DA CONSULTA. Faz considerações acerca desses pareceres, da legislação e a seguir esclarece:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DA CONSULTA. Faz considerações acerca desses pareceres, da legislação e a seguir esclarece:"

Transcrição

1 Imprimir PROCESSO-CONSULTA CFM nº 435/11 PARECER CFM nº 1/12 INTERESSADO: Diretoria de Saúde do Trabalho - Dirsat/INSS ASSUNTO: Duração de uma perícia médica x agendamento prévio RELATORES: Cons. José Albertino Souza Cons. Renato Moreira Fonseca EMENTA: O médico é quem decide a duração de seu ato profissional, levando em consideração sua experiência e capacidade, conforme estabelece o item VIII, Capítulo II - Direitos dos Médicos, do Código de Ética Médica. DA CONSULTA A Diretoria de Saúde do Trabalho do Instituto Nacional da Previdência Social (Dirsat/INSS) solicita parecer a respeito de opiniões conflitantes emitidas nos pareceres Cremers n os 36/09 e 62/09 e Cremesp nº /10. Relata que os citados pareceres possuem conteúdos divergentes a respeito de consultas formuladas sobre determinação de: a) quantitativo diário de perícias; b) tempo mínimo e tempo máximo de cada ato médico pericial; c) punição ao médico que não consegue cumprir tais metas. Argumenta que os artigos 5 e 15 da Lei n o 3.268/57 estabelecem as competências do Conselho Federal e dos conselhos regionais, dentre as quais não se localiza a de fiscalização de órgãos e entidades da Administração Pública de qualquer natureza. Que o INSS é autarquia federal e como tal goza de liberdade administrativa nos limites da lei que a criou. Não é subordinado a órgão algum do Estado, desfrutando de autonomia financeira e administrativa. Faz considerações acerca desses pareceres, da legislação e a seguir esclarece: [...] que o INSS não impõe aos seus servidores peritos médicos número mínimo de perícias diárias e jamais impôs limite de tempo para a realização de cada perícia. O que a Autarquia faz, no uso de suas funções gerenciais, e com o objetivo de prestar sua função institucional, é promover um agendamento diário de um número fixo de perícias, a fim de organizar sua atividade. No entanto, a duração de cada perícia é de autonomia do profissional, que poderá ser maior ou menor em relação ao tempo agendado, a seu critério, conforme cada caso que se apresentar. Se a jornada de trabalho do servidor perito

2 médico se expirar sem que todos os agendados sejam atendidos, as perícias serão remarcadas para outro dia. O INSS não possui qualquer sistema ou rotina que implique em interromper a perícia médica, uma vez atingido o prazo de 20 minutos do agendamento. Nesse sentido, considera-se ilegítima a sugestão feita pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul de que devem ser respeitadas as condições em relação à fixação do número máximo de agendamentos a ser realizado pelo INSS e a limitação do número de horas diárias que seus servidores deverão se dedicar à realização de exames médicos periciais (grifo nosso). O Parecer Cremers nº 62/09 entende que para compatibilizar a indefinição no limite de tempo pericial com a demanda previdenciária necessitando de atos periciais devem ser respeitadas, pelo menos, as seguintes condições: 1) Que se respeite a jornada de trabalho do perito médico previdenciário e, nos casos de jornada dobrada, o atendimento ao público seja limitado ao máximo de 6 horas; 2) Que se estime um agendamento de tarefas a ser executadas pelos médicos peritos previdenciários, incluindo-se aí a perícia médica presencial, através da identificação e agendamento da demanda baseada nas informações epidemiológicas existentes; 3) Que, baseados em estimativas preliminares e sujeitas a modificações, entendemos que a proposta de agendamento de 8 até 12 tarefas por médico perito por turno de 6 horas atende às atuais exigências de qualidade e expectativa da sociedade. Os possíveis ajustes na proporção e no agendamento de tarefas devem ser definidos de comum acordo entre a chefia médica (diretor técnico) e o grupo de peritos médicos previdenciários, levando-se em consideração a complexidade das demandas em cada região ou local. 4) (...). O Parecer Cremesp nº /10 da lavra do cons. Renato Françoso Filho, assim reporta: [...] não é possível estabelecer-se tempos rígidos para a realização do exame médico pericial, porém isto não significa que não se possa adotar o agendamento prévio das perícias, não se podendo esquecer a função social da instituição e da perícia médica (...). [...] Assim, não entendemos a necessidade de se fixar rigorosamente a carga de 24 a 12 perícias, já que a própria administração normatizou alternativas que poderiam adequar a carga excessiva e conflituosa de trabalho, portanto, cabendo fazer gestão junto à administração para equacionar a questão, fugindo à competência do Cremesp.

3 DO PARECER ACERCA DA COMPETÊNCIA DOS CONSELHOS DE MEDICINA Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina têm a atribuição legal de fiscalizar o cumprimento das normas estabelecidas no Código de Ética Médica, competência outorgada pelo artigo 2º da Lei n o 3.268/57, o qual estabelece que estes são órgãos supervisores da ética médica e ao mesmo tempo julgadores e disciplinadores da classe médica, cabendo-lhes zelar e trabalhar, por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente. Conforme definido em seu Preâmbulo, o Código de Ética Médica contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, inclusive no exercício de atividades relativas à administração de serviços de saúde, bem como no exercício de quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da medicina. E ainda, que as organizações de prestação de serviços médicos estão sujeitas às normas deste Código. Nesse sentido, França, em Comentários ao Código de Ética Médica, 4ª ed., assim se reporta: O Código de Ética Médica apresenta as normas éticas exigidas aos médicos; que essa exigência é no exercício da profissão; e que tal subordinação independe do cargo ou função que ele ocupe. ACERCA DA AUTONOMIA PROFISSIONAL E DIREITOS DO MÉDICO A Constituição Federal, em seu art.5 o, inciso XIII, determina que é livre o exercício de qualquer profissão, ofício ou trabalho, observadas as condições de capacidade que a lei estabelecer. O Código de Ética Médica (CEM) estabelece no Capítulo I, Princípios Fundamentais, que: VIII - O médico não pode, em nenhuma circunstância ou sob nenhum pretexto, renunciar à sua liberdade profissional, nem permitir quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho. XVIII - O médico terá, para com os colegas, respeito, consideração e solidariedade, sem se eximir de denunciar atos que contrariem os postulados éticos. Em seu Capítulo II, define que é direito do médico: III - Apontar falhas em normas, contratos e práticas internas das instituições em que trabalhe quando as julgar indignas do exercício da profissão ou prejudiciais a si mesmo, ao paciente ou a terceiros, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes e, obrigatoriamente, à comissão de ética e ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição.

