TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS PARTE - IV CICLOS TERMODINÂMICOS MÁQUINAS TÉRMICAS E FRIGORÍFICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS PARTE - IV CICLOS TERMODINÂMICOS MÁQUINAS TÉRMICAS E FRIGORÍFICAS"

Transcrição

1 ERMOINÂMI E ESRUUR MÉRI OLEÇÃO E PROLEMS PRE - I ILOS ERMOINÂMIOS MÁUINS ÉRMIS E FRIGORÍFIS Luís Lemos lves, 2004

2 1- É ossível construir entrais Eléctricas aroveitando a diferença de temeratura entre a suerfície e o fundo do mar. Em 1979 foi construído um rotótio no Hawai, onde a temeratura à suerfície é de 30 e a do fundo 18. dmita que este rotótio funciona como uma máquina de arnot, ermitindo a rodução de 500MW de otência eléctrica. a) alcule o rendimento deste rotótio de entral Eléctrica. b) Faça um esboço dos diagramas (,) e (,S) deste ciclo, assinalando as transformações em que a entral realiza/recebe trabalho e as transformações em que fornece/recebe calor. c) alcule a otência térmica extraída das águas suerficiais. d) alcule a otência térmica libertada ara as águas rofundas. e) Se a entral utilizar amoníaco este tem de coexistir nos estados líquido e de vaor, o que a 30 conduz a uma ressão de cerca de 11atm. alcule a quantidade de amoníaco que se vaoriza or unidade de temo, sabendo que, nessas condições, o seu calor latente de vaorização é 1144 kj kg -1. f) alcule a variação de entroia, or unidade de temo, das águas suerficiais, das águas rofundas e da entral. 2- onsidere um ciclo de arnot reversível, em que um caudal de ar (gás erfeito diatómico) de 10 mol s -1 sofre duas transformações adiabáticas e duas transformações isotérmicas às temeraturas = 400K e F = 300K. s transformações isotérmicas têm uma razão de comressão idêntica: -final / -inicial = F-inicial / F-final = e 1/R. a) Faça um esboço dos diagramas (,) e (,S) deste ciclo, assinalando as transformações em que o ar realiza/recebe trabalho e as transformações em que o ar fornece/recebe calor. b) alcule a otência térmica trocada com as fontes de calor exteriores. c) alcule a otência e o rendimento do ciclo.

3 3- Num ciclo de arnot, realizado or um gás ideal de coeficiente adiabático γ = 1,7, o onto de maior ressão iguala 1,4x10 6 Pa, ara um volume de 10dm 3 e uma temeratura de 720K. artir desse onto (), o gás exande-se isotermicamente até um estado () e de seguida adiabaticamente até um volume de 24dm 3 (). Uma comressão isotérmica, até um volume de 15dm 3, leva-o ao onto (). Finalmente, o gás regressa ao estado () através dum rocesso adiabático. a) Esboce o ciclo num diagrama (,) e num diagrama (,S). b) omlete a tabela seguinte. (Pa) (dm 3 ) (K) 1,4x c) alcule o rendimento deste ciclo de arnot. d) alcule a variação de entroia do sistema, das fontes e do Universo, na transformação. 4- onsidere uma máquina frigorífica que oera entre as temeraturas de 10 e 25. urante 1/2 hora o fluído recebe 10 6 J do congelador. dmita que a máquina funciona reversivelmente. a) alcule a eficiência da máquina. b) alcule o valor da energia mecânica fornecida à máquina e da energia térmica cedida à fonte quente, durante 1/2 hora. c) alcule o valor da otência indicada elo fabricante ara a máquina. d) alcule (em g/s) o caudal do fluido que circula na máquina, suondo que se trata do R134 (λ vaorização -R134 =200kJ/kg).

4 5- Pretende-se manter uma sala a 22º, num dia de inverno em que a temeratura média do ar exterior é de 6º. Para isso disõe-se de uma bomba de calor de 1000W de otência. dmita que a sala erde calor a uma taxa de 4,5 x 10 3 kj h -1. Observa-se que a bomba de calor só funciona 15 minutos, em cada eríodo de uma hora. Nesse eríodo a) alcule a energia consumida (trabalho) ela bomba. alcule o calor que a bomba retira ao ambiente. alcule a eficácia da bomba de calor. b) alcule a variação da entroia do Universo devido ao funcionamento da bomba e conclua acerca da reversibilidade do seu funcionamento. c) alcule a energia consumida or uma bomba de calor reversível, com a mesma caacidade de aquecimento. 6- Pretende-se manter o interior de uma sala a uma temeratura sala = 22 o, num dia frio de Inverno em que a temeratura ambiente exterior é amb = 3 o. Para isso usa-se uma bomba de calor com uma otência W& = 1 kw e uma eficiênciaε. = 5 a) Estando a sala numa situação térmica estacionária, calcule a otência calorífica & sala fornecida à sala or esta bomba, bem como a taxa & à qual a sala erde calor. b) alcule a otência calorífica & amb extraída do ambiente ela bomba de calor. c) alcule a taxa de variação de entroia do Universo S & Universo devido à bomba de calor, e conclua quanto à reversibilidade ou irreversibilidade do seu funcionamento. d) alcule, justificando, qual a eficiência máxima de uma bomba de calor que funciona entre duas fontes térmicas às temeraturas sala = 22 o e amb = 3 o.

5 7- Um ciclo de Ericsson ara a realização de trabalho é constituído ela seguinte sucessão de transformações: comressão isobárica à ressão min entre as temeraturas max e min comressão isotérmica à temeratura min entre as ressões min e max exansão isobárica à ressão max entre as temeraturas min e max exansão isotérmica à temeratura max entre as ressões max e min O ciclo é realizado or uma mole de ar (gás erfeito diatómico com = 28 JK -1 mol -1 ) entre as temeraturas min = 300K e max = 600K, sendo max / min = e 10/R ~ 3,33. s transformações isotérmicas são reversíveis. s transformações isobáricas e realizam-se em equilíbrio mecânico com o exterior, ondo o ar em contacto com duas fontes de calor às temeraturas min e max, resectivamente. a) Esboce os diagramas (,) e (,S) deste ciclo, identificando no diagrama (,) as transformações em que o ar realiza/recebe trabalho e no diagrama (,S) as transformações em que o ar recebe/cede calor. b) alcule o calor recebido/cedido elo ar em cada uma das quatro transformações do ciclo. c) alcule o trabalho global W Ericsson realizado elo ar neste ciclo. d) alcule a variação de entroia do Universo S Universo devido a este ciclo, e conclua da sua reversibilidade ou irreversibilidade. e) alcule o trabalho, W rev, realizado or um ciclo reversível que oere entre as temeraturas min e max e que receba da fonte quente a mesma quantidade de calor que o ciclo de Ericsson. erifique que W W rev W Ericsson = min S Universo. f) Indique que alterações faria neste ciclo de Ericsson ara maximizar o seu rendimento. ual seria neste caso o trabalho global realizado elo ar (mantendo a quantidade de calor recebida da fonte quente)?

