Mulheres nos canteiros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mulheres nos canteiros"

Transcrição

1 Edição nº 139 2ª Quinzena Mar/ 2013 Ano 07 Mulheres nos canteiros NESTA EDIÇÃO: 02 Abandonando o vício 03 Na luta contra a Dengue 04 Dia das Mulheres na Rossi Residencial Participação da mulher no mercado se reflete no curso Já temos as datas do 15º Curso de Ambientação no Canteiro de Obras: 2, 3, 4 e 5 de abril. O treinamento é voltado para homens e mulheres, maiores de 18 anos, que tenham interesse em trabalhar na função de servente de obras. Apesar de não ser obrigatório, o curso oferece uma base de conhecimentos e torna o trabalhador mais bem preparado e consciente de sua entrada nesse mercado. Ao final do curso, os participantes são encaminhados para vagas de emprego em empresas associadas ao Seconci-MG e ao Sinduscon-MG. Na última edição, contamos com uma grande participação feminina no curso: dos 11 participantes que concluíram o curso, 10 eram mulheres. Esse quadro reflete muito da atual situação da indústria da construção civil no Brasil: as mulheres vêm suprindo a carência de mão de obra no setor. Esse aumento é considerado muito benéfico, visto que as mulheres realizam as mesmas tarefas que os homens, com o diferencial de serem mais detalhistas. Dos 11 que completaram o curso, todos foram encaminhados para vagas em empresas que manifestaram interesse. Mais informações sobre o curso podem ser buscadas junto ao Departamendo de Serviço Social do Seconci-MG, através do telefone (31) / Aprender a gerir

2 02 _ Edição nº 139 2ª quinzena - Mar / 2013 Ano 07 Abandonando o vício Na primeira reunião, os participantes conheceram o programa, relembraram os malefícios do cigarro e pensaram sobre o que os motivava a fumar. Além disso, receberam um desafio: a redução gradual do vício. No segundo encontro, responderam a um questionário sobre dependencia à nicotina e fizeram uma avaliação de sua historia com o tabagismo. Também foi discutida a fase pré-contemplativa, em que o fumante fica dividido entre os motivos que o levam a querer largar o vício e a própria vontade de fumar. Colaboradores de empresas associadas estão buscando largar o vício Já começou o Programa Por Uma Vida Sem Fumo, que ajuda trabalhadores de empresas associadas em busca de uma vida mais saudável, longe do vício. A iniciativa veio dos Departamentos de Serviço Social e Medicina Assistencial. Já foram realizados dois encontros. O projeto busca ajudar os trabalhadores nessa caminhada, garantindo uma melhora em sua qualidade de vida e incentivando a adoção de hábitos mais saudáveis. Os integrantes do grupo contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar, que inclui clínico geral, cardiologista, nutricionista, psicóloga, dentista, enfermeira e assistente social. Os encontros são periódicos e acontecem na sede do Seconci, após o horário do expediente, durante um período de 6 meses de acompanhamento. As vagas são permanentes e colaboradores ainda podem participar. Informações com o Departamento de Serviço Social, pelo telefone (31) /8006. EJA no Hoje em Dia No dia 12, a turma de Ensino de Jovens e Adultos da PHV Engenharia recebeu a visita do jornal Hoje em Dia. O projeto é desenvolvido em parceria entre Sinduscon-MG, Seconci-MG, SESI/FIEMG e empresas da construção civil e essa é a primeira turma montada com a PHV. A turma cursa as primeiras séries do ensino fundamental (1ª a 4ª), tendo iniciado as aulas no dia 18 de fevereiro de 2013, em uma das obras da PHV. Jornalista responsável: Anna Carolina Aguiar MG DESIGN E DIAGRAMAÇÃO: Somanyideas Todas os textos são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do SECONCI-MG. É permitida a reprodução desde que citada a fonte. Rua Diamantina, 285 Lagoinha CEP Belo Horizonte MG Tel.: (31) / Fax: (31)

3 03 _ Edição nº 139 2ª quinzena - Mar / 2013 Ano 07 Na luta contra a Dengue Atento ao aumento dos casos de dengue na capital, o Seconci disponibilizou uma reciclagem sobre o tema O Seconci-MG promoveu uma Reciclagem sobre Estratégias para o Combate à Dengue no dia 4 de março, na sede da entidade. A palestra foi dada pelo Técnico de Mobilização Social do MobilizaSUS, Carlos Fernandes, que ofereceu uma reciclagem sucinta e objetiva, capacitando profissionais para que possam identificar facilmente a existência de focos do mosquito transmissor da doença em canteiros de obra. Colaboradores do Seconci e representantes de empresas associadas participaram da palestra. Carlos reviu pontos importantes sobre a doença e sua proliferação, destacando necessidades específicas da realidade da construção civil. Ele esclareceu dúvidas sobre a transmissão e sobre a própria doença e suas formas de identificação. Além disso, o Seconci-MG continua com sua campanha de esclarecimento sobre a doença, com inserções diárias nos treinamentos admissionais e através de visitas preventivas às obras, efetuadas com o apoio de técnicos do Departamento de Segurança do Trabalho. Interessados em solicitar essa reciclagem, devem entrar em contato com o técnico do MobilizaSUS, através do carlosfernandes1@pbh.gov.br. Alto índice de satisfação com o atendimento odontológico Usuários de mais de 70 empresas associadas participaram da pesquisa O Departamento de Odontologia do Seconci-MG realizou, entre os dias 21 e 27 de fevereiro, a 2ª Pesquisa de Satisfação do Usuário da Odontologia do Seconci-MG. Conversamos com 104 usuários, logo após suas consultas. As entrevistas foram realizadas por profissionais do Departamento de Serviço Social, para evitar constrangimentos, durante os turnos da manhã, tarde e noite. A escolha dos entrevistados foi aleatória e não-obrigatória. Repetindo o sucesso da primeira edição da pesquisa, 58,7% dos usuários participantes classificaram o serviço prestado como ótimo e 42,1%, como bom. O Seconci-MG busca sempre um retorno sobre a qualidade de seu atendimento. Além de pesquisas como essa, temos em nossa sede uma caixa de Críticas e Sugestões, onde os usuários podem se manifestar sobre os serviços prestados. Todos os formulários preenchidos são encaminhados aos Departamentos pertinentes.