4 IV - Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais. Nesse caso, comunicará imediatamente sua decisão à comissão de ética e ao Conselho Regional de Medicina. VIII - Decidir, em qualquer circunstância, levando em consideração sua experiência e capacidade profissional, o tempo a ser dedicado ao paciente, evitando que o acúmulo de encargos ou de consultas venha a prejudicá-lo. O Conselho Federal de Medicina, por meio do PC CFM nº 40/95, da lavra do cons. Léo Meyer Coutinho, sobre a subordinação hierárquica e autonomia do perito, assim se manifestou: EMENTA - O médico perito, oficial ou transitoriamente nomeado, tem inteira autonomia técnica, ética e legal para conduzir o ato pericial. O artigo 19 do CEM veda ao médico: Deixar de assegurar, quando investido em cargo ou função de direção, os direitos dos médicos e as demais condições adequadas para o desempenho ético-profissional da Medicina. O artigo 17 do CEM veda ao médico: Deixar de cumprir, salvo por motivo justo, as normas emanadas dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina (...). Como se vê, de fato, não resta dúvida que o INSS é um órgão que tem autonomia administrativa e financeira nos limites da lei que o criou. Por sua vez, o médico tem autonomia técnica, ética e legal para conduzir o ato pericial. E os Conselhos Federal e Regionais de Medicina têm competência legal para fiscalizar a prática médica exercida em qualquer órgão ou organização onde ocorra o exercício da profissão, tendo atuação sobre o médico que exerce o ato propriamente dito e o médico em função administrativa que atua em cargo de chefia, pois devem ser inscritos no Conselho Regional de Medicina da localidade onde atuam. ACERCA DA DURAÇÃO DE UMA PERÍCIA E QUANTIDADE AGENDADA O Código de Ética Médica estabelece claramente no item VIII do Capítulo II, Direitos do Médico, que é o médico quem decide o tempo a ser dedicado ao seu paciente, devendo evitar que o acúmulo de encargos venha a prejudicá-lo. Sobre o tema, este egrégio Conselho já se manifestou pelo PC CFM nº 1/10, da lavra do cons. Gerson Zafalon, definindo que:

5 EMENTA: Nenhum órgão ou instituição tem competência para determinar o tempo de avaliação médica ou estabelecer o número de atendimentos médicos para qualquer carga horária ou atividade médica. No entanto, o agendamento das perícias a serem realizadas se faz necessário, diante da demanda e da necessidade de gerenciamento e organização do serviço. ACERCA DE PROGRAMAS DE INFORMÁTICA E JORNADA DE TRABALHO O Conselho Federal de Medicina, por meio do PC nº 32/03, da lavra do cons. Roberto Luiz d Avila, sobre resultado de perícia médica determinado por programa de informática (Sabi), assim se reportou: EMENTA: A perícia médica é um ato médico e não pode ter seu resultado determinado por programa de informática, pois isto fere a autonomia do médico. A jornada de trabalho e remuneração dos médicos peritos da Previdência Social são definidas em legislação específica. DA CONCLUSÃO As organizações de prestação de serviços médicos estão sujeitas às normas do Código de Ética Médica, cabendo a atuação dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. O médico na função ou cargo de chefia deve respeitar os direitos do médico e garantir as condições adequadas para o seu exercício profissional. A jornada de trabalho e remuneração do servidor público federal são definidas mediante legislação própria. Programas de sistemas de informática não podem limitar a atuação do médico perito. Por razões de gerenciamento e organização do serviço, a instituição pode adotar agendamento prévio. A duração de cada perícia é decisão do médico, que poderá ser maior ou menor em relação ao tempo agendado, conforme cada caso. É recomendável que por ocasião do agendamento das perícias a sua quantidade seja definida de comum acordo entre a chefia médica e o grupo de peritos médicos previdenciários ou representação legítima, levando-se em consideração a complexidade e demanda próprias de cada região. Em caso de desrespeito aos pressupostos éticos elencados no bojo deste parecer, deve o médico comunicar tal fato à comissão de ética da instituição ou ao Conselho Regional de Medicina da jurisdição onde atua, para as providências no âmbito de sua competência. Este é o parecer, SMJ.

6 Brasília, 19 de janeiro de 2012 JOSÉ ALBERTINO SOUZA Conselheiro relator RENATO MOREIRA FONSECA Conselheiro relator

O médico pode ser perito do seu paciente?

O médico pode ser perito do seu paciente? O médico pode ser perito do seu paciente? Resolução 1635/02 CFM CONSIDERANDO que a perícia médico-legal é um ato médico, e como tal deve ser realizada, observando-se os princípios éticos contidos no Código

Leia mais

PARECER CONSULTA N 6/2017

PARECER CONSULTA N 6/2017 PARECER CONSULTA N 6/2017 Processo Consulta CRM-ES nº 17/2011 Interessado: Delegacia Seccional Sul do CRM-ES Assunto: Legalidade da alta administrativa e normatização quanto ao número máximo de pacientes

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 PROCESSO CONSULTA CRM-MT Nº 29/2012 PARECER CRM-MT Nº01/2013 DATA DA ENTRADA: 23 de novembro de 2012 INTERESSADO: Dr.