6 8- onsidere um ciclo real de rodução de trabalho em que 10mol de um gás erfeito sofrem as seguintes transformações: : omressão adiabática reversível entre as temeraturas 300K e 400K. : Exansão isotérmica a 400K em que o volume dulica ( = 2 ). : Exansão adiabática reversível entre as temeraturas 400K e 300K. : omressão isotérmica a 300K até ao volume inicial ( ). fonte de calor que fornece calor ao gás encontra-se a F = 420K e a fonte de calor que recebe calor do gás encontra-se a FF = 280K. dmita que o trabalho realizado/recebido elo gás nas transformações isotérmicas é reversível. a) alcule, ara este ciclo real: a1) variação de entroia do gás e o calor trocado entre o gás e as fontes de calor, em cada uma das quatro transformações. a2) variação de entroia das fontes de calor num ciclo comleto. onclua sobre a reversibilidade ou irreversiblidade do ciclo. a3) O rendimento do ciclo, comarando-o com o de um ciclo de arnot que utilize as mesmas fontes de calor. Indique em que difere este ciclo de arnot do ciclo real considerado. b) onsidere que o valor da entroia do gás, nas transformações adiabáticas, é igual no ciclo real e no ciclo de arnot corresondente. Esboce os dois ciclos num único diagrama (,S) e exlique como se oderia calcular graficamente o rendimento de qualquer dos ciclos.

7 9- Um ciclo de Stirling ara a realização de trabalho é constituído ela seguinte sucessão de transformações isométricas e isotérmicas: aquecimento isométrico entre as temeraturas min e max exansão isotérmica, à temeratura max, entre os volumes min e max arrefecimento isométrico entre as temeraturas max e min comressão isotérmica, à temeratura min, entre os volumes max e min dmita que o ciclo é realizado or uma mole de ar (gás erfeito diatómico, com = 20 J K -1 mol -1 ), entre as temeraturas min = 600K e max = 1200K, ara uma razão de comressão max / min = e 10/R ~ 3,33. onsidere que as transformações isotérmicas são reversíveis e que as transformações isométricas e se realizam ondo o ar em contacto com duas fontes de calor às temeraturas max e min, resectivamente. a) Esboce os diagramas (,) e (,S) deste ciclo. Identifique, no diagrama (,), quais as transformações em que o ar recebe / realiza trabalho. Identifique, no diagrama (,S), quais as transformações em que o ar recebe / cede calor. b) alcule o trabalho recebido / realizado elo ar em cada uma quatro transformações do ciclo. c) alcule o calor recebido / cedido elo ar em cada uma quatro transformações do ciclo. Indique que relação existe entre os calores trocados nas duas transformações isométricas. d) alcule a variação de entroia do Universo (ar + fontes de calor) neste ciclo, e conclua acerca da sua reversibilidade ou irreversibilidade. e) Pretende-se otimizar a máquina que oera com este ciclo de Stirling. e1) alcule o rendimento η deste ciclo de Stirling. omare-o com o rendimento η arnot dum ciclo de arnot a oerar entre duas fontes às temeraturas max e min e interrete. e2) Indique que alterações deveria realizar neste ciclo de Stirling ara maximizar o seu rendimento.

8 10- figura reresenta o ciclo de Otto, constituído elas seguintes transformações: - comressão adiabática de a - aquecimento isométrico de a - exansão adiabática de = até = - arrefecimento isométrico de a onsidere que o ciclo é executado or n moles de um gás ideal com coeficiente de adiabaticidade γ. dmita que as transformações adiabáticas são reversíveis, e que as trocas de calor se realizam aenas com duas fontes térmicas de temeraturas e. a) Mostre que = = R γ 1 onde R = / 0 é o factor de comressão do ciclo. b) Utilize o resultado da alínea anterior ara obter a exressão do rendimento η Otto do ciclo, em função de R e γ. c) Indique, justificando, se η Otto é igual, maior ou menor que o rendimento η arnot de um ciclo de arnot, que usasse as mesmas fontes térmicas às temeraturas e. d) alcule a variação de entroia do Universo S Universo devido a este ciclo, e conclua quanto à sua reversibilidade ou irreversibilidade.

9 11- O ciclo de Otto reresentado na figura abaixo descreve o funcionamento do motor duma moto bi-cilíndrica a 4 temos 1. dmita que o ciclo é descrito reversivelmente or um gás ideal de energia interna U = 2,5 n R (com n o número de moles do gás). 3 Sabe-se que cada cilindro tem volume máximo = 300cm e que a sua razão de comressão é / 0 = 8. onsidere atm = 10 5 Pa, = 293K, e que aós a exlosão o gás atinge uma temeratura de 1023K. a) Mostre, a artir dos dados do enunciado, que o gás tem um coeficiente adiabático γ = 1,4. b) omlete as tabelas seguintes. (K) (Pa) (cm 3 ) 293 1,0x (J) W (J) 0 97, ,9 0 c) alcule o rendimento do motor. d) uantas rotações or minuto tem de atingir o motor bi-cilíndrico ara que a moto debite 4 cavalos (1 ~ 736 W)? 1 Neste motor, cada cilindro realiza um ciclo termodinâmico aós duas transformações combinadas de comressão / exansão (1ª transformação: admissão O + comressão ; 2ª transformação: exansão + escae O; cada uma destas transformações combinadas corresonde a uma revolução da cambota).

10 12-onsidere um motor iesel a funcionar com uma razão de comressão R = má x / min = 16. Sabe-se que, durante a inflamação do combustível, o êmbolo do motor se move ara um volume igual a 2,5 min. dmita que o ar que realiza o ciclo iesel (suosto reversível) é um gás erfeito diatómico. a) Reresente o ciclo num diagrama (,), exlicando cada um dos seus temos de funcionamento. b) Reresente o ciclo num diagrama (,S). c) alcule o rendimento do motor. 13- onsidere n moles de um gás erfeito, que executa um ciclo termodinâmico (assando sucessivamente elos volumes < < < ), entre duas fontes térmicas às temeraturas 1 e 2 > 1. O ciclo é constituído ela seguinte sequência de transformações: - comressão adiabática reversível entre ( 1, ) e ( 2, ); - exansão isotérmica até, à temeratura 2 e contra exterior constante; ext uma ressão - exansão adiabática reversível entre ( 2, ) e ( 1, ); - comressão isotérmica até, à temeratura 1 e sob ressão exterior ext constante. a acção duma dmita que as transformações isotérmicas terminam quando ocorre uma igualdade entre a ressão do gás e a ressão exterior. a) Esboce o diagrama (,) do ciclo e localize a osição dos ontos,, e. b) Mostre que o ciclo tem uma única razão de comressão isotérmica R, verificando-se R = c) Mostre que o rendimento do ciclo se ode escrever como η = 1 R d) Escreva a exressão da variação de entroia do universo devida a este ciclo, e conclua quanto à sua reversibilidade ou irreversibilidade. 1 2

11 14- figura reresenta um esboço do diagrama (,) do ciclo de rayton, utilizado nos motores de reacção de foguetões e de turboroulsores. - comressão adiabática exansão isobárica - exansão adiabática comressão isobárica onsidere que o ciclo é executado or n moles de um gás ideal com um calor esecífico a ressão constante. dmita que as transformações adiabáticas são reversíveis, e que as trocas de calor do ciclo se realizam or contacto entre o gás e duas fontes térmicas de temeraturas e <. a) Sejam n = 10mol e = 29,1 J mol -1 K -1. onsidere = 300K, = 900K, = 1200K e = 400K. a1) Sugira, justificando, uma estrutura ossível (monoatómico / diatómico /... ) ara este gás ideal. a2) Indique quais as transformações onde o gás recebe/cede calor, e calcule o trabalho total fornecido elo gás aós cada ciclo. a3) alcule a razão de comressão / do ciclo de rayton. a4) alcule a variação de entroia do gás durante a transformação. Mostre que o resultado obtido não viola o 2º Princíio da ermodinâmica. b) Mostre que o rendimento η rayton de um ciclo de rayton ode ser calculado utilizando a exressão η rayton =1 Indique, justificando, se ηrayton é igual, maior ou menor que o rendimento de um ciclo de arnot, que utilizasse as mesmas fontes térmicas às temeraturas e. [Sugestão: comece or mostrar que =.]

