os pulsos. Um adulto tem de vigiar o percurso a todo o momento.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO Os sismos são fenómenos naturais que não se podem prever nem evitar. Os seus efeitos podem ser minimizados com comportamentos adequados. Há que saber agir correctamente.

Leia mais

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA ILUMINAÇÃO DE CIRCULAÇÃO OU DE EVACUAÇÃO Tem como objectivo permitir a evacuação das pessoas em segurança, garantindo ao longo dos caminhos de evacuação condições de visão e de evacuação adequadas e possibilitar

Leia mais

Substituição de Alarmes de Fumo

Substituição de Alarmes de Fumo Alarmes Funcionais Os Alarmes de Fumo Salvam Vidas A maioria dos incêndios fatais em residências acontece durante a noite, quando as pessoas estão a dormir. Contrariamente à crença popular, o cheiro do

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS E IDOSOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas

Leia mais

Acidentes na Infância

Acidentes na Infância Acidentes na Infância Realizado por: Ana Cristina Pinheiro Mário Quintaneiro ACIDENTES NA INFÂNCIA Os acidentes são a maior causa de morbilidade e mortalidade na infância e a maioria deles é prevenível,

Leia mais

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento

1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento 1 Fique atento ao entrar ou sair de sua casa ou apartamento O momento em que entramos ou saímos de nossas residências, costuma oferecer grande risco, pois normalmente estamos distraídos, além de abrirmos,

Leia mais

Frio» Recomendações gerais

Frio» Recomendações gerais No domicílio Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa; Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário; Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para

Leia mais

PROTEJA-SE E PROTEJA A SUA FAMÍLIA CONTRA O ASSASSINO SILENCIOSO O SEU ESTÁ INSTALADO?

PROTEJA-SE E PROTEJA A SUA FAMÍLIA CONTRA O ASSASSINO SILENCIOSO O SEU ESTÁ INSTALADO? PROTEJA-SE E PROTEJA A SUA FAMÍLIA CONTRA O ASSASSINO SILENCIOSO O SEU ESTÁ INSTALADO? PROTEJA-SE E PROTEJA A SUA FAMÍLIA CONTRA O ASSASSINO SILENCIOSO Nos últimos anos, a Província do Ontário sofreu um

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS CRIANÇAS As crianças sempre serão uma preocupação na questão SEGURANÇA dentro ou fora do lar. Por sua condição de fragilidade e pelo desconhecimento dos

Leia mais

VIVENDO EM CONDOMINIOS COM SEGURANÇA.

VIVENDO EM CONDOMINIOS COM SEGURANÇA. VIVENDO EM CONDOMINIOS COM SEGURANÇA. Viver em condomínio exige mais no aspecto da segurança, além dos cuidados rotineiros com as medidas de segurança individual de cada morador temos que observar se os

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS DOMÉSTICOS ADULTOS Acidentes Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas as divisões

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo A C I D E N T E S E INCÊNDIOS CRIANÇAS As crianças sempre serão uma preocupação na questão SEGURANÇA dentro ou fora do lar. Por sua condição de fragilidade e pelo desconhecimento

Leia mais

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimento e Cuidados II Verificação pelo usuário do funcionamento seguro do elevador III Procedimentos a evitar na utilização do elevador IV Orientação para a escolha

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D 12 Manual do Usuário Intrusos podem entrar em zonas sem proteção, ou ter sofisticação para isolar um sensor ou desconectar dispositivos de aviso de alarme; Central, detectores, sensores só funcionam quando

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Detector / Sensor de Fumaça Autônomo Rede AC e Bateria - Com Saída Rele NA/NF - Código: AFDFAR. O detector de Fumaça código AFDFAR é um equipamento que deve ser instalado no teto ou na parede das edificações

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

3 Manual de Instruções

3 Manual de Instruções 3 Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

Informação para Visitantes

Informação para Visitantes Informação para Visitantes Informação e orientações para visitantes Bem-vindo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), um instituto público de investigação, dedicado à ciência e tecnologia,

Leia mais

EM TERMOS DE SEGURANÇA GERAL, QUANDO SE ENCONTRAR SOZINHO(A) EM CASA:

EM TERMOS DE SEGURANÇA GERAL, QUANDO SE ENCONTRAR SOZINHO(A) EM CASA: 3 envelhecimento e o aumento da longevidade da população O mundial são já uma realidade incontornável pelo que, faz todo sentido falar em esperança de vida saudável e em segurança. Assim, será muito importante

Leia mais

Dicas de Segurança II

Dicas de Segurança II Dicas de Segurança II Ao Viajar Casa ou apartamento Não comente sua viagem com pessoas estranhas por perto. Avise a um vizinho de confiança sobre a sua viagem. Se possível, deixe um número de telefone

Leia mais

Plano de Evacuação. de Evacuação

Plano de Evacuação. de Evacuação NORMAS GERAIS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES 1 Se houver uma situação de emergência, na escola, ela dispõe do seguinte alarme acústico para informação: campainha normal, mas com toque diferenciado três toques

Leia mais

Ler este manual antes da instalação OHMLINE 2009 DOMUS. Motor de correr. Página 1

Ler este manual antes da instalação OHMLINE 2009 DOMUS. Motor de correr. Página 1 Ler este manual antes da instalação OHMLINE 2009 DOMUS Motor de correr Página 1 Na instalação e utilização deve ter muita Atenção 1) Cuidado! Para sua segurança, é importante seguir todas as indicações

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA EM CASO DE INCÊNDIO PROFESSORES

PLANO DE EMERGÊNCIA EM CASO DE INCÊNDIO PROFESSORES PROFESSORES Competências dos professores Quando os professores se encontram numa sala de aula com um grupo de alunos, devem: 1. Ao ouvir o sinal de alarme, avisar os alunos para não tocarem nos interruptores

Leia mais

Soluções para protecção da comunidade Easy Series para moradias e apartamentos

Soluções para protecção da comunidade Easy Series para moradias e apartamentos Soluções para protecção da comunidade Easy Series para moradias e apartamentos 2 Painel de controlo Easy Series Tornar a segurança fácil e fiável Adicionar valor a projectos imobiliários inovadores Blocos

Leia mais

Sistemas automáticos de detecção de intrusão

Sistemas automáticos de detecção de intrusão EB 2,3 Ciclos de Gondomar AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GONDOMAR Sistemas automáticos de detecção de intrusão A instalação de sistemas automáticos de detecção de intrusão é, hoje em dia, um facto generalizado

Leia mais

O que fazer em caso de sismo

O que fazer em caso de sismo www.aterratreme.pt O que fazer em caso de sismo Todos os anos se realiza o exercício de prevenção de risco sísmico A Terra Treme, pois é importante relembrar as regras básicas de segurança incluindo alguns

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

Destaques. Um único sistema de controlo para segurança e conforto; Desempenho elevado e tecnologia de futuro da Siemens;

Destaques. Um único sistema de controlo para segurança e conforto; Desempenho elevado e tecnologia de futuro da Siemens; 1 Não há nada melhor do que saber que a sua família está em casa e em segurança. Agora imagine se pudesse melhorar a segurança e conforto do seu lar apenas com a instalação de um sistema Impossível? Então

Leia mais

BS 29. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.

BS 29. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer. BS 29 P P Espelho de bolso iluminado Instruções de utilização Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.de

Leia mais

SENSOR DE GÁS SEM FIO STK 846 SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS SEM FIO STK

SENSOR DE GÁS SEM FIO STK 846 SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS SEM FIO STK SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS SEM FIO STK 846 www.samtek.com.br Agradecemos a sua preferência por nossos produtos. Nossos produtos possuem vários certificados nacionais e internacionais sendo projetados de

Leia mais

Armazém Planear a construção

Armazém Planear a construção Planear a construção Surgem muitas vezes problemas associados às infra-estruturas dos armazéns, como por exemplo, a falta de espaço para as existências, para a movimentação nos corredores e áreas externas,

Leia mais

Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis.

Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis. Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis. Os principais acidentes na faixa etária de 1 a 3 anos são: Quedas Cortes Queimaduras Choques elétricos Afogamentos Ingestão de

Leia mais

safespace.link 1 Detetar a intrusão o mais cedo possível; 2 Resistir a um ataque violento, demorar ou impedir fisicamente que entrem no local;

safespace.link 1 Detetar a intrusão o mais cedo possível; 2 Resistir a um ataque violento, demorar ou impedir fisicamente que entrem no local; Uma casa segura - Proteja a sua casa de intrusos, com vários níveis de resistência física e eletrónica, para aumentar as dificuldades do gatuno e com o objetivo de evitar que ENTRE em sua casa.* É recomendado

Leia mais

sistema Com esta pode-se criar um sistema ajustado às necessidades dos clientes bem como aos seus estilos de vida.

sistema Com esta pode-se criar um sistema ajustado às necessidades dos clientes bem como aos seus estilos de vida. sistema O nosso inovador sistema utiliza a mais avançada tecnologia de inteligência distribuída, utilizando para o efeito, comunicações baseadas em CAN desenhadas para sistemas críticos. É um sistema revolucionário

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES Introdução As crianças pequenas não têm a capacidade para avaliar o perigo, pelo que qualquer objeto que encontram em casa pode transformar-se num brinquedo

Leia mais

Acidentes: como preveni-los?

Acidentes: como preveni-los? Acidentes: como preveni-los? Mónica Oliva Ilustrações de António João 31 Janeiro 2009 Oliveira do Hospital 1 Sabia que... Os acidentes são a maior causa de morte, doença a e incapacidade definitiva e temporária

Leia mais

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Que podemos nós fazer? Eficiência Energética Utilização Racional da Energia, assegurando os níveis de conforto e de qualidade de vida. Como?

Leia mais

Estúdio de Fotografia sala 47

Estúdio de Fotografia sala 47 Manual de Procedimentos: Estúdio de Fotografia sala 47 Descrição: O estúdio de fotografia é um espaço comum, onde poderão desenvolver trabalhos todos os alunos e docentes da ESAD.CR que pretendam fotografar

Leia mais

ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS

ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS 2011 Índice 1. Sinalização... 3 2. Organização do Armazém... 3 3. Estabelecer um esquema de armazenamento para:... 4 4. Manter em local visível... 6 5. Deveres do Responsável

Leia mais

Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação

Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação Central de Detecção de Incêndio 4 Zonas Manual de Instalação Características Quatro zonas com capacidade de teste/isolamento. Dois circuitos de alarme com possibilidade de isolamento. Fonte de alimentação

Leia mais

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto 2 Um Painel de Incêndio fácil de instalar, configurar, manter e utilizar. Ecrã LCD com indicação de estado para todas as zonas

Leia mais

Security, Health and Safety

Security, Health and Safety Security, Health and Safety Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt As quedas, escorregadelas e os tropeçamentos são a causa de acidentes e ferimentos entre Trabalhadores.

Leia mais

Copyright RHVIDA S/C Ltda. www.rhvida.com.br

Copyright RHVIDA S/C Ltda. www.rhvida.com.br SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO Estatísticas vêm demonstrando que o risco de perder a vida dentro do seu carro, num sinal de trânsito, é maior do que em qualquer outra situação. A RHVIDA fez um resumo das

Leia mais

Sinalização de Emergência Dinâmica

Sinalização de Emergência Dinâmica Sinalização de Emergência Dinâmica Sinalização de Emergência Dinâmica ifloor A solução ifloor permite o desenvolvimento de novas soluções onde a monitorização e controlo de pessoas é fundamental. Através

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Steam Power

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Steam Power MANUALDE DE INSTRUÇÕES MANUAL INSTRUÇÕES Steam Power INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho do produto, ler atentamente as instruções a seguir.