Leia mais

PARECER CREMEC 06/ /02/11. PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10

PARECER CREMEC 06/ /02/11. PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10 PARECER CREMEC 06/2011 26/02/11 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10 INTERESSADO: DR. FRANCISCO PARENTE VIANA JÚNIOR CREMEC 3218 ASSUNTO: PACIENTE INTERNADO NO SETOR DE EMERGÊNCIA PARECERISTA:

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM 62/2012 PARECER CFM 47/2017 INTERESSADO:

PROCESSO-CONSULTA CFM 62/2012 PARECER CFM 47/2017 INTERESSADO: PROCESSO-CONSULTA CFM nº 62/2012 PARECER CFM nº 47/2017 INTERESSADO: Ministério da Previdência e Assistência Social ASSUNTO: Atuação de médicos peritos na força-tarefa com o Ministério Público Federal

Leia mais

ODONTOLOGIA LEGAL 05/05/2017 CAPÍTULO II DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO II DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

ODONTOLOGIA LEGAL 05/05/2017 CAPÍTULO II DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO II DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS ODONTOLOGIA LEGAL Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto USP Ribeirão Preto, SP, Brasil PROF. DR. RICARDO HENRIQUE ALVES DA SILVA Docente responsável pela área de Odontologia Legal da Faculdade de

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 12/ /07/2014

PARECER CREMEC N.º 12/ /07/2014 PARECER CREMEC N.º 12/2014 14/07/2014 PROCESSO-CONSULTA Protocolo CREMEC nº 10255/2013 INTERESSADO: PERÍCIA FORENSE DO ESTADO DO CEARÁ (PEFOCE) ASSUNTO: CÂMARA DE SEGURANÇA EM SALA DE NECRÓPSIA RELATOR:

Leia mais

CONSULTA Nº /2013

CONSULTA Nº /2013 1 CONSULTA Nº 25.711/2013 Assunto: Perícia. Sobre a falta de condições para realizar exames diretos em feridas/ferimentos, haja vista que a instituição não dispõe de pessoal e de ambientes específicos

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 09/2014 DATA DA ENTRADA: 10 de outubro de 2013 INTERESSADO: E. F. da S.- Secretário de Saúde de Nova Xavantina CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra Hildenete

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 03/2014 DATA DA ENTRADA: 21 de agosto de 2013 INTERESSADO: Sra. S. M. B. M. CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra Hildenete Monteiro Fortes ASSUNTO: Esclarecimento

Leia mais

PARECER CREMEC nº 09/ /09/2015

PARECER CREMEC nº 09/ /09/2015 PARECER CREMEC nº 09/2015 14/09/2015 PROCESSO CONSULTA protocolo CREMEC Nº 11058/2014 INTERESSAD0: Dr. G. B. S. J. ASSUNTO: Atividade médica pericial RELATORES: Cons. Alberto Farias Filho + Cons. José

Leia mais

Atendimento de consulta ambulatorial no âmbito do SUS para a especialidade de neurologia.

Atendimento de consulta ambulatorial no âmbito do SUS para a especialidade de neurologia. PARECER CFM nº 14/16 INTERESSADOS: Procuradoria da República no Município de Foz do Iguaçu Procuradoria da República do Paraná Promotoria de Justiça da Comarca de São Sebastião do Paraíso Ministério Público

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 88.874/2014 Assunto: Ofício nº 177/2014 CMS/Disque Saúde Preenchimento de relatório para análise de pedido de liminar. Relatora: Dra. Camila Kitazawa Cortez,

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. TCBC Renato Françoso Filho

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. TCBC Renato Françoso Filho TCBC Renato Françoso Filho CODIGO DE ETICA MEDICA CAPITULO I- PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS I - A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação

Leia mais

Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Vice Diretora do Depto de fiscalização

Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Vice Diretora do Depto de fiscalização Legislação da Responsabilidade Técnica Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Vice Diretora do Depto de fiscalização O PAPEL DOS CONSELHOS DE MEDICINA Os Conselhos de Medicina são autarquias federais

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE PEMC CREMESP 14/09/2017

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE PEMC CREMESP 14/09/2017 JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE PEMC CREMESP 14/09/2017 Lei 3268/57. Art. 2 - O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina são os órgãos supervisores da ética profissional em toda a República e ao mesmo

Leia mais

Clínicas de tratamento de dependentes químicos RELATOR: Cons. Salomão Rodrigues Filho

Clínicas de tratamento de dependentes químicos RELATOR: Cons. Salomão Rodrigues Filho PROCESSO-CONSULTA nº 45/2015 PARECER CFM nº 7/2018 INTERESSADO: Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) ASSUNTO: Clínicas de tratamento de dependentes químicos RELATOR: Cons.

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro Regional do CREMESP

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro Regional do CREMESP Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro Regional do CREMESP CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA CAPÍTULO I - PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS I - A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será

Leia mais

ASSUNTO: Autonomia dos misteres realizados pelos Peritos Médicos no exercício de sua função pública. EMENTA:

ASSUNTO: Autonomia dos misteres realizados pelos Peritos Médicos no exercício de sua função pública. EMENTA: PARECER CREMEB 18/08 (Aprovado em Sessão Plenária de 10/06/2008) EXPEDIENTE CONSULTA Nº. 146.139/07 ASSUNTO: Autonomia dos misteres realizados pelos Peritos Médicos no exercício de sua função pública.

Leia mais

CONSULTA Nº 8.989/16

CONSULTA Nº 8.989/16 1 CONSULTA Nº 8.989/16 Assunto: Sobre atendimento médico pericial de Pedido de Reconsideração (PR), pelo mesmo perito que realizou a avaliação anterior, indeferindo, pela não constatação de incapacidade

Leia mais

À Amil Assistência Médica Internacional Ltda.

À Amil Assistência Médica Internacional Ltda. São Paulo, 28 de setembro de 2017 Vice- SBN 250/2017 Geral À Amil Assistência Médica Internacional Ltda. 1º Anterior Eleito 2019-2020 do Congresso de 2018 Eleito - Congresso 2020 Ref.: Pedido de reconsideração.