12 15- Os ciclos de absorção são uma forma de roduzir frio utilizando uma fonte de calor (or exemlo, energia solar). Uma máquina de absorção utiliza três fontes de calor (Fonte uente, mbiente e Fonte Fria) a temeraturas diferentes. Entre a Fonte uente e o mbiente roduz-se trabalho, o qual serve ara retirar calor da Fonte Fria transferindo-o ara o mbiente. onsidere uma máquina de absorção que funciona entre uma Fonte uente a 127 o e uma Fonte Fria a 7 o. Para uma temeratura ambiente de 40 o, a máquina extrai uma otência calorífica de 10kW da Fonte Fria. a) Proonha, justificando, uma exressão ara a eficiência total ε da máquina de absorção. [Sugestão: omece or escrever as exressões do rendimento da rodução de trabalho e da eficiência da extracção de calor]. b) Sabe-se que a máquina de absorção tem uma eficiência total ε = 0,5. alcule a otência calorífica fornecida ela Fonte uente e a otência calorífica total transferida ara o mbiente. c) alcule a variação global de entroia do Universo, or unidade de temo, ara esta máquina de absorção. d) iscuta de que modo seria ossível arrefecer uma cerveja no deserto, utilizando como fonte de energia água aquecida or um colector solar. 16- onsidere uma máquina térmica cíclica que funciona entre duas fontes térmicas (de caacidade calorífica c = c F = c = 400 kj K -1 ) às temeraturas e F <. Suonha que, durante cada ciclo, a máquina realiza trocas de calor infinitesimais e reversíveis com as fontes, e que essas trocas de calor conduzem a uma modificação das temeraturas das fontes, cujos valores iniciais são 0 = 373K e F0 = 283K. a) alcule a temeratura de equilíbrio das fontes, eq, ara a qual a máquina deixa de funcionar. b) alcule o trabalho fornecido ela máquina até deixar de funcionar. c) alcule o rendimento da máquina e comare-o com o rendimento duma máquina de arnot a funcionar entre 0 e F0. Interrete.

13 17- Pretende-se arrefecer até uma temeratura de 20º o ar seco duma sala (caacidade calorífica c = 4x10 3 kj K -1 ), inicialmente à temeratura ambiente exterior de 32º. Para isso liga-se um aarelho de ar condicionado que funciona durante uma hora sem arar. alcule a otência do aarelho de ar condicionado, suondo o seu funcionamento reversível.

14 OS E ONSNES 1 atm = 1,013 x 10 5 Pa R = 8,314 J K -1 mol -1

15 Soluções de questões seleccionadas 1- a) η = 4% c) & = MW d) & F = MW e) m& ~ 11x10 3 kg s -1 f) S & = 41,67x10 6 W K -1 S & F = 41,67x10 6 W K -1 S & = 0 W K a) W W W W F F i Ff f Fi S b) & = 4 kw ; & = 3 kw c) W& = 1 kw ; η = 25% F 3- a)

16 b) (Pa) (dm 3 ) (K) 1,4x ,8x , ,4x ,0x γ = = = = = = = c) η = 1 = 25% d) = = S nrln n = 9,14 J K-1 F S = S = 9,14 J K -1 γ 1 γ Universo S F = S + S = 0 4- a) ε = 750% b) W = 1,3x10 5 J = 1,1x10 6 J c) P = 72 W d) m& = 2,8 g s a) W = 900 kj F = 3600 kj ε = 500%

17 b) S = 2,3 kj K -1 Universo > 0 omba irreversível c) W rev = 244 kj 6- a) & = & = 5 kw sala b) & amb = 4 kw c) S & Universo = 2,46 W K -1 > 0 omba irreversível d) ε max = sala sala amb = 1553% ; Eficiência duma máquina reversível 7- min W max W W max min W max min S a) = 8400 J ; = 3000 J ; = 8400 J ; = 6000 J b) W Ericsson = 3000 J c) S = 14 JK -1 Universo > 0 iclo irreversível d) Wrev = η arnot ( + ) = 0,5 x ( ) = 7200 J W W rev W Ericsson = 4200 J = 4200 J min S Universo

18 e) Maximizar rendimento ciclo de Ericsson η Ericsson = η arnot WEricsson = Wrev = 7200 J W W rev W Ericsson = 0 = 0 ciclo reversível min S Universo ransformar isobáricas em transformações reversíveis, realizadas ondo o ar em contacto com uma infinidade de fontes de calor cujas sucessivas temeraturas diferem de uma quantidade infinitesimal. Em termos ráticos, utilizar um recuerador de calor que reinjecta na isobárica o calor cedido na isobárica. 8- a1) S = 0 ; = 57,6 J K -1 S ; S = 0 ; S = S = 57,6 J K -1 = 0 ; = S = 23,0 kj ; = 0 ; = 17,3 kj a2) SUniverso = SF + SFF = 6,9 JK -1 > 0 ciclo irreversível a3) η = 1 ( / ) = 25% η arnot = ( FF / ) = 33% b) 1 F Em arnot as isotérmicas são reversíveis orque realizadas em contacto directo com as fontes de calor.

19 9- a) W W S b) W = 0 J ; W = 12x10 3 J ; W = 0 J ; W = 6x10 3 J c) = U = 12x10 3 J ; = W = 12x10 3 J ; = U = = 12x10 3 J ; = W = 6x10 3 J d) S = 10 JK -1 Universo > 0 iclo irreversível e1) η = W + W ) /( + ) = 25% ; η arnot = ( min / ) = 50% ( η < η arnot orque este ciclo de Stirling é irreversível 1 max e2) Eliminar irreversibilidades. Realizar transformações isométricas ondo o ar em contacto com uma infinidade de fontes de calor cujas sucessivas temeraturas diferem de uma quantidade infinitesimal. Em termos ráticos, utilizar um recuerador de calor que reinjecta na isométrica o calor cedido na isométrica. 10- a) Utilizar a relação (válida ara uma transformação isentróica num gás erfeito) nas transformações e. γ 1 = constante b) η Otto = 1 f q = 1 R 1 γ 1 c) η arnot f 1 1 = 1 = 1 = 1 = 1 > 1 = η γ 1 γ 1 R R q Otto

20 d) S Universo = S + S = n = n F + + S FF + = 0 2 = n + ( ) 2 > 0 ciclo irreversível ,5 U = 2,5nR = 2, 5R γ = = R R = = 1, 4 2,5 a) ; b) (K) (Pa) (cm 3 ) 293 1,0x ,8x , ,8x10 37, ,5x = = 0 = /8 = γ = = = γ = = (J) W (J) 0 97,3 89, , ,5 2,5 = U = n = R ( ) = W W c) η = 1 = 56%