Leia mais

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO Obrigado por adquirir o Aquecedor Cadence Dilleta, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

4 ESCOLHA O BOTIJÃO CERTO 2

4 ESCOLHA O BOTIJÃO CERTO 2 1 COMPRE DE REVENDEDOR AUTORIZADO 3 CUIDADOS COM A ENTREGA EM CASA Só o comerciante que tiver autorização (em dia) da ANP pode vender gás de botijão (GLP, gás liquefeito de petróleo). O Código de Defesa

Leia mais

Sistema de domótica flexível. para eficiência energética, segurança e conforto

Sistema de domótica flexível. para eficiência energética, segurança e conforto Sistema de domótica flexível para eficiência energética, segurança e conforto AO RITMO DA SUA FAMÍLIA CONTROLO TOTAL DA SUA CASA 3 SAIR PARA O TRABALHO RAPIDAMENTE! Active o cenário Sair de casa. O sistema

Leia mais

Um Sistema informatizado desenvolvido com alto padrão tecnológico para maior

Um Sistema informatizado desenvolvido com alto padrão tecnológico para maior Um Sistema informatizado desenvolvido com alto padrão tecnológico para maior segurança e bem-estar dos condôminos. Oferecemos a mais nova solução tecnológica, ideal contra invasão domiciliar, objetivando

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO SISTEMAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO SISTEMAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO SISTEMAS NORMA EN 14351-1:2006 MANUAL LIMPEZA, UTILIZAÇÃO, MANUSEAMENTO E MANUTENÇÃO As janelas permitem iluminar e ventilar o interior dos espaços, protegendo

Leia mais

07/07 276-05/00 072446 REV.2. www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES

07/07 276-05/00 072446 REV.2. www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES 07/07 276-05/00 072446 REV.2 www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Problema Luz que indica o funcionamento está apagada Odores estranhos

Leia mais

Inundações. Autoprotecção

Inundações. Autoprotecção Qualidade Vida C Â M A R A M U N I C I P A L Inundações Autoprotecção Inundações AUTOPROTECÇÃO Algumas inundações podem prever-se através da análise das condições meteorológicas, níveis de água nos rios

Leia mais

Primeiros Socorros Volume III

Primeiros Socorros Volume III Manual Primeiros Socorros Volume III um Manual de Agosto de 2008 Rua Braancamp, 52-4º 1250-051 Lisboa Tel. 212476500 geral@oportalsaude.com Copyright, todos os direitos reservados. Este Manualnão pode

Leia mais

Dicas para você e sua família

Dicas para você e sua família Dicas para você e sua família Dicas de Segurança O gás natural Você já sabe que o gás natural é mais leve que o ar e se dissipa rapidamente na atmosfera e que as tubulações de gás possuem dispositivos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/ 3º CEB POETA AL BERTO, SINES PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO

ESCOLA SECUNDÁRIA/ 3º CEB POETA AL BERTO, SINES PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO ALUNOS: Quando soar o sinal de ALARME, deve seguir as instruções do Professor. O aluno nomeado Chefe de Fila deve dirigir-se para porta de saída, procede à sua abertura, segurando-a e mantendo-a aberta.

Leia mais

Centronic MemoControl MC441-II

Centronic MemoControl MC441-II Centronic MemoControl MC441-II pt Instruções de montagem e utilização do emissor portátil com função de memória Informações importantes para: o instalador / o electricista especializado / o utilizador

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 Obrigado por adquirir o Aquecedor Ecológico de Painel ecotermic Cadence, AQC700, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito

Leia mais

2.2 A Administração do Condomínio dá ênfase às medidas preventivas, assim entendidas as seguintes:

2.2 A Administração do Condomínio dá ênfase às medidas preventivas, assim entendidas as seguintes: Fl. 01 de 06 1 Objetivo A presente Regulamentação Especial visa normalizar os procedimentos para o pessoal incumbido de prevenir ou combater um princípio de incêndio e de atuar em situações de emergência,

Leia mais

Em caso de sismo. Segurança escolar. Plano de emergência escolar

Em caso de sismo. Segurança escolar. Plano de emergência escolar Duas saídas Segurança escolar Plano de emergência escolar (em caso de sismo ou ) Procure conhecer sempre nos edifícios da sua escola, assim como o a realizar em caso de emergência Procure sempre conhecer

Leia mais

Fazemos do seu mundo um abrigo seguro. Fique em segurança

Fazemos do seu mundo um abrigo seguro. Fique em segurança Fazemos do seu mundo um abrigo seguro. A Segurança Prosegur no mundo. México Brasil Peru Paraguai Chile Uruguai Argentina Portugal Espanha França Itália Roménia A Segurança Prosegur no mundo. Líder de