Leia mais

Médica graduada pela UNIRIO; Cirurgiã Geral; Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas

Médica graduada pela UNIRIO; Cirurgiã Geral; Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas Médica graduada pela UNIRIO; Cirurgiã Geral; Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela ABMLPM/AMB; Pós-graduada em Valoração do Dano Corporal

Leia mais

Cons. Rosylane Nascimeno das Mercês Rocha

Cons. Rosylane Nascimeno das Mercês Rocha PARECER CFM nº 54/15 INTERESSADO: Dra. K.H.T. ASSUNTO: Emissão de ASO de retorno ao trabalho RELATOR: Cons. Rosylane Nascimeno das Mercês Rocha EMENTA: Não há sustentação legal para que o médico do trabalho

Leia mais

PARECER CREMEC nº 5/ /05/2018

PARECER CREMEC nº 5/ /05/2018 PARECER CREMEC nº 5/2018 28/05/2018 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC nº 6070/2018 INTERESSADO: Associação dos Médicos Peritos Legistas do Estado do ASSUNTO: RELATOR: Ceará - AMPELCE Projeto de reestruturação

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.127/2015

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.127/2015 RESOLUÇÃO CFM Nº 2.127/2015 (Publicado no D.O.U. de 29 de out. de 2015, Seção I, p. 236) Estabelece critérios para a ocupação da função de diretor técnico que será aplicada em Postos de Saúde da Família,

Leia mais

PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS:

PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS: PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS: CRM-ES; direção técnica do Hospital Unimed Limeira; serviço social da empresa Usina Central do Paraná S/A; direção técnica do Hospital São José dos Pinhais. ASSUNTO:

Leia mais

Cons. Rosylane Nascimento das Mercês Rocha

Cons. Rosylane Nascimento das Mercês Rocha PARECER CFM Nº 45/2016 INTERESSADO: G.C.C.J. ASSUNTO: Mudanças de critérios de nomeação de peritos pelo novo CPC. Formação de cadastro de médicos peritos junto aos tribunais, levando em consideração o

Leia mais

PARECER CFM nº 22/15 INTERESSADO: Sra. S.A.L.B.L. Diretor técnico e diretor clínico Cons. Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen

PARECER CFM nº 22/15 INTERESSADO: Sra. S.A.L.B.L. Diretor técnico e diretor clínico Cons. Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen PARECER CFM nº 22/15 INTERESSADO: Sra. S.A.L.B.L. ASSUNTO: Diretor técnico e diretor clínico RELATOR: Cons. Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen EMENTA: Matéria referente à obrigatoriedade do Diretor

Leia mais

PARECER CRM/MS 2/2016

PARECER CRM/MS 2/2016 PARECER CRM/MS 2/2016 PROCESSO CONSULTA CRM MS: 000016/2015 INTERESSADO: E. S. C. e Sociedade Beneficente do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora PARECERISTA: Eliana Patrícia S. Maldonado Pires EMENTA: É

Leia mais

Ref: Consulta Pública à Minuta da Resolução Normativa da ANS, a ser publicada em 2010.

Ref: Consulta Pública à Minuta da Resolução Normativa da ANS, a ser publicada em 2010. São Paulo, 30 de outubro de 2009. À Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS At. Ilmo. Dr. Diretor-Presidente Dr. Fausto Pereira dos Santos Ref: Consulta Pública à Minuta da Resolução Normativa da ANS,

Leia mais

PARECER CRM/MS N 05/2016 PROCESSO CONSULTA 17/2015

PARECER CRM/MS N 05/2016 PROCESSO CONSULTA 17/2015 PARECER CRM/MS N 05/2016 PROCESSO CONSULTA 17/2015 Interessado : Pedro Corral Tacaci Garcia do Amaral Relator : Conselheiro Pedro Eurico Salgueiro Assunto : Falta à plantão fixo, notificada previamente,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS CORRETORES DE IMÓVEIS

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS CORRETORES DE IMÓVEIS CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS CORRETORES DE IMÓVEIS MATEMÁTICA CÓDIGO DE ÉTICA FINANCEIRA: PROFISSIONAL UTILIZANDO DOS CORRETORES A CALCULADORA DE IMÓVEIS HP 12C A SEGUIR Art. 1º Pag. 5 Art. 2º Pag.

Leia mais

Código de Ética Profissional

Código de Ética Profissional Código de Ética Profissional RESOLUÇÃO-COFECI Nº 326/92 Publicado em: 08/07/92 DOU. Nº 129 Fls.: 8821 (SEÇÃO I) Aprova o Código de Ética Profissional dos Corretores de Imóveis. "Ad- Referendum" O PRESIDENTE

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM nº 6.237/09 PARECER CFM nº 17/11

PROCESSO-CONSULTA CFM nº 6.237/09 PARECER CFM nº 17/11 Imprimir PROCESSO-CONSULTA CFM nº 6.237/09 PARECER CFM nº 17/11 INTERESSADO: CRM-RR ASSUNTO: Negativa de atestado médico no atendimento de urgência RELATOR: Cons. Edevard José de Araújo RELATOR DE VISTA

Leia mais

DESPACHO COJUR/CFM n.º 267/2017

DESPACHO COJUR/CFM n.º 267/2017 Expediente CFM n.º 4030/2017 DESPACHO COJUR/CFM n.º 267/2017 Aprovado em Reunião de Diretoria em 10/05/2017 Assunto: INSS. DIVULGAÇÃO CID. PORTAL. ACESSO. EMPREGADOR. SIGILO. INTIMIDADE. VIOLAÇÃO. EXCEÇÃO.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÂO 046/2013 - DAP PROTOCOLO Nº. 74324/2013 INTERESSADO: Prefeitura Municipal de Jacupiranga ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO A Prefeitura Municipal de Jacupiranga questiona

Leia mais

CONSULTA Nº 7.425/16

CONSULTA Nº 7.425/16 1 CONSULTA Nº 7.425/16 Assunto: Sobre legitimidade para requerer a segunda opinião. Relator: Conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira. Ementa: A junta médica deve ser composta pelos médicos que divergem sobre

Leia mais

DA CONSULTA: A Dra. L. C. G. da S. Coordenadora do serviço de Oftalmologia do Hospital Geral de DOS FUNDAMENTOS LEGAIS

DA CONSULTA: A Dra. L. C. G. da S. Coordenadora do serviço de Oftalmologia do Hospital Geral de DOS FUNDAMENTOS LEGAIS PROCESSO-CONSULTA CRM/RR nº 03/17 PARECER CRM/RR nº 5/2017 INTERESSADO (S): COORDENAÇÃO DO SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA DO HGR Drª L.C.G. da S. ASSUNTO: Questionamento a respeito da comunicação do chamado do

Leia mais

CRITÉRIOS PARA A OCUPAÇÃO DA FUNÇÃO DE DIRETOR TÉCNICO Diário Oficial da União Nº 207, Seção 1 quinta-feira, 29 de Outubro de 2015.