21 d) P P 1 f = = x = W W + W / cil / ciclo 2 cil x 0,5 ciclo / cil 4 x = x 60 = 3490 rot min 50,6 12- γ ρ 1 c) ηiesel = 1 ~ 41% (ρ = 2,5 ; γ = 1,4 ; R = 16) γ 1 γ( ρ 1) R 14- a1) = R = 20,8 J K -1 mol -1 = ( l + lvib ) R / 2 = 20,8 J K -1 mol -1 ara l = = 5 e l vib = 0 Estrutura ossível: gás diatómico com graus de liberdade vibracionais congelados. a2) Gás recebe calor em ; gás cede calor em Wgás = + = n ( + ) = 58,2 kj a3) / [ 1/( γ 1) = ( / ] = 15,6 ) a4) S = n ln( / ) = 83,71 J K -1 ; SF = / SUniverso = S + SF > 0... O 2º Princíio é reseitado. = 97 J K -1 b) - = (1 γ ) / γ = const ; = = η rayton W n ( ) 1 ( / ) = = 1 = 1 = 1 = 1 n ( ) 1 ( / ) η rayton 16- a) eq = 325 K b) W = 2400 kj = 1 < 1 = ηarnot ( > ) c) η = 12,5% ; η arnot = 24% η < η arnot, orque a evolução da temeratura das fontes conduz a uma diminuição da caacidade de realização de trabalho W

Máquinas térmicas. Máquina térmica Dispositivo que converte calor em energia mecânica (trabalho) Reservatório a alta temperatura T H

Máquinas térmicas. Máquina térmica Dispositivo que converte calor em energia mecânica (trabalho) Reservatório a alta temperatura T H 9/Mar/208 ula 5 Segunda lei da termodinâmica Máquinas térmicas; eficiência. Formulação de Kelvin Máquinas frigoríficas (e bombas de calor): princípio de funcionamento e eficiência Formulação de lausius

Leia mais

27/Fev/2013 Aula 5 Segunda lei da termodinâmica Máquinas térmicas; eficiência. Formulação de Kelvin

27/Fev/2013 Aula 5 Segunda lei da termodinâmica Máquinas térmicas; eficiência. Formulação de Kelvin 7/Fev/03 ula 5 Segunda lei da termodinâmica Máquinas térmicas; eficiência. Formulação de Kelvin Máquinas frigoríficas (e bombas de calor): princípio de funcionamento e eficiência Formulação de lausius

Leia mais

TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS

TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS ERMODINÂMICA E ESRUURA DA MAÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS Luís Lemos Alves, 03 PARE - I INRODUÇÃO MAEMÁICA DEFINIÇÕES E CONCEIOS FUNDAMENAIS PRIMEIRO PRINCÍPIO DA ERMODINÂMICA CALORIMERIA - Considere a função

Leia mais

Termodinâmica e Estrutura da Matéria (MEFT)

Termodinâmica e Estrutura da Matéria (MEFT) Termodinâmica e Estrutura da Matéria (MEFT) 2014-2015 Vasco Guerra Carlos Augusto Santos Silva carlos.santos.silva@tecnico.ulisboa.pt Versão 1.0 24-1-2014 1. Um inventor diz que desenvolveu uma máquina

Leia mais

Máquinas de Carnot Uma máquina de Carnot funciona entre dois reservatórios de calor às temperaturas TH = 300 K e TL = 77 K.

Máquinas de Carnot Uma máquina de Carnot funciona entre dois reservatórios de calor às temperaturas TH = 300 K e TL = 77 K. Máquinas de Carnot Uma máquina de Carnot funciona entre dois reservatórios de calor às temeraturas T H = 300 K e T L = 77 K. a) Determine a eficiência desta máquina. b) Se absorver 100 J da fonte quente,

Leia mais

Solução dos exercícios do capítulo 2, pp (a) Expansão isotérmica de um gás ideal. Trabalho: pdv = NRT 1

Solução dos exercícios do capítulo 2, pp (a) Expansão isotérmica de um gás ideal. Trabalho: pdv = NRT 1 Solução dos exercícios do caítulo 2,. 31-32 Equações de um gás ideal = NRT U = NcT U = c R Exercício 1. (a) Exansão isotérmica de um gás ideal. Trabalho: W = 2 1 d = NRT 2 1 1 d = NRT ln 2 1 omo a energia

Leia mais

Máquinas Térmicas e Sistemas Refrigeradores. Prof. Osvaldo Canato Júnior

Máquinas Térmicas e Sistemas Refrigeradores. Prof. Osvaldo Canato Júnior Máquinas érmicas e Sistemas Refrigeradores rof. Osvaldo Canato Júnior rincíios termodinâmicos 1ª lei da termodinâmica: U = Q - W 2ª lei da termodinâmica: or meio de oerações contínuas é imossível transformar

Leia mais

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis 15/Mar/017 Aula 6 Ciclos termodinâmicos reversíveis Diagrama P e eficiência do Ciclo de Carnot Ciclo de Otto (motores a gasolina): processos e eficiência Ciclo de Diesel: processos, eficiência e trabalho

Leia mais

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis 9/Mar/016 Aula 6 Ciclos termodinâmicos reversíveis Diagrama P e eficiência do Ciclo de Carnot Ciclo de Otto (motores a gasolina): processos e eficiência Ciclo de Diesel: processos, eficiência e trabalho

Leia mais

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Deartamento de Química ermodinâmica Aula 1 Professora: Melissa Soares Caetano Discilina Físico Química Avançada ermos termodinâmicos:

Leia mais

Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA. Alguns conceitos importante que aparecem nesta lei:

Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA. Alguns conceitos importante que aparecem nesta lei: Lei Zero da Termodinâmica 4300259 Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA Se dois sistema estão em equilíbrio térmico com um terceiro sistema, então eles também estão em equilíbrio entre si. Alguns

Leia mais

5 A 1 a Lei da Termodinâmica, aplicada a uma transformação gasosa, 6 E.R. Um gás perfeito sofre uma expansão, realizando um

5 A 1 a Lei da Termodinâmica, aplicada a uma transformação gasosa, 6 E.R. Um gás perfeito sofre uma expansão, realizando um T de Física 1 Você já deve ter notado que ao esfregar as mãos durante algum temo elas f icam mais quentes. Isso ocorre orque: a) aumenta a circulação do sangue, elevando a rodução de calor; b) o movimento

Leia mais

TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS PARTE - III TRANSFORMAÇÕES TERMODINÂMICAS ENTROPIA E SEGUNDO PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA

TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS PARTE - III TRANSFORMAÇÕES TERMODINÂMICAS ENTROPIA E SEGUNDO PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA ERMODINÂMICA E ESRUURA DA MAÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS PARE - III RANSFORMAÇÕES ERMODINÂMICAS ENROPIA E SEGUNDO PRINCÍPIO DA ERMODINÂMICA Luís Lemos Alves, 2004 1- Considere uma arca frigorífica vertical

Leia mais

Processo adiabático e o ciclo de Carnot

Processo adiabático e o ciclo de Carnot ermodinâmica ara rocessos da irometalurgia N Heck Nm / UFGS 3 rocesso adiabático e o ciclo de arnot 3 rocesso adiabático Um rocesso é dito adiabático quando a fronteira do sistema submetido a uma transformação

Leia mais

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de iências Exatas e Biológicas Deartamento de Química ermodinâmica Aula 3 Professora: Melissa Soares aetano Discilina QUI 317 Mudanças de estado a ressão constante

Leia mais

2ª LEI, ENTROPIA E FORMALISMO TERMODINÂMICO. 1) Um gás perfeito de capacidades térmicas constantes. , ocupando inicialmente o volume V 0,

2ª LEI, ENTROPIA E FORMALISMO TERMODINÂMICO. 1) Um gás perfeito de capacidades térmicas constantes. , ocupando inicialmente o volume V 0, ermodinâmica Ano Lectivo 00/0 ª LEI, ENROIA E FORMALISMO ERMODINÂMIO ) Um gás perfeito de capacidades térmicas constantes p =, ocupando inicialmente o volume 0, expande-se adiabaticamente até atingir o

Leia mais

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Deartamento de Química ermodinâmica Professora: Melissa oares Caetano Discilina QUI 217 Esontaneidade e Equilíbrio Condição

Leia mais

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Deartamento de Química ermodinâmica Aula 2 Professora: Melissa Soares Caetano Físico Química Avançada H = U + V dh = du + dv

Leia mais

Sumário. o Entalpia e temperatura de estagnação; o Escoamento subsónico, crítico e supersónico.