4 04 _ Edição nº 139 2ª quinzena - Mar / 2013 Ano 07 Dia das Mulheres na Rossi Residencial O evento comemorou o Dia Internacional da Mulher Colaboradoras e funcionárias da construtora e incorporadora Rossi Residencial participaram de uma tarde de comemoração do Dia da Mulher, no dia 8 de março, em uma das obras da empresa. A Rossi está no mercado desde 1980 e atua assim em diversos segmentos do mercado imobiliário, contando com inúmeros sucessos de vendas de imóveis residenciais e comerciais em seu portfólio. O evento foi voltado não só para comemoração, mas também para a conscientização, e contou com palestra da ginecologista do Seconci-MG, Elza Brandão. Elza falou sobre saúde da mulher, enfatizando doenças como câncer de mama e de colo do útero e esclareceu dúvidas. A empresa contou também com o apoio da Eurofarma, que disponibilizou contraceptivos (pílulas e preservativos), além de informativos sobre o tema. Aprender a gerir abordados conhecimentos, habilidades e atitudes desejáveis em um gestor para que sua equipe alcance bons resultados. A gestão de pessoas vem sendo uma peça importantíssima na Indústria da Construção e a prática tem demonstrado que o exercício puro e simples da autoridade não é suficiente para que os gestores consigam os resultados esperados de suas equipes. Ayrton realizou uma dinâmica com os participantes Teve início na última terça-feira, 12 de março, o primeiro curso de Liderança de Equipes para Engenheiros e Arquitetos. Ministrado pelo consultor de empresas Ayrton Rochedo Ferreira, o curso contará com quatro módulos, nos quais serão As inscrições se encerraram em poucos dias após a divulgação do curso e já estamos com uma segunda edição em vista. Fique atento a nossos informativos para novas turmas e outros cursos!

5 05 _ Edição nº 139 2ª quinzena - Mar / 2013 Ano 07 Seconci-MG Informa 1 Treinamento admissional De acordo com a NR-18, todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O Seconci-MG oferece esse treinamento diariamente, de segunda a sexta-feira. Para que seus funcionários participem, empresas associadas devem agendar a participação com 48 horas de antecedência através do seguranca@seconci-mg.org.br. Devem ser informados no , para que se realize o agendamento, a data pretendida do treinamento e o nome e telefone da empresa, além dos seguintes dados do participante: nome, função, número e série da carteira de trabalho, identidade, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe. 2 Curso básico de NR-10 O SECONCI-MG oferece aos seus associados o Curso Básico de NR-10, uma capacitação para trabalhos em instalações elétricas e prevenção de acidentes relacionados a eletricidade, de acordo com as exigências da NR- 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. O treinamento acontece na sede da entidade, no bairro Lagoinha, e o investimento é de R$100,00 por inscrição, referentes ao material didático e ao lanche dos participantes. Mais informações no telefone (31) e através do seguranca@seconci-mg.org.br. Próximo curso: a definir. 3 Reciclagem da NR-10 De acordo com o item da NR-10, a empresa precisa oferecer também uma reciclagem da norma a cada dois anos. Essa atualização também se faz necessária quando o trabalhador troca de função ou de empresa, retorna ao trabalho após uma pausa de três meses ou mais e quando ocorrem modificações significativas nas instalações elétricas ou uma troca de métodos, processos e organização do trabalho. A reciclagem da NR-10 também é oferecida pelo Seconci-MG. Os funcionários das empresas associadas devem comprovar ter frequentado o Curso Básico da NR-10, apresentando seu certificado de conclusão assinado por um profissional legalmente habilitado para isso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) Próximo curso: 08 à 12 de abril. 4 Curso de CIPA Sempre que uma nova gestão de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é eleita, é necessário que os representantes da CIPA recebam um treinamento específico. O objetivo do curso é capacitar os representantes sobre o que é e como deve se organizar a Comissão. Os cursos para cipistas acontecem tão logo o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG reúna um número mínimo de participantes, que justifique sua realização. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) , ou através do seguranca@seconci-mg.org.br. Próximo curso: 18 à 21 de março.

Contra a dengue não se tira férias

Contra a dengue não se tira férias Edição nº 137 2ª Quinzena Jan / 2013 Ano 07 Contra a dengue não se tira férias NESTA EDIÇÃO: Trabalho, continuam acontecendo. Caso sua empresa deseje solicitar uma visita, deverá entrar em contato com

Leia mais

Seconci-MG recebe Seconci-SE

Seconci-MG recebe Seconci-SE Edição nº 141 2ª Quinzena Abril / 2013 Ano 07 Seconci-MG recebe Seconci-SE NESTA EDIÇÃO: 02 Saúde em Pauta 03 2ª Edição - Curso para Engenheiros e Arquitetos Profissionais do Seconci-SE visitam o Seconci-MG

Leia mais

Segurança do Trabalho de casa nova

Segurança do Trabalho de casa nova Edição nº 145 1ª Quinzena Julho / 2013 Ano 07 Segurança do Trabalho de casa nova NESTA EDIÇÃO: 02 Reunião do CPR 03 Seconci-MG no Minascon 2013 Novas instalações da Segurança do Trabalho 04 Por uma vida