CRITÉRIOS PARA A OCUPAÇÃO DA FUNÇÃO DE DIRETOR TÉCNICO Diário Oficial da União Nº 207, Seção 1 quinta-feira, 29 de Outubro de 2015. Circular 366/2015 São Paulo, 05 de Novembro de 2015. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) CRITÉRIOS PARA A OCUPAÇÃO DA FUNÇÃO DE DIRETOR TÉCNICO Diário Oficial da União Nº 207, Seção 1 quinta-feira, 29 de Outubro

Leia mais

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N.

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. 10/2016 Interessado: V. P. DE E. M. SS Conselheiro Relator: Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib ASSUNTO: Cobrança de honorários para emissão de laudo, atestado,

Leia mais

CONSULTA Nº /2011 PARECER

CONSULTA Nº /2011 PARECER 1 CONSULTA Nº 149.210/2011 Assunto: Sobre questões relacionadas à Resolução CFM nº1.974/2011, a qual passará a vigir na data de 14.02.2012. Relator: Conselheiro Lavínio Nilton Camarim. Ementa: A publicidade

Leia mais

PARECER CONSULTA CRM/PA PROCESSO CONSULTA PROTOCOLO N 3662/2017 PARECERISTA: CONSELHEIRO ARTHUR DA COSTA SANTOS.

PARECER CONSULTA CRM/PA PROCESSO CONSULTA PROTOCOLO N 3662/2017 PARECERISTA: CONSELHEIRO ARTHUR DA COSTA SANTOS. PARECER CONSULTA CRM/PA PROCESSO CONSULTA N 07/2017 PROTOCOLO N 3662/2017 INTERESSADO: L.A.A. PARECERISTA: CONSELHEIRO ARTHUR DA COSTA SANTOS. Ementa: Quantidade de médicos para compor equipe de saúde.

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO CFM Nº 1.982/2012 (publicada no D.O.U. de 27 de fevereiro de 2012, Seção I, p. 186-7) Dispõe sobre os critérios de protocolo e avaliação para o reconhecimento de

Leia mais

CORPO CLÍNICO DIRETOR TÉCNICO DIRETOR CLÍNICO. Dr. Cláudio Bauduino Souto Franzen Março/2013

CORPO CLÍNICO DIRETOR TÉCNICO DIRETOR CLÍNICO. Dr. Cláudio Bauduino Souto Franzen Março/2013 CORPO CLÍNICO DIRETOR TÉCNICO DIRETOR CLÍNICO Dr. Cláudio Bauduino Souto Franzen Março/2013 Resolução CFM nº 1481/1997 RESOLUÇÕES CREMERS NºS 06/01 DE 04.12.2001, 05/02 DE 07.05.2002, 06/2002 DE 21.06.2002

Leia mais

NORMAS DE ATUAÇÃO PARA A PERÍCIA E A AUDITORIA MÉDICA

NORMAS DE ATUAÇÃO PARA A PERÍCIA E A AUDITORIA MÉDICA R E S O L U Ç Ã O C R E M A L N 206195, de 15 de dezembro de 1995 Aprova as normas de atuação para a perícia e a auditoria médica. 0 Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas, no uso de suas atribuições

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Código de Ética Profissional do Contabilista Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Código de Ética Profissional do Contabilista Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Código de Ética Profissional do Contabilista Parte 2 Prof. Cláudio Alves Art. 4º O Profissional da Contabilidade poderá publicar relatório, parecer ou trabalho técnico-profissional,

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 70.906/2014 Assunto: Encaminhamento de cópias de laudos médicos periciais a Delegado de Polícia. Relatora: Dra. Claudia Tejeda Costa, Advogada do. Parecer

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 04/16 (Aprovado em Sessão Plenária de 16/02/2016)

PARECER CREMEB Nº 04/16 (Aprovado em Sessão Plenária de 16/02/2016) PARECER CREMEB Nº 04/16 (Aprovado em Sessão Plenária de 16/02/2016) PROCESSO CONSULTA N.º 13/2015 CONSULTA: Conduta ética dos médicos que compõem o Plantão Médico Judiciário no que se refere à emissão

Leia mais

ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT?

ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT? 1 PARECER CRM/MS N 03/2007 PROCESSO CONSULTA CRM MS Nº 05/2007 ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT? RELATOR: CONS. MOACYR BATTISTETTI. SOLICITANTE DE VISTA:

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Código de Ética Profissional do Contabilista Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Código de Ética Profissional do Contabilista Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Código de Ética Profissional do Contabilista Parte 1 Prof. Cláudio Alves CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º Este Código de Ética Profissional

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE REVISÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA. providências.