Sumário. o Entalpia e temperatura de estagnação; o Escoamento subsónico, crítico e supersónico. Introdução ao Escoamento Comressível Sumário o ariação de massa esecífica associada à variação de energia cinética; o Revisões de ermodinâmica; o Equação de energia unidimensional ara gases em regime estacionário

Leia mais

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Deartamento de Química ermodinâmica Aula 3 Professora: Melissa Soares Caetano Discilina QUI 217 Mudanças de estado a ressão

Leia mais

Estudo dos Gases. Equação de estado de um gás f(m, p, V, T) Estado de um gás m (p, V, T) estado inicial: p 1, V 1, T 1. estado final: p 2, V 2, T 2

Estudo dos Gases. Equação de estado de um gás f(m, p, V, T) Estado de um gás m (p, V, T) estado inicial: p 1, V 1, T 1. estado final: p 2, V 2, T 2 Estudo dos Gases Introdução Na fase gasosa as forças de atração entre as artículas são raticamente desrezíveis quando comaradas com as das fases sólida e líquida; or isso elas se movimentam desordenadamente

Leia mais

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Deartamento de Química ermodinâmica Aula 3 Professora: Melissa Soares Caetano Discilina QUI 702 Mudanças de estado a ressão

Leia mais

TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS

TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS ERMODINÂMICA E ESRUURA DA MAÉRIA COLECÇÃO DE PROBLEMAS Luís Lemos Alves, 0 PARE - I INRODUÇÃO MAEMÁICA DEFINIÇÕES E CONCEIOS FUNDAMENAIS PRIMEIRO PRINCÍPIO DA ERMODINÂMICA CALORIMERIA - Considere a função

Leia mais

Capítulo 4: Análise de Sistemas: 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica

Capítulo 4: Análise de Sistemas: 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica Capítulo 4: Análise de Sistemas: ª e ª eis da ermodinâmica Revisão Exercícios Primeira lei da termodinâmica O balanço de energia pode ser escrito na forma diferencial: de δ - δw Como energia E é uma propriedade

Leia mais

4/Mar/2015 Aula 4 Processos termodinâmicos Capacidades caloríficas dos gases Energia interna de um gás ideal Capacidades caloríficas dos sólidos

4/Mar/2015 Aula 4 Processos termodinâmicos Capacidades caloríficas dos gases Energia interna de um gás ideal Capacidades caloríficas dos sólidos 4/Mar/05 Aula 4 Processos termodinâmicos Capacidades caloríficas dos gases Energia interna de um gás ideal Capacidades caloríficas dos sólidos Transformações termodinâmicas e gases ideais Tipos de transformações

Leia mais

Capítulo 3. Ciclos de Potência a Gás

Capítulo 3. Ciclos de Potência a Gás Caítulo Ciclos de Potência a Gás Objetivos Estudar o funcionamento dos motores alternativos (a istão) Estudar o funcionamento de motores de turbina a gás .. Considerações Básicas Definições: Máuinas érmicas,

Leia mais

Termodinâmica II. Tecnologia e Processos

Termodinâmica II. Tecnologia e Processos Termodinâmica II Tecnologia e Processos Geral Estudadas nos gases Propriedades termodinâmicas A temperatura (T) A pressão (P) O volume (V) A densidade ( ) = m / V O calor específico a volume constante

Leia mais

Identidades Termodinâmicas

Identidades Termodinâmicas Caítulo 5 Identidades ermodinâmicas 5.1 Consistência das equações de estado Diferencial exato imos que as equações de estado são equações deduzidas das relações fundamentais or meio de diferenciação dos

Leia mais

Física 20 Questões [Médio]

Física 20 Questões [Médio] Física 20 Questões [Médio] 01 - (UFRRJ ) Uma pessoa retira um botijão de gás de um local refrigerado e o coloca em um outro lugar, sobre o qual os raios solares incidem diretamente. Desprezando qualquer

Leia mais

2/Mar/2016 Aula 4. 26/Fev/2016 Aula 3

2/Mar/2016 Aula 4. 26/Fev/2016 Aula 3 6/Fev/016 Aula 3 Calor e Primeira Lei da Termodinâmica Calor e energia térmica Capacidade calorífica e calor específico Calor latente Diagrama de fases para a água Primeira Lei da Termodinâmica Trabalho

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 2º ANO - 2ª MENSAL - 2º TRIMESTRE TIPO A

PROVA DE FÍSICA 2º ANO - 2ª MENSAL - 2º TRIMESTRE TIPO A PROVA DE FÍSICA º ANO - ª MENSAL - º TRIMESTRE TIPO A 01) No gráfico abaixo, temos uma seqüência de transformações gasosas, que seguem a seguinte ordem: ABCDA. De acordo com o apresentado, assinale verdadeiro

Leia mais

A máquina cíclica de Stirling

A máquina cíclica de Stirling A máquina cíclica de Stirling TEORIA A máquina de Stirling (Fig. 1) é uma máquina cíclica a ar quente, com a qual vamos investigar experimentalmente o ciclo de Stirling, e demonstrar o funcionamento de

Leia mais

Aula 6 A 2a lei da termodinâmica Física II UNICAMP 2012

Aula 6 A 2a lei da termodinâmica Física II UNICAMP 2012 Aula 6 A 2a lei da termodinâmica Física II UNICAMP 2012 http://en.wikipedia.org/wiki/steam_car Caldeira de carro a vapor de 1924. Populares até a década de 1930, perderam prestígio com a popularização

Leia mais

Duas ilustrações do teorema de Carnot

Duas ilustrações do teorema de Carnot Duas ilustrações do teorema de Carnot 1 mol de um gás ideal monoatômico executa o ciclo: C V = 3R 2 p 2p 0 2 3 T 1 = T 0 (= p 0 V 0 /R) T 2 = 2T 0 C p = 5R 2 p 0 1 V 0 4 2V 0 Q in : Q 12 + Q 23 V T 3

Leia mais

Ciclo e máquinas térmicas

Ciclo e máquinas térmicas Questão 01 - (UFJF MG) Em um experimento controlado em laboratório, uma certa quantidade de gás ideal realizou o ciclo ABCDA, representado na figura abaixo. desenho abaixo. As transformações FG e HI são

Leia mais

Questão 1. Assinale com um x na lacuna V se julgar que a afirmativa é verdadeira e na lacuna F se julgar que é falsa. [2,0]

Questão 1. Assinale com um x na lacuna V se julgar que a afirmativa é verdadeira e na lacuna F se julgar que é falsa. [2,0] Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Exatas Departamento de Física FIS966 Física Prof. Anderson Coser Gaudio Prova 3/3 Nome: Assinatura: Matrícula UFES: Semestre: 3/ Curso: Física