Leia mais

EJA a todo vapor NESTA EDIÇÃO: PHV no EJA. Seconci-MG no Céara. Palestra na MRV. Por uma vida sem fumo. Edição nº 138 2ª Quinzena Fev / 2013 Ano 07

EJA a todo vapor NESTA EDIÇÃO: PHV no EJA. Seconci-MG no Céara. Palestra na MRV. Por uma vida sem fumo. Edição nº 138 2ª Quinzena Fev / 2013 Ano 07 Edição nº 138 2ª Quinzena Fev / 2013 Ano 07 EJA a todo vapor NESTA EDIÇÃO: 02 PHV no EJA 04 Seconci-MG no Céara 04 Palestra na MRV Orquestra de Câmara do Sesiminas se apresenta na formatura do Ensino de

Leia mais

construção que visam a garantir o trabalho saudável e seguro.

construção que visam a garantir o trabalho saudável e seguro. Edição nº 186 2ª Quinzena Março / 2016 Ano 10 VII CMATIC NESTA EDIÇÃO: 02 Cursos em parceria com o Sesi/Senai 03 Leve o Construindo Saúde para sua obra Tendo como tema central Inovações Tecnológicas na

Leia mais

próximo ao relógio de ponto. O lugar conta com um grande fluxo de pessoas, por onde todos precisam passar algumas vezes ao dia.

próximo ao relógio de ponto. O lugar conta com um grande fluxo de pessoas, por onde todos precisam passar algumas vezes ao dia. Edição nº 155 2ª Quinzena Fev / 2014 Ano 08 Construteca NESTA EDIÇÃO: 02 NR-35 é tema de peça teatral Localização incentiva utilização da construteca O Seconci-MG traz de volta mais um projeto de sucesso

Leia mais

Outubro Rosa. Anote: Dia 28 de outubro Horário 9h00 Local Sede do Seconci-MG Rua Diamantina, 285 Lagoinha

Outubro Rosa. Anote: Dia 28 de outubro Horário 9h00 Local Sede do Seconci-MG Rua Diamantina, 285 Lagoinha Edição nº 167 2ª Quinzena - Outubro / 2014 Ano 08 Outubro Rosa NESTA EDIÇÃO: Você conhece o Outubro Rosa? Há quase 25 anos, neste mês, é realizada uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e

Leia mais

Alunos dos cursos de gestão recebem seus certificados

Alunos dos cursos de gestão recebem seus certificados Edição nº 159 2ª Quinzena - Abr / 2014 Ano 08 Alunos dos cursos de gestão recebem seus certificados NESTA EDIÇÃO: No último final de semana, o Seconci MG certificou Mestres de Obras, Encarregados e Engenheiros,

Leia mais

Novidades do Prêmio de Segurança 2013

Novidades do Prêmio de Segurança 2013 Edição nº 142 2ª Quinzena Maio / 2013 Ano 07 Novidades do Prêmio de Segurança 2013 NESTA EDIÇÃO: 02 Segcon 03 Caparaó e Seconci de olho na pressão Na última segunda foi lançado o 15ª Prêmio de Segurança

Leia mais

Princípios Básicos e Aplicação da NR-12 na Indústria da Construção

Princípios Básicos e Aplicação da NR-12 na Indústria da Construção Edição nº 133 2ª Quinzena - Out / 2012 Ano 06 Princípios Básicos e Aplicação da NR-12 na Indústria da Construção NESTA EDIÇÃO: 02 Garantindo segurança no trabalho em máquinas e equipamentos 03 Lançamento

Leia mais

Relatório de Acompanhamento do Trabalho Técnico Social

Relatório de Acompanhamento do Trabalho Técnico Social Estado de Santa Catarina Município de Luís Alves Prefeitura Municipal de Luís Alves Rua: Eric Gielow, 35 - Centro Luís Alves SC C.N.P.J. 83.102.319/0001-55 CEP 89.115-000 Fone / Fax: (047) 33-771355 luisalves@luisalves.sc.gov.br

Leia mais

REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO

REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO EDITAL DE INSCRIÇÃO AO PROJETO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INDÚSTRIAS PROCOMP (DIEBOLD) DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA GERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO SESI SÃO PAULO REGULAMENTO 1.

Leia mais

Seconci-MG elege sua diretoria e conselho fiscal para gestão

Seconci-MG elege sua diretoria e conselho fiscal para gestão Edição nº 176 2ª Quinzena Julho / 2015 Ano 09 Seconci-MG elege sua diretoria e conselho fiscal para gestão 2015-2017 NESTA EDIÇÃO: 02 Presidente do Seconci-MG se reúne com a SLU 04 Café com Saúde Dia de

Leia mais

Apresentação Processo Seletivo

Apresentação Processo Seletivo Apresentação A SofTeam Empresa Júnior de Computação, uma organização constituída e gerida pelos alunos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe, tem a enorme satisfação de anunciar

Leia mais

PSE. Programa de Saúde nas Escolas. 68 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS)

PSE. Programa de Saúde nas Escolas. 68 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) PSE 68 Relatório de Gestão 200, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) b lanço soci l (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) Relatório

Leia mais

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA Canaã dos Carajás - 2015 CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO

Leia mais

Pré-requisitos Para integrar o Programa MACAL de Estágio Supervisionado, o candidato precisa atender os seguintes requisitos:

Pré-requisitos Para integrar o Programa MACAL de Estágio Supervisionado, o candidato precisa atender os seguintes requisitos: Prezados Senhores: A MACAL - Soluções em Nutrição, desde 2003 desenvolve o programa de Estágio Supervisionado que consiste em um intensivo programa para a preparação de novos profissionais, tendo como