Leia mais

Central de Alarme de Oito Zonas

Central de Alarme de Oito Zonas Central de Alarme de Oito Zonas R02 ÍNDICE CARACTERÍSTICAS GERAIS:... 3 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:... 3 CONHECENDO A CENTRAL:... 4 COMO A CENTRAL FUNCIONA:... 4 COMO APAGAR A MEMÓRIA DA CENTRAL:... 4 COMO

Leia mais

SENSOR STK 817 SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS STK 817. www.samtek.com.br SAMTEK

SENSOR STK 817 SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS STK 817. www.samtek.com.br SAMTEK SENSOR DE VAZAMENTO DE GÁS STK 817 www.samtek.com.br Agradecemos a sua preferência por nossos produtos. Nossos produtos possuem vários certificados nacionais e internacionais sendo projetados de modo a

Leia mais

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167

PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 PRANCHA DE CABELOS MODELLE CADENCE PAC167 Obrigado por adquirir a Prancha de Cabelo Modelle Cadence, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este manual de

Leia mais

Ler as instruções de instalação antes de instalar o aparelho! Antes de colocar o aparelho em funcionamento, ler as instruções de utilização!

Ler as instruções de instalação antes de instalar o aparelho! Antes de colocar o aparelho em funcionamento, ler as instruções de utilização! Manual de instalação e utilização Esquentadores a gás minimaxx WRD 11-2 KME... WRD 14-2 KME... WRD 17-2 KME... Ler as instruções de instalação antes de instalar o aparelho! Antes de colocar o aparelho

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/7 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA ARMAZENAGEM DE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E RESÍDUOS 2 DESCRIÇÃO O trabalho preventivo no armazenamento de produtos perigosos, visa não só a protecção

Leia mais

SOLID CERAMIC HAIR STYLER

SOLID CERAMIC HAIR STYLER SOLID CERAMIC HAIR STYLER Straigth & Curls HS 3830 PORTUGUÊS A C E A B D F 2 SEGURANÇA Durante a colocação em funcionamento do aparelho, por favor, respeite as seguintes indicações: 7 Este aparelho destina-se

Leia mais

INTRODUÇÃO ESCOLA JOÃO AFONSO DE AVEIRO 2

INTRODUÇÃO ESCOLA JOÃO AFONSO DE AVEIRO 2 1 INTRODUÇÃO É importante a Escola ter um Plano de Evacuação para que todos saibam o que fazer em caso de incêndio. Depois de feito há que treinar regularmente com professores e colegas. A prática permite

Leia mais

Sugere-se a passagem dos slides e explicação sumário durante 5 a 10 minutos. 2/19/2014 Instituto Superior Técnico

Sugere-se a passagem dos slides e explicação sumário durante 5 a 10 minutos. 2/19/2014 Instituto Superior Técnico DECivil, Fevereiro 2014 A necessidade A segurança e as respostas a emergências são aspectos vitais em qualquer organização e edifício. Assim importa assegurar que no DECivil os colaboradores (docentes

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA O fabricante aconselha um uso correcto dos aparelhos de iluminação!

Leia mais

Professor Ventura Ensina Tecnologia

Professor Ventura Ensina Tecnologia Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV001 Maquete com Instalação Elétrica Ensino Fundamental Direitos Reservados = Newton C. Braga 1 Maquete com Instalação Elétrica Você gostaria de aprender

Leia mais

B:mais. Painéis de Controle da Série B para proteger sua casa e sua família

B:mais. Painéis de Controle da Série B para proteger sua casa e sua família B:mais Painéis de Controle da Série B para proteger sua casa e sua família B:mais:seguro Obtenha mais do seu investimento em segurança. Sua casa é um de seus ativos mais importantes, e você quer para ela

Leia mais

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 07/11 719-09-05 775788 REV.2 Vapor Tapete Clean 719-09-05 2 Parabéns

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

CAFETEIRA INOX 30 TEMP

CAFETEIRA INOX 30 TEMP CAFETEIRA INOX 30 TEMP Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções

Leia mais

Presidência da República Secretaria -Geral

Presidência da República Secretaria -Geral PLANO DE SEGURANÇA (versão simplificada para utilizadores) 1 1. Introdução Um Plano de Segurança é definido como um conjunto de medidas de autoprotecção (organização e procedimentos) tendentes a evitar