Leia mais

As leis da Termodinâmica

As leis da Termodinâmica UNidde d aítulo 9 rimeira lei da Termodinâmica é uma alicação do rincíio da conservação da energia. segunda lei tem caráter estatístico e estabelece a forma referencial de evolução do Universo. 9.1 onsiderações

Leia mais

A máquina cíclica de Stirling

A máquina cíclica de Stirling A máquina cíclica de Stirling TEORIA A máquina de Stirling (Fig. 1) é uma máquina cíclica a ar quente, com a qual vamos investigar experimentalmente o ciclo de Stirling, e demonstrar o funcionamento de

Leia mais

DEGGE, 2012 Pedro M A Miranda Termodinâmica Aplicada Exame 2

DEGGE, 2012 Pedro M A Miranda Termodinâmica Aplicada Exame 2 DEGGE, 2012 Pedro M A Miranda Termodinâmica Aplicada Exame 2 Justifique, sucintamente, todos os cálculos e aproximações. Parte 1 1. O comporta-se como um gás de van der Waals com. Considere um dispositivo

Leia mais

Termodinâmica. Prof.: POMPEU

Termodinâmica. Prof.: POMPEU 1. DEFINIÇÃO A estuda a relação entre calor e trabalho que um sistema (por exemplo, um gás) troca com o meio exterior. 2. ENERGIA INTERNA (U) É a soma das várias formas de energia das moléculas que constituem

Leia mais

Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica

Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica Exercícios Sugeridos (14 de novembro de 2008) A numeração corresponde ao Livro Texto. 16.19 Um balão de ar quente

Leia mais

Capítulo 10 Segunda Lei da Termodinâmica. Obs: a existência do moto perpétuo de 1ª. Espécie, criaria energia, violando a 1ª. Lei.

Capítulo 10 Segunda Lei da Termodinâmica. Obs: a existência do moto perpétuo de 1ª. Espécie, criaria energia, violando a 1ª. Lei. Capítulo 10 Segunda Lei da Termodinâmica É muito comum e popular enunciar a 2ª Lei dizendo simplesmente que calor não pode ser totalmente transformado em trabalho. Está errado. Podemos fazer uma expansão

Leia mais

Preencha a tabela a seguir, de acordo com as informações do texto.

Preencha a tabela a seguir, de acordo com as informações do texto. 1. Uma amostra de um gás está contida em um cilindro ao qual se adapta um êmbolo. A figura a seguir mostra o diagrama pressão X volume das transformações sofridas pelo gás. A energia interna do gás no

Leia mais

Uma caneca de café quente não fica mais quente se for colocada numa sala fria

Uma caneca de café quente não fica mais quente se for colocada numa sala fria SUMÁRIO Focámos, nos capítulos anteriores, a nossa atenção na Primeira Lei da Termodinâmica, que nos diz que a energia é conservada durante um processo. Neste capítulo abordaremos a Segunda Lei da Termodinâmica,

Leia mais

Profa.. Dra. Ana Maria Pereira Neto

Profa.. Dra. Ana Maria Pereira Neto Universidade Federal do ABC BC1309 Termodinâmica Aplicada Profa.. Dra. Ana Maria Pereira Neto ana.neto@ufabc.edu.br Segunda ei da Termodinâmica 1 Segunda ei da Termodinâmica Comparação com a 1ª ei da Termodinâmica;

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos da física Caítulo 8 Estudo dos gases Resoluções dos testes roostos.49 Resosta: c Dados: A ; A ; B ; B Alicando a lei geral dos gases erfeitos, obtemos: A A A B B A B B A B B A.5 Resosta: d A transformação

Leia mais

Energética Industrial

Energética Industrial Universidade do Minho Departamento de Engenharia Mecânica Energética Industrial Problemas propostos José Carlos Fernandes Teixeira 1) 1.5 kg de gelo à temperatura de 260 K, funde-se, à pressão de 1 bar,

Leia mais

TERMODINÂMICA. Energia de um sistema: capacidade de produzir trabalho ou de transferir energia.

TERMODINÂMICA. Energia de um sistema: capacidade de produzir trabalho ou de transferir energia. ERMODINÂMICA Sistema aberto ou fechado: há ou não trocas de matéria não isolado ou isolado: há ou não trocas de energia Energia de um sistema: capacidade de produzir trabalho ou de transferir energia.

Leia mais

1 Q1, Dilatando réguas

1 Q1, Dilatando réguas 1 Q1, Dilatando réguas nome : Rômulo Loiola Rodrigues Gaspar, Entregar 04/10/2010 1.1 Enunciado Uma régua de aço foi usada para medir o comprimento de uma barra de determinado material. A medida foi l

Leia mais

O que será cobrado na P3

O que será cobrado na P3 O que será cobrado na P3 1. Cap 19: Temperatura, Calor e a 1ª Lei da Termodinâmica i. TODAS 2. Cap 20: A Teoria Cinética dos Gases i. (20.1) Uma nova maneira de Olhar para os Gases ii. (20.2) O número

Leia mais

AULA 8: TERMODINÂMICA DE SISTEMAS GASOSOS

AULA 8: TERMODINÂMICA DE SISTEMAS GASOSOS LCE-00 Física do Ambiente Agrícola AULA 8: TERMODINÂMICA DE SISTEMAS GASOSOS Neste caítulo será dada uma introdução ao estudo termodinâmico de sistemas gasosos, visando alicação de seus conceitos aos gases

Leia mais

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA TERMODINÂMICA

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA TERMODINÂMICA TERMODINÂMIC 1. energia interna U de uma certa quantidade de gás, que se comporta como gás ideal, contida em um recipiente, é proporcional à temperatura T, e seu valor pode ser calculado utilizando a expressão

Leia mais

Segunda Prova - Questões objetivas (0,7 pontos)

Segunda Prova - Questões objetivas (0,7 pontos) Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física II-A (FIT122) 2018.2 Data: 03/10/2018 Segunda Prova - Questões objetivas (0,7 pontos) 1. Um cilindro fechado por um êmbolo

Leia mais

Primeira Lei da Termodinâmica

Primeira Lei da Termodinâmica Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Primeira Lei da Termodinâmica Definição de energia, calor e trabalho Trabalho de expansão Trocas térmicas Entalpia Termodinâmica Estudo das transformações de

Leia mais

ficou no torpedo 6

ficou no torpedo 6 PROA DE FÍSICA º ANO - ª MENSA - º RIMESRE IPO A 0) Uma amostra de gás erfeito foi submetida às transformações indicadas no diagrama a seguir. Nessa seqüência de transformações, os estados de maior e de

Leia mais

Escoamentos Compressíveis. Aula 03 Escoamento unidimensional

Escoamentos Compressíveis. Aula 03 Escoamento unidimensional Escoamentos Comressíveis Aula 03 Escoamento unidimensional 3. Introdução 4 de outubro de 947: Chuck Yeager a bordo do Bell XS- torna-se o rimeiro homem a voar a velocidade suerior à do som. 6 de março

Leia mais

TERMODINÂMICA. Radiação Solar. Anjo Albuquerque

TERMODINÂMICA. Radiação Solar. Anjo Albuquerque TERMODINÂMICA Radiação Solar 1 Anjo Albuquerque TERMODINÂMICA A Termodinâmica é a área da Física que nos permite compreender o mundo que nos rodeia, desde a escala dos átomos até à escala do universo;