Leia mais

COSTUREIRAS. Objetivo. A quem se destina. Sobre o curso. Requisitos. Carga horária. Formação de turmas

COSTUREIRAS. Objetivo. A quem se destina. Sobre o curso. Requisitos. Carga horária. Formação de turmas COSTUREIRAS Objetivo Capacitar para o desenvolvimento de modelagens a partir da utilização da placa do Método SESI-SP de Modelagem Plana, corte e confecção sob medida de peças do vestuário feminino, masculino

Leia mais

Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR

Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR Área de Gestão de Saúde Estrutura Organizacional Área de Gestão de Saúde Núcleo Técnico Administrativo Unidade Saúde Corporativa

Leia mais

1ª turma de EJA/EBEP NESTA EDIÇÃO: Um novo começo. Inscrições abertas para o XV Prêmio de Segurança do Trabalho. Experiência em SST.

1ª turma de EJA/EBEP NESTA EDIÇÃO: Um novo começo. Inscrições abertas para o XV Prêmio de Segurança do Trabalho. Experiência em SST. Edição nº 144 1ª Quinzena Junho / 2013 Ano 07 1ª turma de EJA/EBEP NESTA EDIÇÃO: 02 Um novo começo 03 Inscrições abertas para o XV Prêmio de Segurança do Trabalho Supervisora do Departamento de Serviço

Leia mais

Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes oferecidos a partir de janeiro

Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes oferecidos a partir de janeiro Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes oferecidos a partir de janeiro A Escola Senai de Valinhos tem vagas disponíveis em vinte e um cursos de Formação Inicial e Continuada

Leia mais

Realização. Parceria. Organização

Realização. Parceria. Organização Realização Parceria Organização REGULAMENTO Fátima Cardoso Gerente de Comunicação Seconci-SP O Prêmio Dirigido às empresas da construção visando: Obras de Edificações (residenciais, comerciais, industriais,

Leia mais

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES O Programa de Certificação de Formadores busca capacitar profissionais da área da educação como formadores de professores e gestores educacionais. Com esta certificação, os formadores poderão ministrar

Leia mais

05 Seconci-MG informa! Temporada de SIPATs NESTA EDIÇÃO: Saúde e segurança em pauta nas obras

05 Seconci-MG informa! Temporada de SIPATs NESTA EDIÇÃO: Saúde e segurança em pauta nas obras Edição nº 134 1ª Quinzena - Nov / 2012 Ano 06 Temporada de SIPATs NESTA EDIÇÃO: Crédito Foto: Isabela Frota 02 Saúde e segurança em pauta nas obras 03 Mãe e filha no curso para Ambientação no Canteiro

Leia mais

D.E_M.C: 01/014 FL. 1/4. Aos Produtores Associados. Patos de Minas (MG), 28 de agosto de 2014.

D.E_M.C: 01/014 FL. 1/4. Aos Produtores Associados. Patos de Minas (MG), 28 de agosto de 2014. FL. 1/4 Aos Produtores Associados Patos de Minas (MG), 28 de agosto de 2014. Assunto: curso Capacitação de Técnicos na Classificação de Algodão em Pluma Referência: abertura de inscrições Prezados (as)

Leia mais

Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança

Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança para empresas de todos os setores. Saúde e Segurança O Seconci-SP oferece soluções completas em Medicina do

Leia mais

Meio: Jornal a crítica

Meio: Jornal a crítica Meio: Jornal a crítica Editoria: Cidades Caderno: Resumo (Empregos) Data: 12/6/16 Meio: Portal acrítica.com Editoria: Educação Hora: - Data: 12/6/16 Senac oferece 15 vagas gratuitas para curso de porteiro

Leia mais

UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N 0 018/2016-PROEX

UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N 0 018/2016-PROEX UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N 0 018/2016-PROEX SELEÇÃO DE DOCENTES OPERAÇÃO TOCANTINS/ PROJETO RONDON A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade

Leia mais

OCEAN MANAUS / UEA TURMA DE ARTISTA 3D PARA JOGOS

OCEAN MANAUS / UEA TURMA DE ARTISTA 3D PARA JOGOS OCEAN MANAUS / UEA TURMA DE ARTISTA 3D PARA JOGOS REGULAMENTO 1. APRESENTAÇÃO A Turma de Artista 3D é um programa gratuito de capacitação em criação de personagens e ambientes 3D para criação de jogos

Leia mais

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI 1) AMPARO LEGAL DOS CURSOS: Todos os Cursos de Pós-Graduação oferecidos pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante, são devidamente amparados legalmente através

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. Projeto Pedagógico de Curso

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. Projeto Pedagógico de Curso CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA Projeto Pedagógico de Curso 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO E DA EQUIPE 1.1. Nome do Curso: GESTÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO 1.2. Câmpus: RIO DO SUL 1.3. Responsável pelo

Leia mais

EDITAL PROEXCE Nº 06

EDITAL PROEXCE Nº 06 EDITAL PROEXCE Nº 06 A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão, PROEXCE, divulga, por meio do presente edital, a abertura das inscrições para os Cursos

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA NOSSA CASA A importância do Trabalho em Equipe Multidisciplinar Assistente Social Enfermeira Técnicos de enfermagem Fisioterapeuta Nutricionista Médico Psicólogo

Leia mais

CRONOGRAMA CARGOS, VAGAS E FUNÇÕES. BELO HORIZONTE E REGIÃO METROPOLITANA

CRONOGRAMA CARGOS, VAGAS E FUNÇÕES. BELO HORIZONTE E REGIÃO METROPOLITANA Atividade CRONOGRAMA Período Divulgação no Site 15/01/2017 Prazo para cadastro de currículos 15/01/2017 a 22/01/2017 Publicação da relação de candidatos habilitados para realização da prova Até 26/01/2017