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE REVISÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA. providências. REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE REVISÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA Estabelece normas de funcionamento da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica e dá outras providências. A COMISSÃO

Leia mais

Introdução à Engenharia

Introdução à Engenharia Introdução à Engenharia gandhiferrari@gmail.com http://www.facebook.com/profgandhiferrari http://www.twitter.com/gandhiferrari http://profgandhiferrari.wordpress.com O que é o Sistema CONFEA / CREA / MÚTUA

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.130/2015

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.130/2015 RESOLUÇÃO CFM Nº 2.130/2015 (Publicada no D.O.U. de 15 de dezembro de 2015, Seção I, p. 248) Dispõe sobre a vedação da realização de exames de egressos dos cursos de medicina, com caráter cogente, pelos

Leia mais

Diretor Técnico x Diretor Clínico (Aspectos Jurídicos)

Diretor Técnico x Diretor Clínico (Aspectos Jurídicos) Diretor Técnico x Diretor Clínico (Aspectos Jurídicos) I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina Belém /PA 07/03/13 José Alejandro Bullón Assessor Jurídico / CFM Lei 3.999 de 15 de dezembro de 1961:

Leia mais

CONSULTA Nº /05

CONSULTA Nº /05 1 CONSULTA Nº 38.981/05 Assunto: Emissão de laudos médicos, a pedido do próprio paciente, para fins periciais da Previdência Social. Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho. Ementa: Os laudos e autos

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 34/ /10/2010

PARECER CREMEC Nº 34/ /10/2010 PARECER CREMEC Nº 34/2010 08/10/2010 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC 0496/09 INTERESSADO: DANIELA CHIESA ASSUNTO: ALTA A PEDIDO DO PACIENTE ADULTO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PARA USO DE HEMOCOMPONENTES

Leia mais

1 - QUADRO PROPOSTA DE ALTERAÇÂO DE REGIMENTO INTERNO REFERENTE A ESTRUTURAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO INSS MINUTA JANEIRO DE 2018

1 - QUADRO PROPOSTA DE ALTERAÇÂO DE REGIMENTO INTERNO REFERENTE A ESTRUTURAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO INSS MINUTA JANEIRO DE 2018 1 - QUADRO PROPOSTA DE ALTERAÇÂO DE REGIMENTO INTERNO REFERENTE A ESTRUTURAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO INSS MINUTA JANEIRO DE 2018 DECRETO n. 9.104/2017 - ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSS - CAPÍTULO I DA NATUREZA

Leia mais

1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana

1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana DIREITOS DOS DOENTES 1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana É um direito humano fundamental, que adquire particular importância em situação de doença. Deve ser respeitado

Leia mais

NOVA ABORDAGEM PÓS ALTA DO PERITO DO INSS AOS FUNCIONÁRIOS DAS EMPRESAS. Dr. Jarbas Simas

NOVA ABORDAGEM PÓS ALTA DO PERITO DO INSS AOS FUNCIONÁRIOS DAS EMPRESAS. Dr. Jarbas Simas NOVA ABORDAGEM PÓS ALTA DO PERITO DO INSS AOS FUNCIONÁRIOS DAS EMPRESAS Dr. Jarbas Simas Seminário Nacional Unimed de Saúde Ocupacional e Acidente do Trabalho 2009 NOVA ABORDAGEM PÓS ALTA DO PERITO DO

Leia mais

FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA APARECIDAPREV. EDITAL 001/2017

FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA APARECIDAPREV. EDITAL 001/2017 1 FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA APARECIDAPREV EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NOS CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE APARECIDA

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL AUTARQUIA FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 9ª REGIÃO ESTADO DO PARANÁ CREF9/PR

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL AUTARQUIA FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 9ª REGIÃO ESTADO DO PARANÁ CREF9/PR RESOLUÇÃO N. 093 de 01 Maio de 2015. Dispõe sobre as funções e atribuições do Profissional de educação Física no Exercício da Responsabilidade Técnica nos estabelecimentos prestadores de serviços no campo

Leia mais

Departamentos de Fiscalização da profissão nos CRMs - Resolução: 1613 de 07/02/2001 *****

Departamentos de Fiscalização da profissão nos CRMs - Resolução: 1613 de 07/02/2001 ***** Departamentos de Fiscalização da profissão nos CRMs - Resolução: 1613 de 07/02/2001 ***** Ementa: Determina aos Conselhos Regionais de Medicina que criem Departamentos de Fiscalização da profissão de médico

Leia mais

Auditoria Interna x Auditoria Externa (ou Independente) Perícia

Auditoria Interna x Auditoria Externa (ou Independente) Perícia Auditoria Interna x Auditoria Externa (ou Independente) Perícia Auditoria Interna Profissionais fazem parte da empresa (funcionários) ou empresa contratada com vínculos à auditada (menor autonomia, independência

Leia mais

Sou advogada, e a pedido de dois dos conselheiros do Instituto Municipal de Previdência, que querem tirar uma dúvida, venho esclarecer os fatos:

Sou advogada, e a pedido de dois dos conselheiros do Instituto Municipal de Previdência, que querem tirar uma dúvida, venho esclarecer os fatos: Dúvida: Sou advogada, e a pedido de dois dos conselheiros do Instituto Municipal de Previdência, que querem tirar uma dúvida, venho esclarecer os fatos: Servidora pública municipal ingressou no serviço

Leia mais

4. Deve o médico atender em ambulatório, no período da manhã 20 pacientes quando há resolução do CREMEPE que indica 14 pacientes por expediente?

4. Deve o médico atender em ambulatório, no período da manhã 20 pacientes quando há resolução do CREMEPE que indica 14 pacientes por expediente? Processo-Consulta Nº 000009/2017 PARECER CREMEPE Nº 17/2017 INTERESSADO: R.B. ASSUNTO: Número de atendimentos médicos no Programa Mais Médicos, condutas adotadas no plantão em Hospital Municipal, bem como

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM COREN Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Conselho Regional de Enfermagem - Autarquia de fiscalização profissional = ÉTICA, APLICAÇÕES... - Órgão executivo = PENALIDADES

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE 5. Ressalta-se, por fim, que idênticos entendimento e providências, são extensivas aos Analistas do Seguro Social com formação em Psicologia, em Terapia Ocupacional e em Fisioterapia (...) 3. Porém o referido

Leia mais

Carta dos Direitos e Deveres do Doente

Carta dos Direitos e Deveres do Doente Carta dos Direitos e Deveres do Doente O direito à protecção da saúde está consagrado na Constituição da República Portuguesa, e assenta num conjunto de valores fundamentais como a dignidade humana, a

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 07/2010 INTERESSADA: Dra. C. M. Z. CONSELHEIRA CONSULTORA:

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM nº 38/2016 PARECER CFM nº 2/2017 INTERESSADO: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

PROCESSO-CONSULTA CFM nº 38/2016 PARECER CFM nº 2/2017 INTERESSADO: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) PROCESSO-CONSULTA CFM nº 38/2016 PARECER CFM nº 2/2017 INTERESSADO: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) ASSUNTO: Consórcios RELATORES: Cons. Hermann Alexandre Vivacqua Von Tiesenhausen Cons.