Leia mais

Termodinâmica I - FMT 159 Segunda prova: 30/11/2009 Noturno

Termodinâmica I - FMT 159 Segunda prova: 30/11/2009 Noturno ermodinâmica I - FM 159 Segunda prova: 30/11/2009 Noturno AENÇÃO: JUSIFIQUE todas as suas respostas. Não destaque a folha de rascunho. empo de prova: 100 minutos. NOME: 1. (3,0) Em uma máquina térmica

Leia mais

Capítulo 4: Análise de Sistemas - 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica

Capítulo 4: Análise de Sistemas - 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica Capítulo 4: Análise de Sistemas - 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica A segunda lei da termodinâmica Máquinas térmicas e bombas de calor Ciclos reversíveis Ciclo de Carnot A segunda lei da termodinâmica O que

Leia mais

Ex: Ciclo de Carnot para um gás ideal

Ex: Ciclo de Carnot para um gás ideal Ciclo de Carnot ransformação reversível cíclica de um sistema termodinâmico, durante a qual o sistema: i) Sofre uma expansão isotérmica à temp. durante a qual flui calor para o sistema; ii) Sofre um arrefecimento

Leia mais

TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA

TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA MEC - Mestrado Integrado em Engenharia Civil LEGM - Licenciatura Bolonha em Engenharia Geológica e de Minas TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA 0-03 Exame de ª Época, 5 de Junho de 03, 8h-0h30min INSTRUÇÕES

Leia mais

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química

Termodinâmica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Deartamento de Química Termodinâmica Professora: Melissa Soares Caetano Discilina QUI 217 Esontaneidade e Equilíbrio Condição

Leia mais

1) Trabalho de um gás (W) F A. Para F = cte: cos. F = cte. p = cte. Variação de Volume. Para p = cte.

1) Trabalho de um gás (W) F A. Para F = cte: cos. F = cte. p = cte. Variação de Volume. Para p = cte. TERMODINÂMICA 1) Trabalho de um gás () p F A Para F = cte: F p. A F d cos F = cte. p Ad V Variação de Volume d V Ad p = cte. p V Para p = cte. 1) Trabalho de um gás () N/m = Pa Joule p V m 3 p V Expansão:

Leia mais

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI FÍSICA PROFº JAISON MATTEI 1. Um sistema termodinâmico constituído de n mols de um gás perfeito monoatômico desenvolve uma transformação cíclica ABCDA representada no diagrama a seguir. De acordo com o

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Aula 12 Ciclo Otto e Ciclo Diesel

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Aula 12 Ciclo Otto e Ciclo Diesel Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Aula 12 Ciclo Otto e Ciclo Diesel Ciclo de Potência dos Motores Alternativos Deslocamento de todos cilindros: V desl =N ciclo (V max V min )=N ciclo A ciclo

Leia mais

Considere o ciclo de potência representado na figura seguinte com três reservatórios de energia identificados como R H, R M, R C.

Considere o ciclo de potência representado na figura seguinte com três reservatórios de energia identificados como R H, R M, R C. Termodinâmica I Ano Lectivo 2007/08 1º Ciclo-2ºAno/2º semestre (MEMec,LEAMB,LEAR,LENAV) 1º Exame, 21/Junho /2008 P1 Nome: Nº Sala Problema 1 (2v+2v+1v) Considere o ciclo de potência representado na figura

Leia mais

Cavitação: vaporização, seguida de condensação (quase instantânea) Detecção da cavitação:

Cavitação: vaporização, seguida de condensação (quase instantânea) Detecção da cavitação: Cavitação Matéria: Ocorrência de cavitação em turbomáquinas com líquidos: filme Examles of Cavitation Efeitos da cavitação no funcionamento das turbomáquinas Altura de asiração disonível Altura de asiração

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física

Universidade de São Paulo Instituto de Física Universidade de São Paulo Instituto de Física FEP - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico º Semestre de 009 Sexta Lista de Exercícios a. Lei da Termodinâmica e Teoria Cinética dos Gases ) Uma máquina

Leia mais

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. 3ª série EM A/B Disciplina: Física

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. 3ª série EM A/B Disciplina: Física Processo Avaliativo T1-3º Bimestre/217 Disciplina: Física 3ª série EM A/B Nome do aluno Nº Turma 1. 1. (Upe-ssa 2 217) Um estudo do ciclo termodinâmico sobre um gás que está sendo testado para uso em um

Leia mais

Termodinâmica Calor Movimento

Termodinâmica Calor Movimento Termodinâmica Calor Movimento Revolução Industrial (Século XVIII) Revolução Industrial Nasceram as fábricas e as grandes cidades, os novos meios de transporte, as novas ideologias e doutrinas econômicas,

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS

MÁQUINAS TÉRMICAS UNIVERSIDADE DE AVEIRO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA EXERCÍCIOS DAS AULAS PRÁTICAS MÁQUINAS TÉRMICAS 2010-2011 DOCENTES RESPONSÁVEIS DEM Fernando Neto DEM João Oliveira DISCIPLINA Código 40544 Ano

Leia mais

Centro Educacional ETIP

Centro Educacional ETIP Centro Educacional ETIP Trabalho Trimestral 2 Trimestre/2015 Data: Professor: Leandro Nota: Valor : [0,0 2,0] Nome do(a) aluno(a): Nº Turma: 2 M INSTRUÇÕES Preencha corretamente o cabeçalho a caneta. Essa

Leia mais

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica ENTRO DE IÊNIAS E TENOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE AADÊMIA DE TENOLOGIA DE ALIMENTOS DISIPLINA: FÍSIA II Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica Prof. Bruno Farias Sentido de um processo termodinâmico

Leia mais

Termodinâmica 12. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Termodinâmica 12. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Termodinâmica 12 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Ciclo termodinâmico Definição Sequência de processos termodinâmicos aplicados sobre um sistema, tal que o mesmo é levado desde o seu estado

Leia mais

Sadi Nicolas Léonard Carnot ( )

Sadi Nicolas Léonard Carnot ( ) 6 Máquinas cíclicas Sadi Nicolas Léonard Carnot (1796-1832) Físico francês nascido em Paris, a quem se deve a proposta da máquina térmica de maior rendimento. Fez os seus estudos na École Polytechnique

Leia mais

b) Qual o menor fluxo de calor que deve ser retirado ao tanque de água para que todo o sistema funcione e retire 1kW à casa.

b) Qual o menor fluxo de calor que deve ser retirado ao tanque de água para que todo o sistema funcione e retire 1kW à casa. Termodinâmica I 1º Exame 13 de Janeiro de 2005 (Duração da Prova : 180 min) Problema 1 (6 valores) Pretende-se manter a temperatura de uma casa em 20ºC, quando o ar exterior está a 32ºC, com uma máquina

Leia mais

A Segunda Lei da Termodinâmica

A Segunda Lei da Termodinâmica A Segunda Lei da ermodinâmica -Evitar desperdícios - Conservar energia - A Energia total do Universo não muda! A 1ª Lei não conta a história toda! 2ª Lei trata da possibilidade ou impossibilidade de se

Leia mais

1-Acende-se uma lâmpada de 100W numa sala adiabática com um volume de 34 m 3 na qual o ar está inicialmente a 100 kpa e 25 o C. Se o calor especifico