Leia mais

Etapas do Manual de Operações de Segurança

Etapas do Manual de Operações de Segurança OPERAÇÕES www.proteccaocivil.pt DE SEGURANÇA CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS ETAPAS LEVANTAMENTO DE MEIOS E RECURSOS ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA PLANO DE EVACUAÇÃO PLANO DE INTERVENÇÃO

Leia mais

Banco voltado para trás. Manual de instruções. Grupo Peso Idade. 0+ 0-13 kg 0-12 m

Banco voltado para trás. Manual de instruções. Grupo Peso Idade. 0+ 0-13 kg 0-12 m Banco voltado para trás Manual de instruções ECE R44 04 Grupo Peso Idade 0+ 0-13 kg 0-12 m 1 Obrigado por optar pela BeSafe izi Sleep ISOfix A BeSafe desenvolveu esta cadeira com todo o cuidado, para proteger

Leia mais

Centrais de Alarme DSC MANUAL DE CENTRAL DE ALARME. Disponibilizado por www. alarmsystems. com.

Centrais de Alarme DSC MANUAL DE CENTRAL DE ALARME. Disponibilizado por www. alarmsystems. com. MANUAL DE CENTRAL DE ALARME Sumário 1. Excluir setores do alarme. 2. Trocar, apagar ou inserir senhas. 3. Acerto de relógio. 4. Auto arme do sistema. 5. Beep de teclado. 6. Luz de problema acesa. 7. Leds

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO

MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO MANUAL DO USUÁRIO PRANCHA DE CABELOS CADENCE CHIARO PRO Obrigado por adquirir a Prancha de cabelos Chiaro PRO um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante ler atentamente este

Leia mais

Guia de Puericultura. Alimentação

Guia de Puericultura. Alimentação Guia de Puericultura Com o nascimento do bebé, os pais necessitam de adquirir uma série de artigos. A oferta no mercado é cada vez maior, por isso é importante estar informado: com este guia ajudamo-la

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES USUÁRIO

MANUAL DE INSTRUÇÕES USUÁRIO MANUAL DE INSTRUÇÕES USUÁRIO SISTEMA DE SEGURANÇA TERMINAL DSC INSTRUÇÕES DE USO: PARA INIBIR ZONAS (#), (*), (1), (Senha de acesso), (nº da zona: 01 a 16), a zona selecionada acende no teclado. (#) para

Leia mais

ST 160 ST 160 0 # Manual de Referência e Instalação

ST 160 ST 160 0 # Manual de Referência e Instalação ST 160 ST 160 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 # Manual de Referência e Instalação Descrições 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 # 3 2 Número Descrição 1 Indicador de modo 2 Antena 3 Matriz do Teclado 4 Parafuso Especificações

Leia mais

Impresso. ZARGES GmbH Zargesstraße 7 82362 Weilheim, Germany

Impresso. ZARGES GmbH Zargesstraße 7 82362 Weilheim, Germany N TP-TG-PT pt Elevador de serviço ZARGES com guincho de tração e dispositivo de retenção da TRACTEL Greifzug Plano de verificação diário com protocolo de verificação Impresso ZARGES GmbH Zargesstraße 7

Leia mais

SENSOR DE ESTACIONAMENTO

SENSOR DE ESTACIONAMENTO SENSOR DE ESTACIONAMENTO MANUAL DO PROPRIETÁRIO Obrigado por adquirir este acessório Honda. Por favor, leia este Manual do Proprietário com atenção antes de usar o sensor de estacionamento e mantenha este

Leia mais

Distribuição e Venda de Produtos Fitofarmacêuticos

Distribuição e Venda de Produtos Fitofarmacêuticos IMPLEMENTAÇÂO DO DECRETO LEI 173/2005 Distribuição e Venda de Produtos Fitofarmacêuticos Algumas orientações para a construção e beneficiação das instalações bem como para o armazenamento de produtos fitofarmacêuticos

Leia mais

Torradeira Tosta Pane Inox

Torradeira Tosta Pane Inox Torradeira Tosta Pane Inox Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha da Torradeira Britânia. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT

MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT WO-50DBR INFORMAÇÕES IMPORTANTES Ao usar aparelhos elétricos, seguir sempre precauções básicas de segurança, incluindo o seguinte: AVISO 1.