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E GINECOLÓGICA Unidade

Leia mais

HOSPITAL UNIMED NOVA FRIBURGO-RJ

HOSPITAL UNIMED NOVA FRIBURGO-RJ HOSPITAL UNIMED NOVA FRIBURGO-RJ Programa de Educação Continuada e Qualificação em Enfermagem NOVA FRIBURGO - RJ Responsável: Enfermeira Cássia Nunes CONSIDERAÇÕES O Hospital Unimed Nova Friburgo encontra

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO JOVEM APRENDIZ EMPRESA RONDONORTE

EDITAL PROCESSO SELETIVO JOVEM APRENDIZ EMPRESA RONDONORTE EDITAL PROCESSO SELETIVO JOVEM APRENDIZ EMPRESA RONDONORTE 1º SEMESTRE/2017 APRESENTAÇÃO PREZADO CANDIDATO Este Manual/Edital oferece orientações sobre o Processo de Seletivo para o Curso de Aprendizagem

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DA CIPA Gestão 2015 / 2016

PLANO DE TRABALHO DA CIPA Gestão 2015 / 2016 PLANO DE TRABALHO DA CIPA Gestão 2015 / 2016 1. INTRODUÇÃO A Faculdade de Medicina Veterinária/UNESP Câmpus de Araçatuba, é uma instituição que possui como principais atividades: o Ensino e a Pesquisa.

Leia mais

www.maconeglian.com.br Quem Somos A MA CONEGLIAN é uma empresa dedicada ao ramo da engenharia elétrica, com 17 anos de atividade e grande experiência. Temos o intuito de oferecer à sua empresa nossos serviços

Leia mais

EDITAL Nº 48/2015, 03 de julho de Edital de Divulgação do Curso de extensão de curta duração: LIBRAS INTERMEDIÁRIO EM CONTEXTO

EDITAL Nº 48/2015, 03 de julho de Edital de Divulgação do Curso de extensão de curta duração: LIBRAS INTERMEDIÁRIO EM CONTEXTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, Câmpus Santa Rosa EDITAL Nº 48/2015, 03 de julho de 2015. Edital de Divulgação do Curso de

Leia mais

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA APRESENTAÇÃO COMERCIAL O NEGÓCIO SISTEMA UNIMED SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA Qualidade comprovada Top of Mind (Plano mais lembrado pela sociedade), Certificação ONA Nível 3 (Acreditação de Excelência

Leia mais

Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública

Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública Kalyne Menezes, mskalyne@gmail.com, UFG Daiana Stasiak, daiastasiak@gmail.com, UFG Silvana Coleta, silvanacoleta@gmail.com, UFG Marcelo

Leia mais

DICAS DE PLANEJAMENTO

DICAS DE PLANEJAMENTO DICAS DE PLANEJAMENTO 9/9/2014 www.sescoopsp.coop.br PROGRAMAS E PROJETOS SESCOOP/SP FORMATOS DE ATENDIMENTO Ações descentralizadas São ações solicitadas pelas Cooperativas em seu Planejamento e Replanejamento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE SMS

SISTEMA DE GESTÃO DE SMS PROCEDIMENTO CAPACITAÇÃO TÉCNICA Nº PE-SMS-015 Fl. 1/6 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 18/10/2010 Emissão Inicial CGS JMn NDF SISTEMA DE GESTÃO DE SMS Propriedade e uso exclusivo da

Leia mais

Atividades executadas durante o mês de Maio

Atividades executadas durante o mês de Maio RELATÓRIO PEDAGÓGICO REFERENTE AO MÊS DE MAIO DE 2016 Atividades executadas durante o mês de Maio EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Acompanhamento e orientação do processo pedagógico. Acompanhamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA GABINETE DO REITOR NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA GABINETE DO REITOR NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA GABINETE DO REITOR NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL EDITAL Nº. 001, de 01 de fevereiro de 2017. O Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES CIPA UNIVALI CAMPUS ITAJAÍ

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES CIPA UNIVALI CAMPUS ITAJAÍ PLANEJAMENTO DAS AÇÕES CIPA UNIVALI CAMPUS ITAJAÍ ANO 2017 CRONOGRAMA DE AÇÕES FEVEREIRO : Dia 05.02 DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA A CIPA Gestão 2016-2017, imbuída do compromisso com a segurança e saúde de

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO DE ALUNAS PARA OS CURSOS DO PROGRAMA MULHERES MIL OFERTADOS PELO IFBA CAMPUS CAMAÇARI

EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO DE ALUNAS PARA OS CURSOS DO PROGRAMA MULHERES MIL OFERTADOS PELO IFBA CAMPUS CAMAÇARI EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO DE ALUNAS PARA OS CURSOS DO PROGRAMA MULHERES MIL OFERTADOS PELO IFBA CAMPUS CAMAÇARI O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia- Campus Camaçari,

Leia mais

Programa FIC+Feliz. Maio/2016 Belo Horizonte - MG. Maria Lúcia Rezende Milhorato

Programa FIC+Feliz. Maio/2016 Belo Horizonte - MG. Maria Lúcia Rezende Milhorato Programa FIC+Feliz Maio/2016 Belo Horizonte - MG Maria Lúcia Rezende Milhorato CONTEXTO A Credicom foi piloto no projeto do Índice de Felicidade Interna do Cooperativismo FIC, promovido pelo SESCOOP Nacional