1-Acende-se uma lâmpada de 100W numa sala adiabática com um volume de 34 m 3 na qual o ar está inicialmente a 100 kpa e 25 o C. Se o calor especifico 1 -Numa transformação de um gás perfeito, os estados final e inicial têm a mesma energia interna quando a) a transformação é cíclica b) a transformação ocorre a volume constante c) o processo é adiabático

Leia mais

Questão 04) Questão 01)

Questão 04) Questão 01) Questão 01) O valor da temperatura de uma amostra de gás perfeito é consequência: a) da radiação emitida por suas moléculas. b) da energia potencial total de suas moléculas. c) da energia potencial média

Leia mais

TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA

TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA MEC - Mestrado Integrado em Engenharia Civil LEGM - Licenciatura Bolonha em Engenharia Geológica e de Minas TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA 05-06 Exame de ª Época, 9 de Junho de 06, :30h-3h30min INSTRUÇÕES

Leia mais

Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da USP PNV-2321 Termodinâmica e Transferência de Calor. Verifique que a desigualdade de Clausius, 0

Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da USP PNV-2321 Termodinâmica e Transferência de Calor. Verifique que a desigualdade de Clausius, 0 Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da UP PNV-3 ermodinâmica e ransferência de alor Verifique que a desigualdade de lausius, 0 é válida para todos os ciclos motores e de refrigeração, reversíveis

Leia mais

Aula 4 A 2ª Lei da Termodinâmica

Aula 4 A 2ª Lei da Termodinâmica Universidade Federal do ABC P O S M E C Aula 4 A 2ª Lei da Termodinâmica MEC202 As Leis da Termodinâmica As leis da termodinâmica são postulados básicos aplicáveis a qualquer sistema que envolva a transferência

Leia mais

TERMODINÂMICA. Módulo 6 1ª Lei da Termodinâmica Módulo 7 2ª Lei da Termodinâmica

TERMODINÂMICA. Módulo 6 1ª Lei da Termodinâmica Módulo 7 2ª Lei da Termodinâmica TERMODINÂMICA Módulo 6 1ª Lei da Termodinâmica Módulo 7 ª Lei da Termodinâmica 1) Trabalho de um gás () p F A Para F = cte: F p. A F d cos F = cte. p Ad V Variação de Volume d V Ad p = cte. p V Para p

Leia mais

Combustível adicional se necessário 10

Combustível adicional se necessário 10 Esta colecção contem enunciados de problemas utilizados na avaliação da disciplina Termotecnia da licenciatura de Eng. Electrotécnica entre e 000. Nos enunciados existem por vezes mais dados do que os

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos da física P.58 a) Do gráfico: V 3 0 3 m 3 ; V 0 3 m 3 Dado: 300 K p p V V 3 0 300 3 3 0 00 K b) área do gráfico é numericamente igual ao 8 p ( 0 3 N/m ) N $ módulo do trabalho no processo: base altura

Leia mais

Física II FEP º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo. Professor: Valdir Guimarães

Física II FEP º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo. Professor: Valdir Guimarães Física II FEP 112 2º Semestre de 2012 Instituto de Física - Universidade de São Paulo Professor: Valdir Guimarães E-mail: valdir.guimaraes@usp.br Fone: 3091-7104 Aula 3 Irreversibilidade e Segunda Lei

Leia mais

Lista de Exercícios - Máquinas Térmicas

Lista de Exercícios - Máquinas Térmicas DISCIPLINA: MÁQUINAS TÉRMICAS - 2017/02 PROF.: MARCELO COLAÇO PREPARADO POR GABRIEL ROMERO (GAROMERO@POLI.UFRJ.BR) 4. Motores de combustão interna: Os calores específicos são constantes para todos os exercícios

Leia mais

Capítulo 1 Química-Física das Interfaces

Capítulo 1 Química-Física das Interfaces Problemas de Química-Física 2017/2018 Caítulo 1 Química-Física das Interfaces 1. Calcule o trabalho necessário ara aumentar de 1.5 cm 2 a área de um filme de sabão suortado or uma armação de arame (ver

Leia mais

Capítulo 7: Escoamento Interno

Capítulo 7: Escoamento Interno Caítulo 7: Escoamento Interno Transferência de calor Escoamento interno O fluido está comletamente confinado or uma suerfície sólida: reresenta o escoamento de um fluido em um duto ou tubulação. Assim

Leia mais

2. Segunda lei da Termodinâmica

2. Segunda lei da Termodinâmica QI 58 Fundamentos de rocessos em Engenharia Química II 008. Segunda lei da ermodinâmica Assuntos. iclos e segunda lei da ermodinâmica. Entropia 3. Exercícios.. iclos e segunda lei da ermodinâmica omo dito

Leia mais

TERMODINÂMICA 3 INTRODUÇÃO AO 2º PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA

TERMODINÂMICA 3 INTRODUÇÃO AO 2º PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA 3 INRODUÇÃO AO º PRINCÍPIO DA ERMODINÂMICA 3. O ciclo de Carnot (84). ERMODINÂMICA Investigou os princípios que governam a transformação de energia térmica, calor em energia mecânica, trabalho. Baseou

Leia mais

Lista 2-2 a Lei da Termodinâmica MPEF, UFRJ, 2018/1

Lista 2-2 a Lei da Termodinâmica MPEF, UFRJ, 2018/1 Lista 2-2 a Lei da Termodinâmica MPEF, UFRJ, 2018/1 Questão 1. Uma máquina térmica utiliza o calor fornecido por uma fonte para realizar trabalho. Nos motores de automóvel a mistura gasolina-ar atua como

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - EEL. Profª Drª Marivone Nunho Sousa

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - EEL. Profª Drª Marivone Nunho Sousa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - EEL Profª Drª Marivone Nunho Sousa 5 de agosto de 2016 ALGUNS ILUSTRES PESQUISADORES QUE CONSTRUÍRAM A TERMODINÂMICA Sadi Carnot 1796-1832 James

Leia mais

Cap. 20 A Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

Cap. 20 A Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica Cap. 20 A Entropia e a Segunda Lei da Processos Irreversíveis e Entropia; Variação de Entropia; A Segunda Lei da ; Entropia no Mundo Real: Máquinas Térmicas; Entropia no Mundo Real: Refrigeradores; Eficiência

Leia mais

Nome: Nº Sala. Hipóteses: o ar é gás perfeito ( R

Nome: Nº Sala. Hipóteses: o ar é gás perfeito ( R Termodinâmica I Ano Lectivo 2011/12 1º Ciclo-2ºAno/2º semestre (LEAmb LEAN MEAer MEMec) Exame, 26 / Junho/ 2012 P1 Nome: Nº Sala Problema 1 (5v) A figura representa um tanque rígido e adiabático com uma

Leia mais

Q m cvapor Tvapor Lvapor cágua Tágua Lfusão

Q m cvapor Tvapor Lvapor cágua Tágua Lfusão Capacidade calorífica específica, calor específico Determine a quantidade de calor que deve ser removida quando 100g de vapor de água a 150ºC são arrefecidos até se tornarem em 100 g de gelo a 0 ºC. Dados:

Leia mais

Primeiro semestre de 2013 Mecânica dos Fluidos para a engenharia química Aula 8 de teoria

Primeiro semestre de 2013 Mecânica dos Fluidos para a engenharia química Aula 8 de teoria Primeiro semestre de 013 Mecânica dos Fluidos ara a engenharia química Aula 8 de teoria O objetivo desta aula é concluir o estudo do fenômeno de cavitação e introduzir o estudo da associação em série de

Leia mais