Leia mais

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS FÉRIAS ESCOLARES X ACIDENTES DOMÉSTICOS As férias escolares exigem mais cuidados com os acidentes domésticos porque as crianças ficam mais tempo em casa e isso aumenta o risco de ocorrerem acidentes que

Leia mais

Ler as instruções de instalação antes de instalar o aparelho! Antes de colocar o aparelho em funcionamento, ler as instruções de utilização!

Ler as instruções de instalação antes de instalar o aparelho! Antes de colocar o aparelho em funcionamento, ler as instruções de utilização! Manual de instalação e utilização Esquentadores a gás minimaxx WRD 11-2.B.. WRD 14-2.B.. WRD 18-2.B.. Ler as instruções de instalação antes de instalar o aparelho! Antes de colocar o aparelho em funcionamento,

Leia mais

Sistema Modular Wireless

Sistema Modular Wireless Sistema Modular Wireless SEM PILHAS Enjoy a new lifestyle feeling! Bom dia! Este é o meu perfeito despertar! A iluminação entra suavemente no quarto, enquanto o dimmer temporizado aumenta gradualmente

Leia mais

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO ANTES DE UTILIZAR A PLACA DE FOGÃO SUGESTÕES PARA A PROTECÇÃO DO AMBIENTE PRECAUÇÕES E RECOMENDAÇÕES GERAIS SUGESTÕES PARA POUPANÇA DE ENERGIA CUIDADOS E MANUTENÇÃO GUIA PARA RESOLUÇÃO

Leia mais

SENSOR DE FUMAÇA SEM FIO STK 916 SENSOR DE FUMAÇA SEM FIO STK

SENSOR DE FUMAÇA SEM FIO STK 916 SENSOR DE FUMAÇA SEM FIO STK SENSOR DE FUMAÇA SEM FIO STK 916 www.samtek.com.br Agradecemos a sua preferência por nossos produtos. Nossos produtos possuem vários certificados nacionais e internacionais sendo projetados de modo a oferecer

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PESADAS 2 DESCRIÇÃO A movimentação de cargas pesadas, compreende as operações de elevação, transporte e descarga de objectos,

Leia mais

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES O Travão ABS encontra-se presente na maioria dos veículos modernos e contribui bastante para aumentar a eficiência da travagem, diminuindo a

Leia mais

AV. Herminio Gimenez RC - RUC: 80061756-8 COR: CIUDAD DEL ESTE-PY TEL: +595 983 613802 contato@options-sa.net - www.options-sa.net

AV. Herminio Gimenez RC - RUC: 80061756-8 COR: CIUDAD DEL ESTE-PY TEL: +595 983 613802 contato@options-sa.net - www.options-sa.net COR: -Instalação rápida e fácil, fixação com resina, ondulação de 2 a 4 mm para passagem dos cabos de energia. - Pode ser instalada em piscinas ou hidromassagens onde não tenha sido previsto sistema de

Leia mais

O sistema de Alarme deve ser instalado como na figura:

O sistema de Alarme deve ser instalado como na figura: !" #$ % Alarme Selm Características: Sistema de Alarme por detecção de Infravermelhos: Sirene Interior 100 db Até 6 Controlos Remotos e 7 detectores, nomeadamente incêndio, gás, intrusão e contacto magnético.

Leia mais

SÓ PARA USO DOMÉSTICO!

SÓ PARA USO DOMÉSTICO! - Não o utilize num espaço fechado e cheio de vapores que advenham de óleos, dissolventes, produtos anticaruncho, pó inflamável ou outros vapores explosivos ou tóxicos. - Extraia sempre a ficha do aparelho

Leia mais

Mantendo as Crianças em Segurança

Mantendo as Crianças em Segurança PORT.SAFETY 2013 Mantendo as Crianças em Segurança Colocar-se em situações de perigo não é sinal de mau comportamento. As crianças precisam aprender a se manter em segurança à medida que exploram o mundo.

Leia mais