Leia mais

REGULAMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE

REGULAMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA 11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA REGULAMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE Curitiba / 2011 APROVADO NA 5ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: RODA VIVA ZUM ZUM ZUM

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: RODA VIVA ZUM ZUM ZUM FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 24.02.16 EDITORIA: RODA VIVA ZUM ZUM ZUM VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.02.16 EDITORIA: NATAL VEÍCULO: WLLA DANTAS DATA: 24.02.16 Canguaretama recebe à Unidade

Leia mais

Gestão de Vendas no Mercado Imobiliário. Ingresso Outubro 2013

Gestão de Vendas no Mercado Imobiliário. Ingresso Outubro 2013 Gestão de Vendas no Mercado Imobiliário Ingresso Outubro 2013 Programa do Curso Intensivo de Gestão de Vendas no Mercado Imobiliário O aluno adquire conhecimentos básicos, habilidades e experiências fundamentais

Leia mais

Edital VC 002/2011 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DE CURRÍCULOS DE CANDIDATOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS:

Edital VC 002/2011 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DE CURRÍCULOS DE CANDIDATOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Edital VC 002/2011 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DE CURRÍCULOS DE CANDIDATOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Modalidade Produto Área de Ciências Humanas e Direitos Humanos SELECIONA CURRÍCULOS

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA CLÍNICA BOLETIM INFORMATIVO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA CLÍNICA BOLETIM INFORMATIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA CLÍNICA BOLETIM INFORMATIVO APRESENTAÇÃO O processo de gerenciamento de tecnologias abarca o desenvolvimento de protocolos para avaliação pré e pós aquisição, programas

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

CURSO DE FORMAÇÃO DE BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL O BRASIL MAIS SEGURO. OBJETIVO DO CURSO Promover a formação do aluno a Bombeiro Profissional Civil, com técnicas, competências, habilidades e valores que lhes possibilitem a inserção no mercado de trabalho

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 10/2016

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 10/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 10/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 10/2016 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no SCRS 505, Bloco

Leia mais

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNI-BH) CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 02/2012

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNI-BH) CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 02/2012 REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNI-BH) CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 02/2012 Seleção de Bolsistas e voluntários para a Escola da Maturidade UniBH O Reitor do Centro

Leia mais

PROGRAMA DE ATENÇÃO A PACIENTES CRÔNICOS UNIMED NATAL. Ass. Social ROSSANA CHACON Gerência de Prevenção e Saúde

PROGRAMA DE ATENÇÃO A PACIENTES CRÔNICOS UNIMED NATAL. Ass. Social ROSSANA CHACON Gerência de Prevenção e Saúde PROGRAMA DE ATENÇÃO A PACIENTES CRÔNICOS UNIMED NATAL Ass. Social ROSSANA CHACON Gerência de Prevenção e Saúde rossanachacon@unimednatal.com.br Programa de Atenção a Pacientes Crônicos Elaborado pela Gerência

Leia mais

GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance. Ingresso julho Informações: (51)

GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance. Ingresso julho Informações: (51) GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance Ingresso julho 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão da Equipe de Vendas: como aumentar sua performance O Desempenho

Leia mais

SOFTWARE DE GESTÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO É MAIS UMA OPÇÃO QUE SERÁ OFERECIDA AO MERCADO, PELA RUMO ENGENHARIA

SOFTWARE DE GESTÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO É MAIS UMA OPÇÃO QUE SERÁ OFERECIDA AO MERCADO, PELA RUMO ENGENHARIA INFORMATIVO Ano 01 - Edição 05 - Nov/Dez 2015 SOFTWARE DE GESTÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO É MAIS UMA OPÇÃO QUE SERÁ OFERECIDA AO MERCADO, PELA RUMO ENGENHARIA ÍNDICE: Destaque Capa - pág. 02 Treinamentos

Leia mais

1º SEMESTRE DE 2009.

1º SEMESTRE DE 2009. SISTEMA DE GESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL SIGMAPLASTH 2009 Apresentamos a seguir para os nossos parceiros, clientes e demais partes interessadas, o desempenho do Sistema de Gestão de Responsabilidade

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Total 600 pessoas. 1) Mutirão de Aniversário

Total 600 pessoas. 1) Mutirão de Aniversário 1) Mutirão de Aniversário A Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo, com o objetivo de comemorar seu aniversário de 101 anos, realizou um Mutirão de Saúde e Cidadania no Parque do Carmo,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 01/2016

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 01/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 01/2016 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no SCRS 505, Bloco

Leia mais

PROJETO LIBRAS. 1. TÍTULO Curso de Formação Continuada em Língua Brasileira de Sinais:

PROJETO LIBRAS. 1. TÍTULO Curso de Formação Continuada em Língua Brasileira de Sinais: 3 PROJETO LIBRAS 1. TÍTULO Curso de Formação Continuada em Língua Brasileira de Sinais: 2. NATUREZA DO PROJETO Curso de Extensão 3. IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE Professor Sérgio Vaz Mendes 4. ÁREA RESPONSÁVEL

Leia mais

COCALZINHO DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CNPJ: 11.337.362/0001-99 EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2013

COCALZINHO DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CNPJ: 11.337.362/0001-99 EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2013 EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2013 O MUNICÍPIO DE COCALZINHO DE GOIÁS, por meio da Secretaria Municipal de Saúde torna público para conhecimento dos interessados, que no período de 13 a 17 de Janeiro

Leia mais

Políticas de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade

Políticas de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade Políticas de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade A Elétrica Sena Campos, empresa prestadora de serviços no ramo de manutenção elétrica tem como principal valor preservar a integridade física, mental

Leia mais

ANEXO I - MODELO DE CURRICULUM VITAE (Encaminhar documentado)