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016 PARECER CREMEC N.º 5/2016 23/05/2016 PROCESSO-CONSULTA protocolo CREMEC 8005/2015 ASSUNTO: Auditoria e Prescrição médica PARECERISTA: CONS. ALBERTO FARIAS FILHO Da consulta EMENTA: A auditoria do ato médico

Leia mais

PALAVRA CHAVE: Sobre laudo de Rx e atendimentos nos Postos de Saúde

PALAVRA CHAVE: Sobre laudo de Rx e atendimentos nos Postos de Saúde PARECER CRM/MS N 17/2012 PROCESSO CONSULTA CRM MS Nº04/2012 INTERESSADO: Dr. P.A.T.Q. PARECERISTA: Eliana Patrícia Sempértegui Maldonado Pires PALAVRA CHAVE: Sobre laudo de Rx e atendimentos nos Postos

Leia mais

FERNANDO HADDAD, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

FERNANDO HADDAD, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, DECRETO Nº 56.796, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2016 Dispõe sobre a definição das atribuições dos cargos de provimento efetivo que compõem a carreira do Quadro Técnico dos Profissionais da Guarda Civil Metropolitana

Leia mais

PARECER CONSULTA N 012/2015

PARECER CONSULTA N 012/2015 PARECER CONSULTA N 012/2015 Processo Consulta n 007/2015 Interessado: Dr. J.M.G.C. Assunto: Informação de código CID-10 em solicitações médicas por via eletrônica. Relator: Dr. Thales Gouveia Limeira Ementa:

Leia mais

Dilemas da Medicina do Trabalho

Dilemas da Medicina do Trabalho Dilemas da Medicina do Trabalho Recife, 23 de novembro de 2012 A Formação do Especialista e Mecanismo Regulatório. João Anastacio Dias Diretor de Título de Especialista ANAMT A Medicina do Trabalho no

Leia mais

4. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

4. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1. Aquisição de sofá, tapete e puffs para atendimento ao Projeto de Extensão da leitura ao lazer: ambiente de integração. 2. JUSTIFICATIVA 2.1. A presente aquisição tem

Leia mais

Proposta para PLANTÃO 24hx72h - SINDIRECEITA

Proposta para PLANTÃO 24hx72h - SINDIRECEITA Proposta para PLANTÃO 24hx72h - SINDIRECEITA Considerando que a jornada de trabalho dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil é de 40 horas semanais conforme artigo 19 da Lei nº 8.112/1990;

Leia mais

DA CONSULTA DO PARECER

DA CONSULTA DO PARECER PROCESSO-CONSULTA CFM nº 27/2016 PARECER CFM nº 32/2017 INTERESSADO: Dra. E. T. M. M. ASSUNTO: Divulgação em sítio eletrônico oficial de listagem de pacientes que aguardam por consulta, exames e intervenções

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 908/2016

DELIBERAÇÃO Nº 908/2016 DELIBERAÇÃO Nº 908/2016 Dispõe sobre o Exercício Profissional de Farmacêutico Analista Clínico/Farmacêutico- Bioquímico em Laboratório em Análises Clínicas. O Conselho Regional de Farmácia do Estado do

Leia mais

Municipalismo integrado e fortalecido

Municipalismo integrado e fortalecido RESOLUÇÃO Nº. 021/2012. Aprova a Instrução Normativa do Sistema de Apoio ao Municípios - SAM nº. 001/2012 VERSÃO 001/2012, que dispõe sobre os procedimentos para apoio dos municípios da Associação Matogrossense

Leia mais

Art. 1º Esta Resolução tem por objeto disciplinar o horário de funcionamento e atendimento das unidades do INSS.

Art. 1º Esta Resolução tem por objeto disciplinar o horário de funcionamento e atendimento das unidades do INSS. D.O.U 17 de Fevereiro de 2012. Seção 1 Pág.52. INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL RESOLUÇÃO Nº 177, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2012 Dispõe sobre os horários de funcionamento e de atendimento das unidades do

Leia mais

1º Fórum de Defesa Profissional da SBOT/RS CREMERS. 5 de outubro de Auditoria Médica. Dr. Isaias Levy Vice-Presidente do Cremers

1º Fórum de Defesa Profissional da SBOT/RS CREMERS. 5 de outubro de Auditoria Médica. Dr. Isaias Levy Vice-Presidente do Cremers CREMERS 1º Fórum de Defesa Profissional da SBOT/RS 5 de outubro de 2010 Auditoria Médica Dr. Isaias Levy Vice-Presidente do Cremers CONSIDERANDO a necessidade de disciplinar a fiscalização praticada nos

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. BKR-Lopes, Machado Orientador Empresarial LEX

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. BKR-Lopes, Machado Orientador Empresarial LEX VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Orientador Empresarial LEX Previdência Social Gratificação de Atividade Médico-Pericial Regulamento DECRETO Nº 5.275, DE 19 DE NOVEMBRO

Leia mais

EMENTA: É vedada a instalação de câmeras filmadoras nas salas de atendimento a pacientes nos serviços de emergência. CONSULTA

EMENTA: É vedada a instalação de câmeras filmadoras nas salas de atendimento a pacientes nos serviços de emergência. CONSULTA PARECER CFM nº 5/16 INTERESSADO: Universidade Federal do Rio Grande do Sul ASSUNTO: Câmeras de filmagem em unidades de reanimação nos serviços de emergência RELATOR: Cons. José Albertino Souza EMENTA:

Leia mais

Normas do SUS e Conduta Ética XI FEMESC FRAIBURGO

Normas do SUS e Conduta Ética XI FEMESC FRAIBURGO XI FEMESC FRAIBURGO - 2008 Normas sanitárias x Ética Oswaldo Cruz 1904 Revolta da Vacina - RJ SUS Constituição Federal Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas

Leia mais

PARECER CREMEB 23/11 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 04/08/2011)

PARECER CREMEB 23/11 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 04/08/2011) PARECER CREMEB 23/11 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 04/08/2011) EXPEDIENTE CONSULTA N.º 194.174/10 Assunto: Manuseio de Prontuário por auditores do SUS de área de qualificação diversa da Medicina,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA FACIG. Seção I Da modalidade e desenvolvimento

REGULAMENTO GERAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA FACIG. Seção I Da modalidade e desenvolvimento REGULAMENTO GERAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA FACIG Seção I Da modalidade e desenvolvimento Art.1 - O Estágio Curricular Supervisionado constitui-se em uma forma para que o discente vivencie

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO Índice Preâmbulo... 3 CAPÍTULO I... 3 Disposições gerais... 3 CAPÍTULO II... 4 Princípios Gerais... 4 CAPÍTULO III... 6 Direitos e Deveres... 6 2 Preâmbulo

Leia mais

O SETOR DE SAÚDE E A TERCEIRIZAÇÃO

O SETOR DE SAÚDE E A TERCEIRIZAÇÃO FEDERAÇÃO DOS HOSPITAIS, CLÍNICAS, CASAS DE SAÚDE, LABORATÓRIOS DE PESQUISAS E ANÁLISES CLÍNICAS E DEMAIS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO SINDICATO DOS HOSPITAIS, CLÍNICAS, CASAS DE SAÚDE,

Leia mais

Expediente n.º 8154/2013 (Módulo Fale Conosco)

Expediente n.º 8154/2013 (Módulo Fale Conosco) EMENTA: PARECER. PROCESSO CONSULTA. OBRIGATORIEDADE. ATO NORMATIVO EDITADO POR OUTROS CONSELHOS REGIONAIS. ATO NORMATIVO DO CFM. OBRIGATORIEDADE DE SUA OBSERVÂNCIA EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL. I. O parecer,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA BLUE STAR ASSET E MANAGEMENT LTDA. CNPJ/MF / NIRE

CÓDIGO DE ÉTICA BLUE STAR ASSET E MANAGEMENT LTDA. CNPJ/MF / NIRE CÓDIGO DE ÉTICA DA BLUE STAR ASSET E MANAGEMENT LTDA. CNPJ/MF 10.757.089/0001-99 NIRE 35223119864 O presente Código de Ética ( Código de Ética ou Código ) da BLUE STAR ASSET E MANAGEMENT LTDA., sociedade

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 2. OBJETIVO 2.1 O material a ser adquirido é necessário para a melhoria do sistema de alimentação evitando possíveis fraudes.

TERMO DE REFERÊNCIA. 2. OBJETIVO 2.1 O material a ser adquirido é necessário para a melhoria do sistema de alimentação evitando possíveis fraudes. TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1 Aquisição de leitores biométricos para serem utilizados no sistema de alimentação escolar do Câmpus Presidente Epitácio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Parágrafo único. Para os fins deste Código, considera-se:

CÓDIGO DE ÉTICA. Parágrafo único. Para os fins deste Código, considera-se: CÓDIGO DE ÉTICA Art. 1º Este Código de Ética aplica-se a todos os sócios, parceiros, colaboradores, empregados e quaisquer profissionais que atuem no âmbito da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 4/ /07/2017

PARECER CREMEC Nº 4/ /07/2017 PARECER CREMEC Nº 4/2017 03/07/2017 PROCESSO-CONSULTA Protocolo CREMEC nº 6985/2017. ASSUNTO: Profissionais de enfermagem sendo coagidos a atuar como segundo cirurgião. RELATOR: Dr. Roger Murilo Ribeiro

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 3. OBJETIVO 3.1. O material a ser adquirido é necessário para arquivar documentações de alunos do câmpus.

TERMO DE REFERÊNCIA. 3. OBJETIVO 3.1. O material a ser adquirido é necessário para arquivar documentações de alunos do câmpus. TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1. Aquisição de Pastas Suspensas para o Câmpus Presidente Epitácio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP. 2. JUSTIFICATIVA 2.1. A presente

Leia mais

PARECER Nº, DE Desarmamento, para conceder o direito de portar arma de fogo a diversas categorias de agentes públicos.

PARECER Nº, DE Desarmamento, para conceder o direito de portar arma de fogo a diversas categorias de agentes públicos. PARECER Nº, DE 2017 Da COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 30, de 2007 (n o 6.404, de 2005, na origem), do Deputado Nelson Pellegrino, que altera a redação

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM nº 18/2017 PARECER CFM nº 30/2017. Cons. Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti

PROCESSO-CONSULTA CFM nº 18/2017 PARECER CFM nº 30/2017. Cons. Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti PROCESSO-CONSULTA CFM nº 18/2017 PARECER CFM nº 30/2017 INTERESSADO: Unimed Jundiaí ASSUNTO: RELATOR: Abertura e fechamento da pinça durante coleta de material para biópsia endoscópica Cons. Emmanuel Fortes

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 03/2010 DATA DA ENTRADA: 25 de janeiro de 2010 INTERESSADO: Dr. C. F. G. G. CONSELHEIRO

Leia mais

PARECER CONSULTA CRM/ES N 8/2017

PARECER CONSULTA CRM/ES N 8/2017 PARECER CONSULTA CRM/ES N 8/2017 Processo Consulta CRM-ES nº 46/2013 Interessado: FHMSC Assunto: Médico Auxiliar possuir a mesma especialidade do Médico Cirurgião Titular Relator: Dr. Fabiano Pimentel

Leia mais