ANEXO I - MODELO DE CURRICULUM VITAE (Encaminhar documentado) Instrumento Convocatório EFAP/SEDS Nº 012/2009 ANEXO I - MODELO DE CURRICULUM VITAE (Encaminhar documentado) Experiência Profissional PREENCHIMENTO EXCLUSIVO DA EFAP Quesitos Na Área Em Correlatas Nota

Leia mais

Service Premium: destaque no Banco do Brasil. Empresa conquistou o terceiro lugar no ranking dos escritórios de São Paulo

Service Premium: destaque no Banco do Brasil. Empresa conquistou o terceiro lugar no ranking dos escritórios de São Paulo n.08 Service Premium: destaque no Banco do Brasil Empresa conquistou o terceiro lugar no ranking dos escritórios de São Paulo A Service Premium recebeu em sua sede, em 26 de março de 2010, a visita dos

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (Aprovado pela Resolução Nº 878/ CONSEPE de 28/11/2011)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (Aprovado pela Resolução Nº 878/ CONSEPE de 28/11/2011) UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Leia mais

PROGRAMA VIVÊNCIA PROFISSIONAL : REGULAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL / ESTÁGIO. Escola SENAI Anchieta

PROGRAMA VIVÊNCIA PROFISSIONAL : REGULAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL / ESTÁGIO. Escola SENAI Anchieta PROGRAMA VIVÊNCIA PROFISSIONAL : REGULAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL / ESTÁGIO Escola SENAI Anchieta Sumário Página 01 Prática Profissional / Estágio 03 02 Da carga horária da Prática Profissional / Estágio

Leia mais

UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO-SP

UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO-SP UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO-SP CENTRO DE ESTUDOS DE INSETOS SOCIAIS PARCERIA: INSTITUTO BIOLÓGICO DE SÃO PAULO CURSO

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 2: CONSTITUIR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 2: CONSTITUIR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA 1 MÓDULO 20: SEGURANÇA NO TRABALHO CAPÍTULO 2: CONSTITUIR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA ANEXOS: 1 Fluxo do Subprocesso Constituir Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA 2 Formulário

Leia mais

NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS

NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ENSINANDO A PREVENIR, SALVAR E COMBATER OBJETIVO DO CURSO Capacitar o aluno para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades que envolva

Leia mais

80 anos do Sinduscon-MG

80 anos do Sinduscon-MG Edição nº 197 2ª Quinzena Novembro / 2016 Ano 10 Palavra do Presidente 80 anos do Sinduscon-MG NESTA EDIÇÃO: Ser uma referência para o construtor mineiro é resultado de muito trabalho, de uma somatória

Leia mais

FISCALIZAÇÃO: Ministério do Trabalho divulga balanço de inspeções na área de SST

FISCALIZAÇÃO: Ministério do Trabalho divulga balanço de inspeções na área de SST INFORMATIVO Ano 02 - Edição 12 - Jan/Fev 2017 FISCALIZAÇÃO: Ministério do Trabalho divulga balanço de inspeções na área de SST FOTO: BLOG DO MAURO ÍNDICE: Destaque Capa - pág. 02 Treinamentos - pág. 03

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Pelo presente instrumento particular, de um lado, a EMPRESA, qualificada no TERMO DE ADESÃO À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE

Leia mais

Pesquisa inédita releva como a brasileira cuida do coração

Pesquisa inédita releva como a brasileira cuida do coração Informação à imprensa Pesquisa inédita releva como a brasileira cuida do coração Sociedade Brasileira de Clínica Médica mapeia histórico da saúde de mulheres e seus hábitos, a partir de levantamento com

Leia mais

ROTEIRO DE VISITA INSTITUCIONAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA. Equipe que realizou a visita:

ROTEIRO DE VISITA INSTITUCIONAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA. Equipe que realizou a visita: ROTEIRO DE VISITA INSTITUCIONAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA Equipe que realizou a visita: Dia e horário da visita: Promotora de Justiça que acompanhou a visita:

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA ESTADUAL DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE - INEA PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA - PEPB

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA ESTADUAL DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE - INEA PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA - PEPB E D I T A L Nº 02/2016 Edital de abertura da Oficina de Capacitação de Guias de Turismo do Parque Estadual da Pedra Branca. PROCESSO E07/002./1068/2016 1. INTRODUÇÃO O Instituto Estadual do Ambiente (INEA)

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. UM NEGÓCIO BRILHANTE PARA O PLANETA E PARA O SEU BOLSO.

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. UM NEGÓCIO BRILHANTE PARA O PLANETA E PARA O SEU BOLSO. CENTRO DE TREINAMENTO powered by ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. UM NEGÓCIO BRILHANTE PARA O PLANETA E PARA O SEU BOLSO. Não perca essa oportunidade. Seja um empreendedor ou profissional capacitado em negócios

Leia mais

PROCEDIMENTO DE TREINAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMPETÊNCIA

PROCEDIMENTO DE TREINAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMPETÊNCIA APROVAÇÃO: DATA: 28.06.07 PÁGINA : 1/7 CONTROLE DE REVISÕES: Revisão Data Itens modificados Observações 00 23.02.2006 - - 01 18.06.2007 Anexo 01 Alteração de Documentos a serem treinados para Documentos

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS. Universidade da Região de Joinville

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS. Universidade da Região de Joinville ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS UNIVILLE Campus Joinville Universidade da Região de Joinville ADMINISTRAÇÃO Empresas (146) Noturno 74 Decreto Federal nº 76.148/75 ARQUITETURA E URBANISMO (147) Noturno

Leia mais

Grupo Notícias atualizadas de Itajubá Facebook / Conexão Itajubá:

Grupo Notícias atualizadas de Itajubá Facebook / Conexão Itajubá: Grupo Notícias atualizadas de Itajubá Facebook / Conexão Itajubá: FICA começa na próxima quarta-feira; Conheça as principais atrações do evento 05/09/2014 Está chegando o Festival Itajubense de Cultura

Leia mais

Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região Rio de Janeiro e Espírito Santo

Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região Rio de Janeiro e Espírito Santo REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE PESSOA JURÍDICA Razão Social: Nome fantasia: Endereço completo: Bairro: Cidade: UF: CEP: - CNPJ: Telefone: Ramal: Fax: E-mail: A entidade acima identificada vem requerer ao

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO EXTERNO PARA PROFESSOR ADJUNTO PRECEPTOR

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO EXTERNO PARA PROFESSOR ADJUNTO PRECEPTOR EDITAL DE PROCESSO SELETIVO EXTERNO PARA PROFESSOR ADJUNTO PRECEPTOR A DIRETORA DA FACULDADE DE MINAS FAMINAS-BH, junto à Coordenadoria do Curso de Medicina, faz saber aos interessados que se encontram

Leia mais

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão 1 EDITAL N.º 07/2015 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. O - TECPUC, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura do processo

Leia mais

ABERTURA DE VAGAS E SELEÇÃO DE ALUNOS PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO EM MÚSICA E GRUPOS MUSICAIS 2017 DO PROJETO PRELÚDIO

ABERTURA DE VAGAS E SELEÇÃO DE ALUNOS PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO EM MÚSICA E GRUPOS MUSICAIS 2017 DO PROJETO PRELÚDIO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre EDITAL N o 002, DE 13 DE JANEIRO DE

Leia mais

PORTFOLIO SERVIÇOS. Rua Airosa Galvão, 30 - Água Branca São Paulo - SP Tel.: (11)

PORTFOLIO SERVIÇOS. Rua Airosa Galvão, 30 - Água Branca São Paulo - SP Tel.: (11) PORTFOLIO DE SERVIÇOS Quem somos Desde 1988 acompanhando o dia-a-dia de mais de 4.600 clientes e 280.000 vidas, com satisfação afirmamos que nosso trabalho tem atingido objetivos importantes, tais como:

Leia mais

APAE DE PARÁ DE MINAS PESQUISA DE SATISFAÇÃO RESUMO TÉCNICO

APAE DE PARÁ DE MINAS PESQUISA DE SATISFAÇÃO RESUMO TÉCNICO APAE DE PARÁ DE MINAS PESQUISA DE SATISFAÇÃO RESUMO TÉCNICO Novembro / 2015 1 1. APRESENTAÇÃO: A Pesquisa de Satisfação entre usuários e familiares é uma ação de monitoramento realizada pela atual Diretoria

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. EDITAL Nº 008/2016, de 09 de agosto de 2016.

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. EDITAL Nº 008/2016, de 09 de agosto de 2016. COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 008/2016, de 09 de agosto de 2016. A Diretoria Geral do Campus São João do Piauí, por meio da sua Coordenação de Extensão, torna público o presente Edital que estabelece

Leia mais

DICÇÃO, DESINIBIÇÃO E ORATÓRIA. Ingresso janeiro Informações: (51)

DICÇÃO, DESINIBIÇÃO E ORATÓRIA. Ingresso janeiro Informações: (51) DICÇÃO, DESINIBIÇÃO E ORATÓRIA Ingresso janeiro 2016 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Dicção, Desinibição e Oratória Desenvolver habilidades de comunicação oral diante do público

Leia mais

VENDAS CONSULTIVAS. Ingresso Julho Informações: (51)

VENDAS CONSULTIVAS. Ingresso Julho Informações: (51) VENDAS CONSULTIVAS Ingresso Julho 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Vendas Consultivas Um ambiente cada vez mais dinâmico, clientes mais exigentes, concorrentes atuantes, nos

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE FEVEREIRO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE FEVEREIRO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE FEVEREIRO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Acompanhamento do curso de capacitação da Mind Lab (15

Leia mais

Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 01/2017.

Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 01/2017. Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 01/2017. A C. Vale Cooperativa Agroindustrial, inscrita sob CNPJ nº.77.863.223/0001-07, com sede a Av. Independência, 2347, centro, Palotina-Paraná,

Leia mais

EDITAL Nº 04/2017 DE 27 DE ABRIL DE 2017

EDITAL Nº 04/2017 DE 27 DE ABRIL DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. CAMPUS RIBEIRÃO DAS NEVES GABINETE DO DIRETOR Rua Taiobeiras,

Leia mais

Profissional Técnico de Nível Médio. Profissional de Nível Médio. Curitiba PR Interior do Paraná

Profissional Técnico de Nível Médio. Profissional de Nível Médio. Curitiba PR Interior do Paraná Força de Trabalho Os 8.647 empregados do quadro próprio estão distribuídos em três carreiras: profissional de nível médio (5.105 empregados), profissional técnico de nível médio (2.049 empregados) e profissional

Leia mais

Prosa Segura: uma comemoração do Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho

Prosa Segura: uma comemoração do Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho Edição nº 168 1ª Quinzena Dez / 2014 Ano 04 Prosa Segura: uma comemoração do Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho NESTA EDIÇÃO: 02 Novembro Azul 04 Febre Chikungunya é tema de palestras

Leia mais

Programa Cessação do Tabagismo

Programa Cessação do Tabagismo Programa Cessação do Tabagismo Vallourec do Brasil Ramo de atividade: Siderurgia Produto: Tubos de aço sem costura Presença no Brasil: desde 1952 Localização: Belo Horizonte/MG Empregos diretos: 4.000

Leia mais